Controlar um personagem na UE 4 Disciplina: Tecnologia e Desenvolvimento de Jogos Digitais Professor: Rafael Siqueira Telles Vieira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Controlar um personagem na UE 4 Disciplina: Tecnologia e Desenvolvimento de Jogos Digitais Professor: Rafael Siqueira Telles Vieira"

Transcrição

1 Controlar um personagem na UE 4 Disciplina: Tecnologia e Desenvolvimento de Jogos Digitais Professor: Rafael Siqueira Telles Vieira THIS WORK IS LICENSED UNDER THE CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION-SHAREALIKE 4.0 INTERNATIONAL LICENSE. TO VIEW A COPY OF THIS LICENSE, VISIT OR SEND A LETTER TO CREATIVE COMMONS, PO BOX 1866, MOUNTAIN VIEW, CA 94042, USA. 1. Crie um projeto Vazio na UE4 (Clique em Create Project), e adicione o pacote Infinity Blade: Adversaries, conforme já vimos em sala de aula. Caso já tenho feito um personagem no Blender com as animações de Andar e Correr, ele também pode ser usado no lugar do pacote sugerido. 2. Clique então em Settings Project Settings acima do Viewport.

2 3. Procure por Input dentro da Opção Engine, e adicione dois mapeamentos de eixo (Axis Mappings), moverdireita e moverfrente conforme abaixo: Obs: As teclas W e S serão usadas para mover o personagem para frente e para trás, enquanto que A e D serão usadas para mover o personagem para esquerda e direita. Repare que aqui também é possível definir comandos para uma gamepad USB caso tenha um, e outros controles. 4. Em seguida fecha a janela de configuração, e vamos criar um novo Blueprint, em Content Browser clique com o botão direito para criar um novo BluePrint do tipo Character, que é um Pawn que pode ser controlado pelo jogador e ser animado.

3 5. Nomeie o arquivo como BP_MeuPersonagem e salve tudo. 6. Clique duas vezes sobre o nosso Blueprint para abri-lo e em viewport vamos adicionar nosso personagem. Clique sobre Mesh na aba de Componentes. 7. Em seguida, mo canto direito de nosso Viewport deve ter aparecido agora a opção Malha. E é exatamente nela que vamos escolher o nosso personagem, escolha o seu personagem feito no Blender que deve ser importado para o projeto, ou escolha qualquer personagem do pacote Infinity Blade. No meu caso, escolhi o Forge King. Obs: Carregar o modelo e texturas pode demorar dependendo de sua máquina.

4 8. Lembre de Escalonar o seu personagem, e posicioná-lo de acordo de modo a estar olhando na direçao do Arrow Component. 8. Precisamos agora adiconar uma câmera ao nosso personagem, esta câmera irá persegui-lo para aonde quer que se mova. Dando zoom in ou zoom out se houver alguma barreira entre a câmera e o personagem. Isto é feito pelo component Spring Arm. Adicione a nossa lista de componentes:

5 9. Agora adicione uma câmera como filha deste Spring Arm (braço com mola) clique de novo em Add Component e escolha câmera, em seguida, clique sobre o objeto Câmera e o arraste para cima de Spring Arm, para torná-la filha. Seus componentes devem ficar assim: 10. Clique agora sobre a câmera e na nossa janela de Detalhes, procure pela janela Sockets. Precisamos ligar fisicamente a camera com a Spring Arm, clique na lupa e escolha Spring End Point. Obs: Se desejar posicione sua câmera a vontade, mais perto ou mais longe do personagem, rotacionada ou não. Isto irá determinada qual a visão que o jogador terá do versonagem. Lembre-se de usar as teclas F para focar em um componente e segurar ALT para poder rotacionar com o mouse em torno deles.

6 11. Vamos agora para o Event Graph, aqui precisamos adicionar o script para fazer com que nosso personagem se mova. Clique com o botão direito e adicione os eventos que criamos em project settings: moverfrente e moverdireita. 12. Agora precisamos captura a rotação da câmera, para saber aonde está sua frente e aonde está seu lado. Clique com o botão direito no Blueprint dentro do Event Graph e adicione a função: Get Control Rotation.

