SEOVE. Fundada em 10 de Fevereiro de Resolução 001/2017. A presente resolução passa a vigorar a partir da data de sua assinatura.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEOVE. Fundada em 10 de Fevereiro de Resolução 001/2017. A presente resolução passa a vigorar a partir da data de sua assinatura."

Transcrição

1 SEOVE Fundada em 10 de Fevereiro de 1972 Resolução 001/2017 O Presidente da SEOVE, no uso de sua competência estatutária, altera na presente Resolução, as atribuições inerentes aos setores de Atividades da Instituição, definidas na Resolução 002/2013, com relação ao Núcleo Espírita Albano Metelo. A presente resolução passa a vigorar a partir da data de sua assinatura. Núcleo Espírita Albano Metelo Objetivo: Divulgar e exemplificar os princípios espíritas, com base nas obras de Allan Kardec e complementares. Coordenação Geral do NEAM A Coordenação Geral do NEAM será exercida por um membro da Diretoria ou por um associado da SEOVE designado pela Diretoria. Pré-requisitos para a função de Coordenador Geral: Ser espírita; Ser associado da instituição; Estar participando de atividades no NEAM a pelo menos 05 (cinco) anos; Estar atuando em atividades doutrinárias e/ou mediúnicas somente na Seove; Não estar envolvido em atividades fora da instituição, em áreas ditas energéticas, espiritualistas e/ou holísticas; Estar em bom estado de saúde física e mental; Ser designado em reunião de Diretoria, registrando-se em ata este ato. Atribuições da Coordenação Geral: Orientar as atividades do NEAM: Escolher os coordenadores para as atividades, apresentando-os a Diretoria para aprovação final; Escolher em conjunto com os coordenadores de atividades - os adjuntos; Realizar reuniões periódicas de avaliação das atividades com os coordenadores; Deliberar sobre questões disciplinares; Zelar pelo cumprimento desta resolução, das orientações complementares, dos acordos de grupo e das normas específicas das atividades.

2 Atividades desenvolvidas no NEAM: I- Atendimento Fraterno II- Palestras Públicas III- Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, estudos de livros espíritas Seminários IV- Grupos de Estudos e Prática da Mediunidade V- Grupos de Passes após as palestras Públicas VI- Evangelização Infanto-Juvenil VII- Apoio Psicológico-Espiritual VIII- Visitação IX- Artes X - Irradiação a distância XI - Grupos de Passes de Apoio a Trabalhadores da Casa e Frequentadores e I- Atendimento Fraterno Um coordenador e um adjunto; Dois atendentes para cada sala de atendimento; Um recepcionista para cada dia de atividade. b) Atribuições do coordenador: Coordenar as atividades; Reportar-se a Coordenação Geral. c) Objetivo do Atendimento Fraterno: Meta: Consolar e esclarecer. Base do procedimento: Orientar as pessoas com base nos princípios espíritas cristãos, indicando a terapêutica espírita quando aceita pelo assistido(a). Terapêutica Espírita reconhecida: Exposições públicas esclarecer e consolar; Passes e água fluidificada- auxiliar no físico e no emocional; Leituras edificantes esclarecer e consolar; Evangelho no Lar cultivar o apoio espiritual no Lar; Apoio à distância Irradiações dirigidas aos que não podem vir ao Núcleo; Atividades voluntárias no NEAM ou nos Projetos Sociais; Orientações que auxiliem na mudança comportamental.

3 d) Atribuições dos recepcionistas do Atendimento Fraterno: Recepcionar e encaminhar as pessoas as salas de atendimento; Informar quando necessário, que o Atendimento Fraterno não é uma consulta a espíritos ou consulta espiritual, mas sim um diálogo que visa consolar e esclarecer; Orientar com relação à localização da sala de passes e de outras dependências do NEAM. e) Requisitos para atuar como Atendente Fraterno: Ser espírita; Facilidade de comunicação; Ter lido livros de referência sobre esta atividade; Conhecimento e prática dos ensinamentos espíritas; Estar participando efetivamente em atividades no NEAM. Idade mínima de 35 anos. Não atuar em atividades mediúnicas fora da SEOVE; Não estar envolvido em atividades fora da instituição, em áreas ditas energéticas, espiritualistas ou holísticas; Não estar participando em outro Centro ou Núcleo Espírita, ou local Espiritualista ou Holístico. 1º) Se for oriundo de outra instituição Espírita, onde tenha participado como Atendente Fraterno comprovadamente, deverá ser encaminhado ao Coordenador da atividade para entrevista. 2º) Orientações aos Atendentes Fraternos: Quando o assistido mencionar problemas de ordem física ou psicológica, conforme o estado que se apresente, deve-se orientar que busque auxilio de profissional especializado (médico, psiquiatra, psicólogo e outros profissionais, devidamente habilitados), esclarecendo que a assistência espiritual e os passes auxiliam, mas o tratamento médico não pode ser dispensado por nós. Os atendentes não estão autorizados a indicar ou sugerir qualquer tipo de medicação (alopatia, homeopatia, florais, chás, dentre outros) ou terapias alternativas ou complementares ( por exemplo terapias ditas energéticas). A orientação aos assistidos deverá se realizada preferencialmente nas salas destinadas a este fim, com a presença de dois (02) atendentes fraternos; Em situações emergenciais o atendimento poderá ser realizado por apenas um atendente fraterno, ou na falta deste, pelo responsável pela atividade no dia. Quanto aos recepcionistas do Atendimento Fraterno, sua função é encaminhar os assistidos as Salas de Atendimento, devem evitar conversar com os assistidos sobre suas problemáticas, na recepção. Não devem tocar os assistidos e nem ficar de confidências com os mesmos. A discrição é de suma importância no ambiente de atendimento.

4 II- Palestras Públicas Um coordenador e um adjunto, para cada dia de atividade. Voluntários devidamente instruídos para as demais tarefas. Para cada dia de Palestra Pública temos um responsável pela escala de expositores sob a supervisão da Coordenação Geral do NEAM. b) Atribuições dos coordenadores de Palestras Públicas: Coordenar as atividades - inclusive verificar o funcionamento do som ambiente, do microfone, do notebook, do projetor, da limpeza do salão e dos banheiros, elaboração de escala de voluntários para auxiliarem no salão e na área externa, tomando providências para que tudo funcione da melhor forma; Realizar a abertura dos trabalhos; Receber o palestrante e apresentá-lo ao público; Realizar o encerramento da primeira parte da atividade, tendo o cuidado de não se estender, anunciar a aplicação dos passes e quando necessário anunciar eventos e atividades a serem realizadas no NEAM e nos Projetos Sociais. c) Requisitos para participar das atividades de palestras públicas: Como expositor da casa ( participantes do NEAM ): Facilidade de expressão e comunicação; Conhecimento básico da doutrina espírita e de obras complementares; Estar participando efetivamente em atividades no NEAM. Não estar envolvido em atividades fora da instituição, em áreas ditas energéticas, espiritualistas ou holísticas; Não estar participando em atividades em outro Centro ou Núcleo Espírita, ou local Espiritualista ou Holístico. d) Requisitos para ser um Coordenador de Palestra Pública: Ser espírita; Ter bons conhecimentos sobre a Doutrina Espírita; Estar participando no NEAM a pelo menos a um ano; Ser comunicativo e disciplinado; Ser convidado pelo Coordenador Geral do NEAM; Não estar envolvido em atividades fora da instituição, em áreas ditas energéticas, espiritualistas ou holísticas; Não estar participando em outro Centro ou Núcleo Espírita, ou local Espiritualista ou Holístico.

5 III- Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, estudos de livros espíritas e Seminários ESTUDOS 01 Orientador e 01 Facilitador para cada atividade de estudo. Do Orientador Dirigir os estudos programados, seguindo as diretrizes das obras básicas e complementares. Do Facilitador Auxiliar o orientador no desenvolvimento da atividade. SEMINÁRIOS Um coordenador e um adjunto. Programar os seminários; Atender a demanda do NEAM, com relação à qualificação dos participantes nas atividades; Elaborar e divulgar nos murais e por meio eletrônico os eventos programados. 1º) Todos os eventos a serem programados deverão ser apresentados com antecedência a Diretoria por meio do Coordenador Geral do NEAM, para aprovação final. 2º) Convites a serem realizados a expositores externos, com objetivo da realização de cursos específicos ou seminários, devem ser levados ao conhecimento da Coordenação Geral do NEAM, para aprovação dos nomes e temas, que comunicará a Diretoria para a aprovação final. Notas 1) Os indicados para a função de coordenador de grupo de estudos serão selecionados pelo coordenador do setor, que os apresentará ao Coordenador Geral do NEAM, para aprovação final. 2) Os coordenadores de grupo e participantes devem estar cientes do Acordo de Grupo do Setor e assinarem o mesmo. 3) Os grupos de estudo de livros espíritas existentes e futuros estão subordinados e monitorados pelo coordenador do setor. 4) Pré-requisitos para exercer a função de coordenador de grupo e do setor:

6 - Ser espírita; - Ter participado de estudos continuados do Espiritismo; - Estar participado do NEAM a pelo menos 03 anos; - Não estar envolvido em atividades fora da instituição, em áreas ditas energéticas, espiritualistas ou holísticas; - Não estar participando em atividades em outro Centro ou Núcleo Espírita, ou local Espiritualista e/ou Holístico. IV- Atividades Mediúnicas ( Grupos de Estudos e Educação Mediúnica e Grupos Mediúnicos) 01 coordenador e um adjunto. Participantes a) Atribuições: Do coordenador e do adjunto: Coordenar as atividades de assistência espiritual e do estudo da Mediunidade. Dos Participantes: Atuar nas tarefas para as quais forem designados, seguindo as regras estabelecidas. c ) Requisitos para participar das atividades mediúnicas da casa: Ter conhecimento sobre mediunidade, adquirido por meio de estudos regulares, baseados no Livro dos Médiuns e nas obras complementares; Participar de estudos e encontros sobre mediunidade no NEAM ou em outros Núcleos Espíritas; Estar participando efetivamente de atividades no NEAM; Não estar participando em atividades em outro Centro ou Núcleo Espírita, Espiritualista e/ou Holístico. 1º) Quando for oriundo de outra Instituição Espírita e ter experiência comprovada na área mediúnica, deverá ser encaminhado a Coordenação Geral do NEAM para avaliação e encaminhamentos.

7 V- Grupos de Passes após as Palestras Públicas Um coordenador e um adjunto para cada dia de atividade e Aplicadores qualificados. Do Coordenador: Realizar a abertura da atividade; Acolher as pessoas; Formar e manter um grupo de assistência espiritual com no mínimo dois aplicadores de passes e um dialogador, para realizar atendimentos a médiuns da casa e/ou pessoas em situações emergenciais. Estes atendimentos deverão ser realizados na sala de passes antes ou durante as palestras públicas. Requisitos para participar como aplicador de passes: Ter participado de estudos regulares sobre o passe no NEAM; Ter pleno conhecimento das normas estabelecidas para esta atividade; Realizado leitura de obras indicadas pela Coordenação do NEAM sobre o tema; Estar ciente que se deixar de cumprir as normas da atividade, será abordado para receber orientações e se reincidir será afastado temporariamente para ser analisado seu caso, com discrição e respeito; Não estar participando em atividades em outro Centro ou Núcleo Espírita, Espiritualista e/ou Holístico. Ser convidado a participar pelo coordenador da atividade; Após o convite deverá ler e estudar o livro Fluidoterapia Espírita e posteriormente passar por uma entrevista com coordenador da atividade, para uma conversa esclarecedora, e depois desta etapa, começara a participar em grupo que tiver vaga. VI- Evangelização Infanto-Juvenil Um coordenador e um adjunto, evangelizadores e auxiliares. Do coordenador e do adjunto: Coordenar todas as atividades referentes a Evangelização Infanto-Juvenil; Indicar um Evangelizador para cada nível de evangelização, bem como os auxiliares.

8 Do evangelizador: Levar ao jovem, adolescente e crianças o conhecimento da Doutrina Espírita, auxiliando-os a desenvolverem o senso crítico com relação à conduta na sociedade; Estimulá-los a desenvolver o cultivo do respeito, da responsabilidade, da fraternidade e demais virtudes que farão deles pessoas de bem. c) Requisitos para colaborar na atividade: Ter conhecimento da Doutrina Espírita; Participar efetivamente no NEAM; Aptidão para lidar com crianças e jovens; Conhecer as orientações da Federação Espírita Brasileira (FEB) com relação a área de Infância e Juventude. Não estar participando em atividades em outro Centro ou Núcleo Espírita, Espiritualista e/ou Holístico. Realizar uma entrevista com o coordenador da atividade para ingressar no setor; VII- Atividades de Apoio Psicológico e Espiritual Um coordenador e um adjunto. Oferecer orientação terapêutica a pessoas e/ou grupo de pessoas, com a finalidade de estimular o crescimento interior, promovendo bem estar psicológico e espiritual; b) Requisitos para ser Coordenador desta atividade: Ser espírita Possuir conhecimento da Terapêutica Espírita e dos conhecimentos psicológicos colocados na Série Psicológica da autora Joanna de Angelis, psicografadas por Divaldo Pereira Franco, bem como de obras complementares e idôneas, editadas sobre os ensinamentos de Joanna de Angelis. Se possível, possuir formação em cursos regulares e reconhecidos que contribuam para o crescimento do ser humano e cujas praticas sejam coerentes com os princípios da Doutrina Espírita; Não estar participando em atividades em outro Centro ou Núcleo Espírita, Espiritualista e/ou Holístico. Caso tenha formação em Psicologia, Psiquiatria ou outra formação terapêutica, terá que concordar que não poderá encaminhar para seu consultório particular ou clinica que atue, pessoas atendidas nas dependências da Seove, a não ser que se predisponha a realizar atendimento social, sem custos ao asssistido(a). Não estar envolvido em atividades fora da instituição, em áreas ditas energéticas, espiritualistas ou holísticas;

9 Notas: 1) Os atendimentos serão realizados nas dependências da SEOVE, na Sala Joanna de Angelis. 2) O coordenador após avaliação criteriosa dos casos, poderá sugerir encaminhamentos para tratamentos de saúde física ou mental aos assistidos, nas instituições e clínicas de saúde em nossa cidade ou região. 3) Esta atividade está subordinada a Coordenação Geral do NEAM, e se apresentar durante seu funcionamento evidências que não está sendo conduzida de acordo com as diretrizes do setor, adequações terão de ser realizadas visando alinhamento da atividade. E se não houver acordo, a atividade será interrompida até as adequações serem efetivadas. VIII- Atividade de Visitação: Um coordenador, um adjunto e visitadores. Quando solicitado, poderão ser realizadas visitas a enfermos e a pessoas impossibilitadas de se deslocarem até o NEAM; Orientar sobre a prática do Evangelho no Lar; Manter atualizado e disponível os dados referentes às visitações realizadas; Em cada local visitado proferir uma prece inicial e leitura de um trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo, tecendo breve comentário sobre o tema lido; Poderá ser realizada a fluidificação de água e a aplicação de passes, quando o ambiente permitir. 1º) Recomenda-se que a duração de uma visita não exceda a 40 minutos. 2º) O número de componentes para realização de uma visita deve ser de no mínimo dois e no máximo quatro. Nota: Estar ciente do Acordo de Grupo do Setor e assinar o mesmo. IX- Atividades de Artes Atividade de Canto Um coordenador, um adjunto e participantes. Utilizar a música como meio de harmonização de pessoas e de ambientes.

10 c) Requisitos para participação: Ser simpatizante da Doutrina Espírita; Passar por entrevista com responsável pela atividade. Atividades de teatro e dança Um coordenador, um adjunto e participantes. Utilizar a arte cênica como meio de harmonização e divulgação dos princípios espíritas. c) Requisitos para participação: Ser simpatizante da Doutrina Espírita; Passar por entrevista com o responsável pela atividade. X Grupos de Irradiação a Distância a) Estrutura Um coordenador, um adjunto, um secretário e participantes. b) Atribuições Apoiar por meio de irradiações a distância as Idosas assistidas em nossa instituição, funcionários, voluntários, dirigentes, membros do NEAM e pessoas previamente inscritas. Os nomes chegarão ao Grupo por solicitação da área de Atendimento Fraterno, da área de Visitação Fraterna, da Coordenação do NEAM, da Presidência da Seove ou via correio. c) Pré-requisitos para a participação no Grupo: Ser participante ativo em atividades no NEAM; Ter boa vontade e conhecimentos sobre a emissão de fluídos; Possuir conhecimentos da Doutrina Espírita, adquiridos em estudos continuados no NEAM ou em outro núcleo espírita, comprovadamente; Possuir bom controle sobre os seus pensamentos, pois a atividade exige paciência, silêncio interior e disciplina mental; Ler com atenção as orientações sobre a atividade; Não estar participando em atividades em outro Centro ou Núcleo Espírita, Espiritualista ou Holístico.

11 Os candidatos ao grupo deverão passar por uma entrevista de seleção com o Coordenador da atividade. d) Roteiro da atividade de Irradiação a distância: Prece de Abertura; Leitura de página do E.S.E ou livro instrutivo, podendo ser realizados breves comentários, quando necessário; Realizarem primeiramente as irradiações para as Idosas do Lar, Diretoria, voluntários, funcionários e para os trabalhadores do NEAM; Na sequencia devem ser realizadas as irradiações para as pessoas distantes, previamente agendadas, que devem ser comunicadas sobre horário e data da reunião e também sobre os procedimentos preparatórios para receberem a aplicação a distância; Prece final. e) Preceitos para a pessoa a ser assistida a distância: No dia agendado alimentar-se frugalmente; Quinze minutos antes da hora marcada para o início da assistência deverá parar com suas atividades habituais, se possível tomar um banho normal, se recolher em cômodo silencioso, ler um trecho do Evangelho ou de livro instrutivo e quando da hora aprazada fazer breve prece e se tiver condições procurar deitar-se e serenar seus pensamentos para que no momento da irradiação esteja em condições favoráveis para o recebimento da assistência a distância. Nas próximas 3(três) semanas subsequentes deverá realizar o mesmo procedimento para a devida continuidade da assistência a distância. Está assistência complementa o tratamento de saúde - físico ou psicológico convencional. Ou seja, a pessoa deve dar continuar com seus tratamentos médicos ou psicológicos, que por ventura esteja realizando. Duração das reuniões: 60 minutos, no máximo.

12 XI Grupos de Passes de Apoio aos Trabalhadores da Casa e Frequentadores a) Estrutura Um coordenador, um adjunto, passistas e médiuns doadores de fluidos. b) Atribuições Auxiliar os trabalhadores do NEAM, quando necessário. c) Pré-requisito para os participantes: Ter participado de estudos de formação de passista. Receber convite para participar do Grupo. Estar ciente do Acordo de Grupo do Setor e assinar o mesmo. Não estar participando em outro Centro ou Núcleo Espírita, Espiritualista ou Holístico, pois esta atitude poderá gerar dificuldades energéticas para o grupo e para o próprio aplicador. Notas: 1- Estes grupos serão compostos por passistas qualificados para esta atividade. 2- Este atendimento visa apoiar preferencialmente trabalhadores da casa que estejam necessitando de apoio para situações de saúde física e espiritual. 3- Apoiar médiuns ostensivos da casa, em situações de influências espirituais temporárias, os auxiliando na própria educação de sua mediunidade. 4- Apoiar familiares de trabalhadores da casa, quando necessário. 5- Atender frequentadores em situações mais delicadas de saúde física ou emocional, indicados pela Coordenação do NEAM ou pelos Coordenadores de atividades. Determinações Finais - Os coordenadores de atividades indicarão seus adjuntos, e comprometem-se com a divulgação constante das normas vigentes aos participantes das atividades. - Os possíveis afastamentos de coordenadores ou adjuntos, serão comunicados a Coordenação Geral, para análise e executar os procedimentos para as substituições. - As participações de membros do NEAM em programações, encontros e eventos fora da SEOVE, deverão ser informadas a Coordenação Geral do NEAM.

13

SOCIEDADE ESPÍRITA OS MENSAGEIROS DA PAZ DEPARTAMENTO DOUTRINÁRIO REGIMENTO INTERNO

SOCIEDADE ESPÍRITA OS MENSAGEIROS DA PAZ DEPARTAMENTO DOUTRINÁRIO REGIMENTO INTERNO 1 1 OBJETIVO SOCIEDADE ESPÍRITA OS MENSAGEIROS DA PAZ DEPARTAMENTO DOUTRINÁRIO REGIMENTO INTERNO O presente regulamento tem por objetivo normatizar e ordenar os procedimentos a serem seguidos pelo Departamento

Leia mais

Atividades Básicas no Centro Espírita

Atividades Básicas no Centro Espírita Atividades Básicas no Centro Espírita Pessoas/ Espíritos Estudo Prática Divulgação Desejos Necessidades Expectativas Atendimento Serviços Centro Espírita CFN/FEB-Perri Conceptos, Funciones y Actividades

Leia mais

É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita.

É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita. 1 2 É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita. O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza,

Leia mais

D E C R E T A: Fica aprovado o Regimento Interno do Centro de Atendimento à Mulher do Município de Dourados, constante no anexo único, deste decreto.

D E C R E T A: Fica aprovado o Regimento Interno do Centro de Atendimento à Mulher do Município de Dourados, constante no anexo único, deste decreto. DECRETO N 1188, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2012. Homologa o regimento interno do Regimento Interno do Centro de Atendimento à Mulher. O PREFEITO MUNICIPAL DE DOURADOS, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das

Leia mais

A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei.

A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. (Jesus - Mateus 11: 28) Objetivo: Conhecer a atividade do Atendimento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COORDENADORIA DE ESTUDOS SISTEMATIZADOS DA DOUTRINA ESPÍRITA - CESDE

REGIMENTO INTERNO DA COORDENADORIA DE ESTUDOS SISTEMATIZADOS DA DOUTRINA ESPÍRITA - CESDE REGIMENTO INTERNO DA COORDENADORIA DE ESTUDOS SISTEMATIZADOS DA DOUTRINA ESPÍRITA - CESDE Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; Instruí-vos, este o segundo. O Espírito de Verdade (ESE Cap.

Leia mais

GRUPO SCHEILLA REGIMENTO INTERNO COD: Grupo Scheilla XX Título: MED Coordenação de Ação Mediúnica Revisão: 0

GRUPO SCHEILLA REGIMENTO INTERNO COD: Grupo Scheilla XX Título: MED Coordenação de Ação Mediúnica Revisão: 0 Aprovação CAD: Data: 11/03/2011 Aprovação CRA: Data: 06/10/2013 1. FINALIDADE DO REGIMENTO INTERNO Regulamentar o funcionamento e unificar os procedimentos das atividades Mediúnicas realizadas no Grupo

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA DR. BEZERRA DE MENEZES, DE SÃO PEDRO. Regimento Interno

CENTRO ESPÍRITA DR. BEZERRA DE MENEZES, DE SÃO PEDRO. Regimento Interno Regimento Interno O Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes, de São Pedro, fundado em 14 de julho de 1963, na cidade de São Pedro SP, adota como seu, o seguinte Regimento Interno: CAPÍTULO I DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

NORMAS DO GRHUTRANS. Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes.

NORMAS DO GRHUTRANS. Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes. NORMAS DO GRHUTRANS Capítulo I: Dos Objetivos Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes. Artigo 02 - Auxiliar na troca de informações

Leia mais

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL COORDENADOR

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL COORDENADOR MANUAL DO COORDENADOR COLABORADORES Prof.ª Rogéria Aparecida de Souza Oliveira Prof. Allan Lima Ferreira Prof. Roque Hudson da Silveira Resolução Direção/FACE nº 12, de 01 de Janeiro de 2010. Regula o

Leia mais

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DO NUCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS DA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DO NUCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS DA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE REGULAMENTO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DO NUCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS DA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE Art1º O Serviço de Psicologia do NPJ é constituído por um profissional de formação específica em Psicologia,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO DIJ NA CASA ESPÍRITA

ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO DIJ NA CASA ESPÍRITA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO DIJ NA CASA ESPÍRITA - 2001 O Departamento de Infância e Juventude tem a função específica de levar às crianças e aos jovens os conhecimentos espíritas e o estímulo à vivência

Leia mais

PORTARIA N 71 DE 12 DE JANEIRO DE 2012

PORTARIA N 71 DE 12 DE JANEIRO DE 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II PORTARIA N 71 DE 12 DE JANEIRO DE 2012 Redefine as atribuições dos Chefes de Departamentos Pedagógicos e dos Coordenadores Pedagógicos/ Responsáveis por Coordenação

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. A FEEES e o Movimento Espírita do Estado do Espírito Santo

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. A FEEES e o Movimento Espírita do Estado do Espírito Santo FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO A FEEES e o Movimento Espírita do Estado do Espírito Santo A Federação Espírita do Espírito Santo, fundada em 1921, é constituída pelo Conselho Estadual e

Leia mais

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Engenharia Mecânica

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Engenharia Mecânica Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Engenharia Mecânica Organização: Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica Coordenador: Eider Lúcio de Oliveira Goiânia, Fevereiro

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ

PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA Artigo 1º - O Programa de Monitoria, mantido pela Faculdade de Medicina de Itajubá,

Leia mais

Etapas de realização da reunião mediúnica

Etapas de realização da reunião mediúnica FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 2 Módulo I A prática mediúnica na casa espírita Etapas de realização da reunião mediúnica Tema 2 O que define o êxito de uma atividade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, no uso de suas atribuições,

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, no uso de suas atribuições, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/013/2006 CRIA O PROGRAMA DE TUTORIA ESPECIAL NO ÂMBITO DA UEPB. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA,

Leia mais

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias.

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias. EDITAL Nº 03/2016 - CONSEPE A Direção da Faculdade Herrero torna públicos os procedimentos e normas para inscrição e seleção de Monitores 2016/2. Este Edital está em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11/2010

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CENTRO DE AQUISIÇÃO E PROCESSAMENTO DE IMAGENS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UFMG (CAPI ICB/UFMG) CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

REGIMENTO INTERNO CENTRO DE AQUISIÇÃO E PROCESSAMENTO DE IMAGENS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UFMG (CAPI ICB/UFMG) CAPÍTULO I DAS FINALIDADES 1 REGIMENTO INTERNO CENTRO DE AQUISIÇÃO E PROCESSAMENTO DE IMAGENS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UFMG (CAPI ICB/UFMG) CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - O Centro de Aquisição e Processamento de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COORDENADORIA DE EVANGELIZAÇÃO DA CRIANÇA E DO JOVEM (CECJ)

REGIMENTO INTERNO DA COORDENADORIA DE EVANGELIZAÇÃO DA CRIANÇA E DO JOVEM (CECJ) REGIMENTO INTERNO DA COORDENADORIA DE EVANGELIZAÇÃO DA CRIANÇA E DO JOVEM (CECJ) O Semeador saiu a semear... Jesus Mateus (13.3) ÍNDICE CAPÍTULO I DA FINALIDADE (Página 3) CAPITULO II DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI EDITAL Nº 001/2016

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI EDITAL Nº 001/2016 ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI DIRETORIA DE ENSINO EDITAL Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROJETOS DE EXTENSÃO O Núcleo de Iniciação

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO - NAP

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO - NAP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO - NAP Regulamenta o Núcleo de Apoio Psicopedagógico O Conselho de Administração, Ensino, Pesquisa e Extensão Consaepe, tendo em conta a Portaria n. 34, de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Aprovado pelo CONSUNI Nº15 em 24/05/2016 ÍNDICE CAPITULO I Da Constituição,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE DESIGN I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE DESIGN I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE DESIGN I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de DESIGN é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto

Leia mais

REGIMENTO INTERNO REGIMENTO DO DEPARTAMENTO DE ORIENTAÇÃO MEDIÚNICA, E DOS TRABALHOS MEDIÚNICOS NO GRUPO DE FRATERNIDADE ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS.

REGIMENTO INTERNO REGIMENTO DO DEPARTAMENTO DE ORIENTAÇÃO MEDIÚNICA, E DOS TRABALHOS MEDIÚNICOS NO GRUPO DE FRATERNIDADE ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS. REGIMENTO INTERNO REGIMENTO DO DEPARTAMENTO DE ORIENTAÇÃO MEDIÚNICA, E DOS TRABALHOS MEDIÚNICOS NO GRUPO DE FRATERNIDADE ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS. Contagem, 9 de Abril de 2015 1 Composição e Competência

Leia mais

A gratificação da função foi implementada pela Lei Complementar nº de 15/10/2007 e pela Lei Complementar nº de 01/07/2013.

A gratificação da função foi implementada pela Lei Complementar nº de 15/10/2007 e pela Lei Complementar nº de 01/07/2013. A Diretora da EE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, em Guarujá com fundamento na Resolução SE 75 de 30/12/2014, torna público o processo para seleção de docente para a função gratificada de Professor Coordenador

Leia mais

A FINALIDADE DA RECEPÇÃO FRATERNA

A FINALIDADE DA RECEPÇÃO FRATERNA CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A FINALIDADE DA RECEPÇÃO A FINALIDADE DA RECEPÇÃO A recepção fraterna é imprescindível, especialmente para as pessoas que buscam o Centro pela primeira

Leia mais

MEDIUNIDADE E OBSESSÃO NA INFÂNCIA

MEDIUNIDADE E OBSESSÃO NA INFÂNCIA MEDIUNIDADE E OBSESSÃO NA INFÂNCIA Vossos filhos e vossas filhas profetizarão. (-Atos dos Apóstolos, 2:17) [...] todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos, é, por este fato,

Leia mais

COMISSÃO DE ATENÇÃO INTEGRAL AO USUÁRIO EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DO IMIP (CV)

COMISSÃO DE ATENÇÃO INTEGRAL AO USUÁRIO EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DO IMIP (CV) COMISSÃO DE ATENÇÃO INTEGRAL AO USUÁRIO EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DO (CV) CAPÍTULO I DA FINALIDADE DA CV - Art. 1º - A CV -, tem por finalidade: Adotar uma política institucional de atenção aos usuários

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. Este Regulamento estabelece as políticas básicas

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O da Faculdade de Taquaritinga FTGA tem como missão: Formar um profissional do fármaco e do medicamento, capaz de exercer a Assistência Farmacêutica,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE EVANGELIZAÇÃO DE ADULTOS REGIMENTO INTERNO

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE EVANGELIZAÇÃO DE ADULTOS REGIMENTO INTERNO 1 ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE EVANGELIZAÇÃO DE ADULTOS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - MISSÃO Art 1º - O Departamento de Evangelização de Adultos (DEA), em consonância com o Regimento

Leia mais

Proposta de alteração da portaria que regulamenta as atividades dos Estágios Curriculares Obrigatórios em Medicina Veterinária da FMVZ

Proposta de alteração da portaria que regulamenta as atividades dos Estágios Curriculares Obrigatórios em Medicina Veterinária da FMVZ Proposta de alteração da portaria que regulamenta as atividades dos Estágios Curriculares Obrigatórios em Medicina Veterinária da FMVZ O Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP,

Leia mais

REGULAMENTO DO CENTRO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO CAP CAPÍTULO I DO OBJETO

REGULAMENTO DO CENTRO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO CAP CAPÍTULO I DO OBJETO REGULAMENTO DO CENTRO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO CAP CAPÍTULO I DO OBJETO Art. 1º. Este regulamento disciplina o funcionamento do Centro de Atendimento Psicológico - CAP da Universidade do Vale do Sapucaí

Leia mais

acadêmica, semestralmente, em data estabelecida no calendário escolar, respeitando o limite máximo de 6 orientandos por orientador. 1º O aluno do quin

acadêmica, semestralmente, em data estabelecida no calendário escolar, respeitando o limite máximo de 6 orientandos por orientador. 1º O aluno do quin PORTARIA FATEC PRESIDENTE PRUDENTE Nº 87 / 2017. Regulamenta os Trabalhos de Graduação dos cursos superiores da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente. A diretora da faculdade, considerando a aprovação

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MOCIDADE UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO REGIMENTO INTERNO

DEPARTAMENTO DE MOCIDADE UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO REGIMENTO INTERNO DEPARTAMENTO DE MOCIDADE UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO REGIMENTO INTERNO I Da Criação e Denominação Artigo 1º - O Departamento de Mocidade da União das Sociedades Espíritas do Estado

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I CAPÍTULO I DA FINALIDADE

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I CAPÍTULO I DA FINALIDADE FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. A Monitoria deve cumprir suas finalidades consoante os princípios norteadores de sua criação legal

Leia mais

SOCIEDADE BENEFICENTE ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES REGIMENTO INTERNO

SOCIEDADE BENEFICENTE ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES REGIMENTO INTERNO SOCIEDADE BENEFICENTE ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES REGIMENTO INTERNO MARÇO/2001 ÍNDICE/SUMÁRIO Direitos e deveres dos Sócios... 05 Direitos e deveres dos Trabalhadores... 06 Agentes de Administração...

Leia mais

Portaria Nº 12, de 03 de abril de 2017.

Portaria Nº 12, de 03 de abril de 2017. Portaria Nº 12, de 03 de abril de 2017. Regulamenta o Estágio Supervisionado Obrigatório dos alunos do Curso de Graduação em Engenharia Agronômica da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 01 / 2014 - DE 10

Leia mais

Coordenação do Curso de Geografia - PCO

Coordenação do Curso de Geografia - PCO RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO CURSO DE GEOGRAFIA PUC MINAS EM CONTAGEM N. 01/2007 Regulamenta os estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios, no âmbito do Curso de Geografia

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1 o A Monitoria no Centro de Comunicação e Letras (CCL) será regida por este regulamento e corresponderá ao conjunto

Leia mais

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante.

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 3º O estudante-monitor deverá assinar um Termo de Compromisso específico à atividade de monitoria. Art.4º

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA. CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares

REGULAMENTO DE MONITORIA. CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares F a c u l d a d e d e R e a b i l i t a ç ã o d a A S C E - F R A S C E REGULAMENTO DE MONITORIA CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares Art.1º A Monitoria constitui-se em mais um espaço de aprendizagem

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. Este Regulamento estabelece as políticas básicas das

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS Estado do Rio de Janeiro CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS Gabinete do Vereador Thimoteo Cavalcanti Projeto de Resolução N.º004/2015 O Projeto de Resolução cria a Escola Legislativa da Câmara Municipal

Leia mais

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 1/2008

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 1/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br RESOLUÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO

PROGRAMA DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO Faculdade de Direito de Ipatinga FADIPA Programa de Pesquisa e Iniciação Científica - PROPFADIPA Assessoria de Pesquisa - APESQ PROGRAMA DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO 1 INFORMAÇÃO GERAL

Leia mais

REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA

REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA Art. 1º - A Secretaria de Relações Institucionais SERIN, criada pela Lei nº 10.549, de 28 de dezembro de 2006, tem

Leia mais

* QUALIFICAÇÃO EXIGIDA: Graduação em. inscrição nos órgãos competentes.

* QUALIFICAÇÃO EXIGIDA: Graduação em. inscrição nos órgãos competentes. PSICÓLOGO - CLASSE C ESPECIALIDADE: Psicólogo Judicial PROVIMENTO: Concurso Público PROPOSTAS DESTACADAS EM VERMELHO SÃO DE AUTORIA DOS (AS) PSICOLOGOS (AS); PROPOSTAS EM AZUL ACATADAS PELOS (AS) PSICOLOGOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO N o 03/2014, DE 27 DE MARÇO DE 2014 Aprova o Regimento do Museu de História Natural e Jardim Botânico e revoga a Resolução n o 14/2009, de 01/12/2009. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE HISTÓRIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE HISTÓRIA 1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE HISTÓRIA CAPÍTULO I NOMENCLATURA E NATUREZA Art.1º O trabalho de Conclusão do Curso de História TCC constitui-se na elaboração de uma Monografia

Leia mais

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Atualizado em 10/08/2017)

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Atualizado em 10/08/2017) Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Atualizado em 10/08/2017) Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

Leia mais

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares Art.1º O presente Regulamento disciplina a oferta, o funcionamento e o registro acadêmico

Leia mais

Regimento Interno No. 15 / Coordenação das Reuniões de Educação Mediúnica - CREM / MED. Coordenação de Ação Mediúnica - MED / CAD

Regimento Interno No. 15 / Coordenação das Reuniões de Educação Mediúnica - CREM / MED. Coordenação de Ação Mediúnica - MED / CAD Regimento Interno No. 15 / 2.001 Coordenação das Reuniões de Educação Mediúnica - CREM / MED Coordenação de Ação Mediúnica - MED / CAD Conselho de Administração - CAD Conselho de Representação da Assembléia

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 36/2002, DE 13 DE JUNHO DE 2002

RESOLUÇÃO Nº 36/2002, DE 13 DE JUNHO DE 2002 RESOLUÇÃO Nº 36/2002, DE 13 DE JUNHO DE 2002 Altera o Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia - Habilitação Formação do Psicólogo, na forma do Anexo. O REITOR DA UNIVERSIDADE REGIONAL

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO CAPÍTULO I DA CONCEITUAÇÃO Artigo 1.º - O estágio curricular supervisionado é uma atividade de ensino, de natureza teórico-prática obrigatória, básica

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CURSO DE DESIGN MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN São Miguel do Oeste,

Leia mais

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 Este documento trata das especificidades referentes ao curso de Arquitetura e Urbanismo da da UNESP Presidente Prudente.

Leia mais

Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus.

Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus. Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus. CAPÍTULO I OBJETIVOS Art. 1º O Programa de Iniciação Científica PIC da Faculdade Processus, constitui-se em um conjunto de ações destinadas a propiciar

Leia mais

COMISSÃO DE DIREITO SECURITÁRIO

COMISSÃO DE DIREITO SECURITÁRIO COMISSÃO DE DIREITO SECURITÁRIO Regimento Interno Art. 1 º A Comissão de Direito Securitário é composta de: I Membros Efetivos, dentre eles o Presidente, o Vice-Presidente, Secretário e Membros Consultores;

Leia mais

EDITAL Nº 017, de 27 de abril de 2017.

EDITAL Nº 017, de 27 de abril de 2017. EDITAL Nº 017, de 27 de abril de 2017. SELEÇÃO DE FACILITADORES PARA A COMISSÃO ORGANIZADORA DO FADISMA ENTREMENTES A Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), que tem por Missão Educar Sempre, aposta

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES: CURRÍCULO

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES: CURRÍCULO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - FACIBIS CURSO DE PSICOLOGIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES: CURRÍCULO 2009.2 COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA BELO

Leia mais

REGULAÇÃO AMBULATORIAL. agendamento de consultas especializadas e exames complementares

REGULAÇÃO AMBULATORIAL. agendamento de consultas especializadas e exames complementares REGULAÇÃO LATO IAL REGULAÇÃO AMBULATORIAL agendamento de consultas especializadas e exames complementares Os Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família são as unidades responsá veis pelo seu cuidado.

Leia mais

EDITAL Nº 79/2017 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP

EDITAL Nº 79/2017 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP EDITAL Nº 79/2017 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

OBSESSÃO - COMBATE OBSESSÃO - COMBATE

OBSESSÃO - COMBATE OBSESSÃO - COMBATE OBSESSÃO - COMBATE Alice / Franciene / Paulo Data: 03 e 04/nov/2013 OBSESSÃO - COMBATE Compreender a importância da participação ativa do obsidiado no trabalho de Desobsessão, beneficiando a si e ao Obsessor.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 213 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 213 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 213 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE POLÍTICA ESTUDANTIL - SPE REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE POLÍTICA ESTUDANTIL - SPE REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE POLÍTICA ESTUDANTIL - SPE REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE Art.1º - O presente Regulamento

Leia mais

PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017

PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017 PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017 COORDENADORES Carlos Massucci Fernanda Chueire Luiz Arthur Chagas Nicole Ventura FICHAS DE INSCRIÇÃO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Fundada em

Leia mais

Resultado da Avaliação final em Orientação ao preenchimento da avaliação das aulas semanais. O que é o Espiritismo? Parte 1 (Trilogia)

Resultado da Avaliação final em Orientação ao preenchimento da avaliação das aulas semanais. O que é o Espiritismo? Parte 1 (Trilogia) Aula Inaugural Resultado da Avaliação final em 22. Orientação ao preenchimento da avaliação das aulas semanais. O que é o Espiritismo? Parte 1 (Trilogia) 13/14-jan-23 1. Participante regular do COEM? SIM

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Governança e Conformidade ( Comitê ) é um órgão estatutário de caráter permanente,

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Currículo CURSO DE PSICOLOGIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Currículo CURSO DE PSICOLOGIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Currículo 2014.02 CURSO DE PSICOLOGIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Currículo - 2014.02 CURSO DE PSICOLOGIA As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1094, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 1094, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 1094, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 Cria o Sistema de Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária e dá outras providências. O CONSELHO FEDERAL DE

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se como atividade facultativa e tem como objetivos: I - Desenvolver

Leia mais

CADERNO DE MOÇÕES 44º CONGRESSO NACIONAL DA JUVENTUDE EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL (JELB)

CADERNO DE MOÇÕES 44º CONGRESSO NACIONAL DA JUVENTUDE EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL (JELB) CADERNO DE MOÇÕES 44º CONGRESSO NACIONAL DA JUVENTUDE EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL (JELB) 1 Conteúdo MOÇÃO 1 ALTERAÇÃO NA ESTRUTURA DO CONSELHO GERAL DA JELB... 3 MOÇÃO 2 ENVIO DE MOÇÕES: ADEQUAÇÃO DO

Leia mais

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO DE CULTURA DE GOIANIA LTDA FACULDADE PADRÃO SUMÁRIO

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO DE CULTURA DE GOIANIA LTDA FACULDADE PADRÃO SUMÁRIO SUMÁRIO CAPÍTULO I 2 DA DEFINIÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2 CAPÍTULO II 3 DOS OBJETIVOS 3 CAPÍTULO III 4 DAS MODALIDADES 4 CAPÍTULO IV 5 DA INDICAÇÃO DOS CANDIDATOS À PARTICIPAÇÃO NO PIC 5 CAPÍTULO V 6

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA DE MATO GROSSO REGIMENTO INTERNO CAPITULO I DENOMINAÇÃO, OBJETIVOS E SEDE

ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA DE MATO GROSSO REGIMENTO INTERNO CAPITULO I DENOMINAÇÃO, OBJETIVOS E SEDE ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA DE MATO GROSSO REGIMENTO INTERNO CAPITULO I DENOMINAÇÃO, OBJETIVOS E SEDE Art. 1º. A Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso, estabelecida na 2ª Avenida Transversal do

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER POLÍTICA DE CONTEÚDO LÍTERO-CULTURAL DA AECX

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER POLÍTICA DE CONTEÚDO LÍTERO-CULTURAL DA AECX 1 ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER POLÍTICA DE CONTEÚDO LÍTERO-CULTURAL DA AECX CAPÍTULO I INTRODUÇÃO Em conformidade com o disposto no Regimento do Departamento de Livraria, Biblioteca e Videoteca DLBV,

Leia mais

EDITAL N. 01, DE 13 DE OUTUBRO DE 2016

EDITAL N. 01, DE 13 DE OUTUBRO DE 2016 SELEÇÃO DE FACILITADOR DE APRENDIZAGEM CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM MICROCEFALIA O Instituto de Educação do Hospital do Coração de São Paulo, por meio do Programa

Leia mais

REGULAMENTO DA CLÍNICA DE PSICOLOGIA DO UNIBAVE TÍTULO I. Capítulo I. Das Disposições Gerais

REGULAMENTO DA CLÍNICA DE PSICOLOGIA DO UNIBAVE TÍTULO I. Capítulo I. Das Disposições Gerais REGULAMENTO DA CLÍNICA DE PSICOLOGIA DO UNIBAVE Aprovado pelo CAS Resolução nº 153/2017 REGULAMENTO DA CLÍNICA DE PSICOLOGIA DO UNIBAVE TÍTULO I Capítulo I Das Disposições Gerais Art.1º Este Regulamento

Leia mais

DAS COORDENAÇÃO DE EIXO_TECNOLÓGICO

DAS COORDENAÇÃO DE EIXO_TECNOLÓGICO DAS COORDENAÇÃO DE EIXO_TECNOLÓGICO TÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1 - À coordenação de eixo-tecnológico compete: I - Convocar e presidir as reuniões do Colegiado de Curso; II - Submeter à Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MATRIZ CURRICULAR 2013 Fabieli Spessatto Coordenadora do Curso Caçador, 2016

Leia mais

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Faculdade Adventista da Bahia Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Cachoeira BA Abril de 2011 Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o Programa de Monitoria

Leia mais

REGULAMENTO N. 001 /2010 REGULAMENTO GERAL DO NÚCLEO DE ESTÁGIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA

REGULAMENTO N. 001 /2010 REGULAMENTO GERAL DO NÚCLEO DE ESTÁGIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA REGULAMENTO N. 001 /2010 REGULAMENTO GERAL DO NÚCLEO DE ESTÁGIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA Simone da Silva Gomes Cardoso, Diretora da FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ANEXO À PORTARIA Nº 253, DE 9 DE MARÇO DE COPESE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ANEXO À PORTARIA Nº 253, DE 9 DE MARÇO DE COPESE ANEXO À PORTARIA Nº 253, DE 9 DE MARÇO DE 2016 - COPESE REGIMENTO DA COORDENAÇÃO GERAL DE PROCESSOS SELETIVOS UFJF Dispõe sobre a estrutura e funcionamento da Coordenação Geral de Processos Seletivos da

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Educação Superior para Carreiras Públicas REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituto nos termos da Lei nº 5.152,de 21/10/1966 São Luís Maranhão CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE OCEANOGRAFIA BACHARELADO NORMAS ESPECÍFICAS

Leia mais

NORMA DE PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ -PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO-

NORMA DE PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ -PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO- NORMA DE PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ -PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO- CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - A presente norma fixa os procedimentos para

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL SP

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL SP ANEXO II REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL SP CAPÍTULO I DA FINALIDADE E OBJETIVOS Art. 1º

Leia mais

CONSELHO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA COMISSÃO DE ESTÁGIO REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

CONSELHO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA COMISSÃO DE ESTÁGIO REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES ARTIGO 1º - Considera-se Estágio Curricular, o conjunto de atividades de aprendizagem social, profissional

Leia mais

Instituto Federal do Paraná

Instituto Federal do Paraná Reitoria Comissão Própria de Avaliação (CPA) Regulamento Outubro 2009 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina as competências, a composição, a organização e o funcionamento

Leia mais

(Revisado e aprovado pelo Colegiado do Curso em 24/09/2014)

(Revisado e aprovado pelo Colegiado do Curso em 24/09/2014) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS DE GUANAMBI Distrito de Ceraíma, s/n Zona Rural - Cx Postal 09

Leia mais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA PARA PROFESSORES COORDENADOR

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA PARA PROFESSORES COORDENADOR SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DIADEMA E. E. PROFESSORA ANTONIETA BORGES ALVES Av. Dom Pedro I, 365 Vila Conceição- Diadema SP Tel. 40542321 EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é uma disciplina curricular do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Agrárias de Andradina. É composto do desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA (valido a partir de 1º de fevereiro de 2016)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA (valido a partir de 1º de fevereiro de 2016) REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA (valido a partir de 1º de fevereiro de 2016) Aprovado pelo Conselho de Curso de Graduação em Engenharia Elétrica em / /. Aprovado pela

Leia mais

REGIMENTO DO NÚCLEO DE MICROSCOPIA E MICROANÁLISE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

REGIMENTO DO NÚCLEO DE MICROSCOPIA E MICROANÁLISE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA REGIMENTO DO NÚCLEO DE MICROSCOPIA E MICROANÁLISE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E FINALIDADE Art.1º O Núcleo de Microscopia e Microanálise (NMM) caracteriza-se pela reunião

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ROTULAGEM DE ALIMENTOS - LABRA TÍTULO I DO REGULAMENTO E SEUS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ROTULAGEM DE ALIMENTOS - LABRA TÍTULO I DO REGULAMENTO E SEUS OBJETIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS ESCOLA DE NUTRIÇÃO - EN DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS - DCA REGULAMENTO DO LABORATÓRIO

Leia mais