Administração Sistemas Operacionais de Rede

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Administração Sistemas Operacionais de Rede"

Transcrição

1 Administração Sistemas Operacionais de Rede SISTEMAS DE ARQUIVOS Professor Airton Ribeiro 2016

2 Sistemas operacionais Sistema de Arquivos pode ser definido como uma estrutura que indica como os dados devem ser gravados nos dispositivos de armazenamento. É o método de identificar e indexar as informações que estão armazenadas em qualquer mídia: disquetes, discos rígidos, drives em memória, CDs, etc. O sistema de arquivo varia de sistema para sistema operacional e cada qual tem o seu padrão.

3 Sistemas operacionais Quando se prepara um disco para o trabalho através do processo de formatação física, criam-se os meios magnéticos necessários para armazenar os dados. Este processo faz uma preparação do dispositivo de armazenagem para que ele possa receber um sistema de arquivos e futuramente os dados do usuário.

4 Sistemas operacionais Atributos de um arquivo - Exemplos Atributo Proteção Senha Criador Proprietário Flag de somente leitura Flag de ocultação Flag de sistema Tamanha atual Tamanho máximo Significado Quem tem acesso ao arquivo Necessidade de senha para o arquivo ID do criador do arquivo Proprietário atual 0 leitura/escrita; 1 somente leitura 0 normal; 1 não exibir arquivo 0 arquivos normais; 1 - Sistema Nº de bytes no arquivo Nº máximo de bytes no arquivo

5 Sistemas operacionais As regras exatas para se dar nome aos arquivos variam de sistema para sistema operacional, dentre estas, características como: 1 a 8 letras válidas; Diferencia entre maiúsculas e minúsculas; Não diferencia maiúsculas e minúsculas; Nome com tamanhos até 255 caracteres; Extensões de arquivo

6 Sistemas operacionais Juntamente com o conceito de sistema de arquivos existe o conceito de partição. Particionar um dispositivo é dividi-lo de forma que cada uma das suas partes, denominadas partições, possam receber um tipo de sistema de arquivos e estejam preparadas para receber as informações.

7 Sistemas operacionais Sistema de arquivos Unix/Linux Sistema de arquivos Sistema de arquivos Apple Microsoft

8 Sistemas operacionais Sistema de arquivos Múltiplos Sistemas Operacionais Dual Boot

9 Sistemas operacionais Dual Boot Permite a instalação e/ou configuração de dois ou mais sistemas operacionais diferentes no mesmo dispositivo (Computador). Em geral é instalado um boot manager, que pergunta qual sistema deverá ser inicializado cada vez que o computador for ligado. Para se fazer isso é necessário que se instale primeiro o sistema operacional.

10 Sistemas operacionais O Microsoft Windows quanto às funções de acesso a disco, utiliza um sistema denominado "SISTEMA DE ARQUIVO Os SISTEMA DE ARQUIVO implementados na arquitetura Microsoft Windows desde a sua primeira versão Windows 1.0 (década de 80), são os seguintes: FAT - File Allocation Table; FAT16 - File Allocation Table 16 Bit s; FAT32 File Allocation Table 32 Bit s; NTFS NT File System (NT = New Tecnology).

11 - WINDOWS FAT ou FAT16 Microsoft DOS Microsoft Windows 1.0 Microsoft Windows 3.X Microsoft Windows 95 (Versão Original - Inicial) O HD é dividido em clusters, que são a menor parcela do HD vista pelo sistema operacional. Cada cluster possui um endereço único, que permite ao sistema localizar os arquivos armazenados. Um grande arquivo pode ser dividido em vários clusters, mas não é possível que dois arquivos pequenos sejam gravados dentro do mesmo cluster. Cada cluster pode ser composto por de 1 a 64 setores (ou seja, de 512 bytes a 32 KB), de acordo com o tamanho da partição.

12 - WINDOWS FAT32 Microsoft Windows 95 (OSR2) Microsoft Windows 98 Microsoft Windows ME Microsoft Windows 2000 Microsoft Windows XP A FAT32 pode gerenciar partições de até 2 TB (tera-bytes). A outra vantagem, é que em partições menores, o espaço é usado mais eficientemente, devido à diminuição do tamanho dos clusters. Por exemplo: em uma partição de 2 GB que na FAT16 utilizava cluster de 32 KB agora utiliza clusters de apenas 4 KB, reduzindo o desperdício de espaço em disco.

13 - WINDOWS NTFS O NTFS é um sistema de arquivo "superior" se comparado ao FAT16 e ao FAT32, e foi "desenhado" principalmente para SERVIDORES. As principais vantagens do NTFS são na área de segurança e alta capacidade de tolerância a falhas. É muito eficiente na área de tamanhos de cluster, e na realidade pode-se formatar uma partição com o tamanho de cluster que você desejar. As questões da segurança e tolerância a falhas são essenciais principalmente nas arquiteturas SERVIDORES.

14 - WINDOWS NTFS Microsoft Windows NT Microsoft Windows 2000 Microsoft Windows XP Microsoft Windows Vista Microsoft Windows 7 Microsoft Windows 8 Microsoft Windows Server Todas as Versões

15 - WINDOWS Com as diversas definições sobre o sistema de arquivos utilizados pelo Windows (FAT16/FAT32/NTFS), é possível tomar a melhor decisão, de como será realizado o particionamento do disco rígido, como pro exemplo: 1. Qual o tamanho da partição a ser utilizada (menor desperdício)? 2. Qual a média de tamanho de arquivos utilizada? Algumas situações são bem claras com relação ao melhor particionamento, outras dependerão da experiência pessoal, e da maneira como pretende-se utilizar o computador.

16 - linux Existem diversos sistemas de arquivos no sistema operacional Linux, dentre os quais estão: Sistema de arquivos estendido - padrão o o o Ext (Extended file system); Ext2 (Second Extended file system); Ext3 (Third Extended file system); Este ultimo com capacidade de recuperar dados em caso de queda de energia - journalling; REISERFS (Desenvolvido em 2001 por Hans Reiser (daí o nome do padrão) REISER FILE SYSTEM. o É um sistema de arquivos com suporte a melhoramentos da performance no acesso a grandes diretórios.

17 - linux Ext Sistema de arquivos estendido (extended filesystem). Fornece padrões para arquivos regulares, diretórios, arquivos de dispositivos, links simbólicos e suporte a transações (journalling), entre outras características avançadas. As descrições com números após o termo EXT (Ext1, Ext2, Ext3 etc) se referem à versão do sistema de arquivos EXT.

18 - Outros ISO9660 o Sistema de arquivos de CD-ROM; o Norma internacional de armazenamento de dados que faz a descrição da estrutura de arquivos e diretórios em CD-ROM. HPFS - High Performance File System o Sistema de arquivos utilizado pelo sistema operacional para baixas plataformas - IBM OS2; o Pode também ser utilizado em plataformas Linux. HFS (Hierarchical File System) - MAC SAN (Storage Area Network) - MAC o Ambos são sistemas de arquivos utilizados pelos sistemas operacionais da APLLE.

19 Curiosidades Desde o início da era PC (década de 80), a Microsoft e a IBM vinham trabalhando juntas no desenvolvimento do MS-DOS e outros programas para a plataforma PC. Mas, em 1990 a IBM e a Microsoft se desentenderam e cada uma ficou com uma parte do trabalho feito, com o qual tentaram tomar a liderança do mercado de sistemas operacionais.

20 Curiosidades Alguns brincam que a IBM ficou com a parte que funciona e a Microsoft com o resto, mas a verdade é que apesar do OS/2, o concorrente do Windows 95 lançado pela IBM ser tecnicamente muito superior ao Windows 95 da Microsoft, foi o sistema das janelas quem levou a melhor, condenando o poderoso OS/2 a um quase esquecimento.

21 Curiosidades A disputa pelo mercado após o fim da parceria terminou na concepção dos dois sistemas de arquivos muito utilizados á época, o OS/2 - IBM PC e o FAT - DOS Microsoft. Dai em diante os demais sistemas de arquivos desenvolvidos e anteriormente estudados tiveram o crucial propósito de melhorar a performance dos dispositivos principalmente em relação à questão da segurança nos compartilhamentos.

