VIII CONFERÊNCIA ANUAL DO TURISMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VIII CONFERÊNCIA ANUAL DO TURISMO"

Transcrição

1 VIII CONFERÊNCIA ANUAL DO TURISMO Padre Tolentino Mendonça Keynote Speaker Vice-Reitor da Universidade Católica. Licenciado em Ciências Bíblicas e em Teologia e doutorado nesta última, é professor, sacerdote e poeta. Dirige o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura e a revista Didaskalia; é consultor do Pontifício Conselho para a Cultura (Santa Sé), delegado da Conferência Episcopal Portuguesa no Conselho Nacional de Cultura e membro da Direção da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e da Associação de Biblistas Portugueses. Desde o seu primeiro livro de poesia, Os Dias Contados, tem diversificado a sua obra como poeta, ensaísta e tradutor, abordando os temas e os textos do cânone cristão num diálogo com as interrogações do presente, sendo a relação entre Cristianismo e Cultura uma das ideias-chave do seu percurso. I Painel - A Afirmação das Cidades como Destinos Turísticos Paulo Prada Moderador Presidente da Assembleia Geral da APRAM. Licenciado em Direito, fez diversas cadeiras do curso de Economia, uma pósgraduação em Estudos Europeus e um mestrado em Ciências Empresariais. Foi consultor fiscal na Arthur Andersen e na KPMG. Actualmente, é Administrador em várias empresas do Grupo Pestana, Vice-presidente da Associação Comercial e Industrial do Funchal e Presidente da Assembleia Geral e do Conselho Consultivo da Associação de Promoção da Madeira. Faz parte da comissão de acompanhamento do futuro Documento Estratégico para o Turismo da Madeira.

2 César Gonçalves Orador Partner da PwC. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas e formado em Contabilidade e Administração de Empresas, é Técnico Oficial de Contas e Revisor Oficial de Contas. Tem sido responsável pela auditoria de importantes grupos nacionais e internacionais e de grupos de turismo, tais como, Grupo Pestana, Grupo Sodim (Ritz), Grupo Ô Hotel & Resorts, Espírito Santos Hotéis (Tivoli Hotels), Hotéis Meridien, Espírito Santo Viagens e TUI Portugal. Na PwC, é partner responsável pelo setor do turismo em Portugal e pela PwC Academy e é Chairman do Governance Board e do Comité Técnico. Dirigiu o estudo Desafios do Turismo em Portugal 2014 e coordenou em Portugal o European Cities Hotel Forecast Lecciona no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Fernando Medina Orador Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Licenciado em Economia, é mestre em Sociologia Económica, com uma tese sobre a globalização económica numa perspetiva histórica. Foi assessor do INOFOR, do Primeiro-Ministro para as áreas da educação, ciência e tecnologia e do Presidente da Comissão Executiva da Agência Portuguesa para o Investimento. Desempenhou os cargos de Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional e de Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia. Eleito deputado à Assembleia da República, exerceu o seu mandato até ter sido eleito Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, com os Pelouros das Finanças, Recursos Humanos e Turismo. M. Abderrahim Bentbib - Orador Director do Conselho Regional do Turismo de Marraquexe. Bacharel em Ciências Económicas, diplomado em Economia e Finanças e laureado em Gestão do Turismo, desenvolveu a sua carreira no Ministério do Turismo, onde ocupou diversas posições de responsabilidade. Foi Director da Association des Professionnels & Opérateurs du Tourisme de Marrakech e do Syndicat d Initiative du Tourisme de Marrakech, de que também foi Secretário-Geral, e membro da Organisation Méditerranéenne des Journalistes et Ecrivains du Tourisme. Participou na elaboração de diversos estudos e reflexões sobre o turismo em Marraquexe e tem sido orador em vários congressos.

3 II Painel - A Atractividade Turística das Cidades Mário Machado Moderador Presidente Adjunto da Associação de Turismo de Lisboa. Com formação em Marketing e Vendas, iniciou a sua carreira no sector da distribuição turística. Foi nomeado Vice-presidente da Comissão Executiva da Espírito Santo Viagens, sendo actualmente responsável pelas áreas de Receptivo, Marketing e Contratação, assessor do Conselho de Administração do Grupo e membro dos Conselhos de Administração das participadas daquele. David Samu - Orador Partner da PriceWaterhouse Coopers Espanha. Licenciado em Física e em Electrónica e com um mestrado em Engenharia Biomédica e um MBA, desenvolveu a sua carreira em consultoria. Na PwC, é partner do Grupo de Estratégia e Operações e lidera a área do Turismo, Transportes e Logística. Neste âmbito, esteve envolvido, por exemplo, na reestruturação do maior operador turístico espanhol, no estabelecimento de um plano estratégico ligado ao conceito de smart destination, na transformação de uma das maiores linhas áreas espanholas ou na definição de um programa para incentivar o turismo na época baixa; e participou ou liderou diversas outras iniciativas da PwC destinadas ao desenvolvimento do sector turístico em Espanha. É, ainda, docente do mestrado em Gestão Turística. Carlos Firme Orador Economista-chefe do Banif. Licenciado em Economia, começou a carreira no Gabinete de Estudos Económicos do Ministério das Finanças. Ingressou, depois, no Grupo Finibanco, onde foi Economista-chefe e Administrador Executivo da Título, Sociedade Financeira de Corretagem, SA. No Banif, entrou como Administrador da Banif Gestão de Activos e da Banif Açor Pensões, tendo assumido as funções de Administrador da Banif Capital e de Administrador Executivo do Banif Banco de Investimento, SA. Mestre em Economia Monetária e Financeira, tem desenvolvido igualmente intensa actividade docente, leccionando cursos de licenciatura e pós-graduação em diversas universidades.

