é uma empresa especializada no desenvolvimento de ambientação virtual. Focada no setor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "é uma empresa especializada no desenvolvimento de ambientação virtual. Focada no setor"

Transcrição

1 Conheça a Procad Estabelecida em 1994, a Procad é uma empresa especializada no desenvolvimento de software para ambientação virtual. Focada no setor moveleiro, é líder absoluta no mercado Brasileiro e vem marca no mercado mundial com mais de consolidando sua licenças distribuídas por mais de 30 países, em Peru, México, Espanha e Portugal - países revendas autorizadas. especial onde já Argentina, existem Qualidade total: Preocupada em construir uma organização competitiva, a Procad conta com processos interligados para a qualidade total. Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade que promove a busca da Excelência em Gestão. Microsoft Gold Certified certiticação do mais alto nível de relacionamento reconhecido pela Microsoft. 5s ferramenta usada para a organização e otimização do ambiente de trabalho para agilizar os processos. Capability Maturity Model Integration que é um modelo internacional para avaliação da maturidade do software. Prêmios: A Procad preza pela qualidade em todos os processos da organização, o que é reconhecido e comprovado nas premiações que recebe. Medalha de Bronze na participação no Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP-RS) Top Móbile como a marca mais lembrada em software na indústria moveleira nos anos de 2007, 2008 e 2009.

2 Curso On-line Módulo Básico Neste módulo de treinamento serão abordadas as formas de utilização das ferramentas e recursos disponíveis no Promob que devem ser utilizados durante o processo de construção do projeto. Este material tem como objetivo complementar o conteúdo disponível no curso on-line, apresentando de maneira resumida os principais tópicos abordados durante o curso, ou seja. O conteúdo completo do curso encontra-se em Esperamos que seus objetivos sejam cumpridos neste treinamento e desejamos bom curso! Equipe Treinamento Procad

3 CONSTRUIR PAREDES Para iniciar o processo de construção de paredes: 1. Na barra de ferramentas superior selecione a ferramenta Construir Parede. 2. Clique sobre um ponto qualquer do piso. 3. No painel de ferramentas, à direita, informe a altura e a espessura das paredes do ambiente. 4. Movimente o mouse, apontando para a direção de construção desejada. Observe no exemplo abaixo, a direção de construção é indicada pela seta. Observe que ao movimentar o mouse no ambiente, as propriedades Comprimento, Ângulo Absoluto e Ângulo Relativo sofrem alterações. 5. Digite no teclado o valor do comprimento da parede e pressione a tecla Enter, para confirmar a construção. Ao digitar um valor no teclado, automaticamente o campo comprimento, no painel de ferramentas à direita, recebe o valor digitado, não é necessário posicionar o mouse neste campo para informar o valor. 6. Aponte o mouse para a nova direção de construção. A linha tracejada representa o lado da parede que irá receber o valor informado no campo comprimento. 7. Digite no teclado o valor do comprimento da parede e pressione a tecla Enter. 8. Repita os passos descritos anteriormente até construir todas as paredes do ambiente. 9. Após informar o valor da última parede do ambiente, pressione o botão direito para finalizar a construção. É possível também finalizar a construção do ambiente sem informar o valor para a última parede. Ao invés de informar o valor para a última parede, clique no ponto inicial de construção do ambiente.

4 INSERIR MÓDULOS A inserção de módulos no projeto pode ser realizada de duas maneiras: por arraste ou duplo clique. Observe a seguir o passo a passo para cada tipo de inserção. Inserção por arraste Para inserir módulos através de arraste: 1. Localize na janela de módulos o módulo que deseja inserir Clique sobre o módulo desejado e arraste até o local (plano) onde deve ser inserido. Dica: mantenha o mouse pressionado para a exibição da posição de inserção do módulo (caixa verde), para posicionar o módulo no local desejado. Inserção por duplo clique A inserção de módulos por duplo clique exige inicialmente a seleção do local (plano) onde o módulo será inserido. Ao selecionar o plano, uma caixa verde é exibida indicando a posição do módulo. Para inserir módulos por duplo clique: 1. Clique no local onde o módulo deve ser inserido para definir sua posição de inserção, que é representada por uma caixa verde Localize o módulo que deseja inserir e clique duas vezes sobre ele. ALTERAR AS DIMENSÕES DOS MÓDULOS Ao selecionar um módulo inserido no ambiente suas dimensões são exibidas no painel de ferramentas e podem ser alteradas de acordo com sua necessidade e de acordo com o Promob que você utiliza. Além de definir valores para largura, altura e profundidade do módulo é possível manter as proporções de suas dimensões, ou seja, você poderá alterar o valor somente de uma dimensão e as demais automaticamente se ajustam proporcionalmente.

