Direito Administrativo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Administrativo"

Transcrição

1 Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello

2 EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº /94 (Regime Jurídico Único dos Servidores Civis do Estado do RS): arts. 10, 16, 18, 22 a 27, 62 a 66, 67 a 77, 85 a 157, 167 a 176, 177 a 178, 183 a 197.

3 Lei nº /1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª Tatiana Marcello

4 DIREITOS E VANTAGENS DO SERVIDOR Vencimento e Remuneração Vantagens Férias Tempo de Serviço Concessões Licenças Direito de petição

5 Direitos e Vantagens Vencimento e Remuneração Vantagens Férias Tempo de serviço Vencimento = básico Remuneração = básico + vantagens pecuniárias indenizações (ajuda de custo, diárias, transporte) avanços (acréscimos a cada triênio) gratificações e adicionais (Retribuição pelo exercício de função; Gratificação natalina; Gratificação por regime especial de trabalho, na forma da lei; Gratificação por exercício de atividades insalubres, penosas ou perigosas; Gratificação por exercício de serviço extraordinário; Gratificação de representação, na forma da lei; Gratificação por serviço noturno; Adicional por tempo de serviço; Gratificação de permanência em serviço; Abono familiar; Outras gratificações, relativas ao local ou à natureza do trabalho, na forma da lei). Honorários e jetons (pagamento por participação em curso ou concurso da instituição, ou participação em órgão colegiado). 30 dias por ano de trabalho. A apuração do tempo de serviço será feita em dias, os quais serão convertidos em anos, considerados estes como período de 365 dias. Os dias de efetivo exercício serão computados à vista dos comprovantes de pagamento, ou dos registros funcionais.

6 Concessões Licenças Direito de petição Das Vantagens ao Servidor Estudante ou Participante de Cursos, Congressos e Similares; Da Assistência a Filho Excepcional para tratamento de saúde; por acidente em serviço; por motivo de doença em pessoa da família; à gestante, à adotante e à paternidade; para prestação de serviço militar; para tratar de interesses particulares; para acompanhar o cônjuge; para o desempenho de mandato classista; prêmio por assiduidade; para concorrer a mandato público eletivo; para o exercício de mandato eletivo; especial, para fins de aposentadoria. É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo.

7 FÉRIAS O servidor gozará, anualmente, 30 dias de férias. Regra 30 dias por ano Operadores de Raio X 20 dias por semestre (servidor que opere direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas, próximas a fontes de irradiação, terá direito, quando no efetivo exercício de suas atribuições a 20 dias consecutivos de férias por semestre, não acumuláveis e intransferíveis). Cumulação - Por absoluta necessidade de serviço e ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica, as férias poderão ser acumuladas até o máximo de 2 períodos anuais. Parcelamento - É facultado o gozo de férias em 2 períodos, não inferiores a 10 dias consecutivos.

8 Para o 1º período aquisitivo de férias serão exigidos 12 meses de exercício. É vedado levar à conta de férias qualquer falta ao serviço. Perderá o direito às férias o servidor que, no ano antecedente àquele em que deveria gozá-las, tiver mais de 30 dias de faltas não justificadas ao serviço. Durante as férias, o servidor terá direito a todas as vantagens inerentes ao cargo como se estivesse em exercício.

9 Vantagens Além dos vencimentos, poderão ser pagos ao servidor as seguintes vantagens: Indenizações (sem caráter permanente e não se incorporam ao vencimento) Avanços (incorporam-se ao vencimento) Gratificações e Adicionais (apenas alguns incorporam-se ao vencimento) Honorários e Jetons (não se incorporam ao vencimento) As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito. As vantagens acima não são incorporadas ao vencimento, em atividade, exceto: a) avanços; b) adicional por tempo de serviço; c) gratificação por exercício de função; d) gratificação de representação; e) gratificação de permanência em serviço, nos termos da lei (esta somente até 2012).

10 Indenizações Ajuda de custo; Diárias; Transporte;

11 Ajuda de Custo Mudanças Destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço (remoção de oficio), passa a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente. Será concedida também ao servidor efetivo do Estado que for nomeado para cargo em comissão ou designado para função gratificada, com mudança de domicílio. A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 3 meses. Correm por conta da administração as despesas de transporte do servidor e de sua família, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais. O servidor ficará obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede no prazo de 30 dias (não há prazo par devolver).

12 Diárias O servidor que se afastar temporariamente da sede, em objeto de serviço, fará jus, além das passagens de transporte, também a diárias destinadas à indenização das despesas de alimentação e pousada. Serão pagas antes do deslocamento, com valor fixo previsto em lei. A diária será concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 dias. Ou, se o afastamento durou menos que o previsto, deverá devolver o excesso no prazo de 5 dias.

