INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL"

Transcrição

1 INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL Aula 12 Edson Prestes Departamento de Informática Teórica

2 É a estrutura interna que armazena as informações associadas ao ambiente. A escolha de uma representação deve observar que : A precisão do mapa deve casar com a precisão necessária para que o robô consiga atingir seus objetivos; A precisão de um mapa e o tipo de características representadas devem casar com os dados retornados pelos sensores; A complexidade da representação tem impacto direto na complexidade computacional do processo de mapeamento, localização e navegação.

3 Definições básicas Um robô A é um objeto movendo-se em um espaço Euclidiano W, chamado workspace, representado por R n, com n=2 ou 3. Um obstáculo B é objeto rígido fixo localizado em W. Tanto o robô quanto os obstáculos são subconjuntos fechados de W

4 Definições básicas Considere FA e Fw sistemas cartesianos fixos em A e W, respectivamente. Por exemplo, uma configuração q de A corresponde a uma posição T e θ uma orientação FA em FW. O espaço de configurações C é o espaço de todas as configurações de A. O subconjunto de W ocupado por A na configuração q é A(q).

5 Definições básicas Cada obstáculo Bi no workspace é mapeado em C como uma região, chamada, C-Obstacle, A união de todos os n C-Obstacles é chamada C-Obstacle Region O espaço livre é definido por n[ i=1 CB i C free = C n[ CB i, i.e., i=1 n[ C free = {q 2 C A(q) \ ( CB i ) 6= ;} i=1

6 Definições básicas Text Figuras extraídas de [3]

7 Definições básicas Figuras extraídas de [3]

8 Definições básicas Figuras extraídas de [3]

9 Decomposição Espacial O princípio básico desta abordagem é decompor o espaço livre do robô em um conjunto de células que não se sobrepõem. Pode ser dividida em : Decomposição exata; Decomposição Aproximada. Dependendo do tipo de decomposição, existe perda da fidelidade do mapa em relação ao ambiente real.

10 Decomposição Exata Decompõe o espaço livre do ambiente em um conjunto de células cuja união destas células é exatamente o espaço livre. O método foi introduzido por Latombe em 1991 (ver [2]). Latombe assume que a decomposição deve ter as seguintes características [2]: A geometria de cada célula deve ser simples o suficiente para permitir o cálculo de um caminho entre duas configurações dadas. O teste de adjacência de duas células quaisquer deve ser fácil e assim como encontrar um caminho entre elas.

11 Decomposição Exata Latombe define uma decomposição K do espaço livre (C free ) como [2]: Um conjunto finito de polígonos convexos, chamados células, tal que a interseção do interior de duas células resulta no conjunto vazio e que a união de todas as células é igual ao espaço livre. Duas células k e k são adjacentes em K sse k k é um segmento de linha de comprimento não nulo.

12 Decomposição Exata A partir da decomposição K é extraído um grafo de conectividade G não direcionado especificado da seguinte forma [2] Os vértices de G são as células de K Dois vértices em G estão conectados por uma aresta sse as células correspondentes forem adjacentes.

13 Decomposição Exata Figura Extraída de [1]

14 Decomposição Exata O caminho entre as configurações start e goal passa pela seqüência de células k 1, k 2, k p, onde start k 1 e goal k p e para todo j {1,2,, p-1}, as células k j e k j+1 são adjacentes. Esta seqüência é chamada Canal.

15 Decomposição Exata Figura Extraída de [1]

16 Decomposição Exata Um caminho livre de colisões é construido usando o canal (k 1, k 2, k p ) achado anteriormente. O caminho é uma linha poligonal que conecta start e goal através dos vértices Q 1, Q 2, Q p-1, onde Q i é o ponto médio de B i = k i k i+1. Em outras palavras, Q i é ponto médio do segmento de linha B i oriundo da intersecção das células k i e k i+1

17 Decomposição Exata

18 Decomposição Exata Exemplo de decomposição exata. Figura Extraída de [2]

19 Decomposição Exata Exemplo de decomposição exata.

20 BIBLIOGRAFIA [1] Siegwart, R. Nourbakhsh, I. R. Introduction to Autonomous Mobile Robots, MIT Press, [2] Latombe, J. C. Robot Motion Planning, Kluwer Academic Publishers, [3] Space_howie.pdf

21 Decomposição Aproximada Decomposição retangulóide. Produz um conjunto de células de forma pré-definida cuja união das células que representam o espaço livre está estritamente contida no espaço livre do ambiente real. Corresponde a uma alternativa ao método de decomposição exata. A decomposição exata pode ser inviável se o ambiente é desconhecido ou muito complexo. É largamente usada em diversas áreas dentro da robótica (móvel, aquática, etc.)

22 Decomposição Aproximada Decomposição retangulóide. Considere que o conjunto de todas as posições de A esteja contida em um retangulóide D R n O espaço livre é definido como C=R-CB com se Uma decomposição retangulóide P de Ω = cl(r) é uma coleção finita de retangulóides { k i } i=1,2,..,r, chamados células, tal que se onde

23 Decomposição Aproximada Decomposição retangulóide. cada célula k i é classificada como

24 Decomposição Aproximada Decomposição retangulóide. Mista Ocupada Vazia Figuras Extraída de [2]

25 Decomposição Aproximada Decomposição retangulóide. O grafo de conectividade G associado com a decomposição P é não direcionado e especificado da seguinte forma [2] Os vértices de G são as células vazias ou mistas de P Dois vértices em G estão conectados por uma aresta sse as células correspondentes forem adjacentes.

26 Decomposição Aproximada Decomposição retangulóide. Um canal é uma seqüência de células k 1, k 2, k p, onde start k 1 e goal k p e para todo j {1,2,, p-1}, as células k j e k j+1 são adjacentes. Um canal que apenas contém células vazias é chamado E- canal. Um caminho definido por um e-canal é um caminho livre. Se o canal contiver pelo menos uma célula mista então ele é chamado M-canal. Neste caso, não existem garantias que um caminho livre possa ser encontrado.

27 Decomposição Aproximada Decomposição retangulóide. Figuras Extraída de [2]

28 Decomposição Aproximada Occupancy Grid Proposta por Elfes [4][5]. O ambiente é dividido em uma malha, chamada grade, com células de tamanho fixo. As células ou são preenchidas ou vazias de acordo com a região que elas estão associadas no ambiente real. Este tipo de representação é particularmente interessante quando o robô possui um sensor TOF do tipo sonar ou laser. Com o retorno do sensor e com a posição absoluta do robô é possível atualizar diretamente o valor de cada célula.

29 Decomposição Aproximada Occupancy Grid Uma vantagem do método é a fácil representação e manutenção de ambientes reais. Figuras Extraída de [1]

30 Decomposição Aproximada Occupancy Grid Uma desvantagem é sua falta de exatidão, que pode levar a situações inconsistentes. Por exemplo, a eliminação de passagens estreitas. Figuras Extraída de [1]

31 Decomposição Aproximada Occupancy Grid Passagens estreitas podem ser representadas por uma malha com granularidade alta, porém isto impacta diretamente no método de planejamento usado. Possui dificuldade em representar entidades simbólicas como portas, cadeiras, etc. Falta de compactação de informação. Grandes áreas vazias ou obstáculos podem ser representados por um número grande de células. Em suma, estes tipos de mapas possuem problemas de granularidade, extensibilidade e escalabilidade [3].

32 Decomposição Aproximada - Occupancy Grid Figuras Extraída de [6]

33 Decomposição Aproximada 2 m -trees 2 m -tree oferece uma decomposição hierárquica do espaço Ω (definido no inicio da decomposição retangulóide) na forma de uma árvore de grau 2 m, onde m é a dimensão do espaço de configurações. Cada nó da árvore é um retangulóide rotulado de vazio, ocupado ou misto. A raiz da árvore é Ω e apenas as células mistas podem ter filhos, cuja quantidade é 2 m. Se m=2, a árvore é chamada quadtree. Se m=3 ela é chamada octree.

34 Decomposição Aproximada 2 m -trees A altura h da árvore determina a resolução da decomposição. Valores altos de h levam a células pequenas e possuem impacto direto na eficiência do processo de planejamento. O número máximo de folhas é 2 mh Em geral, a decomposição de um nó na árvore ocorre se este for misto e se sua profundidade for menor que um valor prédefinido. As células mistas com profundidade igual a máxima permitida são rotuladas como ocupadas.

35 Decomposição Aproximada 2 m -trees

36 Decomposição Aproximada - 2 m -trees Figura Extraída de [1]

37 Decomposição Aproximada - Células de tamanho variável Grade de Ocupação x Quadtree células x 2290 células

38 BIBLIOGRAFIA [1] Siegwart, R. Nourbakhsh, I. R. Introduction to Autonomous Mobile Robots, MIT Press, [2] Latombe, J. C. Robot Motion Planning, Kluwer Academic Publishers, [3] Bailey, T., Nebot, E. Localisation in large-scale environment. Robotics and Autonomous Systems, v.37, [4] Elfes, A. Sonar-based real world mapping and navigation. IEEE Journal of Robotics and Automation, v. RA-3, n.3, p , 1987 [5] Elfes, A. Using occupancy grids for mobile robot perception and navigation. Computer Magazine, june, 1989.

39 BIBLIOGRAFIA [6] Prestes, E. Navegação Exploratória baseada em problemas de valores de contorno, Tese de Doutorado, UFRGS, [7] Choset, H. Lynch, K.M., Hutchinson, S., Kantor, G., Burgard, W., Kavraki, L. E., Thrun, S. Principle of Robot Motion ; Theory, Algorithms, and Implementation. [8] Leonard, J.J., Durrant-Whyte, H. F., Cox, I. J. Dynamic Map Building for an Autonomous Mobile Robot. IEEE IROS, 1990.

40 Decomposição Topológica As decomposições fixa e adaptativa impõem um conhecimento a priori do mundo, além do que desconsideram detalhes sobre o ambiente. A decomposição topológica concentra-se nos aspectos mais relevantes do ambiente, evitando medidas diretas das propriedades geométricas do ambiente. Uma representação topológica é um grafo G=(V,A), composto por um conjunto de vértices V e um conjunto de arestas A.

41 Decomposição Topológica Os vértices representam áreas do ambiente, com características distingüíveis. Por exemplo, uma intersecção de corredores, uma T-junction. As arestas mostram as conexões entre as áreas do ambiente e informam ao robô quais áreas são atingíveis a partir de uma dada. É comum associar comportamentos específicos ou comandos às arestas de forma que o robô consiga se deslocar de um local para outro. Os vértices podem estar associados a áreas de diferentes tamanhos.

42 Decomposição Topológica Figura Extraída de [1]

43 Decomposição Topológica Para que um robô consiga navegar robustamente em um ambiente ele deve possuir mecanismos para : detectar a sua posição corrente em termos de vértices do grafo topológico; permitir uma navegação entre os vértices do grafo topológico. Devido ao nível de abstração da representação do ambiente, é difícil determinar com exatidão a localização espacial do robô.

44 Decomposição Topológica Figura Extraída de [1]

45 Decomposição Topológica - RoadMaps A abordagem roadmap captura a conectividade do espaço livre do robô na forma de uma rede de curvas unidimensionais. Uma vez que o roadmap é construído, ele é usado como um conjunto de caminhos padrão. De acordo com Choset[7], roadmaps são exemplos de decomposição topológica. Existem vários tipos de roadmaps : grafos de visibilidade; diagramas de voronoi, etc.

46 Decomposição Topológica Diagrama de Voronoi É uma abordagem que tende a maximizar a distância entre o robô e os obstáculos presentes no ambiente (clearance). Considere. Para qualquer, faça e O diagrama de Voronoi do espaço livre

47 Decomposição Topológica Diagrama de Voronoi O diagrama de Voronoi consiste em um conjunto finito de segmentos de retas e curvas, chamados arcos. Um arco é um segmento de reta se ele corresponder a um conjunto de configurações que estão mais próximas de um mesmo par de arestas que compõem os obstáculos do ambiente. Um arco é uma curva se ele corresponder a um conjunto de configurações que estão mais próximas de um mesmo par consistindo de uma aresta e vértice que compõem os obstáculos do ambiente

48 Decomposição Topológica Diagrama de Voronoi Os arcos em e as arestas em delimitam uma região, onde qualquer q possui card(near(q))=1. Figura Extraída de [2]

49 Decomposição Topológica Diagrama de Voronoi Figura Extraída de [2]

50 Decomposição Topológica Diagrama de Voronoi Planejamento usando o Diagrama de Voronoi é como segue: Computa Computa e e identifica os arcos de que contém estes pontos Busca em uma seqüência de arcos A 1, A 2, A p de forma que e e para todo i {1,2,, p-1}, A i e A i+1, compartilham um mesmo vértice. Se a busca termina com sucesso então retorna juntamente com a seqüência de arcos que os conecta.

51 Decomposição Topológica Diagrama de Voronoi Figura Extraída de [2]

52 Decomposição Topológica Diagrama de Voronoi Os caminhos produzidos pelo diagrama de Voronoi não são ótimos no que se refere ao seu comprimento do caminho total. Uma fraqueza do uso deste tipo de representação está associada ao uso de sensores de curto alcance que podem fazer com que o robô não consiga sentir obstáculos a sua volta. De acordo com [1], uma das principais vantagens é a facilidade em seguir os arcos de Voronoi através de simples regras de controle.

53 Representação Contínua Usando como representação 2D de ambientes indoor. É considerado como método de decomposição exata [1]. O custo de armazenamento é proporcional à densidade de objetos presentes no ambiente. Os objetos do ambiente real são modelados através de primitivas geométricas.

54 Representação Contínua Figura extraída de [1]

55 Representação Contínua O uso de sensores do tipo laser permite extrair linhas mais facilmente que sensores sonar. Figura extraída de [1]

56 Representação Contínua Múltiplos retornos permitem, estimar, a estrutura de objetos simples presentes no ambiente. Figuras extraída de [8]

57 Representação Contínua Em geral, mapas baseados em características são usados em conjunto com Filtro de Kalman. Filtro de Kalman representa as características através de um vetor de posições e uma matriz de covariança.

58 BIBLIOGRAFIA [1] Siegwart, R. Nourbakhsh, I. R. Introduction to Autonomous Mobile Robots, MIT Press, [2] Latombe, J. C. Robot Motion Planning, Kluwer Academic Publishers, [3] Bailey, T., Nebot, E. Localisation in large-scale environment. Robotics and Autonomous Systems, v.37, [4] Elfes, A. Sonar-based real world mapping and navigation. IEEE Journal of Robotics and Automation, v. RA-3, n.3, p , 1987 [5] Elfes, A. Using occupancy grids for mobile robot perception and navigation. Computer Magazine, june, 1989.

59 BIBLIOGRAFIA [6] Prestes, E. Navegação Exploratória baseada em problemas de valores de contorno, Tese de Doutorado, UFRGS, [7] Choset, H. Lynch, K.M., Hutchinson, S., Kantor, G., Burgard, W., Kavraki, L. E., Thrun, S. Principle of Robot Motion ; Theory, Algorithms, and Implementation. [8] Leonard, J.J., Durrant-Whyte, H. F., Cox, I. J. Dynamic Map Building for an Autonomous Mobile Robot. IEEE IROS, 1990.

INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL

INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL Aula 15 Edson Prestes Departamento de Informática Teórica http://www.inf.ufrgs.br/~prestes prestes@inf.ufrgs.br REPRESENTAÇÃO DO AMBIENTE Decomposição Aproximada - Occupancy

Leia mais

Introdução à Robótica Móvel

Introdução à Robótica Móvel Introdução à Robótica Móvel Aula 4 Edson Prestes Departamento de Informática Teórica http://www.inf.ufrgs.br/~prestes prestes@inf.ufrgs.br Introdução Mckerrow, P. J. Introduction to Robotics. Addison Wesley,

Leia mais

Occupancy grid based graph-slam using the distance transform, SURF features and SGD

Occupancy grid based graph-slam using the distance transform, SURF features and SGD Occupancy grid based graph-slam using the distance transform, SURF features and SGD Autores: Arturo Gil, Miguel Juliá, Óscar Reinoso Artur Segal Kaim Agenda Introdução Arquitetura Resultados Trabalho futuro

Leia mais

INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL

INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL Aula 20 Edson Prestes Departamento de Informática Teórica http://www.inf.ufrgs.br/~prestes prestes@inf.ufrgs.br Exploração baseada em Fronteiras Método desenvolvido por Brian

Leia mais

Modelagem Geométrica. André Tavares da Silva. Capítulo 12 do Foley Capítulo 4 de Azevedo e Conci Capítulo 11 de Mortenson

Modelagem Geométrica. André Tavares da Silva. Capítulo 12 do Foley Capítulo 4 de Azevedo e Conci Capítulo 11 de Mortenson Modelagem Geométrica André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Capítulo 12 do Foley Capítulo 4 de Azevedo e Conci Capítulo 11 de Mortenson Representações Decomposição Espacial Quadtrees Octrees BSPtree

Leia mais

GRAFOS. Prof. André Backes. Como representar um conjunto de objetos e as suas relações?

GRAFOS. Prof. André Backes. Como representar um conjunto de objetos e as suas relações? 8/0/06 GRAFOS Prof. André Backes Definição Como representar um conjunto de objetos e as suas relações? Diversos tipos de aplicações necessitam disso Um grafo é um modelo matemático que representa as relações

Leia mais

Computação Gráfica. Representação e Modelagem

Computação Gráfica. Representação e Modelagem Computação Gráfica Representação e Modelagem Professora: Sheila Cáceres Baseado nos slides da Prof. Soraia Musse Modelagem Área da Computação Gráfica que estuda a criação de modelos dos objetos reais.

Leia mais

INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL

INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL Aula 19 Edson Prestes Departamento de Informática Teórica http://www.inf.ufrgs.br/~prestes prestes@inf.ufrgs.br Campos Potenciais Harmônicos É um metodo proposto por Connolly

Leia mais

INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL

INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL Aua 25 Edson Prestes Departamento de Informática Teórica http://www.inf.ufrgs.br/~prestes prestes@inf.ufrgs.br Locaização Fitragem de Kaman Fitragem de kaman fornece uma abordagem

Leia mais

Professor Paulo Gurgel Pinheiro. 16 de Novembro de 2010

Professor Paulo Gurgel Pinheiro. 16 de Novembro de 2010 IA - por agentes Professor Paulo Gurgel Pinheiro MC906A - Inteligência Articial Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP 16 de Novembro de 2010 1 / 34 http://www.ic.unicamp.br/

Leia mais

Representações da Crença e Mapas Localização Probabilística baseada em Mapas Exemplos de outros Sistemas de Localização Bibliografia Recomendada

Representações da Crença e Mapas Localização Probabilística baseada em Mapas Exemplos de outros Sistemas de Localização Bibliografia Recomendada Aula 6 Introdução à Robótica Móvel Localização Prof. Dr. Marcelo Becker EESC - USP Sumário da Aula Introdução Representações da Crença e Mapas Localização Probabilística baseada em Mapas Exemplos de outros

Leia mais

Seminário de Robótica Bruno de Abreu Silva

Seminário de Robótica Bruno de Abreu Silva Seminário de Robótica Bruno de Abreu Silva 1 Introdução Conceitos gerais Métodos de planejamento de rotas 2 Dadas as configurações inicial e final de um robô, descobrir uma sequência de movimentos a ser

Leia mais

Planejamento Hierárquico Para Enxames Robóticos Baseado na Exploração do Espaço de Configurações

Planejamento Hierárquico Para Enxames Robóticos Baseado na Exploração do Espaço de Configurações Planejamento Hierárquico Para Enxames Robóticos Baseado na Exploração do Espaço de Configurações Vinicius Graciano Santos, Luiz Chaimowicz 1 Laboratório de Visão e Robótica (VeRLab) Departamento de Ciência

Leia mais

Redes de Sensores Sem Fio

Redes de Sensores Sem Fio Disciplina 2º.semestre/2004 aula2 Redes de Sensores Sem Fio Antônio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br Depto. Ciência da Computação UFMG Linnyer Beatrys Ruiz linnyer@dcc.ufmg.br Depto. Engenharia

Leia mais

6. PLANEJAMENTO DE TAREFAS

6. PLANEJAMENTO DE TAREFAS 6. PLNEJMENTO DE TREFS Neste capítulo abordamos o problema de planejamento de tarefas de robôs manipuladores. Planejamento de Tarefas está mais relacionado aos objetivos gerais de uma tarefa de manipulação

Leia mais

Modelação de Sólidos. Sistemas Gráficos/ Computação Gráfica e Interfaces FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Modelação de Sólidos. Sistemas Gráficos/ Computação Gráfica e Interfaces FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Modelação de Sólidos Sistemas Gráficos/ Computação Gráfica e Interfaces 1 Modelação de Sólidos Em 2D um conjunto de segmentos de recta ou curvas não formam necessariamente uma área fechada. Em 3D uma colecção

Leia mais

O Problema da Colisão. Profa. Dra. Soraia Raupp Musse

O Problema da Colisão. Profa. Dra. Soraia Raupp Musse O Problema da Colisão Profa. Dra. Soraia Raupp Musse Porque tratar a colisão? Necessidade de repetir fenômenos físicos prevendo penetrações geométricas Objetivo Encontrar as interferências geométricas

Leia mais

ALGORITMO DE MAPEAMENTO USANDO MODELAGEM PROBABILÍSTICA

ALGORITMO DE MAPEAMENTO USANDO MODELAGEM PROBABILÍSTICA ALGORITMO DE MAPEAMENTO USANDO MODELAGEM PROBABILÍSTICA Anderson A. de Souza, Adelardo A. D. Medeiros, Luiz M. G. Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Norte DCA-CT-UFRN, 59072-970, Natal, RN,

Leia mais

Professor: Anselmo Montenegro Conteúdo (aula 7): - Noções de estruturas de dados topológicas. Instituto de Computação - UFF

Professor: Anselmo Montenegro  Conteúdo (aula 7): - Noções de estruturas de dados topológicas. Instituto de Computação - UFF Geometria Computacional Professor: Anselmo Montenegro www.ic.uff.br/~anselmo Conteúdo (aula 7): - Noções de estruturas de dados topológicas 1 Roteiro Introdução Representação por grafos: grafo de incidências

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 20 Waypoints e Pathfinding Edirlei Soares de Lima Introdução Locomover-se no espaço do jogo é uma ação fundamental dos NPCs em qualquer gênero

Leia mais

Geometria Computacional

Geometria Computacional Geometria Computacional Professor: Anselmo Montenegro www.ic.uff.br/~anselmo Conteúdo: - Polígonos 1 Roteiro Introdução Polígonos Teorema da Curva de Jordan Decomposição de polígonos Triangulações Estrutura

Leia mais

INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL

INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL INTRODUÇÃO À ROBÓTICA MÓVEL Aula 27 Edson Prestes Departamento de Informática Teórica http://www.inf.ufrgs.br/~prestes prestes@inf.ufrgs.br Localização É um componente essencial para um robô ser completamente

Leia mais

Histórico. Estado da Arte. Histórico. Modelagem de Objetos. Modelagem por arames (wireframes). Modelagem por superfícies (década de 60).

Histórico. Estado da Arte. Histórico. Modelagem de Objetos. Modelagem por arames (wireframes). Modelagem por superfícies (década de 60). Histórico Modelagem de Objetos Renato Ferreira Modelagem por arames (wireframes). Representa os objetos por arestas e pontos sobre a sua superfície. Gera modelos ambíguos. Modelagem por superfícies (década

Leia mais

TGR BCC Representação Computacional de Grafos. Prof. Ricardo José Pfitscher

TGR BCC Representação Computacional de Grafos. Prof. Ricardo José Pfitscher TGR BCC Representação Computacional de Grafos Prof. Ricardo José Pfitscher Cronograma Representação Matriz de djacências Lista de djacências Matriz de Incidências Representação Como podemos representar

Leia mais

Professor: Anselmo Montenegro Conteúdo: - Introdução. Instituto de Computação - UFF

Professor: Anselmo Montenegro  Conteúdo: - Introdução. Instituto de Computação - UFF Geometria Computacional Professor: Anselmo Montenegro www.ic.uff.br/~anselmo Conteúdo: - Introdução 1 Roteiro Origens Definição Problemas geométricos Configurações degeneradas Classificação de problemas

Leia mais

Geometria Computacional

Geometria Computacional Geometria Computacional André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br baseado no material de João Comba Roteiro Fundamentação Interseções de Segmentos de Linha Envoltória Convexa Particionamento de Polígonos

Leia mais

Teoria dos Grafos. Edson Prestes

Teoria dos Grafos. Edson Prestes Edson Prestes Introdução Representação Mostre que todo passeio de u até v contém um caminho de u até v. Considere um passeio de comprimento l de u até v. Se l = 0 então temos um passeio sem nenhuma aresta.

Leia mais

Volmir Eugênio Wilhelm Departamento de Engenharia de Produção UFPR 45

Volmir Eugênio Wilhelm Departamento de Engenharia de Produção UFPR 45 Volmir Eugênio Wilhelm Departamento de Engenharia de Produção UFPR 45 Introdução a Grafos Muitos problemas de otimização podem ser analisados utilizando-se uma estrutura denominada grafo ou rede. Problemas

Leia mais

Banco de Dados Espaciais

Banco de Dados Espaciais Banco de Dados Espaciais Disciplina BD Não Convencionais Prof. Ricardo Rodrigues Ciferri São Carlos, 20 de Agosto de 2010 Sumário Tipos de Dados Espaciais Representação dos Dados Processamento de Consultas

Leia mais

Aula 7 - Representação e Descrição de Estruturas Bi-dimensionais. Prof. Adilson Gonzaga

Aula 7 - Representação e Descrição de Estruturas Bi-dimensionais. Prof. Adilson Gonzaga Aula 7 - Representação e Descrição de Estruturas Bi-dimensionais Prof. Adilson Gonzaga 1 Introdução Objetos ou Segmentos são representados como uma coleção de pixels em uma imagem. Para o reconhecimento

Leia mais

SUMÁRIO. Fundamentos Árvores Binárias Árvores Binárias de Busca

SUMÁRIO. Fundamentos Árvores Binárias Árvores Binárias de Busca ÁRVORES SUMÁRIO Fundamentos Árvores Binárias Árvores Binárias de Busca 2 ÁRVORES Utilizadas em muitas aplicações Modelam uma hierarquia entre elementos árvore genealógica Diagrama hierárquico de uma organização

Leia mais

Computação Gráfica - 11

Computação Gráfica - 11 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - 11 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Estrutura de Dados e Algoritmos e Programação e Computadores II. Aula 10: Introdução aos Grafos

Estrutura de Dados e Algoritmos e Programação e Computadores II. Aula 10: Introdução aos Grafos Estrutura de Dados e Algoritmos e Programação e Computadores II Aula 10: Introdução aos Grafos História O assunto que se constitui no marco inicial da teoria de grafos é na realidade um problema algorítmico.