5 POSICIONAR MÓDULOS 1. Selecione o módulo no ambiente. 2. No painel de ferramentas, à direita, defina na categoria Cotas o posicionamento do módulo onde: Para módulos inseridos na parede: Afastamento da parede: distância entre o módulo e a parede. Cota Anterior: distância à esquerda do módulo. Cota Inferior: distância abaixo do módulo. Cota Posterior: distância à direita do módulo Cota Superior: distância acima do módulo. Para módulos inseridos no piso: Afastamento do piso: distância entre o módulo e o piso. Cota Anterior: distância à esquerda do módulo. Cota Inferior: distância a frente do módulo. Cota Posterior: distância à direita do módulo Conta Superior: distância atrás do módulo. MOVIMENTAR MÓDULOS Mouse: clique sobre o módulo e arraste. Teclado: selecione o módulo e utilize as setas direcionais, PgUp e Pg Down para realizar a movimentação, de acordo com a direção desejada. Aumente ou diminua o valor do incremento de movimentação através das setas mais (+) e menos (-) no teclado. Ao aumentar e diminuir o valor de incremento o mesmo é exibido na barra de status. Ferramenta Movimentação Deslocamento: selecione o módulo e após, no painel de ferramentas à direita, clique em Movimentação, opção deslocamento. Informe o valor da movimentação e clique sobre a seta que representa o sentido da movimentação. ROTACIONAR MÓDULOS Mouse: selecione o módulo e mantenha a tecla Shift pressionada enquanto realiza movimentos de rotação sobre o módulo. Esta é uma rotação livre, sem ângulo definido e respeita o plano em que o módulo foi inserido. Botão direito: clique com o botão direito sobre o módulo e aponte para opção Rotacionar. Esta rotação respeita o plano em que o módulo foi inserido.

6 Ferramenta Movimentação Rotação: selecione o módulo e no painel de ferramentas à direita selecione a ferramenta Movimentação Rotação. Informe o ângulo de rotação e após clique na seta correspondente a direção de rotação desejada. SELECIONAR MÓDULOS A seleção dos módulos inseridos no projeto pode ser realizada das seguintes maneiras: Seleção de todos os módulos: pressione as teclas Ctrl+T. Seleção individual: clique uma vez sobre o módulo. Seleção alternada: selecione o primeiro módulo, após mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique nos demais módulos. Seleção de grupos: mantendo a tecla Ctrl pressionada abra uma caixa de seleção nos módulos que devem ser selecionados através de arraste com o mouse. Ao realizar esta seleção é importante verificar o ponto de inicio da seleção, de acordo com as imagens: Inicio da Seleção (esquerda p/ direita) Módulo 1 Módulo 1 Seleciona os módulos que estão DENTRO da caixa de seleção Módulo 2 Módulo 2 Módulo 3 Módulo 3 Módulo 1 Inicio da Seleção (direita p/ esquerda) Módulo 2 Módulo 1 Seleciona os módulos que são TOCADOS pela caixa de seleção Módulo 2 Módulo 3 Módulo 3 AGRUPAR / DESAGRUPAR MÓDULOS 1. Selecione os módulos que devem compor o grupo. 2. Clique com o botão direito sobre os módulos selecionados e clique em Agrupar, ou pressione a tecla U após a seleção. Para desfazer o agrupamento, clique com o botão direito sobre os módulos agrupados e selecione desagrupar.

7 SUBSTITUIR MÓDULOS 1. Selecione o módulo inserido no projeto. 2. Localize na janela de módulos o módulo que irá substituir o módulo selecionado no projeto. 3. Clique na ferramenta substituição rápida (disponível na janela de módulos). COPIAR/COLAR MÓDULOS 1. Clique com o botão direito sobre o módulo que será copiado e selecione a opção Copiar ou pressione as teclas Ctrl+C. 2. Selecione o plano onde o módulo será colado. 3. Clique com o botão direito sobre o plano onde o módulo será colado e selecione a opção Colar, ou pressione as teclas Ctrl+V. ARRANJAR MÓDULOS 1. Selecione o módulo que deseja copiar. 2. No painel de ferramentas, clique em Arranjo. 3. Para a direção desejada (X, Y ou Z) informe: A Quantidade total de repetições. B Distância entre as repetições. Ao definir a distância entre as repetições é necessário verificar o status das opções que definem se a distância irá considerar a dimensão do módulo ou não. A primeira opção considera a dimensão do módulo, de acordo com a direção selecionada, a segunda opção considera somente o espaço exato entre uma repetição e outra. Estas opções devem ser definidas antes de informar a distância entre as repetições. A B A B A B 4. Clique em Inserir

8 INSERIR AGREGADOS 1. Selecione o módulo. 2. No painel de ferramentas, clique em Agregados. 3. Na lista de agregados, habilite ou desabilite o agregado desejado através de clique no quadrado ao lado do nome do agregado. O sinal + (mais) ao lado do nome do agregado pode ser utilizado para visualizar as variações de posições ou formatos do agregado. INSERIR AGREGADOS AUTOMÁTICOS (TAMPOS, RODAPÉS, VISTAS) 1. Acesse a ferramenta Inserção Automática na barra de ferramenta superior, ou na barra lateral esquerda. 2. Clique na aba Ambiente. 3. Selecione os agregados que deseja inserir automaticamente. 4. Clique em inserir DICA: a aba Inserção, na ferramenta Inserção Automática exibe os agregados que podem ser inseridos no momento em que o módulo é inserido no projeto.

9 DEFINIR MODELOS Alterar o modelo de todos os módulos inseridos no projeto: 1. No painel de ferramentas selecione Modelos. 2. Clique na aba Todos. 3. Altere o modelo de acordo com sua necessidade. Alterar o modelo apenas de um módulo 1. Selecione o módulo que deseja alterar o acabamento. 2. No painel de ferramentas selecione Modelos. 3. Clique na aba Seleção. 4. Altere o modelo desejado. Alterar o modelo apenas de um agregado 1. Clique duas vezes no agregado que deseja alterar o acabamento. 2. No painel de ferramentas selecione Modelos. 3. Clique na aba Seleção. 4. Altere o modelo desejado. TAMPONAMENTO 1. Selecione o módulo ou grupo de módulos que irá receber o tamponamento. 2. Clique com o botão direito e selecione a opção Tamponamento. 3. No canto superior direito, selecione o tampo ou prateleira que será utilizado para tamponar. 4. À esquerda, em vista frontal clique para inserir o tamponamento no local desejado. Após o clique, informe se o tamponamento será frontal ou traseiro, onde: Frontal: a parte traseira do tampo é alinhada com a parte frontal do módulo. Traseiro: a parte traseira do tampo é alinhada com a parte traseira do módulo. 5. Se for necessário realizar ajustes nos tampos, clique na ferramenta Selecionar, na barra de ferramentas superior da janela de Tamponamento e clique no tampo que deseja alterar. Após selecionar o tampo é possível: Editar as dimensões através das propriedades, à direita. Alterar a posição através de clique e arraste ou através da ferramenta Movimentação, à direita.

10 Alterar o alinhamento do tampo (frontal ou traseiro). Excluir o tampo pressionando a tecla Delete no teclado. Alterar o valor do offset (distância entre a parte traseira do tampo e do módulo) que pode ser visualizado em planta baixa. 6. Clique em OK. PORTAS DESLIZANTES 1. Se as portas forem inseridas em módulos, insira-os no projeto. 2. Localize na janela de módulos a porta deslizante que deseja inserir. 3. Arraste a porta para o módulo e solte sobre o ponto frontal do mesmo, indicado na figura a seguir. 4. Movimente o mouse até a outra extremidade do módulo e clique. 5. Determine as configurações no assistente das portas deslizantes e clique em OK.

