Guia de Instalação UEG Linux LTS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia de Instalação UEG Linux LTS"

Transcrição

1 Guia de Instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação O UEG Linux LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás para ser utilizado nos computadores da Instituição. 2. Requisitos do sistema Requisitos mínimos para a instalação do sistema UEG Linux LTS (64 bits): 1. Processador 1GHz (Ex. Intel Celeron ou superior); 2. Memória RAM 2GB RAM (Memória para o Sistema Operacional); 3. Espaço no Disco Rígido (HD) 20 GB de espaço livre no HD "Hard Disk" para a instalação; 4. Drive de DVD ou PENDRIVE BOOTAVEL 3. Local de download do arquivo de imagem do Sistema Operacional UEG Linux LTS (64 bits) O download da imagem do arquivo contendo o instalador do sistema operacional UEG Linux LTS, está disponível no site do GIT - Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás, através do endereço Realizado o download do arquivo de imagem do sistema operacional, o mesmo deve ser gravado em uma mídia DVD ou criado um PENDRIVE BOOTAVEL para que a instalação do Sistema Operacional seja realizada com sucesso no computador.

2 4. Iniciando a instalação do UEG Linux LTS 1 ETAPA Assegure que o computador em que o sistema operacional será instalado esteja configurado para iniciar primeiramente pela unidade de DVD ou PENDRIVE BOOTÁVEL durante o processo de carregamento de boot. Caso contrário o processo de instalação não será iniciado em seu computador. Obs. Consideramos para esse guia de instalação um computador com Hard Disk (HD) sem tipo de partição definido, ou seja, não nos preocuparemos aqui com arquivos pessoais ou a necessidade de realização de backup de arquivos. 2 ETAPA Ao carregar o sistema operacional UEG Linux LTS no computador, aguarde a tela conforme a figura 1 ser exibida. Figura 1 Tela inicial.

3 Caso não seja pressionada nenhuma tecla durante essa tela, o sistema será direcionado para escolher a primeira opção live Carregar o Sistema Live do UEG Nessa opção o sistema operacional é carregado sem ser instalado no computador. 3 ETAPA Após escolher a primeira opção descrita na etapa anterior, o sistema operacional deverá ser carregado para que seja possível o início do processo de configuração da instalação do sistema operacional UEG Linux LTS. Para iniciar o processo de configuração da instalação, acesse a opção Instalar o UEG Linux LTS 64bits como apresentado na figura 2. Figura 2 Menu Instalar o SISTEMA OPERACIONAL. Uma nova janela será visualizada como apresentado através da figura 3. Aqui é realizada a opção de escolha do idioma do sistema operacional. Mantenha a opção Português do brasil e em seguida clique em Continuar.

4 Figura 3 Escolha de idioma. Na janela seguinte NÃO marque nenhuma das duas caixas de seleção e apenas clique na opção Continuar, como visualizado na figura 4. Essas opções de download não são necessárias, pois todos os programas à que elas se referem já foram previamente instalados. Figura 4 Informações sobre a instalação.

5 Na próxima janela será realizada a escolha e forma de particionamento e instalação do sistema operacional no Hard Disk (HD). Marque a opção Opção avançada e clique em Continuar como visualizado na figura 5. Figura 5 Opção avançada. A janela seguinte permitirá a visualização das informações do Hard Disk (HD). Neste exemplo adotamos um HD de 80.0 GB identificado pelo sistema Linux como /dev/sda, como visualizado na figura 6. Nessa tela clique na opção Nova tabela de partição. Figura 6 Informações sobre o HD.

6 Uma nova janela é aberta afirmando que caso continue será criada uma nova tabela de partição no HD. Como o HD está totalmente vazio e como anteriormente citado não necessitamos de nenhum processo de realização de backup de arquivos apenas clique em continuar. Figura 7 Nova tabela partição. Em seguida é possível visualizar um dispositivo descrito como espaço livre e o tamanho do HD que nesse caso é MB = 86.0 GB. Figura 8 Visualizando o HD.

7 Nessa parte selecione o dispositivo do HD e em seguida clique no botão + para adicionar uma nova partição. Uma nova tela é visualizada, marque as opções da seguinte forma e em seguida clique em OK : Tipo para a nova partição Primária Usar como área de troca (swap) Novo tamanho da partição em MB 4000 (equivalente à 4 GB) Localização para nova partição Início No Linux sempre crie uma partição chamada de (swap), que nada mais é do que uma espécie de memória virtual utilizada pelo sistema operacional. Veja a figura 9 para confirmar as configurações. Figura 9 Partição (swap).