4 José Roquette - Orador Administrador do Grupo Pestana. Licenciado em Gestão de Empresas, iniciou a carreira na área financeira de capital de risco: foi Director e, depois, Presidente da Comissão Executiva da F-Turismo Capital de Risco, SA. A sua ligação ao sector do turismo começou através de projecto/empresa familiar, no empreendimento Quinta da Balaia. Entrou para o Grupo Pestana como responsável pelos projectos deinternacionalização em Moçambique; posteriormente, foi Presidente do Grupo no Brasil e Presidente das Pousadas de Portugal, tendo regressado para área do Desenvolvimento como Administrador. Fez o Advanced Management Program for Hospitality, tem livros publicados e colabora com alguns jornais económicos. III Painel - A Sustentabilidade das Cidades Turísticas Rui Campos Matos - Moderador Arquitecto e Investigador. Licenciado em Arquitectura, tem-se dedicado, paralelamente à prática profissional, ao estudo de vários temas relacionados com a arquitectura madeirense, sobre os quais tem publicado regularmente. É o autor de "As Origens do Turismo na Madeira - Quintas e Hotéis do Acervo da Photographia Museu -«Vicentes»", editada pela Delegação Regional da OE e pela DRAC. Obteve uma bolsa de doutoramento para desenvolver um projecto de investigação sobre a arquitetura do turismo terapêutico nos arquipélagos da Madeira e Canárias. Gerhard Buchholz - Orador Director de Assuntos Políticos, Estratégia e Desportos na empresa Berlin Tourismus & Congress GmbH. Com estudos em jornalismo, em literatura alemã e em teatro, passou parte da sua vida profissional como dirigente na área da cultura em Berlim. Esteve associado à implementação da Berlin Tourismus Marketing GmbH, onde foi responsável pelas Relações Públicas e de Imprensa. Passou pelos sectores da banca, transportes e desenvolvimento urbano, sempre com posições de liderança. Regressou ao turismo, na Berlin Tourismus & Congress GmbH; aí coordenou a campanha de turismo de Inverno e esteve envolvido na organização do Mundial de 2006, entre diversos outros projectos.

5 Paolo Motta Orador Membro do Comité Internacional de Cidades e Vilas Históricas. É arquitecto e fez dois mestrados, um em Arquitectura e Urbanismo e outro em Planeamento de Cidades e Gestão Urbana. A sua carreira tem sido desenvolvida nestas áreas. Mais recentemente, tem-se dedicado à preservação, reabilitação, desenvolvimento sustentável e reutilização com fins turísticos do património histórico das cidades, coordenando, inclusivamente, programas europeus. É especialista em planeamento territorial e reabilitação urbana. Daniel Frey - Orador CEO da Green Growth. Graduado pela Escola Hoteleira de Lausanne e com formação avançada em Gestão, foi CEO da Inspira Hotels, depois de ter passado pelos Kempinski Hotels como Vice-Presidente, na área de Recursos Humanos. Fundou a Green Growth, uma empresa que ajuda os seus clientes (destinos, hotéis, agências de viagens, etc. e respectivos fornecedores) a crescer sustentavelmente. É preferred partner da Green Globe e membro do Global Sustainable Tourism Council. Para mais informações contacte: Rua da Carreira, nº 63, 3º - Sala O, Funchal Tel: Fax:

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Formação Intra-Empresa FORMAÇÃO TÉCNICA ESTRUTURANTE EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Desenvolvimento de competências técnicas PROGRAMA MODULAR 2010/2011 1 OBJECTIVOS GERAIS Esta acção estruturante pretende

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

CURRICULUM VITAE João Trabuco

CURRICULUM VITAE João Trabuco CURRICULUM VITAE João Trabuco Ponta Delgada, 1 de Março de 2008 1 DADOS BIOGRÁFICOS Nome: João Manuel Beliz Trabuco Filiação: Álvaro Velez Trabuco Catarina Lopes Beliz Data de nascimento: 20 de Abril de

Leia mais

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004.

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Norberto Emílio Sequeira da Rosa Currículo Data de Nascimento: 3 de Abril de 1955 Cargos que Exerce: Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Membro não executivo

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Licenciado em Economia pelo ISE Instituto Superior de Economia em 1978/79. MBA em Finanças pela Universidade Católica em 1995

CURRICULUM VITAE. Licenciado em Economia pelo ISE Instituto Superior de Economia em 1978/79. MBA em Finanças pela Universidade Católica em 1995 CURRICULUM VITAE Franquelim Fernando Garcia Alves Nascido em 16/11/1954, 2 filhas Licenciado em Economia pelo ISE Instituto Superior de Economia em 1978/79 Revisor Oficial de Contas em 1987 MBA em Finanças

Leia mais

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964.

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA DADOS PESSOAIS: Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. Estado civil: solteiro. Trabalha em Lisboa, com escritório na Rua

Leia mais

CURRICULUM VITAE AGOSTINHO CORREIA BRANQUINHO

CURRICULUM VITAE AGOSTINHO CORREIA BRANQUINHO CURRICULUM VITAE AGOSTINHO CORREIA BRANQUINHO Casado (2 filhos) Casa da Música Porto 2001, SA HABILITAÇÕES ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS (Relevantes): - Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da

Leia mais

CURRÍCULOS DOS MEMBROS PROPOSTOS PARA O CONSELHO FISCAL

CURRÍCULOS DOS MEMBROS PROPOSTOS PARA O CONSELHO FISCAL CURRÍCULOS DOS MEMBROS PROPOSTOS PARA O CONSELHO FISCAL Daniel Bessa Daniel Bessa Fernandes Coelho é desde junho de 2009 diretor geral da COTEC Portugal, Associação Empresarial para a Inovação. Desde junho

