MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CÂMARA ou COMISSÃO APROVADO EM: 27/6/94

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CÂMARA ou COMISSÃO APROVADO EM: 27/6/94"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ACADEMIA DE EDUCAÇÃO MONTENEGRO UF BA ASSUNTO: Reconhecimento do curso de Pedagogia, habilitações em: Magistério das Matérias Pedagógicas do 2o. grau, Administração Escolar e Orientação Educacional. RELATOR: SR. CONS. Laura Leitão PARECER NP 621/94, 1 RELATÓRIO CÂMARA ou COMISSÃO APROVADO EM: 27/6/94 / PROCESSO Nº: / Diretor da Academia de Educação Montenegro, encaminha a este Conselho pedido de Reconhecimento do curso de Pedagogia, habilitações: Magistério das Matérias Pedagógicas do 2o. grau, Administração Escolar e Orientação Educacional, ministrado pela Faculdade de Educação Montenegro, instalada em Ibicaraí BA. 0 referido curso foi autorizado a funcionar pelo Decreto no , de 25/1/, nos termos do Parecer CFE no. 1035/89, com 80 (oitenta) vagas totais anuais, para funcionar nos turnos da tarde e noite. Pela Portaria no. 0/93 SESu/MEC foi designada Comissão Verificadora integrada pelos professores Edil Vasconcelos de Paiva, Maria Auxiliadora Campos A. Machado, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais e a TAE Zoraide Flores Santos, da DEMEC/BA, a fim de verificar as condições de funcionamento para o reconhecimento do curso e apresentar relatório conclusivo. Consubstanciados nos dados apresentados no processo e no relatório da Comissão Verificadora, elaboramos o presente parecer: 1. Dados sobre a mantenedora: 1.1. Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal A Faculdade de Educação Física Montenegro é mantida pela Academia de Educação Montenegro, entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro em Ibicaraí, Estado da Bahia, e com seu Estatuto inscrito no Registro Civil de Pessoas Jurídicas do Cartório de Imóveis, Títulos e Documentos Civis, sob o número de ordem 14, fls. 17 do livro "A" de 11 de outubro de A Comissão destacou a regularidade jurídica, fiscal e parafiscal da mantenedora.

2 1.2. Situação EconômicoFinanceira indicadores: Os Balanços Patrimoniais dos três últimos exercícios revelam os seguintes Exercícios Itens índice de Liquidez (Geral) Grau de Endividamento Grau de Imobilização Patrimônio Líquido (Em Cr$ 1.000,00)* Ativo Permanente (Em Cr$ 1.000,00)* 19 0,28 974* 6312* ,65 1,36 0,10 85* 2482* ,95 0,70 0, * 31368** * A preço de out/92 ** A preços de dez/ Estabelecimentos de Ensino Mantidos A Academia de Educação Montenegro mantém a Academia Superior de Educação Montenegro com as seguintes unidades de ensino/cursos: Faculdade de Educação Física. Educação Física Licenciatura (Rec.) vagas Faculdade de Educação Montenegro. Pedagogia MMP 2o.; OE (Aut.) 80 vagas. 2. Dados sobre a Escola/ Curso: 2.1. Infraestrutura física Sobre este item, a Comissão informa que a Faculdade de Educação Montenegro dispõe de salas de aula com mobiliário suficiente e iluminação adequada. Conta com laboratório bem instalado e equipamento para desenvolvimento das atividades curriculares. Contando com salas próprias para: direção, professores, secretaria, cantina, espaço de lazer, incluindo piscina e quadra de esporte. A instituição dispõe de área para expansão e ampliação de suas instalações. Possui 22 salas de aula convencionais, 08 salas ambiente e 01 laboratório.

3 2.2. Biblioteca A Comissão informa que a Biblioteca dispõe de meios suficientes e adequados para desenvolver e aplicar os componentes do currículo pleno aprovado, sobretudo quanto aos seguintes recursos: a) Biblioteca (ano de 1993):. Acervo Geral: volumes: Específico: volumes: 2.954, títulos: Instalações: 480 m2. Horário de funcionamento: de 2a. a 6afeira das 7:00 às 22:00 hs aos sábados das 7: às 11:00 hs.. Pessoal técnico: coordenação de uma professora com habilitação em Biblioteconomia contando com duas auxiliares, sendo uma delas aluna do Curso de Pedagogia. A Comissão sugeriu a ampliação do acervo específico e a Instituição atendeu, mediante compromisso firmado com a Mantenedora Outras informações A Comissão Verificadora presta, ainda, as seguintes informações sobre o estabelecimento de ensino:. Total de alunos matriculados por turno: Vespertino: 24; Noturno: 47.. Regime de matrícula: seriado semestral. Atividadesfím (situação atual) Das entrevistas realizadas com o Corpo Discente e Docente, verificouse que em geral há uma boa aceitação do trabalho que vem sendo realizado pela Instituição. 3. Dados sobre o curso: 3.1. Funcionamento O curso de Pedagogia, habilitações em: Magistério das Matérias Pedagógicas do 2o. Grau, Administração Escolar e Orientação Educacional, foi autorizado a funcionar pelo Decreto no , de , nos termos do Parecer CFE no. 1035/89, com 80 vagas totais anuais. Cabe informar que as Habilitações em Administração Escolar e Orientação Educacional não estão sendo oferecidos devido a inexistência de demanda. O curso funciona nos turnos da tarde e noite e o regime de matrícula é o seriado semestral. A primeira turma concluiu o curso no 2o. semestre de Alunado: " Os alunos do curso de Pedagogia utilizam como escolaslaboratório pa os estágios o curso de 1o. grau e o de 2o. grau habilitação Magistério oferecidos pela Academia de Educação Montenegro. escolas de Io. grau municipais e estaduais e os cursos de 2o. grau habilitação Magistério do Centro Educacional de Ibicaraí e da Escola Estadual Ana Nery. Possui um índice de freqüência de 98.54% e aprovação de 80,4%, de acordo com o relatório da Comissão. O maior número de alunos por turma é de 31 e o menor é de 13.

