CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro."

Transcrição

1 CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2 Direitos e Deveres do Servidor Público Federal Lei nº 8.112/90 e legislação correlata

3 Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais. Aplicável aos servidores docentes e técnico-administrativos da UFRRJ (Autarquia Federal). Os empregados públicos (sociedades de economia mista e empresas públicas) submetem-se ao regime da CLT.

4 PROVIMENTO Art. 8 o São formas de provimento de cargo público: I - nomeação; II - promoção; V - readaptação; VI - reversão; VII - aproveitamento; VIII - reintegração; IX - recondução.

5 PASSEI NO CONCURSO! Finalmente saiu a sua tão sonhada NOMEAÇÃO! Você passa nos exames médicos! Sinal de que tem aptidão física e mental art. 5º, VI c/c art. 14 da Lei nº 8.112/90 Nos 30 dias seguintes à publicação da nomeação, você é investido no cargo público POSSE! art. 7º c/c art. 15, 3º, da Lei n 8.112/90 Dentro do prazo de 15 dias após a posse, você inicia o efetivo desempenho das atribuições do cargo público EXERCÍCIO! Art. 15 da Lei nº 8.112/90

6 Posse ok! Exercício ok! E AGORA?

7 Período por meio do qual o servidor será avaliado quanto à sua aptidão e capacidade para desempenho do cargo público.

8 Duração: 36 meses (art. 41 da CRFB/88 e Parecer AC 17/2004, do AGU, aprovado pelo Presidente da República). Avaliador: Chefe imediato. Fatores que serão observados durante o estágio probatório: 1.Assiduidade; 2.Disciplina; 3.Capacidade de iniciativa; 4.Produtividade; 5.Responsabilidade. (Art. 20 da Lei nº 8.112/90)

9

10 Art. 20 (...) 4º. Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, inciso I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal. 5º. O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, 1º, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação e será retomado a partir do término do impedimento.

11 LICENÇAS * POR MOTIVO DE DOENÇA EM PESSOA DA FAMÍLIA AFASTAMENTOS * PARA EXERCÍCIO DE MANDATO ELETIVO * POR MOTIVO DE AFASTAMENTO DO CÔNJUGE OU COMPANHEIRO * PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR * PARA O SERVIÇO MILITAR * PARA SERVIR EM ORGANISMO INTERNACIONAL DE QUE O BRASIL PARTICIPE OU COM O QUAL COOPERE * PARA ATIVIDADE POLÍTICA * PARA PARTICIPAÇÃO EM * PARA TRATAMENTO DA CURSO DE FORMAÇÃO PRÓPRIA SAÚDE DECORRENTE DE APROVAÇÃO EM CONCURSO *LICENÇA À GESTANTE, À PARA OUTRO CARGO NA ADOTANTE E LICENÇA- ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PATERNIDADE FEDERAL * POR ACIDENTE EM SERVIÇO

12 ATENÇÃO! De acordo com a Nota Técnica nº 30/2012, TODAS as licenças e afastamentos usufruídos por servidor em estágio probatório SUSPENDERÃO o referido estágio.

13 4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão instituída para essa finalidade, será submetida à homologação da autoridade competente. Esta avaliação é condição para aquisição do direito à ESTABILIDADE previsto no art. 41 da CRFB/88!

14

15

16

17 A pedido (art. 34 da Lei n 8.112/1990); Quando não for aprovado no estágio probatório (art. 20, 2, da Lei 8112/1990); Quando após a posse, não entrar em exercício no prazo legal (art. 15, 2, da Lei n 8.112/1990); Por excesso de gasto com pessoal (art. 169, 4, da CRFB/88).

18 Afastamento para Cursar Pós-graduação Stricto Sensu no País A critério da Administração A participação no curso não pode ocorrer simultaneamente com o exercício do cargo ou mediante compensação de horário Após o afastamento, o servidor deverá permanecer no exercício de suas funções por um período igual ao do afastamento. Dar-se-á com a remuneração. Devolução dos valores gastos com o aperfeiçoamento: 1) Exoneração do cargo ou aposentadoria, antes de cumprido o período de permanência estabelecido. 2) Não obtenção do título ou grau, exceto no caso de comprovada força maior ou de caso fortuito, a critério do dirigente máximo do órgão ou entidade.

19 Afastamento para Cursar Pós-graduação Stricto Sensu no País Mestrado e Doutorado: Requisitos: Ser ocupante de cargo efetivo no órgão ou entidade há pelo menos 3 (três) anos para Mestrado e 4 (quatro) anos para doutorado, incluído o período de estágio probatório; Nos 2 (dois) anos que antecederem a solicitação, não tenha se afastado por licença para tratar de assuntos particulares, para gozo de licença capacitação ou por este afastamento.

20 Afastamento para Cursar Pós-graduação Stricto Sensu no País Pós-Doutorado: Requisitos: Ser ocupante de cargo efetivo no órgão ou entidade há pelo 4 (quatro) anos, incluído o período de estágio probatório; Nos 4 (quatro) anos que antecederem a solicitação, não tenha se afastado por licença para tratar de assuntos particulares ou por este afastamento.

21 Atenção! De acordo com a Nota Técnica nº 40/2011, NÃO existe amparo legal para a concessão do chamado AFASTAMENTO PARCIAL

22 Afastamentos - Docentes Art. 30. O ocupante de cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal, sem prejuízo dos afastamentos previstos na Lei nº 8.112, de 1990, poderá afastar-se de suas funções, assegurados todos os direitos e vantagens a que fizer jus, para: I - participar de programa de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado, independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição; Redação dada pela Medida Provisória nº 614, de 2013) II - prestar colaboração a outra instituição federal de ensino ou de pesquisa, por período de até 4 (quatro) anos, com ônus para a instituição de origem; e III - prestar colaboração técnica ao Ministério da Educação, por período não superior a 1 (um) ano e com ônus para a instituição de origem, visando ao apoio ao desenvolvimento de programas e projetos de relevância.

23 1o Os afastamentos de que tratam os incisos II e III do caput somente serão concedidos a servidores aprovados no estágio probatório do respectivo cargo e se autorizado pelo dirigente máximo da IFE, devendo estar vinculados a projeto ou convênio com prazos e finalidades objetivamente definidos. 2o Aos servidores de que trata o caput poderá ser concedido o afastamento para realização de programas de mestrado ou doutorado independentemente do tempo de ocupação do cargo. 3o Ato do dirigente máximo ou Conselho Superior da IFE definirá, observada a legislação vigente, os programas de capacitação e os critérios para participação em programas de pós-graduação, com ou sem afastamento do servidor de suas funções.

24 Afastamento de Técnico-Administrativo em Educação para Colaboração Objetivo: prestar colaboração a outra instituição federal de ensino ou pesquisa e ao MEC; Com ônus para a instituição de origem Prazo: até 4 anos Será autorizado pelo dirigente máximo da IFES e deverá estar vinculado a projeto ou convênio com prazos e finalidades objetivamente definidos. Fundamento legal: art. 26-A da Lei nº , de 12 de janeiro de 2005.

25 Horário especial para servidor estudante (art. 98 da Lei nº8.112/90) Concedido quando comprovada a incompatibilidade entre o horário de estudo e o da repartição, admitindo-se que possa ser feito nas hipóteses de estágio obrigatório. Devem ser compensadas as horas não trabalhadas, respeitada a carga horária semanal.

26 Servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por Junta Médica Oficial. Não será necessária a compensação de horário. Se o cônjuge, filho ou dependente do servidor for portador de deficiência física. É necessária a compensação de horário. Servidor que tenha desempenhado atividade que ensejou o pagamento de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso. A compensação de horário deverá ser efetivada em até 1 (um) ano.

27 Devido ao servidor estudante que mudar de sede no interesse da Administração O servidor terá o direito a matricular-se, na localidade da nova residência ou na mais próxima, em instituição de ensino congênere, em qualquer época, independente da existência de vaga. Este direito estende-se ao cônjuge ou companheiro, aos filhos, ou enteados do servidor que vivam na sua companhia, bem como aos menores sob sua guarda, com autorização judicial

28 Sem qualquer prejuízo, o servidor poderá ausentarse do serviço: por 1 (um) dia - doação de sangue por 2 (dois) dias alistamento eleitoral. por 8 (oito) dias consecutivos em razão de : a) casamento; b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos. (art. 97 da Lei nº 8.112/90)

29 Outros Direitos e Vantagens: Férias Ajuda de custo Diárias Gratificação Natalina Gratificação por encargo de curso ou concurso Adicional por serviço extraordinário Adicional Noturno Adicional de Insalubridade,Periculosidade ou atividades penosas Assistência Pré-Escolar Auxílio-Transporte Auxílio-Alimentação Dentre outros...

30 Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício não previstos em lei.

31 São deveres do servidor: Exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; Ser leal às instituições a que servir; Observar as normas legais e regulamentares; Cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais.

32 Atender com presteza: a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal; c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública. Levar ao conhecimento do superior as irregularidades de que tive ciência em razão do cargo; Zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público; Guardar sigilo sobre assunto da repartição

33 Manter conduta compatível com a moralidade administrativa; Tratar com urbanidade as pessoas; Representar contra a ilegalidade, omissão ou abuso de poder. Como o servidor poderá representar contra a ilegalidade, omissão ou abuso de poder? A representação será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se a representando a ampla defesa.

34 ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato; retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição; recusar fé a documentos públicos; opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço; promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

35 cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado; cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias; Cuidado! Desvio de função é proibido no serviço público federal, devendo sua prática ser repelida. coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindicato, ou a partido político;

36 Manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o 2º grau civil; valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

37 valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública; receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições; utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares; exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho; recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.

38 É permitido ao servidor participar de gerência ou administração de empresa privada ou sociedade civil? Não, salvo se estiver no gozo de licença para tratar de assunto particular. E participar nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social? Sim. Pode o servidor exercer o comércio? Não, mas pode ser acionista, cotista ou comanditário em sociedade empresária.

39

40 SEÇÃO DE LEGISLAÇÃO DE PESSOAL Equipe: Chefe: Jorge Luiz de Brito Alvarez Chefe Substituta: Danielle de Souza Carvalho Layla Rodrigues dos Santos (Análise da Legislação de Pessoal) Evandro Cesar da Silva Moreira (Abono de Permanência e Aposentadoria) Vânia Lopes da Silva (Abono de Permanência e Aposentadoria)

41 Danielle Carvalho Seção de Legislação de Pessoal/DP

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Atos e sanções na lei de improbidade (Lei 8.429/92) e no estatuto dos servidores públicos federais (Lei 8.112/90) - Parte 4 Prof. Denis França Responsabilidade na Lei 8.112/90:

Leia mais

COPSIA. Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM

COPSIA. Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM COPSIA Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM Valdemir Rodrigues Vieira dos Santos Coordenador Josiane Souza Borges Coordenadora Substituta Odirlei Uavniczak

Leia mais

Atenção! AFASTAMENTOS DOS AFASTAMENTOS

Atenção! AFASTAMENTOS DOS AFASTAMENTOS DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTOS Atenção! O servidor poderá assumir cargo em comissão e função de confiança em outro órgão até mesmo durante o estágio probatório, mas, para isso, o DAS deve ser elevado (níveis

Leia mais

DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTO PARA SERVIR A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE ART 93 O

DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTO PARA SERVIR A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE ART 93 O DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTO PARA SERVIR A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE ART 93 O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal

Leia mais

Portanto, não resta nenhuma duvida que a alternativa correta é a Letra B, conforme contempla a Art. 8º da referida Lei, transcrito a seguir:

Portanto, não resta nenhuma duvida que a alternativa correta é a Letra B, conforme contempla a Art. 8º da referida Lei, transcrito a seguir: QUESTÃO 11 O enunciado da questão é claro quando diz: De acordo com o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, Lei nº 8.112/90 e suas

Leia mais

COPSIA. Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM

COPSIA. Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM COPSIA Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM Valdemir Rodrigues Vieira dos Santos Coordenador Josiane Souza Borges Coordenadora Substituta Odirlei Uavniczak

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Acumulação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre o regime jurídico dos

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública Lei Complementar 05/09 São José do Rio Preto artigos 204 e 205 Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Pública Lei Complementar Nº 05 de 28 de Dezembro

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Proibições Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre o regime jurídico dos

Leia mais

Estágio Probatório - Legislação

Estágio Probatório - Legislação Estágio Probatório - Legislação Constituição Federal/88 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Leia mais

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência COMPILADO LEI 8112/90 Frequência LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Art. 19.

Leia mais

Aula nº. 43 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO

Aula nº. 43 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União Parte VII 43 Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Nairim Machado Palma Aula nº. 43 REGIME

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Concessões Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre o regime jurídico dos

Leia mais

Ética. Lei Federal Nº 8.027/90. Professor Pedro Kuhn.

Ética. Lei Federal Nº 8.027/90. Professor Pedro Kuhn. Ética Lei Federal Nº 8.027/90 Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Ética LEI Nº 8.027, DE 12 DE ABRIL DE 1990 Conversão da Medida Provisória nº 159/90 Dispõe sobre normas de conduta dos

Leia mais

Denúncia relativa à conduta de servidores (professores e técnicos) e terceirizados

Denúncia relativa à conduta de servidores (professores e técnicos) e terceirizados Ouvidoria ONDE DENUNCIAR? Comissão de Ética Denúncias relativas à realização de qualquer uma das proibições do Regime Jurídico dos Servidores Público Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Afastamentos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS DIREITOS E VANTAGENS DOS AFASTAMENTOS a) Do Afastamento

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Afastamentos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o

Leia mais

DECISÃO 224/2000 D E C I D E

DECISÃO 224/2000 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO 224/2000 Alterações incluídas no texto: Decisão nº 43/2001 Decisão nº 191/2011 Decisão nº 448/2014 Normas Complementares: Decisão nº 389/2009 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO,

Leia mais

DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS EM VIGOR

DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS EM VIGOR DIRETRIZES PARA SOLICITAÇÃO DE AFASTAMENTO DE DOCENTES DA FACULDADE UNB GAMA - FGA PARA LICENÇA PARA CAPACITAÇÃO, PÓS- GRADUAÇÃO, PÓS-DOUTORADO E VISITA TÉCNICA OU ESTÁGIO DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 045, DE 02 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Tempo de Serviço Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI COMPLEMENTAR Nº 10.098, DE 3 DE FEVEREIRO DE 1994 TÍTULO III Dos Direitos e

Leia mais

Onde denunciar? Denúncia relativa à conduta de servidores (professores e técnicos) e terceirizados

Onde denunciar? Denúncia relativa à conduta de servidores (professores e técnicos) e terceirizados Ouvidoria Onde denunciar? Comissão de Ética Denúncia relativa à conduta de servidores (professores e técnicos) e terceirizados Denúncias relativas à realização de qualquer uma das proibições do Regime

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL) LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL) LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE NOTA DO ORGANIZADOR... 11 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL)... 13 Capítulo II - Dos Direitos Sociais... 13 Capítulo III - Dos Estados Federados... 13 Capítulo IV - Dos Municípios...

Leia mais

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Lei 8112/90 Sinopse 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Da União Das Autarquias, mesmo as de recurso especial Das Fundações Públicas Federais Servidor é a pessoa legalmente

Leia mais

4) Principais disposições previstas na Lei nº 8.112/90 Estatuto dos Servidores Públicos Civis no âmbito federal

4) Principais disposições previstas na Lei nº 8.112/90 Estatuto dos Servidores Públicos Civis no âmbito federal 4) Principais disposições previstas na Lei nº 8.112/90 Estatuto dos Servidores Públicos Civis no âmbito federal 4.1. Conceituação preliminar 4.1.1. Servidor público: é a pessoa legalmente investida em

Leia mais

AFASTAMENTO PARA EXERCÍCIO DE MANDATO ELETIVO

AFASTAMENTO PARA EXERCÍCIO DE MANDATO ELETIVO No caso de pagamento de remuneração pelo órgão ou entidade de origem ao servidor cedido ou posto à disposição de outro órgão ou entidade do mesmo Poder, não serão pagas vantagens de natureza indenizatória,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Lei nº 8.112-1990 Regime jurídico dos servidores públicos Parte 7 Prof. Thamiris Felizardo -Advertência - ausentar-se do serviço durante o expediente,

Leia mais

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Benefício de caráter indenizatório concedido ao servidor ativo com a finalidade

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Licenças O art. 81 do Estatuto elenca 7 licenças a serem concedidas ao servidor: I - por motivo de doença em pessoa da família;

Leia mais

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo

Leia mais

SUMÁRIO LEI 8.112/1990

SUMÁRIO LEI 8.112/1990 SUMÁRIO LEI 8.112/1990 Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 15 Capítulo 2 CARGOS EMPREGOS E FUNÇÕES... 21 2.1. Conceito... 21 2.2. Classificação dos cargos públicos... 22 2.3. Criação e extinção de cargos públicos...

Leia mais

SUMÁRIO LEI 8.112/1990. Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13

SUMÁRIO LEI 8.112/1990. Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13 SUMÁRIO LEI 8.112/1990 Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13 Capítulo 2 CARGOS EMPREGOS E FUNÇÕES... 19 2.1. Conceito... 19 2.2. Classificação dos cargos públicos... 20 2.3. Criação e extinção de cargos públicos...

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 013, de 25 de novembro de (Modificada pelas Resoluções nº 003/2015 e nº 002/2016)

RESOLUÇÃO N o 013, de 25 de novembro de (Modificada pelas Resoluções nº 003/2015 e nº 002/2016) RESOLUÇÃO N o 013, de 25 de novembro de 2014. (Modificada pelas Resoluções nº 003/2015 e nº 002/2016) Disciplina o processo de afastamento de técnico-administrativo do quadro da UFSJ para curso de pós-graduação

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licenças Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores

Leia mais

NORMA DE DE CONCESSÃO DE LICENÇAS - NOR 305

NORMA DE DE CONCESSÃO DE LICENÇAS - NOR 305 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: CONCESSÃO DE LICENÇAS A EMPREGADO APROVAÇÃO: Resolução DIREX 024, de 04/02/2013 VIGÊNCIA: 08/02/2013 NORMA DE DE CONCESSÃO DE LICENÇAS - NOR 305 1/9 ÍNDICE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Secretaria Geral de Recursos Humanos Departamento de Desenvolvimento de Pessoal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Secretaria Geral de Recursos Humanos Departamento de Desenvolvimento de Pessoal UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Secretaria Geral de Recursos Humanos Departamento de Desenvolvimento de Pessoal MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO PERÍODO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. Manual Orientação Servidor Efetivo Edição /05/2018

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. Manual Orientação Servidor Efetivo Edição /05/2018 IFBA Missão: Promover a formação do cidadão histórico crítico, oferecendo ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, objetivando o desenvolvimento sustentável do país. Gerência

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licenças Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença: LEI 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS LICENÇAS

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 12/07/2017 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 12 Data: 11/06/2018 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Licenças O art. 81 do Estatuto elenca 7 licenças a serem concedidas ao servidor: I - por motivo de doença em pessoa da família;

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90 - RESUMO DOS PONTOS PRINCIPAIS INVESTIDURA NO CARGO Artigo 21 ao 32. (Material da Aula 8 AGENTES PÚBLICOS) REMOÇÃO Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS. Cargo Professor efetivo Substituto /Temporário Lei nº 8.745 de 09/12/1993 Autorização do Diretor Geral ou Diretor de Planejamento Código de vaga disponível Estagiário

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Tempo de Serviço Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo TEMPO DE SERVIÇO LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre

Leia mais

Lei 8.112/1990 Regime Disciplinar: PENALIDADES

Lei 8.112/1990 Regime Disciplinar: PENALIDADES REGIME DISCIPLINAR Lei 8.112/1990 Regime Disciplinar: PENALIDADES E-mail: luiz@lacconcursos.com.br O regime disciplinar a que estão submetidos os servidores públicos civis federais está tratado nos artigos

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS DO CONCURSO SEMUS Lei Municipal dos Servidores de Palmas (LC nº 08/99).

QUESTÕES COMENTADAS DO CONCURSO SEMUS Lei Municipal dos Servidores de Palmas (LC nº 08/99). QUESTÕES COMENTADAS DO CONCURSO SEMUS 2013. Lei Municipal dos Servidores de Palmas (LC nº 08/99). Professor: Jorge Gustavo: Facebook: Jorge Gustavo (Gustavo Oliveira) Email: jgustavooliveira@live.com You

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso LEI COMPLEMENTAR nº 840/11 Rodrigo Cardoso Art. 1º Esta Lei Complementar institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da administração direta, autárquica e fundacional e dos órgãos relativamente

Leia mais

Afastamento para participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

Afastamento para participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Afastamento para participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Afastamento de servidores docentes e técnicos administrativos para estudo ou aperfeiçoamento em níveis de Mestrado, Doutorado e

Leia mais

1.2.8 AFASTAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO PAÍS DOCENTE

1.2.8 AFASTAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO PAÍS DOCENTE 1.2.8 AFASTAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO PAÍS DOCENTE CONCEITO: O servidor poderá, no interesse da Administração, e desde que a participação não possa ocorrer

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação Noções de organização

Leia mais

REMOÇÃO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

REMOÇÃO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES REMOÇÃO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO É o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro,

Leia mais

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS Dra. Elane Alves Assessora Jurídica da FEGACS Leis Municipais Lei Orgânica dos Municípios Estatuto dos Servidores Públicos Municipais PCCS - Plano de Carreira

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 03/04

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 03/04 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 03/04 Dispõe sobre o estágio probatório dos servidores concursados para cargos técnico-administrativos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Provimento: Nomeação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA Descrição Pode especificar horas? Ação Utilização (são de caráter meramente exemplificativos) Exige documento legal? ACOMPANHAMENTO DEPENDENTE

Leia mais

Processo de Avaliação de Estágio Probatório. Supervisionando a aquisição de estabilidade como servidor público

Processo de Avaliação de Estágio Probatório. Supervisionando a aquisição de estabilidade como servidor público Processo de Avaliação de Estágio Probatório Supervisionando a aquisição de estabilidade como servidor público O Estágio Probatório É um processo que tem por objetivo verificar se um servidor público está

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS REGULAMENTO PARA AFASTAMENTO DE SERVIDORES DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS PARA QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU e PÓS-DOUTORADO.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais REGULAMENTO DE AFASTAMENTO DOS SERVIDORES TÉCNICO ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO IFNMG PARA CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO. CAPÍTULO I DOS CONCEITOS Art. 1º. Caracteriza-se como afastamento para capacitação

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello REGIME DISCIPLINAR Dos Deveres Das Proibições Da Acumulação Das Responsabilidades Das Penalidades

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 13/07/2016 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

Portaria Nº 502, de 23 de dezembro de 2002 ANEXO I À PORTARIA N.º 502, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2002.

Portaria Nº 502, de 23 de dezembro de 2002 ANEXO I À PORTARIA N.º 502, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2002. Portaria Nº 502, de 23 de dezembro de 2002 Diário Oficial do Distrito Federal ANO XXXV Nº 247 BRASÍLIA DF, 24 DE DEZEMBRO DE 2002 Dispõe sobre normas para alteração da carga horária dos servidores da Carreira

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO MINUTA... Estabelece critérios e procedimentos registro de assiduidade e pontualidade dos servidores técnicos administrativos em educação da Universidade

Leia mais

ORIENTAÇÃO NORMATIVA SRH Nº 2, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2011.

ORIENTAÇÃO NORMATIVA SRH Nº 2, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2011. ORIENTAÇÃO NORMATIVA SRH Nº 2, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2011. Dispõe sobre as regras e procedimentos a serem adotados pelos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

"DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE PAULISTA".

DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE PAULISTA. LEI Nº 18 de 07 de julho de 1.989. "DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE PAULISTA". WILSON DE OLIVEIRA, Prefeito do Município de Vargem Grande Paulista, Faço Saber que

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO TÉCNICO-ADMINSITRATIVO

AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO TÉCNICO-ADMINSITRATIVO AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO TÉCNICO-ADMINSITRATIVO Fundamentação Legal Art. 20 da Lei nº 8.112/90. Nova redação dada pela Lei n 9.527, de 10/12/1997, Lei n 11.784, de 22/09/2008. Emenda Constitucional

Leia mais

Aula nº 12. CONCESSÕES (continuação)

Aula nº 12. CONCESSÕES (continuação) Página1 Curso/Disciplina: Legislação e Ética no Serviço Público Objetivo Aula: Aula 12 Professor(a): Alexandre Prado Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 12 CONCESSÕES (continuação) Art. 98,

Leia mais

Aula nº. 37. Art. 2º Para os efeitos desta Lei, SERVIDOR é a pessoa legalmente investida em cargo público.

Aula nº. 37. Art. 2º Para os efeitos desta Lei, SERVIDOR é a pessoa legalmente investida em cargo público. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Regime Jurídico dos Servidores Públicos - 37 Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Nairim Machado Palma Aula nº. 37 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

Dir. Administrativo Lei nº 8.112/90 AULA 4

Dir. Administrativo Lei nº 8.112/90 AULA 4 Dir. Administrativo Lei nº 8.112/90 AULA 4 Deveres Proibições Acumulação Responsabilidades Penalidades Processo Administrativo Disciplinar Afastamento preventivo Sindicância Processo disciplinar Inquérito

Leia mais

CÓDIGOS SIAPENET. 09 Afastamento para Curso Formação Opção Cargo Efetivo C/ Remuneração

CÓDIGOS SIAPENET. 09 Afastamento para Curso Formação Opção Cargo Efetivo C/ Remuneração CÓDIGOS SIAPENET Código Afastamento 01 Abandono de Cargo Ausência Intencional (por mais de 30 (trinta) dias) 02 Abandono Cargo Inassiduidade Habitual (por 60 (sessenta) dias interpoladamente durante o

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 04/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 04/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 04/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

O Servidor Público na Reforma Administrativa. Petrônio Braz 2ª edição

O Servidor Público na Reforma Administrativa. Petrônio Braz 2ª edição O Servidor Público na Reforma Administrativa Petrônio Braz 2ª edição Sumário Capítulo 1 Servidores e Empregados Públicos Disposições gerais... 17 Regime jurídico... 18 Agente público... 26 Agente político...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE REITORIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE REITORIA Resolução nº 004, de 18 de março de 2010. A Reitora da Universidade Federal do Acre, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais e de acordo com o que consta no processo nº. 23107.016951/2009-54

Leia mais

Recepção de novos servidores: orientações para gestores. DP, DDRH e PRODIRH UFG/2015

Recepção de novos servidores: orientações para gestores. DP, DDRH e PRODIRH UFG/2015 Recepção de novos servidores: orientações para gestores DP, DDRH e PRODIRH UFG/2015 1 O papel do gestor no estágio probatório Leandro Davi Guimarães Coordenação de Avaliação e Carreira DDRH 2 Previsão

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Servidores Públicos Empregados Públicos Servidores Temporários

Leia mais

9. O servidor integrante das carreiras de magistério superior ou magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, quando afastado para o exercício

9. O servidor integrante das carreiras de magistério superior ou magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, quando afastado para o exercício FÉRIAS DEFINIÇÃO Período de descanso remunerado com duração prevista em lei. REQUISITOS BÁSICOS Servidor efetivo: Possuir 12 (doze) meses de efetivo exercício para o primeiro período aquisitivo de férias.

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas

Universidade Federal de São Paulo Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas O CONSELHO DA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO COM PESSOAS INSTITUI REGULAMENTO DE AFASTAMENTO DOS SERVIDORES TÉCNICO ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO / UNIFESP PARA CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO CAPÍTULO I DOS CONCEITOS

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1 Noções de organização

Leia mais

Ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função na administração pública.

Ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função na administração pública. Abono de Permanência O abono de permanência é um benefício pecuniário concedido ao servidor que opte por permanecer em atividade após ter cumprido todos os requisitos para aposentadoria voluntária, no

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Reitoria Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4437.8494 reitoria@ufabc.edu.br PORTARIA DA REITORIA Nº

Leia mais

TÍTULO II DO PROVIMENTO, VACÂNCIA, REMOÇÃO, REDISTRIBUIÇÃO E SUBSTITUIÇÃO

TÍTULO II DO PROVIMENTO, VACÂNCIA, REMOÇÃO, REDISTRIBUIÇÃO E SUBSTITUIÇÃO 1. A quem se aplica a presente lei? Título I Capítulo Único Disposições Gerais: Art. 1o Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Direito Administrativo - Tatiana Marcello - 10 aulas -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MANUAL DO SERVIDOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MANUAL DO SERVIDOR Página 1 de 6 AUXÍLIO-TRANSPORTE Definição Benefício concedido em pecúnia, destinado ao custeio parcial das despesas realizadas com transporte coletivo nos deslocamentos da residência para o local de trabalho

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Pampa Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas FOLHA PONTO

Ministério da Educação Universidade Federal do Pampa Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas FOLHA PONTO FOLHA PONTO Abrangência: Técnicos Administrativos É de responsabilidade da Chefia imediata, o acompanhamento através da folha ponto da situação de Frequência do Servidor, sobre o que estabelece a presente

Leia mais

PROVIMENTO EM CARGO PÚBLICO

PROVIMENTO EM CARGO PÚBLICO PROVIMENTO EM CARGO PÚBLICO Art. 5º - São requisitos básicos para investidura em cargo público: I - a nacionalidade brasileira; II - o gozo dos direitos políticos; III - a quitação com as obrigações militares

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública. Princípios da Administração Pública. Poderes da Administração Pública.

Leia mais

uma de suas atribuições, faço saber que a Câmara de Vereadores decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

uma de suas atribuições, faço saber que a Câmara de Vereadores decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Lei nº 1.382, de 27 de dezembro de 2012. Altera os dispositivos dos artigos 2º, 6º, 7º, 16, 22, 45, 51, 52, parágrafo único do art. 55,, 60, 61, 62, 84, 85, 86, 89, 91, 92, 94 e 97, acrescenta os artigos

Leia mais

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001.

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Parte V Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Maria Carolina Ramos Aula nº. 41 Antes de adentrarmos

Leia mais

PRORROGAÇÃO DE LICENÇA

PRORROGAÇÃO DE LICENÇA PRORROGAÇÃO DE LICENÇA A licença poderá ser prorrogada ex officio ou a pedido Reg, 101. O pedido de prorrogação deverá ser apresentado antes de findo o prazo da licença; se indeferido, contar-se-á como

Leia mais

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?...

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Servidores Públicos Estatutários Federais 1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS Art. 2º da Lei 8.429 Conceito de agente público: Art. 2 Reputa-se agente público,

Leia mais