Procedimentos de análise e checagem de documentos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Procedimentos de análise e checagem de documentos"

Transcrição

1 Procedimentos de análise e checagem de documentos Objetivo: Aplicar procedimentos de análise e checagem de documentos prévios à descrição bibliográfica no LILDBI-Web. Conteúdos desta aula Prioridades de inserção na base Tipos de documentos contemplados Procedimentos de análise por tipo de documento Verificações a realizar antes da descrição bibliográfica Procedimentos de exportação e importação de registros

2 Prioridades de inserção na base Ao iniciar o processo de inserção de documentos na base de dados, dar prioridade a: Atualidade: Documentos mais recentes Temas de Ciências da Saúde: Temas da atualidade discutidos na mídia Temas da agenda de prioridades nacionais de saúde Temas de campanhas de saúde da OPAS Tipo de documento: Revistas indexadas na LILACS, e Teses, documentos não convencionais e monográficos

3 Tipos de documento contemplados Antes de iniciarmos a descrição bibliográfica, é necessário identificarmos qual o tipo de documento a ser descrito: (S) Série Periódica (revistas) (M) Monografia (T) Tese, Dissertação (N) Não Convencional E categorias complementares: (P) Projeto (C) Conferências.

4 Procedimentos de análise de documentos por tipo de documento Série Documento publicado em intervalos fixos ou irregulares, em partes sucessivas, cada uma delas contendo indicações numéricas ou cronológicas. Desde sua concepção não há previsão de término da série. Obrigatoriamente possui número de ISSN (International Serials Standard Number). Divide-se em: Série Monográfica: Inclui as monografias pertencentes a uma série. Descreve-se a monografia no todo incluindo dados relativos ao nível de série (Título, Volume, Número do Fascículo e ISSN). Possibilita descrição de capítulos. Série Periódica: Inclui revistas, anuários, jornais, etc. Descreve-se o fascículo no todo e artigos. Uma revista deve estar registrada na SeCS para que seu título abreviado conste no LILDBI-Web.

5 Artigos de revistas Devem-se incluir: Artigos originais, com título e identificação dos autores ; Ensaios clínicos, revisões sistemáticas, metanálises e guias de prática clínica são prioritários. Artigos de revisão, atualização, relato de caso e diretrizes; Diretrizes devem possuir autoria institucional. Editoriais que tratam de temas da área da saúde e acompanhados de referências bibliográficas; Não são descritos editoriais com apresentação dos vários artigos de publicados em um fascículo. Editoriais com a apresentação e discussão de vários artigos sobre um mesmo tema (número temático) Comentários ou discussões sobre temas ou artigos originais, com autores e/ou títulos definidos. Se o comentário não apresentar autores definidos, será considerada parte do artigo e sua paginação incluída na do artigo.

6 Artigos de Revistas Devem-se incluir: Trabalhos apresentados em eventos científicos publicados em formato de artigos. Se forem publicados somente os resumos dos trabalhos, o fascículo deve ser incluído no todo e indexado pelo tema geral do evento com o tipo de publicação OVERALL. Cartas ao Editor de conteúdo substancial; Entrevistas com conteúdo científico significativo; Obituários com dados biográficos significativos. Não são descritos: notas de falecimentos

7 Artigos de Revistas Não devem ser incluídos: Editoriais com comentários sobre a revista e sem referências bibliográficas próprias. Ex.: datas comemorativas e indexação da revista em bases de dados; Editoriais comentando os artigos do fascículo (não temático); Traduções ou reimpressões; Republicação de artigos, salvo nos casos citados pela recomendação da ICMJE ( item III.D.3; Resumos em geral; Notícias; Resenhas de monografias e resumos de teses; Anúncios de medicamentos ou equipamentos; Relatórios administrativos ou informativos de eventos científicos; Relatórios financeiros e administrativos.

8 Agora que você conhece os tipos de artigos que devem ou não ser incluídos na LILACS, vamos a um pequeno exercício? Exercício: Faça a leitura técnica dos artigos e escolha o tipo de artigo correspondente Host: mod2_uni1_aula1_exe1_leitura_tecnica.docx

9 Monografia Constitui uma unidade em si mesmo, ou se propõe a completar-se em um número finito de partes separadas (monografias multivolumes). Possui editora, capas e página de rosto contendo dados essenciais para sua identificação (autor, título, editora, local e data de publicação). Trabalhos acadêmicos ou monografias de conclusão de curso não são considerados monográficos. Cuidado para não confundir uma monografia multivolume com uma coleção. Divide-se em:. Monografia pertencente a uma coleção Coleção de Monografias

10 Monografia As monografias podem ser descritas para registro no todo ou por capítulos (analíticas). Diferentes edições serão consideradas como registros independentes. Reimpressões ou novas tiragens de uma mesma edição não deverão ser consideradas como novos registros.

11 Monografia pertencente a uma coleção As coleções consistem de um número pré-determinado e finito de volumes, com títulos próprios diferentes do título da coleção, que podem ser publicados simultaneamente ou separadamente por um período de tempo. A coleção se distingue da série monográfica por possuir um número definido de volumes. Uma coleção pode ter ISBN, porém não pode ter ISSN. Neste nível de tratamento, a descrição do documento requer informações da coleção da qual é parte.

12 Coleção de Monografias Coleção em seu todo, considerando-a como um único documento. A correta descrição do documento requer informação do nível monográfico e do nível analítico da coleção (volumes que compõem a coleção). Por exemplo, um registro único que descreve a Enciclopédia Britânica: Micropedia e Macropedia, Anexos, etc.

13 Capítulos de monografias Capítulos que constituem por si só uma entidade, compreensível em si mesmo, devem ser considerados como registros bibliográficos independentes. Normalmente os capítulos considerados como analíticas* têm autores, assuntos e referências bibliográficas próprios. *Descrição bibliográfica de uma parte de um documento.

