Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal)"

Transcrição

1 Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Professor:

2 O que precisamos saber antes de iniciar a instalação? 1. Entender a estrutura de diretório do GNU/LINUX; 2. Definir a melhor forma de particionamento do Disco Rígido; 3. Definir o Sistema de Arquivo mais adequado as suas necessidades; 4. Configurações de IP e Hostname do Servidor.

3 O que são Partições São divisões existentes no disco rígido que marcam onde começa onde termina um sistema de arquivos. As partições nos permitem usar mais de um sistema operacional no mesmo computador (como o GNU/Linux, Windows e DOS), ou dividir o disco rígido em uma ou mais partes para ser usado por um único sistema operacional ou até mesmo por diferentes arquiteturas (32 e 64 bits). Após criada e formatada, a partição será automaticamente identificada como um dispositivo no diretório /dev Uma partição de disco não interfere em outras partições existentes, por este motivo é possível usar o Windows, GNU/Linux e qualquer outro sistema operacional no mesmo disco.

4 O que são Partições

5 O que é um SISTEMA DE AQUIVOS? Sistema de arquivos é uma estrutura lógica aplicada à um meio físico de armazenamento (Disco Rígido, por exemplo) através da formatação, que permite armazenar informações em massa e de forma bem organizada. Permiti que um Sistema Operacional, ou aplicações, possam ser usadas pelo computador, assim como gravar novas informações (Arquivos), e também que essas informações possam ser acessadas posteriormente. Para utilizar uma partição é necessário que a mesma tenha um Sistema de Arquivos.

6 Sistemas de Arquivos

7 O que é JOUNALING? Journaling é um recurso usado pelos sistemas de arquivos que consiste em uma área dedicada para registros, armazenando todas as ações que serão feitas nos arquivos, como gravação e/ou alteração de dados, por exemplo. Com o 'jounaling', o sistema de arquivos passa a registrar em uma área especial chamada journal, ou log, as ações que serão feitas nos arquivos (gravação ou alteração de dados, por exemplo) antes da gravação no Sistema de Aarquivo em si. Os registros no log são escritos antes que as mudanças efetivamente ocorram no sistema de arquivos. Estes registros somente são eliminados quando as mudanças são executadas nos arquivos.

8 JOUNALING

9 Técnicas de JOUNALING? Journal Físico: Consiste em registrar uma cópia antecipada de todos os blocos de arquivos que serão posteriormente gravados no sistema de arquivo principal. Journal Lógico: Consiste em gravar apenas os metadados que sofrerão ações, tais como leitura/gravação e alteração dos arquivos. Os sistemas de arquivos para GNU/Linux: JFS, XFS, ReiserFS, ext3 e ext4, possuem 'journaling'

10 Tipos de Sistemas de Arquivos Sistema de arquivos ext3 O sistema de arquivos ext3 já está entre a comunidade GNU/Linux a muito tempo e ainda é bastante utilizado. O ext3 é uma atualização do sistema de arquivos ext2. Em relação ao ext2, a principal diferença é a implementação do journaling

11 Tipos de Sistemas de Arquivos Sistema de arquivos ext4 O ext4 trouxe, de acordo com seus desenvolvedores, alguns recursos que não existiam no ext3, mantendo alguns que a versão anterior já possuía. Na verdade são recursos que estavam tentando implantar na versão 3 do extfs (ext3), porém, devido a alguns problemas na implementação não foi possível. Suporte para tamanhos maiores de volumes e arquivos em relação à versão 3. O ext4 tem uma margem de 1024 PB (Petabytes) ou 1EB (Exabyte) para partições e 16 TB por arquivo. Maior número de subdiretórios: O ext3 colocava um limite de subdiretórios ou pastas de 32000, no ext4 os limites serão apenas o do espaço fornecido pelo disco.

12 Tipos de Sistemas de Arquivos Sistema de arquivos XFS O sistema de arquivos XFS é considerado por muitos de alto desempenho, é um sistema de arquivos de 64 bits sendo compatível com sistemas de 32 bits. Foi desenvolvido inicialmente para o SO IRIX, depois portado para o kernel GNU/Linux. XFS faz uso do journaling Lógico, assim, se um arquivo estiver sendo usado e as alterações dos metadados não forem gravadas antes de um erro ou falha (falta de energia por exemplo), todo ou uma parte do arquivo poderá ficar corrompido, já que seu conteúdo não foi salvo.

