DIREITO ADMINISTRATIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO ADMINISTRATIVO"

Transcrição

1 LEI 8.112/90 - RESUMO DOS PONTOS PRINCIPAIS INVESTIDURA NO CARGO Artigo 21 ao 32. (Material da Aula 8 AGENTES PÚBLICOS) REMOÇÃO Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: I - de ofício, no interesse da Administração; II - a pedido, a critério da Administração; III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial; c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados. REDISTRIBUIÇÃO Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos: I - interesse da administração; II - equivalência de vencimentos; III - manutenção da essência das atribuições do cargo; IV - vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; V - mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional; VI - compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade. 1 o A redistribuição ocorrerá ex officio para ajustamento de lotação e da força de trabalho às necessidades dos serviços, inclusive nos casos de reorganização, extinção ou criação de órgão ou entidade. 2 o A redistribuição de cargos efetivos vagos se dará mediante ato conjunto entre o órgão central do SIPEC e os órgãos e entidades da Administração Pública Federal envolvidos. 3 o Nos casos de reorganização ou extinção de órgão ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no órgão ou entidade, o servidor estável que não for redistribuído será colocado em disponibilidade, até seu aproveitamento na forma dos arts. 30 e o O servidor que não for redistribuído ou colocado em disponibilidade poderá ser mantido sob responsabilidade do órgão central do SIPEC, e ter exercício provisório, em outro órgão ou entidade, até seu adequado aproveitamento. DIREITOS I VENCIMENTOS E REMUNERAÇÃO (Art. 40 ao 48) Vencimento: Retribuição pecuniária recebida pelo trabalho prestado. Remuneração: Vencimento + Vantagens.

2 II VANTAGENS (Art. 49 ao 76) 1) Indenizações: 1. Ajuda de Custo: Compensação de despesas de instalação do servidor que mude de domicílio permanentemente. Requisitos: - alteração de sede no interesse do serviço (à pedido não tem direito) - alteração de domicílio em caráter permanente. Obs: Compreende transporte e será o valor de 1 mês de remuneração; até 1 ano tem direito à transporte da família para local de origem no caso de morte do servidor; não recebe quando for cônjuge servidor removido junto (duplo pagamento); mandado efetivo; pessoa que assume cargo em comissão também recebe se preencher requisitos; e se deixar de apresentar-se em 30 dias na nova sede deve restituir o valor recebido. 2. Diária: Compensação de despesas com passagens aéreas e despesas extraordinárias, decorrente de afastamento da sede em caráter eventual. Requisitos: - afastamento temporário da sede para território nacional ou estrangeiro a serviço. (afastamento permanente não dá direito) - Destinado a pagamento de pousada, alimento, locomoção urbana. Obs: Restituir as diárias recebidas indevidamente (5 dias); recebe metade da diária quando não houver pernoite ou for paga pela união. 3. Indenização de Transporte: Recebe quando do uso de meios próprios para realização de serviços externos. 4. Auxílio Moradia: Despesas com aluguel/moradia ou hospedagem/hotel. Requisitos: - Inexistência de imóvel funcional ou cônjuge não ocupe imóvel funcional. - servidor e cônjuge não tenha tido imóvel na sede até 12 meses antes da nomeação. - alguém que viva junto não recebe auxílio moradia ou não tenha mudado para ocupar cargo em comissão ou função de confiança do DAS. Obs: Recebe 2 meses depois de comprovada a despesa; valor de 25% do cargo em comissão ou da função de confiança ou do Ministro de Estado; teto é 25% do subsídio do Ministro de Estado; diminui 25% à partir do 2º ano de recebimento e acaba no 4º ano; pode reiniciar depois dos 4 anos se preenchidos os requisitos novamente. 2) Gratificações: 1. Retribuição pelo Exercício de Função de Direção, Chefia e Assessoramento: Devido pelo exercício da função 2. Gratificação Natalina: 1/12 da remuneração de dezembro por mês de exercício. Obs: caracteriza 1 mês de exercício (15 ou mais dias trabalhados no mês); paga até dia 20 de dezembro. 3. Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso: Devida ao servidor que fizer, em caráter eventual: I atuação como instrutor em curso de formação/desenvolvimento/treinamento na União; II participação banca examinadora (provas); III participação em logística de concurso; IV atuação na aplicação de provas. Obs: Valor é calculado em horas e o máximo será 120 horas. 3) Adicionais: 1. Adicional por Tempo de Serviço: (Revogado)

