Antiguidade Ocidental (Arte Grega)
|
|
|
- Ronaldo Barros Fortunato
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Antiguidade Ocidental (Arte Grega)
2 PERÍODOS ARCAÍCO E CLÁSSICO
3 CIVILIZAÇÃO GREGA - SURGIMENTO No séc. XX a.c., os povos indo-europeus dominaram a região de ilhas correspondentes ao território grego ; Como a superfície contínua da Grécia era bastante limitada, os gregos passaram a habitar, também, as ilhas próximas; No séc. XII a.c., povo grego era formado pelos AQUEUS, JÔNIOS, DÓRIOS e EÓLIOS; Povos esses que com o passar do tempo passaram a ter a mesma cultura; No séc. X a.c., esses povos estavam reunidos em pequenas comunidades e falando diversos dialetos grego; Muitas dessas comunidades transformam-se em Cidades - Estados, a polis grega;
4
5 CIVILIZAÇÃO GREGA - SURGIMENTO Território acidentado; Desenvolvimento do comércio e navegação; Modo de produção escravista; Contribuição nas artes, ciências e filosofia; Descentralização política (Cidade-Estado).
6 CIDADE- ESTADO, A PÓLIS GREGA 1. Acrópole: parte mais alta da cidade, protegida por muralhas, onde se situavam os templos e os edifícios governamentais, e onde a população se refugiava em caso de ataque. 2. Asty: parte baixa da cidade, ocupada por vários edifícios, como o tribunal, o ginásio, o teatro, o estádio e as habitações, e pela ágora (praça pública). 3. Khóra( Zona rural): zona fora da cidade, constituída pelas aldeias, campos, pastagens e florestas.
7 CIDADE- ESTADO, A PÓLIS GREGA: Cidade e território em redor, com autonomia governativa e administrativa
8 CIDADE- ESTADO, A PÓLIS GREGA:
9 CIDADE- ESTADO, A PÓLIS GREGA:
10 GRÉCIA FASES DA HISTÓRIA Está dividida em 5 períodos: 1. Período Pré-Homérico ( a.c.) povoamento da Grécia; 2. Período Homérico ( a.c.) Ausência de registros escritos (poemas Ilíada e Odisséia ); 3. Período Arcaico ( a.c.) formação da pólis (cidade-estado); 4. Período Clássico ( a.c.) auge da pólis; 5. Período Helenístico ( a.c.) decadência da pólis/ domínio Macedônico
11 Período Arcaico formação da polis (cidade-estado): - Evolução geral das pólis: A pólis é o resultado da evolução política das comunidades, eram unidades políticas independentes que abrangiam um pequeno território sob o governo de uma cidade; - Com o surgimento da propriedade privada, iniciaram os conflitos entre os grupos, e, as disputas entre proprietários e não proprietários e dos que passam a se dedicar ao comércio, bem como entre os vários genos resultando na crescente instabilidade que motivou a união dos mais poderosos de vários genos, buscando um poder forte e controlador, para lidar com as constantes crises, os proprietários de terra passaram a formar associações, as fatrias, que formaram as tribos, que, por sua vez, se organizaram em demos; Genos=fratria=tribo=demos(povo ou povoado) - Os demos deram origem às cidades-estados, ou pólis a principal transformação do período Arcaico; - O período arcaico caracteriza-se por transformações políticas e sociais e consolidação das cidades-estados (Atenas e Esparta).
12
13 - A monarquia foi sendo substituída pela oligarquia (regime político fundado no exercício do poder por parte de um grupo reduzido de pessoas, pertencentes à mesma família ou grupo). Enriquecimento da aristocracia e acentuação da desigualdade social. Sociedade torna-se escravista (guerras e dívidas).desenvolvimento da indústria naval e do comércio marítimo, concentração de renda e conflitos sociais. - A palavra política origina-se do grego e quer dizer governo da pólis. A civilização grega apesar de apresentar uma unidade cultural, nunca alcançou a unidade política, permanecendo dividida em pólis (cidades-estado). - Os gregos formaram cidades-estado não apenas nos Bálcãs, mas praticamente em todo o litoral do Mediterrâneo, inclusive no sul da Itália e costa da África, entrando em contato com outros povos e civilizações. - Os novos grupos sociais, a propriedade privada e o surgimento do demos marcaram o advento da pólis (cidade-estado) grega. Ponto geográfico central a acrópole local mais elevado da povoação, em torno da qual se desenvolveria um núcleo urbano.
14 Localização: Península Balcânica, a mais oriental do sul da Europa.
15 Península Balcânica, a mais oriental do sul da Europa. Facilitou a navegação marítima, o comércio e a formação de colônias e cidades-estados.
16 Esparta: Uma Cidade-estado Fechada, Agrária e Oligárquica Localização: Esparta situava-se na região da lacônia, na península do Peloponeso, numa planície fértil quer era uma exceção no conjunto geográfico grego. Essa planície apresentava-se isolada das regiões vizinhas por altas montanhas. A propriedade em Esparta era Estatal; a terra, dividida em lotes, era doada vitaliciamente aos espartanos e trabalhadas pelos hilotas. Era proibida a prática do comércio pelos espartanos, contribuindo para o monopólio comercial dos periecos (aqueus que habitavam a periferia). Como comerciantes, os periecos completavam a economia da pólis, favorecendo a autossuficiência espartana e a xenofobia (aversão ao estrangeiro). Representou os valores de austeridade, espírito cívico, submissão total do indivíduo ao Estado. Sociedade conservadora, patriarcal, aristocrática, guerreira e eugênica (não se admite defeitos físicos nos cidadãos).
17
18 Característica social - sociedade aristocrática dividida em: - Esparciatas, descendentes dos dórios representavam a elite espartana, não realizavam nenhuma atividade econômica, somente militar; - Periecos eram homens (aqueus) livres mas sem direitos políticos, eram agricultores, comerciantes e artesãos; - Hilotas - aqueus escravizados nas guerras messênicas. Não possuíam direitos políticos era a maioria esmagadora da sociedade, escravos públicos (krypteia). O estado se encarregava da educação dos espartanos, baseada no aprimoramento físico. O espartano deveria estar sempre pronto para a revolta dos seus servos. O incentivo ao crescimento demográfico era inócuo, pois o rigor da educação eliminava a maioria dos jovens, sobrevivendo apenas os mais fortes e resistentes.
19
20 Atenas: aberta ao Comércio, rica, dinâmica e democrática o oposto de Esparta Localização: na Ática, nas proximidades do mar Egeu; - Conhecida como a cidade exemplar da Grécia Antiga, por sua cultura e prosperidade econômica, Atenas, se desenvolveu na Ática, região cercada de montanhas. Por causa da falta de terras férteis, os atenienses voltaram-se para a pesca, a navegação e o comércio marítimo; -A vitória grega sobre os persas nas Guerras Médicas, teve como destaque a liderança de Atenas e grande desenvolvimento da cultura grega. Auge da filosofia grega. Mas início do declínio devido as rivalidades entre as cidades-estados; O berço da democracia: Atenas destacou-se como o maior centro cultural, político e econômico da Grécia. Cidade de origem jônica, tornou-se padrão de desenvolvimento para as cidades-estado gregas;
21
22 A base da economia ateniense era o comércio. A produção agrícola ficava a cargo dos escravos. A manutenção da escravidão na cidade foi fundamental tanto para o desenvolvimento da economia, como para a consolidação da democracia, possibilitando uma situação política mais equilibrada, na medida em que as camadas populares tiveram algumas de suas reivindicações atendidas. Ao preservar o trabalho escravo, a elite econômica tinha grande disponibilidade de seu tempo para participar das assembléias e das demais atividades políticas. O direito de cidadania foi ampliado. Passaram a ser considerados cidadãos os filhos de pai ateniense. É importante lembrar que os cidadãos de Atenas representavam a minoria da sociedade. Não podiam participar da vida política as mulheres, os estrangeiros (que eram em grande número), os jovens e os escravos. Ao mesmo tempo em que se aperfeiçoavam as instituições democráticas, consolidava-se o escravismo.
23 Sociedade ateniense: Eupátridas: os bem nascidos, camada aristocrática que detinha os privilégios, constituída pelos grandes proprietários de terras; Georgóis pequenos proprietários de terras em regiões pouco férteis, alguns acabaram se tornando escravos; Demiurgos: artesãos e comerciantes concentrados no litoral; Thetas: não possuíam terras, eram trabalhadores assalariados braçais e camponeses; Metecos: estrangeiros que moravam em Atenas dedicando-se ao comércio e ao artesanato. Não possuíam direitos políticos e nem podiam comprar terras. Escravos: prisioneiros de guerra ou por dívidas.
24
25 Período Clássico: Guerras Médicas guerras que marcaram o início do período clássico. Estão relacionadas com o avanço do Império Persa sobre os gregos. Espartanos e atenienses, apesar de suas diferenças lutaram juntos contra as forças persas. Depois de anos de combates, com muitas guinadas de ambas as partes, os exércitos persas são derrotados por forças espartanas e atenienses; Construção, em Atenas, do Parthenon; Crescimento do poder e da articulação ateniense transformando aos poucos o conceito de cidade-estado. Isso se torna claro com a Confederação de Delos. Como retaliação à concentração de poderes, Esparta cria a Confederação do Peloponeso. Guerra do Peloponeso- Conflito entre Atenas e Esparta. Os espartanos vencem o conflito, mas governam por pouco tempo, devido ao crescimento da cidade de Tebas. As guerras constantes enfraqueceram os gregos, sendo que em meados do século IV a.c. nenhuma cidade-estado tinha condições de se sobrepor ás outras.
26 Religião: Politeísta e antropomórfica (Atribuição de qualidades e tributos humanos a Deus.) É mais fácil dizer o que não foi a religião grega. Malfadada será a tentativa do estudioso de classificá-la, porque difere marcadamente de quase todas as crenças mais conhecidas. Os gregos não possuíram escritos sagrados. Procuraria em vão dogmas, doutrinas e credos. A religião é mencionada nos antigos escritos. Toda página de Homero contém referências aos deuses, mas sua obra não pode ser considerada a bíblia grega. Não tiveram escrituras sagradas nem grandes revelações aos homens dos desejos dos deuses. Reinava extraordinária familiaridade. Eram frequentes as conversações entre deuses e homens, e nada raro o mortal queixar-se da divindade por haver faltado a promessas ou mesmo agido incorretamente. A literatura grega está repleta de relatos dos amores entre homens e deuses, dos deuses com mulheres terrenas.
27
28 A CULTURA GREGA: Teatro, Filosofia e arquitetura. O pensamento grego tinha por base a razão e, por isso, supervalorizava o homem (antropocentrismo). Teatro: tragédias e comédias. Ar livre, utilização de máscaras e coros, atores homens. ÉSQUILO, SÓFOCLES e EURÍPEDES (tragédias) e ARISTÓFONES (comédias); História: HERÓDOTO (Guerras Médicas), XENOFONTE e TUCÍDIDES (Guerra do Peloponeso); Poesia: HOMERO (Ilíada e Odisséia), PÍNDARO (Jogos Olímpicos); Filosofia: TALES, PITÁGORAS, PROTÁGORAS, SÓCRATES, PLATÃO e ARISTÓTELES; Arquitetura: Estilos JÔNICO (elegância, beleza), DÓRICO (funcionalidade e peso), CORÍNTIO (luxo, riqueza de detalhes); Escultura: FÍDIAS e MIRÓN Ciências: TALES e PITÁGORAS (mat), HIPÓCRATES (medicina).
29 ARTE GREGA Dos povos da antiguidade, os Grego apresentam uma produção cultural mais livre; Não se submetem a imposição de reis e sacerdotes; Valorizam especialmente o homem como criatura mais importante do universo. DESSA FORMA: O conhecimento através da razão esteve sempre acima da FÉ em DIVINDADES.
30 ARTE GREGA ESCULTURA Há séculos que as obras de arte gregas são consideradas um modelo de perfeição e de beleza. Elas eram feitas com tanto equilíbrio, harmonia e habilidade, que até hoje são admiradas no mundo inteiro. Inicialmente, os gregos foram influenciados pelos egípcios mas aos poucos foram ganhando personalidade. Suas esculturas eram de uma naturalidade que até pareciam ser vivas. O artista queria fazer corpos perfeitos porque acreditava que a beleza física deveria refletir a beleza moral (interior) das pessoas. Afrodite de Callipygos, réplica do séc. II a.c.
31 Por volta do séc. VII a.c. os gregos começaram a esculpir, em mármore, grandes figuras de homens; Enquanto os egípcios procuravam fazer uma figura realista de um homem, o escultor grego acreditava que a estátua que representasse um homem não deveria ser apenas semelhante a um homem, mas também um objeto belo em si mesmo. Estátua Doríforo. Cópia romana de Policleto, 450 a.c. (Nápoles, Itália) Estátua Egípcia: Metropolitan Museum, New York.
32 Assim como os egípcios, o escultor grego apreciava a simetria natural do corpo humano; Para deixar claro ao observador, o artista esculpia figuras masculinas: nuas, eretas em rigorosa posição frontal e com o peso do corpo distribuído igualmente sobre as duas pernas; Este tipo de estátua é chamada de Kouros = homem jovem
33 O escultor grego começou a não se satisfazer mais com a postura rígida e forçada do Kourus; Começa a alterar o aspecto rígido. Em vez de olhar para a frente, o modelo tem agora a cabeça ligeiramente voltada para o lado; Invés de apoiar-se igualmente sobre as duas pernas, o corpo descansa sobre uma delas, que assume uma posição mais afastada em relação ao eixo de simetria, e mantém o quadril desse lado um pouco mais alto. Éfebo de Crítios
34 Na procura de superação da rigidez das estátuas, o mármore mostrou-se um material inadequado: era pesado demais e se quebrava sob seu próprio peso; Começaram então a fazer esculturas em bronze, que permitia uma melhor expressão de movimentos; O Zeus de Artemísio é um exemplo disso. Os braços e as pernas mostram uma atividade vigorosa. Seu tronco, porém, traduz imobilidade Zeus de Artemísio
35 Logo o problema da imobilidade do tronco da estátua foi resolvido; A solução foi dada por Policleto em sua escultura Doríforo (lanceiro) onde, demonstra um homem caminhando e pronto para dar mais um passo; Nesse trabalho a figura toda apresenta alternância de membros tensos e relaxados.
36 ARQUITETURA GREGA Edificações de maior interesse: Templos; Função dos templos: proteger do sol excessivo e das chuvas as esculturas dos seus deuses e deusas.
37 ARQUITETURA GREGA A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre os pórticos de entrada o pronau e o dos fundos -o opistódomo.
38 ARQUITETURA GREGA O núcleo do templo formado por: pronau, naos (onde ficava as imagens) e opistódomo. O núcleo era cercado por uma colunata chamada peristilo; O templo era construído sobre uma base de 3 degraus chamados de estilóbata e sobre ele eram erguidas as colunas do peristilo e as paredes do núcleo do templo.
39 ARQUITETURA GREGA As colunas, por sua vez, sustentavam um entablamento horizontal, formado por três partes: arquitrave, friso e cornija; Colunas e entablamento eram construídos segundo os modelos de ordem Dórica e Jônica;
40 ARQUITETURA GREGA ORDEM DÓRICA Ordem Dórica: era simples e maciça; Os fustes das colunas eram grossos e firmavam-se diretamente no estilóbata; Os capitéis se apresentavam no alto dos fustes de forma muito simples; A arquitrave era lisa e sobre ela ficava o friso que era dividido em: -trínglifos (retângulos com sulcos verticais) e métopas (retângulos que podiam ser lisos, pintados ou esculpidos em relevo.
41 ARQUITETURA GREGA - ORDEM JÔNICA Ordem Jônica: sugeria mais leveza e era mais ornamentada; O fuste das colunas eram mais delgados e não se firmavam diretamente sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada; Capitéis enfeitados e a arquitrave, dividida em três faixas horizontais; A cornija era mais ornamentada e podia apresentar trabalhos de escultura.
42 ARQUITETURA GREGA TEMPLO Os templos gregos eram cobertos por telhado inclinado para as laterais. Dessa posição do telhado resultava um espaço triangular sobre a cornija, tanto no pórtico de entrada quanto nos fundos. Esse espaço é denominado frontão e era intensamente ornamentado com esculturas. Frontão Parthenon, Atenas - Grécia
43 Além dos frontões, as métopas e os frisos também eram decorados com escultura. Por serem quase quadrada, as métopas não ofereciam muitas dificuldades na composição da cena representada; Já para projetar as esculturas que ornamentariam os frisos o artista encontrava problemas, pois era difícil encontrar um tema que ocupasse aquela estreita faixa de modo satisfatório. Friso das Ergastinas (fragmento) que ornamentava o Partenon. Todo ele media 1,59m
44
45 TRABALHO EM SALA: COM BASE NAS DUAS ORDENS GREGAS, REPRESENTE ATRAVÉS DE DESENHOS, COMO OS ELEMENTOS DESSES ESTILOS PODERIAM SER RETRATADAS NA ATUALIDADE (USE SUA CRIATIVIDADE) 07 GRUPOS PRÓXIMA AULA: ENTREGRA DOS RESUMOS INDIVIDUAIS: - MESOPOTÂMIA: O ALVORECER DA CIVILIZAÇÃO - GRÉCIA: ELES INVENTARAM MUITO MAIS QUE AS OLÍMPIADAS (ESTÁ NA COPIADORA)
46 AULA ELABORADA COM BASE NOS LIVROS: GOMBRICH, E. H. A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro : LTC, PROENÇA, G. História da Arte. 17. ed. São Paulo: Ática. 17ª edição, 2007 E NAS AULAS DOS PROFESSORES: Bárbara Tostes Carlos Guzzo Delzymar Dias Fatima Freitas Daniela Torres Geraldo M. Modesto
PROFESSOR: JORGE AUGUSTO MATÉRIA: HISTÓRIA 6º ANO
PROFESSOR: JORGE AUGUSTO MATÉRIA: HISTÓRIA 6º ANO ASSUNTO: GRÉCIA ANTIGA VIDEOAULA: 15 POLÍTICA Politicamente, Esparta era baseada na oligarquia. Diarquia: formada por dois reis, com autoridade religiosa
Grécia Antiga. Profº Paulo Henrique
Grécia Antiga Profº Paulo Henrique Periodização Período pré-homérico (2800 1100 a.c.): povoamento da Grécia. Período homérico (1100 800 a.c): poemas Ilíada e Odisséia. Período arcaico (800 500 a.c) : formação
ANTIGUIDADE CLÁSSICA GRÉCIA
ANTIGUIDADE CLÁSSICA GRÉCIA 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado; Desenvolvimento do comércio e navegação; Descentralização política (Cidade-Estado); Modo de produção escravista; Contribuições
HISTÓRIA GERAL. Profª. Maria Auxiliadora
HISTÓRIA GERAL Profª. Maria Auxiliadora GRÉCIA Península Balcânica Relevo acidentado e recortado Características Gerais Grécia Período Pré-Homérico -séc. XX a.c. XII a. C. Formação do povo grego pelasgos
GRÉCIA ANTIGA DAS ORIGENS AO PERÍODO ARCAICO
GRÉCIA ANTIGA DAS ORIGENS AO PERÍODO ARCAICO A CIVILIZAÇÃO GREGA Localização: Península Balcânica Condições geográficas: relevo acidentado, montanhoso e solo pouco fértil, isolava os vários grupos humanos
A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA. Profº Alexandre Goicochea História
A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Profº Alexandre Goicochea História ORIGENS O mundo grego antigo ocupava além da Grécia, a parte sul da península Balcânica, as ilhas do mar Egeu, a costa da Ásia Menor, o
Localização Geográfica. -Sul da Europa, na Península Balcânica, junto ao mar Mediterrâneo.
O Mundo Grego - I Localização Geográfica -Sul da Europa, na Península Balcânica, junto ao mar Mediterrâneo. Povoamento -Arianos ou indo-europeus (aqueus, jônios, eólios e dórios). -Invasão dos Dórios (armas
CAPÍTULO: 5 AULAS: 9, 10, 11 e 12 GRÉCIA ANTIGA
CAPÍTULO: 5 AULAS: 9, 10, 11 e 12 GRÉCIA ANTIGA INTRODUÇÃO Período: 2000 a.c. 146 a.c. Região: Península Balcânica: Solo pobre e montanhoso. Várias ilhas. Uso da navegação. ORIGENS Ilha de Creta. Vida
1º Ano Artes 4ª Aula 2015 Prof. Juventino
1º Ano Artes 4ª Aula 2015 Prof. Juventino Contrapondo-se a Egípcia vida pósmortem. Arte grega fundamenta-se na inteligência Os governantes não eram deuses, mas seres mortais Usavam a razão e o senso de
Escravismo Antigo. Baseado na liberdade que se tem. Dois grupos sociais: Desenvolvimento intelectual, artístico, militar e político
Escravismo Antigo Estrutura econômica Escravos produzem maior parte da riqueza Estrutura social Baseado na liberdade que se tem. Dois grupos sociais: à Livres: Desenvolvimento intelectual, artístico, militar
AULA DE HISTÓRIA GRÉCIA ANTIGA 14/09/2009 GRÉCIA. Localização Península Balcânica sudeste da Europa Território Relevo Acidentado 80% montanhoso
AULA DE HISTÓRIA GRÉCIA ANTIGA GRÉCIA Localização Península Balcânica sudeste da Europa Território Relevo Acidentado 80% montanhoso ASPECTOS GEOGRÁFICOS Povos invasores formada por muitas ilhas a maior
PARNAMIRIM - RN. 6º ano Professores: Ricardo Gomes Verbena Ribeiro
PARNAMIRIM - RN 6º ano Professores: Ricardo Gomes Verbena Ribeiro 1. CONTEXTO / INTRODUÇÃO Como vimos anteriormente, a Grécia, nada mais é do que o berço da cultura Ocidental, e como tal, nos deixou como
A arte na Grécia. Capítulo 3
A arte na Grécia Capítulo 3 Por volta do século X a. C, os habitantes da Grécia continental e das ilhas do mar Egeu formavam pequenas comunidades, distantes umas das outras, e falavam diversos dialetos.
Arte 1º. Ano do Ensino Médio. Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico).
Arte 1º. Ano do Ensino Médio 1º. Trimestre - Conteúdo Avaliativo: Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico). Períodos Artísticos: Pré-História/Idade Antiga
1. (1,0) APONTE o nome da região em que foi desenvolvida a civilização grega.
PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.
Lista de Exercícios:
PROFESSOR(A): Ero AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO DATA DA REALIZAÇÃO ROTEIRO DA AVALIAÇÃO 2ª ETAPA AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO DISCIPLINA: HISTÓRIA ANO: 6º CONTÉUDOS ABORDADOS Cap. 4: o mundo grego todos os temas Cap
CURSO DE HISTÓRIA GRÉCIA ANTIGA. Professor Sebastião Abiceu 6º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG
CURSO DE HISTÓRIA GRÉCIA ANTIGA Professor Sebastião Abiceu 6º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG LOCALIZAÇÃO E POVOAMENTO A Grécia antiga localizava-se em sua maior parte do sudeste da Europa
A História da Grécia Antiga se estende do século XX a.c. até o século II a.c. quando a região foi conquistada pelos romanos.
HISTÓRIA ANTIGA Grécia I - formação Situada no sul da Europa (Península balcânica), numa região de relevo acidentado e um arquipélago no Mar Egeu, a Grécia foi palco de uma civilização que se desenvolveu
ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO
Aula 3.2-2 1. A Anunciação é uma das obras mais conhecidas de Leonardo da Vinci. Feita por volta do ano de 1472, ela retrata uma das cenas bíblicas mais famosas de todos os tempos. Escreva nas linhas abaixo
Grécia Antiga II. Cronologia
Grécia Antiga II Cronologia Grécia - Cronologia Período pré-homérico (séc. XX- XII a.c) Migrações dos povos formadores da Grécia Período Homérico (séc. XII- VIII a.c) Genos (comunidades políticas) se estruturam,
MUNDO GREGO MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA ANTIGUIDADE CLÁSSICA. http://historiaonline.com.br
MUNDO GREGO MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA ANTIGUIDADE CLÁSSICA CARACTERÍSTICAS GERAIS (Modo de Produção Escravista) a) Propriedade privada (fim do coletivismo primitivo e da servidão coletiva). b) Cidades
LEGADOS / CONTRIBUIÇÕES. Democracia Cidadão democracia direta Olimpíadas Ideal de beleza Filosofia História Matemática
LEGADOS / CONTRIBUIÇÕES Democracia Cidadão democracia direta Olimpíadas Ideal de beleza Filosofia História Matemática GEOGRAFIA, ECONOMIA E POLÍTICA Terreno montanhoso Comércio marítimo Cidades-estado
Introdução. Localização
Introdução A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nómadas de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus, jônios,
Antiguidade Clássica: Grécia
Antiguidade Clássica: Grécia Localização Localização Localização Período Creto-Micênico (XX a. C. XII a. C) Pinturas no palácio de Cnossos em Micenas Período Creto-Micênico (XX a. C. XII a. C) Escrita
HISTÓRIA REVISAO 1 REVISAO 2. Vídeo - Moisés Príncipe do Egito.
Vídeo - Moisés Príncipe do Egito. Os hebreus Foram os primeiros povos monoteístas da história. Seus reis mais famosos foram Davi e Salomão. A Bíblia é uma fonte importante para o conhecimento sobre a história
R.: R.: R.: R.: R.: R.: R.:
PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Como o relevo
ARTE PROTO-GREGA, GREGA E HELENÍSTICA
ARTE PROTO-GREGA, GREGA E HELENÍSTICA Arte Proto-Grega A arte Proto-Grega também é conhecida como Creto-Micênica. Na Ilha de Creta, no Mar Egeu, desenvolveu-se uma civilização que deixou como principal
- Trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o Descobrimento do Brasil. - Fotografias da posse do presidente do Brasil
MATERIAL DE REVISÃO PARA RECUPERAÇÃO FINAL 6 ANO 1) Classifique as fontes listadas abaixo em primarias e secundárias: - Vídeo do atentado terrorista ao World Trade Center em 2001 - Trecho da Carta de Pero
PROFª TEREZA SODRÉ MOTA
PROFª TEREZA SODRÉ MOTA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA PERIODIZAÇÃO PERÍODO PRÉ- HOMÉRICO Imigração indo-européia Formação da cultura creto-micênica. Primeira Diáspora grega =invasão dórica PERÍODO HOMÉRICO
ARTE NA GRÉCIA: Arcaico, Clássico e Helenístico. Professora: Grasiela Morais.
ARTE NA GRÉCIA: Arcaico, Clássico e Helenístico. Professora: Grasiela Morais. ARTE NA GRÉCIA: Arcaico, Clássico e Helenístico. A arte e a arquitetura gregas de 750 a. C. até o surgimento dos romanos tiveram
Aulas 08 a 10: Grécia Antiga Prof. Dawison Sampaio
Aulas 08 a 10: Grécia Antiga Aulas 08 a 10: Grécia Antiga De Olho No Enem H3 Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos (Jogos Olímpicos). H7 Identificar os significados
FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES HISTÓRIA DESAFIO DO DIA. Conteúdo: A civilização cretense Os primeiros povos gregos
CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA Conteúdo: A civilização cretense Os primeiros povos gregos CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA Habilidades: Compreender o processo de formação da civilização grega.
Antiguidade Clássica - Grécia. Prof.ª. Maria Auxiliadora
Antiguidade Clássica - Grécia Prof.ª. Maria Auxiliadora Período Arcaico (séc. VIII 800 a.c. a VI 600 a.c.) Formação das pólis na Grécia cada uma com seu próprio universo econômico e político; Na Grécia
Disciplina:História Professora: Andréa Alexandre
Disciplina:História Professora: Andréa Alexandre Cidadania Democracia Filosofia Geometria Teatro Período Pré-Homérico (2800 1100 a. C.) povoamento da Grécia. Período Homérico (1100 800 a. C.) poemas
CURSINHO PRÓ-ENEM 2015. E-mail: [email protected] Telefone: 9250-8766
CURSINHO PRÓ-ENEM 2015 E-mail: [email protected] Telefone: 9250-8766 Origens A história grega pode ser dividida em quatro grandes períodos: Homérico (séculos XII a VIII a.c.), Arcaico (séculos
A CIDADE-ESTADO ESTADO GREGA ORIGEM DAS PÓLIS GREGAS Causas geomorfológicas A Grécia apresenta as seguintes características: - Território muito montanhoso; na Antiguidade, as montanhas estavam cobertas
A história da Grécia é comumente dividida em 5 períodos:
A história da Grécia é comumente dividida em 5 períodos: Pré-homérico ocupação dos povos formadores. Homérico formação do genos (base familiar) - Ilíada e Odisseia. Arcaico formação da polis. Clássico
Avaliação de História 6º ano FAF *Obrigatório
08/06/2015 Avaliação de História 6º ano FAF Avaliação de História 6º ano FAF *Obrigatório 1. Nome Completo: * 2. Número: 3. Série: * Marcar apenas uma oval. 6ºA 6ºB Na Grécia Antiga se desenvolveu uma
Disciplina:História Professora: Andréa Alexandre
Disciplina:História Professora: Andréa Alexandre Montanhas e costas marítimas; Mar Mediterrâneo, Mar Egeo e Mar Jônico. Costa bastante recortada com 80% de montanhas; Grande numero de Ilhas; Formação
Panorama dos pré-socráticos ao helenismo
Panorama dos pré-socráticos ao helenismo Heidi Strecker* A filosofia é um saber específico e tem uma história que já dura mais de 2.500 anos. A filosofia nasceu na Grécia antiga - costumamos dizer - com
ANTIGUIDADE OCIDENTAL PROFESSORA JACK PÓVOAS
ANTIGUIDADE OCIDENTAL PROFESSORA JACK PÓVOAS A CIVILIZAÇÃO GREGA Sem Grécia e Roma nós não seríamos o que somos. Michael Grant GRECIA GRÉCIA: a Terra dos Deuses NOME OFICIAL: República Helênica. CAPITAL:
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA FUNDAMENTAL 5 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP ROTEIRO DA UNIDADE 05 FINALIDADE: Com esta UE você terminará de estudar
Profª. Flores. Grécia
Profª. Flores Grécia LOCALIZAÇÃO : localiza-se em sua maior parte no sudeste da Europa. Abrangia três importantes regiões: na Grécia Continental: situada ao sul da península Balcânica; na Grécia Insular:
A partir da leitura do texto abaixo responda as questões 2 e 3: A SOCIEDADE EGIPCIA
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS SÉRIE/ANO:
Ano: 6 Turma:6.1 e 6.2
COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2014 Disciplina: História Professor (a): Rodrigo Ano: 6 Turma:6.1 e 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.
HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo
HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo Comentário Geral Como sempre foi ressaltado em sala de aula, temas como Grécia, Idade Média, Revolução Francesa, Direitos Civis, refugiados,
Pérsia, fenícia e palestina
Pérsia, fenícia e palestina Região desértica Atuais estados de Israel e Palestina Vários povos (semitas) estabelecidos no curso do Rio Jordão Palestina Hebreus (Palestina) Um dos povos semitas (cananeus,
ANTIGUIDADE CLÁSSICA
ANTIGUIDADE CLÁSSICA PERÍODOS HISTÓRICOS A CRONOLOGIA referente a civilização grega se baseia nos poemas épicos de Homéro Iliada e a Odisséia PERÍODIZAÇÃO Período Pré-Homérico (séc. XX ao XII) Período
ARTE PRÉ-HISTÓRICA. IDADE DOS METAISaproximadamente 5.000 a 3.500 a.c. aparecimento de metalurgia; invenção da roda;
ARTE PRÉ-HISTÓRICA PALEOLÍTICO INFERIOR aproximadamente 5.000.000 a 25.000 a.c.; controle do fogo; e instrumentos de pedra e pedra lascada, madeira e ossos: facas, machados. PALEOLÍTICO SUPERIOR instrumentos
O Mistério dos Maias. O que aconteceu com os Maias?
O Mistério dos Maias O que aconteceu com os Maias? O que aconteceu com os Maias? A cultura dos Maias do Período Clássico era muito avançada. A sociedade Maia era muito estável. Eles desenvolveram arte,
ANÁLISE DO FILME OS 300 & A CIDADE GREGA ESPARTA
FACELI FACULDADE SUPERIOR DE LINHARES DISCIPLINA DE HISTÓRIA DO DIREITO CURSO DE DIREITO / 1º DIREITO B ANÁLISE DO FILME OS 300 & A CIDADE GREGA ESPARTA BARBARA LICIA JAMARA FERREIRA P. ARAUJO JANE SCHULZ
Técnico Design Interior
Técnico Design Interior A ARTE NA GRÉCIA Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NA GRÉCIA Dos povos da antiguidade os gregos apresentaram uma produção cultural mais livre. Não se submeteram as imposições
A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em CIDADANIA E DEMOCRACIA, o governo do povo. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Concentrou-se
As características de cada período serão analisadas a seguir. Período Pré-Homérico. Do povoamento da península Balcânica à Primeira Diáspora.
O Mundo Grego A história da Grécia, como de outras civilizações, foi fortemente condicionada pelo ambiente geográfico. A península Balcânica e muito recortada e cercada por centenas de ilhas - tanto no
DEFINIÇÃO. Gregos é a palavra latina usada para designar os habitantes da Hélade, que se autodenominavam helenos.
DEFINIÇÃO Gregos é a palavra latina usada para designar os habitantes da Hélade, que se autodenominavam helenos. DEFINIÇÃO Hélade é o nome pelo qual se designava quase toda parte continental da Grécia.
A GRÉCIA ANTIGA passo a passo
A GRÉCIA ANTIGA passo a passo ÉRIC DARS e ÉRIC TEYSSIER Ilustrações de Vincent Caut Tradução de Julia da Rosa Simões Copyright do texto 2011 by Éric Dars e Éric Teyssier Copyright das ilustrações 2011
Idade Antiga GRÉCIA: Dicotomia corpo e mente;
GRÉCIA ANTIGA Idade Antiga GRÉCIA: Dicotomia corpo e mente; Diferentes classes sociais; Escravos (produção); Aristocratas (representação mostra de superioridade e desenvolvimento para outros povos artes,
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND GRUPO DE PESQUISAS FILOSOFIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS IF-SOPHIA ASSIS CHATEAUBRIAND
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND GRUPO DE PESQUISAS FILOSOFIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS IF-SOPHIA ASSIS CHATEAUBRIAND ECONOMIA, SOCIEDADE E RELIGIÃO NA GRÉCIA ANTIGA: O HOMEM GREGO Prof.
O que é História? A história é uma ciência que investiga o passado para poder compreender melhor o presente.
EXERCÍCIOS DE REVISÃO COM RESPOSTAS PARA O EXAME FINAL HISTÓRIA 5ª SÉRIE O que é História? A história é uma ciência que investiga o passado para poder compreender melhor o presente. Existem muitas fontes
Aulas 6 e 7. A Antiguidade Oriental
Aulas 6 e 7 A Antiguidade Oriental Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) III- I- Local: Economia: região da agricultura, Palestina pastoreio ( Canaã (rio ou Jordão) terra prometida ). e comércio Atualmente:
Professor Sebastião Abiceu 6º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG
Professor Sebastião Abiceu 6º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG MESOPOTÂMIA As primeiras cidades se formaram justamente na região onde a agricultura começou a se desenvolver: no Oriente
Esparta: A Sociedade da Guerra
Esparta: A Sociedade da Guerra Esparta se constituiu como uma pólis guerreira. Seu exército foi um dos mais eficientes do mundo grego 1 Localização» Lendas do século V a.c. relatam que descendentes de
Profº Alexandre Goicochea [email protected]
Profº Alexandre Goicochea [email protected] O aluno terá 3(três)minutos para resolver cada questão referente a Grécia Antiga, retirada de vestibulares; O aluno deverá anotar suas respostas para fazer
4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes
4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II Natureza-Sociedade: questões ambientais 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES
Localização. Planície central da península itálica. Conhecida como Lácio.
HISTÓRIA DE ROMA Localização Planície central da península itálica. Conhecida como Lácio. Primeiros habitantes: Autóctones: nativos do local Sul Sículos Norte Lígures Povoamento Povoamento semelhante ao
GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A
A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 12/5/2010 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA
Os Gregos no século V a.c.
Os Gregos no século V a.c. Localização temporal A Grécia tem um passado muito remoto. O período que vamos estudar é o período clássico ou civilização clássica: 482 a.c até 323 a.c. Localização espacial
Grécia Antiga - Questões de Vestibulares Gabarito *
Grécia Antiga - Questões de Vestibulares Gabarito * 1. (Fatec) "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana,
OS EUROPEUS CHEGAM À AMÉRICA. Profª Regina Brito Fonseca
OS EUROPEUS CHEGAM À AMÉRICA Profª Regina Brito Fonseca Quando os europeus chegaram ao Continente Americano, no final do século XV, já o encontraram ocupado por vários povos. Alguns deles desenvolveram
GABARITO PRÉ-VESTIBULAR
LINGUAGENS 01. C 02. D 03. C 04. B 05. C 06. C 07. * 08. B 09. A 10. D 11. B 12. A 13. D 14. B 15. D LÍNGUA ESTRANGEIRA 16. D 17. A 18. D 19. B 20. B 21. D MATEMÁTICA 22. D 23. C De acordo com as informações,
A arquitectura era para os gregos a ciência do número, do ritmo e da harmonia
1 ARQUITECTURA A arquitectura era para os gregos a ciência do número, do ritmo e da harmonia A arquitectura é considerada uma das mais bela e importante arquitectura da humanidade que influenciou e inspirou
A Antiguidade Oriental Hebreus
A Antiguidade Oriental Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) Mar Mediterrâneo Delta do Nilo Egito NASA Photo EBibleTeacher.com Península nsula do Sinai Mt. Sinai Mar Vermelho Canaã Tradicional Rota do Êxodo
Antropocentrismo (do grego anthropos, "humano"; e kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do
ARTE GÓTICA A Arte Gótica se desenvolveu na Europa entre os séculos XII e XV e foi uma das mais importantes da Idade Média, junto com a Arte Românica. Ela teve grande influencia do forte Teocentrismo (O
Arte Pré Histórica Bisão da Gruta de Altamira Bisão da Gruta de Altamira Réplica Museu Arqueológico Nacional da Espanha Espanha
Estes textos são produzidos sob patrocínio do Departamento Cultural da Clínica Naturale.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES EDIMIR DOS SANTOS LUCAS GIUBERTI FORNACIARI SARAH NADIA OLIVEIRA
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES EDIMIR DOS SANTOS LUCAS GIUBERTI FORNACIARI SARAH NADIA OLIVEIRA LIBERDADE ANTIGA E LIBERADE MODERNA LINHARES 2011 EDIMIR DOS SANTOS LUCAS GIUBERTI FORNACIARI SARAH
Introdução ao conceito de História/Tempos históricos/fonte Histórica/Periodização da História
Guará, 12/12/2014. Planejamento de conteúdos para o ano 2015 Professor: Otto Terra Disciplina: História 1º Ano Ens. Médio Fevereiro (02/02 a 06/02) Introdução ao conceito de História/Tempos históricos/fonte
Pré Universitário. Uni- Anhanguera
Pré Universitário Uni- Anhanguera Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: Barros Antônio Guimarães Dutra Série: 1ª. Disciplina: História (p2,1ª,chamada, 2º. Bimestre) Data da prova: 13 de junho de
Roma Antiga. O mais vasto império da antiguidade; Lendária fundação pelos gêmeos Rômulo e Remo, em 753 a.c.; Roma - centro político do Império;
ROMA Roma Antiga O mais vasto império da antiguidade; Lendária fundação pelos gêmeos Rômulo e Remo, em 753 a.c.; Roma - centro político do Império; Sua queda, em 476, marca o início da Idade Média. O mito
Lista de Recuperação de Arte 6º ANO
1 Nome: nº Data: / /2012 ano bimestre Profa.: Denise Lista de Recuperação de Arte 6º ANO Nota: 1) A arte fez parte da vida do homem desde a pré-história ( período anterior ao surgimento da escrita ) que
De Creta a Micenas. As Origens do Mundo Grego
De Creta a Micenas As Origens do Mundo Grego 1 O início da História Entre os séculos XX a.c. e XVI a.c., floresceu em Creta, a maior ilha do Mediterrâneo, uma brilhante civilização, que influenciou a desenvolvida
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG POVOS PRÉ-COLOMBIANOS ASTECAS MAIAS INCAS Principais fontes para estudo dos povos americanos: 1º Fontes
CAPÍTULO 06 - MESOPOTÂMIA. A palavra Mesopotâmia vem do grego e significa entre rios.
CAPÍTULO 06 - MESOPOTÂMIA A palavra Mesopotâmia vem do grego e significa entre rios. INTRODUÇÃO É uma faixa de terra cortada por dois grandes rios: o Tigre e o Eufrates; Fica situada entre a Europa, a
PROVA BIMESTRAL História
6 o ano 2 o bimestre PROVA BIMESTRAL História Escola: Nome: Turma: n o : 1. Observe a imagem. SHUTTERSTOCK Margem do rio Nilo no Egito Nas civilizações da Antiguidade, a presença dos rios é importante
A AUSTERIDADE DE ESPARTA PROFª TEREZA SODRÉ MOTA
A AUSTERIDADE DE ESPARTA PROFª TEREZA SODRÉ MOTA A cidade-estado de Esparta, situada nas beiras do rio Eurotas, na região do Peloponeso, na Grécia, foi um dos fenômenos mais fascinantes da história em
Cópia autorizada. II
II Sugestões de avaliação História 6 o ano Unidade 6 5 Unidade 6 Nome: Data: 1. Observe o mapa e responda às questões. A GRÉCIA NO SÉCULO VIII A.C. MAR JÔNICO ILÍRIA ÉPIRO ETÓLIA MACEDÔNIA TESSÁLIA CALCÍDIA
ARTE NA GRECIA. História das artes e estética UNIARAXA - Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles
ARTE NA GRECIA História das artes e estética UNIARAXA - Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência,
ATENAS E O ESPAÇO MEDITERRÂNEO
GUIA DE ESTUDO OS GREGOS NO SÉCULO V A.C. 7º ANO ATENAS E O ESPAÇO MEDITERRÂNEO Como se formaram as cidades-estado? 1. Como se chama a península onde se situa a Grécia? Península Balcânica. 2. Como se
As Cidades Gregas: Atenas e Esparta
As Cidades Gregas: Atenas e Esparta ESPARTA A PÓLIS OLIGÁRQUICA A cidade de Esparta(ou Lacedemônia) era formada por cinco aldeias localizadas no vale do rio Eurotas, na região do Peloponeso. Surgiu por
História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano
História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / 6ºhis302r RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano Aluno(a), Seguem os conteúdos trabalhados no 2º trimestre. Como base neles você deverá iniciar seus
LISTA DE EXERCÍCIOS 01
LISTA DE EXERCÍCIOS 01 01 - (Unicamp 2014) Desde o período neolítico, os povos de distintas partes do mundo desenvolveram sistemas agrários próprios aproveitando as condições naturais de seus habitats
ARTE NO EGITO ANTIGO
ARTE NO EGITO ANTIGO Ao longo do rio Nilo e principalmente na região norte - o Delta - ; e na região sul dos rios Eufrates e Tigre, desenvolveram-se as primeiras civilizações. No Egito desenvolveu-se um
QUEM DESEJAR A PAZ, PREPARE-SE PARA A GUERRA. O Período republicano, foi marcado pelas conquistas territoriais que tornaram Roma a cidade-mundo
QUEM DESEJAR A PAZ, PREPARE-SE PARA A GUERRA O Período republicano, foi marcado pelas conquistas territoriais que tornaram Roma a cidade-mundo EXPANSÃO ROMANA = teve duas fases INTERNA EXTERNA Conquista
A EXPERIÊNCIA DO DIA-A-DIA, APRESENTA DA EM NOSSA SOCIEDADE E SUAS CONTRADIÇÕES E DESIGUALDADES. * Tais disparidades ocorrem devido a quê?
A EXPERIÊNCIA DO DIA-A-DIA, APRESENTA DA EM NOSSA SOCIEDADE E SUAS CONTRADIÇÕES E DESIGUALDADES. * Tais disparidades ocorrem devido a quê? DÍVIDA SOCIAL ESCRAVIDÃO E IMIGRAÇÃO FALTA DE ESTRUTURA SOCIAL
1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: 2 FASES DA HISTÓRIA: ANTIGÜIDADE CLÁSSICA A GRÉCIA
1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado; Desenvolvimento do comércio e navegação; Descentralização política (Cidade-Estado); Modo de produção escravista; Contribuições nas artes, ciências e filosofia
Aula 06 - Os Persas Prof. Dawison Sampaio
FB MED, M3, 3 ANO, ANUAL, INTENSIVO Aula 06 - Os Persas Prof. Dawison Sampaio Mosaico representando os exércitos persas. Características gerais 1. Origem: Planalto Iraniano (o nome Irã originou-se de Aryanam
FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,
Aula 6 A PÓLIS GREGA. Alfredo Julien
Aula 6 A PÓLIS GREGA META Apresentar as características básicas da organização da organização da pólis e discutir o processo de formação da pólis. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno deverá: listar
Os templos religiosos e a formação das Minas Gerais
Os templos religiosos e a formação das Minas Gerais Sou apenas uma rua na cidadezinha de Minas. Cruz da Igreja de N. Sra do Carmo Ouro Preto Minas há muitas. Provavelmente a Minas que mais nos fascina
Roma. Profª. Maria Auxiliadora
Roma Profª. Maria Auxiliadora Economia: Agricultura e Pastoreiro Organização Política: MONARQUIA 753 a.c. 509 a.c. Rex = Rei (chefe supremo, sacerdote e juiz) Conselho de Anciãos = Senado (legislativo)
