AquacVac STREP Sa. AquaV ac. boletim técnico. STREP Sa. Um novo conceito, uma nova tecnologia, um novo horizonte

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AquacVac STREP Sa. AquaV ac. boletim técnico. STREP Sa. Um novo conceito, uma nova tecnologia, um novo horizonte"

Transcrição

1 AquacVac Um novo conceito, uma nova tecnologia, um novo horizonte

2 AquacVac As criações de Tilápias ao redor do mundo estão se tornando cada vez mais populares, sendo atualmente, a segunda espécie em produção mundial. Este sucesso deve-se principalmente a seu bom desempenho zootécnico nos diferentes modelos de produção praticados, além de possuir carne branca de excelente textura e sabor. No Brasil, não é diferente e esta espécie já se encontra como principal peixe de produção, com aproximadamente toneladas no ano 09 (Fonte: MPA 10). Como grande parte do crescimento da produção nacional é desenvolvida em sistema intensivo de produção (tanques-rede), às questões de ordem sanitária passam a ser determinantes no sucesso produtivo e econômico dos empreendimentos, sendo, as enfermidades de origem bacterianas, as de maior impacto econômico. Destacam-se neste cenário as seguintes bactérias: Flavobacterium columnare, Aeromonas móveis e o Streptococcus agalactiae. Estreptococoses Esta doença é considerada por diversos pesquisadores como a de maior impacto econômico junto a Tilapicultura mundial (Suresh, 1998). No Brasil não é diferente, sendo o Streptococcus agalactiae a principal bactéria causadora das Estreptococoses (Figueiredo, 07) e, ainda, segundo estudos gerados pela MSD Saúde Animal em parceria com pesquisadores brasileiros, a doença encontra-se presente em todos estados brasileiros produtores de Tilápias até o momento pesquisado (Dados internos MSD, 11). O deslocamento constante de animais tem contribuído para este cenário. Os principais fatores associados ao aparecimento agudo desta enfermidade são as altas temperaturas da água observadas nas épocas mais quentes do ano associado a altas taxas de alimentação. MAPA DA DISTRIBUIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESTREPTOCOCOSE NO BRASIL Sorologia positiva para Streptococcus agalactiae Biotipo II Bacias do Rio São Francisco e grandes açudes do estado do Ceará. 57 isolamentos positivos para Streptococcus agalactiae Biotipo II Bacias do Rio Grande, Paranaíba, Paraná, Tietê e Paranapanema. Região Norte Região Nordeste 168 isolamentos positivos para Streptococcus agalactiae Biotipo II Região Centro-Oeste Região Sudeste Região Sul

3 AquacVac % dos isolados de Streptococcus agalactiae foram positivos no teste sorológico para o Biotipo II conferindo a oportunidade de provermos imunidade específica e efetiva para peixes vacinados com AquacVac em todas as regiões produtoras de Tilápia no Brasil. Sinais clínicos Os sintomas mais frequentemente observados são os olhos saltados (exoftalmia), natação em rodopio (encefalite), barriga inchada (ascite) e lesões na musculatura com descartes freqüentes de filé no frigorífico. (Kubtiza, 02) (MSD, 09) (MSD, 09) Impacto Econômico O impacto econômico deve-se ao fato desta doença acometer principalmente peixes adultos acima de 300 gramas de peso médio associado à queda de crescimento de animais subclínicos e positivos para doença. Como o investimento pelo produtor até a fase de engorda é altamente significativo, qualquer mortalidade ou queda de desempenho nesta fase reflete em altíssimos prejuízos econômicos impactando diretamente a produtividade final e a conversão alimentar.

4 AquacVac Prevenção Boas práticas de manejo e programa vacinal com AquacVac. Eficácia comprovada Melhora nas taxas de sobrevivência. Aumento de produtividade. Vacina injetável em dose única de 0,05 ml. Longo período de proteção. Segurança aos peixes e aos vacinadores. Período de carência zero (segurança alimentar) RESULTADOS DE EFICÁCIA SOB CONDIÇÕES CONTROLADAS Cepa desafio: Streptococcus agalactiae Biotipo II Origem: Bacia Rio Paraná Utilizou-se 1 Tilápias do Nilo, jovens, pesando aproximadamente 35 gramas de peso médio. Após a quarentena, os peixes foram transportados à sala de infecção do Laboratório de Imunopatologia de Peixes (LIPPE) Universidade Norte do Paraná e acondicionados em 12 aquários com capacidade de litros cada, em condição controlada. O experimento foi dividido em 4 tratamentos com 3 repetições para cada tratamento e um número de 15 animais para cada tratamento (n= 15). T1: Peixes vacinados com AquacVac e desafiados com S. agalactiae T2: Peixes vacinados com AquacVac e não desafiados com S. agalactiae T3: Peixes não vacinados com AquacVac e desafiados por S. agalactiae T4: Peixes não vacinados com AquacVac e não desafiados por S. agalactiae Vacinação: A vacinação dos animais foi feita em dose única e através da inoculação intraperitoneal da vacina AquacVac na dosagem de 0,05 ml.

5 AquacVac Desafio experimental: O desafio dos peixes foi realizado 25 dias após a vacinação dos peixes. Foram utilizadas amostras vivas de Estreptococus isolados de Tilápias naturalmente infectadas e previamente classificadas como do grupo B de Lancifield pela prova do látex aglutinação do Slidex Strepto Kit (BioMerieux, França) (Salvador et al, 05). A cepa também foi caracterizada como aglutinação positiva para Ib (Biotipo II) pelo Kit Statens Serum Institut (Dinamarca). Para o desafio, foi calculada a dose letal (CL 50), sendo esta de 10 6 UFC/mL. Após o desafio, foi monitorado o aparecimento dos sinais clínicos e mortalidade diária durante 15 dias consecutivos e submetidos à análise estatística por meio do teste de Tukey, com nível de significância de 5%. Vacinação Desafio e Infecção S. agalactiae Aclimatação dos peixes (15 dias) Criação da resposta Imunológica (25 dias) Monitoramento de Mortalidade (15 dias) Resultados: Mortalidade Acumulada Controle Vacinado PRS 84% Percentual relativo de sobrevivência 5 Conclusão: Dias Pós-Desafio Com base nos resultados obtidos, conclui-se que em condições controladas a vacina AquacVac induziu eficiente proteção de Tilápias do Nilo desafiadas experimentalmente frente a cepa brasileira de Streptococcus agalactiae (Salvador, 11) WAS 11. RESULTADOS DE EFICÁCIA SOB CONDIÇÕES DE CULTIVO COMERCIAL Os estudos foram realizados em 2 fazendas de Tilapicultura em tanques-rede junto a bacia do Rio Paraná e caracterizadas como Fazenda I e Fazenda II. Ambas as propriedades possuíam o histórico de alto desafio por S. agalactiae Biotipo II. Os dois experimentos em questão foram realizados com delineamentos experimentais semelhantes, sendo eles: Para cada experimento, no total, foram utilizados peixes, sendo peixes vacinados e peixes controles. Os peixes provenientes de cada grupo experimental foram acondicionados na primeira fase do experimento (engorda I) em 3 tanques-rede (18 m³) com peixes cada, gerando 3 repetições. Após o término da primeira fase do experimento (engorda I), os peixes foram devidamente classificados por faixas de tamanho e acondicionados em 6 tanques-rede com peixes cada, gerando 6 repetições finais (engorda II). As vacinações foram realizadas em juvenis de peso médio aproximado de gramas. Após as vacinações, os peixes foram monitorados diariamente quanto ao comportamento, mortalidade diária e curva de crescimento até a despesca final.

6 AquacVac Resultados e discussão A vacina AquacVac demonstrou ser altamente eficaz em ambas avaliações, reduzindo significativamente as mortalidades por S. agalactiae Biotipo II ao longo do ciclo de produção. Em ambos os testes foram identificados surtos agudos de mortalidades, principalmente no final da fase I de engorda o que facilitou a mensuração dos resultados de eficácia e beneficio da aplicação da vacina AquacVac, conforme observado nos gráficos abaixo. Fazenda I: Nas Figura 1 e 2 podemos observar os dados em gráficos da performance produtiva e comportamento em mortalidade diária e sobrevivência final referente a comparação do grupo vacinado e grupo controle, na Fazenda I. X Sobrevivência: Grupo Vacinado X Sobrevivência: Grupo Controle Sobrevivência (%) Sobrevivência (%) /jul 31/jul 08/ago 16/ago 24/ago 01/set 09/set 17/set 25/set 03/out 11/out 19/out 27/out 04/nov 12/nov /nov 28/nov 23/jul 31/jul 08/ago 16/ago 24/ago 01/set 09/set 17/set 25/set 03/out 11/out 19/out 27/out 04/nov 12/nov /nov 28/nov Porcentagem de Sobrevivência Porcentagem de Sobrevivência Fig. 1 - Gráfico de mortalidade diária e sobrevivência ao longo do cultivo referente ao grupo vacinado. Fig. 2 - Gráfico de mortalidade diária e sobrevivência ao longo do cultivo referente ao grupo controle. Fazenda II: Nas Figura 3 e 4 podemos observar os dados em gráficos da performance produtiva e comportamento em mortalidade diária e sobrevivência final referente a comparação do grupo vacinado e grupo controle, na Fazenda II. X Sobrevivencia: Grupo Vacinado X Sobrevivencia: Grupo Controle 1 1 Sobrevivencia (%) Sobrevivencia (%) 29/jul 06/ago 14/ago 22/ago 30/ago 07/set 15/set 23/set 01/out 09/out 17/out 25/out 02/nov 10/nov Data 18/nov 26/nov 04/dez 12/dez /dez 28/dez 05/jan 13/jan 21/jan 29/jan 06/fev 14/fev 22/fev 29/jul 06/ago 14/ago 22/ago 30/ago 07/set 15/set 23/set 01/out 09/out 17/out 25/out 02/nov 10/nov Data 18/nov 26/nov 04/dez 12/dez /dez 28/dez 05/jan 13/jan 21/jan 29/jan 06/fev 14/fev 22/fev Porcentagem de Sobrevivência Porcentagem de Sobrevivência Fig. 3 - Gráfico de mortalidade diária e sobrevivência ao longo do cultivo referente ao grupo vacinado. Fig. 4 - Gráfico de mortalidade diária e sobrevivência ao longo do cultivo referente ao grupo controle.

7 AquacVac Grupos experimentais Fazenda I Fazenda II % sobrevivência FCA % sobrevivência FCA Grupo controle 76,5% 2,10 78% 1,96 Grupo vacinado 91,9% 1,85 87% 1,75 Diferença 15,3% 0,25 9% 0,21 Tab. 2 - Resumo dos resultados produtivos de Fator de Conversão Alimentar (FCA) e sobrevivência das 2 avaliações experimentais. Conclusão: A vacina AquacVac apresentou-se altamente eficaz contra infecções agudas por Estreptococos (S. agalactiae Biotipo II) em condições de produção comercial com desafio real de campo. A vacina proporcionou incremento zootécnico efetivo através do aumento da sobrevivência/produtividade. Prevenir é sempre melhor que remediar

8 AquacVac USO VETERINÁRIO Vacina Inativada contra Estreptococoses causadas por Streptococcus agalactiae em criações de Tilápias Composição AquacVac é uma vacina inativada contra estreptococoses causadas por Streptococcus agalactiae. Cada ml do produto contérn 1,36 x 10 8 células bacterianas de Streptococcus agalactiae, cepa TI 513. A vacina apresenta adjuvante oleoso. Indicação AquacVac é indicada para a imunização ativa de Tilápias (Oreochromis niloticus) para reduzir a mortalidade e a doença decorrente da Estreptococose causada por Streptococcus agalactiae. Dosagem e modo de usar AquacVac deve ser administrada na dose de 0,05 ml por peixe, através da via intraperitoneal a uma distância de meia nadadeira na frente das nadadeiras pélvicas de tilápias pesando pelo menos 15 gramas. Deve ser utilizado equipamento estéril de injeção. Os peixes devem ser anestesiados para receberem a injeçäo. A ração deve ser retida por um período de 1 dia antes da vacinação. Frascos abertos devem ser utilizados imediatamente e não devem ser guardados. Agite bem a vacina antes do uso. um novo conceito uma nova tecnologia um novo horizonte A orientação do Médico Veterinário é fundamental para o correto uso dos medicamentos. MSD Saúde Animal é a unidade global de negócios de saúde animal da Merck & CO, Inc. MSD Saúde Animal

Vacina injetável contra Estreptococose em Tilápias causada pela bactéria Streptococcus agalactiae biotipo II

Vacina injetável contra Estreptococose em Tilápias causada pela bactéria Streptococcus agalactiae biotipo II Vacina injetável contra Estreptococose em Tilápias causada pela bactéria Streptococcus agalactiae biotipo II CVB Características, vantagens e benefícios Méd. Veterinários: 1 Rodrigo Zanolo, MSc ; 2 Leonardo

Leia mais

Experiências Sanitárias em Truticulturas Brasileiras. Ana Maria Fernandes Médica Veterinária Aquavap Aquacultura Vale do Paraíba

Experiências Sanitárias em Truticulturas Brasileiras. Ana Maria Fernandes Médica Veterinária Aquavap Aquacultura Vale do Paraíba Experiências Sanitárias em Truticulturas Brasileiras Ana Maria Fernandes Médica Veterinária Aquavap Aquacultura Vale do Paraíba Enfermidades dos animais aquáticos Popularização da atividade aquícola; Concentração

Leia mais

USO DE ADITIVOS NA ALIMENTAÇÃO DE PEIXES. Fernando Roberti - Médico Veterinário

USO DE ADITIVOS NA ALIMENTAÇÃO DE PEIXES. Fernando Roberti - Médico Veterinário USO DE ADITIVOS NA ALIMENTAÇÃO DE PEIXES Fernando Roberti - Médico Veterinário AGENDA Mercado Aqua peixes Sistema imune de Aditivos o Derivados de levedura o Beta-glucanos Resultados de estudos Mercado

Leia mais

O uso de novas tecnologias na produção sustentável de peixes

O uso de novas tecnologias na produção sustentável de peixes O uso de novas tecnologias na produção sustentável de peixes Prof. Dr. Rogério Salvador Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus Luiz Meneghel Bandeirantes / Paraná Laboratório de ImunoPatologia

Leia mais

PRODUÇÃO DE JUVENIS DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis Niloticus) SOB DIFERENTES DENSIDADES DE ESTOCAGEM EM TANQUES REDE

PRODUÇÃO DE JUVENIS DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis Niloticus) SOB DIFERENTES DENSIDADES DE ESTOCAGEM EM TANQUES REDE PRODUÇÃO DE JUVENIS DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis Niloticus) SOB DIFERENTES DENSIDADES DE ESTOCAGEM EM TANQUES REDE Eder Felipe Mörschbächer¹, Nilton Garcia Marengoni², Sandra Mara Ströher³,, Maikel

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 10 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO AquaVac Vibrio Imersão e Injetável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substâncias ativas: Células inativadas

Leia mais

Panorama da Tilapicultura no Nordeste Brasileiro: Produção e Qualidade de Água Modelo do Ceará

Panorama da Tilapicultura no Nordeste Brasileiro: Produção e Qualidade de Água Modelo do Ceará Panorama da Tilapicultura no Nordeste Brasileiro: Produção e Qualidade de Água Modelo do Ceará Allison Paulino Medeiros Coord. Técnico de Piscicultura Temas abordados 1. Panorama Atual da Tilapicultura

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 10 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO AquaVac Relera Concentrado para imersão ou suspensão para injeção em trutas arco-íris 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis Ma5 + Clone 30 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose: Substâncias ativas: Vírus vivo da Bronquite

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Direcção Geral de Alimentação e Veterinária - DSMDS Página 1 de 17 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis Ma5 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 9 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO AquaVac ERM Concentrado para suspensão de imersão para a Truta Arco-Íris 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 11 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis Strepsuis 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de dois ml: Substância ativa: Streptococcus

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 10 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO AquaVac Relera concentrado para imersão ou suspensão para injeção em trutas arco-íris 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis Glässer, suspensão injetável para suínos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 2 ml:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 5 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO PORCILIS APP, suspensão injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 2 ml contém:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 18 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO PORCILIS APP, suspensão injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 2 ml contém:

Leia mais

AVALIAÇÃO PRODUTIVA E ECONÔMICA DE TILÁPIAS SUBMETIDAS A DIFERENTES TAXAS DE ALIMENTAÇÃO EM TANQUES REDE

AVALIAÇÃO PRODUTIVA E ECONÔMICA DE TILÁPIAS SUBMETIDAS A DIFERENTES TAXAS DE ALIMENTAÇÃO EM TANQUES REDE AVALIAÇÃO PRODUTIVA E ECONÔMICA DE TILÁPIAS SUBMETIDAS A DIFERENTES TAXAS DE ALIMENTAÇÃO EM TANQUES REDE Larissa Carneiro Costa AZEREDO 1, Eric Barcelos De FREITAS 1, Renan Rosa PAULINO 1, Frederico Augusto

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis Glässer, suspensão injetável para suínos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 2 ml:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis M hyo, suspensão injetável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 2 ml Substância ativa

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 18 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Coglapix suspensão injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma dose (2 ml) contém:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Bovilis Bovipast RSP. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por 1 dose (5 ml): Substâncias ativas: Vírus BRS inativado, estirpe

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis RT inac. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 0,5 ml: Substância ativa: Vírus inativado

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 17 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis Clone 30 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de vacina reconstituída contém: Substância

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 6 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Bovilis IBR inactivada marcada suspensão injetável para bovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis Gumboro 228E 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância(s) ativa(s): Cada frasco contém por

Leia mais

(22) Data do Depósito: 16/09/2014. (43) Data da Publicação: 03/05/2016 (RPI 2365)

(22) Data do Depósito: 16/09/2014. (43) Data da Publicação: 03/05/2016 (RPI 2365) INPI (21) BR 102014022893-4 A2 (22) Data do Depósito: 16/09/2014 *BR102014022893A República Federativa do Brasil Ministério do Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior Instituto Nacional da Propriedade

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl Acum 14 set/11 15

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis TRT 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose: Substância ativa: 2,5 log 10 TCID 50 de vírus

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis Ery + Parvo 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância ativa: Por dose de 2 ml: - PPV inativado,

Leia mais

ALPHA DIP Vib concentrado para suspensão para banho medicamentoso, vacina para robalos

ALPHA DIP Vib concentrado para suspensão para banho medicamentoso, vacina para robalos 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO ALPHA DIP Vib concentrado para suspensão para banho medicamentoso, vacina para robalos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose contém: Substância ativa: Listonella

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis ColiClos suspensão injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 2 ml contém:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Última revisão do texto em fevereiro de 2015 Página 1 de 13 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac Lepto mais Suspensão injetável para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

Mastite ou mamite é um processo inflamatório da glândula mamária causada pelos mais diversos agentes. Os mais comuns são as bactérias dos gêneros

Mastite ou mamite é um processo inflamatório da glândula mamária causada pelos mais diversos agentes. Os mais comuns são as bactérias dos gêneros 1 Mastite ou mamite é um processo inflamatório da glândula mamária causada pelos mais diversos agentes. Os mais comuns são as bactérias dos gêneros estreptococos e estafilococos, além dos coliformes. A

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis IB+ND+EDS, emulsão injetável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose contém: Substâncias ativas:

Leia mais

Piscicultura no Brasil

Piscicultura no Brasil Panorama da AQÜICULTURA, janeiro, fevereiro 2013 1 Panorama da Piscicultura no Brasil A sanidade na piscicultura, do ponto de vista dos produtores e técnicos Por: Fernando Kubitza João Lorena Campos Eduardo

Leia mais

colostro: avaliação da qualidade e composição Exigências nutricionais de bovinos leiteiros no Brasil

colostro: avaliação da qualidade e composição Exigências nutricionais de bovinos leiteiros no Brasil IMPRESSO FECHADO. PODE SER ABERTO PELA ECT. Revista Técnica da Bovinocultura de Leite - Número 44 - Ano 6 outubro 2012 um produto um produto colostro: avaliação da qualidade e composição Exigências nutricionais

Leia mais

Densidade de estocagem de alevinos no cultivo de lambaris

Densidade de estocagem de alevinos no cultivo de lambaris Densidade de estocagem de alevinos no cultivo de lambaris Xister, Renan 1 ; Moreira, Luiz Sérgio 2 ; Ferreira, Mario 3 ; Jatobá, Adolfo 3 1,2,3 IFCatarinense, Araquari/SC INTRODUÇÃO Existem cerca de cem

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis PCV M Hyo emulsão injetável para porcos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 2 ml contém:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 17 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Rispoval 4 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose (5 ml) contém: Solvente (suspensão): - vírus da

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 19 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Bovilis IBR inactivada marcada suspensão injetável para bovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Direção Geral de Alimentação e Veterinária - DSMDS Ultima aprovação dos textos: Janeiro de 2013 Página 1 de 13 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis AE+POX

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 21 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Bovilis IBR viva marcada liofilizado e solvente para suspensão para bovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis Begonia Unisolve Liofilizado e solvente para suspensão para injeção intramuscular em suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis Ery + Parvo 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância ativa: Por dose de 2 ml: - PPV inativado

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 19 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO BIOVINA S suspensão injetável para ovinos e caprinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose (2 ml)

Leia mais

Streptococcus sp. Boletim Técnico

Streptococcus sp. Boletim Técnico Boletim Técnico S Streptococcus sp. C A Estreptococose é uma doença causada por bactérias gram positivas do gênero Streptococcus sp. e S. agalactiae. Esta é considerada a enfermidade de maior impacto econômico

Leia mais

Benefícios e Desafios da Intensificação da Carcinicultura em Águas Interiores

Benefícios e Desafios da Intensificação da Carcinicultura em Águas Interiores Benefícios e Desafios da Intensificação da Carcinicultura em Águas Interiores Clélio Fonseca Eng. de Pesca Consultor Técnico MCR Aquacultura FENACAM 2016 FORTALEZA CE www.mcraquaultura.com.br Fontes de

Leia mais

PERDAS ECONÔMICAS DECORRENTES DE DIFERENTES GRAUS DE SEVERIDADE DE RINITE ATRÓFICA EM SUÍNOS

PERDAS ECONÔMICAS DECORRENTES DE DIFERENTES GRAUS DE SEVERIDADE DE RINITE ATRÓFICA EM SUÍNOS ISSN 0100-8862 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves Ministerio da Agricultura e do Abastecimento Caixa Postal 21, 89700-000, Concórdia, SC Telefone:

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Suvaxyn M.hyo suspensão injetável para porcos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 2

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Direção Geral de Veterinária - DSMPUV Autorizado a 05 de Janeiro de 2012 Página 1 de 25

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Direção Geral de Veterinária - DSMPUV Autorizado a 05 de Janeiro de 2012 Página 1 de 25 ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Autorizado a 05 de Janeiro de 2012 Página 1 de 25 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO CUNICAL suspensão injetável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis Gumboro Inac. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de vacina contém: Substância ativa:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis Begónia DF Liofilizado e solvente para suspensão para injeção intramuscular para suínos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

8/22/13. Agenda. 1. Porque a CCS é um problema atual?! Fatores de risco de mastite subclínica em vacas leiteiras e implicações econômicas!

8/22/13. Agenda. 1. Porque a CCS é um problema atual?! Fatores de risco de mastite subclínica em vacas leiteiras e implicações econômicas! Agenda Fatores de risco de mastite subclínica em vacas leiteiras e implicações econômicas! Marcos Veiga dos Santos! QualiLeite Lab. Pesquisa em Qualidade do Leite! FMVZ-USP! 1. Porque a CCS é um problema

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 12 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis RT+IBmulti+G+ND 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 0,5 ml: Substâncias ativas: ART

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis Salenvac T Suspensão injetável para galinhas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 0,5 ml: Substâncias

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Direção Geral de Alimentação e Veterinária - DSMDS Ultima aprovação dos textos: Janeiro de 2013 Página 1 de 13 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis AE+POX

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Bovilis Bovipast RSP, suspensão injetável para bovinos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose (5

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis Salenvac T Suspensão injetável para galinhas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 0,5

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Gletvax 6 suspensão injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância ativa: 1 dose (5 ml) contem: E.

