LINUX. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LINUX. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr."

Transcrição

1 LINUX Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr.

2 2 Sistemas de Arquivo Todo sistema operacional precisa de um sistema de arquivos. Todo sistema de arquivo serve para fornecer ao sistema operacional uma estrutura para ler, gravar e executar arquivos.

3 3 Sistemas de Arquivo Dependendo do tipo de sistema de arquivos pode se ter determinados recursos.

4 4 Sistemas de arquivos utilizados no Linux Sistemas de arquivos utilizados no Linux EXT2 Journaling EXT3 ReiserFS XFS

5 5 Sistemas de arquivos utilizados no Linux Os sistemas de arquivos utilizados atualmente no Linux são avançados e tem vários recursos mas não foi sempre assim.

6 6 Sistemas de arquivos utilizados no Linux Nas primeiras versões do kernel, o sistema de arquivos utilizado era o EXT. Extremamente frágil e com muitas limitações, como por exemplo, permissão para criação de partições de somente até 2GB e fácil desfragmentação.

7 7 Sistemas de arquivos utilizados no Linux A partir do EXT2 a limitação de 2GB para partições caiu por terra, já que ele permite criação de partições de até 4Terabytes!

8 8 EXT2 O EXT2 foi uma evolução e tanto em relação ao EXT, pois neste sistema de arquivos muitas melhorias foram implantadas, fazendo deste modo com que o Linux tivesse um sistema de arquivos com recursos importantíssimos para uma boa administração de sistemas.

9 9 EXT2 Tais como o suporte a regras de permissões bem definidas. A estrutura do EXT2 pode ser definida assim: Boot Block Inodes Diretórios Links

10 10 Boot Block Onde são gravadas as informações necessárias para a inicialização do sistema.

11 11 Inodes Ficam armazenadas todas as informações sobre cada arquivo: Permissão de acesso, tipo de arquivo, identificação, dono do arquivo, data que foi criado e modificado, tamanho e a localização para o bloco de dados onde o arquivo está guardado.

12 12 Diretórios São tipos de arquivos especiais que armazenam uma lista de todos os arquivos e subdiretórios subordinados a ele.

13 13 Links Um recurso muito interessante no qual pode se apontar para um outro arquivo ou diretório qualquer.

14 14 EXT2 Ao contrário do Windows, que trata dispositivos de hardware como tal, o Linux trata tudo como arquivo, ou seja, um disco rígido é um arquivo, um modem também, assim como um CD- ROM, impressora, placa de som, etc... Os dispositivos de hardware ficam todos no diretório /dev.

15 15 EXT2 Outra característica é o recurso de montagem. O sistema de arquivos do Linux obedece uma hierarquia de arquivos e diretórios, onde pode haver subdiretorios relacionados. E todos devem estar organizados numa partição, que é onde o sistema de arquivos é criado.

16 16 EXT2 Essas partições podem ser montadas ou desmontadas. Quando o sistema é iniciado, verifica-se no arquivo /etc/fstab as partições e os dispositivos a serem montados. Ao desligar o sistema, as mesmas são desmontadas.

17 17 EXT2 Mesmo com o sistema ativo, as partições ou dispositivos podem ser montados e desmontados a qualquer hora, inclusive em diretórios diferentes.

18 18 EXT2 No Linux pode se acessar partições de diversos tipos, como FAT, FAT32, iso9660 e outras, inclusive pode se instalar um sistema nestas partições, assim como roda-lo através de um CD- ROM.

19 19 EXT2 Isso se deve graças ao VFS ( Virtual File System ), que faz todo um trabalho de gerenciamento do sistema de arquivos desconhecido, decifrando sua estrutura e repassando as para o kernel e programas, para que estes possam trabalhar sob o FS.

20 20 EXT2 É evidente que isso tem um preço, que se traduz em perda de rendimento, devido a emulação de estruturas.

21 21 EXT2 Para quem tem dual boot a versatilidade do Linux é um bom recurso, mas até pouco tempo atrás ainda existia uma pequena barreira: NTFS.

22 22 EXT2 Algumas falhas podem comprometer o bom andamento do trabalho. Um grande problema do EXT2 é a sua baixa tolerância a falhas em caso de quedas de energia ou desligamento inadequado, sendo talvez até mais frágil do que a FAT32 do Windows.

23 23 EXT2 Um desligamento inadequado num sistema EXT2 força o uso do fsck para verificar a integridade do sistema. Algo mais ou menos semelhante ao que acontece com o Scandisk do Windows.

24 24 EXT2 Esta checagem pode demorar vários minutos, dependendo do tamanho do disco rígido, e conforme for o caso, pode haver até perda de dados, se o arquivo estiver sendo gravado na hora do desligamento pode haver perda de um diretório inteiro.

25 25 EXT2 Estes problemas foram contornados com a criação dos sistemas de arquivos com Journaling.

26 26 Journaling As limitações do EXT2 comprometiam sistemas de missão crítica, onde uma parada de alguns minutos ou perda de dados poderiam causar prejuízos consideráveis.

27 27 Journaling Os sistemas de arquivos com tecnologia Journaling tem a capacidade de acompanhar as mudanças que serão feitas nos arquivos antes de serem efetivadas.

28 28 Journaling Estes registros são gravados numa área separada do sistema de arquivos, chamada Journal ou registros de LOG.

29 29 Journaling Depois que as mudanças são efetivadas, estes registros anteriores são eliminados. Na prática é como se fosse um log constante, em full time, constantemente atualizado.

30 30 Journaling Isso faz com que os FS com esta tecnologia tenham uma alta tolerância a falhas e a perda de dados diminua consideravelmente.

31 31 Journaling Com estes FS não é mais necessária a atuação do FSCK a cada desligamento inadequado do sistema, visto que ao reiniciar a máquina o sistema verificará no registro de LOG se há mudanças marcadas como não feitas.

32 32 Journaling Nesta categoria de sistemas de arquivos existem algumas opções como EXT3, ReiserFS e JFS, sendo que os mais utilizados são o EXT3 e o ReiserFS.

33 33 ReiserFS Uma das grandes vantagens do ReiserFS além do recurso de Journaling, é seu desempenho, principalmente se forem manipulados de arquivos pequenos.

34 34 ReiserFS Isto se deve graças a seu recurso de blocos dinâmicos, ou seja, o ReiserFS não se prende a blocos de tamanho fixo. Ele ajusta o tamanho do bloco conforme o tipo de arquivo. Isso resulta num ganho de desempenho e espaço em disco considerável.

35 35 ReiserFS Além destes fatores, o ReiserFS tem uma vantagem de desempenho em relação ao EXT3 devido ao modo como ele armazena os registros no Journal.

36 36 ReiserFS Ele armazena somente as informações sobre a área de metadata ( estrutura de controle de um arquivo, ou seja, onde é especificado seu tamanho, permissões, data de criação, modificação, etc..) fazendo com que o disco rode mais rápido pois menos dados são verificados para armazenar em LOG.

37 37 ReiserFS Os dados do arquivo em si, ou seja, as informações realmente armazenadas nos arquivos não são registradas no Journal. Isto pode fazer com que num desligamento inadequado, possa se recuperar o arquivo, mas os dados contidos nele podem ficar truncados ou mesmo perdidos.

38 38 ReiserFS Pode se considerar isto como uma desvantagem do ReiserFS, pois existe um risco de perda parcial de dados. Este FS tem um progresso considerável a cada versão, fazendo com que ele seja uma opção cada vez mais viável junto com o EXT3.

39 39 EXT3 Se o ReiserFS é um sistema de arquivos com recursos novos, o EXT3 é o sucessor natural do EXT2, fazendo com que este seja o sistema de arquivos para Linux mais utilizado atualmente.

40 40 EXT3 Ele tem as características do EXT2 com a grande vantagem de ainda ter o suporte para tecnologia Journaling e ainda por cima ser mais rápido que o seu antecessor.

41 41 EXT3 Este FS diferencia-se do modo de trabalho em Journaling do ReiserFS na maneira como guarda os registros no LOG. Ao passo que o ReiserFS guarda apenas informações da Metadata como dissemos antes, o EXT3 guarda não só as informações da Metadata como também os dados em si do arquivo.

42 42 EXT3 Para isso ele deve trabalhar no modo ordered, que é o padrão no EXT3. Graças a este modo de trabalho, uma perda de dados do arquivo é reduzida, mas existe um fator preocupante:

43 43 EXT3 Devido ao fato do registro de LOG ser completo, o Journal é acessado com muito mais frequência do que no ReiserFS, causando uma perda de desempenho em relação a este FS, além disso, existe a possibilidade do próprio Journal se corromper num desligamento incorreto.

44 44 EXT3 Caso isto ocorra, ao reiniciar o sistema, o FSCK rodará, assim como no EXT2 e perda de dados do arquivo que estava sendo acessado na hora do desligamento podem ocorrer. Se tiver muito azar pode-se perder até pastas inteiras.

45 45 Atributos Atributos: nome, path, tipo, tamanho, data criação, alteração, proprietário (owner), permissões (rwx).

46 Atributos Tipos comuns: aplicativo (exe - x) texto (txt) word (doc, odt) planilha (xls, ods) apresentação (ppt, odp) imagem (bmp, gif, jpg, png) OBS: em Linux geralmente os arquivos não tem terminações, já win tem.. 46

47 47 Caracteres Curingas É um recurso usado para especificar um ou mais arquivos ou diretórios do sistema de uma só vez. Este é um recurso permite que você faça a filtragem do que será listado, copiado, apagado, etc. São usados 4 tipos de curingas no GNU/Linux.

48 48 Caracteres Curingas "*" -> Faz referência a um nome completo/restante de um arquivo/diretório. "?" -> Faz referência a uma letra naquela posição.

49 49 Caracteres Curingas [padrão] - Faz referência a uma faixa de caracteres de um arquivo/diretório. Padrão pode ser: [a-z][0-9] [a,z][1,0] [a-z][1-0]

50 50 Caracteres Curingas [a-z][0-9] - Faz referência a caracteres de a até z seguido de um caracter de 0 até 9. [a,z][1,0] - Faz a referência aos caracteres a e z seguido de um caracter 1 ou 0 naquela posição.

51 51 Caracteres Curingas [a-z,1,0] - Faz referência a intervalo de caracteres de a até z ou 1 ou 0 naquela posição.

52 52 Caracteres Curingas A procura de caracteres é "Case Sensitive" assim se você deseja que sejam localizados todos os caracteres alfabéticos você deve usar [a-za-z]. Caso a expressão seja precedida por um ^, faz referência a qualquer caracter exceto o da expressão. Por exemplo [^abc] faz referência a qualquer caracter exceto a, b e c.

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Tipos de Filesystem Filesystem no Linux tudo é tratado como arquivo, por exemplo, um disco rígido é tratado como arquivo, placa

Leia mais

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal)

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Professor: O que precisamos saber antes de iniciar a instalação? 1. Entender a estrutura de diretório do GNU/LINUX;

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Sistemas Operacionais. Aula 11. Sistemas de Arquivos Jornalados (Journaling File Systems)

Universidade Federal de Minas Gerais. Sistemas Operacionais. Aula 11. Sistemas de Arquivos Jornalados (Journaling File Systems) Aula 11 Sistemas de Arquivos Jornalados (Journaling File Systems) Problema Sistemas de arquivos simples podem apresentar problemas. Por exemplo, em casos de queda de energia, durante uma operação qualquer

Leia mais

Sistemas de arquivos

Sistemas de arquivos Todos os programas precisam armazenar e recuperar dados. Os processos não podem armazenar grande quantidade de dados no seu espaço de endereçamento. Quando o processo chega ao final os dados no seu espaço

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Partições Sistemas de Arquivos Pontos de Montagem Partições

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Victor Halla

Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Victor Halla Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Victor Halla Conteúdo Sistema de Arquivos Introdução Sistemas de Diretórios Gerenciamento de Entrada e Saída; Problemas de alocação em memória Perda

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos

Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos Administração de sistemas Linux Manipulação do sistemas de arquivos Antes de instalar qualquer sistema operacional, é necessário particionar o HD, criando as partições de instalação. Devido a uma limitação

Leia mais

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: #

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: # LINUX Linux não é totalmente um SO, na verdade ele é o que chamamos de KERNEL, ou seja, o núcleo do Sistema Operacional. O Kernel é o responsável pela integração do hardware com o software. Como o código-fonte

Leia mais

Sistema de arquivos. Adriano J. Holanda 24/5/2016

Sistema de arquivos. Adriano J. Holanda 24/5/2016 Sistema de arquivos Adriano J. Holanda 24/5/2016 Sistema de arquivos Definição Interface entre os processos e os meios de armazenamento que fornece as abstrações e operações para a manipulação de bytes.

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Carlos Gustavo A. da Rocha. Sistemas Operacionais

Sistemas de Arquivos. Carlos Gustavo A. da Rocha. Sistemas Operacionais Carlos Gustavo A. da Rocha Introdução Uma funcionalidade presente em quase toda a história dos computadores é a possibilidade de armazenar informações de forma persistente Uma abstração principal acompanhou

Leia mais

Comandos. Sistema Operacional GNU/Linux. Explicações Básicas

Comandos. Sistema Operacional GNU/Linux. Explicações Básicas Comandos Explicações Básicas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Julho / 2017 1/26 Textos para leitura: Leitura GNU/Linux - Introdução Dicas

Leia mais

Interpretador de comandos Formas de envio de Comandos Terminal Linux Curingas Listando Placas Particularidades. Aula 02

Interpretador de comandos Formas de envio de Comandos Terminal Linux Curingas Listando Placas Particularidades. Aula 02 Aula 02 Componente do Computador e do Sistema Operacional Linux Prof. Roitier Campos Gonçalves Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Paracatu 21 de fevereiro de 2017 Sumário 1 Interpretador de

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais Sistemas de Informação Sistemas Operacionais SISTEMA DE ARQUIVOS SUMÁRIO 7. SISTEMA DE ARQUIVOS: 7.1 Introdução; 7.2 s; 7.3 Diretórios; 7.4 Gerência de Espaço Livre em Disco; 7.5 Gerência de Alocação de

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Sistemas de Arquivos- Parte 1 O que é um sistema de arquivos? O que é um sistema de arquivos? É a forma de organização

Leia mais

SEMINÁRIO Sistema de Arquivos

SEMINÁRIO Sistema de Arquivos UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BC1518 - SISTEMAS OPERACIONAIS SEMINÁRIO Sistema de Arquivos Alunos: Guilherme Yuji Tuyama Kauê Vidal Ricardo Koiti Sato Rogério Kiyoshi Kaneko EXT3 Extended File System 3 MinixFS

Leia mais

Hierarquia de Diretórios da Família Linux. Sistemas Operacionais 1

Hierarquia de Diretórios da Família Linux. Sistemas Operacionais 1 Hierarquia de Diretórios da Família Linux 1 Conteúdo Estrutura de Diretórios; Árvore de Diretórios; Diretórios mais importantes; 2 Estrutura de Diretórios A identificação dos objetos de um sistema de arquivos

Leia mais

O que é um sistema de arquivos?

O que é um sistema de arquivos? Sistemas de arquivos FAT16 e FAT32 Introdução FAT16 e FAT 32 são nomes de sistemas de arquivos (file systems) utilizados por padrão em versões antigas do sistema operacional Windows (como o Windows 98,

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 03 Visão Geral do Linux Objetivos Entender de forma básica o funcionamento do sistema Linux; Aprender as principais

Leia mais

Administração Sistemas Operacionais de Rede

Administração Sistemas Operacionais de Rede Administração Sistemas Operacionais de Rede SISTEMAS DE ARQUIVOS Professor Airton Ribeiro 2016 Sistemas operacionais Sistema de Arquivos pode ser definido como uma estrutura que indica como os dados devem

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III A estrutura dos diretórios do sistema GNU/Linux Gerenciador de diretórios e arquivos Para quem está acostumado a operar o Windows, vai notar que existe

Leia mais

Sistema Operacional GNU/Linux Discos

Sistema Operacional GNU/Linux Discos Discos e Partições Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Julho / 2017 1/21 Partições São divisões existentes no disco rígido que marcam onde

Leia mais

ICO60801 Introdução à Computação

ICO60801 Introdução à Computação ICO60801 Introdução à Computação Aula 08 Particionamento e Sistemas de Arquivos Professores: Maria Claudia Castro / Bruno Fontana Semestre letivo: 2014-1 O que é particionamento? Divisão do HD em várias

Leia mais

Discos Rígidos. Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012

Discos Rígidos. Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012 Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012 Os sistemas de arquivos é a parte do SO responsável pelo gerenciamento dos arquivos (estrutura, identificação, acesso,

Leia mais

LINUX. Uma visão geral

LINUX. Uma visão geral LINUX Uma visão geral O QUE É? Sistema Operacional Código aberto Criado por Linus Torvalds em 1991 Estudante de computação, 20 anos Linguagem C Variação do Minix Criado por Andrew S. Tanenbaum em 1987

Leia mais

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat Instalando o Ubuntu 10.10 - Maverick Meerkat Este tutorial é indicado a pessoas que acabaram de ouvir sobre o Ubuntu, aqueles que nunca instalaram o Ubuntu antes e querem testá-lo, mas não sabem como.

Leia mais

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS M i n i - C u r s o d e I n t r o d u ç ã o a o G N U / L i n u x AULA 7 Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki PET Computação UFRGS Setembro 2009 S i s t e m a s d e A r q u i v o s e I n

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS. Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel.

SISTEMAS DE ARQUIVOS. Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel. 1/5 SISTEMAS DE ARQUIVOS Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel. Tudo no computador é gerenciado pelo sistema operacional,

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais

Administração de Sistemas Operacionais Administração de Sistemas Operacionais Linux - Introdução Alex Furtunato CEFET/RN alex@cefetrn.br http://www.cefetrn.br/~alex Sumário Histórico Características principais Distribuições Partições Sistema

Leia mais

Implementação de Sistemas de Arquivos. Na Aula Anterior... Esquema do Sistema de Arquivos. Nesta Aula 31/10/2016. Estrutura de Baixo Nível de um Disco

Implementação de Sistemas de Arquivos. Na Aula Anterior... Esquema do Sistema de Arquivos. Nesta Aula 31/10/2016. Estrutura de Baixo Nível de um Disco GSI018 Sistemas Operacionais 31/10/2016 Implementação de Sistemas de Arquivos Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala Na Aula Anterior... Memória

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Unidade II

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX. Partições, Raid. Frederico Madeira LPIC 1, CCNA

ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX. Partições, Raid. Frederico Madeira LPIC 1, CCNA ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX Partições, Raid Frederico Madeira LPIC 1, CCNA fred@madeira.eng.br www.madeira.eng.br Agenda - Partições - RAID - Partição é uma sessão do disco rígido onde será criado um

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX Prof. Gleison Batista de Sousa Sistema de Arquivo É o método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em um disco ou

Leia mais

Implementação de Diretórios (1)

Implementação de Diretórios (1) Implementação de Diretórios (1) Ao abrir um arquivo, o SO usa o caminho para localizar a entrada no diretório. A entrada no diretório fornece informações para localizar os blocos de disco. Endereço de

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Gerenciamento de Armazenamento

Sistemas de Arquivos. Gerenciamento de Armazenamento Sistemas de Arquivos Gerenciamento de Armazenamento Arquivos Conforme discutimos anteriormente, um arquivo é um conjunto de bytes que representa dados, instruções ou ambos ao mesmo tempo. As finalidades

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Subsistema de Arquivos

Introdução aos Sistemas Operacionais. Subsistema de Arquivos Introdução aos Sistemas Operacionais Subsistema de Arquivos Eleri Cardozo FEEC/Unicamp Subsistema de Arquivos O subsistema de arquivos deve prover soluções para as seguintes questões: Como a informação

Leia mais

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual. ROTEIRO: DUAL BOOT IMPLANTANDO OS SISTEMAS OPERACIONAIS LINUX E WINDOWS. OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais

Sistemas de Arquivos. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais Sistemas de Arquivos Pedro Cruz EEL770 Sistemas Operacionais Requisitos de armazenamento Persistência Uma vez escritos, dados não podem ser perdidos Flexibilidade Volume de dados pode crescer e diminuir

Leia mais

ReFS - Conhece o poderoso sistema de ficheiros da Microsoft?

ReFS - Conhece o poderoso sistema de ficheiros da Microsoft? ReFS - Conhece o poderoso sistema de ficheiros da Microsoft? Date : 12 de Julho de 2017 O novo sistema de ficheiros da Microsoft, o ReFS, foi originalmente introduzido no Windows Server 2012. Concebido

Leia mais

Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows

Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows Windows Explorer e Sistemas de Arquivos Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows Quem é o Windows Explorer? Utilitário do Windows responsável pelo gerenciamento de arquivos,

Leia mais

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto Gerência do Sistema de Arquivos Adão de Melo Neto 1 Gerência do Sistema de Arquivos Organização dos arquivos Estrutura de diretório Gerência de espaço livre Gerência de alocação de arquivos em disco Proteção

Leia mais

PROJETO INTERDISCIPLINAR I

PROJETO INTERDISCIPLINAR I PROJETO INTERDISCIPLINAR I Linux e LPI 104 Dispositivos, Sistemas de e FHS www.lpi.org João Bosco Teixeira Junior boscojr@gmail.com 104.1 Particões e Sistemas de arquivos MBR - Setor de Boot (512b) Loader

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE ARQUIVO E GERENCIA DE MEMÓRIA

INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE ARQUIVO E GERENCIA DE MEMÓRIA INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE ARQUIVO E GERENCIA DE MEMÓRIA Prof. Hélio Esperidião DEFINIÇÕES DE ARQUIVOS Um arquivo é basicamente um conjunto de dados armazenados em um dispositivo físico não-volátil, com

Leia mais

O que faz? De tudo um pouco.

O que faz? De tudo um pouco. Sistema de arquivos O que faz? De tudo um pouco. Principalmente faz o controle dos arquivos armazenados em disco tanto do SO como dos usuários (abertura, acesso, consistência, etc.) Mas também inclui funções

Leia mais

Sistemas de Arquivos. (Aula 23)

Sistemas de Arquivos. (Aula 23) Sistemas de Arquivos (Aula 23) Funções de um SO Gerência de processos Gerência de memória Gerência de Arquivos Gerência de I/O Sistema de Proteção 2 Sistemas Operacionais 2008/1 Necessidade de Armazenamento

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 21: Sistemas de Arquivos Diego Passos Conceitos Básicos Arquivo Unidade lógica de armazenamento de informação. Contém bytes que representam uma ou mais informações

Leia mais

Estrutura de Diretórios Linux. Rodrigo Gentini gentini@msn.com

Estrutura de Diretórios Linux. Rodrigo Gentini gentini@msn.com Linux Rodrigo Gentini gentini@msn.com /bin - Ficam armazenados os comandos básicos que todos os usuários podem usar, como o : ls, cat, cd entre outros. /boot - Ficam todos os arquivos que a máquina precisa

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Capítulo 6. Sistemas Operacionais João Bosco Junior -

Sistemas de Arquivos. Capítulo 6. Sistemas Operacionais João Bosco Junior - Capítulo 6 Afirmações: Sistemas de Arquivos Introdução Informações devem sobreviver a desligamentos do sistema (Persistência). Usuário não quer se preocupar em localizar os blocos onde estão os seus dados

Leia mais

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke. Informática Linux Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática O SISTEMA OPERACIONAL GNU/LINUX Características Gerais O Linux surgiu por meio do Projeto GNU (GNU s Not Unix) e é

Leia mais

Comandos básicos. Sistemas Operacionais II

Comandos básicos. Sistemas Operacionais II Comandos básicos Sistemas Operacionais II Comando ln Cria links entre arquivos e diretórios. Sintaxe ln [opções] arquivo link ln [opções] arquivos diretorio Opções -f: sobrescreve links existentes ou arquivos

Leia mais

Administração de sistemas operacionais. Comandos de manipulação de arquivos/diretórios.

Administração de sistemas operacionais. Comandos de manipulação de arquivos/diretórios. Administração de sistemas operacionais Comandos de manipulação de arquivos/diretórios. ls Lista os arquivos de um diretório. ls [opções] [caminho/arquivo] [caminho1/arquivo1]... onde: caminho/arquivo Diretório/arquivo

Leia mais

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha em várias aplicações nas quais são necessárias estabilidade

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Estrutura de diretórios Diretório Local utilizado para armazenar arquivos e outros diretórios

Leia mais

Sistemas Operacionais. BC Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais. BC Sistemas Operacionais BC 1518 - Sistemas Operacionais Sistema de Arquivos (aula 10 Parte 2) Prof. Marcelo Z. do Nascimento 1 Estrutura do Sistema de Arquivo Gerência de espaço em disco Roteiro Cópia de segurança do sistema

Leia mais

CESPE/UNB ANÁLISE DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA MPS 2010 1) Em um computador em que se use o sistema operacional Linux, os arquivos referentes ao monitor, ao disco rígido, às unidades de CD, à porta de

Leia mais

ACL s Linux POSIX. João Paulo Ozório Leandro Pereira Paulo César Ferreira

ACL s Linux POSIX. João Paulo Ozório Leandro Pereira Paulo César Ferreira ACL s Linux POSIX João Paulo Ozório Leandro Pereira Paulo César Ferreira O que são ACL s O sistema de permissões do Linux é considerado muito seguro e simples de utilizar. Cada arquivo ou diretório pode

Leia mais

ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 1

ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 1 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 1 SISTEMAS DE ARQUIVOS 1. Conceito Os sistemas operacionais (SO) são, no sentido mais amplo, um conjunto de programas e arquivos que criam uma interface entre o usuário, seus

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ACESSO, ATRIBUTOS E OPERAÇÕES COM ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ACESSO, ATRIBUTOS E OPERAÇÕES COM ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA OPERAÇÕES COM ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO O Sistema de Arquivos é o modo como as informações são armazenadas nos dispositivos físicos de armazenamento, exemplo

Leia mais

Aula 06. Montagem de Dispositivos. Prof. Roitier Campos

Aula 06. Montagem de Dispositivos. Prof. Roitier Campos Aula 06 Montagem de Dispositivos Prof. Roitier Campos Montagem de Dispositivo No Linux, os arquivos em qualquer dispositivo de armazenamento (disquete, CDROM ou HD), devem fazer parte do sistema de arquivos

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Sistemas Operacionais i Sistema de Arquivos Introdução Aula 16 Armazenamento permanente de grande volume de informações Memória primária (RAM) é volátil

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

Comandos de monitoração de ambiente e redes no Linux

Comandos de monitoração de ambiente e redes no Linux Comandos de monitoração de ambiente e redes no Linux Ip addr show (lo) = loopback não é uma interface física e sim lógica, ela estará sempre presente no sistema, mesmo a máquina não estando em rede. (eth0)

Leia mais

Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados

Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados Redes Gerência e a Internet de Redes Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados Conceitos Básicos 01 E-mail: euberchaia@yahoo.com.br Site: www.echaia.com Sistema de Arquivos

Leia mais

Sistema de Arquivos EXT3

Sistema de Arquivos EXT3 Sistema de Arquivos EXT3 Introdução Ext3 é uma nova versão do Ext2. Possui as mesmas estruturas do ext2, além de adicionar as propriedades do Journal. O uso do Ext3 melhora na recuperação do sistema(dados),

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Arquivos e Diretórios Características e Implementação Tadeu Ferreira Oliveira - tadeu.ferreira@ifrn.edu.br

Sistemas de Arquivos. Arquivos e Diretórios Características e Implementação Tadeu Ferreira Oliveira - tadeu.ferreira@ifrn.edu.br Sistemas de Arquivos Arquivos e Diretórios Características e Implementação Tadeu Ferreira Oliveira - tadeu.ferreira@ifrn.edu.br Tadeu Ferreira IFRN 2016 Sistemas de Arquivos Objetivos Armazenar uma quantidade

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Sistemas de Arquivos. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Sistemas de Arquivos Prof. Marciano dos Santos Dionizio Formatação Física Originalmente, os discos magnéticos do HD são um terreno inexplorado. Para que os dados possam ser armazenados e lidos de forma

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Sistemas de Arquivos - Exemplos

Sistemas de Arquivos. Sistemas de Arquivos - Exemplos 1 Sistemas de Arquivos Prof. Clodoaldo Ap. Moraes Lima 1 FAT; NTFS; SunNFS; Ext2/3; Sistemas de Arquivos - Exemplos 2 2 FAT MS-DOS Limite de nome de arquivo 8 + 3 (8.3) caracteres; Hierarquia de diretórios

Leia mais

Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos. Operating System Concepts 8th Edition

Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos. Operating System Concepts 8th Edition Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos Sobre a apresentação (About the slides) Os slides e figuras dessa apresentação foram criados por Silberschatz, Galvin e Gagne em 2009. Esse apresentação

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Diretórios Gerenciamento de Espaço em Disco

Sistemas de Arquivos. Diretórios Gerenciamento de Espaço em Disco Sistemas de Arquivos Diretórios Gerenciamento de Espaço em Disco Implementação de Diretórios (1) Contém informações que permitem acessar os arquivos As entradas do diretório fornecem informações para encontrar

Leia mais

Capítulo 11 Sistemas de Arquivos

Capítulo 11 Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo Sistemas de s Introdução O armazenamento e a recuperação de informações

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Linux - Introdução

Sistemas Operacionais II. Linux - Introdução Sistemas Operacionais II Linux - Introdução 2 Histórico Em 1991, um estudante de computação da Finlândia chamado Linus Torvalds desenvolveu um kernel compatível com o Unix para um processador 80386 que

Leia mais

Programação Aplicada a Redes de Computadores Shell Script

Programação Aplicada a Redes de Computadores Shell Script Programação Aplicada a Res Computadores Shell Script Faculdas IESGO 2º Sem 2016 Definições Software Livre (Free Software) Conceito que prevê que todo software será distribuído com seu código-fonte, pondo

Leia mais

MEMÓRIA INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA VINÍCIUS PÁDUA

MEMÓRIA INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA VINÍCIUS PÁDUA MEMÓRIA INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA VINÍCIUS PÁDUA MEMÓRIA O que são as memórias? Armazenamento Instruções de um programa em execução Dados iniciais dos programas Resultados finais a serem transmitidos a

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Arquitetura do sistema de arquivos em camadas Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Sistemas Operacionais i Sistema de Arquivos Introdução Aula 17 Estrutura de diretórios Alocação e gerenciamento de

Leia mais

Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos

Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos Aula 04 Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos Prof. Roitier Campos Partições São divisões existentes no disco rígido que marcam onde começa onde terminam um sistema de arquivos. Elas permitem

Leia mais

Informática. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I. b) II. c) I e III. d) I e II. e) II e III.

Informática. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I. b) II. c) I e III. d) I e II. e) II e III. Informática 01- Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos a respeito e software em I - Nome é um atributo básico de um arquivo que consiste no nome simbólico atribuído a um arquivo.

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Estrutura de diretórios Linux

Administração de sistemas Linux. Estrutura de diretórios Linux Administração de sistemas Linux Estrutura de diretórios Linux Filesystem Hierarchy Standard (FHS): A norma FHS é um conjunto de requerimentos técnicos que visam estabelecer normas e padrões para a estrutura

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Professor: Araken de Medeiros Santos INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores

Leia mais

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

Sistemas de arquivos no linux

Sistemas de arquivos no linux Sistemas de arquivos no linux Roger Fonseca Nogueira Universidade Católica de Pelotas roy@ufpel.edu.br Resumo Com o crescimento do sistema operacional Linux e sua crescente utilização em sistemas servidores,

Leia mais

Sistemas Operacionais Arquivos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca

Sistemas Operacionais Arquivos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca Sistemas Operacionais Arquivos Carlos Ferraz (cagf@cin.ufpe.br) Jorge Cavalcanti Fonsêca (jcbf@cin.ufpe.br) Copyright Carlos Ferraz Cin/UFPE Armazenamento da Informação a Longo Prazo 1. Deve ser possível

Leia mais

Introdução ao Linux. Professor Breno Leonardo G. de M. Araújo

Introdução ao Linux. Professor Breno Leonardo G. de M. Araújo Introdução ao Linux Professor Breno Leonardo G. de M. Araújo Sistema Operacional Linux Embora o Sistema Operacional Microsoft Windows ainda seja predominante no mercado de desktops e Notebooks,já é, bastante

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Linux Desktop

Sistema Operacionais II. Aula: Linux Desktop Sistema Operacionais II Aula: Linux Desktop Objetivos Instalar e utilizar o Ubuntu Desktop 13.10; Utilizar o Ubuntu Desktop como cliente de uma rede local. Conhecer seu sistema de arquivos e estrutura

Leia mais

ESTRUTURA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS

ESTRUTURA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS LISTA 01 NOME: NOME: NOME: ESTRUTURA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS 01. O que vem a ser o KERNEL de um sistema operacional? 02. Uma das maneiras de comunicar-se com o KERNEL são através da linguagem de comandos

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Introdução Acesso ao Subsistema de E/S Subsistema de E/S Device Drivers Controladores Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho,

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes

Leia mais

LÉO MATOS INFORMÁTICA

LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA WINDOWS MICROSOFT BILL GATES MSDOS X WINDOWS 2015 EDIÇÕES LICENÇA DE USO ARQUIVOS .docx.xlsx.pptx.txt.pdf Imagens BMP O formato BMP (ou Bitmap)

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ARQUIVO. Prof. Hélio Esperidião

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ARQUIVO. Prof. Hélio Esperidião INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ARQUIVO Prof. Hélio Esperidião Definições de Arquivos Um arquivo é basicamente um conjunto de dados armazenados em um dispositivo físico não-volátil, com um nome ou outra referência

Leia mais

Sistemas Operacionais. Sistema de Arquivos. Edeyson Andrade Gomes.

Sistemas Operacionais. Sistema de Arquivos. Edeyson Andrade Gomes. Sistemas Operacionais Sistema de Arquivos Edeyson Andrade Gomes www.edeyson.com.br Sistema de Arquivos Mecanismo que provê armazenamento e acesso a dados e programas do Sistema Operacional e do usuário;

Leia mais

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto Gerência do Sistema de Arquivos Adão de Melo Neto 1 Gerência do Sistema de Arquivos Organização de arquivos Operações de E/S Estrutura de diretórios Gerência de espaço livre Gerência de alocação de espaços

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS Tutorial de Instalação Linux Ubuntu 16.04.2 LTS (Cléber Ribas dos Santos) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional Linux Ubuntu 16.04.2 LTS

Leia mais

Sistemas de Arquivos

Sistemas de Arquivos Sistemas de Arquivos Problemas da alocação em RAM Baixa capacidade Volatilidade Solução: uso de arquivos Conceito de arquivo Espaço endereços lógico contíguo Coleção informações correlatas com mesmo nome

Leia mais

INFORMÁTICA. É correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III.

INFORMÁTICA. É correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III. INFORMÁTICA 01. Para que computadores pessoais (PC) possam funcionar, é necessário que eles estejam dotados de recursos tanto de hardware como de software. A esse respeito é correto afirmar que a) a Unidade

Leia mais

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1 1- Software: É o elemento lógico (não palpável) do sistema computacional. 1.1- Classificação do Software: 1. Básico = fundamental para o processamento. Ex: Sistema Operacional. 2. Aplicativo = auxilia

Leia mais

1º Ano - Técnico em Informática Integrado. Sistemas Operacionais

1º Ano - Técnico em Informática Integrado. Sistemas Operacionais 1º Ano - Técnico em Informática Integrado Sistemas Operacionais Navegação entre diretórios Antes de começar a trabalhar diretamente com os comandos do Linux, é necessário navegarmos entre os diretórios

Leia mais

O que é um Arquivo? 2 /18

O que é um Arquivo? 2 /18 Sistema de Arquivos O que é um Arquivo? Arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução

Leia mais

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional.

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional. Windows SISTEMA OPERACIONAL Programa que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. Exemplo: Dos, Windows É o Software principal, controla e gerencia o computador traduzindo suas instruções

Leia mais

Professor: Lau Cheuk Lung

Professor: Lau Cheuk Lung Introdução à Informática Professor: Lau Cheuk Lung Conceitos Básicos Sistemas computacionais 2 partes básicas: hardware e software HARDWARE SOFTWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes

Leia mais