REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO"

Transcrição

1 REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO CAPÍTULO I DA CONCEITUAÇÃO Artigo 1.º - O estágio curricular supervisionado é uma atividade de ensino, de natureza teórico-prática obrigatória, básica do processo de formação profissional, através da aplicação de conhecimentos teóricos à prática profissional em situações reais de trabalho. 1.º - O objetivo principal do estágio curricular supervisionado é possibilitar um movimento permanente entre o conhecimento e o exercício profissional. 2.º - O estágio deve visar ainda o desenvolvimento de condições plenas para produção de novos conhecimentos, e a extensão de serviços à comunidade. 3º - Considera-se como estágio curricular supervisionado as atividades desenvolvidas em cumprimento estrito à carga horária correspondente aos créditos de opção de estágio do aluno quando da efetivação da matrícula anual no curso. 4º - A carga horária excedente ao número de créditos optados pelo aluno dentro de um mesmo projeto, núcleo ou modalidade de estágio será atestada pelo Conselho de Curso de Graduação em Psicologia como Atividade Prática Orientada, desde que a mesma ultrapasse o mínimo de 30 horas. Artigo 2.º - As atividades de estágio desenvolvidas pelos alunos do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, como extensão de serviços à comunidade, e de incremento à sua futura atuação profissional, não caracterizadas como estágio curricular supervisionado ou atividades práticas orientadas, serão denominadas de Estágios Supervisionados Extracurriculares. CAPÍTULO II DA COMPETÊNCIA Artigo 3.º - É da competência do Conselho do Curso de Graduação em Psicologia a normatização, bem como a coordenação dos estágios curriculares supervisionados e das atividades práticas orientadas, através da Comissão de Coordenação de Estágios especialmente designada para essa finalidade.

2 1º - As atividades de estágio curricular supervisionado, bem como as atividades práticas orientadas fazem parte da programação dos Departamentos do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, estando a eles vinculadas técnica e cientificamente. 2º - O Conselho de Curso de Graduação em Psicologia deverá acompanhar e avaliar os estágios supervisionados extracurriculares. CAPÍTULO III DA LEGISLAÇÃO E DAS DISPOSIÇÕES INTERNAS Artigo 4.º - Conforme o currículo vigente do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, o aluno deverá cumprir no mínimo 33 (trinta e três) créditos de estágio curricular supervisionado, sendo que cada crédito corresponde a 15 (quinze) horas de atividades. Artigo 5.º - Até o 4º (quarto) ano do Curso referenciado na seriação ideal, é permitido o cumprimento de, no máximo, 16 (dezesseis) créditos de estágio curricular supervisionado. Parágrafo único - Os estágios curriculares, as atividades práticas orientadas e os estágios supervisionados extracurriculares poderão iniciar-se no 3o. (terceiro) ano, desde que o aluno tenha obtido aprovação em todas as disciplinas correspondentes à seriação ideal dos dois primeiros anos, respeitado o limite máximo de créditos anuais (72 créditos) e as normas contidas neste Regulamento. Artigo 6.º - No 5o. (quinto) ano do Curso, referenciado na seriação ideal, o aluno deverá completar 33 (trinta e três) créditos de estágio curricular supervisionado, previstos no currículo, ou seja, deverá cumprir no mínimo 17 créditos. 1.º - Os alunos do 5o. (quinto) ano terão prioridade no preenchimento das vagas de estágio curricular supervisionado oferecidas pelos Departamentos. 2.º - Cada Departamento oferecerá anualmente o número de vagas de estágio curricular supervisionado correspondente ao número de alunos matriculados no 5.º ano da seriação ideal do curso.

3 Artigo 7.º - Os estágios curriculares supervisionados deverão ser desenvolvidos em pelo menos duas das três áreas profissionalizantes: Psicologia Clínica, Psicologia Escolar e Psicologia do Trabalho. Parágrafo único - O número mínimo e máximo de créditos a ser cumprido pelo aluno em cada área durante o Curso será de 08 (oito) e 17 (dezessete), respectivamente. Artigo 8.º - Os estágios supervisionados extracurriculares serão reconhecidos e atestados pelo Conselho de Curso de Graduação em Psicologia, como complementar à formação do aluno quando: I- Tratar-se de prática consolidada e reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia; II- Não causar prejuízo às atividades curriculares normais dos alunos; III- Estiver vinculada diretamente ao processo de formação do psicólogo; IV- Envolver projetos integrados com o curso que visem a extensão de serviços à comunidade universitária e/ou população em geral; V- Contar com a supervisão direta de profissionais psicólogos devidamente inscritos no Conselho Regional de Psicologia. VI- Submeter à Comissão de Coordenação de Estágios e ao Conselho de Curso, os projetos de estágio extracurricular e os relatórios conclusivos ao final desses estágios, ouvidos os Conselhos de Departamento e o Conselho Diretor do C.P.A Artigo 9.º - O Centro de Psicologia Aplicada Dra. Betti Katzenstein, poderá através da integração de projetos, oferecer vagas de estágios supervisionados extracurriculares, de acordo com as normas vigentes neste Regulamento. Artigo 10.º - As atividades de estágio, sejam elas curriculares, orientadas ou extracurriculares, poderão ser desenvolvidas na própria instituição que mantém o Curso ou em outros locais e instituições, de acordo com plano de estágio específico apresentado(s) pelo(s) docente(s) ou supervisor(es) responsável(is).

