Igualdade no Trabalho : Um Desafio Contínuo. nuo. Relatório Global sobre Discriminação Lisa Wong Organização Internacional do Trabalho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Igualdade no Trabalho : Um Desafio Contínuo. nuo. Relatório Global sobre Discriminação Lisa Wong Organização Internacional do Trabalho"

Transcrição

1 Igualdade no Trabalho : Um Desafio Contínuo nuo Relatório Global sobre Discriminação 2011 Lisa Wong Organização Internacional do Trabalho

2 Definição de discriminação no local de trabalho Convenção OIT (N.º 111): Toda a distinção, exclusão ou preferência fundada na raça, cor, sexo, religião, opinião política, ascendência nacional ou origem social, que tenha por efeito destruir ou alterar a igualdade de oportunidades ou de tratamento em matéria de emprego ou profissão.

3 Tipos de Discriminação Discriminação Directa Discriminação Indirecta Discriminação Estrutural

4 Porquê um Relatório Global? Acompanhamento da Declaração da OIT de 1998; Traça um retrato global e dinâmico de cada um dos quatro princípios e direitos fundamentais no trabalho; Serve de base à avaliação para recomendações sobre futuras acções a empreender pela OIT e seus mandantes.

5 A Hora da Igualdade no Trabalho (2003) Constatações, Conclusões e Recomendações - O local de trabalho é um ponto de partida estratégico para o combate à discriminação; - Criação de organismos especializados para combater a discriminação e promover a igualdade no trabalho; - Medidas de acção positiva necessárias para garantir a igualdade de oportunidades entre os diversos grupos socio-económicos.

6 Igualdade no Trabalho: Enfrentar os desafios (2007) Constatações, Conclusões e Recomendações Novas formas de discriminação: predisposição genética e estilos de vida; Necessidade de reforçar os serviços de inspecção no trabalho; Necessidade de complementar as convencionais medidas políticas anti-discriminação com políticas activas de emprego.

7 Igualdade no Trabalho: Um desafio contínuo nuo (2011) Aspectos positivos Progressos na legislação e nas políticas anti-discriminação; Outros factores de discriminação cobertos pela legislação antidiscriminação; Legislação existente complementada por políticas favoráveis à família; Aumento do número de organismos de promoção da igualdade.

8 Igualdade no Trabalho: Um desafio contínuo nuo (2011) Aspectos Negativos Prolongada crise económica revela fraquezas estruturais e agrava a discriminação estrutural; Novas e variadas formas de discriminação (discriminação múltipla); Inadequada capacidade institucional para lidar com a discriminação; Falta de dados fiáveis.

9 Discriminação exacerbada num clima de incerteza económica Grupos vulneráveis especialmente afectados pela crise (ex: trabalhadores/as migrantes); Consolidação fiscal e pacotes de estímulo têm um impacto misto nos grupos vulneráveis; Desafio aos decisores políticos para continuarem a combater efectivamente a discriminação.

10 Diferença entre o desemprego de imigrantes e não imigrantes entre 2007 e 2009 (em percentagem)

11 Papel das Instituições no combate à discriminação Protecção Institucional da não discriminação e da igualdade deve ser suficientemente forte para poder enfrentar as flutuações económicas e sociais; Importância crescente dos organismos especializados para a concretização duma mudança efectiva e sustentável; Adequados mecanismos de acompanhamento para avaliar e monitorizar o impacto das políticas e das medidas adoptadas.

12 Desenvolvimentos Legislativos Duas tendências principais: Legislação sobre igualdade e não discriminação abrange um conjunto cada vez maior de factores de discriminação e proporciona uma protecção mais abrangente no emprego e profissão. Desafios que permanecem: Vários países não adoptaram ainda disposições legais que proíbam todas as formas reconhecidas de discriminação em função do sexo; Certas categorias de trabalhadores continuam a estar excluídas da protecção legal em matéria de igualdade e não discriminação no emprego; Acesso limitado aos tribunais.

13 Discriminação MúltiplaM A discriminação baseada em múltiplos factores está a tornar-se a regra em vez da excepção; É crescente o relato de situações de desvantagem e exclusão por parte de grupos de mulheres com deficiência, mulheres indígenas e de jovens de grupos raciais ou religiosos minoritários; As pessoas que sofrem discriminação por mais que um factor registam os níveis mais elevados de desemprego e estão concentradas em empregos precários e de baixos salários.

14 Discriminação com base no sexo Progressos e Persistência Progressos e Persistência Desafios Persistência das diferenças salariais; Segregação profissional e sectorial; Discriminação com base na maternidade; Assédio sexual; Concentração desproporcionada de mulheres a tempo parcial, em trabalho informal e precário. Progressos Integração da dimensão de género em muitos quadros jurídicos nacionais; Programas de Acção Positiva captando o conceito de remuneração igual para trabalho de igual valor; Melhorias na legislação sobre licença parental.

15 Diferença Salarial mediana entre homens e mulheres que trabalham a tempo inteiro Source: Adapted from OECD Family Database>LMF5 and OECD Earnings Database

16 Tendências alarmantes Discriminação racial e étnica Desafios Minorias raciais tem elevadas taxas de desemprego e recebem uma remuneração inferior à população dominante; Segregação profissional e sectorial; A maioria das queixas de discriminação no emprego em alguns países é de natureza racial ou étnica; Progressos pouco significativos em relação às pessoas de ascendência africana. Progressos Políticas e medidas para favorecerem o acesso da população indígena ao emprego e à terra; Medidas relativas ao mercado de trabalho destinadas a melhorar a inclusão das pessoas de etnia cigana.

17 Tendências de desemprego nos Estados Unidos

18 Perfil do pessoal de topo na África do Sul

19 Discriminação baseada na nacionalidade e o Caso de Trabalhadores/as Migrantes Desafios Práticas discriminatórias com origem na legislação, políticas ou medidas práticas; Integração vs. assimilação; Xenofobia e violência; Consciencialização limitado dos direitos Progressos Aumento da ratificação das Convenções da OIT; Adopção de planos nacionais de acção de combate à xenofobia e ao racismo; Alterações à legislação; Medidas pró-activas adoptadas por sindicatos e pelo sector privado.

20 Discriminação Religiosa em ascensão Desafios: Aumento significativo do número de trabalhadores/as que denunciam ter sido vítimas de discriminação religiosa. Progressos: Protecção do direito de não revelar a religião; Aumento de materiais de sensibilização e consciencialização para gerir a diversidade religiosa nos locais de trabalho.

21 Opinião Política e Filiação Tendências e Desafios Ocorre com maior frequência no sector público; Ligação com a discriminação anti-sindical; O direito à opinião política está geralmente prevista na legislação anti-discriminação.

22 Casta e Classe ainda Prevalece Tendências e Desafios: A discriminação com base na casta ainda muito difundida no sudeste Asiático. Progressos: Várias iniciativas e mecanismos têm sido utilizados para eliminar a discriminação com base na origem social (Índia); Lei que protege a migração laboral interna (China).

23 Estigma, Discriminação das pessoas Desafios que vivem com o VIH Tratamento discriminatório das pessoas que vivem com o VIH/sida Dificuldades no acesso e manutenção do emprego; Acesso limitado a medidas de prevenção, tratamento, cuidados e serviços de apoio; Testes obrigatórios de VIH e despistagem na selecção; Recusa de concessão no emprego de esquemas de trabalho flexível e de benefícios. Progressos Recomendação sobre VIH e Sida, 2010 (N.º 200); Adopção de legislação.

24 Deficiência: Construir o caminho para a inclusão Desafios Pessoas com deficiência têm maior probabilidade de ter salários mais baixos e de estarem desempregadas e na pobreza; Incapacidade para providenciar a adaptação adequada (no local de trabalho) Progressos Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2008; Mais programas sobre a promoção do empreendedorismo e da empregabilidade.

25 Discriminação relacionada com Desafios a idade Afecta jovens e trabalhadores/as com mais idade; Significativo aumento do número de casos reportados. Progressos Têm sido postas em práticas mais políticas e legislação; Aumento da introdução de quotas nas iniciativas de RSE

26 Orientação Sexual: Persiste a Intolerância, Exclusão e Discriminação Desafios Os/As trabalhadores/as LGBT não têm os mesmos benefícios que os casais heterossexuais Persistente diferença salarial entre trabalhadores/as homossexuais e heterossexuais. Progressos Carta da União Europeia sobre Direitos Fundamentais, 2009

27 Progressos Genética: Nova Vaga de discriminação Legislação que previne e sanciona a discriminação com base em factores genéticos; Inclusão da predisposição para uma doença genética como factor de discriminação a nível nacional.

28 Estilos de vida levam a práticas discriminatórias rias Desafios Destacar duas situações: Discriminação com base no peso (obesidade) Discriminação relacionada com o tabagismo: De «locais de trabalho sem fumo» para «locais de trabalho sem fumadores» Práticas discriminatórias Progressos Métodos alternativos de promoção de estilos de vida saudáveis no local de trabalho: Programas de Saúde no local de Trabalho (WHP)

29 A Resposta da OIT

30 A Acção da OIT Sensibilização, capacitação, recolha e partilha de informação, pesquisa, assistência técnica, formação, publicações e materiais de formação. Adopção de novas políticas, alteração das existentes e implementação de planos de acção a nível nacional.

31 Promovendo os instrumentos relevantes da OIT Ratificação universal das duas Convenções fundamentais na área da igualdade, Convenções (N.º 100) e (N.º111) até 2015; Promoção activa da Recomendação sobre VIH e sida, 2010 (N.º 200); Implementação das Conclusões da CIT 2009 ILC sobre a igualdade de género no coração do trabalho digno; Promoção alargada da ratificação da Convenção (N.º 169) sobre Povos Indígenas; Apoio à implementação das Convenções (N.º 97) e (N.º143) sobre igualdade de tratamento e não discriminação para os/as trabalhadores/as migrantes.

32 Partilha do conhecimento Desenvolvimento de mais indicadores sobre trabalho digno; Focalizar a atenção na capacitação para a recolha e análise da informação pelos organismos nacionais de estatística, institutos de investigação e organismos de promoção da igualdade; Encorajar uma melhor desagregação dos dados por sexo e por outros factores de discriminação, assim como a discriminação múltipla; Promover a partilha do conhecimento na cooperação Sul-Sul e Norte-Sul e nas redes entre os mandantes da OIT tendo em vista o desenvolvimento de uma plataforma em linha para a partilha do conhecimento; Compilar e partilhar recursos (manuais, guias, bases de dados de fácil acessibilidade, etc.) para empregadores e sindicatos.

33 Desenvolvendo a capacidade institucional Providenciar aconselhamento directo e contínuo aos mandantes a nível das políticas; Reforçar a cooperação técnica em termos de capacitação dirigida aos mandantes da OIT: Disponibilização permanente de programas de formação para as autoridades nacionais, organizações de empregadores e de trabalhadores e outros actores nacionais; Promoção de Auditorias Participativas de Género (APG) enquanto instrumento de auto-avaliação; Produção contínua de outros instrumentos e recursos de fácil utilização.

34 União Europeia. Reforçar as parcerias a nível n internacional Construir e aprofundar a colaboração com outras agências do sistema das Nações Unidas para uma acção conjunta (deliver as one); Prosseguir com o intercâmbio e cooperação com organismos relevantes Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância, Conselho da Europa; Agência dos Direitos Fundamentais da

35 Um esforço gradual mas determinado para combater a discriminação no emprego e na profissão

36 Muito obrigada!

Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. Programa EaSI. Antonieta Ministro

Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. Programa EaSI. Antonieta Ministro Programa EaSI É um instrumento de financiamento, a nível europeu, gerido diretamente pela Comissão Europeia, para apoiar o emprego, a política social e a mobilidade profissional em toda a UE Visa contribuir

Leia mais

Os trabalhadores e as trabalhadoras domésticas no mundo e a Convenção (Nº 189) da OIT

Os trabalhadores e as trabalhadoras domésticas no mundo e a Convenção (Nº 189) da OIT Os trabalhadores e as trabalhadoras domésticas no mundo e a Convenção (Nº 189) da OIT CES - Seminário sobre Apoio domiciliário e Trabalho doméstico: Perpectivas de emprego Lisboa, 29 de Novembro de 2013