13 Tipos de Sistemas de Arquivos Sistema de arquivos ReiserFS O sistema de arquivos ReiserFS foi criado por Hans Reiser. O ReiserFS foi o primeiro sistema de arquivos com suporte a journaling incluído no núcleo do GNU/Linux. Algo muito interessante no ReiserFS é suporte ao journaling implantado desde o início e não depois de ter sido desenvolvido (como foi feito no extfs). Isso garante que o ReiserFS trabalhe melhor com o journal, possibilitando uma tolerância contra falhas mais eficaz. Uma desvantagem do ReiserFS é seu consumo de CPU muito elevado, chegando a usar até 99% quando a atividade de disco é elevada. O futuro do ReiserFS é atualmente dado como incerto, em virtude da prisão, em 10 de Outubro de 2006, de Hans Reiser, seu criador, e sua condenação em 28 de Abril de 2008 pelo assassinato de sua mulher no início de Setembro de 2006.

14 Tipos de Sistemas de Arquivos Sistema de arquivos XFS O sistema de arquivos XFS é considerado por muitos de alto desempenho, é um sistema de arquivos de 64 bits sendo compatível com sistemas de 32 bits. Foi desenvolvido inicialmente para o SO IRIX, depois portado para o kernel GNU/Linux. XFS faz uso do journaling Lógico, assim, se um arquivo estiver sendo usado e as alterações dos metadados não forem gravadas antes de um erro ou falha (falta de energia por exemplo), todo ou uma parte do arquivo poderá ficar corrompido, já que seu conteúdo não foi salvo.

15 Tipos de Sistemas de Arquivos Sistema de arquivos JFS O JFS foi criado com o propósito principal de ser utilizado em servidores que deveriam usar poucos recursos do processador, e ser capaz de ser redimensionado mesmo em uso. JFS é um sistema de 64 bits, assim como XFS, onde existem duas versões: JFS1 e JFS2. No GNU/Linux é usada a versão 2. Taxas de transferências baixas, nunca espere transferências com alta velocidade, pois o mesmo é lento. Foi desenvolvido com o propósito principal de trabalhar com arquivos grandes e não trabalha bem com arquivos pequenos. Na criação e desempacotamento de arquivos sua velocidade é baixa.

16 Benchmark básico dos sistemas de arquivos

17 Benchmark básico dos sistemas de arquivos

18 Benchmark básico dos sistemas de arquivos

19 Benchmark básico dos sistemas de arquivos

20 Benchmark básico dos sistemas de arquivos

21 Benchmark básico dos sistemas de arquivos

22 Árvore de Diretórios do GNU/Liunx

23 Árvore de Diretório do GNU/LINUX / - diretório principal ou raiz(root) /boot - Contém arquivos necessários para a inicialização do sistema. /bin - arquivos binários de acesso geral do sistema operacional /sbin - arquivos binários de acesso restrito ao super usuário do sistema operacional /lib - bibliotecas do sistema /etc - arquivos de configuração do sistema /dev - devices ou dispositivos do sistema /home - diretórios dos usuários /var - arquivos de conteúdo variável /mnt - ponto de montagem para dispositivos do usuário /usr - User System Resources é aonde os usuários instalam seus programas

24 Ponto de Montagem O GNU/Linux acessa as partições existente em seus discos rígidos e disquetes através de diretórios. Os diretórios que são usados para acessar (montar) partições são chamados de Pontos de Montagem. No DOS cada letra de unidade (C:, D:, E:) identifica uma partição de disco, no GNU/Linux os pontos de montagem fazem parte da grande estrutura do sistema de arquivos raiz.

25 Ponto de Montagem Vantagem sobre Windows 1.Você pode montar a partição no diretório que quiser. 2.Em caso de um sistema de arquivos cheio, você pode copiar o conteúdo de um grande diretório para outro sistema de arquivos, apagar o conteúdo do diretório original e montar o disco onde foram copiados os arquivos naquele local. 3.Reduz riscos de corrompimento do sistema operacional. Caso isto aconteça, será necessário apenas restaurar o backup do sistema de arquivos afetado. 4.Tempo de boot reduzido quando um sistema de arquivos for verificado por ferramentas como o fsck. 4.O uso de pontos de montagem torna o gerenciamento mais flexível. 4.A adição de novas partições ou substituição de discos rígidos não afeta a ordem de identificação dos discos e pontos de montagem (como não acontece no Windows).

26 Identificação de discos e partições em sistemas GNU/Linux No GNU/Linux, os dispositivos existentes em seu computador (como discos rígidos, pendrives, flash, disquetes,tela, portas de impressora, modem, etc) são identificados por um arquivo referente a este dispositivo no diretório /dev. A identificação de discos rígidos no GNU/Linux é feita da seguinte forma:

27 Identificação de discos e partições em sistemas GNU/Linux Abaixo algumas identificações de discos e partições em sistemas Linux: /dev/fd0 - Primeira unidade de disquetes. /dev/fd1 - Segunda unidade de disquetes. /dev/sda - Primeiro disco rígido na primeira controladora SATA ou SCSI. /dev/sda1 - Primeira partição do primeiro disco rígido SATA ou. /dev/sdb - Segundo disco rígido na primeira controladora SATA ou SCSI. /dev/sdb1 - Primeira partição do segundo disco rígido SATA ou SCSI.

28 Vamos Por a mão na Massa! Instalando o Centos 6.6 Minimal no Oracle VM Virtual Box

29

Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos

Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos Aula 04 Comandos Diversos relacionados a Sistemas de Arquivos Prof. Roitier Campos Partições São divisões existentes no disco rígido que marcam onde começa onde terminam um sistema de arquivos. Elas permitem

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Partições Sistemas de Arquivos Pontos de Montagem Partições

Leia mais

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: #

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: # LINUX Linux não é totalmente um SO, na verdade ele é o que chamamos de KERNEL, ou seja, o núcleo do Sistema Operacional. O Kernel é o responsável pela integração do hardware com o software. Como o código-fonte

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III A estrutura dos diretórios do sistema GNU/Linux Gerenciador de diretórios e arquivos Para quem está acostumado a operar o Windows, vai notar que existe

Leia mais

Sistemas de arquivos

Sistemas de arquivos Todos os programas precisam armazenar e recuperar dados. Os processos não podem armazenar grande quantidade de dados no seu espaço de endereçamento. Quando o processo chega ao final os dados no seu espaço

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Tipos de Filesystem Filesystem no Linux tudo é tratado como arquivo, por exemplo, um disco rígido é tratado como arquivo, placa

Leia mais

LINUX. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr.

LINUX. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr. LINUX Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr. 2 Sistemas de Arquivo Todo sistema operacional precisa de um sistema de arquivos. Todo sistema de arquivo serve para fornecer ao sistema operacional uma estrutura

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX Prof. Gleison Batista de Sousa Sistema de Arquivo É o método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em um disco ou

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 03 Visão Geral do Linux Objetivos Entender de forma básica o funcionamento do sistema Linux; Aprender as principais

Leia mais

Sistema Operacional GNU/Linux Discos

Sistema Operacional GNU/Linux Discos Discos e Partições Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Julho / 2017 1/21 Partições São divisões existentes no disco rígido que marcam onde

Leia mais

Hierarquia de Diretórios da Família Linux. Sistemas Operacionais 1

Hierarquia de Diretórios da Família Linux. Sistemas Operacionais 1 Hierarquia de Diretórios da Família Linux 1 Conteúdo Estrutura de Diretórios; Árvore de Diretórios; Diretórios mais importantes; 2 Estrutura de Diretórios A identificação dos objetos de um sistema de arquivos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX. Partições, Raid. Frederico Madeira LPIC 1, CCNA

ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX. Partições, Raid. Frederico Madeira LPIC 1, CCNA ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX Partições, Raid Frederico Madeira LPIC 1, CCNA fred@madeira.eng.br www.madeira.eng.br Agenda - Partições - RAID - Partição é uma sessão do disco rígido onde será criado um

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos

Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos Administração de sistemas Linux Manipulação do sistemas de arquivos Antes de instalar qualquer sistema operacional, é necessário particionar o HD, criando as partições de instalação. Devido a uma limitação

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais

Administração de Sistemas Operacionais Administração de Sistemas Operacionais Linux - Introdução Alex Furtunato CEFET/RN alex@cefetrn.br http://www.cefetrn.br/~alex Sumário Histórico Características principais Distribuições Partições Sistema

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Estrutura de diretórios Diretório Local utilizado para armazenar arquivos e outros diretórios

Leia mais

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS M i n i - C u r s o d e I n t r o d u ç ã o a o G N U / L i n u x AULA 7 Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki PET Computação UFRGS Setembro 2009 S i s t e m a s d e A r q u i v o s e I n

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Linux Desktop

Sistema Operacionais II. Aula: Linux Desktop Sistema Operacionais II Aula: Linux Desktop Objetivos Instalar e utilizar o Ubuntu Desktop 13.10; Utilizar o Ubuntu Desktop como cliente de uma rede local. Conhecer seu sistema de arquivos e estrutura

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Estrutura de diretórios Linux

Administração de sistemas Linux. Estrutura de diretórios Linux Administração de sistemas Linux Estrutura de diretórios Linux Filesystem Hierarchy Standard (FHS): A norma FHS é um conjunto de requerimentos técnicos que visam estabelecer normas e padrões para a estrutura

Leia mais

CPU. Memória. Periféricos, dispositivos de entrada, saída 07/04/2017

CPU. Memória. Periféricos, dispositivos de entrada, saída 07/04/2017 SUSEPE Informática Rodrigo Schaeffer Pré Prova Fundamentos da Computação: conceitos básicos de informática, componentes hardware e software dos computadores, Periféricos, dispositivos de entrada, saída

Leia mais

Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso:

Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso: Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso: Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes.

Leia mais

Histórico e conceitos básicos. GSO I Gestão de Sistemas Operacionais

Histórico e conceitos básicos. GSO I Gestão de Sistemas Operacionais Histórico e conceitos básicos GSO I Gestão de Sistemas Operacionais História do Linux Em 1991, Linus Benedict Torvalds, um estudante Filandês, pela necessidade de estudar melhor sistemas operacionais desenvolve

Leia mais

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha em várias aplicações nas quais são necessárias estabilidade

Leia mais

03/11/2011. Apresentação. SA do Linux. Sistemas de Arquivos. Curso Tecnologia em Telemática. Disciplina Administração de Sistemas Linux

03/11/2011. Apresentação. SA do Linux. Sistemas de Arquivos. Curso Tecnologia em Telemática. Disciplina Administração de Sistemas Linux Apresentação Administração de Sistemas Curso Tecnologia em Telemática Disciplina Administração de Sistemas Linux Professor: Anderson Costa anderson@ifpb.edu.br Assunto da aula Aspectos do Sistema de Arquivos

Leia mais

Aula 06. Montagem de Dispositivos. Prof. Roitier Campos

Aula 06. Montagem de Dispositivos. Prof. Roitier Campos Aula 06 Montagem de Dispositivos Prof. Roitier Campos Montagem de Dispositivo No Linux, os arquivos em qualquer dispositivo de armazenamento (disquete, CDROM ou HD), devem fazer parte do sistema de arquivos

Leia mais

CESPE/UNB ANÁLISE DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA MPS 2010 1) Em um computador em que se use o sistema operacional Linux, os arquivos referentes ao monitor, ao disco rígido, às unidades de CD, à porta de

Leia mais

LINUX. Uma visão geral

LINUX. Uma visão geral LINUX Uma visão geral O QUE É? Sistema Operacional Código aberto Criado por Linus Torvalds em 1991 Estudante de computação, 20 anos Linguagem C Variação do Minix Criado por Andrew S. Tanenbaum em 1987

Leia mais

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke. Informática Linux Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática O SISTEMA OPERACIONAL GNU/LINUX Características Gerais O Linux surgiu por meio do Projeto GNU (GNU s Not Unix) e é

Leia mais

Estrutura de Diretórios Linux. Rodrigo Gentini gentini@msn.com

Estrutura de Diretórios Linux. Rodrigo Gentini gentini@msn.com Linux Rodrigo Gentini gentini@msn.com /bin - Ficam armazenados os comandos básicos que todos os usuários podem usar, como o : ls, cat, cd entre outros. /boot - Ficam todos os arquivos que a máquina precisa

Leia mais

Administração Sistemas Operacionais de Rede

Administração Sistemas Operacionais de Rede Administração Sistemas Operacionais de Rede SISTEMAS DE ARQUIVOS Professor Airton Ribeiro 2016 Sistemas operacionais Sistema de Arquivos pode ser definido como uma estrutura que indica como os dados devem

Leia mais

Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados

Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados Redes Gerência e a Internet de Redes Instalador e Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação de Dados Conceitos Básicos 01 E-mail: euberchaia@yahoo.com.br Site: www.echaia.com Sistema de Arquivos

Leia mais

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO Sistema Operacional Conteúdo retirado do livro Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado Luiz Paulo

Leia mais

Discos Rígidos. Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012

Discos Rígidos. Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012 Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012 Os sistemas de arquivos é a parte do SO responsável pelo gerenciamento dos arquivos (estrutura, identificação, acesso,

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO 2 Sistema Operativo Cliente Instalação e configuração de um Sistema Operativo: Particionamento; Formatação; Opções de instalação; Otimização

Leia mais

Implementação de Sistemas de Arquivos. Na Aula Anterior... Esquema do Sistema de Arquivos. Nesta Aula 31/10/2016. Estrutura de Baixo Nível de um Disco

Implementação de Sistemas de Arquivos. Na Aula Anterior... Esquema do Sistema de Arquivos. Nesta Aula 31/10/2016. Estrutura de Baixo Nível de um Disco GSI018 Sistemas Operacionais 31/10/2016 Implementação de Sistemas de Arquivos Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala Na Aula Anterior... Memória

Leia mais

Comandos. Sistema Operacional GNU/Linux. Explicações Básicas

Comandos. Sistema Operacional GNU/Linux. Explicações Básicas Comandos Explicações Básicas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Julho / 2017 1/26 Textos para leitura: Leitura GNU/Linux - Introdução Dicas

Leia mais

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual. ROTEIRO: DUAL BOOT IMPLANTANDO OS SISTEMAS OPERACIONAIS LINUX E WINDOWS. OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

Leia mais

Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows

Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows Windows Explorer e Sistemas de Arquivos Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows Quem é o Windows Explorer? Utilitário do Windows responsável pelo gerenciamento de arquivos,

Leia mais

ICO60801 Introdução à Computação

ICO60801 Introdução à Computação ICO60801 Introdução à Computação Aula 08 Particionamento e Sistemas de Arquivos Professores: Maria Claudia Castro / Bruno Fontana Semestre letivo: 2014-1 O que é particionamento? Divisão do HD em várias

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Sistemas Operacionais. Aula 11. Sistemas de Arquivos Jornalados (Journaling File Systems)

Universidade Federal de Minas Gerais. Sistemas Operacionais. Aula 11. Sistemas de Arquivos Jornalados (Journaling File Systems) Aula 11 Sistemas de Arquivos Jornalados (Journaling File Systems) Problema Sistemas de arquivos simples podem apresentar problemas. Por exemplo, em casos de queda de energia, durante uma operação qualquer

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Linux - Introdução

Sistemas Operacionais II. Linux - Introdução Sistemas Operacionais II Linux - Introdução 2 Histórico Em 1991, um estudante de computação da Finlândia chamado Linus Torvalds desenvolveu um kernel compatível com o Unix para um processador 80386 que

Leia mais

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat Instalando o Ubuntu 10.10 - Maverick Meerkat Este tutorial é indicado a pessoas que acabaram de ouvir sobre o Ubuntu, aqueles que nunca instalaram o Ubuntu antes e querem testá-lo, mas não sabem como.

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Victor Halla

Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Victor Halla Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Victor Halla Conteúdo Sistema de Arquivos Introdução Sistemas de Diretórios Gerenciamento de Entrada e Saída; Problemas de alocação em memória Perda

Leia mais

Instalando o CENTOS 6.6 Minimal

Instalando o CENTOS 6.6 Minimal Instalando o CENTOS 6.6 Minimal INTRODUÇÃO Esta prática tem como objetivo a instalação e configuração da aplicação de gerenciamento do sistema operacional GNU/Linux CENTOS 6.6 Minimal - X386. O CentOS,

Leia mais

Programação Aplicada a Redes de Computadores Shell Script

Programação Aplicada a Redes de Computadores Shell Script Programação Aplicada a Res Computadores Shell Script Faculdas IESGO 2º Sem 2016 Definições Software Livre (Free Software) Conceito que prevê que todo software será distribuído com seu código-fonte, pondo

Leia mais

SEMINÁRIO Sistema de Arquivos

SEMINÁRIO Sistema de Arquivos UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BC1518 - SISTEMAS OPERACIONAIS SEMINÁRIO Sistema de Arquivos Alunos: Guilherme Yuji Tuyama Kauê Vidal Ricardo Koiti Sato Rogério Kiyoshi Kaneko EXT3 Extended File System 3 MinixFS

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS. Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel.

SISTEMAS DE ARQUIVOS. Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel. 1/5 SISTEMAS DE ARQUIVOS Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel. Tudo no computador é gerenciado pelo sistema operacional,

Leia mais

Sistema de arquivos. Adriano J. Holanda 24/5/2016

Sistema de arquivos. Adriano J. Holanda 24/5/2016 Sistema de arquivos Adriano J. Holanda 24/5/2016 Sistema de arquivos Definição Interface entre os processos e os meios de armazenamento que fornece as abstrações e operações para a manipulação de bytes.

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Introdução Acesso ao Subsistema de E/S Subsistema de E/S Device Drivers Controladores Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho,

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Sistemas de Arquivos- Parte 1 O que é um sistema de arquivos? O que é um sistema de arquivos? É a forma de organização

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Unidade II

Leia mais

Backup. É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental.

Backup. É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental. Professor Gedalias Valentim Informática para Concursos É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental. Porque fazer Perda acidental

Leia mais

IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO

IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO Conceitos relativos a um Sistema Operacional Sistema Operacional O Sistema Operacional é um programa que gerencia todos os recursos da máquina, tais

Leia mais

Estrutura do Sistema Operacional

Estrutura do Sistema Operacional Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Aula 04 Estrutura do Sistema Operacional 2 1 Estrutura do Sistema Operacional

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

Aula 06. Slots para Memórias

Aula 06. Slots para Memórias Aula 06 Slots para Memórias Slot para as memórias 2 Slot para as memórias Os soquetes de memória são numerados: 1, 2 e 3. Instale memória primeiro no 1, depois no 2, depois no 3. Normalmente não é permitido

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Objetivos Dispositivos de armazenamento Sistemas de arquivos Memória ROM Memória de apenas leitura Utilizada para armazenar programas e dados

Leia mais

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

Gerência de Entrada e Saída

Gerência de Entrada e Saída Gerência de Entrada e Saída Dispositivos de Entrada e Saída (1) Constituídos de 2 partes: Mecânica Eletrônica Controladora ou Adaptadora Controladora Placa ligada a um slot livre, ou inserida diretamente

Leia mais

Sistemas Operacionais Abertos

Sistemas Operacionais Abertos Sistemas Operacionais Abertos Revisando a aula anterior O formato de pacotes.deb Formato do pacote : samba_3.0-2_i386.deb samba nome do pacote 3.0 versão 2 release i386 arquitetura deb tipo do pacote dpkg

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta CST em Redes de Computadores Introdução Computadores Computadores são compostos, basicamente, de CPU, memória e dispositivos de entrada e saída

Leia mais

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador Karina Girardi Roggia karina.roggia@udesc.br Departamento de Ciência da Computação Centro de Ciências Tecnológicas Universidade do Estado de Santa Catarina 2016

Leia mais

Implementação de Diretórios (1)

Implementação de Diretórios (1) Implementação de Diretórios (1) Ao abrir um arquivo, o SO usa o caminho para localizar a entrada no diretório. A entrada no diretório fornece informações para localizar os blocos de disco. Endereço de

Leia mais

Configuração VM Virtual Box

Configuração VM Virtual Box Configuração VM Virtual Box Instalando o disco virtual. Clique em Novo. Na tela seguinte, nomeie o seu DS Starview e coloque o sistema operacional em Linux, escolha uma versão com 32-bit e avance para

Leia mais

Subsistemas de E/S Device Driver Controlador de E/S Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho, redundância, proteção de dados

Subsistemas de E/S Device Driver Controlador de E/S Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho, redundância, proteção de dados Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Gerência de Dispositivos Subsistemas de E/S Device Driver Controlador de E/S

Leia mais

Particionamento e Formatação

Particionamento e Formatação Particionamento e Formatação Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates Particionar Particionar é o mesmo que dividir algo em porções menores. O particionamento corresponde

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

Sistemas Operacionais Abertos

Sistemas Operacionais Abertos Sistemas Operacionais Abertos Aula 03 características e comandos do Linux Prof. Jean Carlos da Silva Galdino IFRN - Parnamirim Características do Linux SO multitarefa, Multiplataforma e multiusuário; -

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Sistemas Operacionais Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Inicializando o Sistema BIOS verifica os componentes instalados (RAM, teclado etc.) e verifica se dispositivos estão

Leia mais

Particionando discos Rígidos.

Particionando discos Rígidos. Particionando discos Rígidos. OBJETIVOS: PREPARAÇÃO DO HD PARA INSTALAÇÃO DO WINDOWS 98 PARTICIONAMENTO FORMATAÇÃO BOOT INSTALAÇÃO LÓGICA DO DISCO RÍGIDO PARTICIONAMENTO FDISK FORMATAÇÃO LÓGICA FORMAT

Leia mais

>>> OBJETIVOS... === FHS - Filesystem Hierarchy Standard. === Sistemas de arquivos e Partições

>>> OBJETIVOS... === FHS - Filesystem Hierarchy Standard. === Sistemas de arquivos e Partições >>> OBJETIVOS... === FHS - Filesystem Hierarchy Standard === Sistemas de arquivos e Partições >>> FHS - Filesystem Hierarchy Standard >Padrão de organização de pastas e arquivos em Sistemas Unix-Like >organizar

Leia mais

Gerência de Redes de Computadores. 05 Gerência de Hospedeiros (Hosts)

Gerência de Redes de Computadores. 05 Gerência de Hospedeiros (Hosts) Gerência de Redes de Computadores 05 Gerência de Hospedeiros (Hosts) UFCG / DSC / JPS * 05 GERÊNCIA DE HOSPEDEIROS 1 TIPOS DE HOSPEDEIROS DOIS TIPOS DE HOSPEDEIROS o Estações Servidores o Estações Clientes

Leia mais

Introdução à Informática Aulas 27 e 28

Introdução à Informática Aulas 27 e 28 FAPAN SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SI Introdução à Informática Aulas 27 e 28 Prof. Roberto Tikao Tsukamoto Júnior Cáceres, 18 de abril de 2011. REVISÃO Conversão Decimal para Binário Exemplo 1: número 107

Leia mais

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva 2010 Unicenter. Todos os direitos reservados Hardware vs software Hardware É a parte física do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsáveis

Leia mais

RAID. Redundant Array of Independent Disks

RAID. Redundant Array of Independent Disks RAID Redundant Array of Independent Disks Introdução - RAID A tecnologia RAID (Redundant Array of Independent Disks) foi desenvolvida em 1987 por três pesquisadores (Patterson, Gibson e Katz) na Universidade

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação 1. Apresentação Gerência de Inovação Tecnológica - GIT O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA Nome: Iuri Pires de Cerqueira E-mail: iuripires@gmail.com QUEM SOU EU? Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá. 14

Leia mais

Universidade Federal Fluminense - UFF Escola de Engenharia - TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações - TGT

Universidade Federal Fluminense - UFF Escola de Engenharia - TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações - TGT Universidade Federal Fluminense - UFF Escola de Engenharia - TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações - TGT Programa de Educação Tutorial PET Grupo PET-Tele Dicas PET-Tele Instalação de Sistemas Operacionais

Leia mais

IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP

IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP Conceitos relativos a um Sistema Operacional Sistema Operacional O Sistema Operacional é um programa especial que gerencia todos os recursos

Leia mais

Linux. Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre.

Linux. Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre. Linux Linux Linux é um núcleo (kernel) para sistemas operacionais baseados no conceito de software livre. Linux Linux Distribuição Linux é um sistema operacional incluindo o kernel Linux e outros softwares

Leia mais

Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos. Operating System Concepts 8th Edition

Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos. Operating System Concepts 8th Edition Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos Sobre a apresentação (About the slides) Os slides e figuras dessa apresentação foram criados por Silberschatz, Galvin e Gagne em 2009. Esse apresentação

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Iniciando de Encerrando o Sistema Aula 10 Visao Geral Durante a inicialização, um computador carrega inicialmente uma pequena porção de código

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 20 Sumário 1 Introdução 3 2 Criando um pendrive inicializável 4 2.1 No Linux............................................ 4 2.1.1 Por linha de comando................................

Leia mais

Sistema Operacional. Operação de Computadores e Sistemas

Sistema Operacional. Operação de Computadores e Sistemas Sistema Operacional Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2017 1/23 Introdução O que é Sistema Operacional (SO) para você? 2/23 Introdução

Leia mais

pedrofilho.eti.br Linux Essentials 2.3 Acessando diretórios e arquivos 2.4 Criando, movendo e excluindo arquivos Prof. Pedro Filho

pedrofilho.eti.br Linux Essentials 2.3 Acessando diretórios e arquivos 2.4 Criando, movendo e excluindo arquivos Prof. Pedro Filho Linux Essentials 2.3 Acessando diretórios e arquivos 2.4 Criando, movendo e excluindo arquivos Prof. Pedro Filho 1 Objetivo O objetivo deste curso é lhe fazer familiar com o sistema operacional Linux.

Leia mais

SO Conceitos Básicos. Gerência. Objetivos do SO 07/05/2011. Qual sistema operacional escolher? Qual sistema operacional escolher?

SO Conceitos Básicos. Gerência. Objetivos do SO 07/05/2011. Qual sistema operacional escolher? Qual sistema operacional escolher? INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 SO Conceitos Básicos UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: SISTEMA OPERACIONAL USO E OPERAÇÃO Em torno do computador

Leia mais

Ficha de Revisão do Módulo 4 - Sistema Operativo Open Source

Ficha de Revisão do Módulo 4 - Sistema Operativo Open Source UNIÃO EUROPEIA FUNDO SOCIAL EUROPEU Ficha de Revisão do Módulo 4 - Sistema Operativo Open Source História do Linux Refira dois antecessores do Linux. Como se chama a fundação que tem o objetivo de proteger

Leia mais

25/04/2017 LÉO MATOS INFORMÁTICA

25/04/2017 LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA 1. (QUADRIX 2017 CRB 6ª REGIÃO) Considerando a memória ROM (Read Only Memory) somente leitura e a memória RAM (Random Access Memory) uma memória com permissão de leitura e escrita,

Leia mais

Sistemas Operacionais Arquivos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca

Sistemas Operacionais Arquivos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca Sistemas Operacionais Arquivos Carlos Ferraz (cagf@cin.ufpe.br) Jorge Cavalcanti Fonsêca (jcbf@cin.ufpe.br) Copyright Carlos Ferraz Cin/UFPE Armazenamento da Informação a Longo Prazo 1. Deve ser possível

Leia mais

Guia de Instalação UEG Linux LTS

Guia de Instalação UEG Linux LTS Guia de Instalação UEG Linux 16.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

PROJETO INTERDISCIPLINAR I

PROJETO INTERDISCIPLINAR I PROJETO INTERDISCIPLINAR I Linux e LPI 104 Dispositivos, Sistemas de e FHS www.lpi.org João Bosco Teixeira Junior boscojr@gmail.com 104.1 Particões e Sistemas de arquivos MBR - Setor de Boot (512b) Loader

Leia mais

Informática I. Aula Aula 18-19/06/06 1

Informática I. Aula Aula 18-19/06/06 1 Informática I Aula 18 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 18-19/06/06 1 Correção da Prova 1 1. Qual dispositivo é considerado o primeiro ancestral do computador? Que operações podem ser realizadas

Leia mais

Kemio - Requisitos Técnicos

Kemio - Requisitos Técnicos Kemio - Requisitos Técnicos Software de Base Produto Versões Suportadas MongoDB Community 3.2 / 3.4 Java JDK 6 / 8 Apache Tomcat 8.0 / 9.0 Hardware Item Mínimo Recomendado Notas CPU 64-bit 2.0+ GHz RAM

Leia mais

Curso: Redes de Computadores

Curso: Redes de Computadores Curso: Redes de Computadores Cadeira de Introdução a Sistemas Operacionais. Bibliografia Sistemas Operacionais Modernos Andew S. Tanembaum Sistema Operacionais Abraham Silberchatz, Peter Galvin e Greg

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 8-1. Gerenciamentos em Sistema Operacional Linux (Texto modificado de Silas Silva, 2007) Os mecanismos de gerência do Linux são um tanto distintos de outros sistemas operacionais, visto que este

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

Sistemas Operacionais Instalação e Configuração

Sistemas Operacionais Instalação e Configuração Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Sistemas Operacionais Instalação e Configuração Sistemas de Software Livre Site: http://jeiks.net

Leia mais