3 2. Adicional de Insalubridade, Periculosidade, ou Atividade Penosa: Insalubridade ou periculosidade relacionam-se com o contato com substâncias tóxicas, radioativas, ou risco de vida; atividade penosa são em fronteira ou em condições de vida que justifiquem. 3. Adicional por Serviço Extraordinário: 50% sobre a hora normal; deve ocorrer excepcionalmente e temporariamente. 4. Adicional Noturno: 22h às 5h; 25% sobre o valor da hora (hora = 52min e 30 s.); máximo 2 horas por jornada. 5. Adicional de Férias: 1/3 para férias (terço constitucional) 6. Outros, relativos ao local ou natureza do trabalho: (não há definição na lei) III FÉRIAS (Art. 77 ao 88) 30 dias consecutivos anualmente/ Servidor do Raio X - 20 dias consecutivos por semestre; Pode acumular 2 períodos (necessidade do serviço)/ Raio X não acumula; 12 meses de exercício p/ a primeira concessão; Pode parcelar 3 etapas (a pedido por requerimento e por interesse da Adm.) pagamento 1/3 no 1º período tirado. Pagamento até o 2 dias antes das férias; Interrupção: calamidade pública; comoção interna; convocação p/ júri; serviço militar ou eleitoral; necessidade declarada pela autoridade máxima do órgão. IV LICENSAS (Art. 81 ao 92) 1) Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família: Cônjuge/Companheiro; pais/padrasto - madrasta; filhos/enteados; dependentes; A cada 12 meses: 60 dias consecutivos ou não = remuneração A cada 12 meses: 90 dias consecutivos ou não = sem remuneração Interstício dos 12 meses começa no 1º dia da concessão. 2) Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge ou Companheiro: Concedida para servidor que foi deslocado para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado no território nacional ou estrangeiro, ou para o exercício de mandado eletivo do Executivo ou Legislativo; Prazo indeterminado e sem remuneração; Pode haver exercício provisório em órgão, autarquia ou fundação pública, se atividade compatível, quando do deslocamento de cônjuge ou companheiro servidor de algum da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios. 3) Licença para Serviço Militar: Cessado o serviço militar o retorno para reassumir o cargo será em trinta dias sem remuneração. 4) Licença para Atividade Política: Sem remuneração (da escolha em convenção partidária até a véspera da candidatura) Remuneração (do dia do registro da candidatura até 10 dias depois da eleição) Obs: Direção, Chefia, Assessoramento afasta-se no dia do registro da candidatura. 5) Licença para Capacitação:

4 A cada 5 anos (quinquênio); Até 3 meses com remuneração; Para participar de curso de capacitação profissional; Obs: Não acumulável; interesse da administração. 6) Licença para Tratar de Interesses Particulares: Até 3 anos sem remuneração; À critério da Administração (discricionário); Não pode estar em estágio probatório. Obs: interrompe a qualquer tempo a pedido ou no interesse público. 7) Licença para Desempenho de Mandato Classista: Confederação, Federação, Associação, sindicato, administração/gerência de cooperativa de servidores públicos. Sem remuneração; Entidades: com 5000 associados/ 2 servidores; com 5001 à associados/ 4 servidores; com associados/ 8 servidores. V AFASTAMENTOS (Art. 93 ao 96-A) 1) Afastamento para Servir a outro Órgão ou Entidade: Cargo em comissão/função de confiança/ casos previstos em leis específicas; Ônus = órgão ou entidade cessionária; Empresa Pública e Sociedade de Economia Mista = paga o servidor ou indeniza a Adm. Direta; Realizado por Portaria. 2) Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo: Previsão Constitucional; Regra = afasta-se do cargo; Exceção = Prefeito opta pelo salário (cargo efetivo ou eletivo) e vereador pode acumular se horário compatível, caso contrário opta nos moldes do prefeito. 3) Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior: Autorização do Presidente da República, do Presidente dos Órgãos do Poder Legislativo e Presidente do STF; Até 4 anos (necessita de igual período para nova autorização); Não se aplica para diplomata. VI CONCESSÕES (Art. 97 ao 99) Ausentar-se do serviço por 1 (um) dia, para doação de sangue; Pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias; Por 8 (oito) dias consecutivos em razão de casamento ou falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos. Para estudante: poderá ser concedido horário diferenciado em caso de incompatibilidade e se mudar de sede no interesse do serviço é assegurado matrícula em instituição de ensino congênere. VII TEMPO DE SERVIÇO (Art. 100 ao 103) Contagem de tempo para todos os efeitos: Tempo nas Forças Armadas (FAB);

5 Contagem de tempo para Aposentadoria: - Tempo de serviço nos Estados, DF, Municípios; - Licença para tratamento de pessoa da família remunerada até 30 dias; - Licença para atividade política; - Tempo de Mandato eletivo anterior ao cargo; - Tempo de contribuição para o INSS na atividade privada; - Tempo em Tiro de Guerra; - Licença para tratamento da própria saúde até 24 meses. VIII DIREITO DE PETIÇÃO (Art. 104 ao 115) Pedido de Reconsideração de Ato 1ª decisão; Recurso Hierárquico demais decisões. Prazo para Reconsideração de Ato e Recurso Hierárquico: 30 dias da ciência ou publicação; Prescrição: 5 anos = demissão/cassação de aposentadoria; 120 dias demais casos. DEVERES Art São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; II - ser leal às instituições a que servir; III - observar as normas legais e regulamentares; IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; V - atender com presteza: a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal; c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública. VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público; VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição; IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa; X - ser assíduo e pontual ao serviço; XI - tratar com urbanidade as pessoas; XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder. Parágrafo único. A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa. ACUMULAÇÃO DE CARGO Artigo 118 ao 120 Mesma regra constitucional; (Material da Aula 8 AGENTES PÚBLICOS) RESPONSABILIDE DO SERVIDOR Artigo 117; e 121 ao 142; (Material da Aula 9 RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR PÚBLICO)

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Remoção, Redistribuição e Substitução Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL)

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licenças Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença: LEI 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS LICENÇAS

Leia mais

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001.

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Parte V Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Maria Carolina Ramos Aula nº. 41 Antes de adentrarmos

Leia mais

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência COMPILADO LEI 8112/90 Frequência LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Art. 19.

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Lei nº 8.112-1990 Regime jurídico dos servidores públicos Parte 3 Prof. Thamiris Felizardo -Jornada Jornada de trabalho diferenciada para servidores

Leia mais

Atenção! AFASTAMENTOS DOS AFASTAMENTOS

Atenção! AFASTAMENTOS DOS AFASTAMENTOS DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTOS Atenção! O servidor poderá assumir cargo em comissão e função de confiança em outro órgão até mesmo durante o estágio probatório, mas, para isso, o DAS deve ser elevado (níveis

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licenças Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores

Leia mais

DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTO PARA SERVIR A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE ART 93 O

DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTO PARA SERVIR A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE ART 93 O DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTO PARA SERVIR A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE ART 93 O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Acumulação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre o regime jurídico dos

Leia mais

Aula nº. 43 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO

Aula nº. 43 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União Parte VII 43 Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Nairim Machado Palma Aula nº. 43 REGIME

Leia mais

Indenização de Transporte

Indenização de Transporte Indenização de Transporte Concedida ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção, por força das atribuições do cargo (art. 60). Objetivo: ressarcir despesas com aluguel

Leia mais

Estágio Probatório - Legislação

Estágio Probatório - Legislação Estágio Probatório - Legislação Constituição Federal/88 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello DIREITOS E VANTAGENS DO SERVIDOR Vencimento e Remuneração Vantagens Férias Licenças Afastamentos

Leia mais

REMOÇÃO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

REMOÇÃO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES REMOÇÃO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO É o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Tempo de Serviço Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI COMPLEMENTAR Nº 10.098, DE 3 DE FEVEREIRO DE 1994 TÍTULO III Dos Direitos e

Leia mais

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Lei 8112/90 Sinopse 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Da União Das Autarquias, mesmo as de recurso especial Das Fundações Públicas Federais Servidor é a pessoa legalmente

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL) LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL) LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE NOTA DO ORGANIZADOR... 11 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL)... 13 Capítulo II - Dos Direitos Sociais... 13 Capítulo III - Dos Estados Federados... 13 Capítulo IV - Dos Municípios...

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Atos e sanções na lei de improbidade (Lei 8.429/92) e no estatuto dos servidores públicos federais (Lei 8.112/90) - Parte 4 Prof. Denis França Responsabilidade na Lei 8.112/90:

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS. Cargo Professor efetivo Substituto /Temporário Lei nº 8.745 de 09/12/1993 Autorização do Diretor Geral ou Diretor de Planejamento Código de vaga disponível Estagiário

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello NOMEAÇÃO 30 dias 15 dias 3 anos - RAPID Concurso Nomeação Posse Exercício Estágio Probatório

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

AFASTAMENTO PARA EXERCÍCIO DE MANDATO ELETIVO

AFASTAMENTO PARA EXERCÍCIO DE MANDATO ELETIVO No caso de pagamento de remuneração pelo órgão ou entidade de origem ao servidor cedido ou posto à disposição de outro órgão ou entidade do mesmo Poder, não serão pagas vantagens de natureza indenizatória,

Leia mais

SUMÁRIO LEI 8.112/1990

SUMÁRIO LEI 8.112/1990 SUMÁRIO LEI 8.112/1990 Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 15 Capítulo 2 CARGOS EMPREGOS E FUNÇÕES... 21 2.1. Conceito... 21 2.2. Classificação dos cargos públicos... 22 2.3. Criação e extinção de cargos públicos...

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

SUMÁRIO LEI 8.112/1990. Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13

SUMÁRIO LEI 8.112/1990. Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13 SUMÁRIO LEI 8.112/1990 Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13 Capítulo 2 CARGOS EMPREGOS E FUNÇÕES... 19 2.1. Conceito... 19 2.2. Classificação dos cargos públicos... 20 2.3. Criação e extinção de cargos públicos...

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 054, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2010 O

Leia mais

CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Direitos e Deveres do Servidor Público Federal Lei nº

Leia mais

COPSIA. Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM

COPSIA. Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM COPSIA Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM Valdemir Rodrigues Vieira dos Santos Coordenador Josiane Souza Borges Coordenadora Substituta Odirlei Uavniczak

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública Lei Complementar 05/09 São José do Rio Preto artigos 204 e 205 Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Pública Lei Complementar Nº 05 de 28 de Dezembro

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Concessões Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre o regime jurídico dos

Leia mais

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello VACÂNCIA Vacância é o ato administrativo que desfaz o vínculo da pessoa física com a Administração Pública ou com o cargo

Leia mais

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Benefício de caráter indenizatório concedido ao servidor ativo com a finalidade

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Direitos e Vantagens: Indenizações Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL)

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Direitos e Vantagens: Gratificações / Adicionais Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE

Leia mais

COPSIA. Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM

COPSIA. Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM COPSIA Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM Valdemir Rodrigues Vieira dos Santos Coordenador Josiane Souza Borges Coordenadora Substituta Odirlei Uavniczak

Leia mais

DECISÃO 224/2000 D E C I D E

DECISÃO 224/2000 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO 224/2000 Alterações incluídas no texto: Decisão nº 43/2001 Decisão nº 191/2011 Decisão nº 448/2014 Normas Complementares: Decisão nº 389/2009 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO,

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo Programação Introdução sobre Agentes

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

mhtml:file://c:\users\janaina\appdata\local\microsoft\windows\temporary Interne...

mhtml:file://c:\users\janaina\appdata\local\microsoft\windows\temporary Interne... Página 1 de 5 Home Page Legislação do TRT 3ª Reg., na íntegra DOC.: Ato Regulamentar nº 17, 06.12.2007 ORIGEM: TRT3/GP/DG PUBLICAÇÃO: DJMG 15.12.2007 ASSUNTO: SERVIDOR - REMOÇÃO - JUSTIÇA DO TRABALHO DA

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO Simulado Aula 02 TJ-RS DIREITO ADMINISTRATIVO Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo SIMULADO 01. (SIMULADA) De acordo com a Lei Complementar Estadual nº 10.098/1994, marque a alternativa correta

Leia mais

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Licenças O art. 81 do Estatuto elenca 7 licenças a serem concedidas ao servidor: I - por motivo de doença em pessoa da família;

Leia mais

Aula nº 12. CONCESSÕES (continuação)

Aula nº 12. CONCESSÕES (continuação) Página1 Curso/Disciplina: Legislação e Ética no Serviço Público Objetivo Aula: Aula 12 Professor(a): Alexandre Prado Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 12 CONCESSÕES (continuação) Art. 98,

Leia mais

Estatuto do Servidor Público Estadual. Detran PB -2013

Estatuto do Servidor Público Estadual. Detran PB -2013 Estatuto do Servidor Público Estadual Detran PB -2013 Agentes Públicos Cargos -são os lugares criados por lei nos órgãos para serem providos por agentes, que exercerão as suas funções na forma legal. Conjunto

Leia mais

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica:

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Prefeitura Municipal de Maragogipe 1 Quinta-feira Ano VIII Nº 1941 Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Republicação do Decreto no 054/2017, de 27 de novembro de 2017 - Dispõe sobre a remoção de

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e

Leia mais

Desafio: 8112/90 - Parte I

Desafio: 8112/90 - Parte I Desafio: 8112/90 - Parte I 1. Como se chama o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. 2. Como se chama a retribuição pecuniária

Leia mais

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo

Leia mais

4) Principais disposições previstas na Lei nº 8.112/90 Estatuto dos Servidores Públicos Civis no âmbito federal

4) Principais disposições previstas na Lei nº 8.112/90 Estatuto dos Servidores Públicos Civis no âmbito federal 4) Principais disposições previstas na Lei nº 8.112/90 Estatuto dos Servidores Públicos Civis no âmbito federal 4.1. Conceituação preliminar 4.1.1. Servidor público: é a pessoa legalmente investida em

Leia mais

Lei 8112/90 aplicada ao DF (Lei 197/91) Prof. Amorim Aula 2 Título III Direitos e Vantagens

Lei 8112/90 aplicada ao DF (Lei 197/91) Prof. Amorim Aula 2 Título III Direitos e Vantagens Lei 8112/90 aplicada ao DF (Lei 197/91) Prof. Amorim Aula 2 Título III Direitos e Vantagens Questão 21 À luz da Lei 8112/90 aplicada ao DF julgue os itens abaixo relacionados e assinale a alternativa CORRETA:

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Indenizações Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS DIREITOS E VANTAGENS Indenizações Conceito: são

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Tempo de Serviço Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo TEMPO DE SERVIÇO LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre

Leia mais

O Servidor Público na Reforma Administrativa. Petrônio Braz 2ª edição

O Servidor Público na Reforma Administrativa. Petrônio Braz 2ª edição O Servidor Público na Reforma Administrativa Petrônio Braz 2ª edição Sumário Capítulo 1 Servidores e Empregados Públicos Disposições gerais... 17 Regime jurídico... 18 Agente público... 26 Agente político...

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1 Noções de organização

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Provimento e Vacância (art. 1º. ao 39) Direitos e Vantagens (art. 40 ao 115)

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Pampa Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas FOLHA PONTO

Ministério da Educação Universidade Federal do Pampa Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas FOLHA PONTO FOLHA PONTO Abrangência: Técnicos Administrativos É de responsabilidade da Chefia imediata, o acompanhamento através da folha ponto da situação de Frequência do Servidor, sobre o que estabelece a presente

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Lei nº 8.112-1990 Regime jurídico dos servidores públicos Parte 4 Prof. Thamiris Felizardo Vencimento X Remuneração X Subsídio -Nenhum servidor

Leia mais

Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais

Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais Lei nº 8.112/90 Disposições Preliminares do Cargo Público e Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição Professor Cristiano de Souza

Leia mais

10/07/ Lei Municipal nº 2.138/92 - Estatuto do Servidor Municipal de Teresina. - Professor: Marcos Girão - REGRAS INICIAIS

10/07/ Lei Municipal nº 2.138/92 - Estatuto do Servidor Municipal de Teresina. - Professor: Marcos Girão - REGRAS INICIAIS - Lei Municipal nº 2.138/92 - Estatuto do Servidor Municipal de Teresina - Professor: Marcos Girão - REGRAS INICIAIS 1 ESTATUTO - REGRAS INICIAIS Art. 1º Este estatuto disciplina o regime jurídicoadministrativo

Leia mais

IF SUDESTE MG REITORIA ANEXO I. Da Redistribuição

IF SUDESTE MG REITORIA  ANEXO I. Da Redistribuição ANEXO I Da Redistribuição Art. 1º A Redistribuição, estabelecida no art. 37 da Lei nº 8.112/90, consiste no deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago, no âmbito do quadro geral de pessoal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS PROGEP COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS PROGEP COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS PROGEP COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 05/2014 Estabelece os procedimentos a serem

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 16/2011, DE 09 DE MAIO DE O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO IFES, no uso das atribuições regimentais,

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 16/2011, DE 09 DE MAIO DE O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO IFES, no uso das atribuições regimentais, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Vitória, 1729 Jucutuquara - 29040-780 Vitória ES 27 3331-2125 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 16/2011, DE 09 DE MAIO

Leia mais

PORTARIA N 320, DE 8 DE MARÇO DE 2018.

PORTARIA N 320, DE 8 DE MARÇO DE 2018. PORTARIA N 320, DE 8 DE MARÇO DE 2018. O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, tendo

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO Questões de concursos Aula 02 TJ-RS DIREITO ADMINISTRATIVO Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo QUESTÃO DE CONCURSOS 1. (FAURGS TJ/RS) Tendo em vista as disposições da Lei Complementar Estadual

Leia mais

CÓDIGOS SIAPENET. 09 Afastamento para Curso Formação Opção Cargo Efetivo C/ Remuneração

CÓDIGOS SIAPENET. 09 Afastamento para Curso Formação Opção Cargo Efetivo C/ Remuneração CÓDIGOS SIAPENET Código Afastamento 01 Abandono de Cargo Ausência Intencional (por mais de 30 (trinta) dias) 02 Abandono Cargo Inassiduidade Habitual (por 60 (sessenta) dias interpoladamente durante o

Leia mais

RESOLUÇÃO CPG-PPGD Nº , DE 11 DE MAIO DE 2018

RESOLUÇÃO CPG-PPGD Nº , DE 11 DE MAIO DE 2018 DIRETRIZES E CRITÉRIOS PARA O CREDENCIAMENTO E O RECREDENCIAMENTO DE PROFESSORES DOUTORES, JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO - UFRGS A Comissão do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS

Leia mais

ESTATUTO E REGULAMENTO FUNCIONARIOS PUBLICOS RJ.job Montagem - Pag 11 Corte = 138x210mm SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...19 INTRODUÇÃO...

ESTATUTO E REGULAMENTO FUNCIONARIOS PUBLICOS RJ.job Montagem - Pag 11 Corte = 138x210mm SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...19 INTRODUÇÃO... ermograflct - Prova digital ETATUTO E REGULAMENTO FUNCIONARIO PUBLICO RJ.job Montagem - Pag 11 UMÁRIO APREENTAÇÃO A COLEÇÃO...19 INTROUÇÃO...21 Capítulo 1 O CICLO E VIA O CARGO PÚBLICO...27 1.1. Funcionário

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Servidores Públicos Empregados Públicos Servidores Temporários

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Afastamentos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS DIREITOS E VANTAGENS DOS AFASTAMENTOS a) Do Afastamento

Leia mais

ORIENTAÇÃO NORMATIVA SRH Nº 2, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2011.

ORIENTAÇÃO NORMATIVA SRH Nº 2, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2011. ORIENTAÇÃO NORMATIVA SRH Nº 2, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2011. Dispõe sobre as regras e procedimentos a serem adotados pelos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal

Leia mais

AJUDA DE CUSTO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

AJUDA DE CUSTO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES AJUDA DE CUSTO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Indenização destinada a compensar as despesas de instalação e transporte

Leia mais

Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70

Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70 Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70 Sumário Sumário... 1 Observações Iniciais... 1 Da Remoção... 2 Da Substituição... 2 Da Promoção... 2 Do Acesso... 3 Da Transferência... 3 Da Readmissão... 3 Da Reintegração...

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA PORTARIA N. 403, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2008.

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA PORTARIA N. 403, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2008. REVOGADORevogado pela Instrução Normativa STJ/GDG n. 9 de 8 de maio de 2015 SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA PORTARIA N. 403, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2008. Regulamenta, no Superior Tribunal de Justiça, o programa

Leia mais

Haver completado 5 anos de efetivo exercício até a publicação da Medida Provisória no 1.522/96, de 15/10/96.

Haver completado 5 anos de efetivo exercício até a publicação da Medida Provisória no 1.522/96, de 15/10/96. Licença Prêmio por Assuidade Licença concedida pelo prazo de até 3 meses, com a remuneração do cargo efetivo, a título de prêmio por assiduidade, após cada período de 5 anos ininterruptos de exercício,

Leia mais

REGIME JURíDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA UNIÃO

REGIME JURíDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA UNIÃO ão Interpretada) STJ00096356 REGIME JURíDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA UNIÃO LEI NQ 8.112/1990 ALUMNUS 2012 Miranda, Henrique Savonitti Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União. - Lei n 8.112/1990.

Leia mais

Ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função na administração pública.

Ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função na administração pública. Abono de Permanência O abono de permanência é um benefício pecuniário concedido ao servidor que opte por permanecer em atividade após ter cumprido todos os requisitos para aposentadoria voluntária, no

Leia mais

Ética. Lei Federal Nº 8.027/90. Professor Pedro Kuhn.

Ética. Lei Federal Nº 8.027/90. Professor Pedro Kuhn. Ética Lei Federal Nº 8.027/90 Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Ética LEI Nº 8.027, DE 12 DE ABRIL DE 1990 Conversão da Medida Provisória nº 159/90 Dispõe sobre normas de conduta dos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO ESTÁCIO-CERS PROF. JOÃO PAULO OLIVEIRA AGENTES PÚBLICOS DIREITOS E VANTAGENS AGENTES PÚBLICOS: Pessoa física que presta atividade própria de Estado. Militares Terceiros em colaboração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MANUAL DO SERVIDOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MANUAL DO SERVIDOR Página 1 de 6 AUXÍLIO-TRANSPORTE Definição Benefício concedido em pecúnia, destinado ao custeio parcial das despesas realizadas com transporte coletivo nos deslocamentos da residência para o local de trabalho

Leia mais

GUSTAVO SALES LEI 8112/90

GUSTAVO SALES LEI 8112/90 GUSTAVO SALES LEI 8112/90 1. CESPE 2017 - Prefeitura de Fortaleza CE - Procurador do Município Em cada um do item a seguir é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 82/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 82/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 82/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ESTÁCIO-CERS DIREITO ADMINISTRATIVO PROF. JOÃO PAULO OLIVEIRA AGENTES PÚBLICOS DIREITOS E VANTAGENS AGENTES PÚBLICOS: Pessoa física que presta atividade própria de Estado. Agentes Políticos Militares Agentes

Leia mais

O CONTRATO ADMINISTRATIVO

O CONTRATO ADMINISTRATIVO O CONTRATO ADMINISTRATIVO Rénan Kfuri Lopes, adv. Sumário: I Conceito II Ingresso no Serviço Público III O Regime Geral da Previdência Social (RGPS) IV O Estatuto do Servidor Público V - Direitos dos Servidores

Leia mais

c) A necessidade de normatizar os artigos 36 e 37 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

c) A necessidade de normatizar os artigos 36 e 37 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS RESOLUÇÃO N XXXX, XX DE MARÇO DE 2016. Dispõe sobre os processos de Remoção e Redistribuição de servidores, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. O PRESIDENTE

Leia mais

Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO ADMINISTRATIVO Ano/Turma: 2º Ano Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /17

Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO ADMINISTRATIVO Ano/Turma: 2º Ano Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /17 Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO ADMINISTRATIVO Ano/Turma: 2º Ano Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /17 TEXTO 03 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS

Leia mais

FOLHA PONTO. 1.1 Validade: Mensal. 1.2 Prazo de entrega na C.A.P.: Até o dia 05 (cinco) do mês seguinte ao do mês de abrangência

FOLHA PONTO. 1.1 Validade: Mensal. 1.2 Prazo de entrega na C.A.P.: Até o dia 05 (cinco) do mês seguinte ao do mês de abrangência FOLHA PONTO Abrangência: Técnicos Administrativos É de responsabilidade da Chefia imediata, o acompanhamento através da folha ponto da situação de FREQÜÊNCIA DO SERVIDOR, sobre o que estabelece a presente

Leia mais

ÍNDICE REMISSIVO (Lei n 6.745, de 28 de dezembro de 1985)

ÍNDICE REMISSIVO (Lei n 6.745, de 28 de dezembro de 1985) ÍNDICE REMISSIVO (Lei n 6.745, de 28 de dezembro de 1985) AÇÃO DISCIPLINAR PRESCRIÇÃO 150, 151 ACESSO FIXAÇÃO VAGAS 53 CONCURSO 53, 55 INTERSTÍCIO 55 TREINAMENTO 57 REGULAMENTAÇÃO 58, 188 ACIDENTE EM SERVIÇO

Leia mais

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Formas de provimento de cargo público: PANR4 Promoção Aproveitamento Nomeação Readaptação Reversão Reintegração Recondução

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 PROJETO DE LEI Nº 21.631/2015 Altera dispositivos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994, da Lei nº 6.932, de 19 de janeiro de 1996, da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá outras providências.

Leia mais

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS Dra. Elane Alves Assessora Jurídica da FEGACS Leis Municipais Lei Orgânica dos Municípios Estatuto dos Servidores Públicos Municipais PCCS - Plano de Carreira

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Afastamentos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 04/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 04/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 04/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Públicos Agentes Políticos Agentes Administrativos

Leia mais