13 Transportes Será concedida indenização de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção, para execução de serviços externos, por força das atribuições próprias do cargo, conforme previsto em regulamento (ex.: policial que utiliza o carro próprio para uma investigação; oficial de justiça...).

14 Avanços Por triênio de efetivo exercício no serviço público, o servidor terá concedido automaticamente um acréscimo de 5%, denominado avanço, calculado na forma da lei. Avanços Investidos até 30/06/1995 Investidos após 30/06/1995 Acréscimo 5% a cada triênio de exercício (3 anos) 3% a cada triênio de exercício (3 anos) O servidor fará jus a tantos avanços quanto for o tempo de serviço público em que permanecer em atividade.

15 Gratificações e Adicionais gratificação por exercício de função; gratificação natalina; gratificação por regime especial de trabalho, na forma da lei; gratificação por exercício de atividades insalubres, penosas ou perigosas; gratificação por exercício de serviço extraordinário; gratificação de representação, na forma da lei; gratificação por serviço noturno; adicional por tempo de serviço; gratificação de permanência em serviço; abono familiar; outras gratificações, relativas ao local ou à natureza do trabalho, na forma da lei.

16 Retribuição pelo exercício de função. A função gratificada será percebida pelo exercício de chefia, assistência ou assessoramento, cumulativamente ao vencimento do cargo de provimento efetivo. O servidor efetivo que contar com 18 anos de tempo de serviço computável à aposentadoria (se homem), ou 15 anos (se mulher), e que houver exercido cargo em comissão, inclusive sob a forma de função gratificada, por 2 anos completos, terá incorporada, ao vencimento do cargo, como vantagem pessoal, a importância equivalente a 20% do valor da função gratificada, a cada 2 anos, até o limite máximo de 100%. A regra acima vale para quem tenha exercido CC/FG até ; após essa data, o tempo de serviço é de 18 anos para ambos os sexos sendo que os percentuais mudam a cada 2 anos (ver art. 102).

17 Gratificação natalina Correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração a que fizer jus o servidor, no mês de dezembro, por mês de efetivo exercício, considerando-se as frações iguais ou superiores a 15 dias como mês integral. Pago até o dia 20 do mês de dezembro de cada exercício. O servidor exonerado terá direito à gratificação natalina, proporcionalmente aos meses de exercício (calculado sobre a remuneração do mês da exoneração). A gratificação é extensiva aos inativos (aposentados), cujo cálculo incidirá sobre as parcelas que compõem seu provento.

18 Gratificação por exercício de atividades insalubres, penosas ou perigosas Os servidores que exerçam suas atribuições com habitualidade em locais insalubres ou em contato com substâncias tóxicas radioativas ou com risco de vida, fazem jus a uma gratificação sobre o vencimento do respectivo cargo na classe correspondente, nos termos da lei. O servidor que fizer jus às gratificações de insalubridade, periculosidade ou penosidade deverá optar por uma delas nas condições previstas na lei. O direito às gratificações cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão. A servidora gestante ou lactante será afastada, enquanto durarem a gestação e a lactação, das operações e locais previstos neste artigo, passando a exercer suas atividades em local salubre e em serviço compatível com suas condições.

19 Gratificação por exercício de serviço extraordinário Por necessidade imperiosa de serviço, o servidor poderá ser convocado para cumprir serviço extraordinário, desde que devidamente autorizado pelo Governador. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% em relação à hora normal de trabalho. A gratificação de que trata o artigo anterior somente será atribuída ao servidor para atender às situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo previsto no 2º do artigo 33 (25% da jornada diária). O valor da hora de serviço extraordinário, prestado em horário noturno, será acrescido de mais 20%. Pelo serviço prestado em horário extraordinário, o servidor terá direito a remuneração, facultada a opção em pecúnia ou folga, nos termos da lei.

20 Gratificação por serviço noturno Considera-se serviço noturno o realizado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte. O serviço noturno terá o valor-hora acrescido de 20%. As disposições deste artigo não se aplicam quando o serviço noturno corresponder ao horário normal de trabalho

21 Gratificação por permanência no serviço Ao servidor que adquirir direito à aposentadoria voluntária com proventos integrais e cuja permanência no desempenho de suas funções for julgada conveniente e oportuna para o serviço público estadual poderá ser deferida, por ato do Governador, uma gratificação de permanência em serviço de valor correspondente a 50% do seu vencimento básico. A gratificação de que trata este artigo tem natureza precária e transitória e não servirá de base de cálculo para nenhuma vantagem, nem será incorporada aos vencimentos ou proventos da inatividade. (obs.: antes de 2012 incorporava) A gratificação será deferida por um período máximo de 2 anos, sendo admitidas renovações por igual período.

22 Adicional por tempo de serviço O servidor, ao completar 15 e 25 anos de serviço público, contados na forma desta lei, passará a perceber, respectivamente, o adicional de 15% ou 25% calculados na forma da lei. A concessão do adicional de 25% fará cessar o de 15% anteriormente concedido. Para efeito de concessão dos adicionais será computado o tempo de serviço federal, estadual ou municipal, prestado à administração direta, autarquias e fundações de direito público.

23 Abono Familiar Ao servidor ativo ou ao inativo será concedido abono familiar na razão de 10% do menor vencimento básico inicial do Estado, pelos seguintes dependentes: filho menor de 18 anos; filho inválido ou excepcional de qualquer idade, que seja comprovadamente incapaz ($ em triplo); filho estudante, desde que não exerça atividade remunerada, até a idade de 24 anos; cônjuge inválido, comprovadamente incapaz, que não perceba remuneração. Quando se tratar de dependente inválido ou excepcional, o abono será pago pelo triplo. Estendem-se os benefícios deste artigo aos enteados, aos tutelados e aos menores que, mediante autorização judicial, estejam submetidos a sua guarda. Se ambos os cônjuges são servidores públicos, o direito de um não exclui o do outro.

24 Honorários e Jetons O servidor fará jus a honorários quando designado para exercer, fora do horário do expediente a que estiver sujeito, as funções de: membro de banca de concurso; gerência, planejamento, execução ou atividade auxiliar de concurso; treinamento de pessoal; professor, em cursos legalmente instituídos. O servidor, no desempenho do encargo de membro de órgão de deliberação coletiva legalmente instituído, receberá jeton, a título de representação na forma da lei.

25 Concessões Das Vantagens ao Servidor Estudante ou Participante de Cursos, Congressos e Similares É assegurado o afastamento do servidor efetivo, sem prejuízo de sua remuneração, nos seguintes casos: durante os dias de provas finais do ano ou semestre letivo, para os estudantes de ensino superior, 1º e 2º graus; durante os dias de provas em exames supletivos e de habilitação a curso superior. O servidor, sob pena de ser considerado faltoso ao serviço, deverá comprovar perante a chefia imediata as datas em que se realizarão as diversas provas e seu comparecimento.

26 Da Assistência a Filho Excepcional O servidor, pai, mãe ou responsável por excepcional, físico ou mental, em tratamento, fica autorizado a se afastar do exercício do cargo, quando necessário, por período de até 50% de sua carga horária normal cotidiana, na forma da lei.

27 Licenças para tratamento de saúde por acidente em serviço por motivo de doença em pessoa da família à gestante, à adotante e à paternidade para prestação de serviço militar para tratar de interesses particulares para acompanhar o cônjuge * para o desempenho de mandato classista * prêmio por assiduidade para concorrer a mandato público eletivo para o exercício de mandato eletivo * especial, para fins de aposentadoria

28 O servidor não poderá permanecer em licença por prazo superior a 24 meses, salvo nos casos de: *para acompanhar o cônjuge *para o desempenho de mandato classista *para o exercício de mandato eletivo

29 Licença para tratamento de saúde (do servidor) Será concedida a pedido ou ex-officio, precedida de inspeção médica realizada pelo órgão de perícia oficial do Estado, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus. Findo o período de licença, o servidor deverá reassumir imediatamente o exercício do cargo, sob pena de ser considerado faltoso, salvo prorrogação ou determinação constante do laudo. Não reassumindo, implicará perda da remuneração, sujeitando o servidor à demissão, se a ausência exceder a 30 dias. Não pode exercer atividade remunerada durante a licença.

30 Licença por acidente e serviço O servidor acidentado em serviço será licenciado com remuneração integral até seu total restabelecimento. Configura-se acidente em serviço o dano físico ou mental sofrido pelo servidor, desde que relacionado, mediata ou imediatamente, com as atribuições do cargo. Equipara-se a acidente em serviço o dano: decorrente de agressão sofrida e não-provocada pelo servidor no exercício das atribuições do cargo; sofrido no percurso da residência para o trabalho e vice-versa.

31 Licença por motivo de doença em pessoa da família O servidor poderá obter licença por motivo de doença do cônjuge, de ascendente, descendente, enteado e colateral consangüíneo, até o 2º grau, desde que comprove ser indispensável a sua assistência e esta não possa ser prestada, simultaneamente, com o exercício do cargo. A doença será comprovada através de inspeção de saúde, a ser procedida pelo órgão de perícia médica competente. A licença de que trata o artigo anterior será concedida: Tempo Até 90 dias Mais de 90 dias, sem ultrapassar 180 dias Mais de 180 dias, sem ultrapassar 365 dias Mais de 365 dias até 730 dias Remuneração Remuneração total 2/3 da remuneração 1/3 da remuneração Sem remuneração

32 Licença à Gestante, à Adotante e à Paternidade Art À servidora gestante será concedida, mediante inspeção médica, licença de 180 dias*, sem prejuízo da remuneração. Ao término da licença a que se refere o caput, é assegurado à servidora lactante, durante o período de 2 meses, o direito de comparecer ao serviço em 1 turno, quando seu regime de trabalho obedecer a 2 turnos, ou a 3 horas consecutivas por dia, quando seu regime de trabalho obedecer a turno único. Art À servidora adotante será concedida licença a partir da concessão do termo de guarda ou da adoção pelo prazo de 180 dias, sem prejuízo da remuneração. Art Pelo nascimento ou pela adoção de filho, o servidor terá direito à licença paternidade de 30 dias* consecutivos, sem prejuízo da remuneração, inclusive em casos de natimorto. *Iniciada a partir da alta da UTI em caso de prematuro.

33 Licença para prestação de serviço Militar Ao servidor convocado para a prestação de serviço militar será concedida licença, nos termos da legislação específica. Concluído o serviço militar, o servidor reassumirá imediatamente, sob pena da perda de vencimento e, se a ausência exceder a 30 dias, de demissão por abandono do cargo. Quando a desincorporação se verificar em lugar diverso do da sede, o prazo para apresentação será de 10 dias.

34 Licença para tratar de interesses particulares Ao servidor detentor de cargo de provimento efetivo, estável, poderá ser concedida licença para tratar de interesses particulares, pelo prazo de até 2 anos consecutivos, sem remuneração. A licença poderá ser negada, quando o afastamento for inconveniente ao interesse do serviço. O servidor poderá, a qualquer tempo, reassumir o exercício do cargo.

35 Licença para acompanhar o cônjuge * O servidor detentor de cargo de provimento efetivo, estável, terá direito à licença, sem remuneração, para acompanhar o cônjuge, quando este for transferido, independentemente de solicitação própria (de ofício), para outro ponto do Estado ou do Território Nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo Federal, estadual ou municipal. Concedida mediante pedido do servidor, devidamente instruído, devendo ser renovada a cada 2 anos. O período não será computável como tempo de serviço para qualquer efeito. À mesma licença terá direito o servidor removido que preferir permanecer no domicílio do cônjuge.

36 Licença para desempenho de mandato classista * É assegurado ao servidor o direito à licença para o desempenho de mandato classista em central sindical, em confederação, federação, sindicato, núcleos ou delegacias, associação de classe ou entidade fiscalizadora da profissão, de âmbito estadual ou nacional, com a remuneração $$$$ do cargo efetivo. A licença de que trata este artigo será concedida nos termos da lei.

37 Licença-prêmio por assiduidade O servidor que, por um qüinqüênio ininterrupto (5 anos), não se houver afastado do exercício de suas funções terá direito à concessão automática de 3 meses de licençaprêmio por assiduidade, com todas as vantagens do cargo, como se nele estivesse em exercício. A pedido do servidor, a licença-prêmio poderá ser: gozada, no todo ou em parcelas não inferiores a 1 mês, com a aprovação da chefia, considerada a necessidade do serviço; contada em dobro, como tempo de serviço para os efeitos de aposentadoria, avanços e adicionais, vedada a desconversão (ver inconstitucionalidade)

38 Licença para Concorrer a Mandato Público Eletivo e Exercê-lo * O servidor que concorrer a mandato público eletivo será licenciado na forma da legislação eleitoral. Eleito, o servidor ficará afastado do exercício do cargo a partir da posse.

39 Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições: mandato federal, estadual ou distrital mandato de Prefeito ficará afastado do cargo, recebendo $ do mandato. será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela remuneração do cargo ou a do mandato; mandato de vereador: havendo compatibilidade de horários, perceberá a remuneração do cargo + a do mandato (acumulará); não havendo compatibilidade de horários, será afastado e poderá optar pela remuneração do cargo ou a do mandato (regra do Prefeito).

40 Licença Especial para fins de Aposentadoria Decorridos 30 dias da data em que tiver sido protocolado o requerimento da aposentadoria, o servidor será considerado em licença especial remunerada, podendo afastar-se do exercício de suas atividades, salvo se antes tiver sido cientificado do indeferimento do pedido.

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO Simulado Aula 02 TJ-RS DIREITO ADMINISTRATIVO Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo SIMULADO 01. (SIMULADA) De acordo com a Lei Complementar Estadual nº 10.098/1994, marque a alternativa correta

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital Direito Constitucional - Da Administração Pública: das disposições gerais; dos servidores

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital Direito Administrativo - Novo Edital - Tatiana Marcello Direito Administrativo: conceitos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO Questões de concursos Aula 02 TJ-RS DIREITO ADMINISTRATIVO Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo QUESTÃO DE CONCURSOS 1. (FAURGS TJ/RS) Tendo em vista as disposições da Lei Complementar Estadual

Leia mais

Lei /1994 Estatuto Servidores do RS

Lei /1994 Estatuto Servidores do RS Legislação Estatutária Lei 10.098/1994 Estatuto Servidores do RS TÍTULO II: Do provimento, promoção, vacância, remoção e redistribuição Art. 10: São formas de provimento de cargo público: Provimento I

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello DIREITOS E VANTAGENS DO SERVIDOR Vencimento e Remuneração Vantagens Férias Licenças Afastamentos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Direitos e Vantagens: Gratificações / Adicionais Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE

Leia mais

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001.

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Parte V Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Maria Carolina Ramos Aula nº. 41 Antes de adentrarmos

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licenças Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Direitos e Vantagens: Indenizações Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL)

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

PRORROGAÇÃO DE LICENÇA

PRORROGAÇÃO DE LICENÇA PRORROGAÇÃO DE LICENÇA A licença poderá ser prorrogada ex officio ou a pedido Reg, 101. O pedido de prorrogação deverá ser apresentado antes de findo o prazo da licença; se indeferido, contar-se-á como

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Tempo de Serviço Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI COMPLEMENTAR Nº 10.098, DE 3 DE FEVEREIRO DE 1994 TÍTULO III Dos Direitos e

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 10.098/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª

Leia mais

Indenização de Transporte

Indenização de Transporte Indenização de Transporte Concedida ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção, por força das atribuições do cargo (art. 60). Objetivo: ressarcir despesas com aluguel

Leia mais

LEI MUNICIPAL N /2007

LEI MUNICIPAL N /2007 LEI MUNICIPAL N. 2.222/2007 DISPÕE SOBRE ALTERAÇÕES NO REGIME JURIDICO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS, ALTERA A REDAÇÃO DO ART. 5.º DA LEI MUNICIPAL 2212/2007 E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS Walter Luiz Heck, Prefeito

Leia mais

AFASTAMENTO PARA EXERCÍCIO DE MANDATO ELETIVO

AFASTAMENTO PARA EXERCÍCIO DE MANDATO ELETIVO No caso de pagamento de remuneração pelo órgão ou entidade de origem ao servidor cedido ou posto à disposição de outro órgão ou entidade do mesmo Poder, não serão pagas vantagens de natureza indenizatória,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licenças Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença: LEI 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS LICENÇAS

Leia mais

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello VACÂNCIA Vacância é o ato administrativo que desfaz o vínculo da pessoa física com a Administração Pública ou com o cargo

Leia mais

Lei 8112/90 aplicada ao DF (Lei 197/91) Prof. Amorim Aula 2 Título III Direitos e Vantagens

Lei 8112/90 aplicada ao DF (Lei 197/91) Prof. Amorim Aula 2 Título III Direitos e Vantagens Lei 8112/90 aplicada ao DF (Lei 197/91) Prof. Amorim Aula 2 Título III Direitos e Vantagens Questão 21 À luz da Lei 8112/90 aplicada ao DF julgue os itens abaixo relacionados e assinale a alternativa CORRETA:

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital Direito Constitucional - Da Administração Pública: das disposições gerais; dos servidores

Leia mais

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência COMPILADO LEI 8112/90 Frequência LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Art. 19.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Indenizações Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS DIREITOS E VANTAGENS Indenizações Conceito: são

Leia mais

Direito Administra.vo

Direito Administra.vo Direito Administra.vo facebook.com/professorata0anamarcello facebook.com/ta0anamarcello @ta0anamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Aula nº. 43 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO

Aula nº. 43 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União Parte VII 43 Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Nairim Machado Palma Aula nº. 43 REGIME

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 PROJETO DE LEI Nº 21.631/2015 Altera dispositivos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994, da Lei nº 6.932, de 19 de janeiro de 1996, da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá outras providências.

Leia mais

GABINETE DO PREFEITO. O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAÍBA, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atrições legais.

GABINETE DO PREFEITO. O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAÍBA, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atrições legais. Publicado no B.O.M.M. Nº 1161 GABINETE DO PREFEITO Em 23/12/2016 LEI Nº 1.841/2016 DISPÕE ACERCA DE ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS NA LEI MUNICIPAL Nº 389/1995 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO

Leia mais

Estágio Probatório - Legislação

Estágio Probatório - Legislação Estágio Probatório - Legislação Constituição Federal/88 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Leia mais

Atenção! AFASTAMENTOS DOS AFASTAMENTOS

Atenção! AFASTAMENTOS DOS AFASTAMENTOS DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTOS Atenção! O servidor poderá assumir cargo em comissão e função de confiança em outro órgão até mesmo durante o estágio probatório, mas, para isso, o DAS deve ser elevado (níveis

Leia mais

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Benefício de caráter indenizatório concedido ao servidor ativo com a finalidade

Leia mais

Lei Complementar Municipal Nº , de 28 de maio de 2014.

Lei Complementar Municipal Nº , de 28 de maio de 2014. Lei Complementar Municipal Nº. 1.463, de 28 de maio de 2014. Da nova redação a artigos que menciona e dá outras providências. O Povo do Município de Águas Formosas, Estado de Minas Gerais, por seus representantes

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Afastamentos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Férias Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS O servidor tem direito: Vencimento Vantagens: I indenizações;

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso LEI COMPLEMENTAR nº 840/11 Rodrigo Cardoso LICENÇAS (art.130) 1)DA LICENÇA POR MOTIVO DE AFASTAMENTO DO CÔNJUGE OU COMPANHEIRO Art. 133. Pode ser concedida licença ao servidor estável para acompanhar cônjuge

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 232, DE 20 DE MARÇO DE 2001 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DOS ADICIONAIS SEÇÃO I

RESOLUÇÃO Nº 232, DE 20 DE MARÇO DE 2001 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DOS ADICIONAIS SEÇÃO I RESOLUÇÃO Nº 232, DE 20 DE MARÇO DE 2001 Regulamenta, no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de Primeiro e Segundo Graus, a concessão dos adicionais pelo exercício de atividades insalubres ou perigosas

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Lei nº 8.112-1990 Regime jurídico dos servidores públicos Parte 4 Prof. Thamiris Felizardo Vencimento X Remuneração X Subsídio -Nenhum servidor

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Servidores Públicos Empregados Públicos Servidores Temporários

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DECRETO JUDICIÁRIO Nº 1779/ 2013. Dispõe sobre a concessão de férias aos servidores do Quadro Único de Pessoal do Poder Judiciário do Estado de Goiás, o pagamento das vantagens dela decorrentes, sua marcação

Leia mais

DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTO PARA SERVIR A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE ART 93 O

DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTO PARA SERVIR A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE ART 93 O DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTO PARA SERVIR A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE ART 93 O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 10.098/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Tempo de Serviço Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo TEMPO DE SERVIÇO LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre

Leia mais

Dicas - 03 LEI N.º 6.174/70

Dicas - 03 LEI N.º 6.174/70 Dicas - 03 LEI N.º 6.174/70 Sumário Sumário... 1 Observações Iniciais... 2 Das férias... 2 Do vencimento e da remuneração... 2 Das Vantagens... 3 Dos Adicionais... 3 Das Gratificações... 3 Da Ajuda de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 045, DE 02 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

Estatuto e Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello

Estatuto e Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Oficial de Justiça Estatuto e Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Estatuto e Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO:

Leia mais

ORIENTAÇÃO NORMATIVA SRH Nº 2, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2011.

ORIENTAÇÃO NORMATIVA SRH Nº 2, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2011. ORIENTAÇÃO NORMATIVA SRH Nº 2, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2011. Dispõe sobre as regras e procedimentos a serem adotados pelos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 12/07/2017 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo Programação Introdução sobre Agentes

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA Descrição Pode especificar horas? Ação Utilização (são de caráter meramente exemplificativos) Exige documento legal? ACOMPANHAMENTO DEPENDENTE

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça Revogado pela Resoluação n. 29 de 4 de setembro de 2012 RESOLUÇÃO N. 26 DE 27 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre a concessão de adicional pelo exercício de atividade insalubre ou perigosa a servidores do

Leia mais

LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE O povo do Município de Ubá, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE O povo do Município de Ubá, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei: LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE 1991. Estabelece normas para a fixação do vencimento básico e da remuneração dos níveis e graus dos cargos e das funções públicas do quadro de Servidores Públicos do

Leia mais

Presidência. Secretaria do Tribunal RESOLUÇÃO N. 40 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012.

Presidência. Secretaria do Tribunal RESOLUÇÃO N. 40 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012. pág. 1 Presidência Secretaria do Tribunal RESOLUÇÃO N. 40 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre a concessão, parcelamento, adiantamento, indenização e pagamento de férias aos servidores do. O PRESIDENTE

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRF da 2ª Região/Técnico Judiciário/2007) Mirian exerce o cargo efetivo de professora de ensino médio da rede pública estadual de ensino, atividade esta que sempre desempenhou

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Plano de Cargos, carreiras e vencimentos do Quadro de Pessoal de Apoio Técnico-Administrativo do Ministério Público do Estado de Pernambuco. Lei nº 12.956/2005 Professor Guilherme

Leia mais

ATO REGULAMENTAR GP Nº 11/2009 de 16 de novembro de 2009

ATO REGULAMENTAR GP Nº 11/2009 de 16 de novembro de 2009 ATO REGULAMENTAR GP Nº 11/2009 de 16 de novembro de 2009 Dispõe sobre a concessão e pagamento de férias e de adiantamento da gratificação natalina no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

Leia mais

MODIFICADA PELA LEI Nº230/1999

MODIFICADA PELA LEI Nº230/1999 Conceição do Coité Bahia Poder Legislativo Coordenação Parlamentar MODIFICADA PELA LEI Nº230/1999 LEI Nº 133 1 DE 23 DE DEZEMBRO DE 1996 Institui o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Conceição

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA DO SUL LEI N º 1550/2008 SÚMULA: Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos da Administração direta e das Autarquias e Fundações Públicas Municipais A Câmara Municipal de Alvorada do Sul, Estado do

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública. Princípios da Administração Pública. Poderes da Administração Pública.

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL) LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL) LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE NOTA DO ORGANIZADOR... 11 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL)... 13 Capítulo II - Dos Direitos Sociais... 13 Capítulo III - Dos Estados Federados... 13 Capítulo IV - Dos Municípios...

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Direitos e Vantagens: Férias Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Gratificações Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS Gratificações Espécies de gratificações a) Retribuições

Leia mais

Revogado pela Resolução n. 40 de 14 de dezembro de 2012.

Revogado pela Resolução n. 40 de 14 de dezembro de 2012. Revogado pela Resolução n. 40 de 14 de dezembro de 2012. RESOLUÇÃO N. 6 DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010. Dispõe sobre as regras e os procedimentos para a concessão, parcelamento, adiantamento, indenização e pagamento

Leia mais

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE TAPES

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE TAPES ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE TAPES 2006 LEI Nº 1363 SUMÁRIO Título I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 04 Título II DO PROVIMENTO E VACÂNCIA.... 04 Capítulo I Do Provimento... 04 Seção I

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

PORTARIA N.º 307 DE 05 DE ABRIL DE 2016

PORTARIA N.º 307 DE 05 DE ABRIL DE 2016 PORTARIA N.º 307 DE 05 DE ABRIL DE 2016 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, no uso das atribuições legais que lhe conferem a Lei 11.892 de 29/12/2008, publicada no D.O.U. de 30/12/2008;

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Pampa Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas FOLHA PONTO

Ministério da Educação Universidade Federal do Pampa Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas FOLHA PONTO FOLHA PONTO Abrangência: Técnicos Administrativos É de responsabilidade da Chefia imediata, o acompanhamento através da folha ponto da situação de Frequência do Servidor, sobre o que estabelece a presente

Leia mais

PROJETO DE LEI 4.689/2010

PROJETO DE LEI 4.689/2010 PROJETO DE LEI 4.689/2010 Fixa o subsídio das carreiras do Grupo da Educação Básica do Poder Executivo Estadual e do pessoal civil da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e dá outras providências.

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 12 Data: 11/06/2018 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Afastamentos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS DIREITOS E VANTAGENS DOS AFASTAMENTOS a) Do Afastamento

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1 Noções de organização

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014. Altera a Lei Complementar Estadual n. o 251, de 7 de julho de 2003, e dá outras providências. A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE

Leia mais

Legislação Federal. ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência - Lei nº de 1999 e Decreto nº 4.

Legislação Federal. ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência - Lei nº de 1999 e Decreto nº 4. Legislação Federal ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência - Lei nº 9.883 de 1999 e Decreto nº 4.376 de 2002 Parte 3 Prof. Karina Jaques Art. 22. Cabe à ABIN implementar

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. Estabelece orientação aos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Pessoal Civil da Administração

Leia mais

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Lei 8112/90 Sinopse 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Da União Das Autarquias, mesmo as de recurso especial Das Fundações Públicas Federais Servidor é a pessoa legalmente

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO BOA VISTA ADMINISTRAÇÃO 2009 2012 CNPJ 37.465.143/0001-89

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO BOA VISTA ADMINISTRAÇÃO 2009 2012 CNPJ 37.465.143/0001-89 LEI MUNICIPAL Nº 0181993 Alto Boa Vista MT, 30 de julho de 1993. ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL TÍTULO I CAPÍTULO ÚNICO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - Esta lei institui

Leia mais

Regime Jurídico Único e PCCV

Regime Jurídico Único e PCCV Regime Jurídico Único e PCCV LEI Nº. 1.519 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2013. Dispõe sobre o Regime Jurídico e o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores públicos da Administração Direta do Município

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO Nº 17/2017/CONSUP/IFAP, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2017. Aprova a REGULAMENTAÇÃO DO INSTITUTO DE FÉRIAS DE SERVIDORES, DE QUE TRATA OS ARTIGOS 77 A 80 DA LEI N. 8.112/90, no âmbito do Instituto Federal

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO SUBSTITUTIVO DO RELATOR AO PROJETO DE LEI Nº 3.123, DE O Congresso Nacional decreta:

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO SUBSTITUTIVO DO RELATOR AO PROJETO DE LEI Nº 3.123, DE O Congresso Nacional decreta: 19 COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO SUBSTITUTIVO DO RELATOR AO PROJETO DE LEI Nº 3.123, DE 2015 Disciplina a aplicação do limite previsto no inciso XI do art. 37 da Constituição,

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 15. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 15. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 15 Prof. Karina Jaques Art. 92 - Conceder-se-á licença: I - para tratamento de saúde; II - por motivo de doença em pessoa

Leia mais

9. O servidor integrante das carreiras de magistério superior ou magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, quando afastado para o exercício

9. O servidor integrante das carreiras de magistério superior ou magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, quando afastado para o exercício FÉRIAS DEFINIÇÃO Período de descanso remunerado com duração prevista em lei. REQUISITOS BÁSICOS Servidor efetivo: Possuir 12 (doze) meses de efetivo exercício para o primeiro período aquisitivo de férias.

Leia mais

Portaria CRMV-SC Nº 0618/2017, de 05 de maio de 2017

Portaria CRMV-SC Nº 0618/2017, de 05 de maio de 2017 RESOLVE: Portaria CRMV-SC Nº 0618/2017, de 05 de maio de 2017 EMENTA: FIXA O REAJUSTE SALARIAL DOS EMPREGADOS DO CRMV-SC E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Públicos Agentes Políticos Agentes Administrativos

Leia mais

Aula nº 12. CONCESSÕES (continuação)

Aula nº 12. CONCESSÕES (continuação) Página1 Curso/Disciplina: Legislação e Ética no Serviço Público Objetivo Aula: Aula 12 Professor(a): Alexandre Prado Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 12 CONCESSÕES (continuação) Art. 98,

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS

DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS LINHA NOVA/RS (Lei nº 324/2002) Í N D I C E S I S T E M Á T I C O Matéria Artigos Título I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES --------------------------------------------------------------------

Leia mais

LEI Nº DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018

LEI Nº DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018 LEI Nº 14.039 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018 Altera as Leis nº 8.261, de 29 de maio de 2002, nº 8.352, de 02 de setembro de 2002, nº 10.963, de 16 de abril de 2008, nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá

Leia mais

TETO das REMUNERAÇÕES E SUBSÍDIOS REZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 37, INCISO XI:

TETO das REMUNERAÇÕES E SUBSÍDIOS REZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 37, INCISO XI: AGENTES PÚBLICOS 2.ª PARTE TETO das REMUNERAÇÕES E SUBSÍDIOS REZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 37, INCISO XI: A REMUNERAÇÃO E OS SUBSÍDIOS DOS OCUPANTES DE CARGOS, FUNÇÕES E EMPREGOS PÚBLICOS

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90 - RESUMO DOS PONTOS PRINCIPAIS INVESTIDURA NO CARGO Artigo 21 ao 32. (Material da Aula 8 AGENTES PÚBLICOS) REMOÇÃO Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no

Leia mais

1. Possuir 12 (doze) meses de efetivo exercício para o primeiro período aquisitivo de férias.

1. Possuir 12 (doze) meses de efetivo exercício para o primeiro período aquisitivo de férias. DEFINIÇÃO Período de descanso remunerado com duração prevista em lei. REQUISITOS BÁSICOS 1. Possuir 12 (doze) meses de efetivo exercício para o primeiro período aquisitivo de férias. 2. Servidor que Opera

Leia mais

ÍNDICE REMISSIVO (Lei n 6.745, de 28 de dezembro de 1985)

ÍNDICE REMISSIVO (Lei n 6.745, de 28 de dezembro de 1985) ÍNDICE REMISSIVO (Lei n 6.745, de 28 de dezembro de 1985) AÇÃO DISCIPLINAR PRESCRIÇÃO 150, 151 ACESSO FIXAÇÃO VAGAS 53 CONCURSO 53, 55 INTERSTÍCIO 55 TREINAMENTO 57 REGULAMENTAÇÃO 58, 188 ACIDENTE EM SERVIÇO

Leia mais