4 3.2. Organização Curricular: O curso, objeto deste pleito, possui uma carga horária de h/a, acrescidas de h/a de EPB e h/a de Educação Física, perfazendo um total de h/a, integralizáveis em 3 anos no mínimo e 7 anos no máximo. Sobre este item, assim se manifestam a Comissão Verificadora: " O currículo atual dos cursos em processo de reconhecimento vem atendendo à formação profissional segundo os objetivos propostos. O currículo pleno foi organizado de acordo com a legislação vigente abrangendo um seguimento ordenado de disciplinas devendo ser cumprido pelo aluno para obtenção do título. A orientação e acompanhamento dos alunos em Estágio é feita por professores credenciados por meio de reuniões periódicas, conforme regulamentação específica e o manual de Estágio." O currículo pleno, do curso, em vigor, constitui o anexo II deste Parecer.3. Corpo Docente A Comissão Verificadora assim se expressa sobre o corpo docente: " O corpo docente do curso é constituído de 11 professores, sendo que 09 possuem Pósgraduação Especialização, uma professora graduada não obteve autorização e já desligouse da Faculdade, outra professora com graduação possui autorização provisória". deste Parecer. A relação dos docentes com as respectivas disciplinas integra o anexo I 4. Apreciação final da Comissão Verificadora A Comissão conclui seu relatório nos seguintes termos: "A maioria do corpo docente tem pósgraduação e que há empenho dos dirigentes em estimular aqueles professores que não possuem tal nível de qualificação a fazerem cursos de especialização. A infraestrutura organizacional da Secretaria atende às demandas da comunidade acadêmica. Há compromisso da direção em ampliar o acervo bibliográfico da área específica relativa ao Curso de Pedagogia e das demais áreas afins visando a melhoria qualitativa do Curso. O currículo pleno do curso em questão está organizado e é desenvolvido de modo a atender as necessidades da formação profissional desejada, e às necessidades de recursos humanos para o setor educacional da região".

5 II VOTO DO RELATOR Seguindo o parecer favorável da Comissão Verificadora, vota o Relator favoravelmente ao reconhecimento do Curso de Pedagogia habilitação em Magistério, Administração Escolar e Orientação Educacional, ministrado pela Faculdade de Educação Montenegro, nos turnos da tarde e noite, mantidas as 80 (oitenta) vagas totais anuais. III CONCLUSÃO DA CÂMARA A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator. Sala das Sessões, em 8 de julho 1994 Presidente Relator

6 Anexo I Corpo Docente 01. Alda Lima de Almeida Disciplina: Língua e Comunicação Estudo de Problemas Brasileiros Qualificação: Licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de São Paulo (1984). Pósgraduação "Lato Sensu" Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Vassouras (1991). Experiência Docente: Professora de Língua Portuguesa de 1º. e 2o. graus do Centro Educacional Cenecista João Alves de Macedo de Floresta Azul Bahia, Professora dde Estudos de Problemas Brasileiros I c II da Faculdade de Educação Montenegro (desde 1991). Professora de Comunicação em Educação Física da Faculdade de Educação Física Montenegro (desde 1989). Professora de Língua e Comunicação da Faculdade de Educação Montenegro (desde 19). Autorização: Parecer CFE no. 488/89. Pode ser aceita 02. Adaltiva Menezes Reis Miranda Disciplina: Didática / Prática de Ensino de 1º. e 2o. Graus Princípios e Métodos de Administração Escolar Qualificação: Licenciada em Pedagogia com Orientação Educacional pela FESPI (19). Pósgraduação em especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Educacional Severino Sombra ( desde 1991). Experiência Docente: Professora de 1º. grau. Professora de Psicologia Geral, Psicologia Social, História Geral, Ciências e Biologia, do Centro Educacional Cenecista de Ibicaraí (19 a 1985). Professora de Didática Geral da Faculdade de Educação Física Montenegro Ibicaraí (desde 19). Professora de Didática da Educação Física I da Faculdade de Educação Física Montenegro (desde 1991). Professora de Didática da Faculdade de Educação Montegro Ibicaraí (desde 19). Autorização: Parecer CFE no. 818/88 Pode ser aceita 03. Josefa Fernandes Viana Disciplinas: História da Educação I e II Princípios e Métodos de Administração Escolar Qualificação: Licenciada em Pedagogia pela FESPI (1977). Pósgraduação: Atualização em Ensino Superior pela UFBA (1991). Experiência Docente: Professora de 1º. grau da Academia de Educação Montenegro. Professora de Aspectos Biopscológicos, aspectos históricos e filosóficos, estrutura e funcionamento do ensino de 1º. grau e sociologia, da Academia de Educação Montenegro (desde 1972). Professora de estrutura e funcionamento de 1º. e 2o. graus da Faculdade de Educação Física Montenegro (desde 1992). Professora de História da Educação I e II da Faculdade de Educação Montenegro (desde 19). Autorização: Parecer CFE no. 818/88. Pode ser aceita. Ieda Lúcia Lima Pereira Disciplina: Filosofia da Educação I e II Qualificação: Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Salvador. PósGraduação em Atualização em Ensino Superior pela UFBA (1991). Curso de Teologia pelo Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador. Experiência docente: professor de Sociologia e Filosofia do Colégio Santa Rita Salvador (1985). Professor de Sociologia e Filosofia do Centro Educacional Cenecista de Ibicaraí (1986 a 19). Professor de Sociologia e Filosofia do Colégio Neiva Samara Itabuna (1989 a 19). Professor de Sociologia Geral e Filosofia da Educação I e II da Faculdade de Educação Montenegro de Ibicaraí (1991 até a presente data). Autorização: Parecer CFE no. 488/89. Pode ser aceita

7 . Daisy Laraine Morais Disciplina: Estatística Aplicada à Educação Medidas Educacionais Qualificação: Licenciada em Pedagogia pela FESPI (1988). Pósgraduação: atualização em Ensino Superior pela UFBA (1991). Experiência Docente: Professora de Geografia do Centro Educacional Cenecista de Ibicaraí (desde 1989). Professora de Estatística da Faculdade de Educação Montenegro (1992). Pode ser aceita para este curso..elma Suely Costa Farias Disciplina:Psicologia Geral / Relações Públicas Orientação Vocacional Qualificação: Licenciada em Pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna FESPI. PósGraduação: Em Atualização em Ensino Superior e Psicologia pela UFBA (1991). Possui especialização na área nos termos da Resolução 20/77. Experiência Docente: Professora de Ciências Físicas e Biológicas da Academia de Educação Montenegro Ibicaraí. Professora de Fundamentos da Eduaçào Aspectos Sociológicos do Centro Educacional Cenecista João Alves de Macedo Floresta Azul Bahia (19 até a presente data). Professora de Psicologia Geral e Psicologia da Educação I e II da Faculdade de Educação Montenegro (19 até a presente data). Autorização: Autorizada pela DEMEC/BA Pode ser aceita para este curso. 07.Eunice Dias Simões Santana Disciplina:Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º. Grau Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2o. Grau Qualificação:Licenciada em Pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e ItabunaFESPI.Possui larga experiência de magistério superior; possui trabalhos na área e está autorizada pela DEMEC/Ba no. 403/91. Pode ser aceita para este curso. 08.José Ribeiro Queiroz Disciplina:Filosofia da Educação Sociologia Geral e da Educação Qualificação:Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Salvador.PósGraduação "Lato Sensu" em atualização do Ensino superior pela UFBa1991. Possui autorização da DEMEC/Ba. para lecionar as disciplinas pelo Of.685/91. Possui larga experiência no magistério superior. Pode ser aceito para este curso. 09.Maria Helena Nascimento Pinto Leal Disciplina:Metodologia do Ensino na Escola de 1º. Grau I e II e Estágio Qualificação:Licenciada em Pedagogia pela FESPI1985.PósGraduação "Lato Sensu"em Educação e Atualização do Ensino Superior pela UFBa.Possui experiência docente nos termos da Res.20/77. Pode ser aceita para este curso. l0.osaná Macedo Reis Disciplina:Prática Desportiva Qualificação:Licenciada em Educação Física pela UCSAL.PósGraduação "Lato Sensu "em Atualização do Ensino Superior pela UFBa.Experiência Docente: Professor de Musculação e Ginástica da Academia de Educação Montenegro Ibicaraí (1987 a 1989). Professor de Jogos e Recreação e Educação Física do Centro Educacional Cenecista de Ibicaraí (1988 até a presente data). Professor de Prática Esportiva da Faculdade de Educação Montenegro Ibicaraí (19 até a presente data). Pode ser aceito para este curso. 1 Í.Maria das Graças Leal Mota Disciplina:Higiene Escolar I,II e III Qualificação:Licenciada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Feira de Santana.PósGraduação "Lato Sensu"em Atualização do Ensino Superior pela UFBa.

8 12. Joana Silva Lima Disciplina: Sociologia da Educação Qualifícação:Licenciada em Pedagogia pela FESPI.PósGraduação em Educação pela SESNI RJ.Possui trabalhos na área de Sociologia.Possui parecer de aprovação da DEMEC/Ba para a disciplina.possui larga experiência docente. Pode ser aceita para este curso. 13.Julival Pereira Santos Disciplina:História da Educação I e II e Sociologia Geral Qualificação:Licenciado em Pedagogia pela FESPI.Licenciado em Estudos Sociais pela mesma Instituição.PósGraduação em Atualização do Ensino Superior pela UFBa.Possui aprovação pela DEMEC/Ba. Of.no.4/94. Pode ser aceito para este curso. H.Vera Lúcia Portas Beck Disciplina:Psicologia Geral / Psicologia da Educação e Recursos Humanos Qualificação:Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José de Caxoeiro do Itapemirim(1969).Possui Experiência docente na área de Psicologia, como titular das disciplinas, desde 1972, na Faculdade de Psicologia de AlegreES.Possui trabalhos na área.fois autorizada pela DEMEC/Ba pelo of.no.71/. Pode ser aceita para este curso.

9 J..Titulo do Regimento 2 Regimento Unificada da Faculdade de Educação Física Montenegro (FAEFM e Faculdade Educação Montenegro (FAEM) da A.E.V. IbicaraíBahia Texto CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA A LICENCIATURA PLENA SEM, DISCIPLINA C/H CRED. PRÉREQUESITOS 1º Língua e Comunicação Psicologia Geral Sociologia Geral História da Educação I Ed.FÍsicaPrática Desportiva I Higiene Escolar I 02 SUB TOTAL 435 2º História da Educação II Sociologia da Educação I Est.e Func.do Ens.de 1º grau 2º Didática I Higiene Escolar II Ed.FÍsicaPrática Desportiva II Hist. da Educ* I. Higiene Escolar I Ed.FÍs.P.Desp.I SUB TOTAL 4 27 História da Educação III \ Sociologia da Educação II 3º Est.e Func.do Ens.de 2º grau Didática II Higiene Escolar III Est.de Problemas Brasileiros I Hist.da Educ. II Soc.da Educ. I Didática I Hig,E5Colar II SUB TOTAL 3 2S Psicologia da Educação I Filosofia da Educação I 4º Didática III Est.de Problemas Brasileiros II Relações Humanas I 02 Didática II Est.Probl.Bras. I SUB TOTAL 3 25 MAGISTÉRIO 5º Psicologia da Educação II Filosofia da Educação II Didática IV Relações Humanas II Met.Ens.na Escola de lºgrau I Psic.da Educação I Fil.da Educação I Didática III Relações Humanas I SUB TOTAL º Psicologia da Educação III Met.Ens.na Esc.de 1º grau II Estat.Aplic.à Educação I Prát.Ens. 1ºgrau (estágio) Prát.Ens. 2ºgrau (estágio) Psic.da Educação II Met.Ens.Esc.lºg I SUB TOTAL 450