4 Parágrafo único Os planos de estágio de que trata o caput deste artigo deverá ser apresentado e apreciado pelo respectivo Conselho Departamental ou Conselho Diretor, aprovado previamente pelo Conselho de Curso de Graduação em Psicologia ouvida a Comissão de Coordenação de Estágios. Artigo 11 - A supervisão dos 33 (trinta e três) créditos de estágio curricular supervisionado é de responsabilidade dos Departamentos do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, através de seus professores Supervisores. Artigo 12 - A avaliação do aluno deverá ser realizada seguindo o estabelecido nos planos anuais de estágio curricular supervisionado devidamente aprovados pelo Conselho do Curso de Graduação em Psicologia. Parágrafo único - Os critérios de controle de faltas, bem como os parâmetros para a aprovação do estagiário deverão constar nos planos de estágio curricular supervisionado. CAPÍTULO IV DO PROCEDIMENTO Artigo 13 - A opção pelas áreas e pelos núcleos de estágio curricular supervisionado será realizada junto às Secretarias dos Departamentos de Psicologia, observando-se o disposto no Artigo 7.º deste Regulamento, e encaminhada à Comissão de Coordenação de Estágio em prazo fixado pela mesma. Artigo 14 - Cada aluno optante deverá ter um supervisor responsável, a critério e conforme disponibilidade de cada Departamento, sendo esta, condição essencial para a realização do estágio curricular supervisionado. 1.º - Em caso de haver mais optantes do que vagas oferecidas, o professor supervisor deverá fazer uso dos critérios de seleção, que deverão constar no plano de estágio curricular supervisionado, devidamente aprovado. 2.º - A relação nominal de supervisores e supervisionandos deverá ser encaminhada ao Conselho do Curso de Graduação em Psicologia, pelos Departamentos, de acordo com o prazo estabelecido pela Comissão de Coordenação de Estágio.

5 3.º - O Conselho do Curso de Graduação em Psicologia encaminhará a relação mencionada no parágrafo anterior à Seção de Graduação para a matrícula em estágio curricular supervisionado. Artigo 15 - A transferência de uma área de estágio curricular supervisionado para outra poderá ser autorizada pela Comissão de Coordenação de Estágio, mediante solicitação na qual conste: a) área e núcleo de estágio a ser cancelada; b) área (s) e núcleo (s) de estágio para o (s) qual (is) o aluno pretende se transferir; c) justificativa da transferência. 1.º - A transferência mencionada no caput do artigo ficará condicionada a autorização dos respectivos supervisores dos núcleos envolvidos, bem como da Comissão de Coordenação de Estágio, obedecidos os prazos previamente fixados pelo Conselho do Curso. 2.º - A Comissão de Coordenação de Estágio deverá comunicar à Seção de Graduação as transferências de área de estágio curricular supervisionado, para fins de alteração da matricula do aluno. Artigo 16 - A transferência de um núcleo de estágio curricular supervisionado para outro, dentro da mesma área, será permitida em prazo previsto pela Comissão de Coordenação de Estágio com a aprovação de ambos os supervisores envolvidos e comunicada à referida Comissão. Artigo 17 - O plano de estágio curricular supervisionado deverá prever a seguinte proporção na distribuição de horas/atividade para o aluno: 1/3 para a supervisão (no máximo) e 2/3 para as atividades práticas de estágio. Artigo 18 - Os planos de estágio curriculares supervisionados deverão ser encaminhados pelos Departamentos, de acordo com o calendário previamente fixado, para apreciação do Conselho do Curso. Artigo 19 - A relação de créditos de estágio curriculares supervisionados cumpridos pelo aluno deverá ser encaminhada pelo supervisor à Comissão de Coordenação de Estágio do Conselho do Curso Graduação em Psicologia, obedecendo os prazos previstos.

6 CAPÍTULO V DOS CRITÉRIOS DE DIVULGAÇÃO, SELEÇÃO E AVALIAÇÃO Artigo 20 - O Conselho de Curso de Graduação em Psicologia após receber dos Departamentos a informação sobre o número de vagas oferecidas nos núcleos e áreas de estágio curriculares supervisionados e extra curriculares, divulgará essas informações através de comunicados aos alunos que serão afixados em salas de aula e murais. Parágrafo Único: A divulgação do número de vagas, quer por parte dos Departamentos, quer por parte do Conselho de Curso de Graduação em Psicologia, ou do Centro de Psicologia Aplicada, acontecerá conforme o previsto no calendário escolar em vigor. Artigo 21 - A seleção dos alunos para os estágios curriculares supervisionados obedecerá os seguintes critérios gerais: I - matrícula regular no ano a que se destina o estágio; II -ter cursado e/ou estar cursando as disciplinas exigidas como prérequisitos; III - Prioridade para os alunos em vias de conclusão de curso. 1º - Os Departamentos através de seus respectivos núcleos e áreas de estágios poderão estabelecer critérios complementares aos previstos nos incisos I e II deste artigo. 2º - Os critérios mencionados no parágrafo anterior, deverão constar dos planos e das normas internas de estágios de cada Departamento. Artigo 22 - Na avaliação de estágios curriculares supervisionados e extra curriculares, deverá ser considerado pelo supervisor: I - A frequência nas atividades de estágio e na supervisão; II - O desempenho demonstrado pelo (s) aluno (s) no desenvolvimento dessas atividades. III - A apresentação, o conteúdo e a data de entrega do de relatório. Parágrafo Único - Na elaboração de relatórios de estágio curriculares supervisionados e extracurriculares deverão ser observados as especificidades e exigências próprias de cada área e/ou núcleo de estágio.

7 Artigo 23 - O início das atividades de estágio será determinado de acordo com a programação dos núcleos e/ou áreas, obedecido o Plano de Estágio previamente aprovado pelas instâncias competentes. CAPÍTULO VI DAS RESPONSABILIDADES Artigo 24 - Ao supervisor cabe: I - elaborar, juntamente com o aluno, a operacionalização do Plano de Estágio a ser cumprido; II - responsabilizar-se pela supervisão e execução das atividades programadas; III - orientar a utilização dos materiais psicológicos pelo estagiário; IV - cumprir e fazer cumprir o Código de Ética dos Psicólogos. Artigo 25 - Ao aluno estagiário cabe I - desenvolver as atividades programadas com o supervisor; II - elaborar relatórios parciais, quando solicitado pelo supervisor; III - elaborar relatório final de atividades para apreciação do seu supervisor; IV - zelar pelos materiais e instalações utilizados no desenvolvimento do estágio; V - cumprir o Código de Ética dos Psicólogos. CAPÍTULO VII DA NATUREZA E DAS ATRIBUIÇÕES DA COMISSÃO DE ESTÁGIO. Artigo 26 - A Comissão de Coordenação de Estágio, assessora do Conselho do Curso de Graduação em Psicologia, será composta por um representante de cada Departamento, um representante do Centro de Psicologia Aplicada, com seus respectivos suplentes, com mandato coincidente com o dos membros do Conselho. Parágrafo Único - A coordenação do estágios curriculares supervisionados e extracurriculares em cada Departamento e no Centro de Psicologia Aplicada, caberá aos representantes referidos neste artigo. Artigo 27 - Cabe à Comissão de Coordenação de Estágio: I indicar seu presidente;

8 II- propor ao Conselho do Curso o calendário anual das atividades relativas a estágio; III-elaborar, propor e discutir alterações das normas relativas a estágios curriculares junto aos Departamentos envolvidos; IV-manifestar-se sobre os planos de estágios curriculares supervisionados, atividades práticas orientadas e estágios supervisionados extracurriculares, encaminhando-os para a deliberação do Conselho de Curso de Graduação em Psicologia; V-coordenar e orientar os alunos nas questões referentes aos estágios curriculares supervisionados e estágios supervisionados extracurriculares; VI-participar, com um representante, da Comissão de Matrícula, para orientar os alunos quanto aos estágios; VII-emitir parecer sobre questões de estágio não previstas neste Regulamento. CAPÍTULO VIII DISPOSIÇÕES FINAIS Artigo 28 - Os Departamentos poderão fixar normas complementares para o desenvolvimento dos estágios curriculares supervisionados, aprovadas pelo Conselho Departamental, obedecidas as disposições deste Regulamento, bem como da Resolução Unesp nº 36 de 07 de agosto de Artigo 29 - O não cumprimento do presente regulamento implicará na suspensão do estágio curricular supervisionado a ser realizado pelo aluno. Artigo 30 - Os casos não previstos pelo presente Regulamento serão resolvidos pelo Conselho do Curso de Graduação em Psicologia, ouvidos a Comissão de Coordenação de Estágio e os supervisores envolvidos. Artigo 31 - A alteração total ou parcial deste Regulamento dependerá de proposta do Conselho do Curso, aprovada por 2/3 dos membros da Congregação. Artigo 32 - Esse Regulamento entrará em vigor na data de sua aprovação pela Congregação da Faculdade de Ciências e Letras de Assis.

9 APROVADO PELO CONSELHO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA EM 17/11/97

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Gilberto Gonçalves Garcia, OFM Presidente

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Gilberto Gonçalves Garcia, OFM Presidente RESOLUÇÃO CONSEPE 73/2006 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CÂMPUS DE SÃO PAULO, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O N o 046/2006-CEP

R E S O L U Ç Ã O N o 046/2006-CEP R E S O L U Ç Ã O N o 046/2006-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 22/5/2006. Esmeralda Alves Moro, Secretária. Aprova regulamentos dos

Leia mais

P O R T A R I A CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS

P O R T A R I A CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho CCaamppuuss EExxppeer rimeennt taal l ddee RReeggi isst troo P O R T A R I A N o 09/2006-DTA. Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Curricular Profissionalizante

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 552, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 552, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº 552, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014. O CONSELHO DE CÂMPUS DO CÂMPUS DO PANTANAL, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais e considerando a Resolução

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 034/77 O Reitor da UERJ: Faço saber que o Conselho Superior de Ensino e Pesquisa aprovou conforme o Processo nº 3202/77, e eu promulgo, a seguinte Deliberação: TÍTULO I - DO REGIME DE CRÉDITO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES. CAPÍTULO I Da caracterização do Estágio

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES. CAPÍTULO I Da caracterização do Estágio REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES CAPÍTULO I Da caracterização do Estágio Artigo 1 - O Estágio caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades de pesquisa,

Leia mais

RESOLUÇÃO N 43/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE no uso de suas atribuições legais e;

RESOLUÇÃO N 43/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE no uso de suas atribuições legais e; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 43/2009/CONEPE Aprova Normas de Estágio Curricular Obrigatório do

Leia mais

Regulamento de Estágio Obrigatório do Curso de Bacharelado em Agronomia - Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena

Regulamento de Estágio Obrigatório do Curso de Bacharelado em Agronomia - Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena Regulamento de Estágio Obrigatório do Curso de Bacharelado em Agronomia - Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena CAPÍTULO I Da caracterização do Estágio Supervisionado Art. 1º O estágio

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008

REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008 REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVASF O COLEGIADO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL,

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DO TURISMO. CAPÍTULO I Da Natureza e Composição

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DO TURISMO. CAPÍTULO I Da Natureza e Composição REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DO TURISMO CAPÍTULO I Da Natureza e Composição Art.1º O Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo é um órgão consultivo

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS TÍTULO l ESTÁGIO CAPÍTULO I PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Art. 1 A Prática de Ensino e Estágio Supervisionado desenvolver-se-á de acordo com as normas

Leia mais

RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA

RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS I Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Estatística Curso de Bacharelado em Estatística RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO

Leia mais

Programa de Apoio ao Estudante - PAE Bolsa de Incentivo Técnico Acadêmico - Monitoria

Programa de Apoio ao Estudante - PAE Bolsa de Incentivo Técnico Acadêmico - Monitoria Programa de Apoio ao Estudante - PAE Bolsa de Incentivo Técnico Acadêmico - Monitoria PORTARIA UNESP Nº 350 DE 15 DE DEZEMBRO DE 1997. Define as diretrizes para o desenvolvimento das atividades de monitoria

Leia mais

unesp REGULAMENTO DE RESIDÊNCIA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FAZENDAS DE ENSINO, PESQUISA E PRODUÇÃO

unesp REGULAMENTO DE RESIDÊNCIA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FAZENDAS DE ENSINO, PESQUISA E PRODUÇÃO unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS FAZENDAS DE ENSINO, PESQUISA E PRODUÇÃO REGULAMENTO DE RESIDÊNCIA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS BOTUCATU - SP SUMÁRIO Artigos

Leia mais

ANEXO B - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III E PRÁTICA DE ENSINO

ANEXO B - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III E PRÁTICA DE ENSINO ANEXO B - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III E PRÁTICA DE ENSINO TÍTULO l ESTÁGIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Art. 1 O Estágio Supervisionado I, II e III, disciplinas pedagógicas integrantes dos

Leia mais

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 Este documento trata das especificidades referentes ao curso de Arquitetura e Urbanismo da da UNESP Presidente Prudente.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 165/2009/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 165/2009/CONEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 165/2009/CONEPE Aprova Normas de Estágio Curricular Obrigatório

Leia mais

Resolução UNESP-57, de

Resolução UNESP-57, de Resolução UNESP-57, de 30-6-2014 Dispõe sobre o Regulamento Geral dos estágios curriculares dos cursos de graduação da UNESP A Vice-Reitora, no Exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista Júlio

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS REGULAMENTO DE ESTÁGIOS Dispõe sobre os princípios e diretrizes para disciplinar e regulamentar os procedimentos a serem adotados pelo Conselho de Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia de

Leia mais

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de 2 015. Dispõe sobre a regulamentação de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização do Estágio Curricular

Leia mais

PORTARIA DO DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA nº 340 de 07 de julho de 2008.

PORTARIA DO DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA nº 340 de 07 de julho de 2008. PORTARIA DO DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA nº 340 de 07 de julho de 2008. DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DA RESIDÊNCIA MÉDICA DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP. O Diretor da, no uso das atribuições

Leia mais

PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015.

PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015. PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015. Regulamenta a realização de estágios dos alunos dos Cursos de Graduação do Campus de Itapeva. O Coordenador Executivo no uso de suas atribuições legais, expede

Leia mais

Regulamento de Matrícula

Regulamento de Matrícula RESOLUÇÃO UNESP Nº 44, DE 10 DE JULHO DE 1995 Alterada pela Resolução nº 59/97 Alterada pela Resolução nº 81/99 Alterada pela Resolução nº 57/2001 Aprova o Regulamento de Matrícula na Unesp O Reitor da

Leia mais

1º - O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

1º - O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM METEOROLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE BAURU (Aprovado em Reunião do Conselho do Curso em 19/01/2016)

Leia mais

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Dos Cursos

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Dos Cursos Resolução Unesp-14, de 10 de fevereiro de 2012 Texto consolidado, com as alterações promovidas pela Resolução Unesp n.º 80, de 11 de outubro de 2016. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 82/2008, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2008

RESOLUÇÃO Nº 82/2008, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2008 RESOLUÇÃO Nº 82/2008, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2008 Altera o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Psicologia, na forma do Anexo. O Reitor da Universidade Regional de Blumenau, no

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO DE CIRURGIA

REGIMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO DE CIRURGIA REGIMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO DE CIRURGIA O presente Regimento tem por objetivo disciplinar o funcionamento do Departamento de Cirurgia (VCI) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ)

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 171/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e,

RESOLUÇÃO Nº 171/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 171/2009/CONEPE Aprova alteração nas Normas de Estágio do Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Expressão Gráfica Centro de Comunicação e Expressão Curso de Design

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Expressão Gráfica Centro de Comunicação e Expressão Curso de Design UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Expressão Gráfica Centro de Comunicação e Expressão Curso de Design REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE DESIGN CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA UTFPR

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DA UTFPR Resolução nº 15/09 COEPP, de 13 de março

Leia mais

PORTARIA Nº 56, de 07 de agosto de 2009.

PORTARIA Nº 56, de 07 de agosto de 2009. PORTARIA Nº 56, de 07 de agosto de 2009. Estabelece normas para o processo seletivo para o preenchimento de vagas por transferência e o critério de aproveitamento de estudos para ingresso nos Cursos de

Leia mais

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU Capítulo I Caracterização e Objetivos Art. 1º - O presente regulamento constitui parte

Leia mais

REGIMENTO DE MONITORIA

REGIMENTO DE MONITORIA REGIMENTO DE MONITORIA Bom Jesus do Itabapoana - RJ Atualizado em 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I: Da Apresentação... 3 CAPÍTULO II: Das Finalidades... 3 CAPÍTULO III: Dos Objetivos... 3 CAPÍTULO IV: Das Atribuições

Leia mais

REGIMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DA FAMESC

REGIMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DA FAMESC REGIMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DA FAMESC Bom Jesus do Itabapoana - RJ 2017 REGIMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DA FAMESC Capítulo I DA APRESENTAÇÃO Art. 1º O presente Regimento estabelece as finalidades,

Leia mais

MINUTA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UNESP CAMPUS DE MARÍLIA

MINUTA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UNESP CAMPUS DE MARÍLIA MINUTA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UNESP CAMPUS DE MARÍLIA Capítulo I Do conceito e Objetivos Art. 1º - O Estágio Supervisionado do curso de

Leia mais

CONSELHO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA COMISSÃO DE ESTÁGIO REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

CONSELHO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA COMISSÃO DE ESTÁGIO REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES ARTIGO 1º - Considera-se Estágio Curricular, o conjunto de atividades de aprendizagem social, profissional

Leia mais

PORTARIA D.IBB Nº 78/2015, de 03 de julho de 2015

PORTARIA D.IBB Nº 78/2015, de 03 de julho de 2015 D.IBB/MDC/rmjl PORTARIA D.IBB Nº 78/2015, de 03 de julho de 2015 Dispõe sobre o Regulamento do trabalho de conclusão de curso de Graduação em Ciências Biomédicas Estrutura Curricular 2013 do Instituto

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DA UNIVASF CAPITULO I DA NATUREZA E CARACTERIZAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DA UNIVASF CAPITULO I DA NATUREZA E CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DA UNIVASF CAPITULO I DA NATUREZA E CARACTERIZAÇÃO Art. 1 o. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Leia mais

Comissão do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Agronomia CECOA

Comissão do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Agronomia CECOA 1 Comissão do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Agronomia CECOA REGULAMENTO GERAL APRESENTAÇÃO O Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Agronomia tem como objetivo principal proporcionar ao

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E INFORMÁTICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E INFORMÁTICA Universidade da Região da Campanha Centro de Ciências da Economia e Informática REGULAMENTO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E INFORMÁTICA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA

Leia mais

Art. 1 o Aprovar a criação do Colegiado Especial da Educação Básica e Profissional da UFMG, conforme regulamentação anexa.

Art. 1 o Aprovar a criação do Colegiado Especial da Educação Básica e Profissional da UFMG, conforme regulamentação anexa. RESOLUÇÃO N o 09/2003, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2003 Aprova a criação do Colegiado Especial da Educação Básica e Profissional da UFMG. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no uso

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Resolução 010/2011 Regulamenta os Estágios Obrigatórios e não Obrigatórios dos Cursos de Graduação da Faculdade Meridional / IMED REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E BIOQUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E BIOQUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E BIOQUÍMICA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E BIOQUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 075, DE 20 DE ABRIL DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 075, DE 20 DE ABRIL DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 075, DE 20 DE ABRIL DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº 44/2016

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 34/2001

RESOLUÇÃO CONSEPE 34/2001 RESOLUÇÃO CONSEPE 34/2001 ALTERA O REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, EM REGIME SERIADO ANUAL, DO CCJHS, DO CÂMPUS DE SÃO PAULO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAIMI/UNIESP

REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAIMI/UNIESP REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAIMI/UNIESP Mirassol/SP 2014 REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAIMI/UNIESP CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT) Dos objetivos Artigo 1º O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da UNESP (POSMAT),

Leia mais

Curso de Graduação em Engenharia Mecânica

Curso de Graduação em Engenharia Mecânica Curso de Graduação em Engenharia Mecânica NORMA PARA ESTÁGIO CAPÍTULO I - Das Disposições Preliminares Art. 1 - A presente norma tem como objetivo regulamentar a realização de estágios pelos alunos do

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS 0BRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO

REGULAMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS 0BRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS 0BRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1. o - Este regulamento

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UNESP CAMPUS DE MARÍLIA

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UNESP CAMPUS DE MARÍLIA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UNESP CAMPUS DE MARÍLIA Capítulo I Do conceito e Objetivos Art. 1º - O Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia

Leia mais

Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 122 (68) sábado, 14 de julho de 2012

Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 122 (68) sábado, 14 de julho de 2012 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 122 (68) sábado, 14 de julho de 2012 Universidade Estadual Paulista REITORIA REITORIA Resolução UNESP nº 95, de 13-7-2012 Aprova o Regulamento do Programa

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES REGULAMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1. Os estágios curriculares do Curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário Redentor são considerados como

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO TÍTULO I DO ESTÁGIO E SEUS FINS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO TÍTULO I DO ESTÁGIO E SEUS FINS ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO TÍTULO I DO ESTÁGIO E SEUS FINS Art. 1º - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO visa complementar a formação acadêmica e efetivar a habilitação profissional, exigida por lei, para

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 177/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO Nº 177/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 177/2009/CONEPE Aprova Normas Específicas do Estágio Curricular

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA RESOLUÇÃO INTERNA N 0 006/HST, de 27 de outubro de 2009. Aprova Normas que

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO Este regulamento

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. Este Regulamento estabelece as políticas básicas

Leia mais

Resolução Unesp-14, de

Resolução Unesp-14, de Resolução Unesp-14, de 10-2-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Linguística e Língua Portuguesa, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado,da Faculdade de Ciências e Letras do Campus

Leia mais

REGULAMENTO. Resolução UNESP nº 25 de 13 de março de 2014

REGULAMENTO. Resolução UNESP nº 25 de 13 de março de 2014 REGULAMENTO Resolução UNESP nº 25 de 13 de março de 2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento Animal, Cursos: Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Ciências

Leia mais

Câmpus de Presidente Prudente

Câmpus de Presidente Prudente REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISONADO CURSO DE ARQUITETURA E URBANSMO Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR PORTO ALEGRE REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CAPÍTULO I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º O Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

a) oportunizar a revisão, aprofundamento, sistematização e integração de conteúdos adquiridos no Curso;

a) oportunizar a revisão, aprofundamento, sistematização e integração de conteúdos adquiridos no Curso; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - BACHARELADO (DIURNO e NOTURNO) NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

CONSIDERANDO a necessidade de realização de estágio pelos alunos dos diversos cursos de graduação da instituição,

CONSIDERANDO a necessidade de realização de estágio pelos alunos dos diversos cursos de graduação da instituição, PORTARIA Nº 25/2007 Regulamenta o Estágio dos Cursos de Graduação do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva. A PROFESSORA DOUTORA CIBELLE ROCHA ABDO, DIRETORA GERAL do, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Escola de Engenharia Civil RESOLUÇÃO N 01/2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Escola de Engenharia Civil RESOLUÇÃO N 01/2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Escola de Engenharia Civil RESOLUÇÃO N 01/2008 Regulamenta as atividades de Estágio Curricular Obrigatório e Não-obrigatório do Curso de Graduação da Escola de Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º - O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia do Setor de Ciências Humanas

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. Diretrizes

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. Diretrizes I. Da Caracterização do 1. O da Universidade de São Paulo destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação para a atividade didática de graduação e está composto de duas etapas: a) Preparação

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS UNESP FRANCA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS UNESP FRANCA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS UNESP FRANCA Dispõe sobre o cumprimento da carga horária das Atividades de Estágio Supervisionado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 147-CONSELHO SUPERIOR, de 18 de fevereiro de 2014.

RESOLUÇÃO Nº 147-CONSELHO SUPERIOR, de 18 de fevereiro de 2014. RESOLUÇÃO Nº 147-CONSELHO SUPERIOR, de 18 de fevereiro de 2014. APROVA O REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS SUPERIORES DO IFRR. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 37, DE 09 DE SETEMBRO DE 2008.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 37, DE 09 DE SETEMBRO DE 2008. RESOLUÇÃO UNESP Nº 37, DE 09 DE SETEMBRO DE 2008. Estabelece normas para a concessão de Bolsas de Apoio Acadêmico e Extensão e Auxílios coordenados pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEX.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 012, de 13 de julho de 2014.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 012, de 13 de julho de 2014. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 012, de 13 de julho de 2014. Dispõe sobre o instrumento de Atividades Complementares conforme item c do inciso I dos Artigos 3º e 4º do Regulamento do Programa São consideradas Atividades

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

REGULAMENTO DO COMPONENTE: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO DO COMPONENTE: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º O componente Estágio Curricular Supervisionado em Biotecnologia éparte integrante do currículo pleno do

Leia mais

NORMATIVA INTERNA FAC/MG N 016 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ENGENHARIAS DA FACULDADE ADJETIVO-CETEP

NORMATIVA INTERNA FAC/MG N 016 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ENGENHARIAS DA FACULDADE ADJETIVO-CETEP NORMATIVA INTERNA FAC/MG N 016 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ENGENHARIAS DA FACULDADE ADJETIVO-CETEP CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente instrumento regulamenta

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS Aprovado em Reunião do CCGZ em 25/10/2016. Aprovado em Reunião da CPE em 16/11/2016. Aprovado em Reunião da Congregação em 30/11/ 2016. Dispõe sobre

Leia mais

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Aprova as Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação, em conformidade com a Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 e com as Normas

Leia mais

CONSIDERANDO o parecer do Relator, Consº RUY BELÉM DE ARAUJO, ao analisar o processo nº /09-47;

CONSIDERANDO o parecer do Relator, Consº RUY BELÉM DE ARAUJO, ao analisar o processo nº /09-47; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 133/2010/CONEPE Aprova Normas Específicas do Estágio Curricular

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS UNESPAR (CAMPUS DE APUCARANA) TÍTULO l ESTÁGIO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS UNESPAR (CAMPUS DE APUCARANA) TÍTULO l ESTÁGIO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS UNESPAR (CAMPUS DE APUCARANA) TÍTULO l ESTÁGIO CAPÍTULO I PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Art. 1 A Prática de Ensino e Estágio Supervisionado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 001/2006 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 001/2006 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS 57 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 001/2006 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Súmula: Estabelece diretrizes sobre os objetivos,

Leia mais

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve:

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Regulamento Interno de Estágio O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Art. 1º Aprovar o Regulamento Interno de Estágio dos alunos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BAURU Credenciado pela Portaria/MEC n de 4/10/2010 D.O.U: 05/10/2010 Mantido pela Instituição Toledo de Ensino

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BAURU Credenciado pela Portaria/MEC n de 4/10/2010 D.O.U: 05/10/2010 Mantido pela Instituição Toledo de Ensino REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E DAS FINALIDADES Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado integra o Regimento

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 15, DE 31 DE OUTUBRO DE 2014

RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 15, DE 31 DE OUTUBRO DE 2014 RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 15, DE 31 DE OUTUBRO DE 2014 Estabelece procedimentos para o Estudo Dirigido no âmbito das Faculdades Ponta Grossa. A Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão das Faculdades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Leia mais

PORTARIA CE Nº 08 de 11 de março de 2013.

PORTARIA CE Nº 08 de 11 de março de 2013. PORTARIA CE Nº 08 de 11 de março de 2013. Regulamenta a realização de estágios dos alunos do Curso de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira do Campus Experimental de Itapeva. O Vice-Coordenador

Leia mais

RESOLUÇÃO N 006, DE 10 DE MARÇO DE 2010

RESOLUÇÃO N 006, DE 10 DE MARÇO DE 2010 SERVI ÇO PÚBLI CO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 006, DE 10 DE MARÇO DE 2010 Aprova, ad referendum do Conselho Superior do IFCE, o Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 DIRETRIZES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3 DISPENSA DE ESTÁGIO 4 ATRIBUIÇÕES DO RESPONSÁVEL PELA ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO 4 PERFIL DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO

DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO 1. O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS FCL UNESP/ASSIS. Resolução UNESP nº 52 de 28/03/2012. TÍTULO I Do Programa

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS FCL UNESP/ASSIS. Resolução UNESP nº 52 de 28/03/2012. TÍTULO I Do Programa REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS FCL UNESP/ASSIS Resolução UNESP nº 52 de 28/03/2012 TÍTULO I Do Programa Artigo 1º - O Programa de Pós-graduação em Letras, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO CONCEITO

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO CONCEITO RESOLUÇÃO Nº 040/2015, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2015 Aprova o Regulamento do Estágio Obrigatório do Curso de Engenharia de Telecomunicações. O Reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau, no uso de

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DEPARTAMENTO DE APOIO ACADÊMICO - DAA DIVISÃO DE ESTÁGIOS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DEPARTAMENTO DE APOIO ACADÊMICO - DAA DIVISÃO DE ESTÁGIOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DEPARTAMENTO DE APOIO ACADÊMICO - DAA DIVISÃO DE ESTÁGIOS Do Estágio O Estágio Supervisionado Curricular é um momento de aprendizagem e um componente curricular integrante

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 213 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 213 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 213 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS URUÇUCA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO CONCEITO

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO CONCEITO RESOLUÇÃO Nº 048/2012, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2012 Aprova o Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB. O Reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB,

Leia mais

Regimento do Colegiado do Curso de Bacharelado em Zootecnia

Regimento do Colegiado do Curso de Bacharelado em Zootecnia Regimento do Colegiado do Curso de Bacharelado em Zootecnia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS REGIMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA CAPÍTULO I Das Atribuições

Leia mais

U n i v e r s i d a d e Es t a d u a l d e M a r i n g á

U n i v e r s i d a d e Es t a d u a l d e M a r i n g á R E S O L U Ç Ã O Nº 022/2012-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 4/10/2012. Isac Ferreira Lopes, Secretário. Aprova Normas para Renovação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001/2013 DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA

RESOLUÇÃO Nº 001/2013 DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA RESOLUÇÃO Nº 001/2013 DO COLEGIADO DO Regulamenta o funcionamento das disciplinas Projeto Integrado de Prática Educativa (PIPE) 1 e 2 Estágio Supervisionado 1 e 2 como atividades planejadas do Curso. O

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais