O QUE PODEMOS APRENDER COM A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA QUÉ PODEMOS ASIMILAR CON LA EXPERIENCIA BRASILEÑA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O QUE PODEMOS APRENDER COM A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA QUÉ PODEMOS ASIMILAR CON LA EXPERIENCIA BRASILEÑA"

Transcrição

1 O QUE PODEMOS APRENDER COM A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Podemos aprender que o associativismo e a formação de redes é a maneira mais efetiva para garantir êxito na construção de soluções municipais eficazes, tecnologicamente avançadas e de baixo custo. A realidade brasileira mostra que, ao dividirmos experiências e compartilharmos os custos, é possível construirmos políticas públicas com foco em resultados concretos. Resultados esses capazes de promover uma melhoria na qualidade de vida de toda a população. Assim, não basta que novos caminhos sejam criados, é necessário torná-los cada vez mais acessíveis a todos. QUÉ PODEMOS ASIMILAR CON LA EXPERIENCIA BRASILEÑA Podemos aprender que el asociativismo y la formación de redes es la forma más efectiva para garantizar éxito en la construcción de soluciones de municipalidad que sean eficaces, tecnológicamente avanzadas y de bajo costo. La realidad brasileña muestra que cuando dividimos experiencias y también compartimos los costos es posible que podamos construir políticas públicas con el foco en resultados concretos. Esos resultados serían capaces de promover una mejoría en la calidad de vida de toda la población. De esta manera no basta que sean creados nuevos caminos, es necesario convertirlos cada vez más accesibles para todos.

2 Rio de Janeiro MUNICIPALIDAD EN FOCO Las municipalidades necesitan hacer valer su voz y, para esto, deben luchar por el fortalecimiento de la autonomía municipal y de la construcción de redes de municipios locales, nacionales e internacionales. El objetivo es encontrar soluciones políticas y técnicas que garanticen excelencia en la gestión municipal y el desarrollo humano. La Confederação Nacional de Municípios (Confederación Nacional de Municipalidades) CNM es la mayor entidad municipalista de Brasil, una entidad de utilidad pública, sin fines lucrativos, que defiende los intereses de las municipalidades brasileñas. Después de 26 años de trabajo, la CNM coordina hoy en día una red integrada de 29 entidades provinciales y 223 entidades microregionales, con atención directa a más de municipalidades de Brasil. En la actualidad, la CNM, en su cargo de la vicepresidencia de la Federação Latinoamericana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais - FLACMA (Federación Latino-americana de Ciudades, Municipalidades y Asociaciones de Gobiernos Locales) y del Comitê de Sociedade da Informação da Cidades e Governos Locais Unidos CGLU (Comité de Sociedad de Información de las Ciudades y Gobiernos Locales Unidos) presenta la propuesta de compartir mundialmente todos los avances alcanzados en las municipalidades brasileñas. Município em Foco Os municípios precisam fazer valer a sua voz e, para isto, devem lutar pelo fortalecimento da autonomia municipal e da construção de redes de municípios locais, nacionais e internacionais. O objetivo é encontrar soluções políticas e técnicas que garantam excelência na gestão municipal e o desenvolvimento humano. A Confederação Nacional de Municípios CNM é a maior entidade municipalista do Brasil, uma entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos, que defende os interesses dos municípios brasileiros. Após 26 anos de trabalho, a CNM atualmente coordena uma rede integrada de 29 entidades estaduais e 223 entidades microrregionais, com atendimento direto a mais de 3 mil municípios do Brasil. Atualmente, como vice-presidente da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (FLACMA) e do Comitê de Sociedade da Informação da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) apresenta a proposta de compartilhar mundialmente todos os avanços alcançados nos municípios brasileiros. Paulo Ziulkoski Paulo Ziulkoski Presidente de la CNM Presidente da CNM

3 BÚSQUEDA DE RESULTADOS La CNM posee: BUSCA DE RESULTADOS A CNM possui: Articulação e assistência político institucional permanente; Corpo técnico especializado com mais de 200 consultores em todo o Brasil; Tecnologias e metodologias voltadas à gestão municipal; Área de desenvolvimento de aplicativos específico para questões municipais: Articulación y ayuda político institucional en forma permanente; Cuerpo técnico especializado con más de 200 consultores en todo Brasil; Tecnologías y metodologías dirigidas a la administración municipal; Área de desarrollo de aplicativos específico para cuestiones municipales: o Portal Municipal; o Intranet; o Sistema de Compras Públicas Gubernamental; o Portal Municipal; o Intranet; Pública Municipal (en plataforma o Sistema de Compras Públicas abierta Open Software); Governamental; o Sistema Integrado de Gestão Pública Municipal (em plataforma aberta Open Software); Moderna Estrutura de Mídia e Divulgação (Rádio CNM, revista mensal, área de publicação acadêmica e agência de notícias); Call Center de abrangência nacional; e Áreas técnicas nas várias competências municipais: o Planejamento urbano participativo; o Consórcio Municipal; o Educação / Saúde. o Sistema Integrado de Administración Moderna Estructura de Media y Divulgación (Radio CNM, revista mensual, área de publicación académica y agencia de noticias); Call Center (Servicio de atención por teléfono) abarcando todo el territorio nacional; Áreas técnicas en las diferentes atribuciones municipales: o Planeamiento urbano participativo; o Consorcio Municipal; o Educación / Salud.

4 brasília PORTAL MUNICIPAL En Brasil, el Portal Municipal - es una de las herramientas más importantes de inclusión de las municipalidades en la era digital ya que esta incorporación posee la más completa base de datos con informaciones y con referencias estadísticas de todas las municipalidades brasileñas. La información es presentada por medio de mapas y gráficos interactivos, que posibilitan la evolución dinámica del proceso de análisis e investigación. No solamente sirve como referencia al estudio pero también como herramienta de atracción de inversiones ya que ofrece un diagnóstico rápido de la realidad municipal analizada sobre diferentes aspectos. Es, efectivamente, una de las herramientas más efectivas de inclusión social que permite la ampliación de desarrollo económico social. La CNM, siguiendo las directrices de FLACMA y de CGLU, pretende ampliar las formas de acceso a este tipo de tecnología, estando abierta a la construcción de sociedades para difundirla con la creación de portales semejantes en el idioma local de los diferentes países. PORTAL MUNICIPAL No Brasil, o Portal Municipal - é uma das mais importantes ferramentas de inclusão dos municípios na era digital já que contém a mais completa base de dados com informações e dados estatísticos de todos municípios brasileiros. A informação é apresentada por meio de mapas e gráficos interativos, que possibilitam a evolução dinâmica do processo de análise e pesquisa. Serve não apenas como referência ao estudo, mas como ferramenta de atração de investimentos uma vez que oferece um rápido diagnóstico da realidade municipal analisada sobre diferentes aspectos. Uma das mais efetivas ferramentas de inclusão social, que permite a ampliação do desenvolvimento econômico e social. A CNM, seguindo as diretrizes da FLACMA e CGLU, pretende ampliar as formas de acesso à este tipo de tecnologia, estando aberta à construção de parcerias para difundi-la na criação de portais semelhantes no idioma local dos diferentes países.

5 INTRANET INTRANET A ferramenta de Intranet é uma plataforma eletrônica, baseada na Internet, que integra todas as ações que são executadas pelas Associações de Governos Locais (AGLs) para controle de seus fluxos internos. Normalmente integrada ao Portal Municipal, ela faz um controle na forma de ações de todas as demandas e solicitações dos membros filiados à entidade e cria um canal efetivo de interação. Estimula, ao final, que qualquer pergunta feita pelo município ou por um cidadão não fique sem resposta. É uma forma de interação que permite o contato de diferentes pessoas com os municípios, com as AGLs, o controle de seus fluxos de trabalho, inclusive os financeiros de maneira fácil e econômica. La herramienta de INTRANET es una plataforma electrónica fundamentada en la Internet y que integra todas las acciones que son efectuadas por las Asociaciones de Gobiernos Locales (AGLs) para control de sus movimientos internos. Normalmente integrada al Portal Municipal, ella hace un control en la forma de acciones de todas las demandas y solicitudes de los miembros afiliados a la entidad y crea un canal efectivo de interacción. Al final de cuentas estimula que cualquier pregunta hecha por la municipalidad o por un ciudadano no vaya a quedarse sin una respuesta. Es una forma de interacción que permite el contacto de diferentes personas con las municipalidades, con las AGLS, con el control de sus flujos de trabajo, inclusive de los financieros de forma fácil y económica. TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO TECNOLOGÍA COMO HERRAMIENTA DE INCLUSIÓN O mundo evoluiu para a sociedade digital e, quanto a isto, não há retorno. Muitos municípios se encontram à margem da modernidade e por isto não participam desse processo de inserção na era digital. A quebra das limitações tecnológicas corresponde ao primeiro passo para a integração dos municípios às demandas do mundo atual. El mundo ha evolucionado para la sociedad digital y no hay vuelta atrás en este sentido. Muchas municipalidades se encuentran al margen de la modernidad y por esa razón no participan de ese proceso de inclusión en la era digital. Romper con esas limitaciones tecnológicas corresponde con el primer paso para la integración de las municipalidades a las demandas del mundo actual.

6 mato grosso TRANSPARENCIA EN LAS COMPRAS La ejecución de procesos de adquisición electrónica en la Internet es un cambio de paradigma importante y necesario para garantizar la mejoría de la administración de las municipalidades. Permite que las adquisiciones sean más económicas, garantizando transparencia y control social. Brasil es un importante ejemplo de suceso en la gestión electrónica de los procesos de adquisición pública. Para dar sostén a los municipios brasileños, la CNM creó el CidadeCompras - br. La herramienta mas práctica, completa y eficaz disponible en Brasil para la obtención de bienes y servicios a través de cotización electrónica y pregón modalidad de licitación por internet prevista en la legislación brasileña (ley /02) que funciona como una subasta reversa. El sistema genera beneficios inmediatos para la municipalidad: Economía media de 25% en las compras públicas; Agilidad en el proceso de compras municipales, sin dejar de respetar la legislación; Automatiza y simplifica el proceso de licitación; Garantiza total transparencia a la gestión municipal; Puede ser utilizado para cualquier valor estimado; Los resultados para las municipalidades son inmediatos y fácilmente mensurables. La CNM pretende buscar sociedades locales para difundir la utilización de sistemas de esa naturaleza, ayudando en la discusión y adaptación de los aspectos jurídicos y técnicos para la implantación de esta herramienta en diferentes países. TRANSPARÊNCIA NAS COMPRAS PÚBLICAS A realização de processos de aquisição eletrônica na Internet é uma importante e necessária mudança de paradigma para garantir a melhoria da gestão dos municípios. Permite que as aquisições sejam mais econômicas, garantindo transparência e controle social. O Brasil é um importante caso de sucesso na gestão eletrônica dos processos de aquisição pública. Para dar suporte aos municípios brasileiros, a CNM criou o CidadeCompras - A ferramenta mais prática, completa e eficaz disponível no Brasil para aquisição de bens e serviços por meio de cotação eletrônica e pregão modalidade de licitação pela internet prevista na legislação brasileira (lei /02) que funciona como um leilão reverso. O sistema gera benefícios imediatos para o município: Economia média de 25% nas compras públicas; Agilidade no processo de compras municipais, sem desrespeitar a legislação; Automatiza e simplifica o processo licitatório; Garante total transparência à gestão municipal; Pode ser utilizado para qualquer valor estimado; Os resultados para os municípios são imediatos e facilmente mensuráveis. A CNM pretende buscar parcerias locais para difundir a utilização de sistemas dessa natureza, auxiliando na discussão e adaptação dos aspectos jurídicos e técnicos para a implantação desta ferramenta em diferentes países.

7 SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRACIÓN MUNICIPAL En LA INTERNET - SIAMWEB SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL NA INTERNET - SIAMWEB A Solução Integrada de Gestão Municipal é um software totalmente orientado para a web, de fácil instalação e atualização, desenvolvido especificamente para administração pública municipal, utilizando 100% softwares livres, desde o sistema operacional até as ferramentas de programação e o banco de dados. A proposta da CNM ao desenvolver o SIAMWEB foi criar uma solução de baixo custo, capaz de automatizar diversos setores do município, agilizando os serviços executados manualmente ou por sistemas sem visão de integração, de modo a imprimir maior qualidade e rapidez aos serviços prestados à comunidade. A CNM defende a difusão de softwares livres para municípios, estados ou países que precisem dar um salto tecnológico significativo e não tenham condições financeiras ou não estejam dispostos a investir na aquisição e pagamento de licenças de ferramentas proprietárias, que por vezes não atendem as especificidades da administração pública. Trabalha com a difusão tecnológica e a construção de soluções conjuntas, de forma a permitir que os avanços obtidos na plataforma possam ser compartilhados com todos os usuários do sistema. La Solução Integrada de Gestão Municipal (Solución Integrada de Gestión Municipal) es un software o paquete informático totalmente orientado para la web, de fácil instalación y actualización, desarrollado específicamente para la administración pública municipal, utilizando 100% softwares libres desde el sistema operacional hasta las herramientas de programación y el banco de datos. La propuesta de la CNM al desarrollar el SIAMWEB fue crear una solución barata, capaz de automatizar diversos sectores de la municipalidad, agilizando los servicios efectuados manualmente o por sistemas sin una visión de integración, con el objetivo de imprimir mayor calidad y rapidez a los servicios ofrecidos a la comunidad. La CNM defiende la libre difusión de softwares para municipios, estados, provincias o países que necesiten dar un avance significativo en términos tecnológicos y que no tengan condiciones financieras o que no estén dispuestos a acometer en la adquisición y pago de licencias de herramientas propietarias que, muchas veces, no atienden a las especificidades de la administración pública. La CNM trabaja con la difusión tecnológica y con la construcción de soluciones conjuntas, de forma a permitir que los avances obtenidos en la plataforma puedan ser compartidos con todos los usuarios del sistema.