10 ] Título rio Regimento Regimento Unificado da Faculdade de Educação Física Montenegro (FAEFM) e Faculdade de Educação Monteneqro (FAEM) de A.E.M..IbicaraíBahia Fls 3 Texto CONTINUAÇÃO DO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR à SEM, DISCIPLINA C/H CRED, PRÊREQUESITOS 5º 6º Psicologia da Educação II Filosofia da Educação II Relações Humanas II Princ.Met,de Adm.Escolar I Estat.*Aplic.à Educação I SUB TOTAL Psicologia da Educação III Princ.Met.de Adm.Escolar II Estat.Aplic.à Educação II Prát.Ens.1ºgrau (estágio) Prát,Ens,2ºgrau (estágio) Psic.da Educação I Fil.da Educação I Rel. Humanas I Psic.da Educ. II Princ.M.Adm.Esc. Est.Apl.Educ. I I Espaço reservado à DEMEC SUB TOTAL ORIENTAÇÃO EDUCAI CI0NAL i 5º Psicologia da Educação II Filosofia da Educação II Medidas Educacionais I Princ.Met.de O.Educacional I Orientação Vocacional Psic.da Educação I Fil.da Educação I SUB TOTAL Medidas Educacionais II Princ.Met.de O.Educacional II Psicologia da Educação III Prát.Ens.1ºgrau (estágio) Prát.Ens.2ºgrau (estágio) Med.Educacion, I Princ. M.O. Educ. I Psic.da Educ. II SUB TOTAL 435 2º TOTAL DE HORAS : M A G I S T É R I O h/a ORIENTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO h/a INTEGRALIZAR : MÁXIMA...7 anos MÍNIMA 3 anos

11 IV DECISÃO DO PLENÁRIO 0 Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a conclusão da Câmara. Sala Barretto Filho, em 27 de junho de 1994.

12 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CFE FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE: À SESSÃO PLENÁRIA DO DIA 27//1994, REALIZADA AS 17:00 HORAS., REUNIÃO ORDINÁRIA DE julho/1994.

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO MINISTÉRIO DA EDUCACÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO UF ES ASSUNTO: Autorização (projeto) do curso de Turismo a ser ministrado pelo Centro

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO CESU

CÂMARA OU COMISSÃO CESU INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DO MARANHÃO UF MA ASSUNTO Reconhecimento do Curso de Letras. < RELATOR: SR. CONS. LAYRTON BORGES DE MIRANDA PARECER Nº 794/93 I - RELATÓRIO CÂMARA OU

Leia mais

Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História.

Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História. INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO MATOGROSSENSE DE ENSINO SUPERIOR UF MT ASSUNTO Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História. RELATOR: SR. CONS. DE. ANTÔNIO Geraldo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ASSOCIAÇÃO BRASIL CENTRAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Plenificação do curso de Licenciatura de Letras Zilma A Associação Brasil Central de Educação e Cul-tura,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO NORTE DO PARANÁ DE ENSINO UF PR RECONHECIMENTO DO CURSO DE DANÇA, MINISTRADO PELAS FACULDADES INTEGRADAS NORTE DO PARANÁ,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ORGANIZAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ASSUNTO; UF SP Autorização (Execução de Projeto) para o funcionamento do curso de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO SANTAMARENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA. Margarida Maria R. B. P.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO SANTAMARENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA. Margarida Maria R. B. P. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ORGANIZAÇÃO SANTAMARENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA UF SP ASSUNTO Alteração de turnos de funcionamento de Cursos, extinção

Leia mais

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO EDUCACIONAL DE REALENGO UF RJ ASSUNTO: A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s RELATOR: SR. CONS. Yugo O k i d a I-RELATÓRIO

Leia mais

M I N I S T É R I O DA EDUCAÇÃO C O N S E L H O F E D E R A L DE INTERESSADO/MANTENEDORA

M I N I S T É R I O DA EDUCAÇÃO C O N S E L H O F E D E R A L DE INTERESSADO/MANTENEDORA M I N I S T É R I O DA EDUCAÇÃO C O N S E L H O F E D E R A L DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF CENTRO DE ENSINO DE NAVIRAI nº ASSUNTO: Reconhecimento da habilitação Supervisão Escolar de 1º e 2º

Leia mais

FACULDADES DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ABC

FACULDADES DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ABC INTERESSADO/MANTENEDORA FACULDADES DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ABC ASSUNTO Projeto de Curso de Especialização(Pós-Graduação "Lato Sensu") em gua Portuguesa, nos termos da Res. 12/83-CFE LÍn SP UF RELATOR:

Leia mais

M I N I S T É R I O DA EDUCACÃO CONSELHO F E D E R A L DE INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO

M I N I S T É R I O DA EDUCACÃO CONSELHO F E D E R A L DE INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO M I N I S T É R I O DA EDUCACÃO CONSELHO F E D E R A L DE EDUCACÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO UF SP ASSUNTO: Aprovação das Alterações Curriculares dos cursos de Direito, Pedagogia,

Leia mais

Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso

Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE JALES UF SP ASSUNTO: Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso de Ciências Contábeis, a ser ministrado pela Faculdade de Ciências Contábeis

Leia mais

FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR. Reconhecimento da Licenciatura Plena em Geografia. Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa

FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR. Reconhecimento da Licenciatura Plena em Geografia. Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR Reconhecimento da Licenciatura Plena em Geografia. Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa 1-RELATÓRIO 0 Presidente da Fundação Alto Uruguai para a Pesqui.