14 Monografias que abordem diferentes assuntos e somente alguns relacionados à área da saúde: registra-se somente os capítulos que estejam no escopo da área da saúde.

15 Manuais, Guias, etc. Orientam o médico ou profissional de saúde sobre procedimentos frente a situações específicas ou prévias ao encaminhamento do paciente a níveis superiores do sistema de atenção a saúde. Geralmente são publicados por Ministérios ou Secretarias de Saúde. Descrever, preferencialmente, em nível no todo (nível monográfico). Legislação sanitária Descrever material monográfico que trate de temas sobre legislação sanitária de âmbito municipal, estadual, nacional ou regional. Material contendo as próprias legislações (leis, decretos, portarias, etc.) devem ser registradas em base de dados específicas de legislação no contexto da BVS ou no índice regional LEYES (Legislação de Saúde da América Latina e Caribe), de preferência em texto completo. Mais informações sobre legislação em saúde em

16 Bibliografias Descrever somente as bibliografias que contenham referências de obras de autores latino-americanos. Descrever preferencialmente no todo. Estatísticas Descrever material monográfico contendo informação estatística procedente de organismos internacionais e governamentais sobre mortalidade, morbidade, serviços e pessoal de saúde, etc., que descrevam a situação sanitária do município, estado, país ou Região. Informações estatísticas que não estejam expressamente respaldadas por uma fonte governamental autorizada ou agência internacional não devem ser incluídas. Avaliar se a descrição deve ser feita como monografia ou documento não convencional considerando as características de cada tipo de documento. Descrever preferencialmente no todo.

17 Tese, Dissertação Documento de pesquisa apresentado a uma universidade ou faculdade, como requisito para obtenção de um grau acadêmico ou título profissional de pósgraduação. Descrever somente teses de doutorado e livre docência e outros níveis superiores de pós-graduação stricto sensu, exemplo: tese de pós-doutorado. Dissertações de mestrado só entram os que pertencerem à área de Enfermagem e Saúde Pública (Epidemiologia, Serviços de Saúde, Atenção e Promoção da Saúde, Medicina Social, Saúde Bucal, Saúde da Mulher e da Criança, Veterinária, Saúde Pública, Nutrição, etc.). Não são considerados para LILACS monografias ou trabalhos acadêmicos de conclusão de curso de graduação, ou trabalho de conclusão de curso. Descrever sempre o documento no todo.

18 Não Convencional Documento não disponível nos canais convencionais de publicação. Não é difundida por meios comerciais, destinando-se a um número reduzido de pessoas. É um tipo de documento importante para apoiar a decisão de gestores da área de saúde. Exemplos: conferências, relatórios internos, patentes, documentos governamentais produzidos por ministérios, agências governamentais, organizações privadas, ONG's, instituições culturais e acadêmicas. A descrição pode variar entre no todo e seus capítulos ou partes (analíticas). Segue a mesma instrução de monografias.

19 Relatórios técnico-científicos Descrever relatórios técnico-científicos que possuam conteúdo significativo e que descrevam pesquisas ou atividades técnicas realizadas por Sociedades, Associações, Instituições, Programas, Consultorias, etc. Deve-se avaliar a profundidade com que as atividades são descritas (pesquisas realizadas, resultados obtidos, diagnósticos de situações, etc.). Relatórios gerais e sucintos não devem ser incluídos. Avaliar se a descrição deve ser feita como monografia ou documento não convencional considerando as características de cada tipo de documento.

20 Material educativo e objetos de aprendizagem Descrever materiais educativos e objetos de aprendizagem de conteúdo significativo, produzidos por instituições reconhecidas na área. Avaliar se a descrição deve ser feita como monografia ou documento não convencional considerando as características de cada tipo de documento. Descrever no todo ou por partes (capítulos, módulos ou unidades). Filmes, Gravação em vídeo, Registros sonoros não musicais Descrever documentos com conteúdo técnico-científico significativo, produzidos por instituições reconhecidas na área, de interesse nacional e internacional. Avaliar se a descrição deve ser feita como monografia ou documento não convencional considerando as características de cada tipo de documento. Descrever preferencialmente no todo.

21 Categorias complementares aos tipos de documento Projeto: Essa categoria é utilizada para identificar projeto financiado por alguma instituição. Descrever Instituição patrocinadora, nome e número do projeto sempre que apresentado. Conferência: Essa categoria é utilizada para informar dados relativos ao evento que gerou o documento, tais como congressos, conferências, seminários, cursos, encontros, etc. Anais que contêm somente os resumos dos trabalhos devem ser registrados no todo (nível monográfico) e indexados pelos temas gerais dos eventos juntamente com o tipo de publicação OVERALL. Descrever dados de nome, cidade, país, data e instituição patrocinadora do evento sempre que apresentado.

22 Antes de prosseguirmos, vamos a um pequeno exercício? Exercício: Questionário mod2_uni1_aula1_exe2_procedimentos_analise_exercicios.docx

23 Já identificamos os tipos de documentos, mas antes de criar um novo registro é importante executar alguns procedimentos! Opa! Quais são esses procedimentos?

24 Verificações a realizar antes da descrição bibliográfica Antes de criar um novo registro é imprescindível checar se o registro já está na LILACS. Checagem por pesquisa de palavras do título do documento: Evita duplicação de trabalho e garante inclusão ou exclusão da localização do item na coleção da biblioteca; Tutorial de pesquisa por Palavras do Título Registros já existentes na LILACS Procedimento para inclusão de nova localização do documento. Procedimento para exclusão de localização do documento Verificação de link para texto completo Se seu CC for o responsável por esse registro, realizar correção por meio do Social Check Links. Esse procedimento é usualmente adotado para documentos monográficos, teses e documentos não-convencionais.

25 Verificações a realizar antes da descrição bibliográfica Antes de criar um novo registro é imprescindível checar se o registro já está na LILACS. Checagem por título de revista: identifica se o fascículo já não foi descrito anteriormente; Pesquisar por fascículo de revista. Verificação de link para texto completo Se seu CC for o responsável por esse registro, realizar correção por meio do Social Check Links. Checagem de revistas LILACS-Express SciELO e Editor: a checagem de dados reduz o trabalho de descrição bibliográfica e otimiza tempo para a indexação de documentos; Pesquisar por Limites (LILACS Express)

26 Checagem por palavras do título do documento na LILACS Pesquisa por Palavras do Título: 1. Entre no site da LILACS; 2. Clique em Pesquisa via formulário iah; 3. Selecione o índice Palavras do título;

27 Checagem por palavras do título do documento na LILACS 4. No campo Pesquisar, digite as palavras encontradas no título do documento: Não esqueça de colocar AND entre as palavras do título!

28 Checagem por palavras do título do documento na LILACS 5. Resultado: No exemplo, foram encontrados 4 registros 6. Verifique se o documento a ser inserido está entre os resultados da pesquisa. Se não estiver, deve-se criar um novo registro no LILDBI-Web.

29 Procedimento para inclusão de localização de documentos na LILACS Caso o registro do documento já exista na LILACS, solicitar inclusão de localização de biblioteca no registro LILACS já existente. Enviar para lilacs@bireme.org com o assunto: Inclusão de localização de biblioteca no ID----, informando: - ID do registro; - Título; - Autor; - Código do Centro Cooperante, código de classificação e localização de sua biblioteca; - Endereço eletrônico, se houver. Assim, constará na LILACS que sua biblioteca também possui o exemplar.

30 Procedimento para inclusão de localização de documentos na LILACS Após a inclusão dos dados de localização da obra, eles serão apresentados como abaixo: Centro Cooperante que criou o registro Centro Cooperante que possui o mesmo exemplar

31 Procedimento para exclusão de localização de documentos na LILACS Caso o documento não faça mais parte da coleção ou da base de dados local, igualmente informar e solicitar a exclusão desse dado: Enviar para lilacs@bireme.org com o assunto: Exclusão de localização de biblioteca no ID----, informando: - ID do registro; - Título; - Autor; - Código do Centro Cooperante, código de classificação e localização de sua biblioteca; - Endereço eletrônico, se houver. Assim, constará na LILACS que sua biblioteca também possui o exemplar.

32 Checagem por título de revista: Quando uma revista não é parte da iniciativa LILACS-Express, pesquisar por Fascículo de revista: Identificado o último fascículo indexado, iniciar descrição de novo fascículo no LILDBI-Web.

33 Checagem de revistas LILACS Express SciELO e Editor: Pesquisar por limites (LILACS-Express): Identificado o primeiro fascículo LILACS-Express da revista, exportar registros da LILACS e importar no LILDBI-Web.

34 Procedimento para revistas LILACS-Express: Revistas LILACS-Express possuem procedimento específico: Após importação dos registros no LILDBI-Web: Revisar a descrição bibliográfica, corrigindo ou complementando os dados necessários Ex.: Verificar a grafia, exatidão ou ausência dos dados: autores, títulos, volume, número, resumos, etc. Incluir a afiliação institucional do autor Incluir título em outro idioma Se revista SciELO, não alterar as URLs existentes Checar se há URLs para todos os idiomas dos artigos Dar preferência a URL do texto completo em html e não do PDF. Indexar os artigos conforme critério de seleção explicitado Se revista seletiva, indexar os artigos pertinentes à área de ciências da saúde

35 Procedimentos de exportação de registros da LILACS Para exportar registros da LILACS para seu LILDBI-Web siga os procedimentos conforme apresentado no vídeo tutorial abaixo:

36 Configurando Internet Explorer para evitar expirar sessão do LILDBI-Web Para evitar perda de trabalho no sistema LILDBI-Web, configure o browser conforme o vídeo abaixo:

37 Configurando Mozilla Firefox para salvar arquivos.iso Caso o navegador salve os arquivos automaticamente no diretório Downloads e não permita mudar o nome e a extensão, siga os procedimentos no vídeo abaixo para saber como proceder:

38 Ver mais Guia de Seleção de Documentos para a Base de Dados LILACS Manual de Descrição Bibliográfica

Descrição bibliográfica

Descrição bibliográfica Descrição bibliográfica Objetivo: Conhecer as instruções gerais de descrição bibliográfica para todos os tipos de documentos e aplicar o conhecimento adquirido para descrição bibliográfica de monográficos

Leia mais

Seleção de Documentos para LILACS

Seleção de Documentos para LILACS Seleção de Documentos para LILACS Objetivo: Conhecer os conceitos e os critérios de seleção de documentos para LILACS Conteúdos desta aula Apresentação O que incluir na LILACS Seleção de Documentos Escopo

Leia mais

Preparo dos arquivos para cooperação com LILACS

Preparo dos arquivos para cooperação com LILACS Preparo dos arquivos para cooperação com LILACS Objetivo: Aplicar procedimentos para gerar arquivos para envio à LILACS e cópias de segurança Conteúdo desta aula Acesso aos registros para envio à LILACS

Leia mais

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes.

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Metodologia LILACS Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Conteúdo desta aula Definição de Metodologia LILACS Normas, manuais, guias Aplicativos e ferramentas Importância de aplicar

Leia mais

Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa)

Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa) 1 JUNHO na Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa) Promoção: BVS- Economia da

Leia mais

Criação de novos registros bibliográficos no FI-Admin

Criação de novos registros bibliográficos no FI-Admin 1 JUNHO na Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Criação de novos registros bibliográficos no FI-Admin Promoção: BVS- Economia da Saúde (ECOS) BIREME/OPAS/OMS São Paulo, 20 junho 2018 Lais

Leia mais

Criação de registros com status LILACS- Express no FI-Admin

Criação de registros com status LILACS- Express no FI-Admin 1 JUNHO na Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Criação de registros com status LILACS- Express no FI-Admin Promoção: BVS- Economia da Saúde (ECOS) BIREME/OPAS/OMS São Paulo, 27 junho 2018

Leia mais

Sobre o Currículo Lattes

Sobre o Currículo Lattes Sobre o Currículo Lattes Acesse o Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br Acesse o Currículo Lattes na página inicial da Plataforma Lattes, no menu Acesso direto. Cadastro no Currículo Lattes Nas páginas

Leia mais

Monitoramento da LILACS e de bases que adotam a Metodologia LILACS

Monitoramento da LILACS e de bases que adotam a Metodologia LILACS Monitoramento da LILACS e de bases que adotam a Metodologia LILACS Objetivo: Apresentar mecanismos de controle e monitoramento da base. Conteúdo desta aula Monitoramento de bases que adotam metodologia

Leia mais

Tipos de Publicação. Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS.

Tipos de Publicação. Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS. Tipos de Publicação Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS. Conteúdo desta aula Definição e importância Tipos de publicação na LILACS Como identificar os Tipos

Leia mais

Contribuição da Rede Brasileira para a BVS

Contribuição da Rede Brasileira para a BVS XV Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Rede BVS Brasil Contribuição da Rede Brasileira para a BVS Belo Horizonte, 17 e 18 novembro 2014 Verônica Abdala abdalave@paho.org Produção

Leia mais

Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil

Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil Dra. Rosangela Monteiro Membro do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil Sueli Mitiko Yano Suga Unidade LILACS Fontes de Informação

Leia mais

Manual para solicitação do ISSN. Rosemary Cristina da Silva Luciana Pizzani

Manual para solicitação do ISSN. Rosemary Cristina da Silva Luciana Pizzani Manual para solicitação do ISSN Rosemary Cristina da Silva Luciana Pizzani Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Unesp Campus de Botucatu 2017 Sumário O que é o ISSN... 3 Solicitação do ISSN...

Leia mais

Tutorial de Descrição Bibliográfica Teses Psi versão preliminar

Tutorial de Descrição Bibliográfica Teses Psi versão preliminar REDE BRASILEIRA DE BIBLIOTECAS DA ÁREA DE PSICOLOGIA Tutorial de Descrição Bibliográfica Teses Psi versão preliminar (Anexo do Manual de Descrição Bibliográfica Série Periódica LILACS e INDEX Psi Periódicos)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ANEXO I

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ANEXO I ANEXO I PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC PESQUISADOR: INSTITUTO/CAMPI: FACULDADE: ÁREA DE ATUAÇÃO: PLANILHA DE PONTUAÇÃO PARA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2011-2015) PRODUÇÃO DO

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012 B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E SD DA Universidade Federal do Paraná - UFPR Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS 2ª. Versão 2012 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Endereço: R. Basílio da Gama, S/N - Canela - Salvador / Bahia CEP 40.110.907 Telefone: (071) 3283-7700 /7701 e-mail: enufba@ufba.br

Leia mais

GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: EndNote Web. SIBI/PUCPR Divisão de Serviços aos Usuários

GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: EndNote Web. SIBI/PUCPR Divisão de Serviços aos Usuários GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: EndNote Web SIBI/PUCPR Divisão de Serviços aos Usuários É um software gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Clarivate Analytics que está

Leia mais

Funções Escolhendo as bases de dados Aqui se escolhe quais das bases de dados serão usadas na busca.

Funções Escolhendo as bases de dados Aqui se escolhe quais das bases de dados serão usadas na busca. A ProQuest é uma plataforma de busca de base de dados. Ela fornece acesso a documentos atuais e históricos de fontes como: Jornais Dissertações e teses (a ProQuest é o arquivo digital oficial de dissertações

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - EDITAL Nº 02/2018 DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS

CONCURSO PÚBLICO PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - EDITAL Nº 02/2018 DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS CONCURSO PÚBLICO PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - EDITAL Nº 02/2018 DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONHECIMENTO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BAREMA PARA PROVA DE Nome do Candidato: 1 ACADÊMICOS

Leia mais

Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil

Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil Antonio Pithon Cyrino Sueli Mitiko Yano Suga Unidade LILACS Fontes de Informação Referenciais - FIR Produção de Fontes de Informação - PFI São

Leia mais

1 O QUE É O ZOTERO? INSTALAR O ZOTERO INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX...

1 O QUE É O ZOTERO? INSTALAR O ZOTERO INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX... SUMÁRIO 1 O QUE É O ZOTERO?...6 2 INSTALAR O ZOTERO...7 3 INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX... 9 3.1 CONECTOR ZOTERO PARA GOOGLE CHROME... 10 3.2 CONECTOR ZOTERO

Leia mais

Gestão de rede e usuários no BIREME Accounts

Gestão de rede e usuários no BIREME Accounts JUNHO na Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Gestão de rede e usuários no BIREME Accounts Promoção: BVS- Economia da Saúde (ECOS) BIREME/OPAS/OMS São Paulo 2018 Lais Ap. Silva Sueli Mitiko

Leia mais

Guia de seleção de documentos para as fontes de informação da BVS Prevenção e Controle de Câncer

Guia de seleção de documentos para as fontes de informação da BVS Prevenção e Controle de Câncer Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) Guia de seleção de documentos para as fontes de informação da BVS Prevenção e Controle de Câncer Rio de Janeiro-RJ

Leia mais

Nossos associados. podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de Medicina Laboratorial é uma sociedade de

Nossos associados. podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de Medicina Laboratorial é uma sociedade de midiakit - 2019 Nossos associados são médicos patologistas clínicos e de outras especialidades, farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, biólogos, técnicos e outros profissionais de laboratórios clínicos,

Leia mais

SciELO Scientific Eletronic Library Online GUIA DE ATUALIZAÇÃO DE PÁGINAS INFORMATIVAS

SciELO Scientific Eletronic Library Online GUIA DE ATUALIZAÇÃO DE PÁGINAS INFORMATIVAS SciELO Scientific Eletronic Library Online GUIA DE ATUALIZAÇÃO DE PÁGINAS INFORMATIVAS São Paulo Janeiro / 2016 APRESENTAÇÃO Este guia tem a função de auxiliar os editores no envio de solicitação de atualização

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Endereço: Rua Basílio da Gama, S/N - Canela - Salvador / Bahia CEP 40.110.907 Telefone: (071) 3283-7700 /7701 e-mail: enufba@ufba.br

Leia mais

CADERNOS DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA PRORROGAÇÃO DA CHAMADA PARA PUBLICAÇÕES DE 08/12/2012 a 08/02/2013

CADERNOS DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA PRORROGAÇÃO DA CHAMADA PARA PUBLICAÇÕES DE 08/12/2012 a 08/02/2013 CADERNOS DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA PRORROGAÇÃO DA CHAMADA PARA PUBLICAÇÕES DE 08/12/2012 a 08/02/2013 Chamada para publicação 02/2012 O Laboratório de História da Ciência torna público a PRORROGAÇÃO da Chamada

Leia mais

Repositório Institucional UNESP

Repositório Institucional UNESP Repositório Institucional UNESP Tutorial para o autoarquivamento de dissertações e teses Versão 2.0 13 jul. 2015 Antes de iniciar o autoarquivamento é necessário que você esteja com a versão final de sua

Leia mais

Abrirá uma nova página para iniciar o cadastro do novo currículo.

Abrirá uma nova página para iniciar o cadastro do novo currículo. Abrirá uma nova página para iniciar o cadastro do novo currículo. Selecione a opção BRASILEIRA, digite o email e a senha que você usará para acesso ao cadastro. Digite os caracteres da imagem e passe para

Leia mais

Nossos associados. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944.

Nossos associados. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944. midiakit - 2018 Nossos associados A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944. Patologia Clínica Medicina Laboratorial é a

Leia mais

BVS ENFERMAGEM INFORMES PARA INDEXAÇÃO NA BASE DE DADOS DE ENFERMAGEM - BDENF. Informe Técnico Nº 2: Publicações Periódicas

BVS ENFERMAGEM INFORMES PARA INDEXAÇÃO NA BASE DE DADOS DE ENFERMAGEM - BDENF. Informe Técnico Nº 2: Publicações Periódicas BVS ENFERMAGEM INFORMES PARA INDEXAÇÃO NA BASE DE DADOS DE ENFERMAGEM - BDENF Informe Técnico Nº 2: Publicações Periódicas A BDENF Base de dados em Enfermagem foi criada em 1986 com o objetivo de coletar

Leia mais

é um software que a medida que as citações são inseridas no texto automaticamente é criada uma respectiva lista de referências de acordo com o estilo

é um software que a medida que as citações são inseridas no texto automaticamente é criada uma respectiva lista de referências de acordo com o estilo Endnote WEB é um software que a medida que as citações são inseridas no texto automaticamente é criada uma respectiva lista de referências de acordo com o estilo selecionado. vantagens organização normalização

Leia mais

TUTORIAL AUTO ARQUIVAMENTO DE TCC APRESENTAÇÃO

TUTORIAL AUTO ARQUIVAMENTO DE TCC APRESENTAÇÃO TUTORIAL AUTO ARQUIVAMENTO DE TCC APRESENTAÇÃO Este tutorial tem o objetivo de auxiliar os usuários para o auto arquivamento de Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação e pós-graduação submetidos no

Leia mais

Tutorial para Inserção do DOI nas referências bibliográficas

Tutorial para Inserção do DOI nas referências bibliográficas Tutorial para Inserção do DOI nas referências bibliográficas O tutorial consiste na atribuição do DOI nas referências bibliográficas, possibilitando encontrar, citar, vincular e avaliar o conteúdo. Procedimento

Leia mais

ISSN e ISBN, números de registros. José Luciano C. da Silva Uliscley Silva Gomes. al/dl- editora

ISSN e ISBN, números de registros. José Luciano C. da Silva Uliscley Silva Gomes. al/dl- editora ISSN e ISBN, números de registros José Luciano C. da Silva Uliscley Silva Gomes al/dl- editora ISSN e ISBN, números de registros José Luciano Custódio da silva; (graduando em biblioteconomia) Roberto Wagner

Leia mais

CENTRO BRASILEIRO DO ISSN (CBISSN)

CENTRO BRASILEIRO DO ISSN (CBISSN) CENTRO BRASILEIRO DO ISSN (CBISSN) Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) 11 de abril de 2018 INTERNATIONAL STANDARD SERIAL

Leia mais

Revista Norte Nordeste de Cardiologia NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Revista Norte Nordeste de Cardiologia NORMAS PARA PUBLICAÇÃO Revista Norte Nordeste de Cardiologia NORMAS PARA PUBLICAÇÃO 1.A Revista Norte Nordeste de Cardiologia (RNNC) segue em linhas gerais as recomendações editoriais dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Leia mais

Referências. Prof. Sérgio Henrique Braz

Referências. Prof. Sérgio Henrique Braz Referências Bibliográficas Prof. Sérgio Henrique Braz Segundo a ABNT-NBR 6023:2002 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Relação de obras citadas pelo autor em livros, artigos de periódicos, teses, relatórios técnicos,

Leia mais

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA 1 1 PROBLEMA DE PESQUISA O risco de eclampsia em mulheres grávidas com pressão arterial alta.

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSOS E AVALIAÇÃO DOCENTE, CESCAD ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO MEMORIAL DESCRITIVO

COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSOS E AVALIAÇÃO DOCENTE, CESCAD ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO VI DO REGULAMENTO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DOCENTE PARA A AQUISIÇÃO DA ESTABILIDADE NO CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO EM VIRTUDE DE CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ENSINO

Leia mais

Evolução do Controle Bibliográfico na BIREME

Evolução do Controle Bibliográfico na BIREME Evolução do Controle Bibliográfico na BIREME Objetivo: Conhecer o histórico do controle bibliográfico realizado pela BIREME por meio do desenvolvimento de metodologias que foram aplicadas ao IMLA e LILACS.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL ISBN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL ISBN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL 2014 ISBN 1 SUMÁRIO Para que serve o ISBN Lei do livro Publicações que recebem o ISBN Normas de atribuição Publicações que recebem o ISBN Sistema

Leia mais

Luciana Danielli BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde. convênio OPAS/MS/MEC 1967

Luciana Danielli BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde. convênio OPAS/MS/MEC 1967 Acesso às Fontes de Informação em Saúde através da Web - Portal da BIREME Luciana Danielli ldanielli@icict.fiocruz.br BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde BIREME

Leia mais

Internet como ambiente de pesquisa

Internet como ambiente de pesquisa Internet como ambiente de pesquisa Internet Aceleração da difusão do conhecimento; Cooperação entre pessoas e instituições; Agrega eficiência e rapidez ao processo de criação científica. Estratégia de

Leia mais

ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA. Critérios para avaliação da Prova Escrita e respectivas pontuações:

ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA. Critérios para avaliação da Prova Escrita e respectivas pontuações: 2 ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA da Prova Escrita e respectivas pontuações: 1. Estrutura do texto: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão 2.00 2. Conteúdo e desenvolvimento do tema: organização,

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL POR AVALIAÇÃO (Resolução nº005/ Conselho Superior) Nome: Matrícula SIAPE:

SOLICITAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL POR AVALIAÇÃO (Resolução nº005/ Conselho Superior) Nome: Matrícula SIAPE: SOLICITAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL POR AVALIAÇÃO (Resolução nº005/2009 - Conselho Superior) Nome: Matrícula SIAPE: Lotação (Unidade/Diretoria/Coordenação/Gabinete/etc) Campus/ Pró- Reitoria Data da última

Leia mais

ENDNOTE BASIC E SUAS PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES BIBLIOTECA WANDA DE AGUIAR HORTA ESCOLA DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ENDNOTE BASIC E SUAS PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES BIBLIOTECA WANDA DE AGUIAR HORTA ESCOLA DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENDNOTE BASIC E SUAS PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES JULIANA TAKAHASHI & YUKA SAHEKI - 2014 BIBLIOTECA WANDA DE AGUIAR HORTA ESCOLA DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO O QUE É ENDNOTE BASIC? GERENCIA REFERÊNCIAS

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil

Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil Curso de Metodologia LILACS no âmbito do Projeto BVS Bioética e Diplomacia em Saúde Processo de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil Sueli Mitiko Yano Suga Unidade LILACS Fontes de Informação

Leia mais

EndNote Basic. Maria Cristina Cavarette Dziabas Sabrina Di Salvo Mastrantonio

EndNote Basic. Maria Cristina Cavarette Dziabas Sabrina Di Salvo Mastrantonio EndNote Basic Maria Cristina Cavarette Dziabas mcdziaba@ifsc.usp.br Sabrina Di Salvo Mastrantonio sabrina@ifsc.usp.br Novembro/2015 EndNote Gerenciador de Referências Bibliográficas; Software da Thomson

Leia mais

1. Responsabilidade e processo de seleção de títulos pelo Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde

1. Responsabilidade e processo de seleção de títulos pelo Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos LILACS Brasil Julho/2017 A LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde é um índice regional que estabelece o controle bibliográfico

Leia mais

Adequação da indexação de ensaios clínicos em periódicos de cardiologia na base de dados LILACS: resultados preliminares.

Adequação da indexação de ensaios clínicos em periódicos de cardiologia na base de dados LILACS: resultados preliminares. Adequação da indexação de ensaios clínicos em periódicos de cardiologia na base de dados LILACS: resultados preliminares. Maria Anália da Conceição 1 ; Sueli MitikoYano Suga 2; Maria Eduarda S. Puga; 3

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Pró-reitoria de Pesquisa Seminário Temático Portal de Periódicos da Capes

Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Pró-reitoria de Pesquisa Seminário Temático Portal de Periódicos da Capes Portal Capes www.periodicos.capes.gov.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Pró-reitoria de Pesquisa Seminário Temático Portal de Periódicos da Capes Porto Alegre, 28 de maio de 2012 O Portal

Leia mais

CAROLINA FIGUEIRA PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA: EM DIA COM A MARVEL

CAROLINA FIGUEIRA PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA: EM DIA COM A MARVEL CAROLINA FIGUEIRA PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA: EM DIA COM A MARVEL Florianópolis, 2017 CAROLINA FIGUEIRA PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA: EM DIA COM A MARVEL Projeto de Revista Científica apresentada na

Leia mais

Um ponto importante é que uma referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares.

Um ponto importante é que uma referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares. 1 Referências De acordo com a ABNT NBR 6023:2002, documento é qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Outras definições

Leia mais

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5 Espero que você tenha gostado do Tutorial 1. Mas... Caso queira saber ainda mais sobre o Moodle e seu potencial quando utilizado com diferentes recursos que a Web 2.0 oferece gratuitamente...

Leia mais

CURRÍCULO LATTES MINICURSO

CURRÍCULO LATTES MINICURSO CURRÍCULO LATTES MINICURSO (ROCHA et al., 2015, p. 2) (ALMEIDA, 2012, p. 84). Estudantes Gestores Pesquisadores Lattes Profissionais e demais atores do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET

FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) facilita o aparecimento, cada vez mais rápido, de fontes de informação na internet. Porém, nem todas

Leia mais

ANEXO II TABELA DE VALORAÇÃO DE TÍTULOS

ANEXO II TABELA DE VALORAÇÃO DE TÍTULOS ANEXO II TABELA DE VALORAÇÃO DE TÍTULOS Serão considerados os títulos compreendidos nos últimos dez anos. As frações de tempo superior a 6 meses serão contadas como um ano. I Grau acadêmico: pontuação

Leia mais

- Editorial: este é responsabilidade dos Editores da Primeiros escritos.

- Editorial: este é responsabilidade dos Editores da Primeiros escritos. EDITAL DE ABERTURA PARA SUBMISSÕES Está aberto o período para submissões de trabalhos à revista Primeiros escritos. O período para submissão vai do dia 26 de outubro até o dia 25 de novembro. Veja abaixo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL ISBN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL ISBN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL 2018 ISBN 1 SUMÁRIO Para que serve o ISBN Lei do livro Publicações que recebem o ISBN Normas de atribuição Publicações que recebem o ISBN Solicitação

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está disponível para todos os alunos dos cursos do IF Sudeste MG Câmpus JF. O AVA também é conhecido como plataforma Moodle.

Leia mais

Manual da Biblioteca Virtual da RedeSAN. Índice:

Manual da Biblioteca Virtual da RedeSAN. Índice: Manual da Biblioteca Virtual da RedeSAN Índice: 1) O que é a Biblioteca Virtual da RedeSAN?...pág. 2 2) Que tipos de documentos estão presentes na BVR?...pág. 3 3) Quais são as pastas onde os materiais

Leia mais

1.1 Definição. Exigência legal, definida por lei, que exige a entrega a um órgão público (geralmente a Biblioteca Nacional) de um ou mais

1.1 Definição. Exigência legal, definida por lei, que exige a entrega a um órgão público (geralmente a Biblioteca Nacional) de um ou mais Sumário 1 Depósito legal 1.1 Definição 1.1.1 Artigo 1 da Lei nº10.994/2004 1.2 Recomendações da UNESCO (1977) 1.3 Objetivos (UNESCO 1977) 1.4 Depositária 1.5 Outros aspectos 2 Bibliografia Nacional 2.1

Leia mais

Portal Capes www.periodicos.capes.gov.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pró-Reitoria de Pesquisa Seminário Temático Portal de Periódicos da CAPES Porto Alegre, 25 de maio de 2011 O Portal Capes

Leia mais

Se ainda não foi feito o login único, o discente deve realizar o seu cadastro no Portal UFGnet (

Se ainda não foi feito o login único, o discente deve realizar o seu cadastro no Portal UFGnet ( Tutorial SIGAA Stricto Sensu Portal do Discente Universidade Federal de Goiás Pró-Reitoria de Pós-Graduação CERCOMP - Centro de Recursos Computacionais Versão: 1.1 Data da última atualização: 25/07/2017

Leia mais

Tutorial Submissão de Artigos 2012

Tutorial Submissão de Artigos 2012 Tutorial Submissão de Artigos 2012 Periódico Extensão Rural 1 Para acessar o site do periodico Esxtensão Rural, entrar com o endereço http://ufsm.br/revista no campo do seu navegador de internet (Internet

Leia mais

Como efetuar os pedidos de atribuição de ISBN e de ISSN para documentos produzidos no âmbito das. atividades da Universidade Aberta.

Como efetuar os pedidos de atribuição de ISBN e de ISSN para documentos produzidos no âmbito das. atividades da Universidade Aberta. Como efetuar os pedidos de atribuição de ISBN e de ISSN para documentos produzidos no âmbito das atividades da Universidade Aberta. O ISBN (International Standard Book Number) é um identificador para publicações

Leia mais

XIV CIAEM: Guia para Autores(as) Versão 1.1 Última atualização: abril de 2013.

XIV CIAEM: Guia para Autores(as) Versão 1.1 Última atualização: abril de 2013. XIV CIAEM: Guia para Autores(as) Versão 1.1 Última atualização: abril de 2013. A entrada na página de usuário Tabela de Conteúdos Tabela de Conteúdos... 2 1. Introdução... 3 2. Instruções gerais para submissão

Leia mais

Fontes de Informação Referencial na BVS: estado atual e perspectivas

Fontes de Informação Referencial na BVS: estado atual e perspectivas Fontes de Informação Referencial na BVS: estado atual e perspectivas Luciano Soares Duarte FIR/AFI/BIREME/OPAS/OMS Salvador, 22 de outubro de 2006. O que será apresentado: LILACS: 20 anos Estado atual

Leia mais

I REGRAS DE FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS

I REGRAS DE FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS I REGRAS DE FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS 1. Os artigos devem incluir o template de identificação da revista e dos autores, conforme modelo disponibilizado no ficheiro template_got.doc. Neste template de abertura

Leia mais

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca AULA 3 Busca em bases de dados e estratégia de busca Objetivo Identificar aspetos gerais da busca em bases de dados e das estratégias de busca em fontes informacionais Conteúdos programáticos 1. Introdução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA VEGETAL LABORATÓRIO DE ANATOMIA VEGETAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA VEGETAL LABORATÓRIO DE ANATOMIA VEGETAL Normas do para o envio de proposta de AGENDAMENTO DOS EQUIPAMENTOS PELO SAEM SISTEMA DE ALOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS. Só é permitido solicitar agendamento de 4 horas semanais por projeto em cada

Leia mais

critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção

critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção SES SP Oficina para Editores Científicos São Paulo, 2 de dezembro de 2009 Denise Peres

Leia mais

Como criar seu ORCID? Passo a passo

Como criar seu ORCID? Passo a passo Como criar seu ORCID? Passo a passo DIRETORIA COMERCIAL E MARKETING Agenda Tópicos abordados ORCID Definição Conteúdo 2 1. Registro 1. Preenchimento 1. Utilização Crie seu ORCID em três passos! Como criar

Leia mais

XIII Encontro Mineiro de Homeopatia. 04 à 06 de Setembro de 2009

XIII Encontro Mineiro de Homeopatia. 04 à 06 de Setembro de 2009 XIII Encontro Mineiro de Homeopatia 04 à 06 de Setembro de 2009 Pesquisa em Bases de Dados sobre Homeopatia Acesso às Fontes Disponíveis na BVS Biblioteca Virtual em Saúde Rosângela Brambilla - Bibliotecária

Leia mais

RECURSOS DE INFORMAÇÃO DA INTERNET NA BVS

RECURSOS DE INFORMAÇÃO DA INTERNET NA BVS RECURSOS DE INFORMAÇÃO DA INTERNET NA BVS LIS Localizador de Informação em Saúde O Localizador de Informação em Saúde (LIS) é o portal, ou o catálogo, de fontes de informação disponível na Internet, selecionadas

Leia mais

Documento de Requisitos SISTEMA DE APOIO À ESCRITA (SAPES)

Documento de Requisitos SISTEMA DE APOIO À ESCRITA (SAPES) 1. Introdução 1.1 Propósito Documento de Requisitos SISTEMA DE APOIO À ESCRITA (SAPES) O propósito deste documento de especificação de requisitos é definir os requisitos do sistema SAPES - Sistema de Apoio

Leia mais

Sumário Exemplo exportação Science Direct Exemplo exportação Scielo... 26

Sumário Exemplo exportação Science Direct Exemplo exportação Scielo... 26 Sumário 1 O que é o Mendeley?... 4 2 Como instalar o Mendeley... 5 3 Como instalar plugin Mendeley no Word... 9 3.1 Como instalar estilo ABNT... 12 4 Como instalar plugin Web Importer... 16 5 Como adicionar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA. Edital Nº 043/2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA. Edital Nº 043/2015 Edital Nº 043/2015 SISTEMÁTICA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR SUBSTITUTO DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UFU 1. Informações Gerais 1.1. Área: Melhoramento

Leia mais

Antonio Castelnou REFERÊNCIAS I

Antonio Castelnou REFERÊNCIAS I Antonio Castelnou REFERÊNCIAS I Referências Trata-se do conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diferentes suportes inclusive

Leia mais

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS EM CONCURSOS PÚBLICOS DE PROVAS E TÍTULOS DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS EM CONCURSOS PÚBLICOS DE PROVAS E TÍTULOS DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS EM CONCURSOS PÚBLICOS DE PROVAS E TÍTULOS

Leia mais

MANUAL PARA O AUTOARQUIVAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP

MANUAL PARA O AUTOARQUIVAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP MANUAL PARA O AUTOARQUIVAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP OBJETIVO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP Armazenar, preservar, disseminar e possibilitar o acesso aberto, como

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (RUEP)

INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (RUEP) A Revista UNILUS Ensino e Pesquisa constitui uma publicação do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Lusíada (UNILUS). Inserida em um projeto político-pedagógico que percebe

Leia mais

PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LIVROS PERGAMUM

PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LIVROS PERGAMUM PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LIVROS PERGAMUM Estatística de aquisição de livros exemplares 2013-2014 4000 3785 3500 3000 2500 2000 1500 1000 934 762 500 0 5 0 0 804 117 58 340 356 41 0 2676 2350 1456 818 986

Leia mais

Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina da UFMG Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG Endereço eletrônico para acesso as teleconsultorias www.medicina.ufmg.br/cetes Clicar na opção Teleconsultoria disponível no menu ao lado esquerdo

Leia mais

COMO PUBLICAR SEU LIVRO NA EDITORA UEMG?

COMO PUBLICAR SEU LIVRO NA EDITORA UEMG? COMO PUBLICAR SEU LIVRO NA EDITORA UEMG? Livros elaborados por professores, técnicos e alunos, sejam eles impressos ou eletrônicos, compõem o acervo da Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais

Leia mais

PLANO DE ENSINO EXPORTAÇÃO DE MATERIAIS DO EUREKA E IMPORTAÇÃO PARA O BLACKBOARD

PLANO DE ENSINO EXPORTAÇÃO DE MATERIAIS DO EUREKA E IMPORTAÇÃO PARA O BLACKBOARD PLANO DE ENSINO EXPORTAÇÃO DE MATERIAIS DO EUREKA E IMPORTAÇÃO PARA O BLACKBOARD Você sabia que é possível exportar alguns arquivos do Eureka para uma sala de disciplina no ambiente Blackboard? Neste tutorial,

Leia mais

CONFERÊNCIA TÉCNICA DE EDIÇÃO

CONFERÊNCIA TÉCNICA DE EDIÇÃO CONFERÊNCIA TÉCNICA DE EDIÇÃO 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA PORTAL DE PERIÓDICOS UFSC Reitor Prof. Luiz Carlos Cancellier de Olivo Vice-Reitora Prof. ª Alacoque Lorenzini

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SISTEMA DE BIBLIOTECAS BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SISTEMA DE BIBLIOTECAS BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE TUTORIAL ACESSO AOS LIVROS DIGITAIS DA UFRN (http://www.portaldapesquisa.com.br/ufrn) Os alunos, professores e demais servidores da UFRN, com cadastro em algum dos sistemas da universidade SIGAA, SIPAC

Leia mais

Coleção Comportamento em Foco: Coletâneas Temáticas dos Encontros anuais da ABPMC

Coleção Comportamento em Foco: Coletâneas Temáticas dos Encontros anuais da ABPMC Coleção Comportamento em Foco: Coletâneas Temáticas dos Encontros anuais da ABPMC A Coleção Comportamento em Foco é um conjunto de livros (volumes temáticos) constituídos por artigos de estudos experimentais,

Leia mais

Introdução ao Portal de Periódicos da Capes

Introdução ao Portal de Periódicos da Capes CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES BIBLIOTECA DO CENTRO CULTURAL UNIVATES Introdução ao Portal de Periódicos da Capes Módulo I: Conhecendo o Portal Bibliotecária Nalin F. Silveira CRB 10/2186 nalin.silveira@univates.br

Leia mais