MUNICÍPIO DE TEREZÓPOLIS DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO CENTRO-OESTE PLANO DIRETOR DO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MUNICÍPIO DE TEREZÓPOLIS DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO CENTRO-OESTE PLANO DIRETOR DO"

Transcrição

1 MUNICÍPIO DE TEREZÓPOLIS DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO CENTRO-OESTE PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE TEREZÓPOLIS DE GOIÁS PRODUTO 4 REUNIÕES SETORIAIS Terezópolis de Goiás Agosto, 2017

2 Prefeito Municipal Francisco Alves de Sousa Junior Núcleo Gestor da Elaboração do Plano Diretor do Município de Terezópolis: João Batista Torres Pinheiro, advogado, representante do Departamento Jurídico da Prefeitura; Wagner Fagundes, engenheiro civil, representante Departamento de Engenharia da Prefeitura; Fábia Fagundes Alcântara, professora/diretora, representante do Colégio Estadual Alfredo Nasser; Sebastião Tristão da Silva, vereador, representante da Câmara Municipal de Terezópolis; Antônio Rodrigues de Brito, empresário, representante do setor da indústria; André Lunardelli, empresário, representante do setor de turismo; Selma Aparecida Terra, servidora público federal, representando os Correios; João Batista da Silva, Superintendente Municipal, representando os Funcionário Públicos. Luís Rogério Veiga Gouthier, Produtor Rural, representante da Associação para Desenvolvimento Sustentável do Eixo Goiânia Anápolis (ADGA); Maria Lúcia Rodrigues de Araújo, professora, representante da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer e Administração; Pollianna Cavalcante Batista Pinto, Representante da Secretaria Municipal de Saúde; Onivam Rodrigues Rosa, representante da Secretaria de Meio Ambiente; Antônio Mariano Borges, representante da Secretaria de Agricultura; Oriçanga de Bastos Junior, Eng. Agrônomo, representante da Agencia EMATER de Terezópolis de Goiás; Paula Boaventura de Souza Alves, representante da Secretária de Promoção Social; Weber Souza Assunção, representante da Secretaria Municipal de Finanças; Rangel Reis Pedro Ferreira, representando a Secretaria Municipal de Obras; Angelita Gomes da Silva, representando o Gabinete do Prefeito; Carlos Alberto de Araújo, representando a Secretaria Municipal de Controle interno. Pe. Genésio Lamunier Ramos, representando a população em geral; Paulo Sergio de Lima, representando os profissionais Liberais.

3 FICHA TÉCNICA Equipe Técnica do ITCO Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro-Oeste SELOMAR CÉLIO BREDA Presidente do ITCO RENATO DE MELO ROCHA Arquiteto e Urbanista CARLA ROSANA AZAMBUJA HERRMANN Arquiteta e Urbanista SÓSTENES ANTÔNIO DE ARRUDA Advogado

4 APRESENTAÇÃO O presente documento tem como objetivo detalhar o cumprimento do escopo dos serviços técnicos contratados entre o Município de Terezópolis de Goiás, Estado de Goiás, e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Oeste ITCO, inscrito no CNPJ-MF sob o número / , situado a Av. Anhanguera, n 5674, sala 101, Centro, Goiânia, Estado de Goiás, pautado pelas disposições contratuais e pelo Termo de Referência apresentado no processo licitatório realizado pelo Município, o qual trata da elaboração e desenvolvimento do Plano Diretor do Município de Terezópolis de Goiás.

5 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO METODOLOGIA DAS REUNIÕES SETORIAIS Metodologia Cronograma dos Trabalhos REGISTRO DOS PROTOCOLOS RECEBIDOS Modelo de convite enviado Protocolo dos convites e presenças confirmadas LISTA DE PRESENÇA E REGISTRO FOTOGRÁFICO DAS REUNIÕES SETORIAIS EQUIPE TÉCNICA MULTIDISCIPLINAR DA CONSULTORIA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS... 29

6 6 1. INTRODUÇÃO Em atenção ao Termo de Referência proposto pelo Município de Terezópolis, e o Plano de Trabalho produto 01 pactuado com Núcleo Gestor do Plano Diretor de Terezópolis de Goiás, esta etapa Reuniões Setoriais objetiva apresentar as principais diretrizes e conceitos do zoneamento do Plano Diretor para as instituições, segmentos organizados e representações da sociedade. Conforme as referências preliminares sobre Terezópolis pode-se fazer uma leitura dos dados sobre o Município, observando-se os pontos positivos e os de melhoria a serem avaliados e enfrentados. Assim, a definição de novos mecanismos, procedimentos e instrumentos normativos é indispensável à implementação de políticas urbanas na esfera municipal e regional, coerentes e inter-relacionadas, compatibilizando e harmonizando os aspectos de uso e ocupação do solo com o desenvolvimento sustentável na dimensão social, econômica e ambiental. Busca-se desta forma a construção do espaço planejado e organizado, com desenvolvimento social, qualidade ambiental e oferta de serviços adequados ao pleno desenvolvimento sustentável do Município de Terezópolis em todas as instâncias do território construído e na Zona Rural. Um instrumento como o Plano Diretor, segundo estabelece a Lei Federal nº /2001 (Estatuto da Cidade), apresenta-se como a linha mestra da formulação de políticas urbanas que respondam ao desafio de definir de modo claro e objetivo os rumos a serem tomados para um desenvolvimento estruturado em bases compatíveis com a sustentabilidade local específica, ou seja, com a realidade do Município de Terezópolis.