7 13. O problema é que esta rotação que pegamos possui três vetores que definem um espaço tridimensional, mas nós queremos apenas dois deles, o vetor para frente e o vetor para o lado, já que nosso personagem não está voando ou nadando. Para pegar apenas esses vetores clique no botão roxo em Return Value e Split Struct Pin. Obs: As funções que aparecem são referentes a rotação nos três eixos X, Y e Z. Como você já deve ter suposto precisamos apenas de movimentaçao em X e Y, ou seja, a rotação em torno de Z (Pense a respeito, Yaw é equivalente a girar sua cabeça para esquerda e para direita). 14. Adicione agora a função Make Rotator para criar uma matriz de rotação baseada no eixo Z. Conforme abaixo:

8 15. Em seguida vamos extrair os vetores da frente e da lateral da nossa câmera com as funçoes Get Right Vector e Get Forward Vector. 16. Agora para concluirmos, preciamos apenas adicionar o movimento do controle na direção respectiva que foi capturada, isto é feito com a funçao Add Movement Input. Ligue os vetores com World Direction, o Axis Value com Scale Value, clique em Compile e está pronto. Nosso personagem está pronto para se mover!! Feche o seu Blueprint e volte ao viewport normal do jogo. 17. Mas quando aperto start nada acontece? Ainda falta um último detalhe adicionar um modo de jogo (Game mode). O Game mode diz quem é o personagem principal, qual HUD será usado entre outras opções para criar um modo de jogo clique novamente no ícone settings em seguida World Settings.

9 18. Uma nova aba abre na UE 4 ao lado da janela Detalhes, procure por Game Mode em World Settings, devem estar tudo vazio. 19. Clique em + para adicionar um novo modo de jogo e salve-o como meujogo. E em default Pawn Classe escolha BP_MeuPersonagem que criamos anteriormente.

10 20. Abra agora o nosso BluePrint Game Mode e em Event Graph adicione o seguinte Script que passa o controle de câmera e do personagem ao nosso jogador. O BluePrint deve ter com Get Player Character, Get Player Controller, Cast to Character e Possess. Tudo o que esse blueprint faz é passar o controle do nosso personagem de animação para o controle do jogador. (ATENÇAO: DESATIVE CONTEXT SENSITIVE ao adicionar as funções para poder adicionar POSSESS). 21. Pronto Nosso personagem está no jogo e já pode se mover para qualquer lado que desejar! Só há um problema agora, nosso personagem se move, mas ainda não está usando as animações associadas! O que fazer? Precisamos criar um BluePrint para animação!

11 22. Como esta aula está extensa, iremos fazer apenas o mais simples. E abordaremos BluePrint de Animação mais a fundo na próxima aula. Para criar um blueprint de animação básico, clique com o botão direito em content Browser em Animation, escolhar Animation blueprint. 23. Ao criar o blueprint, escolha quem será o esqueleto que contém as animações. No caso deste tutorial, Forge King.

12 24. Seus assets no momento devem estar da seguinte maneira: 25. O Blueprint de animação é aberto em uma nova ferramenta da Unreal Engine, o Persona. No Persona temos acesso a um novo tipo de grafo, o animgraph (grafo de animação). 26. Puxe uma linha de Result e adicone uma nova máquina de estados (Add New State Machine).

13 27. Clique duas vezes sobre a State Machine. E adicione as duas animações do Forge King (clique e arraste) a ela renomeando-as como Idle e Walk. Ligue o entry Point com Idle (pois o personagem começa em Idle) e ligue Idle com Walk e Walk com Idle. 28. Para Concluir resta apenas definirmos a transiçao. Como o personagem passa do estado Idle para o Estado Walk, mas antes disso precisamos capturar uma variável de movimento do nosso personagem. Esta variável é o vetor Velocidade, o vetor velocidade informa quantas unidades por frame nosso boneco anda (cm/s). A classe personagem que criamos do blueprint já fornece esse valor, mas precisamos capturá-lo. Clique em Event Graph. 29. Puxe uma linha de Event Blueprint Update Animation e adicione a função Is Valid que possui correspondência com Try Get Pawn Owner. Isso garante que que nossa animação está com o controle do personagem (quando se dá play em uma animação, o Persona assume o comando).

14 30. Agora vamos dar setar a variável velocidade, mas para isso temos que obter o personagem do jogador com Get Player Character em seguida Get Velocity (que retorna o vetor de velocidade) e por fim Vector Length (que retorna o módulo do vetor). 31. Vamos agora, promover a saída de Vector Length para uma variável clique com o botão direito sobre Return Value e selecione Promote to Variable, em seguida renomeie-a para Velocidade. 32. Pronto, agora resta apenas definir as transições, retorne ao AnimGraph e para nossa Máquina de Estados (New State Machine). 33. Clique sobre as duas setas indo no sentido de Iddle Para Walk.

15 34. Puxe uma linha de Can Enter Transition e seleciona a operaçao maior que (float > float) e em seguida puxe a variável velocidade que acabamos de criar até o grafo e dê um Get nela para que seu grafo fique assim: 35. De forma Similar repita este processo para as duas setas que ligam o estado Walk ao estado Iddle e novamente dê um Get Velocidade, mas dessa vez a condição deve ser float <= float. Obs: Tudo o que fizemos é dizer que quando a velocidade é maior que 0, nosso personagem deve sair do estado Iddle e ir para o estado Walk. E quando a velocidade retornar a 0, o boneco deve sair do estado Walk e voltar ao estado Iddle (Isto é, se há velocidade coloque o boneco para caminhar, Walk, se não há velocidade, coloque-o no estado de folga, iddle).