Leia mais

PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP

PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP 7 Maio 10 Horas NÚCLEO DE ESTUDANTES DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ORGANIZAÇÃO: COM A PARTICIPAÇÃO: Paz, Fragilidade e Segurança A A G E

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome GONÇALVES, RUI MANUEL DA SILVA Morada (1) TRAVESSA DA SANTA QUITÉRIA, 32 3º 1250-212 LISBOA Morada (2) RUA FERNANDO NAMORA, 147 3º DTº, 4425-651 MAIA

Leia mais

TURISMO: NOVOS RUMOS, OUTRA ATITUDE

TURISMO: NOVOS RUMOS, OUTRA ATITUDE Ilha Terceira - 5 a 9 de Dezembro de 2013 TURISMO: NOVOS RUMOS, OUTRA ATITUDE PROGRAMA DO CONGRESSO Quinta 5 Dez Chegada dos Congressistas a Angra do Heroísmo Transferes do Aeroporto para os hotéis 16h15

Leia mais

Organização: Promoção: Apoio:

Organização: Promoção: Apoio: Viseu, 24 de Janeiro de 2013 15h00 às 18h00 Museu do Quartzo Monte de Santa Luzia - Abraveses 3515 Viseu PROGRAMA DA CONFERÊNCIA 14h30 Receção dos Convidados e Participantes 15h00 Sessão de Abertura presidida

Leia mais

António Luís Guerra Nunes Mexia

António Luís Guerra Nunes Mexia António Luís Guerra Nunes Mexia É licenciado em Economia pela Universidade de Genebra, na Suíça (1980), onde exerceu o cargo de docente convidado no Departamento de Economia. Foi, igualmente, docente no

Leia mais

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO FISCALIDADE PROGRAMAS EXECUTIVOS

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO FISCALIDADE PROGRAMAS EXECUTIVOS VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS EXECUTIVOS UM COMPROMISSO DE DUAS INSTITUIÇÕES Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG e da IFACC. A união de sinergias

Leia mais

Projeto Turismo Coordenado pelo Professor Doutor Josep-Francesc Valls

Projeto Turismo Coordenado pelo Professor Doutor Josep-Francesc Valls Projeto Turismo Coordenado pelo Professor Doutor Josep-Francesc Valls Formação para Executivos Gestão do Turismo 2015 A Formação para Executivos em Gestão do Turismo irá assentar num plano de estudos coerente

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Susana Maria Salgueiro da Fonseca URB. ENCOSTA DO SOL, LOTE A 5, 4º PISO, 5100-188 LAMEGO, PORTUGAL Telefone 968

Leia mais

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt I Dados Pessoais JOÃO PEDRO OLIVEIRA DE MIRANDA Nascido a 28 de Agosto de 1972 Natural de Lisboa Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt 1 II Dados Curriculares 1. Ocupações actuais

Leia mais

Revisor Oficial de Contas, desde 1990.

Revisor Oficial de Contas, desde 1990. 1. Dados pessoais Nome: Vitor Manuel Batista de Almeida Data de nascimento: 14 de Julho de 1956 Naturalidade: Lisboa Residência: Calçada das Lages, Lote 3, Nº 61-A, 14º C 1900-291 Lisboa Telefone casa:

Leia mais

Cristina Miguens. Tatiana Ledeneva. Rui Brandão. Isabel Prado

Cristina Miguens. Tatiana Ledeneva. Rui Brandão. Isabel Prado Cristina Miguens Diretora Geral da WIND, Consultora e Formadora em Internacionalização e Docente de Negócios Internacionais e Estratégia na Universidade de Aveiro - Pós-graduações e Mestrados. Durante

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO E GESTÃO DO TURISMO

CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO E GESTÃO DO TURISMO CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO E GESTÃO DO TURISMO Coordenação científica: Prof. Doutor Claudio Monteiro / Prof. Doutor João Miranda Dra. Cristina Siza Vieira / Dra. Ana Mendes Godinho

Leia mais

António Luís Guerra Nunes Mexia 54 anos. Licenciado em economia pela Universidade de Genebra (Suíça). Entre 1979 e 1981, António Mexia exerceu o cargo de professor convidado no Departamento de Economia

Leia mais

António Luís Guerra Nunes Mexia

António Luís Guerra Nunes Mexia António Luís Guerra Nunes Mexia 54 anos. Licenciado em economia pela Universidade de Genebra (Suíça). Entre 1979 e 1981, António Mexia exerceu o cargo de professor convidado no Departamento de Economia

Leia mais

Licenciaturas. Organização e Gestão Hoteleira Gestão de Empresas Turismo

Licenciaturas. Organização e Gestão Hoteleira Gestão de Empresas Turismo Licenciaturas Organização e Gestão Hoteleira Gestão de Empresas Turismo L I C E N C I A T U R A O R G A N I Z A Ç Ã O E G E S T Ã O H O T E L E I R A O B J E T I V O Formar profissionais competentes para

Leia mais

As perguntas que esperam uma resposta

As perguntas que esperam uma resposta As perguntas que esperam uma resposta As duas referências públicas do primeiro-ministro a este caso foram feitas por escrito ao PÚBLICO e à SIC, mas nunca responderam a questões concretas. Aqui ficam as

Leia mais

SOBRE COMUNICAÇÃO DIGITAL

SOBRE COMUNICAÇÃO DIGITAL JORNADAS PRÁTICAS SOBRE COMUNICAÇÃO DIGITAL APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE CLICK TO PRAY A APP DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO ORADORES 21 de Novembro de 2014 em Fátima D. ANTONINO DIAS Bispo da Diocese de Portalegre-Castelo

Leia mais

António Luis Guerra Nunes Mexia

António Luis Guerra Nunes Mexia António Luis Guerra Nunes Mexia É licenciado em Economia pela Universidade de Genebra, na Suíça (1980), onde exerceu o cargo de docente convidado no Departamento de Economia. Foi, igualmente, docente no

