Eduardo Koge disse que eles viviam ali (aqui) que nem gado e não podiam sair daquela cerca.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Eduardo Koge disse que eles viviam ali (aqui) que nem gado e não podiam sair daquela cerca."

Transcrição

1 Atividades variadas 2ª etapa 2018 Língua Portuguesa Valor: 2,0 QUESTÃO 01 Examine a transcrição do depoimento de Eduardo Koge, líder indígena de Tadarimana, MT. Nós vivemos aqui que nem gado. Tem a cerca e nós não podemos sair dessa cerca. Tem que viver só do que tem dentro da cerca. É, nós vivemos que nem boi no curral. Paulo A. M. Isaac, Drama da educação escolar indígena Bóe-Bororo. a) Nos trechos Tem a cerca... e Tem que viver..., o verbo ter assume sentidos diferentes? Justifique. O verbo ter apresenta diferente valor semântico em cada um dos dois segmentos. Na primeira ocorrência, substitui o verbo haver ou existir. Na segunda, o verbo necessitar ou precisar. b) Reescreva, em um único período, os trechos Nós vivemos aqui que nem gado e nós não podemos sair dessa cerca, empregando discurso indireto. Comece o período conforme indicado na página de respostas. Eduardo Koge disse que eles viviam ali (aqui) que nem gado e não podiam sair daquela cerca.

2 QUESTÃO 02 Examine a propaganda. Colégio São Paulo Irmãs Angélicas - BH 2 a) Considerando o contexto da propaganda, existe alguma relação de sentido entre a imagem estilizada dos dedos e as palavras digital e diferença? Explique. Existe relação de sentido entre a imagem e as palavras digital e diferença. A imagem dos rostos que encabeçam os dedos revelam a diversidade do semblante de cada ser humano, característica que se apresenta também no desenho das impressões digitais de cada um. A propaganda, que pretende esclarecer as pessoas sobre a importância da biometria como fator de segurança para o processo eleitoral, amplia o significado da palavra diferença ao associar o termo à melhoria do processo por garantir que ninguém votará no lugar de outro. b) Sem alterar o modo verbal, reescreva o trecho Venha para a biometria. Cadastre suas digitais., passando os verbos para a primeira pessoa do plural e fazendo as modificações necessárias. Venhamos para a biometria. Cadastremos nossas digitais. Imperativo Imperativo Afirmativo vem tu \ venha você \ venhamos nós \ vinde vós \ venhamvocês

3 Colégio São Paulo Irmãs Angélicas - BH 3 TEXTO PARA AS QUESTÕES 3 E 4: EXAUSTO Eu quero uma licença de dormir, perdão pra descansar horas a fio, sem ao menos sonhar a leve palha de um pequeno sonho. Quero o que antes da vida foi o sono profundo das espécies, a graça de um estado. Semente. Muito mais que raízes. PRADO, Adélia. Exausto. Disponível em < Acesso em 31/07/17. QUESTÃO 03 A respeito dos versos abaixo (versos 3 e 4), sem ao menos sonhar a leve palha de um pequeno sonho. podemos afirmar que A) indicam uma opção por um descanso em áreas afastadas dos grandes centros urbanos, onde o contato com a natureza é possível. B) expressam o objetivo da autora em querer conquistar bens materiais que promovam uma vida confortável; dar espaço aos sonhos prejudicaria esse processo. C) revelam o desejo de um descanso necessário a quem se reconhece portador de um extremo cansaço; sonhar não é objetivo principal dessa pausa. D) produzem, no leitor, a certeza de que o ato de sonhar traz, ao ser humano, mais uma obrigação do que um prazer para aquele que quer vencer. E) comprovam que o ato de sonhar é próprio do sono profundo das espécies, por isso, a autora o busca Justificativa: O desejo de dormir profundamente sem nenhum tipo de perturbação ou interferência, como um sonho, revela que o eu lírico pretende apenas descansar para aliviar um enorme cansaço. Assim, é correta a opção [C]. QUESTÃO 04 O vocábulo raízes (verso 9) se contrapõe a A) semente. B) palha de um pequeno sonho. C) horas a fio. D) licença. E) perdão. O vocábulo raízes sugere, metaforicamente, o desenvolvimento do eu interior em contato com o meio social em que está inserido, em estado latente, como a semente antes de germinar. Ou seja, enquanto o vocábulo raízes pressupõe ação, semente sugere inércia, configurando, assim, uma oposição de sentido entre eles. É correta a opção [A].

4 Leia o cartaz e responda as questões 05 e 06. Colégio São Paulo Irmãs Angélicas - BH 4 QUESTÃO 05 Indique em qual modo em que as formas verbais presentes no cartaz encontram-se. Desliga e pensa estão no imperativo. QUESTÃO 06 Escreva um parágrafo em que se COMENTE a crítica pretendida pelo chargista. A leitura da charge dá a entender que assistir televisão induz à reprodução de informações sem a realização de reflexão. Concordo parcialmente com a mensagem, há programações de qualidades veiculadas na TV, elas permitem ampliar nossos conhecimentos sobre diversos temas. Entretanto, há pessoas que acreditam em tudo que é informado nos programas televisivos, o que torna essas pessoas meramente reprodutoras do que vêm ou escutam. QUESTÃO 07 Na oração Informou-se a novidade aos membros e diretores do grupo, qual é a classificação do sujeito? A) Oculto B) Simples Veja: A novidade foi informada aos membros e diretores do grupo. C) Composto D) Indeterminado QUESTÃO 08 Complete as lacunas usando os verbos no tempo determinado entre parênteses: I- Meu pai quer que eu CONVERSE muito. (conversar presente do subjuntivo) II- Meu pai e eu CONVERSAMOS muito. (conversar presente do indicativo) III- Ele certamente FALARÁ mais de você. (falar futuro do indicativo) IV- LEIA mais, assim não falará bobagens! (ler imperativo)

5 Colégio São Paulo Irmãs Angélicas - BH 5 QUESTÃO 09 Indique as circunstâncias que os advérbios imprimem aos verbos nas frases: a- Por certo faremos compras para a festa hoje. ( Duvida e tempo) b- Cautelosamente Marcos chegou perto do animalzinho ferido. (Modo e distância) QUESTÃO 10 O uso de palavras que se referem a termos já enunciados, sem que seja necessário repeti-los, faz parte dos processos de coesão da linguagem. Na pergunta feita no segundo quadrinho, uma palavra empregada com esse objetivo é: a) nós b) aqui c) nossa d) porque

6 QUESTÃO 11 Leia a tira: Colégio São Paulo Irmãs Angélicas - BH 6 Narre em discurso indireto e usando a 3ª pessoa o fato retratado na tira. A professora pediu ao aluno que escrevesse na lousa a palavra ética. O garoto informou a ela que roubaram o giz. QUESTÃO 12 No que diz respeito à forma verbal roubaram, no segundo balão da charge, podemos dizer que a) possui um sujeito indeterminado, por isso, o verbo está na terceira pessoa do plural. b) faz parte de uma oração sem sujeito, uma vez que o verbo é impessoal. c) tem como núcleo de seu sujeito simples a palavra giz. d) possui sujeito simples que, no caso, é o termo professora. e) seu sujeito é a palavra ética, em negrito no balão anterior. Ao colocar o verbo roubaram na terceira pessoa do plural, vemos que há um sujeito que estaria na terceira pessoal do plural, no entanto, como ele não é explicitado em nenhum momento, não é possível identificá-lo e, assim, temos um sujeito indeterminado.