7 7 2. METODOLOGIA DAS REUNIÕES SETORIAIS 2.1 Metodologia As Reuniões Setoriais ocorreram capôs a finalização da terceira etapa, Diretrizes do Zoneamento e visam desenvolver o processo de discussão das diretrizes para as ações institucionais, socioeconômicas e ambientais como também proposição de ações relativas aos aspectos físico-espaciais e de infraestrutura e serviços públicos, contemplando especificamente propostas de intervenção para curto, médio e longo prazo. O público alvo destes eventos constituiu-se, prioritariamente, dos segmentos organizados e representações da sociedade, tais como universidades, conselhos profissionais, associações civis, entidades de classe, sindicatos, agremiações, Câmara Municipal, permitida, evidentemente, a participação individual dos cidadãos. Os eventos tiveram caráter informativo e participativo onde os presentes contribuirão com informações, percepções e experiências para a consolidação das diretrizes e propostas de ação que embasarão a consolidação da legislação. Realizou-se 03 (três) Reuniões Setoriais, onde foram apresentados os resultados do diagnóstico (resultado da 2 Etapa) e as diretrizes e propostas de ação elaboradas na 3 Etapa. Essas reuniões agruparam os representantes das instituições da seguinte maneira: 1 Reunião Setorial - Entidades Profissionais: OAB, CREA, CAU, INCRA, SECIMA, ADGA, FAEG, SENAR, SEBRAE, FIEG, Instituto de Engenharia, Construtoras e Imobiliárias, Associação Comercial, Entidades Sindicais de Trabalhadores, Entidades Sindicais Patronais, Com sorcio da Apa do João Leite, Conselho gestor da Apa do João Leite. 2 Reunião Setorial - SANEAGO, CELG, DENIT, TRIUNFO/CONCEBRA, IBGE, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Cartórios, Órgãos de Imprensa, EMATER, INCRA, SECIMA, FAEG, SENAR, SEBRAE, FIEG, EMBRAPA,IBGE, Secretários Municipais,. 3 Reunião Setorial - Ministério Público, Poder Judiciário, Câmara Municipal, Secretarias Municipais, Equipe Técnica da Prefeitura Municipal, Conselhos Municipais, Consórcio da APA do Ribeirão João Leite, Associações de Moradores, ONGs, Bancos, Rotary Clube, Lions Clube, Maçonaria, Instituições Religiosas.

8 8 2.2 Cronograma dos Trabalhos Foi elaborado pela equipe de consultoria contratada do Plano Diretor de Terezopolis de Goiás o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro- Oeste uma apresentação tendo como base: a) Apresentação do Site do Plano Diretor de Terezópolis, com todos os eventos já realizados, os produtos intermediários já elaborados e que a comunidade pode ter acesso; b) Foi apresentado também todos os registros feitos até o momento com a participação da comunidade Terezopolina, bem como as reuniões de trabalho realizados com o Grupo Gestor do Plano Diretor de Terezópolis de Goiás; c) Em um terceiro momento foi apresentado um resumos da metodologia utilizada para elaborar a Carta de Ricos ambientais de Terezópolis, bem com a do Zonemanto e uso do solo de Terezópolis. O Zonemanto de Terezópolis e seus conceitos serão os pilares para construção da Lei do Plano Diretor de Terezópolis de Goiás; d) Na etapa seguinte o consultor técnico do ITCO o Arquiteto e Urbanista Renato Rocha apresentou como funcionaria os novos conceitos e diretrizes do Zoneamento de Terezópolis. Este zoneamento teve como base principal três aspectos importantes: O Meio Ambiente, o Desenvolvimento Social e o Crescimento Econômico de Terezópolis de Goiás. e) Após as apresentações deu-se espaço para as instituições se manifestarem e discutir as diretrizes propostas. Após amplo debate e amadurecimento das propostas foi informado ao público presente que todas instituições presentes nos eventos que as propostas deveriam ser encaminhadas de forma formal para o Município de Terezópolis, por meio de ofício ou por meio de para o gabinete do senhor Prefeito Francisco Alves de Sousa Junior; f) Finalizadas as 03 reuniões setoriais abriu-se o prazo de 07 dias para recebimento das propostas e para as reuniões finais com o Grupo Gestor do Plano Diretor de Terezópolis. Após a etapa 04 na próxima etapa se dará a consolidação das minutas de projetos de lei do Plano Diretor de Terezópolis.

9 9 3. REGISTRO DOS PROTOCOLOS RECEBIDOS 3.1 Modelo de convite enviado

10 10

11 3.2 Protocolo dos convites e presenças confirmadas 11

12 12

13 13

14 14

15 15

16 16

17 17 4. LISTA DE PRESENÇA E REGISTRO FOTOGRÁFICO DAS REUNIÕES SETORIAIS Primeira Reunião Setorial 21/08/2017

18 18

19 19 Abertura da Primeira Reunião setorial Público presente na primeira reunião setorial

20 Segunda Reunião Setorial 22/08/

21 21 Abertura da Segunda Reunião Setorial Público presente na segunda reunião setorial

22 22 Público presente na segunda reunião setorial Equipe técnica do ITCO presente em todas reuniões

23 Presidente do ITCO Selomar Breda apresentando as reuniões setoriais 23

24 Terceira Reunião Setorial 23/08/

25 25

26 26 Abertura da terceira reunião setorial Público na abertura do evento

27 27 Equipe Técnica do ITCO apresentando os dados técnicos do Plano Diretor Público presente no evento

28 28 5. EQUIPE TÉCNICA MULTIDISCIPLINAR DA CONSULTORIA RENATO DE MELO ROCHA Coordenador Técnico Geral Arquiteto e Urbanista, Especialista em Planejamento Urbano e Ambiental, Especialista em Planejamento Urbano e Habitacional, Mestre em Urbanismo Sustentável. Exercerá a função de Coordenação Técnica, integrando as ações técnicas da equipe técnica da Consultoria com a Equipe Técnica Municipal. Participará de todas as etapas do Plano Diretor. CARLA ROSANA AZAMBUJA HERMANN Coordenadora da Gestão Arquiteta e Urbanista, Mestre em Engenharia do Meio Ambiente. Participará de todas as etapas do Plano, especialmente nas Audiências Públicas, Leitura Técnica e Comunitária, Avaliação Temática Integrada, Propostas e contribuirá na construção da Avaliação Temática Integrada, nos aspectos ambientais, geomorfologia e recursos hídricos. SELOMAR BREDA Coordenador Administrativo Gestor de Empresas. Coordenador Geral do projeto, participará de todas as etapas do Plano Diretor, especialmente nas da Oficina de Capacitação e Nivelamento, mobilização e organização das Reuniões Públicas, Audiências Públicas e Leitura Técnica e Comunitária, Cenários, Propostas e Diretrizes Básicas. SÓSTENES ANTÔNIO DE ARRUDA Coordenador de Eixo Temático Advogado, Especialista em Gestão Sustentável de Municípios e em Auditoria Ambiental. Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB, Subseção Anápolis. Responsável pela elaboração e redação final do projeto de lei complementar do Plano Diretor de Terezópolis.