16 35. Finalmente o último passo, para que nosso personagem siga o Blueprint de animação que acabamos de criar precisamos dizer para o BP_Personagem que ele deve usar o Blueprint MinhaAnimação. Para isso, feche o Persona, abra o BP_MeuPersonagem, Clique novamente em Mesh, na aba Animation, escolha Use Animation BluePrint em Animation Mode e em AnimClass escolha o Blueprint minhaanimaçao. 36. Dê Play e verifique seu personagem se move de acordo com o que foi implementado! Exercício: Tente adicionar animações para que seu personagem pule, ou outras animações dentro da nossa máquina de estado (todas as variáveis do personagem estão disponível para você pelo grafo que elaboramos, sua criatividade é seu limite).

17 Obs: Note que nosso personagem sempre anda para frente independente do lado que escolhemos e a velocidade do passo não parece estar de acordo com o seu movimento, na próxima aula veremos como corrigir isso através de BlendSpaces, não percam! Divirtam-se!

LABORATÓRIO: CRIANDO O JOGO MEGAMAN 2D

LABORATÓRIO: CRIANDO O JOGO MEGAMAN 2D LABORATÓRIO: CRIANDO O JOGO MEGAMAN 2D 1. Crie um novo projeto 2D. Parte-1 2. Criar as seguintes pastas na janela Project: _scenes, _scripts, _sprites e _animations. 3. Importe para o projeto, dentro da

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA Curso: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Disciplina: Introdução à Computação Gráfica Docente:

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA Curso: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Disciplina: Introdução à Computação Gráfica Docente:

Leia mais

Computação Gráfica: Blender

Computação Gráfica: Blender Computação Gráfica: Blender Interface, Transformações & Scripts. Prof. Rafael Vieira THIS WORK IS LICENSED UNDER THE CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION-SHAREALIKE 4.0 INTERNATIONAL LICENSE. TO VIEW A COPY OF

Leia mais

Mini curso de Construct2 - PIBID. Diego Lopes Max Azevêdo Leando Almeida Sinval Vieira

Mini curso de Construct2 - PIBID. Diego Lopes Max Azevêdo Leando Almeida Sinval Vieira Mini curso de Construct2 - PIBID Diego Lopes Max Azevêdo Leando Almeida Sinval Vieira O que é uma Game Engine? É um software que funciona como um conjunto de bibliotecas que ajudam o desenvolvedor de jogos,

Leia mais

Blender: Modelagem 3D

Blender: Modelagem 3D http://www.blender.org Luiz Gonzaga Damasceno O Blender 3D é o programa livre de Modelagem e Animação É uma suite de criação 3D multiplataforma (Windows, Linux, Mac, Solaris,...) É um software livre mantido

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA Curso: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Disciplina: Introdução à Computação Gráfica Docente:

Leia mais

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS Hoje vamos criar nosso primeiro jogo utilizando o Scratch, trabalharemos com Labirintos, você sabe o que é? Veja nosso Robô XM, ele precisa chegar ao quadradinho

Leia mais

XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER

XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER - 2006 MINICURSO: Utilizando software de modelagem Tridimensional: Wings 3D e Blender 3D. Introdução Este tutorial mostra como fazer uma animação simples e como editar

Leia mais

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa 0. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup? Nome de usuário: coloque nome da escola e número da turma. Exemplo: Weingartner64 Senha: nome

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice Solid Edge ST6 Tutorial 13 Modelando uma Hélice Neste tutorial serão introduzidos os conceitos de modelação, onde você verá a aplicação prática de features 3D através do comando Lofted Protrusion e a divisão

Leia mais

Apresentação. Criando o projeto

Apresentação. Criando o projeto Apresentação Este tutorial foi utilizado no minicurso ministrado no primeiro Simpósio Unificado dos cursos de sistemas de informação da UEG - I SIUNI-UEG. Objetivo é passar uma visão geral da engine UNITY

Leia mais

LABORATÓRIO: CRIANDO O JOGO MEGAMAN 2D

LABORATÓRIO: CRIANDO O JOGO MEGAMAN 2D LABORATÓRIO: CRIANDO O JOGO MEGAMAN 2D Parte-2 1. Agora iremos inserir no jogo os obstáculos que o nosso herói deverá pular para ganhar pontos. O obstáculo será uma bomba e primeiro vamos importar para

Leia mais

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar.

