INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO SP ASSUNTO: Autorização para funcionamento dos cursos de Ciências da Computação e Secretariado Executivo(fase de Projeto). RELATOR: SR. CONS. PARECER Nº 256/94 Layrton B.M.Vieira CAMARA ou COMISSÃO CESu APROVADO EM: 16/03/94 PROCESSO Nº: 1.RELATÓRIO / INTRODUÇÃO Pelos pareceres 615/93 e 739/93 a CAPLAN/CFE aprovou as cartas-consulta para para funcionamento dos cursos de Ciências da Computação e de Secretariado Executivo,respectivamente a serem ministrados pelas Faculdades Associadas do Ipiranga-FAI, mantidas pelo INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO-IESP, com sede na cidade de São Paulo. A mantenedora submete a este Conselho, agora, os projetos dos cursos, de acordo com as normas fixadas pela Resolução CFE no. 1/93. Este Relator elaborou o seu parecer tendo presentes os projetos referidos e os demais elementos e documentos constantes dos processos. 1. Bases legais, filosóficas, sócio-culturais e institucionais 1.1. Curso de Ciências da Computação 0 curso proposto foi negado em primeira instância, nos termos do Parecer no. 615/93. A requerente entrou com recurso, tendo o mesmo sido acolhido pelo Parecer 758/93- CFE. O curso ainda não possui currículo mínimo aprovado pelo CFE. Foi concebido na experiência de outras instituições, com base em pareceres de reconhecimento de cursos já instalados no país e na legislação profissional. A instituição que irá ministrar o curso possui tradição comprovada, com grau de satisfação significativo. Apresenta todos os seus cursos superiores reconhecidos. O cenário em que o curso vai ser implementado é a cidade de São Paulo, maior mercado na absorção da mão-de-obra tecnológica do País. São Paulo avança na tecnologia e nas ciências, ao nível de lo. mundo. Possui, portanto, acentuado desenvolvimento sócio-econômico e ambiente sócio-cultural propício para implantação do curso de Ciências da Computação.

2 1.2. Curso de Secretariado Executivo O Plano de curso em Secretariado Executivo ainda não possui currículo mínimo aprovado pelo CFE. Foi concebido na experiência de outras instituições, com base em pareceres de reconhecimento de cursos já instalados no país e na legislação profissional. O cenário em que o curso vai ser implementado é a cidade de São Paulo. A Instituição define com clareza as bases do curso pretendido, caracterizando, inclusive, o perfil do profissional que presente formar. 2. Organização Curricular e Metodologia Adotada 2.1. Curso de Ciências da Computação Conforme definido nos autos, trata-se de curso para funcionar nos períodos diurno e noturno, segundo regime seriado semestral, com duração mínima de 4 e máxima de 8 anos, com oferta de 120 (cento e vinte) vagas totais anuais. O currículo pleno compreende uma carga-horária de h/a. Consta do processo a descrição das disciplinas incluindo ementas e bibliografia básica, cuja avaliação revela coerência com os objetivos e concepção do curso. A intensidade anual é adequada e a carga horária é distribuída regularmente de 2a. a 6a. feira, podendo ocorrer atividades aos sábados. O Estágio Supervisionado está concebido na forma da lei e adequado ao perfil do profissional proposto e Instituição já tem assegurados órgãos da área para a realização dos trabalhos dos alunos. O Currículo Pleno proposto pela Instituição compõe ANEXO I deste Parecer. A metodologia adotada pela Instituição atende ao perfil de seu alunado. A IES utiliza-se de técnicas modernas, auxiliadas por recursos audiovisuais, bem como aulas expositivas, seminários integradores, etc Plano de Curso em Secretariado Executivo O Plano de Curso de Secretariado Executivo funcionará nos períodos diurno e noturno, segundo regime seriado semestral, com duração mínima de 4 e máxima de 8 anos, com 120 (cento e vinte) vagas totais anuais, em dois turnos O currículo pleno compreende uma carga-horária de h.a. Pela análise dos autos constata-se que as disciplinas estão dispostas de modo a possibilitar uma integração dos conteúdos, atendendo aos requisitos do perfil profissiográfico e assegurando compatibilidade às necessidades locais, regionais e nacionais. O Estágio Supervisionado está concebido na forma da lei e a Instituição já tem assegurado convênios para a realização do mesmo. O Currículo Pleno proposto pela Instituição compõe ANEXO I deste Parecer.

3 3. Ementário das disciplinas e bibliografia básica Encontram-se nos projetos dos cursos o conteúdo programático, bem como ementário apropriado refletindo consistência no estabelecido pelo currículo pleno em confronto com as matérias do mínimo estabelecido pelo CFE. Os planos de curso mereceram tratamento especial, com base nos dados regionais e na necessidade do mercado de trabalho da Grande São Paulo. A bibliografia básica foi apresentada juntamente com o ementário de cada disciplina, com apresentação de títulos atualizados, guardando coerência com o conteúdo do currículo pleno proposto. 4. Corpo Docente O Corpo docente apresentado pela instituição, em sua totalidade já está contratado, exercendo o magistério na IES. Nos termos da Resolução 1/93, foram apresentados os docentes do primeiro ano dos cursos. O perfil dos mesmos está descrito no ANEXO II deste Parecer. A Carreira do Corpo Docente na FAI comporta cinco níveis:professor Titular, Professor Adjunto, Professor Assistente, Auxiliar de Ensino.O Quadro de Docentes da Instituição está assim constituído: 155 Professores titulares ou Adjuntos; 20 Professores Assistentes; 10 Auxiliares de Ensino. O regime de trabalho apresenta professores em tempo integral hoje em número de 16, professores em tempo parcial, num total de 23 e sessenta e dois professores horistas. Docente. A Instituição já tem em funcionamento um plano de Aperfeiçoamento e Capacitação Este plano proporciona incentivo à produção científica e intelectual dos professores, como forma de valorizar o trabalho da pesquisa e da extensão, através de uma escala de referências, com incentivos financeiros próprios da IES. 5. Organização administrativa e didático-pedagógica O regimento em vigor nas Faculdades Associadas do Ipiranga-FAI, está anexado ao processo, disciplinando sua organização administrativa e didático-científica. As decisões são emandas dos órgãos colegiados, tais como a Congregação e o Conselho Departamental, que funcionam em nível de administração superior. A Diretoria Geral integrada pelo Diretor, um Vice-Diretor e uma Secretária Geral. Na sua base a IES apresenta as Coordenações de Curso, os Departamentos e os Órgãos de Apoio. A Instituição apresenta em funcionamento, 5 Departamentos que atendem a todos os cursos em implantados e já adaptados aos novos cursos.