Leia mais

ESTRUTURA DE DADOS. Arvore Binária Jose. Arvore Ternaria Direção

ESTRUTURA DE DADOS. Arvore Binária Jose. Arvore Ternaria Direção ESTRUTURA DE DADOS 1. Árvores: Uma das mais importantes classes de estruturas de dados em computação são as árvores. Aproveitando-se de sua organização hierárquica, muitas aplicações são realizadas usando-se

Leia mais

Geometria Computacional

Geometria Computacional Geometria Computacional Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Estrutura do Curso Aspectos teóricos e práticos Construção e análise de algoritmos e estruturas de dados para a solucionar problemas geométricos

Leia mais

2 Base Teórica. 2.1 Representação dual de uma malha quadrilateral

2 Base Teórica. 2.1 Representação dual de uma malha quadrilateral 2 Base Teórica Este capítulo tem por objetivo explicar os termos utilizados neste trabalho. Foram introduzidos alguns termos novos com o propósito de apresentar formalmente a metodologia desenvolvida.

Leia mais

ALGORITMO DE OTIMIZAÇÃO PARA LOCALIZAÇÃO GLOBAL DE ROBÔS MÓVEIS EM AMBIENTES CONHECIDOS

ALGORITMO DE OTIMIZAÇÃO PARA LOCALIZAÇÃO GLOBAL DE ROBÔS MÓVEIS EM AMBIENTES CONHECIDOS ALGORITMO DE OTIMIZAÇÃO PARA LOCALIZAÇÃO GLOBAL DE ROBÔS MÓVEIS EM AMBIENTES CONHECIDOS Caroline P. Carvalho, Eduardo R. Rohr, Luís Fernando A. Pereira, Sérgio L. Haffner Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

Teoria dos Grafos. Profa. Alessandra Martins Coelho

Teoria dos Grafos. Profa. Alessandra Martins Coelho Teoria dos Grafos Profa. Alessandra Martins Coelho fev/2014 Avaliação 2 Provas 30 pontos cada; 3 Implementações 10 pontos cada; 1 Seminário 10 pontos; Listas de exercícios Listas não valem nota, entretanto...

Leia mais

Mauro Filipe Rodrigues Queirós. Planeamento de Caminhos para Robôs Móveis Autónomos em Ambientes Conhecidos e Estruturados

Mauro Filipe Rodrigues Queirós. Planeamento de Caminhos para Robôs Móveis Autónomos em Ambientes Conhecidos e Estruturados Universidade do Minho Escola de Engenharia Mauro Filipe Rodrigues Queirós Planeamento de Caminhos para Robôs Móveis Autónomos em Ambientes Conhecidos e Estruturados UMinho 2014 Mauro Filipe Rodrigues Queirós

Leia mais

Professor: Computação Gráfica I. Anselmo Montenegro Conteúdo: - Objetos gráficos planares. Instituto de Computação - UFF

Professor: Computação Gráfica I. Anselmo Montenegro  Conteúdo: - Objetos gráficos planares. Instituto de Computação - UFF Computação Gráfica I Professor: Anselmo Montenegro www.ic.uff.br/~anselmo Conteúdo: - Objetos gráficos planares 1 Objetos gráficos: conceitos O conceito de objeto gráfico é fundamental para a Computação

Leia mais

ÁRVORES E ÁRVORE BINÁRIA DE BUSCA

ÁRVORES E ÁRVORE BINÁRIA DE BUSCA ÁRVORES E ÁRVORE BINÁRIA DE BUSCA Prof. André Backes Definição 2 Diversas aplicações necessitam que se represente um conjunto de objetos e as suas relações hierárquicas Uma árvore é uma abstração matemática

Leia mais

Robótica Móvel Inteligente: Aplicações da Inteligência Artificial nas Pesquisas em Robótica

Robótica Móvel Inteligente: Aplicações da Inteligência Artificial nas Pesquisas em Robótica ! " # $% #'&()(& Robótica Móvel Inteligente: Aplicações da Inteligência Artificial nas Pesquisas em Robótica * +, -. - / 012 34 5 1 6 7 8 7 9 : 7 ;< = >? > 8 @ A B : 8 : B 7 8 @ C 9 D 0 E. F 0,. / 0, +

Leia mais

PARTE 2 INTRODUÇÃO AO SIG/GIS. Mundo Real. Curso de Geoprocessamento: Prof. Alzir Felippe B. Antunes

PARTE 2 INTRODUÇÃO AO SIG/GIS. Mundo Real. Curso de Geoprocessamento: Prof. Alzir Felippe B. Antunes PARTE 2 INTRODUÇÃO AO SIG/GIS Mundo Real Camadas de Informações Estrutura dos Dados Geográficos Organização lógica dos dados para preservar sua integridade e facilitar o seu uso. Vetorial Raster ou Matricial

Leia mais

Introdução ao Processamento e Síntese de imagens -Linhas e superfícies escondidas

Introdução ao Processamento e Síntese de imagens -Linhas e superfícies escondidas Introdução ao Processamento e Síntese de imagens -Linhas e superfícies escondidas Júlio Kiyoshi Hasegawa 26 Fontes: Rogers, D. F. Procedural Elements for Computer Graphics Introdução Linhas e superfícies

Leia mais

Teoria dos Grafos. Motivação

Teoria dos Grafos. Motivação Teoria dos Grafos Aula 1 Primeiras Ideias Prof a. Alessandra Martins Coelho março/2013 Motivação Muitas aplicações em computação necessitam considerar conjunto de conexões entre pares de objetos: Existe

Leia mais

Robótica. Linguagens de Programação para Robótica (manipuladores)

Robótica. Linguagens de Programação para Robótica (manipuladores) Linguagens de Programação para (manipuladores) -Orientados para o Robô -Tarefa descrita como sequência de movimentos -Ex: VAL (Puma), AL (IBM) -Orientada para as Tarefas (ou para os Objectos) -Descrição

Leia mais

Instituto de Computação Bacharelado em Ciência da Computação Disciplina: Computação Gráfica Primeira lista de exercícios

Instituto de Computação Bacharelado em Ciência da Computação Disciplina: Computação Gráfica Primeira lista de exercícios Instituto de Computação Bacharelado em Ciência da Computação Disciplina: Computação Gráfica Primeira lista de exercícios - 2013.1 Conceitos fundamentais 1) A Computação Gráfica é dividida em diversas sub-áreas.