Leia mais

3.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA. Das Novas Tecnologias à Eficiência dos Sistemas. 18 de Setembro MUDE Museu do Design e da Moda, Lisboa PARCERIA

3.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA. Das Novas Tecnologias à Eficiência dos Sistemas. 18 de Setembro MUDE Museu do Design e da Moda, Lisboa PARCERIA 3.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA ORGANIZAÇÃO PARCERIA UMA PUBLICAÇÃO Das Novas Tecnologias à Eficiência dos Sistemas 18 de Setembro MUDE Museu do Design e da Moda, Lisboa APRESENTAÇÃO Depois de duas edições,

Leia mais

Gestão de Turismo Sustentável

Gestão de Turismo Sustentável Inscrições s early bird Gestão de Turismo Sustentável 2ª Conferência Internacional HMI Tourism Think Tank Best Practices Forum 28 Outubro Estoril a partir de bro 1 de Setem 09 G es tã o de Rec ur s os

Leia mais

Carlos Rui Taveira Madeira

Carlos Rui Taveira Madeira CURRICULUM VITAE de Carlos Rui Taveira Madeira Vila Real Dezembro, 2006 ÍNDICE 1. FORMAÇÃO ACADÉMICA 2. ACTIVIDADE PROFISSIONAL 2.1 Percurso Profissional 2.2. Disciplinas Leccionadas na UTAD 2.2.1. Licenciatura

Leia mais

CURRICULUM VITAE SÍNTESE JORGE JÚLIO LANDEIRO DE VAZ

CURRICULUM VITAE SÍNTESE JORGE JÚLIO LANDEIRO DE VAZ CURRICULUM VITAE SÍNTESE JORGE JÚLIO LANDEIRO DE VAZ MAIO DE 2012 1. DADOS PESSOAIS Nome: JORGE JÚLIO LANDEIRO DE VAZ 2. HABILITAÇÕES ACADÉMICAS 2011 Auditor de Defesa Nacional Curso de Defesa Nacional

Leia mais

CURRICULUM VITAE CARLOS DE LUCENA E VASCONCELLOS CRUZ

CURRICULUM VITAE CARLOS DE LUCENA E VASCONCELLOS CRUZ CURRICULUM VITAE CARLOS DE LUCENA E VASCONCELLOS CRUZ Abril 2006 DADOS PESSOAIS Carlos de Lucena e Vasconcellos Cruz Data de Nascimento: 12 Setembro 1957 Lisboa, Portugal Nacionalidade: Portuguesa Estado

Leia mais

PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET

PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa 2 de dezembro (09h-14h) Carlos Guervós Maíllo (Moderador) Subdirector General de Propiedad Intelectual (Secretaría de Estado de Cultura)

Leia mais

Inscrições. As inscrições para os cursos realizam-se em Setembro de 2012. O Sector Empresarial do Estado não se encontra abrangido por esta Aliança.

Inscrições. As inscrições para os cursos realizam-se em Setembro de 2012. O Sector Empresarial do Estado não se encontra abrangido por esta Aliança. Caderno de s 2 Objectivos A formação de executivos é, hoje em dia, uma necessidade incontornável, sendo um importante factor do sucesso, da competitividade e da sustentabilidade das organizações. Considerando

Leia mais

Licenciatura em Ciências da Comunicação, Vertente Jornalismo, pela Universidade Autónoma de Lisboa, completada com média final de 13 valores

Licenciatura em Ciências da Comunicação, Vertente Jornalismo, pela Universidade Autónoma de Lisboa, completada com média final de 13 valores Informação Pessoal Nome Nuno Miguel Fernandes Aires Data de Nascimento 24 de Julho de 1971 Morada Avenida 5 Outubro, 25 6º andar 8000 Faro Nacionalidade Portuguesa Telemóvel 915 333 112 E-mail naires@msn.com

Leia mais

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO MODERAÇÃO PEDRO BEJA AFONSO Para além de Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira

Leia mais

Programa do Congresso

Programa do Congresso Programa do Congresso 02 de Dezembro - Sábado - Chegada dos Congressistas a Ponta Delgada. - Transfer para os Hotéis. - Entrega da Pasta de Congressista no Wellcome Desk instalado nos Hotéis. 19:30h -

Leia mais

Ministério d. da Presidência do Conselho, em 19 de Março de 2008. Registado com o n.º DL 116/2008 no livro de registo de diplomas

Ministério d. da Presidência do Conselho, em 19 de Março de 2008. Registado com o n.º DL 116/2008 no livro de registo de diplomas Registado com o DL 116/2008 no livro de registo de diplomas da Presidência do Conselho, em 19 de Março de 2008 No âmbito do programa de reformas da Administração Pública assume especial relevância o novo

Leia mais

GESTÃO DE AUTARQUIAS. Direcção e Coordenação Científica: Prof. Doutor Vítor da Conceição Gonçalves PÓS-GRADUAÇÃO/ISEG

GESTÃO DE AUTARQUIAS. Direcção e Coordenação Científica: Prof. Doutor Vítor da Conceição Gonçalves PÓS-GRADUAÇÃO/ISEG GESTÃO DE AUTARQUIAS Direcção e Coordenação Científica: Prof. Doutor Vítor da Conceição Gonçalves PÓS-GRADUAÇÃO/ISEG Pós-Graduação // Gestão de Autarquias PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE AUTARQUIAS NATUREZA

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E

M O D E L O E U R O P E U D E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada João da Cruz Borges Silva Palmarejo Praia, Cabo Verde Telefone (+238)927-05-39 Fax (+238)262-35-51 Correio electrónico

Leia mais

Orçamento de Estado 2013 Workshop O que muda!

Orçamento de Estado 2013 Workshop O que muda! www.pwc.pt/academy Orçamento de Estado 2013 Workshop O que muda! Lisboa, 6 de março de 2013 Academia da PwC 3ª Edição Eficiência e eficácia para a sua gestão fiscal e económica! Orçamento de Estado 2013

Leia mais

Apuramento do resultado fiscal em SNC

Apuramento do resultado fiscal em SNC www.pwcacademy.pt Apuramento do resultado fiscal em SNC Lisboa, 23 e 29 de Novembro Academia da PwC Lisboa, 7ª edição Esta formação reúne conteúdos para a atribuição de créditos, nos termos previstos no

Leia mais

1 - ambitur.pt, 27-01-2007, Porto Santo vai receber Congresso da APAVT em 2008? 2 - Diário de Viseu, 25-01-2007, Bolsa de Turismo de Lisboa

1 - ambitur.pt, 27-01-2007, Porto Santo vai receber Congresso da APAVT em 2008? 2 - Diário de Viseu, 25-01-2007, Bolsa de Turismo de Lisboa Notícias APAVT - Janeiro 2007 Revista de Imprensa 03-10-2007 1 - ambitur.pt, 27-01-2007, Porto Santo vai receber Congresso da APAVT em 2008? 2 - Diário de Viseu, 25-01-2007, Bolsa de Turismo de Lisboa

Leia mais

w w w. v e n t u r a. pt

w w w. v e n t u r a. pt O que é? 1. O que é? Conjunto de todos os serviços de consultoria na área da Restauração desde a Concepção, Desenvolvimento, Abertura e Acompanhamento, tudo num só! All in One Hospitality Consulting 2.

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE DO ALGARVE MESTRADO EM CONTABILIDADE

FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE DO ALGARVE MESTRADO EM CONTABILIDADE FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE DO ALGARVE MESTRADO EM CONTABILIDADE EDIÇÃO 2011 / 2013 ÍNDICE 1. Apresentação.. 3 2. Objectivos...... 3 3. Condições de Acesso. 3 4. Organização do Curso e Plano de

Leia mais

S.A. e AFA SGPS, S.A. propõem a seguinte lista de membros para a Mesa da Assembleia Geral,

S.A. e AFA SGPS, S.A. propõem a seguinte lista de membros para a Mesa da Assembleia Geral, ASSEMBLEIA GERAL DE ACCIONISTAS BANIF BANCO INTERNACIONAL DO FUNCHAL, SA Reunião de 26 de Agosto de 2015 (Continuação da reunião iniciada em 29 de Maio de 2015) PONTO 6 DA ORDEM DO DIA Proceder à eleição

Leia mais

João Paulo Torre Vieito (coordenador)

João Paulo Torre Vieito (coordenador) Docentes João Paulo Torre Vieito (coordenador) Doutorando em Ciências Empresariais, especialização em Finanças, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Mestre em Finanças e MBA em Gestão de

Leia mais

Pós-Graduação Enoturismo. Corpo Docente (Biografias)

Pós-Graduação Enoturismo. Corpo Docente (Biografias) Pós-Graduação Enoturismo Corpo Docente (Biografias) Rita Nabeiro Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e, com 34 anos, Rita Nabeiro é actualmente Directora

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DE 30 DE MAIO DE 2014 Alínea b) do n.º 1 do Art.º 289.º do CÓDIGO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

ASSEMBLEIA GERAL DE 30 DE MAIO DE 2014 Alínea b) do n.º 1 do Art.º 289.º do CÓDIGO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS MESA DA ASSEMBLEIA GERAL BANIF BANCO INTERNACIONAL DO FUNCHAL, S.A. Sociedade Aberta Matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Funchal Sede social: Rua de João Tavira, n.º 30, 9004-509, Funchal Capital social: 1.582.195.220,43

Leia mais

DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA

DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA DURAÇÃO / COMPONENTE / DIPLOMA CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA I Edição 2014 30 Horas lectivas / Teórica / Curso de Formação Avançada COORDENAÇÃO Coordenação Científica Prof.

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E

M O D E L O E U R O P E U D E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Nacionalidade VALDEZ FERREIRA MATIAS, VASCO JORGE Portuguesa Data de nascimento 28/09/1953 Endereço Electrónico vjvaldez@gmail.com

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Nacionalidade ESTEVES, Jaime Carvalho Portuguesa Data de nascimento 01/08/1963 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Datas (de até)

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 ECONOMIA, GESTÃO DO TURISMO E DIREÇÃO HOTELEIRA WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 ECONOMIA, GESTÃO DO TURISMO E DIREÇÃO HOTELEIRA WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIA, GESTÃO DO TURISMO E DIREÇÃO HOTELEIRA 2012/2013 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 ECONOMIA, GESTÃO DO TURISMO E DIREÇÃO HOTELEIRA 4ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof.

Leia mais

Em 1998 - Licenciatura em Gestão Agrária pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro 14 valores.