8 Entre em contato com a área de cooperação Internacional da CNM e saiba mais sobre as formas de compartilhar estas e outras experiências de sucesso. Entre en contacto con el área de Cooperación Internacional de la CNM y sepa más sobre las formas de compartir estas y otras experiencias de suceso. Confederação Nacional de Municípios - CNM SCRS 505, Bl. C nº 62-3º andar Cep: Brasília - DF Brasil Confederação Nacional de Municípios - CNM SCRS 505, Bl. C nº 62-3º andar Cep: Brasília - DF Brasil cnminternacional@cnm.org.br Tel./Fax: Tel. Direto: cnminternacional@cnm.org.br Tel./Fax: Tel. Direto: fotografias: Fotografías:

Subasta Electrónica Inversa. Micro y Pequeñas Empresas

Subasta Electrónica Inversa. Micro y Pequeñas Empresas Subasta Electrónica Inversa Micro y Pequeñas Empresas Ana Maria Vieira Neto Secretária de Logística y Tecnologia de la Información agosto de 2013 Estructura de la SLTI / MP Órgano Central del SISG Órgano

Leia mais

De portas abertas para seu município

De portas abertas para seu município De portas abertas para seu município A maior entidade municipalista da América Latina A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, com

Leia mais

14. BASE DE DATOS ErgoBD

14. BASE DE DATOS ErgoBD 14. BASE DE DATOS ErgoBD Introducción Criterios de diseño Buenas prácticas Catálogo de productos Bibliografía Legislación y normativa Enlaces web Otros documentos de interés INTRODUCCIÓN Descripción y

Leia mais

Experiência na Gestão Municipal em Smart Cities

Experiência na Gestão Municipal em Smart Cities Fórum Internacional: Os Desafios das Cidades Inteligentes e as Novas Formas de Trabalho Experiência na Gestão Municipal em Smart Cities Andrea Acuña Arias Presidente Centro Internacional para el Desarrollo

Leia mais

Editorial. Portugal e Espanha estão na rota certa! E, atrevo-me a dizê-lo, à frente de muitos países dos comummente chamados de desenvolvidos.

Editorial. Portugal e Espanha estão na rota certa! E, atrevo-me a dizê-lo, à frente de muitos países dos comummente chamados de desenvolvidos. Editorial De entre a evolução das múltiplas áreas do conhecimento científico, é facilmente constatável que a Acústica tem assumido um protagonismo digno de realce. De facto, seja na melhoria da qualidade

Leia mais

Presidentes, potenciais sucessores, dirigentes e executivos sindicais.

Presidentes, potenciais sucessores, dirigentes e executivos sindicais. 1) Segmento de clientes Presidentes, potenciais sucessores, dirigentes e executivos sindicais. 2) Propuesta De Valor O que desejamos oferecer são rotas de desenvolvimento, compostas pelos seguintes formatos

Leia mais

Uma universidade brasileira, pública e gratuita, com caráter internacional Una universidad brasileña, pública y gratuita, con carácter internacional

Uma universidade brasileira, pública e gratuita, com caráter internacional Una universidad brasileña, pública y gratuita, con carácter internacional Uma universidade brasileira, pública e gratuita, com caráter internacional Una universidad brasileña, pública y gratuita, con carácter internacional UMA UNIVERSIDADE PARA A AMÉRICA LATINA UNA UNIVERSIDAD

Leia mais

BuscadorCoruja.com BuscadorBuho.com

BuscadorCoruja.com BuscadorBuho.com BuscadorCoruja.com BuscadorBuho.com Manual do Usuário https://play.google.com/store/ apps/details? id=com.ufvjm.buscadorcoruja. buscadorcorujacom 2 3 Este manual destina-se a usuários cadastrados no BuscadorCoruja.

Leia mais

Elementos-chave no desenvolvimento de itinerários de formação, através da avaliação de competências.

Elementos-chave no desenvolvimento de itinerários de formação, através da avaliação de competências. 4-5-6 Septiembre 2014 WORKSHOP TALLER 5-E Elementos-chave no desenvolvimento de itinerários de formação, através da avaliação de competências. Elementos claves en la elaboración de itinerarios formativos

Leia mais

Divisórias Marelli. Divisorias Marelli. Liberdade e interação. Libertad e interacción

Divisórias Marelli. Divisorias Marelli. Liberdade e interação. Libertad e interacción 1 Divisórias Marelli Liberdade e interação. Os painéis divisórios Division, Habitat e Reasons foram desenvolvidos para otimizar os espaços. O design harmonioso possibilita flexibilidade para atender a

Leia mais

ESCALA E TERRITÓRIO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL RURAL: INTERPELAÇÕES PARA A GEOGRAFIA

ESCALA E TERRITÓRIO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL RURAL: INTERPELAÇÕES PARA A GEOGRAFIA ESCALA E TERRITÓRIO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL RURAL: INTERPELAÇÕES PARA A GEOGRAFIA Montenegro Gómez, Jorge R. FCT/UNESP, Presidente Prudente jorgemon00@hotmail.com As políticas de desenvolvimento

Leia mais

[2012] Saberes Bolivianos Su espacio En la web. Boletín [Mayo]

[2012] Saberes Bolivianos Su espacio En la web.   Boletín [Mayo] www.saberesbolivianos.com Saberes Bolivianos Suespacio Enlaweb SaberesBolivianosesunespacioconstruidopor todosparadifundiryvalorizarelconocimiento científicoenbolivia. Boletín[Mayo] [2012] www.saberesbolivianos.com

Leia mais

Desarrollo sostenible de los pueblos indígenas: con ellos, para ellos

Desarrollo sostenible de los pueblos indígenas: con ellos, para ellos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - POSGRAP Exame de Proficiência em Língua Estrangeira - EPLE Idioma: Língua Espanhola NOME: NÚMERO DE ORDEM: DATA: 14/10/2018 INSTRUÇÕES: 1-Este é o caderno de questões

Leia mais

TEXTO. Post no Estratégia Tradução Livre 23/2016 Prof. Adinoél e Profa. Elenice. (Fonte: elpais.es) - adaptado

TEXTO. Post no Estratégia Tradução Livre 23/2016 Prof. Adinoél e Profa. Elenice. (Fonte: elpais.es) - adaptado TEXTO Cuando Hacienda le investiga En pocos días se dará el pistoletazo de salida a la campaña de renta 2014. De nuevo, preparar y verificar datos, confirmar borradores, hacer cuentas por la venta de la

Leia mais

gvsig BR: a distribuição brasileira de gvsig Alvaro Anguix Asociación gvsig

gvsig BR: a distribuição brasileira de gvsig Alvaro Anguix Asociación gvsig gvsig BR: a distribuição brasileira de gvsig Alvaro Anguix aanguix@gvsig.com Asociación gvsig 1. Comunidad Brasileira y gvsig La Comunidad Brasileira de gvsig crece día a día Cada vez hay más organizaciones

Leia mais

Comunidades gvsig. Asociación gvsig. Embrapa Florestas - Comunidad Brasil

Comunidades gvsig. Asociación gvsig. Embrapa Florestas - Comunidad Brasil Comunidades gvsig Victoria Agazzi Maria Augusta Doetzer Rosot vagazzi@gvsig.com Asociación gvsig augusta@cnpf.embrapa.br Embrapa Florestas - Comunidad Brasil 1. Comunidad Qué es? 2. Qué objetivo perseguimos?

Leia mais

VISÃO: VISIÓN: MISSÃO: MISIÓN: VALORES: VALORES:

VISÃO: VISIÓN: MISSÃO: MISIÓN: VALORES: VALORES: MISSÃO: MISIÓN: Oferecer inovação e conveniência para o mercado de transporte. Ofrecer innovación y conveniencia para el mercado de transporte. VISÃO: VISIÓN: Ser reconhecida na América Latina como a referência

Leia mais

ATIVIDADES DE ASSISTÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL PRATICADAS PELO NÚCLEO DE PRÁTICA CONTÁBIL A GRUPOS VULNERÁVEIS

ATIVIDADES DE ASSISTÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL PRATICADAS PELO NÚCLEO DE PRÁTICA CONTÁBIL A GRUPOS VULNERÁVEIS ATIVIDADES DE ASSISTÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL PRATICADAS PELO NÚCLEO DE PRÁTICA CONTÁBIL A GRUPOS VULNERÁVEIS por GABRIELA BARRETO HENRIQUE TINOCO VALÉRIA SANTOS ACTIVIDADES DE ASISTENCIA E INCLUSIÓN SOCIAL

Leia mais

Recursos Hídricos e Eco-turismo

Recursos Hídricos e Eco-turismo Recursos Hídricos e Eco-turismo Recursos Hídricos e Eco-turismo Recursos Hídricos e Eco-turismo ??? ESTA É A BACIA DE ADUÇÃO DO LAGO DA SERRA DA MESA RIO DAS ALMAS ENTRANDO AQUI AQUI ATUA O CONÁGUA ESTÁ

Leia mais

Software. Programa Paradigmas de programación Cómo se produce software

Software. Programa Paradigmas de programación Cómo se produce software SOFTWARE Software Programa Paradigmas de programación Cómo se produce software Programa Representación de un programa Entrada Programa Salida Cómo son los programas Un programa Modela un problema En función

Leia mais

TERRITORIALIZAÇÃO DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA CAPANEMA Ltda (COAGRO): UMA ARTICULAÇÃO ENTRE O LOCAL E O GLOBAL

TERRITORIALIZAÇÃO DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA CAPANEMA Ltda (COAGRO): UMA ARTICULAÇÃO ENTRE O LOCAL E O GLOBAL TERRITORIALIZAÇÃO DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA CAPANEMA Ltda (COAGRO): UMA ARTICULAÇÃO ENTRE O LOCAL E O GLOBAL José Marcos Sinhorini Aluno do curso de Mestrando no programa de Pós- Graduação em Geografia

Leia mais

Desafios na implementação da regionalização da saúde a partir da perspectiva de municípios não-polo: Estudo de caso em regiões de saúde desenvolvidas

Desafios na implementação da regionalização da saúde a partir da perspectiva de municípios não-polo: Estudo de caso em regiões de saúde desenvolvidas CALASS 2017 CALASS 2017 Desafios na implementação da regionalização da saúde a partir da perspectiva de municípios não-polo: Estudo de caso em regiões de saúde desenvolvidas CAROLINA CAVANHA ANA MARIA

Leia mais

MOBILIDADE PRA VOCÊ QUE NUNCA PARA DE EVOLUIR. MOVILIDAD PARA QUE USTED NUNCA DEJE DE EVOLUCIONAR.

MOBILIDADE PRA VOCÊ QUE NUNCA PARA DE EVOLUIR. MOVILIDAD PARA QUE USTED NUNCA DEJE DE EVOLUCIONAR. MOBILIDADE PRA VOCÊ QUE NUNCA PARA DE EVOLUIR. MOVILIDAD PARA QUE USTED NUNCA DEJE DE EVOLUCIONAR. Em um mundo competitivo, manter-se em movimento é fundamental. E, para isso, é preciso mais que metas

Leia mais

Bonifácio Andrada abordou Os fatos históricos de 1964 e a situação

Bonifácio Andrada abordou Os fatos históricos de 1964 e a situação EDITORIAL EDITORIAL Dijon Moraes Júnior É sempre um privilégio escrever o editorial de uma publicação científica. Tornar público fatos, análises e ideias é enriquecer o debate e o próprio trabalho. É compartilhar

Leia mais

O uso do gvsig na Identificação de locais estratégicos para instalação de uma loja de confecções

O uso do gvsig na Identificação de locais estratégicos para instalação de uma loja de confecções O uso do gvsig na Identificação de locais estratégicos para instalação de uma loja de confecções El uso de gvsig en la identificación sitios estratégicos para la instalación de una tienda de ropas Luiz

Leia mais

ANÁLISE QUALITATIVA SUPORTADA POR COMPUTADOR ANÁLISIS CUALITATIVO APOYADO POR ORDENADOR COMPUTER SUPPORTED QUALITATIVE ANALYSIS

ANÁLISE QUALITATIVA SUPORTADA POR COMPUTADOR ANÁLISIS CUALITATIVO APOYADO POR ORDENADOR COMPUTER SUPPORTED QUALITATIVE ANALYSIS " " meeting2016 ANÁLISE QUALITATIVA SUPORTADA POR COMPUTADOR ANÁLISIS CUALITATIVO APOYADO POR ORDENADOR COMPUTER SUPPORTED QUALITATIVE ANALYSIS 11 DE JULHO DE 2016 PORTO - PORTUGAL O Meeting 2016 tem por

Leia mais

Prova Escrita de Espanhol

Prova Escrita de Espanhol EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/04, de 26 de Março Prova Escrita de Espanhol 12.º Ano de Escolaridade Iniciação trienal Prova 747/2.ª Fase 6 Páginas Duração da Prova: 1 minutos.

Leia mais

O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA DIANTE DO INADIMPLEMENTO CONTRATUAL PRELIMINAR DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL URBANO PRIVADO

O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA DIANTE DO INADIMPLEMENTO CONTRATUAL PRELIMINAR DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL URBANO PRIVADO UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ UNIVALI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS - CEJURPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM

Leia mais

LA INSPECCIÓN GUBERNAMENTAL DE SSO EN BRASIL

LA INSPECCIÓN GUBERNAMENTAL DE SSO EN BRASIL LA INSPECCIÓN GUBERNAMENTAL DE SSO EN BRASIL II TALLER HEMISFERICO SOBRE SEGURIDAD Y SALUD OCUPACIONAL Junia Maria Barreto Auditora Fiscal del Trabajo 2006 Marco Legal Constitución Federal Art. 7o., XXII:

Leia mais

Panorama da Rede BVS no Brasil e no mundo

Panorama da Rede BVS no Brasil e no mundo Panorama da Rede BVS no Brasil e no mundo VI Reunião da Rede BVS no Brasil e XIV Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Gramado, 17 de setembro de 2012 Cláudia Guzzo Coordenadora

Leia mais

TERRITORIALIZAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA E REFORMA AGRÁRIA DE MERCADO NO BRASIL ( )

TERRITORIALIZAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA E REFORMA AGRÁRIA DE MERCADO NO BRASIL ( ) TERRITORIALIZAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA E REFORMA AGRÁRIA DE MERCADO NO BRASIL (2000-2004) Eraldo da Silva Ramos Filho Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Unesp/Presidente Prudente eramosfilhos@yahoo.com.br

Leia mais

Vision & Values. Código de Trabalho em Equipe e Liderança. Código de Trabajo en Equipo y Liderazgo

Vision & Values. Código de Trabalho em Equipe e Liderança. Código de Trabajo en Equipo y Liderazgo Vision & Values Código de Trabalho em Equipe e Liderança Código de Trabajo en Equipo y Liderazgo 1 Código de Trabalho em Equipe e Liderança Nossa visão e valores formam a base de nosso comportamento e

Leia mais

Planejamento estratégico

Planejamento estratégico espaço ibero-americano espacio iberoamericano Planejamento estratégico Quem somos, onde queremos ir e como chegaremos lá são indagações necessárias em todas as escolas Como qualquer empresa, instituições

Leia mais

Implicações das reproduções em 3D para o direito de autor.

Implicações das reproduções em 3D para o direito de autor. Implicações das reproduções em 3D para o direito de autor. Victor Drummond. Drummond & Associados. Instituto Latino de Direito e Cultura (ILDC) victor@victordrummond.com Breve estudo de direito comparado.

Leia mais

Brasil y Estados Unidos. El nuevo acuerdo de cooperación en materia de defensa

Brasil y Estados Unidos. El nuevo acuerdo de cooperación en materia de defensa Brasil y Estados Unidos. El nuevo acuerdo de cooperación en materia de defensa Por Roberta Braz Ribeiro Después de treinta y tres años sin firmar un acuerdo de cooperación militar, Brasil y Estados Unidos

Leia mais

MANUAL DE INSTRUCCIONES LAR-10MB LICUADORA COMERCIAL INOXIDABLE, VASO MONO BLOQUE INOXID- ABLE, 10 LITROS MODELO

MANUAL DE INSTRUCCIONES LAR-10MB LICUADORA COMERCIAL INOXIDABLE, VASO MONO BLOQUE INOXID- ABLE, 10 LITROS MODELO LICUADORA COMERCIAL INOXIDABLE, VASO MONO BLOQUE INOXID- ABLE, 10 LITROS MODELO LAR-10MB MANUAL DE INSTRUCCIONES WWW.SIEMSEN.COM.BR METALÚRGICA SIEMSEN LTDA. CNPJ: 82.983.032/0001-19 Brusque - Santa Catarina

Leia mais

TRILHAS DA INCLUSÃO. Trabalhar com pessoas envolve reconhecer as particularidades que as torna diferentes umas das outras.

TRILHAS DA INCLUSÃO. Trabalhar com pessoas envolve reconhecer as particularidades que as torna diferentes umas das outras. TRILHAS DA INCLUSÃO Trabalhar com pessoas envolve reconhecer as particularidades que as torna diferentes umas das outras. Para respeitar alguém é preciso conectar-se a sua realidade, olhar com seus olhos

Leia mais

LA GESTION DE SITIOS CONTAMINADAS EN EL ESCENÁRIO BRASILEÑO

LA GESTION DE SITIOS CONTAMINADAS EN EL ESCENÁRIO BRASILEÑO LA GESTION DE SITIOS CONTAMINADAS EN EL ESCENÁRIO BRASILEÑO CONTENIDO ANTECEDENTES DEL ESCENARIO BRASILEÑO RESPONSABILIDAD DE LA GESTION DE SITIOS CONTAMINADOS Y DE LA MINERÍA EN EL GOBIERNO FEDERAL BRASILEÑO

Leia mais

NOVIDADES LEGISLATIVAS NOVEDADES LEGISLATIVAS

NOVIDADES LEGISLATIVAS NOVEDADES LEGISLATIVAS 1 NOVIDADES LEGISLATIVAS NOVEDADES LEGISLATIVAS Boletim Binacional Tributário Tributação de Software Acessado na Nuvem A tributação de software no Brasil sempre foi bastante complexa e repleta de incertezas

Leia mais

ASSENTAMENTOS NO PONTAL DO PARANAPANEMA SP: UMA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO OU DE COMPENSAÇÃO SOCIAL?

ASSENTAMENTOS NO PONTAL DO PARANAPANEMA SP: UMA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO OU DE COMPENSAÇÃO SOCIAL? ASSENTAMENTOS NO PONTAL DO PARANAPANEMA SP: UMA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO OU DE COMPENSAÇÃO SOCIAL? Eliane de Jesus Teixeira Mazzini Geógrafa, Pós Graduação em Geografia Unesp/Campus de Presidente Prudente

Leia mais

Prémio computerworld & CIO Iberoamericano BSC para o desenvolvimento em El Salvador. Rosa Rodríguez

Prémio computerworld & CIO Iberoamericano BSC para o desenvolvimento em El Salvador. Rosa Rodríguez Prémio computerworld & CIO Iberoamericano BSC para o desenvolvimento em El Salvador Rosa Rodríguez INDICE EL SALVADOR CLIENTE PROBLEMA SOLUÇÃO BSC CASO DE SUCESSO PRÉMIO El Salvador. Localização EL SALVADOR

Leia mais

A tarefa do aluno é resolver a prova da Universidade Estadual de Londrina-PR do ano de 2013 (UEL-2013).

A tarefa do aluno é resolver a prova da Universidade Estadual de Londrina-PR do ano de 2013 (UEL-2013). TAREFA DO ALUNO PROVA UEL TAREFA DO ALUNO: RESOLUÇÃO DE PROVA UEL-2013 A tarefa do aluno é resolver a prova da Universidade Estadual de Londrina-PR do ano de 2013 (UEL-2013). Em primeiro lugar, vocês devem

Leia mais

A formação dos educadores e educadoras de pessoas jovens e adultas: subsídios a partir da pesquisa e da experiência

A formação dos educadores e educadoras de pessoas jovens e adultas: subsídios a partir da pesquisa e da experiência A formação dos educadores e educadoras de pessoas jovens e adultas: subsídios a partir da pesquisa e da experiência Carmen Campero Cuenca Universidad Pedagógica Nacional de México Red EPJA Objetivo Contribuir

Leia mais

NOVIDADES LEGISLATIVAS NOVEDADES LEGISLATIVAS

NOVIDADES LEGISLATIVAS NOVEDADES LEGISLATIVAS 1 NOVIDADES LEGISLATIVAS NOVEDADES LEGISLATIVAS Boletim Binacional Direito Trabalhista Lei de Terceirização. Boletin Bi-Nacional Derecho Laboral Legislación de Subcontratación Em 31 de março de 2017, foi

Leia mais

DATA: 19, 20 e 21 de outubro de 2016

DATA: 19, 20 e 21 de outubro de 2016 Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Centro de Ciências Sociais - CCS Programa de Estudos de América Latina e Caribe - PROEALC 01 CIRCULAR: CONVOCATÓRIA VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIREITOS HUMANOS,

Leia mais

LOS MINERALES INDUSTRIALES LOS ÁRIDOS Y EL CEMENTO LA PIEDRA NATURAL LA MINERÍA Y EL MEDIO AMBIENTE ANEXOS

LOS MINERALES INDUSTRIALES LOS ÁRIDOS Y EL CEMENTO LA PIEDRA NATURAL LA MINERÍA Y EL MEDIO AMBIENTE ANEXOS www.madrid.org IMPRIME: Gráfi cas Arias Montano, S. A. Depósito Legal: M. 15.989-2007 LOS MINERALES INDUSTRIALES 129 QUÉ SON LOS MINERALES INDUSTRIALES? 134 EL RECORRIDO DE LOS MINERALES INDUSTRIALES

Leia mais

NORMAS PORTUGUÊS E ESPANHOL

NORMAS PORTUGUÊS E ESPANHOL NORMAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - Português Serão aceitos trabalhos para as seguintes seções: 1. Originais - contribuições de caráter descritivo e interpretativo, baseadass na literatura recente, bem como

Leia mais

A criação de algo novo é consumado pelo intelecto, mas despertado pelo instinto de uma

A criação de algo novo é consumado pelo intelecto, mas despertado pelo instinto de uma 1 La creación de algo nuevo es consumado por el intelecto, pero despertado por el instinto de una necesidad personal. La mente creativa actúa sobre algo que ella ama. A criação de algo novo é consumado

Leia mais

ASSEGURANDO O GOZO DOS DIREITOS EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE: DIREITOS HUMANOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA CONTEXTO GERAL

ASSEGURANDO O GOZO DOS DIREITOS EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE: DIREITOS HUMANOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA CONTEXTO GERAL ASSEGURANDO O GOZO DOS DIREITOS EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE: DIREITOS HUMANOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA CONTEXTO GERAL Asegurando el goce de los derechos en condiciones de igualdad: derechos humanos de

Leia mais

Cómo manejar las expectativas de las partes interesadas por el impacto de los grandes proyectos. Sergio Marangoni Alves Septiembre 20, 2013

Cómo manejar las expectativas de las partes interesadas por el impacto de los grandes proyectos. Sergio Marangoni Alves Septiembre 20, 2013 Cómo manejar las expectativas de las partes interesadas por el impacto de los grandes proyectos Sergio Marangoni Alves Septiembre 20, 2013 1 Gestión de las partes interesadas Capítulo 13 (Gestión de las

Leia mais

5ª ENQUISA SOBRE TECNOLOXÍAS DA INFORMACIÓN E DAS COMUNICACIÓNS AO ESTUDANTADO DA USC

5ª ENQUISA SOBRE TECNOLOXÍAS DA INFORMACIÓN E DAS COMUNICACIÓNS AO ESTUDANTADO DA USC Área de Tecnoloxías da Información e das Comunicacións (ATIC) 5ª ENQUISA SOBRE TECNOLOXÍAS DA INFORMACIÓN E DAS COMUNICACIÓNS AO ESTUDANTADO DA USC Co patrocinio de 0. DATOS DA ENQUISA Preguntas: 56 (

Leia mais

Espanha-Barcelona: Serviços de reparação e manutenção de veículos e equipamento afim, e serviços conexos 2017/S Anúncio de concurso

Espanha-Barcelona: Serviços de reparação e manutenção de veículos e equipamento afim, e serviços conexos 2017/S Anúncio de concurso 1 / 5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:152636-2017:text:pt:html -: Serviços de reparação e manutenção de veículos e equipamento afim, e serviços conexos 2017/S

Leia mais

We love what we do. COMPRESSORES SEM ÓLEO. Español/Portugês

We love what we do. COMPRESSORES SEM ÓLEO. Español/Portugês We love what we do. COMPRESORES SIN ACEITE COMPRESSORES SEM ÓLEO Español/Portugês AIRE COMPRIMIDO SECO DE ELEVADA CALIDAD Y PUREZA. AR COMPRIMIDO SECO DE ELEVADA QUALIDADE E PUREZA La tecnología del grupo

Leia mais

III Workshop Latinoamericano de TIC. Brasilia, 23 e 24 de outubro de 2007

III Workshop Latinoamericano de TIC. Brasilia, 23 e 24 de outubro de 2007 III Workshop Latinoamericano de TIC Brasilia, 23 e 24 de outubro de 2007 O que estamos conversando sobre APLs de TIC? Marcos Suasssuna tuloca@portodigital.org Arranjos Produtivos Locais: Referência SEBRAE

Leia mais

As descobertas epigráficas da cidade romana de Los Bañales e a sua apresentação no Âmbito da Epigrafia Digital

As descobertas epigráficas da cidade romana de Los Bañales e a sua apresentação no Âmbito da Epigrafia Digital As descobertas epigráficas da cidade romana de Los Bañales e a sua apresentação no Âmbito da Epigrafia Digital La Epigrafía digital hoy: principales aplicaciones para la investigación y la divulgación

Leia mais

Projetos compartilhados

Projetos compartilhados espaço ibero-americano espacio iberoamericano Projetos compartilhados OEI inicia o Programa Arte-educação, Cultura e Cidadania e o Projeto Ibero-americano de Teatro Infantojuvenil A aprendizagem da arte

Leia mais

Para hoy. Quien es? El Plan Se Hace Al Andar Veracruz El Plan Se Hace Al Andar. Tim Berry

Para hoy. Quien es? El Plan Se Hace Al Andar Veracruz El Plan Se Hace Al Andar. Tim Berry El Plan Se Hace Al Andar 30 de abríl de 2008 Tim Berry Veracruz, México 2008 Timothy J. Berry. Derechos Reservados. Para hoy Tim Berry Quien es? La Versión Nueva La Versión Nueva: Español Opcional Se Pueden

Leia mais

DEMOS RED DE DEFENSORES DEL PUEBLO CONSTRUIR JUNTOS UNA ADMINISTRACIÓN MÁS EFICAZ, RESPONSABLE, TRANSPARENTE Y ÉTICA

DEMOS RED DE DEFENSORES DEL PUEBLO CONSTRUIR JUNTOS UNA ADMINISTRACIÓN MÁS EFICAZ, RESPONSABLE, TRANSPARENTE Y ÉTICA DEMOS RED DE DEFENSORES DEL PUEBLO CONSTRUIR JUNTOS UNA ADMINISTRACIÓN MÁS EFICAZ, RESPONSABLE, TRANSPARENTE Y ÉTICA 1 ÍNDICE 1. Introducción: En qué consiste DEMOS? 2. Objetivos del proyecto 3. Actividades

Leia mais

Experiências em Andaluzía da ampliação dos escopos de prática da Emfermagem

Experiências em Andaluzía da ampliação dos escopos de prática da Emfermagem Experiências em Andaluzía da ampliação dos escopos de prática da Emfermagem Isabel Toral López. Centro de Salud de Cartuja. Servicio Andaluz de Salud Enfermeiras Práctica avançadas en pacientes con necesidades

Leia mais

We love what we do. COMPRESSORES SEM ÓLEO. Español/Portugês

We love what we do. COMPRESSORES SEM ÓLEO. Español/Portugês We love what we do. COMPRESORES SIN ACEITE COMPRESSORES SEM ÓLEO Español/Portugês AIRE COMPRIMIDO SECO DE elevada CalIdad Y PUREZA. AR COMPRIMIDO SECO DE ELEVADA QUALIDADE E PUREZA La tecnología del grupo

Leia mais

FORTALECENDO A DEFESA, A CONFIANÇA MÚTUA E O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUL-AMERICANA

FORTALECENDO A DEFESA, A CONFIANÇA MÚTUA E O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUL-AMERICANA FORTALECENDO A DEFESA, A CONFIANÇA MÚTUA E O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUL-AMERICANA FORTALECIENDO LA DEFENSA, LA CONFIANZA MUTUA Y EL DESARROLLO DE LA REGIÓN SURAMERICANA UNASUL A União de Nações Sul-americanas

Leia mais

SISTEMA DE INDICADORES OTALEX (SIO)

SISTEMA DE INDICADORES OTALEX (SIO) SEMINARIO FINAL DEL PROYECTO SEMINÁRIO FINAL DO PROJETO 4 de junio de 2013 / 4 de junho de 2013 Palacio de Congresos y Exposiciones de Mérida Dirección General de Transportes, Ordenación del Territorio

Leia mais

Agenda de Implementación Consensuada

Agenda de Implementación Consensuada Agenda de Implementación Consensuada 2005-2010 Información básica y estratégica para apoyar el proceso de gestión intensiva del proyecto: ANILLO FERROVIARIO DE SÃO PAULO (NORTE Y SUR) BRASIL EJE INTEROCEÁNICO

Leia mais

5 to Congreso Latinoamericano de Investigación Turística

5 to Congreso Latinoamericano de Investigación Turística 5 to Congreso Latinoamericano de Investigación Turística Tema: Fortalecimiento e Integración de la Investigación en Turismo en América Latina Objetivo del evento: Contribuir a estrechar los lazos entre

Leia mais

RESOLUÇÃO CA N o 369 DE 17 DE SETEMBRO DE 2012.

RESOLUÇÃO CA N o 369 DE 17 DE SETEMBRO DE 2012. RESOLUÇÃO CA N o 369 DE 17 DE SETEMBRO DE 2012. Aprova a assinatura do Convênio de Colaboração Acadêmica, Científica e Cultural a ser celebrado entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidad

Leia mais

de Arquivos Municipais

de Arquivos Municipais APRESENTAÇÃO PRESENTACIÓN No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, celebrado a 9 de Junho, o Arquivo Municipal de Lisboa pretende assinalar esta efeméride com a organização das Jornadas

Leia mais

Archivos e índices. Agenda

Archivos e índices. Agenda Archivos e índices Integrantes: Javier Carrasco Johnny Corbino Agenda Archivos de Registros del SGBD Organización e indexación de archivos Estructuración de índices Comparaciones de organización y costo

Leia mais

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) TOOL COMMUNICATION LAMINADORES

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) TOOL COMMUNICATION LAMINADORES Rua do Manifesto, 2216 - Ipiranga - São Paulo TOOL COMMUNICATION PÁGINA 284 Laminadores Rolos e Pentes Laminadores Rodillos y Peines Laminadores As ferramentas de laminação OSG são fabricadas com a mais

Leia mais

CARTA ALIANÇA abril 2007

CARTA ALIANÇA abril 2007 CARTA ALIANÇA abril 2007 ALERTAR IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS; RECOMENDAR 1 INCLUSÃO MECANISMOS PARA REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE CARBONO ORIUNDO DO DESMATAMENTO DAS FLORESTAS TROPICAIS 2 RECONHECIMENTO

Leia mais

Programa ABC na Educação Científica Mão na Massa IOC FIOCRUZ

Programa ABC na Educação Científica Mão na Massa IOC FIOCRUZ Programa ABC na Educação Científica Mão na Massa IOC FIOCRUZ Relatório Mês: outubro de 2010 Contrato de Prestação de Serviços entre: SEEDUC/RJ e a FIOTEC Introdução: O Programa ABC na Educação Científica

Leia mais

NOVIDADES LEGISLATIVAS NOVEDADES LEGISLATIVAS

NOVIDADES LEGISLATIVAS NOVEDADES LEGISLATIVAS 1 NOVIDADES LEGISLATIVAS NOVEDADES LEGISLATIVAS Boletim Binacional Brasil e Chile concluem negociações sobre acordo de livre comércio Brasil e Chile concluíram nesta sextafeira (19 de outubro) discussões

Leia mais

Toda educación no formal es educación popular? Una visión desde Argentina

Toda educación no formal es educación popular? Una visión desde Argentina Toda educación no formal es educación popular? Una visión desde Argentina María Carmelita Lapadula 1, María Florentina Lapadula 2 Resumen La educación no formal y la educación popular están en constante

Leia mais

Diagnóstico do Desenvolvimento e Oportunidades de Melhorias na Educação Profissional

Diagnóstico do Desenvolvimento e Oportunidades de Melhorias na Educação Profissional Diagnóstico do Desenvolvimento e Oportunidades de Melhorias na Educação Profissional Diagnóstico del Desarrollo y Oportunidades de Mejoras en la formación profesional DATA/FECHA: 04-5/ago/2016 Curitiba

Leia mais

DATA: 02,03 e 04 de outubro de 2019

DATA: 02,03 e 04 de outubro de 2019 Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Centro de Ciências Sociais - CCS Programa de Estudos de América Latina e Caribe - PROEALC 01 CIRCULAR: CONVOCATÓRIA VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIREITOS

Leia mais

Lanzamiento de la WEB 2.0 OPS-Brasil Compartiendo experiencias Brasilia, 11 y 12 de agosto 2009

Lanzamiento de la WEB 2.0 OPS-Brasil Compartiendo experiencias Brasilia, 11 y 12 de agosto 2009 Lanzamiento de la WEB 2.0 OPS-Brasil Compartiendo experiencias Brasilia, 11 y 12 de agosto 2009 Dr. José Moya. Coordinador de la Unidad de Información en salud, gestión del conocimiento y comunicación

Leia mais

Wolpark II Modernidade no controle de veículos. Modernidad en el control de vehículos. wolpac.com

Wolpark II Modernidade no controle de veículos. Modernidad en el control de vehículos. wolpac.com Wolpark II Modernidade no controle de veículos Modernidad en el control de vehículos wolpac.com Wolpark II Modernidade no controle de veículos Com abertura rápida (apenas 3 segundos) e precisa, a cancela

Leia mais

La educación en los primeros señales de vida

La educación en los primeros señales de vida espaço ibero-americano espacio iberoamericano La educación en los primeros señales de vida Foto: www.inversionenlainfancia.net A educação nos primeiros sinais de vida Gaby Fujimoto, especialista en Educación

Leia mais

Conocimiento Tradicional y Derecho Indígena

Conocimiento Tradicional y Derecho Indígena Conocimiento Tradicional y Derecho Indígena Justicia y Ética: Equilíbrio y Decisión Los Derechos Indígenas Palabras y Acción de Equilibrio y Justicia Valorização dos conhecimentos indígenas. Diálogo dos

Leia mais

CATALOGO DE DECISIONES DEL COMITÉ TECNICO ADMINISTRATIVO DEL CONVENIO MULTILATERAL IBEROAMERICANO DE SEGURIDAD SOCIAL

CATALOGO DE DECISIONES DEL COMITÉ TECNICO ADMINISTRATIVO DEL CONVENIO MULTILATERAL IBEROAMERICANO DE SEGURIDAD SOCIAL CATALOGO DE DECISIONES DEL COMITÉ TECNICO ADMINISTRATIVO DEL CONVENIO MULTILATERAL IBEROAMERICANO DE SEGURIDAD SOCIAL CATÁLOGO DAS DECISÕES DO COMITÉ TÉCNICO ADMINISTRATIVO DA CONVENÇÃO MULTILATERAL IBERO-AMERICANA

Leia mais

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação Processo Seletivo (edital 002/2006) Caderno de Prova Educação Básica na Rede Municipal de Ensino e Entidades Conveniadas Espanhol (9930) Disciplina 2 Conhecimentos Específicos Dia: 19 de novembro de 2006

Leia mais

AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE SORRISO; MATO GROSSO - BRASIL

AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE SORRISO; MATO GROSSO - BRASIL AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE SORRISO; MATO GROSSO - BRASIL Jucilene Lourdes Tomazin Universidade Federal de Mato Grosso jucilene@top.com.br Onélia Carmem Rossetto Universidade

Leia mais

Idéias, Competência, Capacidade Ideas, Competencias, Capacidades

Idéias, Competência, Capacidade Ideas, Competencias, Capacidades RECYCLING Idéias, Competência, Capacidade www.amutecotech.it PERFIL DA EMPRESA AMUT ECOTECH S.r.l. é uma nova empresa, fundada pela AMUT SpA, de Novara, sociedade com mais de 50 anos de experiência na

Leia mais

Monitoreo Continuo Auditoria Contínua y a Distancia

Monitoreo Continuo Auditoria Contínua y a Distancia Monitoreo Continuo Auditoria Contínua y a Distancia Luis Pires Gerente de Auditoria e Compliance Camargo Correa Luis Pires Minibiografía Con más de 25 años de experiencia en Auditoria Interna y Externa,

Leia mais

Modelos de Cartera en el Sistema Portugués de Garantía Recíproca XV FORO REGAR. México DF, 1 de Octubre de Joao Neves

Modelos de Cartera en el Sistema Portugués de Garantía Recíproca XV FORO REGAR. México DF, 1 de Octubre de Joao Neves Modelos de Cartera en el Sistema Portugués de Garantía Recíproca XV FORO REGAR México DF, 1 de Octubre de 2010 Joao Neves 1 Presidente SPGM y SGM Portuguesas y AECM asociación europea garantías P M E POTENCIAR

Leia mais

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Fundação Oswaldo Cruz

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Fundação Oswaldo Cruz Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Fundação Oswaldo Cruz Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Educação de Técnicos em Saúde 2015 FUNDACIÓN OSWALDO CRUZ EPSJV FUNDACIÓN OSWALDO

Leia mais

El proceso de Evaluación de Investigadores en el CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil

El proceso de Evaluación de Investigadores en el CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil El proceso de Evaluación de Investigadores en el CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil Ana Lúcia Delgado Assad Política de Estado Plano de Ação 2007-2010 Ciência,

Leia mais

Wolpark II Modernidade no controle de veículos. Modernidad en el control de vehículos. wolpac.com

Wolpark II Modernidade no controle de veículos. Modernidad en el control de vehículos. wolpac.com Wolpark II Modernidade no controle de veículos Modernidad en el control de vehículos wolpac.com Wolpark II Modernidade no controle de veículos Com abertura rápida (apenas 3 segundos) e precisa, a cancela

Leia mais

Midiendo el Gasto de Bolsillo en Brasil Fabiola Sulpino Vieira

Midiendo el Gasto de Bolsillo en Brasil Fabiola Sulpino Vieira Midiendo el Gasto de Bolsillo en Brasil Fabiola Sulpino Vieira Coordinadora General de Economía de la Salud y Directora Sustituta Departamento de Economía de la Salud, Inversiones y Desarrollo Secretaria

Leia mais

Control Automático. Aplicaciones de LabVIEW. Ing. Eduardo Interiano

Control Automático. Aplicaciones de LabVIEW. Ing. Eduardo Interiano Control Automático Aplicaciones de LabVIEW Ing. Eduardo Interiano Agenda Introducción Aplicaciones Obtención de modelos Diseño y simulación de compensadores y reguladores Control de plantas Ejemplos de

Leia mais

Alberto J. Palombo Red Interamericana de Recursos HídricosH

Alberto J. Palombo Red Interamericana de Recursos HídricosH Alberto J. Palombo Red Interamericana de Recursos HídricosH Foz de Iguaçu, u, Brasil, 18 21 de noviembre de 2009 1 En esta presentación se pretende recalcar la importancia que tienen las redes de colaboración

Leia mais

/

/ Solicitud de Coordinación de la Unidad Temática de: INTEGRAÇÃO FRONTEIRIÇA ------------------------------------------------------------------------------------------------ Presentada por la Ciudad de:

Leia mais

ENTRE LA CASA DA AMÉRICA LATINA Y

ENTRE LA CASA DA AMÉRICA LATINA Y ENTRE LA CASA DA AMÉRICA LATINA Y La CASA DA AMÉRICA LATINA, es una institución de derecho privado sin ánimo de lucro, con sede en la Avenida 24 de Julho, número 1188, en Lisboa, Portugal, representada

Leia mais

1 1/2 3/4 3/4 3/4 3/4 1 1/ cm DESCRIÇÃO CATÁLOGO: VÁLVULA ALTERNADORA DE PRESSÃO PARA CAIXAS D ÁGUA

1 1/2 3/4 3/4 3/4 3/4 1 1/ cm DESCRIÇÃO CATÁLOGO: VÁLVULA ALTERNADORA DE PRESSÃO PARA CAIXAS D ÁGUA 1 1/2 2 1 1/2 1 150 cm DESCRIÇÃO CATÁLOGO: VÁLVULA ALTERNADORA DE PRESSÃO PARA CAIXAS Pressão máxima de trabalho: 75 m.c.a. Pressão mínima de trabalho: 5 m.c.a. Temperatura máxima: 45 C Referência Material

Leia mais

LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOL 04/07/2010. Caderno de prova. Instruções. informações gerais. boa prova!

LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOL 04/07/2010. Caderno de prova. Instruções. informações gerais. boa prova! 04/07/2010 LÍNGUA ESTRANGEIRA Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Espanhol, da página 2 à página 8, e cinco questões de Inglês, da página

Leia mais

il X ii l;' UNIVERSIDAD CATÓLICA DE SANTA FE

il X ii l;' UNIVERSIDAD CATÓLICA DE SANTA FE u il X ii l;' UNIVERSIDAD CATÓLICA DE SANTA FE ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÉMICA, CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E CULTURAL entre a UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FÜRG ea UNIVERSIDAD CATÓLICA DE SANTA FE " UCSF

Leia mais

AÇÃO MIDIÁTICA, n.15. Jan./Jun Curitiba. PPGCOM-UFPR. ISSN

AÇÃO MIDIÁTICA, n.15. Jan./Jun Curitiba. PPGCOM-UFPR. ISSN e n t r e v i s t a 188 DOI 10.5380/2238-0701.2018n15p187-195 F O T O : L I LY B A N S E > U N S P L A S H Educação Superior. Relações Brasil-Argentina. Ciências da Comunicação. Cooperação Sul-Sul: um

Leia mais

Los animales. Disponível em: Acesso em: 2 maio 2009 (adaptado)

Los animales. Disponível em:  Acesso em: 2 maio 2009 (adaptado) Los animales En la Unión Europea desde el 1º de octubre de 2004 el uso de un pasaporte es obligatorio para los animales que viajan con su dueño en cualquier compañía. AVISO ESPECIAL: en España los animales

Leia mais

Freixinho & Raizman a d v o g a d o s

Freixinho & Raizman a d v o g a d o s Freixinho & Raizman a d v o g a d o s www.freixinho.adv.br Freixinho & Raizman a d v o g a d o s Freixinho & Raizman a d v o g a d o s A Empresa Freixinho e Raizman Advogados tem o objetivo de prover

Leia mais

Regulamento do Passatempo PRENDAS DE NATAL

Regulamento do Passatempo PRENDAS DE NATAL Regulamento do Passatempo PRENDAS DE NATAL Introdução O passatempo Prendas de Nastal é promovido pela My7Stores Lda., e visa a atribuição de um voucher no valor de 100, entre todos os participantes que

Leia mais