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar. Nível 3 Ferramenta de desenho Introdução: Neste projeto, vamos criar uma ferramenta de pintura para criar desenhos. Esta ferramenta permitirá escolher a cor do lápis, limpar a tela, usar carimbos e muito

Leia mais

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 4. Edição de objetos http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno Damasceno www.damasceno.info -- damasceno12@hotmail.com Google: Google: Blender Blender

Leia mais

Jogos baseados em plataforma (parte 1)

Jogos baseados em plataforma (parte 1) AULA: Jogos baseados em plataforma (parte 1) Programação Multimídia http://docentes.ifrn.edu.br/albalopes alba.lopes@ifrn.edu.br Objetos essenciais para jogos Plataforma Um jogo de plataforma consiste

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I

PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I Aula 4 Mestrado em Educação (em andamento) Pós-graduação em Negócios em Mídias Digitais (em andamento) MBA em Marketing e Vendas Especialista em games : Produção e Programação

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED):

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Solid Edge ST6 Tutorial 1 Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Antes de começar é necessário saber que existem dois ambientes para criação de seus modelos: o ambiente

Leia mais

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language.

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup para criar uma conta de e-mail. Nos campos: Nome de usuário: coloque nome da escola e número da

Leia mais

JOGOS DISTRIBUÍDOS. Aula 8. TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS DISTRIBUÍDOS 2016 Marcelo Henrique dos Santos -

JOGOS DISTRIBUÍDOS. Aula 8. TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS DISTRIBUÍDOS 2016 Marcelo Henrique dos Santos - JOGOS DISTRIBUÍDOS Aula 8 Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) Pós-graduação em Negócios em Mídias Digitais (em andamento) MBA em Marketing e Vendas Especialista em games : Produção

Leia mais

Introdução: Neste jogo você deve orientar o grande peixe faminto e tentar comer todas as presas que estão nadando pelo mar.

Introdução: Neste jogo você deve orientar o grande peixe faminto e tentar comer todas as presas que estão nadando pelo mar. Nível 2 Peixe faminto Introdução: Neste jogo você deve orientar o grande peixe faminto e tentar comer todas as presas que estão nadando pelo mar. PASSO 1: Criando o peixe faminto Vamos fazer o peixe faminto

Leia mais

CRIANDO UM MODELO ESTRUTURAL EM REVIT STRUCTURE

CRIANDO UM MODELO ESTRUTURAL EM REVIT STRUCTURE CIV 2155 BIM: Novas Tecnologias e Metodologias na Engenharia ARQ2203 Projetos Integrados em Arquitetura, Engenharia e Construção 2º Semestre de 2013 - Profa. Elisa Sotelino REVIT STRUCTURE 2013 COMO FAZER

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools Desenvolvido por: Manuele Ferreira e Daniela Claro Requisitos do ambiente Seguem abaixo os requisitos do ambiente.

Leia mais

Criação de componentes no Proteus

Criação de componentes no Proteus Criação de componentes no Proteus O programa Isis permite criar componentes diretamente na tela do editor de esquemas. Neste exemplo, trataremos de criar o DS1023 da Maxim. Esta é a configuração dos pinos

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

Roteiro da oficina. 1. Abrir o Scratch Offline Clicar no ícone Scratch 2 na sua área de trabalho. 2. Mudar o idioma para Português.

Roteiro da oficina. 1. Abrir o Scratch Offline Clicar no ícone Scratch 2 na sua área de trabalho. 2. Mudar o idioma para Português. Roteiro da oficina 0. ANTES DA AULA: Instalar Scratch off-line Para utilizar a versão offline do Scratch, primeiramente precisamos fazer o download do software. Entrar no site: https://scratch.mit.edu/scratch2download/,

Leia mais

Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes

Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do Bentley topograph. Existem duas formas de calcular volumes no Bentley topograph: por seções transversais e por

Leia mais

Deploy do Apache Axis2 para WebSphere 6.1

Deploy do Apache Axis2 para WebSphere 6.1 Deploy do Apache Axis2 para WebSphere 6.1 by Mario C. Ponciano a.k.a: Razec v. 1.0 < mrazec@gmail.com > < http://razec.wordpress.com > Indíce Introdução Pré requisitos Escolhendo o Servidor Iniciando o

Leia mais

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2017 Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice Adaptado de: Denis Lopes Souza & Carlos Alberto Fortulan 2005 Departamento de Engenharia Mecânica

Leia mais

ALUNO Natália Blauth Vasques. TUTORIAL RHINOCEROS Embalagem Hidratante Alfazol, Granado

ALUNO Natália Blauth Vasques. TUTORIAL RHINOCEROS Embalagem Hidratante Alfazol, Granado UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ 03071 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 Prof. Sérgio L. dos Santos - Prof. José Luis Aymone ALUNO TUTORIAL

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Fazendo este tutorial

Leia mais

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 1. Introdução http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 1. Introdução O que é Blender? Blender é uma suite de criação 3D multiplataforma (Windows, Linux, Mac OSX,

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Design e layout Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Dinâmico Mostrar tudo No Microsoft Excel 2010,

Leia mais

LibreOffice. Impress AULA FINALIZANDO UMA APRESENTAÇÃO. As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento.