11 APLICAR ACABAMENTOS (CORES) EM PAREDES, PISO, DECORE E GEOMETRIA 1. Localize na janela de materiais, o material desejado. 2. Clique sobre o material e arraste até o local onde ele deve ser aplicado. CRIAR NOVA COR 1. Selecione o local onde a nova cor será aplicada. 2. No painel de ferramentas clique em Propriedades, aba Materiais. 3. Na categoria cores, clique em Cor Base ou Cores Complementares (Arch e Studio). 4. Selecione/Crie a cor desejada e clique em OK. Janela Cor Base Janela Cores Complementares ALTERAR O TAMANHO DAS TEXTURAS 1. Após aplicar a textura no ambiente, selecione o local onde a mesma foi aplicada. 2. No painel de ferramentas clique em Propriedades, aba Materiais. 3. Na categoria Textura, defina valores para os campos Escalar em X (largura da textura), Escalar em Y (altura/profundidade) da textura. ROTACIONAR TEXTURAS 1. Após aplicar a textura no ambiente, selecione o local onde a mesma foi aplicada. 2. No painel de ferramentas clique em Propriedades, aba Materiais. 3. Na categoria Textura, defina o valor de rotação, de acordo com a direção desejada.

12 CONSTRUIR TAMPO RETANGULAR 1. Acesse a ferramenta Geometria e selecione Construir Geometria Retangular. 2. Clique no ponto de início da construção (P1). P1 3. Movimente o mouse até o campo altura, nas propriedades à direita e informe a altura do tampo. Não é necessário pressionar Enter, somente movimento até o próximo ponto (P2) e clique. P2 DICA: se houver a necessidade de realizar ajustes nas dimensões da geometria construída, acesse suas propriedades no painel de ferramentas, à direita. CONSTRUIR TAMPO EM FORMATO L 1. Acesse a ferramenta Geometria e selecione Construir Geometria. 2. Clique no ponto de início da construção (P1). P1 3. Movimente o mouse até o campo altura, nas propriedades à direita e informe a altura do tampo. Não é necessário pressionar Enter.

13 4. Clique nos demais pontos (P2 ao P6) para contornar os módulos. P2 P5 P3 P4 P6 5. Após indicar o ponto final (P6), clique uma vez com o botão direito para finalizar a construção da geometria. DICA: se houver a necessidade de realizar ajustes nas dimensões da geometria construída, acesse suas propriedades no painel de ferramentas, à direita. CONSTRUIR ACABAMENTO SUPERIOR DO TAMPO Para construir o acabamento superior do tampo, siga os passos a seguir. 1. Acesse a ferramenta Construir Geometria e selecione Construir Geometria Linear. 2. Clique no ponto inicial da construção. P1 3. Movimente o mouse até as propriedades à direita e altere as propriedades altura e espessura de acordo com sua necessidade. 4. Clique nos pontos para posicionar o acabamento (P2 e P3). P2 P3 5. Após definir o último ponto, clique uma vez com o botão direito para finalizar a construção da geometria.

14 CONFIGURAR A LUZ PADRÃO 1. Clique na ferramenta Editar Luzes, disponível na barra de ferramentas superior do Promob. 2. Altere as configurações da luz padrão da seguinte maneira: Com a luz selecionada, defina nas propriedades, a intensidade da luz e em Posição Absoluta Z a altura da com relação ao piso. Clique sobre a luz padrão e arraste, para definir sua posição. 3. Após definir as configurações da luz, clique em Fechar. INSERIR LUMINÁRIAS Para inserir luminárias no projeto: 1. Localize na linha Decore Luminárias, a luminária que deseja inserir no projeto Clique na luminária que deseja inserir e arraste para o plano onde deseja inseri-la (parede, teto, módulo). 3. Posicione a luminária de acordo com o plano em que ela foi inserida. Para definir a intensidade da luz agregadas as luminárias, mantenha a luminária selecionada e no painel de ferramentas clique em Luzes e informe o valor de intensidade de luz desejado.

