REGIMENTO INTERNO REGIMENTO DO DEPARTAMENTO DE ORIENTAÇÃO MEDIÚNICA, E DOS TRABALHOS MEDIÚNICOS NO GRUPO DE FRATERNIDADE ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGIMENTO INTERNO REGIMENTO DO DEPARTAMENTO DE ORIENTAÇÃO MEDIÚNICA, E DOS TRABALHOS MEDIÚNICOS NO GRUPO DE FRATERNIDADE ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS."

Transcrição

1 REGIMENTO INTERNO REGIMENTO DO DEPARTAMENTO DE ORIENTAÇÃO MEDIÚNICA, E DOS TRABALHOS MEDIÚNICOS NO GRUPO DE FRATERNIDADE ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS. Contagem, 9 de Abril de Composição e Competência do DOM a) A composição do departamento se fará da seguinte maneira: deverão participar do DOM, apenas os dirigentes dos trabalhos mediúnicos (reuniões mediúnicas, passe e tratamento) do Grupo de Fraternidade Espírita Francisco de Assis (GFEFA). b) Os membros deverão reunir uma vez por mês ou quando se fizer necessário, para discutir os possíveis problemas pertinentes aos trabalhos mediúnicos realizados no GFEFA. c) Em parceria com o departamento de divulgação, promover cursos e simpósios quando se fizer necessário, para a atualização de conhecimentos ou para a formação de novos médiuns. d) Fazer os cadastros dos médiuns da casa e mantê-los atualizados. e) Contribuir para o bom desempenho dos trabalhos mediúnicos realizados no GFEFA. f) Analisar as comunicações mediúnicas e orientar a equipe quando as mensagens de caráter individual e ou coletivo apresentarem em seu conteúdo, quaisquer itens que contrariem, o evangelho, a doutrina e o bom censo sendo de responsabilidade do grupo mediúnico e do DOM a análise das mesmas. g) Indicar novo dirigente para determinada reunião, obtendo a aprovação do mesmo pela diretoria e a maioria dos tarefeiros da reunião. O dirigente indicado têm que ser associado e tarefeiro assíduo no GFEFA. Em caso de impasse quanto a indicação, prevalecerá a decisão da diretoria.(o objetivo é formar novos dirigentes dentro da própria equipe e a escolha ser pautada no conhecimento da doutrina, do evangelho, no equilíbrio emocional e na capacidade que o candidato possa ter em lidar com situações inusitadas). h) Sempre que for preciso, reunir, em caráter sigiloso, com o membro considerado em desequilíbrio para devida orientação. Se for o caso, afastá-lo temporariamente dos trabalhos mediúnicos sugerindo-lhe um tratamento espiritual tendo em vista sua pronta recuperação para que, tão logo possa, (no máximo por três meses, com vaga resguardada) volte aos trabalhos a que se dispõe. i) Afastar o médium em definitivo caso o mesmo não aceite e ou não cumpra com as cláusula estabelecidas por este regimento interno, comunicando a diretoria a decisão. j) Empenhar-se para preservar o sigilo das comunicações mediúnicas produzidas nas reuniões do GFEFA, quando de caráter pessoal, e divulgá-las quando de caráter coletivo, desde que tenham coerência evangélica e doutrinária.

2 l) Definir e divulgar o calendário das reuniões de orientação que deverão ser realizadas semestralmente. m) O DOM sempre que possível e em casos especiais, poderá (convidar) médiuns que sejam associados e estejam assíduos em alguma reunião mediúnica da casa, para a realização de trabalho mediúnico em beneficio de algum tarefeiro da casa e ou assistido. A periodicidade destas reuniões será conforme a necessidade do atendido levando em consideração a análise dos dirigentes e a orientação dos mentores do grupo. n) Definir os médiuns que farão parte da mesa nas reuniões de orientação do GFEFA e verificar a disponibilidade dos mesmos. o) Compete somente ao DOM e a diretoria a analise do conteúdo das comunicações referente às reuniões de orientação, ficando a cargo do mesmo a seleção do conteúdo que será divulgado aos associados do GFEFA. p) Compete somente ao DOM a análise dos trabalhos mediúnicos do GFEFA, ficando a cargo do mesmo solicitar junto à diretoria ou ao conselho a criação, suspensão, alteração ou encerramento de determinada tarefa. q) Compete ao DOM juntamente com o dirigente da reunião, acompanhar e indicar dentro das possibilidades e aptidões dos membros da equipe, meios para que os mesmos atuem nos demais trabalhos da casa, principalmente na Assistência Social. r) Compete ao DOM a análise de faltas justificadas recorrentes, bem como o afastamento ou remanejamento do tarefeiro entre as reuniões ou trabalhos mediúnicos, comunicando a diretoria a decisão tomada. s) Compete ao DOM a análise das justificativas dos tarefeiros que excederem o número de faltas não justificadas, comunicando ao tarefeiro e a diretoria o seu parecer. 2 Do dirigente de trabalhos mediúnicos a) O dirigente deverá: garantir a disciplina no cumprimento dos horários de início e término das tarefas mediúnicas; ficar atento quanto o equilíbrio emocional dos participantes, com os possíveis problemas de relacionamento entre os mesmos e ou de práticas que venham comprometer o andamento dos trabalhos propostos. Quando necessário, procurar ajuda no DOM para a solução. b) Compete ao dirigente acompanhar a frequência de todos no rigor deste regimento, considerando como desistente quem faltar por três vezes consecutivas ou quatro alternadas, durante o ano, sem justificativa prévia com antecedência (trabalho profissional, doença e desencarne de parentes próximos). Comunicando ao DOM os casos para que o mesmo possa emitir parecer quanto ao caso em questão. c) O médium que faltar duas vezes consecutivas e ou for afastado por motivo de tratamento, quando retornar, deverá permanecer, por pelo menos uma reunião, fora dos trabalhos práticos, para eventual necessidade do sincronismo energético.

3 d) Comunicar ao DOM a recorrência de faltas justificadas por determinado tarefeiro, que possa comprometer o trabalho mediúnico. Entende-se como recorrente uma ou mais faltas mensais dentro de um período de tempo indeterminado ou superior a três meses. e) De maneira ordeira e que não seja dentro do horário dos trabalhos mediúnicos, o dirigente deverá promover a confraternização da equipe, a participação nos eventos da casa, e seguindo os critérios estabelecidos, arrecadar contribuições para a manutenção do GFEFA. f) Quando se tratar dos trabalhos dos passistas nas demais reuniões, os coordenadores das equipes deverão ficar atentos quanto à disciplina exigida pela doutrina espírita kardecista que, de antemão, mesmo respeitando todas as crenças, não permitem as suas práticas nos trabalhos a que se propõe. g) Quanto à reunião de tratamento espiritual, o dirigente deverá ter atenção redobrada não permitindo receituários que indicam remédios de quaisquer espécies, tendo em vista que o tratamento espiritual segundo a Doutrina dos Espíritos, deverá se embasar somente em: na reforma íntima do paciente, na fluido terapia, atendimento fraterno, na prática da prece, nas boas leituras e nas participações quando for do acordo do paciente, em assistir as palestras do GFEFA e ou até mesmo, abraçar uma tarefa na casa, mas que tal, não seja imposto. h) Deverá os dirigentes dos trabalhos de tratamento manter contato constante com o DOM para inteirar o departamento do comportamento dos membros da equipe e só efetuar uma substituição com a concordância do DOM. i) Cabe ao dirigente ou coordenador de trabalhos mediúnicos a responsabilidade de avaliar a sua equipe e quando necessário, solicitar ao DOM a paralisação dos trabalhos e ou a substituição de algum membro, para que haja harmonia, e prevaleça acima de interesses pessoais, a pureza da Doutrina Espírita. j) Cabe ao dirigente dos trabalhos mediúnicos, comunicar ao DOM de prováveis rumores quanto aos trabalhos mediúnicos da casa. l) Os dirigentes e coordenadores dos trabalhos de passe, passe no lar, visita fraterna e tratamento espiritual deverão comunicar ao DOM o interesse de algum associado ou frequentador na participação da tarefa, sendo o ingresso deste, somente após aprovação do DOM e adesão do mesmo ao regimento interno. 3- Dos membros da equipe dos trabalhos mediúnicos a) Deverão de boa vontade cooperar para o bom andamento dos trabalhos e se submeterem às determinações do conselho deliberativo, da diretoria, do DOM e do regimento interno da tarefa a que se candidata. b) Dentro das possibilidades cada indivíduo deverá contribuir economicamente para a manutenção do GFEFA e participar dos trabalhos que visam à manutenção da casa. c) Os médiuns deverão sempre que houver simpósios e ou estudos, principalmente referentes à mediunidade, deverão comparecer de boa vontade.

4 d) Deverá se comprometer com o seu desenvolvimento individual buscando o estudo constante da doutrina espírita e de temas específicos sobre a mediunidade, preferencialmente aos estudo sistematizados. e) Os membros dos trabalhos mediúnicos, deverão obrigatoriamente participar de trabalhos assistências da casa, podendo escolher aquela que mais lhe traz afinidade, observando sempre o limite máximo de tarefeiros por tarefa. f) No que tange a de formação continuada de médiuns, os participantes de tarefas relacionadas à mediunidade (Reuniões Mediúnicas, Passe, Passe no Lar, Visita Fraterna aos Lares, Implantação do Evangelho no Lar, Tratamento Espiritual), têm obrigatória presença sendo permitido a sua ausência em 1/3 (um terço) da carga horária anual do curso. Em caso de ausência no curso, superior à carga horária permitida, o tarefeiro será convidado a se afastar da tarefa mediúnica a qual faz parte. São consideradas faltas justificadas as relativas a saúde e trabalho. g) Para novos integrantes que desejam estudar a mediunidade e posteriormente participar de atividades relacionadas à mediunidade no GFEFA é obrigatória a presença no curso de educação mediúnica, sendo permitido a sua ausência em 1/6 (um sexto) da carga horária anual do curso. Em caso de ausência superior ao permitido, o participante poderá frequentar o curso, mas não será permitida sua participação em tarefas mediúnicas da casa. São consideradas faltas justificadas as relativas á saúde e trabalho. h) Para a aplicação da alínea (g) é necessário observar a data de início do curso de formação de novos médiuns. i) Sempre que houver necessidade, o membro da equipe deverá colocar o coordenador a par das suas dúvidas e de possíveis carências para que, em conjunto com o DOM, possam ser solucionadas. j) Conforme estatuto da casa, os médiuns, cujos comportamentos (dentro e fora do GFEFA) comprometerem a si próprios, a doutrina e ao evangelho, deverão ser afastados (desde que comprovados) dos trabalhos mediúnicos, de forma a resguardar o trabalho, o médium e a casa. l) Por último, que os membros destes trabalhos, sejam no passe, nas reuniões mediúnicas, nas reuniões de estudos e ou em visitas, que tenham uma conotação mediúnica (passe e tratamentos nos lares etc...) saibam representar dignamente a doutrina espírita dentro ou fora dos limites do GFEFA. m) Deverão os tarefeiros da mediunidade participar de pelo menos uma vez ao mês de atividades como: visitas fraternas, trabalhos na casa( limpeza, assistência social com um todo, campanha do quilo), ou seja atividades que promovam a prática e interação dos médiuns com o trabalho e as pessoas. n) Deverá ser evitado dentro da sala de reuniões mediúnicas conversações desnecessárias nos minutos que antecedam a reunião, ou logo após o seu término. Deverá, nos minutos que antecedam a reunião, estimular as leituras ou preces. Assuntos como arrecadações de dinheiro deverão ser tratados após o final. o) Caso rejeite as determinações deste regimento, fica o companheiro automaticamente afastado em definitivo de qualquer trabalho mediúnico no GFEFA, cabendo ao DOM comunicar o afastamento a diretoria. O tarefeiro permanecerá como associado e participante do GFEFA.

5 4 Referente aos trabalhos mediúnicos a) Sugere-se iniciar as tarefas, principalmente reunião mediúnica e tratamento espiritual, com breve prece, ler um texto do evangelho Segundo o Espiritismo e ou outro livro sugerido pela equipe da reunião e aprovado pelo DOM, sendo facultativo o comentário, que não deverá ultrapassar quinze minutos. b) No que tange as reuniões mediúnicas: I. Deverá ter duração mínima de uma hora e meia, exceto em casos especiais. II. Nos diálogos com entidades sofredoras, deverá ser objetivo, conduzindo a conversa para o evangelho que é, em síntese, o consolador e a diretriz de todos. III. Deverá ter prudência quando se tratar de comunicações de pseudos mentores (E MISTIFICADORES) pois estes têm por objetivo, tomar o tempo das reuniões e lançar a desarmonia nos trabalhos em médio e a longo prazo. IV. Em casos de necessidade o dirigente poderá convocar um dos membros da mesa para a aplicação de passe em quem se mostrar necessitado, durante os trabalhos mediúnicos. V. Nas reuniões mediúnicas não se recomenda abrir espaço para aplicações de passes em visitantes e que se surgir algum caso, que seja o paciente respeitosamente orientado e conduzido para as reuniões públicas (sábado, domingo e segunda-feira) onde se exerce este trabalho.(salvo casos que forem de extrema necessidade avaliados pelo grupo e dirigente dos trabalhos). VI. Será dispensada a presença do assistido (paciente) em reuniões de desobsessão, nas quais bastarão os dados pessoais e o endereço do mesmo. Entende-se como paciente aquele que está participando das reuniões de tratamento espiritual do GFEFA. Quanto às visitas em reuniões mediúnicas, é permitido apenas aos associados assíduos e ou voluntários que estejam frequentes a pelo menos seis meses em tarefas no GFEFA e que ambos estejam participando de estudos semanais ministrados pela casa e que nunca ultrapasse a quatro pessoas por reunião dia. Estas visitas serão obrigatoriamente agendadas com o dirigente da reunião respeitando o prazo mínimo de sete dias. No entanto casos especiais poderão ser aceitos desde que em consonância com o evangelho, a doutrina e em comum acordo com dirigente e os membros da reunião em questão, respeitando assim estes, o trabalho e o necessitado. VII. c) No que tange as equipes de passe, passe no lar e visitas fraternas: I. Evitar gestos desnecessários e outros tipos de gesticulações, no momento da aplicação de passes no paciente. II. Evitar comentários polêmicos, ou que comprometam a integridade psicológica do paciente, familiares e ou acompanhante. III. Evitar o receituário de remédios e ou outros medicamentos alternativos durante a visita no lar ou na cabine de passe. Que a paz e a luz do Cristo nos envolva à todos nestes propósitos de aprender, e de bem servir.

SOCIEDADE ESPÍRITA OS MENSAGEIROS DA PAZ DEPARTAMENTO DOUTRINÁRIO REGIMENTO INTERNO

SOCIEDADE ESPÍRITA OS MENSAGEIROS DA PAZ DEPARTAMENTO DOUTRINÁRIO REGIMENTO INTERNO 1 1 OBJETIVO SOCIEDADE ESPÍRITA OS MENSAGEIROS DA PAZ DEPARTAMENTO DOUTRINÁRIO REGIMENTO INTERNO O presente regulamento tem por objetivo normatizar e ordenar os procedimentos a serem seguidos pelo Departamento

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO FRATERNO E PASSES REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - MISSÃO

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO FRATERNO E PASSES REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - MISSÃO 1 ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO FRATERNO E PASSES REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - MISSÃO Art 1º - Em consonância com o Regimento Interno da AECX, o Departamento de Atendimento

Leia mais

Regimento Interno No. 15 / Coordenação das Reuniões de Educação Mediúnica - CREM / MED. Coordenação de Ação Mediúnica - MED / CAD

Regimento Interno No. 15 / Coordenação das Reuniões de Educação Mediúnica - CREM / MED. Coordenação de Ação Mediúnica - MED / CAD Regimento Interno No. 15 / 2.001 Coordenação das Reuniões de Educação Mediúnica - CREM / MED Coordenação de Ação Mediúnica - MED / CAD Conselho de Administração - CAD Conselho de Representação da Assembléia

Leia mais

Universidade de Brasília - UnB

Universidade de Brasília - UnB Universidade de Brasília - UnB REGULAMENTO DO COLEGIADO DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE CIENCIAS DA SAÚDE Dispõe sobre os aspectos de organização, funcionamento e gestão do Colegiado de Extensão da Faculdade

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEM PIC-UEM Capítulo I FINALIDADES E OBJETIVOS Art. 1º - Art. 2º - As normas que seguem visam esclarecer pesquisadores e acadêmicos vinculados a projetos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA - CEP FADISMA

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA - CEP FADISMA REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA - CEP FADISMA Titulo I Da Finalidade Art. 1º - O Comitê de Ética em Pesquisa da FADISMA (CEP), previsto no Código de Ética da Instituição, é uma instância

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE LIVRARIA, BIBLIOTECA E VIDEOTECA REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - MISSÃO

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE LIVRARIA, BIBLIOTECA E VIDEOTECA REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - MISSÃO ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER 1 DEPARTAMENTO DE LIVRARIA, BIBLIOTECA E VIDEOTECA REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - MISSÃO Art. 1º - Em consonância com o Regimento Interno da AECX e sob a premissa de que

Leia mais

REGULAMENTO DO COMITÊ DE INVESTIMENTOS DA FACEPI

REGULAMENTO DO COMITÊ DE INVESTIMENTOS DA FACEPI REGULAMENTO DO COMITÊ DE INVESTIMENTOS DA FACEPI CAPÍTULO I - DO OBJETIVO Art. 1º - Este Regulamento tem por finalidade estabelecer as normas gerais de funcionamento do Comitê de Investimentos da FACEPI,

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO EDITORIAL DO NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE - NUMA

REGULAMENTO DA COMISSÃO EDITORIAL DO NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE - NUMA REGULAMENTO DA COMISSÃO EDITORIAL DO NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE - NUMA CAPÍTULO I - DA CARACTERIZAÇÃO Art 1.º - A Comissão Editorial é um órgão colegiado interdisciplinar e permanente, de natureza normativa,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 180/2017 CONSU/UEAP

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 180/2017 CONSU/UEAP UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 180/2017 CONSU/UEAP Aprova o Regimento do Comitê de Pesquisa da Universidade do Estado do Amapá CPq/UEAP. O Reitor da Universidade

Leia mais

GRUPO SCHEILLA REGIMENTO INTERNO COD: Grupo Scheilla XX Título: MED Coordenação de Ação Mediúnica Revisão: 0

GRUPO SCHEILLA REGIMENTO INTERNO COD: Grupo Scheilla XX Título: MED Coordenação de Ação Mediúnica Revisão: 0 Aprovação CAD: Data: 11/03/2011 Aprovação CRA: Data: 06/10/2013 1. FINALIDADE DO REGIMENTO INTERNO Regulamentar o funcionamento e unificar os procedimentos das atividades Mediúnicas realizadas no Grupo

Leia mais

GRUPO SCHEILLA REGIMENTO INTERNO Título: MED Coordenação de Ação Mediúnica

GRUPO SCHEILLA REGIMENTO INTERNO Título: MED Coordenação de Ação Mediúnica Aprovação CAD Data: 17/01/2016 Aprovação CRA: Data: 01/05/2016 1. FINALIDADE DO REGIMENTO INTERNO Regulamentar o funcionamento e unificar os procedimentos das atividades Mediúnicas realizadas no Grupo

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM PERMANENTE DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFPE RECIFE, 2014 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

Regimento Interno. Parágrafo Único: As integrantes não recebem remuneração e nem diferenciação de atendimento.

Regimento Interno. Parágrafo Único: As integrantes não recebem remuneração e nem diferenciação de atendimento. Regimento Interno Capítulo I Seção I Finalidade Art. 1 o O presente Regimento Interno tem por objetivo estabelecer as normas de funcionamento de todos os núcleos femininos da C.Vale Cooperativa Agroindustrial.

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado, conforme anexo, o Regulamento da Comissão Própria de Avaliação - CPA, da Faculdade FAE São José dos Pinhais.

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado, conforme anexo, o Regulamento da Comissão Própria de Avaliação - CPA, da Faculdade FAE São José dos Pinhais. RESOLUÇÃO CSA N.º 10/2017 ALTERA O REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA, DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso das atribuições

Leia mais

As atividades do Centro Espírito Nosso Lar Casas Andre Luiz estão atribuídas a cada divisão a saber:

As atividades do Centro Espírito Nosso Lar Casas Andre Luiz estão atribuídas a cada divisão a saber: CENTRO ESPÍRITA O QUE É? Entidade filantrópica que desenvolve suas atividades com base na Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec. SEUS OBJETIVOS: Acolher fraternalmente, todas as pessoas que querem

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADE ESTÁCIO DO AMAPÁ ESTÁCIO AMAPÁ

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADE ESTÁCIO DO AMAPÁ ESTÁCIO AMAPÁ REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADE ESTÁCIO DO AMAPÁ ESTÁCIO AMAPÁ MACAPÁ-AP MARÇO DE 2015 0 CAPÍTULO I DA IDENTIFICAÇÃO Art. 1º A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO da Faculdade Estácio

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 54/2013, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 54/2013, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3227-5564 3235-1741 ramal 2003 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Conde José Vicente de Azevedo REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2014 Faculdade

Leia mais

Hospital de Clínicas de Porto Alegre Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa

Hospital de Clínicas de Porto Alegre Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa Hospital de Clínicas de Porto Alegre Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa CAPÍTULO I DO OBJETO Art. 1º - O Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (CEP/HCPA) criado

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION RESOLUÇÃO Nº 01, de 30 de março de 2016. Fixa normas para Elaboração e Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia do INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION.

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA ANTÔNIO DE PÁDUA REGIMENTO INTERNO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS DOUTRINÁRIOS CAPÍTULO I DO DEPARTAMENTO

CENTRO ESPÍRITA ANTÔNIO DE PÁDUA REGIMENTO INTERNO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS DOUTRINÁRIOS CAPÍTULO I DO DEPARTAMENTO CENTRO ESPÍRITA ANTÔNIO DE PÁDUA REGIMENTO INTERNO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS DOUTRINÁRIOS CAPÍTULO I DO DEPARTAMENTO Art. 1º O Departamento de Assuntos Doutrinários do Centro Espírita Antonio de Pádua,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DE PLANTÕES MÉDICOS

REGIMENTO INTERNO DE PLANTÕES MÉDICOS REGIMENTO INTERNO DE PLANTÕES MÉDICOS O presente Regimento Interno destina-se a estabelecer normas para a prestação de serviços de Plantões Médicos. CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO DOS PLANTÕES ARTIGO 1º. Este

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COORDENADORIA DE ESTUDOS SISTEMATIZADOS DA DOUTRINA ESPÍRITA - CESDE

REGIMENTO INTERNO DA COORDENADORIA DE ESTUDOS SISTEMATIZADOS DA DOUTRINA ESPÍRITA - CESDE REGIMENTO INTERNO DA COORDENADORIA DE ESTUDOS SISTEMATIZADOS DA DOUTRINA ESPÍRITA - CESDE Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; Instruí-vos, este o segundo. O Espírito de Verdade (ESE Cap.

Leia mais

Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Resolução Resolução CONSEPE nº 13, de 26 de março de 2008 REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.

Leia mais

Etapas de realização da reunião mediúnica

Etapas de realização da reunião mediúnica FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 2 Módulo I A prática mediúnica na casa espírita Etapas de realização da reunião mediúnica Tema 2 O que define o êxito de uma atividade

Leia mais

GRUPO SOLIDARIEDADE DA ASSOCIAÇÃO DOS ECONOMIÁRIOS APOSENTADOS DO PARANÁ

GRUPO SOLIDARIEDADE DA ASSOCIAÇÃO DOS ECONOMIÁRIOS APOSENTADOS DO PARANÁ GRUPO SOLIDARIEDADE DA ASSOCIAÇÃO DOS ECONOMIÁRIOS APOSENTADOS DO PARANÁ DA DEFINIÇÃO MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Art. 1 - O GRUPO SOLIDARIEDADE DA ASSOCIAÇÃO DOS ECONOMIÁRIOS APOSENTADOS DO PARANÁ

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE TI DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DO COMITÊ DE TI

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE TI DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DO COMITÊ DE TI REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE TI DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DO COMITÊ DE TI Artigo 1º. O Comitê de TI ( Comitê ) é órgão de assessoramento vinculado diretamente ao Conselho

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA - CEP

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA - CEP O Comitê de Ética em Pesquisa da Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz Hospital Santa Cruz de São Paulo, com base no item VII 4 da Resolução 196, expedida em 10 de outubro de 1996

Leia mais

Regimento da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação

Regimento da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Regimento da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação Aprovado pela Resolução

Leia mais

[DIGITE AQUI] REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA E INDICAÇÃO DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

[DIGITE AQUI] REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA E INDICAÇÃO DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO [DIGITE AQUI] REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA E INDICAÇÃO DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO INFORMAÇÃO INTERNA SUMÁRIO CAPÍTULO I - DO COMITÊ DE GOVERNANÇA E INDICAÇÃO... 3 CAPÍTULO II - DA COMPOSIÇÃO

Leia mais

Capítulo I DA FINALIDADE

Capítulo I DA FINALIDADE REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE CORROSÃO, DE MANUTENÇÃO, PREVENIR, MECSHOW, NEGOCIAÇÃO COLETIVA, PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS E SUSTENTABILIDADE DO SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DA MONOGRAFIA 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1. O presente regulamento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL ABRILPREV SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL ABRILPREV SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL ABRILPREV SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO DISPOSIÇÃO PRELIMINAR Art. 1º Este Regimento Interno do Conselho Fiscal da ABRILREV ( Regimento ) estabelece as

Leia mais

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1 CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE - CNEC FACULDADE CENECISTA DE NOVA PETRÓPOLIS - FACENP REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO DE INVESTIMENTOS

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO DE INVESTIMENTOS REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO DE INVESTIMENTOS 01. OBJETIVO Art. 1º - O Comitê de Assessoramento Técnico de Investimentos (CATI) tem por objetivo assessorar tecnicamente, em caráter

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 31/2018, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 31/2018, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 ramal 1070 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 31/2018, DE

Leia mais

EDITAL PROGRAD Nº 06, de 09 de fevereiro de 2018

EDITAL PROGRAD Nº 06, de 09 de fevereiro de 2018 EDITAL PROGRAD Nº 06, de 09 de fevereiro de 2018 Dispõe sobre a seleção de projetos de TUTORIA a serem desenvolvidos nos campi Ouro Preto, Mariana e João Monlevade no primeiro semestre letivo de 2018.

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA I DA OBRIGATORIEDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º. A Atividade Acadêmica Estágio Supervisionado constitui-se em componente

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA DR. BEZERRA DE MENEZES, DE SÃO PEDRO. Regimento Interno

CENTRO ESPÍRITA DR. BEZERRA DE MENEZES, DE SÃO PEDRO. Regimento Interno Regimento Interno O Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes, de São Pedro, fundado em 14 de julho de 1963, na cidade de São Pedro SP, adota como seu, o seguinte Regimento Interno: CAPÍTULO I DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA REGIONAL SUL III REGIMENTO SEÇÃO I CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA REGIONAL SUL III REGIMENTO SEÇÃO I CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO. 1 CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA REGIONAL SUL III REGIMENTO SEÇÃO I CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO Organização Art.1º. A Pastoral Carcerária está organizada nos seguintes níveis:

Leia mais

D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013

D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 (Alterada pela Resolução 7029/2014) (Esta é uma versão consolidada. Para ver a versão ORIGINAL, clique aqui.) Regulamenta

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA PETROBRAS

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA PETROBRAS REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA PETROBRAS CONSIDERANDO QUE: A) Cabe à Diretoria Executiva exercer a gestão dos negócios da Companhia, de acordo com a missão, os objetivos, as estratégias e

Leia mais

Artigo 2º - Nos cargos vagos de Diretor de Escola deverá ocorrer sessão de atribuição nos termos desta resolução.

Artigo 2º - Nos cargos vagos de Diretor de Escola deverá ocorrer sessão de atribuição nos termos desta resolução. Resolução SE Nº 82/2013 Dispõe sobre os procedimentos relativos às substituições nas classes de Suporte Pedagógico do Quadro do Magistério O Chefe de Gabinete, Respondendo pelo Expediente da Secretaria

Leia mais

Capítulo I - OBJETIVO

Capítulo I - OBJETIVO Capítulo I - OBJETIVO Art. 1º Este Regimento Interno ("Regimento ) disciplina a estrutura, o funcionamento e os papéis e responsabilidades da Diretoria Colegiada ( Diretoria ) da Companhia de Saneamento

Leia mais

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GRANDE

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GRANDE DELIBERAÇÃO CBH GRANDE Nº 49, DE 20 DE JUNHO DE 2018. Institui, define a composição, as atribuições e as normas de funcionamento da Câmara Técnica de Planejamento CTPlan do Comitê da Bacia Hidrográfica

Leia mais

FACULDADE DE HORTOLÂNDIA Ato de Recredenciamento: Port. 673, 25/05/2011, D.O.U, de 26/05/2011, Seção 1, págs. 18/19

FACULDADE DE HORTOLÂNDIA Ato de Recredenciamento: Port. 673, 25/05/2011, D.O.U, de 26/05/2011, Seção 1, págs. 18/19 INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Faculdade de Hortolândia REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Hortolândia 2015 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DO

Leia mais

LEI N o 678 / 2007 DE 26 DE JUNHO DE 2007

LEI N o 678 / 2007 DE 26 DE JUNHO DE 2007 PUBLICADO EM ÁTRIO E DEPOIS NO DIÁRIO OFICIAL LEI N o 678 / 2007 DE 26 DE JUNHO DE 2007 Cria o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes de Candeias COMUTRAN e adota outras providências. A PREFEITA

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS NORMAS PARA TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS NORMAS PARA TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Regulamento da Disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Dinâmica das Cataratas Capítulo I Da Definição e Disposições Gerais Artigo 1o A Disciplina de Trabalho

Leia mais

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I - Das Disposições Preliminares Art. 1 - A presente norma tem como objetivo regulamentar a realização do

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL REGIMENTO

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL REGIMENTO CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA NACIONAL REGIMENTO SEÇÃO I DA ORGANIZAÇÃO Art.1º. A Pastoral Carcerária está organizada nos seguintes âmbitos: I Diocesano; II Regional ou

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Anexo 1 Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia do Curso de Ciências

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO PREVI NOVARTIS - SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO PREVI NOVARTIS - SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO PREVI NOVARTIS - SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO DISPOSIÇÃO PRELIMINAR Art. 1º Este Regimento Interno do Conselho Deliberativo da PREVI NOVARTIS ( Regimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC RESOLUÇÃO CCCS Nº 04/2012 Regulamenta a elaboração,

Leia mais

Programação Diária das Casas Espíritas

Programação Diária das Casas Espíritas Programação Diária das Casas Espíritas CENTRO DE ESTUDOS ESPÍRITA FABIANO DE CRISTO Segunda- Feira Evangelho e distribuição de sopa Estudo de "O Livro dos Espíritos" Evangelho e Fluidoterapia ESDE Curso

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ACOMPANHAMENTO DA INTEGRAÇÃO DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ACOMPANHAMENTO DA INTEGRAÇÃO DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ACOMPANHAMENTO DA INTEGRAÇÃO DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DO COMITÊ DE ACOMPANHAMENTO DA INTEGRAÇÃO Artigo 1º. O Comitê de Acompanhamento da

Leia mais

EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP

EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR torna público o presente Edital e comunica que no período de 30/04/2018

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO Capítulo I Das disposições preliminares Art. 1º Este Regulamento tem por finalidade regulamentar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS NA DISCIPLINA EDU388 - Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)* 1. APRESENTAÇÃO: 1.1 - Conforme definido pelo Projeto Político Pedagógico do Curso

Leia mais

PR Ministério da Educação

PR Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Diretoria de Gestão da Comunicação REGULAMENTO DA EDITORA DA UTFPR TÍTULO I DA NATUREZA

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA Esta Resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas no dia 07 de março de 2019. CONSELHO

Leia mais

MANUAL DE MONITORIA. 1 Av. Sertório, 253 Navegantes CEP Fone/Fax: (51) Porto Alegre RS -

MANUAL DE MONITORIA. 1 Av. Sertório, 253 Navegantes CEP Fone/Fax: (51) Porto Alegre RS - MANUAL DE MONITORIA 2012 1 A Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de monitorias. Apenas será considerado monitor

Leia mais

Regulamento das Disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II do Curso de Graduação em Geologia da UFPR

Regulamento das Disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II do Curso de Graduação em Geologia da UFPR Regulamento das Disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II do Curso de Graduação em Geologia da UFPR CAPÍTULO I Da Caracterização, Finalidade e Conteúdo. Artigo 1º

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 17 de março de 2011.

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 17 de março de 2011. RESOLUÇÃO CAS Nº 10/2011, DE 17 DE MARÇO 2011 REVOGA A RESOLUÇÃO CAS Nº 16/2009 E DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º O componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), lotado no Departamento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO FÓRUM DE APRENDIZAGEM DO MUNICÍPO DE MARINGÁ

REGIMENTO INTERNO FÓRUM DE APRENDIZAGEM DO MUNICÍPO DE MARINGÁ REGIMENTO INTERNO FÓRUM DE APRENDIZAGEM DO MUNICÍPO DE MARINGÁ Coordenação Geral Ministério Público do Trabalho Ministério do Trabalho Alcopar Fundação Isis Bruder Maringá, 09 de abril de 2009 FÓRUM DE

Leia mais

Ministério da Educação MEC Universidade Federal de São Paulo Unifesp Escola Paulista de Política, Economia e Negócios EPPEN Campus Osasco

Ministério da Educação MEC Universidade Federal de São Paulo Unifesp Escola Paulista de Política, Economia e Negócios EPPEN Campus Osasco REGIMENTO DA COMISSÃO DE CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS - CAMPUS DE OSASCO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CAPITULO I DA COMISSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A. NIRE nº CNPJ/MF nº / REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GENTE

DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A. NIRE nº CNPJ/MF nº / REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GENTE DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A. NIRE nº 35.300.172.507 CNPJ/MF nº 61.486.650/0001-83 REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GENTE Este Regimento Interno dispõe sobre os procedimentos necessários ao funcionamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 Estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso requisito necessário

Leia mais

PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2017

PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2017 1 PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2017 I. Professor orientador: Ronaldo Martins Ferreira II. Disciplina de atuação: Bioquímica III. Justificativa A manutenção

Leia mais

DECRETO Nº 239/2015. Aprova o Regimento Interno do Conselho Municipal de Anti Drogas (COMAD) de Gramado.

DECRETO Nº 239/2015. Aprova o Regimento Interno do Conselho Municipal de Anti Drogas (COMAD) de Gramado. DECRETO Nº 239/2015 Aprova o Regimento Interno do Conselho Municipal de Anti Drogas (COMAD) de Gramado. NESTOR TISSOT, Prefeito Municipal de Gramado, no uso de suas atribuições legais, de acordo com a

Leia mais

NORMAS DO GRHUTRANS. Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes.

NORMAS DO GRHUTRANS. Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes. NORMAS DO GRHUTRANS Capítulo I: Dos Objetivos Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes. Artigo 02 - Auxiliar na troca de informações

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. CAPÍTULO I Do Trabalho de Conclusão de Curso

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. CAPÍTULO I Do Trabalho de Conclusão de Curso REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I Do Trabalho de Conclusão de Curso Art.1º. Este regulamento tem por finalidade normatizar a elaboração, apresentação e aprovação do Trabalho de Conclusão

Leia mais

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA PARAÍBA C O S E M S - P B REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA PARAÍBA C O S E M S - P B REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA PARAÍBA C O S E M S - P B REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - Este Regimento regula a constituição, o funcionamento e a

Leia mais

TÍTULO III DA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO CAPÍTULO I DA GESTÃO DO ENSINO

TÍTULO III DA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO CAPÍTULO I DA GESTÃO DO ENSINO TÍTULO III DA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO CAPÍTULO I DA GESTÃO DO ENSINO SEÇÃO I Do Projeto Pedagógico de Curso Art. 85. O Projeto Pedagógico de Curso

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE EVANGELIZAÇÃO DE ADULTOS REGIMENTO INTERNO

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE EVANGELIZAÇÃO DE ADULTOS REGIMENTO INTERNO 1 ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE EVANGELIZAÇÃO DE ADULTOS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - MISSÃO Art 1º - O Departamento de Evangelização de Adultos (DEA), em consonância com o Regimento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS FMU COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA REGULAMENTO DA CPA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS FMU COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA REGULAMENTO DA CPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS FMU COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA REGULAMENTO DA CPA São Paulo 2018 REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA A CPA é responsável pela

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA

CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA AULA 31 Fluxo CAD/ATE e CAD/PET 1 Significado das siglas ATE ATendimento Espiritual CAD Centro de Atendimento à Desobsessão PET Programa de Evangelização do Trabalhador 2 FICHA

Leia mais

ESTATUTO - LIGA DE X (Nome da Liga) (Sigla da Liga)

ESTATUTO - LIGA DE X (Nome da Liga) (Sigla da Liga) ESTATUTO - LIGA DE X (Nome da Liga) (Sigla da Liga) TÍTULO I Da Disposição Preliminar Art. 1 O presente estatuto tem por objetivo estabelecer as normas que presidirão o funcionamento e as atividades da

Leia mais

APÊNDICE B Normas para Trabalho de Conclusão de Curso

APÊNDICE B Normas para Trabalho de Conclusão de Curso 155 APÊNDICE B Normas para Trabalho de Conclusão de Curso Capítulo I - Das Disposições Preliminares Art. 1 - A presente norma tem como objetivo regulamentar a realização do Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL RECKITTPREV RECKITT BENCKISER SOCIEDADE PREVIDENCIÁRIA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL RECKITTPREV RECKITT BENCKISER SOCIEDADE PREVIDENCIÁRIA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL RECKITTPREV RECKITT BENCKISER SOCIEDADE PREVIDENCIÁRIA CAPÍTULO DISPOSIÇÃO PRELIMINAR Art. 1º Este Regimento Interno do Conselho Fiscal da RECKITTPREV ( Regimento )

Leia mais

MODELO DE ESTATUTO. ESTATUTO DA LIGA DE MEDICINA INTENSIVA DA Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE

MODELO DE ESTATUTO. ESTATUTO DA LIGA DE MEDICINA INTENSIVA DA Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE MODELO DE ESTATUTO ESTATUTO DA LIGA DE MEDICINA INTENSIVA DA Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE Artigo 1º - A LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA INTENSIVA DA, doravante denominada LIGAMI, fundada no dia de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO UNASP REGULAMENTO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO UNASP REGULAMENTO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO UNASP REGULAMENTO CAPÍTULO I - DO OBJETO E SUAS FINALIDADES Artigo 1º - O Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 7/2018, DE 6 DE ABRIL DE 2018

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 7/2018, DE 6 DE ABRIL DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 ramal 2013 / 2044 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 7/2018,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA PARA O CARGO DE AUXILIAR DE MANUTENÇÃO DA SANTA CASA DE CARIDADE DE DIAMANTINA

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA PARA O CARGO DE AUXILIAR DE MANUTENÇÃO DA SANTA CASA DE CARIDADE DE DIAMANTINA PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA PARA O CARGO DE AUXILIAR DE MANUTENÇÃO DA SANTA CASA DE CARIDADE DE DIAMANTINA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO N. 001/2017 A Santa Casa de Caridade de Diamantina

Leia mais

OBSESSÃO - COMBATE OBSESSÃO - COMBATE

OBSESSÃO - COMBATE OBSESSÃO - COMBATE OBSESSÃO - COMBATE Alice / Franciene / Paulo Data: 03 e 04/nov/2013 OBSESSÃO - COMBATE Compreender a importância da participação ativa do obsidiado no trabalho de Desobsessão, beneficiando a si e ao Obsessor.

Leia mais

Art. 1º o Laboratório de Biodinâmica de ESEF-UPE tem os seguintes objetivos: I - Permitir o desenvolvimento de atividades de pesquisa;

Art. 1º o Laboratório de Biodinâmica de ESEF-UPE tem os seguintes objetivos: I - Permitir o desenvolvimento de atividades de pesquisa; RESOLUÇÃO DO CGAA-ESEF Nº 03/2011. EMENTA: Normatiza a utilização do Laboratório de Biodinâmica de ESEF-UPE. O Conselho de Gestão Acadêmica e Administrativa da Escola Superior de Educação Física da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E INFORMÁTICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E INFORMÁTICA Universidade da Região da Campanha Centro de Ciências da Economia e Informática REGULAMENTO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E INFORMÁTICA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

Leia mais

Regulamento da Comissão Interna de Biossegurança Cibio-Ucb

Regulamento da Comissão Interna de Biossegurança Cibio-Ucb Regulamento da Comissão Interna de Biossegurança Cibio-Ucb CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E DAS FINALIDADES Art. 1 O Comitê Interno de Biossegurança da Universidade Castelo Branco, doravante denominado CIBio-UCB

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - PIC

REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - PIC REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - PIC CAPÍTULO I DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Art. 1º - O programa de Iniciação Científica da Faculdade de Tecnologia SENAC em Minas foi criado para

Leia mais

Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica

Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica Artigo lo. As normas e disposições estatutárias terão seus procedimentos regulamentados por este Regimento Interno. Das Representações Regionais

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER POLÍTICA DE CONTEÚDO LÍTERO-CULTURAL DA AECX

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER POLÍTICA DE CONTEÚDO LÍTERO-CULTURAL DA AECX 1 ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER POLÍTICA DE CONTEÚDO LÍTERO-CULTURAL DA AECX CAPÍTULO I INTRODUÇÃO Em conformidade com o disposto no Regimento do Departamento de Livraria, Biblioteca e Videoteca DLBV,

Leia mais

COMISSÃO DE ATENÇÃO INTEGRAL AO USUÁRIO EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DO IMIP (CV)

COMISSÃO DE ATENÇÃO INTEGRAL AO USUÁRIO EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DO IMIP (CV) COMISSÃO DE ATENÇÃO INTEGRAL AO USUÁRIO EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DO (CV) CAPÍTULO I DA FINALIDADE DA CV - Art. 1º - A CV -, tem por finalidade: Adotar uma política institucional de atenção aos usuários

Leia mais

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 Este documento trata das especificidades referentes ao curso de Arquitetura e Urbanismo da da UNESP Presidente Prudente.

Leia mais

ATIVIDADES AGRUPADAS POR DIA ATUALIZADO EM26/01/2017

ATIVIDADES AGRUPADAS POR DIA ATUALIZADO EM26/01/2017 06:30 às 12:30 Sopa fraterna 07:30 às 11:45 Bazar 09:00 às 10:00 Evangelização infantojuvenil (para famílias atendidas) 09:00 às 10:00 Reunião de pais (para famílias atendidas) Domingo 10:15 às 12:30 Campanha

Leia mais

SEOVE. Fundada em 10 de Fevereiro de Resolução 001/2017. A presente resolução passa a vigorar a partir da data de sua assinatura.

SEOVE. Fundada em 10 de Fevereiro de Resolução 001/2017. A presente resolução passa a vigorar a partir da data de sua assinatura. SEOVE Fundada em 10 de Fevereiro de 1972 Resolução 001/2017 O Presidente da SEOVE, no uso de sua competência estatutária, altera na presente Resolução, as atribuições inerentes aos setores de Atividades

Leia mais