DISCUTINDO PEDAGOGIAS CULTURAIS E REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISCUTINDO PEDAGOGIAS CULTURAIS E REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO"

Transcrição

1 DISCUTINDO PEDAGOGIAS CULTURAIS E REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO Joanalira Corpes Magalhães A instituição escolar é tida, pela maioria d@s profissionais da educação, como o espaço privilegiado no qual a pedagogia e o currículo estão presentes. Entretanto, é necessário estar atent@s para os outros espaços que estão funcionando como produtores de saberes, conhecimentos, formas de pensar e agir. Nesse sentido, as diversas pedagogias culturais revistas, programas de TV, vídeos, propagandas, mídia, entres outros vêm produzindo [...] um certo corpo de conhecimentos [...] (SILVA, 2004, p. 140), interpelando os sujeitos, (re)afirmando práticas e identidades hegemônicas. Neste texto, analiso revistas que têm funcionado como um currículo cultural, nas quais as identidades de gênero são constituídas e o conhecimento é produzido e legitimado por um saber científico. Para tanto, utilizo-me dos campos teóricos dos Estudos Culturais 1, pelo viés de suas vertentes pós-estruturalistas. Na perspectiva cultural, as pedagogias, enquanto processos sociais que ensinam, estendem-se a todos aqueles espaços sociais implicados na produção e no intercâmbio de significados (RIBEIRO, 2002). O conceito de pedagogia cultural procura ampliar a noção de educação para além da escolar. O termo pedagogia cultural supõe que a educação ocorra numa variedade de áreas sociais, incluindo, mas não se limitando à escolar. Áreas pedagógicas são aqueles lugares onde o poder é organizado e difundido, incluindo-se bibliotecas, TV, cinemas, jornais, revistas, brinquedos, propagandas, videogames, livros, esportes, etc. (STEINBERG, 2001, p.14). Assim como a educação, as outras instâncias culturais mídia, família, religião, revistas, entre outras também têm uma pedagogia, também transmitem algo (SILVA, 2004, p. 139), ensinam conhecimentos, valores e habilidades. Para Giroux e Maclaren (1995, p. 144), existe pedagogia em qualquer lugar onde o 1 Os Estudos Culturais constituem-se em um campo de teorização, investigação e intervenção que estuda os aspectos culturais da sociedade, que têm sua origem a partir da fundação do Centro de Estudos Culturais Contemporâneos, na Universidade de Birmingham, Inglaterra, em 1964.

2 conhecimento é produzido, em qualquer lugar em que existe a possibilidade de traduzir a experiência e construir verdades, mesmo que essas verdades pareçam irremediavelmente redundantes, superficiais e próximas ao lugar comum. Segundo Ribeiro (2002), as pedagogias culturais que ensinam tipos de pensamento e de ações em relação a si, as/aos outr@s e ao mundo estendem-se a diferentes práticas que, ao produzirem e compartilharem determinados significados, ensinam configurando tipos particulares de identidades e de subjetividades. Tais pedagogias culturais produzem valores e saberes, regulam condutas e modos de ser, fabricam identidades e representações e constituem certas relações de poder 2, entre outras coisas (SABAT, 2001). Cabe salientar o entendimento de representação que trago neste texto. Representação, na perspectiva dos Estudos Culturais nas vertentes pósestruturalistas é entendida como um modo de produzir significados na cultura através da linguagem. Conforme destaca Silva, a representação é um sistema de significação. [...] na representação está envolvida uma relação entre um significado (conceito, idéia) e um significante (uma inscrição, uma marca material: som letra, imagem, sinais manuais). Nessa formulação, não é necessário remeter-se à existência de um referente (a coisa em si): as coisas só entram num sistema de significação no momento em que lhes são atribuídas um significado. (2003, p. 35) Dessa perspectiva, ao analisarmos algumas pedagogias culturais destinadas ao público jovem, como a revista Capricho, vamos perceber como essas, através de sua rede de discursos e representações, vão constituindo as identidades e subjetividades desses sujeitos. Nessa revista, na edição de agosto de 2007, existe uma reportagem intitulada Os meninos têm mais neurônios que as meninas?, publicada na seção Alguém me explica garotos. A reportagem mostra as explicações e teorias formuladas pelas neurociências e neuropsicologia quanto às questões 2 Utilizo poder numa perspectiva foucaultiana, ou seja, como uma relação de ações sobre ações algo que se exerce, que se efetua e funciona em rede. Nessa rede, os indivíduos não só circulam, mas estão em posição de exercer o poder e de sofrer sua ação e, conseqüentemente, de resistir a ele (FOUCAULT, 2006).

3 relacionadas às diferenças na anatomia e fisiologia do cérebro de meninas e meninos. O texto começa respondendo a pergunta que intitula a reportagem. A resposta é afirmativa, ou seja, meninos possuem mais neurônios que as meninas. Ressalta que os garotos [...] têm o cérebro 3% maior [...] e, por isso, têm mais neurônios e que as garotas são beneficiadas por terem [...] mais fibras que conectam o lado direito e esquerdo (FATURETO e MORAES, 2007, p. 90). Segundo as autoras, isso explicaria as habilidades específicas de cada sexo. Destaco abaixo fragmentos e imagens de tal reportagem. Analiso texto e imagem, pois a relação entre esses elementos torna-se importante, na medida em que eles são indissociáveis na (re)produção de representações culturais (SABAT, 2001). Cérebro masculino: Garotos têm desenvolvimento precoce do lado direito do cérebro, responsável pelo processamento de imagens. Por isso, têm melhor desempenho em jogos de tabuleiro e videogames. Porém, por terem menos conexões cerebrais que as meninas, eles normalmente são menos atentos que elas. Cérebro feminino: Nós temos mais conexões cerebrais! Essa rede mais ampla permite que o nosso cérebro lide com as informações de maneira mais abrangente. E é por isso que até a adolescência as mulheres têm a linguagem mais desenvolvida, falam e se expressam melhor e tiram melhores notas no colégio. Ao analisar tal matéria, percebe-se algumas representações de gênero presentes na sociedade e o quanto o discurso posto aí é marcado pela linguagem

4 científica e biológica, para apontar, determinar e justificar as diferentes aptidões, habilidades e comportamentos entre meninas e meninos. Destaco, também, uma outra imagem, que aparece ao final da reportagem. No balão está escrita a seguinte frase: Placar: 2 X 2. Apesar do time desfalcado, as meninas empatam o jogo!!!!. Com a expressão time desfalcado, as autoras pretendem enfatizar a questão das meninas possuírem menos neurônios, o que as tornariam intelectualmente inferiores. Outro aspecto que me chamou muita atenção foi que essa figura parece ser a de uma professora, condizendo com o discurso apresentado no quadro acima, onde se coloca que as meninas tiram as melhores notas no colégio e que os meninos são menos atentos. Em um outro artigo, publicado na revista de divulgação científica Viver, Mente e Cérebro (2007), também são colocadas algumas questões referentes ao diferente desempenho escolar de meninas e meninos, e como a ciência e a psicologia vêm tratando dessas questões. Alguns professores criam os próprios modelos de bom e mau aluno: caderno limpo e caprichado é coisa de menina; já material desorganizado e sujo é de menino. [...] Nas meninas, a apatia, costuma ser interpretada como submissão; nos meninos, como desleixo. (CAVALCANTI, 2007, p ). Esses dois exemplos possibilitam observar que tanto em uma revista para o público adolescente, como a Capricho, quanto uma revista que tem como leitor@s alvos pessoas inseridas ou interessadas nesse campo de estudos (neurociências) Viver, Mente e Cérebro apresentam discursos construídos pela linguagem biológica e marcados pela autoridade da ciência, tendo, com isso, sua legitimidade dificilmente questionada. Esses discursos vêm mostrando as diferenças entre meninas e meninos relacionadas ao funcionamento do cérebro de ambos, focando nesse órgão a origem das distinções/diferenciações entre os gêneros.

5 Cabe salientar que entendo os gêneros como construções sócio-históricas produzidas sobre as características biológicas (LOURO, 2000), produto e efeito de relações de poder, incluindo os processos que produzem, distinguem e separam os corpos dotados de sexo, gênero e sexualidade (MEYER, 2003). Contudo, ao enfatizar o caráter construído dos gêneros não estou negando a materialidade biológica dos corpos, mas sim busco problematizar as representações que se apóiam nas características biológicas para justificar diferenças, desigualdades e posicionamentos sociais. Os discursos científicos presentes nessas pedagogias sugerem que o gênero encontra-se inscrito na anatomia do sujeito, numa determinada região do cérebro, pré-existindo uma normalização na conduta de meninos e meninas (MEYER, 2003). Espera-se, então, que essas marcas naturais expressem a subjetividade e a identidade dos indivíduos. Ribeiro e Soares (2007, p. 27) destacam que em cada sociedade, o ser "menino" ou "menina", é transmitido às crianças desde o nascimento, pelas práticas culturais estabelecidas num primeiro momento pela família e depois pelas diferentes instâncias sociais como a escola, a igreja, o clube, a mídia. Instituem-se aí, as estereotipias de gênero [...]. Meninos são fortes, jogam bola, usam roupa azul. Meninas são carinhosas, brincam de casinha, de boneca, usam roupa rosa, por exemplo. (Re)afirmando as diferenças entre os gêneros, tais pedagogias culturais como exemplo as revistas aqui mencionadas fazem um investimento reiteirando identidades e práticas hegemônicas enquanto subordinam, negam ou recusam outras identidades e práticas através de seus discursos e representações (LOURO, 2001). Esses discursos, marcados pelo determinismo 3 biológico, pretendem mostrar, de forma naturalizada, as preferências, aptidões, habilidades, e comportamentos de cada gênero, como se essas fossem características oriundas somente do corpo biológico e dadas a priori. Para Louro (1998), na 3 Segundo Silva (2000, p. 39), determinismo é a tendência a atribuir um peso e um grau exagerados à determinação que um certo fenômeno exerce sobre outro. Dependendo de qual fator se considera determinante, pode-se falar em determinismo biológico, determinismo econômico, determinismo tecnológico etc.

6 medida em que o conceito de gênero afirma o caráter social do feminino e do masculino, pretende-se afastar as proposições essencialistas. A ótica fica dirigida para um processo, para uma construção, e não para algo como dado a priori. Essas pedagogias culturais interpelam os sujeitos, (re)afirmam as diferenças entre os gêneros. Segundo Silva (2004), embora não tenham o objetivo explícito de ensinar, elas acabam transmitindo uma variedade de formas de conhecimentos. Ensinam modos de ser uma ou um adolescente, ou seja, tais pedagogias também têm um currículo. Tal como o currículo escolar, o chamado currículo cultural contém um conhecimento organizado em torno de relações de poder, de regulação e controle (SABAT, 2001). Ainda que não sejam, de maneira geral, reconhecidas como tais, as pedagogias culturais são importantes na formação das identidades e subjetividades dos sujeitos. Conforme destaca Silva, revoluções nos sistemas de informação e comunicação, [...], tornam cada vez mais problemáticas as separações e distinções entre o conhecimento cotidiano, o conhecimento da cultura e o conhecimento escolar. É essa permeabilidade que é enfatizada pela perspectiva dos Estudos Culturais. A teoria curricular crítica vê tanto a indústria cultural quanto o currículo escolar como artefatos culturais sistemas de significação implicados na produção de identidades e subjetividades, no contexto de relações de poder. (2004, p ) Cabe salientar que, neste texto, também pretendi discutir e problematizar as chamadas interpretações biológicas como invenções, como construções históricas, portanto, humanas e contingentes, que são produzidas a partir dos próprios fatos, já imersos em teorias, com valores já carregados de teoria (HARAWAY, 1991). Ou seja, pretendi mostrar que os conhecimentos científicos produzidos sobre as diferenças entre mulheres e homens são culturalmente construídos, carregados de valores, significados e representações que estão presentes em nossa sociedade.

7 Referências Bibliográficas: CAVALCANTI, Laura Battaglia Pires. Na sala de aula. Viver Mente & Cérebro Scientific American, São Paulo, n. 10, p , edição especial FATURETO, Fernanda; MORAES, Rebeca de. Os meninos têm mais neurônios que as meninas? Revista Capricho. n. 1025, p. 90, agos, FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós- estruturalista. 2 ed. Rio de Janeiro: Vozes, Corpo, Escola e Identidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, vol. 25, n. 2, p , jul/nov GIROUX, Henry, MACLAREN, Peter. Por uma pedagogia crítica da representação. IN: SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antônio Flávio (Org.) Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995, p HARAWAY, Donna. Simians, cyborgs, and women. London: Routledge, MEYER, Dagmar. Gênero e educação: teoria e política. In LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe, GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, p RIBEIRO, Paula Regina Costa. Inscrevendo a sexualidade: discursos e práticas de professoras das séries iniciais do ensino fundamental f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica) Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RIBEIRO, Paula Regina Costa; SOARES, Guiomar Freitas. As identidades de gênero. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa (Org.). Corpos, gêneros e sexualidades: questões possíveis para o currículo escolar. Caderno Pedagógico Anos Iniciais. Rio Grande: Editora da FURG, p SABAT, Ruth. Pedagogia cultural, gênero e sexualidade. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, n. 1, p , SILVA, Tomas Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, Documentos de identidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

8 STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Jon (Orgs.). Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder. Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008

Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder. Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008 Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008 Gênero e mídia: analisando a rede de discursos neurocientíficos em programas de TV Joanalira Corpes Magalhães 1 (UFRGS),

Leia mais

E DIFERENTES: DISCUTINDO REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO

E DIFERENTES: DISCUTINDO REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO DESCOLAD@S, DIVERTID@, ATREVID@S E DIFERENTES: DISCUTINDO REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO Profª. Msc. Fabiane Ferreira da Silva Msn. Joanalira Corpes Magalhães Se a menina......se insinua é atirada. Se fica na

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÂNIA: UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE A PEDAGOGIA DO CORPO

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÂNIA: UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE A PEDAGOGIA DO CORPO EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÂNIA: UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE A PEDAGOGIA DO CORPO Lady Tatiane da Silva Miranda 1 Resumo 2 O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar as relações

Leia mais

ENSINO DE HISTÓRIA E TEMAS TRANSVERSAIS: UMA ABORGAGEM PÓS-ESTRUTUTAL A PARTIR DO EIXO NORTEADOR RELAÇÕES DE GÊNERO.

ENSINO DE HISTÓRIA E TEMAS TRANSVERSAIS: UMA ABORGAGEM PÓS-ESTRUTUTAL A PARTIR DO EIXO NORTEADOR RELAÇÕES DE GÊNERO. ENSINO DE HISTÓRIA E TEMAS TRANSVERSAIS: UMA ABORGAGEM PÓS-ESTRUTUTAL A PARTIR DO EIXO NORTEADOR RELAÇÕES DE GÊNERO. Jéssica Salvino Mendes 1 Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e-mail: jessicasalvinom@gmail.com

Leia mais

HOMOSSEXUALIDADE, SABERES CIENTÍFICOS E ESCOLA: PEDAGOGIAS DA SEXUALIDADE NAS PÁGINAS DE REVISTAS

HOMOSSEXUALIDADE, SABERES CIENTÍFICOS E ESCOLA: PEDAGOGIAS DA SEXUALIDADE NAS PÁGINAS DE REVISTAS IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN HOMOSSEXUALIDADE, SABERES CIENTÍFICOS E ESCOLA: PEDAGOGIAS DA SEXUALIDADE NAS

Leia mais

COMO FALAR DE SEXUALIDADES NA SALA DE AULA?

COMO FALAR DE SEXUALIDADES NA SALA DE AULA? ESPAÇOS EDUCATIVOS COMO FALAR DE SEXUALIDADES NA SALA DE AULA? Profa. Drn. Benícia Oliveria da Silva* Resumo Atualmente, defendemos a importância de possibilitarmos discussões acerca das temáticas de sexualidades

Leia mais

ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GEOGRAFIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG NA BUSCA DAS QUESTÕES DE GÊNERO

ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GEOGRAFIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG NA BUSCA DAS QUESTÕES DE GÊNERO ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GEOGRAFIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG NA BUSCA DAS QUESTÕES DE GÊNERO Évelin Pellegrinotti Rodrigues 1 Luar Fagundes 2 Paula Regina Costa

Leia mais

Artefatos culturais e educação...

Artefatos culturais e educação... Artefatos culturais e educação... USO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROFª. JOICE ARAÚJO ESPERANÇA Vídeos: artefatos culturais? Vídeos Filmes Desenhos animados documentários Propagandas Telenovelas

Leia mais

FORMAR PARA A DIVERSIDADE: A QUESTÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO GERAL DE PSICÓLOGOS E PSICÓLOGAS NA CIDADE DE PELOTAS

FORMAR PARA A DIVERSIDADE: A QUESTÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO GERAL DE PSICÓLOGOS E PSICÓLOGAS NA CIDADE DE PELOTAS FORMAR PARA A DIVERSIDADE: A QUESTÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO GERAL DE PSICÓLOGOS E PSICÓLOGAS NA CIDADE DE PELOTAS Ana Carolina Paes anacarolina-paes@hotmail.com Psicóloga e graduanda em Ciências

Leia mais

GÊNERO E GOVERNAMENTALIDADE: UMA ARTICULAÇÃO TEÓRICO- METODOLÓGICA PARA ANALISAR PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO Maria Cláudia Dal Igna UNISINOS

GÊNERO E GOVERNAMENTALIDADE: UMA ARTICULAÇÃO TEÓRICO- METODOLÓGICA PARA ANALISAR PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO Maria Cláudia Dal Igna UNISINOS GÊNERO E GOVERNAMENTALIDADE: UMA ARTICULAÇÃO TEÓRICO- METODOLÓGICA PARA ANALISAR PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO Maria Cláudia Dal Igna UNISINOS O objetivo deste texto é desenvolver uma discussão teórico-metodológica

Leia mais

GÊNEROS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

GÊNEROS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO GÊNEROS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO O começo de tudo... Movimentos feministas - PRIMEIRA ONDA: Começo do século XX sufragismo - SEGUNDA ONDA: preocupações sociais e políticas e construções teóricas. - Distinção

Leia mais

AS LIÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL- ENSINANDO MODOS DE CUIDAR DO PLANETA

AS LIÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL- ENSINANDO MODOS DE CUIDAR DO PLANETA AS LIÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL- ENSINANDO MODOS DE CUIDAR DO PLANETA Camila da Silva Magalhães Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade

Leia mais

PRODUÇÕES CULTURAIS SURDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILINGUE

PRODUÇÕES CULTURAIS SURDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILINGUE Resumo PRODUÇÕES CULTURAIS SURDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILINGUE Beras, Júlia J.(IC); Lunardi-Lazzarin, Márcia L. R. (O). Universidade Federal de Santa Maria CNPq/ FIPE O projeto de pesquisa Produções

Leia mais

CÉREBRO, HEMISFÉRIOS CEREBRAIS, GENES, CROMOSSOMOS: A BIOLOGIA ENSINANDO MODOS DE SER HOMEM E MULHER

CÉREBRO, HEMISFÉRIOS CEREBRAIS, GENES, CROMOSSOMOS: A BIOLOGIA ENSINANDO MODOS DE SER HOMEM E MULHER CÉREBRO, HEMISFÉRIOS CEREBRAIS, GENES, CROMOSSOMOS: A BIOLOGIA ENSINANDO MODOS DE SER HOMEM E MULHER BRAIN, BRAIN HEMISPHERES, GENES, CROMOSSOMES: BIOLOGY TEACHING THE WAYS HOW TO BE MAN AND WOMAN Msn.

Leia mais

O CURRÍCULO ESCOLAR EM FOCO: UM ESTUDO DE CASO

O CURRÍCULO ESCOLAR EM FOCO: UM ESTUDO DE CASO O CURRÍCULO ESCOLAR EM FOCO: UM ESTUDO DE CASO Introdução Mayara Carvalho Peixoto (UFCG) mayaracarvalho-@hotmail.com O currículo é tido como um resultado das tensões, conflitos e concessões culturais,

Leia mais

O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS JOVENS

O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS JOVENS O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS Vilma Nonato de Brício Universidade Federal do Pará, Brasil briciovn@gmail.com EIXO: 8. Currículo, Inclusão e Diferença

Leia mais

AS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NO CURRÍCULO ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ (SC)

AS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NO CURRÍCULO ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ (SC) AS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NO CURRÍCULO ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ (SC) clvidaletti@yahoo.com.br INTRODUÇÃO Este estudo apresenta dados preliminares de uma

Leia mais

NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE/RS

NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE/RS NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE/RS Patrícia Luiza Gonçalves Trindade 1 Resumo Este trabalho tem como objetivo investigar e problematizar como quatro docentes

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Sexualidade Humana Código: PSI32 Professor: Dra. Gilclécia Oliveira Lourenço E-mail: gilclecia.lourenco@fasete.edu.br

Leia mais

sexo, sexualidade, gênero, orientação sexual e corpo

sexo, sexualidade, gênero, orientação sexual e corpo Antes de ler o texto que se segue, pense sobre as noções de sexo, sexualidade, gênero, orientação sexual e corpo. Em seguida, escreva nesta página o que você entende por essas noções. Traga o que você

Leia mais

MODA PEDAGÓGICA: ESTUDO SOBRE DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS POR INTERMÉDIO DAS ROUPAS

MODA PEDAGÓGICA: ESTUDO SOBRE DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS POR INTERMÉDIO DAS ROUPAS MODA PEDAGÓGICA: ESTUDO SOBRE DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS POR INTERMÉDIO DAS ROUPAS PEDAGOGIC FASHION: A ESTUDY OF DEVELOPMENT AND LEARNING OF CHILDRENS BY HELP FROM CLOTHES Autor: Michele

Leia mais

PROJETO DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR. AS LINGUAGENS DA CIDADE: mapas espaciais e mapas sociolinguísticos

PROJETO DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR. AS LINGUAGENS DA CIDADE: mapas espaciais e mapas sociolinguísticos UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUÍSTICA PROJETO DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR AS LINGUAGENS DA CIDADE: mapas espaciais e mapas sociolinguísticos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período Letivo PROFESSORA: Caroline Kern Contato

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período Letivo PROFESSORA: Caroline Kern Contato UNIVERSIDADE DO - UDESC DEPARTAMENTO: Pedagogia CURSO: PEN-EDI Pedagogia - noturno DISCIPLINA: Currículo, Conhecimento e Cultura II Código 6 CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período Letivo 2013-2 PROFESSORA: Caroline

Leia mais

TÍTULO: ENTRE OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DE UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA COM A CRIANÇA TRANSGÊNERO.

TÍTULO: ENTRE OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DE UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA COM A CRIANÇA TRANSGÊNERO. TÍTULO: ENTRE OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DE UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA COM A CRIANÇA TRANSGÊNERO. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

GÊNERO: ENTRE ASPECTOS DA TEORIA SOCIAL E A TEORIA DA LINGUAGEM.

GÊNERO: ENTRE ASPECTOS DA TEORIA SOCIAL E A TEORIA DA LINGUAGEM. GÊNERO: ENTRE ASPECTOS DA TEORIA SOCIAL E A TEORIA DA LINGUAGEM. Karina de Fª Visentin Bochnia 1 Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar como ocorrem as considerações a respeito dos aspectos

Leia mais

AS PRÁTICAS ESPORTIVAS E AS PROBLEMATIZAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

AS PRÁTICAS ESPORTIVAS E AS PROBLEMATIZAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR AS PRÁTICAS ESPORTIVAS E AS PROBLEMATIZAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Thaís Rodrigues de Almeida Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - Universidade do Estado de Santa Catarina Palavras

Leia mais

Brinquedo de miriti e a representação idealizada do corpo: questões para o currículo

Brinquedo de miriti e a representação idealizada do corpo: questões para o currículo Brinquedo de miriti e a representação idealizada do corpo: questões para o currículo Joyce Ribeiro joyce@ufpa.br Lidia Sarges lidiasarges@yahoo.com.br Igora Dácio igorarock@hotmail.com 1 O brinquedo de

Leia mais

A REPRESENTAÇÃO DE IDENTIDADES DE GÊNERO E DE DIVERSIDADE SEXUAL NA PRODUÇÃO LITERÁRIA PARA JOVENS LEITORES

A REPRESENTAÇÃO DE IDENTIDADES DE GÊNERO E DE DIVERSIDADE SEXUAL NA PRODUÇÃO LITERÁRIA PARA JOVENS LEITORES A REPRESENTAÇÃO DE IDENTIDADES DE GÊNERO E DE DIVERSIDADE SEXUAL NA PRODUÇÃO LITERÁRIA PARA JOVENS LEITORES Nome do Aluno 1 : Aurílio Soares da Silva Nome do Orientador 2 : Prof. Dr. Flávio Pereira Camargo

Leia mais

Um mundo de princesas e super-heróis: representações de gênero em encarte publicitário

Um mundo de princesas e super-heróis: representações de gênero em encarte publicitário - RESUMO COMENTADO - Um mundo de princesas e super-heróis: representações de gênero em encarte publicitário Consultoria em pesquisas Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana Março 2017 Pâmela Saunders

Leia mais

TEM GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA SIM! EM FOCO AÇÕES DO PROJETO ESCOLA PROMOTORA DA IGUALDADE DE GÊNERO

TEM GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA SIM! EM FOCO AÇÕES DO PROJETO ESCOLA PROMOTORA DA IGUALDADE DE GÊNERO TEM GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA SIM! EM FOCO AÇÕES DO PROJETO ESCOLA PROMOTORA DA IGUALDADE DE GÊNERO Lara Torrada Pereira 1 Paula Regina Costa Ribeiro 2 Juliana Lapa Rizza 3 Resumo No ano de 2017 o

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas 127 Referências bibliográficas ALTMANN, Helena. Orientaçãosexual na escola: recortes de corpos e de gênero. Cadernos Pagu: Unicamp (21), pp. 281-315, 2003.. Orientação sexual nos Parâmetros Curriculares

Leia mais

A escola como local de reprodução e reafirmação de estereótipos de gênero: é possível romper com essa lógica?

A escola como local de reprodução e reafirmação de estereótipos de gênero: é possível romper com essa lógica? A escola como local de reprodução e reafirmação de estereótipos de gênero: é possível romper com essa lógica? Autora: Daniele Dionizio 2º semestre/ 2017 Texto Teórico 1. Introdução As questões de gênero

Leia mais

Representações de corpos masculinos e femininos nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental

Representações de corpos masculinos e femininos nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental Gênero e sexualidade nas práticas escolares ST. 7 Márcia Regina Xavier Marques i UFRGS Paula Regina Costa Ribeiro ii FURG/UFRGS Palavras-chave : corpos, gênero, livros didáticos Representações de corpos

Leia mais

SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE. Autora: Cristiane Gonçalves da Silva

SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE. Autora: Cristiane Gonçalves da Silva Unidade 1 - Sexualidade: Dimensão conceitual, diversidade e discriminação SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE Autora: Cristiane Gonçalves da Silva Objetivo: Promover a reflexão sobre a trajetória

Leia mais

CURSO DE VERÃO. PROPOSTA: Com a intenção de atender aos diferentes atores interessados na temática da disciplina,

CURSO DE VERÃO. PROPOSTA: Com a intenção de atender aos diferentes atores interessados na temática da disciplina, CURSO DE VERÃO DISCIPLINA: Matemática escolar, Currículo e Cultura PÚBLICO-ALVO: Destinados aos professores da Educação Básica, alunos (graduação e pósgraduação) e demais interessados nas teorias do currículo

Leia mais

MÍDIA, GÊNEROS E NEUROCIÊNICAS: A PRODUÇÃO DAS FEMINILIDADES E MASCULINIDADES NAS PEDAGOGIAS CULTURAIS

MÍDIA, GÊNEROS E NEUROCIÊNICAS: A PRODUÇÃO DAS FEMINILIDADES E MASCULINIDADES NAS PEDAGOGIAS CULTURAIS MÍDIA, GÊNEROS E NEUROCIÊNICAS: A PRODUÇÃO DAS FEMINILIDADES E MASCULINIDADES NAS PEDAGOGIAS CULTURAIS Joanalira Corpes Magalhães 1 Paula Regina Costa Ribeiro - Orientadora 2 1 FURG/ PPG Educação em Ciências:

Leia mais

Cadernos Cedes /87. Corpo, educação física e sociedade: diálogos em tempos e espaços. Apresentação

Cadernos Cedes /87. Corpo, educação física e sociedade: diálogos em tempos e espaços. Apresentação Cadernos Cedes /87 Corpo, educação física e sociedade: diálogos em tempos e espaços 145 APRESENTAÇÃO ste número reúne artigos decorrentes de produções acadêmicas em nível de mestrado ou doutorado que,

Leia mais

ESPAÇO DO CURRÍCULO, v.8, n.1, p , Janeiro a Abril de O FETICHE E O CURRÍCULO: um viés epistemológico 1

ESPAÇO DO CURRÍCULO, v.8, n.1, p , Janeiro a Abril de O FETICHE E O CURRÍCULO: um viés epistemológico 1 RESENHAS O FETICHE E O CURRÍCULO: um viés epistemológico 1 Rafael Ferreira de Souza Honorato 2 O autor descreve que o livro Currículo como Fetiche é uma obra que vem, de forma descontraída e com outros

Leia mais

LOURO, G.L.; NECKEL, J.F.; GOELLNER, S.V. (organizadoras) Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação.

LOURO, G.L.; NECKEL, J.F.; GOELLNER, S.V. (organizadoras) Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 221 RESENHA Corpo, Gênero e Sexualidade LOURO, G.L.; NECKEL, J.F.; GOELLNER, S.V. (organizadoras) Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Roberta Gaio Doutora em Educação, professora

Leia mais

5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS. 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG

5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS. 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG SEXUALIDADE E GÊNERO: o que pensam nossos alunos Douglas MONTANHEIRO 1 ;

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências humanas e da Educação Curso de Pedagogia PLANO DE ENSINO.

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências humanas e da Educação Curso de Pedagogia PLANO DE ENSINO. 01 Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências humanas e da Educação Curso de Pedagogia PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO PEDAGOGIA ANO/SEMESTRE: 2018 / 1 CURSO Pedagogia FASE: 3ª DISCIPLINA

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DE DOIS PIBIDIANOS NO TRABALHO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE DENTRO DA ESCOLA

A EXPERIÊNCIA DE DOIS PIBIDIANOS NO TRABALHO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE DENTRO DA ESCOLA A EXPERIÊNCIA DE DOIS PIBIDIANOS NO TRABALHO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE DENTRO DA ESCOLA Alessandra Monteiro Rosini¹, Marcos Martins da Costa², Iara Mora Longhini³ 1,2,3 Universidade Federal de Uberlândia

Leia mais

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TEORIA DE GÊNEROS.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TEORIA DE GÊNEROS. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TEORIA DE GÊNEROS. Jessica da Silva Miranda 1 Felipe Antonio Moura Miranda 2 Resumo: Meninas não gostam de cálculos e meninos são predispostos

Leia mais

GENERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Eugenia Lucia dos Santos Nunes ¹ Clara Roberta Coutinho Silva ²

GENERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Eugenia Lucia dos Santos Nunes ¹ Clara Roberta Coutinho Silva ² GENERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Eugenia Lucia dos Santos Nunes ¹ Clara Roberta Coutinho Silva ² RESUMO A escola, por meio de suas professoras, estava reproduzindo diariamente, uma identidade nos sujeitos masculinos

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde Mestrado em Educação Profissional em Saúde

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde Mestrado em Educação Profissional em Saúde Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde Mestrado em Educação Profissional em Saúde 2013 Disciplina eletiva: Concepções de Currículo, Trabalho Docente e Educação Profissional Professores

Leia mais

TOMBOY: POTENCIALIDADE PARA PROBLEMATIZAR GÊNERO E SEXUALIDADE Apolônia de J. Ferreira Silva 1 Gláucia Siqueira Marcondes 2 Jeanne C.

TOMBOY: POTENCIALIDADE PARA PROBLEMATIZAR GÊNERO E SEXUALIDADE Apolônia de J. Ferreira Silva 1 Gláucia Siqueira Marcondes 2 Jeanne C. Resumo TOMBOY: POTENCIALIDADE PARA PROBLEMATIZAR GÊNERO E SEXUALIDADE Apolônia de J. Ferreira Silva 1 Gláucia Siqueira Marcondes 2 Jeanne C. Vieira Taylor 3 O presente trabalho busca discutir e problematizar

Leia mais

PONTÃO DE CULTURA BRINCANDO DE CONSTRUIR BONECOS COM SUCATA E PAPELAGEM. Talita Dias Miranda e Silva. Realização

PONTÃO DE CULTURA BRINCANDO DE CONSTRUIR BONECOS COM SUCATA E PAPELAGEM. Talita Dias Miranda e Silva. Realização Realização PONTÃO DE CULTURA BRINCANDO DE CONSTRUIR BONECOS COM SUCATA E PAPELAGEM Talita Dias Miranda e Silva FE-USP São Paulo - SP 2009 Coleção Pontão de Cultura Caderno 1 Créditos Coordenação: Tizuko

Leia mais

PROJETO: CRIANÇAS NO FAZENDO GÊNERO

PROJETO: CRIANÇAS NO FAZENDO GÊNERO PROJETO: CRIANÇAS NO FAZENDO GÊNERO Justificativa Faz-se necessário hoje pensar sobre o lugar da infância na contemporaneidade. Alguns teóricos da sociologia da infância a problematizam como um entre-lugar,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA EMENTA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA EMENTA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO 2006-2 PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Disciplina: Tópicos Especiais em Educação Visual PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Leia mais

Anais do VII Seminário Fazendo Gênero 28, 29 e 30 de 2006

Anais do VII Seminário Fazendo Gênero 28, 29 e 30 de 2006 Ruídos na representação da mulher: preconceitos e estereótipos na literatura e em outros discursos ST 13 Fabiane Ferreira da Silva UFRGS i Paula Regina Costa Ribeiro UFRGS/FURG ii Palavras-chave: Pedagogias

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2013-1 CURSO: Pedagogia FASE: 3ª DISCIPLINA: Curriculo:

Leia mais

POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL ( ): DISPUTAS DISCURSIVAS PARA A FIXAÇÃO DE UMA IDENTIDADE PARA O PROFESSOR

POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL ( ): DISPUTAS DISCURSIVAS PARA A FIXAÇÃO DE UMA IDENTIDADE PARA O PROFESSOR 1 POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL (2006-2015): DISPUTAS DISCURSIVAS PARA A FIXAÇÃO DE UMA IDENTIDADE PARA O PROFESSOR Rosely dos Santos Almeida Programa de Pós-Graduação da Universidade

Leia mais

DESCOBRINDO A SI MESMO: COMO A IMAGEM CORPORAL CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA?

DESCOBRINDO A SI MESMO: COMO A IMAGEM CORPORAL CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA? DESCOBRINDO A SI MESMO: COMO A IMAGEM CORPORAL CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA? Camila Ribeiro Menotti 1 Simone Dorneles Gomes 2 Introdução A adolescência é uma fase de mudanças

Leia mais

BIBLIOGRAFIA. ANADON, M. & MACHADO, P. B. (2001). Reflexões teórico- metodológicas Sobre as Representações Sociais. Salvador: UNEB.

BIBLIOGRAFIA. ANADON, M. & MACHADO, P. B. (2001). Reflexões teórico- metodológicas Sobre as Representações Sociais. Salvador: UNEB. BIBLIOGRAFIA ANADON, M. & MACHADO, P. B. (2001). Reflexões teórico- metodológicas Sobre as Representações Sociais. Salvador: UNEB. BARDIN, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. CAMPOS, D.

Leia mais

NARRATIVAS DOCENTES, GÊNEROS E SEXUALIDADES

NARRATIVAS DOCENTES, GÊNEROS E SEXUALIDADES Início de conversa NARRATIVAS DOCENTES, GÊNEROS E SEXUALIDADES Carolina Lourenço Cintra 1 Elenita Pinheiro de Queiroz Silva 2 Este texto apresenta relato de experiência vivido em nossa trajetória profissional

Leia mais

A CULTURA CORPORAL PATRIMONIAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUBSÍDIOS DE UM MULTICUTURALISMO CRÌTICO RESUMO

A CULTURA CORPORAL PATRIMONIAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUBSÍDIOS DE UM MULTICUTURALISMO CRÌTICO RESUMO A CULTURA CORPORAL PATRIMONIAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUBSÍDIOS DE UM MULTICUTURALISMO CRÌTICO Franz Carlos Oliveira Lopes Licenciado e Bacharel em Educação Física Professor da rede Municipal

Leia mais

7. Referências bibliográficas

7. Referências bibliográficas 104 7. Referências bibliográficas AUAD, D. Relações de gênero nas práticas escolares e a construção de um projeto de co-educação. In: Anais do 27ª. Reunião da ANPED, Caxambu MG, 2004. BAUER, M. Análise

Leia mais

APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS

APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS 221 de 297 APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS Carla da Silva Lima (UESB) RESUMO Inscrito no campo teórico da Análise do Discurso francesa, o objetivo deste trabalho é defender

Leia mais

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO SOCIAL PARA A MANIFESTAÇÃO DE IDEIAS

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO SOCIAL PARA A MANIFESTAÇÃO DE IDEIAS O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO SOCIAL PARA A MANIFESTAÇÃO DE IDEIAS AZAMBUJA, Cintia Victória 1 ; WEBLER, Darlene Arlete 2 1 Pós-Graduanda do Curso de Especialização em Línguística e Ensino

Leia mais

DISCUTINDO O CONCEITO DE GÊNERO: O QUE PENSA O EDUCADOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?

DISCUTINDO O CONCEITO DE GÊNERO: O QUE PENSA O EDUCADOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? DISCUTINDO O CONCEITO DE GÊNERO: O QUE PENSA O EDUCADOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? Introdução Fernanda Cavalcante da Silva Universidade de Pernambuco fernanda_najara@hotmail.com A escola

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

PÓS-GRADUAÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 460h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos:

Leia mais

ANÁLISE DISCURSIVA DA IMAGEM: UM OLHAR FOUCAULTIANO PARA AS IMAGENS DA EDUCAÇÃO

ANÁLISE DISCURSIVA DA IMAGEM: UM OLHAR FOUCAULTIANO PARA AS IMAGENS DA EDUCAÇÃO XXII Semana de Pedagogia X Encontro de Pesquisa em Educação 05 a 08 de Julho de 2016 ANÁLISE DISCURSIVA DA IMAGEM: UM OLHAR FOUCAULTIANO PARA AS IMAGENS DA EDUCAÇÃO Daniela Polla (DFE/UEM) Juliana Hortelã

Leia mais

As neurociências ensinando modos de ser homem e mulher em revistas de divulgação científica

As neurociências ensinando modos de ser homem e mulher em revistas de divulgação científica As neurociências ensinando modos de ser homem e mulher em revistas de divulgação científica Joanalira Corpes Magalhães e Paula Regina Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Porto

Leia mais

TEXTOS CULTURAIS E MASCULINIDADES

TEXTOS CULTURAIS E MASCULINIDADES TEXTOS CULTURAIS E MASCULINIDADES Alessandro Garcia Paulino 1 1 Departamento de Educação Universidade Federal de Lavras (UFLA) Resumo Cotidianamente estamos mergulhados a todo o momento em uma enxurrada

Leia mais

GÊNERO E EDUCAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

GÊNERO E EDUCAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS GÊNERO E EDUCAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS Lucia Aulete Burigo De Sousa Universidade Planalto Catarinense luciabsousa@hotmail.com Mareli Eliane Graupe Universidade Planalto Catarinense mareligraupe@hotmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA DISCIPLINA: Tópicos Avançados em Análise de discursos: processos de subjetivação e formas de resistência

Leia mais

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Sujeitos da educação: escola e identidade social. Ementa: Processos identitários e categorias de pertencimento social: classe, gênero, etnia

Leia mais

4. METODOLOGIA-ESTRUTURA DA DISCIPLINA: Levando em consideração o aspecto teórico-prático da disciplina, esta desenvolver-se-á em 4 etapas:

4. METODOLOGIA-ESTRUTURA DA DISCIPLINA: Levando em consideração o aspecto teórico-prático da disciplina, esta desenvolver-se-á em 4 etapas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação - Departamento de Ensino e Currículo EDU 02217 Prática de Ensino de Matemática II (6 cr.) Semestre: 2008/02 Pré-requisitos: EDU 02491 - Prática

Leia mais

O CINEMA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O TEMA TRANSVERSAL ÉTICA E O FILME UP - ALTAS AVENTURAS

O CINEMA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O TEMA TRANSVERSAL ÉTICA E O FILME UP - ALTAS AVENTURAS O CINEMA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O TEMA TRANSVERSAL ÉTICA E O FILME UP - ALTAS AVENTURAS YARA GOMES SILVA (UEPB) yarasl1354@hotmail.com SAYONARA RAMOS MARCELINO

Leia mais

Cultura norte-americana e consumismo em sala de aula: a cultura dominante sobre a cultura dominada

Cultura norte-americana e consumismo em sala de aula: a cultura dominante sobre a cultura dominada Cultura norte-americana e consumismo em sala de aula: a cultura dominante sobre a cultura dominada Paulo Henrique Padilha Pureza Vanessa Zaniol INTRODUÇÃO As aulas foram planejadas para serem desenvolvidas

Leia mais

Educação sexual: problematizando sobre a diversidade.

Educação sexual: problematizando sobre a diversidade. Educação sexual: problematizando sobre a diversidade. Profª: Nilza Bernardes Santiago 1 Joelma Aparecida dos Santos Xavier 2 Resumo O objetivo deste artigo é propor o debate da temática da Educação Sexual

Leia mais

Education and Cinema. Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo **

Education and Cinema. Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo ** Educação e Cinema Education and Cinema Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo ** Rosália Duarte é professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUC do Rio de

Leia mais

CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA CAMPO DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CATALÃO/GO.

CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA CAMPO DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CATALÃO/GO. CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA CAMPO DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CATALÃO/GO. Rúbia Cristina Duarte Garcia DIAS- UFG/CAC- ruh.garcia@gmail.com, Profª. Drª. Andreia Cristina Peixoto

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo: fundamentos e concepções.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. - Inserir-se em espaços educativos, buscando conhecer aspectos gerais de estrutura e organização do trabalho docente.

PLANO DE ENSINO. - Inserir-se em espaços educativos, buscando conhecer aspectos gerais de estrutura e organização do trabalho docente. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO - DEPARTAMENTO DE ENSINO E CURRÍCULO EDU 02X13 ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I 2008/2 PRÉ-REQUISITOS EDU 02032 Tendências em Educação Matemática

Leia mais

UMA NOÇÃO DE TEXTO. por Gabriele de Souza e Castro Schumm

UMA NOÇÃO DE TEXTO. por Gabriele de Souza e Castro Schumm ARTIGO UMA NOÇÃO DE TEXTO por Gabriele de Souza e Castro Schumm Profa. Dra. Gabriele Schumm, graduada e doutora em Linguística pela Unicamp, é professora do curso de Licenciatura em Letras do Centro Universitário

Leia mais

A GALINHA PINTADINHA E SUA TURMA : PROBLEMATIZANDO POSIÇÕES DE GÊNERO EM ARTEFATOS CULTURAIS PARA AS INFÂNCIAS

A GALINHA PINTADINHA E SUA TURMA : PROBLEMATIZANDO POSIÇÕES DE GÊNERO EM ARTEFATOS CULTURAIS PARA AS INFÂNCIAS A GALINHA PINTADINHA E SUA TURMA : PROBLEMATIZANDO POSIÇÕES DE GÊNERO EM ARTEFATOS CULTURAIS PARA AS INFÂNCIAS Camila dos Santos Araújo 1 Ângela Adriane Schmidt Bersch 2 Resumo Este trabalho propõe-se

Leia mais

INVESTIGANDO OS DISCURSOS DE ALGUNS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA DA REGIÃO SUL DO RS SOBRE DIVERSIDADE E GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR

INVESTIGANDO OS DISCURSOS DE ALGUNS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA DA REGIÃO SUL DO RS SOBRE DIVERSIDADE E GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR INVESTIGANDO OS DISCURSOS DE ALGUNS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA DA REGIÃO SUL DO RS SOBRE DIVERSIDADE E GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR Fabiane Lopes Teixeira 1 Álvaro Moreira Hypolito 2 Introdução

Leia mais

Conteúdo programático: 1-Discutindo conceitos de cultura e de práticas culturais. 2-Sociedade, civilização e costumes: entre a História Cultural e a S

Conteúdo programático: 1-Discutindo conceitos de cultura e de práticas culturais. 2-Sociedade, civilização e costumes: entre a História Cultural e a S COORDENADORIA DO PROGRAMA DE MESTRADO EM LETRAS: TEORIA LITERÁRIA E CRÍTICA DA CULTURA Disciplina: Plano de Ensino Ano: 2017 Semestre - 2 Teorias Críticas da Cultura Professores responsáveis: Nádia Dolores

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO OCULTO NA FORMAÇÃO SOCIAL DOS SUJEITOS: RELAÇÕES DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR.

A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO OCULTO NA FORMAÇÃO SOCIAL DOS SUJEITOS: RELAÇÕES DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR. A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO OCULTO NA FORMAÇÃO SOCIAL DOS SUJEITOS: RELAÇÕES DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR. Nathally Gomes Lucatelli. Mestranda em educação pela Universidade Federal de Alfenas Unifal/MG.

Leia mais

NOS LABIRINTOS DO SABER COM FOUCAULT E WITTGENSTEIN: POR UMA ANALÍTICA CURRICULAR

NOS LABIRINTOS DO SABER COM FOUCAULT E WITTGENSTEIN: POR UMA ANALÍTICA CURRICULAR NOS LABIRINTOS DO SABER COM FOUCAULT E WITTGENSTEIN: POR UMA ANALÍTICA CURRICULAR Adriani Mello Felix - UFPEL Márcia Souza da Fonseca- UFPEL Resumo: Essa pesquisa, em fase de instrumentalização teórica,

Leia mais

Palavras-chave: Seção Sexo, revista CAPRICHO, adolescência, sexualidade, artefatos culturais.

Palavras-chave: Seção Sexo, revista CAPRICHO, adolescência, sexualidade, artefatos culturais. SEÇÃO SEXO: INVESTIGANDO MODOS DE PRODUÇÃO DA SEXUALIDADE FEMININA NUMA REVISTA ADOLESCENTE SECTION SEXO: INVESTIGATING PRODUCTION METHODS OF FEMALE SEXUALITY IN A TEEN MAGAZINE Benícia Oliveira da Silva

Leia mais

CARTA DE RECIFE 2010

CARTA DE RECIFE 2010 CARTA DE RECIFE 2010 EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: PROCESSOS DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS Apresentação O Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das

Leia mais

SCRIPTS DE GÊNERO E A EROTIZAÇÃO DOS CORPOS INFANTIS [JANE FELIPE, 2008]

SCRIPTS DE GÊNERO E A EROTIZAÇÃO DOS CORPOS INFANTIS [JANE FELIPE, 2008] SCRIPTS DE GÊNERO E A EROTIZAÇÃO DOS CORPOS INFANTIS [JANE FELIPE, 2008] Um corpo não é apenas um corpo. É também seu entorno. Mais do que um conjunto de músculos, ossos, vísceras, reflexos e sensações,

Leia mais

INSTRUÇÃO FORMAL E PEDAGOGIAS CULTURAIS NO JORNAL O EXEMPLO ( ).

INSTRUÇÃO FORMAL E PEDAGOGIAS CULTURAIS NO JORNAL O EXEMPLO ( ). Anais Expoulbra 20 22 Outubro 2015 Canoas, RS, Brasil INSTRUÇÃO FORMAL E PEDAGOGIAS CULTURAIS NO JORNAL O EXEMPLO (1916-1917). Edilane Santos (acadêmica de Pedagogia da ULBRA/Canoas, bolsista CNPq) Maria

Leia mais

DURA~O DO CURSO: O período das aulas será de abril a dezembro de A entrega da monografia de conclusao deverá ser feita até maio 2002

DURA~O DO CURSO: O período das aulas será de abril a dezembro de A entrega da monografia de conclusao deverá ser feita até maio 2002 PÚBLICO ALVO: Profissionais ligados a área da educac;ao e da saúde como, por exemplo, professores de Educac;ao Física e de outras licenciaturas, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais,

Leia mais

Diferença ou Deficiência? - Um projeto de leitura e produção textual em Língua Portuguesa

Diferença ou Deficiência? - Um projeto de leitura e produção textual em Língua Portuguesa Diferença ou Deficiência? - Um projeto de leitura e produção textual em Língua Portuguesa Mariana Backes Nunes Sara Souza Filikoski Introdução Este projeto de ensino tem como foco a desconstrução da diferença/deficiência

Leia mais

FOCO NA CONSTITUIÇÃO DE UM DOCENTE INCLUSIVO: UMA ANÁLISE DE REVISTAS PEDAGÓGICAS

FOCO NA CONSTITUIÇÃO DE UM DOCENTE INCLUSIVO: UMA ANÁLISE DE REVISTAS PEDAGÓGICAS FOCO NA CONSTITUIÇÃO DE UM DOCENTE INCLUSIVO: UMA ANÁLISE DE REVISTAS PEDAGÓGICAS renata_ps3@yahoo.com.br Este texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo investigar que significados

Leia mais

I Fórum da Educação de Jovens e Adultos. Região das Águas. Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA

I Fórum da Educação de Jovens e Adultos. Região das Águas. Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA I Fórum da Educação de Jovens e Adultos Região das Águas Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA Professora: Dinorá de Castro Gomes gomes.diza@gmail.com Itumbiara Agosto de 2010

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE O ESTUDO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES.

REFLEXÕES SOBRE O ESTUDO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES. REFLEXÕES SOBRE O ESTUDO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES. Autora: Alana Priscilla Alves dos Santos Faculdade do Norte do Paraná- FacNorte: lana.priscilla@hotmail.com RESUMO:

Leia mais

ESTUDOS CULTURAIS E CURRICULO MULTICULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA REFLEXÃO DO CURRICULO NA ESCOLA. Resumo

ESTUDOS CULTURAIS E CURRICULO MULTICULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA REFLEXÃO DO CURRICULO NA ESCOLA. Resumo ESTUDOS CULTURAIS E CURRICULO MULTICULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA REFLEXÃO DO CURRICULO NA ESCOLA Resumo Natalia Gonçalves Os Estudos Culturais é um campo interdisciplinar onde o eixo principal de pesquisa

Leia mais

REPRODUÇÃO HUMANA: FECUNDAÇÃO

REPRODUÇÃO HUMANA: FECUNDAÇÃO Propostas Educacionais da Diversidade no Contexto dos Direitos Humanos REPRODUÇÃO HUMANA: FECUNDAÇÃO Alice Silva Teixeira 1, Franciele da Silva Elias 2, Larissa Viana Brunelli 3, Monique Moreira Moulin

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: subprojeto PIBID de História, UEG/Câmpus Pires do Rio- Goiás

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: subprojeto PIBID de História, UEG/Câmpus Pires do Rio- Goiás A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: subprojeto PIBID de História, UEG/Câmpus Pires do Rio- Goiás Luana Kellen Alves Silva (1), Jane Cristina Nunes (2), Igor

Leia mais

ESTADO E CURRÍCULO: COMO O PROJETO DE NAÇÃO INTERFERE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ESTADO E CURRÍCULO: COMO O PROJETO DE NAÇÃO INTERFERE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 78 ESTADO E CURRÍCULO: COMO O PROJETO DE NAÇÃO INTERFERE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Alexandre Cruz Junkes Junior ¹ INTRODUÇÃO O estudo a ser desenvolvido tem como

Leia mais

O Currículo e seus Desdobramentos: Ainda faz sentido discutir?

O Currículo e seus Desdobramentos: Ainda faz sentido discutir? O Currículo e seus Desdobramentos: Ainda faz sentido discutir? O CURRÍCULO E SEUS DESDOBRAMENTOS: AINDA FAZ SENTIDO DISCUTIR? Fruto dos estudos e pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Currículo

Leia mais

Maria Helena da Silva Virgínio 1 Maria José Moreira da Silva 2 COMO ELABORAR RESENHA. João Pessoa/Pb 2012

Maria Helena da Silva Virgínio 1 Maria José Moreira da Silva 2 COMO ELABORAR RESENHA. João Pessoa/Pb 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE EDUCAÇÃO CE COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÕES PEDAGÓGICAS DHP DEPARTAMENTO DE MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO

Leia mais

Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período:

Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período: FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Letras Língua Portuguesa Componente Curricular: EJA Educação de Jovens e Adultos Carga Horária: 50 horas Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período: 2017.01

Leia mais

Estágio I - Introdução

Estágio I - Introdução PROGRAMA DE DISCIPLINA Estágio I - Introdução CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO Departamento de Artes / Centro de Ciências Humanas Disciplina: Estágio I - Introdução Código:5841-3 Créditos: 01 Carga horária:

Leia mais

Identidades de gênero e identidades sexuais: o que a escola e os/as professores/as em formação têm haver com isso?

Identidades de gênero e identidades sexuais: o que a escola e os/as professores/as em formação têm haver com isso? Identidades de gênero e identidades sexuais: o que a escola e os/as professores/as em formação têm haver com isso? Introdução Suélen de Souza Andres 1, Daniela Romcy 2, Angelita Alice Jaeger 3 O estudo

Leia mais

SER MULHER NA POLÍCIA CIVIL: DESIGUALDADES DE GÊNERO NO CURSO DE FORMAÇÃO POLICIAL DA ACADEPOL/SC

SER MULHER NA POLÍCIA CIVIL: DESIGUALDADES DE GÊNERO NO CURSO DE FORMAÇÃO POLICIAL DA ACADEPOL/SC 1 SER MULHER NA POLÍCIA CIVIL: DESIGUALDADES DE GÊNERO NO CURSO DE FORMAÇÃO POLICIAL DA ACADEPOL/SC Educação, Linguagem e Memória Maria Aparecida Casagrande 1 (maparecida@pc.sc.gov.br) Introdução A presente

Leia mais