15 RENDERIZAR O PROJETO 1. Movimente o projeto para obter a vista que deve ser renderizada. 2. Clique na ferramenta Renderização. Observe que neste momento linhas vermelhas são exibidas para identificar a área do projeto que será renderizada. Caso seja necessário, movimente novamente o ambiente até obter a vista desejada. 3. Selecione a qualidade de renderização desejada. A qualidade de renderização esta associada ao nível de detalhes dos efeitos de materiais aplicados ao projeto. 4. Ao finalizar a renderização, selecione uma das opções disponíveis na barra de ferramentas superior da janela, onde: Salvar em arquivo: utilize esta opção para selecionar o local em que deseja armazenar a imagem renderizada. Anexar ao projeto: utilize esta opção para associar a imagem ao projeto, deste modo, a imagem estará disponível sempre que você abrir o projeto. Ao utilizar esta opção, as imagens ficam disponíveis na aba de documentos do projeto e para acessa-la basta um clique. Enviar para a galeria: envia a imagem diretamente para a galeria (se houver conexão com a internet e usuário cadastrado). Para maiores informações acesse:

16 IMPRIMIR O PROJETO 1. Clique na ferramenta Imprimir. 2. Selecione um protótipo e clique em OK. INSERIR VISTA DO PROJETO NA IMPRESSÃO 1. Selecione a ferramenta Viewport na barra de ferramentas lateral. 2. Clique no ponto onde deseja iniciar a inserção da vista. 3. Movimente o mouse diagonalmente na folha de impressão e clique novamente quando a vista atingir a dimensão desejada. INSERIR COTAS 1. Clique na ferramenta Cota Linear, à esquerda. 2. Clique no ponto onde deseja iniciar a cotagem (P1). P1 3. Clique no ponto em que deseja finalizar a cotagem (P2). P2 4. Movimente o mouse para esquerda/direita ou cima/baixo para posicionar a cota. Se houver necessidade de excluir a cota, utilize a ferramenta Selecionar disponível na barra de ferramenta superior, clique sobre a cota e pressione Delete no teclado. Para poder cotar o projeto, é necessário visualizá-lo em planta baixa ou vista frontal e em modo ortogonal.

17 INSERIR LEADERS 1. Clique na ferramenta Leader. 2. Clique no item que irá receber uma observação. 3. Afaste o cursor até o local onde a observação deve ser exibida e clique. 4. Digite o texto desejado e clique em OK. ATUALIZAÇÃO Ao abrir o Promob, automaticamente uma atualização é iniciada. Durante esta atualização o Promob poderá ser utilizado normalmente, pois nesta etapa inicial de atualização os arquivos estão sendo apenas comparados. Após a comparação dos arquivos e montagem da lista de arquivos a serem atualizados o Procad Update (programa de atualização do Promob) irá solicitar o fechamento do Promob, para que a instalação dos novos arquivos ocorra de maneira correta. Se desejar, você poderá cancelar esta atualização inicial e acessá-la manualmente quando julgar conveniente. O acesso a esta atualização está disponível no menu Ferramentas Atualizar o Promob. Nesta tela, também é possível utilizar o botão Configurar, para determinar o período em que a atualização do Promob automática do Promob deve ser iniciada (mensal, quinzenal, semanal ou diariamente). Observações importantes: Para realizar a atualização, o computador onde o Promob está instalado deve possuir conexão com internet. É necessário que a licença do programa esteja ativada e que o CATS (Contrato de Atualização Tecnológica e Suporte) esteja em dia. TIRE SUAS DÚVIDAS Você pode esclarecer suas dúvidas com relação à utilização do Promob das seguintes maneiras: Ajuda do Promob Para acessar a ajuda, clique no botão Ajuda do Promob, localizado na barra de ferramentas superior do Promob ou pressione a tecla F1 em seu teclado. Na guia Localizar (ou Search), digite o assunto sobre o qual deseja pesquisar, e após pressione a tecla Enter. Todos os tópicos relacionados ao assunto pesquisado são disponibilizados para consulta.

18 Base de Conhecimento No endereço disponibilizamos a Base de Conhecimento onde estão centralizadas informações gerais relacionadas ao Promob, desde configurações básicas do computador até questões de utilização de ferramentas do Promob.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III. Posicionamento e edição de módulos

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III. Posicionamento e edição de módulos COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III Posicionamento e edição de módulos Inserção de módulos: A inserção de módulos no projeto pode ser realizada de duas maneiras: por arraste ou duplo clique. Por arraste basta

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. Construção e edição de piso e teto Criando o piso: Através do menu editar ->

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

PROMOB - FORMAÇÃO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. - Desenho Arquitetônico