Leia mais

Mastite Bovina. Luciano Bastos Lopes Doutor em Ciência Animal

Mastite Bovina. Luciano Bastos Lopes Doutor em Ciência Animal Mastite Bovina Luciano Bastos Lopes Doutor em Ciência Animal Protocolo sanitário produtivo 2 O que buscamos quanto à qualidade do leite produzido no Brasil? Ausência de resíduos Antibióticos e pesticidas

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis Ma5 + Clone 30 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose: Substâncias ativas: Vírus vivo da Bronquite

Leia mais

Método epidemiológico aplicado à avaliação de intervenções (ênfase em vacinas)

Método epidemiológico aplicado à avaliação de intervenções (ênfase em vacinas) Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Departamento de Epidemiologia Método epidemiológico aplicado à avaliação de intervenções (ênfase em vacinas) ANA PAULA SAYURI SATO Como medir efeitos

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 21 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Bovilis IBR viva marcada liofilizado e solvente para suspensão para bovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Bovilis Bovipast RSP, suspensão injetável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por 1 dose (5 ml): Substâncias ativas: Vírus

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES Página 1 de 28 Atualização: da poupança jun/81 1 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00 26.708,00-0,000% - 26.708,00 26.708,00 26.708,00 jul/81 2 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis Rhino CV 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substâncias ativas: Por dose min. 10 1,5 DICT 50 *

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO PORVAXIN Parvo+Ery suspensão injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis TRT 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose: Substância ativa: 2,5 log 10 TCID 50 de vírus

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 18 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis Ery+Parvo+Lepto suspensão injetável para porcos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis Paramyxo P201 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 0,25 ml: Substância ativa: Antigénio

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Vacina Anti-rábica, suspensão injetável para cães, gatos e bovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 1 ml

Leia mais

2015 InfoVer São João del-rei, fevereiro de 2013

2015 InfoVer São João del-rei, fevereiro de 2013 2015 InfoVer São João del-rei, fevereiro de 2013 InFover InfoVer Informativo sobre o Mercado de Leite de Vaca do Campo Uma publicação do DCECO- UFSJ Ano VIII Nº 79 Agosto de 2015 Universidade Federal de

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis AR-T DF suspensão injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 2 ml contém:

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 19. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 19. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Calendário Vacinal Parte 19 Profª. Tatiane da Silva Campos Vacina raiva (inativada) apresentação: liofilizada + diluente para reconstituição. produzida em culturas distintas de células

Leia mais

Agricultura familiar na atividade leiteira no Brasil: Pressupostos e proposta metodológica

Agricultura familiar na atividade leiteira no Brasil: Pressupostos e proposta metodológica Agricultura familiar na atividade leiteira no Brasil: Pressupostos e proposta metodológica Duarte Vilela Embrapa Gado de Leite vilela@cnpgl.embrapa.br O que é produção familiar (i) direção dos trabalhos

Leia mais

PANORAMA ATUAL DA AQUICULTURA DA TILÁPIA A NIVEL NACIONAL, REGIONAL E NO ESTADO DA PARAÍBA

PANORAMA ATUAL DA AQUICULTURA DA TILÁPIA A NIVEL NACIONAL, REGIONAL E NO ESTADO DA PARAÍBA PANORAMA ATUAL DA AQUICULTURA DA TILÁPIA A NIVEL NACIONAL, REGIONAL E NO ESTADO DA PARAÍBA Amanda Graziely da Silva 1 ; Paula Tarciana Soares de Holanda 1 ; Flávia Izabely Nunes Moreira 2 ; Tamires dos

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac Rabies, suspensão injetável destinada a cães, gatos, bovinos e equinos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO PARVORUVAX Suspensão injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 2 ml

Leia mais

COES Febre Amarela CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA SOBRE FEBRE AMARELA

COES Febre Amarela CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA SOBRE FEBRE AMARELA COES Febre Amarela CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA SOBRE FEBRE AMARELA INFORME Nº 33/2017 MONITORAMENTO DOS CASOS E ÓBITOS DE FEBRE AMARELA NO BRASIL INÍCIO DO EVENTO: Dezembro de 2016

Leia mais

Pesquisa inédita revela que 86% dos entrevistados concordam que a maioria dos brasileiros não sabe o que é hepatite C

