Manual da AGENDA GRACES 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual da AGENDA GRACES 2011"

Transcrição

1 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender as Versões da Agenda integrada ao Sistema Graces nas versões Standard, Prime e Plus e a versão Grátis. As características variam de acordo com a versão da Agenda Todos os dados pessoais, tais como nomes, apelidos, datas, etc., usados neste manual são fictícios. Diferenças entre as versões da agenda Agenda Graces Agenda Grátis Integração com o sistema Graces Barra para ocultar recurso (item 11) Navegação entre Graces e Agenda (item 10) Abrir Comanda Terminal de Profissionais Trabalhar com a Agenda em rede Com a Agenda Graces você pode: Permite alterar o tempo, a data ou trocar de profissional com apenas um clique! Você pode programar o modo de visualização da agenda, se diário (vertical) ou linha do tempo (horizontal); Você configura o horário de agendamento do seu dia-a-dia (qual o horário do primeiro e do último agendamento); Permite que você programe a visualização da linha do tempo, se de 15 em 15 minutos, de 1/2 em 1/2 hora, de 1 em 1 hora, entre outros; Cada cargo será mostrado com cor diferente; A janela da agenda é expansível, você pode alterar o tamanho; Ao pesquisar uma cliente para fazer um agendamento, são mostrados aqueles que ela já tem em destaque. Permite fazer agendamento de ausências (almoço, folga, férias, etc.) para os profissionais. Você pode fazer agendamento para um único dia, uma vez por semana, a cada 15 dias e várias outras opções. Pode-se fazer encaixe de agendamentos para um mesmo profissional; Você pode inserir avisos de alertas. Você pode imprimir todos os agendamentos. São vários os formatos de página, uma semana, um mês e assim por diante. Você configura a página de agendamento! Faltou energia? tem nobreak? Sem problemas! é só imprimir a agenda.

2 2 Agenda Graces Interface da Agenda 1. Caixa de Pesquisa de cliente 2. Botão de Pesquisa de cliente 3. Botão para Cadastrar as informações rápidas e básicas da Clientes 4. Caixa Pesquisa de Clientes: Será mostrado o nome e o telefone da cliente após a pesquisa. Este será o nome que o agendamento será realizado 5. Botão Horários mostra todos os agendamentos realizados para uma cliente 6. Botão Atualizar Agendamentos, recarrega os agendamentos (atualiza a janela), caso trabalhe em rede (somente se trabalha como Graces em rede) 7. Botão que mostra a visualização no formato Diário, nome do profissional na barra acima e o horário a esquerda 8. Botão que mostra a visualização no formato Linha de Tempo, nome do profissional a esquerda e horário na barra acima 9. Botão de Agrupamento agrupa os agendamentos por Data ou por Recurso 10. Atalho para Abrir o Graces, caso trabalhe com o Graces 11. Botão Ocultar/Mostrar, esconde e mostra a barra de Profissionais e o Calendário 12. Botão Imprimir faz a impressão dos agendamentos 13. Botão da Configuração da Agenda, você define a forma de trabalho 14. Painel de Recursos que mostra os nomes dos Cargos e Apelidos profissionais que poderão receber agendamentos. Para ocultar temporariamente um cargo ou profissional basta clicar na caixa ao lado do nome 15. Caixa de Dicas, ao passar o mouse em cima da caixa será mostrada uma dica 16. Configuração do Intervalo do Horário em que irá trabalhar 17. Área em que são mostrados os cargos dos profissionais, inclusive separados por cores, ou seja, cada cargo tem uma cor. 18. Calendário de agendamento. Para alterar de um dia para o outro, basta clicar numa das datas 19. Botões de Navegação entre os profissionais, nele você pode diminuir ou aumentar a quantidade dos nomes dos profissionais na área de visualização na janela.

3 3 Agenda Graces Atalhos do teclado da agenda Graces Atualizar a janela de Agendamentos (F5) Pesquisa o nome de um cliente (F3) Ir para o Graces (F7) ADMINISTRAÇÃO Na Agenda Graces Grátis... Ao abrir a Agenda grátis pela primeira vez, se não tiver profissional cadastrado, você receberá um aviso para definir o horário do salão e cadastrar os profissionais. 1. Neste aviso, clique no botão OK e abrirá a janela de Configuração da Agenda. É ALTAMENTE RECOMENDÁVEL fazer todas as configurações. 2. Na aba Definição de Recursos, é que serão feitos os cadastros. 3. Para mais informações, veja os passos das Configurações da Agenda. Por onde começo? Comece fazendo a configuração da agenda para atender as suas necessidades 1. Clique no botão OPÇÕES (item 13) a. Janela Horário de funcionamento: Nesta janela você deverá definir o período para agendamento escolhendo o horário inicial de para cada dia da semana. i. Nos campos DIA, DE e ATÉ, defina o primeiro e o ultimo horário disponíveis para receber agendamentos; ii. No campo Mostrar período maior que a agenda, insira o horário inicial e o final que visualizará caso deseje agendar fora do período normal de trabalho; iii. Clique no botão OK, Alterar para fechar a janela e sair ou Fechar para desistir. Dica: Para continuar a configuração, basta clicar nas abas seguintes e clicar no botão OK, Alterar somente na ultima aba, assim, todas as alterações serão salvas.

4 4 Agenda Graces b. Janela Terminal de Profissionais: Aplica-se apenas para a Agenda integrada ao Graces. Nesta janela você deverá definir como a agenda será usada no Terminal dos profissionais. i. No campo Mostrar a agenda no terminal de profissionais, marque se quer ou não que a agenda seja visualizada no terminal. Se optar por mostrar no terminar, basta marcar ou não as opções seguintes: Observações: 1. Cada profissional pode ver apenas O profissional pode agendar O profissional pode fazer Permitir que o profissional... i. No terminal dos profissionais só será mostrada a agenda do profissional logado (ele acessa o sistema Graces com o login e a senha dele); ii. Serão mostrados todos os agendamentos feitos para o profissional que está logado inclusive com o histórico do serviço que será feito, exemplo se a cliente vai fazer Mão, Pé, Cabelo. Também mostrará o intervalo de tempo destes agendamentos. iii. Caso a cliente tenha outros agendamentos para o mesmo dia com outros profissionais, estes também serão mostrados para o profissional logado, estará visível na cor vermelha e não aparecerá o histórico dos serviços agendados para os outros profissionais.

5 5 Agenda Graces c. Janela Definição de Recursos: Nesta janela os recursos podem ser Profissionais, Salas ou Equipamentos para os quais se queira agendar horário com um cliente. (Agendamento para salas e equipamentos estará disponível no futuro para a agenda integrada ao Graces) Se você trabalha com a Agenda integrada ao Sistema Graces, os nomes dos profissionais e cargos já serão apresentados, neste caso recomendamos fazer todos os cadastros através do sistema Graces. Se você está usando a Agenda Grátis, será necessário cadastrar os Cargos e Profissionais. Um aviso para cadastrar os profissionais é apresentado assim que a agenda é aberta (caso não tenha nenhum profissional cadastrado). Para cadastrar os recursos (profissionais e cargos) rapidamente na Agenda Grátis e na Agenda Graces... Veja os itens: Cadastrar um Novo Profissional Alterar o cadastro de um Profissional Excluir o cadastro de um Profissional Após a realização dos cadastros continue os passos abaixo: i. No campo 1. Marque os profissionais que entram na agenda, basta clicar na caixa ao lado do nome. ii. O campo 2 será para desenvolvimento futuro. iii. O campo 3. Defina uma cor (clara) para cada cargo, esta cor será mostrada na janela de visualização dos horários da agenda. Para escolher a cor basta clicar no cargo e na caixa Cor, escolher uma das cores disponíveis. Faça um de cada vez, exemplo, clique no cargo cabeleireira e escolha uma cor, em seguida clique no cargo depiladora e escolha a cor, e assim por diante.

6 6 Agenda Graces d. Janela de Marcações: Nesta janela você estabelece as Regras gerais de utilização da agenda: i. No campo Usar apelido da cliente ao invés do nome inteiro, marque se desejar. e. Janela de Aparência: Nesta janela você pode configurar a aparência da altura da linha: i. No campo Altura da linha no modo diário, digite a largura da altura da linha. Quando terminar todas as configurações, clique no botão Ok, Alterar.

7 7 Agenda Graces 2. Definir a escala de Tempo de Visualização que irá trabalhar na Agenda: a. Clique com o botão direito na Coluna dos Horários a esquerda da janela e escolha o intervalo; b. Você ainda pode alterar a visualização da janela, se Diário ou Linha do Tempo. 3. Incluir o Cadastro de um novo Profissional a. Clique no botão OPÇÕES (item 13 da interface) b. Clique na aba Definição de Recursos. Se você usa a Agenda Integrada ao Graces Nesta janela, serão mostrados os profissionais já cadastrados no sistema Graces. Neste caso, recomendamos cadastrar os profissionais diretamente no sistema Graces. Se você está usando a Agenda Grátis Assim que a Agenda é aberta pela primeira vez e se não tiver nenhum profissional cadastrado, é apresentado um aviso para a realização dos cadastros. Para cadastrar os recursos (profissionais e cargos) na Agenda Grátis ou na Agenda Graces (cadastro rápido), faça: 1. Clique no botão Novo Profissional; 2. Será mostrada uma pequena janela de cadastro; 3. Preencha todos os dados, inclusive apelido do profissional (evite nomes compostos no apelido, exemplo Ana Maria, e palavras com acentos). O DDD da sua cidade é importante, pois se você não informar o sistema colocará como padrão o DDD 11; 4. Clique no botão Ok, Salvar. 5. Para cadastrar outros profissionais repita os passos acima. 4. Alterar o Cadastro de um Profissional a. Clique no botão OPÇÕES (item 13 da interface) b. Clique na aba Definição de Recursos. Se você usa a Agenda Integrada ao Graces Nesta janela, serão mostrados os profissionais já cadastrados no sistema Graces. Recomendamos alterar o cadastro do profissional diretamente no sistema Graces. Se você está usando a Agenda Grátis Para alterar o cadastro, selecione o nome do profissional na lista 2. Clique no botão Alterar e salve. 3. Faça as alterações desejadas e salve.

8 8 Agenda Graces 5. Excluir o Cadastro de um Profissional a. Clique no botão OPÇÕES (item 13 da interface); b. Clique na aba Definição de Recursos. Se você usa a Agenda Integrada ao Graces Nesta janela, serão mostrados os profissionais já cadastrados no sistema Graces. Neste caso, recomendamos "Excluir" diretamente no sistema Graces (é necessário verificar as condições deste cadastro). Se você está usando a Agenda Grátis... Na Agenda Grátis você pode Excluir o cadastro de um profissional somente se ele não tiver nenhum agendamento cadastrado. Neste caso será necessário apagar os agendamentos primeiro para depois excluí-lo da base de dados. 1. Para excluir o cadastro, selecione o nome do profissional na lista 2. Clique no botão Excluir e confirme. OPERACIONAL: Como trabalhar com a Agenda? 6. Fazer agendamento para cliente JÁ cadastrado a. Clique na caixa de Pesquisa de Cliente (item 1 da interface) ou tecle F3; b. Você pode localizar um cliente pelo nome, sobrenome, telefone, etc., digite uma destas informações e tecle Enter no teclado; c. Será apresentada a janela Pesquisa de Clientes; d. Selecione um dos nomes na lista, use o mouse ou as setas do teclado para navegar nesta janela até localizar o nome desejado; e. Tecle Enter ou clique no botão Selecionar; f. O nome da cliente será mostrado na caixa Cliente selecionado. É para este nome que o agendamento será realizado; g. Escolha, clicando na data do calendário, o dia que quer agendar; h. Selecione o nome do profissional na barra esquerda de recursos, basta clicar no nome; i. Com o botão esquerdo do mouse, clique e segure o botão no horário inicial (para selecionar) e arraste até o horário final desejado do agendamento; j. O intervalo do período selecionado ficará em destaque na cor azul (img1); k. Agora basta digitar o nome do serviço desejado, o texto é livre, exemplo, mão, pé, cabelo etc.; l. E tecle Enter em seguida para confirmar;

9 9 Agenda Graces IMPORTANTE: Após o agendamento, passe o mouse por cima e será mostrado: - O nome da cliente; - Intervalo do agendamento; - Os serviços serem executado; - O usuário que agendou e o que alterou (img2) BREVEMENTE DISPONIBILIZAREMOS AS FUNÇÕES PARA ALTERAR E EXCLUIR O CADASTRO DE CLIENTES 7. Fazer agendamento para cliente NÃO cadastrado a. Clique na caixa de Pesquisa de Cliente (item 1 da inreface) ou tecle F3; b. Digite uma das informações da cliente, nome, sobrenome, telefone, etc., e tecle Enter no teclado; c. Será apresentada a janela Pesquisa de Clientes ou não, dependerá da informação a ser pesquisada; d. Se não quiser selecionar nenhum nome da lista, clique no botão Fechar, automaticamente abrirá a janela de cadastro de Cliente; e. Preencha todos os dados do cadastro e clique no botão OK, Cadastrar ou Cancelar para desistir f. Para realizar o agendamento, basta seguir os passos acima a partir do item f BREVEMENTE DISPONIBILIZAREMOS AS FUNÇÕES PARA ALTERAR E EXCLUIR O CADASTRO DE CLIENTES 8. Fazer agendamento de encaixe: a. Clique na caixa de Pesquisa de Cliente (item 1 da interface) ou tecle F3; b. Digite uma das informações da cliente, nome, sobrenome, telefone, etc., e tecle Enter no teclado; c. Escolha a cliente e tecle Enter no teclado; d. Escolha o dia e o profissional; e. Com o botão esquerdo do mouse, selecione um período (clique, segure e arraste) na lateral esquerda do(s) agendamento(s) já feito(s) (img1); img 1 img 2 f. Ficará em destaque na cor azul; g. Basta digitar o tipo de serviços que será feito e tecle Enter no teclado (img2). É possível fazer Encaixe somente para clientes diferentes porem com um mesmo profissional! Você também pode colocar Observações e Alertas num Encaixe. 9. Fazer agendamento para vários profissionais ao mesmo tempo: Só é possível agendar um cliente com vários profissionais ao mesmo tempo, fazendo um agendamento de cada vez. 10. Fazer agendamento no passado: a. Não é possível agendar no passado.

10 10 Agenda Graces 11. Agendar folgas, ausências, almoço, etc., dos profissionais para o dia inteiro: a. Clique na caixa de Pesquisa de Cliente (item 1 da inteface) ou tecle F3; b. O campo do cliente selecionado ficará em branco; c. No cabeçalho da coluna que mostra o nome do profissional dê um clique para selecionar. Toda a coluna ficará selecionada; d. Digite o motivo da ausência e tecle Enter no teclado; Pronto! O status ficará na cor roxa. 12. Agendar folgas, ausências e almoço dos profissionais para um período do dia: a. Clique na caixa de Pesquisa de Cliente (item 1 da interface) ou tecle F3; b. O campo do cliente selecionado ficará em branco; c. Selecione com o botão esquerdo do mouse o período que o profissional estará ausente; d. Digite o motivo da ausência e tecle Enter no teclado; e. Pronto!, neste caso o status ficará na cor roxa; 13. Fazer agendamentos periódicos (recorrentes): a. Faça um agendamento normal; b. Neste agendamento, clique com o botão direito do mouse em Editar, ou dê duplo clique com o mouse na caixa do agendamento; c. Na janela que mostra o conteúdo do agendamento clique no botão Periodicidade; d. Uma nova janela com o titulo Compromisso periódico será mostrada; e. Escolhas as opções que desejar dentro desta janela: - Diariamente; - Semanal - Freqüenta o salão toda a semana; - A Cada: uma ou 2 semanas...; - Mensal - A Cada: um mês ou 2 meses... - Por Ano, e assim por diante. f. Clique em OK para confirmar; g. E OK novamente na janela do conteúdo do agendamento. h. Note que será mostrado um símbolo de periodicidade na caixa do agendamento. 14. Como apagar um agendamento Periódico: a. Selecione a caixa do agendamento com apenas um clique do mouse (a caixa ficará com o contorno preto); b. No teclado tecle Delete; c. Será mostrada a janela Confirmar a eliminação; d. Você pode apagar uma única ocorrência (agendamento) ou Apagar a serie (Todos os agendamentos). e. Clique no botão OK para confirmar a opção escolhida ou Cancelar para desistir. f. Você também pode apagar o agendamento dando duplo clique na caixa do agendamento e clicar no botão Eliminar. CUIDADO! Esta ação não tem volta. 15. Como apagar um agendamento simples: a. Selecione a caixa do agendamento com apenas um clique do mouse (a caixa ficará com o contorno preto); b. No teclado tecle Delete.

11 11 Agenda Graces c. Você também pode apagar o agendamento dando duplo clique na caixa do agendamento e clicar no botão Eliminar. CUIDADO! Esta ação não tem volta. 16. Pesquisar e visualizar o(s) agendamento(s) de uma cliente: a. Clique na caixa de Pesquisa de Cliente (item 1) ou tecle F3; b. Digite uma das informações da cliente, nome, sobrenome, telefone, etc., e tecle Enter no teclado; c. Escolha a cliente e tecle Enter no teclado; d. Clique no botão Horários; e. No calendário à esquerda, será mostrado em negrito todas as datas que a cliente tem agendamento marcado; f. Para ver o conteúdo, basta clicar no dia no calendário, inclusive se tiver agendamento com profissionais diferentes. Quando clicado calendário, na caixa Recursos, os nomes dos profissionais serão mostrados em destaque. g. Para voltar para o agendamento normal, clique novamente no botão Horários. Dica: Para visualizar intervalos de agendamentos para selecionar no calendário a quantidade de dias desejada. Exemplo, para uma semana, clique no primeiro dia, segure e arraste até o ultimo dia que deseja e solte. 17. Alterar um agendamento: a. Na quantidade de tempo escolhido no agendamento: i. Basta aproximar o cursor do mouse na parte inferior do quadro do agendamento, o curso se transformará numa seta bidirecional; ii. Clique com o botão esquerdo do mouse, segure e arraste para cima ou para baixo, com isto você diminuirá ou aumentará a quantidade do tempo do agendamento. b. Alterar o horário do agendamento do mesmo profissional: i. Selecione o agendamento com apenas um clique do mouse (a caixa ficará com o contorno preto); ii. Segure e arraste para qualquer um dos horários da coluna que esta o nome do profissional. Pronto! c. Alterar apenas o dia do agendamento de um mesmo profissional: i. Selecione o agendamento com apenas um clique do mouse (a caixa ficará com o contorno preto); ii. Segure e arraste para qualquer um dos dias diretamente no calendário. Pronto! Simples assim! d. Para alterar o agendamento de um profissional para outro dentro do mesmo dia: i. Selecione o agendamento com apenas um clique do mouse (a caixa ficará com o contorno preto); ii. Segure e arraste para qualquer uma das colunas onde esta o nome do outro profissional. Basta soltar o clique do mouse no local em que deseja que fique o agendamento. Mais fácil? Impossível! e. Para alterar o agendamento de um profissional para outro e para outro dia: i. Com o botão esquerdo do mouse, segure a tecla Control no teclado e selecione dois (ou mais) dias no calendário e solte; ii. Selecione o agendamento com apenas um clique do mouse (a caixa ficará com o contorno preto); iii. Segure e arraste para qualquer uma das colunas, basta soltar o clique do mouse no horário que deseja que fique o agendamento.

12 12 Agenda Graces f. Alterar o serviço de um agendamento: i. Selecione o agendamento com apenas um clique do mouse (a caixa ficará com o contorno preto) e solte; ii. Clique novamente em cima da caixa e digite o conteúdo que quiser. iii. Você também pode editar o campo com um rápido duplo clique, neste caso será mostrado a janela de edição e alterar o que desejar 18. Opções: Status e Marcar como de um agendamento: a. Na caixa do agendamento, clique com o botão direito do mouse; b. Na lista de opções clique em Status ou em Marcar como... c. Escolha a opção desejada d. Veja na barra lateral da caixa do agendamento a marca colocada. As cores do Marcar como... e do Status são fixas e não podem ser alteradas. 19. Opções: Observação e Lembrete num agendamento: a. Na caixa do agendamento, clique com o botão direito do mouse; b. Na lista de opções clique em Observação e/ou Lembrete; c. Escolha a opção desejada, é muito fácil; d. A opção Lembrete avisa o horário de um agendamento importante ou com prioridade. 20. Abrir Comanda diretamente da Agenda integrada ao Graces: a. Se você trabalha com o sistema Graces, é possível abrir uma comanda diretamente da agenda; É simples! b. Localize o agendamento, clique com o botão direito do mouse na caixa do agendamento; c. E escolha a opção Abrir Comanda; d. O Sistema Graces busca e informa automaticamente o número da ultima comanda; e. Digite o número da comanda e clique no botão Abrir Comanda ou tecle Enter; Note que ao abrir a comanda o Status do agendamento foi alterado para a cor amarela. Ao ir para o Graces verá a comanda aberta. Se a opção de Abrir comanda estiver desabilitada, deve ter impedimentos, tais como: O caixa do dia ainda não foi aberto, agendamento feito no passado entre outros motivos.

13 13 Agenda Graces 21. Trabalho com o sistema Graces e em rede. Como acontece a atualização dos agendamentos feitos na rede para que todos visualizem a mesma informação (Agenda integrada Graces)? a. Todos os agendamentos são atualizados (recarregados) quando acontece uma destas ações: i. Quando clica no botão Atualizar (F5) e ii. Quando pesquisa um cliente (F3) e iii. Quando cadastra uma folga para o profissional e iv. Quando clica para ir p/ o Graces (F7) 22. Imprimir a agenda: Você pode imprimir todos os agendamentos. São vários os formatos de página, uma semana, um mês e assim por diante. Você configura a página de agendamento! Para isto faça: a. Clique no botão Imprimir; b. Abrirá a janela Configurar página; c. Nas abas Formato, Papel e Recursos, basta fazer a sua escolha e clicar no botão Imprimir. d. É importante que antes você clique no botão Pré-visualizar para verificar se está de acordo com a sua escolha. Observações: i. O sistema mostra no máximo de 10 recursos, (coluna com os nomes de profissionais) por página. ii. O tamanho da impressão é folha A Backup externo dos dados SOMENTE da Agenda GRÁTIS: Veja as instruções no endereço na internet: item Backup 24. Atualização de versões da Agenda Integrada ao Graces e na Agenda Grátis Quando houver atualizações livres, estas serão disponibilizadas automaticamente na internet. Na versão da Agenda Integrada ao Graces, as atualizações serão disponibilizadas juntamente com as do sistema Graces. Na versão da Agenda Grátis... a. Ao abrir a Agenda Grátis, receberá um aviso de atualização disponível. b. Leia as instruções e siga os passos indicados.

Manual de instruções rápido para testar o sistema Graces

Manual de instruções rápido para testar o sistema Graces Manual de instruções rápido para testar o sistema Graces Gerenciar um salão de beleza usando o sistema Graces é muito fácil! Eis alguns passos que poderão lhe ajudar a realizar os testes. Lembre-se que

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014 O objetivo deste manual é explicar passo a passo o controle da papeleta do motorista realizado no SAT. De acordo com a LEI Nº 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012, que pode ser acessada em: http://www.planalto.gov.br

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

Caso você possua cadastro no Twitter, selecione a opção Logar com meu usuário, e insira seu nome de usuário e senha do serviço:

Caso você possua cadastro no Twitter, selecione a opção Logar com meu usuário, e insira seu nome de usuário e senha do serviço: Tópicos 1. Efetuando login 2. Componentes da tela principal 2.1. Barra de ferramentas 2.2. Painel de atualizações 2.3. Rede de contatos do usuário 2.3.1. Controles de mouse e teclado 2.3.2. Entendendo

Leia mais

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI Manual de Utilização Família MI ÍNDICE 1.0 COMO LIGAR O MÓDULO... pág 03 e 04 2.0 OBJETIVO... pág 05 3.0 COMO CONFIGURAR O MÓDULO MI... pág 06, 07, 08 e 09 4.0 COMO TESTAR A REDE... pág 10 5.0 COMO CONFIGURAR

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS 1. CONCEITO Master Vendas não é somente um sistema, e sim, um novo conceito de gestão para sua empresa. Foi desenvolvido por profissionais de informática juntamente com

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Campo: PREVISÃO Informa uma possível data e hora de entrega do veículo, caso o orçamento seja aprovado.

Campo: PREVISÃO Informa uma possível data e hora de entrega do veículo, caso o orçamento seja aprovado. ABA: OFICINA BOTÃO: ORÇAMENTO (CLIENTES) ORÇAMENTO DE SERVIÇO Faz orçamento de serviços para clientes cadastrados Abre o cadastro do cliente Mostra os produtos que serão utilizados, serviços que serão

Leia mais

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO ARGO Internet ARGO.com.br 2013 Sumário 1. Instalação... 2 1.1 Windows... 2 2 Guia de Uso... 5 2.1 Inicialização... 5 2.1.1 Modo Casa... 5 2.1.2 Modo escola... 6 2.2 Cadastro

Leia mais

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE ❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE a) Checagem de Estoque - Verifique o estoque dos produtos desejados. b) Listar produtos com a quantia de estoque mínimo atingido: ESTOQUE / RELATÓRIO / ALERTA DE COMPRA

Leia mais

NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO:

NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO: NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO: Sumário NA AGENDA COMO FAÇO PARA VER PACIENTES COM TRATAMENTO EM ABERTO MAIS SEM AGENDAMENTO?... 2 COMO FAÇO PARA PROCURAR UM PACIENTE E IMPRIMIR

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo

Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo Transmissão Antes de começar a trabalhar, vamos entender o item do menu transmissão, é nele que se faz atualização dos dados do moinho para o seu computador,

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

ABA: OFICINA BOTÃO: ORÇAMENTO (CLIENTES)

ABA: OFICINA BOTÃO: ORÇAMENTO (CLIENTES) ABA: OFICINA BOTÃO: ORÇAMENTO (CLIENTES) ORÇAMENTO DE SERVIÇO Faz orçamento de serviços para clientes cadastrados Abre o cadastro do cliente Mostra os produtos que serão utilizados, serviços que serão

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Guia de Uso. O Pro-Treino tem uma divisão clara de funções, apresentada a seguir: E três tipos de usuários que executam as funções descritas acima:

Guia de Uso. O Pro-Treino tem uma divisão clara de funções, apresentada a seguir: E três tipos de usuários que executam as funções descritas acima: Sumário 1. Introdução... 2 2. Conceitos básicos... 2 2.1. Fluxo do sistema... 3 2.2. Acesso ao sistema... 4 2.2.1. Login... 4 2.2.2. Logoff... 4 2.2.3. Esqueci minha senha... 5 2.3. Conhecendo o Sistema...

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Apresentação...2. 1. Como acessar o sistema...3

Apresentação...2. 1. Como acessar o sistema...3 Índice: Apresentação...2 1. Como acessar o sistema...3 1.1. Já estando cadastrado... 3 1.2. Não estando cadastrado... 4 1.2.1 Como cadastrar um Consultor... 4 1.2.2 Salvando o cadastro... 8 1.2.3 Inserindo

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição 1 Configurando a Conexão com o Banco de Dados 2 Primeiro Acesso ao Sistema Manutenção de Usuários 3 Parametrizando o Sistema Configura

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Planilha Eletrônica Excel

Planilha Eletrônica Excel COLÉGIO LA SALLE CANOAS Técnico em Informática Planilha Eletrônica Excel Excel Prof. Valter N. Silva Colégio La Salle Canoas Página 2 1. NOÇÕES BÁSICAS O Microsoft Excel 7.0 é um programa de planilha eletrônica,

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo INTRODUÇÃO O Microsoft Outlook 2007 é um programa de gestão de informações pessoais e de mensagens que auxilia no gerenciamento de mensagens, compromissos, contatos, tarefas e partilhar informações com

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal.

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal. MANUAL DO SISCOOP Sumário 1 Menu de Navegação... 3 2 Gerenciar País... 5 3- Gerenciamento de Registro... 8 3.1 Adicionar um registro... 8 3.2 Editar um registro... 10 3.3 Excluir um registro... 11 3.4

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Acessando a Plataforma de Rastreamento

Acessando a Plataforma de Rastreamento Acessando a Plataforma de Rastreamento Para acessar a plataforma digite no seu navegador preferido o endereço: xxxxxxxx.mloc.com.br onde xxxxxxxx é o nome da sua empresa de rastreamento. Ex: rastreadora.mloc.com.br

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes)

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Page 1 of 30 Impressao Oficial de justiça De PJe - Manual imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Tabela de conteúdo 1 Manual do Oficial de Justiça

Leia mais

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz Manual de Cobrança Cadastrando um Funcionário Entre no programa e no menu principal entre na opção: Cadastros / Cadastros de Funcionários e Acionador. Será apresentada a tela abaixo: Nesta tela deverão

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais

COMO ACESSAR O SISTEMA?

COMO ACESSAR O SISTEMA? COMO ACESSAR O SISTEMA? 1º Passo Vai ao ícone do programa que está na área de trabalho. Veja a figura abaixo com o ícone do programa: 2º Passo - Clique 2 vezes sobre o ícone. 3º Passo Após os dois clique

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos)

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos) Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Seja bem-vindo(a) ao Simulador de Ações FinanceDesktop. Seu propósito é oferecer um ambiente completo e fácil de usar que permita o registro

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

DIRETRIZES DE USO DA MATRIZ DE SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

DIRETRIZES DE USO DA MATRIZ DE SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico Coordenação Geral de Regionalização PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO Roteiros do Brasil

Leia mais

6.1. Inserir... 09 6.2. Consultar... 10 6.3. Listar Todos... 11 6.4. Alterar... 12 7. BENEFÍCIOS... 12

6.1. Inserir... 09 6.2. Consultar... 10 6.3. Listar Todos... 11 6.4. Alterar... 12 7. BENEFÍCIOS... 12 Sumário 1. APRESENTAÇÃO INICIAL... 03 2. EMPRESA... 03 3. UNIDADE... 03 3.1. Consultar... 03 3.2. Listar Todas... 04 4. SETOR... 05 4.1. Consultar... 05 4.2. Inserir... 05 4.3. Listar... 06 5. FUNÇÃO...

Leia mais

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar conteúdo autor: Fábio Roberto Teodoro 25 de março de 2010 Sumário 1 Definições 3 2 Interface Administrativa 4 3 Conteúdo 6 3.1 Notícias............................................

Leia mais

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Tutorial Ouvidoria Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Como acessar a Ouvidoria? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 2.1. COMPARTILHANDO O DIRETÓRIO DO APLICATIVO 3. INTERFACE DO APLICATIVO 3.1. ÁREA DO MENU 3.1.2. APLICANDO A CHAVE DE LICENÇA AO APLICATIVO 3.1.3 EFETUANDO

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

selecionado. DICAS 1. Explore, sempre, o ícone

selecionado. DICAS 1. Explore, sempre, o ícone COMO USAR O MAPA COM INDICADORES DO GEOPORTAL DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE DA BAHIA? Este documento fornece um passo a passo explicativo e ilustrado das principais ferramentas do Mapa com Indicadores do GeoPortal

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra

Manual de Utilização do Zimbra Manual de Utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web (Firefox, Chrome e Internet Explorer) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário, tarefas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 3 INICIANDO PROCESSO DE LEITURA...

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais