Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1. Aula 5 SENAC TI Fernando Costa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1. Aula 5 SENAC TI Fernando Costa"

Transcrição

1 Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1 Aula 5 SENAC TI Fernando Costa

2 Agenda Identificar e editar configurações de hardware (/sys, /proc, /dev, modprobe, lsmod, lspci) Dimensionar as partições de disco (/ (raiz), /var, /home, swap, pontos de montagem, partições) Criar partições e sistemas de arquivos (fdisk, mkfs, mkswap) Manutenção da integridade de sistemas de arquivos (du, df, fsck, e2fsck,mke2fs, debugfs, dumpe2fs, tune2fs, xfstools) Controle da montagem e desmontagem do sistema de arquivos (/etc/fstab, /media, mount, umount)

3 101.1 Identificar e editar configurações de hardware /sys /proc /dev modprobe lsmod lspci lsusb

4 /dev O diretório "/dev", que é de longe o exemplo mais exótico de estrutura de diretório no Linux. Todos os arquivos contidos aqui, como, por exemplo, "/dev/sda", "/dev/dsp", "/dev/modem", etc., não são arquivos armazenados no HD, mas sim ponteiros para dispositivos de hardware. O "arquivo" "/dev/mouse" contém as informações enviadas pelo mouse, enquanto o "/dev/dsp" permite acessar a placa de som, por exemplo. Essa organização visa facilitar a vida dos programadores, que podem acessar o hardware do micro simplesmente fazendo seus programas lerem e gravarem em arquivos, deixando que o kernel se encarregue da parte complicada.

5 /dev /dev Dispositivos /dev/hd Discos rígidos /dev/hda1 Primeira partição do disco rígido A /dev/sd Discos SCSI /dev/sdb2 /dev/sda4 Segunda partição do disco rígido SCSI b ZIP drive /dev/fd Disquete /dev/fd0 Disquete a: /dev/null Buraco negro, tudo que é enviado para este dispositivo está perdido para sempre. /dev/tty Terminais /dev/tty1 Terminal 1

6 /proc Complementa o "/dev Não armazena arquivos, mas sim informações sobre o hardware e sobre a configuração do sistema. Estas informações são usadas por utilitários de detecção e configuração do sistema, mas podem ser úteis também quando você quer checar alguma configuração manualmente. O comando "cat /proc/net/dev" mostra informações sobre as interfaces de rede, o "cat /proc/cpuinfo" mostra informações sobre o processador e assim por diante.

7 /sys O diretório /proc faz par com o "/sys", uma novidade introduzida a partir do kernel 2.6 Agrupa informações sobre os dispositivos instalados, incluindo o tipo, fabricante, capacidade, endereços usados e assim por diante. Estas informações são geradas automaticamente pelo kernel e permitem que os serviços responsáveis pela detecção de hardware façam seu trabalho, configurando impressoras e criando ícones no desktop para acesso ao pendrive, por exemplo.

8 modprobe # modprobe [módulo] Exemplo: # modprobe vboxdrv O modprobe lê o arquivo de dependências de módulos gerado pelo comando depmod. Por isso, deve-se executar o comando # depmod a para produzir um novo arquivo contendo as dependências de módulo. Após executá-lo, pode-se usar o comando modprobe para instalar qualquer módulo e ter os outros módulos dos quais ele depende automaticamente instalados. Observações: Para acrescentar um módulo automaticamente a cada inicialização do sistema, inclua o comando correspondente no arquivo /etc/rc.d/rc.local ou no arquivo /etc/rc.sysinit.

9 lsmod Uso: # lsmod Cada linha do exemplo mostra as seguintes informações: nome, tamanho, contador de uso e lista dos módulos que referenciam o módulo em questão (dependem do módulo). A palavra autoclean indica que o módulo é removido automaticamente da memória quando não está sendo utilizado. Module Size Used by parport_pc (autoclean) parport (autoclean) [parport_pc] nfsd (autoclean) lockd (autoclean) [nfsd] sunrpc (autoclean) [nfsd lockd] aic7xxx Na realidade, o comando lsmod apenas exibe o conteúdo do arquivo /proc/modules

10 rmmod # rmprobe [módulo] Exemplo: # rmmod vboxdrv Remove o driver da memória Desabilita o módulo

11 lspci Inspeciona dispositivos PCI conectados Manual: # man lspci # lspci --help Exemplos de uso: lspci -v (informações detalhadas) lspci -vv (informações mais detalhadas) lspci -vvv (informações totalmente detalhadas)

12 lsusb Inspeciona dispositivos USB conectados Manual: # man lsusb # lsusb --help Exemplos de uso: # lspci -v (informações detalhadas) # lsusb -s 001:001 -v (informações detalhadas da porta usb bus:device 001:001)

13 dmesg Mostra as mensagens do kernel, da identificação do hardware em diante. Essa informação está disponível em /var/log/dmesg e /var/log/messages. Exemplo: # dmesg

14 102.1 Dimensionar as partições de disco / (raiz) /var /home swap pontos de montagem partições

15 Estrutura de arquivos / bin etc mnt/ home/ usr Floppy cdrom pedro ana

16 / (raiz) Abriga todos o sistema, todos arquivos que forem criados e não possuírem partição específica, irão buscar recursos nesta pasta. Equivalente ao C:\ do S.O. Windows

17 /var Dados que mudam durante funcionamento do sistema Exemplo: Arquivos de log ( /var/log/messages ) Arquivos de bancos de dados ( /var/lib/mysql ) Arquivos com número de processos ()

18 /home Pasta pessoal dos usuários do sistema. Por exemplo: /home/senacti /home/fernandocosta /home/joao Equivalente ao C:\Document and Settings\ do S.O. Windows

19 Outros diretórios importantes /bin ou /sbin comandos necessários para operção mínima /etc início /lib C /tmp Arquivos de configuração e Bibliotecas para programas Arquivos temporários

20 /usr /usr Programas /usr/local Programas instalados localmente /usr/bin/ Comandos de usuários /usr/sbin Comandos do sistema que não são necessários no sistema de arquivos root /usr/man Páginas de manuais

21

22 swap O swap é uma área de troca usada para aumentar a quantidade de memória RAM do sistema. Até o kernel 2.1, o tamanho máximo de uma partição de swap era de 128MB. A partir do kernel 2.2 essa limitação passou a ser de 2GB. O Linux pode ter mais de 8 áreas de troca ativas ao mesmo tempo. Entretanto, o total da área de swap não pode ultrapassar 16GB. Comandos relacionados mkswap : formata uma área de swap. swapoff : desabilita dispositivos de swap. swapon : habilita dispositivos de swap.

23 Pontos de Montagem O GNU/Linux acessa as partições existente em seus discos rígidos e disquetes através de diretórios. Os diretórios que são usados para acessar (montar) partições são chamados de Pontos de Montagem. No DOS cada letra de unidade (C:, D:, E:) identifica uma partição de disco, no GNU/Linux os pontos de montagem fazem parte da grande estrutura do sistema de arquivos raiz.

24 Partições São divisões existentes no disco rígido que marcam onde começa onde termina um sistema de arquivos. Por causa destas divisões, nós podemos usar mais de um sistema operacional no mesmo computador (como o GNU/Linux, Windows e DOS), ou dividir o disco rígido em uma ou mais partes para ser usado por um único sistema operacional.

25 104.1 Criar partições e sistemas de arquivos Fdisk Mkfs Mkswap

26 fdisk Uso: fdisk [dispositivo] Opções: m lista opções d exclui partição l lista tipos conhecidos n cria nova partição p exibe tabela de parti ões atual q sai sem salvar alterações w grava tabela no disco e sai t troca tipo de sistema de uma partição x Funções adicionais

27 mkfs # mkfs [opções] dispositivo [blocos] Onde: dispositivo : é o arquivo especial correspondente ao dispositivo. blocos : é quantidade de blocos a ser utilizada pelo sistema de arquivos. Opções: -t tipo : especifica o tipo de sistema de arquivos a ser criado. O padrão é ext2. -c : checa o dispositivo a procura de blocos defeituosos durante a criação do sistema de arquivos. Por exemplo: mkfs -t ext2 /dev/fd configura o disquete para o sistema de arquivos ext2.

28 mkswap Uso: mkswap [-c] dispositivo [bloco] Opções: -c pede que se verifique a existência de blocos ruins antes de criar o sistema de arquivos. dispositivo tem normalmente o seguinte formato /dev/hda[1-8] /dev/hdb[1-8] /dev/sda[1-8] /dev/sdb[1-8] bloco corresponde ao número de blocos que a área de swap deve possuir sendo que cada bloco tem 1 Kb. O valor mínimo (MINCOUNT) e o valor máximo (MAXCOUNT) possíveis para este parâmetro é calculado da seguinte forma: MINCOUNT = 10 * tamanho_página / 1024 MAXCOUNT = (tamanho_página - 10) * 8 * tamanho_página / 1024 Caso este parâmetro não seja fornecido, ele é determinado automaticamente pelo mkswap.

29 mkswap Exemplo: # dd if=/dev/zero of=/teste bs=1024 count= (esse comando irá criar um arquivo /teste, com o tamanho de 64MB (count= ). # mkswap /teste (cria dentro desse arquivo um padrão de partição swap) # swapon teste (habilita a partição swap, pronto agora está tudo funcionando!)

30 104.2 Manutenção da integridade de sistemas de arquivos Du Df Fsck E2fsck Mke2fs Debugfs Dumpe2fs Tune2fs xfstools

31 du $ du [opções] [arquivo... ] Opções -a : mostra o espaço ocupado por todos os arquivos (de forma recursiva). -h : mostra o espaço ocupado de forma mais legível para humanos. -b : mostra o espaço ocupado em bytes. -c : mostra o total do espaço ocupado. -k : mostra o espaço ocupado em Kbytes (é o padrão). -s : lista apenas o total para cada argumento. O uso do comando du, sem qualquer opção e sem nome de arquivo ou diretório, fornece a quantidade de espaço ocupada por cada subdiretório que se encontra hierarquicamente abaixo do diretório atual e a totalização dos espaços ocupados por esses subdiretórios.

32 du Por exemplo: para ver o tamanho do arquivo teste.txt em bytes, digite # du -b teste.txt Para obter o tamanho, em Kbytes, de todos os arquivos do diretório corrente com extensão txt e o total de espaço ocupado por estes arquivos, basta digitar # du -c *.txt Experimente: # du -ksh /*

33 df - report file system disk space usage Uso: df [opções] [partição] Opções: -a : inclui também na listagem os sistemas de arquivos com zero blocos. -h : lista o tamanho de forma mais legível para humanos. -k : lista o tamanho dos blocos em kbytes. -m : lista o tamanho dos blocos em Mbytes. -t tipo : especifica o tipo dos sistemas de arquivos a serem listados. -x tipo : especifica o tipo dos sistemas de arquivos que não deve ser listado. Por exemplo, o comando # df /dev/hda1 (exibe as informações sobre o espaço livre da partição /dev/hda1.) # df -h

34 fsck Uso: # fsck [opções] sistema onde sistema pode ser o nome do dispositivo ou o ponto de montagem para o sistema de arquivos. Se mais de um sistema de arquivo for fornecido, o fsck tentará verificá-los em paralelo. Opções: -a : repara automaticamente o sistema de arquivos com defeito. -A : analisa o arquivo /etc/fstab e tenta verificar todos os arquivos listados de uma vez. -N : não executa, apenas mostra o que seria feito. -r : pergunta se o sistema de arquivos deve ser reparado quando detecta alguma falha. -V : produz uma saída detalhada.

35 fsck Observações O fsck é usado para verificar e, opcionalmente, reparar um sistema de arquivos do Linux. O código de erro retornado é a soma das seguintes condições: 0 - nenhum erro. 1 - erros do sistema de arquivos corrigidos. 2 - o sistema deve ser reiniciado. 4 - erros do sistema de arquivos não corrigidos. 8 - erro operacional erro de uso ou de sintaxe erro de biblioteca compartilhada. Na realidade, o fsck é simplesmente um intermediário para os vários verificadores de sistemas de arquivos disponíveis no Linux (por exemplo, fsck.ext4 para sistemas de arquivo do tipo ext4).

36 E2fsck É o FSCK para sistemas de arquivos ext2 e ext3 # e2fsck --help # man e2fsck

37 mke2fs cria um sistemas de arquivos ext2/3 Uso: # mke2fs [opções] [dispositivo] Opções: -b num : especifica num bytes por bloco. -c : verifica e formata o disco usando um método mais rápido. -m num : reserva num% de espaço no disco para o superusuário. Por exemplo: # mke2fs /dev/hda1 formata o dispositivo /dev/hda1 para suportar um sistema de arquivos do tipo ext2. É possível usar o comando mke2fs para formatar e configurar disquetes para o sistema de arquivos ext2. Neste caso, temos uma formatação de alto nível. mke2fs /dev/fd0 Use o comando fdformat para uma formatação de baixo nível e depois use o comando mkfs para configurar o disquete para o sistema de arquivos ext2.

38 debugfs O programa debugfs é um depurador de sistemas de arquivos interativo. Ele pode ser usado para examinar e alterar o estado de um sistema de arquivos. Manual traduzido: Exemplo: Recuperação de arquivos removidos:

39 Dumpe2fs Mostra detalhes sobre uma partição Linux. Uso: dumpe2fs [opções] [partição] Onde: partição Identificação da partição que será usada. opções -b Mostra somente os blocos marcados como defeituosos no sistema de arquivos especificado. Este comando lista diversas opções úteis do sistema de arquivos como o tipo do sistema de arquivos, características especiais, número de inodos, blocos livres, tamanho do bloco, intervalo entre checagens automáticas, etc. Exemplo: dumpe2fs /dev/sda1, dumpe2fs -b /dev/sda1

40 Tune2fs Otimiza performance do sistema de arquivos Uso [opções] [partição] Opções -c montagem-máxima Ajusta o número máximo de montagens entre duas ve-rificações do sistema de arquivos. -e comportamento-em-erro Muda o comportamente do código do kernel quando erros são detectados. comportamento-em-erro pode ser um dos seguintes: continue Continua a execução normal. remount-ro Remonta o sistema de arquivos somente para leitura. panic Causa pânico do kernel. -g grupo Define o grupo de usuários que pode se beneficiar dos blocos reservados. grupo pode ser um gid numérico ou o nome de um grupo. -i intervalo-entre-verificações[d m w] Ajusta o tempo máximo entre duas verificações do sistema de arquivos. Nenhum sufixo ou `d' resulta em dias, `m' em meses e `w' em semanas. Um valor de zero vai desabilitar a verificação dependente do tempo. -l Lista o conteúdo do superbloco do sistema de arquivos. -m número-de-blocos-reservados Ajusta a porcentagem de blocos reservados no dispositivo dado.

41 Tune2fs -r contagem-blocos-reservados Ajusta a quantidade de blocos reservador no dispositivo dado. -s marca-super-esparso Ajusta e reinicia a marca superbloco-esparso. A característica superbloco-esparso economiza espaço em sistemas de arquivos realmente grandes. Aviso: O kernel do Linux 2.0 não suporta corretamente esta característica, nem todos os kernels do Linux 2.1; por favor não use isto a não ser que você saiba o que está fazendo! -u usuário Define o usuário que pode se beneficiar dos blocos reservados. usuário pode ser um uid numérico ou um nome de usuário. -C número-de-montagens Define o número de vezes que o sistema de arquivos foi montado. -L rótulo-do-volume Define o rótudo do volume no sistema de arquivos. -M diretório-da-última-montagem Define o diretório da última montagem do sistema de arquivos. -U UUID Define o UUID do sistema de arquivos. Um exemplo de UUID parece assim: "c1b9d5a2-f162-11cf-9ece-0020afc76f16". O uuid também pode ser "null", o que define o UUID do sistema de arquivos como um UUID nulo. O uuid também pode ser "random", o que gera um UUID aleatório para o sistema de arquivos.

42 xfs tools (xfs_metadump, xfs_info) xfs_metadump Copia um sistemas de arquivos para um arquivo

43 xfs tools (xfs_metadump, xfs_info) xfs_info Amplia o tamanho de um sistemas de arquivos XFS

44 104.3 Controle da montagem e desmontagem do sistema de arquivos Controle da montagem e desmontagem do sistema de arquivos (/etc/fstab, /media, mount, umount)

45 /etc/fstab O arquivo "/etc/fstab" permite configurar o sistema para montar partições, CD-ROMs, disquetes e compartilhamentos de rede durante o boot. Cada linha é responsável por um ponto de montagem. É através do "/etc/fstab" que o sistema é capaz de acessar o seu CD-ROM, por exemplo. O fstab é um dos arquivos essenciais para o funcionamento do sistema, por isso, antes de editá-lo, faça sempre uma cópia de segurança: # cp /etc/fstab /etc/fstab-original.

46 /etc/fstab Colunas 1, 2 e 3 Coluna 1 - É a partição/disco a ser montado. No nosso exemplo temos duas entradas diferentes: LABEL=/ e /dev/hdb1

47 /etc/fstab Coluna 4 A coluna 4 descreve as opções de montagem da partição/disco associadas ao sistema de arquivos. Aqui podemos fazer várias configurações afim de personalizarmos nosso sistema. Vamos as opções: auto, noauto - Diz para o sistema se deve ou não montar automaticamente. Se colocar a opção "auto", o sistema irá montar no boot, se estiver "noauto", terá que montar o disco/partição manualmente. Default: auto. user, nouser - Aqui é onde permitimos ou não os usuários montarem o disco/partição. Colocando "user", qualquer usuário consegue montar, se colocarmos "nouser", apenas o super usuário conseguirá montar (root). Default: user. exec, noexec - Permite ou não a execução de binários no sistema de arquivos. Default: exec (imagine que, por engano, coloque noexec no /). rw - Monta o sistema de ficheiros com a opção Read-Write, ou seja, leitura e escrita. ro - Monta o sistema de ficheiros com a opção Read-Only, ou seja, somente leitura. sync, async - Diz ao sistema como deve ser a sincronização de dados (Input/output). Explicando melhor, diz como o sistema deve proceder quando tem que escrever no disco, se deve guardar em memória primeiro, aguardar confirmação e então escrever ou se escreve directamente (fisicamente) no disco/partição/disquete. Um exemplo, são as "pendrives", quando você escreve um documento de texto na sua pen, se estiver a opção sync, o sistema escreve na hora o documento na pen, se estiver async, o sistema apenas escreve o documento quando você for desmontar a pen. O grande problema coloca-se quando o utilizador esquece de desmontar o drive. Default: async. suid, nosuid - Habilita/desabilita o bit de set-user-identifier ou set-group-identifier. defaults - Diz ao sistema para carregar as opções padrão, que são: rw, suid, dev, exec, auto, nouser e async. Para outras opções, consulte a página de manual do mount.

48 /etc/fstab Coluna 5 - Esta coluna é a opção de dump do sistema, que nada mais é do que um utilitário de backup do sistema. O dump "lê" aqui o número e decide se o sistema deve ou não ser feito backup. Se estiver 0 (zero), o dump simplesmente ignora o disco/partição. Coluna 6 - Esta coluna é utilizada pelo fsck para a verificação dos discos/partições. Partições/discos de sistema normalmente tem esta opção como 1, outras partições do sistema como 2. Sistemas de arquivos no mesmo disco são verificados sequencialmente, enquanto que sistemas de arquivos em discos diferentes são verificados ao mesmo tempo, utilizando a função de paralelismo (se o hardware permitir). Se colocar esta opção como 0 (zero), o fsck conclui não ser necessário a verificação aqui.

49 /media o diretório "/mnt" (de "mount") recebe este nome justamente por servir de ponto de montagem para o drive óptico ("/mnt/cdrom" ou "/mnt/dvd") e outros dispositivos de armazenamento. Na maioria das distribuições atuais ele é substituído pelo diretório "/media", que tem a mesma função. Ao plugar um pendrive no Ubuntu, por exemplo, ele é montado pelo sistema na pasta "/media/disk"; ao plugar um cartão de memória, ele é visto como "/media/card" e assim por diante. Na verdade, o uso do diretório "/media" ou "/mnt" é apenas uma convenção. Você pode perfeitamente montar o seu pendrive dentro da pasta "/home/fulano/pendrive", por exemplo, desde que faça a montagem de forma manual. Os diretórios padrão de montagem das partições são configuráveis através do "/etc/fstab", que é um dos arquivos básicos de configuração do sistema.

50 mount Uso: # mount [opções] dispositivo ponto_de_montagem Em um sistema Linux, os arquivos estão organizados em uma grande árvore, onde o diretório raiz (pai de todos os outros diretórios) é representado como /. Estes arquivos podem estar distribuídos por diversos dispositivos como disquetes, cd-rooms, HDs, etc. O comando mount é usado para incluir o sistema de arquivos, de um dispositivo qualquer, à grande árvore de arquivos. Opções -a : monta todos os sistemas de arquivos especificados no arquivo /etc/fstab. -r : monta a partição somente para leitura. -t tipo : especifica o tipo de sistema de arquivo que será montado. São exemplos de tipos de sistemas: ext2 - para partições Linux. vfat - para partições Windows (permite nomes de arquivos com até 32 caracteres). msdos - para partições DOS. iso para unidades de CD-ROM. umsdos - para partição DOS com alguns recursos de Linux. -v : lista o sistema de arquivo de cada dispositivo montado. -w : monta a partição para leitura/gravação (é o padrão).

51 mount O exemplo abaixo monta uma partição DOS localizada em /dev/hda1 no diretório /mnt/dos # mount -r -t msdos /dev/hda1 /mnt/dos Se o dispositvo já foi descrito no /etc/fstab, mas ainda não foi montado, então basta especificar o nome do dispositivo ou o ponto de montagem ao digitar o comando mount. Por exemplo, suponha que o sistema tenha a seguinte linha no /etc/fstab /dev/fd0 /mnt/floppy vfat exec,dev,suid,rw,noauto 0 0 O comando acima define que o disquete (/dev/fd0) deve ser montado abaixo do diretório /mnt/floppy, sendo que o sistema de arquivos usado é vfat (Windows/DOS). A opção noauto define que o dispositivo não deve ser montado automaticamente durante a inicialização do sistema. Para montar o disquete você deve digitar # mount /mnt/floppy/ ou # mount /dev/fd0 Observações: O arquivo /etc/mtab possui a lista de todos os sistemas de arquivos atualmente montados no Linux. O comando mount, sem parâmetros, faz o sistema listar o conteúdo do arquivo /etc/mtab.

52 umount Uso # umount [opções] dispositivo / ponto de montagem Opções: -a : desmonta todos os sistemas de arquivos especificados em /etc/mtab. -r : no caso da desmontagem falhar, tenta remontar apenas para leitura. -v : exibe mensagens durante o processo de desmontagem da partição. Por exemplo, para desmontar o sistema de arquivos de um disquete, montado no diretório /mn/floppy, basta digitar: # umount /dev/fd0 ou # umount /mnt/floppy/

53 Fernando Costa

03/11/2011. Apresentação. SA do Linux. Sistemas de Arquivos. Curso Tecnologia em Telemática. Disciplina Administração de Sistemas Linux

03/11/2011. Apresentação. SA do Linux. Sistemas de Arquivos. Curso Tecnologia em Telemática. Disciplina Administração de Sistemas Linux Apresentação Administração de Sistemas Curso Tecnologia em Telemática Disciplina Administração de Sistemas Linux Professor: Anderson Costa anderson@ifpb.edu.br Assunto da aula Aspectos do Sistema de Arquivos

Leia mais

Rodrigo Caetano Filgueira

Rodrigo Caetano Filgueira Rodrigo Caetano Filgueira Administração de Sistemas de Armazenamento Linux 40h Gerenciamento de disco Particionamento Quotas Raid Backup Cluster HA - High Availability(Alta Disponiblidade) Beowulf (Alto

Leia mais

Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux

Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux Curso de extensão da Faculdade Ruy Barbosa Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux Dedicasse especial a Rogério Bastos e ao GRACO (Gestores da Rede Acadêmica de Computação) do DCC UFBA Paul Regnier

Leia mais

>>> OBJETIVOS... === FHS - Filesystem Hierarchy Standard. === Sistemas de arquivos e Partições

>>> OBJETIVOS... === FHS - Filesystem Hierarchy Standard. === Sistemas de arquivos e Partições >>> OBJETIVOS... === FHS - Filesystem Hierarchy Standard === Sistemas de arquivos e Partições >>> FHS - Filesystem Hierarchy Standard >Padrão de organização de pastas e arquivos em Sistemas Unix-Like >organizar

Leia mais

1. Adição de um disco rígido a uma máquina existente. Iremos utilizar uma máquina virtual

1. Adição de um disco rígido a uma máquina existente. Iremos utilizar uma máquina virtual Curso: Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Disciplina: Administração de Sistemas Operacionais Professor: João Medeiros de Araújo Atividade Prática: Formatação e montagem de partições no Linux

Leia mais

Gerenciamento de Disco

Gerenciamento de Disco - MBR Master Boot Record Pequena área em disco (geralmente no inicio deste) que contém informações para inicialização do Sistema Operacional. - Tabela de Partição Estrutura de dados que contém informações

Leia mais

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Instalação e Configuração 1 Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo

Leia mais

DESMISTIFICANDO A FSTAB

DESMISTIFICANDO A FSTAB DESMISTIFICANDO A FSTAB Ricardo José Maraschini Graduado em Ciência da Computação LPIC-1 INICIANTE OBJETIVOS. Série LPI. Particionamento do Linux X Windows;. Entender a fstab(o que é);. Conceitos;. Principais

Leia mais

Preparatório LPIC-1 Tópico 104

Preparatório LPIC-1 Tópico 104 Preparatório LPIC-1 Tópico 104 Professor M.Sc. Thiago Leite thiago.leite@udf.edu.br 1 Qual comando do fdisk cria uma nova partição no disco atual? a) c b) n c) p d) w 2 Qual comando do fdisk cria uma nova

Leia mais

Recuperando o GRUB após instalação do Windows

Recuperando o GRUB após instalação do Windows Recuperando o GRUB após instalação do Windows PET Engenharia de Computação - http://www.inf.ufes.br/~pet 1 Instruções iniciais Para efetuar as configurações a seguir talvez precisaremos executar comandos

Leia mais

Revisão Aula 3. 1. Explique a MBR(Master Boot Record)

Revisão Aula 3. 1. Explique a MBR(Master Boot Record) Revisão Aula 3 1. Explique a MBR(Master Boot Record) Revisão Aula 3 1. Explique a MBR(Master Boot Record). Master Boot Record Primeiro setor de um HD (disco rígido) Dividido em duas áreas: Boot loader

Leia mais

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO Sistema Operacional Conteúdo retirado do livro Sistemas Operacionais Marcos Aurélio Pchek Laureano Diogo Roberto Olsen

Leia mais

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO O Linux se refere aos itens de hardware como dispositivos (devices), e os referencia como arquivos. Os arquivos de

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 03. Prof. Gabriel Silva

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 03. Prof. Gabriel Silva FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 03 Prof. Gabriel Silva Temas da Aula de Hoje: Servidores Linux. Conceitos Básicos do Linux. Instalando Servidor Linux.

Leia mais

Capítulo 9 Manipulando Hardware e dispositivos

Capítulo 9 Manipulando Hardware e dispositivos Linux Essentials 450 Slide - 1 Capítulo 9 Manipulando Hardware e Os do mundo Unix trabalham de uma maneira bem diferente do mundo paralelo. Usaremos esta aula para entender como eles funcionam. Linux Essentials

Leia mais

Aula 02. Introdução ao Linux

Aula 02. Introdução ao Linux Aula 02 Introdução ao Linux Arquivos Central de Programas do Ubuntu A Central de Programas do Ubuntu é uma loja de aplicativos integrada ao sistema que permite-lhe instalar e desinstalar programas com

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais

Administração de Sistemas Operacionais Diretoria de Educação e Tecnologia da Informação Análise e Desenvolvimento de Sistemas INSTITUTO FEDERAL RIO GRANDE DO NORTE Administração de Sistemas Operacionais ESTRATÉGIA DE PARTICIONAMENTO Prof. Bruno

Leia mais

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB Calculando a capacidade de disco: Capacidade = (# bytes/setor) x (méd. # setores/trilha) x (# trilhas/superfície) x (# superfícies/prato) x (# pratos/disco) Exemplo 01: 512 bytes/setor 300 setores/trilha

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

Instalando o Debian em modo texto

Instalando o Debian em modo texto Instalando o Debian em modo texto Por ser composto por um número absurdamente grande de pacotes, baixar os CDs de instalação do Debian é uma tarefa ingrata. Você pode ver uma lista dos mirrors disponíveis

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Aula 01 Visão Geral do Linux

Aula 01 Visão Geral do Linux Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Administração de Redes de Computadores Aula 01 Visão Geral do Linux Prof. Gustavo Medeiros de Araujo Profa.

Leia mais

Aula 06. Montagem de Dispositivos. Prof. Roitier Campos

Aula 06. Montagem de Dispositivos. Prof. Roitier Campos Aula 06 Montagem de Dispositivos Prof. Roitier Campos Montagem de Dispositivo No Linux, os arquivos em qualquer dispositivo de armazenamento (disquete, CDROM ou HD), devem fazer parte do sistema de arquivos

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 8.3 Montagem de dispositivos. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática

Sistema Operacional Unidade 8.3 Montagem de dispositivos. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática Sistema Operacional Unidade 8.3 Montagem de dispositivos Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 MOUNT E UMOUNT... 3 Sintaxe dos comandos... 4 Verificando Sistema de Arquivos... 4 Definindo

Leia mais

RECUPERANDO DADOS COM REDO BACKUP E RECOVERY

RECUPERANDO DADOS COM REDO BACKUP E RECOVERY RECUPERANDO DADOS COM REDO BACKUP E RECOVERY Redo Backup é um programa para a recuperação de arquivos e discos rígidos danificados. Com ele você dispõe de um sistema completo para resolver diversos problemas

Leia mais

Treinamento para Manutenção dos Telecentros

Treinamento para Manutenção dos Telecentros Treinamento para Manutenção dos Telecentros Módulo II :: Utilizando o Linux Básico do Sistema Manoel Campos da Silva Filho Professor do IFTO/Palmas 1 2 Código Aberto/Open Source Programas (softwares/aplicativos)

Leia mais

Laboratório de Hardware

Laboratório de Hardware Laboratório de Hardware Prof. Marcel Santos Responsável por implementar em software um recurso que não existe no hardware. O hardware oferece simplesmente um grande conjunto de bytes contíguos, e a tarefa

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Serviços e Agendamento Sumário 1 SERVIÇOS NO LINX POSTOS AUTOSYSTEM...3 2 CRIAR SERVIÇO...3 2.1 Agendamento de Tarefas Windows...5 2.2 Criar Serviço e Agendar Tarefas no Ubuntu-LINUX...6

Leia mais

Partição Partição primária: Partição estendida: Discos básicos e dinâmicos

Partição Partição primária: Partição estendida: Discos básicos e dinâmicos Partição Parte de um disco físico que funciona como se fosse um disco fisicamente separado. Depois de criar uma partição, você deve formatá-la e atribuir-lhe uma letra de unidade antes de armazenar dados

Leia mais

SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA TÉCNICO DO MPU PROF. ALEXANDRE LÊNIN / PROF. JUNIOR MARTINS

SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA TÉCNICO DO MPU PROF. ALEXANDRE LÊNIN / PROF. JUNIOR MARTINS Olá, pessoal, tudo bem? Vamos fazer um simulado com 10 questões de informática direcionadas para o cargo de TÉCNICO DO MPU? São questões já aplicadas pelo CESPE em certames anteriores, mas que podem ser

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 2 - Estrutura, dispositivos e sistema de arquivos do Linux

Sistema Operacional Unidade 2 - Estrutura, dispositivos e sistema de arquivos do Linux Sistema Operacional Unidade 2 - Estrutura, dispositivos e sistema de arquivos do Linux Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ESTRUTURA DE DIRETÓRIOS LINUX... 3 SISTEMA DE ARQUIVOS E PARTICIONAMENTO...

Leia mais

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox System Technology Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox Weslley Barboza Tutorial para instalação de uma maquina virtual com dual boot utilizando Windows XP Professional

Leia mais

SOFTWARE LIVRE. Distribuições Live CD. Kernel. Distribuição Linux

SOFTWARE LIVRE. Distribuições Live CD. Kernel. Distribuição Linux SOFTWARE LIVRE A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito

Leia mais

Faculdades Senac Pelotas

Faculdades Senac Pelotas Faculdades Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Introdução a informática Alunos Daniel Ferreira, Ícaro T. Vieira, Licurgo Nunes Atividade 4 Tipos de Arquivos Sumário 1 Tipos

Leia mais

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014.

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. Manual de Instalação Windows XP Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. 1 SUMÁRIO OBJETIVO DO MANUAL:...03 REQUISITOS MÍNIMOS:...03 PROCESSO DE INSTALAÇÃO:...04 3.1 Documentos

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Gerência de Arquivos Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Sumário Conceituação de arquivos Implementação do sistemas de arquivo Introdução Sistema de

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos

Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos Administração de sistemas Linux Manipulação do sistemas de arquivos Antes de instalar qualquer sistema operacional, é necessário particionar o HD, criando as partições de instalação. Devido a uma limitação

Leia mais

Sistemas. Arquivos. www.4linux.com.br

Sistemas. Arquivos. www.4linux.com.br Sistemas de Arquivos - 2 Sumário Capítulo 1 Sistemas de Arquivos... 3 1.1. Objetivos... 3 1.2. Mãos a obra...4 Capítulo 2 Gerenciando... 5 2.1. Objetivos... 5... 5 2.2. Troubleshooting... 6 2.2.1. Cfdisk...7

Leia mais

Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática. Sistema de Arquivos. Prof. João Paulo de Brito Gonçalves

Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática. Sistema de Arquivos. Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática Sistema de Arquivos Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Introdução É com o sistema de arquivos que o usuário mais nota a presença do sistema operacional.

Leia mais

Minicurso de Introdução a GNU/Linux. Nicolas Katte Dornelles Raul José Chaves Róbson Tolfo Segalla

Minicurso de Introdução a GNU/Linux. Nicolas Katte Dornelles Raul José Chaves Róbson Tolfo Segalla Minicurso de Introdução a GNU/Linux Nicolas Katte Dornelles Raul José Chaves Róbson Tolfo Segalla Avisos Aulas disponíveis em http://www-usr.inf. ufsm. br/~rsegalla/minicurs os/intrognulinux/ Partes que

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais

AULA 5 Sistemas Operacionais

AULA 5 Sistemas Operacionais AULA 5 Sistemas Operacionais Disciplina: Introdução à Informática Professora: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Sistemas Operacionais Conteúdo: Partições Formatação Fragmentação Gerenciamento

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Guia de Instalação e Configuração do Ubuntu 12.04

Guia de Instalação e Configuração do Ubuntu 12.04 Guia de Instalação e Configuração do Ubuntu 12.04 Autor: Aécio Pires João Pessoa-PB FLISOL Patos - UFCG 2012 1 Guia de instalação e configuração do Ubuntu 12.04 LTS Sumário SUMÁRIO...

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 14.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás para

Leia mais

ENDEREÇOS DE REDE PRIVADOS. 10.0.0.0 até 10.255.255.255 172.16.0.0 até 172.31.255.255 192.168.0.0 até 192.168.255.255. Kernel

ENDEREÇOS DE REDE PRIVADOS. 10.0.0.0 até 10.255.255.255 172.16.0.0 até 172.31.255.255 192.168.0.0 até 192.168.255.255. Kernel ENDEREÇOS DE REDE PRIVADOS Foram reservados intervalos de endereços IP para serem utilizados exclusivamente em redes privadas, como é o caso das redes locais e Intranets. Esses endereços não devem ser

Leia mais

Admistração de Redes de Computadores (ARC)

Admistração de Redes de Computadores (ARC) Admistração de Redes de Computadores (ARC) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São José Prof. Glauco Cardozo glauco.cardozo@ifsc.edu.br ,'*'F"&P'QKDRS'@

Leia mais

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo eles com uma instalação

Leia mais

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA INSTALAÇÃO LIMPA O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo-os

Leia mais

Sistemas Operacionais de Rede Linux - Gerenciamento de Arquivos

Sistemas Operacionais de Rede Linux - Gerenciamento de Arquivos Sistemas Operacionais de Rede Linux - Gerenciamento de Arquivos Conteúdo Programático Login e Logout Iniciando e Desligando o Sistema Tipos de arquivo Texto Binário Arquivos e Diretório Manipulação de

Leia mais

Guia Rápido de Instalação Ilustrado

Guia Rápido de Instalação Ilustrado Livre S.O. Guia Rápido de Instalação Ilustrado Introdução Este guia tem como objetivo auxiliar o futuro usuário do Livre S.O. durante o processo de instalação. Todo procedimento é automatizado sendo necessárias

Leia mais

VITOR, LUCÉLIA WIKBOLDT, NATANIEL AFONSO RELATÓRIO FINAL DE PROJETO FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICOS HIREN S CD

VITOR, LUCÉLIA WIKBOLDT, NATANIEL AFONSO RELATÓRIO FINAL DE PROJETO FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICOS HIREN S CD Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática JOÃO VITOR, LUCÉLIA WIKBOLDT, NATANIEL

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SISTEMA

INTRODUÇÃO AO SISTEMA MANUAL DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO Nome do Software: Guarux Versão do Software: Guarux Educacional 4.0 INTRODUÇÃO AO SISTEMA O Guarux Educacional 4.0 é uma distribuição idealizada pela

Leia mais

Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux

Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux Curso de extensão da Faculdade Ruy Barbosa Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux Dedicasse especial a Rogério Bastos e ao GRACO (Gestores da Rede Acadêmica de Computação) do DCC UFBA Paul Regnier

Leia mais

UDPcast Clonagem de HDs via rede utilizando

UDPcast Clonagem de HDs via rede utilizando Manual Clonando Discos com o UDPcast Clonagem de HDs via rede utilizando o UDPCast. Produzido por: Sergio Graças Giany Abreu Desenvolvedores do Projeto GNU/Linux VRlivre Manual Clonando Discos com o UDPcast

Leia mais

Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1. Aula 3 SENAC TI Fernando Costa

Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1. Aula 3 SENAC TI Fernando Costa Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1 Aula 3 SENAC TI Fernando Costa Agenda Manipulação de arquivos Comandos: cat, cut, expand,fmt, head, join, nl, od, paste, pr, split, tac, tail, tr,

Leia mais

SISTEMA DE ARQUIVOS. Instrutor: Mawro Klinger

SISTEMA DE ARQUIVOS. Instrutor: Mawro Klinger SISTEMA DE ARQUIVOS Instrutor: Mawro Klinger Estrutura dos Discos As informações digitais, quer sejam programas ou dados do usuário, são gravadas em unidades de armazenamento. O HD é uma unidade de armazenamento

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL CONECTIVIDADE DIGITAL ICP GUIA PLANCON DE INSTRUÇÕES PARA INSTALAR SEU TOKEN, PENDRIVE OU LEITOR DE CARTÕES

CERTIFICADO DIGITAL CONECTIVIDADE DIGITAL ICP GUIA PLANCON DE INSTRUÇÕES PARA INSTALAR SEU TOKEN, PENDRIVE OU LEITOR DE CARTÕES CERTIFICADO DIGITAL CONECTIVIDADE DIGITAL ICP GUIA PLANCON DE INSTRUÇÕES PARA INSTALAR SEU TOKEN, PENDRIVE OU LEITOR DE CARTÕES Se você já adquiriu seu Certificado Digital e ainda não o instalou, este

Leia mais

Apontamentos do livro de AI Linux. 1.5 Modo texto e modo gráfico

Apontamentos do livro de AI Linux. 1.5 Modo texto e modo gráfico Apontamentos do livro de AI Linux 1.5 Modo texto e modo gráfico 1 Modo texto e modo gráfico O sistema operativo Linux possui duas formas de acesso: modo texto e modo gráfico No modo gráfico, o utilizador

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas SISTEMAS DE ARQUIVOS FAT E FAT32 José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução Muitos usuários

Leia mais

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software Introdução HOW TO Página: 1 de 14 Para fazer a migração/instalação do 6.1 Software, é necessária a instalação do Sistema Operacional Linux Fedora Core 8. Explicaremos passo a passo como formatar a máquina,

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1. Aula 2 SENAC TI Fernando Costa

Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1. Aula 2 SENAC TI Fernando Costa Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1 Aula 2 SENAC TI Fernando Costa Agenda Introdução ao Shell Variáveis do shell Usando símbolos coringa Síntese Exercícios O shell Como todo computador

Leia mais

CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos

CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos Publicado em 22/08/2010 por claudioboaventura Na primeira parte do artigo instalação sobre o excelente

Leia mais

Instalação FreeBSD 9. 2 - Inicialização do CD/DVD! Ao colocar o CD/DVD como boot principal na BIOS, aparecerá a seguinte tela:

Instalação FreeBSD 9. 2 - Inicialização do CD/DVD! Ao colocar o CD/DVD como boot principal na BIOS, aparecerá a seguinte tela: Instalação FreeBSD 9 1 - Introdução! O Sistema de Instalação do FreeBSD basicamente utilizará as setas do teclado, barra de espaço ou enter para executar determinada ação. Toda vez que encontrar alguma

Leia mais

RODRIGUES JARDIM,MIRIAN BERGMANN DE LIMA, TAMIRES RODRIGUES FERREIRA

RODRIGUES JARDIM,MIRIAN BERGMANN DE LIMA, TAMIRES RODRIGUES FERREIRA Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática FRANCIS RODRIGUES JARDIM,MIRIAN BERGMANN

Leia mais

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 Sumário CONFIGURANDO BACKUP... 2 ESCOLHENDO O TAMANHO DO ARQUIVO DE BACKUP... 4 CONFIGURANDO HORÁRIO DE INÍCIO DO BACKUP... 5 CONFIGURANDO BACKUP AO INICIAR O SISTEMA XDENTAL...

Leia mais

16:21:50. Introdução à Informática com Software Livre

16:21:50. Introdução à Informática com Software Livre 16:21:50 Introdução à Informática com Software Livre 1 16:21:50 Hardware & Software 2 16:21:50 Hardware Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo,

Leia mais

Aula 4 Comandos Básicos Linux. Prof.: Roberto Franciscatto

Aula 4 Comandos Básicos Linux. Prof.: Roberto Franciscatto Sistemas Operacionais Aula 4 Comandos Básicos Linux Prof.: Roberto Franciscatto Prompt Ao iniciar o GNU/Linux, a primeira tarefa a ser executada é o login no sistema, o qual deve ser feito respondendo

Leia mais

Administração de Redes Linux. Unidade 1 - LINUX

Administração de Redes Linux. Unidade 1 - LINUX Administração de Redes Linux Unidade 1 - LINUX Breve Histórico O Linux é um sistema operacional moderno e gratuito, baseado nos padrões UNIX. Desenvolvido inicialmente em 1991 como um KERNEL PEQUENO E

Leia mais

Leia antes de instalar Mac OS X

Leia antes de instalar Mac OS X Leia antes de instalar Mac OS X Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações sobre os computadores compatíveis, requisitos do sistema e como instalar o Mac OS X. Para obter

Leia mais

INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO.

INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO. INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO. 1 - Qual arquitetura devo usar para instalar no meu computador, 32bits ou 64bits? a) Simplificando bastante para ter uma opção viável,

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Slim... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento da

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SUSE LINUX ENT. DESKTOP 10

INSTALAÇÃO DO SUSE LINUX ENT. DESKTOP 10 Duração: 02:45 min INSTALAÇÃO DO SUSE LINUX ENT. DESKTOP 10 1. Inicializar o Virtual PC 2007 e criar uma máquina virtual. a. Salvar em C:\Laboratorio b. O nome da máquina virtual será: Linux_Suse_Seunome.vmc

Leia mais

GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS

GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS 2 SISTEMAS OPERACIONAIS: GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS E ARQUIVOS Introdução à Microinformática Prof. João Paulo Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Estatística e Informática

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

Instalação do Sistema Operativo Windows XP

Instalação do Sistema Operativo Windows XP Curso Profissional - Técnico de Informática de Gestão 10ºB Prof. Pedro Lopes Ficha de Trabalho nº1 S i s t e m a s d e I n f o r m a ç ã o Instalação do Sistema Operativo Windows XP A instalação de um

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

Manual de backup de dados

Manual de backup de dados Manual de backup Manual de backup de dados Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 1.1 Objetivo... 2 2. MÍDIAS APROPRIADAS PARA GRAVAÇÃO DE DADOS... 2 2.1 Pen Drive... 2 2.2 HD Externo... 3 3. PROCEDIMENTO... 4 3.1

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Aloque 1024 MB de RAM para a VM. Crie um novo disco virtual. Figura 03. Figura 04.

Aloque 1024 MB de RAM para a VM. Crie um novo disco virtual. Figura 03. Figura 04. Aloque 1024 MB de RAM para a VM. Figura 03. Crie um novo disco virtual. Figura 04. 2 Escolha o formato de disco padrão do Virtual Box, VDI. Figura 05. Escolha o disco rígido Dinamicamente Alocado. Figura

Leia mais

Manual de instalação. Manual de instalação. Liberdade. Liberdade. Versão 1.0.0-31/10/2002. Versão 1.0.0-31/10/2002

Manual de instalação. Manual de instalação. Liberdade. Liberdade. Versão 1.0.0-31/10/2002. Versão 1.0.0-31/10/2002 Liberdade Manual de instalação Liberdade Manual de instalação Versão 1.0.0-31/10/2002 Versão 1.0.0-31/10/2002 Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.br

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Tutorial de instalação do Debian Rudson Ribeiro Alves

Tutorial de instalação do Debian Rudson Ribeiro Alves Tutorial de instalação do Debian Rudson Ribeiro Alves UVV/2007 Sep 24, 2007 Opções de Boot Tela inicial do CD de instalação do Debian. Escolha F2 para ver mais opções de boot. 2 Opções de Boot Tela com

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional Windows Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 O que é Sistema operacional? O que é Windows? Interface gráfica: Comunicação entre usuário e computador de forma mais eficiente

Leia mais

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto Introdução a Informática Prof.: Roberto Franciscatto 2.1 CONCEITO DE BIT O computador só pode identificar a informação através de sua elementar e restrita capacidade de distinguir entre dois estados: 0

Leia mais

Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server

Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server Autor: Eder S. G. - edersg@vm.uff.br Versão: 1.2 Data: 21/11/2012 Última atualização: 07/03/2013 Observação: Máquina real: Sistema operacional

Leia mais

Backup e recuperação. Guia do Usuário

Backup e recuperação. Guia do Usuário Backup e recuperação Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações contidas neste documento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS COTAS DE DISCO. Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS COTAS DE DISCO. Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS Trabalhando com cotas Usando o Gerenciador de Recursos de Servidor de Arquivos para criar uma cota em um volume ou uma pasta, você pode limitar o espaço em disco

Leia mais

Para a escolha de uma unidade para o backup de dados, deve-se levar em conta :

Para a escolha de uma unidade para o backup de dados, deve-se levar em conta : Capítulo 7 - Backup Conceito e técnicas Após o dimensionamento e implantação de um sistema informatizado, se faz necessária a criação de um procedimento de backup e restauração de informações geradas em

Leia mais

GNU/Linux/Bash. Aula 2

GNU/Linux/Bash. Aula 2 GNU/Linux/Bash Aula 2 O que é? Ubuntu GNU Linux Ubuntu 12.04 Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores. Ele contém

Leia mais