Leia mais

I RELATÓRIO: II ANÁLISE:

I RELATÓRIO: II ANÁLISE: INTERESSADA: AUTARQUIA MUNICIPAL DO ENSINO SUPERIOR DE GOIANA FACULDADE DE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE GOIANA ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO NORMAL SUPERIOR RELATOR: CONSELHEIRO ARNALDO CARLOS

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI Reconhecimento do Curso de Estudos Sociais - Licenciatura curta e das habilitações Supervisão Escolar de 1 e 2 Graus e Orientação Educacional do Curso de Pedagogia.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ENCOSTA INFERIOR DO NORDESTE UF RS ASSUNTO Reconhecimento do curso de Pedagogia Habilitação em

Leia mais

PARECER Nº 140/92 CÂMARA OU COMISSÃO APROVADO EM: 19/02/92 CESu PROCESSO N : /92-78

PARECER Nº 140/92 CÂMARA OU COMISSÃO APROVADO EM: 19/02/92 CESu PROCESSO N : /92-78 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PINHEIRENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA UF SP ASSUNTO: Alteração do currículo pleno do curso de Pedagogia RELATOR. SR. CONS.

Leia mais

FUNDAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO

FUNDAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO /MANTENEDORA UF ASSUNTO: FUNDAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO Autorização para funcionamento do Curso de Filosofía (fase de Projeto) GO RELATOR: SR.

Leia mais

Autorização de novo curso de graduação em Psicologia no DGE-20. Reexame do processo 2123/79. João Paulo do Valle Mendes

Autorização de novo curso de graduação em Psicologia no DGE-20. Reexame do processo 2123/79. João Paulo do Valle Mendes SOCIEDADE EDUCACIONAL FLUMINENSE RJ Autorização de novo curso de graduação em Psicologia no DGE-20. Reexame do processo 2123/79. João Paulo do Valle Mendes 0 parecer 326/80, ao examinar o processo 2123/

Leia mais

Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha.

Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA/MANTENEDORA Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha. UF SP ASSUNTO: Autorização para cursos de especialização (pós-graduação lato sensu)

Leia mais

ASSOCIAÇÃO SALGADO DE OLIVEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA. Pós-Graduação lato sensu para especialistas em educação(parecer CFE nº

ASSOCIAÇÃO SALGADO DE OLIVEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA. Pós-Graduação lato sensu para especialistas em educação(parecer CFE nº ASSOCIAÇÃO SALGADO DE OLIVEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA RJ 604/82). Pós-Graduação lato sensu para especialistas em educação(parecer CFE nº ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS I - RELATÓRIO A Diretora-Geral das

Leia mais

FUNDAÇÃO AMAZONENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA

FUNDAÇÃO AMAZONENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO AMAZONENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA ASSUNTO Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do Curso Superior de Direito, a ser ministrado pelo Centro Integrado de Ensino

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO GILDÃSIO AMADO UF ES ASSUNTO Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de ^Administração, a ser ministrado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO GERAL DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO GERAL DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO GERAL DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR Processo n 23001.000727/94-63 Mantenedora: Associação Itaquerense

Leia mais

Credenciamento do curso de Pós-Graduação em Enfermagem,em nível de Mestrado.

Credenciamento do curso de Pós-Graduação em Enfermagem,em nível de Mestrado. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UF PB ASSUNTO: Credenciamento do curso de Pós-Graduação em Enfermagem,em nível de Mestrado. RELATOR:

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais INTERESSADO MANTENEDOR Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais UF MG ASSUNTO Reconhecimento de Cursos Emergenciais para Graduação de Professores da Disciplinas da Parte de Formação Especial

Leia mais

Reconhecimento da Licenciatura Plena em Química, habilitação do curso de Ciências. Virgínio Cândido Tosta de Souza

Reconhecimento da Licenciatura Plena em Química, habilitação do curso de Ciências. Virgínio Cândido Tosta de Souza Fundação Educacional de Patos de Minas Reconhecimento da Licenciatura Plena em Química, habilitação do curso de Ciências. Virgínio Cândido Tosta de Souza I - RELATÓRIO - 0 Presidente da Fundação Educacional

Leia mais

ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE ADMINISTRAÇÃO. Reconhecimento do curso de Biblioteconomia

ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE ADMINISTRAÇÃO. Reconhecimento do curso de Biblioteconomia ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento do curso de Biblioteconomia Requereu a Associação Sergipana de Administração man tenedora das Faculdades Integradas Tiradentes, o reconhecimento de

Leia mais

Universidade Federal do Para. Reconhecimento do Curso de Engenharia Habilitação - Engenharia Elétrica

Universidade Federal do Para. Reconhecimento do Curso de Engenharia Habilitação - Engenharia Elétrica Universidade Federal do Para Reconhecimento do Curso de Engenharia Habilitação - Engenharia Elétrica Nilson Paulo 0 Reitor da Universidade Federal do Pará encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento

Leia mais

Afrânio dos Santos Coutinho

Afrânio dos Santos Coutinho FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SAO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO Projeto para autorização - Curso de Arqueologia Afrânio dos Santos Coutinho O curso em epígrafe foi aprovado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO / MANTENEDORA SOCIEDADE EDUCACIONAL MAURO PASSOS ASSUNTO UF SE AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE TURISMO (FASE DO PROJETO),

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - CAMPOS DE SÃO CARLOS ASSUNTO RENOVAÇÃO DO CREDENCIAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES.

Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES. INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO SÃO JOÃO BATISTA UF ES ASSUNTO: Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO ALTO TAQUARI DE ENSINO SUPERIOR UF RS Autorização(Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Administração,com

Leia mais

Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano

Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano CLUBE NÁUTICO MOGIANO Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano JÜLIO G. C. MOREJÕN 0 Clube Náutico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA OU COMISSÃO CESu

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA OU COMISSÃO CESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF Associação Vilhenense de Educação e Cultura (AVEC) RO ASSUNTO Reconhecimento do curso de Pedagogia. RELATOR:

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 PROCESSO CEE 541/2005 Reautuado em 22/04/14 INTERESSADA ASSUNTO RELATOR Faculdade de Filosofia,

Leia mais

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário. CUMPRA-SE. Cuiabá, 11 de agosto de 2004.

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário. CUMPRA-SE. Cuiabá, 11 de agosto de 2004. RESOLUÇÃO N. 265/2004-CEE/MT. Fixa roteiro a ser observado na verificação in loco com vistas ao credenciamento, recredenciamento de instituições de Ensino Superior, à autorização e ao reconhecimento de

Leia mais

FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC

FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC INTERESSADO/MANTENEDORA FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC ASSUNTO: UF SC AUTORIZAÇÃO (PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE HISTÓRIA, A SER MINISTRADO PELA UNIÃO DOS CENTROS

Leia mais

Sobre as exigências interpostas pela Diligência n 27/95 da Comissão de Especialistas da área de Educação/Licenciaturas - Grupo I, consideramos que:

Sobre as exigências interpostas pela Diligência n 27/95 da Comissão de Especialistas da área de Educação/Licenciaturas - Grupo I, consideramos que: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO: 23125.000318/94-15 MANTENEDORA: Fundação Universidade Federal do Amapá ESTABELECIMENTO DE ENSINO: Universidade Federal do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF CENTRO DE ENSINO DE NAVIRAÍ MS ASSUNTO Reconhecimento do Curso de Letras, ministrado pelas Faculdades Integradas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO \ INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO \ INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO \ INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO UF GO ASSUNTO Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Pedagogia - habilitação

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 PROCESSO CEE 213/2010 Reautuado em 14/08/14 INTERESSADA ASSUNTO RELATORA Universidade

Leia mais

SOCIEDADE CARITATIVA E LITERÁRIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS- ZONA NORTE/RS. Aprovação de plano de curso e suspensão temporária de habilitação.

SOCIEDADE CARITATIVA E LITERÁRIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS- ZONA NORTE/RS. Aprovação de plano de curso e suspensão temporária de habilitação. SOCIEDADE CARITATIVA E LITERÁRIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS- ZONA NORTE/RS Aprovação de plano de curso e suspensão temporária de habilitação. Sr.Cons. ANNA BERNARDES DA SILVEIRA ROCHA 1 - RELATÓRIO A Sociedade

Leia mais

Fundação de Educação e Cultura Espírita "Paraná" - Santa Catarina

Fundação de Educação e Cultura Espírita Paraná - Santa Catarina Fundação de Educação e Cultura Espírita "Paraná" - Santa Catarina PR Reconhecimento das Licenciaturas Plenas em Geografia e História, ministradas pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO UF GO ASSUNTO Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Letras - habilitação

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, n 53 FONE: CEP FAX

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, n 53 FONE: CEP FAX PRAÇA DA REPÚBLICA, n 53 FONE: 255-2044 CEP - 01045-903 FAX-231-1518 Processo CEE n : 292/96 Reautuado em 10/06/96 Interessado: Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista Assunto: Autorização

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE GURUPI. Reconhecimento do curso de Direito, ministrado pela Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas de Gurupi.

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE GURUPI. Reconhecimento do curso de Direito, ministrado pela Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas de Gurupi. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE GURUPI TO Reconhecimento do curso de Direito, ministrado pela Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas de Gurupi. Lauro Franco Leitão I - RELATÓRIO 0 Diretor da Faculdade de Filosofia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 05/12/2008 (*) Portaria/MEC nº 1.476, publicada no Diário Oficial da União de 05/12/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de F i s i o t e r a p i a

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de F i s i o t e r a p i a INTERESSADO/MANTENEDORA A S S O C I A Ç Ã O EDUCACIONAL PRESIDENTE KENNEDY UF SP ASSUNTO: A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de F i s i o t e r a p i a RELATOR: SR. CONS. Yugo O k i d

Leia mais

O referido curso foi autorizado pelo Decreto n /87, nos termos do Parecer n 288/87-CEE/SC, com 80 vagas totais anuais.

O referido curso foi autorizado pelo Decreto n /87, nos termos do Parecer n 288/87-CEE/SC, com 80 vagas totais anuais. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO OESTE CATARINENSE Reconhecimento do curso de Artes Práticas. Arnaldo Niskier I - RELATÓRIO O Diretor Geral da Fundação Educacional do Oeste Catarinense, encaminha a este Conselho

Leia mais

Reconhecimento do Curso de Licenciatura Plena em Letras. Zilma Gomes Parente de Barros

Reconhecimento do Curso de Licenciatura Plena em Letras. Zilma Gomes Parente de Barros UNIVERSIDADE FEDERAL PE MATO GROSSO Reconhecimento do Curso de Licenciatura Plena em Letras Zilma Gomes Parente de Barros I - RELATÓRIO O Reitor da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso encaminha

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO

INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO SP ASSUNTO: Autorização para funcionamento dos cursos de Ciências da Computação

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº PROCESSO CEE 189/2014 INTERESSADOS ASSUNTO RELATOR CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 Centro Estadual de Educação Tecnológica