29 29 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BASSUL, José Roberto. Estatuto da Cidade: Quem ganhou? Quem perdeu? Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, p. BRASIL. Câmara dos Deputados. Guia para Implementação do Estatuto da Cidade. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, BRASIL. Lei nº , de 10 de julho de Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece as diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Disponível em: < Vários acessos. BRASIL. Ministério das Cidades. Plano Diretor: guia para revisão pelos municípios e cidadãos. Brasília: CONFEA, Disponível em: < Vários acessos. BRASIL. Plano Diretor: guia para elaboração pelos Municípios e cidadãos. 2.ed. Coordenação Geral de Raquel Rolnik e Otilie Macedo Pinheiro. Brasília: Ministério das Cidades, Confea, DALLARI, Adilson Abreu; FERRAZ, Sérgio. Estatuto da Cidade (Comentários à lei Federal n.º /2001). São Paulo: Malheiros, FERNANDES, Edésio (org.) Direito urbanístico e política urbana no Brasil. Belo Horizonte: Del Rey, p. FERNANDES, Edésio. Um novo estatuto para as cidades brasileiras. In: OSÓRIO, Letícia Marques (Org.) Estatuto da Cidade e Reforma Urbana: novas perspectivas para as cidades brasileiras. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris, p. 7-13, GOIÁS. Plano de Manejo APA João Leite. Goiânia: SEMARH/ITCO: RIBEIRO, Luís Cesar de Queiroz; CARDOSO, Adauto Lúcio. Reforma urbana e gestão democrática: promessas e desafios do Estatuto da Cidade. Rio de Janeiro: Revan, ROLNIK, Raquel; SUALE JR., Nelson et al. Estatuto da Cidade: guia para implementação pelos municípios e cidadãos. 2. ed. Brasília: CEF/Polis, p.

PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE TEREZÓPOLIS DE GOIÁS

PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE TEREZÓPOLIS DE GOIÁS MUNICÍPIO DE TEREZÓPOLIS DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO CENTRO-OESTE PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE TEREZÓPOLIS DE GOIÁS PRODUTO 2 MOBILIZAÇÃO

Leia mais

Revisão do Plano Diretor do Município de Hidrolândia - GO

Revisão do Plano Diretor do Município de Hidrolândia - GO Município de Hidrolândia Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Instituto de Desenvolvimento Tecnológico Do Centro-Oeste (ITCO) Revisão do Plano Diretor do Município

Leia mais

MUNICÍPIO DE TEREZÓPOLIS DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO CENTRO - OESTE PLANO DIRETOR DO

MUNICÍPIO DE TEREZÓPOLIS DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO CENTRO - OESTE PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE TEREZÓPOLIS DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO CENTRO - OESTE PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE TEREZÓPOLIS DE GOIÁS PRODUTO 3 Diretrizes

Leia mais

PMSB PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

PMSB PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO PMSB PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Produto J.11 _ Relatório de Atividades 11 Divina Pastora - SE Maio de 2015 Ficha Técnica: Este Plano Municipal de Saneamento Básico é desenvolvido com finaciamento

Leia mais

Confresa, Julho de 2018.

Confresa, Julho de 2018. Confresa, Julho de 2018. 1 Equipe de Consultores e Gestão: Prof. Ms. Luis Antonio Soares Coordenador Institucional - UNEMAT Prof. Esp. José Pedro Porrat Coordenador Geral do Plano Diretor Prof. Dr. Edevamilton

Leia mais

Prefeitura Municipal de Anagé publica:

Prefeitura Municipal de Anagé publica: 1 Sexta-feira Ano X Nº 914 Prefeitura Municipal de Anagé publica: Decreto nº 50-2017 - Nomeia o Comitê de Coordenação e o Comitê executivo que dispõe sobre o processo de elaboração do Plano Municipal de

Leia mais

PMSB PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

PMSB PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO PMSB PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Produto J.12 _ Relatório de Atividades 12 Divina Pastora - SE Junho de 2015 Ficha Técnica: Este Plano Municipal de Saneamento Básico é desenvolvido com finaciamento

Leia mais

Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano

Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano COMO elaborar um Plano Diretor? O Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) define as

Leia mais

PMSB PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

PMSB PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO PMSB PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Produto J.13 _ Relatório de Atividades 13 Divina Pastora SE Julho de 2015 Ficha Técnica: Este Plano Municipal de Saneamento Básico é desenvolvido com finaciamento

Leia mais

ITEM 1 SERVIÇOS PRELIMINARES ÍTEM PLANO DE TRABALHO E REGIMENTO INTERNO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

ITEM 1 SERVIÇOS PRELIMINARES ÍTEM PLANO DE TRABALHO E REGIMENTO INTERNO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS ITEM 1 SERVIÇOS PRELIMINARES ÍTEM 1.2 - PLANO DE TRABALHO E REGIMENTO INTERNO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS REUNIÕES COMUNITÁRIAS NATAL/RN, Outubro/2009 EQUIPE DO PLANO DIRETOR DE DRENAGEM E MANEJO DE ÁGUAS

Leia mais

Município de Teixeira de Freitas - Bahia

Município de Teixeira de Freitas - Bahia Município de Teixeira de Freitas - Bahia Esquema de definição dos programas do PLHIS Situação institucional; Situação normativa e legal; Informação e dados municipais; Dinâmica urbana e mercado de solo;

Leia mais

GA079 Cadastro Técnico e Planejamento Urbano, Plano Diretor. Resultante das Ações do Planejamento Urbano Integrado

GA079 Cadastro Técnico e Planejamento Urbano, Plano Diretor. Resultante das Ações do Planejamento Urbano Integrado GA079 Cadastro Técnico e Planejamento Urbano, 2011 Plano Diretor Resultante das Ações do Planejamento Urbano Integrado CONCEITO: O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Gentio do Ouro publica:

Prefeitura Municipal de Gentio do Ouro publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 51 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 11/2019, de 19 de Março de 2019-Constitui o Comitê de Coordenação e o Comitê Executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico

Leia mais

PD Tapiraí Plano Diretor de Tapiraí / SP Produto 1: Plano de Trabalho fevereiro de 2016

PD Tapiraí Plano Diretor de Tapiraí / SP Produto 1: Plano de Trabalho fevereiro de 2016 PD Tapiraí Plano Diretor de Tapiraí / SP Produto 1: Plano de Trabalho fevereiro de 2016 Ficha Técnica: A revisão do Plano Diretor de Tapiraí/SP é desenvolvido no ambito do programa de Apoio à Gestão Pública,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Teofilândia publica:

Prefeitura Municipal de Teofilândia publica: Prefeitura Municipal de Teofilândia 1 Sexta-feira Ano IX Nº 921 Prefeitura Municipal de Teofilândia publica: Republicado por incorreção - Decreto Nº 007/2018 - Altera o Decreto nº 099 de 03 de julho de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IV Nº 1066 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 94/2019, de 25 de Março de 2019 - Altera o Decreto de nº 145/2018, de 12 de Abril de 2018, nomeia novos componentes

Leia mais

Metodologia para Elaboração de Plano Diretor Participativo. Plano Diretor como Mecanismo de Promoção da Equidade

Metodologia para Elaboração de Plano Diretor Participativo. Plano Diretor como Mecanismo de Promoção da Equidade Metodologia para Elaboração de Plano Diretor Participativo Plano Diretor como Mecanismo de Promoção da Equidade Brasília Março de 2007 Copyright Confederação Nacional de Municípios - CNM Todos os direitos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Belo Campo publica:

Prefeitura Municipal de Belo Campo publica: Prefeitura Municipal de Belo Campo 1 Quinta-feira Ano Nº 152 Prefeitura Municipal de Belo Campo publica: Decreto nº 216/2017 - Nomeia os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável CMDS

Leia mais

1ª Conferência Pública

1ª Conferência Pública REVISÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE JUQUIÁ / SP 1ª Conferência Pública 14/03/2016 15h00 Câmara Municipal de Vereadores Política Nacional de Saneamento Básico Lei nº 11.445 /2007 ÁGUA ESGOTO

Leia mais

O MUNICÍPIO E A CIDADE - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO LOCAL PARTICIPATIVO: CONCEPÇÕES E METODOLOGIAS DE UMA EXPERIÊNCIA

O MUNICÍPIO E A CIDADE - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO LOCAL PARTICIPATIVO: CONCEPÇÕES E METODOLOGIAS DE UMA EXPERIÊNCIA O MUNICÍPIO E A CIDADE - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO LOCAL PARTICIPATIVO: CONCEPÇÕES E METODOLOGIAS DE UMA EXPERIÊNCIA Luiz Gonzaga Falcão Vasconcellos Geógrafo Urbanista e Professor falcao@ufu.br Sócio

Leia mais

REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES

REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art. 1º São objetivos da 6ª Conferência Municipal das Cidades: I - propor a interlocução entre autoridades e gestores

Leia mais

P L A N O S DIRETORES

P L A N O S DIRETORES CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA PLANOS ESTRUTURA GERAL DE CONTEÚDOS 1. Justificativa A partir dos anos 70 assistimos a rápida e abrupta urbanização da população brasileira. Segundo dados do IBGE, hoje 81% da

Leia mais

Comissão Estadual do Zoneamento Ecológico- Econômico do Estado do Maranhão

Comissão Estadual do Zoneamento Ecológico- Econômico do Estado do Maranhão Comissão Estadual do Zoneamento Ecológico- Econômico do Estado do Maranhão Comitê Técnico-Científico do Zoneamento Ecológico- Econômico do Estado do Maranhão Marco Aurélio de Souza Martins - Coordenador

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santa Luzia publica:

Prefeitura Municipal de Santa Luzia publica: Prefeitura Municipal de Santa Luzia 1 Terça-feira Ano X Nº 665 Prefeitura Municipal de Santa Luzia publica: Portaria Nº 064, 09 de Julho de 2015 - Constitui o Comitê de Controle da Dengue e Mobilização

Leia mais

Prefeitura Municipal de Barra do Rocha publica:

Prefeitura Municipal de Barra do Rocha publica: Prefeitura Municipal de Barra do Rocha 1 Sexta-feira Ano IX Nº 648 Prefeitura Municipal de Barra do Rocha publica: Decreto Nº 505/2013. Portaria Nº 1.551/2013. Portaria Nº 1.552/2013. Portaria Nº 1.553/2013.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA BASE DE PESQUISA ESTUDOS DO HABITAT - GRUPO DE ESTUDOS EM HABITAÇÃO ARQUITETURA E URBANISMO GEHAU

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA BASE DE PESQUISA ESTUDOS DO HABITAT - GRUPO DE ESTUDOS EM HABITAÇÃO ARQUITETURA E URBANISMO GEHAU UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA BASE DE PESQUISA ESTUDOS DO HABITAT - GRUPO DE ESTUDOS EM HABITAÇÃO ARQUITETURA E URBANISMO GEHAU OBSERVATÓRIO

Leia mais

Escrito por Andreza Ter, 18 de Setembro de :41 - Última atualização Ter, 18 de Setembro de :49

Escrito por Andreza Ter, 18 de Setembro de :41 - Última atualização Ter, 18 de Setembro de :49 A Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo já finalizou os últimos detalhes do 21º Congresso Sindical Comerciário, tradicional evento que será realizado de 27 a 29 deste mês de setembro

Leia mais

Seminário. de Vigilância em Saúde. a Agrotóxicos

Seminário. de Vigilância em Saúde. a Agrotóxicos Seminário de Vigilância em Saúde Seminário de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos de Populações Expostas a Agrotóxicos Brasília 06 e 07 de novembro de 203 Superintendência de Vigilância

Leia mais

Prefeitura Municipal de Paulo Afonso publica:

Prefeitura Municipal de Paulo Afonso publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 1524 Prefeitura Municipal de publica: Extrato de Contrato CT. Nº. 0393, 0383, 0391, 0343, 0344, 0345/2015. Resultado do Pregão Presencial PP Nº. 0271, 0272, 0274/15.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Lagedo do Tabocal publica:

Prefeitura Municipal de Lagedo do Tabocal publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 891 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 11/2015 de 14 de abril de 2015 - Constitui o Comitê de Coordenação e o Comitê Executivo do Plano Municipal de Saneamento

Leia mais

REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PROGRAMAÇÃO DAS REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL 19h00 - ABERTURA 19h15 - APRESENTAÇÃO SOBRE PLANO DIRETOR 19h30 - MOMENTO DE

Leia mais

PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE SÃO LUÍS SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO

PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE SÃO LUÍS SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE SÃO LUÍS SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO Objetivo do Seminário; Premissa; Abrangência do PGIRS; Contrato

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO disciplina: Função socioambiental da propriedade pública e privada docente: Wallace Paiva Martins Junior discente: Renata Sioufi Fagundes dos Santos 2016 TUTELA DO MEIO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaguaquara publica:

Prefeitura Municipal de Jaguaquara publica: Prefeitura Municipal de Jaguaquara 1 Quinta-feira Ano Nº 2675 Prefeitura Municipal de Jaguaquara publica: Decreto 081 - Nomeação dos membros do Conselho Municipal de Habitação. Decreto 082 - Da Comissão

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA FRIA

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA FRIA DECRETO Nº 126 de 26 de março de 2013. Convoca a Conferência Municipal das Cidades e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ÁGUA FRIA, no Estado Federado da Bahia, no uso da competência que lhe

Leia mais

FAU Maranhão. 14 de Junho de 2016

FAU Maranhão. 14 de Junho de 2016 FAU Maranhão 14 de Junho de 2016 1. problemas metropolitanos da RMSP 2. estatuto da metrópole 3. processo de elaboração do PDUI 3.1 processo participativo do PDUI GOVERNANÇA INTERFEDERATIVA DA METRÓPOLE

Leia mais

BOLETIM OFICIAL Nº 01 VÔLEI DE PRAIA MASCULINO E FEMININO

BOLETIM OFICIAL Nº 01 VÔLEI DE PRAIA MASCULINO E FEMININO BOLETIM OFICIAL Nº 01 VÔLEI DE PRAIA MASCULINO E FEMININO 1 1) COMISSÃO DE HONRA RENATO CASAGRANDE GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO VANDERSON ALONSO LEITE SECRETÁRIO DE ESTADO DE ESPORTES E LAZER

Leia mais

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA)

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) 6ª Edição do Programa Prefeito Amigo da Criança São Paulo 2018 Planejamento Por que falar sobre Planejamento? No PPAC Em Política Pública Considerar Por

Leia mais

Construção 1. Etapa 1- Compatibilização de projetos e documentação. (4 aulas) Projeto de arquitetura e complementares antes de iniciar a obra;

Construção 1. Etapa 1- Compatibilização de projetos e documentação. (4 aulas) Projeto de arquitetura e complementares antes de iniciar a obra; Construção 1 Etapa 1- Compatibilização de projetos e documentação. (4 aulas) Projeto de arquitetura e complementares antes de iniciar a obra; Parte gráfica arquitetura, detalhes estrutura, instalações

Leia mais

O Processo Participativo na Elaboração do PLANSAB

O Processo Participativo na Elaboração do PLANSAB 1º. Seminário Franco-Brasileiro Sobre Saúde Ambiental Água, Saúde e Desenvolvimento O Processo Participativo na Elaboração do PLANSAB Ernani Ciríaco de Miranda Gerente de Projetos Especialista em Infraestrutura

Leia mais

CADERNO SETORIAL DE RECURSOS HÍDRICOS: SANEAMENTO

CADERNO SETORIAL DE RECURSOS HÍDRICOS: SANEAMENTO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS CADERNO SETORIAL DE RECURSOS HÍDRICOS: SANEAMENTO BRASÍLIA DF CADERNO SETORIAL DE RECURSOS HÍDRICOS: SANEAMENTO NOVEMBRO 2006 C122 Catalogação

Leia mais

REGIMENTO DA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA CAPÍTULO I DO TEMÁRIO

REGIMENTO DA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA CAPÍTULO I DO TEMÁRIO REGIMENTO DA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA CAPÍTULO I DO TEMÁRIO Art.1 º A 5ª Conferência Municipal da Cidade de Campo Limpo Paulista terá como tema: Quem Muda a Cidade Somos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Chorrochó publica:

Prefeitura Municipal de Chorrochó publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 474 Prefeitura Municipal de publica: Decreto N 012/2017, de 16 de agosto de 2017 - Nomeia a Comissão Executiva para a Elaboração do Plano Plurianual 2018-2021 e dá outras

Leia mais

PMSB PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

PMSB PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO PMSB PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Produto A _ Copia do ato público do Poder Executivo Decreto e portaria de formação dos Comitês de Coordenação e Executivo Regimento interno do Comitê de Coordenação

Leia mais

PLANOS LOCAIS DE GESTÃO

PLANOS LOCAIS DE GESTÃO PLANOS LOCAIS DE GESTÃO PARTE I RELATÓRIO DOS PLANOS LOCAIS O que é o Plano Local? É o detalhamento dos objetivos, diretrizes e normas definidos na lei do Plano Diretor e no Estatuto da Cidade, para cada

Leia mais

PLHIS RIO PROCESSO PARTICIPATIVO DO PLHIS

PLHIS RIO PROCESSO PARTICIPATIVO DO PLHIS Plano Local de Habitação de Interesse Social PLHIS RIO PROCESSO PARTICIPATIVO DO PLHIS Processo Participativo O Plano Local de Habitação de Interesse Social deverá ser construído com a participação da

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ibiassucê publica:

Prefeitura Municipal de Ibiassucê publica: Prefeitura Municipal de Ibiassucê 1 Segunda-feira Ano V Nº 646 Prefeitura Municipal de Ibiassucê publica: Decreto nº 085/2017 de 26 de junho de 2017- Nomeia membros do conselho municipal de alimentação

Leia mais

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA)

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) 6ª Edição do Programa Prefeito Amigo da Criança Goiânia 2018 Agenda 2ª Semenstre 2018 Programação HORÁRIO TEMAS 9h00 às 10h00 Plano Municipal para Infância

Leia mais

2. O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE VINHEDO

2. O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE VINHEDO 2. O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE VINHEDO A aprovação do Estatuto da Cidade (Lei n o 10.257, de 10 de julho de 2001) regulamentou o Artigo 182 da Constituição Federal, trazendo uma nova concepção de

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Termo de Referência para elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos PERS/MG Zuleika S. Chiacchio Torquetti Diretora de Gestão de Resíduos

Leia mais

O Processo de Elaboração Participativa do Termo de Referência (TR) do Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB/BA)

O Processo de Elaboração Participativa do Termo de Referência (TR) do Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB/BA) Mesa Redonda: Planejamento na área de Saneamento Básico: Plansab, o Plano Estadual de Saneamento Básico e os desafios para a universalização. 14h00 às 16h00 O Processo de Elaboração Participativa do Termo

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA DE VOTORANTIM / SP! Etapa nº1 Plano de Trabalho fevereiro de 2016! PMOB VOTORANTIM 2016

PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA DE VOTORANTIM / SP! Etapa nº1 Plano de Trabalho fevereiro de 2016! PMOB VOTORANTIM 2016 PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA DE VOTORANTIM / SP! Etapa nº1 Plano de Trabalho fevereiro de 2016! LEGISLAÇÃO Estatuto das Cidades (Polí=ca Urbana) Lei nº 10.257/2001 e Polí=ca Nacional de Mobilidade

Leia mais

PLANO DIRETOR DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PLANEJAMENTO URBANO 04/09/2017

PLANO DIRETOR DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PLANEJAMENTO URBANO 04/09/2017 1 PLANO DIRETOR DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PLANEJAMENTO URBANO 04/09/2017 Plano Diretor GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA, DESCENTRALIZADA E TRANSPARENTE. O que é Plano Diretor Plano Diretor É um instrumento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itagimirim publica:

Prefeitura Municipal de Itagimirim publica: Prefeitura Municipal de Itagimirim 1 Segunda-feira Ano Nº 402 Prefeitura Municipal de Itagimirim publica: Decreto Nº 035/2016 - Exonera Secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nordestina publica:

Prefeitura Municipal de Nordestina publica: Prefeitura Municipal de Nordestina 1 Quarta-feira Ano I Nº 750 Prefeitura Municipal de Nordestina publica: Decreto nº 251/2015 de - Constitui o Comitê de Coordenação e o Comité Executivo do Plano Municipal

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA DE VOTORANTIM / SP

PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA DE VOTORANTIM / SP PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA DE VOTORANTIM / SP 1ª Conferência - março de 2016 tema: lançamento do processo de elaboração do Plano O QUE É MOBILIDADE URBANA? Mobilidade é a forma de deslocamento

Leia mais

SEMINÁRIO Araguaína em Foco: participação e direito à cidade.

SEMINÁRIO Araguaína em Foco: participação e direito à cidade. SEMINÁRIO Araguaína em Foco: participação e direito à cidade. REALIZAÇÃO DO EVENTO: Universidade Federal do Tocantins UFT. Cursos: Arquitetura e Urbanismo (Palmas), Direito (Palmas) e Geografia (Araguaína).

Leia mais

CONSTRUINDO O PLANO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

CONSTRUINDO O PLANO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE 2009 PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS PNC/PR Elias Araujo Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos CONSTRUINDO O PLANO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE Texto de apoio

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itagimirim publica:

Prefeitura Municipal de Itagimirim publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 599 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 194/2017, de 13 de dezembro de 2017 - Altera os membros da Comissão Municipal de Defesa Civil. Decreto Nº 193/2017, de 12

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jacobina publica:

Prefeitura Municipal de Jacobina publica: Prefeitura Municipal de Jacobina 1 Sexta-feira Ano X Nº 1234 Prefeitura Municipal de Jacobina publica: Decreto Nº 0562 de 02 de Setembro de 2015 - Nomeia a Comissão de Organização e Acompanhamento do Processo

Leia mais

GOVERNANÇA METROPOLITANA

GOVERNANÇA METROPOLITANA GOVERNANÇA METROPOLITANA Recife, 14 de agosto de 2009 REGIÕES METROPOLITANAS No Brasil, o processo de metropolização evidenciou-se a partir do século XX. 1973 A Lei Federal N.14 instituiu oito regiões

Leia mais

CEFET CAMPOS - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE CAMPOS SINDICATO DOS ARQUITETOS E URBANISTAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

CEFET CAMPOS - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE CAMPOS SINDICATO DOS ARQUITETOS E URBANISTAS NO ESTADO DE SÃO PAULO CEFET CAMPOS - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE CAMPOS SINDICATO DOS ARQUITETOS E URBANISTAS NO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE CAPACITAÇÃO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO JUSTIFICATIVA A partir dos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa publica:

Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VIII Nº 872 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 071/2015, de 19 de maio de 2015 - Institui o Comitê Municipal de Acompanhamento, Avaliação, Mobilização e Controle

Leia mais

PLANO DE PROJETO Gerência de Programas e Projetos -

PLANO DE PROJETO Gerência de Programas e Projetos - 1 Nome do Projeto 2 Código GESTÃO SUSTENTÁVEL 3 Coordenador(a) 4 Tipo de Projeto Júlio César Gonçalves de Miranda Estratégico 5 Gestor(a) 6 Programa Geraldo José Pereira Controle de Sustentabilidade do

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica:

Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1779 Prefeitura Municipal de publica: Edital de Audiência Pública- Convida a população em geral, para participar da Audiência Pública para elaboração da Projeto de Lei

Leia mais

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: Diário Oficial do Município de Carinhanha - Bahia Poder Executivo Ano Nº IX Nº 603 07 de Maio de 2015 RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: DECRETOS DECRETO Nº 016/2015 DE 01

Leia mais

REGIMENTO DA 1ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES DA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ

REGIMENTO DA 1ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES DA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ REGIMENTO DA 1ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES DA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ Capítulo I Dos Objetivos Art. 1º A 1ª Conferência das Cidades da Região do Alto Vale do Itajaí convocada por edital do dia 30/06/03,

Leia mais

CAPACITAÇÃO e LEITURA técnicos REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE CAMBORIÚ SC / 2011

CAPACITAÇÃO e LEITURA técnicos REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE CAMBORIÚ SC / 2011 CAPACITAÇÃO e LEITURA técnicos REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE CAMBORIÚ SC / 2011 CAPACITAÇÃO e ASSESSORIA: UNIVALI UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CURSO DE ARQUITETURA

Leia mais

EMPRESA PROFISSIONAIS STATUS ÁREA SUBÁREA CONSIDERAÇÕES

EMPRESA PROFISSIONAIS STATUS ÁREA SUBÁREA CONSIDERAÇÕES Relação das empresas que encaminharam documentação para Cadastramento no Edital Sebraetec GO 01/2015 no mês de Janeiro de 2016 03 de maio de 2016 Disponibilizamos a relação de empresas que entregaram documentação

Leia mais

SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL (PNSR)

SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL (PNSR) SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL (PNSR) Local: Auditório da Fiocruz Brasília (Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4 - Brasília DF) Data: 18 de setembro

Leia mais

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional. Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional. Universidade Federal do Rio de Janeiro 1 Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa da Disciplina Optativa Direito Urbanístico I Professor: ALEX MAGALHÃES Código: PRU 746 Carga Horária:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 663 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº166/2018, de 16 de maio de 2018-Convoca a IV Conferência Municipal de Cultura de, aprova seu regulamento e dá outras

Leia mais

PLANO DIRETOR: INSTRUMENTO REGULADOR DE FUNÇÃO SOCIAL 1

PLANO DIRETOR: INSTRUMENTO REGULADOR DE FUNÇÃO SOCIAL 1 PLANO DIRETOR: INSTRUMENTO REGULADOR DE FUNÇÃO SOCIAL 1 Gabriela Almeida Bragato 2, Tainara Kuyven 3, Gabriela Pires Da Silva 4, Tarcisio Dorn De Oliveira 5. 1 Trabalho desenvolvido no Curso de Graduação

Leia mais

Sobre o planejamento estratégico de longo prazo para as cidades e os desafios da mobilidade urbana

Sobre o planejamento estratégico de longo prazo para as cidades e os desafios da mobilidade urbana Sobre o planejamento estratégico de longo prazo para as cidades e os desafios da mobilidade urbana Miguel Luiz Bucalem Professor Titular Escola Politécnica da USP Coordenador Científico NAP Núcleo de Apoio

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO Decreto nº024, de 04 de Julho de 2016. Designa Membros do Conselho Municipal da Educação - CME, e dá outras providencias. O Senhor Márcio Cesare Rodrigues Mariano, Prefeito do Município de Muquém do São

Leia mais

EXECUTIVO. Prefeitura Municipal de Muniz Ferreira. Segunda Feira 21 de Março de 2016 Ano III N Publicações deste Diário

EXECUTIVO. Prefeitura Municipal de Muniz Ferreira. Segunda Feira 21 de Março de 2016 Ano III N Publicações deste Diário Prefeitura Municipal de Muniz Ferreira Segunda Feira Ano III N 1329 Publicações deste Diário ATOS OFICIAIS DECRETO Nº 15, 16, 19/2016 site: pmmunizferreiraba.imprensaoficial.org GESTOR: CLÓVIS DOS SANTOS

Leia mais

PARECER DO PREGOEIRO E EQUIPE DE APOIO

PARECER DO PREGOEIRO E EQUIPE DE APOIO CNPJ: 13.808.936/0001-95 E-MAIL: prefeituramunicipaldecipo@yahoo.com.br PARECER DO PREGOEIRO E EQUIPE DE APOIO Em concordância unânime, quanto ao parecer técnico do Setor Contábil do Município e pronunciamento

Leia mais

NOTA DE INFORMAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

NOTA DE INFORMAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE INFORMAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE 1. No processo de institucionalização das políticas públicas, os Conselhos de Saúde, como instâncias internas à estrutura do SUS, representam espaços participativos

Leia mais

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: Diário Oficial do Município de Pindaí - Bahia Poder Executivo Ano VII Nº 1026 24 de Julho de 2015 RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: DECRETOS DECRETO Nº. 040 DE 01 DE JULHO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nova Canaã publica:

Prefeitura Municipal de Nova Canaã publica: 1 Ano I Nº 983 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 220 de 19 de Maio de 2017 - Ficam nomeados os membros do Conselho Municipal de Saúde descritos no anexo. Decreto Nº 221 de 19 de Maio de 2017

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mirante publica:

Prefeitura Municipal de Mirante publica: Prefeitura Municipal de Mirante 1 Segunda-feira Ano Nº 1650 Prefeitura Municipal de Mirante publica: Decreto nº 1.115, de -Institui o Comitê Gestor Municipal do Programa Criança Feliz dá outras providências.

Leia mais

Curso: Regularização Fundiária de Assentamentos Informais

Curso: Regularização Fundiária de Assentamentos Informais Curso: Regularização Fundiária de Assentamentos Informais O Instituto Pólis convida os interessados e interessadas a participarem do curso: Regularização Fundiária de assentamentos informais. O curso pretende

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 500 DE 1997

PROJETO DE LEI Nº 500 DE 1997 PROJETO DE LEI Nº 500 DE 1997 DISPÕE SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO, DEFINIÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS, DAS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

Leia mais

IV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe 22 a 25 de março. Pacto das Águas. Antonio Martins da Costa

IV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe 22 a 25 de março. Pacto das Águas. Antonio Martins da Costa IV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe 22 a 25 de março Pacto das Águas Antonio Martins da Costa O Pacto das Águas foi um processo de articulação social e política com objetivo de: Dotar o Estado,

Leia mais

Controle Social no Plano Municipal de SaneamentoBásico

Controle Social no Plano Municipal de SaneamentoBásico Controle Social no Plano Municipal de SaneamentoBásico Seminário Política e Planejamento do Saneamento Básico na Bahia - 2015 Maria Consuelo Bomfim Brandão Funasa/Suest-BA Saneamento básico -controle social

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães 1 Sexta-feira Ano II Nº 259 Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Decreto Nº 518/2017, de 26 de Julho de 2017-Nomeia os componentes do Conselho

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IV Nº 933 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 06/2019, de 07 de Janeiro de 2019 - Fica nomeada a Senhora Carolane Souza da Silva no cargo de Coordenador II de Expediente,

Leia mais

Beatriz Campos Fialho

Beatriz Campos Fialho Construção De Plano Diretor Participativo Na Área De Abrangência Da Estrada Real: Uma Estratégia Associativista E De Capacitação Para O Município De Cruzília 1 Beatriz Campos Fialho Titulação acadêmica:

Leia mais

Acompanhar um evento na comunidade e os relatos das experiências do convênio (gestores, coordenadores, agentes sociais, controle social e grupo

Acompanhar um evento na comunidade e os relatos das experiências do convênio (gestores, coordenadores, agentes sociais, controle social e grupo MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PELC FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO 1 - IDENTIFICAÇÃO:

Leia mais

PMSB Miracatu. Plano Municipal de Saneamento Básico de Miracatu / SP Produto 1: Plano de Trabalho fevereiro de 2016

PMSB Miracatu. Plano Municipal de Saneamento Básico de Miracatu / SP Produto 1: Plano de Trabalho fevereiro de 2016 PMSB Miracatu Plano Municipal de Saneamento Básico de Miracatu / SP Produto 1: Plano de Trabalho fevereiro de 2016 2 FichaTécnica: ArevisãodoPlanoMunicipaldeSaneamento BásicodeMiracatu/SPédesenvolvidono

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ituberá publica:

Prefeitura Municipal de Ituberá publica: Prefeitura Municipal de Ituberá 1 Terça-feira Ano Nº 823 Prefeitura Municipal de Ituberá publica: Decreto Nº 153/2015 de 30 de Junho de 2015 Institui o Comitê Interinstitucional de Combate à Dengue e da

Leia mais

Prefeitura Municipal de Anagé publica:

Prefeitura Municipal de Anagé publica: 1 Ano X Nº 986 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 71/2017 - Dispõe sobre a nomeação dos membros do CMDS Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de e dá outras providências; Gestor -

Leia mais

Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas publica:

Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas publica: Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas 1 Quarta-feira Ano III Nº 306 Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas publica: Decreto Nº 58 /2015 - Dispõe sobre a nomeação da Sra. Ariane Pereira do Nascimento,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Caravelas publica:

Prefeitura Municipal de Caravelas publica: Prefeitura Municipal de Caravelas 1 Segunda-feira Ano X Nº 1170 Prefeitura Municipal de Caravelas publica: Decreto N 263 de 27 de Outubro de 2017 - Fica instituída a composição do Conselho Municipal de

Leia mais

Diário Oficial SUMÁRIO. Prefeitura de Araguaína Gabinete do Prefeito ATOS DO EXECUTIVO. Imprensa Oficial

Diário Oficial SUMÁRIO. Prefeitura de Araguaína Gabinete do Prefeito ATOS DO EXECUTIVO. Imprensa Oficial Diário Oficial CIDADE DE ARAGUAÍNA ESTADO DO TOCANTINS ANO VI - ARAGUAÍNA, SEGUNDA - FEIRA, 02 DE JANEIRO DE 2017 - Nº 1234 SUMÁRIO Prefeitura de Araguaína Gabinete do Prefeito ATOS DO EXECUTIVO... 1 ATOS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Barra do Rocha publica:

Prefeitura Municipal de Barra do Rocha publica: Prefeitura Municipal de Barra do Rocha 1 Sexta-feira Ano Nº 1774 Prefeitura Municipal de Barra do Rocha publica: Decreto Nº 807 de 05 de Março de 2018 - Ficam constituídos os membros abaixo relacionados,

Leia mais

Análise do processo de ocupação e organização sociocultural da Bacia Hidrográfica; Avaliação da percepção dos membros do Comitê

Análise do processo de ocupação e organização sociocultural da Bacia Hidrográfica; Avaliação da percepção dos membros do Comitê Caracterização dos Aspectos Históricos de Ocupação e Organização Social da Bacia Objetivos Análise do processo de ocupação e organização sociocultural da Bacia Hidrográfica; Avaliação da percepção dos

Leia mais

Projeto de Lei n o 272/2015

Projeto de Lei n o 272/2015 Projeto de Lei n o 272/2015 Proposto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, encaminhado para a Câmera em junho/2015. Resumo das atividades da SAAP: período entre agosto de 2014 e outubro

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães 1 Segunda-feira Ano II Nº 10 Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Decreto Nº 91/2017, de 10 de Janeiro de 2017. Decreto Nº 92/2017, de

Leia mais

PLANO DIRETOR DE MOBILIDADE URBANA RELATÓRIO DO PROCESSO PARTICIPATIVO SAFRA PLANEJAMENTO E GESTÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTÃO/RS

PLANO DIRETOR DE MOBILIDADE URBANA RELATÓRIO DO PROCESSO PARTICIPATIVO SAFRA PLANEJAMENTO E GESTÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTÃO/RS II PDMU de Portão/RS - Relatório do Processo Participativo PLANO DIRETOR DE MOBILIDADE URBANA RELATÓRIO DO PROCESSO PARTICIPATIVO SAFRA PLANEJAMENTO E GESTÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTÃO/RS MARIA ODETE

Leia mais