7 QUESTÃO 13 Colégio São Paulo Irmãs Angélicas - BH 7 Com relação à classificação do sujeito, assinale a alternativa correta. A) A oração: Todos cantaram durante o evento apresenta um exemplo de sujeito indeterminado. B) A oração: A respeito desta informação, falo eu! apresenta um exemplo de sujeito oculto (determinado). C) A oração: Andavam devagar, em fila, nove ou dez, apresenta um exemplo de oração sem sujeito. D) A oração: Falam por nós os desprovidos de justiça, os humildes de alma, apresenta um exemplo de sujeito composto. E) A oração: Não se falava dele na reunião, apresenta um exemplo de sujeito simples. [A] Incorreta: o sujeito é simples ( Todos ). [B] Incorreta: o sujeito é simples ( Eu ). [C] Incorreta: o sujeito é composto ( nove ou dez ). [E] Incorreta: o sujeito é indeterminado. QUESTÃO 14 Leia a fábula O morcego e as doninhas do escritor grego Esopo (620 a.c.?-564 a.c.?) para responder à(s) questão(ões) a seguir. Um morcego caiu no chão e foi capturado por uma doninha 1. Como seria morto, rogou à doninha que poupasse sua vida. Não posso soltá-lo respondeu a doninha, pois sou, por natureza, inimiga de todos os pássaros. Não sou um pássaro alegou o morcego. Sou um rato. E assim ele conseguiu escapar. Mais tarde, ao cair de novo e ser capturado por outra doninha, ele suplicou a esta que não o devorasse. Como a doninha lhe disse que odiava todos os ratos, ele afirmou que não era um rato, mas um morcego. E de novo conseguiu escapar. Foi assim que, por duas vezes, lhe bastou mudar de nome para ter a vida salva. (Fábulas, 2013.) 1 doninha: pequeno mamífero carnívoro, de corpo longo e esguio e de patas curtas (também conhecido como furão). Não sou um pássaro alegou o morcego. (3º parágrafo) Ao se transpor o trecho em destaque para o discurso indireto, o verbo sou assume a seguinte forma: A) era. B) fui. C) fora. D) fosse. E) seria.

8 Colégio São Paulo Irmãs Angélicas - BH 8 QUESTÃO 15 Entrevistador: - Queria que você falasse um pouquinho sobre uma coisa que eu sei que é muito importante pra você, a amizade. Galeano: - Sim, a amizade é uma forma de amor. E como dizia pra você, acho que se exerce na base da honestidade, porque a outra amizade, a amizade do amo muito você e que lindo você é não é a verdadeira amizade. Os amigos, quando são amigos de verdade, dizem o que se deve dizer, e isso diz respeito a processos coletivos também. Então, amizade às vezes é difícil sobre essa base, porque atravessa períodos complicados. Mas quando a gente ama de verdade, no amor, na amizade, ama as luzes e as sombras de cada pessoa ou de cada lugar. Trecho de entrevista dada pelo escritor uruguaio Eduardo Galeano ao jornalista Eric Nepomuceno no programa Sangue Latino. Disponível em: < A) No texto, o entrevistado fez uso de duas metáforas na última frase da sua fala. Identifique essas metáforas e explique o sentido que elas assumem no texto. As duas metáforas utilizadas são luzes e sombras que se referem às qualidades e defeitos inerentes a qualquer ser humano ou lugar. B) Transforme a fala do entrevistador (que está em discurso direto) em discurso indireto. Para realizar a Tarefa, siga as instruções: (1) Não substitua os verbos destacados por outras palavras sinônimas. (2) Transforme o sujeito do verbo querer em sujeito simples, para isso use um substantivo que seja adequado ao contexto. (3) Substitua o pronome do caso reto da 3ª oração por outro, também do caso reto, que seja adequado ao contexto. (4) Troque o pronome você (que está sublinhado) por o entrevistado. Entrevistador: - Queria que você falasse um pouquinho sobre uma coisa que eu sei que é muito importante pra você, a amizade. O entrevistador queria que Galeano falasse um pouquinho sobre uma coisa que ele sabe que é muito Importante para o entrevistado: a amizade.

