Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)"

Transcrição

1 Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello

2 Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes, natureza, fins e princípios. 2. Direito administrativo: conceito, fontes e princípios. 3. Ato administrativo. 3.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 3.2 Invalidação, anulação e revogação. 3.3 Prescrição. 4 Agentes administrativos. 4.1 Investidura e exercício da função pública. 4.2 Direitos e deveres dos funcionários públicos; regimes jurídicos. 4.3 Processo administrativo: conceito, princípios, fases e modalidades. 4.4 Lei nº 8.112/1990 e alterações. 5 Poderes da administração: vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar e regulamentar. 6 Princípios básicos da administração. 6.2 Enriquecimento ilícito e uso e abuso de poder. 6.3 Improbidade administrativa: sanções penais e civis Lei nº 8.429/1992 e alterações. 8 Organização administrativa. 8.1 Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada. 8.2 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Direito Constitucional 5 Administração pública. 5.1 Disposições gerais, servidores públicos.

3 Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

4 30 dias 15 dias 3 anos - RAPID Concurso Nomeação Posse Exercício Estágio Probatório Estabilidade

5 Readaptação É a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica. Ou seja, aquele servidor que após sofrer limitação de capacidade física ou mental, deve ser readaptado em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos. Na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga (trabalhará ate que surja nova vaga). Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

6 Reversão É o retorno à atividade do servidor aposentado: I De ofício - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria (será de ofício, independentemente de requerimento do servidor, havendo ou não cargo vago ato vinculado). Se não houver cargo vago, fica como excedente; II A pedido - no interesse da administração, desde que: a) tenha solicitado a reversão; b) a aposentadoria tenha sido voluntária; c) seja estável quando na atividade; d) a aposentadoria tenha ocorrido nos 5 anos anteriores à solicitação; e) haja cargo vago. A Administração pode ou não aceitar o pedido de reversão (ato discricionário).

7 Não poderá reverter o aposentado que já tiver completado 70 anos de idade. Reversão De Ofício (invalidez) A pedido (interesse da Administração) Havendo ou não cargo vago é ato vinculado - Solicitação do aposentado; - Aposentadoria voluntária; - Estabilidade na atividade; - Menos de 5 anos; - Haja cargo vago;

8 Reintegração É a reinvestidura do servidor estável (se não for estável, não é reintegração) no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. Se o cargo tiver sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade. Se o cargo encontrar-se provido, o seu eventual ocupante será a) reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou b) aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em c) disponibilidade.

9 Recondução É o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado. Ocorrerá em 2 hipóteses: inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo (ex.: era estável no cargo de técnico do TRE, posteriormente foi aprovado no concurso para analista do TRT, mas não foi aprovado no estágio probatório deste; então será reconduzido ao cargo de técnico que ocupava antes). Reintegração do anterior ocupante (ex.: A ocupava determinado cargo, foi demitido e, por determinação judicial, acabou sendo reintegrado; B que estava ocupando seu cargo será reconduzido ao cargo que ocupava anteriormente).

10 Aproveitamento É o retorno à atividade de servidor em disponibilidade. Será efetivado em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado. O servidor estável ficará em disponibilidade quando o cargo é declarado desnecessário ou for extinto, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. (art. 41, 3º, CF). Está disponível? Vou aproveitar! Ex.: a pessoa ocupava o cargo de datilógrafo, o qual foi extinto; nesse caso, o servidor ficará em disponibilidade até ser aproveitado em outro cargo.

11 Promoção É o progresso do servidor, adquirindo maior responsabilidade e complexidade nas atribuições, porém, dentro da mesma carreira. Os critérios para a promoção são merecimento e antiguidade. Ocorre apenas nos cargos que possuem planos de carreira.

12 Funk do Provimento P de Promoção A de Aproveitamento N de Nomeação, é por aí que eu to dentro R de Reversão, retornou o aposentado Fez Readaptação, porque ficou bem limitado Na Reintegração, foi demitido injustamente E na Recondução, rodou no estágio, minha gente?!

13 VACÂNCIA Vacância é o ato administrativo que desfaz o vínculo da pessoa física com a Administração Pública ou com o cargo anteriormente ocupado pelo servidor. A vacância do cargo público decorrerá de: PADRE da PF Promoção; Aposentadoria; Demissão; Readaptação; Exoneração; Posse em outro cargo inacumulável; Falecimento. Obs.: ascensão e transferência também eram formas de vacância, mas foram extintas.

14 Exoneração ato que gera o desligamento do servidor sem caráter de penalidade. - Exoneração de cargo efetivo: poderá ser a pedido do servidor ou de oficio quando: a) não satisfeitas as condições do estágio probatório; ou b) tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido. - Exoneração de cargo em comissão e dispensa de função de confiança: poderá ser a pedido do servidor ou a juízo da autoridade competente.

15 Demissão ato que gera o desligamento do servidor com caráter de penalidade, ou seja, motivada pela prática de infração administrativa grave, prevista no art Promoção quando o servidor é promovido, ocorre a vacância do cargo que ocupava. Readaptação quando o servidor é readaptado a outro cargo, ocorre a vacância do que ocupava. Aposentadoria é o direito à inatividade remunerada, gerando a vacância do cargo que o servidor ocupava.