Leia mais

Função do «Protector da Igualdade» e a. Direito da Igualdade Social - FD-UNL. Lisboa, 27 de Abril de Manuel Melo Aluno

Função do «Protector da Igualdade» e a. Direito da Igualdade Social - FD-UNL. Lisboa, 27 de Abril de Manuel Melo Aluno Igualdade no Trabalho e a Função do «Protector da Igualdade» Manuel Melo Aluno 002290 Direito da Igualdade Social - FD-UNL Lisboa, 27 de Abril de 2011 Ponto de partida e Importância Ponto de Partida e

Leia mais

Igualdade no trabalho: Um desafio contínuo

Igualdade no trabalho: Um desafio contínuo Igualdade no trabalho: Um desafio contínuo Relatório Global no quadro do seguimento da Declaração sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho RELATÓRIO DO DIRECTOR-GERAL Igualdade no trabalho:

Leia mais

Workshop 2: o trabalho e o emprego à luz da Convenção CEDAW

Workshop 2: o trabalho e o emprego à luz da Convenção CEDAW Workshop 2: o trabalho e o emprego à luz da Convenção CEDAW Ana Sofia Fernandes EOS ; Membro do Conselho de Administração do Lobby Europeu das Mulheres Out 2015: 62ª sessão do comité CEDAW Diálogo civil

Leia mais

TENDÊNCIAS GLOBAIS DE EMPREGO JOVEM

TENDÊNCIAS GLOBAIS DE EMPREGO JOVEM TENDÊNCIAS GLOBAIS DE EMPREGO JOVEM UMA GERAÇÃO EM RISCO maio 2013 Estrutura da apresentação O que é a OIT. Origem e importância Emprego jovem Breve descrição. Porquê centrar a atenção nos jovens. Começar

Leia mais

VIH e SIDA: Uma visão geral da epidemia e da importância da ação no mundo do trabalho

VIH e SIDA: Uma visão geral da epidemia e da importância da ação no mundo do trabalho VIH e SIDA: Uma visão geral da epidemia e da importância da ação no mundo do trabalho www.itcilo.org PORQUÊ DEBATER O VIH E A Afetam a faixa etária mais produtiva e economicamente ativa. É difícil conhecer

Leia mais

Figura 1: Taxas de emprego por sexo, faixa etária 15-64, 2014

Figura 1: Taxas de emprego por sexo, faixa etária 15-64, 2014 Igualdade de género e conciliação entre vida familiar e profissional As desigualdades entre homens e mulheres continuam a ser uma preocupação no mercado de trabalho e na educação. As medidas destinadas

Leia mais

Estratégia da ONUSIDA para : Acelerar o financiamento para pôr fim à SIDA

Estratégia da ONUSIDA para : Acelerar o financiamento para pôr fim à SIDA Estratégia da ONUSIDA para 2016-2020: Acelerar o financiamento para pôr fim à SIDA www.itcilo.org INTRODUÇÃO Estratégia global orientar e apoiar a resposta à SIDA, a nível global e assente em princípios

Leia mais

DR. AUGUSTO POMBAL CENTRO POLIVALENTE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO MAPTSS 26 DE JUNHO DE 2015

DR. AUGUSTO POMBAL CENTRO POLIVALENTE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO MAPTSS 26 DE JUNHO DE 2015 O REGIME DOS TRABALHADORES DOMÉSTICOS NO ÂMBITO DA CONVENÇÃO E DA RECOMENDAÇÃO SOBRE O TRABALHO DECENTE PARA OS TRBALHADORAS E OS TRABALHADORES DOMÉSTICOS DR. AUGUSTO POMBAL CENTRO POLIVALENTE DE FORMAÇÃO

Leia mais

Desenvolvimento, Trabalho Decente e Igualdade Racial

Desenvolvimento, Trabalho Decente e Igualdade Racial Desenvolvimento, Trabalho Decente e Igualdade Racial Lais Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Brasília, julho de 2012 Esquema da Apresentação 1. Trabalho decente e estratégia de desenvolvimento

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA

COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA CRI(98)30 Version portugaise Portuguese version COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA RECOMENDAÇÃO DE POLÍTICA GERAL N. 4 DA ECRI: INQUÉRITOS NACIONAIS SOBRE A EXPERIÊNCIA E A PERCEPÇÃO DA

Leia mais

22 de Fevereiro de Formação a Técnicos Autárquicos

22 de Fevereiro de Formação a Técnicos Autárquicos 22 de Fevereiro de 2013 Formação a Técnicos Autárquicos Contratação Pública Socialmente Responsável O que é? (...é sobre a definição de um modelo e influenciar o mercado local. Ao promover SRPP, as autoridades

Leia mais

Cobertura Universal de Saúde

Cobertura Universal de Saúde Cobertura Universal de Saúde Uma Estratégia Eficaz no Combate ao VIH e SIDA Apresentado por: Dr.ª Hellen Magutu Amakobe, Ponto Focal para o VIH e SIDA, OIT Quénia Síntese Definição Visão geral Elementos

Leia mais

Convenção n.º 111 da OIT, sobre a Discriminação em matéria de Emprego e Profissão

Convenção n.º 111 da OIT, sobre a Discriminação em matéria de Emprego e Profissão Prevenção da Discriminação Convenção n.º 111 da OIT, sobre a Discriminação em matéria de Emprego e Profissão Adoptada pela Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho na sua 42.ª sessão,

Leia mais

O Perfil do Psicólogo na Administração Local

O Perfil do Psicólogo na Administração Local CATEGORIA AUTORIA JANEIRO 15 Perfis do Psicólogo Gabinete de Estudos Técnicos O Perfil do Psicólogo na Administração Local Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O Perfil do Psicólogo

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA AVALIAR O PROGRESSO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE ACÇÃO CONTINENTAL PARA A DÉCADA AFRICANA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS ( )

QUESTIONÁRIO PARA AVALIAR O PROGRESSO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE ACÇÃO CONTINENTAL PARA A DÉCADA AFRICANA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS ( ) AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Adis Abeba, ETIÓPIA, P. O. Box 3243 Telefone 115517 700 Fax : 115517844 www.afica-union.org QUESTIONÁRIO PARA AVALIAR O PROGRESSO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO

Leia mais

LADO PROGRAMA DA UE DE DIREITOS, IGUALDADE E CIDADANIA SEU. Justiça

LADO PROGRAMA DA UE DE DIREITOS, IGUALDADE E CIDADANIA SEU. Justiça DO SEU LADO PROGRAMA DA UE DE DIREITOS, IGUALDADE E CIDADANIA 2014-2020 Justiça FUNDOS DA UE PARA DIREITOS, IGUALDADE E CIDADANIA Nos últimos 50 anos, a União Europeia estabeleceu muitos direitos em áreas

Leia mais

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL. GAL Capacitar o Montijo

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL. GAL Capacitar o Montijo ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL GAL Capacitar o Montijo ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL 1 ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL (EDL) A EDL incide em traços gerais nas seguintes problemáticas: Acesso

Leia mais

1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO GERENCIAMENTO DA VERSÃO DO DOCUMENTO UNIDADES RESPONSÁVEIS PELO DOCUMENTO...

1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO GERENCIAMENTO DA VERSÃO DO DOCUMENTO UNIDADES RESPONSÁVEIS PELO DOCUMENTO... Assunto: Tradução da N 27 Diversidade e Inclusão ÍNDICE 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GERENCIAMENTO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES RESPONSÁVEIS PELO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS...

Leia mais

DÉCADA INTERNACIONAL DE. AFRODESCENDENTES 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024 RECONHECIMENTO, JUSTIÇA E DESENVOLVIMENTO

DÉCADA INTERNACIONAL DE. AFRODESCENDENTES 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024 RECONHECIMENTO, JUSTIÇA E DESENVOLVIMENTO DÉCADA INTERNACIONAL DE AFRODESCENDENTES 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024 RECONHECIMENTO, JUSTIÇA E DESENVOLVIMENTO DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES 1º DE JANEIRO DE 2015 A 31 DE

Leia mais

A Igualdade de Género no Coração do Trabalho Digno

A Igualdade de Género no Coração do Trabalho Digno TRABALHO DIGNO Um mundo melhor começa aqui Organização Internacional do Trabalho 8 de Março Dia Internacional da Mulher A Igualdade de Género no Coração do Trabalho Digno Doze temas sobre Trabalho Digno

Leia mais

Ações Reunião realizada nos dias 13 a 16 de outubro de 2014

Ações Reunião realizada nos dias 13 a 16 de outubro de 2014 R E L A Ç Õ E S I N T E R N A C I O N A I S Órgão Organização Internacional do Trabalho (OIT) Representação Eventual 18ª Reunião Regional Americana da OIT Representante Lidiane Duarte Nogueira Advogada

Leia mais

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL. GAL Eu Também Conto!

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL. GAL Eu Também Conto! ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL GAL Eu Também Conto! ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL 1 ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL (EDL) A EDL incide em traços gerais nas seguintes problemáticas: Acesso

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA

COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA CRI(98)29 Version portugaise Portuguese version COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA RECOMENDAÇÃO DE POLÍTICA GERAL N. 3 DA ECRI: A LUTA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA PARA COM OS ROMS/CIGANOS

Leia mais

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas TEMAS ATUAIS DE DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA PROF. HELENA DE SOUZA ROCHA Igualdade e Não discriminação Igualdade = conceito antigo, que pode

Leia mais

Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de de 20 de Dezembro de 1993.

Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de de 20 de Dezembro de 1993. DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de de 20 de Dezembro de 1993. DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA

Leia mais

PROJETO DE RELATÓRIO

PROJETO DE RELATÓRIO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros 29.8.2013 2013/2066(INI) PROJETO DE RELATÓRIO sobre os aspetos relativos ao género do quadro europeu para as estratégias

Leia mais

Acelerar a resposta para pôr um fim à SIDA Estratégia ONUSIDA

Acelerar a resposta para pôr um fim à SIDA Estratégia ONUSIDA Acelerar a resposta para pôr um fim à SIDA Estratégia ONUSIDA 2016 2021 Apresentado por: Dr.ª Hellen Magutu Amakobe, Ponto Focal para o VIH e SIDA, OIT Quénia Síntese 1 2 3 4 Processo de elaboração da

Leia mais

Proposta de DECISÃO DO CONSELHO

Proposta de DECISÃO DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 13.12.2011 COM(2011) 880 final 2011/0431 (APP) Proposta de DECISÃO DO CONSELHO que estabelece um quadro plurianual para a Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia

Leia mais

Infecção VIH e meio laboral o papel das empresas no combate à infecção

Infecção VIH e meio laboral o papel das empresas no combate à infecção Infecção VIH e meio laboral o papel das empresas no combate à infecção Praia, 12 Abril 2008 There has been a tendency to discuss the HIV/AIDS epidemic in high and low-income countries as if they were worlds

Leia mais

NP Sistema de gestão da responsabilidade social: Parte I: Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização

NP Sistema de gestão da responsabilidade social: Parte I: Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização NP 4469-1 Sistema de gestão da responsabilidade social: Parte I: Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização Sonia Pires APEE soniapires@apee.pt Relação com a ISO 26000 Segue o mesmo espírito:

Leia mais

Conferência Internacional do Trabalho

Conferência Internacional do Trabalho Conferência Internacional do Trabalho RECOMENDAÇÃO 200 RECOMENDAÇÃO SOBRE A INFECÇÃO VIH E SIDA E O MUNDO DO TRABALHO, ADOPTADA PELA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO NA SUA NONAGÉSIMA NONA SESSÃO,

Leia mais

Audição sobre Centros de Emprego Protegido Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública

Audição sobre Centros de Emprego Protegido Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DEFICIENTES Audição sobre Centros de Emprego Protegido Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública 1. Introdução A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com

Leia mais

Igualdade de oportunidades

Igualdade de oportunidades Igualdade de oportunidades Procedimento: 1. Certificar-se que está incluída uma declaração da nossa Política de Igualdade de Oportunidades no contrato de trabalho, manual dos professores e funcionários.

Leia mais

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Direito ao Trabalho. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Direito ao Trabalho. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Direito ao Trabalho Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Direito ao Trabalho (...) só se pode fundar uma paz universal e duradoura com base na justiça social (...) Constituição da Organização

Leia mais

Política Social Corporativa

Política Social Corporativa Política Social Corporativa O Conselho de Administração da Light S.A. aprovou, em 20/04/18, a Política Social Corporativa da Companhia, nos seguintes termos: 1. OBJETIVO 1.1. Estabelecer diretrizes que

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Documento de sessão 24.9.2009 B7-0000/2009 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência das perguntas com pedido de resposta oral B7-0000/2009 e B7-0000/2009 nos termos do

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA

COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA CRI(97)36 Version portugaise Portuguese version COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA RECOMENDAÇÃO DE POLÍTICA GERAL N. 2 DA ECRI: OS ÓRGÃOS ESPECIALIZADOS NA LUTA CONTRA O RACISMO, A XENOFOBIA,

Leia mais

CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS. Monitorização e advocacia no campo da igualdade e não discriminação

CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS. Monitorização e advocacia no campo da igualdade e não discriminação thoi CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Monitorização e advocacia no campo da igualdade e não discriminação Antecedentes Propósito Natureza Áreas prioritárias Montantes Duração Critérios de elegibilidade

Leia mais

Conferência Internacional sobre o Trabalho sob o tema «Da Populorum Progressio à Laudato Si'»

Conferência Internacional sobre o Trabalho sob o tema «Da Populorum Progressio à Laudato Si'» Conferência Internacional sobre o Trabalho sob o tema «Da Populorum Progressio à Laudato Si'» ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO E TRABALHADORES NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E SUSTENTÁVEL. 1. O Encontro

Leia mais

Relatório ACEGIS. Empower Women, Empower the Future! Accelerating Change Empower Women, Empower the Future. Dia Internacional da Mulher 2015

Relatório ACEGIS. Empower Women, Empower the Future! Accelerating Change Empower Women, Empower the Future. Dia Internacional da Mulher 2015 Accelerating Change Empower Women, Empower the Future Relatório ACEGIS Dia Internacional da Mulher 2015 Empower Women, Empower the Future! Accelerating Change Direitos da Mulher são Direitos Humanos 6

Leia mais

Relações raciais e educação - leis que sustentaram o racismo e leis de promoção da igualdade racial e étnica 23/06

Relações raciais e educação - leis que sustentaram o racismo e leis de promoção da igualdade racial e étnica 23/06 Relações raciais e educação - leis que sustentaram o racismo e leis de promoção da igualdade racial e étnica 23/06 Bel Santos Mayer Vera Lion Políticas de Promoção da Igualdade de oportunidades e tratamento

Leia mais

Regulamento sobre o HIV/SIDA, Emprego e Formação Profissional CAPÍTULO 1 Considerações Gerais Artigo 1º (Objecto) O presente regulamento estabelece as

Regulamento sobre o HIV/SIDA, Emprego e Formação Profissional CAPÍTULO 1 Considerações Gerais Artigo 1º (Objecto) O presente regulamento estabelece as Regulamento sobre o HIV/SIDA, Emprego e Formação Profissional CAPÍTULO 1 Considerações Gerais Artigo 1º (Objecto) O presente regulamento estabelece as regras de carácter obrigatório para as entidades empregadoras,

Leia mais

Direitos no acesso ao trabalho

Direitos no acesso ao trabalho Princípio da Igualdade Artigo 15.º da Constituição Política de São Tomé e Príncipe A igualdade formal e legal entre homem e mulher é igualmente confirmada noutros artigos da Constituição, nomeadamente:

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA

COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA CRI(96)43 Version portugaise Portuguese version COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA RECOMENDAÇÃO DE POLÍTICA GERAL N. 1 DA ECRI: A LUTA CONTRA O RACISMO, A XENOFOBIA, O ANTI-SEMITISMO E

Leia mais

ZVEI - Code of conduct sobre a responsabilidade social

ZVEI - Code of conduct sobre a responsabilidade social ZVEI - Code of conduct sobre a responsabilidade social Preâmbulo A Associação Central das Indústrias Electrónicas e Electrotécnicas, associação registada, (ZVEI) e as suas empresas afiliadas reconhecem

Leia mais

A SENIORIDADE NOS LOCAIS DE TRABALHO. Carlos Jorge Pereira PROTEGER ª Conferência de Segurança

A SENIORIDADE NOS LOCAIS DE TRABALHO. Carlos Jorge Pereira PROTEGER ª Conferência de Segurança A SENIORIDADE NOS LOCAIS DE TRABALHO 2016.10.19 PROTEGER 2016 5ª Conferência de Segurança Carlos Jorge Pereira Segurança e saúde no trabalho diz respeito a todos. Bom para si. Bom para as empresas. Segurança

Leia mais

Documento de Recomendações

Documento de Recomendações COMISSÃO EUROPEIA Direcção Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão Rubrica Orçamental 04 03 03 02 Medidas de Informação e Formação para Organizações dos Trabalhadores Reforço da Igualdade de Género

Leia mais

OIT-Lisboa. O Desemprego hoje: Realidades e Perspectivas. 2º Congresso Nacional do Emprego. APG - 50 anos

OIT-Lisboa.  O Desemprego hoje: Realidades e Perspectivas. 2º Congresso Nacional do Emprego. APG - 50 anos OIT-Lisboa www.ilo.org/lisbon O Desemprego hoje: Realidades e Perspectivas 2º Congresso Nacional do Emprego APG - 50 anos Universidade Lusófona Auditório Agostinho da Silva 20 de Setembro de 2014 O tema

Leia mais

Resultados do Inquérito: América Latina & Caraíbas Consulta da Delegação das ONGs 2010 Estigma e Discriminação: Barreiras à resposta eficaz ao VIH

Resultados do Inquérito: América Latina & Caraíbas Consulta da Delegação das ONGs 2010 Estigma e Discriminação: Barreiras à resposta eficaz ao VIH Resultados do Inquérito: & Consulta da Delegação das ONGs 2010 Estigma e Discriminação: Barreiras à resposta eficaz ao VIH Consulta das ONGs sobre o Estigma e a Discriminação 2010: Resumo de Dados: & Este

Leia mais

Actividades de dinamização social e melhoria da qualidade de vida

Actividades de dinamização social e melhoria da qualidade de vida Actividades de dinamização social e melhoria da qualidade de vida O EXEMPLO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO EUNICE NEVES OBJECTIVOS Igualdade Direitos Humanos Cidadania Activa e Inclusiva Conciliação Novas

Leia mais

Política de Coesão da UE

Política de Coesão da UE da UE 2014 2020 Propostas da Comissão Europeia da União Europeia Estrutura da apresentação 1. Qual é o impacto da política de coesão da UE? 2. A que se devem as alterações propostas pela Comissão para

Leia mais

TEMA 3 TRABALHO DESIGUAL? NOVAS FORMAS DE DESIGUALDADE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

TEMA 3 TRABALHO DESIGUAL? NOVAS FORMAS DE DESIGUALDADE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO TEMA 3 TRABALHO DESIGUAL? NOVAS FORMAS DE DESIGUALDADE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO O TRABALHO DIGNO, A JUSTIÇA SOCIAL E O FUTURO DO TRABALHO OIT: MISSÃO Desenvolve o seu trabalho no âmbito da redução da

Leia mais

DISCRIMINAÇÃO EM MATÉRIA DE EMPREGO E PROFISSÃO CONVENÇÃO 111

DISCRIMINAÇÃO EM MATÉRIA DE EMPREGO E PROFISSÃO CONVENÇÃO 111 DISCRIMINAÇÃO EM MATÉRIA DE EMPREGO E PROFISSÃO DECRETO N o 62.150, DE 19 DE JANEIRO DE 1968. Promulga a Convenção nº 111 da OIT sobre discriminação em matéria de emprego e profissão. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

38/22. Ano Internacional da Juventude: Participação, Desenvolvimento e Paz

38/22. Ano Internacional da Juventude: Participação, Desenvolvimento e Paz 190 38 a Sessão da Assembleia Geral África e a implementação das resoluções das Nações Unidas relativas à libertação e independência da Namíbia; 6. Vê com satisfação os esforços do Comitê visando a eliminação

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Social Parcerias, Desafios e Sinergias

Plano de Desenvolvimento Social Parcerias, Desafios e Sinergias Plano de Desenvolvimento Social 2016-2020 Parcerias, Desafios e Sinergias Julho de 2016 Eixo 1 - Organização e Trabalho em Rede Objetivo Estratégico Dimensão Objetivo Geral Ação OE1. Melhorar o modelo

Leia mais

Política de. Coesão da UE Propostas da Comissão Europeia. Política de. coesão

Política de. Coesão da UE Propostas da Comissão Europeia. Política de. coesão Política de Coesão da UE 2014 2020 Propostas da Comissão Europeia Política de coesão Estrutura da apresentação 1. Qual é o impacto da política de coesão da UE? 2. A que se devem as alterações propostas

Leia mais

Conclusões. Antecedentes

Conclusões. Antecedentes Conclusões SIMPÓSIO DO ACTRAV «Celebração do 60º Aniversário da Convenção Nº. 98: O direito de organização e negociação colectiva no século XXI Genebra, 12-15 de Outubro de 2009 Antecedentes A Constituição

Leia mais

O TRABALHO INFANTIL ARMINDA MATEUS CACULO

O TRABALHO INFANTIL ARMINDA MATEUS CACULO O TRABALHO INFANTIL ARMINDA MATEUS CACULO SUMÁRIO PERSPECTIVA HISTÓRICA DO TRABALHO INFANTIL INSTRUMENTOS INTERNACIONAIS INSTRUMENTOS REGIONAIS INSTRUMENTOS NACIONAIS O TRABALHO INFANTIL EM ANGOLA CAUSAS

Leia mais

Exma. Senhora. Chefe do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares Dra Marina Gonçalves. Palácio de São Bento Lisboa

Exma. Senhora. Chefe do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares Dra Marina Gonçalves. Palácio de São Bento Lisboa Exma. Senhora Chefe do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares Dra Marina Gonçalves Palácio de São Bento 1249-068 Lisboa SUA REFERÊNCIA Of. 1073, Ent. 1737 SUA COMUNICAÇÃO DE 16 de

Leia mais

O Direito de Adoptar?

O Direito de Adoptar? Direito da Igualdade Social 2010 2011 O Direito de Adoptar? A adopção por casais homossexuais Andreia Engenheiro Nº 2068 1. Família Tem influência de factores: - Religiosos; - Económicos; - Socio-culturais.

Leia mais

Referencial Estratégico para Monitorização do Desenvolvimento Social de Lisboa

Referencial Estratégico para Monitorização do Desenvolvimento Social de Lisboa EAPN Portugal / Rede Europeia Anti Pobreza Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa Referencial Estratégico para Monitorização do Desenvolvimento Social de Lisboa Documento realizado para

Leia mais

ADOÇAO INDÍGENA E SEUS DESAFIOS. Katy Braun do Prado

ADOÇAO INDÍGENA E SEUS DESAFIOS. Katy Braun do Prado ADOÇAO INDÍGENA E SEUS DESAFIOS Katy Braun do Prado INDÍGENA Estatuto do Índio (Lei 6.001/73) define, em seu artigo 3º, indígena como: "...todo indivíduo de origem e ascendência pré-colombiana que se identifica

Leia mais

RECOMENDAÇÃO SOBRE OS PISOS NACIONAIS DE PROTECÇÃO SOCIAL

RECOMENDAÇÃO SOBRE OS PISOS NACIONAIS DE PROTECÇÃO SOCIAL RECOMENDAÇÃO SOBRE OS PISOS NACIONAIS DE PROTECÇÃO SOCIAL A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Tendo sido convocado pelo Conselho de Administração da OIT para Genebra, onde

Leia mais

GRUPO DE HELSÍNQUIA As Mulheres e a Ciência

GRUPO DE HELSÍNQUIA As Mulheres e a Ciência GRUPO DE HELSÍNQUIA As Mulheres e a Ciência POLÍTICAS NACIONAIS SOBRE MULHERES E CIÊNCIA NA EUROPA * RESUMO * 2 Tem-se observado um interesse crescente a nível da União Europeia (UE) sobre as questões

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Versão 2.0

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Versão 2.0 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 Aprovada por meio da RES nº 213/2016, de 02/08/2016 Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. CONCEITOS... 3 3. REFERÊNCIAS... 4 4. DIRETRIZES...

Leia mais

1.ª Sessão legislativa TEMAS:

1.ª Sessão legislativa TEMAS: 1.ª Sessão legislativa TEMAS: - A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA/ HOMICÍDIO CONJUGAL - REFUGIADOS E MIGRAÇÕES - EMPREGABILIDADE (DISCRIMINAÇÃO NO TRABALHO E DESIGUALDADE SALARIAL) 1. AUDIÇÕES A ORGANISMOS PÚBLICOS

Leia mais

22 e 23 de outubro de 2018, Madrid, Espanha

22 e 23 de outubro de 2018, Madrid, Espanha 22 e 23 de outubro de 2018, Madrid, Espanha As Ministras e Altas Autoridades dos Mecanismos Nacionais para o progresso das Mulheres da Ibero-América, reunidas em Madrid, Espanha, nos dias 22 e 23 de outubro

Leia mais

O novo Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas e riscos psicossociais emergentes

O novo Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas e riscos psicossociais emergentes O novo Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas e riscos psicossociais emergentes Conceição Baptista Instituto Nacional de Administração, I.P. Conceicao.baptista@ina.pt Reforma da Administração

Leia mais

Projecto de Lei n.º 693/XIII/3.ª. Exposição de motivos

Projecto de Lei n.º 693/XIII/3.ª. Exposição de motivos Projecto de Lei n.º 693/XIII/3.ª Aprova medidas de promoção da igualdade remuneratória entre homens e mulheres por trabalho igual ou de igual valor Exposição de motivos A desigualdade salarial entre homens

Leia mais

27 de junho de Domingos Lopes

27 de junho de Domingos Lopes 27 de junho de 2016 Domingos Lopes Objetivos Temáticos OT 8. Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores assumindo como meta nacional, até 2020, o aumento

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PIB E DO DESEMPREGO

EVOLUÇÃO DO PIB E DO DESEMPREGO EVOLUÇÃO DO PIB E DO DESEMPREGO 8,0 7,0 6,0 5,0 4,0 3,0 2,0 1,0 0,0-1,0-2,0-3,0 Taxa de crescim ento do PIB Taxa Desem prego 2000.1 2 3 4 2001.1 2 3 4 2002.1 2 3 4 2003.1 2 3 4 2004.1 2 3 4 2005.1 2 Fonte:

Leia mais

Programa 2ª Sessão Legislativa

Programa 2ª Sessão Legislativa Programa 2ª Sessão Legislativa TEMAS: - REFUGIADOS E MIGRAÇÕES - PODER LOCAL E IGUALDADE - CIDADANIA E IGUALDADE - DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS - OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - AS MULHERES

Leia mais

Plano Nacional de Acção para a Inclusão 2008 > de Março 2009

Plano Nacional de Acção para a Inclusão 2008 > de Março 2009 Plano Nacional de Acção para a Inclusão 2008 > 2010 27 de Março 2009 Plano Nacional de Acção para a Inclusão 2008 > 2010 1. Os pilares da Estratégia Nacional para a Protecção Social e Inclusão Social (ENPSIS)

Leia mais

Conteúdos sobre segurança e saúde no trabalho Organismos e instituições

Conteúdos sobre segurança e saúde no trabalho Organismos e instituições ISHST - Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Criado em 2004, pelo Decreto-lei n.º 171, de 17 de Julho, o Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (ISHST), I. P., é o organismo

Leia mais

SEXAGESIMA ASSEMBLEIA MUNDIAL DE SAUDE. Saúde dos Trabalhadores: plano de acção global

SEXAGESIMA ASSEMBLEIA MUNDIAL DE SAUDE. Saúde dos Trabalhadores: plano de acção global SEXAGESIMA ASSEMBLEIA MUNDIAL DE SAUDE WHA60.26 Ponto da Agenda 12.13 23 de Maio de 2007 Saúde dos Trabalhadores: plano de acção global A Sexagésima Assembleia Mundial de Saúde Considerando o projecto

Leia mais

PLATAFORMA PARA CANDIDATAS A VEREADORAS E A PREFEITAS

PLATAFORMA PARA CANDIDATAS A VEREADORAS E A PREFEITAS C E N T R O F E M I N I S TA D E E S T U D O S E A S S E S S O R I A C F E M E A PLATAFORMA PARA CANDIDATAS A VEREADORAS E A PREFEITAS Em Defesa da Igualdade e da Cidadania Feminina ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Leia mais

Violência no trabalho. Mara Feltes, secretária de mulheres da Contracs

Violência no trabalho. Mara Feltes, secretária de mulheres da Contracs Violência no trabalho Mara Feltes, secretária de mulheres da Contracs Divisão sexual do trabalho Entre as principais causas das desigualdades de gênero está centrada na divisão sexual do trabalho. Por

Leia mais

Empoderamento das Mulheres nos Sindicatos da CPLP

Empoderamento das Mulheres nos Sindicatos da CPLP Empoderamento das Mulheres nos Sindicatos da CPLP Lina Lopes Presidente da Comissão de Mulheres da UGT lina.lopes@ugt.pt/comissao.mulheres@ugt.pt Telephone +351 213 931 200/+351 912292471 Cabo Verde, 16

Leia mais

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO EM GÉNERO E FAMÍLIA CIGEF DA UNIVERSIDADE DE CABO VERDE Uni-CV

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO EM GÉNERO E FAMÍLIA CIGEF DA UNIVERSIDADE DE CABO VERDE Uni-CV CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO EM GÉNERO E FAMÍLIA CIGEF DA UNIVERSIDADE DE CABO VERDE Uni-CV Proposta técnica para a realização do estudo Realidad social formativa y de empleo de la población con discapacidad

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS PERTENCENTES A MINORIAS NACIONAIS OU ÉTNICAS, RELIGIOSAS E LINGUÍSTICAS

DECLARAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS PERTENCENTES A MINORIAS NACIONAIS OU ÉTNICAS, RELIGIOSAS E LINGUÍSTICAS DECLARAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS PERTENCENTES A MINORIAS NACIONAIS OU ÉTNICAS, RELIGIOSAS E LINGUÍSTICAS Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 47/135, de 18 de dezembro

Leia mais

Direitos das Minorias

Direitos das Minorias Direitos das Minorias Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Direitos das Minorias Nos Estados em que existam minorias étnicas, religiosas ou linguísticas, as pessoas pertencentes a essas minorias

Leia mais

DECLARAÇÃO SOLENE SOBRE A IGUALDADE DO GÉNERO

DECLARAÇÃO SOLENE SOBRE A IGUALDADE DO GÉNERO AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : 517 700 Fax : 517844 CONFERÊNCIA DA UNIÃO AFRICANA Terceira Sessão Ordinária 6 8 de Julho de 2004 Adis Abeba

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de 20 de dezembro de 1993 DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA

Leia mais

Adoptada pela Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho na sua 67.ª sessão, em Genebra, a 23 de Junho de 1981.

Adoptada pela Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho na sua 67.ª sessão, em Genebra, a 23 de Junho de 1981. Convenção n.º 156 da OIT Relativa à Igualdade de Oportunidades e de Tratamento para os Trabalhadores dos dois Sexos: Trabalhadores com Responsabilidades Familiares Adoptada pela Conferência Geral da Organização

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL CONTEÚDOS OBJETIVOS ESTRUTURA DA PROVA Explicitar em que consiste a realidade social e constatar a sua complexidade; MÓDULO 1 Identificar o objeto das Ciências Sociais; Tema I O que é a Sociologia? Contextualizar

Leia mais

Convocada para Genebra pelo Conselho de Administração da Repartição Internacional do Trabalho e aí reunida a 7 de Junho de 1994, na sua 81.

Convocada para Genebra pelo Conselho de Administração da Repartição Internacional do Trabalho e aí reunida a 7 de Junho de 1994, na sua 81. Resolução da Assembleia da República n.º 37/2006 Convenção n.º 175, sobre trabalho a tempo parcial, da Organização Internacional do Trabalho, adoptada em Genebra em 24 de Junho de 1994. A Assembleia da

Leia mais

ACORDO-QUADRO SOBRE STRESS NO TRABALHO

ACORDO-QUADRO SOBRE STRESS NO TRABALHO ACORDO-QUADRO SOBRE STRESS NO TRABALHO (Acordo assinado em 8 de Outubro de 2004, em Bruxelas, entre a Confederação Europeia de Sindicatos (CES) e as Associações Patronais Europeias) 1. Introdução O stress

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 45/XIII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 45/XIII. Exposição de Motivos Exposição de Motivos A livre circulação de trabalhadores é uma liberdade fundamental dos cidadãos da União Europeia (UE) e assume um relevo determinante para o desenvolvimento de um verdadeiro mercado

Leia mais

Quadro Catalisador para Pôr Termo à SIDA, Tuberculose e Eliminar a Malária em África até 20130

Quadro Catalisador para Pôr Termo à SIDA, Tuberculose e Eliminar a Malária em África até 20130 Quadro Catalisador para Pôr Termo à SIDA, Tuberculose e Eliminar a Malária em África até 20130 Introdução O quadro catalisador para pôr termo à SIDA, tuberculose e eliminar a malária em África até 2030

Leia mais

DECRETO N.º 91/XIII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.

DECRETO N.º 91/XIII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1. DECRETO N.º 91/XIII Aprova medidas para aplicação uniforme e execução prática do direito de livre circulação dos trabalhadores, transpondo a Diretiva 2014/54/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de

Leia mais

15312/16 nb/jcc 1 DGD 1B

15312/16 nb/jcc 1 DGD 1B Conselho da União Europeia Bruxelas, 9 de dezembro de 2016 (OR. en) 15312/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 9 de dezembro de 2016 para: Delegações MIGR 214 EDUC 419 JEUN

Leia mais

Declaração de Princípios - Declaração de Princípios - Partido Socialista

Declaração de Princípios - Declaração de Princípios - Partido Socialista 1. Partido Socialista é a organização política dos cidadãos portugueses e dos outros cidadãos residentes em Portugal que defendem inequivocamente a democracia e procuram no socialismo democrático a solução

Leia mais

Direitos e deveres do trabalhador em matéria de igualdade e não discriminação (Código de trabalho artº 24º, nº 4)

Direitos e deveres do trabalhador em matéria de igualdade e não discriminação (Código de trabalho artº 24º, nº 4) Direitos e deveres do trabalhador em matéria de igualdade e não discriminação (Código de trabalho artº 24º, nº 4) Igualdade e não discriminação DIVISÃO I Disposições gerais sobre igualdade e não discriminação

Leia mais

PROGRAMA PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA

PROGRAMA PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA PROGRAMA PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA PROGRAMA PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República Dilma Rousseff Presidenta da República Eleonora Menicucci

Leia mais

A SITUAÇÃO SOBRE OS CASAMENTOS PREMATUROS EM MOÇAMBIQUE E A LEGISLAÇÃO RELACIONADA. Maputo, Dezembro de 2015

A SITUAÇÃO SOBRE OS CASAMENTOS PREMATUROS EM MOÇAMBIQUE E A LEGISLAÇÃO RELACIONADA. Maputo, Dezembro de 2015 MINISTÉRIO DO GÉNERO, CRIANÇA E ACÇÃO SOCIAL A SITUAÇÃO SOBRE OS CASAMENTOS PREMATUROS EM MOÇAMBIQUE E A LEGISLAÇÃO RELACIONADA Maputo, Dezembro de 2015 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução; 2. Situação

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE UM REGIME PARA O FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA NO ACTUAL CONTEXTO

REFLEXÕES SOBRE UM REGIME PARA O FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA NO ACTUAL CONTEXTO REFLEXÕES SOBRE UM REGIME PARA O FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA NO ACTUAL CONTEXTO DR. JOSÉ CHIVALA Director Geral Adjunto do INSS ENAD. 16 DE NOVEMBRO DE 2015 AS FUNÇÕES DO ESTADO E A PROTECÇÃO

Leia mais

PLANO NACIONAL DE SAÚDE

PLANO NACIONAL DE SAÚDE Julho 2009 PLANO NACIONAL DE SAÚDE 2011-2016 Levantamento de Determinações e Recomendações em Saúde da União Europeia Julho 2010 1/7 CONTEXTUALIZAÇÃO As Políticas Comunitárias têm grande impacto potencial

Leia mais