8 De volta à janela de particionamento do HD, selecione novamente o dispositivo espaço livre e clique novamente no botão + para a nova partição. Figura 10 Configuração particionamento (a). Ao clicar no botão + será visualizada novamente a janela de criação de nova partição. Agora é necessário criar a partição / identificado pelo Linux como sendo a partição onde o sistema operacional ficará instalado no HD. Marque as opções como se segue e em seguida clique em OK, como visualizado na figura 11. Tipo para a nova partição Primária Usar como Sistema de arquivos com journaling ext4 Novo tamanho da partição em MB (equivalente a 30 GB) Localização para nova partição Início Ponto de montagem /

9 Figura 11 Partição de instalação do sistema Operacional /. Após clicar em OK e já de volta à janela de particionamento, selecione novamente o dispositivo espaço livre e clique novamente no botão +. Figura 12 Configuração de particionamento (b).

10 Ao clicar em Adicionar, será visualizado novamente a janela de criação de nova partição. Agora é necessário criar a partição /home identificado pelo Linux como sendo a partição onde serão alocados os arquivos dos usuários como documentos, imagens, músicas e etc.. Frequentemente usa-se o espaço restante do Hard Disk (HD) para esta partição. Marque as opções como se segue e em seguida clique em OK, como visualizado na figura 13. Tipo para a nova partição Primária Usar como Sistema de arquivos com journaling ext4 Novo tamanho da partição em MB (equivalente à +ou- 52 GB) Obs. O tamanho nesse caso é o restante de espaço disponível no HD. Conforme o tamanho do HD de cada computador, esse valor pode ser maior ou menor do que o utilizado para esse guia de instalação. Localização para nova partição Início Ponto de montagem /home Figura 13 Partição dos arquivos do usuário (/home).

11 Após clicar em OK e de volta à janela de particionamento, selecione a opção Instalar agora e depois em Continuar para iniciar a cópia do sistema operacional no HD como visualizado nas figura 14 e 15. Figura 14 Instalar agora. Figura 15 Continuar.

12 Na próxima janela será necessário escolher o seu fuso horário. Clique em Continuar como visualizado na figura 16. Figura 16 Fuso horário. Na janela seguinte clique em Continuar para confirmar o Layout do teclado, como visualizado na figura 17. Figura 17 Layout teclado.

13 A próxima tela tem por objetivo informar ao sistema as seguintes informações: NOME de usuário; NOME do computador para ser visualizado na rede; SENHA do usuário. Para a instalação nos computadores da UEG solicitamos configurar estes dados com as seguintes configurações: Seu nome: administrador Nome do seu computador: (Código Câmpus + Tipo + Área + Nº Patrimônio, limitado a 15 caracteres.) (Não ultrapassar a quantidade de 15 caracteres). Tipo: (d) Desktop e (n) Notebook Área: (a) Administrativo e (x) Acadêmico Ex1: (Câmpus CCET - Administrativo) = 02da Ex2: (Câmpus CCET - Acadêmico) = 02dx Obs. Consultar nomes de máquina referente aos Câmpus da UEG em na seção TI UEG > Especificações. Escolha um nome de usuário: administrador Obs. O campo senha deve ser preenchido com uma senha conhecida apenas pelo administrador dos computadores nas unidades. Figura 18 Nome de usuário e senha.

14 A próxima janela refere-se ao fim da instalação do sistema operacional como visualizado na figura 19. Para finalizar a instalação do sistema operacional clique em Reiniciar agora. Figura 19 Instalação concluída. Após reiniciar o computador e já com o sistema operacional instalado, acesse o sistema com o usuário e senha configurado durante a instalação. Em seguida acesse o menu Configurações do sistema. Exemplo figura 20. Figura 20 Menu Configurações do sistema.

15 Será visualizada uma nova janela com as configurações do sistema. Acesse a opção Contas de usuários. Exemplo figura 21. Figura 21 Contas de usuários. Na próxima janela em contas de usuários, clique no botão Desbloquear, você será solicitado a digitar a senha que foi utilizada durante a instalação no sistema. Em seguida clique no botão de + para adicionar um novo usuário ao sistema. Figura 22 Criar uma nova conta de usuário.

16 Uma nova janela será aberta para criação de contas de usuários. Configure as opções da seguinte forma e em seguida clique em Criar : Tipo de conta Padrão Nome completo ueg Nome de usuário ueg O usuário ueg irá ser criado faltando somente configurar a sua senha. Para habilitar esse novo usuário e configurar sua senha clique na opção Conta desabilitada. Exemplo figura 23. Figura 23 Configurar senha do novo usuário.

17 Uma nova janela será aberta. No campo Nova senha insira a senha padrão utilizada pelos usuários da UEG no computador. Confirme a senha novamente e em seguida clique em Alterar, como visualizado na figura 24. Figura 24 Configurar senha do novo usuário habilitado. Pronto o novo usuário está cadastrado e pronto para ser utilizado. Figura 25 Usuário adicionado. FIM DA INSTALAÇÃO

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 14.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás para

Leia mais

Instalando o Ubuntu 9.10

Instalando o Ubuntu 9.10 Instalando o Ubuntu 9.10 A Configuração Mínima para instalação do Ubuntu 9.10 é: Pentium ou AMD 1GHz, 256MB RAM e 7GB HD, após verificarmos se possuímos a configuração necessária podemos dar inicio a instalação.

Leia mais

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat Instalando o Ubuntu 10.10 - Maverick Meerkat Este tutorial é indicado a pessoas que acabaram de ouvir sobre o Ubuntu, aqueles que nunca instalaram o Ubuntu antes e querem testá-lo, mas não sabem como.

Leia mais

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual. ROTEIRO: DUAL BOOT IMPLANTANDO OS SISTEMAS OPERACIONAIS LINUX E WINDOWS. OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

Leia mais

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink.

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. 12 de maio de 2011 Tutorial de Instalação Linux Educacional Este tutorial

Leia mais

Instalação Debian 8 - Jessie

Instalação Debian 8 - Jessie Instalação Debian 8 - Jessie Passo Nº 1 Certifique que o computador esteja conectado a internet. Certifique também, se a configuração da sequencia de boot na bios está configurada para ler primeiramente

Leia mais

Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux

Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux Passo Nº 1 Certifique que o computador esteja conectado a internet. Certifique também, se a configuração da sequencia de boot na bios está configurada

Leia mais

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Na tela inicial, clique em Novo : Escolha um nome para a máquina virtual, selecione o tipo Linux e a versão Red Hat (64 bit) :

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz ATENÇÃO: Este procedimento leva em consideração que seu HD está vazio ou que os dados já foram salvos e o backup salvo em outra mídia. Seguindo este tutorial

Leia mais

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 TUBARÃO 2012 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 Manual técnico

Leia mais

Librix...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos...6

Librix...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos...6 Índice Introdução Librix...3 Manual Eletrônico...3 Opções de Suporte...3 Dicas para a Instalação...4 Configuração de Dispositivos Básicos...6 Teclado...6 Vídeo...6 Rede...7 Configuração Básica do Sistema...7

Leia mais

ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC)

ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC) FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS FUDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Isadora Mesquita Julia Gabriella ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC) Professora: Lúcilia Ribeiro GOIÂNIA, 2016 Isadora Mesquita

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos Winstep Nexus Dock Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos leonardo.marques.dos.santos@hotmail.com Índice: 1. Objetivos deste manual [Pág. 2] 2. Processo de download e instalação[pág. 3 à 2.1 Requisitos

Leia mais

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 1 Introdução Para a realização de todos os testes foi usado uma máquina virtual com as seguintes configurações:

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux O Kali Linux é um sistema operacional de código aberto baseado em Debian, voltada para hacking. É uma distribuição destinada a análise de vulnerabilidades,

Leia mais

Universidade Federal Fluminense - UFF Escola de Engenharia - TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações - TGT

Universidade Federal Fluminense - UFF Escola de Engenharia - TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações - TGT Universidade Federal Fluminense - UFF Escola de Engenharia - TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações - TGT Programa de Educação Tutorial PET Grupo PET-Tele Dicas PET-Tele Instalação de Sistemas Operacionais

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Software do Cartão Inteligente e Token Safesign 3.0.77 Sistema Operacional: MAC 10.8 Mountain Lion Português Novembro/2012 Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

MANUAL DESCRIÇÃO SGI-DITIC 1.0 MANUAL PARA CONFIGURAÇÃO DA REDE SEM FIO EDUROAM SECRETARIA DE GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO (SGI) Data da Revisão:

MANUAL DESCRIÇÃO SGI-DITIC 1.0 MANUAL PARA CONFIGURAÇÃO DA REDE SEM FIO EDUROAM SECRETARIA DE GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO (SGI) Data da Revisão: 1/12 DESCRIÇÃO O eduroam (education roaming) é um serviço desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa que oferece acesso sem fio à internet sem a necessidade de múltiplos logins

Leia mais

Manual de instalação do Sistema Operacional Linux (Distribuição Ubuntu)

Manual de instalação do Sistema Operacional Linux (Distribuição Ubuntu) FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão da Tecnologia da Informação Henderson Havinner Portela Marivaldo Rosa da Conceição Sofia Daiana Reis Quirino Manual de instalação do Sistema Operacional Linux

Leia mais

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Versão 0.1 Data 02/01/2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Observações Gerais.... 3 2.1 Pré Requisitos e Requisitos Recomendados.... 3 2.2 Requisitos de configuração....

Leia mais

Alunos: Ana Cristina Almeida, José Matheus, Wagner zanuzzi. Professor: Lucília. Data: 22\11\2016

Alunos: Ana Cristina Almeida, José Matheus, Wagner zanuzzi. Professor: Lucília. Data: 22\11\2016 Alunos: Ana Cristina Almeida, José Matheus, Wagner zanuzzi Professor: Lucília Data: 22\11\2016 Instalação Linux Ubuntu via VirtualBox Sumário Introdução; Instalação Linux Ubuntu via VirtualBox Baixando

Leia mais

Como instalar um gerador de PDF

Como instalar um gerador de PDF Como instalar um gerador de PDF Entre no site www.tinypdf.com/plug-ins.html, conforme imagem abaixo: Clique em FREE DOWNLOAD e a imagem ficará conforme abaixo: Clique em Download Now (586KB) aguarde o

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

SUSE LINUX. Instalação do sistema operativo Suse Linux 10.1 (Retirado do Livro Suse Linux de Chris Brown)

SUSE LINUX. Instalação do sistema operativo Suse Linux 10.1 (Retirado do Livro Suse Linux de Chris Brown) SUSE LINUX Instalação do sistema operativo Suse Linux 10.1 (Retirado do Livro Suse Linux de Chris Brown) 1 Instalação Pode-se instalar em um PC com o disco vazio, ou pode-se preservar as partições e sistemas

Leia mais

Particionando discos Rígidos.

Particionando discos Rígidos. Particionando discos Rígidos. OBJETIVOS: PREPARAÇÃO DO HD PARA INSTALAÇÃO DO WINDOWS 98 PARTICIONAMENTO FORMATAÇÃO BOOT INSTALAÇÃO LÓGICA DO DISCO RÍGIDO PARTICIONAMENTO FDISK FORMATAÇÃO LÓGICA FORMAT

Leia mais

Sistema operacional Debian

Sistema operacional Debian Sistema operacional Debian Reunir os Requisitos Mínimos de Hardware Assim que juntar a informação sobre o hardware existente no seu computador, certifique-se que o seu hardware permite fazer o tipo de

Leia mais

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 Versão 1.04 Março de 2010. Sumário As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso e não representam compromisso por parte do fabricante. As imagens aqui reproduzidas

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

instalação ubuntu Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!!

instalação ubuntu Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!! Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!! Instalação Ubuntu 1. Instalação do Windows 2. Configurando o Setup 3. Iniciando o boot 4. Iniciando o instalador 5. Escolhendo

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Safari

Como acessar as imagens via Navegador Safari Como acessar as imagens via Navegador Safari Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador Safari,

Leia mais

Manual de Instalação. Software de Token Safenet 9.0 Mac

Manual de Instalação. Software de Token Safenet 9.0 Mac Software de Token Safenet 9.0 Mac Informação Pública: este documento foi classificado pela área de Certificação Digital e o acesso está autorizado aos clientes, visando auxiliá-los na instalação de Informação

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições

Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições Instalar o Ubuntu Desktop v14.04 Particionado Módulo - V versão: 1.3-29/05/2014 Professor do Curso de GNU/Linux Ubuntu Desktop Prof. Robson Vaamonde,

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Instalação do Ubuntu Feisty Fawn

Instalação do Ubuntu Feisty Fawn Instalação do Ubuntu Feisty Fawn Texto: Mário Meyer e Licio Fernando Diagramação: Antônio (LedStyle) Cláudio A o iniciarmos o computador com o CD/DVD no drive, veremos a tela inicial com as opções de boot

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Token USB PKI

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Token USB PKI MANUAL DE INSTRUÇÕES Token USB PKI Manual de instalação SafeNet Authentication Client Selecione o modelo do seu Token e, em seguida, clique em DRIVER. Obs.: O driver é único, pode ser instalado em sistemas

Leia mais

FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL

FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL Prof.: Patricia Magalhães - Comp.: Hardware e Software 1 2 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL Prof. Patrícia G. P. Magalhães Faça Backup antes de iniciar a formatação

Leia mais

1. Após o boot se completar, será exibida a tela de inicial do Redo exibida abaixo, onde o usuário deverá escolher a opção Start Redo Backup.

1. Após o boot se completar, será exibida a tela de inicial do Redo exibida abaixo, onde o usuário deverá escolher a opção Start Redo Backup. RESTAURAÇÃO DE COMPUTADORES PREGÃO 83/2008 UTILIZANDO REDO BACKUP 1) RESTAURAÇÃO ATRAVÉS DE DISPOSITIVO USB COM IMAGEM DO SISTEMA O processo de restauração de imagem nos multiterminais deve ser feito utilizando-se

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD Soluções de Acessibilidade VLibras - Desktop Manual de Instalação da Ferramenta Microsoft Windows R Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD 2016 INTRODUÇÃO Objetivo Este manual contém introdução e informações

Leia mais

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Objetivo: Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Este procedimento tem como funcionalidade descrever os passos para instalação de impressora do Servidor de impressão/quota. Descrição:

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64)

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64) MANUAL DO USUÁRIO Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Índice O que é Token? 03 Instalação do Token 05 Verificação do Certificado 08 Troca de Senhas 12 Canais de comunicação DOCCLOUD Telefone:

Leia mais

Guia de instalação SGA 1000

Guia de instalação SGA 1000 Guia de instalação SGA 1000 SGA 1000 Sistema de Gestão de Acessos O software SGA 1000 (Sistema de Gestão de Acessos) é composto de dois programas que em conjunto permitem a comunicação do computador com

Leia mais

Guia de Uso - Mobile ID

Guia de Uso - Mobile ID Guia de Uso - Mobile ID Sumário 1. Introdução 3 2. Objetivo 3 3. Requisitos 3 4. Instalação e Configuração do Aplicativo MobileID no ios 3 4.1. Instalação do Aplicativo MobileID 3 4.2. Configurando o Aplicativo

Leia mais

Sumário Guia do Aluno

Sumário Guia do Aluno Sumário Guia do Aluno 1. Introdução... 05 2. Primeiro Acesso... 06 3. Recuperar Senha... 13 4. Ferramentas... 15 5. Meus Treinamentos... 18 6. Agenda... 20 7. Realizando uma Matrícula em um Treinamento

Leia mais

Como instalar o Mac OS X 10.5 Leopard

Como instalar o Mac OS X 10.5 Leopard Como instalar o Mac OS X 10.5 Leopard Redigido por: Walter Galan ifixit CC BY-NC-SA /Www.ifixit.com Página 1 de 13 INTRODUÇÃO No momento da escrita deste guia, OS X 10.5 Leopard foi a versão atual pela

Leia mais

Agente Desktop fsense v Instruções de Instalação

Agente Desktop fsense v Instruções de Instalação Agente Desktop fsense v.1.0.0 Instruções de Instalação Sumário Introdução... 1 Requisitos Mínimos de Sistema... 1 Instalação em modo interativo... 2 1 - Idioma... 2 2 - Ativação do agente desktop... 3

Leia mais

Roteiro de instalação

Roteiro de instalação Roteiro de instalação A primeira vez que for utilizada o tipo de comunicação USB, deve ser instalado o driver da Toledo do Brasil. Os sistemas operacionais compatíveis são: Windows XP; Windows Vista; Windows

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III A estrutura dos diretórios do sistema GNU/Linux Gerenciador de diretórios e arquivos Para quem está acostumado a operar o Windows, vai notar que existe

Leia mais

SafeSign User Edition (x32 e x64)

SafeSign User Edition (x32 e x64) SafeSign 3.0.80 User Edition (x32 e x64) Manual do Usuário Índice O que é o SafeSign?... 03 Instalando o SafeSign... 04 Verificando o Certificado... 07 Troca de Senhas... 10 Sistema Operacional... 12 O

Leia mais

TUTORIAL DE FORMATAÇÃO COM WINDOWS 7

TUTORIAL DE FORMATAÇÃO COM WINDOWS 7 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE DANIEL ALVES DE OLIVEIRA EMANUEL JOSÉ GUIMARÃES BRITO ERI JONHSON OLIVEIRA DA SILVA TUTORIAL DE FORMATAÇÃO COM WINDOWS

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Manual de Instalação Software de Cartão Inteligente SafeSign

Manual de Instalação Software de Cartão Inteligente SafeSign Comunicação Interna Este documento foi classificado pela área de Certificação Digital e o acesso está autorizado aos clientes, visando auxiliá-los na instalação de seu produto. Versões Compatíveis MAC

Leia mais

Manual de Instalação. ProLinux

Manual de Instalação. ProLinux Manual de Instalação ProLinux Editor: Ulisses Azevedo Leitão (D.Sc.) Autores: Ulisses Azevedo Leitão Ronoaldo de Lana Pereira Raphael Valente Jacson Rodrigues Eduardo da Silva Ribeiro Revisão: Raquel Borsari

Leia mais

INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 FRENTE DE CAIXA

INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 FRENTE DE CAIXA Apresentação A rotina 2075 Frente de Caixa foi desenvolvida com a finalidade de atender as empresas do segmento varejo, sendo utilizada para a venda de produtos em pequenas quantidades. Este tutorial descreve

Leia mais

Seu manual do usuário SAMSUNG CLP-770ND

Seu manual do usuário SAMSUNG CLP-770ND Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SAMSUNG CLP-770ND. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

Instalação do Papercut MF

Instalação do Papercut MF Instalação do Papercut MF O software Papercut está disponível sem restrições pelo período de 40 dias. Esse tempo lhe permite avaliar diversos recursos e funções que o software tem a oferecer. Caso adquira

Leia mais

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther.

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther. Requisitos básicos do sistema - Windows 98, Millenium, XP ou 2000. - Pentium III 500 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-WIFI

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-WIFI 1/13 de REDE SEM FIO Rede sem fio é uma extensão da rede cabeada. Além dos recursos usuais de uma rede cabeada (navegação na Internet e compartilhamento de recursos), uma rede sem fio fornece importantes

Leia mais

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento Guia de Instalação II Instalação e Administração do Fluig Título do documento fluig.com 0800 882 9191 Av. Braz Leme 1717, Casa Verde 02511-000 São Paulo - Brasil 1 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivo

Leia mais

MANUAL DESCRIÇÃO 18/09/2017 SGI-DITIC 1.0 MANUAL PARA CONFIGURAÇÃO DA REDE SEM FIO EDUROAM SECRETARIA DE GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO (SGI)

MANUAL DESCRIÇÃO 18/09/2017 SGI-DITIC 1.0 MANUAL PARA CONFIGURAÇÃO DA REDE SEM FIO EDUROAM SECRETARIA DE GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO (SGI) 1/13 Elaboradores: Rafael Caetano Piva (Divisão Infraestrutura DESCRIÇÃO O eduroam (education roaming) é um serviço senvolvido para a comunida internacional educação e pesquisa que oferece acesso sem fio

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.2.0 GUICHÊ Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. SafeSign User Edition. (x32 e x64) Rua Gonçalves Dias, 519 Jd. Girassol Americana/SP CEP

MANUAL DO USUÁRIO. SafeSign User Edition. (x32 e x64)  Rua Gonçalves Dias, 519 Jd. Girassol Americana/SP CEP MANUAL DO USUÁRIO SafeSign 3.0.80 User Edition (x32 e x64) Índice O que é o SafeSign? 03 Instalando o SafeSign 05 Verificando o Certificado 08 Troca de Senhas 12 Sistema Operacional 14 Canais de comunicação

Leia mais

Plataforma de Jogos e Programas Manual de Instalação e Utilização

Plataforma de Jogos e Programas Manual de Instalação e Utilização VERSÃO 2.50.25.37 MANUAL DE INSTALAÇÃO E ULTILIZAÇÃO Desenvolvido por: Jones Rodrigues Rodrigo Silveira 1 Índice 1. Objetivo do Manual... 02 2. Requisitos... 02 3. Download... 03 4. Instalação... 04 5.

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

[Ano] Manual de Instalação do Leitor de Tela. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

[Ano] Manual de Instalação do Leitor de Tela. Campus Virtual Cruzeiro do Sul [Ano] Manual de Instalação do Leitor de Tela Leitor de Telas (NVDA) Softwares Responsável pelo Conteúdo: Marcus Vinicius Cavalcante Rocha Thiago dos Santos Horta 2 O que é o NVDA? NVDA é uma plataforma

Leia mais

CPU: Todos os processadores Pentium, Celeron, Athlon, Duron, Sempron e x86 compatíveis;

CPU: Todos os processadores Pentium, Celeron, Athlon, Duron, Sempron e x86 compatíveis; Instalando o Mandriva Preparando o computador para a instalação Antes de instalar qualquer Sistema Operacional em um computador, você precisar primeiro se informar do hardware suportado. Vai que você quer

Leia mais

Administração de Sistemas GNU/Linux

Administração de Sistemas GNU/Linux Administração de Sistemas GNU/Linux Configurações de Hardware e Instalação do Sistema GRACO - Gestores da Rede Acadêmica de Computação Instrutor: Ibirisol Fontes Ferreira Monitor:

Leia mais

Conhecer algumas funcionalidades do software VMware Player e do sistema operacional

Conhecer algumas funcionalidades do software VMware Player e do sistema operacional ROTEIRO: CONFIGURANDO O WINDOWS 7 OBJETIVO Conhecer algumas funcionalidades do software VMware Player e do sistema operacional Windows 7. INTRODUÇÃO Devido à necessidade de de auxilio nesta configuração.

Leia mais

Guia de Configurações do Wi-Fi

Guia de Configurações do Wi-Fi Guia de Configurações do Wi-Fi Conexões Wi-Fi com a Impressora Como conectar a um computador por meio de um roteador Wi-Fi Como conectar diretamente a um computador Como conectar a um dispositivo inteligente

Leia mais

Passo 3: Preparando-se para a criação de seu vídeo de curta duração/apresentação de slides

Passo 3: Preparando-se para a criação de seu vídeo de curta duração/apresentação de slides Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Iniciar e sair do Picture Package Producer2 Passo 1: Selecionando imagens Passo 2: Verificando as imagens selecionadas Passo 3: Preparando-se para a criação de seu

Leia mais

# Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint #

# Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint # ------------------------------ # Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint # ------------------------------ O Symantec Endpoint Protection 11.0 combina o Symantec AntiVirus

Leia mais

Procedimento Interno. COMO RESOLVER PROBLEMAS DE BOOT (Windows 7) Versão: 00 Data: 21/05/2015 Revisão: Autor: Fabrício dos S.

Procedimento Interno. COMO RESOLVER PROBLEMAS DE BOOT (Windows 7) Versão: 00 Data: 21/05/2015 Revisão: Autor: Fabrício dos S. Procedimento Interno COMO RESOLVER PROBLEMAS DE BOOT (Windows 7) Versão: 00 Data: 21/05/2015 Revisão: Autor: Fabrício dos S. Santana Sumário 1. Objetivo... 3 2. Abrangência.... 3 3. Procedimento.... 3

Leia mais

Bem-vindo ao Picture Package Producer2

Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Manual do Picture Package Producer2 Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Iniciar e sair do Picture Package Producer2 Passo 1: Selecionando imagens Passo 2: Verificando

Leia mais

Manual do Sistema. Versão: 1.00 Fabricante: RB Diversões Site:

Manual do Sistema. Versão: 1.00 Fabricante: RB Diversões Site: Manual do Sistema Manual do Sistema Versão: 1.00 Fabricante: RB Diversões Site: www.rbdiversoes.com Sumário Informações sobre o sistema...4 Requisitos Mínimos...4 Recomendações Importantes antes da instalação...4

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Token USB PKI

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Token USB PKI MANUAL DE INSTRUÇÕES Token USB PKI Manual de instalação SafeNet Authentication Client Após concluir o download, configure o sistema para instalar o SAC9.0. 3 Na pasta Applications, clique em SYSTEM PREFERENCES.

