Direito Administrativo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Administrativo"

Transcrição

1 Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello

2 EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº /94 (Regime Jurídico Único dos Servidores Civis do Estado do RS): arts. 10, 16, 18, 22 a 27, 62 a 66, 67 a 77, 85 a 157, 167 a 176, 177 a 178, 183 a 197.

3 Lei nº /1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª Tatiana Marcello

4 DIREITOS E VANTAGENS DO SERVIDOR Vencimento e Remuneração Vantagens Férias Tempo de Serviço Concessões Licenças Direito de petição

5 Direitos e Vantagens Vencimento e Remuneração Vantagens Férias Tempo de serviço Vencimento = básico Remuneração = básico + vantagens pecuniárias indenizações (ajuda de custo, diárias, transporte) avanços (acréscimos a cada triênio) gratificações e adicionais (Retribuição pelo exercício de função; Gratificação natalina; Gratificação por regime especial de trabalho, na forma da lei; Gratificação por exercício de atividades insalubres, penosas ou perigosas; Gratificação por exercício de serviço extraordinário; Gratificação de representação, na forma da lei; Gratificação por serviço noturno; Adicional por tempo de serviço; Gratificação de permanência em serviço; Abono familiar; Outras gratificações, relativas ao local ou à natureza do trabalho, na forma da lei). Honorários e jetons (pagamento por participação em curso ou concurso da instituição, ou participação em órgão colegiado). 30 dias por ano de trabalho. A apuração do tempo de serviço será feita em dias, os quais serão convertidos em anos, considerados estes como período de 365 dias. Os dias de efetivo exercício serão computados à vista dos comprovantes de pagamento, ou dos registros funcionais.

6 Concessões Licenças Direito de petição Das Vantagens ao Servidor Estudante ou Participante de Cursos, Congressos e Similares; Da Assistência a Filho Excepcional para tratamento de saúde; por acidente em serviço; por motivo de doença em pessoa da família; à gestante, à adotante e à paternidade; para prestação de serviço militar; para tratar de interesses particulares; para acompanhar o cônjuge; para o desempenho de mandato classista; prêmio por assiduidade; para concorrer a mandato público eletivo; para o exercício de mandato eletivo; especial, para fins de aposentadoria. É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo.

7 Concessões Das Vantagens ao Servidor Estudante ou Participante de Cursos, Congressos e Similares É assegurado o afastamento do servidor efetivo, sem prejuízo de sua remuneração, nos seguintes casos: durante os dias de provas finais do ano ou semestre letivo, para os estudantes de ensino superior, 1º e 2º graus; durante os dias de provas em exames supletivos e de habilitação a curso superior. O servidor, sob pena de ser considerado faltoso ao serviço, deverá comprovar perante a chefia imediata as datas em que se realizarão as diversas provas e seu comparecimento.

8 Da Assistência a Filho Excepcional O servidor, pai, mãe ou responsável por excepcional, físico ou mental, em tratamento, fica autorizado a se afastar do exercício do cargo, quando necessário, por período de até 50% de sua carga horária normal cotidiana, na forma da lei.

9 Licenças para tratamento de saúde por acidente em serviço por motivo de doença em pessoa da família à gestante, à adotante e à paternidade para prestação de serviço militar para tratar de interesses particulares para acompanhar o cônjuge * para o desempenho de mandato classista * prêmio por assiduidade para concorrer a mandato público eletivo para o exercício de mandato eletivo * especial, para fins de aposentadoria

10 O servidor não poderá permanecer em licença por prazo superior a 24 meses, salvo nos casos de: *para acompanhar o cônjuge *para o desempenho de mandato classista *para o exercício de mandato eletivo

11 Licença para tratamento de saúde (do servidor) Será concedida a pedido ou ex-officio, precedida de inspeção médica realizada pelo órgão de perícia oficial do Estado, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus. Findo o período de licença, o servidor deverá reassumir imediatamente o exercício do cargo, sob pena de ser considerado faltoso, salvo prorrogação ou determinação constante do laudo. Não reassumindo, implicará perda da remuneração, sujeitando o servidor à demissão, se a ausência exceder a 30 dias. Não pode exercer atividade remunerada durante a licença.