22 Curiosidades Apesar do OS/2 também poder ser instalado sem problemas em partições formatadas em FAT16 é mais recomendável usá-lo em partições formatadas com o HPFS, o seu sistema de arquivos proprietário. Nelas, o OS/2 apresenta uma performance bem superior, devido à forma mais eficiente de organização de dados nesse sistema de arquivos.

23 Curiosidades O HPFS é suportado pelo OS/2 3.0 e versões mais recentes. Uma comparação direta com a FAT 16, usada no Windows 95, seria covardia, os recursos do HPFS se aproximam muito dos permitidos pelo NTFS do NT. São permitidos nomes de arquivos com até 254 caracteres incluindo espaços, partições de até 512 GB, com unidades de alocação de 512 bytes.

SISTEMAS DE ARQUIVOS Sistemas operacionais

SISTEMAS DE ARQUIVOS Sistemas operacionais Técnico em Informática SISTEMAS DE ARQUIVOS Sistemas operacionais Professor Airton Ribeiro de Sousa Sistemas operacionais Sistema de Arquivos pode ser definido como uma estrutura que indica como os dados

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Unidade II

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO 2 Sistema Operativo Cliente Instalação e configuração de um Sistema Operativo: Particionamento; Formatação; Opções de instalação; Otimização

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS. Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel.

SISTEMAS DE ARQUIVOS. Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel. 1/5 SISTEMAS DE ARQUIVOS Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel. Tudo no computador é gerenciado pelo sistema operacional,

Leia mais

Sistemas de arquivos

Sistemas de arquivos Todos os programas precisam armazenar e recuperar dados. Os processos não podem armazenar grande quantidade de dados no seu espaço de endereçamento. Quando o processo chega ao final os dados no seu espaço

Leia mais

ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 1

ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 1 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 1 SISTEMAS DE ARQUIVOS 1. Conceito Os sistemas operacionais (SO) são, no sentido mais amplo, um conjunto de programas e arquivos que criam uma interface entre o usuário, seus

Leia mais

O que é um sistema de arquivos?

O que é um sistema de arquivos? Sistemas de arquivos FAT16 e FAT32 Introdução FAT16 e FAT 32 são nomes de sistemas de arquivos (file systems) utilizados por padrão em versões antigas do sistema operacional Windows (como o Windows 98,

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais Sistemas de Informação Sistemas Operacionais SISTEMA DE ARQUIVOS SUMÁRIO 7. SISTEMA DE ARQUIVOS: 7.1 Introdução; 7.2 s; 7.3 Diretórios; 7.4 Gerência de Espaço Livre em Disco; 7.5 Gerência de Alocação de

Leia mais

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS M i n i - C u r s o d e I n t r o d u ç ã o a o G N U / L i n u x AULA 7 Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki PET Computação UFRGS Setembro 2009 S i s t e m a s d e A r q u i v o s e I n

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Victor Halla

Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Victor Halla Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Victor Halla Conteúdo Sistema de Arquivos Introdução Sistemas de Diretórios Gerenciamento de Entrada e Saída; Problemas de alocação em memória Perda

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Sistemas de Arquivos- Parte 1 O que é um sistema de arquivos? O que é um sistema de arquivos? É a forma de organização

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Carlos Gustavo A. da Rocha. Sistemas Operacionais

Sistemas de Arquivos. Carlos Gustavo A. da Rocha. Sistemas Operacionais Carlos Gustavo A. da Rocha Introdução Uma funcionalidade presente em quase toda a história dos computadores é a possibilidade de armazenar informações de forma persistente Uma abstração principal acompanhou

Leia mais

Implementação de Sistemas de Arquivos. Na Aula Anterior... Esquema do Sistema de Arquivos. Nesta Aula 31/10/2016. Estrutura de Baixo Nível de um Disco

Implementação de Sistemas de Arquivos. Na Aula Anterior... Esquema do Sistema de Arquivos. Nesta Aula 31/10/2016. Estrutura de Baixo Nível de um Disco GSI018 Sistemas Operacionais 31/10/2016 Implementação de Sistemas de Arquivos Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala Na Aula Anterior... Memória

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP PROF.ª DANIELLE CASILLO INSTALANDO O WINDOWS XP Formatar

Leia mais

Sistema de arquivos. Adriano J. Holanda 24/5/2016

Sistema de arquivos. Adriano J. Holanda 24/5/2016 Sistema de arquivos Adriano J. Holanda 24/5/2016 Sistema de arquivos Definição Interface entre os processos e os meios de armazenamento que fornece as abstrações e operações para a manipulação de bytes.

Leia mais

Informática. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I. b) II. c) I e III. d) I e II. e) II e III.

Informática. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I. b) II. c) I e III. d) I e II. e) II e III. Informática 01- Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos a respeito e software em I - Nome é um atributo básico de um arquivo que consiste no nome simbólico atribuído a um arquivo.

Leia mais

Por Carlos E. Morimoto. Revisado 26/jun/2005 às 22h03 em:

Por Carlos E. Morimoto. Revisado 26/jun/2005 às 22h03 em: SUMÁRIO 1 Definição de MBR... 2 2 - Qual a diferença entre MBR e GPT?... 3 2.1 - Master Boot Record (MBR)... 3 2.2 - Guid Partition Table (GPT)... 4 3 Partições de disco rígido baseado em BIOS/MBR... 5

Leia mais

SEMINÁRIO Sistema de Arquivos

SEMINÁRIO Sistema de Arquivos UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BC1518 - SISTEMAS OPERACIONAIS SEMINÁRIO Sistema de Arquivos Alunos: Guilherme Yuji Tuyama Kauê Vidal Ricardo Koiti Sato Rogério Kiyoshi Kaneko EXT3 Extended File System 3 MinixFS

Leia mais

Discos Rígidos. Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012

Discos Rígidos. Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012 Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012 Os sistemas de arquivos é a parte do SO responsável pelo gerenciamento dos arquivos (estrutura, identificação, acesso,

Leia mais

Armazenamento Secundário. Endereços no disco. Organização da informação no disco. Organização da informação no disco

Armazenamento Secundário. Endereços no disco. Organização da informação no disco. Organização da informação no disco Organização da informação no disco Armazenamento Secundário Leandro C. Cintra M.C.F. de Oliveira Fonte: Folk & Zoelick, File Structures Disco: conjunto de pratos empilhados Dados são gravados nas superfícies

Leia mais

Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows

Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows Windows Explorer e Sistemas de Arquivos Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows Quem é o Windows Explorer? Utilitário do Windows responsável pelo gerenciamento de arquivos,

Leia mais

ARMAZENAMENTO SECUNDÁRIO, PARTE 1 Professora Rosane Minghim

ARMAZENAMENTO SECUNDÁRIO, PARTE 1 Professora Rosane Minghim ARMAZENAMENTO SECUNDÁRIO, PARTE 1 Professora Rosane Minghim 2011 Baseado no materiais de Leandro C. Cintra e M.C.F. de Oliveira Fonte: Folk & Zoelick, File Structures Organização da informação no disco

Leia mais

Implementação de Diretórios (1)

Implementação de Diretórios (1) Implementação de Diretórios (1) Ao abrir um arquivo, o SO usa o caminho para localizar a entrada no diretório. A entrada no diretório fornece informações para localizar os blocos de disco. Endereço de

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX Prof. Gleison Batista de Sousa Sistema de Arquivo É o método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em um disco ou

Leia mais

Do Inglês HARD DISK inicialmente designado Winchester (nome de código da IBM durante o desenvolvimento do projecto)

Do Inglês HARD DISK inicialmente designado Winchester (nome de código da IBM durante o desenvolvimento do projecto) O DISCO RÍGIDO 1 Do Inglês HARD DISK inicialmente designado Winchester (nome de código da IBM durante o desenvolvimento do projecto) Parte do computador onde são armazenados os dados DE FORMA PERMANENTE

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Organização e Gerenciamento de Informações a) Drives / Unidades: Letras: A identificação padrão de Drives e Unidades em um sistema operacional são as

Leia mais

Como criar utilizadores

Como criar utilizadores Como criar utilizadores Existem três tipos de contas de Utilizadores, que contém toda a informação referente a um utilizador do domínio, nomeadamente: nome; password; grupos a que pertence no domínio,

Leia mais

SSC0640 Sistemas Operacionais I

SSC0640 Sistemas Operacionais I SSC0640 Sistemas Operacionais I 22ª Aula Sistemas de Arquivos Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Slides adaptados de Marcos José Santana / Regina H. C. Santana / Luciana A. F. Martimiano

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Partições Sistemas de Arquivos Pontos de Montagem Partições

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

Particionamento e Formatação

Particionamento e Formatação Particionamento e Formatação Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates Particionar Particionar é o mesmo que dividir algo em porções menores. O particionamento corresponde

Leia mais

Instalação do Windows Server 2008

Instalação do Windows Server 2008 Instalação do Windows Server 2008 Introdução Uma das grandes novidades no Windows Server 2008 é a facilidade de instalação do sistema operacional. Durante a instalação é solicitado o mínimo de informações

Leia mais

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal)

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Professor: O que precisamos saber antes de iniciar a instalação? 1. Entender a estrutura de diretório do GNU/LINUX;

Leia mais

Sistemas Operativos 10º ano

Sistemas Operativos 10º ano Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Sistemas Operativos 10º ano Módulo II- Sistema Operativo Cliente Sistema Operativo Cliente Existem vários Sistemas Operativos Cliente Para o Windows

Leia mais

ICO60801 Introdução à Computação

ICO60801 Introdução à Computação ICO60801 Introdução à Computação Aula 08 Particionamento e Sistemas de Arquivos Professores: Maria Claudia Castro / Bruno Fontana Semestre letivo: 2014-1 O que é particionamento? Divisão do HD em várias

Leia mais

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha em várias aplicações nas quais são necessárias estabilidade

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 03 Visão Geral do Linux Objetivos Entender de forma básica o funcionamento do sistema Linux; Aprender as principais

Leia mais

LINUX. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr.

LINUX. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr. LINUX Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr. 2 Sistemas de Arquivo Todo sistema operacional precisa de um sistema de arquivos. Todo sistema de arquivo serve para fornecer ao sistema operacional uma estrutura

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 21: Sistemas de Arquivos Diego Passos Conceitos Básicos Arquivo Unidade lógica de armazenamento de informação. Contém bytes que representam uma ou mais informações

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III A estrutura dos diretórios do sistema GNU/Linux Gerenciador de diretórios e arquivos Para quem está acostumado a operar o Windows, vai notar que existe

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Sistemas de Arquivos - Exemplos

Sistemas de Arquivos. Sistemas de Arquivos - Exemplos 1 Sistemas de Arquivos Prof. Clodoaldo Ap. Moraes Lima 1 FAT; NTFS; SunNFS; Ext2/3; Sistemas de Arquivos - Exemplos 2 2 FAT MS-DOS Limite de nome de arquivo 8 + 3 (8.3) caracteres; Hierarquia de diretórios

Leia mais

Sistemas Operacionais. Domesticos e Cororativos

Sistemas Operacionais. Domesticos e Cororativos Sistemas Operacionais Domesticos e Cororativos Sumario Mainframes Windows: Domesticos e Corporativos Mac Sistemas Operacionais Microsoft Domesticos Corporativos MS-Dos Windows Server 3.0 Windows 1.0 3.11

Leia mais

Particionando discos Rígidos.

Particionando discos Rígidos. Particionando discos Rígidos. OBJETIVOS: PREPARAÇÃO DO HD PARA INSTALAÇÃO DO WINDOWS 98 PARTICIONAMENTO FORMATAÇÃO BOOT INSTALAÇÃO LÓGICA DO DISCO RÍGIDO PARTICIONAMENTO FDISK FORMATAÇÃO LÓGICA FORMAT

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Sistemas Operacionais. Aula 11. Sistemas de Arquivos Jornalados (Journaling File Systems)

Universidade Federal de Minas Gerais. Sistemas Operacionais. Aula 11. Sistemas de Arquivos Jornalados (Journaling File Systems) Aula 11 Sistemas de Arquivos Jornalados (Journaling File Systems) Problema Sistemas de arquivos simples podem apresentar problemas. Por exemplo, em casos de queda de energia, durante uma operação qualquer

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE ARQUIVO E GERENCIA DE MEMÓRIA

INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE ARQUIVO E GERENCIA DE MEMÓRIA INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE ARQUIVO E GERENCIA DE MEMÓRIA Prof. Hélio Esperidião DEFINIÇÕES DE ARQUIVOS Um arquivo é basicamente um conjunto de dados armazenados em um dispositivo físico não-volátil, com

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação 1. Apresentação Gerência de Inovação Tecnológica - GIT O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais

Sistemas de Arquivos. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais Sistemas de Arquivos Pedro Cruz EEL770 Sistemas Operacionais Requisitos de armazenamento Persistência Uma vez escritos, dados não podem ser perdidos Flexibilidade Volume de dados pode crescer e diminuir

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Sistemas Operacionais i Implementação de arquivos Gerenciamento de espaço em disco Aula 19 Arquivo é a unidade de armazenamento de informações Para implementar

Leia mais

Introdução. Princípios

Introdução. Princípios Introdução MSPC Computadores precisam de dispositivos que armazenem informações de forma não volátil (isto é, permanecem mesmo depois de desligados) e que permitam a inclusão, exclusão ou modificação das

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Objetivos Dispositivos de armazenamento Sistemas de arquivos Memória ROM Memória de apenas leitura Utilizada para armazenar programas e dados

Leia mais

O que é um Arquivo? 2 /18

O que é um Arquivo? 2 /18 Sistema de Arquivos O que é um Arquivo? Arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ARQUIVO. Prof. Hélio Esperidião

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ARQUIVO. Prof. Hélio Esperidião INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ARQUIVO Prof. Hélio Esperidião Definições de Arquivos Um arquivo é basicamente um conjunto de dados armazenados em um dispositivo físico não-volátil, com um nome ou outra referência

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução Sistemas Operacionais Implementação de arquivos Gerenciamento de espaço em disco Trabalho sob a Licença Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3. Brasil Creative Commons. Para visualizar uma

Leia mais

Introdução à Informática Aulas 27 e 28

Introdução à Informática Aulas 27 e 28 FAPAN SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SI Introdução à Informática Aulas 27 e 28 Prof. Roberto Tikao Tsukamoto Júnior Cáceres, 18 de abril de 2011. REVISÃO Conversão Decimal para Binário Exemplo 1: número 107

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do

Leia mais

SUSE LINUX. Instalação do sistema operativo Suse Linux 10.1 (Retirado do Livro Suse Linux de Chris Brown)

SUSE LINUX. Instalação do sistema operativo Suse Linux 10.1 (Retirado do Livro Suse Linux de Chris Brown) SUSE LINUX Instalação do sistema operativo Suse Linux 10.1 (Retirado do Livro Suse Linux de Chris Brown) 1 Instalação Pode-se instalar em um PC com o disco vazio, ou pode-se preservar as partições e sistemas

Leia mais

Manual de instalação do Ubuntu

Manual de instalação do Ubuntu FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão Tecnologia da Informação Vinicius Lopes silva Anderson Alves Da Costa Jhannielly Marques Da Rocha Manual de instalação do Ubuntu Professora: Lucília Ribeiro GOIÂNIA,

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 4. Instalação no servidor... 4 4.1.1. Instalação do sistema... 6 4.1.2. Instalação do mdac_typ...

Leia mais

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Particione o disco 1: Funcionamento e vantagens

Particione o disco 1: Funcionamento e vantagens Particione o disco 1: Funcionamento e vantagens Date : 22 de Maio de 2012 Já pensou em particionar o seu disco rígido? Sabia que o particionamento do disco traz inúmeras vantagens? Explicamos neste artigo

Leia mais

Na Aula Anterior... Sistemas de Arquivos. Memória vs Armazenamento. Nesta Aula. Memória vs Armazenamento 17/10/2016

Na Aula Anterior... Sistemas de Arquivos. Memória vs Armazenamento. Nesta Aula. Memória vs Armazenamento 17/10/2016 GSI018 Sistemas Operacionais 17/10/2016 Sistemas de Arquivos Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala Na Aula Anterior... Motivação acerca dos Impasses;

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação do Group Cobrança

Leia mais

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM?

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM? ALUNO(A): MANUTENÇÃO BÁSICA 1º BIMESTRE DATA: / / PROFESSOR JEAN GALDINO INSTRUÇÕES: RESPONDA INDIVIDUALMENTE E ENTERGUE RESPONDIDA OBJETIVAMENTE. 1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de

Leia mais

Fundamentos de Arquivos e Armazenamento Secundário

Fundamentos de Arquivos e Armazenamento Secundário Fundamentos de Arquivos e Armazenamento Secundário Cristina D. A. Ciferri Thiago A. S. Pardo Leandro C. Cintra M.C.F. de Oliveira Moacir Ponti Jr. Armazenamento de Dados Armazenamento primário memória

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Tipos de Filesystem Filesystem no Linux tudo é tratado como arquivo, por exemplo, um disco rígido é tratado como arquivo, placa

Leia mais

Guia de Instalação UEG Linux LTS

Guia de Instalação UEG Linux LTS Guia de Instalação UEG Linux 16.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Aluna: Jussara Reis Disciplina: Sistemas Operacionais Professor: Adonai Medrado

Aluna: Jussara Reis Disciplina: Sistemas Operacionais Professor: Adonai Medrado Aluna: Jussara Reis Disciplina: Sistemas Operacionais Professor: Adonai Medrado Valença Ba, 27 de nov. 2010 O que é Sistema de arquivos? E a parte do sistema responsável pela gerência dos arquivo, e é

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo. Manual para instalação e configuração do Terminal Server no Windows Server 2003. Terminal Server. O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) HARDWARE É a parte física do computador, ou seja, são as peças que compõem um PC; Nesse capítulo iremos aprender a conhecer algumas

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA ELETRÔNICA IV - MANUTENÇÃO 4 MÓDULO

CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA ELETRÔNICA IV - MANUTENÇÃO 4 MÓDULO CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA ELETRÔNICA IV - MANUTENÇÃO 4 MÓDULO 2011 SUMÁRIO 1 MBR... 1 2 DUAL BOOT... 2 3 SISTEMAS DE ARQUIVOS... 2 3.1 Introdução...2 3.2 O que é um sistema de arquivos...3 3.3 O sistema

Leia mais

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO 17/02/2017 6 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA OBJETIVO Capacitar o aluno a trabalhar com o computador, realizando tarefas básicas essenciais, e mostrar os principais conceitos em informática e processamento de

Leia mais

Informações Armazenadas em Meios Eletrônicos. PCF André Caricatti

Informações Armazenadas em Meios Eletrônicos. PCF André Caricatti Informações Armazenadas em Meios Eletrônicos PCF André Caricatti Brasília (DF), dezembro de 2006 Armazenamento de Informações I. O Nível Físico II. O Nível Lógico Mídias Magnéticas Partículas magnetizadas

Leia mais

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Sobre este Leia-me Requisitos do sistema para políticas de entrega de software do Veritas System Recovery 16 Requisitos do sistema para o Veritas

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerencia de Arquivos Graps Discos Sempre são muitos lentos quando comparados com RAM. Entretanto, nem todos os acessos à

Leia mais

Perguntas e respostas

Perguntas e respostas Autodesk Revit Autodesk Revit LT Perguntas e respostas Este documento fornece perguntas e respostas sobre como usar o software Autodesk Revit ou Autodesk Revit LT com o Boot Camp, parte do Mac OS X que

Leia mais

LÉO MATOS

LÉO MATOS LÉO MATOS INFORMÁTICA @professorleomatos 1. (FCC DPE/RR) Um Técnico em Informática, como super usuário, deseja desligar um computador com o sistema operacional Linux após 30 minutos. Ele deve usar o comando

Leia mais

Outros Sistemas Operacionais

Outros Sistemas Operacionais Outros Sistemas Operacionais O que é um Sistema Operacional? É um conjunto de programas (rotinas) executado pelo processador que estabelece uma interface de contato do usuário com o computador e do computador

Leia mais

Manual de Instalação Corporate

Manual de Instalação Corporate Manual de Instalação Corporate Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 3.1. Estação... Erro! Indicador não definido. 3.2. Servidor... Erro! Indicador

Leia mais

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Sobre este Leia-me Requisitos do sistema para políticas de entrega de software do Veritas System Recovery 16 Requisitos do sistema para o Veritas

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber Sistemas Operacionais de Redes Windows Ricardo Kléber ricardo.galvao@ifrn.edu.br Objetivos Instalar e configurar e manter o Sistema Operacional Windows Server; Montar na prática uma rede cliente-servidor

Leia mais

25/04/2017 LÉO MATOS INFORMÁTICA

25/04/2017 LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA 1. (QUADRIX 2017 CRB 6ª REGIÃO) Considerando a memória ROM (Read Only Memory) somente leitura e a memória RAM (Random Access Memory) uma memória com permissão de leitura e escrita,

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Sistemas de Arquivos. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Sistemas de Arquivos Prof. Marciano dos Santos Dionizio Formatação Física Originalmente, os discos magnéticos do HD são um terreno inexplorado. Para que os dados possam ser armazenados e lidos de forma

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

Sistema Operacional. O S.O. é o programa mais importante do computador. - Realizar a interação entre o usuário, o hardware e o firmware -(BIOS)

Sistema Operacional. O S.O. é o programa mais importante do computador. - Realizar a interação entre o usuário, o hardware e o firmware -(BIOS) O S.O. é o programa mais importante do computador. É um controlador intermediário que fica entre os softwares da categoria dos aplicativos e o hardware. Ele é o tradutor / intérprete das nossas interações

Leia mais

Utilizar discos DVD-RAM

Utilizar discos DVD-RAM Este manual contém as informações mínimas necessárias para utilização de discos DVD-RAM com a unidade DVD MULTI no Windows 98/Me/2000. Windows, Windows NT e MS-DOS são marcas comerciais registadas da Microsoft

Leia mais

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 1 Introdução Para a realização de todos os testes foi usado uma máquina virtual com as seguintes configurações:

Leia mais

Instalando o Ubuntu 9.10

Instalando o Ubuntu 9.10 Instalando o Ubuntu 9.10 A Configuração Mínima para instalação do Ubuntu 9.10 é: Pentium ou AMD 1GHz, 256MB RAM e 7GB HD, após verificarmos se possuímos a configuração necessária podemos dar inicio a instalação.

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos

Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos Administração de sistemas Linux Manipulação do sistemas de arquivos Antes de instalar qualquer sistema operacional, é necessário particionar o HD, criando as partições de instalação. Devido a uma limitação

Leia mais

COMPUTAÇÃO FORENSE: UMA APLICAÇÃO DE SOFTWARES LIVRES PARA RECUPERAÇÃO DE DADOS DIGITAIS

COMPUTAÇÃO FORENSE: UMA APLICAÇÃO DE SOFTWARES LIVRES PARA RECUPERAÇÃO DE DADOS DIGITAIS COMPUTAÇÃO FORENSE: UMA APLICAÇÃO DE SOFTWARES LIVRES PARA RECUPERAÇÃO DE DADOS DIGITAIS Bruno De Souza Eduardo bruno_souza_eduardo@hotmail.com UGB Fabrício Augusto Beijo Carvalho fabricio.carvalho_@hotmail.com

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e escrita Capacidade 2 Componente de um sistema

Leia mais

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA Nome: Iuri Pires de Cerqueira E-mail: iuripires@gmail.com QUEM SOU EU? Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá. 14

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz ATENÇÃO: Este procedimento leva em consideração que seu HD está vazio ou que os dados já foram salvos e o backup salvo em outra mídia. Seguindo este tutorial

Leia mais

Sistemas Operacionais Abertos

Sistemas Operacionais Abertos Sistemas Operacionais Abertos Revisando a aula anterior O formato de pacotes.deb Formato do pacote : samba_3.0-2_i386.deb samba nome do pacote 3.0 versão 2 release i386 arquitetura deb tipo do pacote dpkg

Leia mais

Gestão de Sistemas Operacionais

Gestão de Sistemas Operacionais Gestão de Sistemas Operacionais Prof. Guilherme Nonino Rosa guinonino@gmail.com http://proguilherme.wordpres.com Aula 1 Como usar o Hyper-V para fazer virtualização. Pré-requisitos Sistema operacional

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ACESSO, ATRIBUTOS E OPERAÇÕES COM ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ACESSO, ATRIBUTOS E OPERAÇÕES COM ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA OPERAÇÕES COM ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO O Sistema de Arquivos é o modo como as informações são armazenadas nos dispositivos físicos de armazenamento, exemplo

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Professor: Araken de Medeiros Santos INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores

Leia mais