9 Colégio São Paulo Irmãs Angélicas - BH 9 QUESTÃO 16 No texto narrativo, o autor preocupa-se basicamente em relatar a sucessão de fatos que ocorrem em um determinado espaço e tempo. Um dos recursos utilizados por ele é a escolha do discurso que determina a posição do narrador. O texto a seguir é um fragmento do conto A confissão de Leontina, que integra a obra Melhores Contos, de Lygia Fagundes Telles. Nele o narrador faz uso do discurso indireto. Leia-o com atenção. (...) Seu Armando que é pianista lá do salão de danças já me aconselhou a não perder a calma e esperar com confiança que a justiça pode tardar mas um dia vem. Respondi então que confiança podia ter nessa justiça que vem dos homens se nunca nenhum homem foi justo para mim. (...) Fonte: PORTELLA, Eduardo. A confissão de Leontina. In: Melhores Contos de Lygia Fagundes Telles.12 ed. São Paulo: Global, Reescreva o fragmento narrativo, utilizando o discurso direto. Faça as adaptações necessárias. Seu Armando, que é pianista lá do salão de dança, me aconselhou que eu não perdesse a calma e esperasse com confiança, que a justiça pode tardar, mas um dia vem. Que confiança pode ter essa justiça que vem dos homens se nunca homem foi justo para mim OU: Seu Armando, que é pianista lá do salão de dança, me aconselhou: Não perca a calma e espere com confiança, que a justiça pode tardar, mas um dia vem. Então, respondi: Que confiança pode ter essa justiça que vem dos homens se nunca homem foi justo para mim. QUESTÃO 17 Troquei o lugar dessa questão.. QUESTÃO 18 Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos: A) paletó, avô, pajé, café, jiló B) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis C) você, capilé, Paraná, lápis, régua D) amém, amável, filó, porém, além QUESTÃO 19 Assinale a opção em que os vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica: A) pés, hóspedes B) sulfúrea, distância C) fosforescência, provém D) últimos, terrível E) satânico, porém

10 Colégio São Paulo Irmãs Angélicas - BH 10 QUESTÃO 20 LAMA Mauro Duarte Pelo curto tempo que você sumiu Nota-se aparentemente que você subiu Mas o que eu soube ao seu respeito Me entristeceu ouvi dizer Que pra subir você desceu, você desceu Todo mundo quer subir A concepção da vida admite Ainda mais quando a subida Tem o céu como limite Por isso não adianta estar no mais alto degrau da fama Com a moral toda enterrada na lama (Clara Nunes. O canto das três raças. EMI-Odeon, 1976) O texto Lama pertence ao gênero letra de música, por isso foi escrito em versos. Analisando-os atentamente, pode-se observar que neles há, predominantemente, dois modos de organização textual, que são, respectivamente: A) o narrativo e o argumentativo. B) o descritivo e o narrativo. C) o dissertativo e o injuntivo. D) o narrativo e o descritivo. O poema apresenta uma narrativa implícita ( ouvi dizer /Que pra subir você desceu ) que justifica a sensação de tristeza do eu lírico perante a conduta do interlocutor para atingir a fama, concluindo com uma reflexão: Por isso não adianta estar no mais alto degrau da fama /Com a moral toda enterrada na lama. QUESTÃO 17 Escreva um parágrafo em que se justifique o título lama, faça uso de informação presente na letra em estudo. O vocábulo lama foi usado no sentido metafórico, no poema ela indica que o interlocutor do eu lírico procedeu de forma antiética para alcançar suas metas, pois lama pode indicar sujeira. Isso se comprova nos versos Que pra subir você desceu e Com a moral toda enterrada na lama. Assim, o título se adéqua ao poema.

QUESTÃO 01 Examine a transcrição do depoimento de Eduardo Koge, líder indígena de Tadarimana, MT.

QUESTÃO 01 Examine a transcrição do depoimento de Eduardo Koge, líder indígena de Tadarimana, MT. Atividades variadas 2ª etapa 2018 Língua Portuguesa Valor: 2,0 QUESTÃO 01 Examine a transcrição do depoimento de Eduardo Koge, líder indígena de Tadarimana, MT. Nós vivemos aqui que nem gado. Tem a cerca

Leia mais

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS OLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO 7º ano CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS 1) Quem é o sujeito de uma oração? Nas orações, o sujeito é um substantivo ou pronome com

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

Exercício 2 1ª etapa 2017 Língua Portuguesa

Exercício 2 1ª etapa 2017 Língua Portuguesa Exercício 2 1ª etapa 2017 Língua Portuguesa QUESTÃO 01 Complete as lacunas usando o pronome relativo adequado, atente-se para a necessidade de uso ou não de preposição: 1. São estes os voluntários DE QUEM

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2015 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Glauber Data: / /2015 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Redação Resultado / Rubrica

Leia mais

Verbos - Primeira Parte. Professora Tamires Maio de 2016

Verbos - Primeira Parte. Professora Tamires Maio de 2016 Verbos - Primeira Parte Professora Tamires Maio de 2016 No Dicionário Houaiss verbo (ver.bo) substantivo masculino 1 palavra, discurso 2 gram classe de palavras que designam ação, processo ou estado Os

Leia mais

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR NOME: DATA: / /2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO / 2º TRIMESTRE ANO: 7º TURMA: TURNO: Matutino Vespertino Assinatura do Responsável: PROFESSORA: ROSANA NOTA: VALOR: 12,0 pontos Questão 01. Preencha as tabelas

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma :

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 31/05/2017 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, inicialmente, todas as questões.

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21)

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br Data: EXERCÍCIO DE PORTUGUÊS Aluno(a): N.º Turma: 13. Turno: Tarde Professor(a): Texto 1 PARA TODA CRIANÇA Caroline Castle Não importa

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 9º Ano 3º/4º Bimestre 2016 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Fátima Data: / /2016 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Língua Portuguesa Resultado

Leia mais

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF)

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF) PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Leia o poema abaixo

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

Exercícios variados. Na primeira frase do parágrafo, empregou-se duas vezes o verbo haver cujo sentido,

Exercícios variados. Na primeira frase do parágrafo, empregou-se duas vezes o verbo haver cujo sentido, Exercícios variados QUESTÃO 01 Leia o trecho : Há exatos dez anos, uma lei chegou para romper um modelo enraizado há séculos no Brasil. Padrões excludentes empurravam para a minoria a hoje majoritária

Leia mais

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS 1 - RESUMO Resumir as informações mais importantes de um texto com suas palavras, sem copiar e sem acrescentar novas

Leia mais

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº . 2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº 1 - Leia a tira: Em relação à oração do último balão, qual é o sujeito? E o predicado? Sujeito: Predicado:

Leia mais

4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016

4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016 4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016 - Exercícios e dicas de estudos 23 de janeiro de 2016 Professora Vânia Aráujo INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS I N S S OPORTUNIDADE! 20% de desconto nos cursos online do

Leia mais

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classes gramaticais:

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2015 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef 1. Do depoimento a seguir, foram retirados

Leia mais

MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS. Profas. Beatriz, Carolina e Joyce. Resumo teórico

MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS. Profas. Beatriz, Carolina e Joyce. Resumo teórico MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS Resumo teórico Profas. Beatriz, Carolina e Joyce Os advérbios são as classes de palavra que acrescentam circunstâncias à frase. Apesar de comumente serem apresentados

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome:

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: Leia este texto e resolva as questões 1 e 2. PÉS NO CHÃO Dos problemas que afligem o Brasil, a educação é o primeiro

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO S- RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 11 / 9 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Interpretação de texto;q Estudo do vocabulário;

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

Exercícios de múltipla escolha

Exercícios de múltipla escolha Exercícios de múltipla escolha 1-A classe gramatical da palavra alegria é: a-substantivo b-adjetivo c-advérbio d-pronome e-sujeito 2-A função sintática da palavra alegria é: a-predicado b-predicativo do

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou às Unidades 10, 11 e 12 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 4 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

TEXTO I Embaixo da ponte, sem número

TEXTO I Embaixo da ponte, sem número NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 18 / 05 / 2016 TEXTO I Embaixo da ponte, sem número O endereço das famílias R. e S. é um buraco que fica embaixo de um viaduto sem nome, ao lado da ponte da

Leia mais

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1).

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1). Aula Demonstrativa Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Análise de discursos no plano das relações entre Linguagem, Comunicação e Sociedade. Produção e recepção textuais nas práticas

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Dicas e roteiro de estudos para a avaliação 1. Faça a leitura da parte teórica e reveja os

Leia mais

É mesmo uma festa, Um baú no sótão, Um navio pirata no mar, Um foguete perdido no ar, É amigo e companheiro.

É mesmo uma festa, Um baú no sótão, Um navio pirata no mar, Um foguete perdido no ar, É amigo e companheiro. FICHA DA SEMANA 5º ANO Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno de acordo

Leia mais

OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS:

OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS: A LINGUAGEM DO TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS: Posição subjetiva em relação ao que

Leia mais

O HOMEM FAZ O CLIMA. E FAZ MAL

O HOMEM FAZ O CLIMA. E FAZ MAL NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA NOTA: O HOMEM FAZ O CLIMA. E FAZ MAL A interferência do homem no meio ambiente pode acelerar em milhares de anos

Leia mais

Fonte:intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ ouapostila_portugues_varlinguistica_2.pdf

Fonte:intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ ouapostila_portugues_varlinguistica_2.pdf Sobre Variação Linguística Você já conversou com uma pessoa simples, que vive na roça? Teve oportunidade de observar como essa pessoa fala? Leia o texto a seguir: Texto I Seu dotô me conhece? Patativa

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 5 / 9 / 2017 LEIA o texto a seguir: OSCAR NIEMEYER:

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 28 / 2 / 2019 1) LEIA, com atenção, todos os textos presentes na atividade. Não se esqueça:

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Candidatura de 206 Exame de Língua Portuguesa Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: exclusivamente

Leia mais

MODO PROFª MARIA CECÍLIA

MODO PROFª MARIA CECÍLIA MODO PROFª MARIA CECÍLIA Os modos verbais indicam a atitude de quem está falando diante dos fatos declarados: Indicativo certeza. Subjuntivo dúvida, desejo, hipótese. Imperativo ordem, pedido. O modo imperativo

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer a acentuação gráfica dos ditongos abertos; Trabalhar

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

GRADE DE CORREÇÃO NOME: LOCAL: DATA: 02/11/2018. Assinatura do Candidato:

GRADE DE CORREÇÃO NOME: LOCAL: DATA: 02/11/2018. Assinatura do Candidato: NOME: IDENTIDADE: LOCAL: DATA: 02/11/2018 SALA: INSCRIÇÃO: ORDEM: Assinatura do Candidato: QUESTÃO 1 A Que semelhança há entre recorrer a um poço dos desejos e se servir de uma rede social tal como apontado

Leia mais

PORTUGUÊS. Questões selecionadas da prova de Atendente Comercial Cespe 2011

PORTUGUÊS. Questões selecionadas da prova de Atendente Comercial Cespe 2011 PORTUGUÊS Questões selecionadas da prova de Atendente Comercial Cespe 2011 01. Etimologicamente formada das palavras gregas philos (amigo, amador) e atelês (franco, livre de qualquer encargo ou imposto),

Leia mais

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018.

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14 /12 /2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 20,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL Aluno (a): Nº: Nota: Professora: Eliane

Leia mais

CONTEÚDO DO TRIMESTRE

CONTEÚDO DO TRIMESTRE Este é o conteúdo que será cobrado ao final do TRIMESTRE! CONTEÚDO DO TRIMESTRE Quadrinhos Pontuação: revisão do uso de vírgulas e pontos finais Linguagem verbal e não verbal, formal e informal Mito Lendas

Leia mais

BEM TE VIU, BEM TEVÊ

BEM TE VIU, BEM TEVÊ SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 02 / 05 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

RETOMADA 01. Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto.

RETOMADA 01. Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto. RETOMADA 01 Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto. 1. Na sala, você produziu um poema visual chamado caligrama.

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação Disciplina: P. TEXTO Professor: Valdeci Lopes TRABALHO 2016 Ano: 8 ano Ensino: F. II Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: Exercícios de gramática (2.0

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos.

1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos. 1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos. a) caí, aí, ímã, ipê, abricó. b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis. c) vovô, capilé,

Leia mais

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre EXERCÍCIOS Estudo para a Avaliação Trimestral 2º Trimestre A publicidade abaixo tem o seguinte texto: A vez da agricultura familiar em Santa Bárbara. Essa sequência de palavras é uma frase? Por quê? É

Leia mais

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES APOSTILA DE RECUPERAÇÃO 1ª 10 pts 6,5 pts 05 18 7º Caro aluno, o conteúdo da recuperação está registrado no caderno e também

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 175 identificam os elementos constitutivos da organização interna do gênero, em receita culinária; localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 4 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

ENCONTRO. 03- Segundo o texto, uma das possibilidades que se pode determinar na noite, é que ela:

ENCONTRO. 03- Segundo o texto, uma das possibilidades que se pode determinar na noite, é que ela: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Texto para as questões

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1. Leia a história a seguir. A) O que deixa este texto engraçado é: (a) o fato do supermercado

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2.

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. Ainda que mal Ainda que mal pergunte, ainda

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: Leandro (Ensino médio) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 4 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

TRABALHO PARA RECUPERAÇÃO OPCIONAL - GRAMÁTICA

TRABALHO PARA RECUPERAÇÃO OPCIONAL - GRAMÁTICA GRUPO EDUCACIONAL PRO CAMPUS JUNIOR ALUNO(A): 1ª Série - Ensino Médio Rua Rui Barbosa, 724 Centro/Sul Fone: (86) 2106-0606 Teresina PI Site: www.procampus.com.br E-mail: procampus@procampus.com.br TURMA

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA. Conteúdos: Semântica: Sinônimos e antônimos

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA. Conteúdos: Semântica: Sinônimos e antônimos CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 Conteúdos: Semântica: Sinônimos e antônimos CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL

Leia mais

Podemos afirmar que os termos comida, diversão e arte, nesse trecho, exercem sintaticamente a função de

Podemos afirmar que os termos comida, diversão e arte, nesse trecho, exercem sintaticamente a função de ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA 1º TRIMESTRE Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Stela Garcia Conteúdo: 1. Pronomes pessoais do reto, caso oblíquo e de tratamento. 2. O verbo

Leia mais

01- De acordo com o texto, o que são "as coisas que saem da boca da gente"? R.: 02- O que quer dizer "correndo sempre pra frente"? R.

01- De acordo com o texto, o que são as coisas que saem da boca da gente? R.: 02- O que quer dizer correndo sempre pra frente? R. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== AS COISAS QUE A GENTE FALA Ruth

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora:

Leia mais

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Português Professor (a): Cris Souto Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D 2016 1/ 6 1. Observe a gravura. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Quem aguenta coruja

Leia mais

INSTITUTO BUTANTAN RECEBE MAIOR EVENTO DE OBSERVAÇÃO DE AVES DA AMÉRICA LATINA

INSTITUTO BUTANTAN RECEBE MAIOR EVENTO DE OBSERVAÇÃO DE AVES DA AMÉRICA LATINA PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 INSTITUTO BUTANTAN RECEBE

Leia mais

COLÉGIO PENTÁGONO UNIDADE PARQUE NOME: 7 ANO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: KELLY ROSA

COLÉGIO PENTÁGONO UNIDADE PARQUE NOME: 7 ANO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: KELLY ROSA COLÉGIO PENTÁGONO UNIDADE PARQUE NOME: 7 ANO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: KELLY ROSA SANTO ANDRÉ 2017 INSTRUÇÕES Valor: 2,0 pontos. 1. Este trabalho contém 10 questões. Verifique

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO

EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO COLÉGIO FRANCO-BRASILEIRO NOME: N : TURMA: PROFESSOR(A): ANO: DATA: / / 2014 EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO TEXTO 1 O morcego sugeriu o radar Como vocês sabem, o morcego é um mamífero alado, de hábitos noturnos

Leia mais

O Conto da Mentira Rogério Augusto

O Conto da Mentira Rogério Augusto PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= Leia o texto e resolva às questões

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS FLEXÕES VERBAIS Verbo palavra que exprime um processo. Pode indicar ação, estado ou mudança de estado e fenômeno da natureza. Os verbos possuem cinco flexões:

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºAno 1.5 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período 5 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-8 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação 1) Qual a diferença entre os pares de frases abaixo? a) Só ela faz tudo corretamente.

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 6º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia os quadrinhos, prestando atenção às palavras destacadas:

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS R RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 6º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português TEXTO I 1) O anúncio de telefone celular acima apresenta a palavra dancei em situações diferentes. Leia

Leia mais

Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere;

Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere; Tipos de sujeito Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere; - indicar quem é esse elemento. Exemplo:

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS 1. Com base no texto, analise as sentenças abaixo. Em "...nada ocorreu..." o verbo A) transmite a ideia de uma ação contínua. B) expressa uma ação que está ocorrendo

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa TEXTO

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa TEXTO Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Candidatura de 2018 Exame de Língua Portuguesa Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: exclusivamente

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 Questão 1 Regência e Pronome Relativo Primeira lacuna: regência verbal de chegar a algum lugar. Segunda lacuna: regência verbal de passar por algo.

Leia mais

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a),

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a), Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS PARA A RECUPERAÇÃO - I E II ETAPAS / 2018 Aluno (a):

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS REDAÇÃO

LISTA DE EXERCÍCIOS REDAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS REDAÇÃO P1-1º BIMESTRE 8 º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Comparar textos, buscando semelhança e diferenças quanto às ideias

Leia mais

Embatuquei. O pajé ficou sorrindo por trás da fumaça do cachimbo.

Embatuquei. O pajé ficou sorrindo por trás da fumaça do cachimbo. SUGESTÕES PORTUGUÊS * o SEGREDO DO PAJÉ Érico Veríssimo, Tibicuera. Um dia o pajé me chamou à sua oca. Entrei. Fui recebido com esta pergunta: - Tibicuera, qual é o maior bem da vida? A coragem - respondi

Leia mais

: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito.

: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. feita através do predicado. : é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação : é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. A pequena criança

Leia mais

DISCURSO e texto AS MARCAS IDEOLÓGICAS DOS TEXTOS. A arte de ler o que não foi escrito. contextualizando

DISCURSO e texto AS MARCAS IDEOLÓGICAS DOS TEXTOS. A arte de ler o que não foi escrito. contextualizando DISCURSO e texto AS MARCAS IDEOLÓGICAS DOS TEXTOS Todas as classes sociais deixam as marcas de sua visão de mundo, dos seus valores e crenças, ou seja, de sua ideologia, no uso que fazem da linguagem.

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de 2013. 6º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI Nota/ Visto Bateria de Gramática 2º Bimestre OBSERVAÇÕES: I. O cabeçalho deve ser preenchido por extenso.

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA CAMILLA

REVISÃO PROFESSORA CAMILLA REVISÃO PROFESSORA CAMILLA RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE Colégio Amorim Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Língua Portuguesa 8º ano

Leia mais

ACENTUAÇÃO GRÁFICA GRAMÁTICA

ACENTUAÇÃO GRÁFICA GRAMÁTICA ACENTUAÇÃO GRÁFICA GRAMÁTICA ACENTUAÇÃO GRÁFICA Acentuação não é uma coisa difícil. Precisamos cuidar apenas duas coisas que vão nos ajudar na hora de acentuar as sílabas: sempre separar as sílabas e pronunciar

Leia mais

Gramática Eletrônica. Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. indica tempo que já passou

Gramática Eletrônica. Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. indica tempo que já passou Lição 2 Dúvidas mais comuns Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. QUANDO USAR 1. A ou HÁ? 1. A Ela ou parou HÁ? de estudar há algum tempo. indica tempo que já passou Daqui

Leia mais

Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos:

Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos: 2 Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos: Modos Verbais; O conceito de Flexão Verbal. 3 Habilidades: Observar os usos dos modos verbais; Compreender o conceito de flexão

Leia mais