4 6. Biblioteca A Biblioteca apresenta condições adequadas de funcionamento e organização.a classificação adotada a Catalogação AACR2(Código de Catalogação Anglo-Americano) e o acervo geral está hoje estimado em títulos. O acervo específico dos cursos solicitados já está adquirido, estando assim estimado:para Secretariado: aproximadamente títulos e para Ciências da Computação: títulos. O acervo de Periódicos é constituído de 251 títulos diversos, que atendem plenamente aos cursos solicitados, bem como aos demais em funcionamento na IES. A área total da Biblioteca é de m2,apresentando local para o acervo e consulta separadamente. O funcionamento da Biblioteca é de segunda às sextas-feiras, das 15 às 21 horas e aos sábados, das 7;30 às 1º horas. A atualização do acervo é efetuado automaticamente através do contacto direto com as editoras e pela indicação dos docentes. 7. Edificações e instalações O Projeto contém informações sobre instalações e equipamentos destinados aos cursos.as instalações são de boa qualidade, recentemente inauguradas.apresentando amplas salas de aula, bem como setor administrativo, cantina e área livre para lazer. Resumindo os dados podemos citar: a)imóvel do Campus Ipiranga: m2 b)imóvel da Vila Mariana:4.480 m2 8. Laboratórios As Faculdades Associadas do Ipiranga,mantém instalado um prédio completo com vários laboratórios de Informática, num total de 230 m2.um dos laboratórios apresenta 40 computadores 486, de última geração e a Instituição já está providenciando a aquisição de equipamentos mais modernos, em disponibilidade no mercado. A instituição é toda informatizada e os laboratórios são destinados ao ensino e à pesquisa. 9. Pesquisa As linhas de ação referentes à Pesquisa estão explicitadas no Projeto. A Instituição vem desenvolvendo um Projeto de Iniciação Científica com resultados positivos, cujas bases estão nos departamentos. A FAI apresenta em seu projeto uma relação de pesquisas já realizadas e as projeções futuras. A IES mantém a publicação de uma Revista de Cultura, bem como um banco de teses de Mestrado e Doutorado.

5 10. Extensão O programa de Extensão da IES apresenta-se intenso e alguns eventos se realizam anualmente, com publicações específicas. Com implantação dos novos cursos a extensão apresentará um programa mais diversificado, atendendo às demandas da comunidade acadêmica e da região, onde a IES está inserida. A FAI é hoje um espaço Cultural na Grande São Paulo. 11. Planejamento econômico-financeiro O planejamento econômico-financeiro apresenta equilíbrio na previsão orçamentária das fontes de receita, bem como nas categorias de despesas e previsão de investimentos. A situação econômicofinanceira da Instituição reflete uma boa administração. taxas escolares. Os valores considerados foram apresentados em UFIR, tendo como receita a anuidade e as Há previsões de investimentos efetivos em biblioteca, equipamentos, melhorias e sobretudo na capacitação docente. Para a capacitação do pessoal técnico-administrativo também estão previstos recursos. 1º. Conclusões do Relator Tendo presente os projetos dos Cursos C. Computação e do Plano de Curso em Secretariado Executivo, este Relator conclui que: as bases legais, filosóficas, sócio-culturais e institucionais são coerentes com a proposta da IES; o conteúdo programático das disciplinas, a metodologia e a bibliografia básica atendem ao perfil profissional, ao currículo proposto e à legislação vigente; as edificações e equipamentos são adequados atendendo plenamente aos cursos; o corpo docente indicado atende ao disposto na Resolução CFE no. 20/77; a organização administrativa e didático-científica atendem ao disposto por este Conselho; será competência da Comissão Verificadora analisar in loco as condições reais para a instalação dos cursos; ficará sob a incumbência da DEMEC/SP apreciar a indicação dos professores após o segundo ano dos cursos, nos termos da Resolução 20/77 - CFE e Portaria CFE no. 5/86.

6 II - VOTO DO RELATOR Em função do atendimento das disposições constantes da legislação pertinente, em especial na Resolução CFE no. 01/93, entendo este Relator que devem ser aprovados os projetos dos Cursos de Ciências da Computação e Secretariado Executivo, ambos com 120 vagas(120) totais anuais em dois turnos, para funcionar nas Faculdades Associadas do Ipiranga-FAI, mantidas pelo Instituto Educacional Seminário Paulopolitano. Nos termos da legislação em vigor, o referido processo deverá ser encaminhado à SESU/MEC para a devida designação de Comissão Verificadora que analisará as condições de infraestrutura e para o funcionamento dos cursos. III-CONCLUSÃO DA CÂMARA A Câmara de Ensino Superior subscreve o voto do Relator.

7 CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO CURRÍCULO PROPOSTO lo. Período Carga-Horária Introdução à Administração 80 Introdução à Lógica I 40 Matemática Básica 80 Física Aplicada à Informática I 40 Sistema de computação I 80 Inglês Básico I 80 2o.Período Introdução à Administração II 80 Introdução à Lógica II 40 Matemática Básica II 80 Física Aplicada à informática II 40 Sistema de computação II 80 Inglês Básico II 80 3o. Período Noções de Contabilidade I 40 Matemática para Computação I 80 Estatística I 40 Eletrônica Básica para Computação I 80 Linguagens e Técnicas de Programação I 40 Inglês Técnico I 40 Arquitetura de Computadores I 80 4o. Período Noções de contabilidade II 40 Matemática para Computação II 80 Estatística II 40 Eletrônica Básica para computação II 80 Linguagens e Técnicas de Programação II 40 Inglês Técnico II 40 Arquitetura de Computadores II 80 5o. Período Gerência Planejada dos Recursos Empresariais I 40 Análise e Projetos de Sistemas de Processamento de Dados I 80 Noções de Direito I 40 Estudo de Aplicativos I 80 Linguagens e Técnicas de Programação III 80 Comunicação e Expressão I 40 Computador e Sociedade I 40

8 6o.Período Gerência Planejada de Recursos Empresariais II 40 Análise e Projetos de Sistemas de processamento de Dados II 80 Noções de Direito II 40 Estudo de Aplicativos II 80 Linguagens e Técnicas de programação IV 80 Comunicação e Expressão II 40 Computador e Sociedade II 40 7o.Período Economia e Finanças I 40 Computação Gráfica I 80 Laboratório de Treinamento e Pesquisas I 80 Informática e Comunicação I 40 Tópicos Avançados de programação I 80 Tópicos Avançados de Processamento de Dados I 80 8oPeríodo Economia e Finanças II 40 Computação Gráfica II 80 Laboratório de Treinamento e Pesquisas II 80 Informática e Comunicação II 40 Tópicos Avançados de Programação II 80 Tópicos Avançados de Processamento de Dados II 80 Estágio Supervisionado 160 OPTATIVAS.Inteligência Artificial.Microprocessadores e Microcomputadores.Banco de dados.rede de Computadores Administração de CPD.Sistemas Operacionais e Programação Únix"e "Xenix".Robótica e Industrialização.Automação de Escritórios.Informática Aplicada à Educação. Nota: a IES se reserva o direito de somente oferecer as optativas, quando houver um total de 35 alunos inscritos..

9 SECRETARIADO EXECUTIVO Grade Curricular Disciplinas C/Horária Matemática Financeira I 80 Inglês Básico I 80 Introdução à Administração I 40 Funções da Secretária Executiva I 40 Noções de Contabilidade I 80 Português Básico I 80 Matemática Financeira II 80 Inglês Básico II 80 Introdução à Administração II 40 Funções da Secretária Executiva II 40 Noções de Contabilidade II 80 Português Básico II 80 Estatística I 40 Inglês -Conversação I 80 Português-Comunicação e Expressão I 80 Organização & Métodos I 40 Arquivos e Documentos I 40 Noções de Direito e Legislação I 80 Psicologia I 40 Estatística II 40 Inglês -Conversação II 80 Português -Comunicação e Expressão II 80 Organização & Métodos II 40 Arquivos e Documentos II 40 Noções de Direito e Legislação II 80 Psicologia II 40 Espanhol I 80 Inglês -Comercial e Técnico I 40 Português -Redação Comercial e Oficial I 40 Estrutura das Empresas I 40 Informática I 80 Legislação Social I 40 Noções de Economia 80 Espanhol II 80 Inglês -Comercial e Técnico II 40 Português -Redação Comercial e Oficial II 40 Estrutura das Empresas II 40 Informática II 80 Legislação Social II 40 Análise da Situação Econ,Pol.e Soc. do Brasil 80

10 Ética Profissional I 40 Cerimonial e Etiqueta I 40 Comportamento organizacional 80 Organização e Automação de Escritórios I 40 Estágio de Escritórios-Laboratório I 80 História da Arte I 40 Sociologia I 40 Cultura Geral I 40 Ética Empresarial e Profissional II 40 Cerimonial e Etiqueta II 40 Relações Públicas e Humanas 80 Organização e Automação de Escritórios II 40 Estágio de Escritório-Laboratório II 80 História da Arte II 40 Sociologia II 40 Cultura Geral II 40

11 CORPO DOCENTE Curso de Secretariado Executivo DOCENTE: Francisco Granizo Lopes DISCIPLINA: Introdução à Administração Mestre em Administração Geral e Recursos Humanos, pela Fund. Getúlio Vargas - SP. Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fund. Getúlio Vargas, Licenciado em Pedagogia - PUC/Campinas. Possui experiência como docente a nível superior. Tem grande experiência profissional na área. DOCENTE: Roberto Fecchio DISCIPLINA: Matemática Financeira Mestrado em Matemática Pura - pela PUC/SP, Possui habilitação plena em Matemática, a nível de licenciatura, pela UNIFRAN, Engenheiro Elétrico, pela Fac. Eng. Industrial, Tem experiência como docente a nível de 3o. grau. DOCENTE: Primo Falcini DISCIPLINA: Noções de Contabilidade Mestre em Administração de Empresas pela F.G.V. Bacharel em Ciências Económicas, Participou de vários cursos e seminários no país e no exterior relacionados à Administração de Empresas, Economia e Contabilidade. Possui experiência como docente a nível superior. DOCENTE: Everaldo José de Campos Pinheiro DISCIPLINA: Português Básico Mestre em Letras - Literatura Portuguesa pela USP Especialista em Literatura Portuguesa - pela Fund. Santo André Licenciado em Letras pela Fac. de F.C.L. de Mogi das Cruzes, Fez vários cursos de aperfeiçoamento na área. Possui experiência como docente. DOCENTE: Maria Fachin Soares DISCIPLINA: Inglês Básico Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua pela PUC- SP. Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC-SP Licenciada em Letras, pela Univ. Fed. do Rio Grande do Sul Possui experiência como docente a nível superior. Possui proficiência em inglês do English Institute da Universidade de Michigan, USA, Possui certificado de aprovação no exame de inglês da Universidade de Cambridge. Participou de vários seminários e encontros da área.

12 Curso de Ciências da Computação CORPO DOCENTE DOCENTE: Enio José da Costa Brito DISCIPLINA: Introdução à Lógica Doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma - Itália Licenciado em Filosofia pela Fac. Nossa Senhora Medianeira - RJ Licenciado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma - Itália Participou de vários seminários e encontros na área. Possui artigos publicados. Tem experiência como docente a nível superior. DOCENTE: Maria Fachin Soares DISCIPLINA: Inglês Básico Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua pela PUC- SP. Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC-SP Licenciada em Letras, pela Univ. Fed. do Rio Grande do Sul Possui experiência como docente a nível superior. Possui proficiência em inglês do English Institute da Universidade de Michigan, USA, Possui certificado de aprovação no exame de inglês da Universidade de Cambridge. Participou de vários seminários e encontros da área. DOCENTE: Francisco Granizo Lopes DISCIPLINA: Introdução à Administração Mestre em Administração Geral e Recursos Humanos, pela Fund. Getúlio Vargas - SP. Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fund. Getúlio Vargas, Licenciado em Pedagogia - PUC/Campinas. Possui experiência como docente a nível superior. Tem grande experiência profissional na área. DOCENTE: Roberto Fecchio DISCIPLINA: Matemática Básica Mestrado em Matemática Pura - pela PUC/SP, Possui habilitação plena em Matemática, a nível de licenciatura, pela UNIFRAN, Engenheiro Elétrico, pela Fac. Eng. Industrial, Tem experiência como docente a nível de 3o. grau. DOCENTE: Wagner de Andrade DISCIPLINA: Sistema de Computação Mestre em Administração pela PUC/SP em Informática Gerencial Pós-graduado em Análise de Sistemas pela FAAP, Pós-graduado em Organização e métodos pela FAAP, Graduado em Administração pela Associação Tibiriçá de Educação Possui ampla experiência profissional na área. Atua como docente a nível de 3o. grau. DOCENTE: Antonio Eduardo Assis Amorim DISCIPLINA: Física Aplicada à Informática Doutorado em Física no Instituto de Física Teórica - São Paulo, Bacharel em Física pela Universidade Federal de São Carlos Possui experiência como docente da área. Participou de jornadas, seminários e congressos de física.

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO MINISTÉRIO DA EDUCACÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO UF ES ASSUNTO: Autorização (projeto) do curso de Turismo a ser ministrado pelo Centro

Leia mais

FUNDAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO

FUNDAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO /MANTENEDORA UF ASSUNTO: FUNDAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO Autorização para funcionamento do Curso de Filosofía (fase de Projeto) GO RELATOR: SR.

Leia mais

FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC

FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC INTERESSADO/MANTENEDORA FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC ASSUNTO: UF SC AUTORIZAÇÃO (PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE HISTÓRIA, A SER MINISTRADO PELA UNIÃO DOS CENTROS

Leia mais

PROCESSO Nº 31/2013 PARECER CEE/PE Nº 49/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 13/05/2013 I - RELATÓRIO:

PROCESSO Nº 31/2013 PARECER CEE/PE Nº 49/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 13/05/2013 I - RELATÓRIO: INTERESSADA: AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO AEVSF /FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA FACAPE ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM SISTEMAS

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Escola Técnica Padrão EMENTA: Reconhece o Curso Técnico em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios, da Escola Técnica Padrão até 31 de dezembro de 2016. RELATOR: José Nelson Arruda

Leia mais

PROCESSO N.º 679/04 PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE

PROCESSO N.º 679/04 PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE MUNICÍPIO: UNIÃO DA VITÓRIA ASSUNTO: Adequação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 05/12/2008 (*) Portaria/MEC nº 1.476, publicada no Diário Oficial da União de 05/12/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO SP ASSUNTO; Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Comunicação Social, habilitação

Leia mais

Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano

Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano CLUBE NÁUTICO MOGIANO Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano JÜLIO G. C. MOREJÕN 0 Clube Náutico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR ASSUNTO Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Turismo, a ser ministrado

Leia mais

I RELATÓRIO: II ANÁLISE:

I RELATÓRIO: II ANÁLISE: INTERESSADA: AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANSCISCO AEVSF ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE RELATOR:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 8/12/2014, Seção 1, Pág. 11. Portaria n 1.020, publicada no D.O.U. de 8/12/2014, Seção 1, Pág. 9. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO NORTE DO PARANÁ DE ENSINO UF PR RECONHECIMENTO DO CURSO DE DANÇA, MINISTRADO PELAS FACULDADES INTEGRADAS NORTE DO PARANÁ,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 15/7/2015, Seção 1, Pág. 9. Portaria n 724, publicada no D.O.U. de 15/7/2015, Seção 1, Pág. 8. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 16/10/2009, Seção 1, Pág. 16. Portaria n 983, publicada no D.O.U. de 16/10/2009, Seção 1, Pág. 16. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

FUNDAÇÃO AMAZONENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA

FUNDAÇÃO AMAZONENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO AMAZONENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA ASSUNTO Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do Curso Superior de Direito, a ser ministrado pelo Centro Integrado de Ensino

Leia mais

I RELATÓRIO: 3865/2015, de 02/10/2015 PARECER CEE/PE Nº 103/2015-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 14/09/2015

I RELATÓRIO: 3865/2015, de 02/10/2015 PARECER CEE/PE Nº 103/2015-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 14/09/2015 INTERESSADO: CEPEM-CENTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EMERGÊNCIAS MÉDICAS-SERRA TALHADA/PE ASSUNTO: CREDENCIAMENTO DA INSTITUIÇÃO PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E AUTORIZAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ADEQUAÇÃO DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DOS CURSOS EXISTENTES EM RELAÇÃO AS NOVAS DEMANDAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ADEQUAÇÃO DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DOS CURSOS EXISTENTES EM RELAÇÃO AS NOVAS DEMANDAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SP ASSUNTO ADEQUAÇÃO DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DOS CURSOS

Leia mais

Destacam-se os seguintes documentos anexados aos autos: - Requerimento, fl. 1. - Declarações, às fls. 2, 3 e 5. - Alvará de Funcionamento, fl. 4.

Destacam-se os seguintes documentos anexados aos autos: - Requerimento, fl. 1. - Declarações, às fls. 2, 3 e 5. - Alvará de Funcionamento, fl. 4. Homologado em 16/11/2015, DODF nº 220, de 17/11/2015, p. 5. Portaria nº 200, de 23/11/2015, DODF nº 225, de 24/11/2015, p. 39. PARECER Nº 171/2015-CEDF Processo nº 084.000126/2013 Interessado: Colégio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ORGANIZAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ASSUNTO; UF SP Autorização (Execução de Projeto) para o funcionamento do curso de

Leia mais

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO EDUCACIONAL DE REALENGO UF RJ ASSUNTO: A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s RELATOR: SR. CONS. Yugo O k i d a I-RELATÓRIO

Leia mais

Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação

Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação INTERESSADA: AUTARQUIA MUNICIPAL DO ENSINO SUPERIOR DE GOIANA AMESG/ FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROFESSOR DIRSON

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá. RJ ASSUNTO Reconhecimento do curso de Secretário Executivo Bilíngüe,

Leia mais

Instituto Superior de Comunicação Publicitaria. pós-graduação lato sensu. Jessé Guimarães.

Instituto Superior de Comunicação Publicitaria. pós-graduação lato sensu. Jessé Guimarães. Instituto Superior de Comunicação Publicitaria. Aprovação de corpo docente para pós-graduação lato sensu. cursos de especialização, Jessé Guimarães. I - RELATÓRIO 0 Instituto Superior de Comunicação Publicitária,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO GILDÃSIO AMADO UF ES ASSUNTO Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de ^Administração, a ser ministrado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO / MANTENEDORA FEBASP SOCIEDADE CIVIL ASSUNTO SP UF Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Administração ministrado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 12/9/2012, Seção 1, Pág. 15. Portaria n 1122, publicada no D.O.U. de 12/9/2012, Seção 1, Pág. 14. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO SOCIAL CAMILIANA ASSUNTO / UF SP AUTORIZAÇÃO (PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - HABILITAÇÕES

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO CESU

CÂMARA OU COMISSÃO CESU INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DO MARANHÃO UF MA ASSUNTO Reconhecimento do Curso de Letras. < RELATOR: SR. CONS. LAYRTON BORGES DE MIRANDA PARECER Nº 794/93 I - RELATÓRIO CÂMARA OU

Leia mais

publicado no DOE de 09/05/2013 PARECER CEE/PE Nº 06/2013 -CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 18/02/2013

publicado no DOE de 09/05/2013 PARECER CEE/PE Nº 06/2013 -CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 18/02/2013 INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE/FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS- PORTUGUÊS/ INGLÊS RELATORA: CONSELHEIRA

Leia mais

PROCESSO Nº 152/2012 PARECER CEE/PE Nº 18/2013-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 11/03/2013 I RELATÓRIO:

PROCESSO Nº 152/2012 PARECER CEE/PE Nº 18/2013-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 11/03/2013 I RELATÓRIO: INTERESSADO: ASSUNTO: RELATORA: PROCESSO Nº 152/2012 CEPEP - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO RECIFE/PE CREDENCIAMENTO DA INSTITUIÇÃO PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI Reconhecimento do Curso de Estudos Sociais - Licenciatura curta e das habilitações Supervisão Escolar de 1 e 2 Graus e Orientação Educacional do Curso de Pedagogia.

Leia mais

ASSUNTO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamen to de Dados, ministrado pela Faculdade de Informática Positivo.

ASSUNTO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamen to de Dados, ministrado pela Faculdade de Informática Positivo. INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES POSITIVO UF PR ASSUNTO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamen to de Dados, ministrado pela Faculdade de Informática Positivo.

Leia mais

Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso

Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE JALES UF SP ASSUNTO: Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso de Ciências Contábeis, a ser ministrado pela Faculdade de Ciências Contábeis

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL UF SP ASSUNTO: Autorização (projeto) para funcionamento do curso de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADO: Complexo de Ensino Superior de São Paulo Ltda.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADO: Complexo de Ensino Superior de São Paulo Ltda. PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 10/10/2011, Seção 1, Pág. 17. Portaria n 170, publicada no D.O.U. de 10/10/2011, Seção 1, Pág.13. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Centro de Formação Religiosa Superior do Estado do UF: MA Maranhão ASSUNTO: Credenciamento da Faculdade de Ciências

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UF RJ ASSUNTO: CREDENCIAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADA: União de Faculdades de Alagoas Ltda./Faculdade Figueiredo UF: AL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADA: União de Faculdades de Alagoas Ltda./Faculdade Figueiredo UF: AL PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 9/7/2008, Seção 1, Pág. 23. Portaria n 937, publicada no D.O.U. de 20/11/2008, Seção 1, Pág. 26. Portaria n 938, publicada no D.O.U. de 20/11/2008,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO METODISTA DE ENSINO SUPERIOR FEDERAÇÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DO ABC ASSUNTO Alteração do Plano de Expansão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 22/03/2006. Portaria MEC nº 734, publicada no Diário Oficial da União de 22/03/2006. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADA: Centro de Ensino Grau Técnico EMENTA: Reconhece o Curso Técnico em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios, ofertado pelo Centro de Ensino Grau Técnico Bezerra de Menezes, nesta

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO / MANTENEDORA SOCIEDADE EDUCACIONAL MAURO PASSOS ASSUNTO UF SE AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE TURISMO (FASE DO PROJETO),

Leia mais

Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História.

Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História. INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO MATOGROSSENSE DE ENSINO SUPERIOR UF MT ASSUNTO Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História. RELATOR: SR. CONS. DE. ANTÔNIO Geraldo

Leia mais

FACULDADE DE TEOLOGIA - FAT

FACULDADE DE TEOLOGIA - FAT VOTO CONSU 2012-16 DE 26/04/2012 CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO - UNASP FACULDADE DE TEOLOGIA - FAT REGIMENTO 2012 2 SUMÁRIO TÍTULO I DA FACULDADE, SEUS FINS E OBJETIVOS... 3 TÍTULO II DA

Leia mais

Matriz Curricular. Natureza Disciplinas. Àrea de. 1º semestre. Formação

Matriz Curricular. Natureza Disciplinas. Àrea de. 1º semestre. Formação Matriz Curricular Faculdade: Engenharia, Arquitetura e Urbanismo Curso: Engenharia de Produção Turno: Diurno Campus: Santa Bárbara d Oeste Modalidade: Título oferecido: Engenheiro de Produção Duração do

Leia mais

INSTITUIÇÃO TOLEDO DE E NSINO

INSTITUIÇÃO TOLEDO DE E NSINO INTERESADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE E NSINO UF SP ASSUNTO: Remanejamento de Vagas entre cursos das Faculdades Toledo de Araçatuba. RELATOR. SR. CONS. Margarida Maria do R.B.P.Leal PARECER N 780/94

Leia mais

PROCESSO N 786/2008 PROTOCOLO N.º 7.212.775-7 PARECER N.º 022/09 APROVADO EM 11/02/09

PROCESSO N 786/2008 PROTOCOLO N.º 7.212.775-7 PARECER N.º 022/09 APROVADO EM 11/02/09 PROTOCOLO N.º 7.212.775-7 PARECER N.º 022/09 APROVADO EM 11/02/09 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO LACERDA BRAGA ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL MUNICÍPIO: COLOMBO

Leia mais

Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha.

Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA/MANTENEDORA Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha. UF SP ASSUNTO: Autorização para cursos de especialização (pós-graduação lato sensu)

Leia mais

Margarida Maria do R.B.P.Leal

Margarida Maria do R.B.P.Leal INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO ASSUNTO. UF SP Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser

Leia mais

Processo n o /86-22

Processo n o /86-22 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA Associação Bauruense de Ensino Superior e Cultura ASSUNTO Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do Curso Superior

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Instituto Educacional do Estado de São Paulo - IESP UF: RS ASSUNTO: Recredenciamento da Faculdade do Guarujá, com

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação 2013 201 PEDAGOGIA. COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim cbaquim@hotmail.com

UFV Catálogo de Graduação 2013 201 PEDAGOGIA. COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim cbaquim@hotmail.com UFV Catálogo de Graduação 2013 201 PEDAGOGIA COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim cbaquim@hotmail.com 202 Currículos dos Cursos UFV Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 26/5/2011, Seção 1, Pág. 21. Portaria n 666, publicada no D.O.U. de 26/5/2011, Seção 1, Pág. 18. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Fundação de Educação e Cultura Espírita "Paraná" - Santa Catarina

Fundação de Educação e Cultura Espírita Paraná - Santa Catarina Fundação de Educação e Cultura Espírita "Paraná" - Santa Catarina PR Reconhecimento das Licenciaturas Plenas em Geografia e História, ministradas pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADA: Escola de Ensino Fundamental Capitão Epaminondas EMENTA: Credencia a Escola de Ensino Fundamental Capitão Epaminondas, no Distrito de São Gonçalo, Município de Catarina, autoriza o curso de

Leia mais

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de F i s i o t e r a p i a

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de F i s i o t e r a p i a INTERESSADO/MANTENEDORA A S S O C I A Ç Ã O EDUCACIONAL PRESIDENTE KENNEDY UF SP ASSUNTO: A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de F i s i o t e r a p i a RELATOR: SR. CONS. Yugo O k i d

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Faculdade do Sertão Baiano Ltda. UF: BA ASSUNTO: Credenciamento da Faculdade do Sertão Baiano, a ser instalada no

Leia mais

ETEC DOUTORA RUTH CARDOSO SÃO VICENTE

ETEC DOUTORA RUTH CARDOSO SÃO VICENTE ETEC DOUTORA RUTH CARDOSO SÃO VICENTE AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA Autorização(execução de Projeto) para funcionamento do Cur so de Ciências Contábeis a ser ministrado pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Linhares.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO / MANTENEDORA FEBASP SOCIEDADE ASSUNTO CIVIL SP UF Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social - habilitação

Leia mais

FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas IESST Instituto de Ensino Superior Social e Tecnológico

FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas IESST Instituto de Ensino Superior Social e Tecnológico FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas IESST Instituto de Ensino Superior Social e Tecnológico Credenciada pela portaria: MEC 292, de 15.02.2001 DOU Nº 35-E, de 19.02.2001, Seção 1 RESOLUÇÃO

Leia mais

ASSUNTO: Autorização de Curso de Administração (Projeto) Lauro Franco Leitão

ASSUNTO: Autorização de Curso de Administração (Projeto) Lauro Franco Leitão INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO CULTURAL DR. PEDRO LEOPOLDO UF MG ASSUNTO: Autorização de Curso de Administração (Projeto) RELATOR: SR. CONS. Lauro Franco Leitão 1 - RELATÓRIO O processo em epígrafe,de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 5/6/2009, Seção 1, Pág. 92. Portaria n 507, publicada no D.O.U. de 5/6/2009, Seção 1, Pág. 92. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

EDITAL Nº 13 /2014. ARQUITETURA ÀREAS A FINS ÀREAS A FINS ARQUITETURA ATELIÊ DE PROJETO 2 e 3 ARQUITETURA ÀREAS A FINS ÀREAS A FINS ARQUITETURA

EDITAL Nº 13 /2014. ARQUITETURA ÀREAS A FINS ÀREAS A FINS ARQUITETURA ATELIÊ DE PROJETO 2 e 3 ARQUITETURA ÀREAS A FINS ÀREAS A FINS ARQUITETURA EDITAL Nº 13 /2014 CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA O CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ

Leia mais

PARECER Nº 140/92 CÂMARA OU COMISSÃO APROVADO EM: 19/02/92 CESu PROCESSO N : /92-78

PARECER Nº 140/92 CÂMARA OU COMISSÃO APROVADO EM: 19/02/92 CESu PROCESSO N : /92-78 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PINHEIRENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA UF SP ASSUNTO: Alteração do currículo pleno do curso de Pedagogia RELATOR. SR. CONS.

Leia mais

Processo Seletivo 2º semestre/2016 Graduação Presencial Regulamento de Bolsas de Estudos e Campanhas

Processo Seletivo 2º semestre/2016 Graduação Presencial Regulamento de Bolsas de Estudos e Campanhas Processo Seletivo 2º semestre/2016 Graduação Presencial Regulamento de Bolsas de Estudos e Campanhas A Cruzeiro do Sul Educacional S.A., entidade mantenedora da Universidade Cruzeiro do Sul (www.cruzeirodosul.edu.br),

Leia mais

INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA

INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA EMENTA: Renova o reconhecimento do Curso Sequencial de Formação Específica em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Universidade Cidade de São Paulo UNICID, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007,republicada

Leia mais

RELATOR: SR. CONS. Layrton Borges de Miranda Vieira

RELATOR: SR. CONS. Layrton Borges de Miranda Vieira INTERESSDO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE PATOS DE MINAS CF MG ASSUNTO Reconhecimento do curso de Administração, ministrado pela Facul, dade de Ciências Administrativas de Patos de Minas. RELATOR:

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃ0 PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE 255-20 44 - CEP 01045-903 FAX Nº 231-1518

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃ0 PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE 255-20 44 - CEP 01045-903 FAX Nº 231-1518 CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃ0 PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE 255-20 44 - CEP 01045-903 FAX Nº 231-1518 PROCESSO CEE Nº: 192/95 INTERESSADA: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Leia mais

Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES.

Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES. INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO SÃO JOÃO BATISTA UF ES ASSUNTO: Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES.

Leia mais

I RELATÓRIO: II ANÁLISE:

I RELATÓRIO: II ANÁLISE: INTERESSADA: AUTARQUIA MUNICIPAL DO ENSINO SUPERIOR DE GOIANA FACULDADE DE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE GOIANA ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO NORMAL SUPERIOR RELATOR: CONSELHEIRO ARNALDO CARLOS

Leia mais

Escrita Didática Títulos Entrevista

Escrita Didática Títulos Entrevista MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL Nº 019/2009-PRORH CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO DE

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Portarias/MEC nºs 555/556, publicadas no Diário Oficial da União de 21/2/2006

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Portarias/MEC nºs 555/556, publicadas no Diário Oficial da União de 21/2/2006 PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Portarias/MEC nºs 555/556, publicadas no Diário Oficial da União de 21/2/2006 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: União Norte do Paraná de Ensino

Leia mais

EDITAL Nº11 /CSSB, DE 28 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL Nº11 /CSSB, DE 28 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL Nº11 /CSSB, DE 28 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO O DIRETOR GERAL DO CAMPUS SÃO SEBASTIÃO, nomeado pela Portaria N 1256, de 03 de dezembro

Leia mais

Autorização de novo curso de graduação em Psicologia no DGE-20. Reexame do processo 2123/79. João Paulo do Valle Mendes

Autorização de novo curso de graduação em Psicologia no DGE-20. Reexame do processo 2123/79. João Paulo do Valle Mendes SOCIEDADE EDUCACIONAL FLUMINENSE RJ Autorização de novo curso de graduação em Psicologia no DGE-20. Reexame do processo 2123/79. João Paulo do Valle Mendes 0 parecer 326/80, ao examinar o processo 2123/

Leia mais

Campus Recife e de Núcleos do Centro Acadêmico do Agreste, indicados no

Campus Recife e de Núcleos do Centro Acadêmico do Agreste, indicados no UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO EDITAL nº9, de 09 de abril de 202, publicado no D.O.U. nº 69, de 0 de abril de 202, Seção 3, págs. 47-48. De acordo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO UF GO ASSUNTO Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Letras - habilitação

Leia mais

Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira

Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira - Diadema AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL

Leia mais

3.2. Bibliotecas. Biblioteca Professor Antônio Rodolpho Assenço, campus Asa Sul: Os espaços estão distribuídos da seguinte forma:

3.2. Bibliotecas. Biblioteca Professor Antônio Rodolpho Assenço, campus Asa Sul: Os espaços estão distribuídos da seguinte forma: 1 3.2. Bibliotecas Contam as Faculdades UPIS com a Biblioteca Professor Antônio Rodolpho Assenço e a Biblioteca do Campus II, que atuam como centros dinâmicos de informação, atendendo o corpo docente e

Leia mais

Plano de Carreira Docente do Centro de Ensino Superior de São Gotardo

Plano de Carreira Docente do Centro de Ensino Superior de São Gotardo Plano de Carreira Docente do Centro de Ensino Superior de São Gotardo Título I Disposições Preliminares Art. 1 o - O Centro de Ensino Superior de São Gotardo - CESG, entidade mantenedora da Faculdade de

Leia mais

M I N I S T É R I O DA EDUCACÃO CONSELHO F E D E R A L DE INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO

M I N I S T É R I O DA EDUCACÃO CONSELHO F E D E R A L DE INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO M I N I S T É R I O DA EDUCACÃO CONSELHO F E D E R A L DE EDUCACÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO UF SP ASSUNTO: Aprovação das Alterações Curriculares dos cursos de Direito, Pedagogia,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 11/04/2006. Portaria MEC nº 878, publicada no Diário Oficial da União de 11/04/2006. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Página 1 de 10 Marcelo Franca Alves De: "BDE online" Para: Enviada em: sábado, 14 de maio de 2005 01:14 Assunto: BDE on-line - Nº 696-13.05.2005 Nº 696

Leia mais

EDITAL Nº 05/2015 - IFAP PROCESSO INTERNO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES DA REDE E-TEC BRASIL CÂMPUS/POLOS MACAPÁ, SANTANA E LARANJAL DO JARI

EDITAL Nº 05/2015 - IFAP PROCESSO INTERNO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES DA REDE E-TEC BRASIL CÂMPUS/POLOS MACAPÁ, SANTANA E LARANJAL DO JARI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP COMISSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 05/2015 - IFAP PROCESSO INTERNO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES

Leia mais

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link:

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link: A FACULDADE ESTÁCIO DE FLORIANÓPOLIS (ESTÁCIO FLORIANÓPOLIS) E O CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SANTA CATARINA (ESTÁCIO SANTA CATARINA) divulgam processo seletivo para formação de cadastro de reserva

Leia mais

- Licenciatura Plena e Bacharelado. Sidney Lima Santos

- Licenciatura Plena e Bacharelado. Sidney Lima Santos Reconhecimento do Curso de Matemática, com ênfase em Informática - Licenciatura Plena e Bacharelado. Sidney Lima Santos Trata o presente parecer de reconhecimento do curso de Matemática, com ênfase em

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO MARIA MONTESSORI DE EDUCAÇÃO E CULTURA-"AMMEC" UF SP ASSUNTO Autorização para funcionamento do curso de Educação Artística,

Leia mais

PROCESSO N 796/05 PROTOCOLO Nº PARECER Nº 786/05 APROVADO EM 09/12/05

PROCESSO N 796/05 PROTOCOLO Nº PARECER Nº 786/05 APROVADO EM 09/12/05 PROTOCOLO Nº 5.673.319-1 PARECER Nº 786/05 APROVADO EM 09/12/05 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: FACULDADE INTERMUNICIPAL DO NOROESTE DO PARANÁ - FACINOR MUNICÍPIO: LOANDA ASSUNTO: Pedido de autorização

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 FONE: 255.20.44 - CEP: 01045-903 FAX Nº 231-1518

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 FONE: 255.20.44 - CEP: 01045-903 FAX Nº 231-1518 CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 FONE: 255.20.44 - CEP: 01045-903 FAX Nº 231-1518 PROCESSO CEE Nº: 815/93 INTERESSADO : Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI ASSUNTO :

Leia mais

FACULDADE PITAGORAS EDITAL 01/16 PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE PITAGORAS - SÃO LUIS

FACULDADE PITAGORAS EDITAL 01/16 PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE PITAGORAS - SÃO LUIS EDITAL 01/16 PROGRAMA DE MONITORIA DA - SÃO LUIS O Diretor Geral da Faculdade Pitágoras, através da Núcleo de Atendimento Institucional - NAI, no uso de suas atribuições regimentais e de acordo com o que

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA outubro/2010

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E ULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E ULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E ULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE DE ALFENAS UF MG ASSUNTO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamen to de Dados, ministrado

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Sociedade Nacional de Agricultura SNA UF: RJ ASSUNTO: Recurso contra a decisão da Secretaria de Regulação e Supervisão

Leia mais

CATÁLOGO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Modalidade a Distância

CATÁLOGO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Modalidade a Distância CATÁLOGO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Modalidade a Distância ATOS LEGAIS DO CURSO: Nome do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Modalidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA/MANTENEDORA - ASSUNTO Autorização (PROJETO) para funcionamento do curso de CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, a ser ministrado pelo Instituto Unificado

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 007/2010, de 19 de agosto de 2010.

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 007/2010, de 19 de agosto de 2010. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 007/2010, de 19 de agosto de 2010. Cria o Núcleo de Educação à Distância na estrutura organizacional da Pró- Reitoria de Graduação da

Leia mais

PROJETO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

PROJETO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. CAMPUS CERES DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PROJETO DO

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº PROCESSO CEE 189/2014 INTERESSADOS ASSUNTO RELATOR CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 Centro Estadual de Educação Tecnológica

Leia mais