LibreOffice. Impress AULA FINALIZANDO UMA APRESENTAÇÃO. As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento. LibreOffice Impress AULA 2 FINALIZANDO UMA APRESENTAÇÃO As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento (John Maxwell) Autor: Emerson Luiz Florentino Borges Pró-Reitoria de Extensão Universidade

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Gráfica_Digital. LUMION_00 Interface e comandos básicos

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Gráfica_Digital. LUMION_00 Interface e comandos básicos Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Gráfica_Digital LUMION_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de DIG de 2015-2

Leia mais

Tutorial básico para Kdenlive

Tutorial básico para Kdenlive Tutorial básico para Kdenlive Veja a lista completa de tutoriais para o Kdenlive 1. Download 2. Instalação Linux/Ubuntu 3. Instalação Windows 4. Conhecendo o programa - Interface 5. Edição com o Kdenlive

Leia mais

FOGÃO Letícia da Silva Carvalho

FOGÃO Letícia da Silva Carvalho Tutorial FOGÃO Letícia da Silva Carvalho Computação Gráfica I - 2016/1 Professor Gustavo Demarchi Abra o arquivo CURVAS INICIAIS Como trocar de LAYER? Clique com o botão esquerdo para abrir a aba EDIT

Leia mais

Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos

Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos Técnica de Reportagem II (ECO/UFRJ) Paulo César Castro [Criado pela monitora Thamírys Andrade] No presente tutorial, aprenderemos como gerar gráficos

Leia mais

Vamos dar prosseguimento a nossas edições! Estamos, agora, com uma animação básica de neve. Vamos torná-la uma verdadeira nevasca!

Vamos dar prosseguimento a nossas edições! Estamos, agora, com uma animação básica de neve. Vamos torná-la uma verdadeira nevasca! Vamos dar prosseguimento a nossas edições! Estamos, agora, com uma animação básica de neve. Vamos torná-la uma verdadeira nevasca! Para isso, agora, com a janela do editor de partículas aberta (acompanhe

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS AEI - Gerência de Suporte Efetuando Login Acesse a URL desejada acrescentando /user.php ao final. Exemplo: degustacao.exemplo.uefs.br/user.php 3. Na área Login do sistema

Leia mais

Personagens no Maya. maya

Personagens no Maya. maya maya por Dean Yvatchkovitch Personagens no Maya Atendendo a muitos pedidos estou passando um tutorial de como criar um personagem no Maya. Este mês estamos começando um tutorial bem detalhado, composto

Leia mais

Computação Gráfica: Gimp; Cores, Transformações, Kernel, Quantização e Dithering Prof. Rafael Vieira

Computação Gráfica: Gimp; Cores, Transformações, Kernel, Quantização e Dithering Prof. Rafael Vieira Computação Gráfica: Gimp; Cores, Transformações, Kernel, Quantização e Dithering Prof. Rafael Vieira THIS WORK IS LICENSED UNDER THE CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION-SHAREALIKE 4.0 INTERNATIONAL LICENSE. TO

Leia mais

Tutorial MAXPLUS II Altera Bruno Cozer Fev.2001

Tutorial MAXPLUS II Altera Bruno Cozer Fev.2001 Tutorial MAXPLUS II Altera Bruno Cozer Fev.2001 A) Conceitos básicos Esquemático e Simulação Como exemplo, implementaremos dois inversores em série que, dada uma entrada, terá que retornar na saída o mesmo

Leia mais

GUI - Menu de Jogo. Ferramenta de Desenvolvimento - Engine I

GUI - Menu de Jogo. Ferramenta de Desenvolvimento - Engine I GUI - Menu de Jogo Ferramenta de Desenvolvimento - Engine I PROFESSORA MIRNA SILVA Ferramenta de Desenvolvimento - Engine I Curso: Técnico em Programação de Jogos Digitais Pronatec Unibh Campus Antônio

Leia mais

TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA

TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Sheet Metal, com o qual será possível criar peças que tenham flanges dobrados.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Tutorial para Modelagem Doomhammer Marcello de Freitas Perez Computação Gráfica I Design de Produto 2012/1 (Objeto retirado do personagem Thrall do jogo Warcraft

Leia mais

Programas. Existem vários programas gratuitos pela internet afora.

Programas. Existem vários programas gratuitos pela internet afora. Programas Existem vários programas gratuitos pela internet afora. Contudo, o foco aqui será no programa VIDEOPAD, um programa simples e de tamanho modesto capaz de fazer edições em nível profissional.

