Administração de Redes Linux. Unidade 1 - LINUX

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Administração de Redes Linux. Unidade 1 - LINUX"

Transcrição

1 Administração de Redes Linux Unidade 1 - LINUX

2 Breve Histórico O Linux é um sistema operacional moderno e gratuito, baseado nos padrões UNIX. Desenvolvido inicialmente em 1991 como um KERNEL PEQUENO E AUTOCONTIDO por Linus Torvalds, com o objetivo de ter compatibilidade com UNIX. Sua história tem sido de colaboração por muitos usuários do mundo inteiro, correspondendo quase exclusivamente à Internet. Tem sido projetado para ser executado de forma eficiente e confiável em hardware comum do tipo PC, mas também executa em diversas outras plataformas. O NÚCLEO do sistema operacional Linux é inteiramente original, mas pode executar grande parte do software UNIX gratuito existente, resultando em um sistema operacional inteiro compatível com UNIX, de código livre.

3 Breve Histórico O Linux é um sistema operacional Unix-like, ou seja, tem comportamento similar ao do sistema operacional Unix (MULTITAREFA e MULTIUSUÁRIO).

4 Uma Distribuição Linux é composta por uma COLEÇÃO DE APLICATIVOS mais o KERNEL (núcleo) do sistema operacional. O KERNEL é o responsável por todas as rotinas internas ( invisíveis, porém essenciais) do sistema operacional: Gerenciamento de processador Gerenciamento de memória Interface com o hardware Sistema de arquivos etc... Distribuições LINUX Sozinho o KERNEL não oferece uma interface ao usuário.

5 Distribuições LINUX Para obter-se um ambiente prático para uso é preciso, além do KERNEL, uma série de aplicativos. Juntar tudo isso é trabalhoso e não é tarefa simples. Foram criados pacotes contendo o KERNEL e diversos aplicativos interessantes. Estes pacotes são conhecidos como DISTRIBUIÇÕES. Aplicativos interessantes? Interface de linha de comando ( tela preta ) Ambiente gráfico (janelas) Aplicativos em geral (calculadora, editor de texto...)

6 Especificidades de distribuição: Custo Gratuitas Comerciais Público alvo Usuários sem/pouco conhecimento Experts Hardware Servidores Dispositivos embarcados Especializadas Computação em grid Rede (firewall, IDS...) Distribuições LINUX

7 Distribuições LINUX As distribuições vêm acompanhadas de instaladores. Ferramenta para fazer a instalação do Linux no computador do usuário. Existem distribuições do tipo LIVE que rodam na memória RAM e não precisam ser instaladas mais limitadas. Mídia CD / DVD / Pen-drive Rede Em geral, as distribuições trazem só os programas compilados (binary code). Algumas também trazem os códigos-fonte. Quer fazer a sua distribuição? Procure Linux From Scratch -

8 Distribuições LINUX Distribuições populares Slackware (1993) RedHat (comercial) FEDORA: Fork comunitário patrocinado pela RedHat CentOS (gratuito): compatível com o RedHat Debian Ubuntu: gratuito, mantido pela Canonical que vende serviços de suporte. Kubuntu: versão com ambiente gráfico KDE. Lubuntu: versão mais leve.

9 Já existiu uma distribuição brasileira? SIM Conectiva Linux Versão 1.0 em 1997 Fork do RedHat Distribuições LINUX Vários programas e manuais foram traduzidos para o português (total ou parcialmente). Última versão: 10 em 2004 Comprada pela MandrakeSoft em 2005 Mandriva

10 Distribuições LINUX Linha do Tempo das Distribuições Linux

11 Distribuição UBUNTU UBUNTU SERVER - para o SERVIDOR da rede. A distribuição do Sistema Operacional LINUX que será utilizada nesta disciplina é a UBUNTU SERVER em sua versão Não traz ambiente gráfico (pode ser instalado depois). UBUNTU DESKTOP - para o CLIENTE da rede. Também será utilizada a UBUNTU DESKTOP também em sua versão Traz ambiente gráfico na instalação padrão.

12 A maioria dos sistemas operacionais possui um usuário especial, pré-definido, com poderes especiais de administração. Windows administrator / administrador Unix root Superusuário Atenção: O usuário root PODE TUDO! O Linux NÃO vai impedir o root de realizar uma operação desastrosa. Em geral, nem vai alertá-lo. Por isso, muitas distribuições vêm preparadas para evitar o uso do root por padrão. Falaremos mais sobre isso depois.

13 Estrutura Geral de Pastas O Windows possui diversas raízes, identificadas por letras:

14 Estrutura Geral de Pastas Historicamente, as unidades se referiam a dispositivos físicos distintos. Legado do tempo do MS-DOS A: para a 1ª unidade de disco flexível B: para a 2ª unidade de disco flexível C: para a 1ª unidade de disco rígido

15 LINUX Estrutura única de pastas. Estrutura Geral de Pastas Uma única raiz. Todos os dispositivos, internos ou externos, fixos ou removíveis, são montados em algum ponto abaixo dessa raiz única.

16 Estrutura Geral de Pastas

17 Regras para nomes de arquivos e diretórios Caracteres maiúsculos e minúsculos Windows Case Preserve O arquivo é salvo respeitando caracteres maiúsculos e minúsculos, mas NÃO há distinção para se referir ao arquivo. Nome salvo: Arquivo Filesystem - Win x Linux Pode ser referenciado como: Documento, DOCUMENTO, documento, documento. LINUX Case Sensitive As letras maiúsculas e minúsculas fazem toda a diferença no nome de um arquivo. Ex: Documento, documento, DOCUMENTO são três arquivos distintos.

18 Caminho completo Windows separador \ Linux separador / Filesystem - Win x Linux Exemplos WINDOWS LINUX C:\WINDOWS\TEMP\Arquivo.txt /tmp/arquivo.txt Repare que no Windows deve ser indicada a unidade raiz onde está o arquivo ( C: ).

19 Estrutura Geral de Pastas Estrutura de Pastas: LINUX vs. WINDOWS /boot /bin /dev /etc /home /lib /media /mnt /opt /sbin /srv /sys /tmp /usr /var

20 Estrutura de Pastas: Estrutura Geral de Pastas PRINCIPAIS PASTAS E SEUS SIGNIFICADOS / Pasta Raiz /usr Programas de Usuário /bin Executáveis Binários /home Pasta Pessoal /sbin Sistema Binário /boot Arquivos de Inicialização /etc Arquivos de Configuração /lib Bibliotecas do Sistema /dev Arquivos de Dispositivos /opt Aplicações Opcionais /proc Informação de Processo /mnt Pasta de Montagem /var Arquivos Variáveis /media Dispositivos Removíveis /tmp Arquivos Temporários /srv Serviço de Dados

21 Estrutura de Pastas: Estrutura Geral de Pastas PRINCIPAIS PASTAS E SEUS SIGNIFICADOS / pasta raiz, tal como C:\ ; /bin contém executáveis usados por todos os usuários; /sbin contém executáveis tipicamente usados pelo administrador; /etc contém arquivos de configuração e scripts shell; /dev contém arquivos que representam dispositivos; /proc contém informações sobre os processos do sistema; /var contém arquivos que são esperados crescer, Ex.: arquivo de log em /var/log ; fila de impressão /var/spool/ ; /tmp contém arquivos temporários criados pelo sistema e usuários;

22 Estrutura de Pastas: Estrutura Geral de Pastas PRINCIPAIS PASTAS E SEUS SIGNIFICADOS /usr contém binários, bibliotecas, documentação e códigofonte para os programas; /home pasta para todos os usuários (arquivos pessoais); /boot contém arquivos utilizados durante o boot; /lib contém arquivos de biblioteca que suporta os binários localizado em /bin e /sbin; /opt contém aplicativos adicionais de fornecedores individuais. Ex.: add-ons / plugins de navegadores; /mnt pasta de montagem temporária; /media pasta de montagem de dispositivos removíveis; /srv contém dados do servidor de serviços específicos.

23 Como acessar um disco externo? Estrutura Geral de Pastas Ele deve ser montado na árvore de diretórios. O diretório /mount ou /mnt é comumente usado para esta finalidade. Qualquer diretório pode ser usado, mas (atenção) se ele contiver arquivos, esses desaparecerão enquanto a unidade estiver montada. Portanto, não monte unidades externas em diretórios críticos ao sistema (/etc, /bin, /sbin).

24 Como acessar um disco externo? Estrutura Geral de Pastas /boot /bin O diretório /media será a raiz do disco montado. Somente uma unidade pode ser montada, por vez, no mesmo diretório. /dev /etc /home /lib /media /mnt /opt /sbin /srv /sys /tmp /usr /var

25 Como acessar um disco externo? / root Estrutura Geral de Pastas /media /media/dvd /media/pendrive /media/hd_externo Várias unidades podem ser montadas simultaneamente, mas em diretórios diferentes.

26 O que é Particionamento? Particionamento Particionamento é a criação de divisões lógicas, chamada de PARTIÇÕES, em uma unidade física (normalmente um disco rígido). É DIVIDIR LOGICAMENTE um dispositivo de armazenamento. Isso permite que cada PARTIÇÃO ( divisão ) seja utilizada como se esta fosse um disco rígido independente. Um uso comum do particionamento é permitir a instalação de mais de um Sistema Operacional no mesmo computador (Ex.: LINUX e WINDOWS).

27 Por exemplo: a maioria dos sistemas Linux necessitam de pelo menos duas partições: raiz, representada por uma barra, / : Particionamento Nela são armazenados todos os arquivos, tanto do sistema quanto dos usuários; swap: também chamado de espaço de troca, é a memória virtual do sistema: Quando o sistema usa toda a memória RAM e ainda precisa de mais um pouco, ele pode mover dados da RAM para a partição swap, e assim manter vários programas abertos. Equivalente no Windows pagefile.sys. Essas partições (ESPAÇOS DO DISCO) destinam-se a receber um SISTEMA DE ARQUIVOS (?) ou, em um caso particular, outras partições.

28 HD de 80 Gb Particionamento

29 Tipos de partições Particionamento Existem três tipos possíveis de partições: Partições Primárias Partição Estendida Partições Lógicas

30 Partições Primárias: Particionamento Este tipo de partição contém um Sistema de Arquivos (?). Um disco pode conter no MÍNIMO 1 e no MÁXIMO 4 Partições Primárias. Somente UMA Partição Primária estará apta a INICIALIZAR O SISTEMA e esta partição recebe o nome de Partição Ativa.

31 Partição Estendida: Particionamento Só pode haver 1 PARTIÇÃO ESTENDIDA em cada disco. Não podem ser utilizadas, diretamente, para alocação de dados, pois é um tipo especial de partição primária que NÃO contém um Sistema de Arquivos (?). Ao invés disso, ela contém Partições Lógicas. Não podem ser utilizadas para se inicializar o computador, portanto não podem conter os arquivos de inicialização de um sistema operacional.

32 Partições Lógicas: Particionamento Também chamadas de Unidades Lógicas, as Partições Lógicas RESIDEM DENTRO da Partição Estendida. Podem haver de 1 a 12 partições lógicas em um disco. As partições lógicas são numeradas de 5 até 16. Este tipo de partição contém um Sistema de Arquivos (?) A tabela onde são armazenadas as informações sobre as partições fica no primeiro setor do disco e chama-se MBR (Master Boot Record).

33 Particionamento Como fazer REFERÊNCIA aos discos (HDs) no Linux: IDE: /dev/hdxy SCSI/SATA ou USB (Dispositivos Seriais): /dev/sdxy x letra que indica a posição de instalação do HD IDE ou ordem do SCSI/SATA na placa mãe: sda: HD SCSI/SATA no slot Primary Master; sdb: HD SCSI/SATA no slot Primary Slave; sdc: HD SCSI/SATA no slot Secondary Master; sdd: HD SCSI/SATA no slot Secondary Slave. y indica o número da partição: Ex.: sda1 primeira partição do HD SCSI/SATA instalado no slot Primary Master.

34 Particionamento EXEMPLO: Em um disco SCSI/SATA contendo 2 partições primárias, a partição estendida e 3 partições lógicas, o esquema seria o seguinte: /dev/sda1 (Primária) /dev/sda2 (Primária) /dev/sda3 (Estendida) /dev/sda5 (Lógica) /dev/sda6 (Lógica) /dev/sda7 (Lógica) swap /dev/sda1 /dev/sda2 /dev/sda5 /dev/sda6 /dev/sda7 /dev/sda3 swap

35 Sistemas de Arquivos Um SISTEMA DE ARQUIVOS é um conjunto de rotinas e estruturas lógicas que permite ao S.O. controlar uma unidade de armazenamento de dados possibilitando salvar arquivos de uma forma organizada. O NTFS (New Technology File System) é o Sistema de Arquivos padrão do Windows, enquanto o Linux suporta diferentes e inúmeros Sistemas de Arquivos. Ex.: ext2, ext3, ext4, ReiserFS, nfs, xfs e entre outros. Para verificar quais os sistemas de arquivos que a Distribuição Linux utilizada suporta, basta verificar o conteúdo do arquivo /proc/filesystems.

36 Particionamento Exemplos de Sistemas de Arquivos:

37 Particionamento Principais Sistemas de Arquivos no Linux: ext2 - Extended File System - é um sistema de arquivos antigo e considerado o sistema de arquivos original do Linux. ext3 - é a versão melhorada do ext2 com recurso de Journaling** ** é um recurso que permite recuperar um sistema após um desastre no disco (similar scandisk ). ext4 - é a versão melhorada do ext3 com características tais como: Suporte a grandes capacidades (arquivos de até 16 Terabytes); Retrocompatibilidade com ext3 e ext2.

38 Processo de Dual-Boot Particionamento Dois sistemas operacionais no mesmo disco. Qual será iniciado? Ao iniciar, um computador executa o código instalado no primeiro setor do disco. Área conhecida como MBR (Master Boot Record). Para permitir a escolha coloca-se no MBR um gerenciador de boot, que exibe ao usuário um menu com as opções. Então o gerenciador inicia a execução do sistema escolhido na partição onde está armazenado.

39 Particionamento Processo de Dual-Boot MBR Partição #1 Linux instalado 30 GB Partição #2 Swap (Linux) - 5 GB Partição #3 Windows XP instalado 45 GB Imagem do gerenciador de boot GRUB

40 Particionamento Ferramenta de Particionamento: fdisk: é a ferramenta mais básica de particionamento. é uma ferramenta de linha de comando. cfdisk: é um front-end para o fdisk, baseado em curses (interface texto com menus navegáveis).

41 Particionamento fdisk Ferramenta de Particionamento: fdisk -l exibe as partições de um disco rígido. Ex.: sudo fdisk -l para listar as tabelas de partições para todos dispositivos.

42 Particionamento cfdisk Ferramenta de Particionamento: Prof. Gustavo Dias - Admin. de Redes Linux - Unidade 1

43 Partição criada, posso usá-la? Ainda não! Particionamento O espaço já está alocado, mas é preciso criar a estrutura para armazenar os diretórios e arquivos Sistema de Arquivos. O que fazer: FORMATAR. Comando: mkfs (make filesystem) O nome pode variar conforme a versão do programa ou distribuição. Em geral já existem comandos que se referem a um tipo específico de sistema de arquivos. Ex: mkfs.ext2, mkfs.ext3...

44 Formatando a partição Particionamento

45 Particionamento Comandos úteis para interação via terminal: mount monta um sistema de arquivos tornando-o disponível para as operações de E/S em arquivos, ou exibe uma lista dos sistemas de arquivos atualmente montados ( mapeados ). Ex.: sudo mount -t ext4 /dev/sda1 /mnt umount desmonta um sistema de arquivos previamente montado que não esteja em uso. Ex.: sudo umount /mnt

46 Particionamento Comandos úteis para interação via terminal: df mostra o espaço em disco e o sistema de arquivos usado por todas as partições. Opção -h em megabytes. Ex.: df ou df -h

03/11/2011. Apresentação. SA do Linux. Sistemas de Arquivos. Curso Tecnologia em Telemática. Disciplina Administração de Sistemas Linux

03/11/2011. Apresentação. SA do Linux. Sistemas de Arquivos. Curso Tecnologia em Telemática. Disciplina Administração de Sistemas Linux Apresentação Administração de Sistemas Curso Tecnologia em Telemática Disciplina Administração de Sistemas Linux Professor: Anderson Costa anderson@ifpb.edu.br Assunto da aula Aspectos do Sistema de Arquivos

Leia mais

>>> OBJETIVOS... === FHS - Filesystem Hierarchy Standard. === Sistemas de arquivos e Partições

>>> OBJETIVOS... === FHS - Filesystem Hierarchy Standard. === Sistemas de arquivos e Partições >>> OBJETIVOS... === FHS - Filesystem Hierarchy Standard === Sistemas de arquivos e Partições >>> FHS - Filesystem Hierarchy Standard >Padrão de organização de pastas e arquivos em Sistemas Unix-Like >organizar

Leia mais

Projeto de extensão Linux no Campus

Projeto de extensão Linux no Campus Projeto de extensão Linux no Campus Universidade Federal de Santa Maria Acadêmico do Curso de Sistemas de Informação Evandro Bolzan Contatos: ebolzan@inf.ufsm.br, http://www.inf.ufsm.br/~ebolzan BUG BUG

Leia mais

Laboratório de Hardware

Laboratório de Hardware Laboratório de Hardware Prof. Marcel Santos Responsável por implementar em software um recurso que não existe no hardware. O hardware oferece simplesmente um grande conjunto de bytes contíguos, e a tarefa

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 2 - Estrutura, dispositivos e sistema de arquivos do Linux

Sistema Operacional Unidade 2 - Estrutura, dispositivos e sistema de arquivos do Linux Sistema Operacional Unidade 2 - Estrutura, dispositivos e sistema de arquivos do Linux Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ESTRUTURA DE DIRETÓRIOS LINUX... 3 SISTEMA DE ARQUIVOS E PARTICIONAMENTO...

Leia mais

Estrutura de um Sistema Linux Moderno Padrões de um Sistema Linux. Prof. Claudio Silva

Estrutura de um Sistema Linux Moderno Padrões de um Sistema Linux. Prof. Claudio Silva Estrutura de um Sistema Linux Moderno Padrões de um Sistema Linux Estrutura de um Sistema Linux Por ter sua origem universitária, a forma como o Linux foi concebido é de perfeito agrado para o seu estudo.