Leia mais

INSTITUIÇÃO TOLEDO DE E NSINO

INSTITUIÇÃO TOLEDO DE E NSINO INTERESADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE E NSINO UF SP ASSUNTO: Remanejamento de Vagas entre cursos das Faculdades Toledo de Araçatuba. RELATOR. SR. CONS. Margarida Maria do R.B.P.Leal PARECER N 780/94

Leia mais

PROCESSO N 811/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 473/15 APROVADO EM 16/09/15

PROCESSO N 811/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 473/15 APROVADO EM 16/09/15 PROTOCOLO Nº 13.405.242-2 PARECER CEE/CEMEP Nº 473/15 APROVADO EM 16/09/15 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CETEP MUNICÍPIO:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE GUARAPIRA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA ASSUNTO UF PEDIDO DE RECONHECIMENTO

Leia mais

PROCESSO N 603/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 450/15 APROVADO EM 14/09/15

PROCESSO N 603/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 450/15 APROVADO EM 14/09/15 PROTOCOLO Nº 13.285.820-9 PARECER CEE/CEMEP Nº 450/15 APROVADO EM 14/09/15 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI ENSINO FUNDAMENTAL,

Leia mais

Mudança de denominação e aprovação de Regimento Unifi cado e Alteração Curricular. Paulo Alcântara Gomes

Mudança de denominação e aprovação de Regimento Unifi cado e Alteração Curricular. Paulo Alcântara Gomes INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL PLÍNIO LEITE ASSUNTO UF RJ Mudança de denominação e aprovação de Regimento Unifi cado e Alteração Curricular RELATOR: SR. CONS PARECER N 859-9 I - RELATÓRIO

Leia mais

A- INSTITUIÇÃO DE ENSINO

A- INSTITUIÇÃO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE FISIOTERAPIA FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº PROCESSO CEE 153/2014 CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 INTERESSADA ASSUNTO RELATORA Escola de Engenharia de Piracicaba

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA Autorização(execução de Projeto) para funcionamento do Cur so de Ciências Contábeis a ser ministrado pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Linhares.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL OE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL OE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL OE EDUCAÇÃO NTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE RIOCLARENSE DE ENSINO UF SP ASSUNTO Autorização para a realização de pos-graduação lato sensu, nivel de especialização,

Leia mais

Processo n o /86-22

Processo n o /86-22 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA Associação Bauruense de Ensino Superior e Cultura ASSUNTO Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do Curso Superior

Leia mais

CÂMARA ou COMISSÃO. Cesu, 1º Grupo

CÂMARA ou COMISSÃO. Cesu, 1º Grupo INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE EDUCACIONAL DA CIDADE UF RJ ASSUNTO: Aprovação de alteração curricular RELATOR: SR. CONS. Jucundino da Silva Furtado PARECER Nº 92/88 CÂMARA ou COMISSÃO Cesu, 1º Grupo

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 018

ESTADO DE SANTA CATARINA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 018 ESTADO DE SANTA CATARINA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 018 Autorização para o funcionamento do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Escolar, oferecido pela Faculdade Municipal de Palhoça,

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: CEP: FAX N

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: CEP: FAX N CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: 255.20.44 - CEP: 01045-903 FAX N 231-1518 PROCESSO CEE N : 1472/77 (Reautuado em 25.02.93) INTERESSADA: Escola de Auxiliar de Enfermagem do

Leia mais

PROCESSO N.º 421/08 PROTOCOLO N.º /07 PARECER N.º 487/08 APROVADO EM 06/08/08

PROCESSO N.º 421/08 PROTOCOLO N.º /07 PARECER N.º 487/08 APROVADO EM 06/08/08 PROTOCOLO N.º 9.502.999-0/07 PARECER N.º 487/08 APROVADO EM 06/08/08 CÂMARA DE ENSINO FUNDAMENTAL INTERESSADA: ESCOLA BRANCA DE NEVE - EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL MUNICÍPIO: SÃO SEBASTIÃO DA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO / MANTENEDORA FEBASP SOCIEDADE CIVIL ASSUNTO SP UF Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Administração ministrado

Leia mais

APROVADO PELO PLENÁRIO EM 16/08/2005 PARECER CEE/PE Nº 52/2005-CES

APROVADO PELO PLENÁRIO EM 16/08/2005 PARECER CEE/PE Nº 52/2005-CES INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PETROLINA ASSUNTO : RECONHECIMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA RELATORA : CONSELHEIRA NELLY MEDEIROS DE CARVALHO

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: CEP: FAX Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: CEP: FAX Nº CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: 255.20.44 - CEP: 01045-903 FAX Nº 231-1518 1 PROCESSO CEE N : 943/94 INTERESSADA: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" -

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Ser Educacional S.A. UF: PE ASSUNTO: Recredenciamento da Faculdade Maurício de Nassau Manaus, com sede no município

Leia mais

PROCESSO N 1030/12 PROTOCOLO N.º PARECER CEE/CEMEP N.º 145/12 APROVADO EM 08/11/12

PROCESSO N 1030/12 PROTOCOLO N.º PARECER CEE/CEMEP N.º 145/12 APROVADO EM 08/11/12 PROTOCOLO N.º 11.487.734-0 PARECER CEE/CEMEP N.º 145/12 APROVADO EM 08/11/12 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

curso de pós-graduação em Ecologia da Flora e da 0 Reitor da Universidade de Brasília encaminha a este

curso de pós-graduação em Ecologia da Flora e da 0 Reitor da Universidade de Brasília encaminha a este Universidade de Brasília Recredenciamento, curso de pós-graduação em Ecologia da Flora e da Fauna Lauro Leitão I - RELATÓRIO 0 Reitor da Universidade de Brasília encaminha a este Conselho pedido de recredenciamento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, Publicado no Diário Oficial da União de 21/05/2007 (*) Portaria/MEC nº 474, publicada no Diário Oficial da União de 21/05/2007 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Artigo 16 do Decreto nº de 09 de maio de 2006

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Artigo 16 do Decreto nº de 09 de maio de 2006 INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Artigo 16 do Decreto nº 5.773 de 09 de maio de 2006 I Introdução A edição do Decreto n. 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre

Leia mais

PROCESSO Nº 926/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 607/15 APROVADO EM 19/11/15

PROCESSO Nº 926/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 607/15 APROVADO EM 19/11/15 PROTOCOLO Nº 13.681.891-0 PARECER CEE/CEMEP Nº 607/15 APROVADO EM 19/11/15 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL TANCREDO NEVES ENSINO FUNDAMENTAL,

Leia mais

Reconhecimento da Licenciatura do Curso de Enfermagem

Reconhecimento da Licenciatura do Curso de Enfermagem UNIVERSIDADE ESTADUAL CO CEARA Reconhecimento da Licenciatura do Curso de Enfermagem O Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Ceará - UCe solicita, no processo 23001.000363/88-09, o reconhecimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA/MANTENEDORA - ASSUNTO Autorização (PROJETO) para funcionamento do curso de CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, a ser ministrado pelo Instituto Unificado

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PRPDI Orientação Geral O Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI, elaborado para um período de 5

Leia mais

GOMES PARENTE DE BARROS

GOMES PARENTE DE BARROS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Reformulação do curso de Pedagogia ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS I - RELATÓRIO 0 Magnífico Reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, Prof, Rômulo Augusto

Leia mais

USP - FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

USP - FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS USP - FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS Renovação de credenciamento do curso de pós-graduação em Filosofia, em nivel de mestrado e doutorado, O Reitor da Universidade de São Conselho renovação

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO DE LICENCIATURAS

EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO DE LICENCIATURAS CENTRO DE LICENCIATURAS CENTRO DE LICENCIATURAS O Centro de Licenciaturas da Universidade Positivo engloba seis áreas do conhecimento. Os alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade Positivo são

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROCESSO CEE nº 191/84 - Reautuado em 19/3/90 INTERESSADO: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ASSUNTO: Autorização para funcionamento de Unidade Operativa da Rede

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior SAPIEnS/MEC Plano de

Leia mais

Atos publicados em Janeiro/2016 Processos deferidos

Atos publicados em Janeiro/2016 Processos deferidos Atos publicados em Janeiro/2016 Processos deferidos Relator: Conselheiro Marcone Pereira de Azevedo Processo CEE: Nº 0012627-0/2013 - Autorização para Funcionamento do Curso de Especialização Técnica Nível

Leia mais

RESOLUÇÃO CEE Nº 198/2012

RESOLUÇÃO CEE Nº 198/2012 RESOLUÇÃO CEE Nº 198/2012 Autorização para o funcionamento do Curso de Pós-Graduação lato sensu - Psicopedagogia, oferecido pela Faculdade Municipal de Palhoça, mantida pelo Município de Palhoça, com sede

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº PROCESSO CEE 156/2014 INTERESSADOS ASSUNTO RELATOR 1. RELATÓRIO 1.1 HISTÓRICO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 Centro Estadual

Leia mais

PROCESSO N 885/14 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 769/14 APROVADO EM 03/11/2014

PROCESSO N 885/14 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 769/14 APROVADO EM 03/11/2014 PROTOCOLO Nº 11.882.465-2 PARECER CEE/CEMEP Nº 769/14 APROVADO EM 03/11/2014 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: CEEDUTEC - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 PROCESSO CEE 514/2001 Reautuado em 26/05/11 INTERESSADAS ASSUNTO RELATORA UNESP / Faculdade

Leia mais

Horário das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o primeiro semestre de 2014.

Horário das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o primeiro semestre de 2014. das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o primeiro semestre de 2014. O horário está disposto de acordo com a apresentação das disciplinas nas turmas. Os alunos das turmas de 2013-1; 2012-1;

Leia mais

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESTRUTURA CURRICULAR 1º PERÍODO 1 Biologia Celular 45 45 0 0 2 Introdução e História da Educação Física 60 60 0 0 3 Anatomia Humana Básica 90 30 60 0 4 Expressão Rítmica

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E ULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E ULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E ULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE DE ALFENAS UF MG ASSUNTO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamen to de Dados, ministrado

Leia mais

Resolução 005/90 - CONSEPE

Resolução 005/90 - CONSEPE Resolução 005/90 - CONSEPE Aprova a estrutura e a organização curricular do curso de licenciatura plena em História, do Centro de Ciências da Educação. O Reitor da Universidade para o Desenvolvimento do

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE:

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: PROCESSO CEE 251/2016 INTERESSADO ASSUNTO RELATOR CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 2075-4500 Colégio Integral INACI Solicita autorização de funcionamento

Leia mais

Horário das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o segundo semestre de 2014.

Horário das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o segundo semestre de 2014. Horário das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o segundo semestre de 2014. O horário está disposto de acordo com o calendário acadêmico de 2014-2. Os alunos das turmas de 2014-2, 2013-1;

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI -

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Diretrizes para Elaboração Eixos Temáticos Essenciais do PDI Perfil Institucional Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional Gestão Institucional

Leia mais

PROCESSO Nº 750/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 531/15 APROVADO EM 21/10/15

PROCESSO Nº 750/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 531/15 APROVADO EM 21/10/15 PROTOCOLO Nº 13.650.733-8 PARECER CEE/CEMEP Nº 531/15 APROVADO EM 21/10/15 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO HENRIQUE DENCK

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARIQUEMES

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARIQUEMES MINISTERIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARIQUEMES UF RO ASSUNTO: Reconhecimento do curso de Ciências - Licenciatura de 1º Grau, ministrado

Leia mais