16 Posse em outro cargo inacumulável se o servidor toma posse em outro cargo que não pode acumular com o que ocupa, ocorrerá a vacância deste. Falecimento com a morte do servidor, obviamente, ocorrerá a vacância do seu cargo. Obs.: A Promoção, Readaptação e Posse em outro cargo inacumulável implicam em Provimento e Vacância pelo servidor. Ex.: na promoção, haverá o provimento do cargo que o promovido irá ocupar e a vacância do cargo que ocupava. Na posse em outro cargo inacumulável haverá a vacância do cargo anterior e o provimento (nomeação) no novo cargo.

17 REMOÇÃO, REDISTRIBUIÇÃO E SUBSTITUIÇÃO REMOÇÃO A remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do meso quadro, com ou sem mudança de sede. Há 3 modalidades de remoção: I - de ofício, no interesse da Administração (independe de pedido do servidor); II - a pedido, a critério da Administração (servidor pede; Administração decide); III - a pedido do servidor, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, que foi deslocado (removido) de ofício; b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial; c) em virtude de processo seletivo (concurso de remoção) promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

18 REDISTRIBUIÇÃO Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder (de ofício). A redistribuição ocorrerá ex officio para ajustamento de lotação e da força de trabalho às necessidades dos serviços, inclusive nos casos de reorganização, extinção ou criação de órgão ou entidade. Se o servidor não for redistribuído junto com o cargo, ficará em disponibilidade ou desempenhará provisoriamente suas atividades em outro órgão ou entidade, até seu adequado aproveitamento.

19 SUBSTITUIÇÃO Os servidores investidos em cargo ou função de direção ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial terão substitutos indicados no regimento interno ou, no caso de omissão, previamente designados pelo dirigente máximo do órgão ou entidade.

20 DIREITOS E VANTAGENS DO SERVIDOR Vencimento e Remuneração Vantagens Férias Licenças Afastamentos Concessões Tempo de Serviço Direito de petição

21 Direitos e Vantagens Vencimento e Remuneração Vantagens Férias Licenças Vencimento = básico Remuneração = básico + vantagens permanentes indenizações (ajuda de custo, diárias, transporte, auxílio moradia); gratificações (retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento; gratificação natalina; gratificação por encargo de curso ou concurso). adicionais (adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas; adicional pela prestação de serviço extraordinário; adicional noturno; adicional de férias). 30 dias por ano de trabalho. I - por motivo de doença em pessoa da família; II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro; III - para o serviço militar; IV - para atividade política; V - para capacitação; VI - para tratar de interesses particulares; VII - para desempenho de mandato classista. + Licença para tratamento de saúde (do servidor); + Licença à gestante, à adotante e licença-paternidade ; + Licença por acidente em serviço.

22 Afastamentos Concessões Tempo de Serviço Afastamento para Servir a Outro Órgão ou Entidade; Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo; Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior; Afastamento para Participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no País 1 dia, para doação de sangue; pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 dias; 8 dias consecutivos em razão de: a) casamento; b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos. + horário especial ao servidor estudante; + horário especial ao servidor portador de deficiência. É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas. Direito de petição É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo.

23 Vencimento e Remuneração Vencimento - é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei (básico). Remuneração - é o vencimento básico + vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei (ex.: parcela indenizatória não é permanente, não se integrando ao vencimento). Subsídio - é a parcela única recebida pelo servidor, sem o acréscimo de qualquer outra verba remuneratória. Art. 39, 4º, CF: Membros de Poder (ex.: Juízes de Direito), detentores de mandato eletivo (ex.: Deputado Federal), Ministros de Estado, Secretários Estaduais e Municipais, e servidores públicos policiais são remunerados obrigatoriamente por subsídios. Proventos - é a remuneração do servidor inativo (aposentado ou em disponibilidade). Quem está na ativa recebe remuneração; quem está inativo recebe proventos.

24 Vencimento Remuneração Subsídio Proventos Básico Vencimento básico + vantagens permanentes Parcela única CF remuneração do inativo O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível. Nenhum servidor receberá remuneração inferior ao salário mínimo.

25 O servidor perderá: I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado; II - a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências justificadas, ressalvadas as concessões de que trata o art. 97, e saídas antecipadas, salvo na hipótese de compensação de horário, até o mês subseqüente ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata. (a chefia pode deixar compensar ou não) As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício (ex.: enchente, greve de ônibus...)

26 Salvo por imposição legal (ex.: IR), ou mandado judicial (ex.: pensão alimentícia), nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento. Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento em favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento. (ex.: empréstimo consignado) O total de consignações facultativas de que trata o 1 o não excederá a 35% da remuneração mensal.

27 Vantagens Além dos vencimentos, poderão ser pagos ao servidor as seguintes vantagens: Indenizações (sem caráter permanente) Gratificações (podem ou não ter caráter permanente) Adicionais (podem ou não ter caráter permanente) As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito. As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

28 Indenizações Ajuda de custo; Diárias; Transporte; Auxílio moradia

29 Ajuda de Custo Mudanças Destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço (remoção de oficio), passa a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente. (Vedado o duplo pagamento de indenização no caso de o cônjuge ou companheiro vier a ter exercício na mesma sede). A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 3 meses. Correm por conta da administração as despesas de transporte do servidor e de sua família, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais. O servidor ficará obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede no prazo de 30 dias (não há prazo par devolver).

30 Diárias Destinam-se a compensar as despesas com deslocamentos eventuais ou transitórios do servidor para outros pontos do território nacional ou para o exterior (ex.: pousada, alimentação, locomoção...); fará jus a passagens + diárias. A diária será concedida por dia de afastamento (valor fixado em lei), sendo devida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede, ou quando a União custear, por meio diverso, as despesas extraordinárias cobertas por diárias. Não terá diária quando for mesma região metropolitana (salvo se tiver que pernoitar). Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias (ex.: é exigência do cargo viajar 1 vez por mês para a outra sede). O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 dias. Ou, se o afastamento durou menos que o previsto, deverá devolver o excesso no prazo de 5 dias.

Desafio: 8112/90 - Parte I

Desafio: 8112/90 - Parte I Desafio: 8112/90 - Parte I 1. Como se chama o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. 2. Como se chama a retribuição pecuniária

Leia mais

Estatuto do Servidor Público Estadual. Detran PB -2013

Estatuto do Servidor Público Estadual. Detran PB -2013 Estatuto do Servidor Público Estadual Detran PB -2013 Agentes Públicos Cargos -são os lugares criados por lei nos órgãos para serem providos por agentes, que exercerão as suas funções na forma legal. Conjunto

Leia mais

Núcleo de Estudos Alessandro Ferraz Av. São Luís, 86-2º andar República - São Paulo - SP São Paulo - SP - Tel ou

Núcleo de Estudos Alessandro Ferraz Av. São Luís, 86-2º andar República - São Paulo - SP São Paulo - SP - Tel ou ERRATA TRE/MG RETIFICAÇÃO Em relação às Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais, os artigos que não constavam na apostila gratuita foram adicionados à mesma, contemplando, assim, todo o conteúdo

Leia mais

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?...

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Servidores Públicos Estatutários Federais 1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS Art. 2º da Lei 8.429 Conceito de agente público: Art. 2 Reputa-se agente público,

Leia mais

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO DE LEI

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO DE LEI CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO DE LEI REGIME JURIDICO ÚNICO LEI 8.112/90 2016 4 ABRANGÊNCIA Disciplina sobre o regime estatutário dos servidores civis (efetivo ou em comissão) da União, Autarquias Federais

Leia mais

LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO. É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies)

LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO. É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies) LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies) 1 ESTATUTO OBS I = segundo o STF não há direito adquirido

Leia mais

ÍNDICE REMISSIVO (Lei n 6.745, de 28 de dezembro de 1985)

ÍNDICE REMISSIVO (Lei n 6.745, de 28 de dezembro de 1985) ÍNDICE REMISSIVO (Lei n 6.745, de 28 de dezembro de 1985) AÇÃO DISCIPLINAR PRESCRIÇÃO 150, 151 ACESSO FIXAÇÃO VAGAS 53 CONCURSO 53, 55 INTERSTÍCIO 55 TREINAMENTO 57 REGULAMENTAÇÃO 58, 188 ACIDENTE EM SERVIÇO

Leia mais

REMOÇÃO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

REMOÇÃO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES REMOÇÃO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO É o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro,

Leia mais

O Servidor Público na Reforma Administrativa. Petrônio Braz 2ª edição

O Servidor Público na Reforma Administrativa. Petrônio Braz 2ª edição O Servidor Público na Reforma Administrativa Petrônio Braz 2ª edição Sumário Capítulo 1 Servidores e Empregados Públicos Disposições gerais... 17 Regime jurídico... 18 Agente público... 26 Agente político...

Leia mais

Estágio Probatório - Legislação

Estágio Probatório - Legislação Estágio Probatório - Legislação Constituição Federal/88 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Leia mais

EXERCÍCIO 8112/90 PROFª. CAROL

EXERCÍCIO 8112/90 PROFª. CAROL EXERCÍCIO 8112/90 PROFª. CAROL 1. Denis, servidor público federal estável, foi inabilitado em estágio probatório relativo a outro cargo e Fabiola, servidora pública em efetivo exercício de cargo público

Leia mais

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Benefício de caráter indenizatório concedido ao servidor ativo com a finalidade

Leia mais

EXERCÍCIOS DA LEI 8.112/90 REGIME JURIDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS

EXERCÍCIOS DA LEI 8.112/90 REGIME JURIDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS EXERCÍCIOS DA LEI 8.112/90 REGIME JURIDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS 01. Um servidor comissionado, sem vínculo efetivo, praticou, nas dependências do TJPE, ato de incontinência pública e conduta

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO...

SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO... SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO... 03 1 CONCEITO E PRINCÍPIOS... 03 2 ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 04 2.1 Agente Público... 04 2.2 Centralização, Descentralização, Concentração, Desconcentração...

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Mensagem de veto Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Mensagem de veto Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das

Leia mais

Direito Administrativo AULA 01

Direito Administrativo AULA 01 Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais

Auditor Fiscal da Receita Federal

Auditor Fiscal da Receita Federal LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis Mensagem de veto da União, das autarquias e das fundações públicas federais. PUBLICAÇÃO CONSOLIDADA

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 64 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Texto compilado Mensagem de veto Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 PROJETO DE LEI Nº 21.631/2015 Altera dispositivos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994, da Lei nº 6.932, de 19 de janeiro de 1996, da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá outras providências.

Leia mais

TJ-AM Legislação do Estado do Amazonas Parte 02 Emilly Albuquerque

TJ-AM Legislação do Estado do Amazonas Parte 02 Emilly Albuquerque TJ-AM Legislação do Estado do Amazonas Parte 02 Emilly Albuquerque 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 3 Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado

Leia mais

NORMAS PARA REGISTRO DE AUSÊNCIA DOCENTE E REPOSIÇÕES DE AULAS

NORMAS PARA REGISTRO DE AUSÊNCIA DOCENTE E REPOSIÇÕES DE AULAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA NORMAS PARA REGISTRO DE AUSÊNCIA DOCENTE E REPOSIÇÕES DE AULAS Art.

Leia mais

Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda

Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda Direito Administrativo Professor Marcelo Miranda professormiranda@live.com facebook.com/professormarcelomiranda Revisão aula anterior Organização Administrativa brasileira Administração indireta Terceiro

Leia mais

AJUDA DE CUSTO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

AJUDA DE CUSTO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES AJUDA DE CUSTO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Indenização destinada a compensar as despesas de instalação e transporte

Leia mais

Regime Jurídico Único e PCCV

Regime Jurídico Único e PCCV Regime Jurídico Único e PCCV LEI Nº. 1.519 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2013. Dispõe sobre o Regime Jurídico e o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores públicos da Administração Direta do Município

Leia mais

Mesa da Câmara dos Deputados

Mesa da Câmara dos Deputados Mesa da Câmara dos Deputados 55ª Legislatura 2015-2019 Presidente Eduardo Cunha 1º Vice-Presidente Waldir Maranhão 2º Vice-Presidente Giacobo 1º Secretário Beto Mansur 2º Secretário Felipe Bornier 3º Secretário

Leia mais

SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO 1) João da Silva foi aprovado no último concurso para Auxiliar Judiciário do TRE, em janeiro de 2002. Sabendo-se que seu cargo foi extinto em setembro de 2003, podemos

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO LEI COMPLEMENTAR Nº 385, DE 1º DE JULHO DE 2010. Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais de Porto Velho, das autarquias, das fundações Públicas municipais. O PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

GUSTAVO SALES LEI 8112/90

GUSTAVO SALES LEI 8112/90 GUSTAVO SALES LEI 8112/90 1. CESPE 2017 - Prefeitura de Fortaleza CE - Procurador do Município Em cada um do item a seguir é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada,

Leia mais

Mesa da Câmara dos Deputados

Mesa da Câmara dos Deputados Mesa da Câmara dos Deputados 55ª Legislatura 2015-2019 Presidente Eduardo Cunha 1º Vice-Presidente Waldir Maranhão 2º Vice-Presidente Giacobo 1º Secretário Beto Mansur 2º Secretário Felipe Bornier 3º Secretário

Leia mais

ATO REGULAMENTAR GP Nº 11/2009 de 16 de novembro de 2009

ATO REGULAMENTAR GP Nº 11/2009 de 16 de novembro de 2009 ATO REGULAMENTAR GP Nº 11/2009 de 16 de novembro de 2009 Dispõe sobre a concessão e pagamento de férias e de adiantamento da gratificação natalina no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

Leia mais

Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Queimados, das suas autarquias e fundações públicas

Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Queimados, das suas autarquias e fundações públicas Regime Jurídico dos Servidores Públicos do, das suas autarquias e fundações públicas LEI N 1060/11 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011 1 LEI N 1060/11, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011. Dispõe sobre o Regime Jurídico dos

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N.º 002/2005, DE 15 DE JUNHO DE 2005 DISPÕE SOBRE O REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE FRONTEIRA.

LEI COMPLEMENTAR N.º 002/2005, DE 15 DE JUNHO DE 2005 DISPÕE SOBRE O REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE FRONTEIRA. LEI COMPLEMENTAR N.º 002/2005, DE 15 DE JUNHO DE 2005 DISPÕE SOBRE O REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE FRONTEIRA. Título I Capítulo Único Das Disposições Preliminares Art. 1º. Esta

Leia mais

TÍTULO ICAPÍTULO ÚNICO DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TÍTULO ICAPÍTULO ÚNICO DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. O Governador do Estado de

Leia mais

QUESTÕES ( Prova: TRT 15R TRT - 15ª Região - Juiz )

QUESTÕES ( Prova: TRT 15R TRT - 15ª Região - Juiz ) 1 QUESTÕES 2012 1 - ( Prova: TRT 15R - 2012 - TRT - 15ª Região - Juiz ) Assinale a alternativa incorreta: a) O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao

Leia mais

SIMULADO 01 TJ-RJ. b) ficará em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço

SIMULADO 01 TJ-RJ. b) ficará em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço SIMULADO 01 TJ-RJ 1) João, aprovado para o cargo de Técnico Judiciário do TJRJ, em dezembro de 2004, tem seu cargo extinto, em janeiro de 2006, por ser considerado desnecessário. Assim, podemos concluir

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSELHO DIRETOR Nº 021/10 (Processo nºª 9062/08)

RESOLUÇÃO CONSELHO DIRETOR Nº 021/10 (Processo nºª 9062/08) RESOLUÇÃO CONSELHO DIRETOR Nº 021/10 (Processo nºª 9062/08) Dispõe sobre a Estruturação do Plano de Classificação de Cargos e Carreiras do corpo técnico-administrativo da Fundação Santo André, estabelece

Leia mais

Brasília Câmara dos Deputados. Legislação LEI Nº 8.112/90. 4ª edição. Série

Brasília Câmara dos Deputados. Legislação LEI Nº 8.112/90. 4ª edição. Série Brasília 2014 Câmara dos Deputados LEI Nº 8.112/90 4ª edição Série Legislação Lei Nº 8.112/90 4ª edição Mesa da Câmara dos Deputados 54ª Legislatura 2011-2015 4ª Sessão Legislativa Presidente Henrique

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

Lei Complementar Municipal Nº , de 28 de maio de 2014.

Lei Complementar Municipal Nº , de 28 de maio de 2014. Lei Complementar Municipal Nº. 1.463, de 28 de maio de 2014. Da nova redação a artigos que menciona e dá outras providências. O Povo do Município de Águas Formosas, Estado de Minas Gerais, por seus representantes

Leia mais

Presidência. Secretaria do Tribunal RESOLUÇÃO N. 40 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012.

Presidência. Secretaria do Tribunal RESOLUÇÃO N. 40 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012. pág. 1 Presidência Secretaria do Tribunal RESOLUÇÃO N. 40 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre a concessão, parcelamento, adiantamento, indenização e pagamento de férias aos servidores do. O PRESIDENTE

Leia mais

TÍTULO I CAPÍTULO ÚNICO DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TÍTULO I CAPÍTULO ÚNICO DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI Nº 1102 DE 10 DE OUTUBRO DE 1990 Dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências.

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

Servidores ativos efetivos do quadro de pessoal da UFPB.

Servidores ativos efetivos do quadro de pessoal da UFPB. Página 1 de 5 AUXÍLIO TRANSPORTE DEFINIÇÃO Benefício concedido em pecúnia, destinado ao custeio parcial das despesas realizadas pelo servidor com transporte coletivo nos deslocamentos residência-trabalho

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 7 _ PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 QUESTÃO 21 Tendo em vista a competência dos órgãos da Justiça Eleitoral, correlacione as colunas e assinale a seqüência CORRETA. Órgãos 1. Tribunal Superior Eleitoral.

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 13/07/2016 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 12/07/2017 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

Lei n.º 480/2010. Monte do Carmo TO., 17 de novembro de Título I. Capítulo Único. Das Disposições Preliminares

Lei n.º 480/2010. Monte do Carmo TO., 17 de novembro de Título I. Capítulo Único. Das Disposições Preliminares ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE DO CARMO Rua Benício Pinto Cerqueira, s/n Centro CEP. 77.585-000 Fone (63) 3540-1120. CNPJ n. 01.067.891/0001-66 Lei n.º 480/2010. Monte do Carmo TO.,

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE 2003 (Do Poder Executivo) Modifica os artigos 37, 40, 42, 48, 96, 142 e 149 da Constituição Federal, o artigo 8º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro

Leia mais

FAZ saber que a Câmara Municipal de Limeira aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei Complementar:

FAZ saber que a Câmara Municipal de Limeira aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei Complementar: PAULO CÉZAR JUNQUEIRA HADICH, Prefeito Municipal de Limeira, Estado de São Paulo, 1 Lei, USANDO das atribuições que lhe são conferidas por FAZ saber que a Câmara Municipal de Limeira aprovou e ele sanciona

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DECRETO JUDICIÁRIO Nº 1779/ 2013. Dispõe sobre a concessão de férias aos servidores do Quadro Único de Pessoal do Poder Judiciário do Estado de Goiás, o pagamento das vantagens dela decorrentes, sua marcação

Leia mais

Tropa de Elite Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Tropa de Elite Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tropa de Elite Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 164.(CESPE/MDS/Agente/2009) Considere a seguinte situação

Leia mais

LEI N 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

LEI N 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 LEI N 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que

Leia mais

- Lei PE nº 6.123/68 - Estatuto dos Servidores Civis de Pernambuco

- Lei PE nº 6.123/68 - Estatuto dos Servidores Civis de Pernambuco - Lei PE nº 6.123/68 - Estatuto dos Servidores Civis de Pernambuco - Professor: Marcos Girão - DEFINIÇÕES BÁSICAS CARGO PÚBLICO CARGO PÚBLICO Os cargos podem ser: De provimento EFETIVO De provimento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BERTÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BERTÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS LEI MUNICIPAL Nº. 602 /1999 DE: 08 de Setembro de 1999. Dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Bertópolis, das Autarquias e Fundações Públicas Municipais. TÍTULO I CAPÍTULO ÚNICO

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO BOA VISTA ADMINISTRAÇÃO 2009 2012 CNPJ 37.465.143/0001-89

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO BOA VISTA ADMINISTRAÇÃO 2009 2012 CNPJ 37.465.143/0001-89 LEI MUNICIPAL Nº 0181993 Alto Boa Vista MT, 30 de julho de 1993. ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL TÍTULO I CAPÍTULO ÚNICO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - Esta lei institui

Leia mais

CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Direitos e Deveres do Servidor Público Federal Lei nº

Leia mais

9. O servidor integrante das carreiras de magistério superior ou magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, quando afastado para o exercício

9. O servidor integrante das carreiras de magistério superior ou magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, quando afastado para o exercício FÉRIAS DEFINIÇÃO Período de descanso remunerado com duração prevista em lei. REQUISITOS BÁSICOS Servidor efetivo: Possuir 12 (doze) meses de efetivo exercício para o primeiro período aquisitivo de férias.

Leia mais

LEI Nº DE 26 DE SETEMBRO DE TÍTULO I - Das Disposições Preliminares

LEI Nº DE 26 DE SETEMBRO DE TÍTULO I - Das Disposições Preliminares LEI Nº 6.677 DE 26 DE SETEMBRO DE 1994 Dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, Assembléia

Leia mais

Brasília 2011 LEI Nº 8.112/90. 2ª edição. Legislação. Série. Câmara dos Deputados

Brasília 2011 LEI Nº 8.112/90. 2ª edição. Legislação. Série. Câmara dos Deputados Brasília 2011 Câmara dos Deputados LEI Nº 8.112/90 2ª edição Série Legislação Lei Nº 8.112/90 2ª edição Mesa da Câmara dos Deputados 54ª Legislatura 1ª Sessão Legislativa 2011-2015 Presidente Marco Maia

Leia mais

CÓDIGOS SIAPENET. 09 Afastamento para Curso Formação Opção Cargo Efetivo C/ Remuneração

CÓDIGOS SIAPENET. 09 Afastamento para Curso Formação Opção Cargo Efetivo C/ Remuneração CÓDIGOS SIAPENET Código Afastamento 01 Abandono de Cargo Ausência Intencional (por mais de 30 (trinta) dias) 02 Abandono Cargo Inassiduidade Habitual (por 60 (sessenta) dias interpoladamente durante o

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal AJUDA DE CUSTO

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal AJUDA DE CUSTO AJUDA DE CUSTO Cód.: ADC Nº: 19 Versão: 7 Data: 24/02/2017 DEFINIÇÃO Indenização concedida ao servidor público, que, no interesse da Administração, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio,

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI COMPLEMENTAR N 005/91, DE 02 DE DEZEMBRO DE 1.991. (Dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores públicos do Município, das Autarquias e das Fundações Municipais).(REVISADA EM ABRIL 2016, COM

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ Conselho Superior

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ Conselho Superior Deliberação CSDP nº 04, de 10 de abril de 2015. Alterada, em partes, pela Deliberação CSDP nº 13, de 13 de julho de 2015 Dispõe sobre os critérios para a concessão, gozo e pagamento de férias e licença

Leia mais

Revisão com Exercícios PRF

Revisão com Exercícios PRF 01. A União Federal responde pelos danos que seus servidores nessa qualidade causarem a terceiros, a) mas só no caso de culpa do agente. b) mas só no caso de dolo do agente. c) independentemente de haver

Leia mais

Art. 2 o Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

Art. 2 o Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público. LEI N o 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. c Publicada no DOU de 12-12-1990. c Lei

Leia mais

Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2015 N 239

Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2015 N 239 ESTADO DA BAHIA Prefeitura Municipal de Araçás CNPJ nº 16.131.088/0001-10 Praça da Matriz, n. 160 Centro CEP: 48.108-000 Tel.: (75) 3451-2142 Araçás BA CNPJ 16.131.088/0001-10 GABINETE DA PREFEITA LEI

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 634/2010

RESOLUÇÃO Nº 634/2010 Publicação: 19/05/2010 DJE: 18/05/2010 RESOLUÇÃO Nº 634/2010 Regulamenta a concessão do Adicional de Desempenho, ADE, aos servidores efetivos dos Quadros de Pessoal da Secretaria do Tribunal de Justiça

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA Descrição Pode especificar horas? Ação Utilização (são de caráter meramente exemplificativos) Exige documento legal? ACOMPANHAMENTO DEPENDENTE

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE NÍSIA FLORESTA GABINETE DA PREFEITA

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE NÍSIA FLORESTA GABINETE DA PREFEITA ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE NÍSIA FLORESTA GABINETE DA PREFEITA Projeto de Lei Complementar nº 004/2013 GP/PMNF Dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de

Leia mais

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade CAMPUS Capítulo 5 Administração Pública e Servidores Públicos Disposições Constitucionais 189 Servidor público em sentido estrito (regime estatutário) Cargo efetivo Cargo em comissão Adm. Direta, autárquica

Leia mais

LEI Nº 2280, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2008 REFORMA DO ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE LAPA

LEI Nº 2280, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2008 REFORMA DO ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE LAPA LEI Nº 2280, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2008 REFORMA DO ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE LAPA ÍNDICE TEMÁTICO DA LEGISLAÇÃO TÍTULO I Capítulo I Disposições Preliminares (arts. 1º a 4º)... 1 Capítulo

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO AUDITORIA INTERNA SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO PARECER SEORI/AUDIN-MPU Nº 1.113/2016

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO AUDITORIA INTERNA SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO PARECER SEORI/AUDIN-MPU Nº 1.113/2016 MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO AUDITORIA INTERNA SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO PARECER SEORI/AUDIN-MPU Nº 1.113/2016 Referência : E-mail institucional de 6/4/2016. Assunto Interessado : Pessoal. Rodízio

Leia mais

ROTEIRO DE VERIFICAÇÃO INDENIZAÇÃO DE AJUDA DE CUSTO

ROTEIRO DE VERIFICAÇÃO INDENIZAÇÃO DE AJUDA DE CUSTO ROTEIRO DE VERIFICAÇÃO INDENIZAÇÃO DE AJUDA DE CUSTO Decreto nº. 4.004, de 08/11/2001; Orientação Normativa do MPOG nº. 01, de 29/04/2005; Artigos 49 a 57 da Lei nº. 8.112/1990 e jurisprudências do Tribunal

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N 187/ DE 23 DE AGOSTO DE ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO MUNICÍPIO DE GOIANÉSIA DO PARÁ ESTADO DO PARÁ.

LEI COMPLEMENTAR N 187/ DE 23 DE AGOSTO DE ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO MUNICÍPIO DE GOIANÉSIA DO PARÁ ESTADO DO PARÁ. LEI COMPLEMENTAR N 187/2007 - DE 23 DE AGOSTO DE 2007. Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Município de Goianésia

Leia mais

CONFUCIO AIRES MOURA, Prefeito do Município de Ariquemes, no uso de suas atribuições legais, Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e

CONFUCIO AIRES MOURA, Prefeito do Município de Ariquemes, no uso de suas atribuições legais, Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e Lei nº. 1336, de 31 de agosto de 2007. MUNICÍPIO DE ARIQUEMES Dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Ariquemes, compreendida a administração direta e indireta, entidades

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 1279, de 15 de dezembro de 2009.

LEI COMPLEMENTAR Nº 1279, de 15 de dezembro de 2009. LEI COMPLEMENTAR Nº 1279, de 15 de dezembro de 2009. DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO SÁ, ESTADO DE MINAS GERAIS O Povo do Município de Francisco Sá, Estado

Leia mais

REGIME JURÍDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO Í N D I C E

REGIME JURÍDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO Í N D I C E REGIME JURÍDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO Í N D I C E TÍTULO I CAPÍTULO ÚNICO Das Disposições Preliminares TÍTULO II Do Provimento, Vacância, Remoção, Distribuição e Substituição CAPÍTULO

Leia mais

Aula 03. I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

Aula 03. I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; Turma e Ano: Turma Regular Master B (2015) Matéria / Aula: Direito Administrativo Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Fernanda Helena Aula 03 Provimentos com amparo constitucional (continuação) Provimento

Leia mais

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA Dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Vitória da Conquista, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE

Leia mais

RATEIO DE MATERIAIS PARA CONCURSOS

RATEIO DE MATERIAIS PARA CONCURSOS LEGISLAÇÕES ESTADUAIS DO PARANÁ Concurso Polícia Científica do Paraná Aula 01 Prof. Tiago Zanolla Aula 01 LEI 6.174/1970 PARTE I Sumário Sumário... 1 1 Considerações Iniciais... 2 2 - Lei n.º 6.174/1970...

Leia mais

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock Série Provas e Concursos Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock ELSEVIER 5.6. Resumo AGENTES PÚBLICOS (segundo Hely Lopes Meirelles): 1. Agentes políticos Aqueles no alto escalão dos

Leia mais

Prof. Armando Mercadante

Prof. Armando Mercadante AVALIAÇÃO LEI 8.112/90 1ª PARTE Acompanhe a evolução do seu aproveitamento: 47 47 47 47 47 47 Nas questões abaixo, julgue os itens: ART. 1º A ART. 32 1) A instituiu o Regime Jurídico dos Servidores Públicos

Leia mais

COMANDO-GERAL DESPACHO EM REQUERIMENTO N /14 - DRH-5

COMANDO-GERAL DESPACHO EM REQUERIMENTO N /14 - DRH-5 COMANDO-GERAL DESPACHO EM REQUERIMENTO N. 5.305/14 - DRH-5 O CORONEL BM COMANDANTE GERAL, no uso de suas atribuições regulamentares e o requerimento do candidato Marcus Vinícyus Faria de Miranda, RESOLVE:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 44/CS, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2013. Estabelece normas e procedimentos para reversão voluntária de

Leia mais

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS Dra. Elane Alves Assessora Jurídica da FEGACS Leis Municipais Lei Orgânica dos Municípios Estatuto dos Servidores Públicos Municipais PCCS - Plano de Carreira

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPEZAL ESTADO DE MATO GROSSO CNPJ /

PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPEZAL ESTADO DE MATO GROSSO CNPJ / LEI Nº 1.035/2013 Dispõe sobre reformulação do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Sapezal MT e dá outras providências. ILMA GRISOSTE BARBOSA, Prefeita Municipal de Sapezal, Estado de Mato

Leia mais

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS 1 ÍNDICE TÍTULO I CAPÍTULO ÚNICO Das Disposições Preliminares (arts. 1º a 4º) TÍTULO II Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição (arts. 5º a 43)

Leia mais

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO LEI Nº 2.314, DE 21 DE DEZEMBRO DE 1999. DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO,

Leia mais

OCORRÊNCIAS. Ao completar 20 anos de serviço, tem acréscimo de 1/6 à remuneração Requerimento protocolado no 1º dia Não há limite.

OCORRÊNCIAS. Ao completar 20 anos de serviço, tem acréscimo de 1/6 à remuneração Requerimento protocolado no 1º dia Não há limite. OCORRÊNCIAS Adicional por tempo de serviço A cada 5 anos de serviço, tem um acréscimo de 5% ao salário. - - - Sexta Parte Convocação para júri Doação de Sangue Ao completar 20 anos de serviço, tem acréscimo

Leia mais

ALTERADA PELAS LEIS /03/ /03/ /08/ /12/2005

ALTERADA PELAS LEIS /03/ /03/ /08/ /12/2005 1 ALTERADA PELAS LEIS 2480 13/03/2000 3011 18/03/2005 3044 26/08/2005 3070 01/12/2005 LEI Nº 2471 DE 24 DE FEVEREIRO DE 2000 Dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Boa Esperança-MG

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRINHA SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO LEI COMPLEMENTAR Nº 03, DE 04 DE JULHO DE 2006.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRINHA SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO LEI COMPLEMENTAR Nº 03, DE 04 DE JULHO DE 2006. LEI COMPLEMENTAR Nº 03, DE 04 DE JULHO DE 2006. Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CACHOEIRINHA, Estado do Rio Grande

Leia mais

Regime Jurídico. Prof. José Eduardo. Estatuto do Servidor Público Civil Federal. (Lei n.º 8.112/90) Disposições Preliminares

Regime Jurídico. Prof. José Eduardo. Estatuto do Servidor Público Civil Federal. (Lei n.º 8.112/90) Disposições Preliminares 01 F. Rocha E-mail: rocha_jef@yahoo.com.br Estatuto do Servidor Público Civil Federal (Lei n.º 8.112/90) Servidor: é a pessoa legalmente investida em cargo público. Cargo Público: Disposições Preliminares

Leia mais

LEI Nº COMPLEMENTAR Nº 1.786, de 16 DE DEZEMBRO DE 2011

LEI Nº COMPLEMENTAR Nº 1.786, de 16 DE DEZEMBRO DE 2011 LEI Nº COMPLEMENTAR Nº 1.786, de 16 DE DEZEMBRO DE 2011 DISPÕE SOBRE O REGIME JURÍDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, DAS AUTARQUIAS E DAS FUNDAÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS,

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 430, DE 1º DE JULHO DE 2010

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 430, DE 1º DE JULHO DE 2010 RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 430, DE 1º DE JULHO DE 2010 Institui o Plano de Cargos, Salários e Carreiras dos servidores da Controladoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte, e dá outras

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 519

LEI COMPLEMENTAR Nº 519 LEI COMPLEMENTAR Nº 519 Dispõe sobre a modalidade de remuneração por subsídio para os servidores dos cargos de padrão 01 a 15 do Quadro Permanente do Serviço Civil do Poder Executivo, para os servidores

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO PROF. GUSTAVO SANTANNA PONTO 1: LEI PONTO 3: b) CARGO EM COMISSÃO

DIREITO ADMINISTRATIVO PROF. GUSTAVO SANTANNA PONTO 1: LEI PONTO 3: b) CARGO EM COMISSÃO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: LEI 8112 PONTO 2: a) CARGO EFETIVO PONTO 3: b) CARGO EM COMISSÃO LEI 8112 - Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civil da União, das autarquias e das

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO ESTATUTO DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO DE SÃO LEOPOLDO Lei Municipal Nº 3729, de 31 de dezembro de 1991 Dispõe sobre o regime jurídico único dos servidores públicos da Administração direta, das autarquias o das

Leia mais

O que estudamos aula passada

O que estudamos aula passada O que estudamos aula passada Cessação, suspensão e interrupção dos contratos de trabalho Rescisão Contratual As formas de extinção do Contrato de Trabalho Pedido de demissão Dispensa sem justa causa Dispensa

Leia mais