Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos"

Transcrição

1 Administração de sistemas Linux Manipulação do sistemas de arquivos

2 Antes de instalar qualquer sistema operacional, é necessário particionar o HD, criando as partições de instalação. Devido a uma limitação nos endereços que vem desde a época dos primeiros PCs, é possível criar apenas 4 partições primárias, ou até três partições primárias e uma partição estendida, que pode ser usada para criar mais partições.

3 Partições: Partições primárias: Cada disco no Linux pode conter no máximo quatro partições primárias. Estas partições contém necessariamente um sistema de arquivos e pelo menos uma deve ser criada. As partições primárias podem ser nomeadas como /dev/hda1, /dev/hda2, /dev/hda3 e /dev/hda4. Uma destas partições primárias deve ser marcada como ativa para que a inicialização do sistema operacional seja realizada com sucesso.

4 Partições: Partições estendidas: Partições estendidas são uma variação das partições primárias, mas não podem conter um sistema de arquivos. Elas funcionam como um contêiner para as partições lógicas. Um disco pode ter somente uma partição estendida e que toma lugar de uma partição primária. Em uma configuração padrão, pode-se ter o seguinte esquema de particionamento dos discos. /dev/hda1 (partição primária) /dev/hda2 (partição secundária)

5 Partições: Partições lógicas: As partições lógicas existem em conjunto com uma partição estendida e pode ter de uma a doze partições deste tipo. Elas são nomeadas á partir do número cinco até dezesseis. /dev/hda1 (partição primária) /dev/hda2 (partição estendida) /dev/hda5 (partição lógica) (...) /dev/hda16 (partição lógica) Podemos ter no máximo 15 partições com sistema de arquivos em um único disco, sendo três primárias e doze lógicas.

6 Na figura 01 vê-se a tela do software Gparted com informações de um HD. O HD encontra-se dividido em 5 partições: /dev/sda1 (com uma instalação do Windows) /dev/sda2 (com uma instalação do Ubuntu) /dev/sda3 (reservada / sem uso) /dev/sda5 (swap) /dev/sda6 (para arquivos).

7 Figura 01: Tela do software gparte visualizando partições de um hd

8 Na figura 01 a partição "/dev/sda4" é a partição estendida, que é criada automaticamente pelo particionador quando você usa a opção de criar uma partição lógica, como uma espécie de "container" para as demais partições. Nota-se que o tamanho especificado pelo particionador é o das duas partições somadas:

9 Partição swap Este tipo de partição é usado para oferecer o suporte a memória virtual ao GNU/Linux em adição a memória RAM instalada no sistema. Ao se executar um programa e a memória RAM começar a encher, o GNU/Linux move automaticamente os dados que não estão sendo usados para a partição Swap e libera a memória RAM para a continuar carregando os dados necessários. Quando os dados movidos para a partição Swap são solicitados, o GNU/Linux move os dados da partição Swap para a Memória. Por este motivo a partição Swap também é chamada de Troca ou memória virtual.

10 Partição swap O uso da partição swap é sempre recomendada, pois permite que o sistema disponha de uma área adicional para situações em que precisa de uma quantidade muito grande de memória RAM, como (por exemplo) ao editar vídeos. A memória swap pode ser usada também para mover arquivos e bibliotecas que não estão em uso, liberando mais memória RAM para uso dos programas e do cache de disco.

11 Alterando o uso da Partição swap A propensão do sistema a utilizar memória swap é configurável através de uma opção do kernel, a "vm.swappiness", que aceita valores de 0 a 100, sendo que um valor baixo orienta o sistema a usar swap apenas quando não houver mais memória disponível. O default na maioria das distribuições é "60", o que faz com que o sistema use um pouco de swap mesmo quando tem memória de sobra disponível. Para alterar este parâmetro execute, como root, o comando: # sysctl vm.swappiness=20 Para que a alteração se torne permanente, edite o arquivo "/etc/sysctl.conf" e adicione a linha "vm.swappiness=20".

12 Montando partições: O sistema nunca acessa os dados dentro da partição diretamente. Ao invés disso, ele permite que você "monte" a partição em uma determinada pasta e acesse os arquivos dentro da partição através dela. A montagem do volume físico é uma abstração do sistema operacional que nos permite visualizar o volume em uma forma lógica e mais compreensível.

13 Montando partições: mount O comando "mount é responsável por criar a abstração de um sistema de arquivos lógicos a partir de um volume físico. A sintaxe básica inclui o dispositivo e a pasta onde ele será acessado, como em: # mount /dev/sdb1 /mnt/sdb1

14 Montando partições: mount Ao desmontar a partição, pode-se especificar tanto o dispositivo, quando a pasta onde ele foi montado, como em: # umount /mnt/sdb1 OU # umount /dev/sdb1

15 Montando partições: mount O comando mount é utilizado para montar um dispositivo na hierarquia do sistema de arquivos do Linux. As opções mais usadas são: -a - Monta todos os dispositivos especificados no arquivo /etc/fstab que não têm a opção noauto selecionada. -r - Monta o sistema de arquivos do dispositivo como somente leitura. -w - Monta o sistema de arquivos do dispositivo como leitura e gravação. -o - Especifica as opções de montagem. -t - Especifica o tipo do sistema de arquivos do dispositivo.

16 Montando partições: mount Alguns tipos de sistemas de arquivos: ext2 - Partições Linux. ext3 - Partições Linux. reiserfs - Para partições reiserfs. vfat - Para partições Windows Fat. ntfs - Para partições Windows NTFS. iso Para montar unidades de cdrom. Exemplos: # mount /dev/hdb1 /mnt/windows -t vfat # mount /dev/fd0 /mnt/floppy -t vfat # mount /dev/cdrom /mnt/cdrom -t iso9660

17 Montando partições: arquivo fstab Os pontos de montagem, ou seja, as pastas onde as partições serão montadas, podem ser configurados através do arquivo "/etc/fstab". Quase sempre este arquivo é configurado durante a instalação do sistema, incluindo referências a todas as partições e CD-ROMs disponíveis, de forma que pode-se montar as partições digitando apenas "mount /dev/sdb1" (por exemplo), sem precisar usar o comando completo.

18 Montando partições: arquivo fstab O arquivo fstab armazena as configurações de quais dispositivos devem ser montados e qual o ponto de montagem de cada um na inicialização do sistema operacional. O Linux suporta diversos sistemas de arquivos locais e remotos. O arquivo fstab está localizado no diretório /etc.

19 Montando partições: arquivo fstab O arquivo fstab tem a aparência que podese observar na figura 02 abaixo: Figura 02: aparência característica do arquivo /etc/fstab

20 Montando partições: arquivo fstab Campos do arquivo fstab: Dispositivo: Específica o dispositivo a ser montado. P.Montagem(Ponto de montagem). Especifica o diretório em que o dispositivo será montado. Tipo S.Arquivos(Tipo sistema de arquivos). Específica o tipo de sistema de arquivos a ser montado. Op. Montagem(Opções de montagem). Especifica as opções de montagem dependendo do tipo de sistema de arquivos. Backup(Freqüencia de Backup). O programa dump consulta o arquivo para saber a freqüencia de backup. É um campo numérico, onde 1 é para sistemas ext2 e 0 para outros. Ch.Disc(Checagem de disco). Determina se o dispositivo deve ou não ser checado na inicialização do sistema pelo fsck. É um campo numérico, onde 0 é para não ser checado, 1 é para ser checado primeiro(raiz) e 2 para checar depois do raiz.

21 Montando partições: arquivo fstab Opções de montagem:

22 Montando partições: arquivo fstab Opções de montagem:

23 Montando partições: Comando fdisk Para saber informações do seu sistema de arquivos use o comando fdisk. Exemplo: # fdisk -l Perceba que para realizar essa operação preciso estar logado como usuário root (superusuário).

24 Montando partições: Comando fdisk Vê-se na figura 03 a saída típica do comando fdisk l: Figura 03: saída típica do comando fdisk l:

25 Montando partições: Comando fdisk O fdisk é um utilitário para criar, listar e apagar partições de disco. Ele é muito robusto e possibilita criar uma lista grande de tipos de partições para o Linux e diferentes sistemas operacionais. O fdisk funciona em modo texto e com um menu pouco amigável. Exemplo: # fdisk /dev/hda Neste exemplo o fdisk ira particionar o disco primário mestre IDE. As opções mais usadas são: a - Marca ou desmarca a partição como ativa. d - Apaga uma partição. l - Lista os tipos de partição possível m - Mostra ajuda.

26 Montando partições: Comando df O comando df é usado para exibir o número de blocos livres no HD e inodes.. O número de inodes é definido na formatação do disco. As opções mais usadas são: -h - Mostra as informações de forma amigável. -i - Mostra o número de inodes restantes. Exemplo: # df -h Sist. Arq. Tam Usad Disp Uso% Montado em /dev/hda2 19G 3,9G 15G 21% / tmpfs 126M 0 126M 0% /dev/shm /dev/hda1 89M 11M 74M 13% /boot /dev/hda4 13G 8,8G 3,6G 72% /home

27 Montando partições: Comando df O comando df também pode receber como parâmetro um diretório. Neste caso ele irá mostrar a capacidade utilizada e restante deste diretório. Exemplo: #df /home/fernando Sist. Arq. 1K-blocos Usad Dispon. Uso% Montado em /dev/hda % /home

28 Montando partições: Comando du O comando du é usado para obter informações do espaço utilizado por um diretório ou arquivo. É muito útil para determinar o uso do espaço disponivel em disco. As opções mais usadas são: -a - Mostra todos os arquivos e não somente os diretórios. -c - Mostra um total no final da listagem. -h - Mostra as informações de maneira mais amigável. -s - Mostra um sumário do diretório especificado e não o total de cada subdiretório. -S - Exclui os subdiretórios da contagem. Exemplo: # du -h meuarquivo.tgz 8,2M meuarquivo.tgz

29 Montando partições: Comando fsck O comando fsck checka e corrige erros no sistema de arquivos. Por padrão, o fsck assume o sistema de arquivos ext2 e, após fazer uma checagem no disco, pergunta ao usuário se ele deseja fazer as correções necessárias. As opções mais usadas são: -A - Faz a checkagem de todos os discos especificados no arquivo /etc/fstab. -t - Específica o tipo de sistema de arquivos que deverá ser checado. -b superbloco - Específica qual o superbloco o fsck irá trabalhar. -c - Faz checkagem de setores defeituosos. -f - Força a checkagem. -p - Repara automaticamente o sistema de arquivos. -y - Executa o fsck de modo não interativo. Exemplo: # fsck -p -y /dev/hda1

Aula 06. Montagem de Dispositivos. Prof. Roitier Campos

Aula 06. Montagem de Dispositivos. Prof. Roitier Campos Aula 06 Montagem de Dispositivos Prof. Roitier Campos Montagem de Dispositivo No Linux, os arquivos em qualquer dispositivo de armazenamento (disquete, CDROM ou HD), devem fazer parte do sistema de arquivos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX. Partições, Raid. Frederico Madeira LPIC 1, CCNA

ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX. Partições, Raid. Frederico Madeira LPIC 1, CCNA ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX Partições, Raid Frederico Madeira LPIC 1, CCNA fred@madeira.eng.br www.madeira.eng.br Agenda - Partições - RAID - Partição é uma sessão do disco rígido onde será criado um

Leia mais

Comandos básicos. Sistemas Operacionais II

Comandos básicos. Sistemas Operacionais II Comandos básicos Sistemas Operacionais II Comando ln Cria links entre arquivos e diretórios. Sintaxe ln [opções] arquivo link ln [opções] arquivos diretorio Opções -f: sobrescreve links existentes ou arquivos

Leia mais

Sistema Operacional GNU/Linux Discos

Sistema Operacional GNU/Linux Discos Discos e Partições Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Julho / 2017 1/21 Partições São divisões existentes no disco rígido que marcam onde

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Partições Sistemas de Arquivos Pontos de Montagem Partições

Leia mais

Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos

Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos Aula 04 Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos Prof. Roitier Campos Partições São divisões existentes no disco rígido que marcam onde começa onde terminam um sistema de arquivos. Elas permitem

Leia mais

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha em várias aplicações nas quais são necessárias estabilidade

Leia mais

03/11/2011. Apresentação. SA do Linux. Sistemas de Arquivos. Curso Tecnologia em Telemática. Disciplina Administração de Sistemas Linux

03/11/2011. Apresentação. SA do Linux. Sistemas de Arquivos. Curso Tecnologia em Telemática. Disciplina Administração de Sistemas Linux Apresentação Administração de Sistemas Curso Tecnologia em Telemática Disciplina Administração de Sistemas Linux Professor: Anderson Costa anderson@ifpb.edu.br Assunto da aula Aspectos do Sistema de Arquivos

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III A estrutura dos diretórios do sistema GNU/Linux Gerenciador de diretórios e arquivos Para quem está acostumado a operar o Windows, vai notar que existe

Leia mais

S.O.R. Sistemas de arquivos no Linux

S.O.R. Sistemas de arquivos no Linux S.O.R. Sistemas de arquivos no Linux Estrutura de diretórios / /etc /dev /proc /boot /home /usr /media /mnt Sistemas de arquivos no Linux São visíveis através do processo de montagem Um disco pode ser

Leia mais

1. Adição de um disco rígido a uma máquina existente. Iremos utilizar uma máquina virtual

1. Adição de um disco rígido a uma máquina existente. Iremos utilizar uma máquina virtual Curso: Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Disciplina: Administração de Sistemas Operacionais Professor: João Medeiros de Araújo Atividade Prática: Formatação e montagem de partições no Linux

Leia mais

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS M i n i - C u r s o d e I n t r o d u ç ã o a o G N U / L i n u x AULA 7 Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki PET Computação UFRGS Setembro 2009 S i s t e m a s d e A r q u i v o s e I n

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX Prof. Gleison Batista de Sousa Sistema de Arquivo É o método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em um disco ou

Leia mais

ICO60801 Introdução à Computação

ICO60801 Introdução à Computação ICO60801 Introdução à Computação Aula 08 Particionamento e Sistemas de Arquivos Professores: Maria Claudia Castro / Bruno Fontana Semestre letivo: 2014-1 O que é particionamento? Divisão do HD em várias

Leia mais

Comandos de Verificação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Comandos de Verificação. Alberto Felipe Friderichs Barros Comandos de Verificação Alberto Felipe Friderichs Barros fstab fstab é um arquivo em texto puro para configuração de dispositivos de armazenamento e pontos de montagem do GNU/Linux e que pode ser editado

Leia mais

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal)

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Professor: O que precisamos saber antes de iniciar a instalação? 1. Entender a estrutura de diretório do GNU/LINUX;

Leia mais

b. Causa parada do processo c. Reinicia um processo parado d. O processo é enviado para primeiro plano e. O processo é enviado para segundo plano 5)

b. Causa parada do processo c. Reinicia um processo parado d. O processo é enviado para primeiro plano e. O processo é enviado para segundo plano 5) SENAC Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Unidade Curricular Administração de Sistemas Operacionais Não Proprietários Professor Eduardo Maroñas Monks Nome do Aluno: GABARITO Data: 06/05/2011

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação 1. Apresentação Gerência de Inovação Tecnológica - GIT O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat Instalando o Ubuntu 10.10 - Maverick Meerkat Este tutorial é indicado a pessoas que acabaram de ouvir sobre o Ubuntu, aqueles que nunca instalaram o Ubuntu antes e querem testá-lo, mas não sabem como.

Leia mais

Hierarquia de Diretórios da Família Linux. Sistemas Operacionais 1

Hierarquia de Diretórios da Família Linux. Sistemas Operacionais 1 Hierarquia de Diretórios da Família Linux 1 Conteúdo Estrutura de Diretórios; Árvore de Diretórios; Diretórios mais importantes; 2 Estrutura de Diretórios A identificação dos objetos de um sistema de arquivos

Leia mais

Introdução ao uso do Linux (parte 2)

Introdução ao uso do Linux (parte 2) Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Engenharia Laboratório de Engenharia Elétrica Introdução ao uso do Linux (parte 2) Autores: Elaine de Mattos Silva Raphael Guedes Orientador: Prof.

Leia mais

Particionando um disco rígido

Particionando um disco rígido Voltar Gerenciando sistemas de arquivos Particionando um disco rígido No Linux existem vários programas particionadores nos quais usaremos os mais conhecidos que são o fdisk e cfdisk em modo texto, e modo

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Estrutura de diretórios Diretório Local utilizado para armazenar arquivos e outros diretórios

Leia mais

Sistemas de arquivos

Sistemas de arquivos Todos os programas precisam armazenar e recuperar dados. Os processos não podem armazenar grande quantidade de dados no seu espaço de endereçamento. Quando o processo chega ao final os dados no seu espaço

Leia mais

Aula Sistema de arquivos no Linux

Aula Sistema de arquivos no Linux Aula 10 10 - Sistema de arquivos no Linux O arquivo é definido como uma estrutura que organiza um conjunto de informações ou dados utilizados nos sistemas e aplicativos. É uma abstração importante quando

Leia mais

Preparatório LPIC-1 Tópico 104

Preparatório LPIC-1 Tópico 104 Preparatório LPIC-1 Tópico 104 Professor M.Sc. Thiago Leite thiago.leite@udf.edu.br 1 Qual comando do fdisk cria uma nova partição no disco atual? a) c b) n c) p d) w 2 Qual comando do fdisk cria uma nova

Leia mais

PROJETO INTERDISCIPLINAR I

PROJETO INTERDISCIPLINAR I PROJETO INTERDISCIPLINAR I Linux e LPI 104 Dispositivos, Sistemas de e FHS www.lpi.org João Bosco Teixeira Junior boscojr@gmail.com 104.1 Particões e Sistemas de arquivos MBR - Setor de Boot (512b) Loader

Leia mais

Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux

Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux Curso de extensão da Faculdade Ruy Barbosa Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux Dedicasse especial a Rogério Bastos e ao GRACO (Gestores da Rede Acadêmica de Computação) do DCC UFBA Paul Regnier

Leia mais

Guia de Instalação UEG Linux LTS

Guia de Instalação UEG Linux LTS Guia de Instalação UEG Linux 16.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Particionando discos Rígidos.

Particionando discos Rígidos. Particionando discos Rígidos. OBJETIVOS: PREPARAÇÃO DO HD PARA INSTALAÇÃO DO WINDOWS 98 PARTICIONAMENTO FORMATAÇÃO BOOT INSTALAÇÃO LÓGICA DO DISCO RÍGIDO PARTICIONAMENTO FDISK FORMATAÇÃO LÓGICA FORMAT

Leia mais

Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso:

Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso: Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso: Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes.

Leia mais

LINUX. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr.

LINUX. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr. LINUX Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr. 2 Sistemas de Arquivo Todo sistema operacional precisa de um sistema de arquivos. Todo sistema de arquivo serve para fornecer ao sistema operacional uma estrutura

Leia mais

Gerenciamento de Disco

Gerenciamento de Disco - MBR Master Boot Record Pequena área em disco (geralmente no inicio deste) que contém informações para inicialização do Sistema Operacional. - Tabela de Partição Estrutura de dados que contém informações

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 8.3 Montagem de dispositivos. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática

Sistema Operacional Unidade 8.3 Montagem de dispositivos. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática Sistema Operacional Unidade 8.3 Montagem de dispositivos Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 MOUNT E UMOUNT... 3 Sintaxe dos comandos... 4 Verificando Sistema de Arquivos... 4 Definindo

Leia mais

Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux

Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux Passo Nº 1 Certifique que o computador esteja conectado a internet. Certifique também, se a configuração da sequencia de boot na bios está configurada

Leia mais

Aula 3. Angelo Brito asb Adriano Melo - astm. Dispositivos, Sistema de arquivo Linux e Hierarquia padrão

Aula 3. Angelo Brito asb Adriano Melo - astm. Dispositivos, Sistema de arquivo Linux e Hierarquia padrão + Aula 3 Angelo Brito asb Adriano Melo - astm Dispositivos, Sistema de arquivo + Disco Rígido Disco Rígido Linux suporta muitos tipo de dispositivos e formatos: Disco rígido SCSI e IDE, CD-ROMs, pen-drive...

Leia mais

Librix...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos...6

Librix...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos...6 Índice Introdução Librix...3 Manual Eletrônico...3 Opções de Suporte...3 Dicas para a Instalação...4 Configuração de Dispositivos Básicos...6 Teclado...6 Vídeo...6 Rede...7 Configuração Básica do Sistema...7

Leia mais

Instalação Debian 8 - Jessie

Instalação Debian 8 - Jessie Instalação Debian 8 - Jessie Passo Nº 1 Certifique que o computador esteja conectado a internet. Certifique também, se a configuração da sequencia de boot na bios está configurada para ler primeiramente

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais

Administração de Sistemas Operacionais Administração de Sistemas Operacionais Linux - Introdução Alex Furtunato CEFET/RN alex@cefetrn.br http://www.cefetrn.br/~alex Sumário Histórico Características principais Distribuições Partições Sistema

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Linux Desktop

Sistema Operacionais II. Aula: Linux Desktop Sistema Operacionais II Aula: Linux Desktop Objetivos Instalar e utilizar o Ubuntu Desktop 13.10; Utilizar o Ubuntu Desktop como cliente de uma rede local. Conhecer seu sistema de arquivos e estrutura

Leia mais

FACULDADE ZACARIAS DE GÓES

FACULDADE ZACARIAS DE GÓES FACULDADE ZACARIAS DE GÓES ADRIEL CAFÉ DIEGO BONFIM ERIC GALDINO JUSSARA REIS QUAD BOOT Valença 2010 2 ADRIEL CAFÉ DIEGO BONFIM ERIC GALDINO JUSSARA REIS QUAD BOOT Trabalho apresentado como requisito parcial

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Sistemas Operacionais Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Inicializando o Sistema BIOS verifica os componentes instalados (RAM, teclado etc.) e verifica se dispositivos estão

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Tipos de Filesystem Filesystem no Linux tudo é tratado como arquivo, por exemplo, um disco rígido é tratado como arquivo, placa

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 03 Visão Geral do Linux Objetivos Entender de forma básica o funcionamento do sistema Linux; Aprender as principais

Leia mais

Disciplina: Segurança de Redes. Professor: Roitier Campos

Disciplina: Segurança de Redes. Professor: Roitier Campos Disciplina: Segurança de Redes Professor: Roitier Campos Quotas de Disco O sistema de quotas serve para limitarmos a quantidade de blocos e inodes que um usuário ou grupo pode utilizar em uma determinada

Leia mais

Asterisk para Raspberry Pi

Asterisk para Raspberry Pi Asterisk para Raspberry Pi Faça backup do sistema Existem duas opções recomendadas para fazer backup do seu sistema: 1. Módulo FreePBX Backup e Módulo de restauração Este módulo salva todas as configurações

Leia mais

Preparatório LPIC-1 Tópico 102

Preparatório LPIC-1 Tópico 102 Preparatório LPIC-1 Tópico 102 Professor Leandro Trindade leandro.a.trindade@gmail.com Tópico 102 Visão Geral Instalação do Linux e gerenciamento de pacotes Definir layout do disco rígido Instalação de

Leia mais

Capítulo 9 Manipulando Hardware e dispositivos

Capítulo 9 Manipulando Hardware e dispositivos Linux Essentials 450 Slide - 1 Capítulo 9 Manipulando Hardware e Os do mundo Unix trabalham de uma maneira bem diferente do mundo paralelo. Usaremos esta aula para entender como eles funcionam. Linux Essentials

Leia mais

DESMISTIFICANDO A FSTAB

DESMISTIFICANDO A FSTAB DESMISTIFICANDO A FSTAB Ricardo José Maraschini Graduado em Ciência da Computação LPIC-1 INICIANTE OBJETIVOS. Série LPI. Particionamento do Linux X Windows;. Entender a fstab(o que é);. Conceitos;. Principais

Leia mais

Sistemas Operacionais Abertos

Sistemas Operacionais Abertos Sistemas Operacionais Abertos Revisando a aula anterior O formato de pacotes.deb Formato do pacote : samba_3.0-2_i386.deb samba nome do pacote 3.0 versão 2 release i386 arquitetura deb tipo do pacote dpkg

Leia mais

Tutorial de confguração de um cartão micro SD como área de swap e armazenamento para a DragonBoard 410c (DB410C)

Tutorial de confguração de um cartão micro SD como área de swap e armazenamento para a DragonBoard 410c (DB410C) Tutorial de confguração de um cartão micro SD como área de swap e armazenamento para a DragonBoard 410c (DB410C) [1] Motivação O processo de unboxing da DragonBoard 410c é bastante agradável e simples.

Leia mais

Librix...3. Software Livre...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos...

Librix...3. Software Livre...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos... Índice Introdução Librix...3 Software Livre...3 Manual Eletrônico...3 Opções de Suporte...3...4 Configuração de Dispositivos Básicos...6 Teclado...6 Mouse...6 Vídeo...7 Rede...7 Configuração Básica do

Leia mais

Sistemas Operacionais Abertos

Sistemas Operacionais Abertos Sistemas Operacionais Abertos Aula 03 características e comandos do Linux Prof. Jean Carlos da Silva Galdino IFRN - Parnamirim Características do Linux SO multitarefa, Multiplataforma e multiusuário; -

Leia mais

Manual de instalação do Ubuntu

Manual de instalação do Ubuntu FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão Tecnologia da Informação Vinicius Lopes silva Anderson Alves Da Costa Jhannielly Marques Da Rocha Manual de instalação do Ubuntu Professora: Lucília Ribeiro GOIÂNIA,

Leia mais

Virtualizando Sistema Operacional

Virtualizando Sistema Operacional INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE PROFESSOR: RHAVY MAIA GUEDES DATA: 11/05/2011 DISCIPLINA: INFORMÁTICA BÁSICA EXERCÍCIO PRÁTICO Leia com atenção todo o

Leia mais

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke. Informática Linux Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática O SISTEMA OPERACIONAL GNU/LINUX Características Gerais O Linux surgiu por meio do Projeto GNU (GNU s Not Unix) e é

Leia mais

LINUX. Uma visão geral

LINUX. Uma visão geral LINUX Uma visão geral O QUE É? Sistema Operacional Código aberto Criado por Linus Torvalds em 1991 Estudante de computação, 20 anos Linguagem C Variação do Minix Criado por Andrew S. Tanenbaum em 1987

Leia mais

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink.

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. 12 de maio de 2011 Tutorial de Instalação Linux Educacional Este tutorial

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Dispositivos de Armazenamento Preparativos Criar sistemas de arquivos para que os arquivos possam

Leia mais

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual. ROTEIRO: DUAL BOOT IMPLANTANDO OS SISTEMAS OPERACIONAIS LINUX E WINDOWS. OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

Leia mais

Comandos de monitoração de ambiente e redes no Linux

Comandos de monitoração de ambiente e redes no Linux Comandos de monitoração de ambiente e redes no Linux Ip addr show (lo) = loopback não é uma interface física e sim lógica, ela estará sempre presente no sistema, mesmo a máquina não estando em rede. (eth0)

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS 1 ÍNDICE ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REQUISITOS... 3 2.1 Requisitos mínimos para utilização do instalador... 3 2.2 Requisitos mínimos para instalação

Leia mais

Por Carlos E. Morimoto. Revisado 26/jun/2005 às 22h03 em:

Por Carlos E. Morimoto. Revisado 26/jun/2005 às 22h03 em: SUMÁRIO 1 Definição de MBR... 2 2 - Qual a diferença entre MBR e GPT?... 3 2.1 - Master Boot Record (MBR)... 3 2.2 - Guid Partition Table (GPT)... 4 3 Partições de disco rígido baseado em BIOS/MBR... 5

Leia mais

EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS. Autoinstalação SACI. Revisão: 03 (19/09/2013)

EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS. Autoinstalação SACI. Revisão: 03 (19/09/2013) Autoinstalação SACI Última atualização em 19/09/2013 EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS Autoinstalação SACI Revisão: 03 (19/09/2013) BELO HORIZONTE 2013 Convenções Tipográficas

Leia mais

Gerenciamento de quotas de disco no Linux Publicado em 15 de fevereiro de Tabela de Particionamento: /boot /dev/hda1 ext3.

Gerenciamento de quotas de disco no Linux Publicado em 15 de fevereiro de Tabela de Particionamento: /boot /dev/hda1 ext3. Gerenciamento de quotas de disco no Linux Publicado em 15 de fevereiro de 2004 Por: João Alexandre Lobo Marques alex_lobo@terra.com.br Baseado no capítulo referente a quotas de disco encontrado no site:

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Instalação do Red Hat Enterprise Linux 4 Fabricio Breve Compatibilidade de Hardware Antes de iniciar uma instalação você deve verificar se seu

Leia mais

CPU. Memória. Periféricos, dispositivos de entrada, saída 07/04/2017

CPU. Memória. Periféricos, dispositivos de entrada, saída 07/04/2017 SUSEPE Informática Rodrigo Schaeffer Pré Prova Fundamentos da Computação: conceitos básicos de informática, componentes hardware e software dos computadores, Periféricos, dispositivos de entrada, saída

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Estrutura de diretórios Linux

Administração de sistemas Linux. Estrutura de diretórios Linux Administração de sistemas Linux Estrutura de diretórios Linux Filesystem Hierarchy Standard (FHS): A norma FHS é um conjunto de requerimentos técnicos que visam estabelecer normas e padrões para a estrutura

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS Tutorial de Instalação Linux Ubuntu 16.04.2 LTS (Cléber Ribas dos Santos) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional Linux Ubuntu 16.04.2 LTS

Leia mais

Particionamento e Formatação

Particionamento e Formatação Particionamento e Formatação Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates Particionar Particionar é o mesmo que dividir algo em porções menores. O particionamento corresponde

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

Implementação de Sistemas de Arquivos. Na Aula Anterior... Esquema do Sistema de Arquivos. Nesta Aula 31/10/2016. Estrutura de Baixo Nível de um Disco

Implementação de Sistemas de Arquivos. Na Aula Anterior... Esquema do Sistema de Arquivos. Nesta Aula 31/10/2016. Estrutura de Baixo Nível de um Disco GSI018 Sistemas Operacionais 31/10/2016 Implementação de Sistemas de Arquivos Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala Na Aula Anterior... Memória

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais

Administração de Sistemas Operacionais Diretoria de Educação e Tecnologia da Informação Análise e Desenvolvimento de Sistemas INSTITUTO FEDERAL RIO GRANDE DO NORTE Administração de Sistemas Operacionais ESTRATÉGIA DE PARTICIONAMENTO Prof. Bruno

Leia mais

Administração Sistemas Operacionais de Rede

Administração Sistemas Operacionais de Rede Administração Sistemas Operacionais de Rede SISTEMAS DE ARQUIVOS Professor Airton Ribeiro 2016 Sistemas operacionais Sistema de Arquivos pode ser definido como uma estrutura que indica como os dados devem

Leia mais

Recupere o Linux após a instalação do Windows 8

Recupere o Linux após a instalação do Windows 8 Recupere o Linux após a instalação do Windows 8 Date : 11 de Janeiro de 2013... e retome as rédeas do seu computador com Linux instalado. Por Daniel Rodrigues para o PPLWARE.COM O Windows 7 revelou-se

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 2 - Estrutura, dispositivos e sistema de arquivos do Linux

Sistema Operacional Unidade 2 - Estrutura, dispositivos e sistema de arquivos do Linux Sistema Operacional Unidade 2 - Estrutura, dispositivos e sistema de arquivos do Linux Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ESTRUTURA DE DIRETÓRIOS LINUX... 3 SISTEMA DE ARQUIVOS E PARTICIONAMENTO...

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara (Cléber Ribas dos Santos e Nataly Pozzer Aloy Krentkowski) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional

Leia mais

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 TUBARÃO 2012 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 Manual técnico

Leia mais

Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux

Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux Curso de extensão da Faculdade Ruy Barbosa Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux Dedicasse especial a Rogério Bastos e ao GRACO (Gestores da Rede Acadêmica de Computação) do DCC UFBA Paul Regnier

Leia mais

Servidores de Rede - Hardware - RAID 24/06/2014 CURSO TÉCNICO EM REDES SERVIDORES DE REDE

Servidores de Rede - Hardware - RAID 24/06/2014 CURSO TÉCNICO EM REDES SERVIDORES DE REDE CURSO TÉCNICO EM REDES SERVIDORES DE REDE Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Gilson.Guedes.RO@Gmail.com 1 1 No VirtualBox, selecione a Máquina virtual do Servidor e Clique em configurações

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS. Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel.

SISTEMAS DE ARQUIVOS. Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel. 1/5 SISTEMAS DE ARQUIVOS Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel. Tudo no computador é gerenciado pelo sistema operacional,

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes

Leia mais

1º Ano - Técnico em Informática Integrado. Sistemas Operacionais

1º Ano - Técnico em Informática Integrado. Sistemas Operacionais 1º Ano - Técnico em Informática Integrado Sistemas Operacionais Navegação entre diretórios Antes de começar a trabalhar diretamente com os comandos do Linux, é necessário navegarmos entre os diretórios

Leia mais

Aprenda a instalar o novo ArchLinux passo a passo

Aprenda a instalar o novo ArchLinux passo a passo Aprenda a instalar o novo ArchLinux passo a passo Date : 25 de Novembro de 2017 O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objetivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder

Leia mais

Implementação de Diretórios (1)

Implementação de Diretórios (1) Implementação de Diretórios (1) Ao abrir um arquivo, o SO usa o caminho para localizar a entrada no diretório. A entrada no diretório fornece informações para localizar os blocos de disco. Endereço de

Leia mais

Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1

Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1 Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1 SENAC TI Fernando Costa Expressões Regulares e exercícios Expressões regulares - ERs Uma expressão regular é um método formal de se especificar um

Leia mais

Ficha de Revisão do Módulo 4 - Sistema Operativo Open Source

Ficha de Revisão do Módulo 4 - Sistema Operativo Open Source UNIÃO EUROPEIA FUNDO SOCIAL EUROPEU Ficha de Revisão do Módulo 4 - Sistema Operativo Open Source História do Linux Refira dois antecessores do Linux. Como se chama a fundação que tem o objetivo de proteger

Leia mais

ArchLinux Como instalar sem espinhas (Parte 1)

ArchLinux Como instalar sem espinhas (Parte 1) ArchLinux Como instalar sem espinhas (Parte 1) Date : 15 de Maio de 2014 O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de

Leia mais

Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados

Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados Redes Gerência e a Internet de Redes Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados Conceitos Básicos 01 E-mail: euberchaia@yahoo.com.br Site: www.echaia.com Sistema de Arquivos

Leia mais

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: #

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: # LINUX Linux não é totalmente um SO, na verdade ele é o que chamamos de KERNEL, ou seja, o núcleo do Sistema Operacional. O Kernel é o responsável pela integração do hardware com o software. Como o código-fonte

Leia mais

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM?

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM? ALUNO(A): MANUTENÇÃO BÁSICA 1º BIMESTRE DATA: / / PROFESSOR JEAN GALDINO INSTRUÇÕES: RESPONDA INDIVIDUALMENTE E ENTERGUE RESPONDIDA OBJETIVAMENTE. 1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de

Leia mais

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Instalação. Versão de 13/10/99. Volnys B. Bernal & Edson T. Midorikawa. Agenda. Instalação Linux. Introdução. Introdução.

Instalação. Versão de 13/10/99. Volnys B. Bernal & Edson T. Midorikawa. Agenda. Instalação Linux. Introdução. Introdução. 1 Volnys & Midorikawa (c) 1 Volnys & Midorikawa (c) 2 Agenda Instalação Linux Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Pré instalação Informações de hardware Definicão de particionamento

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 14 Manual de Instalação Linux Educacional Este manual tem como objetivo auxiliar na instalação do sistema operacional Linux Educacional - versão 6.0. Aqui, são descritos e

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Iniciando de Encerrando o Sistema Aula 10 Visao Geral Durante a inicialização, um computador carrega inicialmente uma pequena porção de código

Leia mais

Recuperando o GRUB após instalação do Windows

Recuperando o GRUB após instalação do Windows Recuperando o GRUB após instalação do Windows PET Engenharia de Computação - http://www.inf.ufes.br/~pet 1 Instruções iniciais Para efetuar as configurações a seguir talvez precisaremos executar comandos

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL MS-DOS MICROSOFT SISTEMA OPERACIONAL EM DISCO

SISTEMA OPERACIONAL MS-DOS MICROSOFT SISTEMA OPERACIONAL EM DISCO Informática Básica Sistemas Operacionais Aplicativos Prof. Marcos César Bottaro 48 SISTEMA OPERACIONAL MS-DOS MICROSOFT SISTEMA OPERACIONAL EM DISCO DISK OPERATING SYSTEM - DOS SISTEMA OPERACIONAL DE DISCO

Leia mais