Leia mais

I N F O R M Á T I C A. Sistemas Operacionais Prof. Dr. Rogério Vargas Campus Itaqui-RS

I N F O R M Á T I C A. Sistemas Operacionais Prof. Dr. Rogério Vargas Campus Itaqui-RS I N F O R M Á T I C A Sistemas Operacionais Campus Itaqui-RS Sistemas Operacionais É o software que gerencia o computador! Entre suas funções temos: inicializa o hardware do computador fornece rotinas

Leia mais

Aula 01 Visão Geral do Linux

Aula 01 Visão Geral do Linux Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Administração de Redes de Computadores Aula 01 Visão Geral do Linux Prof. Gustavo Medeiros de Araujo Profa.

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS DE ARQUITETURA ABERTA

SISTEMAS OPERACIONAIS DE ARQUITETURA ABERTA SISTEMAS OPERACIONAIS DE ARQUITETURA ABERTA Prof. Ulisses Cotta Cavalca Belo Horizonte/MG 2015 1 SUMÁRIO 1. Histórico do sistema operacional 2. Licença de softwares 3. Aspectos

Leia mais

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO Sistema Operacional Conteúdo retirado do livro Sistemas Operacionais Marcos Aurélio Pchek Laureano Diogo Roberto Olsen

Leia mais

Everson Scherrer Borges João Paulo de Brito Gonçalves

Everson Scherrer Borges João Paulo de Brito Gonçalves Everson Scherrer Borges João Paulo de Brito Gonçalves 1 Introdução ao Linux e Instalação do Ubuntu Linux História Em 1973, um pesquisador da Bell Labs, Dennis Ritchie, reescreveu todo o sistema Unix numa

Leia mais

Capítulo 9 Manipulando Hardware e dispositivos

Capítulo 9 Manipulando Hardware e dispositivos Linux Essentials 450 Slide - 1 Capítulo 9 Manipulando Hardware e Os do mundo Unix trabalham de uma maneira bem diferente do mundo paralelo. Usaremos esta aula para entender como eles funcionam. Linux Essentials

Leia mais

Recuperando o GRUB após instalação do Windows

Recuperando o GRUB após instalação do Windows Recuperando o GRUB após instalação do Windows PET Engenharia de Computação - http://www.inf.ufes.br/~pet 1 Instruções iniciais Para efetuar as configurações a seguir talvez precisaremos executar comandos

Leia mais

Estudo de Caso II: LINUX

Estudo de Caso II: LINUX Estudo de Caso II: LINUX AULA 9 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) ( romildo@romildo.net ) Romildo Martins Na aula de hoje Histórico do Linux Personagens Características Licença Distribuição

Leia mais

Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática. Sistema de Arquivos. Prof. João Paulo de Brito Gonçalves

Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática. Sistema de Arquivos. Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática Sistema de Arquivos Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Introdução É com o sistema de arquivos que o usuário mais nota a presença do sistema operacional.

Leia mais

09a: Máquina Virtual Particionamento Sistemas de Arquivos. ICO60801 2014/2 Professores: Bruno Fontana da Silva Maria Cláudia de Almeida Castro

09a: Máquina Virtual Particionamento Sistemas de Arquivos. ICO60801 2014/2 Professores: Bruno Fontana da Silva Maria Cláudia de Almeida Castro 09a: Máquina Virtual Particionamento Sistemas de Arquivos ICO60801 2014/2 Professores: Bruno Fontana da Silva Maria Cláudia de Almeida Castro PARTICIONAMENTO Particionamento e Sistema de Arquivos Divisão

Leia mais

SOFTWARE LIVRE. Distribuições Live CD. Kernel. Distribuição Linux

SOFTWARE LIVRE. Distribuições Live CD. Kernel. Distribuição Linux SOFTWARE LIVRE A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito

Leia mais

Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux

Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux Curso de extensão da Faculdade Ruy Barbosa Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux Dedicasse especial a Rogério Bastos e ao GRACO (Gestores da Rede Acadêmica de Computação) do DCC UFBA Paul Regnier

Leia mais

Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux

Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux Curso de extensão da Faculdade Ruy Barbosa Introdução a Administração de Sistemas GNU/Linux Dedicasse especial a Rogério Bastos e ao GRACO (Gestores da Rede Acadêmica de Computação) do DCC UFBA Paul Regnier

Leia mais

Partição Partição primária: Partição estendida: Discos básicos e dinâmicos

Partição Partição primária: Partição estendida: Discos básicos e dinâmicos Partição Parte de um disco físico que funciona como se fosse um disco fisicamente separado. Depois de criar uma partição, você deve formatá-la e atribuir-lhe uma letra de unidade antes de armazenar dados

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais

Administração de Sistemas Operacionais Diretoria de Educação e Tecnologia da Informação Análise e Desenvolvimento de Sistemas INSTITUTO FEDERAL RIO GRANDE DO NORTE Administração de Sistemas Operacionais ESTRATÉGIA DE PARTICIONAMENTO Prof. Bruno

Leia mais

Sistema de Arquivos do Windows

Sistema de Arquivos do Windows Registro mestre de inicialização (MBR) A trilha zero do HD, onde ficam guardadas as informações sobre o(s) sistema(s) operacionais instalados. Onde começa o processo de inicialização do Sistema Operacional.

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 03. Prof. Gabriel Silva

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 03. Prof. Gabriel Silva FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 03 Prof. Gabriel Silva Temas da Aula de Hoje: Servidores Linux. Conceitos Básicos do Linux. Instalando Servidor Linux.

Leia mais

Treinamento para Manutenção dos Telecentros

Treinamento para Manutenção dos Telecentros Treinamento para Manutenção dos Telecentros Módulo II :: Utilizando o Linux Básico do Sistema Manoel Campos da Silva Filho Professor do IFTO/Palmas 1 2 Código Aberto/Open Source Programas (softwares/aplicativos)

Leia mais

Introdução ao Linux: Parte I

Introdução ao Linux: Parte I Data: Introdução ao Linux: Parte I Marcelo Ribeiro Xavier da Silva marceloo@inf.ufsc.br Histórico 3 Origem do GNU Linux Em 1983, Richard Stallman fundou a Free Software Foundation, com o intuito de criar

Leia mais

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Software Livre Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) - A liberdade de executar

Leia mais

Gerenciamento de Disco

Gerenciamento de Disco - MBR Master Boot Record Pequena área em disco (geralmente no inicio deste) que contém informações para inicialização do Sistema Operacional. - Tabela de Partição Estrutura de dados que contém informações

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUDESTE DE MINAS GERAIS Campus Rio Pomba. Eu defendo!!! Mini Curso. Linux

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUDESTE DE MINAS GERAIS Campus Rio Pomba. Eu defendo!!! Mini Curso. Linux INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUDESTE DE MINAS GERAIS Campus Rio Pomba Mini Curso Linux Eu defendo!!! Apresentação Rafael Arlindo Dias Técnico em Informática CEFET Rio Pomba/MG Cursos

Leia mais

Mini curso de GNU/Linux

Mini curso de GNU/Linux Rudson Ribeiro Alves Mestre em Física (Semi Condutores) Usuário Unix de 1991 1998 Usuário Slackware deste 1994 Professor da UVV deste 1998 Mini curso de GNU/Linux Noções básicas sobre GNU/Linux Plataforma

Leia mais

Introdução ao Linux MICHELLE NERY

Introdução ao Linux MICHELLE NERY Introdução ao Linux MICHELLE NERY O que é preciso saber para conhecer o Linux? Entender os componentes de um computador. Conhecimentos básicos de sistemas operacionais. Referência: Sistemas Operacionais

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 8.3 Montagem de dispositivos. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática

Sistema Operacional Unidade 8.3 Montagem de dispositivos. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática Sistema Operacional Unidade 8.3 Montagem de dispositivos Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 MOUNT E UMOUNT... 3 Sintaxe dos comandos... 4 Verificando Sistema de Arquivos... 4 Definindo

Leia mais

Sou o professor Danilo Augusto, do TIParaConcursos.net, e costumo trabalhar temas relacionados a Redes de Computadores e Sistemas Operacionais.

Sou o professor Danilo Augusto, do TIParaConcursos.net, e costumo trabalhar temas relacionados a Redes de Computadores e Sistemas Operacionais. Olá nobre concurseiro e futuro servidor público! Sou o professor Danilo Augusto, do TIParaConcursos.net, e costumo trabalhar temas relacionados a Redes de Computadores e Sistemas Operacionais. Essa lista

Leia mais

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Instalação e Configuração 1 Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo

Leia mais

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br Virtual Box Guia De Instalação E Utilização 1 Sumário Instalação do Linux Ubuntu através de um gerenciador de Máquinas Virtuais 1.1 Introdução, 3 1.2 Instalação do Virtual Box, 3 1.3 Configuração do Virtual

Leia mais

Sistema Operacional. História Sistema Operacional 1. QI Escolas e Faculdades Apostila de Linux

Sistema Operacional. História Sistema Operacional 1. QI Escolas e Faculdades Apostila de Linux 4 Capítulo 1 Sistema Operacional É uma coleção de programas que inicializa hardwares, fornece rotinas básicas para controle de dispositivos, mantém a integridade de um sistema. Um sistema operacional de

Leia mais

16:21:50. Introdução à Informática com Software Livre

16:21:50. Introdução à Informática com Software Livre 16:21:50 Introdução à Informática com Software Livre 1 16:21:50 Hardware & Software 2 16:21:50 Hardware Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo,

Leia mais

Introdução a Sistemas Abertos

Introdução a Sistemas Abertos Introdução a Sistemas Abertos Apresentação filipe.raulino@ifrn.edu.br Sistemas Abertos Qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído inclusive com seu código fonte

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

Revisão Aula 3. 1. Explique a MBR(Master Boot Record)

Revisão Aula 3. 1. Explique a MBR(Master Boot Record) Revisão Aula 3 1. Explique a MBR(Master Boot Record) Revisão Aula 3 1. Explique a MBR(Master Boot Record). Master Boot Record Primeiro setor de um HD (disco rígido) Dividido em duas áreas: Boot loader

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX Prof. Gleison Batista de Sousa Sistema de Arquivo É o método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em um disco ou

Leia mais

Faculdades Senac Pelotas

Faculdades Senac Pelotas Faculdades Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Introdução a informática Alunos Daniel Ferreira, Ícaro T. Vieira, Licurgo Nunes Atividade 4 Tipos de Arquivos Sumário 1 Tipos

Leia mais

Admistração de Redes de Computadores (ARC)

Admistração de Redes de Computadores (ARC) Admistração de Redes de Computadores (ARC) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São José Prof. Glauco Cardozo glauco.cardozo@ifsc.edu.br ,'*'F"&P'QKDRS'@

Leia mais

Guia: como instalar o Ubuntu Linux

Guia: como instalar o Ubuntu Linux Guia: como instalar o Ubuntu Linux Você cansou do Windows e quer se aventurar a usar alguma distribuição Linux, mas não sabe por onde começar? Montamos um passo a passo com todas as etapas necessárias

Leia mais

Curso de Introdução ao Debian GNU/Linux

Curso de Introdução ao Debian GNU/Linux Curso de Introdução ao Debian GNU/Linux Definições: O que é Linux? O que é a distribuição? Porque GNU/Linux? A distribuição Debian: Possui um vasto conjunto de ferramentas e aplicativos Mais de 10.000

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 6 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 6-21/09/2007 1 Ementa Conceitos Básicos de Computação (Hardware, Software e Internet) Softwares Aplicativos Tutorial: Word Tutorial:

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SISTEMA

INTRODUÇÃO AO SISTEMA MANUAL DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO Nome do Software: Guarux Versão do Software: Guarux Educacional 4.0 INTRODUÇÃO AO SISTEMA O Guarux Educacional 4.0 é uma distribuição idealizada pela

Leia mais

Introdução. Software (Parte I)

Introdução. Software (Parte I) Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Introdução à Computação Software (Parte I) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis

Leia mais

SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA TÉCNICO DO MPU PROF. ALEXANDRE LÊNIN / PROF. JUNIOR MARTINS

SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA TÉCNICO DO MPU PROF. ALEXANDRE LÊNIN / PROF. JUNIOR MARTINS Olá, pessoal, tudo bem? Vamos fazer um simulado com 10 questões de informática direcionadas para o cargo de TÉCNICO DO MPU? São questões já aplicadas pelo CESPE em certames anteriores, mas que podem ser

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 1 Introdução aos Sistemas Operacionais GNU/Linux. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática

Sistema Operacional Unidade 1 Introdução aos Sistemas Operacionais GNU/Linux. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática Sistema Operacional Unidade 1 Introdução aos Sistemas Operacionais GNU/Linux Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS... 3 Monousuário x Multiusuário...

Leia mais

Para continuar, baixe o linux-vm aqui: http://www.gdhpress.com.br/downloads/linux-vm.zip

Para continuar, baixe o linux-vm aqui: http://www.gdhpress.com.br/downloads/linux-vm.zip Se, assim como a maioria, você possui um único PC ou notebook, uma opção para testar as distribuições Linux sem precisar mexer no particionamento do HD e instalar o sistema em dualboot, é simplesmente

Leia mais

Apontamentos do livro de AI Linux. 1.5 Modo texto e modo gráfico

Apontamentos do livro de AI Linux. 1.5 Modo texto e modo gráfico Apontamentos do livro de AI Linux 1.5 Modo texto e modo gráfico 1 Modo texto e modo gráfico O sistema operativo Linux possui duas formas de acesso: modo texto e modo gráfico No modo gráfico, o utilizador

Leia mais

Labgrad. Usúario: Senha: senha

Labgrad. Usúario: <matricula> Senha: senha Suporte A equipe do Suporte é responsável pela gerência da rede do Departamento de Informática, bem como da manutenção dos servidores da mesma, e também é responsável pela monitoria do LabGrad e do LAR.

Leia mais

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS Objetivo da unidade Objetivo Geral Apontar as noções básicas do Windows Praticar o aprendizado sobre o Sistema Operacional Objetivos Específicos Entender como

Leia mais

Linux System Administration 455

Linux System Administration 455 Linux System Administration 455 www.4linux.com.br - 2 Sumário Capítulo 1 Primeiro capítulo...8 1.1. Objetivos...8 1.2. Introdução...9 1.3. Distribuições GNU/Linux...11 1.4. Características de Algumas Distribuições...15

Leia mais

MANUAL NÃO OFICIAL PARA INSTALAÇÃO DO UBUNTU LINUX 10.04

MANUAL NÃO OFICIAL PARA INSTALAÇÃO DO UBUNTU LINUX 10.04 1 1 EDIÇÃO DO LIVRO Este arquivo foi produzido no Brasil em 2010 no formato ODT (OpenDocumentText), no OpenOffice e exportado no mesmo aplicativo para PDF. A edição mais atualizada está disponível gratuitamente

Leia mais

Introdução ao Linux. Professor Breno Leonardo G. de M. Araújo

Introdução ao Linux. Professor Breno Leonardo G. de M. Araújo Introdução ao Linux Professor Breno Leonardo G. de M. Araújo Sistema Operacional Linux Embora o Sistema Operacional Microsoft Windows ainda seja predominante no mercado de desktops e Notebooks,já é, bastante

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais de Rede Linux. Prof. Michel Moron Munhoz michel.moron@aes.edu.br

Administração de Sistemas Operacionais de Rede Linux. Prof. Michel Moron Munhoz michel.moron@aes.edu.br Administração de Sistemas Operacionais de Rede Linux Prof. Michel Moron Munhoz michel.moron@aes.edu.br Conteúdo da disciplina (1 de 2) Visão Geral (multitarefa, mono-tarefa, memória virtual, ambiente gráfico

Leia mais

ADMINISTRAÇÃODEREDES BASEADASEM LINUX. SalvadorAlvesdeMeloJúnioreIsmaelSouzaAraujo

ADMINISTRAÇÃODEREDES BASEADASEM LINUX. SalvadorAlvesdeMeloJúnioreIsmaelSouzaAraujo ADMINISTRAÇÃODEREDES BASEADASEM LINUX SalvadorAlvesdeMeloJúnioreIsmaelSouzaAraujo INFORMAÇÃOECOMUNICAÇÃO Autor Salvador Alves de Melo Júnior Mestre na área de Automação e Robótica UnB. Especialista em

Leia mais

Gerenciamento de sistemas GNU/Linux: do computador pessoal à rede corporativa

Gerenciamento de sistemas GNU/Linux: do computador pessoal à rede corporativa Gerenciamento de sistemas GNU/Linux: do computador pessoal à rede corporativa Daniel Weingaertner Departamento de Informática UFPR Centro de Computação Científica e Software Livre C3SL Programa de Extensão

Leia mais

Objetivos do Curso. Organização do Curso. Apresentação do Curso. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores

Objetivos do Curso. Organização do Curso. Apresentação do Curso. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Apresentação do Curso 1 Objetivos do Curso Sistema Operacional Unix/Linux;

Leia mais

FAT32 ou NTFS, qual o melhor?

FAT32 ou NTFS, qual o melhor? FAT32 ou NTFS, qual o melhor? Entenda quais as principais diferenças entre eles e qual a melhor escolha O que é um sistema de arquivos? O conceito mais importante sobre este assunto, sem sombra de dúvidas,

Leia mais

Curso de Linux Básico com o Linux Educacional

Curso de Linux Básico com o Linux Educacional Curso de Linux Básico com o Felipe Buarque de Queiroz felipe.buarque@gmail.com Unidade Gestora de Tecnologia da Informação - UGTI Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL Maio de 2009

Leia mais

Capacitação Vix Linux. Marcos Alessandro By: Jacson RC Silva

Capacitação Vix Linux. Marcos Alessandro <marcos@doctum.edu.br> By: Jacson RC Silva <jacsonrcsilva@gmail.com> Capacitação Vix Linux Marcos Alessandro By: Jacson RC Silva GRUB The GRand Unified Bootloader Gestor de Inicialização GRUB O que é Primeiro programa ao

Leia mais

Minicurso de Introdução a GNU/Linux. Nicolas Katte Dornelles Raul José Chaves Róbson Tolfo Segalla

Minicurso de Introdução a GNU/Linux. Nicolas Katte Dornelles Raul José Chaves Róbson Tolfo Segalla Minicurso de Introdução a GNU/Linux Nicolas Katte Dornelles Raul José Chaves Róbson Tolfo Segalla Avisos Aulas disponíveis em http://www-usr.inf. ufsm. br/~rsegalla/minicurs os/intrognulinux/ Partes que

Leia mais

AULA 5 Sistemas Operacionais

AULA 5 Sistemas Operacionais AULA 5 Sistemas Operacionais Disciplina: Introdução à Informática Professora: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Sistemas Operacionais Conteúdo: Partições Formatação Fragmentação Gerenciamento

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos

INE 5223. Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Objetivos Obter noções básicas sobre o funcionamento dos sistemas operacionais Compreender os fundamentos

Leia mais

NÚCLEO DE CIDADANIA DIGITAL Caminho Livre para o novo mundo! Conceitos básicos de Linux. www.ncd.ufes.br

NÚCLEO DE CIDADANIA DIGITAL Caminho Livre para o novo mundo! Conceitos básicos de Linux. www.ncd.ufes.br NÚCLEO DE CIDADANIA DIGITAL Caminho Livre para o novo mundo! Conceitos básicos de Linux www.ncd.ufes.br Licença Este trabalho é licenciado sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial-ShareAlike

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS Sistemas operacionais

SISTEMAS DE ARQUIVOS Sistemas operacionais Técnico em Informática SISTEMAS DE ARQUIVOS Sistemas operacionais Professor Airton Ribeiro de Sousa Sistemas operacionais Sistema de Arquivos pode ser definido como uma estrutura que indica como os dados

Leia mais

História. Sistema Operacional

História. Sistema Operacional História Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operacional que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo Finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código

Leia mais

Linux Network Servers

Linux Network Servers Instalação de Hardening Nesse curso vamos falar 100% do tempo sobre servidores Linux. Antes de falarmos de Linux, temos que falar um pouco de hardware, especialmente discos rígidos ( hard disk, HD). Os

Leia mais

Prof. Rossano Pablo Pinto Dezembro/2012 Versão 0.2 (em construção) Prof. Rossano Pablo Pinto - http://rossano.pro.br 1

Prof. Rossano Pablo Pinto Dezembro/2012 Versão 0.2 (em construção) Prof. Rossano Pablo Pinto - http://rossano.pro.br 1 Visão geral sobre o processo de instalação e manutenção de instalações de software. Notas de aula. (aka lecture notes on Package Management Systems and software installation :)) Prof. Rossano Pablo Pinto

Leia mais

Sistemas Embarcados. Filesystem Hierarchy Standard (FHS) Root filesystem. Aula 06

Sistemas Embarcados. Filesystem Hierarchy Standard (FHS) Root filesystem. Aula 06 Introdução Sistemas Embarcados Root File System Linux (kernel) é apenas uma parte de um sistema embarcado Preciso executa a inicialização do sistema e de aplicações Necessário montar o sistema de arquivos

Leia mais

Julgue os itens a seguir referentes a conceitos de software livre e licenças de uso, distribuição e modificação.

Julgue os itens a seguir referentes a conceitos de software livre e licenças de uso, distribuição e modificação. Julgue os itens a seguir referentes a conceitos de software livre e licenças de uso, distribuição e modificação. 1.Todo software livre deve ser desenvolvido para uso por pessoa física em ambiente com sistema

Leia mais

Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com

Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com Guia de Instalação do BRlix Como tenho visto no fórum do BRlix que muitas pessoas estão encontrando dificuldades na instalação

Leia mais

Revisão LPI101. Tópicos e Objetivos. - 1.102 Instalação e Gerenciamento de Pacotes do Linux. - 1.104 Dispositivos, Sistemas de Arquivos Linux e o FHS

Revisão LPI101. Tópicos e Objetivos. - 1.102 Instalação e Gerenciamento de Pacotes do Linux. - 1.104 Dispositivos, Sistemas de Arquivos Linux e o FHS Tópicos e Objetivos - 1.101 Hardware e Arquitetura - - 1.103 Comandos GNU e Unix - 1.104 Dispositivos, Sistemas de Arquivos Linux e o FHS - 1.1.10 Sistema Xwindow 65 Questões em 90 minutos = 1m24s por

Leia mais

http://introcomp.pet.inf.ufes.br

http://introcomp.pet.inf.ufes.br O SITE http://introcomp.pet.inf.ufes.br http://introcomp.pet.inf.ufes.br http://introcomp.pet.inf.ufes.br http://introcomp.pet.inf.ufes.br O MOODLE http://introcomp.pet.inf.ufes.br/moodle http://introcomp.pet.inf.ufes.br/moodle

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 14.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás para

Leia mais

Sistema Operacional GNU Linux. Sistema de Arquivos Diretório /usr. Conceitos Básicos Pacotes Repositório Código Fonte. Ambiente Menus GConf

Sistema Operacional GNU Linux. Sistema de Arquivos Diretório /usr. Conceitos Básicos Pacotes Repositório Código Fonte. Ambiente Menus GConf Capacitação Linux Sumário 1 Introdução Sistema Operacional GNU Linux 2 Filesystem Hierarchy Standard Introdução Sistema de Arquivos Diretório /usr 3 Instalação de Programas Conceitos Básicos Pacotes Repositório

Leia mais

O novo xerife da inicialização

O novo xerife da inicialização O novo xerife da inicialização ANÁLISE Boot com UEFI ANÁLISE O novo xerife da inicialização A especificação do boot UEFI oferece novas capacidades e novas dores de cabeça também se o usuário não estiver

Leia mais

INTRODUÇÃO A LINUX. Características Sistema operacional Software livre Criado em 1991 por Linus Torvalds Dividido em duas partes principais 26/11/2013

INTRODUÇÃO A LINUX. Características Sistema operacional Software livre Criado em 1991 por Linus Torvalds Dividido em duas partes principais 26/11/2013 1 2 INTRODUÇÃO A LINUX ADRIANO SILVEIRA ADR_SILVEIRA@YAHOO.COM.BR Características Sistema operacional Software livre Criado em 1991 por Linus Torvalds Dividido em duas partes principais Kernel núcleo do

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Bibliografia Base Capítulo I Sistemas Operacionais Modernos Andrew S. Tanenbaum Gabriel Pitágoras Silva e Brenner gabrielbrenner@gmail.com Um computador sem seu software nada mais

Leia mais

Prova de pré-requisitos: A Arte da Virtualização de Sistemas Operacionais utilizando Xen

Prova de pré-requisitos: A Arte da Virtualização de Sistemas Operacionais utilizando Xen 1 - Qual alternativa é falsa? A O disco master da IDE primária é o /dev/hda. B Dispositivos USB e PCMCIA são suportados pelo Linux mas apenas o USB é "hot swap". C Tanto SCSI quanto IDE são suportados

Leia mais

Linux. Wagner de Oliveira

Linux. Wagner de Oliveira Linux Wagner de Oliveira Um computador, uma mesa, um usuário. Duas pessoas não podem trabalhar em paralelo, executando o Microsoft Word na mesma máquina, simultaneamente. Windows 2003 Advanced Server +

Leia mais

Mini curso de GNU/Linux

Mini curso de GNU/Linux Rudson Ribeiro Alves Mestre em Física (Semi Condutores) Usuário Unix de 1991 1998 Usuário Slackware deste 1994 Professor da UVV deste 1998 Mini curso de GNU/Linux Noções básicas sobre GNU/Linux Plataforma

Leia mais

Prof.: Roberto Franciscatto. Capítulo 1 Introdução

Prof.: Roberto Franciscatto. Capítulo 1 Introdução Sistemas Operacionais Prof.: Roberto Franciscatto Capítulo 1 Introdução Conceituação Um Sistema Operacional tem como função principal gerenciar os componentes de hardware (processadores, memória principal,

Leia mais

Construindo um Linux Parte 1 - Disk Boot Objetivo: Entender que o Linux é como um LEGO (Pode ser montado).

Construindo um Linux Parte 1 - Disk Boot Objetivo: Entender que o Linux é como um LEGO (Pode ser montado). Construindo um Linux Parte 1 - Disk Boot Objetivo: Entender que o Linux é como um LEGO (Pode ser montado). Os disquetes Linux são úteis em diversas situações, tais como: Testes de um novo kernel; Recuperação

Leia mais

Módulos...2 Shell...3

Módulos...2 Shell...3 Cesar Kállas cesarkallas@gmx.net Curso GNU/Linux Realização CAECOMP Puc Campinas 2004 Capítulo 2 O Kernel...2 Módulos...2 Shell...3 Scripts...3 Bourne Shell sh...3 Bourne-Again Shell bash...3 Korn Shell

Leia mais

22:59:36. Introdução à Informática com Software Livre

22:59:36. Introdução à Informática com Software Livre 22:59:36 Introdução à Informática com Software Livre 1 22:59:36 O Debian é uma distribuição GNU/Linux desenvolvida abertamente por um grupo mundial de voluntários, no esforço de se produzir um sistema

Leia mais

LINUX. Uma visão geral

LINUX. Uma visão geral LINUX Uma visão geral O QUE É? Sistema Operacional Código aberto Criado por Linus Torvalds em 1991 Estudante de computação, 20 anos Linguagem C Variação do Minix Criado por Andrew S. Tanenbaum em 1987

Leia mais

O Núcleo pode ser classificado quanto à sua arquitetura em três categorias principais:

O Núcleo pode ser classificado quanto à sua arquitetura em três categorias principais: 1. Kernel (Núcleo) O Kernel, em português Núcleo, é o principal componente do sistema operativo da maioria dos computadores. Ele serve de ligação entre os programas e o processamento real de dados feito

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado

Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CRIAÇÃO DA MÁQUINA VIRTUAL... 3 Mas o que é virtualização?... 3 Instalando o VirtualBox...

Leia mais

Instalando o Debian em modo texto

Instalando o Debian em modo texto Instalando o Debian em modo texto Por ser composto por um número absurdamente grande de pacotes, baixar os CDs de instalação do Debian é uma tarefa ingrata. Você pode ver uma lista dos mirrors disponíveis

Leia mais

Máquinas Virtuais com o VirtualBox

Máquinas Virtuais com o VirtualBox Máquinas Virtuais com o VirtualBox Marcos Elias Picão www.explorando.com.br No exemplo: Windows XP dentro do Windows 7 Você pode compartilhar livremente sem interesses comerciais, desde que não modifique.

Leia mais

Planejamento e Implantação de Servidores

Planejamento e Implantação de Servidores Planejamento e Implantação de Servidores Professor Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Aula 01 - Servidores Abordagem geral Teoria e práticas Servidores Linux Comandos Linux 2 Bibliografias da apoio

Leia mais

INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO.

INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO. INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO. 1 - Qual arquitetura devo usar para instalar no meu computador, 32bits ou 64bits? a) Simplificando bastante para ter uma opção viável,

Leia mais

Adelman Wallyson de Sousa Benigno

Adelman Wallyson de Sousa Benigno Laboratory of Software Engineering and Computer Network Universidade Federal do Maranhão Curso de Engenharia Elétrica Engineering for a better life LINUX Trabalho apresentado ao Prof. Denivaldo Lopes Adelman

Leia mais

Informática. Professor: Diego Oliveira. Conteúdo 03: Sistemas Operacionais

Informática. Professor: Diego Oliveira. Conteúdo 03: Sistemas Operacionais Informática Professor: Diego Oliveira Conteúdo 03: Sistemas Operacionais O que veremos hoje? Fundamentos e Funções Sistemas Operacionais do Mercado Utilização do Sistema Operacional Ligar e Desligar o

Leia mais

5.1 Sistemas de Arquivos

5.1 Sistemas de Arquivos Capítulo 5 Os Sistemas de Arquivos 5.1 Sistemas de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar, a partir da visão do usuário, as estruturas que possibilitam o armazenamento persistente de informações no

Leia mais

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Informática Aula 03 Sistema Operacional Linux Objetivos Entender

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS

SISTEMAS DE ARQUIVOS SISTEMAS DE ARQUIVOS LINUX E WINDOWS Prof.: Bruno Pinheiro brunodop@gmail.com NING: http://timasters.ning.com/profile/brunodeoliveirapinheiro Mini CV Especialista em Regulação da ANTAQ e gerente de Estudos

Leia mais