O Processo de Elaboração Participativa do Termo de Referência (TR) do Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB/BA)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Processo de Elaboração Participativa do Termo de Referência (TR) do Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB/BA)"

Transcrição

1 Mesa Redonda: Planejamento na área de Saneamento Básico: Plansab, o Plano Estadual de Saneamento Básico e os desafios para a universalização. 14h00 às 16h00 O Processo de Elaboração Participativa do Termo de Referência (TR) do Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB/BA) SUPERINTENDENCIA DE SANEAMENTO Salvador, julho/2015

2 A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento SIHS, foi criada Pela Lei /2014, de 11 de dezembro de 2014, que modifica a estrutura organizacional da administração pública do poder executivo estadual. Tem por finalidade fomentar, acompanhar e executar estudos e projetos de infraestrutura hídrica, bem como formular e executar a política estadual de Saneamento básico.

3 ORGANOGRAMA DA SIHS SECRETÁRIO GABINETE DO SECRETÁRIO ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS E PROJETOS COORDENAÇÃO DE CONTROLE INTERNO DIRETORIA GERAL SUPERINTENDÊNCIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA SUPERINTENDÊNCIA DE SANEAMENTO COORDENAÇÃO DE LICITAÇÕES DIRETORIA ADMINISTRATIVA COORD. DE RECURSOS HUMANOS COORD. DE MATERIAL E PATRIMÔNIO COORD. DE SERVIÇOS GERAIS DIRETORIA DE FINANÇAS COORD. DE CONTROLE ORÇAMENTÁRIO E FINANCEIRO COORD. DE CONTABILIDADE SETORIAL COORDENAÇÃO DE CONTRATOS E CONVÊNIOS DIRETORIA DE REVITALIZAÇÃO DE BACIAS DIRETORIA DE PROJETOS ESTRATÉGICOS E OBRAS HÍDRICAS DIRETORIA DE INTEGRAÇÃO MUNICIPAL DIRETORIA DE SANEAMENTO RURAL DIRETORIA DE SANEAMENTO Urbano COORD. DE SUPORTE E MANUTENÇÃO DE TIC COORD. DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA Legenda: Administração Direta Órgão em Regime Especial Órgão Colegiado Administração Indireta Existentes Criados/Remanejados AGÊNCIA REGULADORA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DA BAHIA - AGERSA EMPRESA BAIANA DE ÁGUAS E SANEAMENTO - EMBASA COMPANHIA DE ENGENHARIA AMBIENTAL E RECURSOS HÍCRICOS DA BAHIA - CERB

4 Diretrizes O Plano de Saneamento Básico (art. 19), instituído pela Lei nº / Lei Nacional de Saneamento Básico (LNSB), é o instrumento central da gestão dos serviços, junto à política. A Lei Estadual nº /2008 no Capítulo IV, Art. 12, inciso I estabelece que o planejamento dos serviços públicos de saneamento básico no âmbito da Política Estadual de Saneamento Básico dar-se-á mediante o Plano Estadual de Saneamento Básico previsto no art. 229 da Constituição do Estado da Bahia. O Plano prevê as condições para a prestação dos serviços de saneamento básico, definindo objetivos e metas para a universalização e programas, projetos e ações necessários para alcançá-la. O Plano abrange os quatro componentes do Saneamento Básico: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

5 Justificativa Considerando que a SIHS viabilizará, por meio de licitação, a contratação de consultoria para assessorá-la no processo de elaboração deste Plano, está sendo elaborado, de forma participativa, um Termo de Referência (TR), visando orientar aqueles que irão participar desta licitação.

6 Objetivos Atender à Lei Federal nº /2007 e a Lei Estadual nº /2008. Atender às solicitações do Ministério Público do Estado da Bahia. Atender ao princípio de universalidade dos serviços de saneamento básico no estado da Bahia. Elaborar o Plano Estadual de Saneamento Básico com participação e controle social, por meio de mecanismos e procedimentos que garantam à sociedade informações, representações técnicas e participação no processo de planejamento dos serviços públicos de saneamento básico.

7 Metodologia Criação do Grupo de Trabalho GT PESB/BA no âmbito interno da antiga SAN/SEDUR, atual SAN/SIHS, composto por técnicos com a responsabilidade de acompanhar todo o processo de elaboração do PESB/BA. Realização de 5 (cinco) Oficinas Técnicas Participativas para a elaboração do Termo de Referência em 3 dias, com duração de 4 horas cada oficina (CH: 20h). As Oficinas foram facilitadas por consultores e GT PESB/BA, nas quais, após contextualização da situação de cada componente do saneamento básico focalizado, realizou-se trabalhos de grupo visando coletar e registrar as contribuições dos participantes para o processo de construção do TR. A metodologia participativa do TR contemplou a realização das oficinas, sendo agendadas sempre um dia depois das reuniões do CTSAN/ConCidades, visando viabilizar a participação dos integrantes desta Câmara Técnica. Convite às instituições: Ministério das Cidades; Ministério do Meio Ambiente; Ministério Público; SEDUR; PGE; ConCidades; Conder; Embasa; Agersa; SEMA; CERB; INEMA; SEDIR; CAR; SESAB; Seplan; Funasa; Universidades; UPB; Assemae; Sindae; Entidades da sociedade civil organizada.

8 Considerações Gerais sobre um TR O TR é parte integrante do Edital de licitação e especifica o objeto a ser contratado. O sucesso da licitação depende da fase interna, da elaboração do instrumento convocatório, pois nele são definidas todas as condições a serem cumpridas pelo licitante vencedor. Assim, a Unidade solicitante deverá expor no TR a definição do objeto da contratação de forma clara, precisa e detalhada, a estrutura de custos, os preços praticados no mercado, a forma e prazo para entrega do bem ou realização do serviço contratado, bem como as condições de sua aceitação, deveres do contratado e da contratante, os mecanismos e procedimentos de fiscalização do serviço prestado, quando for o caso.

9 1ª OFICINA Realização: 11 de Junho de 2013 Duração: 4h Objetivo: Apresentação da importância da elaboração do Plano Estadual e da proposta de formação do grupo de trabalho para a definição do escopo básico do Termo de Referência (TR) do Plano Estadual de Saneamento Básico, explicitando a metodologia a ser desenvolvida no decorrer dos encontros; Apresentação da metodologia do PLANSAB e o escopo de um Plano Municipal, fazendo uma comparação entre os escopos, promovendo um debate de como seria o Plano Estadual. Ministrantes: SAN/SEDUR e Consultor - Prof. Luiz Roberto Santos Moraes

10 1ª OFICINA

11 2ª e 3ª OFICINAS Realização: 23 de Outubro de 2013 Duração: 8h Objetivo: Apresentação da proposta do escopo técnico do TR nos componentes de Abastecimento de Água Potável e Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos: Estudos básicos (levantamento de informações, estudos de população, estudos de consumos e/ou contribuições e diagnósticos), estudos de concepção e viabilidade (reavaliação da concepção atual e formulação de cenários, comparação e seleção do melhor cenário, análise ambiental dos cenários), e estudos de diretrizes e proposições (descrição das intervenções estruturais, estruturantes e o plano de ação). Ministrantes: SAN/SEDUR e Consultor - Prof. Ricardo Bernardes (UNB)

12 2ª e 3ª OFICINAS

13 4ª e 5ª OFICINAS Realização: 04 de Dezembro de 2013 Duração: 8h Objetivo: Apresentação da proposta do escopo técnico do TR nos componentes de Esgotamento Sanitário, Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas: Estudos básicos (levantamento de informações, estudos de população, estudos de consumos e/ou contribuições e diagnósticos), estudos de concepção e viabilidade (reavaliação da concepção atual e formulação de cenários, comparação e seleção do melhor cenário, análise ambiental dos cenários), e estudos de diretrizes e proposições (descrição das intervenções estruturais, estruturantes e o plano de ação). Ministrantes: SAN/SEDUR e Consultores - Prof. Ricardo Bernardes (UNB), Prof. Bruno Jardim (UFBA) e Prof. Dieter Wartchow (IPH/UFRGS)

14 4ª e 5ª OFICINAS

15 Reuniões GT PESB/BA Período de Realização: Janeiro a Dezembro de 2014 Objetivos: Definições estratégicas para a elaboração do TR. Planejamento das oficinas participativas. Convocação dos participantes das oficinas participativas. Consolidação das contribuições das oficinas participativas no documento final. Envio do documento para os participantes das oficinas e consolidação das contribuições encaminhadas por . Reunião conjunta com consultores externos para a discussão e elaboração do documento final. Ajustes no documento final. Apresentação para apreciação da CTSAN/ConCidades (29 de Agosto de 2014).

16 Reuniões GT PESB/BA

17 Linha do tempo TR PESB/BA 2013 Jun/2013 Out/2013 Dez/2013 Dez/ Planejamento do Processo Participativo Realização 1ª Oficina GT PESB/BA GT PESB/BA Realização 2ª e 3ª Oficinas Realização 4ª e 5ª Oficinas Reuniões GT PESB/BA (Consolidação) A partir da Lei nº , de 11 de Dezembro de 2014, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). Reavaliação do conteúdo do TR PESB/BA, visando a nova estrutura do Governo do Estado da Bahia. Reavaliação do orçamento inclusão no PPA

18 Planos Municipais de Saneamento Básico Na Lei nº /2007, o Plano de Saneamento Básico assume caráter central para a gestão dos serviços. Entre outras diretrizes, estabelece que: A validade dos contratos de prestação de serviços depende da existência do Plano; Os planos de investimentos e projetos dos prestadores devem ser compatíveis com as diretrizes do Plano; A entidade reguladora e fiscalizadora deve verificar o seu cumprimento; A alocação de recursos públicos federais e os financiamentos com recursos da União ou geridos por órgãos ou entidades da União ficam condicionados à existência do Plano. O Decreto nº 8.211/2014, que altera o Decreto nº 7.217/2010, estabelece que a partir de dezembro de 2015, só terá acesso aos recursos da União, para serviços de saneamento básico, o município que tiver elaborado o seu Plano Municipal de Saneamento Básico.

19 Oficinas de Capacitação para Planos Municipais de Saneamento Básico Objeto: Implementação de oficinas de Capacitação para Gestores e Técnicos públicos e membros de Organização da Sociedade Civil; Abrangência: 27 Territórios de Identidade no estado da Bahia, contemplando seus 417 municípios; (Participação 407) Quantidade de pessoas capacitadas: 1200

20 Planos Municipais de Saneamento Básico Estratégia adotada pela SIHS Elaboração do Plano Regional de Saneamento Básico do Território de Identidade do Litoral Sul. Quantidade de municípios: 26 municípios População beneficiadas: pessoas (IBGE, 2014)

21 OBRIGADO! Secretário Cássio Peixoto Superintendente de Saneamento Carlos Fernando Gonçalves de Abreu Tel. (71) Raimundo de Freitas Neves Superintendência de Saneamento

As Leis /2007, /2005 e /2008 e a Universalização

As Leis /2007, /2005 e /2008 e a Universalização I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental Mesa Redonda 1 Universalização do Saneamento e Sustentabilidade As Leis 11.445/2007, 11.107/2005 e 11.172/2008 e a Universalização 12 de julho de

Leia mais

LEI nº 587 de 30 de julho de 2018

LEI nº 587 de 30 de julho de 2018 LEI nº 587 de 30 de julho de 2018 Institui o Plano Municipal de Saneamento Básico no Município de Uruçuca e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUÇUCA, ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Câmara

Leia mais

Fórum Agenda Bahia 2014

Fórum Agenda Bahia 2014 Fórum Agenda Bahia 2014 Relação entre Plano Nacional e Planos Municipais de Saneamento Básico e as estratégias adotadas para celebração dos Contratos de Programa entre EMBASA e municípios Bartira Mônaco

Leia mais

Estabelece orientações relativas à Política de Saneamento Básico e ao conteúdo mínimo dos Planos de Saneamento Básico.

Estabelece orientações relativas à Política de Saneamento Básico e ao conteúdo mínimo dos Planos de Saneamento Básico. RESOLUÇÃO RECOMENDADA ConCidades N o 75, DE 2 DE JULHO DE 2009 Estabelece orientações relativas à Política de Saneamento Básico e ao conteúdo mínimo dos Planos de Saneamento Básico. O Conselho das Cidades,

Leia mais

twitter.com/funasa

twitter.com/funasa FUNDAÇÃO NACIONAL DE SÁUDE Fundação pública vinculada ao Ministério da Saúde Missão Institucional: Promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental. Área de

Leia mais

Fundação Nacional de Saúde Funasa Departamento de Engenharia de Saúde pública - Densp. 2º Congresso de Saneamento do Nordeste

Fundação Nacional de Saúde Funasa Departamento de Engenharia de Saúde pública - Densp. 2º Congresso de Saneamento do Nordeste Fundação Nacional de Saúde Funasa Departamento de Engenharia de Saúde pública - Densp 2º Congresso de Saneamento do Nordeste O protagonismo dos municípios na gestão do saneamento. Eng. Leonardo Rodrigues

Leia mais

Os desafios para a implantação do Plano Nacional de Saneamento.

Os desafios para a implantação do Plano Nacional de Saneamento. POLITICA FEDERAL DE SANEAMENTO Os desafios para a implantação do Plano Nacional de Saneamento. Engº civil Gilson Queiroz Maio de 2014 Desafios e Cenários adversos 2 PERFIL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS www.funasa.gov.br

Leia mais

O Plano Municipal de Saneamento, segundo a Lei /07. Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira

O Plano Municipal de Saneamento, segundo a Lei /07. Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira O Plano Municipal de Saneamento, segundo a Lei 11.445/07 Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira Contexto - 1988 Constituição Federal: tendência à descentralização e ao fortalecimento municipal; Municípios

Leia mais

Secretaria de Habitação e Saneamento Departamento de Saneamento - DESAN

Secretaria de Habitação e Saneamento Departamento de Saneamento - DESAN II Diálogos do Saneamento "Plano Estadual de Saneamento como ferramenta de gestão, os desafios na sua implementação e sua contribuição para a universalização dos serviços." Pedro Dall Acqua Rafael Zaneti

Leia mais

SANEAMENTO BÁSICO - LEI /07 - ÁGUA

SANEAMENTO BÁSICO - LEI /07 - ÁGUA - LEI 11.445/07 - ÁGUA 1 ESGOTO LIXO 2 CHUVA Lei nº 11.445/07, de 5/1/07 Água potável Esgoto sanitário Tratamento do lixo Drenagem da chuva 3 Lei 8.080/90 (promoção, proteção e recuperação da saúde) Art.

Leia mais

PANORAMA BAIANO DAS ENTIDADES ATUANTES NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MEIO RURAL

PANORAMA BAIANO DAS ENTIDADES ATUANTES NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MEIO RURAL PANORAMA BAIANO DAS ENTIDADES ATUANTES NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MEIO RURAL Maria Valéria G. de Q. Ferreira Renavan Andrade Sobrinho Anésio Miranda Fernandes Neli Bonfim Cerqueira Jefferson Cerqueira

Leia mais

O Processo Participativo na Elaboração do PLANSAB

O Processo Participativo na Elaboração do PLANSAB 1º. Seminário Franco-Brasileiro Sobre Saúde Ambiental Água, Saúde e Desenvolvimento O Processo Participativo na Elaboração do PLANSAB Ernani Ciríaco de Miranda Gerente de Projetos Especialista em Infraestrutura

Leia mais

Maria Auxiliadora de Abreu Macêdo (Dora Abreu) (1) (1)

Maria Auxiliadora de Abreu Macêdo (Dora Abreu) (1) (1) I COBESA 13 de julho de 2010 Sessão Técnica 12 PAP001847 FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA À POLÍTICA ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE BACABEIRA-MA - Plano de Trabalho - PLANO DE TRABALHO. Bacabeira-MA

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE BACABEIRA-MA - Plano de Trabalho - PLANO DE TRABALHO. Bacabeira-MA PLANO DE TRABALHO Bacabeira-MA 2015 1. INTRODUÇÃO O presente Plano de Trabalho refere-se ao contrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Bacabeira e a empresa de consultoria especializada de razão

Leia mais

- CONSTITUIÇÃO FEDERAL (Art NR Emenda nº 19/98)

- CONSTITUIÇÃO FEDERAL (Art NR Emenda nº 19/98) ARES-PCJ HISTÓRICO, COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DA AGÊNCIA DALTO FAVERO BROCHI MARÇO - 2013 MARCO LEGAL - CONSTITUIÇÃO FEDERAL (Art. 241 - NR Emenda nº 19/98) - LEI FEDERAL Nº 11.107/2005 (Lei dos Consórcios

Leia mais

Plano de Saneamento Básico

Plano de Saneamento Básico Plano de Saneamento Básico Marcelo de Paula Neves Lelis Novo Hamburgo (RS), 04/11/2011 Saneamento Básico A Lei 11.445/07, em seu Art. 3 º, define Saneamento Básico como sendo o conjunto de serviços, infra-estruturas

Leia mais

PRODUTO 01 PLANO DE TRABALHO

PRODUTO 01 PLANO DE TRABALHO PREFEITURA MUNICIPAL DE JAÇANÃ - RN PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO PRODUTO 01 PLANO DE TRABALHO JAÇANÃ-RN 15 DE MARÇO DE 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE JAÇANÃ - RN Prefeito Oton Mário de Araújo Costa

Leia mais

AS POLÍTICAS E OS PLANOS NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO: A REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO BÁSICO

AS POLÍTICAS E OS PLANOS NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO: A REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO BÁSICO I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental AS POLÍTICAS E OS PLANOS NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO: A REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO BÁSICO

Leia mais

Controle Social no Plano Municipal de SaneamentoBásico

Controle Social no Plano Municipal de SaneamentoBásico Controle Social no Plano Municipal de SaneamentoBásico Seminário Política e Planejamento do Saneamento Básico na Bahia - 2015 Maria Consuelo Bomfim Brandão Funasa/Suest-BA Saneamento básico -controle social

Leia mais

AMBIENTAL: INSTRUMENTO DE PARTICIPATIVA - A EXPERIÊNCIA DE ALAGOINHAS, BAHIA, BRASIL.

AMBIENTAL: INSTRUMENTO DE PARTICIPATIVA - A EXPERIÊNCIA DE ALAGOINHAS, BAHIA, BRASIL. PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL: INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO PARTICIPATIVA - A EXPERIÊNCIA DE ALAGOINHAS, BAHIA, BRASIL. Luis Roberto Santos Moraes Maria das Graças de Castro Reis Viviana

Leia mais

R E L AT Ó R I O D E AT I V I D A D E S

R E L AT Ó R I O D E AT I V I D A D E S R E L AT Ó R I O D E AT I V I D A D E S 2016 Conteúdo INTRODUÇÃO... 5 ASSOCIADOS DA ABES BAHIA... 6 VENDAS DO FUNDO EDITORIAL DA ABES BAHIA... 7 CAPACITAÇÕES PROMOVIDAS PELA ABES BAHIA... 8 DIVULGAÇÕES

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 468/2015

PROJETO DE LEI Nº 468/2015 PROJETO DE LEI Nº 468/2015 Institui o Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico e dá outras providências. Art. 1º Esta Lei institui o Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico do Município de

Leia mais

Manejo de Águas Pluviais Urbanas em Porto Alegre - RS

Manejo de Águas Pluviais Urbanas em Porto Alegre - RS Seminário Meio Ambiente e Tecnologias Sustentáveis: Energias Renováveis, Saneamento e Mobilidade Urbana Porto Alegre, 03 de junho de 2016. Manejo de Águas Pluviais Urbanas em Porto Alegre - RS SANEAMENTO

Leia mais

SEMINÁRIO POLíTICAE PLANEJAMENTO DO SANEAMENTO BÁSICO NA BAHIA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA IMPLEMENTAÇÃO

SEMINÁRIO POLíTICAE PLANEJAMENTO DO SANEAMENTO BÁSICO NA BAHIA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA IMPLEMENTAÇÃO MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DA BAHIA SEMINÁRIO POLíTICAE PLANEJAMENTO DO SANEAMENTO BÁSICO NA BAHIA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA IMPLEMENTAÇÃO EXPERIÊNCIAS DE

Leia mais

Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico

Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico EIXO3: Desenvolvimento de Projeto Executivo dos sistemas de esgotamento sanitário dos Povoados de Chapada e Manchão do Meio em Xambioá/TO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CAPACITAÇÃO DE GESTORES, TÉCNICOS E SOCIEDADE CIVIL DE 50 MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA E ELABORAÇÃO DE 50 PLANOS MUNICIPAIS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CAPACITAÇÃO DE GESTORES, TÉCNICOS E SOCIEDADE CIVIL DE 50 MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA E ELABORAÇÃO DE 50 PLANOS MUNICIPAIS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CAPACITAÇÃO DE GESTORES, TÉCNICOS E SOCIEDADE CIVIL DE 50 MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA E ELABORAÇÃO DE 50 PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO SALVADOR, NOVEMBRO/ 2013 SUMÁRIO

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 983

LEI MUNICIPAL Nº 983 LEI MUNICIPAL Nº 983 De 16 de Junho de 2017 INSTITUI O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO - PMSB DO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, DO ESTADO DE SERGIPE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. FRANCISCO CARLOS

Leia mais

Presencial. Praça Sebastião Alves Santana, 57, Urandi-BA, Centro - Urandi - Bahia

Presencial. Praça Sebastião Alves Santana, 57, Urandi-BA, Centro - Urandi - Bahia PODER EXECUTIVO BAHIA Presencial Telefone Horário Praça Sebastião Alves Santana, 57, Urandi-BA, Centro - Urandi - Bahia (77) 3456-2471 Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 13:00 horas. 2 LEIS RESUMO LEI

Leia mais

DELIBERAÇÃO CBHSF Nº 88, de 10 de dezembro de 2015

DELIBERAÇÃO CBHSF Nº 88, de 10 de dezembro de 2015 DELIBERAÇÃO CBHSF Nº 88, de 10 de dezembro de 2015 Aprova o Plano de Aplicação Plurianual - PAP dos recursos da cobrança pelo uso de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio São Francisco, referente

Leia mais

Aparecido Hojaij Presidente Nacional da Assemae

Aparecido Hojaij Presidente Nacional da Assemae Aparecido Hojaij Presidente Nacional da Assemae Sobre a Assemae A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento Assemae é uma organização não governamental criada em 1984, com o objetivo de

Leia mais

CICLO DE DEBATES SOBRE REGULAÇÃO DO SANEAMENTO ARES PCJ

CICLO DE DEBATES SOBRE REGULAÇÃO DO SANEAMENTO ARES PCJ CICLO DE DEBATES SOBRE REGULAÇÃO DO SANEAMENTO ARES PCJ 2º EIXO TEMÁTICO: PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO 24.07.2014 Plano de saneamento básico na Lei n. 11.445/2007 aspectos teóricos Prof. Dr.

Leia mais

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos 74 a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia Recursos Hídricos A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E QUALIDADE AMBIENTAL

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Termo de Referência para elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos PERS/MG Zuleika S. Chiacchio Torquetti Diretora de Gestão de Resíduos

Leia mais

SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL (PNSR)

SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL (PNSR) SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL (PNSR) Local: Auditório da Fiocruz Brasília (Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4 - Brasília DF) Data: 18 de setembro

Leia mais

ASPECTOS LEGAIS DA POLÍTICA DE SANEAMENTO BÁSICO E DE RECURSOS HÍDRICOS

ASPECTOS LEGAIS DA POLÍTICA DE SANEAMENTO BÁSICO E DE RECURSOS HÍDRICOS AILTON FRANCISCO DA ROCHA Superintendente de Recursos Hídricos Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe 09 DE DEZEMBRO DE 2015 POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS (LEI Nº 9.433/1997):

Leia mais

POLÍTICA E PLANEJAMENTO DO SANEAMENTO BÁSICO NA BAHIA

POLÍTICA E PLANEJAMENTO DO SANEAMENTO BÁSICO NA BAHIA POLÍTICA E PLANEJAMENTO DO SANEAMENTO BÁSICO NA BAHIA ABORDAGENS METODOLÓGICAS NA ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO Salvador, 17 de julho de 2015 Bruno Lopes de Assis Legislação Lei

Leia mais

Diário Oficial do EXECUTIVO

Diário Oficial do EXECUTIVO Terça-feira SUMÁRIO QR CODE COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - COPEL... 2 LICITAÇÕES E CONTRATOS... 2 AVISO DE LICITAÇÃO (TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2017)... 2 AVISO DE LICITAÇÃO DESERTA (PREGÃO PRESENCIAL

Leia mais

IV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe 22 a 25 de março. Pacto das Águas. Antonio Martins da Costa

IV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe 22 a 25 de março. Pacto das Águas. Antonio Martins da Costa IV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe 22 a 25 de março Pacto das Águas Antonio Martins da Costa O Pacto das Águas foi um processo de articulação social e política com objetivo de: Dotar o Estado,

Leia mais

Regulação dos Serviços de Limpeza Urbana e de Manejo de Resíduos Sólidos

Regulação dos Serviços de Limpeza Urbana e de Manejo de Resíduos Sólidos ABES-MG Belo Horizonte Junho de 2013 Regulação dos Serviços de Limpeza Urbana e de Manejo de Resíduos Sólidos Eng. Marcos Helano Fernandes Montenegro Legislação relevante Lei nº 8.666, de de 21 de junho

Leia mais

O ACOMPANHAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO PELA A EMPRESA MUNICIPAL DE SANEAMENTO

O ACOMPANHAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO PELA A EMPRESA MUNICIPAL DE SANEAMENTO O ACOMPANHAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO PELA A EMPRESA MUNICIPAL DE SANEAMENTO Gustavo Arthur Mechlin Prado (1) Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP),

Leia mais

IV CONGRESSO MINEIRO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO

IV CONGRESSO MINEIRO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO IV CONGRESSO MINEIRO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO REGULAÇÃO NO SETOR DE SANEAMENTO: A BUSCA PELA EFICIÊNCIA E UNIVERSALIZAÇÃO Edilson Eduardo Werneck Machado Engenheiro Divisão de Engenharia

Leia mais

AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ)

AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ) AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ) MARCOS LEGAIS CONSÓRCIO PÚBLICO - CONSTITUIÇÃO FEDERAL (Art. 241 - Emenda nº 19/1998) - LEI FEDERAL

Leia mais

DELIBERAÇÃO CBHSF Nº 71, de 28 de novembro de 2012

DELIBERAÇÃO CBHSF Nº 71, de 28 de novembro de 2012 DELIBERAÇÃO CBHSF Nº 71, de 28 de novembro de 2012 Aprova o Plano de Aplicação Plurianual - PAP dos recursos da cobrança pelo uso de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio São Francisco, referente

Leia mais

Regulação no setor de saneamento: a busca pela eficiência e universalização

Regulação no setor de saneamento: a busca pela eficiência e universalização 1º Encontro Nacional de Agências Reguladoras Municipais e Intermunicipais de Saneamento ENARMIS/ Novembro de 2015 Regulação no setor de saneamento: a busca pela eficiência e universalização Prof. Dr. Ivo

Leia mais

MINUTA DE PROJETO DE LEI/DECRETO

MINUTA DE PROJETO DE LEI/DECRETO MUNICÍPIO DE GRAVATAL ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO MINUTA DE PROJETO DE LEI/DECRETO 1 MUNICÍPIO DE GRAVATAL ESTADO DE SANTA CATARINA MENSAGEM Nº XX/2014 de Gravatal. Ilustríssimo

Leia mais

O que é o CREA? Missão do CREA. Objetivos e Metas do CREA. Números do Sistema CONFEA/CREA. Ações do CREA. Ações de Interesse Social

O que é o CREA? Missão do CREA. Objetivos e Metas do CREA. Números do Sistema CONFEA/CREA. Ações do CREA. Ações de Interesse Social O que é o CREA? Missão do CREA Objetivos e Metas do CREA Números do Sistema CONFEA/CREA Ações do CREA Ações de Interesse Social Proposições das Parcerias e Convênios O que é o Crea? O que é o Crea? O Conselho

Leia mais

PLANOS REGIONAIS DE SANEAMENTO BÁSICO

PLANOS REGIONAIS DE SANEAMENTO BÁSICO PLANOS REGIONAIS DE SANEAMENTO BÁSICO O MCIDADES deve coordenar a elaboração dos Planos de RIDE Lei 11.445/07: Art. 52. A União elaborará, sob a coordenação do Ministério das Cidades: I ( ); II - planos

Leia mais

Sustentabilidade econômica da gestão dos Resíduos Sólidos. Carlos Roberto de Oliveira ARES-PCJ

Sustentabilidade econômica da gestão dos Resíduos Sólidos. Carlos Roberto de Oliveira ARES-PCJ Sustentabilidade econômica da gestão dos Resíduos Sólidos Carlos Roberto de Oliveira ARES-PCJ Lei 11.445/2007 DIRETRIZES NACIONAIS PARA O SANEAMENTO BÁSICO ESGOTAMENTO SANITÁRIO LIMPEZA URBANA E MANEJO

Leia mais

ANEXO II MINUTA. Regulamenta as atribuições das unidades administrativas que integram a estrutura da Próreitoria de Planejamento Estratégico e Gestão.

ANEXO II MINUTA. Regulamenta as atribuições das unidades administrativas que integram a estrutura da Próreitoria de Planejamento Estratégico e Gestão. ANEXO II MINUTA PORTARIA UNESP Nº, DE DE DE 2018. Regulamenta as atribuições das unidades administrativas que integram a estrutura da Próreitoria de Planejamento Estratégico e Gestão. O Reitor da Universidade

Leia mais

1ª Conferência Pública

1ª Conferência Pública REVISÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE MIRACATU / SP 1ª Conferência Pública 09/03/2016 14h00 Câmara Municipal de Vereadores Política Nacional de Saneamento Básico Lei nº 11.445 /2007 ÁGUA ESGOTO

Leia mais

Lei nº , de 5 de janeiro de 2007

Lei nº , de 5 de janeiro de 2007 Legislação relevante Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007 Estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico. Competência para prestação de serviços

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental 1o. SEMINÁRIO NACIONAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL A Lei 11.445/07 e suas implicações na gestão do Saneamento Básico do Brasil. Alexandre

Leia mais

COMO OS MUNICÍPIOS PODEM SE PLANEJAR PARA O PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO

COMO OS MUNICÍPIOS PODEM SE PLANEJAR PARA O PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO COMO OS MUNICÍPIOS PODEM SE PLANEJAR PARA O PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO DESAFIOS DE GESTÃO EM SERVIÇOS DE SANEAMENTO NAS CIDADES ENG.CIVIL ÁLVARO JOSÉ MENEZES DA COSTA VICE-PRESIDENTE DA ABES SALVADOR(BA)

Leia mais

CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO

CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO NOTA TÉCNICA Nº 001/2011 Brasília, 16 de março de 2011. ÁREA: Saneamento Área de Desenvolvimento Urbano TÍTULO: Contratação dos serviços de saneamento básico REFERÊNCIA(S): Lei nº 11.445/2010, Decreto

Leia mais

ASPECTOS INSTITUCIONAIS DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

ASPECTOS INSTITUCIONAIS DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD 2537 ÁGUA EM AMBIENTES URBANOS ASPECTOS INSTITUCIONAIS DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA Bianca Sant Ana Pereira

Leia mais

A POLÍTICA ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PERS/BA) LEI Nº /2014 E A LOGÍSTICA REVERSA

A POLÍTICA ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PERS/BA) LEI Nº /2014 E A LOGÍSTICA REVERSA Governo do Estado da Bahia Governador Jaques Wagner Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia Secretário Manuel Ribeiro Filho A POLÍTICA ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PERS/BA) LEI Nº 12.932/2014

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL

PROGRAMA NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL 1º Seminário Franco-Brasileiro sobre Saúde Ambiental Água, Saúde e Desenvolvimento PROGRAMA NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL Pedro Antonio Gvozdanovic Villar Departamento de Engenharia de Saúde Pública - DENSP

Leia mais

PLANEJAMENTOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO: UMA METODOLOGIA DE APOIO À GESTÃO PÚBLICA LOCAL E UM ESTUDO DE CASO

PLANEJAMENTOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO: UMA METODOLOGIA DE APOIO À GESTÃO PÚBLICA LOCAL E UM ESTUDO DE CASO PLANEJAMENTOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO: UMA METODOLOGIA DE APOIO À GESTÃO PÚBLICA LOCAL E UM ESTUDO DE CASO Programa Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Região Oeste do Paraná Prefeituras

Leia mais

Painel especial I. Criação e estruturação dos serviços municipais e intermunicipais de saneamento básico

Painel especial I. Criação e estruturação dos serviços municipais e intermunicipais de saneamento básico Painel especial I Criação e estruturação dos serviços municipais e intermunicipais de saneamento básico Campinas/SP, 19 de junho de 2017 Organograma do Densp DENSP CGCOT CGEAR CGESA CODET COATS COESP COENG

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO ANTÔNIO ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO ANTÔNIO ESTADO DA BAHIA DECRETO N 06 / 2019 Estabelece Edital de Convocação e Regulamento para a realização da consulta e audiência pública sobre a minuta do contrato de programa para a prestação de serviços públicos de abastecimento

Leia mais

A Lei /07 e O PAC Saneamento Marcha dos Prefeitos - Brasília / DF abril/08

A Lei /07 e O PAC Saneamento Marcha dos Prefeitos - Brasília / DF abril/08 A Lei 11.445/07 e O PAC Saneamento Marcha dos Prefeitos - Brasília / DF abril/08 O DARIN DAGES DDCOT LEI 11.445/07 Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de

Leia mais

Pesquisa sobre serviços e Planos Municipais de Saneamento Básico

Pesquisa sobre serviços e Planos Municipais de Saneamento Básico 16 Pesquisa sobre serviços e Planos Municipais de Saneamento Básico No período de maio a agosto de 2010, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), através de sua equipe especializada, realizou levantamento

Leia mais

LEI Nº DE 01 DE DEZEMBRO DE

LEI Nº DE 01 DE DEZEMBRO DE LEI Nº 11.172 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2008 Institui princípios e diretrizes da Política Estadual de Saneamento Básico, disciplina o convênio de cooperação entre entes federados para autorizar a gestão associada

Leia mais

I COBESA 15 de Julho de 2010 Sessão Técnica 26 PAP001913

I COBESA 15 de Julho de 2010 Sessão Técnica 26 PAP001913 I COBESA 15 de Julho de 2010 Sessão Técnica 26 PAP001913 O PAPEL DOS COMITÊS DE BACIAS NA APLICAÇÃO DA POLÍTICA DE SANEAMENTO DO ESTADO DA BAHIA: UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES Maria

Leia mais

Departamento de Material e Serviços Auxiliares Termo de Referência

Departamento de Material e Serviços Auxiliares Termo de Referência Departamento de Material e Serviços Auxiliares Termo de Referência O que é Termo de Referência segundo a legislação? Segundo o Decreto nº 5.450/2005, o Termo de Referência é o documento que deverá conter

Leia mais

Iluminação Pública. Atuação do BNDES na Estruturação de Concessões de IP. Abril 2018

Iluminação Pública. Atuação do BNDES na Estruturação de Concessões de IP. Abril 2018 Iluminação Pública Atuação do BNDES na Estruturação de Concessões de IP Abril 2018 Classificação: controlado Restrição de acesso: Ostensivo Unidade Gestora: BNDES AD/DEADE2 1 Agenda Atuação do BNDES no

Leia mais

Eliminação e Recuperação de Lixões

Eliminação e Recuperação de Lixões Eliminação e Recuperação de Lixões MATEUS ALMEIDA CUNHA Engenheiro Sanitarista e Ambiental (UFBA) Mestre em Meio Ambiente, Águas e Saneamento (MAASA/UFBA) Coordenador - Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Leia mais

REGIMENTO INTERNO COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO - CET CAPÍTULO I DO OBJETO DO REGIMENTO INTERNO

REGIMENTO INTERNO COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO - CET CAPÍTULO I DO OBJETO DO REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO - CET CAPÍTULO I DO OBJETO DO REGIMENTO INTERNO Art. 1 O presente Regimento Interno ( Regimento ) dispõe sobre a organização e funcionamento da Companhia

Leia mais

Presencial. Praça da Bandeira Nº S/N, Centro - Palmas de Monte Alto - Bahia

Presencial. Praça da Bandeira Nº S/N, Centro - Palmas de Monte Alto - Bahia 9379 PODER EXECUTIVO BAHIA Presencial Telefone Horário Praça da Bandeira Nº S/N, Centro - Palmas de Monte Alto - Bahia (77) 3662-2114 Segunda a sexta-feira, das 07:00 às 12:00 horas. 2 PALMAS RESUMO LEIS

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES

MINISTÉRIO DAS CIDADES MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental 1º. Seminário FIESP de Saneamento Básico POLÍTICA NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO E O PLANSAB Leodegar Tiscoski Secretário Nacional de Saneamento

Leia mais

Desafios de Regulação do Setor de Saneamento ABES. Jerson Kelman 27 fevereiro 2018

Desafios de Regulação do Setor de Saneamento ABES. Jerson Kelman 27 fevereiro 2018 Desafios de Regulação do Setor de Saneamento ABES Jerson Kelman 27 fevereiro 2018 Planasa funcionou bem de 1972 a 1991 0,31% do PIB 1990 s: 0,16% do PIB PAC 0,21% do PIB Meta Plansab 0,4% a 1,0% PIB Crise

Leia mais

Saneamento Básico e Contrato de Programa

Saneamento Básico e Contrato de Programa GESTÃO DE CONTRATOS Planos de Saneamento Básico e Contrato de Programa PROJETO REGUL@ÇÃO A EVOLUÇÃO DO MARCO LEGAL NO BRASIL Decreto Decreto Lei Lei nº nº 949/69 949/69 Institui Institui o o Planasa Planasa

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA DECRETO Nº 095, de 14 de maio de 2019. Estabelece Edital de Convocação e Regulamento para a realização da consulta e audiência pública sobre a minuta do Contrato de Programa para a prestação de serviços

Leia mais

DECRETO Nº DE 14 DE JUNHO DE 2016 D E C R E T A PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, EM 14 DE JUNHO DE 2016.

DECRETO Nº DE 14 DE JUNHO DE 2016 D E C R E T A PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, EM 14 DE JUNHO DE 2016. DECRETO Nº 16.786 DE 14 DE JUNHO DE 2016 Aprova o Regimento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano - SEDUR. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso da atribuição que lhe confere o inciso XIX do art. 105

Leia mais

Seminário As soluções para o Saneamento Básico e os Recursos Hídricos no Brasil

Seminário As soluções para o Saneamento Básico e os Recursos Hídricos no Brasil Seminário As soluções para o Saneamento Básico e os Recursos Hídricos no Brasil Os pressupostos para a viabilização de investimentos alternativas de participação da iniciativa privada Secretaria Nacional

Leia mais

Projeto Regulasan: resultados e desafios

Projeto Regulasan: resultados e desafios Palestra 2M1A SESSÃO: RESULTADOS DO PROJETO REGULASAN Projeto Regulasan: resultados e desafios Frederico A. Turolla coordenador do Projeto Regulasan Motivação Este projeto, no componente Saneamento Básico

Leia mais

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO DIAGNÓSTICO DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS DE PORTO SEGURO E RECOMENDAÇÕES PARA MELHORIA NA GESTÃO ECOBUSINESS NETWORK LTDA SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO 16/04/2016 ESCOPO DOS SERVIÇOS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA ESTADO DA BAHIA CNPJ / DECRETO Nº 043 de 15 de maio de 2019.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA ESTADO DA BAHIA CNPJ / DECRETO Nº 043 de 15 de maio de 2019. DECRETO Nº 043 de 15 de maio de 2019. EMENTA: Estabelece Edital de Convocação e Regulamento para a realização da consulta e audiência pública sobre a minuta do contrato de programa para a prestação de

Leia mais

DECRETOS FINANCEIROS

DECRETOS FINANCEIROS Salvador, Bahia Quinta-feira 24 de Setembro de 2015 Ano C N o 21.783 DECRETOS FINANCEIROS DECRETO FINANCEIRO Nº 118 DE 23 DE SETEMBRO DE 2015 Abre aos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social crédito suplementar,

Leia mais

POLÍTICA E PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL. Experiências e recomendações

POLÍTICA E PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL. Experiências e recomendações POLÍTICA E PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL Experiências e recomendações POLÍTICA E PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL Experiências e recomendações POLÍTICA E PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO

Leia mais

Proposta de Plano Nacional de Saneamento Básico PLANSAB

Proposta de Plano Nacional de Saneamento Básico PLANSAB 1º. Seminário Franco-Brasileiro Sobre Saúde Ambiental Água, Saúde e Desenvolvimento Proposta de Plano Nacional de Saneamento Básico PLANSAB Ernani Ciríaco de Miranda Gerente de Projetos Especialista em

Leia mais

Seminário Consórcios Públicos

Seminário Consórcios Públicos Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Instituto das Águas do Paraná Seminário Consórcios Públicos ABES PR outubro/2011 1 Lei Federal nº 12.305/2010 AGUASPARANÁ LOGÍSTICA REVERSA (Acordos

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE PIÇARRA

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE PIÇARRA LEI MUNICIPAL N.183/2013. Institui o Plano Manicipal de Saneamento Básico do Município de Piçarra, instrumento da Política Municipal de Saneamento Básico e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica:

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica: Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde 1 Quarta-feira Ano II Nº 270 Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica: Tomada de Preços n 007/2014.3TP. Edital de Convocação n 04/2014. Contrato

Leia mais

46ª Assembleia Nacional da Assemae. Saneamento Básico um Direito de Todos

46ª Assembleia Nacional da Assemae. Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae Saneamento Básico um Direito de Todos ABES - Missão e Visão MISSÃO Ser reconhecida, nacionalmente, como a principal entidade de referência, no setor de saneamento ambiental.

Leia mais

PLANO DE TRABALHO OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS

PLANO DE TRABALHO OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS PLANO DE TRABALHO OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS 1 ÁREA DE CREDENCIAMENTO/SUBÁREA Área Planejamento Empresarial; Subáreas Planejamento Estratégico. 2 PROJETO/AÇÃO Linha

Leia mais

POLÍTICA TARIFÁRIA PARA O SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO FLORIANO DE AZEVEDO MARQUES NETO

POLÍTICA TARIFÁRIA PARA O SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO FLORIANO DE AZEVEDO MARQUES NETO POLÍTICA TARIFÁRIA PARA O SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO FLORIANO DE AZEVEDO MARQUES NETO Patrocínio O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO 37% DOS DOMICÍLIOS ESTÃO FORA DA REDE COLETORA DE ESGOTO, AÍ CONSIDERADAS AS

Leia mais

Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável A Educação Ambiental no Saneamento CONCEITO E BASE LEGAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SANEAMENTO Educação Ambiental Art. 1 Entendem-se por educação ambiental

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE COBRANÇA E PREÇOS PÚBLICOS UNITÁRIOS

ATUALIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE COBRANÇA E PREÇOS PÚBLICOS UNITÁRIOS COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO XXXII Reunião Plenária Ordinária do CBHSF ATUALIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE COBRANÇA E PREÇOS PÚBLICOS UNITÁRIOS Alberto Simon Schvartzman Diretor Técnico

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS ANEXO VI DAS ATRIBUIÇÕES GERAIS DOS CARGOS PERFIL DE COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO CARGO ANALISTA / FUNÇÃO ANALISTA DE COOPERATIVISMO E MONITORAMENTO Missão do Cargo: Desenvolver atividades técnicas e prestar

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBITITÁ

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBITITÁ Quinta-feira, 16 de Maio de 2019 Edição N 1.417 Caderno I DECRETO Nº 127, DE 15 DE MAIO DE 2019 Estabelece Edital de Convocação e Regulamento para a realização da consulta e audiência pública sobre a minuta

Leia mais

PORTARIA Nº 118, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2012.

PORTARIA Nº 118, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2012. PORTARIA Nº 118, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2012. O Presidente da Fundação Nacional de Saúde, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 14, XII, do Decreto n 7.335, de 19 de Outubro de 2010, RESOLVE:

Leia mais

1. Prazo para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico é dezembro de 2019

1. Prazo para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico é dezembro de 2019 Brasília-DF, 11 de janeiro de 2018. ÁREA: Saneamento TÍTULO: Instituição do controle social em saneamento básico nos Municípios AUTORA: Cláudia Lins PALAVRAS-CHAVE: Planos Municipais de Saneamento Básico,

Leia mais

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual. Brasília, 16 de novembro de 2005

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual. Brasília, 16 de novembro de 2005 Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual Brasília, 16 de novembro de 2005 1 Monitoramento e Avaliação do PPA Objetivos Proporcionar maior transparência às ações de governo; Auxiliar a tomada de decisão;

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS, LEGISLAÇÃO, PLANSAB, REGULAÇÃO: a visão das agências

POLÍTICAS PÚBLICAS, LEGISLAÇÃO, PLANSAB, REGULAÇÃO: a visão das agências POLÍTICAS PÚBLICAS, LEGISLAÇÃO, PLANSAB, REGULAÇÃO: a visão das agências Eng. Vinícius Fuzeira de Sá e Benevides Presidente da ABAR. Presidente da ADASA-DF. FGV/IBRE 29/05/2014 Estrutura da abordagem 1.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica:

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Prefeitura Municipal de Maragogipe 1 Quarta-feira Ano VIII Nº 1914 Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Lei Nº 023/ 2017 - Denomina Praça da Paquera Antônio Marques de Souza a antiga Praça da Paquera

Leia mais

Resolução Atricon nº 04/2015

Resolução Atricon nº 04/2015 Resolução Atricon nº 04/2015 Aprova as Diretrizes de Controle Externo Atricon 3209/2015, relacionadas à temática Planejamento e execução de obras e serviços de engenharia. A Associação dos Membros dos

Leia mais

REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA

REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA Art. 1º - A Secretaria de Relações Institucionais SERIN, criada pela Lei nº 10.549, de 28 de dezembro de 2006, tem

Leia mais

ANEXO: Minuta do Projeto de Lei da Política municipal de saneamento básico de Estância/SE

ANEXO: Minuta do Projeto de Lei da Política municipal de saneamento básico de Estância/SE ANEXO: Minuta do Projeto de Lei da Política municipal de saneamento básico de Estância/SE 1 MINUTA DE LEI Nº XXXXXX, DE XXXXX DE 2015 "Dispõe sobre a Política Municipal de Saneamento Básico, institui o

Leia mais