PROMOB - FORMAÇÃO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. - Desenho Arquitetônico PROMOB - FORMAÇÃO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Desenho Arquitetônico Noção geral de desenho arquitetônico A importância das normas técnicas Instrumento de desenho técnico Graficação Arquitetônica Formato e

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1 Detalhamento bloco... 4 1.2. Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar técnicas do ambiente

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso

Sumário Objetivos Estudo de caso Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição iniciaremos o trabalho com o ambiente de montagem do SolidWorks. Conheceremos as ferramentas que o software

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

GUIA PRÁTICO. Câmera frontal. Diminuir/ Aumentar volume. Tecla Liga/ Desliga. Câmera. Sensor de impressão digital 5026J CJB1L43ALBRA

GUIA PRÁTICO. Câmera frontal. Diminuir/ Aumentar volume. Tecla Liga/ Desliga. Câmera. Sensor de impressão digital 5026J CJB1L43ALBRA GUIA PRÁTICO Câmera frontal Diminuir/ Aumentar volume 6" Tecla Liga/ Desliga Câmera Sensor de impressão digital 5026J 1 CJB1L43ALBRA 1 Carregue completamente o dispositivo para o primeiro uso. Abra a tampa

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

LUMISOFT (Guia do usuário)

LUMISOFT (Guia do usuário) LUMISOFT (Guia do usuário) * O guia de utilização do Novo Lumisoft fornece informações completas sobre o seu uso, orientando os usuários sobre os novos recursos do programa, instruções, dicas e muito mais.

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização 1 Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização Pg.1 2 Sumário Introdução... 3 Primeiro Acesso... 4 Incluir e Atualizar ARTs... 8 Pesquisar ARTs... 14 Criar e Editar Relatórios de Fiscalização... 16

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso

Sumário Objetivos Estudo de caso Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos explorar as ferramentas de montagem do SolidWorks. Conheceremos novos posicionamentos e ferramentas

Leia mais

Prof. Paulo Borges. ao lado do campo Proprietário, clique no botão Novo e preencha os dados, conforme tela abaixo, em seguida clique em Salvar e OK.

Prof. Paulo Borges. ao lado do campo Proprietário, clique no botão Novo e preencha os dados, conforme tela abaixo, em seguida clique em Salvar e OK. Aula 01 Criando Novo Projeto, Introdução Manual de Dados na Caderneta de Campo, Importação de Arquivos Textos e Arquivos Brutos de Estações Totais, Cálculo de Poligonal Fechada. 1º Passo: Após abrir o

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Detalhamento de peça... 4 2. Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 2 1. Objetivos Nesta lição iremos abordar o processo de elaboração de um

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar.

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar. GUIA PRÁTICO 1 Colocar ou retirar a tampa traseira. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. 5.0 Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga SIM2 Voltar Início Visão geral 3 Inserir ou retirar o SIM.

Leia mais

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se Photoshop 6 e 7 Para se utilizar o Photoshop temos que saber primeiramente os conteúdos a serem abordados dentro desse programa, pois assim, seu entendimento para a sua execução será melhor aproveitado.

Leia mais

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 Índice 01-) Ativando o Excel... 2 a-) No botão Iniciar... 2 b-) via Mouse... 2 c-) Ativando pelo nome do programa.... 3 02-) Barra de Ferramentas do Excel... 3 a-) Barra

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Opção de vidro de originais

Opção de vidro de originais Impressora multifuncional Xerox WorkCentre 9/9 Como fazer uma cópia. Coloque os documentos com a face para cima na bandeja de entrada do alimentador de originais. Ajuste a guia para. No painel de controle,

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0 05/2017 Versão 1.0 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 3) Ferramenta Snap... 5 4) Selecionar geometrias... 6 5) Editar uma geometria...

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent Página 1 de 8 Página Inicial do Excel > Acessibilidade Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office Ocultar tudo É possível usar o teclado para acessar comandos na Faixa de Opções,

Leia mais

Parte IV Como projetar um layout de página

Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Utilize as ferramentas de projetos visuais do Dreamweaver para criar layouts de página sofisticados. Esta seção contém os seguintes capítulos: Capítulo

Leia mais

AULA 13 Plugin TerraPrint

AULA 13 Plugin TerraPrint 13.1 AULA 13 Plugin TerraPrint Esta aula apresenta as funcionalidades básicas do plugin de diagramação de impressão do TerraView denominado TerraPrint. Nela será utilizado o mesmo banco de dados criado

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Mesas... 4 3. Configurar Registro de Vendas em Mesas... 6 4. Transferir Itens da Mesa... 9 5. Transferir Contas de uma Mesa pra Outra...