12 Licença por acidente e serviço O servidor acidentado em serviço será licenciado com remuneração integral até seu total restabelecimento. Configura-se acidente em serviço o dano físico ou mental sofrido pelo servidor, desde que relacionado, mediata ou imediatamente, com as atribuições do cargo. Equipara-se a acidente em serviço o dano: decorrente de agressão sofrida e não-provocada pelo servidor no exercício das atribuições do cargo; sofrido no percurso da residência para o trabalho e vice-versa. O servidor acidentado em serviço terá tratamento integral custeado pelo Estado.

13 Licença por motivo de doença em pessoa da família O servidor poderá obter licença por motivo de doença do cônjuge, de ascendente, descendente, enteado e colateral consangüíneo, até o 2º grau, desde que comprove ser indispensável a sua assistência e esta não possa ser prestada, simultaneamente, com o exercício do cargo. A doença será comprovada através de inspeção de saúde, a ser procedida pelo órgão de perícia médica competente. A licença de que trata o artigo anterior será concedida: Tempo Até 90 dias Mais de 90 dias, sem ultrapassar 180 dias Mais de 180 dias, sem ultrapassar 365 dias Mais de 365 dias até 730 dias Remuneração Remuneração total 2/3 da remuneração 1/3 da remuneração Sem remuneração

14 Licença à Gestante, à Adotante e à Paternidade À servidora gestante será concedida, mediante inspeção médica, licença de 180 dias, sem prejuízo da remuneração. No caso de natimorto, decorridos 30 dias do evento, a servidora será submetida a inspeção médica e, se julgada apta, reassumirá o exercício do cargo. À servidora adotante será concedida licença a partir da concessão do termo de guarda ou da adoção, proporcional à idade do adotado: De 0 a 2 anos, 180 dias; Mais de 2 anos até 4, 150 dias; Mais de 4 anos até 6, 120 dias; Mais de 6 anos, desde que menor, 90 dias. Pelo nascimento ou adoção de filho, o servidor terá direito à licença-paternidade de 15 dias consecutivos.

15 Licença para prestação de serviço Militar Ao servidor convocado para a prestação de serviço militar será concedida licença, nos termos da legislação específica. Concluído o serviço militar, o servidor reassumirá imediatamente, sob pena da perda de vencimento e, se a ausência exceder a 30 dias, de demissão por abandono do cargo. Quando a desincorporação se verificar em lugar diverso do da sede, o prazo para apresentação será de 10 dias.

16 Licença para tratar de interesses particulares Ao servidor detentor de cargo de provimento efetivo, estável, poderá ser concedida licença para tratar de interesses particulares, pelo prazo de até 2 anos consecutivos, sem remuneração. A licença poderá ser negada, quando o afastamento for inconveniente ao interesse do serviço. O servidor deverá aguardar em exercício a concessão da licença, salvo hipótese de imperiosa necessidade, devidamente comprovada à autoridade a que estiver subordinado, considerando-se como faltas os dias de ausência ao serviço, caso a licença seja negada. O servidor poderá, a qualquer tempo, reassumir o exercício do cargo. Não se concederá nova licença antes de decorridos 2 anos do término da anterior, contados desde a data em que tenha reassumido o exercício do cargo.

17 Licença para acompanhar o cônjuge * O servidor detentor de cargo de provimento efetivo, estável, terá direito à licença, sem remuneração, para acompanhar o cônjuge, quando este for transferido, independentemente de solicitação própria (de ofício), para outro ponto do Estado ou do Território Nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo Federal, estadual ou municipal. Concedida mediante pedido do servidor, devidamente instruído, devendo ser renovada a cada 2 anos. O período não será computável como tempo de serviço para qualquer efeito. À mesma licença terá direito o servidor removido que preferir permanecer no domicílio do cônjuge. O servidor poderá ser lotado, provisoriamente, em repartição da Administração Estadual Direta, Autárquica ou Fundacional, desde que para o exercício de atividade compatível com seu cargo.