Leia mais

CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 SM - COMPUTAÇÃO GRÁFICA

CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 SM - COMPUTAÇÃO GRÁFICA CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 UM POUCO DA HISTÓRIA DO CATIA A HISTÓRIA DO CATIA TEVE INÍCIO EM 1975, QUANDO A EMPRESA AVIONS MARCEL DASSAULT (AMD) ADQUIRIU

Leia mais

Tutorial do 2º Experimento: Programação do CLP Siemens S7-1200

Tutorial do 2º Experimento: Programação do CLP Siemens S7-1200 Tutorial do 2º Experimento: Programação do CLP Siemens S7-1200 Ambiente do software TIA Portal V11 da Siemens Criando um novo projeto 1 Abrir o software TIA Portal V11. Iniciar - > Programas - > TIA Portal

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Introdução à Ferramenta Construct 2

Introdução à Ferramenta Construct 2 AULA: Introdução à Ferramenta Construct 2 Programação Multimídia http://docentes.ifrn.edu.br/albalopes alba.lopes@ifrn.edu.br Criação de Jogos Uma das ferramentas mais utilizadas na construção de jogos

Leia mais

1 0 Começando a superfície

1 0 Começando a superfície Tutorial Anel 1 1 0 Começando a superfície 1. Abra o arquivo Tutorial Anel no Rhinoceros. No layer Prata, selecione a circunferência da imagem e vá até o comando Surface Sweep 1 Rail. A selecione a outra

Leia mais

Atalho de teclado CTRL + P

Atalho de teclado CTRL + P Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série Existem algumas maneiras simples de você visualizar exatamente o que quer imprimir no Excel. Vamos ver as 3 principais maneiras de se

Leia mais

TUTORIAL NetBeans 6.5

TUTORIAL NetBeans 6.5 TUTORIAL NetBeans 6.5 O NetBeans é uma apenas uma Interface para auxiliar o desenvolvimento. Nessa IDE conseguimos trabalhar com a linguagem Java, que estamos estudando na disciplina Linguagem de Programação

Leia mais

Caça às bruxas. PASSO 1: Crie uma bruxa voadora. Nível 1

Caça às bruxas. PASSO 1: Crie uma bruxa voadora. Nível 1 Nível 1 Caça às bruxas Introdução: Este é um jogo de caça às bruxas. Você deve clicar nas bruxas que aparecem na tela, cada vez que acertar uma delas você ganha pontos. O objetivo é ganhar o máximo de

Leia mais

Tópicos Especiais em Engenharia de Software (Jogos II)

Tópicos Especiais em Engenharia de Software (Jogos II) Tópicos Especiais em Engenharia de Software (Jogos II) Aula 06 Animação Edirlei Soares de Lima Unity 3D: Animação A Unity suporta animações criadas nas principais ferramentas de

Leia mais

Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em:

Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em: Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli Disponibilizado em: www.scratchbrasil.net.br Material original criado por: Cesar Ferreira, Cláudio Gilberto César e Susana Seidel Disponibilizado

Leia mais

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando três sofás. Elaborado por:

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando três sofás. Elaborado por: Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I Tutorial de Modelando três sofás Elaborado por: Ezequiel Mendonça Rezende Julho / 2005 2 Índice: Primeira etapa: Configurações

Leia mais

https://www.epiloglaser.com/downloads/pdf/mini_helix_ pdf

https://www.epiloglaser.com/downloads/pdf/mini_helix_ pdf Olá pessoal, hoje vamos aprender como usar a nossa popularíssima cortadora laser. Neste tutorial vamos mostrar desde como ligar a máquina, até como configurar seus materiais e arquivos para usar na laser.

Leia mais

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida BEKS Modelos: BEKY e BEKS Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição USB Imp./Exp. Entrada e Saída de bordados a partir de uma memória USB Pen Drive. Memória Acesso às 100 posições de

Leia mais

TELA E M OVIMENTO MOVIMENT DO ROBÔ

TELA E M OVIMENTO MOVIMENT DO ROBÔ TELA E MOVIMENTO DO ROBÔ TELA E MOVIMENTO DO ROBÔ Bloco DISPLAY Bloco MOVE Bloco MOTOR Usando o bloco DISPLAY Usando os blocos MOVE e MOTOR Usando os blocos aprendidos BLOCO DISPLAY Bloco DISPLAY BLOCO

Leia mais

TOPCON SCANMASTER GUIA PRÁTICO REGISTRO DE NUVENS POR TIE POINTS

TOPCON SCANMASTER GUIA PRÁTICO REGISTRO DE NUVENS POR TIE POINTS TOPCON SCANMASTER GUIA PRÁTICO REGISTRO DE NUVENS POR TIE POINTS O registro de nuvens de pontos por tie points é realizado pelo ScanMaster em escaneamentos onde, em campo, no momento do escaneamento foram

Leia mais

Rotinas do MULTITERM 95.

Rotinas do MULTITERM 95. Rotinas do MULTITERM 95 http://www.trados.com I. Para iniciar o programa (já instalado) e criar uma Base de Dados Teminológica: 1) vá em Programas; 2) procure Multiterm; 3) clique no ícone Multiterm 95.

Leia mais

UNITY 3D CONHECENDO, ADQUIRINDO, INSTALANDO E CONFIGURANDO

UNITY 3D CONHECENDO, ADQUIRINDO, INSTALANDO E CONFIGURANDO UNITY 3D CONHECENDO, ADQUIRINDO, INSTALANDO E CONFIGURANDO UNITY 3D CONHECENDO A PLATAFORMA O QUE É O UNITY? É uma engine multiplataforma desenvolvida pela Unity Technologies; É utilizada primariamente

Leia mais

Capturando Bolinhas. Introdução. Scratch

Capturando Bolinhas. Introdução. Scratch Scratch 2 Capturando Bolinhas All Code Clubs must be registered. By registering your club we can measure our impact, and we can continue to provide free resources that help children learn to code. You

Leia mais

Crie seu próprio mundo

Crie seu próprio mundo Scratch 2 Crie seu próprio mundo All Code Clubs must be registered. By registering your club we can measure our impact, and we can continue to provide free resources that help children learn to code. You

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER 3.0 utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER 3.0 utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER 3.0 utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools Desenvolvido por: Manuele Ferreira, Fabrício Alves e Daniela Claro Requisitos do ambiente Seguem abaixo os

Leia mais

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Introdução: Seguindo o crescimento do conteúdo em sites de Internet, a necessidade por uma fácil navegação nas páginas cresce igualmente. Um menu pop-up pode ser

Leia mais

Virtual Magnifying Glass 3.3.1

Virtual Magnifying Glass 3.3.1 Virtual Magnifying Glass 3.3.1 Índice Sobre o Virtual Magnifying Glass... pág. 1 Licença... pág. 1 Guia de Instalação para Windows... pág. 2 Guia de Instalação para Linux e no FreeBSD... pág. 3 Guia de

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM O AUTOCAD 2D Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Professor: Philipe do Prado Santos Curso Técnico

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM O AUTOCAD 2D Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Professor: Philipe do Prado Santos Curso Técnico

Leia mais

Animação. 1ª etapa: preparação do personagem

Animação. 1ª etapa: preparação do personagem Animação 1ª etapa: preparação do personagem Configurar número de quadros por segundo da animação Habilitar importação/exportação de OBJ Importar malha no centro do grid Nomear malha Nomear shader Selecionar

Leia mais

Tutorial 3ds Max Modelar e texturizar maçãs

Tutorial 3ds Max Modelar e texturizar maçãs Tutorial 3ds Max Modelar e texturizar maçãs Olá a todos Sejam bem vindos a mais um tutorial de 3ds Max. O tema de hoje é a modelagem e a texturização de uma maçã. Vamos conhecer alguns critérios adotados

Leia mais

3. Conhecimentos Básicos

3. Conhecimentos Básicos 3. Conhecimentos Básicos 3.1 Sistema de Coordenadas A área de trabalho do AutoCAD é baseada em um sistema cartesiano de coordenadas, onde serão posicionados os pontos que definirão as entidades do desenho.

Leia mais

Manual de aventuras com scratch

Manual de aventuras com scratch Manual de aventuras com scratch Básico A usa o scratch como introdução a programação de robôs. Scratch é uma linguagem de programação desenvolvida pelo Lifelong Kindergarten Group no Media Lab, MIT. Este

Leia mais

Jogo 1: Amazing Racer. Prof. Fellipe Aleixo

Jogo 1: Amazing Racer. Prof. Fellipe Aleixo Jogo 1: Amazing Racer Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br) Objetivo Guiar passo-a-passo a criação de um jogo completo Antes de mais nada, precisamos pensar no projeto (e o planejamento associado),

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 4. Edição de objetos http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno www.damasceno.info - damasceno12@hotmail.com Google: Blender 3D: Guia de sobrevivência 5.5

Leia mais

Tutorial de AutoCAD 2000 para Windows módulo 3D. Modelando uma residência

Tutorial de AutoCAD 2000 para Windows módulo 3D. Modelando uma residência Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina d Informática Aplicada à where design connectsa Tutorial de AutoCAD 2000 para Windows módulo 3D Modelando uma residência Elaborado por: Ezequiel Mendonça Rezende

Leia mais

Sistemas Digitais. Tutorial Quartus II - Aprendendo as Ferramentas Básicas. Monitoria SD Daniel Alexandro/Reniê Delgado/Vanessa Ogg

Sistemas Digitais. Tutorial Quartus II - Aprendendo as Ferramentas Básicas. Monitoria SD Daniel Alexandro/Reniê Delgado/Vanessa Ogg Sistemas Digitais Tutorial Quartus II - Aprendendo as Ferramentas Básicas Monitoria SD 2011.2 Daniel Alexandro/Reniê Delgado/Vanessa Ogg Editado por (DARA) 1 Abrindo o Quartus... 2 - Inicializando... Selecione

Leia mais

SMM0176 Engenharia de Fabricação Metalúrgica. Aula Prática Simulação da Fundição

SMM0176 Engenharia de Fabricação Metalúrgica. Aula Prática Simulação da Fundição SMM0176 Engenharia de Fabricação Metalúrgica Prof. Marcelo Falcão de Oliveira Aula Prática Simulação da Fundição Objetivo: Projetar um molde para fundição utilizando simulação numérica. Procedimento: 1)

Leia mais

Utilização e visão geral dos aplicativos de Ensino Digital EvoBooks

Utilização e visão geral dos aplicativos de Ensino Digital EvoBooks Guia do usuário Como utilizar os aplicativos da EvoBooks? A metodologia de Ensino Digital EvoBooks utiliza uma série de aplicativos com conteúdos e aulas digitais estruturados. Vamos aprender como utilizar

Leia mais

Tutorial básico para Kdenlive

Tutorial básico para Kdenlive Tutorial básico para Kdenlive Veja a lista completa de tutoriais para o Kdenlive 1. Download 2. Instalação Linux/Ubuntu 3. Instalação Windows 4. Conhecendo o programa - Interface 5. Edição com o Kdenlive

Leia mais

ROTEIRO DE APOIO Aula 3 Georreferenciamento de Cartas topográficas

ROTEIRO DE APOIO Aula 3 Georreferenciamento de Cartas topográficas ROTEIRO DE APOIO Aula 3 Georreferenciamento de Cartas topográficas 1.Objetivos da aula: Georreferenciamento de cartas topográficas com grid de coordenadas; Georreferenciamento de imagens aéreas através

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Trabalhando com Master Page no ASP.NET *

Trabalhando com Master Page no ASP.NET * OpenStax-CNX module: m47739 1 Trabalhando com Master Page no ASP.NET * Joao Carlos Ferreira dos Santos This work is produced by OpenStax-CNX and licensed under the Creative Commons Attribution License

Leia mais

Guia de instalação Impressora Térmica EPSON TM-88IV (Linux)

Guia de instalação Impressora Térmica EPSON TM-88IV (Linux) 1. Passo Conecte a impressora à fonte de alimentação elétrica e em seguida acione o botão de ligar a impressora. Conecte um cabo de rede entre a impressora e a placa de rede de um computador qualquer.

Leia mais

Exemplo 1 Introdução a esboços

Exemplo 1 Introdução a esboços Exemplo 1 Introdução a esboços Neste exemplo iremos desenhar e criar, da forma mais simples possível, uma peça sólida. Todo sólido sempre irá partir de um esboço, também conhecidos como croqui pelos desenhistas

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 03 Prof. Arlindo Neto

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 03 Prof. Arlindo Neto FTAD Formação Técnica em Administração Aula 03 Prof. Arlindo Neto COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Elaborar uma apresentação no formato slides; Microsoft Office Power Point 2007 O Microsoft

Leia mais

Tutorial para criação de circuitos digitais utilizando diagrama esquemático no Quartus Prime 16.1

Tutorial para criação de circuitos digitais utilizando diagrama esquemático no Quartus Prime 16.1 Tutorial para criação de circuitos digitais utilizando diagrama esquemático no Quartus Prime 16.1 Felipe Valencia de Almeida Profa. Dra. Liria Sato Prof. Dr. Edson Midorikawa Versão 1.0 1º Semestre de

Leia mais

Templates e Preferências

Templates e Preferências Templates e Preferências Olá! Neste vídeo, vamos aprender como usar os Templates pra criar projetos com maior rapidez. Os tópicos deste vídeo são os seguintes: 1. Templates; 2. Tipos de Tracks; 3. Criando

Leia mais

ALTERA Quartus II. Manual

ALTERA Quartus II. Manual ALTERA Quartus II Manual 2014 O Quartus II é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development Environment), utilizado para o desenvolvimento de sistemas digitais utilizando FPGAs (Field

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D (40 h)

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D (40 h) REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D (40 h) AULA 02 COMANDOS INICIAIS Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil LINE I O

Leia mais

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas Módulo 03 Trabalhando com listas, imagens e tabelas Apresentação do módulo 03 Objetivos do módulo Boas vindas ao terceiro módulo do curso Primeiros Passos no Word. Neste módulo vamos saber como utilizar

Leia mais

TUTORIAL PIKTOCHART: Criando infográficos. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos

TUTORIAL PIKTOCHART: Criando infográficos. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos TUTORIAL PIKTOCHART: Criando infográficos Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta 2 3. Criando um infográfico

Leia mais

Tutorial 04 Cabeça da Biela

Tutorial 04 Cabeça da Biela DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Tutorial 04 Cabeça da Biela Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de Universidade de

Leia mais