Leia mais

Modelo. Modelos de Objetos por Malhas Poligonais. Modelos Geométricos. Modelagem Geométrica

Modelo. Modelos de Objetos por Malhas Poligonais. Modelos Geométricos. Modelagem Geométrica Modelo Modelos de Objetos por Maria Cristina F. de Oliveira 2009 Representação construída artificialmente para tornar mais fácil a observação/análise de um objeto/fenômeno Nível de detalhe definido pelas

Leia mais

Modelagem Geométrica: Boundary Representation

Modelagem Geométrica: Boundary Representation Modelagem Geométrica: Boundary Representation Prof. Dr. André Tavares da Silva Gabriel Caixeta Silva caixetasilva@hotmail.com Prof. Dr. Marcelo da Silva Hounsell PPGCA UDESC 2017/01 Introdução Modelagem

Leia mais

Introdução à Computação Gráfica Modelagem. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti

Introdução à Computação Gráfica Modelagem. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Introdução à Computação Gráfica Modelagem Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Histórico Modelagem por arames (wireframes). Representa os objetos por arestas e pontos sobre a sua superfície. Gera modelos

Leia mais

Temas Principais: Tipos de Robôs Sensores e Atuadores Modelos Sensoriais Modelos Cinemáticos Controle Robótico: Controle Reativo Controle

Temas Principais: Tipos de Robôs Sensores e Atuadores Modelos Sensoriais Modelos Cinemáticos Controle Robótico: Controle Reativo Controle 4 e Veículos Autônomos Temas Principais: Tipos de Robôs Sensores e Atuadores Modelos Sensoriais Modelos Cinemáticos Controle Robótico: Controle Reativo Controle Deliberativo Controle Hierárquico Localização

Leia mais

Dados Espaciais e Indexação

Dados Espaciais e Indexação Dados Espaciais e Indexação Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Arthur Emanuel de O. Carosia 1 Tipos de Dados Espaciais Ponto: menor unidade possível para representar um objeto espacial. Linha: seqüência

Leia mais

Rastreamento de Objetos Baseado em Grafos. Casamento Inexato entre Grafos Relacionais com Atributos

Rastreamento de Objetos Baseado em Grafos. Casamento Inexato entre Grafos Relacionais com Atributos Rastreamento de Objetos Baseado em Casamento Inexato entre Grafos Relacionais com Atributos Exame de Qualificação de Mestrado Ana Beatriz Vicentim Graciano Orientador: Roberto M. Cesar Jr. Colaboradora:

Leia mais

Poliedros. INF2604 Geometria Computacional. Waldemar Celes. Departamento de Informática, PUC-Rio. W.

Poliedros. INF2604 Geometria Computacional. Waldemar Celes. Departamento de Informática, PUC-Rio. W. Poliedros INF2604 Geometria Computacional Waldemar Celes celes@inf.puc-rio.br Departamento de Informática, PUC-Rio W. Celes Poliedros 1 Poliedros Poliedros Região 3D delimitada por uma fronteira composta

Leia mais

Geometria Descritiva 28/08/2012. Elementos Primitivos da Geometria

Geometria Descritiva 28/08/2012. Elementos Primitivos da Geometria Geometria Descritiva Prof. Luiz Antonio do Nascimento ladnascimento@gmail.com www.lnascimento.com.br A Geometria, como qualquer outra ciência, fundamenta-se em observações e experiências para estabelecer

Leia mais

Modelos de Objetos por Malhas Poligonais. Maria Cristina F. de Oliveira

Modelos de Objetos por Malhas Poligonais. Maria Cristina F. de Oliveira Modelos de Objetos por Malhas Poligonais Maria Cristina F. de Oliveira 2009 Modelo Representação construída artificialmente para tornar mais fácil a observação/análise de um objeto/fenômeno Nível de detalhe

Leia mais

Algoritmos e Estrutura de Dados - II Estrutura de Dados Espaciais

Algoritmos e Estrutura de Dados - II Estrutura de Dados Espaciais Algoritmos e Estrutura de Dados - II Estrutura de Dados Espaciais Rodolfo Labiapari Mansur Guimarães rodolfolabiapari@decom.ufop.br Lattes: http://goo.gl/mzv4dc Departamento de Computação Instituto de

Leia mais

Modelagem de Ambientes para Robô Móvel baseado em Rede Neural Hierárquica e Visão Omnidirecional

Modelagem de Ambientes para Robô Móvel baseado em Rede Neural Hierárquica e Visão Omnidirecional Modelagem de Ambientes para Robô Móvel baseado em Rede Neural Hierárquica e Visão Omnidirecional LUCIANA L. SILVA 1, HENRIQUE VIAN 1, MARIO L. TRONCO 1, ARTHUR J. V. PORTO 2 1 Laboratório de Automação

Leia mais

Modelagem de BDG. Modelagem de BDG

Modelagem de BDG. Modelagem de BDG Modelagem de BDG Modelagem de dados convencional abstração de entidades e relacionamentos do mundo real com propriedades alfanuméricas Modelagem de dados geográficos é mais complexa entidades com propriedades

Leia mais

PMI 3331 GEOMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO

PMI 3331 GEOMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo PMI Graduação em Engenharia de Petróleo PMI 3331 GEOMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

Leia mais

Algoritmos geométricos

Algoritmos geométricos Algoritmos geométricos introdução a conceitos básicos de geometria computacional que serão abordados de forma mais avançada na disciplina Computação Gráfica disciplina de computação gráfica arquitetura

Leia mais

PLANEJAMENTO PROBABILÍSTICO DE MAPA DE ROTAS COM SELEÇÃO DE VÉRTICES EM COMPONENTES CONEXOS RESTRITOS À DISTÂNCIA Paulo Thiago Fracasso, Anna Helena Reali Costa Laboratório de Técnicas Inteligentes Escola

Leia mais

Trabalho Final de Robótica Desvio de Obstáculos

Trabalho Final de Robótica Desvio de Obstáculos Trabalho Final de Robótica Desvio de Obstáculos Pedro Mitsuo Shiroma 1 Introdução Em robótica móvel, navegar entre duas localidades consiste numa tarefa essencial na realização da maioria das missões.

Leia mais

Data: 28/05/2010 8h as 12h. IP addresses and the port numbers of the components.

Data: 28/05/2010 8h as 12h. IP addresses and the port numbers of the components. CURSO DE PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS MÓVEIS USP - ICMC LRM: Laboratório de Robótica Móvel Profs. Denis Wolf, Eduardo Simões, Fernando Osório Alunos PG - Alberto Hata, Gustavo Pessin, Patrick Shinzato, Maurício

Leia mais

TOPOLOGIAS. A avaliação das topologias são baseadas em critérios que objetivam fornecer parâmetros de eficiência e praticidade.

TOPOLOGIAS. A avaliação das topologias são baseadas em critérios que objetivam fornecer parâmetros de eficiência e praticidade. TOPOLOGIAS Uma organização de processadores ou topologia ou modelo de organização de computadores pode ser representada por um grafo, onde os nós representam processadores (também conhecidos como elementos

Leia mais

Aplicação de Algoritmo Dijkstra ao Planejamento de Movimento de VANTs

Aplicação de Algoritmo Dijkstra ao Planejamento de Movimento de VANTs Aplicação de Algoritmo Dijkstra ao Planejamento de Movimento de VANTs Felipe Leonardo Lôbo Medeiros 12, José Demisio Simões da Silva 2 1 Instituto de Estudos Avançados (IEAv) Caixa Postal 6044 12.228-970

Leia mais

O grau de saída d + (v) de um vértice v é o número de arcos que tem

O grau de saída d + (v) de um vértice v é o número de arcos que tem Grafos Direcionados Definição (Grau de Entrada) O grau de entrada d (v) de um vértice v é o número de arcos que tem v como cabeça. Definição (Grau de Saída) O grau de saída d + (v) de um vértice v é o

Leia mais

CAL ( ) MIEIC/FEUP Grafos: Introdução (Março, 2011)

CAL ( ) MIEIC/FEUP Grafos: Introdução (Março, 2011) 1 Algoritmos em Grafos: Introdução R. Rossetti, A.P. Rocha, A. Pereira, P.B. Silva, T. Fernandes CAL, MIEIC, FEUP Março de 2011 Índice 2 Revisão de conceitos e definições Exemplificar aplicações Representação

Leia mais

2 Conceitos básicos de topologia

2 Conceitos básicos de topologia 2 Conceitos básicos de topologia Neste Capítulo são introduzidos alguns conceitos básicos de topologia combinatória e da Teoria das Alças que formam a base teórica do presente trabalho. 2.1 Topologia combinatória

Leia mais

Análise e Síntese de Algoritmos. Algoritmos em Grafos CLRS, Cap. 22

Análise e Síntese de Algoritmos. Algoritmos em Grafos CLRS, Cap. 22 Análise e Síntese de Algoritmos Algoritmos em Grafos CLRS, Cap. 22 Mudança no Horário Aulas Teóricas de 4ª feira 10:30 12:00 Sala: FA1 12:00 13:30 Sala: FA1 Deixa de haver aula teórica às 9:00 por troca

Leia mais

Robótica Móvel. Simuladores de Robôs Móveis. Player/Stage/Gazebo. Localização Mapeamento SLAM Navegação. CSBC JAI # 3 Fundamentos

Robótica Móvel. Simuladores de Robôs Móveis. Player/Stage/Gazebo. Localização Mapeamento SLAM Navegação. CSBC JAI # 3 Fundamentos Robótica Móvel Inteligente: Da Simulação às Aplicações no Mundo Real Denis Fernando Wolf Eduardo do Valle Simões Fernando Santos Osório Onofre Trindade Junior Universidade de São Paulo USP - ICMC Grupo

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA SIG FORMATOS DE REPRESENTAÇÃO DE DADOS FORMATO VETORIAL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA SIG FORMATOS DE REPRESENTAÇÃO DE DADOS FORMATO VETORIAL FORMATO VETORIAL 1 FORMATO VETORIAL Formato que utiliza como primitivas Pontos, Linhas e Polígonos, baseadas em equações matemáticas para representar imagens na computação gráfica Primitivas: elementos

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 6

Teoria dos Grafos Aula 6 Teoria dos Grafos Aula 6 Aula passada Busca em grafos Busca em largura (BFS Breadth First Search) Propriedades Aula de hoje BFS implementação Complexidade Busca em profundidade (DFS) Conectividade, componentes

Leia mais

Árvores: Conceitos Básicos e Árvore Geradora

Árvores: Conceitos Básicos e Árvore Geradora Árvores: Conceitos Básicos e Árvore Geradora Grafos e Algoritmos Computacionais Prof. Flávio Humberto Cabral Nunes fhcnunes@yahoo.com.br 1 Introdução No dia a dia aparecem muitos problemas envolvendo árvores:

Leia mais

PLANEJAMENTO DE TRAJETÓRIAS

PLANEJAMENTO DE TRAJETÓRIAS GUILHERME DE LIMA OTTONI PLANEJAMENTO DE TRAJETÓRIAS PARA ROBÔS MÓVEIS Projeto de Graduação apresentado ao Curso de Engenharia de Computação, Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Prof.

Leia mais

Modelos de dados geográficos. Prof. Dr. Cristiano Zerbato

Modelos de dados geográficos. Prof. Dr. Cristiano Zerbato Modelos de dados geográficos Prof. Dr. Cristiano Zerbato Introdução ESCALA Processos geográficos são dependentes de escala A mudança da percepção do espaço geográfico está relacionado com a mudança de

Leia mais

UMA ABORDAGEM HÍBRIDA PARA LOCALIZAÇÃO E MAPEMANETO SIMULTÂNEOS PARA ROBÔS MÓVEIS COM SONARES ATRAVÉS DO FILTRO DE KALMAN ESTENDIDO

UMA ABORDAGEM HÍBRIDA PARA LOCALIZAÇÃO E MAPEMANETO SIMULTÂNEOS PARA ROBÔS MÓVEIS COM SONARES ATRAVÉS DO FILTRO DE KALMAN ESTENDIDO UMA ABORDAGEM HÍBRIDA PARA LOCALIZAÇÃO E MAPEMANETO SIMULTÂNEOS PARA ROBÔS MÓVEIS COM SONARES ATRAVÉS DO FILTRO DE KALMAN ESTENDIDO Alan Porto Bontempo, Marley Vellasco e Karla Figueiredo* Pontifícia Universidade

Leia mais

Matemática Discreta 10

Matemática Discreta 10 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta 10 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br - www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti 1 Muitas

Leia mais

ROBÓTICA DENAVIT- HARTENBERG. Prof a. Dra. GIOVANA TRIPOLONI TANGERINO Tecnologia em Automação Industrial

ROBÓTICA DENAVIT- HARTENBERG. Prof a. Dra. GIOVANA TRIPOLONI TANGERINO Tecnologia em Automação Industrial SP CAMPUS PIRACICABA ROBÓTICA Prof a. Dra. GIOVANA TRIPOLONI TANGERINO Tecnologia em Automação Industrial DENAVIT- HARTENBERG https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

Teoria dos Grafos. Edson Prestes

Teoria dos Grafos. Edson Prestes Edson Prestes Introdução Grafo Estrela Um grafo estrela é um grafo bipartido de n vértices que possui um conjunto independente com um único vértice e o outro com n-1 vértices Quantos grafos estrelas podemos

Leia mais

Objetos Gráficos Espaciais

Objetos Gráficos Espaciais Universidade Federal de Alagoas Instituto de Matemática Objetos Gráficos Espaciais Prof. Thales Vieira 2014 Objetos Gráficos Espaciais f : U R m 7! R 3 Universo físico Objetos gráficos Representação de

Leia mais

Introdução a Grafos Letícia Rodrigues Bueno

Introdução a Grafos Letícia Rodrigues Bueno Introdução a Grafos Letícia Rodrigues Bueno UFABC Teoria dos Grafos - Motivação Objetivo: aprender a resolver problemas; Como: usando grafos para modelar os problemas; Grafos: ferramenta fundamental de

Leia mais

Modelo. Representação de Objetos Tridimensionais. Malhas Poligonais. Modelagem Geométrica. Modelos Geométricos

Modelo. Representação de Objetos Tridimensionais. Malhas Poligonais. Modelagem Geométrica. Modelos Geométricos Representação de Objetos Tridimensionais Malhas Poligonais Maria Cristina F. de Oliveira Rosane 2010 Modelo Representação construída artificialmente para tornar mais fácil a observação/análise de um objeto/fenômeno

Leia mais

Geometria Computacional

Geometria Computacional GeoComp 2014 p. 1/29 Geometria Computacional Cristina G. Fernandes Departamento de Ciência da Computação do IME-USP http://www.ime.usp.br/ cris/ segundo semestre de 2014 GeoComp 2014 p. 2/29 Poliedros

Leia mais

Teoria dos Grafos. Edson Prestes

Teoria dos Grafos. Edson Prestes Edson Prestes Introdução Mais sobre grafos.. Cintura A cintura de um grafo é o comprimento do menor ciclo do grafo. Um grafo sem ciclos tem uma cintura de comprimento infinito. Diâmetro de um grafo O diâmetro

Leia mais

01 Grafos: parte 1 SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II

01 Grafos: parte 1 SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II 01 Grafos: parte 1 SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 2011/1 Moacir Ponti Jr. (ICMCUSP) 01

Leia mais

ESTRUTURAS DE DADOS. prof. Alexandre César Muniz de Oliveira. 1. Introdução 2. Pilhas 3. Filas 4. Listas 5. Árvores 6. Ordenação 7. Busca 8.

ESTRUTURAS DE DADOS. prof. Alexandre César Muniz de Oliveira. 1. Introdução 2. Pilhas 3. Filas 4. Listas 5. Árvores 6. Ordenação 7. Busca 8. ESTRUTURAS DE DADOS prof. Alexandre César Muniz de Oliveira 1. Introdução 2. Pilhas 3. Filas 4. Listas 5. Árvores 6. Ordenação 7. Busca 8. Grafos Sugestão bibliográfica: ESTRUTURAS DE DADOS USANDO C Aaron

Leia mais

ESTRUTURAS DE DADOS ESPACIAIS

ESTRUTURAS DE DADOS ESPACIAIS ESTRUTURAS DE DADOS ESPACIAIS Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Algoritmos e Estrutura de Dados II 1 Dados Escalares

Leia mais

Teoria dos Grafos AULA 1

Teoria dos Grafos AULA 1 Teoria dos Grafos Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Silvio A. de Araujo Departamento de Matemática Aplicada antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.br, saraujo@ibilce.unesp.br AULA 1 Introdução,

Leia mais

Aplicação do algoritmo PRM para planejamento em jogos FPS

Aplicação do algoritmo PRM para planejamento em jogos FPS Aplicação do algoritmo PRM para planejamento em jogos FPS Renato Luiz de Freitas Cunha Departamento de Ciência da Computação Instituto de Ciências Exatas Universidade Federal de Minas Gerais Abstract In

Leia mais

Instituto de Computação Bacharelado em Ciência da Computação Disciplina: Computação Gráfica Primeira lista de exercícios

Instituto de Computação Bacharelado em Ciência da Computação Disciplina: Computação Gráfica Primeira lista de exercícios Instituto de Computação Bacharelado em Ciência da Computação Disciplina: Computação Gráfica Primeira lista de exercícios - 2012.2 Conceitos fundamentais 1) A Computação Gráfica é dividida em diversas sub-áreas.

Leia mais

Grafos: componentes fortemente conexos, árvores geradoras mínimas

Grafos: componentes fortemente conexos, árvores geradoras mínimas Grafos: componentes fortemente conexos, árvores geradoras mínimas SCE-183 Algoritmos e Estruturas de Dados 2 Thiago A. S. Pardo Maria Cristina 1 Componentes fortemente conexos Um componente fortemente

Leia mais

GT-JeDi - Curso de Desenv. de Jogos IA para Jogos

GT-JeDi - Curso de Desenv. de Jogos IA para Jogos GT-Jei - Curso de esenv. de Jogos I para Jogos Fernando Osório 2006/2-0 I para Jogos Tópicos abordados... Revisão Introdução à Inteligência rtificial I clássica: Jogos de Raciocínio Solução de problemas

Leia mais

Desenho Técnico. Aula 02

Desenho Técnico. Aula 02 Desenho Técnico Aula 02 Geometria Descritiva, Figuras Geométricas Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka Email: jaquematsuoka@gmail.com Geometria Descritiva A geometria descritiva e a base do desenho técnico.

Leia mais

Propagação de Som em Ambientes Acústicos Virtuais Bidimensionais

Propagação de Som em Ambientes Acústicos Virtuais Bidimensionais Propagação de Som em Ambientes Acústicos Virtuais Bidimensionais Sérgio Alvares R. de S. Maffra Orientadores: Marcelo Gattass Luiz Henrique de Figueiredo Roteiro Introdução Modelando a Propagação do Som

Leia mais

Objetos Gráficos Planares

Objetos Gráficos Planares Universidade Federal de Alagoas Instituto de Matemática Objetos Gráficos Planares Prof. Thales Vieira 2011 Objetos Gráficos Computação Gráfica é a área que estuda a síntese, o processamento e a análise

Leia mais

Grafos: Busca. SCE-183 Algoritmos e Estruturas de Dados 2. Thiago A. S. Pardo Maria Cristina

Grafos: Busca. SCE-183 Algoritmos e Estruturas de Dados 2. Thiago A. S. Pardo Maria Cristina Grafos: Busca SCE-183 Algoritmos e Estruturas de Dados 2 Thiago A. S. Pardo Maria Cristina Percorrendo um grafo Percorrendo um Grafo Percorrer um grafo é um problema fundamental Deve-se ter uma forma sistemática

Leia mais

Teoria dos Grafos. Aula 5 - Estruturas de Dados para Grafos. Profª. Alessandra Martins Coelho. março/2013

Teoria dos Grafos. Aula 5 - Estruturas de Dados para Grafos. Profª. Alessandra Martins Coelho. março/2013 Teoria dos Grafos Aula 5 - Estruturas de Dados para Grafos Profª. Alessandra Martins Coelho março/2013 Estrutura é o que caracteriza o próprio grafo e independe da forma como ele é representado. A representação

Leia mais

Objetivos do curso. Bibliografia. Critérios de avaliação. Critérios de avaliação. Critérios de avaliação 03/07/2016

Objetivos do curso. Bibliografia. Critérios de avaliação. Critérios de avaliação. Critérios de avaliação 03/07/2016 Objetivos do curso Introdução à Prof. Douglas G. Macharet douglas.macharet@dcc.ufmg.br O objetivo deste curso é abordar os princípios fundamentais de manipuladores robóticos e da robótica móvel. Prover

Leia mais