Leia mais

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO ÍNDICE 1. BackUp PreparaAdm... 2 1.1. Instalação do BackUp PreparaAdm... 2 1.2. Conhecendo o BackUp Prepara Adm... 5 1.2.1. Salvar BackUp... 5 1.2.2. Restaurar BackUp... 7 1 1. BackUp PreparaAdm O aplicativo

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox No vídeo anterior, apresentei as vantagens de se utilizar uma máquina virtual, e mostrei como utilizar o VMware, virtualizador

Leia mais

ASPSOFT TECNOLOGIA (SIAE- SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO ESCOLAR ) Site: -

ASPSOFT TECNOLOGIA (SIAE- SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO ESCOLAR ) Site:  - Guia de Instalação do SIAE Site: http://www.aspsoft.com.br - Email: suporte@aspsoft.com.br Pág: 1 Requisitos para Instalação do SIAE CONFIGURAÇÃO HARDWARE Processador: A partir de 1 Ghz Memória RAM: 4

Leia mais

Se a tela de instalação não for exibida após um minuto, inicie o CD manualmente:

Se a tela de instalação não for exibida após um minuto, inicie o CD manualmente: Página 1 de 5 Guia de conexão Instalando uma impressora conectada localmente (Windows) Nota: se o sistema operacional não for suportado pelo CD Software e documentação, será necessário usar o Assistente

Leia mais

TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS SERVER 2008 R2

TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS SERVER 2008 R2 Curso: Gerenciamento de Redes Matéria: Sistemas Operacionais de Rede (Windows\Linux) Grupo: Aldenice Nascimento, Anatanael França, Daniel Soares, Edvaldo Santos, Walter Rocha. TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS

Leia mais

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo. Manual para instalação e configuração do Terminal Server no Windows Server 2003. Terminal Server. O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

Leia mais

Sophos UTM 9. Guia: Manual de instalação do Sophos UTM 9

Sophos UTM 9. Guia: Manual de instalação do Sophos UTM 9 Sophos UTM 9 Guia: Manual de instalação do Sophos UTM 9 Data do Documento: Dezembro de 2012 1 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Sistema... 4 3. Instalação do Sophos UTM 9 Software Appliance...

Leia mais

Criar uma máquina virtual

Criar uma máquina virtual Criar uma máquina virtual Date : 19 de Janeiro de 2007 Uma forma de termos na nossa máquina sistemas operativos paralelos sem necessidade de mexer nas partições do disco é usufruir da "virtualização" de

Leia mais

Instalando o CENTOS 6.6 Minimal

Instalando o CENTOS 6.6 Minimal Instalando o CENTOS 6.6 Minimal INTRODUÇÃO Esta prática tem como objetivo a instalação e configuração da aplicação de gerenciamento do sistema operacional GNU/Linux CENTOS 6.6 Minimal - X386. O CentOS,

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Linux Desktop

Sistema Operacionais II. Aula: Linux Desktop Sistema Operacionais II Aula: Linux Desktop Objetivos Instalar e utilizar o Ubuntu Desktop 13.10; Utilizar o Ubuntu Desktop como cliente de uma rede local. Conhecer seu sistema de arquivos e estrutura

Leia mais

Manual de Instalação. Projeto: Etienne Feijó Brazzalle. Realização do Projeto:

Manual de Instalação. Projeto: Etienne Feijó Brazzalle. Realização do Projeto: Manual de Instalação Projeto: Etienne Feijó Brazzalle Realização do Projeto: 1 Olá! Você irá agora instalar o Ubuntu. A instalação deste sistema é toda visual, e muito fácil de ser seguida. Vamos começar!

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

Acesso através do Navegador Mozilla Firefox

Acesso através do Navegador Mozilla Firefox Acesso através do Navegador Mozilla Firefox Execute o Navegador Mozilla Firefox. OBS: Para evitar problemas com a instalação do plug-in ActiveX e permissões impostas pelo Windows, execute o navegador Mozilla

Leia mais