EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE"

Transcrição

1 EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE

2 O principal desafio deste século é transformar uma idéia que parece abstrata desenvolvimento sustentável numa realidade para todos (KOFI ANNAN)

3 Considerações Iniciais O século XXI está proporcionando se viver momentos importantes da historia terrestre.

4 Considerações Iniciais A principal obstinação desse novo milênio é compreender a transformação da complexa idéia que tanto incomoda e também parece enigmática sustentabilidade numa possibilidade real e necessária de transformar-se num aprendizado contínuo de todos e para o bem de todos.

5 Considerações Iniciais A educação é indubitavelmente a mais expressiva área da sociedade e, certamente, a possuidora de um incontestável potencial capaz de disseminar e também viabilizar a conscientização socioambiental tão necessária para promover uma vivência mais sustentável.

6 Considerações Iniciais Não se pode pensar numa comunidade sustentável se não se atuar a nível da educação e, por isso, constitui um imperativo.

7 Considerações Iniciais A necessidade de se preparar e de oferecer condições de aprimoramento para os profissionais trabalhar a educação para o desenvolvimento sustentável na educação ainda não se constitui numa realidade nacional

8 Considerações Iniciais Não basta que cada profissional da educação dentro da especificidade de sua área adapte o tratamento dos conteúdos para contemplar o Tema Meio Ambiente, assim como os demais Temas Transversais. É preciso muito mais, a própria formação deve propiciar efetivamente conhecimentos para se trabalhar de forma sustentável e, em especial, ensinar numa perspectiva que se desenvolva a responsabilidade socioambiental.

9 Tema: Sustentabilidade O desenvolvimento é uma construção processual multidimensional e em aberto, para se alcançar um desenvolvimento genuinamente sustentável e sadio os critérios de sustentabilidade precisam ser satisfeitos em todas as dimensões pertinentes do desenvolvimento simultâneo mediante os seguintes critérios: sustentabilidade social, sustentabilidade ecológica, sustentabilidade econômica e sustentabilidade política (local/global).

10 Tema: Vida Sustentável É um estilo de vida que harmoniza as ecologias humana e ambiental, através de tecnologias adequadas, de uma economia cooperativa e de engenho individual. É um estilo de vida deliberado que se caracteriza pela responsabilidade pessoal, autoconfiança, sentido de serviço, e ciosa da vida espiritual.

11 Tema: Vida Sustentável A vida sustentável é uma ética de administração para o ambiente e a economia em que as necessidades de hoje são condicionadas pelas necessidades das gerações futuras da Terra.

12 Educação para o Desenvolvimento Sustentável Procura desenvolver o conhecimento, as competências e as perspectivas e valores que habilitem as pessoas de todas as idades a assumirem a responsabilidade pela criação e usufruto de um futuro sustentável.

13 Educação para o Desenvolvimento Sustentável A sustentabilidade pressupõe um comprometimento com a qualidade ambiental e com a gestão adequada do desenvolvimento econômico; a compreensão de que desgastes ambientais interligam-se uns aos outros e de que problemas econômicos e ambientais estão relacionados a muitos fatores políticos e sociais.

14 Educação para o Desenvolvimento Sustentável Educação através da educação ambiental viabiliza à sociedade ações possíveis de favorecer a articulação do local com o global. Dessa forma, a participação não somente da ética, mas também da política, que procura resolver os problemas de justiça, onde se pode tratar as crises mundiais, deva procurar a articulação e o respeito pela natureza inteira e por nossa vida humana.

15 Educação para o Desenvolvimento Sustentável A educação é indubitavelmente a mais expressiva área da sociedade e, certamente, a possuidora de um incontestável potencial capaz de disseminar valores, princípios e também viabilizar a conscientização socioambiental tão necessária para promover uma vivência mais sustentável.

16 Educação para o Desenvolvimento Sustentável Não se pode pensar numa comunidade sustentável se não se atuar a nível da educação e, por isso, constitui um imperativo.

17 Educação para o Desenvolvimento Sustentável A educação para a sustentabilidade implica perspectivar uma nova orientação para a prática letiva, enfatizando situações de aprendizagem ativas, experiências, colaborativas e dirigidas para a resolução de problemas a nível local, regional e global. Isto requer um novo modo de pensar o ensino e a aprendizagem que, certamente, influenciará a formação de professores

18 Educação Ambiental como conteúdo da Educação Os registros iniciais da utilização do termo - educação ambiental - datam de 1948 num encontro da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) em Paris, os rumos da educação ambiental são definidos a partir da Conferência de Estocolmo, na qual se recomenda o estabelecimento de programas internacionais.

19 Educação Ambiental como conteúdo da Educação Em 1975, lança-se em Belgrado o Programa Internacional de Educação Ambiental, no qual são definidos os princípios e as orientações para o futuro.

20 Educação Ambiental como conteúdo da Educação Considera-se que a Educação Ambiental é, sim, uma condição emergente e, especialmente, necessária para modificar um quadro de crescente descontrole e degradação socioambiental; todavia, a própria educação ambiental por si só não é suficiente para conter está problemática.

21 Educação Ambiental como conteúdo da Educação A sociedade numa perspectiva generalizada precisa aliar-se à educação ambiental com a intenção de promover ações dinâmicas de forma a integrar culturas, habilidades, conhecimentos diversificados para alcançar o desenvolvimento por intermédio de transformações conscientes e sustentáveis.

22 Responsabilidade Socioambiental na Educação A responsabilidade é a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes e, ainda, de conseguir incorporá-los no planejamento das atividades, buscando considerar as demandas de todos que atuam no processo e não apenas dos mentores e/ou dirigentes.

23 Responsabilidade Socioambiental na Educação A responsabilidade socioambiental é considerada um processo de aprendizado e construção coletiva que envolve todas as áreas da instituição e a sua inter-relação com todos os cidadãos; logo, entende-se que o progresso dessa integração está atrelado na ética e no respeito mútuo e responsável na busca da sustentabilidade.

24 Responsabilidade Socioambiental na Educação A responsabilidade socioambiental deve emergir de uma maior conscientização ambiental; embora, sabese que isto é uma questão de cultura. Pois, apenas com uma educação mais eficaz atuando mais efetivamente nesta problemática deve-se conseguir promover uma melhor conduta socioambiental.

25 Responsabilidade Socioambiental Ao contribuir de forma mais eficiente para a preservação do meio ambiente reforça o compromisso com a sociedade e mantém a simetria necessária para com os valores que devem sempre nortear as ações.

26 Responsabilidade Socioambiental Responsabilidade Ilimitada: Este é o tipo de responsabilidade pela qual o poluidor irá responder, mesmo cumprindo os padrões estabelecidos, ficar responsável por um dano causado, que antes era admitido como tolerável.

27 Responsabilidade Socioambiental Responsabilidade Indireta: É um princípio jurídico em que o gerador de resíduo é responsável por ele até o fim, mesmo que se usou de boa fé.

28 Responsabilidade Socioambiental Responsabilidade Objetiva: É um princípio jurídico que estabelece que todo aquele que deu causa responda pelo dano, basta provar o nexo causal entre a atividade produtiva e o dano ambiental. É objetiva no sentido que independe de um elemento subjetivo a culpa.

29 Responsabilidade Socioambiental Responsabilidade Social: É a forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e coresponsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente). E conseguir incorporá-los nos planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos e não apenas dos acionistas e proprietários.

30 Responsabilidade Socioambiental Responsabilidade Solidária: É um princípio jurídico em que os causadores diretos e indiretos são obrigados a responder pelo dano ambiental. Pois é possível se propor ação de responsabilidade civil contra qualquer dos responsáveis pelo dano contra todos em conjunto. Por este princípio, o dano ambiental alcança a todos os envolvidos, direta ou indiretamente.

31 Responsabilidade Socioambiental A cultura social intrínseca ao meio ambiente deve ser disseminada por intermédio da educação em prol da sustentabilidade de forma progressiva e permanente. Pois, os direitos e os deveres devem estar sempre integrados de forma que nossas ações socioambientais sejam refletidas desde o ensino básico, em especial, na educação infantil.

32 A Educação Ambiental como Conteúdo Transversal A educação para a sustentabilidade é muito mais do que um tema transversal. É política estratégica global necessária e imprescindível para a sobrevivência. Pois, não se limita apenas a um conjunto de temas de interesse social que a escola tem que desenvolver ao longo de toda a educação obrigatória e que trata de contribuir para a aquisição de conhecimentos.

33 A Educação Ambiental como Conteúdo Transversal Deve-se (re)pensar a educação ambiental como uma disciplina com imensurável potencial trans/multi e interdisciplinar favorável ao desenvolvimento da educação para a sustentabilidade.

34 Educação para Sustentabilidade A educação para a sustentabilidade é mais que uma base de conhecimento relacionada com o meio ambiente, a economia e a sociedade. Também tem a ver com a aprendizagem de habilidades, perspectivas e valores que guiam e motivam a gente para buscar forma mais sustentável de ganhar a vida, participar em uma sociedade democrática e viver de uma maneira mais sustentável

35 Educação para Sustentabilidade Na perspectiva de educar para a sustentabilidade é importante que os professores refletam sobre as implicações das suas ações nos seus alunos e na sociedade requerendo a emergência de interesses emancipatórios.

36 Educação para Sustentabilidade: Categorias Sustentabilidade social construir uma sociedade (civilização) do ser, em que exista maior eqüidade na distribuição do ter; Sustentabilidade econômica assegurar a geração de renda e a sua distribuição equitativa (benefícios financeiros a nível macrossocial);

37 Educação para Sustentabilidade : Categorias Sustentabilidade ecológica respeitar os limites de capacidade de carga de todos ecossistemas e agrossistemas; promover a conservação da biodiversidade; Sustentabilidade espacial voltada para um equilíbrio urbano-rural, com melhor distribuição de assentamentos humanos, suas atividades econômicas e das áreas de conservação e proteção;

38 Educação para Sustentabilidade : Categorias Sustentabilidade cultural voltada para a manutenção de valores culturais diferenciados das comunidades humanas.

39 Educação para Sustentabilidade: Finais A educação é indubitavelmente um fator de transformação social, face aos seus conhecimentos, habilidades e valores que nos proporcionam uma melhor qualidade de vida e possibilidade de contribuir para aumentar as perspectivas de bem estar das futuras gerações.

40 Educação para Sustentabilidade : Finais A educação para a sustentabilidade não pode e, consequentemente, não deve ser confundida como uma educação formal, ou seja, estritamente escolar.

41 Educação para Sustentabilidade : Finais A educação para a sustentabilidade deve congregar a educação em suas distintas variantes, tanto formal, quanto não formal e informal; assim, proporcionar uma visão global que possibilite a compreensão da gravidade dos processos atuais e que também promova metas socioambientais imprescindíveis às gerações presentes e futuras.

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CARTA DE BELGRADO - 1975 Defende as bases para um programa mundial de Educação Ambiental que possa tornar possível o desenvolvimento de novos conceitos

Leia mais

Consumo Sustentável e a Política Federal de Contratações

Consumo Sustentável e a Política Federal de Contratações Sustentabilidade nas Contratações Públicas Agosto de 2013 Consumo Sustentável e a Política Federal de Contratações Fernanda Capdeville Analista Ambiental, Especialista em Gestão Pública Departamento de

Leia mais

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE política de SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO Esta Política representa o compromisso da Santos Brasil em enraizar a Sustentabilidade em sua cultura, nas decisões de negócio e em suas práticas diárias, servindo

Leia mais

GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL

GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL Professor Giordano Fontoura Bombardelli SUMÁRIO 1. O meio ambiente nas relações internacionais 2. Macro divisão natural do espaço

Leia mais

A moderna Gestão de Pessoas

A moderna Gestão de Pessoas A moderna Gestão de Pessoas RH Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas 1. As pessoas como seres humanos. Dotados de personalidade própria e profundamente

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2 1. Introdução A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória COOPMETRO é uma entidade

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

A Promoção do Cuidado com a Saúde dos Trabalhadores

A Promoção do Cuidado com a Saúde dos Trabalhadores Curitiba, 26 de novembro de 2016 A Promoção do Cuidado com a Saúde dos Trabalhadores Marcia Bandini Presidente da ANAMT Princípios Norteadores - ANAMT 2016-2019 Defender a ética na prática da medicina

Leia mais

A organização da ECO-92 foi solicitada pela resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas (dezembro, 1989);

A organização da ECO-92 foi solicitada pela resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas (dezembro, 1989); A organização da ECO-92 foi solicitada pela resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas (dezembro, 1989); Essa reunião mundial (CNUMAD - 92) foi organizada para elaborar a estratégia para deter e reverter

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Banrisul Sumário: 1. Introdução... 1 2. Objetivo... 1 3. Princípios e Diretrizes... 1 4. Governança...

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. Profa.Maria Ludetana Araujo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. Profa.Maria Ludetana Araujo EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Profa.Maria Ludetana Araujo ludetana@ufpa.br EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DOS RS VENHA DE ONDE VIER... Uma práxis educativa e social que tem por finalidade

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI

Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI 1.1. A PREVI, para o cumprimento adequado de sua missão administrar planos de benefícios, com gerenciamento eficaz dos recursos aportados, buscando melhores soluções para assegurar os benefícios previdenciários,

Leia mais

Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável Projeto pelo Fortalecimento dos Municípios para a promoção da Agenda 2030 e Nova Agenda Urbana

Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável Projeto pelo Fortalecimento dos Municípios para a promoção da Agenda 2030 e Nova Agenda Urbana Nova Agenda Urbana e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável Projeto pelo Fortalecimento dos Municípios para a promoção da Agenda 2030 e Nova Agenda Urbana A

Leia mais

Seminário Nacional Eco-Escolas 2018

Seminário Nacional Eco-Escolas 2018 Seminário Nacional Eco-Escolas 2018 Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania Referencial de Educação Ambiental Guimarães, 27 janeiro 2018 Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória Referencial

Leia mais

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os ODS

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os ODS Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os ODS Haroldo Machado-Filho Assessor Senior do PNUD no Brasil e Coordenador do Grupo Assessor do Sistema ONU Brasil para a Agenda 2030 1 Índice de Desenvolvimento

Leia mais

POLÍTICA SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL

POLÍTICA SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL ANEXO À PD.CA/BAK-26/2005 Aprovada pelo Conselho de Administração da Braskem S.A. em 4 de Outubro de 2005 PD.CA/BAK-26/2005 1. Objetivo ANEXO Reafirmar o compromisso da Braskem com o desenvolvimento sustentável,

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL RJI CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS LTDA. RJI GESTÃO & INVESTIMENTOS LTDA. Número da Política: PRSA Data da Publicação: 2 de janeiro de 2019 Página

Leia mais

Seminário Internacional em Agricultura Urbana e Segurança Alimentar

Seminário Internacional em Agricultura Urbana e Segurança Alimentar Seminário Internacional em Agricultura Urbana e Segurança Alimentar Lubango, Abril 2010 Contributo da educação para o desenvolvimento da agricultura urbana sustentável Fernanda Lages HERBÁRIO DO LUBANGO

Leia mais

Construindo a cultura da sustentabilidade

Construindo a cultura da sustentabilidade Construindo a cultura da sustentabilidade Fabio Pozza Superintendente de Desenvolvimento e Mercado Unimed Londrina Muito se discute a respeito do tema, mas em termos empresariais, o que é sustentabilidade?

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Práticas pedagógicas na escola Miguel Beltrame - bairro Pé de Plátano/ Santa Maria - RS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Práticas pedagógicas na escola Miguel Beltrame - bairro Pé de Plátano/ Santa Maria - RS EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Práticas pedagógicas na escola Miguel Beltrame - bairro Pé de Plátano/ Santa Maria - RS Bruna Camila Dotto 1 Letícia Ramires Corrêa 2 Resumo: O uso inadequado dos recursos naturais

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito FOLHA DE CONTROLE Título Política de Sustentabilidade Socioambiental Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Assessoria do Gabinete da Presidência Pré-aprovação Diretoria Colegiada Data de aprovação

Leia mais

Cooperação, cidadania e educação.

Cooperação, cidadania e educação. Cooperação, cidadania e educação www.juliofurtado.com.br O sentido de educar Educar é favorecer a expansão das potencialidades do outro para que ele possa integrar-se de forma ativa à sociedade em que

Leia mais

Indústrias e os ODS o setor industrial brasileiro face às metas globais para o desenvolvimento sustentável

Indústrias e os ODS o setor industrial brasileiro face às metas globais para o desenvolvimento sustentável Indústrias e os ODS o setor industrial brasileiro face às metas globais para o desenvolvimento sustentável Haruo Ishikawa Vice-presidente de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social Comitê de

Leia mais

O DIREITO À EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS: A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ANGOLA. Autor -Bruno Júlio Kambundo

O DIREITO À EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS: A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ANGOLA. Autor -Bruno Júlio Kambundo O DIREITO À EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS: A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ANGOLA Autor -Bruno Júlio Kambundo Sumário ESTRUTURA DO TRABALHO: O Direito à Educação e Meio Ambiente à luz da Declaração Universal

Leia mais

Educon, Aracaju, Volume 09, n. 01, p.1-8, set/2015

Educon, Aracaju, Volume 09, n. 01, p.1-8, set/2015 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICA EDUCACIONAL TAMIRES APARECIDA BATISTA DE OLIVEIRA JOSÉ ANSELMO NASCIMENTO SILVA EIXO: 11. EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS RESUMO A questão ambiental, enquanto conteúdo

Leia mais

1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL

1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL A ação humana sobre a natureza faz parte da história da civilização. Neste inicio de século, porém, a consciência sobre os impactos desta intervenção tem adquirido

Leia mais

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A Junho /2010 PI.034.00000001 Rev. A SUMÁRIO 1. SUSTENTABILIDADE : ESSÊNCIA DA CAB AMBIENTAL 2. MISSÃO 3.VISÃO 4. OBEJTIVO 5. SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA 6. COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO CHAVES PARA O SUCESSO

Leia mais

POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO

POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO Processo Sustentabilidade Sub-Processo Sustentabilidade Emissão Código 25/05/2018 POG.10.000.R10 br.ccb.com Informação Confidencial Propriedade do CCB Brasil 1 1. OBJETIVO

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM VIVÊNCIA CLÍNICA

CURSO DE ENFERMAGEM VIVÊNCIA CLÍNICA As atividades de vivência clínica são elementos constitutivos do processo de ensinoaprendizagem da matriz curricular do Curso de Graduação em Enfermagem e, portanto, procedimentos técnicos didático-pedagógicos

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO LAJ.DIR.POL.0002 INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO LAJ.DIR.POL.0002 INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE SISTEMA NORMATIVO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO LAJ.DIR.POL.0002 00 APROVADO POR DIRETORIA SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. HISTÓRICO DAS REVISÕES... 3 3. APLICAÇÃO... 3 4. REFERÊNCIAS EXTERNAS... 3 5. DEFINIÇÕES...

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM FORMAL EM ESCOLAS PÚBLICA DE MOSSORÓ/RN. Noelia Ferreira da Silva

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM FORMAL EM ESCOLAS PÚBLICA DE MOSSORÓ/RN. Noelia Ferreira da Silva EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM FORMAL EM ESCOLAS PÚBLICA DE MOSSORÓ/RN Noelia Ferreira da Silva RESUMO: Uma das principais funções da Educação Ambiental é a formação de cidadãos

Leia mais

A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR COMO META PARA PRÁTICAS E VALORES SUSTENTÁVEIS

A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR COMO META PARA PRÁTICAS E VALORES SUSTENTÁVEIS A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR COMO META PARA PRÁTICAS E VALORES SUSTENTÁVEIS Jaciele Cruz Silva (1) Universidade Estadual da Paraíba- jaciellycruz25@gmail.com Fernando Batista Galdino

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Declaração Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e das

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 042/2018-CONSEPE, de 10 de abril de 2018. Institui a Política Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN.

Leia mais

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello mariana@ctgas.com.br CAPÍTULO 1 Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Impacto Ambiental Mariana Torres C. de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente

Leia mais

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa institucionalmente as principais empresas do setor de árvores plantadas, criada

Leia mais

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade...

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade... ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS Folha 1/8 ÍNDICE 1. Objetivo...2 2. Abrangência...2 3. Definições...2 4. Diretrizes...3 5. Materialidade...7 Folha 2/8 1. Objetivos 1. Estabelecer as diretrizes que devem orientar

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO CARTA DE COMPROMETIMENTO O Grupo Cataratas acredita no efeito transformador que o ecoturismo pode ter na criação de experiências de sensibilização e conscientização em torno da causa do desenvolvimento

Leia mais

Formação Inicial 1ª etapa Projovem Urbano Recife AVALIAÇÃO Candidato (a) : Turma INSTRUÇÕES

Formação Inicial 1ª etapa Projovem Urbano Recife AVALIAÇÃO Candidato (a) : Turma INSTRUÇÕES Formação Inicial 1ª etapa Projovem Urbano Recife AVALIAÇÃO 2018 Candidato (a) : Turma Área de atuação: INSTRUÇÕES Caro (a) Candidato (a), Quando receber a prova, certifique-se de que nela consta 20 questões

Leia mais

A população mundial está crescendo a uma taxa exponencial de 1,2% ao ano. Gera crescimento e Desenvolvimento Econômico

A população mundial está crescendo a uma taxa exponencial de 1,2% ao ano. Gera crescimento e Desenvolvimento Econômico A população mundial está crescendo a uma taxa exponencial de 1,2% ao ano. Gera crescimento e Desenvolvimento Econômico O que é sustentabilidade? Um caminho para a sustentabilidade: Recursos Naturais Degradação

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E QUALIDADE AMBIENTAL DEPARTAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E QUALIDADE AMBIENTAL DEPARTAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E QUALIDADE AMBIENTAL DEPARTAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS A SITUAÇÃO DAS ÁGUAS: PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE RIOS URBANOS 12 de junho

Leia mais

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA AULA 3: Controle Social em Saúde Ambiental: Os direitos humanos na garantia da saúde ambiental, controle social para a construção de políticas de saúde ambiental,

Leia mais

Estocolmo / Suécia (1972)

Estocolmo / Suécia (1972) 1ª CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE Estocolmo / Suécia (1972) COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO ONU (1987) RELATÓRIO NOSSO FUTURO COMUM DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar Compreender a Terra como um sistema capaz de gerar vida Compreender a célula como unidade básica

Leia mais

DESAFIOS ÉTICOS DO AQUECIMENTO CLIMÁTICO GLOBAL. José Roque Junges Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva UNISINOS, São Leopoldo (Brasil)

DESAFIOS ÉTICOS DO AQUECIMENTO CLIMÁTICO GLOBAL. José Roque Junges Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva UNISINOS, São Leopoldo (Brasil) DESAFIOS ÉTICOS DO AQUECIMENTO CLIMÁTICO GLOBAL José Roque Junges Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva UNISINOS, São Leopoldo (Brasil) TÉCNICA E ÉTICA Resposta técnica e resposta ética Pólos éticos

Leia mais

Gestão escolar democrática:

Gestão escolar democrática: CAPÍTULO 1 Gestão escolar democrática: entendendo os princípios que guiam a prática 5 O QUE É GESTÃO ESCOLAR? Gestão Escolar é o processo que rege o funcionamento da escola, compreendendo tomada de decisão,

Leia mais

CNPJ / Companhia Aberta NIRE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

CNPJ / Companhia Aberta NIRE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ 60.872.504/0001-23 Companhia Aberta NIRE 35300010230 1. Introdução POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. Nossa visão

Leia mais

Disciplina de Cidadania 6º Ano Turma A

Disciplina de Cidadania 6º Ano Turma A Disciplina de Cidadania 6º Ano Turma A Conteúdos programáticos e aulas previstas 1º 2º 3º TOTAIS Nº de aulas previstas 13 12 9 34 Nº de aulas para apresentação e autoavaliação 2 1 1 4 Nº de aulas para

Leia mais

Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC)

Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) Título Norma de Responsabilidade Socioambiental Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) Abrangência Agências, Departamentos, Empresas Ligadas e Unidades no Exterior Sinopse Diretrizes

Leia mais

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO.   A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO 1 O importante da educação não é apenas formar o homem para o mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. Sabino Coqueia 2 CIDADÃO Lúcio

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO FUNDAMENTAL I ESCOPO E SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO FUNDAMENTAL I ESCOPO E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO ESCOPO A Educação Ambiental representa um conjunto de ações sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente, objetivando a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente,

Leia mais

Temas: Novo Código Florestal (Lei /12) e Responsabilidade Ambiental

Temas: Novo Código Florestal (Lei /12) e Responsabilidade Ambiental Questões de Direito Ambiental FGV Temas: Novo Código Florestal (Lei 12.651/12) e Responsabilidade Ambiental Hoje trouxe questões que a FGV cobrou sobre o novo Código Florestal no Exame de Ordem. Observem

Leia mais

Restauração de paisagens e florestas

Restauração de paisagens e florestas Restauração de paisagens e florestas Desenvolvimento de estratégias subnacionais e integração de agendas globais Marco Terranova Um conceito com enfoque na funcionalidade dos ecossistemas A restauração

Leia mais

Biblioteca Viva 10º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias ESQU

Biblioteca Viva 10º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias ESQU Biblioteca Viva 10º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias Como as bibliotecas podem contribuir com a Agenda 2030? ESQU Adriana Cybele Ferrari Presidente da FEBAB Sobre a FEBAB

Leia mais

Escola do 1º Ciclo com Pré Escolar Ribeiro Domingos Dias. Projeto Escolar: Hortas Biológicas

Escola do 1º Ciclo com Pré Escolar Ribeiro Domingos Dias. Projeto Escolar: Hortas Biológicas Escola do 1º Ciclo com Pré Escolar Ribeiro Domingos Dias Projeto Escolar: Hortas Biológicas Professores: Ana Luísa Costa Ilda Azevedo Juliano Silva Pedro Lameirinhas Rui Vieira Ano Letivo:2017/2018 ÍNDICE

Leia mais

Responsabilidade Socioambiental como estratégia de Desenvolvimento Sustentável (I)

Responsabilidade Socioambiental como estratégia de Desenvolvimento Sustentável (I) Responsabilidade Socioambiental como estratégia de Desenvolvimento Sustentável (I) Calendário Final de Aulas RSA como estratégia de DS 1. Desenvolvimento Sustentável; 2. DS e as Empresas; 3. Nós e a DS

Leia mais

AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Além de integrar a missão e visão da FACISC, o Desenvolvimento Sustentável passa agora a ser uma de nossas Diretrizes de atuação. Desta forma, propondo a ampliação

Leia mais

Pacto de Constituição da Rede ODS Universidades Brasil

Pacto de Constituição da Rede ODS Universidades Brasil Pacto de Constituição da Rede ODS Universidades Brasil Artigo 1º: ODS Universidades Brasil é uma rede de Instituições de Educação Superior e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) que

Leia mais

Movimento Santa Catarina pela Educação/Blumenau/SC

Movimento Santa Catarina pela Educação/Blumenau/SC PROFESSOR TIMOTHY IRELAND De redes educacionais para uma atuação em rede: construindo o ecossistema da Educação de Jovens e Adultos em Santa Catarina Movimento Santa Catarina pela Educação/Blumenau/SC

Leia mais

Código de Conduta da Fundação Montepio

Código de Conduta da Fundação Montepio Código de Conduta da Fundação Montepio Preâmbulo A Fundação Montepio Geral, instituição particular de solidariedade social, foi criada em 1995, pelo Montepio Geral - Associação Mutualista, com o objetivo

Leia mais

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018 O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo Angélica de Almeida Merli Abril/2018 1 Objetivo Apresentar o programa de escola de tempo integral de São Paulo. 2 - Dezembro de 2005 Histórico - Rede Estadual

Leia mais

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 As competências socioemocionais são saberes que você pode aprender; pode praticar;

Leia mais

RESUMO DO PLANO DE GOVERNO

RESUMO DO PLANO DE GOVERNO RESUMO DO PLANO DE GOVERNO GOVERNANÇA 1. Fortalecer os processos de decisão com a promoção dos instrumentos da democracia participativa. 1.1 Continuar a desenvolver uma perspectiva comum e de longo prazo

Leia mais

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia PIRAPREV CNPJ: 10.543.660/0001-72. Política de Responsabilidade Social

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia PIRAPREV CNPJ: 10.543.660/0001-72. Política de Responsabilidade Social Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia PIRAPREV CNPJ: 10.543.660/0001-72 Política de Responsabilidade Social Dezembro de 2011 1 PREÂMBULO O IPSPMP-PIRAPREV, sendo uma

Leia mais

Lei nº ³³¹⁵. Dispõe sobre a Política Municipal de Educação Ambiental e dá outras providências

Lei nº ³³¹⁵. Dispõe sobre a Política Municipal de Educação Ambiental e dá outras providências Categoria Lei Ordinária Número 3315 Autor Marisa de Souza Pinto Fontana Ementa Dispõe sobre a Política Municipal de Educação Ambiental Lei nº ³³¹⁵ Dispõe sobre a Política Municipal de Educação Ambiental

Leia mais

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO Curso: Engenharia Civil Campus: Osasco Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 Sustentabilidade Notas de Aula 1 do Prof. Samir Tanios Hamzo 2 Definição

Leia mais

A RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO NA CONTRIBUIÇÃO EFETIVA PARA UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL E SOCIALMENTE RESPONSÁVEL UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO IDEAL DE

A RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO NA CONTRIBUIÇÃO EFETIVA PARA UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL E SOCIALMENTE RESPONSÁVEL UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO IDEAL DE A RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO NA CONTRIBUIÇÃO EFETIVA PARA UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL E SOCIALMENTE RESPONSÁVEL UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO IDEAL DE ESTRUTURAÇÃO DO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO COMO CELEIRO PARA

Leia mais

17 Objetivos para Transformar o Mundo: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro 14 de março de 2019

17 Objetivos para Transformar o Mundo: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro 14 de março de 2019 17 Objetivos para Transformar o Mundo: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Rio de Janeiro 14 de março de 2019 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A humanidade tem a capacidade de tornar o desenvolvimento

Leia mais

Domínios temáticos, Conceitos, Metas de Aprendizagem e Propostas de Estratégias/Atividades. Disciplina de Oferta de Escola

Domínios temáticos, Conceitos, Metas de Aprendizagem e Propostas de Estratégias/Atividades. Disciplina de Oferta de Escola Disciplina de Oferta de Escola 7º e 8º anos do 3º ciclo do Ensino Básico Domínios temáticos, Conceitos, de Aprendizagem e Propostas de Estratégias/Atividades José Carlos Morais Educação Ambiental para

Leia mais

Sustentabilidade, Governança a e

Sustentabilidade, Governança a e Sustentabilidade, Governança a e Inovação O guru Michael Porter avisa: o aquecimento global mudará radicalmente a forma de fazer negócios e a governança corporativa. Fonte: Exame dez/2008 Inovar para

Leia mais

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo. Entrevista com Jorge Cascardo

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo. Entrevista com Jorge Cascardo Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo Entrevista com Jorge Cascardo A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece as aprendizagens consideradas essenciais para os alunos brasileiros.

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra. Ter, 11 de Maio de :24

Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra. Ter, 11 de Maio de :24 Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra. Ter, 11 de Maio de 2010 19:24 Projeto de Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra Elaborado na Conferência Mundial dos Povos sobre Mudança Climática

Leia mais

TEMA: Ética, Responsabilidade e Consumo Sustentável: uma aproximação necessária

TEMA: Ética, Responsabilidade e Consumo Sustentável: uma aproximação necessária TEMA: Ética, Responsabilidade e Consumo Sustentável: uma aproximação necessária No cenário dos debates e reflexões sobre a problemática ambiental hodierna, o consumo configura-se como uma perspectiva analítica

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR 1 APRESENTAÇÃO O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná - Sebrae/PR, tem como missão Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Ambiental CERT - 6ª fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Ambiental CERT - 6ª fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT - 6ª fase Advogado de Estatais Período 2006-2016 1) CESGRANRIO Advogado BNDES (2010) No que se refere à tutela constitucional do meio ambiente e aos princípios orientadores

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS

USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS Prof a. Dalciana Vicente Tanaka dalciana@gmail.com 1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Sistema político efetiva participação dos cidadãos no processo decisório melhor

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Leia mais

Estratégia de sustentabilidade

Estratégia de sustentabilidade Estratégia de sustentabilidade Fusão I Itaú + Unibanco Visão I Itaú Unibanco Perguntas norteadoras I 2010 - Itaú Unibanco 1 2 3 O que é Performance Sustentável e qual a relação entre Performance Sustentável

Leia mais

No princípio é a relação. Martin Buber

No princípio é a relação. Martin Buber No princípio é a relação. Martin Buber Direitos e obrigações são uma expressão das relações que nos ligam uns aos outros por sermos membros de uma comunidade e, consequentemente, derivam de tal comunidade.

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM PASSO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM PASSO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Porto Alegre/RS 23 a 26/11/2015 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM PASSO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Bruna Fonsêca de Oliveira Nascimento (*), Tércia Oliveira Castro, Franciele Santos Torres. * Instituto Federal

Leia mais

O PERFIL DO PROFESSOR DO E SI O FU DAME TAL A EDUCAÇÃO AMBIE TAL A CIDADE DE SÃO LUÍS/MA

O PERFIL DO PROFESSOR DO E SI O FU DAME TAL A EDUCAÇÃO AMBIE TAL A CIDADE DE SÃO LUÍS/MA O PERFIL DO PROFESSOR DO E SI O FU DAME TAL A EDUCAÇÃO AMBIE TAL A CIDADE DE SÃO LUÍS/MA CARVALHO,Rita Maria de Sousa 1 1 Departamento de Química/ Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Resumo: A Educação

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

CAPÍTULO 16 AGENDA 21

CAPÍTULO 16 AGENDA 21 CAPÍTULO 16 AGENDA 21. Nunca duvide que um grupo de cidadãos comprometidos e preocupados, possa mudar o mundo, na verdade, esta é a única forma de mudança que pode dar certo. Margaret Mead. Discutido e

Leia mais

Modelo de excelência GesPública

Modelo de excelência GesPública Modelo de excelência GesPública Uma discussão dos fundamentos do modelo PQGF 2007 1 Os fundamentos do modelo em questão Baldridge Prêmio Deming Prêmio Nacional da Qualidade Ambiente privado PQGF Entes

Leia mais

Plano Estratégico de Educação para a Cidadania. Aprender, crescer e fazer acontecer

Plano Estratégico de Educação para a Cidadania. Aprender, crescer e fazer acontecer Aprender, crescer e fazer acontecer 2 Enquadramento A Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento (EECA) deverá constituir-se como uma das linhas orientadoras do Projeto Educativo, numa perspetiva

Leia mais

DINÂMICAS GEOAMBIENTAIS: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

DINÂMICAS GEOAMBIENTAIS: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DINÂMICAS GEOAMBIENTAIS: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Rafael Brugnolli Medeiros¹ O homem como integrante do meio, necessita da natureza para sua sobrevivência, assim, é necessário

Leia mais

SÉRIE UES: COMPARTILHANDO CONHECIMENTO OS 17 OBJETIVOS PARA DESENVOLVIMENTO AGENDA SUSTENTÁVEL

SÉRIE UES: COMPARTILHANDO CONHECIMENTO OS 17 OBJETIVOS PARA DESENVOLVIMENTO AGENDA SUSTENTÁVEL SÉRIE UES: COMPARTILHANDO CONHECIMENTO 01 OS 17 OBJETIVOS PARA AGENDA 2030 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 2030 OS 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Retrospectiva No ano 2000, patrocinado

Leia mais

POLÍTICA SOBRE SUSTENTABILIDADE ODEBRECHT S.A.

POLÍTICA SOBRE SUSTENTABILIDADE ODEBRECHT S.A. POLÍTICA SOBRE SUSTENTABILIDADE ODEBRECHT S.A. Política sobre Sustentabilidade da Odebrecht S.A. 1. OBJETIVO...3 2. CONCEITOS BÁSICOS SOBRE SUSTENTABILIDADE...4 3. COMPROMISSOS COM A SUSTENTABILIDADE...6

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE UMA POLÍTICA AMBIENTAL NA UFRN

REFLEXÕES SOBRE UMA POLÍTICA AMBIENTAL NA UFRN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEP. DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E AUTOMAÇÃO REFLEXÕES SOBRE UMA POLÍTICA AMBIENTAL NA UFRN Prof. Ricardo Ferereira Pinheiro SUMÁRIO 1.

Leia mais

A CAPACITAÇÃO DOS TÉCNICOS MUNICIPAIS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

A CAPACITAÇÃO DOS TÉCNICOS MUNICIPAIS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A CAPACITAÇÃO DOS TÉCNICOS MUNICIPAIS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Samira Marques Lopes Ferreira Graduada em Arquitetura e Urbanismo, pela UNILESTE Pós-graduanda em Design de Interiores pelo

Leia mais

Meio Ambiente: A contribuição da Educação para a Preservação dos Recursos Naturais.

Meio Ambiente: A contribuição da Educação para a Preservação dos Recursos Naturais. Meio Ambiente: A contribuição da Educação para a Preservação dos Recursos Naturais. Maria Adélia Rodrigues da Palma 1 2º Ano de Pedagogia Profª Elisa Maria A. L. Soares Orientadora Resumo O artigo aborda

Leia mais

Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE. Prof.ª Yngrid Nantes.

Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE. Prof.ª Yngrid Nantes. Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE Prof.ª Yngrid Nantes yngrid.nantes@yahoo.com.br Meio Ambiente Conceitos Básicos Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química,

Leia mais

QUEM SÃO OS FORMADORES? Histórias de Vida que produzem saberes sobre sua formação profissional

QUEM SÃO OS FORMADORES? Histórias de Vida que produzem saberes sobre sua formação profissional Didática e Docência: desafios da Educação Básica para os formadores de Professores Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades UNIGRANRIO Haydéa Reis MARÇO / 2012 QUEM SÃO OS FORMADORES?

Leia mais

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a:

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Competências e Habilidades do Prof. Pedro Carlos de Carvalho Administração Já sabemos que ela é imprescindível para a: EXISTÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA e SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES. É

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA ESCOLA BÁSICA DE VALADARES OFERTA COMPLEMENTAR DE ESCOLA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA Introdução A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA SOBRE O CURSO A formação do docente para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Curso Normal preconiza o respeito à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, em

Leia mais