Em 1998 - Licenciatura em Gestão Agrária pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro 14 valores. CARMEM TERESA PEREIRA LEAL DADOS PESSOAIS Local de trabalho: Departamento de Economia, Sociologia e Gestão Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Avenida Almeida Lucena, 1 5000-660 Vila Real cleal@utad.pt

Leia mais

Escola Curso Vagas APEX

Escola Curso Vagas APEX AESE Escola de Direcção e Negócios PADE 1 LISBOA 2 16.500 3.300 AESE Escola de Direcção e Negócios PDE 1 LISBOA 2 13.000 2.600 AESE Escola de Direcção e Negócios PDE 2 LISBOA 2 13.000 2.600 AESE Escola

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 18 de julho de 2014. Série. Número 131

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 18 de julho de 2014. Série. Número 131 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 18 de julho de 2014 Série Número 131 Sumário SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, TURISMO E TRANSPORTES Despacho n.º 125/2014 Delega na Diretora Regional

Leia mais

Sistema de Normalização Contabilística

Sistema de Normalização Contabilística www.pwcacademy.pt Sistema de Normalização Contabilística Sector da Construção Academia da PwC Oportunidade para apreender os principais aspectos do novo modelo de normalização contabilística bem como os

Leia mais

ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO :

ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO : CURRICULUM VITAE ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO : NOME: José Manuel Aurélio dos Santos DATA DE NASCIMENTO: 30 de Julho de 1959 FILIAÇÃO: Luís André Sanches dos Santos e Célia Pinto Aurélio dos Santos NATURALIDADE:

Leia mais

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira Marília Oliveira Inácio Henriques 1 P á g i n a 1. Enquadramento da Candidatura

Leia mais

Curso de Formação Executiva em Turismo e Hotelaria Formação Avançada

Curso de Formação Executiva em Turismo e Hotelaria Formação Avançada Curso de Formação Executiva Outubro de 2009 a Julho de 2010 Instalações da Universidade Católica Portuguesa Centro Regional das Beiras, Viseu e do Instituto Politécnico de Viseu Candidaturas até dia 30

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Ana Teresa Bernardo Guia RUA CENTRO REPUBLICANO, 70 2º ESQ 2300 359 TOMAR, PORTUGAL Telefone 966 166 243 Correio

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Bacharel em Administração Autárquica pelo Instituto Superior Politécnico Portucalense, com média final de 15 valores (1993);

CURRICULUM VITAE. Bacharel em Administração Autárquica pelo Instituto Superior Politécnico Portucalense, com média final de 15 valores (1993); CURRICULUM VITAE I - Identificação Nome completo: José Manuel Vaz Marta de Sampaio e Melo Local e Data de Nascimento: Chavães Tabuaço, 11 de Janeiro de 1971 Morada Institucional: Instituto Superior de

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

Secretariado Executivo 2014

Secretariado Executivo 2014 Ciclo de CONFERENCES AT BREAKFAST Secretariado Executivo 2014 01, 02 e 03 de Dezembro. Lisboa Novos Desafios e Estratégias Comunicação Assertiva, PNL, Influência - RP e Branding- Novas Tecnologias- Gestão

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DA MARTIFER - SGPS, S.A. 10 de Abril de 2013 PROPOSTA RELATIVA AO PONTO 7 DA ORDEM DE TRABALHOS

ASSEMBLEIA GERAL DA MARTIFER - SGPS, S.A. 10 de Abril de 2013 PROPOSTA RELATIVA AO PONTO 7 DA ORDEM DE TRABALHOS ASSEMBLEIA GERAL DA MARTIFER - SGPS, S.A. 10 de Abril de 2013 PROPOSTA RELATIVA AO PONTO 7 DA ORDEM DE TRABALHOS (Apreciar sobre a renúncia do Revisor Oficial de Contas e deliberar sobre a eleição do Revisor

Leia mais

DADOS PESSOAIS FORMAÇÃO ACADÉMICA

DADOS PESSOAIS FORMAÇÃO ACADÉMICA DADOS PESSOAIS NOME: Carla Ivone Melício Soares de Sousa DATA DE NASCIMENTO: 04/12/74 NACIONALIDADE: Caboverdiana e Portuguesa NATURAL DE: São Vicente IDENTIDADE: B.I. nº 211829 IDENTIFICAÇÃO FISCAL: NIF

Leia mais

MGI Internacional. Presença em mais de 80 países

MGI Internacional. Presença em mais de 80 países MGI Internacional Presença em mais de 80 países Presente em mais de 80 países e com mais de 280 escritórios em todos os Continentes, a MGI é uma das maiores associações internacionais de empresas independentes

Leia mais

PROPOSTA. relativa ao Ponto Dois da Ordem do Dia da reunião da Assembleia Geral de Acionistas da Luz Saúde, S.A. Sociedade aberta (a Sociedade )

PROPOSTA. relativa ao Ponto Dois da Ordem do Dia da reunião da Assembleia Geral de Acionistas da Luz Saúde, S.A. Sociedade aberta (a Sociedade ) PROPOSTA relativa ao Ponto Dois da Ordem do Dia da reunião da Assembleia Geral de Acionistas da Luz Saúde, S.A. Sociedade aberta (a Sociedade ) Convocada para dia 20 de janeiro de 2016 às 11h00 Considerando

Leia mais

Programas. cabo verde. Angola. portugal. s.tomé e príncipe. Fundación Universitaria San Pablo CEU

Programas. cabo verde. Angola. portugal. s.tomé e príncipe. Fundación Universitaria San Pablo CEU Programas de MESTRADO Online MBA Master in Business Administration Mestrado em Direcção de Empresas Mestrado em Direcção de Marketing e Vendas Mestrado em Direcção Financeira Mestrado em Comércio Internacional

Leia mais

Procura de Excelência

Procura de Excelência www.mba.deg.uac.pt Procura de Excelência MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION Mestrado em Gestão (MBA) Secretariado Departamento de Economia e Gestão Rua da Mãe de Deus Apartado 1422 E-mail: mba@uac.pt Tel:

Leia mais

Mapa de Pessoal - ano 2015

Mapa de Pessoal - ano 2015 Gabinete de Apoio à Presidência Artigo 5.º do Regulamento dos Superior Postos de trabalho ocupados: 1 Licenciado em Relações Internacionais, 1 Licenciado em Gestão do Património e 1 lugar por força do

Leia mais

Mapa de Pessoal do Turismo de Portugal, I.P. - Serviços Centrais

Mapa de Pessoal do Turismo de Portugal, I.P. - Serviços Centrais Presidente Vice-Presidente Vogal Secretário-Geral Director Coordenador a) 9 8 1 Director a) 24 23 1 Prestação de assessoria técnica especializada ao Conselho Directivo 2 2 0 Monitorização e avaliação da

Leia mais

Finanças para Não Financeiros

Finanças para Não Financeiros www.pwc.pt/academy Finanças para Não Financeiros Academia da PwC Este curso permite-lhe compreender melhor as demonstrações financeiras, os termos utilizados e interpretar os principais indicadores sobre

Leia mais

Apresentação... 2 Objectivos do curso... 2 Metodologia... 2 Programa... 3 Calendarização... 4 Formadores... 5

Apresentação... 2 Objectivos do curso... 2 Metodologia... 2 Programa... 3 Calendarização... 4 Formadores... 5 ÍNDICE Apresentação... 2 Objectivos do curso... 2 Metodologia... 2 Programa... 3 Calendarização... 4 Formadores... 5 Condições de acesso e inscrições... 6 Preçário... 6 Certificado de presença... 6 Local...

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO DE MARKETING, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO DE MARKETING, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE MARKETING, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 GESTÃO DE MARKETING, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA 4ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E DIREÇÃO

Leia mais

Programa Avançado. Negócios Internacionais Programa de natureza profissional - não académico

Programa Avançado. Negócios Internacionais Programa de natureza profissional - não académico Programa Avançado Negócios Internacionais Programa de natureza profissional - não académico De 25 de Janeiro de 2013 a 10 de Maio de 2013 Programa Avançado Negócios Internacionais Objetivos Desenvolver

Leia mais

Seminário Envelhecimento ativo e cidadania

Seminário Envelhecimento ativo e cidadania Seminário Envelhecimento ativo e cidadania - Ano Europeu dos cidadãos 11 de Abril de 2013 No contexto do ano europeu dos cidadãos e passado um ano de atividades e reflexões importa dar a conhecer o trabalho

Leia mais

Instituto Superior de Línguas e Administração

Instituto Superior de Línguas e Administração Instituto Superior de Línguas e Administração > O ISLA Instituto Superior de Línguas e Administração é a mais antiga instituição de ensino superior privado em Portugal, tendo, desde a sua fundação, em

Leia mais

APRESENTAÇÃO PRÉMIOS AHRESP. Porto e Norte de Portugal Centro de Portugal Lisboa e Vale do Tejo Alentejo e Ribatejo Algarve Açores Madeira

APRESENTAÇÃO PRÉMIOS AHRESP. Porto e Norte de Portugal Centro de Portugal Lisboa e Vale do Tejo Alentejo e Ribatejo Algarve Açores Madeira APRESENTAÇÃO PRÉMIOS AHRESP Porto e Norte de Portugal Centro de Portugal Lisboa e Vale do Tejo Alentejo e Ribatejo Algarve Açores Madeira PRÉMIOS AHRESP A primeira edição dos Prémios da Associação da Hotelaria,

Leia mais

1983 - Licenciatura em Economia, pela Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão).

1983 - Licenciatura em Economia, pela Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão). Nome: Rui José da Cunha de Sousa Nunes Nascimento: 12 de Janeiro de 1957, Lisboa Estado Civil; Descendência: Casado; três filhos Email: rnunes@ualg.pt HABILITAÇÕES ACADÉMICAS 1996 - Ph.D. em Economia,

Leia mais

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013 SEMINÁRIO Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição Fundação Calouste Gulbenkian 15:30 Programa do seminário 15:30 - Receção aos participantes 16:00 - Sessão de Abertura Dr. Helena Ávila

Leia mais

MBA especialização em GesTão De projectos

MBA especialização em GesTão De projectos MBA especialização em GESTão DE projectos FORMEDIA Instituto Europeu de Empresários e Gestores FORMEDIA e INSTITUTO EUROPEO DE POSGRADO FORMEDIA - Instituto Europeu de Empresários e Gestores A FORMEDIA

Leia mais

MADEIRA TOURISM INTERNATIONAL CENTRE

MADEIRA TOURISM INTERNATIONAL CENTRE MADEIRA TOURISM INTERNATIONAL CENTRE Josep-Francesc Valls, PhD Visiting professor, UMa Full professor Department of Marketing Management, ESADE Business School Funchal, 15 de Janeiro de 2015 A Madeira

Leia mais

Seminário de Reabilitação Urbana / Programas Estratégicos Novembro 2011

Seminário de Reabilitação Urbana / Programas Estratégicos Novembro 2011 Seminário de Reabilitação Urbana / Programas Estratégicos Novembro 2011 A Câmara Municipal de Braga organiza esta sexta- feira, dia 25 de Novembro, um seminário de reabilitação urbana, tendo por base os

Leia mais

I.D. what you see is what you get

I.D. what you see is what you get I.D. Capital Social: 325.000,00 Supervisão do Banco de Portugal 2,6M (Dezembro de 2013) sob gestão FundBox, uma marca registada de Alpalantri SGPS, é a designação partilhada por duas sociedades gestoras

Leia mais

HR Strategic Delivery Model HR as a strategic partner

HR Strategic Delivery Model HR as a strategic partner www.pwc.pt/academy HR Strategic Delivery Model HR as a strategic partner Lisboa, 21 e 22 de março de 2013 Academia da PwC Um curso onde irá conhecer os desafios da função de RH e como se posicionar como

Leia mais

2.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA

2.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA 2.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA Gestão Inteligente e Competitividade 15 de Setembro 2011 Museu da Carris Conheça as estratégias nacionais e internacionais para uma gestão eficiente da mobilidade urbana

Leia mais

Ensino por módulos Ser mais e melhor.

Ensino por módulos Ser mais e melhor. Ensino por módulos Ser mais e melhor. Formação Superior de acordo com o Modelo de Bolonha 1. Licenciatura em Turismo com enfoque em hospitality and Tourism Management 2. Mestrados em: Empreendedorismo

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 24 de abril de 2015. Série. Número 73

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 24 de abril de 2015. Série. Número 73 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 24 de abril de 2015 Série Suplemento Sumário PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL DA MADEIRA Despacho n.º 143/2015 Siglas oficiais a utilizar pelos departamentos

Leia mais

Experiência Profissional

Experiência Profissional CURRICULUM VITAE Paulo Alexandre Fernandes Varela Simões Caldas Nascimento: Nampula - Moçambique, 25 de Setembro de 1972; Estado Civil: Casado Experiência Profissional - Vice-Presidente da Comunidade Urbana

Leia mais

1911 2011 A caminho do Centenário

1911 2011 A caminho do Centenário 1911 2011 A caminho do Centenário Licenciaturas ISEG 1º Ciclo de Bolonha ISEG: Uma Escola de referência. O ISEG forma Economistas e Gestores com espírito de liderança e inovação assente numa sólida capacidade

Leia mais

COORDENAÇÃO E CORPO DOCENTE

COORDENAÇÃO E CORPO DOCENTE 1 CORPO DOCENTE 2 COORDENAÇÃO E CORPO DOCENTE A coordenação do curso é assegurada conjuntamente pelo Professor Joaquim Pinheiro (UMa) e pela Eng.ª Laura Teixeira (APQ). A coordenação científica é da responsabilidade

Leia mais

7.ª GRANDE CONFERÊNCIA DO JORNAL ARQUITECTURAS

7.ª GRANDE CONFERÊNCIA DO JORNAL ARQUITECTURAS UMA INICIATIVA INTEGRADA NA: URBAVERDE FEIRA DAS CIDADES SUSTENTÁVEIS ª 7.ª GRANDE CONFERÊNCIA DO JORNAL ARQUITECTURAS ARRENDAMENTO E REABILITAÇÃO: DINAMIZAR O MERCADO, REGENERAR A CIDADE 12 de Abril de

Leia mais

Conferência de Imprensa Apresentação do Congresso aos Meios de Comunicação Social Horácio Pina Prata Presidente da Direcção da ACIC

Conferência de Imprensa Apresentação do Congresso aos Meios de Comunicação Social Horácio Pina Prata Presidente da Direcção da ACIC Conferência de Imprensa Apresentação do Congresso aos Meios de Comunicação Social Horácio Pina Prata Presidente da Direcção da ACIC Coimbra, 18 de Março de 2004 As métricas O Projecto TIM, globalmente,

Leia mais

Proposta / Ponto 4. DOCUMENTOS PREPARATÓRIOS ASSEMBLEIA GERAL Porto 8 maio 2013. Exmo. Senhor. Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Proposta / Ponto 4. DOCUMENTOS PREPARATÓRIOS ASSEMBLEIA GERAL Porto 8 maio 2013. Exmo. Senhor. Presidente da Mesa da Assembleia Geral DOCUMENTOS PREPARATÓRIOS ASSEMBLEIA GERAL Porto 8 maio 2013 Proposta / Ponto 4 Exmo. Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral Grupo Soares da Costa, SGPS,S.A. Exmo. Senhor Presidente, Relativamente

Leia mais

2.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA. Gestão Inteligente e Competitividade. 15 de Setembro

2.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA. Gestão Inteligente e Competitividade. 15 de Setembro 2.ª da u se CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA Gestão Inteligente e Competitividade is rr Ca Mu 15 de Setembro 2011 Conheça as estratégias nacionais e internacionais para uma gestão eficiente da mobilidade

Leia mais

ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS. O Gestor de Desporto

ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS. O Gestor de Desporto ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS O Gestor de Desporto 1 2 Dirigente desportivo; Director desportivo; Director técnico nacional/regional federações e associações; Director técnico outras organizações

Leia mais

João de Deus Rogado Salvador Pinheiro medidas legislativas. Cria algumas escolas do ensino primário em vários distritos.

João de Deus Rogado Salvador Pinheiro medidas legislativas. Cria algumas escolas do ensino primário em vários distritos. João de Deus Rogado Salvador Pinheiro medidas legislativas Portaria nº 151/85, de 13 de Março, D.R. 63, p. 712 Cria algumas escolas do ensino primário em vários distritos. Decreto-Lei nº 75/85, de 25 de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA E GESTÃO DO TURISMO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA E GESTÃO DO TURISMO Curso de Pós-Graduação em Economia e Gestão do Turismo CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA E GESTÃO DO TURISMO INTRODUÇÃO Esta iniciativa do IDEFE/ISEG visa responder a necessidades sentidas de formação

Leia mais

ASSEMBLEIA-GERAL APROVOU O PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2011

ASSEMBLEIA-GERAL APROVOU O PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2011 ASSEMBLEIA-GERAL APROVOU O PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2011 A Assembleia-Geral da Agência de Energia do Porto aprovou, por unanimidade, o Plano de Actividades e Orçamento para 2011 na reunião que

Leia mais

Assembleia Geral Anual da Jerónimo Martins, SGPS, S.A. a realizar no dia 9 de Abril de 2010. Curricula dos membros propostos para os Órgão Sociais

Assembleia Geral Anual da Jerónimo Martins, SGPS, S.A. a realizar no dia 9 de Abril de 2010. Curricula dos membros propostos para os Órgão Sociais JERÓNIMO MARTINS, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Rua Tierno Galvan, Torre 3 9º J, Lisboa Capital Social de Euro 629.293.220,00 Matricula na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa e NIPC: 500 100 144

Leia mais