18 Licença para desempenho de mandato classista * É assegurado ao servidor o direito à licença para o desempenho de mandato classista em central sindical, em confederação, federação, sindicato, núcleos ou delegacias, associação de classe ou entidade fiscalizadora da profissão, de âmbito estadual ou nacional, com a remuneração $$$$ do cargo efetivo. A licença de que trata este artigo será concedida nos termos da lei.

19 Licença-prêmio por assiduidade O servidor que, por um qüinqüênio ininterrupto (5 anos), não se houver afastado do exercício de suas funções terá direito à concessão automática de 3 meses de licençaprêmio por assiduidade, com todas as vantagens do cargo, como se nele estivesse em exercício. A pedido do servidor, a licença-prêmio poderá ser: gozada, no todo ou em parcelas não inferiores a 1 mês, com a aprovação da chefia, considerada a necessidade do serviço; contada em dobro, como tempo de serviço para os efeitos de aposentadoria, avanços e adicionais, vedada a desconversão (ver inconstitucionalidade) Ao entrar em gozo de licença-prêmio, o servidor terá direito, a pedido, a receber a sua remuneração do mês de fruição antecipadamente.

20 Licença para Concorrer a Mandato Público Eletivo e Exercê-lo * O servidor que concorrer a mandato público eletivo será licenciado na forma da legislação eleitoral. Eleito, o servidor ficará afastado do exercício do cargo a partir da posse. O servidor investido em mandato eletivo ou classista não poderá ser removido ou redistribuído ex-officio para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.

21 Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições: mandato federal, estadual ou distrital mandato de Prefeito mandato de vereador: ficará afastado do cargo, recebendo $ do mandato. será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela remuneração do cargo ou a do mandato; havendo compatibilidade de horários, perceberá a remuneração do cargo + a do mandato (acumulará); não havendo compatibilidade de horários, será afastado e poderá optar pela remuneração do cargo ou a do mandato (regra do Prefeito).

22 Licença Especial para fins de Aposentadoria Decorridos 30 dias da data em que tiver sido protocolado o requerimento da aposentadoria, o servidor será considerado em licença especial remunerada, podendo afastar-se do exercício de suas atividades, salvo se antes tiver sido cientificado do indeferimento do pedido.

23 TEMPO DE SERVIÇO A apuração do tempo de serviço será feita em dias, os quais serão convertidos em anos, considerados estes como período de 365 dias. Os dias de efetivo exercício serão computados à vista dos comprovantes de pagamento, ou dos registros funcionais.

24 São considerados de efetivo exercício os afastamentos do serviço em virtude de: férias; casamento, até 8 dias consecutivos; falecimento de cônjuge, ascendente, descendente, sogros, irmãos, companheiro ou companheira, madrasta ou padrasto, enteado e menor sob guarda ou tutela, até 8 dias; doação de sangue, 1 dia por mês, mediante comprovação; exercício pelo servidor efetivo, de outro cargo, de provimento em comissão, exceto para efeito de promoção por merecimento; júri e outros serviços obrigatórios por lei; desempenho de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, exceto para promoção por merecimento;

25 missão ou estudo noutros pontos do território nacional ou no exterior, quando o afastamento houver sido expressamente autorizado pelo Governador do Estado e sem prejuízo da retribuição pecuniária; deslocamento para nova sede na forma do artigo 58 (Remoção); realização de provas, na forma do artigo 123; assistência a filho excepcional, na forma do artigo 127; prestação de prova em concurso público; participação em programas de treinamento regularmente instituído, correlacionado às atribuições do cargo;

26 licença: à gestante, à adotante e à paternidade; para tratamento da própria saúde ou de pessoa da família, com remuneração; prêmio por assiduidade; por motivo de acidente em serviço, agressão não-provocada ou doença profissional; para concorrer a mandato eletivo federal, estadual ou municipal; para desempenho de mandato classista, exceto para efeito de promoção por merecimento; para participar de cursos, congressos e similares, sem prejuízo da retribuição; moléstia, devidamente comprovada por atestado médico, até 3 dias por mês, mediante pronta comunicação à chefia imediata; participação de assembléias e atividades sindicais.

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO Simulado Aula 02 TJ-RS DIREITO ADMINISTRATIVO Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo SIMULADO 01. (SIMULADA) De acordo com a Lei Complementar Estadual nº 10.098/1994, marque a alternativa correta

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Tempo de Serviço Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI COMPLEMENTAR Nº 10.098, DE 3 DE FEVEREIRO DE 1994 TÍTULO III Dos Direitos e

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital Direito Constitucional - Da Administração Pública: das disposições gerais; dos servidores

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital Direito Administrativo - Novo Edital - Tatiana Marcello Direito Administrativo: conceitos

Leia mais

Lei /1994 Estatuto Servidores do RS

Lei /1994 Estatuto Servidores do RS Legislação Estatutária Lei 10.098/1994 Estatuto Servidores do RS TÍTULO II: Do provimento, promoção, vacância, remoção e redistribuição Art. 10: São formas de provimento de cargo público: Provimento I

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licenças Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores

Leia mais

AFASTAMENTO PARA EXERCÍCIO DE MANDATO ELETIVO

AFASTAMENTO PARA EXERCÍCIO DE MANDATO ELETIVO No caso de pagamento de remuneração pelo órgão ou entidade de origem ao servidor cedido ou posto à disposição de outro órgão ou entidade do mesmo Poder, não serão pagas vantagens de natureza indenizatória,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001.

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Parte V Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Maria Carolina Ramos Aula nº. 41 Antes de adentrarmos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licenças Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença: LEI 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS LICENÇAS

Leia mais

PRORROGAÇÃO DE LICENÇA

PRORROGAÇÃO DE LICENÇA PRORROGAÇÃO DE LICENÇA A licença poderá ser prorrogada ex officio ou a pedido Reg, 101. O pedido de prorrogação deverá ser apresentado antes de findo o prazo da licença; se indeferido, contar-se-á como

Leia mais

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência COMPILADO LEI 8112/90 Frequência LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Art. 19.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO Questões de concursos Aula 02 TJ-RS DIREITO ADMINISTRATIVO Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo QUESTÃO DE CONCURSOS 1. (FAURGS TJ/RS) Tendo em vista as disposições da Lei Complementar Estadual

Leia mais

Atenção! AFASTAMENTOS DOS AFASTAMENTOS

Atenção! AFASTAMENTOS DOS AFASTAMENTOS DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTOS Atenção! O servidor poderá assumir cargo em comissão e função de confiança em outro órgão até mesmo durante o estágio probatório, mas, para isso, o DAS deve ser elevado (níveis

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello DIREITOS E VANTAGENS DO SERVIDOR Vencimento e Remuneração Vantagens Férias Licenças Afastamentos

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA Descrição Pode especificar horas? Ação Utilização (são de caráter meramente exemplificativos) Exige documento legal? ACOMPANHAMENTO DEPENDENTE

Leia mais

Direito Administra.vo

Direito Administra.vo Direito Administra.vo facebook.com/professorata0anamarcello facebook.com/ta0anamarcello @ta0anamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

Aula nº. 43 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO

Aula nº. 43 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União Parte VII 43 Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Nairim Machado Palma Aula nº. 43 REGIME

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 10.098/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª

Leia mais

DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTO PARA SERVIR A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE ART 93 O

DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTO PARA SERVIR A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE ART 93 O DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTO PARA SERVIR A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE ART 93 O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso LEI COMPLEMENTAR nº 840/11 Rodrigo Cardoso LICENÇAS (art.130) 1)DA LICENÇA POR MOTIVO DE AFASTAMENTO DO CÔNJUGE OU COMPANHEIRO Art. 133. Pode ser concedida licença ao servidor estável para acompanhar cônjuge

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Benefício de caráter indenizatório concedido ao servidor ativo com a finalidade

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e

Leia mais

Estágio Probatório - Legislação

Estágio Probatório - Legislação Estágio Probatório - Legislação Constituição Federal/88 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Servidores Públicos Empregados Públicos Servidores Temporários

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Afastamentos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o

Leia mais

OCORRÊNCIAS. Ao completar 20 anos de serviço, tem acréscimo de 1/6 à remuneração Requerimento protocolado no 1º dia Não há limite.

OCORRÊNCIAS. Ao completar 20 anos de serviço, tem acréscimo de 1/6 à remuneração Requerimento protocolado no 1º dia Não há limite. OCORRÊNCIAS Adicional por tempo de serviço A cada 5 anos de serviço, tem um acréscimo de 5% ao salário. - - - Sexta Parte Convocação para júri Doação de Sangue Ao completar 20 anos de serviço, tem acréscimo

Leia mais

GABINETE DO PREFEITO. O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAÍBA, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atrições legais.

GABINETE DO PREFEITO. O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAÍBA, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atrições legais. Publicado no B.O.M.M. Nº 1161 GABINETE DO PREFEITO Em 23/12/2016 LEI Nº 1.841/2016 DISPÕE ACERCA DE ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS NA LEI MUNICIPAL Nº 389/1995 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Tempo de Serviço Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo TEMPO DE SERVIÇO LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Afastamentos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS DIREITOS E VANTAGENS DOS AFASTAMENTOS a) Do Afastamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MANUAL DO SERVIDOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MANUAL DO SERVIDOR Página 1 de 6 AUXÍLIO-TRANSPORTE Definição Benefício concedido em pecúnia, destinado ao custeio parcial das despesas realizadas com transporte coletivo nos deslocamentos da residência para o local de trabalho

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública. Princípios da Administração Pública. Poderes da Administração Pública.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 045, DE 02 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital Direito Constitucional - Da Administração Pública: das disposições gerais; dos servidores

Leia mais

BOLETIM DE FREQUÊNCIA

BOLETIM DE FREQUÊNCIA BOLETIM DE FREQUÊNCIA 1. Disposições Gerais: Esta instrução é destinada aos Interfaces de Gestão de Pessoal responsáveis pelo preenchimento do Boletim de Freqüência de suas respectivas unidades. O controle

Leia mais

BOLETIM DE FREQUÊNCIA

BOLETIM DE FREQUÊNCIA BOLETIM DE FREQUÊNCIA 1. Disposições Gerais: Esta instrução é destinada aos Interfaces de Gestão de Pessoal responsáveis pelo preenchimento do Boletim de Freqüência de suas respectivas unidades. O controle

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Pampa Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas FOLHA PONTO

Ministério da Educação Universidade Federal do Pampa Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas FOLHA PONTO FOLHA PONTO Abrangência: Técnicos Administrativos É de responsabilidade da Chefia imediata, o acompanhamento através da folha ponto da situação de Frequência do Servidor, sobre o que estabelece a presente

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 03/04

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 03/04 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 03/04 Dispõe sobre o estágio probatório dos servidores concursados para cargos técnico-administrativos

Leia mais

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Lei 8112/90 Sinopse 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Da União Das Autarquias, mesmo as de recurso especial Das Fundações Públicas Federais Servidor é a pessoa legalmente

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 PROJETO DE LEI Nº 21.631/2015 Altera dispositivos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994, da Lei nº 6.932, de 19 de janeiro de 1996, da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá outras providências.

Leia mais

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS Dra. Elane Alves Assessora Jurídica da FEGACS Leis Municipais Lei Orgânica dos Municípios Estatuto dos Servidores Públicos Municipais PCCS - Plano de Carreira

Leia mais

Aula nº 12. CONCESSÕES (continuação)

Aula nº 12. CONCESSÕES (continuação) Página1 Curso/Disciplina: Legislação e Ética no Serviço Público Objetivo Aula: Aula 12 Professor(a): Alexandre Prado Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 12 CONCESSÕES (continuação) Art. 98,

Leia mais

NORMA DE DE CONCESSÃO DE LICENÇAS - NOR 305

NORMA DE DE CONCESSÃO DE LICENÇAS - NOR 305 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: CONCESSÃO DE LICENÇAS A EMPREGADO APROVAÇÃO: Resolução DIREX 024, de 04/02/2013 VIGÊNCIA: 08/02/2013 NORMA DE DE CONCESSÃO DE LICENÇAS - NOR 305 1/9 ÍNDICE

Leia mais

LEI MUNICIPAL N /2007

LEI MUNICIPAL N /2007 LEI MUNICIPAL N. 2.222/2007 DISPÕE SOBRE ALTERAÇÕES NO REGIME JURIDICO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS, ALTERA A REDAÇÃO DO ART. 5.º DA LEI MUNICIPAL 2212/2007 E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS Walter Luiz Heck, Prefeito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 10.098/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS. Cargo Professor efetivo Substituto /Temporário Lei nº 8.745 de 09/12/1993 Autorização do Diretor Geral ou Diretor de Planejamento Código de vaga disponível Estagiário

Leia mais

CÓDIGOS SIAPENET. 09 Afastamento para Curso Formação Opção Cargo Efetivo C/ Remuneração

CÓDIGOS SIAPENET. 09 Afastamento para Curso Formação Opção Cargo Efetivo C/ Remuneração CÓDIGOS SIAPENET Código Afastamento 01 Abandono de Cargo Ausência Intencional (por mais de 30 (trinta) dias) 02 Abandono Cargo Inassiduidade Habitual (por 60 (sessenta) dias interpoladamente durante o

Leia mais

NORMAS PARA REGISTRO DE AUSÊNCIA DOCENTE E REPOSIÇÕES DE AULAS

NORMAS PARA REGISTRO DE AUSÊNCIA DOCENTE E REPOSIÇÕES DE AULAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA NORMAS PARA REGISTRO DE AUSÊNCIA DOCENTE E REPOSIÇÕES DE AULAS Art.

Leia mais

DECRETO N.º 3464, DE 30 DE NOVEMBRO DE (alterado pelo DECRETO Nº 3487, DE 20 DE JANEIRO DE 2016)

DECRETO N.º 3464, DE 30 DE NOVEMBRO DE (alterado pelo DECRETO Nº 3487, DE 20 DE JANEIRO DE 2016) DECRETO N.º 3464, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2015. (alterado pelo DECRETO Nº 3487, DE 20 DE JANEIRO DE 2016) "DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE ADICIONAL DE PERICULOSIDADE AO SERVIDOR PÚBLICO DETENTOR DE CARGO EFETIVO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90 - RESUMO DOS PONTOS PRINCIPAIS INVESTIDURA NO CARGO Artigo 21 ao 32. (Material da Aula 8 AGENTES PÚBLICOS) REMOÇÃO Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1 Noções de organização

Leia mais

ATO REGULAMENTAR GP Nº 11/2009 de 16 de novembro de 2009

ATO REGULAMENTAR GP Nº 11/2009 de 16 de novembro de 2009 ATO REGULAMENTAR GP Nº 11/2009 de 16 de novembro de 2009 Dispõe sobre a concessão e pagamento de férias e de adiantamento da gratificação natalina no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

Leia mais

Tempo de Serviço. A apuração do tempo de serviço dos Procuradores do Estado será feita em dias art. 61.

Tempo de Serviço. A apuração do tempo de serviço dos Procuradores do Estado será feita em dias art. 61. Tempo de Serviço A apuração do tempo de serviço dos Procuradores do Estado será feita em dias art. 61. Afastamentos do cargo o Procurador do Estado considerados efetivo exercício: art. 63: Os períodos

Leia mais

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello VACÂNCIA Vacância é o ato administrativo que desfaz o vínculo da pessoa física com a Administração Pública ou com o cargo

Leia mais

FOLHA PONTO. 1.1 Validade: Mensal. 1.2 Prazo de entrega na C.A.P.: Até o dia 05 (cinco) do mês seguinte ao do mês de abrangência

FOLHA PONTO. 1.1 Validade: Mensal. 1.2 Prazo de entrega na C.A.P.: Até o dia 05 (cinco) do mês seguinte ao do mês de abrangência FOLHA PONTO Abrangência: Técnicos Administrativos É de responsabilidade da Chefia imediata, o acompanhamento através da folha ponto da situação de FREQÜÊNCIA DO SERVIDOR, sobre o que estabelece a presente

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello NOMEAÇÃO 30 dias 15 dias 3 anos - RAPID Concurso Nomeação Posse Exercício Estágio Probatório

Leia mais

SUMÁRIO LEI 8.112/1990

SUMÁRIO LEI 8.112/1990 SUMÁRIO LEI 8.112/1990 Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 15 Capítulo 2 CARGOS EMPREGOS E FUNÇÕES... 21 2.1. Conceito... 21 2.2. Classificação dos cargos públicos... 22 2.3. Criação e extinção de cargos públicos...

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

SUMÁRIO LEI 8.112/1990. Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13

SUMÁRIO LEI 8.112/1990. Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13 SUMÁRIO LEI 8.112/1990 Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13 Capítulo 2 CARGOS EMPREGOS E FUNÇÕES... 19 2.1. Conceito... 19 2.2. Classificação dos cargos públicos... 20 2.3. Criação e extinção de cargos públicos...

Leia mais

REMOÇÃO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

REMOÇÃO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES REMOÇÃO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO É o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRF da 2ª Região/Técnico Judiciário/2007) Mirian exerce o cargo efetivo de professora de ensino médio da rede pública estadual de ensino, atividade esta que sempre desempenhou

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL) LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL) LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE NOTA DO ORGANIZADOR... 11 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL)... 13 Capítulo II - Dos Direitos Sociais... 13 Capítulo III - Dos Estados Federados... 13 Capítulo IV - Dos Municípios...

Leia mais

Lei 8112/90 aplicada ao DF (Lei 197/91) Prof. Amorim Aula 2 Título III Direitos e Vantagens

Lei 8112/90 aplicada ao DF (Lei 197/91) Prof. Amorim Aula 2 Título III Direitos e Vantagens Lei 8112/90 aplicada ao DF (Lei 197/91) Prof. Amorim Aula 2 Título III Direitos e Vantagens Questão 21 À luz da Lei 8112/90 aplicada ao DF julgue os itens abaixo relacionados e assinale a alternativa CORRETA:

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Públicos Agentes Políticos Agentes Administrativos

Leia mais

Dicas - 03 LEI N.º 6.174/70

Dicas - 03 LEI N.º 6.174/70 Dicas - 03 LEI N.º 6.174/70 Sumário Sumário... 1 Observações Iniciais... 2 Das férias... 2 Do vencimento e da remuneração... 2 Das Vantagens... 3 Dos Adicionais... 3 Das Gratificações... 3 Da Ajuda de

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE COLIDER MT

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE COLIDER MT 1 ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE COLIDER MT LEI Nº. 2408/2010 ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO MUNICÍPIO DE COLIDER, DAS SUAS AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES Colider-MT 2010 2 SUMÁRIO TÍTULO

Leia mais

Indenização de Transporte

Indenização de Transporte Indenização de Transporte Concedida ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção, por força das atribuições do cargo (art. 60). Objetivo: ressarcir despesas com aluguel

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça Revogado pela Resoluação n. 29 de 4 de setembro de 2012 RESOLUÇÃO N. 26 DE 27 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre a concessão de adicional pelo exercício de atividade insalubre ou perigosa a servidores do

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Direitos e Vantagens: Gratificações / Adicionais Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ Conselho Superior

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ Conselho Superior Deliberação CSDP nº 04, de 10 de abril de 2015. Alterada, em partes, pela Deliberação CSDP nº 13, de 13 de julho de 2015 Dispõe sobre os critérios para a concessão, gozo e pagamento de férias e licença

Leia mais

Estatuto e Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello

Estatuto e Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Oficial de Justiça Estatuto e Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Estatuto e Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO MINUTA... Estabelece critérios e procedimentos registro de assiduidade e pontualidade dos servidores técnicos administrativos em educação da Universidade

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DECRETO JUDICIÁRIO Nº 1779/ 2013. Dispõe sobre a concessão de férias aos servidores do Quadro Único de Pessoal do Poder Judiciário do Estado de Goiás, o pagamento das vantagens dela decorrentes, sua marcação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 232, DE 20 DE MARÇO DE 2001 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DOS ADICIONAIS SEÇÃO I

RESOLUÇÃO Nº 232, DE 20 DE MARÇO DE 2001 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DOS ADICIONAIS SEÇÃO I RESOLUÇÃO Nº 232, DE 20 DE MARÇO DE 2001 Regulamenta, no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de Primeiro e Segundo Graus, a concessão dos adicionais pelo exercício de atividades insalubres ou perigosas

Leia mais

Presidência. Secretaria do Tribunal RESOLUÇÃO N. 40 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012.

Presidência. Secretaria do Tribunal RESOLUÇÃO N. 40 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012. pág. 1 Presidência Secretaria do Tribunal RESOLUÇÃO N. 40 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre a concessão, parcelamento, adiantamento, indenização e pagamento de férias aos servidores do. O PRESIDENTE

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 12/07/2017 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

Revogado pela Resolução n. 40 de 14 de dezembro de 2012.

Revogado pela Resolução n. 40 de 14 de dezembro de 2012. Revogado pela Resolução n. 40 de 14 de dezembro de 2012. RESOLUÇÃO N. 6 DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010. Dispõe sobre as regras e os procedimentos para a concessão, parcelamento, adiantamento, indenização e pagamento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UTINGA C.N.P.J / Rua 15 de Novembro, 08 Centro, CEP Utinga - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE UTINGA C.N.P.J / Rua 15 de Novembro, 08 Centro, CEP Utinga - BA 2 LEI Nº 356, DE 28 DE OUTUBRO DE 2014. DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DOS ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE UTINGA O Prefeito Municipal de UTINGA-BAHIA,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Concessões Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre o regime jurídico dos

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Plano de Cargos, carreiras e vencimentos do Quadro de Pessoal de Apoio Técnico-Administrativo do Ministério Público do Estado de Pernambuco. Lei nº 12.956/2005 Professor Guilherme

Leia mais

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Licenças O art. 81 do Estatuto elenca 7 licenças a serem concedidas ao servidor: I - por motivo de doença em pessoa da família;

Leia mais

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello AGENTES PÚBLICOS Prof.ª Tatiana Marcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Remoção, Redistribuição e Substitução Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL)

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho. Interrupção e suspensão do contrato de trabalho Parte 2

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho. Interrupção e suspensão do contrato de trabalho Parte 2 DIREITO DO TRABALHO Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho Interrupção e suspensão do contrato de trabalho Parte 2 Profª. Eliane Conde G) Licença não remunerada H) Suspensão para Curso

Leia mais

Desafio: 8112/90 - Parte I

Desafio: 8112/90 - Parte I Desafio: 8112/90 - Parte I 1. Como se chama o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. 2. Como se chama a retribuição pecuniária

Leia mais

Portaria Nº 502, de 23 de dezembro de 2002 ANEXO I À PORTARIA N.º 502, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2002.

Portaria Nº 502, de 23 de dezembro de 2002 ANEXO I À PORTARIA N.º 502, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2002. Portaria Nº 502, de 23 de dezembro de 2002 Diário Oficial do Distrito Federal ANO XXXV Nº 247 BRASÍLIA DF, 24 DE DEZEMBRO DE 2002 Dispõe sobre normas para alteração da carga horária dos servidores da Carreira

Leia mais

Lei Complementar Municipal Nº , de 28 de maio de 2014.

Lei Complementar Municipal Nº , de 28 de maio de 2014. Lei Complementar Municipal Nº. 1.463, de 28 de maio de 2014. Da nova redação a artigos que menciona e dá outras providências. O Povo do Município de Águas Formosas, Estado de Minas Gerais, por seus representantes

Leia mais