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Super Business. Guia Rápido - Condicional & Devolução SuperSys Tecnologia

Super Business. Guia Rápido - Condicional & Devolução SuperSys Tecnologia Super Business Guia Rápido - Condicional & Devolução Conteúdo 3 Lista de Conteúdo Índice Parte I Guia Rápido - Condicional e Devolução 1 Condicional... 0 6 6 Como acessar... a tela de vendas? 6 Como efetuar

Leia mais

LibreOffice. Writer AULA INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS. A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson)

LibreOffice. Writer AULA INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS. A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson) LibreOffice Writer AULA 6 INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson) Autor: Emerson Luiz Florentino Borges Pró-Reitoria de Extensão Universidade

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial:

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial: CSV Central Sorológica de Vitória 18/08/2009 1.0 1 de 36 1 Instalando o Emulador de Terminais Accuterm IE Faça a instalação do Plugin. Para baixar o Plugin clique no botão lado esquerdo do site http://www.csves.com.br.

Leia mais

Oficina: Planilha Eletrônica

Oficina: Planilha Eletrônica Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD 2013...2 1.1 Regras básicas para a digitação de um texto... 3 1.2 Verificando a ortografia e a gramática do texto... 3 1.3 Localizando ou substituindo uma palavra

Leia mais

Manual do usuário. Tradezone Desktop

Manual do usuário. Tradezone Desktop Manual do usuário Tradezone Desktop 1 Introdução A plataforma TradeZone Desktop, é uma ferramenta operacional completa que possibilita a análise de ativos e a realização de operações utilizando o método

Leia mais

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO...

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO... SIG-PCJ Sumário APRESENTAÇÃO...3 SIG-PCJ... 3 ACESSO AO SISTEMA...4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4... 4 FUNCIONALIDADES...5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 FERRAMENTAS DE NAVEGAÇÃO DO MAPA...5 FERRAMENTAS DE

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Manual para usuários do site Este manual foi especialmente desenvolvido para os administradores de conteúdo de cada departamento, que terá uma pessoa responsável pelas atualizações das informações departamentais

Leia mais

Opção de vidro de originais

Opção de vidro de originais Xerox WorkCentre 8/8/8/87/890 Como fazer uma cópia Página inicial de serviços Status do trabalho Tela de seleção por toque Iniciar Limpar tudo Parar. Coloque os documentos com a face para cima na bandeja

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

Prof. Rafael Araújo. O Word 2007 apresenta uma série de alterações em sua estrutura gráfica, alterações estas que visam facilitar sua utilização.

Prof. Rafael Araújo. O Word 2007 apresenta uma série de alterações em sua estrutura gráfica, alterações estas que visam facilitar sua utilização. WORD 2007 Prof. Rafael Araújo O Word 2007 apresenta uma série de alterações em sua estrutura gráfica, alterações estas que visam facilitar sua utilização. O AMBIENTE DE TRABALHO DO WORD 03 04 02 01 05

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

% &'( )( (*+( *, No módulo Spectrum (Hub), acesse o menu Arquivo / Abrir Característica, como demonstra a figura abaixo.

% &'( )( (*+( *, No módulo Spectrum (Hub), acesse o menu Arquivo / Abrir Característica, como demonstra a figura abaixo. !"##$ Olá, amigos usuários do Datalyzer Spectrum. % &'( )( (*+( *, Neste mês, demonstraremos um recurso utilizado para anexar arquivos às instruções de medição que podem ser usados pelos operadores do

Leia mais

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida BEKS Modelos: BEKY e BEKS Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição USB Imp./Exp. Entrada e Saída de bordados a partir de uma memória USB Pen Drive. Memória Acesso às 100 posições de

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft Microsoft é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações - Conjunto de slides

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS AEI - Gerência de Suporte Efetuando Login Acesse a URL desejada acrescentando /user.php ao final. Exemplo: degustacao.exemplo.uefs.br/user.php 3. Na área Login do sistema

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

Sistema de Cotagem. Atividade 14. Tópico 1 - Configurações. Criando um novo estilo

Sistema de Cotagem. Atividade 14. Tópico 1 - Configurações. Criando um novo estilo Atividade 14 Sistema de Cotagem Tópico 1 - Configurações As cotas tem um papel vital na criação de um projeto. Sem elas, seria impossivel fazer com que qualquer projeto saísse do papel e fosse construído.

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

5.2 GUIA PRÁTICO 5085N. Flash Câmera frontal. Sensor. Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga. Início/ sensor de impressão digital.

5.2 GUIA PRÁTICO 5085N. Flash Câmera frontal. Sensor. Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga. Início/ sensor de impressão digital. 1 Carregar a bateria. GUIA PRÁTICO Sensor Flash Câmera frontal Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga 2 Inserir ou retirar o SIM. 3 Inserir ou retiar o cartão microsd. 5.2 Início/ sensor de impressão

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

MATÉRIA DE MICROSOFT WORD REGRAS BÁSICAS PARA A DIGITAÇÃO DE UM TEXTO 1. Nunca defina parágrafos ou alinhamentos de texto utilizando a tecla espaço do teclado; Dica.: Muitos usuários marcam parágrafo utilizando

Leia mais

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Recibos Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2016 - ControleNaNet Conteúdo

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 1 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 3 2.1.2 MANUAL DO USUÁRIO... 5 2.2 FUNCIONALIDADES... 5 2.2.1

Leia mais

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2.

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2. TUTORIAL RM PORTAL Sumário Módulo I - Entrando no Portal...3 Login...3 Recuperar uma Senha...3 Módulo II - Menu do Professor...5 Quadro de Horários...5 Turmas...6 Exibir uma Turma...6 Localizar um Aluno...7

Leia mais

Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03

Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03 Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03 Sumário 1. Instalação...2 1.1. Instalar o arquivo InstalaSupervisório MMS-03...2 1.2. Identificar e definir a porta serial...2 2. Interface

Leia mais

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

OS - Cadastrar Ordem de Serviço OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar

Leia mais

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos continuar explorando as ferramentas de montagem do SolidWorks. Conheceremos novos posicionamentos avançados

Leia mais

4 Ortografia, Hifenização, Cabeçalho e Rodapé

4 Ortografia, Hifenização, Cabeçalho e Rodapé 1 Word 2013 4 Ortografia, Hifenização, Cabeçalho e Rodapé 4.1. Ortografia e Gramática 4.1.1. Verificação Ortográfica Automática 4.1.2. Verificação Ortográfica Manual 4.1.3. Utilizar a AutoCorreção 4.1.4.

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.4.0 SERVIDOR SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 17 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio. Atenção Muito Importante

4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio. Atenção Muito Importante 4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio Muito importante O vídeo deve estar no formato MP4, outros formatos não serão aceitos pela plataforma ou, se aceitos, correm o risco de não "rodar" corretamente

Leia mais

da fonte, a cor do sublinhado e alguns efeitos pré-definidos.

da fonte, a cor do sublinhado e alguns efeitos pré-definidos. Formatar Caractere Usamos a formatação de caracteres para destacar uma palavra. Caracte nada mais é do que o formato da letra, ou sejá, é a fonte. É fonte quem determina se a letra será mais quadrada,

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

Manual RGSales Android Sumário 1 Acesso ao Sistema Botões de navegação Selecionar empresa

Manual RGSales Android Sumário 1 Acesso ao Sistema Botões de navegação Selecionar empresa Manual RGSales Android Sumário 1 Acesso ao Sistema 1.1 - Botões de navegação 1.2 - Selecionar empresa 2 Apresentação do RGSales A1 2.1 - Desktop (Página Inicial) 3 Vendas 3.1 - Incluir e Enviar Pedidos

Leia mais

Revisão Center Configuration Conteúdo

Revisão Center Configuration Conteúdo Introdução Categoria Novos Usuários Tempo necessário 30 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um novo conjunto de arquivos (métrico) Housing.ipt Autodesk Inventor bibliotecas do Centro de conteúdo fornecem

Leia mais

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS?

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais