Audiência Pública Fortaleza, 20/10/2008.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Audiência Pública Fortaleza, 20/10/2008."

Transcrição

1 Audiência Pública Fortaleza, 20/10/2008.

2 Plano Diretor: ferramenta para aferir a Missão, priorizar ações, avaliar a capacidade institucional e competência corporativa.

3 Análise Estratégica Tendências para o ambiente de atuação da Unidade Principais oportunidades Principais ameaças Formulação estratégica Missão Visão de futuro Desafios Científicos e Tecnológicos Transferência de Tecnologias Resultados Considerações finais

4 Análise estratégica Carteira de Projetos Estratégicos Referencial metodológico Objetivos de MP Futuro desejado Visão B Objetivos de LP Aonde queremos chegar? A E 1 E 2 En Futuros prováveis 1. Onde estamos? Trajetórias possíveis 4. Como evoluiremos da situação atual (A) à situação desejada (B)? Futuros possíveis 2. Aonde poderemos chegar?

5 Análise estratégica Conhecer e analisar o V Plano Diretor da Embrapa. Identificar os principais direcionamentos inerentes à Unidade. Avaliar o III PDU, destacar as lições aprendidas e realizar a análise integrada dos ambientes interno e externo.

6 Análise estratégica Tendências para o ambiente de atuação Ampliação da demanda por: biodefensivos, corantes naturais, flores tropicais, plantas ornamentais, produtos de alto valor nutricional, alimentos funcionais, processados e semi-prontos, matérias-primas úteis nos ramos da indústria de sabores e fragrâncias. Aumento na eficiência do uso da água. Certificação da produção integrada e orgânica. Culturas de ciclos precoces e tolerantes a estresses abióticos e bióticos.

7 Análise estratégica Tendências... Fortalecimento de PD&I para o aprimoramento de normas e mecanismos de garantia da qualidade, segurança e rastreabilidade dos alimentos. Reutilização e aproveitamento de resíduos agroindustriais e urbanos. Utilização de plantas medicinais e aromáticas dos biomas semiárido, cerrado e amazônico. Valorização da agricultura familiar e de pequenos empreendimentos agroindustriais.

8 Análise estratégica Principais oportunidades Corantes naturais em alimentos. Barreiras não tarifárias. Alimentos certificados e rastreados, produtos de alto valor agregado. Métodos limpos de manejo de doenças e pragas. Produtos naturais e nutracêuticos ou funcionais. Sistemas de produção de baixos impactos. Mercado cada vez mais exigente em qualidade. Necessidade de agregação de valor aos resíduos agroindustriais. Uso eficiente da água nas atividades agrícolas e industriais. Valorização de produtos regionais.

9 Análise estratégica Principais ameaças Baixa adoção das novas tecnologias pela indústria, limitando a agregação de valor aos produtos. Desarticulação do sistema de assistência técnica. Desconhecimento do potencial e da missão nacional da Unidade pelo setor produtivo. Dificuldade nas exportações de novos produtos em função das exigências de testes de inocuidade. Mudanças nas prioridades políticas, com menor apoio as atividades de C&T.

10 Formulação estratégica Missão

11 Formulação estratégica Visão de futuro

12 Desafios... Objetivos estratégicos Objetivos Estratégicos 1.Garantir a competitividade e sustentabilidade da agricultura brasileira. 2. Atingir um novo patamar tecnológico competitivo em agroenergia e biocombustíveis. 3. Intensificar o desenvolvimento de tecnologias para o uso sustentável dos biomas e integração produtiva das regiões brasileiras. 4. Prospectar a biodiversidade para o desenvolvimento de produtos diferenciados e com alto valor agregado para exploração de novos segmentos de mercado (alimentares, aromáticos, essências, fármacos, biocidas, fitoterápicos e cosméticos). 5. Contribuir para o avanço da fronteira do conhecimento e incorporar novas tecnologias, inclusive as emergentes.

13 Desafios... Principais Estratégias... Estratégias de médio prazo associadas aos Objetivos Estratégicos Intensificar as pesquisas orientadas para saltos de produtividade, melhoria da qualidade e aumento do valor agregado de produtos com vistas à competitividade e sustentabilidade da agricultura, levando em conta as características de cada bioma. Intensificar PD&I em temas de ciência e tecnologia estratégicos para o Brasil. Desenvolver novas tecnologias e processos para produção e agroindustrialização de alimentos seguros, diversificados e nutritivos, visando atender às exigências de mercado. Desenvolver tecnologias para aproveitamento de co-produtos e resíduos. Garantir a coleta, conservação, caracterização, revigoração, organização e disponibilização da informação de recursos genéticos como base para o desenvolvimento de novos caracteres e novas variedades.

14 Desafios... Projetos em andamento Estratégias de médio prazo associadas aos Objetivos Estratégicos 1.1. Intensificar as pesquisas orientadas para saltos de produtividade, melhoria da qualidade e aumento do valor agregado de produtos com vistas à competitividade e sustentabilidade da agricultura, levando em conta as características de cada bioma. -Gerar tecnologias e processos para a conservação pós-colheita, o aproveitamento e o processamento/industrialização de produtos de interesse da agroindústria tropical; -Desenvolver/aperfeiçoar sistemas de produção para espécies de interesse da agroindústria tropical; 5.1. Intensificar PD&I em temas de ciência e tecnologia estratégicos para o Brasil. -Identificar marcadores moleculares (genes e proteínas) de resistência aos variados estresses em fruteiras tropicais; 1.3. Desenvolver novas tecnologias e processos para produção e agroindustrialização de alimentos seguros, diversificados e nutritivos, visando atender às exigências de mercado. -Otimizar os procedimentos para a produção de alimentos seguros, considerando a utilização de boas práticas e sistema APPCC;

15 Desafios... Propostas de novos projetos Proteção de Plantas Gestão Ambiental Pós-Colheita Sistemas de Produção Vegetal Controle de doenças de fruteiras tropicais utilizando métodos limpos; caracterização genética dos prinicipais patógenos associados a fruteiras tropicais; Epidemiologia e manejo integrado de doenças e pragas de fruteiras tropicais. Monitoramento para previsão e avaliação de impactos das mudanças climáticas na agricultura tropical; zoneamento de risco climático para culturas de interesse da agroindústria tropical; utilização de resíduos da agroindústria tropical para a produção de energia. Geração, adaptação e validação de tecnologias de colheita e pós-colheita de Produção fruteiras tropicais; integradacapacidade de anonáceas antioxidante e flores tropicais; de genótipos sistema de diferentes de produção fruteiras. de plantas medicinais, ornamentais e cactáceas; aperfeiçoamento de práticas de manejo para produção de fruteiras; certificação da produção orgânica de cajueiro; Inovação tecnológica na produção de mudas dos agronegócios frutas, flores e plantas ornamentais; manejo eficiente de água e nutrientes em espécies de interesse agroindustrial; Implantação de pomar agreocológico em áreas de assentamento rural.

16 Desafios... Melhoramento e Biologia Vegetal Processos Agroindustriais Segurança dos Alimentos Propostas de novos projetos Análise de variabilidade genética de genótipos de fruteiras visando seleção de matrizes; mapeamento genético de caracteres de qualidade do meloeiro; coleta, caracterização e conservação de novas fruteiras tropicais nativas; identificação de marcadores relacionados à tolerância às principais doenças do cajueiro e meloeiro; identificação de marcadores moleculares e fisiológicos para tolerância de cajueiro à estresses abióticos; Indução e sincronização do florescimento de fruteiras de interesse da agroindústria tropical; introdução e conservação de espécies nativas ornamentais. Essências e aromas de fruteiras tropicais e plantas do Semi-Árido Brasileiro; desenvolvimento/aperfeiçoamento de operações unitárias no processamento de frutas tropicais; desenvolvimento de novos produtos, a partir de matérias-primas e subprodutos de origem vegetal da agroindustria tropical; produção de biocombústiveis a partir de resíduos da agroindústria; aplicação tecnológica de bactérias ácido láticas endógenas de queijos de Coalho; aplicação das ferramentas de gestão do desenvolvimento de produtos na agroindustria tropical Avaliação da patogenicidade de organismos prevalentes em alimentos de interesse da agroindústria tropical; Aplicação de métodos não convencionais na segurança alimentar de frutas in natura ou minimamente processadas; utilização de nanobiosensores para detecção de contaminação em queijo de Coalho.

17 Desafios... Transferência de Tecnologias Disponibilização da tecnologia à Sociedade. Acordos de cooperação técnica, formação de redes de multiplicadores ou apoio ao desenvolvimento de novos produtos e empresas. Apoio ao desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica agropecuária. Feiras, cursos, visitas técnicas, consultorias, contratos, publicações, dias-de-campo. Homepage, Agroblog, SAC.

18 Resultados Clones de cajueiro anão-precoce, sapoti e acerola. Mini-fábricas de castanha de caju Beneficiamento da casca de coco verde. Área livre e de baixa prevalência de mosca-das-frutas. Protocolos de micropropagação Segurança dos alimentos.

19 Considerações finais Catalisar redes nacionais e internacionais, aprimorar a formação de pessoal técnico, promover a caracterização e os usos sustentáveis da biodiversidade e subsidiar a formulação de políticas públicas. Viabilizar novos processos e produtos de elevado valor agregado, com foco nos aspectos ambientais e sócioeconômicos de relevância para o Brasil. Acompanhamento e a avaliação sistemática do Plano.

20

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados Manejo, conservação e uso de recursos naturais Recuperação de Áreas Degradadas: Desenvolvimento de tecnologias para restauração ecológica e recuperação de áreas agrícolas com baixa capacidade produtiva.

Leia mais

Desafios e oportunidades da produção de biocombustíveis no Brasil

Desafios e oportunidades da produção de biocombustíveis no Brasil Desafios e oportunidades da produção de biocombustíveis no Brasil Esdras Sundfeld Chefe Adjunto de P&D Embrapa Agroenergia II Simpósio sobre Metodologias de Laboratório de Pesquisa Agropecuária Pelotas,

Leia mais

Conferência Paulista de C&T&I

Conferência Paulista de C&T&I Conferência Paulista de C&T&I FAPESP - 12 e 13/4/2010 C&T&I para o Agronegócio Orlando Melo de Castro Coordenador APTA/SAA O AGRONEGÓCIO DE SÃO PAULO É responsável por um terço do agronegócio brasileiro

Leia mais

EMBRAPA NO NORDESTE: AS CADEIAS PRODUTIVAS E A GERAÇÃO DE EMPREGOS E RENDA

EMBRAPA NO NORDESTE: AS CADEIAS PRODUTIVAS E A GERAÇÃO DE EMPREGOS E RENDA EMBRAPA NO NORDESTE: AS CADEIAS PRODUTIVAS E A GERAÇÃO DE EMPREGOS E RENDA EMBRAPA AGROINDÚSTRIA TROPICAL: agregando valor para o desenvolvimento sustentável da agroindústria tropical. Francisco Férrer

Leia mais

Agenda de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados

Agenda de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados Agenda de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados Definição A Agenda de P&D da Embrapa Cerrados é um documento de caráter estratégico, construído em consonância com o Sistema de Inteligência Estratégica

Leia mais

SEG - Sistema Embrapa de Gestão

SEG - Sistema Embrapa de Gestão Relatórios -> Lista e Impressão das Chamadas -> Descrição da Chamada Voltar Imprimir Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento SEG - Sistema Embrapa de Gestão

Leia mais

Rede ACV Embrapa. Brasília, Agosto/2012

Rede ACV Embrapa. Brasília, Agosto/2012 Rede ACV Embrapa Brasília, Agosto/2012 ACV na Embrapa V PDE (2008-2011-2023), Objetivo Estratégico: Intensificar o desenvolvimento de tecnologias para o uso sustentável dos biomas e a integração produtiva

Leia mais

Editores Técnicos Planaltina, DF 2008

Editores Técnicos Planaltina, DF 2008 Editores Técnicos Planaltina, DF 2008 Agradecimentos Agradecemos às instituições que, por meio de seus profissionais, foram importantes parceiras para a elaboração deste livro. Entre elas, merecem destaque

Leia mais

Quem somos. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Entidade privada, de interesse público e sem fins lucrativos criada em 1972

Quem somos. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Entidade privada, de interesse público e sem fins lucrativos criada em 1972 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Entidade privada, de interesse público e sem fins lucrativos criada em 1972 Quem somos Missão: Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável

Leia mais

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE Rio de Janeiro/RJ Maio de 2018 Uso e Conservação da Biodiversidade, Patrimônio Genético e Repartição de Benefícios O Novo Marco Legal do

Leia mais

Carteira de projetos Manejo da cultura do feijão-comum

Carteira de projetos Manejo da cultura do feijão-comum Carteira de projetos Manejo da cultura do feijão-comum Goiânia, 20 de março de 2013 Objetivo Desenvolver e disponibilizar tecnologia para produção com uso eficiente de recursos e que assegurem a sustentabilidade

Leia mais

Embrapa Uva e Vinho. Produtos & Serviços. Missão Institucional. Infra-Estrutura e Recursos Humanos

Embrapa Uva e Vinho. Produtos & Serviços. Missão Institucional. Infra-Estrutura e Recursos Humanos Embrapa Uva e Vinho A vitivinicultura é uma atividade que apresenta grande importância sócio-econômica em vários Estados brasileiros, com especial destaque para o Rio Grande do Sul. Por esta razão, a Embrapa

Leia mais

Biotecnologia Melhoramento Genético

Biotecnologia Melhoramento Genético 5 Biotecnologia e Melhoramento Genético Fábio Gelape Faleiro Nilton Tadeu Vilela Junqueira Eder Jorge de Oliveira Onildo Nunes de Jesus 71 O que é biotecnologia e quais as principais aplicações na cultura

Leia mais

PESQUISA COM BANANA NO BRASIL: uma análise retrospectiva com visão de futuro. Zilton José Maciel Cordeiro Domingo Haroldo R. C.

PESQUISA COM BANANA NO BRASIL: uma análise retrospectiva com visão de futuro. Zilton José Maciel Cordeiro Domingo Haroldo R. C. PESQUISA COM BANANA NO BRASIL: uma análise retrospectiva com visão de futuro Zilton José Maciel Cordeiro Domingo Haroldo R. C. Reinhardt Análise retrospectiva da participação da pesquisa nas mudanças ocorridas

Leia mais

Estratégias e Perspectivas para o Melhoramento de Plantas na Embrapa

Estratégias e Perspectivas para o Melhoramento de Plantas na Embrapa Estratégias e Perspectivas para o Melhoramento de Plantas na Embrapa DEPARTAMENTO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO - DPD Brasília, 16 de dezembro de 2008 Conteúdo Melhoramento Genético Desafios Programação

Leia mais

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMENTA GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DISCIPLINA: Educação Ambiental EMENTA: Educação ambiental no contexto histórico do desenvolvimento da sociedade capitalista. História contemporânea da questão ambiental.

Leia mais

SEG Sistema Embrapa de Gestão. Chamada 01/2009 PAC - EMBRAPA. Contempla os Macroprogramas 1, 2, 3, 4 e 6

SEG Sistema Embrapa de Gestão. Chamada 01/2009 PAC - EMBRAPA. Contempla os Macroprogramas 1, 2, 3, 4 e 6 SEG Sistema Embrapa de Gestão Chamada 01/2009 PAC - EMBRAPA Contempla os Macroprogramas 1, 2, 3, 4 e 6 1. Chamada: A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no âmbito de sua programação ordinária

Leia mais

IV Plano Diretor Embrapa Agroindústria Tropical

IV Plano Diretor Embrapa Agroindústria Tropical IV Plano Diretor Embrapa Agroindústria Tropical 2008-2011 República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Reinhold Stephanes

Leia mais

SEG Sistema Embrapa de Gestão CHAMADA 06/2010. Contempla os Macroprogramas 1, 2, 3, 4 e 6

SEG Sistema Embrapa de Gestão CHAMADA 06/2010. Contempla os Macroprogramas 1, 2, 3, 4 e 6 SEG Sistema Embrapa de Gestão CHAMADA 06/2010 Contempla os Macroprogramas 1, 2, 3, 4 e 6 1. Chamada: A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no âmbito de sua programação ordinária de pesquisa, está,

Leia mais

BEM-VINDOS AO CENTRO DE TECNOLOGIA! Unidade Jacareí 17/10/12

BEM-VINDOS AO CENTRO DE TECNOLOGIA! Unidade Jacareí 17/10/12 BEM-VINDOS AO CENTRO DE TECNOLOGIA! Unidade Jacareí 17/10/12 1 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA MAIS QUE UMA VANTAGEM COMPETITIVA Inauguração dos novos laboratórios do CT Jacareí 2 Agenda O setor de florestas plantadas

Leia mais

Missão: Prover soluções de caráter agroecológico para o meio rural.

Missão: Prover soluções de caráter agroecológico para o meio rural. PROGRAMA DE AGROECOLOGIA PAG Missão: Prover soluções de caráter agroecológico para o meio rural. 1. Prover conceitos agroecológicos e capacitar pessoas. 2. Promover e difundir princípios e práticas agroecológicas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA COMPONENTES CURRÍCULARES Código Nome Nível de Ensino 1 FTC0001 AGROECOLOGIA STRICTO

Leia mais

Manejo de cultivos transgênicos

Manejo de cultivos transgênicos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE GENÉTICA LGN0313 Melhoramento Genético Manejo de cultivos transgênicos Prof. Roberto Fritsche-Neto roberto.neto@usp.br

Leia mais

IV Plano Diretor da Embrapa Amazônia Oriental

IV Plano Diretor da Embrapa Amazônia Oriental Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento IV Plano Diretor da Embrapa Amazônia Oriental 2008-2011 Embrapa Amazônia Oriental

Leia mais

IV Plano Diretor da Embrapa Cerrados Cerrados

IV Plano Diretor da Embrapa Cerrados Cerrados IV Plano Diretor da Embrapa Cerrados 2008-2011 - 2023 Cerrados República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Reinhold

Leia mais

Aquecimento global e agricultura tropical: Vulnerabilidades, Desafios, Oportunidades, Inovação

Aquecimento global e agricultura tropical: Vulnerabilidades, Desafios, Oportunidades, Inovação Aquecimento global e agricultura tropical: Vulnerabilidades, Desafios, Oportunidades, Inovação São Paulo, 11 de dezembro de 2017 Eduardo Delgado Assad Pesquisador da Embrapa O que se observa hoje Barreiras

Leia mais

Agroindustriais para Agregação de Valor a Produtos

Agroindustriais para Agregação de Valor a Produtos Portfólio Tecnologias Agroindustriais para Agregação de Valor a Produtos Dr. Guilherme Julião Zocolo Embrapa Agroindústria Tropical Workshop Estratégia para Agricultura Familiar: visão do futuro rumo a

Leia mais

Sumário. Agropecuária: motor do desenvolvimento brasileiro. O papel e a contribuição da pesquisa agropecuária. A Embrapa

Sumário. Agropecuária: motor do desenvolvimento brasileiro. O papel e a contribuição da pesquisa agropecuária. A Embrapa Sumário Agropecuária: motor do desenvolvimento brasileiro O papel e a contribuição da pesquisa agropecuária A Embrapa Roadmaps e a gestão da programação de P&D Considerações finais http://silkedewilde.com/

Leia mais

"Economia Verde nos Contextos Nacional e Global" - Desafios e Oportunidades para a Agricultura -

Economia Verde nos Contextos Nacional e Global - Desafios e Oportunidades para a Agricultura - "Economia Verde nos Contextos Nacional e Global" - Desafios e Oportunidades para a Agricultura - Maurício Antônio Lopes Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Reinhold Stephanes Ministro Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Leia mais

REUNIÃO TÉCNICA Agricultura familiar: Desenvolvimento Tecnológico. Altair Toledo Machado

REUNIÃO TÉCNICA Agricultura familiar: Desenvolvimento Tecnológico. Altair Toledo Machado REUNIÃO TÉCNICA Agricultura familiar: Desenvolvimento Tecnológico Altair Toledo Machado gestor.mp6@embrapa.br Desenvolvimento tecnológico em agricultura familiar 1. Panorama geral do MP 6; 2. Construindo

Leia mais

Sumário. Prefácio, xi

Sumário. Prefácio, xi Sumário Prefácio, xi 1 Agronegócios: Conceitos e Dimensões, 1 1.1 Agricultura e agronegócios, 1 1.2 Conceito de agronegócio, 3 1.3 Sistemas agroindustriais, 7 1.3.1 Especificidades da produção agropecuária,

Leia mais

Cooperação Técnica entre a Embrapa Gado de Corte e a Prefeitura para Capacitação de Alunos da Agroescola Municipal

Cooperação Técnica entre a Embrapa Gado de Corte e a Prefeitura para Capacitação de Alunos da Agroescola Municipal Cooperação Técnica entre a Embrapa Gado de Corte e a Prefeitura para Capacitação de Alunos da Agroescola Municipal Fórum CONFAP 23 DE MAIO DE 2013, SÃO PAULO, SP Pedro Paulo Pires Chefe adjunto TT Embrapa

Leia mais

Serviços Técnicos e Gestão Ambiental no Agronegócio Diretoria de Agronegócios

Serviços Técnicos e Gestão Ambiental no Agronegócio Diretoria de Agronegócios 47º Café com Sustentabilidade - Febraban Pecuária Sustentável: Agentes financeiros como indutores de boas práticas Modelos de financiamento e investimento: incentivos à adoção de boas práticas socioambientais

Leia mais

Ações em ACV da Embrapa

Ações em ACV da Embrapa Workshop Parceria UFRJ e Embrapa Campinas, 25 de novembro de 2015 Ações em ACV da Embrapa Marília Folegatti Sumário A importância da agricultura brasileira A Embrapa ACV na Embrapa Rede ACV Embrapa Estudos

Leia mais

SEG Sistema Embrapa de Gestão Macroprograma 2 Chamada 10/ Convênio Embrapa/Monsanto

SEG Sistema Embrapa de Gestão Macroprograma 2 Chamada 10/ Convênio Embrapa/Monsanto SEG Sistema Embrapa de Gestão Macroprograma 2 Chamada 10/2009 - Convênio Embrapa/Monsanto 1. Chamada: A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, no âmbito de sua programação ordinária de

Leia mais

Território e planejamento de longo prazo: a experiência do Estudo da Dimensão territorial do planejamento

Território e planejamento de longo prazo: a experiência do Estudo da Dimensão territorial do planejamento Território e planejamento de longo prazo: a experiência do Estudo da Dimensão territorial do planejamento Leandro Freitas Couto Analista de Planejamento e Orçamento 27.07.2016 Retomada do planejamento

Leia mais

Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios.

Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios. Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios. Objetivo Contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva brasileira de alimentos e produtos orgânicos por meio da integração e difusão de informação

Leia mais

Agropensa e Construção do Estudo Visão

Agropensa e Construção do Estudo Visão Sistema Embrapa de Inteligência Estratégica Agropensa e Construção do Estudo Visão 2013-2033 Geraldo B. Martha Jr. Coordenador-Geral, Sistema Agropensa Chefe-Adjunto de Estudos, Embrapa Estudos e Capacitação

Leia mais

Biblioteca informa. Horário de. Funcionamento: 07:30 às 12:00. e das. 13:30 às 17:00. Telefone: (75_)

Biblioteca informa. Horário de. Funcionamento: 07:30 às 12:00. e das. 13:30 às 17:00. Telefone: (75_) Biblioteca informa 1 9 M A R Ç O O 2 0 1 5 Horário de Funcionamento: 07:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00 Telefone: (75_) 3312-8071 E-mail. cnpmf.biblioteca@embrapa.br Bibliotecária: Adubação Verde e Plantas

Leia mais

Reunião Ordinária Conjunta da SUBAGRIF e SUBLEITE. Brasília, 07 de dezembro de 2011

Reunião Ordinária Conjunta da SUBAGRIF e SUBLEITE. Brasília, 07 de dezembro de 2011 Reunião Ordinária Conjunta da SUBAGRIF e SUBLEITE Brasília, 07 de dezembro de 2011 Importância do leite no Brasil Número de produtores: 1,3 milhões Pessoas envolvidas no setor primário: 5 milhões Volume

Leia mais

GRADE CURRICULAR ENGENHARIA FLORESTAL ESALQ/USP 2016

GRADE CURRICULAR ENGENHARIA FLORESTAL ESALQ/USP 2016 GRADE CURRICULAR ENGENHARIA FLORESTAL ESALQ/USP 2016 Disciplinas em Sequência Aconselhada Créditos Carga Per. Obrigatórias Aula Trab. Tot. Horária Ideal LCB0103(5) Morfologia Vegetal 4 0 4 60 1 LCE0108(5)

Leia mais

Embrapa origem de algumas commodities transgênicas; e IV - o direito do consumidor de optar pelo consumo de alimentos não transgênicos I A RELEVÂNCIA

Embrapa origem de algumas commodities transgênicas; e IV - o direito do consumidor de optar pelo consumo de alimentos não transgênicos I A RELEVÂNCIA RESUMO DA POSIÇÃO DA EMBRAPA SOBRE PLANTAS TRANSGÊNICAS A Embrapa é instituição pioneira no Brasil no que se refere à adaptação e geração de tecnologias modernas de interesse agrícola Investimentos estratégicos

Leia mais

Propriedade Intelectual no Campo

Propriedade Intelectual no Campo Propriedade Intelectual no Campo Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária /DEPTA/ SDC/MAPA Roberto Lorena B. Santos Grãos Produção Se o Brasil mantivesse a mesma tecnologia

Leia mais

PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016

PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016 PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016 Linha Risco Beneficiários (1) Finalidade Limites (R$) Juros Prazo/Carência CUSTEIO Pronaf Custeio Grupo "A/C" (2) /FCO Assentados da Reforma Agrária

Leia mais

Mesa 2: Uso de indicadores, gestão da informação e modelo de monitoramento para o Semiárido. Ricardo C C Lima

Mesa 2: Uso de indicadores, gestão da informação e modelo de monitoramento para o Semiárido. Ricardo C C Lima Mesa 2: Uso de indicadores, gestão da informação e modelo de monitoramento para o Semiárido Ricardo C C Lima ricardo.lima@insa.gov.br O INSA Instituto Nacional do Semiárido Unidade de pesquisa do Ministério

Leia mais

Portfólio de Produtos Lácteos

Portfólio de Produtos Lácteos Caprinos e Ovinos Apoio: Portfólio de Produtos Lácteos Realização: Embrapa Caprinos e Ovinos Fazenda Três Lagoas, Estrada Sobral/Groaíras, km 04 Caixa Postal 145 CEP: 62010-970 Sobral-CE Telefone (88)

Leia mais

Nedio Jair Wurlitzer Eng. Alimentos / DSc. 10 de dezembro de 2013.

Nedio Jair Wurlitzer Eng. Alimentos / DSc. 10 de dezembro de 2013. Nedio Jair Wurlitzer Eng. Alimentos / DSc. 10 de dezembro de 2013. Laboratórios Análise de solo, água e planta Biologia molecular Gestão ambiental e resíduos Cultura de tecidos e genética vegetal Análise

Leia mais

IV Plano Diretor da Embrapa Acre

IV Plano Diretor da Embrapa Acre IV Plano Diretor da Embrapa Acre 2008-2011 - 2023 República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Reinhold Stephanes

Leia mais

O CONCEITO DE BIORREFINARIA

O CONCEITO DE BIORREFINARIA Biorrefinarias O CONCEITO DE BIORREFINARIA Biorrefinaria é uma instalação que integra processos de conversão de biomassa em biocombustíveis, insumos químicos, materiais, alimentos, rações e energia. O

Leia mais

ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL

ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL Adriana Moreira, Banco Mundial Carlos Klink IFC NIVEL FEDERAL Programa de Áreas Protegidas da Amazônia

Leia mais

Gestão das informações de Transferência de Tecnologia

Gestão das informações de Transferência de Tecnologia Gestão das informações de Transferência de Tecnologia Departamento de Transferência de Tecnologia DTT Coordenação de Informação e Prospecção CIP REUNIÃO TÉCNICA Sistema de Gestão de Soluções Tecnológicas

Leia mais

CI Orgânicos. Sylvia Wachsner Sociedade Nacional de Agricultura

CI Orgânicos. Sylvia Wachsner Sociedade Nacional de Agricultura CI Orgânicos Sylvia Wachsner Sociedade Nacional de Agricultura O que são produtos orgânicos Os princípios agroecológicos contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e demais recursos naturais.

Leia mais

GRADE CURRICULAR ENGENHARIA FLORESTAL ESALQ/USP 2014

GRADE CURRICULAR ENGENHARIA FLORESTAL ESALQ/USP 2014 GRADE CURRICULAR ENGENHARIA FLORESTAL ESALQ/USP 2014 Disciplinas em Seqüência Aconselhada Créditos Carga Per. Obrigatórias Aula Trab. Tot. Horária Ideal LCB0103(5) Morfologia Vegetal 4 0 4 60 1 LCE0108(4)

Leia mais

Pinta com cores fecundas a mata perdida. Frutos e flores exalam perfumes que a nós, Bichos famintos que esperam guarida Inquietos, sedentos por

Pinta com cores fecundas a mata perdida. Frutos e flores exalam perfumes que a nós, Bichos famintos que esperam guarida Inquietos, sedentos por Pinta com cores fecundas a mata perdida. Frutos e flores exalam perfumes que a nós, Bichos famintos que esperam guarida Inquietos, sedentos por cheiro ou comida. Movem perplexos, por que tal sabor, Faz

Leia mais

SEMINAR ON THE ESTRATEGY OF TECHNOLOGY TRANFER. Experiências em Gestão na Embrapa Clima Temperado

SEMINAR ON THE ESTRATEGY OF TECHNOLOGY TRANFER. Experiências em Gestão na Embrapa Clima Temperado SEMINAR ON THE ESTRATEGY OF TECHNOLOGY TRANFER Experiências em Gestão na Embrapa Clima Temperado Sergio Renan Silva Alves R&D Temperate Agriculture Suwon, Korea May 7, 2012 Presentation topics Knowing

Leia mais

Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Agrícolas: Cadeia Produtiva do Caju

Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Agrícolas: Cadeia Produtiva do Caju Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Agrícolas: Cadeia Produtiva do Caju Marcus Vinícius Martins M.Sc. em Agronomia Fiscal Federal Agropecuário Coordenador de Produção Integrada da Cadeia Agrícola

Leia mais

Cenários Exploratórios para o Desenvolvimento Tecnológico da Agricultura Brasileira

Cenários Exploratórios para o Desenvolvimento Tecnológico da Agricultura Brasileira Cenários Exploratórios para o Desenvolvimento Tecnológico da Agricultura Brasileira Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa (Agropensa) Secretaria de Inteligência e Macroestratégia, Embrapa Versão

Leia mais

Formulário de Propostas

Formulário de Propostas Formulário de Propostas PROPOSTA - IDENTIFICAÇÃO EDITAL / MACROPROGRAMA / LINHA TEMÁTICA Edital 06/2006 / Macroprograma 1 / Linha aberta / Plano Gerencial MP-1 LÍDER Jose Antonio Azevedo Espindola INSTITUIÇÃO

Leia mais

Pesquisa, conhecimento e tecnologias da Embrapa em frutas nativas brasileiras

Pesquisa, conhecimento e tecnologias da Embrapa em frutas nativas brasileiras Pesquisa, conhecimento e tecnologias da Embrapa em frutas nativas brasileiras Rodrigo Cezar Franzon Maria do Carmo Bassols Raseira Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS Fábio Gelape Faleiro Embrapa Cerrados,

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL ENGENHARIA AGRONÔMICA Identificação do Curso Nome do Curso: Engenharia Agronômica Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

Responsabilidade ambiental na produção agropecuária

Responsabilidade ambiental na produção agropecuária Responsabilidade ambiental na produção agropecuária Sumário Análise de conjuntura; Impactos das atividades agropecuárias sobre o meio ambiente; Responsabilidade ambiental; Boas práticas produtivas. Organograma

Leia mais

Ministério da Agricultura. Contribuindo para o Besenvolvimento. SustentáMél da Amazônia

Ministério da Agricultura. Contribuindo para o Besenvolvimento. SustentáMél da Amazônia ~& ~ ""'e Ministério da Agricultura do Abastecimento Contribuindo para o Besenvolvimento SustentáMél da Amazônia A Embrapa Amazônia Oriental e sua missão A Embrapa Amazônia Oriental, com mais de seis décadas-de

Leia mais

Institui a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia, cria o Comitê Nacional de Biotecnologia e dá outras providências.

Institui a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia, cria o Comitê Nacional de Biotecnologia e dá outras providências. Decreto nº 6.041, de 08.02.2007 Institui a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia, cria o Comitê Nacional de Biotecnologia e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição

Leia mais

Vagas Ocupadas por Curso

Vagas Ocupadas por Curso 0118001 EXTENSÃO E COMUNICAÇÃO RURAL M1 40 23 0118001 EXTENSÃO E COMUNICAÇÃO RURAL M2 40 3 0118001 ADMINISTRAÇÃO DO AGRONEGÓCIO II T1 40 16 0118001 ADMINISTRAÇÃO DO AGRONEGÓCIO II T2 40 40 0118002 SOCIOLOGIA

Leia mais

BRJATROPHA. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Pinhão-Manso para Produção de Biodiesel

BRJATROPHA. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Pinhão-Manso para Produção de Biodiesel BRJATROPHA Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Pinhão-Manso para Produção de Biodiesel O pinhão-manso O pinhão-manso (Jatropha curcas L.) é considerado como uma das alternativas de interesse para atender

Leia mais

DIREÇÃO REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS DO NORTE Direção de Serviços de Controlo e Estatística 2013

DIREÇÃO REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS DO NORTE Direção de Serviços de Controlo e Estatística 2013 DIREÇÃO REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS DO NORTE Direção de Serviços de Controlo e Estatística 2013 02-01-2013 AGENDA Apresentação da DRAP-Norte Missão, Visão e Valores Análise SWOT Vetores estratégicos

Leia mais

PORTARIA Nº 254, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 254, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 6 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 254, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

A UEPAE de São Carlos, participando do Sistema. Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA), sempre esteve

A UEPAE de São Carlos, participando do Sistema. Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA), sempre esteve 761 1. INTRODUÇÃO A UEPAE de São Carlos, participando do Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA), sempre esteve preocupada com a questão ambiental, atualmente tão em voga no âmbito da sociedade,

Leia mais

Geplan. Embrapa Agroenergia. Focando em soluções: da biomassa à energia

Geplan. Embrapa Agroenergia. Focando em soluções: da biomassa à energia Geplan Embrapa Agroenergia Focando em soluções: da biomassa à energia Brasília, dezembro de 2010 AGROENERGIA NA EMBRAPA E EMBRAPA AGROENERGIA FUNCIONALIDADE CIENTÍFICA O Brasil destaca-se no cenário mundial

Leia mais

AGENDA DE DESENVOLVIMENTO DA ZONA DA MATA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA ZONA DA MATA

AGENDA DE DESENVOLVIMENTO DA ZONA DA MATA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA ZONA DA MATA AGENDA DE DESENVOLVIMENTO DA ZONA DA MATA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA ZONA DA MATA Eixos Temáticos: 1. Desenvolvimento Industrial 2. Desenvolvimento do Agronegócio 3. Desenvolvimento Ambiental

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento AGRONEGÓCIO CAJU

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento AGRONEGÓCIO CAJU Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento AGRONEGÓCIO CAJU João Pratagil Pereira de Araújo Editor Técnico Embrapa Brasília,

Leia mais

O Desenvolvimento da Agroenergia no Brasil: Plano Nacional de Agroenergia. Manoel Vicente Bertone Secretário de Produção e Agroenergia

O Desenvolvimento da Agroenergia no Brasil: Plano Nacional de Agroenergia. Manoel Vicente Bertone Secretário de Produção e Agroenergia O Desenvolvimento da Agroenergia no Brasil: Plano Nacional de Agroenergia Manoel Vicente Bertone Secretário de Produção e Agroenergia Tema Estratégico Independência Energética Soberania e Segurança Nacional

Leia mais

BIOLOGIA MOLECULAR É

BIOLOGIA MOLECULAR É BIOLOGIA MOLECULAR É RECURSO IMPORTANTE PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE Por: Natália Monnerat de Souza, Médica Veterinária, Mestre em Clínica Médica Por muitos anos, a seleção genética de animais e plantas

Leia mais

SEG - Sistema Embrapa de Gestão Chamada07/ Chamada 07/2010 Contempla os Macroprogramas: Macroprograma 2

SEG - Sistema Embrapa de Gestão Chamada07/ Chamada 07/2010 Contempla os Macroprogramas: Macroprograma 2 Relatórios -> Lista e Impressão das Chamadas -> Descrição da Chamada Voltar Imprimir Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento SEG - Sistema Embrapa de Gestão

Leia mais

Algumas prioridades e demandas da pesquisa relacionadas ao

Algumas prioridades e demandas da pesquisa relacionadas ao Capítulo 2 Demandas para as Pesquisas Relacionadas ao Melhoramento Genético Fábio Gelape Faleiro; José Ricardo Peixoto; Alexandre Pio Viana; Claudio Horst Bruckner; Francisco Ferraz Laranjeira; Flávio

Leia mais

BIOPROSPECÇÃO MICROBIANA

BIOPROSPECÇÃO MICROBIANA BIOPROSPECÇÃO MICROBIANA BIOPROSPECÇÃO MICROBIANA O Brasil, por sua grande diversidade de biomas e de ecossistemas, vasta extensão territorial e por estar nos trópicos onde se concentra a maior biodiversidade

Leia mais

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO EMENTA MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO DISCIPLINA: Solos nos domínios morfoclimáticos do Cerrado EMENTA: Solos em ambientes de Cerrado. Sistema Brasileiro de Classificação do Solo. Caracterização

Leia mais

Agroecologia e Sistemas Agroflorestais

Agroecologia e Sistemas Agroflorestais Agroecologia e Sistemas Agroflorestais Deixai-nos amar as árvores As árvores nos querem bem Nos seus brotos verdes Corre o sangue eterno de Deus. Outrora a madeira quis endurecer Então Cristo nela se pendurou

Leia mais

A T U A Ç Ã O D O S E B R A E N O S E T O R HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA & COSMÉTICOS G R E E N R I O R I O D E J A N E I R O

A T U A Ç Ã O D O S E B R A E N O S E T O R HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA & COSMÉTICOS G R E E N R I O R I O D E J A N E I R O A T U A Ç Ã O D O S E B R A E N O S E T O R HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA & COSMÉTICOS G R E E N R I O R I O D E J A N E I R O 1 1 / 0 5 / 2 0 1 7 O S E B R A E O SEBRAE O Serviço Brasileiro de Apoio às

Leia mais

ABPA e Rede Metrológica/RS, uma parceria importante para a qualificação dos laboratórios do setor. Gustavo Demori Porto Alegre/RS

ABPA e Rede Metrológica/RS, uma parceria importante para a qualificação dos laboratórios do setor. Gustavo Demori Porto Alegre/RS ABPA e Rede Metrológica/RS, uma parceria importante para a qualificação dos laboratórios do setor Gustavo Demori Porto Alegre/RS Sobre a Maior entidade da cadeia de proteína animal do Brasil, criada em

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Produtos Hortícolas Da fazenda ao consumidor M.Sc. Gustavo Quesada Roldán Universidad de Costa Rica Doutorando em Fitotecnia ESALQ/USP

Leia mais

GRAS. Gerência de Relacionamento e Abastecimento da Sociobiodiversidade. Diretoria de Suprimentos VP O&L

GRAS. Gerência de Relacionamento e Abastecimento da Sociobiodiversidade. Diretoria de Suprimentos VP O&L GRAS Gerência de Relacionamento e Abastecimento da Sociobiodiversidade Diretoria de Suprimentos VP O&L 9 países 1.7 milhões 100 milhões 3 milhões 50 anos Natura &Co Nourish through intelligent interactions

Leia mais

PMCD OFERTA DE VAGAS

PMCD OFERTA DE VAGAS Ciências da Saúde/CPqRR 1 CPqRR Doenças Infecciosas e Parasitárias / Biologia Celular e Molecular 7 2 UFOP Ciências Biológicas 1 UFOP Engenharia Civil PROPEC 4 UFOP Engenharia de Materiais REDEMAT 10 Agroquimica

Leia mais

LISTA DE TEMAS CONCURSO PROFESSOR EFETIVO - EDITAL PRGDP Nº112/2018 ÁREA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE SEMENTES

LISTA DE TEMAS CONCURSO PROFESSOR EFETIVO - EDITAL PRGDP Nº112/2018 ÁREA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE SEMENTES ÁREA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE SEMENTES 1- Legislação e controle de qualidade externo relacionado à análise de sementes; 2- Controle de qualidade interno relacionado à análise de sementes; 3- Aspectos

Leia mais

Capítulo 1 IV Reunião Técnica de Pesquisas em Maracujazeiro...35

Capítulo 1 IV Reunião Técnica de Pesquisas em Maracujazeiro...35 Sumário Capítulo 1 IV Reunião Técnica de Pesquisas em Maracujazeiro...35 Introdução... 35 Histórico das reuniões... 35 Objetivos da IV RTPM... 36 Estratégia e programação da IV RTPM... 36 Principais resultados...

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. O BRDE Novas exigências da RSA O PCS BRDE e os ODS

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. O BRDE Novas exigências da RSA O PCS BRDE e os ODS RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL O BRDE Novas exigências da RSA O PCS BRDE e os ODS 1 A Responsabilidade Socioambiental e o BRDE QUEM É O BRDE? Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul Fundando

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cultivar BRS Sapoti Ipacuru EMBRAPA

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cultivar BRS Sapoti Ipacuru EMBRAPA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Cultivar BRS- 227 Sapoti Ipacuru EMBRAPA Espécie Origem e dispersão O sapotizeiro (Manilkara sapota L. Van Royen ) é nativo do sul do México e da América

Leia mais

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO OPORTUNO: MOMENTO ADEQUADO, A TEMPO, PRÓPRIO PARA ALGO. IDADE: MOMENTO, OCASIÃO ADEQUADA, EXPERIÊNCIA, SABEDORIA. OPORTUNIDADE: MOMENTO (E/OU OCASIÃO) ADEQUADO PARA A REALIZAÇÃO

Leia mais

Escrito por Administrador Seg, 04 de Fevereiro de :55 - Última atualização Qua, 26 de Outubro de :59

Escrito por Administrador Seg, 04 de Fevereiro de :55 - Última atualização Qua, 26 de Outubro de :59 Habilitação: Engenheiro Agrônomo Turno: Integral (Diurno/Noturno) Duração: 10 semestres Dados da Autorização: Portaria MEC - Nº. do Documento: 278 de 19/12/2012 Coordenador de Curso: Prof. Dr. Leandro

Leia mais

SETEC SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAPÁ

SETEC SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAPÁ SETEC SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAPÁ criada através da Lei no 0452, de 09 de junho de 1999 Aristóteles Viana Fernandes Secretário I Fórum de Ciência, Tecnologia & Inovação do Estado

Leia mais

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente Agricultura familiar, orgânica e agroecológica Semana do Meio Ambiente - 2017 Agricultura familiar uma entre muitas conceituações Conforme a legislação compreende os modos de vida e as formas de produzir

Leia mais

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL EM MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS PROGRAMA

Leia mais

Buscando a elevação do rendimento de grãos em trigo

Buscando a elevação do rendimento de grãos em trigo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 1518-6512 Dezembro, 2005 50 Buscando a elevação do rendimento de grãos em trigo Gilberto Rocca da Cunha 1 Resumo - Este documento discute os avanços

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Conselho Interdepartamental - CCA

Universidade Estadual de Maringá Conselho Interdepartamental - CCA R E S O L U Ç Ã O Nº 046/2014-CI/CCA CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro e disponibilizada na página: www.cca.uem.br, no dia 10/06/2014. Aprova a alteração

Leia mais

Elementos de Gestão na Produção Rural

Elementos de Gestão na Produção Rural Elementos de Gestão na Produção Rural Manter um empreendimento comercial no mercado tem se tornado cada vez mais desafiador. E isso é perfeitamente compreensivo, já que hoje temos muito mais acesso as

Leia mais

O BRASIL EXPORTADOR DE STARTUPS

O BRASIL EXPORTADOR DE STARTUPS O BRASIL EXPORTADOR DE STARTUPS Novembro/2016 QUEM SOMOS A Desenvolve SP é a instituição financeira do Estado de São Paulo que promove o desenvolvimento da economia por meio de opções de crédito sustentáveis.

Leia mais

Tema ou material a ser estudado

Tema ou material a ser estudado Temas das provas de monitoria 2015/1 Agronomia Disciplina Irrigação e Drenagem Morfologia e Classificação dos Solos Fertilidade do Solo Tema ou material a ser estudado Bernardo, S. Manual de Irrigação.

Leia mais