PLANEJAMENTO DA ARBORIZAÇÃO URBANA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANEJAMENTO DA ARBORIZAÇÃO URBANA"

Transcrição

1 Circuito CEMIG de Arborização Urbana Etapa Lagoa da Prata PLANEJAMENTO DA ARBORIZAÇÃO URBANA Prof. Dr. Aderbal Gomes da Silva-UFSJ

2 INTRODUÇÃO PLANEJAMENTO URBANO Qual a importância do planejamento urbano?

3 INTRODUÇÃO

4 INTRODUÇÃO Cidades planejadas no Brasil Salvador (1549) Teresina (1852) Aracaju (1855) Belo Horizonte (1897) criação de grandes boulevares e divisão das zonas central, suburbana e rural da cidade. Outras mais recentes Brasília e Palmas

5 INTRODUÇÃO Fonte: Google (2017).

6 INTRODUÇÃO A arborização deve ser integrada ao planejamento urbano. Melhoria da qualidade de vida. Planejamento da arborização.

7 INTRODUÇÃO Porque planejar a Arborização Urbana?

8 INTRODUÇÃO Fonte: Google (2017). Fonte: Google (2017).

9 INTRODUÇÃO Fonte: Google (2017).

10 INTRODUÇÃO Fonte: Google (2017).

11 Fonte: Google (2017).

12 INTRODUÇÃO Planejamento X Benefícios da arborização

13 BASES PARA O PLANEJAMENTO DA ARBORIZAÇÃO Inventário e diagnóstico da arborização Parâmetros de avaliação Localização e características da árvore Características do local Informações de manejo

14 PLANEJAMENTO DA ARBORIZAÇÃO URBANA O planejamento de uma arborização compreende três etapas: o conhecimento do local a ser arborizado, levantando-se todas as características importantes para a ocupação do espaço; a escolha das espécies adequadas para cada espaço, segundo o cruzamento das características do local com as características das espécies, descobrindo-se as mais propícias para ocupar aquele local; formalização de um projeto acabado, que será entregue ao cliente e que será seguido passo a passo pelo executor.

15 PLANEJAMENTO DA ARBORIZAÇÃO URBANA Características do local A árvore que for plantada ocupará um espaço tridimensional e, é importante que esse espaço seja suficiente para conter a árvore. Como obter as informações necessárias?

16

17 Características do local - largura da rua Para arborização, quanto mais largas forem as ruas, melhor. Normalmente elas são designadas por largas ou estreitas. A altura, definida pelos serviços urbanos, também é importante para o planejamento da arborização.

18 Fonte: Google (2017).

19 Fonte: Google (2017).

20 Características do local - largura do passeio Fonte: Google (2017)

21 Fonte: Google (2017).

22 Fonte: O autor

23 Características do local - largura do passeio Fonte: PMSP (2005).

24 Características do local - presença de fiação Esta tem sido a característica mais importante para a arborização ou, pelo menos, a mais conflitante. A espécie que ocupará uma calçada com presença de fiação tem de ser muito bem escolhida para se evitar o conflito. Redes convencionais x Redes protegidas ou isoladas

25 Características do local - presença de fiação Fonte: O autor

26 Fonte: O autor

27 Fonte: O autor

28 Fonte: Google (2017).

29 Características do local - serviços subterrâneos Diversos são os serviços subterrâneos numa rua: água, esgoto, gás, energia elétrica... Fonte: CESP (1988).

30 Características do local - serviços subterrâneos Fonte: O autor Fonte: O autor

31 Fonte: Google (2017).

32 Características do local - iluminação O plantio de árvores nas calçadas não poderá conflitar com a iluminação, impedindo que esta chegue até o piso da rua e das calçadas. Em caso de conflito possíveis soluções podas, substituição das espécies arbóreas, adaptações ou trocas dos níveis de iluminação, alongamentos dos braços de iluminação.

33 Características do local - iluminação Fonte: CEMIG (2011).

34 Características do local - afastamento predial Nas ruas em que há afastamento predial o planejador conta com um espaço maior para o desenvolvimento das árvores. Isso permite, muitas vezes, selecionar espécies de maior porte melhor sombreamento. Fonte: CESP (1988).

35 Fonte: O autor.

36 Fonte: O autor.

37 Características do local - trânsito Projeção da copa X veículos de grande porte. Fonte: O autor

38 Características do local o entorno O tipo de entorno é outra característica que influenciará no planejamento. Tipos: comercial, residencial, industrial e institucional. Fonte: Google (2017).

39 Características das Espécies Uma vez conhecidas as características do local a arborizar, é necessário conhecer as características das espécies para se selecionar a mais adequada. Mesmo com a grande variedade de espécies existentes o planejador pode não conseguir encontrar uma espécie ideal para um determinado local. Fonte: Google (2017).

40 Características das Espécies - desenvolvimento Distinguem-se dois tipos: as espécies de crescimento rápido e as de crescimento lento. Fonte: O autor. Fonte: O autor. Fonte: Google (2017).

41 Características das Espécies - tipo de copa Arquitetura de copa de cada espécie. Distinguem-se três grupos: as folhosas, as coníferas e as palmeiras. Esses três tipos, além de serem importantes pela estética, são importantes também pelas diferentes reações de submissão a poda.

42 Características das Espécies - Tipo de copa Fonte: Google (2017).

43 Características das Espécies - tipo de copa Do ponto de vista estético diferenciam-se, também, vários formatos de copas: informal, esférica, globosa, ovóide, elíptica, caliceforme, umbeliforme, cilíndrica, cônica ou em forma de vaso. Seguramente cada tipo se adequará melhor à dada situação.

44 Esférica Ovóide Corimbiforme Fonte: Google (2017).

45 Tortuosa Tortuosa Piramidal Cônica ou piramidal Leque

46 Cilíndrica Cilíndrica Pendente Fonte: Google (2016).

47 Fonte: Google (2017).

48 Características das Espécies - porte Característica importante principalmente devido ao conflito com redes de distribuição de energia. Amenização Microclimática. Fonte: Google (2016).

49 Características das Espécies - porte Fonte: Google (2016).

50 Características das Espécies - enfolhamento Essa característica é importante também quanto ao clima cidade. Necessidades de sombreamento e insolação deverão ser observadas quando da escolha. Dois tipos de árvores são importantes nesse caso: as perenifólias e as caducifólias. Outras características a considerar: densidade foliar e porte da árvore.

51 Densifoliada Intermediária Fonte: Marangon (2005). Paucifoliada

52 Características das Espécies- florescimento A característica florescimento é importante em termos estéticos, influencia na escolha, a beleza e a época de floração. Importante tipo e o tamanho das flores. Fonte: Google (2016).

53 Fonte: Google (2016).

54 Características das Espécies - frutescência Frutos comestíveis não são recomendados. Cuidados especiais com frutos secos e grandes acidentes ou com frutos carnosos e grandes que podem causar sujeiras e escorregões.

55 Fonte: Google (2017).

56 Fonte: Google (2016).

57 Fonte: Google (2016).

58 Características das Espécies - troncos As árvores indicadas para a arborização deverão ter tronco único e bem definido, coadunar com o espaço disponível, e não apresentar espinhos ou acúleos. Fonte: Google (2016).

59 Características das Espécies sistema radicular Essa característica é importante principalmente por causa do conflito com serviços subterrâneos. Fonte: Google (2017).

60 Características das Espécies - toxidez As espécies tóxicas deverão ser descartadas, em locais freqüentados por crianças. Existem espécies cuja toxidez é tão alta que a morte pode ser causada com apenas uma gota de látex. Exige-se, muito cuidado quanto a essa característica na seleção das espécies.

61 Fonte: Google (2017).

62 Características das Espécies Rusticidade; Resistência; Origem: nativas x exóticas.

63 Fonte: Google (2016).

64 O projeto Depois de analisado o local e feita a escolha das espécies, o planejador deverá oficializar suas idéias na forma de um projeto bem acabado que será entregue ao cliente para ser executado. Esse projeto formalizado deverá ter ótima qualidade de apresentação, pois será a chave para novos projetos. O projeto constará de duas partes: uma parte gráfica, composta de desenhos e uma parte descritiva.

65 Obrigado! Prof. Dr. Aderbal Gomes da Silva Universidade Federal de São João del-rei

ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO

ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO INSTITUTO DEFEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - IFAM ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO I ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS Profa: Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal BREVE HISTÓRICO Século

Leia mais

INFRA ESTRUTURA URBANA VEGETAÇÃO URBANA

INFRA ESTRUTURA URBANA VEGETAÇÃO URBANA INFRA ESTRUTURA URBANA VEGETAÇÃO URBANA vegetação importância Projeto do espaço livre >> Projeto dos vazios >> Vegetação vegetação importância vegetação funções Aspectos Paisagísticos Dramaticidade dada

Leia mais

Arborização Urbana ENCONTRO ANUAL DOS DIRIGENTES DE MEIO AMBIENTE- CONDIMMA 2016

Arborização Urbana ENCONTRO ANUAL DOS DIRIGENTES DE MEIO AMBIENTE- CONDIMMA 2016 Arborização Urbana ENCONTRO ANUAL DOS DIRIGENTES DE MEIO AMBIENTE- CONDIMMA 2016 ARBORIZAÇÃO URBANA Um projeto de Arborização Urbana deverá preocupar-se em valorizar os aspectos culturais, ambientais e

Leia mais

Manejo da Arborização Urbana

Manejo da Arborização Urbana Manejo da Arborização Urbana Programa Premiar. Agindo com responsabilidade socioambiental, a Cemig semeia o futuro. E convida você a fazer o mesmo. Para que a eletricidade chegue até você com qualidade,

Leia mais

ARBORIZAÇÃO URBANA EM SÃO JOÃO EVANGELISTA TIAGO DA SILVA PAULA

ARBORIZAÇÃO URBANA EM SÃO JOÃO EVANGELISTA TIAGO DA SILVA PAULA ARBORIZAÇÃO URBANA EM SÃO JOÃO EVANGELISTA TIAGO DA SILVA PAULA A árvore e sua importância para o ambiente urbano. Como uma árvore se desenvolve? Como uma árvore se relaciona com o ambiente? As cidades

Leia mais

Princípios básicos para o projeto de arborização urbana

Princípios básicos para o projeto de arborização urbana Princípios básicos para o projeto de arborização urbana Respeitar os valores culturais, ambientais e de memória da cidade. Proporcionar conforto sombreamento, abrigo e alimento para avifauna, diversidade

Leia mais

AVALIAÇÃO VISUAL DE RISCO EM ÁRVORES: CASO PRAÇA CORONEL CARLOS BERNARDES EM LAGOA DA PRATA - MG

AVALIAÇÃO VISUAL DE RISCO EM ÁRVORES: CASO PRAÇA CORONEL CARLOS BERNARDES EM LAGOA DA PRATA - MG AVALIAÇÃO VISUAL DE RISCO EM ÁRVORES: CASO PRAÇA CORONEL CARLOS BERNARDES EM LAGOA DA PRATA - MG Ana Paula Gonçalves de Miranda ORIENTADOR: Prof. Ms. Lucélio Nativo da Assunção Benefícios Diminuir a temperatura,

Leia mais

Biólogo Sérgio Brazolin

Biólogo Sérgio Brazolin Biólogo Sérgio Brazolin 80 % da população brasileira vive nas cidades (IBGE, 2013) Floresta Urbana Cidade de São Paulo expansão urbana Spangenberg (2010) 10.000 árvores removem 45.000 kg/ano de poluentes

Leia mais

Superintendência de Planejamento e Engenharia da Distribuição PE Critérios para Atendimento a Condomínios com Redes de Distribuição Aéreas

Superintendência de Planejamento e Engenharia da Distribuição PE Critérios para Atendimento a Condomínios com Redes de Distribuição Aéreas 02.111-PE/EA-3001a Superintendência de Planejamento e Engenharia da Distribuição PE Critérios para Atendimento a Condomínios com Redes de Distribuição Aéreas Gerência de Engenharia de Ativos da Distribuição

Leia mais

Fonte: Paisagismo Aposte na arborização

Fonte:  Paisagismo Aposte na arborização Fonte: http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/escc/edicoes/94/artigo290880-1.asp Paisagismo Aposte na arborização Árvores na fachada da residência valorizam o imóvel e a cidade. Confira as dicas para

Leia mais

GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG

GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO : Araçuaí DISTÂNCIA DA CAPITAL : 678km MESOREGIÃO: Jequitinhonha

Leia mais

Taxus baccata L. 43 Exemplares no Parque

Taxus baccata L. 43 Exemplares no Parque Taxus baccata L. 43 Exemplares no Parque Família Taxaceae Nome Comum teixo Origem Europa, oeste da Ásia e norte de África. Tipo de Origem autóctone Autor L. Descrição Árvore ou arbusto de folhagem verde-escuro,

Leia mais

ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ARBORIZAÇÃO URBANA

ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ARBORIZAÇÃO URBANA ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ARBORIZAÇÃO URBANA WANTUELFER GONÇALVES A ARBORIZAÇÃO urbana é uma atividade que mescla arte, ciência e tecnologia na busca de sensações visuais agradáveis contornando problemas

Leia mais

GESTÃO DA CONVIVÊNCIA ENTRE AS ÁRVORES E A REDE DE ENERGIA ELÉTRICA

GESTÃO DA CONVIVÊNCIA ENTRE AS ÁRVORES E A REDE DE ENERGIA ELÉTRICA GESTÃO DA CONVIVÊNCIA ENTRE AS ÁRVORES E A REDE DE ENERGIA ELÉTRICA E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem sementes, e árvores...... e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme

Leia mais

Inventários da Arborização de ruas

Inventários da Arborização de ruas Inventários da Arborização de ruas 1 Objetivos Levantar a diversidade, a quantidade e a qualidade das árvores da arborização de ruas Verificar espécies adequadas e inadequadas Obter o montante e a intensidade

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS URBANOS PARA IMPLANTAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA, NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE JUIZ DE FORA 1

AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS URBANOS PARA IMPLANTAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA, NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE JUIZ DE FORA 1 AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS URBANOS PARA IMPLANTAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA, NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE JUIZ DE FORA 1 Renata Geniany S. Costa 2 RESUMO A arborização urbana constitui um componente indispensável

Leia mais

Fatores que Influenciam nas Escolhas das Espécies para Arborização

Fatores que Influenciam nas Escolhas das Espécies para Arborização Fatores que Influenciam nas Escolhas das Espécies para Arborização Vinicius Andreti de Sá Moura (1) ; Mailson Pereira de Souza (2) Robson José de Oliveira (3) ; Wellyngton Martins de Freitas Souza (4)

Leia mais

2 pétalas 4 pétalas 1 pétala + 2 luminárias 1 luminária 1 luminária 1luminária para passeio para passeio para passeio de passeio.

2 pétalas 4 pétalas 1 pétala + 2 luminárias 1 luminária 1 luminária 1luminária para passeio para passeio para passeio de passeio. 1. SIMBOLOGIA Formatos mais empregados em projetos de iluminação artificial para luminárias e/ou projetores nos projetos de paisagismo (praças, jardins, passeios, etc). As medidas dessas luminárias e/ou

Leia mais

ONDA VE R D E C A M P A N H A ONDA VERDE

ONDA VE R D E C A M P A N H A ONDA VERDE ONDA VE R D E C A M P A N H A ONDA VERDE 2 0 1 0 SUMÁRIO 2 SOBRE A ONDA VERDE 3 SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA 4 EVENTOS VOLTADOS PARA A BIODIVERSIDADE 6 DEBATE 7 ARBORIZAÇÃO URBANA

Leia mais

1. Escolhendo o local certo para o plantio.

1. Escolhendo o local certo para o plantio. Além de ser uma atitude que contribui com o meio ambiente, plantar uma árvore requer alguns cuidados. Assim, para que o plantio ocorra da maneira correta é preciso pensar no espaço disponível, no tamanho

Leia mais

Ipê amarelo. Floresta Ombrófila Mista, Floresta Ombrófila Densa, Floresta Estacional Semidecidual, da Bahia ao Rio Grande do Sul.

Ipê amarelo. Floresta Ombrófila Mista, Floresta Ombrófila Densa, Floresta Estacional Semidecidual, da Bahia ao Rio Grande do Sul. Ipê amarelo Nome científico: Família: Sinonímia: Nomes populares: Origem do nome: Ocorrência: Bioma/Fitofisionomia: Características: Porte: Flores: Floração: Folhas: Handroanthus albus Bignoniaceae Tabebuia

Leia mais

Diagnóstico sobre a qualidade das calçadas de Porto Velho - RO

Diagnóstico sobre a qualidade das calçadas de Porto Velho - RO Diagnóstico sobre a qualidade das calçadas de Porto Velho - RO Segundo o Diagnóstico do Plano de Mobilidade de Porto Velho (2018), um dos maiores problemas a ser ressaltado é a ausência das calçadas (Figura01).

Leia mais

Guia de acessibilidade

Guia de acessibilidade Piso tátil Resumo do guia de calçadas de Campo Grande, para dar maior apoio e informação aos nossos clientes, sobre elaboração e execução das calçadas conforme a legislação da capital, atendendo as condições

Leia mais

Eixo Temático ET Meio Ambiente e Recursos Naturais

Eixo Temático ET Meio Ambiente e Recursos Naturais 916 Eixo Temático ET-03-019 - Meio Ambiente e Recursos Naturais ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA ARBORIZAÇÃO DA PRAÇA MARQUÊS DE PARANAGUÁ, MUNÍCIPIO DE PARNAGUÁ-PI Elisângela Pereira de Sousa, Jeandra Pereira

Leia mais

ARBORIZAÇÃO NO RESIDENCIAL FLORES EM CAMPO GRANDE - MS

ARBORIZAÇÃO NO RESIDENCIAL FLORES EM CAMPO GRANDE - MS ARBORIZAÇÃO NO RESIDENCIAL FLORES EM CAMPO GRANDE - MS ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE Vol. 13, N. 20, Ano 2010 Gustavo Moacir Pires Barbosa Romualdo Carlos Estevam Samuel Barbosa

Leia mais

CONCEITO DE PAISAGISMO E SUAS DIMENSÕES. A palavra paisagem surgiu no século XVI na Holanda, para designar uma pintura.

CONCEITO DE PAISAGISMO E SUAS DIMENSÕES. A palavra paisagem surgiu no século XVI na Holanda, para designar uma pintura. CONCEITO DE PAISAGISMO E SUAS DIMENSÕES Conceitos básicos Paisagem A palavra paisagem surgiu no século XVI na Holanda, para designar uma pintura. Refere-se ao espaço ou extensão territorial que é possível

Leia mais

V CIRCUITO DE ARBORIZAÇÃO URBANA ARAÇUAÍ MAIO 2015

V CIRCUITO DE ARBORIZAÇÃO URBANA ARAÇUAÍ MAIO 2015 V CIRCUITO DE ARBORIZAÇÃO URBANA ARAÇUAÍ MAIO 2015 LUCÍLIA G. S MORAES Engenheira Sanitarista e Ambiental Gerente de Meio Ambiente Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente Timóteo -MG PROCEDIMENTOS

Leia mais

Mudas de Alta Qualidade para Arborização Urbana

Mudas de Alta Qualidade para Arborização Urbana Mudas de Alta Qualidade para Arborização Urbana Edinilson dos Santos Prefeitura de Belo Horizonte Etapa Lagoa da Prata 21 de novembro de 2017 Produção de Mudas de Alta Qualidade para Arborização Urbana

Leia mais

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0564) Aula 01 Introdução. Prof. Associado Mário Luiz Tronco. Prof. Associado Mário Luiz Tronco

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0564) Aula 01 Introdução. Prof. Associado Mário Luiz Tronco. Prof. Associado Mário Luiz Tronco DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0564) Aula 01 Introdução Prof. Associado Mário Luiz Tronco Prof. Associado Mário Luiz Tronco Desenho Técnico Linguagem técnica e gráfica empregada para expressar e documentar

Leia mais

Comparação da importância relativa da arborização pública e privada

Comparação da importância relativa da arborização pública e privada Comparação da importância relativa da arborização pública e privada Aluna: Gabriela Barbosa Martins Orientador: Bernardo Baeta Neves Strassburg Introdução Com base em um ano de estudo, a pesquisa está

Leia mais

Convívio da Arborização Urbana e as Redes de Energia. Marina Moura de Souza Eng. Florestal Cemig Distribuição

Convívio da Arborização Urbana e as Redes de Energia. Marina Moura de Souza Eng. Florestal Cemig Distribuição Convívio da Arborização Urbana e as Redes de Energia Marina Moura de Souza Eng. Florestal Cemig Distribuição Como funciona o setor de distribuição de energia? Decreto nº 24.643/34 Código das Águas dispõe

Leia mais

TÍTULO: LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES ARBÓREAS NA REGIÃO CENTRAL DE LINS- SP

TÍTULO: LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES ARBÓREAS NA REGIÃO CENTRAL DE LINS- SP TÍTULO: LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES ARBÓREAS NA REGIÃO CENTRAL DE LINS- SP CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO

Leia mais

INFRA ESTRUTURA URBANA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

INFRA ESTRUTURA URBANA ILUMINAÇÃO PÚBLICA INFRA ESTRUTURA URBANA ILUMINAÇÃO PÚBLICA iluminação conceito Luminotécnica (ou também Luminotecnia) é o estudo da aplicação de iluminação artificial tanto em espaços interiores como exteriores. Iluminação

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO DOS FREQUENTADORES DA CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO PIAUÍ SOBRE A ARBORIZAÇÃO URBANA DO LOCAL

DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO DOS FREQUENTADORES DA CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO PIAUÍ SOBRE A ARBORIZAÇÃO URBANA DO LOCAL Belo Horizonte/MG 24 a 27/11/2014 DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO DOS FREQUENTADORES DA CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO PIAUÍ SOBRE A ARBORIZAÇÃO URBANA DO LOCAL Amanda Alves Feitosa (*), Joécio Santos Sousa * Instituto

Leia mais

LEI Nº 1.286/2005. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais,

LEI Nº 1.286/2005. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, LEI Nº 1.286/2005 DISPÕE SOBRE A PODA DE ÁRVORES NO MUNICÍPIO DE IGUATEMI-MS E DÁ PROVIDÊNCIAS CORRELATAS. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições

Leia mais

ESPAÇO URBANO: vias de circulação (hierarquias)

ESPAÇO URBANO: vias de circulação (hierarquias) UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE URBANISMO - ENGENHARIA CIVIL ESPAÇO URBANO: vias de circulação (hierarquias)

Leia mais

ARBORIZAÇÃO URBANA DE ARARAQUARA

ARBORIZAÇÃO URBANA DE ARARAQUARA ARBORIZAÇÃO URBANA DE ARARAQUARA Fonte: http://mundoeducação.bol.uol.com.br. Acesso: 25.03.2018 INTRODUÇÃO Araraquara está localizada na região central do Estado de São Paulo, com uma temperatura média

Leia mais

Arborização no contexto do planejamento urbano

Arborização no contexto do planejamento urbano Arborização no contexto do planejamento urbano Eng. Florestal Edinilson dos Santos Prefeitura de Belo Horizonte Dr. Edinilson dos Santos Prefeitura Municipal São João Evangelista de - MG, Belo 08 de Horizonte

Leia mais

Proteção de Cultivares de Eucalipto

Proteção de Cultivares de Eucalipto ANEXO I INSTRUÇÕES PARA EXECUÇÃO DOS ENSAIOS DE DISTINGUIBILIDADE, HOMOGENEIDADE E ESTABILIDADE DE CULTIVARES DE EUCALIPTO, Gênero: Eucalyptus, Sub-gênero: Symphyomyrtus, Seções: Transversaria, Exsertaria

Leia mais

Aula 9. Prof. Regis de Castro Ferreira. Prof. Dr. Regis de Castro Ferreira

Aula 9. Prof. Regis de Castro Ferreira. Prof. Dr. Regis de Castro Ferreira Prof. Dr. Regis de Castro Ferreira rcastro@agro.ufg.br NOÇÕES DE DESENHO ARQUITETÔNICO 1. CONCEITO: (...) a representação de um projeto. Desenho arquitetônico consiste na representação geométrica das diferentes

Leia mais

Fabio Villas Bôas. Jardim das Perdizes, São Paulo

Fabio Villas Bôas. Jardim das Perdizes, São Paulo Fabio Villas Bôas Jardim das Perdizes, São Paulo O que é um bairro sustentável? Sustentabilidade a partir dos bairros Conceito: escala ideal para acelerar a implantação Portland: algumas iniciativas Anos

Leia mais

INFRA ESTRUTURA URBANA. Acessibilidade Urbana

INFRA ESTRUTURA URBANA. Acessibilidade Urbana INFRA ESTRUTURA URBANA Acessibilidade Urbana acessibilidade definição Acessibilidade: possibilidade e condição de alcance, para a utilização com segurança e autonomia, de edificações, espaços, mobiliário

Leia mais

PERSPECTIVAS E NOVAS VARIEDADES DE GRAMA (I) SEASHORE PASPALUM, MINI ZOYSIA E ZOYSIA MEYER

PERSPECTIVAS E NOVAS VARIEDADES DE GRAMA (I) SEASHORE PASPALUM, MINI ZOYSIA E ZOYSIA MEYER PERSPECTIVAS E NOVAS VARIEDADES DE GRAMA (I) SEASHORE PASPALUM, MINI ZOYSIA E ZOYSIA MEYER Marcello Lara Mate Engenheiro Agrônomo da Green Grass Porto Alegre RS greengrass14@terra.com.br 1. Introdução

Leia mais

XIV SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

XIV SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA XIV SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NOVO CRITÉRIO DE PROJETO: AUMENTO DO VÃO DE REDE URBANA LUIZ AUGUSTO DA COSTA SÉRGIO LUCAS DE MENESES BLASO MARLOS MARTINS JOÃO GABRIEL PEREIRA

Leia mais

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h)

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h) COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h) AULA 03 REVISÃO I UNIDADE Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Arquitetura e Urbanismo Prof. Philipe do Prado Santos PROGRAMA DE NECESSIDADES - Não

Leia mais

LEI Nº , DE 26 DE DEZEMBRO DE 2001.

LEI Nº , DE 26 DE DEZEMBRO DE 2001. LEI Nº. 4.549, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2001. Disciplina o plantio, supressão, poda, transporte e derrubada de espécies vegetais e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ USANDO DAS ATRIBUIÇÕES

Leia mais

Alnus glutinosa (L.) Gaertn. 15 Exemplares no Parque

Alnus glutinosa (L.) Gaertn. 15 Exemplares no Parque Alnus glutinosa (L.) Gaertn. 15 Exemplares no Parque Família Betulaceae Nome Comum amieiro, amieiro-vulgar Origem Grande parte da Europa, Ásia e noroeste de África. Comum em toda a Península Ibérica, exceto

Leia mais

Parceria na Arborização Urbana. Luiz Carlos da Silva CEMIG Distribuição S.A

Parceria na Arborização Urbana. Luiz Carlos da Silva CEMIG Distribuição S.A Parceria na Arborização Urbana Luiz Carlos da Silva CEMIG Distribuição S.A lcsilva2@cemig.com.br RESUMO Este trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia aplicada pela CEMIG Distribuição S.A. no

Leia mais

AUSÊNCIA DE SINCRONIA ENTRE PLANEJAMENTO E A ARBORIZAÇÃO URBANA: UM ESTUDO DE CASO NA AVENIDA RUI BARBOSA EM GARANHUNS PE

AUSÊNCIA DE SINCRONIA ENTRE PLANEJAMENTO E A ARBORIZAÇÃO URBANA: UM ESTUDO DE CASO NA AVENIDA RUI BARBOSA EM GARANHUNS PE AUSÊNCIA DE SINCRONIA ENTRE PLANEJAMENTO E A ARBORIZAÇÃO URBANA: UM ESTUDO DE CASO NA AVENIDA RUI BARBOSA EM GARANHUNS PE Ana Maria Severo Chaves 1 Abraão dos Santos Silva 2 Maria Betânia Moreira Amador

Leia mais

PROGRAMA PLANTE BONITO

PROGRAMA PLANTE BONITO PROGRAMA PLANTE BONITO Lagoa Misteriosa Samuel Duleba CRBio - 34.623-03D Jardim - Mato Grosso do Sul - Brasil 2008 Introdução Com o objetivo de recuperar áreas que já sofreram algum tipo de interferência

Leia mais

Parte I. Recursos Florestais Silvicultura. PHD3334 Exploração de Recursos Naturais. Universidade de São Paulo

Parte I. Recursos Florestais Silvicultura. PHD3334 Exploração de Recursos Naturais. Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo PHD3334 Exploração de Recursos Naturais Escola Politécnica Departamento de Eng. Hidráulica e Sanitária Recursos Florestais Silvicultura Parte I Aula 5 Prof. Dr. Arisvaldo V. Méllo

Leia mais

Agenda Bahia. Cidades inovadoras e ecossistemas geradores de novos negócios. 30 agosto 2017

Agenda Bahia. Cidades inovadoras e ecossistemas geradores de novos negócios. 30 agosto 2017 Agenda Bahia Cidades inovadoras e ecossistemas geradores de novos negócios 30 agosto 2017 São mais de 500 cidades analisadas e mapeadas pela Urban Systems em cerca de 700 projetos realizados em seus 18

Leia mais

ANÁLISE DA COMPATIBILIDADE DA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA COM O AMBIENTE CONSTRUÍDO EM BAIRROS DE TERESINA-PI

ANÁLISE DA COMPATIBILIDADE DA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA COM O AMBIENTE CONSTRUÍDO EM BAIRROS DE TERESINA-PI Belo Horizonte/MG 24 a 27/11/2014 ANÁLISE DA COMPATIBILIDADE DA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA COM O AMBIENTE CONSTRUÍDO EM BAIRROS DE TERESINA-PI Dinael David Ferreira Lima (*), Thiciane Maria Barreto Rodrigues,

Leia mais

DESENHO TÉCNICO PLANTA DE SITUAÇÃO. Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos

DESENHO TÉCNICO PLANTA DE SITUAÇÃO. Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos DESENHO TÉCNICO PLANTA DE SITUAÇÃO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS Os desenhos básicos que compõem um projeto

Leia mais

UMA LEITURA SOBRE A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA QUADRA 406 NORTE

UMA LEITURA SOBRE A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA QUADRA 406 NORTE UMA LEITURA SOBRE A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA QUADRA 406 NORTE Nome dos autores: Luana Cristina Lehnen Pereira Luana Cristina Lehnen Pereira ¹; Mariela Cristina Ayres de Oliveira²; 1 Aluna do Curso

Leia mais

PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PARA O ABATE DE ÁRVORE OU PALMEIRA. DESCRITIVO FIGURA N.º de ORDEM

PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PARA O ABATE DE ÁRVORE OU PALMEIRA. DESCRITIVO FIGURA N.º de ORDEM Câmara Municipal de Lisboa Direcção Municipal de Ambiente Urbano Departamento de Ambiente e Espaço Público Divisão de Manutenção de Espaços Verdes PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PARA O ABATE DE ÁRVORE OU PALMEIRA

Leia mais

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S.

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. Email: vigoderis@hotmail.com www.vigoderis.hol.es Permitir possível expansão Evitar obstrução

Leia mais

Prefeitura Municipal de Angra dos Reis Secretaria de Obras, Habitação e Serviço Público

Prefeitura Municipal de Angra dos Reis Secretaria de Obras, Habitação e Serviço Público Prefeitura Municipal de Angra dos Reis Secretaria de Obras, Habitação e Serviço Público Subsecretaria de Parques e Jardins e Intervenções Urbanas Arthur Otávio Scapin Jordão Costa Prefeito Municipal Elenize

Leia mais

ã çã Karine Murta Elias Ricardo Hallal Fakury Carlos Roberto Gontijo Afonso Henrique Mascarenhas de Araújo

ã çã Karine Murta Elias Ricardo Hallal Fakury Carlos Roberto Gontijo Afonso Henrique Mascarenhas de Araújo ã çã Karine Murta Elias Ricardo Hallal Fakury Carlos Roberto Gontijo Afonso Henrique Mascarenhas de Araújo çã Extensão territorial do Brasil e seu processo de desenvolvimento; Demanda consumidora; As áreas

Leia mais

Edson Vidal Prof. Manejo de Florestas Tropicais ESALQ/USP

Edson Vidal Prof. Manejo de Florestas Tropicais ESALQ/USP Edson Vidal Prof. Manejo de Florestas Tropicais ESALQ/USP PRINCIPAIS ECOSSISTEMAS CAATINGA 844 Mil Km 2 (9,9%) Território Brasileiro = 9,9% Nordeste = 55,6% Cobertura Atual 30% Fonte: IBAMA 2002 Elaboração:

Leia mais

URBAN AFFORESTATION THE IMPORTANCE OF PLANNING

URBAN AFFORESTATION THE IMPORTANCE OF PLANNING 221 ARBORIZAÇÃO URBANA:A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO AMENDOLA, Luciene Abdala 76 Recebido em: 2008-07-17 Aprovado em: 2008-08-28 ISSUE DOI: 10.3738/1982.2278.116 RESUMO: A área definida do estudo realizado

Leia mais

copa (316-26%), os demais são representados, em sua maioria, por árvores que não possuem fiação elétrica (418 35%).

copa (316-26%), os demais são representados, em sua maioria, por árvores que não possuem fiação elétrica (418 35%). 36 copa (316-26%), os demais são representados, em sua maioria, por árvores que não possuem fiação elétrica (418 35%). Figura 12. Arborização em calçadas. Senna siamea, árvore de grande porte, plantada

Leia mais

Pinus pinea L. 60 Exemplares no Parque

Pinus pinea L. 60 Exemplares no Parque Pinus pinea L. 60 Exemplares no Parque Família Pinaceae Nome Comum Pinheiro-manso, pinheiro-guarda-sol Origem Contorno da Região Mediterrânica, sobretudo no sul da Europa e oeste da Ásia. Autóctone em

Leia mais

DESENHO TÉCNICO. AULA 06 - COBERTURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico

DESENHO TÉCNICO. AULA 06 - COBERTURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico DESENHO TÉCNICO AULA 06 - COBERTURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico Prof.: Philipe do Prado Santos Email Institucional: ppsantos.vic@ftc.edu.br Os desenhos básicos que compõem um projeto

Leia mais

FIAM FAAM CENTRO UNIVERSITÁRIO ARQUITETURA E URBANISMO

FIAM FAAM CENTRO UNIVERSITÁRIO ARQUITETURA E URBANISMO FIAM FAAM CENTRO UNIVERSITÁRIO ARQUITETURA E URBANISMO PRAÇA MICHIE AKAMA DIAGNOSTICO DA ÁREA DE INTERVENÇÃO - ESCRITÓRIO MODELO JAQUELINE LEMOS PRINA RA.: 413693-4 SÃO PAULO 2011 LISTA DE IMAGENS IMAGEM

Leia mais

De acordo com as características morfológicas podem ser organizadas em grupos que proporcionam diferentes possibilidades de utilização.

De acordo com as características morfológicas podem ser organizadas em grupos que proporcionam diferentes possibilidades de utilização. Paisagismo São consideradas ornamentais as plantas que se destacam pelos aspectos atrativos de algum órgão, sejam as flores, as folhas, os frutos, o caule, as sementes ou até mesmo as raízes, pelo belo

Leia mais

CALÇAdA cidada. Conheça as regras para pavimentar sua calçada.

CALÇAdA cidada. Conheça as regras para pavimentar sua calçada. CALÇAdA cidada Essa publicação tem por objetivo divulgar o regramento de construção e manutenção das calçadas da cidade de Canoas. Apresentação Cuidar de sua calçada é um sinal de amor à cidade e de respeito

Leia mais

Chamaecyparis lawsoniana (A.Murray) Parl. 'Elegantissima' 4 Exemplares no Parque

Chamaecyparis lawsoniana (A.Murray) Parl. 'Elegantissima' 4 Exemplares no Parque Chamaecyparis lawsoniana (A.Murray) Parl. 'Elegantissima' 4 Exemplares no Parque Família Cupressaceae Nome Comum cipreste-de-lawson-de-porte-estreito, cedro-branco, cedro-do-oregón Origem Cultivar. Tipo

Leia mais

Bairro Verde. Eixo 2: "Os Valores para Teorias e Práticas Vitais"

Bairro Verde. Eixo 2: Os Valores para Teorias e Práticas Vitais Bairro Verde Veridiana Emília Godoy (autor) Bauru, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Arquitetura e Urbanismo, veridianagodoy95@gmail.com Bolsita Proex, Felipe Alves Carneiro (autor)

Leia mais

CONFLITOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA: ESTUDO DE CASO NA AVENIDA ANTONINO FREIRE, TERESINA PI

CONFLITOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA: ESTUDO DE CASO NA AVENIDA ANTONINO FREIRE, TERESINA PI CONFLITOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA: ESTUDO DE CASO NA AVENIDA ANTONINO FREIRE, TERESINA PI Arnon SOUSA(1); Felipe QUEIROZ(2); Jacqueline Santos BRITO(3) (1)Instituto Federal do Piauí; Conjunto Saci quadra

Leia mais

DESCRITORES MÍNIMOS DA BATATA (Solanum tuberosum L.) Característica Descrição da característica Código para cada descrição

DESCRITORES MÍNIMOS DA BATATA (Solanum tuberosum L.) Característica Descrição da característica Código para cada descrição REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE APOIO RURAL E COOPERATIVISMO SERVIÇO NACIONAL DE PROTEÇÃO DE CULTIVARES DESCRITORES MÍNIMOS DA BATATA (Solanum

Leia mais

Câmara Municipal de Lisboa Direcção Municipal de Ambiente Urbano Departamento de Ambiente e Espaço Público Divisão de Manutenção de Espaços Verdes

Câmara Municipal de Lisboa Direcção Municipal de Ambiente Urbano Departamento de Ambiente e Espaço Público Divisão de Manutenção de Espaços Verdes NÚCLEO DE ARVOREDO RELATÓRIO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO VISUAL DE ARVOREDO LOCAL: Praça Duque de Saldanha TÉCNICO RESPONSÁVEL: Margarida Ferreira DATA: 17/03/2015 1. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL: Este relatório surge

Leia mais

EDITAL 5 DE RECUPERAÇÃO 1ª EM - 1º SEMESTRE. INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO Etapa 5

EDITAL 5 DE RECUPERAÇÃO 1ª EM - 1º SEMESTRE. INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO Etapa 5 EDITAL 5 DE RECUPERAÇÃO 1ª EM - 1º SEMESTRE Nome: nº Série/Ano Disciplina: Geografia Professor: Fabiana, Nelson e Sérgio Período de recuperação: 1º semestre Valor: 2,0 INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA

Leia mais

A Freire Mello tem o orgulho de lançar o Ilha de Murano, seu primeiro residencial no bairro Cidade Cristal, um dos maiores empreendimentos

A Freire Mello tem o orgulho de lançar o Ilha de Murano, seu primeiro residencial no bairro Cidade Cristal, um dos maiores empreendimentos A Freire Mello tem o orgulho de lançar o Ilha de Murano, seu primeiro residencial no bairro Cidade Cristal, um dos maiores empreendimentos urbanístico do Brasil dentro de uma região metropolitana de uma

Leia mais

INTRODUÇÃO. A redução pode ocorrer de 2 formas: Diretamente, por absorção de gases como dióxido de enxofre (SO 2. ), dióxido de nitrogênio (NO 2

INTRODUÇÃO. A redução pode ocorrer de 2 formas: Diretamente, por absorção de gases como dióxido de enxofre (SO 2. ), dióxido de nitrogênio (NO 2 Silvicultura Urbana (Prof. Demóstenes) Piracicaba, 18/09/2008 Aluno: Ingo Isernhagen INTRODUÇÃO Arborização tem importante (e antiga) função na redução da poluição, especialmente na Pequim dos dias atuais;

Leia mais

Aula 07 Acessibilidade

Aula 07 Acessibilidade Aula 07 Acessibilidade Sumário 1. Introdução 2. Instalações e equipamentos Portas Cozinha Copa / Refeições Sala de estar Banheiro Piso Tátil Elevadores Rampas Cadeiras Elevadoras Plataformas Elevadoras

Leia mais

ANEXO III PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DOS LAGOS ARTIFICIAIS E DAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA DA FASE 01 DO SAPIENS PARQUE

ANEXO III PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DOS LAGOS ARTIFICIAIS E DAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA DA FASE 01 DO SAPIENS PARQUE ANEXO III PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DOS LAGOS ARTIFICIAIS E DAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA DA FASE 01 DO SAPIENS PARQUE Sumário 1 Objetivo... 4 2 Características Principais... 4 2.1 Área de Intervenção...

Leia mais

DIAGNÓSTICO QUALITATIVO ACERCA DA ABORIZAÇÃO DE UMA PRAÇA NA CIDADE DE NATAL/RN. Apresentação: Pôster

DIAGNÓSTICO QUALITATIVO ACERCA DA ABORIZAÇÃO DE UMA PRAÇA NA CIDADE DE NATAL/RN. Apresentação: Pôster DIAGNÓSTICO QUALITATIVO ACERCA DA ABORIZAÇÃO DE UMA PRAÇA NA CIDADE DE NATAL/RN Apresentação: Pôster Carmem Sara Pinheiro de Oliveira 1 ; Cynthia Firmino Aires 2 ; José Custódio da Silva 3 ; Heitor Barbosa

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado

Leia mais

DIAGNÓSTICO QUANTITATIVO DA ARBORIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE BAURU: BAIRRO JARDIM PAGANI

DIAGNÓSTICO QUANTITATIVO DA ARBORIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE BAURU: BAIRRO JARDIM PAGANI DIAGNÓSTICO QUANTITATIVO DA ARBORIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE BAURU: BAIRRO JARDIM PAGANI Nicolli Chiuso Bartolomeu (*), Letícia Benites Albano, Anderson Antônio da Conceição Sartori. * Universidade do

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Professor: Philipe do Prado Santos Curso Técnico de Edificações

Leia mais

Fonte: KAWAKAMI (2009)

Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) 4 LEED s no Brasil

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DA DIVERSIDADE DE ESPÉCIES E ÍNDICES ARBÓRIOS NO PATIO ESCOLAR DE TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA CIDADE DE SÃO VALÉRIO-TO.

IDENTIFICAÇÃO DA DIVERSIDADE DE ESPÉCIES E ÍNDICES ARBÓRIOS NO PATIO ESCOLAR DE TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA CIDADE DE SÃO VALÉRIO-TO. IDENTIFICAÇÃO DA DIVERSIDADE DE ESPÉCIES E ÍNDICES ARBÓRIOS NO PATIO ESCOLAR DE TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA CIDADE DE SÃO VALÉRIO-TO. Marcos Paulo de Almeida Alves¹; André Ferreira dos Santos² ¹Aluno

Leia mais

AEAMESP 21ª. Manejo Arbóreo Otimização dos Processos nos Empreendimentos do Metrô de São Paulo SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

AEAMESP 21ª. Manejo Arbóreo Otimização dos Processos nos Empreendimentos do Metrô de São Paulo SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA Manejo Arbóreo Otimização dos Processos nos Empreendimentos do Metrô de São Paulo Ana Paula Rodrigues dos Santos Segarro Michelle Nakazato Mikaro Neila Custódio Victor Bassettti Martinho 21ª SEMANA DE

Leia mais

Vegetação Amenizadora da Poluição Industrial no Bairro Cidade Industrial de Curitiba / PR

Vegetação Amenizadora da Poluição Industrial no Bairro Cidade Industrial de Curitiba / PR Vegetação Amenizadora da Poluição Industrial no Bairro Cidade Industrial de Curitiba / PR Debora Cristina LOPES Universidade Federal do Paraná A questão da cobertura vegetal em áreas urbanas possui cada

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO VISUAL DE ARVOREDO

RELATÓRIO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO VISUAL DE ARVOREDO NÚCLEO DE ARVOREDO RELATÓRIO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO VISUAL DE ARVOREDO LOCAL: Junto à Estação de Santa Apolónia. MORADA:, Rua Teixeira Lopes, Largo dos Caminhos de Ferro,. FREGUESIA: Santa Maria Maior TÉCNICO

Leia mais

DECRETO Nº DE

DECRETO Nº DE DECRETO Nº 18.859 DE 21-09-2015 DOM 22-09-2015 DISPÕE SOBRE A COMPENSAÇÃO AMBIENTAL RELATIVA A CRITÉRIOS DE PLANTIOS E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS EM ÁREAS VERDES DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

O PAISAGISMO COMO MEDIDA COMPENSATÓRIA DAS OBRAS

O PAISAGISMO COMO MEDIDA COMPENSATÓRIA DAS OBRAS O PAISAGISMO COMO MEDIDA COMPENSATÓRIA DAS OBRAS Apresentação da experiência vivenciada pela GEM - Gerência do Empreendimento da Linha 15 Prata (antigo Prolongamento Linha 2-Verde) na obtenção das autorizações

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE GOIANDIRA, GOIÁS

DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE GOIANDIRA, GOIÁS DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE GOIANDIRA, GOIÁS Marina da Silva Melo 1,5, Núbia Alves Mariano Teixeira Pires 2,5, Danilo Elias de Oliveira 3 e Solange Xavier-Santos 4,5 1 Bolsita PIBIC/UEG

Leia mais

Construção de uma rede de unidades de referência tecnológica em integração lavoura, pecuária e floresta no paraná: caracterização e desafios

Construção de uma rede de unidades de referência tecnológica em integração lavoura, pecuária e floresta no paraná: caracterização e desafios Anais do 1º Simpósio Internacional de Arborização de Pastagens em Regiões Subtropicais 93 Construção de uma rede de unidades de referência tecnológica em integração lavoura, pecuária e floresta no paraná:

Leia mais

Inve t ntári á io Fl Flor t es l Definição, Tipos e Aplicação no Manejo Florestal

Inve t ntári á io Fl Flor t es l Definição, Tipos e Aplicação no Manejo Florestal Inventário Florestal l Definição, Tipos e Aplicação no Manejo Florestal Inventário de um Sistema Natural (Floresta) Floresta Definição: Formação arbórea (inclui florestas naturais e plantadas) com indivíduos

Leia mais

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE USUÁRIOS DA PRAÇA PÚBLICA MIRIAM VASCONCELOS, NATAL - RN. Apresentação: Pôster

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE USUÁRIOS DA PRAÇA PÚBLICA MIRIAM VASCONCELOS, NATAL - RN. Apresentação: Pôster PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE USUÁRIOS DA PRAÇA PÚBLICA MIRIAM VASCONCELOS, NATAL - RN Apresentação: Pôster Carmem Sara Pinheiro de Oliveira 1 ; Cynthia Firmino Aires 2 ; Heitor Barbosa de Morais Bittencourt

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2011 Instrução Técnica nº 33/2011 - Cobertura de sapé, piaçava e similares 713 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA

Leia mais

SEQUÊNCIA BÁSICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO. Decreto 56818/11 e ITs

SEQUÊNCIA BÁSICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO. Decreto 56818/11 e ITs SEQUÊNCIA BÁSICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO Decreto 56818/11 e ITs CLASSIFIQUE A ALTURA Decreto, artigo 3º nº I ; I Altura da Edificação: a. para fins de exigências

Leia mais

DESENHO ARQUITETÔNICO I. O Projeto Arquitetônico

DESENHO ARQUITETÔNICO I. O Projeto Arquitetônico DESENHO ARQUITETÔNICO I O Projeto Arquitetônico O que é um projeto arquitetônico? É uma representação em um plano das projeções de uma edificação. Possui três fases: 1. Fase preliminar - Estudo da viabilidade

Leia mais

MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA

MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA 1 DEPARTAMENTO DE PLANEAMENTO E GESTÃO URBANÍSTICA Divisão de Estudos, Projectos, Planeamento e Controlo ASSUNTO: LOCAL: Loteamento No Casal da Cruz UNIDADE DE EXECUÇÃO DE ATOUGUIA DA BALEIA Atouguia da

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS DO BAIRRO MORADA DA SERRA, CUIABÁ- MT

AVALIAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS DO BAIRRO MORADA DA SERRA, CUIABÁ- MT AVALIAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS DO BAIRRO MORADA DA SERRA, CUIABÁ- MT Suelen da Veiga Borges, Jovanil Baldin, Roberto Antônio Ticle de Melo e Sousa Resumo Expandido - Arborização Urbana e Paisagismo

Leia mais

Portaria CBRN 01/2015

Portaria CBRN 01/2015 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE BIODIVERSIDADE E RECURSOS NATURAIS Portaria CBRN 01/2015 Estabelece o Protocolo de Monitoramento de Projetos de Restauração Ecológica O Coordenador de Biodiversidade

Leia mais