MANDATO DA SADCBA PROJECTO DE PAGAMENTOS DA SADC: COMEÇA A NOSSA VIAGEM NESTA EDIÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANDATO DA SADCBA PROJECTO DE PAGAMENTOS DA SADC: COMEÇA A NOSSA VIAGEM NESTA EDIÇÃO"

Transcrição

1 PROJECTO DE PAGAMENTOS DA SADC: COMEÇA A NOSSA VIAGEM NESTA EDIÇÃO As Boas-vindas do Presidente 1 Uma nota do Director do Secretariado 1 Mandato da SADCBA 1 Abordagem à Implementação do Projecto 2 Conhece o seu IPL? 3 Progresso até agora 3 AS BOAS VINDAS DO PRESIDENTE A SADC Banking Association (SADCBA) tem o prazer de circular este boletim inaugural para a comunidade interbancária na região. É o começo de uma série de newsletters que irão permitir actualizar a comunidade sobre a participação da SADCBA no projecto de pagamentos do Comité de Governadores dos Bancos Centrais da SADC (acrónimo em inglês: CCBG). O Executivo da Associação vê este projecto como sendo estratégico e necessário para o avanço da banca na SADC. TODOS OS SISTEMAS VÃO DAR AO SECRETARIADO Como um membro do Secretariado para a SADCBA, a Associação de bancos da África do Sul é responsável pela execução do Projecto de Pagamentos SADCBA. Para que possa efectivamente cumprir o mandato conferido pelo CCBG continuamos a trabalhar com os nossos membros para criar o necessário quadro de governo, funções e estruturas para o projecto. Este boletim fornece informações sobre estes aspectos. O financiamento tem sido assegurado e os recursos retidos para implementar o projecto. Além disso, foi criado um portal para facilitar a interacção e tomada de decisão. Estamos confiantes de que estas facilidades vão permitir a participação crítica de todos os membros para permitir à SADCBA implementar uma iniciativa de sucesso. MANDATO DA SADCBA Em apoio à integração financeira regional, a subcomité de Pagamentos do CCBG (PAYSYS), através da SADCBA, está a possibilitar aos bancos comerciais na região da SADC a oportunidade de informar o desenvolvimento da infra-estrutura do mercado financeiro para apoiar o comércio inter e intra-regional. Estando no espaço cooperativo (nãocompetitivo), os focos das intervenções do SADCBA são a definição de instrumentos de pagamentos, regras de negócio e padrões de mensagens no espaço interbancário. Estamos muito interessados que os nossos esforços para harmonizar traduzam-se na melhoria do atendimento, redução de custos e eficiência no ambiente de pagamentos transfronteiriços. O PAYSYS atribuiu à SADCBA um mandato específico para a criação de uma área única de sistemas de pagamentos na região SADC. O mandato consiste em: Definir e implementar padrões regionais; Estabelecer quais os instrumentos de pagamentos são apropriados; Desenvolver os instrumentos regionais; Promover o desenvolvimento de sistemas inter-operativos.

2 ABORDAGEM À IMPLEMENTAÇÃO DO PROJECTO Para aqueles leitores que não estão perto do Projecto Pagamentos da SADC, a SADCBA identificou 10 fluxos de pagamentos que precisam de serem trabalhados no projecto. Os fluxos de pagamento são os seguintes: Pagamentos de Elevado Valor ( HVP ) que normalmente são realizadas por meio de um sistema de liquidação bruto em tempo real (SPTR) A componente liquidação financeira das operações de mercado bolsista, ou seja, P da DVP ( Delivery versus Payment ou, numa tradução literal, Pagamento contra Entrega) As liquidações financeiras de outras operações no mercado financeiro, tais como instrumentos do mercado monetário, operações de mercado de obrigações, mercado interbancário cambial, etc. Os pagamentos de baixo valor (normalmente processados em grupo) transferência electrónica de fundos a crédito O débito directo relativo a pagamentos de serviços públicos, etc. Levantamentos transfonteiriços de dinheiro em ATM Cartões de crédito/débito emitidos para os titulares da SADC e utilizados dentro da SADC Cheques. A avaliação das necessidades para fins transfronteiriços Importação e repatriamento de notas da SADC Transferências urgentes de baixo valor relativas a transacções de pessoa para pessoa física ( P2P ), bem como outros pagamentos do tipo comercial. As Associações de bancos participantes designaram Líderes dos Pagamentos no País ( IPL-In Country Payment Leaders ) para coordenar as actividades dos seus respectivos países. Os IPL s são responsáveis pela execução do projecto em cada país e são responsáveis por desenvolver as estruturas de governo necessárias para apoiar a implementação do projecto. Além de coordenar as actividades em cada respectivo país, o IPL também tem de liderar um Grupo de Trabalho do Projecto de Pagamentos da SADCBA. Os IPL s têm sido muito pró-activos em identificar especialistas de pagamento nos seus países para participarem nos grupos de trabalho. Cada país é incentivado a promover, individualmente, quaisquer fóruns no país que acreditem que sejam necessários, a fim de garantir uma comunicação adequada e tomada de decisão. Onde já existam estruturas locais dentro de um país, estas devem estar alinhados com ou ser incluídas. Os IPL s são incentivados a assegurar que a representação nos grupos de trabalho e dentro do país é difundida o mais amplamente possível e que todos os bancos nos seus respectivos países têm a oportunidade de participar.

3 CONHECE O SEU IPL? Os IPL S são os contactos chave para colocar questões relativamente ao projecto. Os IPL s da SADCBA são: IPL for Botswana Isang Itumeleng Linchwe Projects Manager Operations Stanbic Botswana SADC-BA P2P Work Stream Leader IPL for Swaziland Leonard S. Dlamini Nedbank Swaziland Limited Head of Operations SADC-BA Financial Markets Work Stream Leader IPL for Democratic Republic of Congo Christian Kamanzi Muhindo Executive Board Director RAWBANK DRC SADC-BA Cheque Work Stream Leader IPL for Zambia David Chewe CEO Banker s Association of Zambia SADC-BA ATM Work Stream Leader IPL for Lesotho Mohau David Masia Head of Operations Standard Lesotho Bank SADC-BA EFT Credit Work Stream Leader IPL for Zimbabwe Sijabuliso Thabani Biyam Chairman of Agribank SADC-BA CARD Workstream Leader IPL for Mozambique Camal Ussmane Daude Director de Gestao de Risco (Head of Risk) Standard Bank SA-Mocambique SADC-BA DVP Work Stream Leader IPL for Namibia Albert Mutonga Matongela First National Bank Namibia Limited Manager National Payments SADC-BA HVP Work Stream Leader IPL for Republic of South Africa Ghita Erling FNB Product Head for Global Transactional Services First National Bank Limited SADC-BA EFT Debit Work Stream Leader PROGRESSO ATÉ AGORA PROGRESSO ATÉ À DATA Desde o lançamento oficial do projecto em 2010, que uma quantidade considerável de tempo, dinheiro e esforço tem sido canalizado para o progresso das actividades por parte da Associação de Bancos da SADC. MANDATO E PAPÉIS Foram realizadas uma série de reuniões com a equipa do subcomité do Sistema de Pagamentos do Comité de Governadores dos Bancos Centrais (PAYSYS), a fim de obter o mandato para a SADCBA e esclarecer os papéis e responsabilidades. Nas reuniões subsequentes, a equipa do CCBG tem sido informada das actualizações sobre o progresso e foi alertada para certos requisitos que os membros SADCBA precisam de conhecer para assegurar o compromisso apropriado etc. Em termos gerais, foi acordado que o CCBG vai cuidar de todas as questões de liquidação interbancária, bem como todos questões regulamentares que afectam este projecto.

4 A SADCBA tem o mandato para desenvolver os necessários instrumentos de pagamento ao nível da SADC e de fazer o interface com a infra-estrutura de liquidação do CCBG. FINANCIAMENTO E RECURSOS Os detalhes sobre o financiamento e os recursos do projecto são destacados noutro lugar desta publicação. A própria SADCBA colocou em acção uma pequena equipa de coordenação e esta organizou a primeira ronda de reuniões dos grupo de trabalho do projecto de pagamentos. Estas consistiram em reuniões de 2 dias e cada grupo de trabalho foi conduzido através dos aspectos do projecto de alto nível. As discussões centraram-se nas actividades susceptíveis com que cada grupo de trabalho terá que lidar tendo por objectivo o cumprimento do mandato fornecido pelo CCBG. Os grupos avaliaram e, em seguida, assinaram os seus termos de referência acordados (TOR s). Cada grupo recebeu temas de investigação adequados para preparar antes da segunda ronda de reuniões. Os grupos de trabalho estão também a considerar os modelos de negócios mais adequados para desenvolver as suas respectivas áreas e deverão fornecer à SADCBA orientações sobre a direcção a tomar. PLANEAMENTO, PREPARAÇÃO DO WEBSITE E PRODUÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO A equipa de coordenação da SADCBA organizou diversas reuniões dos grupos de trabalho que foram baseadas num mapa interno do projecto que foi compartilhado com a equipa do CCBG. Estas reuniões foram apoiadas por apresentações e documentação preparada pela equipa de coordenação. Foi desenvolvido um portal no Website da SADCBA para os IPL s e membros dos grupos de trabalho terem acesso aos seus respectivos documentos, etc. REUNIÕES COM AS PARTES INTERESSADAS Além das reuniões com a equipa do CCBG, a equipa de coordenação da SADCBA tem mantido reuniões com muitas das partes interessadas representadas no diagrama abaixo. Estas reuniões foram organizados a fim de obter orientação, esclarecimento, compromisso, ou para fornecer actualizações etc. Também foram feitas visitas para países não participantes da SADC a fim de se conseguir o envolvimento destes. Até agora parece que esses encontros estão a dar os seus frutos. As Maurícias não irão participar neste projecto nesta fase.

5 APROVAÇÃO DAS NORMAS ISO A SADCBA concordou em adoptar os padrões internacionais sempre que possível para garantir a normalização dos processos e interoperabilidade na região. Para este efeito foi dispendido um considerável tempo e esforço em conseguir que todos os países da SADC fossem registados como membros observadores do comité técnico ISO responsável pelas normas financeiras, ou seja, ISO TC 68. APRESENTAÇÕES EM CONFERÊNCIAS Devido ao elevado nível de interesse neste projecto o SADCBA foi convidado a participar e apresentar em uma série de conferências relevantes do sector. ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO Cada grupo de trabalho identificou as principais partes interessadas que devem ser informados sobre este projecto. A SADCBA colocou em prática uma estratégia adequada para lidar com todas as partes envolvidas (o que inclui a produção desta newsletter) e iniciou a divulgação do plano. Nota: A tradução da Newsletter da versão original em Inglês é da responsabilidade da ABANC. Na eventualidade de alguma discrepância, prevalece a versão original. Todos os acrónimos apresentados na Newsletter são em Inglês. A SUA EQUIPA NA SADCBA PRÓXIMAS ACTIVIDADES Segunda ronda dos grupos de trabalho da SADCBA: 10 a 19 de Outubro de 2011, RSA Reunião do Conselho de Administração da SADCBA: 1 de Novembro de 2011, RSA Juliet Kairuki Arthur Cousins Reunião da SADCBA com o PAYSYS: 6 de Outubro de 2011, RSA Lungi Mbambo Pat Adams Consultas: pata@sadcbanking.org lungim@sadcbanking.org Na próxima edição será dado destaque ao grupo de trabalho dos Pagamentos de Elevado Valor (HVP) e actividades conexas.

Em nome do Conselho de Administração da SADC,

Em nome do Conselho de Administração da SADC, Reflectindo sobre as realizações e Antecipando : 2012 2013 NESTA EDIÇÃO Palavra do Presidente 1 A SADCBA despede-se do Dave Mitchell 1 A CITI associa-se ao Projecto de Pagamentos da SADC 1 Actualizações

Leia mais

ANÚNCIO DE VAGA DE SECRETÁRIO EXECUTIVO DA COMISSÃO DO LIMPOPO (LIMCOM)

ANÚNCIO DE VAGA DE SECRETÁRIO EXECUTIVO DA COMISSÃO DO LIMPOPO (LIMCOM) ANÚNCIO DE VAGA DE SECRETÁRIO EXECUTIVO DA COMISSÃO DO LIMPOPO (LIMCOM) 1 Antecedentes Um dos objectivos do Protocolo da SADC sobre os Cursos de Águas Compartilhados, assinado a 7 de Agosto de 2000, é

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO SIRESS (SISTEMA DE LIQUIDAÇÃO ELECTRÓNICA REGIONAL INTEGRADO DA SADC)

CELEBRAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO SIRESS (SISTEMA DE LIQUIDAÇÃO ELECTRÓNICA REGIONAL INTEGRADO DA SADC) O SIRESS JÁ ESTÁ OPERACIONAL E EM BOAS CONDIÇÕES E PRONTO PARA A PRIMEIRA VAGA DE BANCOS QUE NÃO FAZEM PARTE DA CMA CELEBRAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO SIRESS (SISTEMA DE LIQUIDAÇÃO ELECTRÓNICA REGIONAL INTEGRADO

Leia mais

STANDARD CHARTERED BANK ANGOLA, S.A ( A SOCIEDADE ) TERMOS DE REFERÊNCIA DA COMISSÃO EXECUTIVA. Conselho de Administração da Sociedade ( Conselho )

STANDARD CHARTERED BANK ANGOLA, S.A ( A SOCIEDADE ) TERMOS DE REFERÊNCIA DA COMISSÃO EXECUTIVA. Conselho de Administração da Sociedade ( Conselho ) STANDARD CHARTERED BANK ANGOLA, S.A ( A SOCIEDADE ) TERMOS DE REFERÊNCIA DA COMISSÃO EXECUTIVA NOMEADO POR: AUTORIDADE: FINALIDADE: Conselho de Administração da Sociedade ( Conselho ) A autoridade da Comissão

Leia mais

Em 1 de abril de 2014, a Associação Bancária da SADC

Em 1 de abril de 2014, a Associação Bancária da SADC NESTA EDIÇÃO EVENTO DE BOAS-VINDAS AO NOSSO NOVO CHEFE DA ASSOCIAÇÃO BANCÁRIA DA SADC E 1 AOS NOVOS IPL S REUNIÃO DOS LÍDERES NOS PAÍSES PARA 2 PROJETOS DE PAGAMENTO - BLANTYRE, MALAWI SEGUNDA REUNIÃO

Leia mais

DOCUMENTO DE TRABALHO AFECTAÇÃO ESTRATÉGICA DO ESPAÇO ORÇAMENTAL. Segmentos operacionais

DOCUMENTO DE TRABALHO AFECTAÇÃO ESTRATÉGICA DO ESPAÇO ORÇAMENTAL. Segmentos operacionais AFR/RC64/PSC-2/4B 6 de Agosto de 2014 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS SUBCOMITÉ DO PROGRAMA (2) Sexagésima quarta sessão Cotonou, República do Benim, 28 29 de Agosto de 2014 Ponto 5.2 da ordem

Leia mais

Importância do CAADP para Moçambique

Importância do CAADP para Moçambique Breve Reflexão Apresentada na Revisão Técnica Anual do MINAG/ PROAGRI de 2010 Importância do CAADP para Moçambique Hélder Gêmo (Maputo, 14.04.2010) Agricultura é importante, em especial nos 7 países de

Leia mais

The Southern Africa Network for Biosciences (SANBio)

The Southern Africa Network for Biosciences (SANBio) The Southern Africa Network for Biosciences (SANBio) VISÃO GERAL A Rede da África Austral para Biociências (SANBio) é uma plataforma de partilha de pesquisa, desenvolvimento e inovação para colaboração

Leia mais

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA CONCEDIDA APÓS O CONSELHO POR SUA EXCELÊNCIA A DR.ª LINDIWE SISULU,

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA CONCEDIDA APÓS O CONSELHO POR SUA EXCELÊNCIA A DR.ª LINDIWE SISULU, CONFERÊNCIA DE IMPRENSA CONCEDIDA APÓS O CONSELHO POR SUA EXCELÊNCIA A DR.ª LINDIWE SISULU, MINISTRA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COOPERAÇÃO DA REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL E PRESIDENTE DO CONSELHO DE MINISTROS

Leia mais

Ganhar valor com Basileia II

Ganhar valor com Basileia II Ganhar valor com Basileia II Do diagnóstico à implementação O Novo Acordo de Basileia (Basileia II) define apenas os standards mínimos que as instituições financeiras terão de cumprir na modelização, gestão

Leia mais

Função Principal do Cargo: Promover a paz e a segurança na Região. Áreas Principais de Resultados

Função Principal do Cargo: Promover a paz e a segurança na Região. Áreas Principais de Resultados ANÚNCIO DE VAGA O Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) convida os cidadãos dos Estados Membros da SADC, devidamente qualificados e com experiência, a candidatarem-se para

Leia mais

Delivering as One (DaO) Angola

Delivering as One (DaO) Angola Delivering as One (DaO) Angola RASCUNHO DE FICHA TÉCNICA PARA DISCUSSÃO Luanda, 13 setembro 2016 Que é Delivering as One? Delivering as one (DaO) ou Unidos na Acção é uma iniciativa das Nações Unidas que

Leia mais

Experiência de Cooperação e Integração nos Mercados Eléctricos A Pool Energética da Africa Austral

Experiência de Cooperação e Integração nos Mercados Eléctricos A Pool Energética da Africa Austral X Conferência da RELOP Experiência de Cooperação e Integração nos Mercados Eléctricos A Pool Energética da Africa Austral Lisboa, Outubro 2017 1 SUMÁRIO 1. SAPP - Visão - Objectivos - Missão - Estratégia

Leia mais

STANDARD CHARTERED BANK ANGOLA, S.A ( A SOCIEDADE ) TERMOS DE REFERÊNCIA DA COMISSÃO EXECUTIVA DE RISCO (CER) Comitê Executivo do SCBA (EXCO)

STANDARD CHARTERED BANK ANGOLA, S.A ( A SOCIEDADE ) TERMOS DE REFERÊNCIA DA COMISSÃO EXECUTIVA DE RISCO (CER) Comitê Executivo do SCBA (EXCO) STANDARD CHARTERED BANK ANGOLA, S.A ( A SOCIEDADE ) TERMOS DE REFERÊNCIA DA COMISSÃO EXECUTIVA DE RISCO (CER) NOMEADO POR: AUTORIDADE: Comitê Executivo do SCBA (EXCO) Supervisionar a implementação efetiva

Leia mais

Demonstrações Financeiras Intercalares. Para o período de seis meses findo em 30 de Junho de 2017

Demonstrações Financeiras Intercalares. Para o período de seis meses findo em 30 de Junho de 2017 Demonstrações Financeiras Intercalares Para o período de seis meses findo em 30 de Junho de 2017 2017 Índice Demonstração dos resultados Balanço Demonstração das alterações dos capitais próprios Demonstração

Leia mais

Programa da CUA sobre o Quadro Regulamentar Continental Harmonizado do Sector de Energia em África: O Caso do Sector de Electricidade

Programa da CUA sobre o Quadro Regulamentar Continental Harmonizado do Sector de Energia em África: O Caso do Sector de Electricidade IE18995 47/22/12 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Telephone: +251 11 551 7700 / Fax: +251 11 5 517 844 website: www.au.int Primeira Sessao Ordinária do

Leia mais

DECISÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ÁFRICA (NEPAD)

DECISÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ÁFRICA (NEPAD) DECISÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ÁFRICA (NEPAD) 1. NÓS, Chefes de Estado e de Governo dos países membros da União Africana, reunidos na 3ª Sessão Ordinária da nossa

Leia mais

REPUBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS E HABITAÇÃO DIRECÇÃO NACIONAL DE ÁGUAS

REPUBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS E HABITAÇÃO DIRECÇÃO NACIONAL DE ÁGUAS Ministério das Obras REPUBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS E HABITAÇÃO DIRECÇÃO NACIONAL DE ÁGUAS DESAFIOS DE MOÇAMBIQUE NA PARTILHA DOS RIOS INTERNACIONAIS Dia Mundial da Água Lisboa,

Leia mais

UNIÃO AFRICANA IE21442 PARCERIA ENERGÉTICA ÁFRICA-UE (AEEP) DOCUMENTO DE REFLEXÃO PARA A 4 A FASE

UNIÃO AFRICANA IE21442 PARCERIA ENERGÉTICA ÁFRICA-UE (AEEP) DOCUMENTO DE REFLEXÃO PARA A 4 A FASE AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA IE21442 PARCERIA ENERGÉTICA ÁFRICA-UE (AEEP) DOCUMENTO DE REFLEXÃO PARA A 4 A FASE Visão e Objectivo da AEEP: Desde a sua criação em 2007, a Parceria Energética

Leia mais

Ref.: SADC/2/3/3 2.º Anúncio de Vagas COMUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA AUSTRAL ANÚNCIO DE VAGAS

Ref.: SADC/2/3/3 2.º Anúncio de Vagas COMUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA AUSTRAL ANÚNCIO DE VAGAS COMUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA AUSTRAL ANÚNCIO DE VAGAS O Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) pretende recrutar técnicos com bastante motivação e experiência,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL (SGSA)

SISTEMA DE GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL (SGSA) SISTEMA DE GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL (SGSA) Manual (Resumo) www.bpc.ao Call Center - 226 444 000 14 de Setembro de 2015 SISTEMA DE GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL (SGSA) Fundamentos do SGSA O Banco de Poupança

Leia mais

DOCUMENTO CONCEPTUAL: AVALIAÇÃO FORMATIVA INDEPENDENTE DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

DOCUMENTO CONCEPTUAL: AVALIAÇÃO FORMATIVA INDEPENDENTE DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 22 de Junho de 2011 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima primeira sessão Yamoussoukro, Côte d Ivoire, 29 de Agosto 2 de Setembro de 2011 Ponto 10.2 da ordem do dia provisória DOCUMENTO

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA (TdR):

TERMOS DE REFERÊNCIA (TdR): 1 TERMOS DE REFERÊNCIA (TdR): MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE: AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE 1. INTRODUÇÃO A Comissão Permanente das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Okavango (OKACOM) é uma organização

Leia mais

O que é o programa Liderança Para a Mudança (LPM)?

O que é o programa Liderança Para a Mudança (LPM)? O que é o programa Liderança Para a Mudança (LPM)? O Liderança para a Mudança é um programa de aprendizagem activa para o desenvolvimento dos enfermeiros como líderes e gestores efectivos num ambiente

Leia mais

Apresentação. Singular International

Apresentação. Singular International Apresentação Singular International APRESENTAÇÃO A Singular International é uma empresa de consultoria na área de Recursos Humanos, que conta com uma equipa que tem uma vasta e diversificada experiência,

Leia mais

com base no consenso fundamental alcançado em matérias de cooperação da capacidade produtiva, no âmbito do Plano de Acção para a Cooperação

com base no consenso fundamental alcançado em matérias de cooperação da capacidade produtiva, no âmbito do Plano de Acção para a Cooperação Memorando de Entendimento sobre a Promoção da Cooperação da Capacidade Produtiva do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau) Os Ministérios

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS. Formulação de um Programa de Turismo da SADC

CADERNO DE ENCARGOS. Formulação de um Programa de Turismo da SADC CADERNO DE ENCARGOS Formulação de um Programa de Turismo da SADC 1. Contexto Ao nível mundial, o turismo é a terceira maior indústria no mundo, contribuindo com 10,4% do PIB geral e oferecendo 313 milhões

Leia mais

Estatutos. Associacão de linguística das Universidades da SADC (LASU)

Estatutos. Associacão de linguística das Universidades da SADC (LASU) Estatutos da Associacão de linguística das Universidades da SADC (LASU) PREÂMBULO Nós, os representantes das Universidades dos países membros da SADC reunidos no Great Hall, Chancellor College (Sala dos

Leia mais

07/06/2015 Imprimir Auditorias de Qualidade e/ou Ambiente preparação e... Gestão Ambiental Naturlink

07/06/2015 Imprimir Auditorias de Qualidade e/ou Ambiente preparação e... Gestão Ambiental Naturlink Naturlink Auditorias de Qualidade e/ou Ambiente preparação e documentação Rita Teixeira d Azevedo No seguimento da nova norma relativa a Auditorias de Qualidade e/ou Ambiente, surgiu uma maior especificidade

Leia mais

Documento de Referência 2

Documento de Referência 2 Reunião do Grupo de Trabalho sobre o Estabelecimento de um Comité de Conservadores Gerais Africanos 17 29 de Outubro de 2017 Victoria Fall, Zimbabwe EA20873 13/13/22/10 Documento de Referência 2 Estabelecimento

Leia mais

PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO NO CONTEXTO DO CAADP

PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO NO CONTEXTO DO CAADP República de Moçambique Ministério da Agricultura PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO NO CONTEXTO DO CAADP O PACTO DO CAADP Apresentação aos Parceiros 01 de Dezembro de 2011 1 CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DO ZAMBEZI (SIRHZ-ZAMWIS)

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DO ZAMBEZI (SIRHZ-ZAMWIS) SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DO ZAMBEZI () Angola Botswana Malawi Mozambique Namibia Tanzania Zambia Zimbabwe Win-win cooperation/ cooperacao, ganhas tu, ganho eu Contexto A missão da ZAMCOM

Leia mais

entre CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE MAPUTO e GENDER LINKS (GL)

entre CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE MAPUTO e GENDER LINKS (GL) LOGO DO MUNICIPIO DE MAPUTO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO entre CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE MAPUTO e GENDER LINKS (GL) 1. PROPÓSITO Este Memorando de Entendimento refere-se à colaboração entre a Gender

Leia mais

SADC E MOÇAMBIQUE. Competitividade

SADC E MOÇAMBIQUE. Competitividade SADC E MOÇAMBIQUE Competitividade Política de Comércio com base na Exportação O objectivo geral da política económica de Moçambique é o de elevar a riqueza e o bem estar de todos os seus cidadãos e eliminar

Leia mais

DECLARAÇÃO DE LANÇAMENTO POR SUA SENHORIA, HON. JUSTICE ERNEST LINESI SAKALA, ANTIGO CHEFE DA JUSTIÇA DA REPÚBLICA DE ZÂMBIA

DECLARAÇÃO DE LANÇAMENTO POR SUA SENHORIA, HON. JUSTICE ERNEST LINESI SAKALA, ANTIGO CHEFE DA JUSTIÇA DA REPÚBLICA DE ZÂMBIA DECLARAÇÃO DE LANÇAMENTO POR SUA SENHORIA, HON. JUSTICE ERNEST LINESI SAKALA, ANTIGO CHEFE DA JUSTIÇA DA REPÚBLICA DE ZÂMBIA E CHEFE DA MISSÃO DA OBSERVAÇÃO ELEITORAL DA SADC (SEOM) NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS,

Leia mais

PREÂMBULO Inspirados Inspirados Determinados Convencidos Guiados Cientes Ansiosos

PREÂMBULO Inspirados Inspirados Determinados Convencidos Guiados Cientes Ansiosos Os Chefes de Administrações Marítimas Africanas (MARADS) representando Angola, Camarões, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Quénia, Libéria, Nigéria, Moçambique, Serra Leoa, África

Leia mais

PROJECTO DE NOTA DE CONCEITO

PROJECTO DE NOTA DE CONCEITO AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Tel: +251 11-551 7700 Fax: +251 11-551 7844 website: www. au.int 4 a SESSÃO DA CONFERÊNCIA DA UNIÃO AFRICANA DOS MINISTROS

Leia mais

FÓRUM DE ELECTRIFICAÇÃO RURAL EM MOÇAMBIQUE

FÓRUM DE ELECTRIFICAÇÃO RURAL EM MOÇAMBIQUE REPÚBLIC A DE MOÇAMBIQUE --------- MINISTÉRIO DA ENERGIA FÓRUM DE ELECTRIFICAÇÃO RURAL EM MOÇAMBIQUE ÚLTIMOS DESENVOLVIMENTOS NO ÂMBITO DO QUADRO LEGAL DO SECTOR ELÉCTRICO E O PAPEL DAS PPPs NA PRODUÇÃO

Leia mais

Câmara de Compensação Automatizada de Angola CAA. FIL - Julho 2008

Câmara de Compensação Automatizada de Angola CAA. FIL - Julho 2008 Câmara de Compensação Automatizada de Angola CAA FIL - Julho 2008 A nova Câmara de Compensação Agenda O que é a EMIS? CCAA STC SDD SCC Benefícios 2 O que é a EMIS? A Empresa A Empresa Interbancária de

Leia mais

Único - Considerando sua finalidade, são atribuições gerais do Centro de Informática:

Único - Considerando sua finalidade, são atribuições gerais do Centro de Informática: TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Artigo 1º O Centro de Informática da Universidade Pedagógica - CIUP é um orgão central técnico e académico virada para a área de serviços, desenvolvimento

Leia mais

Declaração de Sharm El Sheikh de Lançamento da Zona de Comércio Livre Tripartida da COMESA-EAC-SADC

Declaração de Sharm El Sheikh de Lançamento da Zona de Comércio Livre Tripartida da COMESA-EAC-SADC Declaração de Sharm El Sheikh de Lançamento da Zona de Comércio Livre Tripartida da COMESA-EAC-SADC 1 DECLARAÇÃO PREÂMBULO NÓS, os Chefes de Estado e de Governo ou os Representantes devidamente Autorizados

Leia mais

Por Constantino W. Nassel

Por Constantino W. Nassel NORMA ISO 9000 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2000 REQUISITOS E LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO Por Constantino W. Nassel CONTEÚDOS O que é a ISO? O que é a ISO 9000? Histórico Normas

Leia mais

1. Definição de Processo Comissionamento

1. Definição de Processo Comissionamento ONS - APIRAC CT 185 - SC1 NP Processo Comissionamento Fase de Construção Apresentação 1. Definição de Processo de Comissionamento, PC 2. Ojectivo e Âmbito da NP 4. Requisitos de Aceitação na Fase de Construção

Leia mais

Política de Conflitos de Interesses do Grupo

Política de Conflitos de Interesses do Grupo Política de Conflitos de Interesses do Grupo Versão N.º Versão 5 Referência N.º Área de Controlo de Risco Âmbito Empresarial Função/Cargo Âmbito Geográfico Estado Data de Entrada em Vigor PLCMGP005 Operacional

Leia mais

Capital Social (do qual se encontra realizado o montante de )

Capital Social (do qual se encontra realizado o montante de ) Identificação da empresa PARPÚBLICA - Participações Públicas (SGPS) S.A. Capital Social 2 000 000 000 (do qual se encontra realizado o montante de 986 686 031) Pessoa Colectiva nº 502 769 017 Matriculada

Leia mais

Termos de Referencia para Assessor Sénior da ANAC ASSESSOR SÉNIOR PARA DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Termos de Referencia para Assessor Sénior da ANAC ASSESSOR SÉNIOR PARA DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Termos de Referencia para Assessor Sénior da ANAC Titulo da Posição: Período de desempenho: ABRIL A SETEMBRO DE 2014 Dias de trabalho: 110 DIAS EQUIVALENTE A 5 MESES RENOVÁVEIS Nome do consultor: PD ASSESSOR

Leia mais

10 e 11 de Março de 2011. Nairobi, Quénia

10 e 11 de Março de 2011. Nairobi, Quénia Ver. de Março de 2011 RELATÓRIO DA SESSÃO DE FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO SOBRE O SISTEMA EM LINHA PARA OS PONTOS FOCAIS PARA AS BARREIRAS NÃO TARIFÁRIAS (NTB S) DO PROCESSO TRIPARTIDO DA COMESA, EAC E SADC 10

Leia mais

PARECER n.º 01/2006 DA AGÊNCIA EUROPEIA PARA A SEGURANÇA DA AVIAÇÃO

PARECER n.º 01/2006 DA AGÊNCIA EUROPEIA PARA A SEGURANÇA DA AVIAÇÃO PARECER n.º 01/2006 DA AGÊNCIA EUROPEIA PARA A SEGURANÇA DA AVIAÇÃO relativo a um Regulamento da Comissão que altera o Regulamento (CE) n.º 1592/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo a regras

Leia mais

ASSUNTOS REGIONAIS DECORRENTES DOS RELATÓRIOS DAS AUDITORIAS INTERNAS E EXTERNAS DA OMS. Relatório da Directora Regional ÍNDICE ANTECENDENTES...

ASSUNTOS REGIONAIS DECORRENTES DOS RELATÓRIOS DAS AUDITORIAS INTERNAS E EXTERNAS DA OMS. Relatório da Directora Regional ÍNDICE ANTECENDENTES... 27 de Novembro de 2015 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima quinta sessão N Djamena, República do Chade, 23 a 27 de Novembro de 2015 Ponto 17.2 da ordem do dia ASSUNTOS REGIONAIS DECORRENTES

Leia mais

ERRADICAÇÃO DA POLIOMIELITE: RELATÓRIO DOS PROGRESSOS REALIZADOS. Documento informativo ÍNDICE

ERRADICAÇÃO DA POLIOMIELITE: RELATÓRIO DOS PROGRESSOS REALIZADOS. Documento informativo ÍNDICE 19 de Fevereiro de 2008 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Quinquagésima-oitava sessão Yaoundé, República dos Camarões, 1 5 de Setembro de 2008 Ponto 8.5 da ordem do dia provisória ERRADICAÇÃO DA

Leia mais

Comércio de Serviços da SADC. Lista de Compromissos da Namíbia

Comércio de Serviços da SADC. Lista de Compromissos da Namíbia Comércio de Serviços da SADC Lista de da Namíbia A República da Namíbia submete a sua lista final de compromissos no âmbito do Protocolo sobre o Comércio de Serviços da SADC. A presente lista cobre os

Leia mais

Política Antifraude POLÍTICA ANTIFRAUDE

Política Antifraude POLÍTICA ANTIFRAUDE Política Antifraude Página 1 de 14 Índice 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ÂMBITO E OBJECTIVO... 5 3. IMPLEMENTAÇÃO... 5 4. DEFINIÇÕES... 5 4.1. Fraude... 5 4.2. Política Anti-Fraude... 6 4.3. Fraude Externa... 6

Leia mais

ASSUNTOS REGIONAIS DECORRENTES DOS RELATÓRIOS DAS AUDITORIAS INTERNAS E EXTERNAS DA OMS. Documento informativo ÍNDICE CONTEXTO...

ASSUNTOS REGIONAIS DECORRENTES DOS RELATÓRIOS DAS AUDITORIAS INTERNAS E EXTERNAS DA OMS. Documento informativo ÍNDICE CONTEXTO... 11 de Julho de 2014 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima quarta sessão Cotonou, República do Benim, 1 5 de Setembro de 2014 Ponto 18.2 da ordem do dia provisória ASSUNTOS REGIONAIS DECORRENTES

Leia mais

COMUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA AUSTRAL FUNDO EUROPEU DE DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE INSTITUCIONAL.

COMUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA AUSTRAL FUNDO EUROPEU DE DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE INSTITUCIONAL. COMUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA AUSTRAL FUNDO EUROPEU DE DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE INSTITUCIONAL Contexto A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral

Leia mais

Assembly/AU/Decl.2 (XVIII) Pág. 1

Assembly/AU/Decl.2 (XVIII) Pág. 1 Pág. 1 DECLARAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURAS EM ÁFRICA (PIDA) Doc: EX.CL/702(XX) Nós, os Chefes de Estado e de Governo da União Africana, reunidos na nossa Décima Oitava Sessão

Leia mais

COMISSÃO DE AUDITORIA E CONTROLO INTERNO DO BANCO BPI, SA REGULAMENTO

COMISSÃO DE AUDITORIA E CONTROLO INTERNO DO BANCO BPI, SA REGULAMENTO COMISSÃO DE AUDITORIA E CONTROLO INTERNO DO BANCO BPI, SA REGULAMENTO (Aprovado na reunião do Conselho de Administração de 25 de Julho 2008, com as alterações introduzidas na reunião de 6 de Março e 18

Leia mais

NEPAD PLANNING AND COORDINATING AGENCY

NEPAD PLANNING AND COORDINATING AGENCY NEPAD PLANNING AND COORDINATING AGENCY ANÚNCIO DE VAGA: OFICIAL SUPERIOR DO PROGRAMA, GOVERNAÇÃO AMBIENTAL E ALTERAÇÃO CLIMÁTICA - VA/NPCA/17/21 A Agência de Planeamento e Coordenação da NEPAD (NPCA ou

Leia mais

LISTA DE NORMAS E/OU ESPECIFICAÇÕES PARA REDES E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS E RECURSOS E SERVIÇOS CONEXOS DOCUMENTO PARA CONSULTA

LISTA DE NORMAS E/OU ESPECIFICAÇÕES PARA REDES E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS E RECURSOS E SERVIÇOS CONEXOS DOCUMENTO PARA CONSULTA http://www.anacom.pt/template15.jsp?categoryid=115179 LISTA DE NORMAS E/OU ESPECIFICAÇÕES PARA REDES E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS E RECURSOS E SERVIÇOS CONEXOS DOCUMENTO PARA CONSULTA Documento

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE REGULADORES DE ENERGIA DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS. Artigo 1.

ASSOCIAÇÃO DE REGULADORES DE ENERGIA DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS. Artigo 1. ASSOCIAÇÃO DE REGULADORES DE ENERGIA DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Artigo 1.º (Denominação e natureza jurídica) A Associação de Reguladores de Energia

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO, DO ANO DE 2003

PLANO DE ACÇÃO, DO ANO DE 2003 PLANO DE ACÇÃO, DO ANO DE 2003 Este Plano de Acção congrega um conjunto de medidas a promover em 2003, com vista ao desenvolvimento estratégico da. Surge na sequência do Plano Estratégico para o Desenvolvimento

Leia mais

Relatório de Actividades 2010

Relatório de Actividades 2010 Relatório de Actividades 2010 ARCTEL-CPLP Índice 1. Introdução 2. Objectivos operacionais 2010 realizados 3. Conclusões 1. Introdução No seguimento do Plano de Actividades aprovado em Brasília em Abril

Leia mais

O Acordo Permanente das Águas da Bacia Hidrográfica do Okavango

O Acordo Permanente das Águas da Bacia Hidrográfica do Okavango O Acordo Permanente das Águas da Bacia Hidrográfica do Okavango Termos de referência para a Compilação de Informação sobre os Pontos de Acesso dos Interessados 1. Fundo A Comissão Permanente das Água da

Leia mais

MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO, MONITORIA E AVALIAÇÃO

MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO, MONITORIA E AVALIAÇÃO AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone 517 700 Cables: OAU, ADDIS ABAB TERCEIRA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA. Plano de Trabalho e Orçamento Anual (2017)

REPÚBLICA DE ANGOLA. Plano de Trabalho e Orçamento Anual (2017) Página 1 de 8 REPÚBLICA DE ANGOLA Plano de Trabalho e Orçamento Anual (2017) Abordar a Necessidade Urgente de Adaptação na Orla Costeira e o Reforço das Capacidades em Angola (Atlas ID: 00084491) Página

Leia mais

do Centro Hospitalar de São Tomé (3/2000)

do Centro Hospitalar de São Tomé (3/2000) (3/2000) Sumário de Avaliação :: Enquadramento > O presente documento contém o sumário executivo da avaliação do Projecto de Cooperação do Centro Hospitalar S. Tomé (CHST) que o Instituto da Cooperação

Leia mais

A Inclusão Financeira em Moçambique: Situação Actual e Oportunidades

A Inclusão Financeira em Moçambique: Situação Actual e Oportunidades A Inclusão Financeira em Moçambique: Situação Actual e Oportunidades CONFERÊNCIA SOBRE SERVIÇOS FINANCEIROS DIGITAIS FSD MOÇAMBIQUE 28 DE MAIO DE 2018 5/28/2018 1 Estrutura 1. Contextualização 2. Situação

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE UM FUNDO ESPECIAL DA UNIÃO AFRICANA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO TERRORISMO E AO EXTREMISMO VIOLENTO EM ÁFRICA

ESTABELECIMENTO DE UM FUNDO ESPECIAL DA UNIÃO AFRICANA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO TERRORISMO E AO EXTREMISMO VIOLENTO EM ÁFRICA AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA, P.O. Box 3243 Telephone 251115-517700 Fax: 251115-517844 Website: www.au.int CONFERÊNCIA DA UNIÃO AFRICANA Vigésima Oitava Sessão Ordinária

Leia mais

Sistemas de Pagamentos em STP. Direcção de Tecnologias de Informação Banco Central Fevereiro de 2016

Sistemas de Pagamentos em STP. Direcção de Tecnologias de Informação Banco Central Fevereiro de 2016 Sistemas de Pagamentos em STP Direcção de Tecnologias de Informação Banco Central Fevereiro de 2016 OUTLINE Enquadramento Evolução do Sistema de Pagamentos Desafios 2 ENQUADRAMENTO Tendências do Sistema

Leia mais

ALER ASSOCIAÇÃO LUSÓFONA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS REGULAMENTO INTERNO

ALER ASSOCIAÇÃO LUSÓFONA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS REGULAMENTO INTERNO ALER ASSOCIAÇÃO LUSÓFONA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS REGULAMENTO INTERNO Lisboa, 15 de Dezembro de 2014 CAPÍTULO I VIGÊNCIA E ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO INTERNO Artigo 1.º (Vigência) O presente Regulamento Interno

Leia mais

- REGIMENTO DA COMISSÃO TÉCNICA 80 CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO

- REGIMENTO DA COMISSÃO TÉCNICA 80 CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO Página 1 de 5 Artigo 1º Criação e Composição 1 - A - CT80 foi criada pelo Instituto Português da Qualidade - IPQ e é coordenada pela Associação Portuguesa para a Qualidade APQ, designada pelo IPQ para

Leia mais

REGIMENTO DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS DA JUVENTUDE E DESPORTO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

REGIMENTO DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS DA JUVENTUDE E DESPORTO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA REGIMENTO DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS DA JUVENTUDE E DESPORTO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Aprovado na VII Reunião da Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da Comunidade

Leia mais

O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO FINANCEIRA

O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO FINANCEIRA 1 O Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) é um instrumento destinado a enquadrar, dinamizar e difundir projectos de formação financeira 2 O VALOR DE UM PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO FINANCEIRA A IMPORTÂNCIA

Leia mais

ÁFRICA OCIDENTAL MELHOR CLIMA PARA OS NEGÓCIOS E PARA O INVESTIMENTO NA

ÁFRICA OCIDENTAL MELHOR CLIMA PARA OS NEGÓCIOS E PARA O INVESTIMENTO NA MELHOR CLIMA PARA OS NEGÓCIOS E PARA O INVESTIMENTO NA ÁFRICA OCIDENTAL Fazer com que a integração regional funcione para a população e para o sector privado na África Ocidental Este projecto é financiado

Leia mais

ESCRITÓRIO DAS ACTIVIDADES PARA OS TRABALHADORES (ACTRAV) A OIT E OS TRABALHADORES ESCRITÓRIO INTERNACIONAL DO TRABALHO

ESCRITÓRIO DAS ACTIVIDADES PARA OS TRABALHADORES (ACTRAV) A OIT E OS TRABALHADORES ESCRITÓRIO INTERNACIONAL DO TRABALHO ESCRITÓRIO DAS ACTIVIDADES PARA OS TRABALHADORES (ACTRAV) A OIT E OS TRABALHADORES ESCRITÓRIO INTERNACIONAL DO TRABALHO SUMÁRIO UM MUNDO EM PLENA MUDANÇA A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO COMO FUNCIONA

Leia mais

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO. entre MUNICÍPIO DE INHAMBANE. e GENDER LINKS (GL)

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO. entre MUNICÍPIO DE INHAMBANE. e GENDER LINKS (GL) MEMORANDO DE ENTENDIMENTO entre MUNICÍPIO DE INHAMBANE e GENDER LINKS (GL) 1. PROPÓSITO Este Memorando de Entendimento refere-se à colaboração entre a Gender Links (GL) e o Município de Inhambane para

Leia mais

PRIMEIRA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA CONFERÊNCIA DA UNIÃO AFRICANA DOS MINISTROS DA EDUCAÇÃO (COMEDAF IV+) NAIROBI, QUÉNIA 11 A 13 DE MAIO DE 2011

PRIMEIRA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA CONFERÊNCIA DA UNIÃO AFRICANA DOS MINISTROS DA EDUCAÇÃO (COMEDAF IV+) NAIROBI, QUÉNIA 11 A 13 DE MAIO DE 2011 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone: 251 11 5517700 Fax: 251 11 5 517844 website: www.africa-union.org DEPARTAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS, CIÊNCIA

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO, DO ANO DE 2005

PLANO DE ACÇÃO, DO ANO DE 2005 PLANO DE ACÇÃO, DO ANO DE 2005 O ano de 2005 é o último ano de vigência do I Plano Estratégico para o Desenvolvimento da. Assim sendo, este Plano de Acção constitui, de certa forma, o encerrar de um ciclo

Leia mais

RECURSOS PARA A ESTRATÉGIA DE SEGURANÇA NACIONAL: O CASO DA ÁFRICA DO SUL 10 DE ABRIL DE 2019 PETER DANIELS

RECURSOS PARA A ESTRATÉGIA DE SEGURANÇA NACIONAL: O CASO DA ÁFRICA DO SUL 10 DE ABRIL DE 2019 PETER DANIELS RECURSOS PARA A ESTRATÉGIA DE SEGURANÇA NACIONAL: O CASO DA ÁFRICA DO SUL 10 DE ABRIL DE 2019 PETER DANIELS ESCOPO ESTRUTURA JURÍDICA E DE SEGURANÇA LIVRO BRANCO DA DEFESA E AVALIAÇÃO DA DEFESA DE 1998

Leia mais

Implementação da IFRS 9

Implementação da IFRS 9 Junho 2016 Implementação da IFRS 9 Considerações para bancos de importância sistémica O tempo está a contar. Os audit committees precisam de ser activos e de promover uma governação forte, que permita

Leia mais

VICTORIA POLÍTICA ANTI-FRAUDE

VICTORIA POLÍTICA ANTI-FRAUDE VICTORIA POLÍTICA ANTI-FRAUDE Índice 1. Introdução... 4 2. Âmbito e Objectivo... 4 3. Implementação... 5 4. Definições... 5 4.1. Fraude... 5 4.2. Política Anti-Fraude... 5 4.3. Fraude Externa... 5 4.4.

Leia mais

O FUNDO AFRICANO PARA AS EMERGÊNCIAS DE SAÚDE PÚBLICA: RELATÓRIO DE PROGRESSOS DO DIRECTOR REGIONAL. Documento de informação

O FUNDO AFRICANO PARA AS EMERGÊNCIAS DE SAÚDE PÚBLICA: RELATÓRIO DE PROGRESSOS DO DIRECTOR REGIONAL. Documento de informação 6 de Setembro de 2013 COMITÉ REGIONAL PARA A ÁFRICA ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima-terceira sessão Brazzaville, Congo, 2 6 Setembro de 2013 Ponto 20.3 da ordem do dia provisória O FUNDO AFRICANO PARA AS EMERGÊNCIAS

Leia mais

07/06/2015 Imprimir Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar Introdução à... Interessante Naturlink

07/06/2015 Imprimir Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar Introdução à... Interessante Naturlink Naturlink Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar Introdução à Norma ISO 22000 Rita Teixeira d Azevedo A ISO 22000 especifica os requisitos de um sistema de gestão da segurança alimentar, para organizações

Leia mais

O projecto Potencial C inclui ainda um número limitado de actividades a decorrer fora do país. Objectivos:

O projecto Potencial C inclui ainda um número limitado de actividades a decorrer fora do país. Objectivos: O projecto Potencial C é uma iniciativa da Agência INOVA e é constituído por um conjunto integrado e abrangente de actividades que, ao longo de 24 meses, procurará estimular a criação de empresas no âmbito

Leia mais

Relatório e Contas - Sintético

Relatório e Contas - Sintético Julho 2009 Junho 2010 Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos, SA NUIT : 400102961 Av. 25 de Setembro nº 270 Edifício Time Square Bloco 1 3º andar, C.P. 1039 Telefs. 21 310 892, 21 306045 Fax 21 310895

Leia mais

CANDIDATURA PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE INSPECÇÃO

CANDIDATURA PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE INSPECÇÃO SADCAS Ref. Nº: CANDIDATURA PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE INSPECÇÃO PARTE 1: INFORMAÇÃO GERAL Este formulário deverá ser preenchido na totalidade e devolvido a: Serviços de Acreditação da Comunidade

Leia mais

REGULAMENTO COMITÉ DE POLÍTICA MONETÁRIA

REGULAMENTO COMITÉ DE POLÍTICA MONETÁRIA REGULAMENTO COMITÉ DE POLÍTICA MONETÁRIA Página 1 de 6 Artigo 1.º (Definição) O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (BNA), abreviadamente designado por CPM, é uma entidade de coordenação

Leia mais

2 O Fórum para os Sistemas de Pagamentos: mandato e modelo de funcionamento

2 O Fórum para os Sistemas de Pagamentos: mandato e modelo de funcionamento 2 O Fórum para os Sistemas de Pagamentos: mandato e modelo de funcionamento 14 de setembro de 2018 O Fórum foi originalmente criado em finais de 2009, com o propósito de trabalhar na migração para a SEPA

Leia mais

11621/02 JAC/jv DG H II PT

11621/02 JAC/jv DG H II PT CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 19 de Setembro de 2002 (OR. en) 11621/02 CATS 51 ACTOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto: Iniciativa do Reino da Bélgica tendo em vista a aprovação da decisão

Leia mais

Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau)

Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) Plano de Acção para a Cooperação Económica e Comercial 1ª Conferência Ministerial 13 de Outubro de 2003

Leia mais

CANDIDATURA PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS

CANDIDATURA PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS SADCAS Ref. Nº: CANDIDATURA PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS PARTE 1: INFORMAÇÃO GERAL Este formulário deverá ser preenchido na totalidade e devolvido a: Serviços de Acreditação

Leia mais

Constituição dos Clubes Ambiental

Constituição dos Clubes Ambiental Constituição dos Clubes Ambiental Escolas saudáveis, crianças saudáveis, meio ambiente saudável 1 Introdução: Um clube ambiental é um grupo de voluntários que trabalham juntos para tornar o ambiente local

Leia mais

CANDIDATURA PARA A ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE ENSAIO

CANDIDATURA PARA A ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE ENSAIO Nº Ref. SADCAS: CANDIDATURA PARA A ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE ENSAIO PARTE 1: INFORMAÇÃO GERAL Este formulário deverá ser preenchido na totalidade e devolvido a: Serviços de Acreditação da Comunidade

Leia mais

MBA058 PT:

MBA058  PT: Índice Duração Total do Curso de Formação... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos... 2 Estrutura modular e respetiva carga horária...

Leia mais

Valorizamos o desenvolvimento do capital humano. exictos.com

Valorizamos o desenvolvimento do capital humano. exictos.com Valorizamos o desenvolvimento do capital humano exictos.com COMPROMISSO E EMPENHO A contribuir para o contínuo desenvolvimento do setor financeiro Bem-vindo à Asseco Academy A cultura de aprendizagem de

Leia mais

MOÇAMBIQUE. Quadro B. Categorias de Dados e Indicadores. Sector Externo

MOÇAMBIQUE. Quadro B. Categorias de Dados e Indicadores. Sector Externo MOÇAMBIQUE Quadro B. Categorias de Dados e Indicadores Sector Externo CATEGORIA DE DADOS: Agregados da Balança de Pagamentos Descritor Nacional (no caso de diferente, precisar): PRINCIPAIS INDICADORES:

Leia mais

Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural

Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural Decreto executivo n.º 1/06 de 9 de Janeiro Havendo necessidade de regulamentar o funcionamento, estruturação e organização do Secretariado Executivo do

Leia mais

Excelência, Senhor Ministro da Indústria e do Comércio, Dr. Armando Inroda,

Excelência, Senhor Ministro da Indústria e do Comércio, Dr. Armando Inroda, 1º Encontro Económico e Empresarial Público-Privado" promovido pela Confederação Empresarial da CPLP 17 de Julho de 2013, Hotel Polana, Maputo Intervenção do Secretário Executivo da CPLP Embaixador Murade

Leia mais

ANEXO. Sound Practices for Managing Liquidity in Banking Organisations (Fevereiro de 2000).

ANEXO. Sound Practices for Managing Liquidity in Banking Organisations (Fevereiro de 2000). Anexo à Instrução nº 17/2001 ASSUNTO: Controlo Interno ANEXO 1. As instituições devem preencher os mapas seguintes (relativos aos riscos de crédito, de liquidez e de liquidação de operações cambiais),

Leia mais