Pesquisa inédita revela que 86% dos entrevistados concordam que a maioria dos brasileiros não sabe o que é hepatite C Pesquisa inédita revela que 86% dos entrevistados concordam que a maioria dos brasileiros não sabe o que é hepatite C O medo de contrair a doença é compartilhado por 52% dos brasileiros residentes em 11

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis RT+IBmulti+G+ND 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 0,5 ml: Substâncias ativas: ART estirpe But1#8544:

Leia mais

COORDENAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DE GESTÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Projeto de Pesquisa Registrado Informações Gerais

COORDENAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DE GESTÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Projeto de Pesquisa Registrado Informações Gerais COORDENAÇÃO ACADÊMICA Projeto de Pesquisa Registrado Informações Gerais 1. Coordenador (a): Washington Luiz Gomes Tavechio (tavechio@ufrb.edu.br) Vice-Coordenador (a): 2. Título do projeto: Controle de

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Página 1 de 15 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Felocell CVR Liofilizado para suspensão injetável. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 1.72.380,00 0,00 0,00 0,00 361.00,00 22,96 22,96 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl

Leia mais

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE PATOLOGIA DE ORGANISMOS AQUÁTICOS

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE PATOLOGIA DE ORGANISMOS AQUÁTICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA PÓLO PENEDO CURSO: ENGENHARIA DE PESCA DISCIPLINA: PATOLOGIA DE ORGANISMOS AQUÁTICOS PROF a : TALITA ESPÓSITO CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE PATOLOGIA DE ORGANISMOS

Leia mais

COES Febre Amarela CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA SOBRE FEBRE AMARELA

COES Febre Amarela CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA SOBRE FEBRE AMARELA COES Febre Amarela CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA SOBRE FEBRE AMARELA INFORME Nº 35/2017 MONITORAMENTO DOS CASOS E ÓBITOS DE FEBRE AMARELA NO BRASIL INÍCIO DO EVENTO: Dezembro de 2016

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Última revisão dos textos: Janeiro de 2014 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis EDS`76 Emulsão injetável para galinhas poedeiras 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Poulvac Bursine 2 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de vacina reconstituída: Substância(s) activa(s):

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1/5 1. DENOMINAÇÃO COMERCIAL AVINEW 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA, DE TODOS OS COMPONENTES Virus vivo da Doença da newcastle, estirpe VG/GA no mínimo.5,5

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 18 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO CUNIPRAVAC-RHD emulsão injectável para coelhos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Composição por dose (0,5

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 13 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac Lepto mais Suspensão injetável para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada frasco contém

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobivac DHPPi, suspensão injetável para cães (cachorros). 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 21 RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Bovilis BVD Suspensão injetável para bovinos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS Março de 2016 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 19 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO BIOVINA S suspensão injetável para ovinos e caprinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose (2 ml)

Leia mais

PESQUISA EM ANDAMENTO

PESQUISA EM ANDAMENTO ISSN 11-675 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Acre Ministério da Agricultura e do Abastecimento BR-364, km 14 (Rio Branco/Porto Velho), Caixa Postal 392, 6998-97, Rio Branco-AC Telefones:

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO ARVILAP, suspensão injetável para coelhos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose contém:

Leia mais

ANÁLISE BAYESIANA PARA AVALIAR O DESEMPENHO DE LARVAS DE TILÁPIA-DO-NILO, SUPLEMENTADAS COM ALL-G-RICH E AQUATE FISH

ANÁLISE BAYESIANA PARA AVALIAR O DESEMPENHO DE LARVAS DE TILÁPIA-DO-NILO, SUPLEMENTADAS COM ALL-G-RICH E AQUATE FISH ANÁLISE BAYESIANA PARA AVALIAR O DESEMPENHO DE LARVAS DE TILÁPIA-DO-NILO, SUPLEMENTADAS COM ALL-G-RICH E AQUATE FISH Jailton da Silva Bezerra Júnior 1, Hanner Mahmud Karim 1, André Luiz Seccatto Garcia

Leia mais

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: ALUGUÉIS Março de 2015 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Poulvac IB QX liofilizado para suspensão para vacinação por pulverização de galinhas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais