VIOLÊNCIA NA ADOLESCÊNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VIOLÊNCIA NA ADOLESCÊNCIA"

Transcrição

1 VIOLÊNCIA NA ADOLESCÊNCIA Psicologia da adolescência U i asa e Ca oas 2015/1Prof o o ves da Si va GRUPO: Fabia e O ei ski Ni a O iveira Shei a Si va Va da Xavier

2 Tomando por base inicial o artigo Vivência de violência entre escolares brasileiros: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, referenciado ao final, que apresenta um estudo realizado pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, envolvendo escolares do 9º ano (8ª série) do ensino fundamental de escolas públicas e privadas das principais capitais dos estados brasileiros entre março e junho de 2009, identificamos os seguintes pontos:

3 Conceito de violência, segundo a OMS: Uso de força física ou do poder real ou em ameaça, contra si ou contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha qualquer possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.

4 Sendo que: Violência contra criança e adolescente distingue-se em quatro tipos: * Físico * Sexual * Emocional ou Psicológico * Negligência Além destes, ainda há os danos ao seu crescimento, desenvolvimento e maturação.

5 No Brasil, as crianças, os adolescentes e os jovens estão entre os grupos populacionais mais vitimizados pela violência, sendo essa sua principal causa de morbimortalidade, segundo a OMS.

6 O presente estudo foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde, sob a emenda nº 005/2009 referente ao Registro nº , citando ainda que, para os eventos de interesse, foram calculados as prevalências e os intervalos de confiança de 95% (IC95%).

7 ESTATÍSTICAS APONTADAS: A violência assumiu grande importância para a sociedade brasileira nas últimas décadas e tornou-se um premente problema de saúde pública, em razão de sua magnitude, gravidade, impacto social e capacidade de vulnerabilizar a saúde individual e coletiva.

8 Neste artigo, considerando o IC*95%, são analisadas situações de violência envolvendo % de adolescentes que nos últimos 30 dias: faltaram pelo menos um dia à escola por insegurança no trajeto casa/escola - 6,4% (IC95%: 6,1%-6,8%) faltaram pelo menos um dia à escola por insegurança na escola - 5,5% (IC95%: 5,2%-5,8%) se envolveram em alguma briga com agressão física - 12,9%(IC95%: 12,4%- 13,4%) se envolveram em alguma briga com arma de fogo - 4% (IC95%: 3,7%- 4,3%) se envolveram em alguma briga com arma branca - 6,1% (IC95%: 5,7%- 6,4%) foram agredidos fisicamente por algum adulto da família - 9,5% (IC95%: 9,1%-9,9%)

9 Com base nos mesmos índices, destaca-se também que eles estiveram envolvidos, em alguma briga, na qual alguma pessoa usou arma branca ou arma de fogo. Arma Branca: faca, canivete, material escolar. Arma de Fogo: artefato que lança um ou mais projéteis, chama, fumaça.

10 ESTATÍSTICAS APONTADAS: Em um contexto geral, a partir dos dados apresentados, pode-se afirmar que estudantes do sexo masculino estiveram mais expostos a situações de insegurança no deslocamento para a escola e na escola, brigas com agressões físicas, envolvimento em brigas com armas branca e de fogo do que estudantes do sexo feminino.

11 ESTATÍSTICAS APONTADAS: A violência tem emergido como um grande problema entre jovens, sendo a luta física (briga) uma das manifestações mais comuns de violência interpessoal entre adolescentes. Estudo da OMS em mais de 40 países revela que 14% dos adolescentes de 13 anos se envolvem em pelo menos 3 brigas por ano, sendo 21% entre meninos e 7% entre meninas. As ocorrências mais frequentes sofridas pelos alunos eram: Furto (48%) Ameaças (36%) Danos a pertences de outro (33%) Agressão física (4%)

12 25% dos estudantes assumiram cometer atos de violência (pátio e sala de aula os locais mais frequentes de agressões física ou verbal) Principais motivações em escolas privadas: Intolerância contra negros, orientais, homossexuais e contra aqueles que fogem do padrão estético de altura/peso e de consumo Casos de homicídios: as vítimas são preferencialmente os jovens de 10 a 19 anos, do sexo masculino, negros e pobres.

13 O Portal Brasil divulgou em 01/02/2015 o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) de Nele consta a informação de que, para cada grupo de 1000 adolescentes que completaram 12 anos, pelo menos 3 podem ser assassinados antes dos 19 anos. Além disso, adolescentes do sexo masculino apresentam um risco quase 12 vezes superior ao das meninas e confirma o dado anterior de que armas de fogo são o principal meio utilizado nos assassinatos de jovens brasileiros.

14 O IHA mensura a incidência de assassinatos ao longo da adolescência, através de uma estimativa de homicídios que tenta corrigir vários dos problemas observados nos registros oficiais. A partir do IHA, podemos concluir que, em 2012, a mortalidade por homicídio na população adolescente entre 12 e 18 anos foi a mais alta dos últimos 8 anos, colocando o Brasil na 16ª posição de um total de 156 países que fornecem informação (UNODC ). Seguem alguns gráficos que consideramos importantes:

15 Índice de Homicídios na Adolescência (IHA)

16 MORTES POR AGRESSÃO ENTRE

17 VIOLÊNCIA COMPORTAMENTO BULLYING Trabalhando com Adolescentes: Capítulo 9: Adolescência no Contexto Institucional Escolar Discussões Sobre o Cenário da Violência Contemporânea Em análise do conteúdo do livro de estudo, Trabalhando com adolescentes - teoria e intervenção psicológica, identificamos ainda alguns conceitos: A violência praticada contra crianças e adolescentes é todo e qualquer comportamento realizado por pais, cuidadores, familiares e também instituições que gere sofrimento físico, psicológico e/ou sexual (Minayo, 2001). Embora existam fatores desencadeantes para os comportamentos agressivos, nem sempre é fácil identificá-los. Tanto o bullying quanto a violência, de um modo geral, podem se tornar um modelo de ação social a ser seguido pelos adolescentes e jovens, refletindo na constituição da identidade e nas expectativas em relação à vida destes. (Silva & Salles, 2010).

18 Trabalhando com Adolescentes: Capítulo 9: Adolescência no Contexto Institucional Escolar Discussões Sobre o Cenário da Violência Contemporânea A violência aumentou ou sempre existiu e nunca foi analisada? É necessário que a instituição escolar, que se destaca por ter o poder de difundir conhecimentos, esteja preparada não só para a educação formal, mas também para o ensino do manejo de sentimentos e dificuldades, buscando comportamentos que promovam as relações saudáveis e evitem episódios de violência.

19 ZH DIVULGA SINAL DE ALERTA PARA SANTA MARIA/RS: Confira, abaixo, uma seleção de episódios de violência envolvendo jovens e adolescentes na cidade: 04/03/2015: Tiroteio na Praça Saturnino de Brito deixou uma jovem e um adolescente feridos. Disparos tinham relação com a rivalidade entre os grupos da Zona Norte e Zona Leste. 13/03/2015: Adolescente de 15 anos foi esfaqueado, por volta das 15h30min, no meio do Calçadão. A vítima sofreu um corte na cabeça e levou 12 pontos. Os suspeitos da agressão não foram localizados. 19/04/2015: Dian Luca dos Santos Soares, 14 anos, foi morto com dois tiros, por volta das 18h30min, por Alifer da Silva Faria, 18 anos. 01/05/2015: Jovem é baleado na Vila Urlândia em Santa Maria. 01/05/2015: Justiça nega pedido de liberdade de universitário preso por extorsão e pedofilia em Santa Maria. Entre as vítimas do universitário, estão três adolescentes. 02/05/2015: Adolescente, que estava desaparecida em Santa Maria, estaria escondida na casa de um tio por medo de ser internada pelos pais. 04/05/2015: Pai e filho são presos suspeitos de tentar matar jovem duas vezes em Santa Maria.

20 Março/2015:

21 BIBLIOGRAFIA Vivência de violência entre escolares brasileiros: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) - Malta, Deborah Carvalho, et al. - Ciênc Saúde Coletiva 15.2 (2010): Trabalhando com adolescentes: teoria e intervenção psicológica - Habigzang, Luisa Fernanda; Diniz, Eva; Koller, Silvia H. - Porto Alegre, RS: Artmed, Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) 2012 ( consulta em 07/04/2015)

Problema para a saúde do homem O Livro dos Acidentes de Cone Jr destinado principalmente às crianças.

Problema para a saúde do homem O Livro dos Acidentes de Cone Jr destinado principalmente às crianças. 1830 - Problema para a saúde do homem O Livro dos Acidentes de Cone Jr destinado principalmente às crianças. CAUSAS EXTERNAS (violência e acidentes) : Importante causa de morbimortalidade infantil, incapacidade

Leia mais

CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 2017

CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 2017 CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 07 Metodologia Técnica Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. As entrevistas foram realizadas

Leia mais

O que é uma pesquisa de vitimização?

O que é uma pesquisa de vitimização? O que é uma pesquisa de vitimização? Uma pesquisa de vitimização consiste em uma série de perguntas feitas a pessoas escolhidas para representarem a população, sobre terem ou não sido vítimas de algum

Leia mais

BULLYING NA ESCOLA: UM OLHAR DA PSICOLOGIA 1. Jaqueline Tatiane Welke Hasper 2.

BULLYING NA ESCOLA: UM OLHAR DA PSICOLOGIA 1. Jaqueline Tatiane Welke Hasper 2. BULLYING NA ESCOLA: UM OLHAR DA PSICOLOGIA 1 Jaqueline Tatiane Welke Hasper 2. 1 Artigo apresentado para aprovação na disciplina de ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCACIONAIS

Leia mais

Aluno que atirou em colegas na escola sofria bullying Sex, 20 de Outubro de :22 - Última atualização Sex, 20 de Outubro de :31

Aluno que atirou em colegas na escola sofria bullying Sex, 20 de Outubro de :22 - Última atualização Sex, 20 de Outubro de :31 Um estudante de 14 anos atirou no fim da manhã desta sexta-feira (20) dentro do Colégio Goyases, escola particular de ensino infantil e fundamental, em Goiânia. De acordo com o Corpo de Bombeiros e Polícia

Leia mais

ESTATÍSTICAS APAV CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME [ ]

ESTATÍSTICAS APAV CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME [ ] ESTATÍSTICAS APAV CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME [2000-2012] WWW.APAV.PT/ESTATISTICAS crianças e jovens vítimas de crime (2000-2012) vítima média de 59,8% do sexo feminino Entre 2000 e 2012 a APAV

Leia mais

A distribuição etária dos pacientes é muito semelhante à distribuição etária das vítimas de Acidentes de Trânsito no Brasil, publicada pelo

A distribuição etária dos pacientes é muito semelhante à distribuição etária das vítimas de Acidentes de Trânsito no Brasil, publicada pelo Os Acidentes de Trânsito foram responsáveis por um total de 607 internações nos hospitais SARAH-Brasília e SARAH-Salvador no período de 01/02/1999 a 31/01/2000, correspondendo a 38,5% do total de internações

Leia mais

Bullying. Psiquilíbrios

Bullying. Psiquilíbrios Psiquilíbrios Bullying Cada vez mais conhecido entre crianças e adultos, o bullying é um fenómeno que merece especial atenção. Muitos alunos já estiveram envolvidos em incidentes de bullying, quer como

Leia mais

O extermínio da juventude negra no Maranhão Nota da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH)

O extermínio da juventude negra no Maranhão Nota da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) O extermínio da juventude negra no Maranhão Nota da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) São Luís abril de 215 O extermínio da juventude negra no Maranhão A criação da CPI da Morte e Desaparecimento

Leia mais

VITIMIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL: ESTUDO DAS INCIDÊNCIAS EM DIFERENTES PERÍODOS.

VITIMIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL: ESTUDO DAS INCIDÊNCIAS EM DIFERENTES PERÍODOS. VITIMIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL: ESTUDO DAS INCIDÊNCIAS EM DIFERENTES PERÍODOS. Thyana Cordeiro Lopes ; Maria Conceição Oliveira Costa. Bolsista CNPq, Graduanda em Educação Física, Universidade Estadual de

Leia mais

Conceito e definição

Conceito e definição Sinais de alerta Conceito e definição BULLYING conceito Ainda não apresenta tradução consensual ( abuso de colegas, vitimizar, intimidar, violência na escola ou agressão sistemática e intencional entre

Leia mais

Zona Oeste e a violência armada: Tanque, Cidade de Deus e Praça Seca têm semana de tiroteios.

Zona Oeste e a violência armada: Tanque, Cidade de Deus e Praça Seca têm semana de tiroteios. Violência Armada Zona Oeste e a violência armada: Tanque, Cidade de Deus e Praça Seca têm semana de tiroteios. Aplicativo Fogo Cruzado ultrapassa 52 mil downloads. Mapa colaborativo já registra quase 1700

Leia mais

Dra Hedi Martha Soeder Muraro

Dra Hedi Martha Soeder Muraro Dra Hedi Martha Soeder Muraro hemuraro@sms.curitiba.pr.gov.br Missão da SMS Planejar e executar a política de saúde para o Município de Curitiba, responsabilizando-se pela gestão e regulação dos serviços

Leia mais

SPEC - Sistema de Proteção Escolar. ROE Registro de Ocorrência Escolar

SPEC - Sistema de Proteção Escolar. ROE Registro de Ocorrência Escolar SPEC - Sistema de Proteção Escolar ROE Registro de Ocorrência Escolar O Registro de Ocorrências Escolares (ROE) é um sistema de registro e gestão de episódios relacionados à proteção e à segurança nas

Leia mais

Barómetro APAV INTERCAMPUS Criminalidade e Insegurança 2ª vaga Preparado para: Associação de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2012

Barómetro APAV INTERCAMPUS Criminalidade e Insegurança 2ª vaga Preparado para: Associação de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2012 1 Barómetro APAV INTERCAMPUS Criminalidade e Insegurança 2ª vaga Preparado para: Associação de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2012 2 Índice 2 Metodologia 3 3 Síntese 7 4 Resultados 10 3 1 Metodologia

Leia mais

Comunicado de Imprensa

Comunicado de Imprensa Comunicado de Imprensa s representam quase metade das causas de mortes de jovens de 16 e 17 anos no Brasil. As principais vítimas são adolescentes do sexo masculino, negros e com baixa escolaridade O homicídio

Leia mais

Perfil das pessoas mortas na cidade de São Paulo em circunstâncias violentas (2011)

Perfil das pessoas mortas na cidade de São Paulo em circunstâncias violentas (2011) Perfil das pessoas mortas na cidade de São Paulo em circunstâncias violentas (0) Sobre o estudo Objetivo: sistematizar conhecimento sobre vitimização por causas violentas na cidade de São Paulo identificando

Leia mais

RELATÓRIO DESCRITIVO VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS EM NOVO HAMBURGO (DISQUE 100) Novo Hamburgo/ RS

RELATÓRIO DESCRITIVO VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS EM NOVO HAMBURGO (DISQUE 100) Novo Hamburgo/ RS RELATÓRIO DESCRITIVO VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS EM NOVO HAMBURGO (DISQUE 100) Novo Hamburgo/ RS OBSERVADORES TÉCNICOS DO PROJETO Eduardo Pazinato - Coordenador Geral Aline Kerber - Coordenadora Técnica

Leia mais

Barómetro APAV INTERCAMPUS Vitimação de Estabelecimentos Comerciais Preparado para: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2013

Barómetro APAV INTERCAMPUS Vitimação de Estabelecimentos Comerciais Preparado para: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2013 1 Barómetro APAV Vitimação de Estabelecimentos Comerciais Preparado para: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2013 2 Índice 2 Metodologia 3 3 Síntese 8 4 Resultados 11 3 1 Metodologia

Leia mais

VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro

VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro Introdução VNA é aquela que ocorre entre parceiros envolvidos em relacionamento

Leia mais

RA Vila Isabel. Indicadores Rio Como Vamos

RA Vila Isabel. Indicadores Rio Como Vamos 3 RA Vila Isabel Indicadores Rio Como Vamos 1 CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO A Região Administrativa (RA) de Vila Isabel faz parte da Área de Planejamento 2. Abaixo podemos observar os gráficos referentes

Leia mais

SETEMBRO AMARELO. Ministério da Saúde lança Agenda Estratégica de Prevenção do Suicídio

SETEMBRO AMARELO. Ministério da Saúde lança Agenda Estratégica de Prevenção do Suicídio SETEMBRO AMARELO Ministério da Saúde lança Agenda Estratégica de Prevenção do Suicídio A meta é reduzir em 10% a mortalidade por suicídio até 2020 Brasil é signatário do Plano de Ação em Saúde Mental,

Leia mais

(Lopes Neto, 2005) Manual adaptado por Prof. Ms. Maria Lucia Dondon

(Lopes Neto, 2005) Manual adaptado por Prof. Ms. Maria Lucia Dondon BULLYING O Bullying pode ser entendido como um balizador para um nível de tolerância da sociedade com relação à violência. Portanto, enquanto a sociedade não estiver preparada para lidar com Bullying,

Leia mais

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar PeNSE

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar PeNSE Diretoria de Pesquisas Coordenação de População e Indicadores Sociais Gerência de Estudos e Pesquisas Sociais Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar PeNSE Data 26/08/2016 Introdução Adolescência Transição

Leia mais

Mapa colaborativo já registra mais de 2000 notificações de tiroteios e disparos de armas de fogo na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Mapa colaborativo já registra mais de 2000 notificações de tiroteios e disparos de armas de fogo na região metropolitana do Rio de Janeiro. Violência Armada Mapa já registra 2 mil notificações de tiroteios: Cidade de Deus e Cidade Alta sofrem com guerra entre facções. Número de vítimas fatais quase quadruplica esta semana. Aplicativo Fogo

Leia mais

INQUÉRITO DE FATORES DE RISCO PARA DANT EM ESCOLARES

INQUÉRITO DE FATORES DE RISCO PARA DANT EM ESCOLARES INQUÉRITO DE FATORES DE RISCO PARA DANT EM ESCOLARES Inês Rugani Ribeiro de Castro inesrrc@uol.com.br Contextualizando Sistemas de monitoramento de eventos de saúde baseados em inquéritos de populações

Leia mais

A equipe de saúde e a violência doméstica contra a criança e o adolescente

A equipe de saúde e a violência doméstica contra a criança e o adolescente A equipe de saúde e a violência doméstica contra a criança e o adolescente Prof. Enf. Cristina Brandt Nunes* Departamento de Enfermagem Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) A EQUIPE DE SAÚDE

Leia mais

II. Violência contra a mulher: dados 2015

II. Violência contra a mulher: dados 2015 Dossiê Mulher 2016 7 II. Violência contra a mulher: dados 2015 No estado Rio de Janeiro, as mulheres representam cerca de 52,0% da população total. Em 2015, o percentual de mulheres vítimas de algum delito

Leia mais

3. Roteiro de perguntas para serem aplicadas na tomada de declarações ou oitivas dasvítimas indiretas e testemunhas

3. Roteiro de perguntas para serem aplicadas na tomada de declarações ou oitivas dasvítimas indiretas e testemunhas 3. Roteiro de perguntas para serem aplicadas na tomada de declarações ou oitivas dasvítimas indiretas e testemunhas As questões abaixo contribuem para ilustrar comportamentos prévios de violência contra

Leia mais

Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo

Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo COMENTE PONTOS-CHAVE 1. Resultados do Atlas da Violência 2016 mostram que o Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo.

Leia mais

V CONGRESSO COLOMBIANO DE LOGOTERAPIA

V CONGRESSO COLOMBIANO DE LOGOTERAPIA V CONGRESSO COLOMBIANO DE LOGOTERAPIA - 2017 USO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E O VAZIO EXISTENCIAL: APORTES DA LOGOTERAPIA FRANCISCA CRUZ ZUBICUETA (BRASIL) PSICÓLOGA E PROFESSORA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE Grave violação dos direitos fundamentais de toda criança e adolescente, no entanto muito comum. Cerca de 10% das crianças e adolescentes que chegam

Leia mais

5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL / 2017 (3ª SÉRIE/PRÉ-VESTIBULAR)

5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL / 2017 (3ª SÉRIE/PRÉ-VESTIBULAR) 5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL / 2017 (3ª SÉRIE/PRÉ-VESTIBULAR) Nome: Turma: JARDIM DA PENHA VILA VELHA ARACRUZ CARIACICA CACHOEIRO COLATINA GUARAPARI LINHARES SERRA LEONARDO DA VINCI SOMENTE PARA USO DO PROFESSOR:

Leia mais

Dados de Morbimortalidade Masculina no Brasil

Dados de Morbimortalidade Masculina no Brasil Dados de Morbimortalidade Masculina no Brasil APRESENTAÇÃO No Brasil os homens vivem em média 7,2 anos menos do que as mulheres, segundo dados do IBGE em 2015, a expectativa de vida da população masculina

Leia mais

Guerra entre facções em comunidades com UPP, no centro do Rio, marcam a semana. Em Belford Roxo, estudantes fizeram Enem sentados no chão.

Guerra entre facções em comunidades com UPP, no centro do Rio, marcam a semana. Em Belford Roxo, estudantes fizeram Enem sentados no chão. Violência Armada Guerra entre facções em comunidades com UPP, no centro do Rio, marcam a semana. Em Belford Roxo, estudantes fizeram Enem sentados no chão. Aplicativo Fogo Cruzado ultrapassa 52 mil downloads.

Leia mais

Complexo da Penha tem alto número de notificações de violência armada. Chacina no Recreio também se destacou.

Complexo da Penha tem alto número de notificações de violência armada. Chacina no Recreio também se destacou. Violência Armada Complexo da Penha tem alto número de notificações de violência armada. Chacina no Recreio também se destacou. Aplicativo Fogo Cruzado ultrapassa 54 mil downloads. Mapa colaborativo já

Leia mais

UNIDADE I A Construção do Conhecimento Psicológico: 1.1 Conceituações

UNIDADE I A Construção do Conhecimento Psicológico: 1.1 Conceituações PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Psicologia da Educação II Código da Disciplina: EDU312 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 3º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir

Leia mais

comportamento escolar dos alunos

comportamento escolar dos alunos Influência da origem sócio-cultural no comportamento escolar dos alunos O nosso carácter é o resultado da nossa conduta. (Aristóteles) enquadramento > Breve alusão à comunidade, à escola, comportamentos,

Leia mais

Violência Armada: Fogo Cruzado registra média de 18 tiroteios/disparos de armas de fogo por dia no Rio de Janeiro nos últimos dois meses.

Violência Armada: Fogo Cruzado registra média de 18 tiroteios/disparos de armas de fogo por dia no Rio de Janeiro nos últimos dois meses. Violência Armada: Fogo Cruzado registra média de 18 tiroteios/disparos de armas de fogo por dia no Rio de Janeiro nos últimos dois meses. Ferramenta desenvolvida pela Anistia Internacional já registra

Leia mais

3.4. TIPOLOGIAS DE SITUAÇÕES DE HOMICÍDIO COM UM AGRESSOR E UMA VÍTIMA

3.4. TIPOLOGIAS DE SITUAÇÕES DE HOMICÍDIO COM UM AGRESSOR E UMA VÍTIMA 3.4. TIPOLOGIAS DE SITUAÇÕES DE HOMICÍDIO COM UM AGRESSOR E UMA VÍTIMA Através do programa HOMALS, efectuou-se o estudo multivariado das diferentes variáveis seleccionadas tendo-se obtido 3 tipologias

Leia mais

CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME E DE VIOLÊNCIA [ ]

CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME E DE VIOLÊNCIA [ ] ESTATÍSTICAS APAV CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME E DE VIOLÊNCIA [-] WWW.APAV.PT/ESTATISTICAS crianças e jovens vítimas de crime (-) vítima média de 54% do sexo feminino Entre e a APAV registou um total

Leia mais

Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional

Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO Um dos principais fatores de risco à saúde mental presentes no trabalho na atualidade Violência Reduz um

Leia mais

Guerra de Facções entre comunidades com UPP coloca moradores do Centro do Rio no meio do fogo cruzado.

Guerra de Facções entre comunidades com UPP coloca moradores do Centro do Rio no meio do fogo cruzado. Violência Armada Guerra de Facções entre comunidades com UPP coloca moradores do Centro do Rio no meio do fogo cruzado. Aplicativo Fogo Cruzado ultrapassa 50 mil downloads. Mapa colaborativo já registra

Leia mais

Bullying e Cyberbullying

Bullying e Cyberbullying Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM Departamento de Química DEQUI Bullying e Cyberbullying Franciele Martins de Queiroz Diamantina, 22 de Outubro de 2016 1 Brincadeira X Bullying/Cyberbullying

Leia mais

4/12/ das 8h às 12h. Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição

4/12/ das 8h às 12h. Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição CONCURSO PÚBLICO N 001/2016 COMISSÃO DE CONCURSOS E SELEÇÕES NÍVEL MÉDIO REDAÇÃO 4/12/2016 - das 8h às 12h Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

Leia mais

O "BULLYING" Sandra Diogo, Carlos Vila Estudantes do curso de Psicologia do Instituto Superior Miguel Torga (Portugal)

O BULLYING Sandra Diogo, Carlos Vila Estudantes do curso de Psicologia do Instituto Superior Miguel Torga (Portugal) O "BULLYING" 2010 Sandra Diogo, Carlos Vila Estudantes do curso de Psicologia do Instituto Superior Miguel Torga (Portugal) E-mail: sandra.diogo@live.com.pt RESUMO O Bullying à semelhança de comportamentos

Leia mais

Desigualdade, pobreza e violência em Porto Alegre

Desigualdade, pobreza e violência em Porto Alegre Desigualdade, pobreza e violência em Porto Alegre Letícia Maria Schabbach Depto. Sociologia/Curso de Políticas Públicas UFRGS leticiams65@gmail.com 1 Homicídio Barômetro bastante confiável da criminalidade

Leia mais

União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências.

União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências. União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências. União Popular de Mulheres Fundada em 08 de março de 1987. Organização social sem fins lucrativos. Objetivo principal Luta pela completa emancipação

Leia mais

Indicadores. da situação da mulher no Brasil

Indicadores. da situação da mulher no Brasil Indicadores da situação da mulher no Brasil A Seção INDICADORES do Observatório da Justiça traz, neste mês, de forma simples e didática, números que ajudam a entender a situação de desigualdade da mulher

Leia mais

SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CHRISTIANE MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA IRLA PAULA ANDRADE AMARAL ISADORA EDUARDA BARROS BRAZ DE CARVALHO

SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CHRISTIANE MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA IRLA PAULA ANDRADE AMARAL ISADORA EDUARDA BARROS BRAZ DE CARVALHO SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CHRISTIANE MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA IRLA PAULA ANDRADE AMARAL ISADORA EDUARDA BARROS BRAZ DE CARVALHO Saúde CONTEXTUALIZANDO... Diante da gravidade do avanço

Leia mais

ARTIGO ORIGINAL / ORIGINAL ARTICLE

ARTIGO ORIGINAL / ORIGINAL ARTICLE DOI: 10.1590/1809-4503201400050013 ARTIGO ORIGINAL / ORIGINAL ARTICLE Situações de violência vivenciadas por estudantes nas capitais brasileiras e no Distrito Federal: resultados da Pesquisa Nacional de

Leia mais

ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!!

ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! Currículo 1/303 Psicologia no Contexto Social: Trabalho I; Prática Interdisciplinar em Psicologia III (Grupos); Prática Interdisciplinar em Psicologia IV: Psicopatologia; Psicologia

Leia mais

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, SEXUAL E OUTRAS VIOLÊNCIAS NO BRASIL CONTRA O IDOSO.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, SEXUAL E OUTRAS VIOLÊNCIAS NO BRASIL CONTRA O IDOSO. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, SEXUAL E OUTRAS VIOLÊNCIAS NO BRASIL CONTRA O IDOSO. Autor: Maria Eduarda Pereira Menezes mariamenezes917@gmail.com Coautor: Danila Maria da Silva danilaamaria@yahoo.com.br Orientador:

Leia mais

BULLYING NÃO É BRINCADEIRA JARDIM, G. 1; SALLES, C. 2; COUTINHO, M. 3; WEINHEIMER, G. 4

BULLYING NÃO É BRINCADEIRA JARDIM, G. 1; SALLES, C. 2; COUTINHO, M. 3; WEINHEIMER, G. 4 BULLYING NÃO É BRINCADEIRA JARDIM, G. 1; SALLES, C. 2; COUTINHO, M. 3; WEINHEIMER, G. 4 1. Apresentadora e autora, aluna do Instituto Estadual Couto de Magalhães. Arroio dos Ratos, RS: g- jardim@hotmail.com;

Leia mais

Guerra de facções em comunidades com UPP na região central do Rio marcam o mês de outubro

Guerra de facções em comunidades com UPP na região central do Rio marcam o mês de outubro Violência Armada Guerra de facções em comunidades com UPP na região central do Rio marcam o mês de outubro Ferramenta desenvolvida pela Anistia Internacional já registrou mais de 1800 notificações. Rio

Leia mais

O estirão Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce.

O estirão Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce. A sexualidade no ser humano atravessa um longo desenvolvimento e tem início na adolescência. Cada pessoa tem seu desenvolvimento. No menino a puberdade se inicia com a primeira ejaculação ou polução e

Leia mais

Cabo da Policia Militar autor de disparo contra um civil é transferido e afastado de suas atividades.

Cabo da Policia Militar autor de disparo contra um civil é transferido e afastado de suas atividades. Cabo da Policia Militar autor de disparo contra um civil é transferido e afastado de suas atividades. Cabo da Policia Militar autor do disparo contra um civil durante confusão em festa na cidade de Novo

Leia mais

Sistematização e análise de casos notificados de violência contra a mulher em Viçosa-MG.

Sistematização e análise de casos notificados de violência contra a mulher em Viçosa-MG. Sistematização e análise de casos notificados de violência contra a mulher em Viçosa-MG. Projeto A violência contra a mulher em Viçosa MG: compreensão do fenômeno por profissionais de saúde e análise da

Leia mais

Taxa de homicídios no Brasil aumenta mais de 10% de 2005 a 2015

Taxa de homicídios no Brasil aumenta mais de 10% de 2005 a 2015 Taxa de homicídios no Brasil aumenta mais de 10% de 2005 a 2015 Ipea mostra desigualdade entre os estados, com o Rio Grande do Norte apresentando alta de mais de 200% no mesmo período e São Paulo, queda

Leia mais

Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes

Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes Dimensão dos acidentes e violências na saúde pública 969.850 internações e 145.093 mortes em 2011 por causas externas (toda causa não natural, como queimadura,

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL. Capacitação Coordenadores municipais

VIOLÊNCIA SEXUAL. Capacitação Coordenadores municipais VIOLÊNCIA SEXUAL Capacitação Coordenadores municipais Fórum catarinense pelo fim da violência e exploração sexual infanto-juvenil Regional Alto Vale do Itajaí VIOLÊNCIA Uma ação direta ou indireta, concentrada

Leia mais

Os Impactos e Custos dos Acidentes de Trânsito para a Previdência Social ( )

Os Impactos e Custos dos Acidentes de Trânsito para a Previdência Social ( ) Os Impactos e Custos dos Acidentes de Trânsito para a Previdência Social (2003 2012) Estudo desenvolvido por equipe técnica da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura FAPETEC para a

Leia mais

A Juventude no Centro do Desenvolvimento. Gabriel Medina Secretário Nacional de Juventude

A Juventude no Centro do Desenvolvimento. Gabriel Medina Secretário Nacional de Juventude A Juventude no Centro do Desenvolvimento Gabriel Medina Secretário Nacional de Juventude Quem é a Juventude brasileira? Juventude Brasileira Raça/Cor Jovens (15 a 29 anos) 51.3 milhões 27% da população

Leia mais

Guerra entre facções ainda são destaque. Na Baixada, Nova Iguaçu é "campeã" em vítimas.

Guerra entre facções ainda são destaque. Na Baixada, Nova Iguaçu é campeã em vítimas. Violência Armada Guerra entre facções ainda são destaque. Na Baixada, Nova Iguaçu é "campeã" em vítimas. Aplicativo Fogo Cruzado ultrapassa 53 mil downloads. Mapa colaborativo já registra mais de 1900

Leia mais

Por que desarmar? O universo das armas. No mundo. No Brasil

Por que desarmar? O universo das armas. No mundo. No Brasil Por que desarmar? O universo das armas No mundo Existem 639 milhões de armas de fogo circulando no mundo, 59% nas mãos de civis. Todos os anos morrem 500 mil pessoas por armas de fogo, 200 mil delas civis

Leia mais

AUTOR(ES): REGIANE DE MORAIS SANTOS DE ASSIS, EDNADJA CARVALHO DO NASCIMENTO GALDINO

AUTOR(ES): REGIANE DE MORAIS SANTOS DE ASSIS, EDNADJA CARVALHO DO NASCIMENTO GALDINO 16 TÍTULO: AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLING PARA APRENDIZAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - UNIAN-SP AUTOR(ES):

Leia mais

Vigilância de Causas externas

Vigilância de Causas externas Vigilância de Causas externas Acidentes e Quedas Maria Isabel do Nascimento Instituto de Saúde Coletiva _ UFF Metas nacionais para controle DCNT Reduzir TM prematura (< 70 anos) por DCNT em 2% ao ano.

Leia mais

Mais uma guerra de facções entre comunidades com UPP assusta moradores do Rio. É a terceira delas em um mês, agora na Zona Sul.

Mais uma guerra de facções entre comunidades com UPP assusta moradores do Rio. É a terceira delas em um mês, agora na Zona Sul. Violência Armada Mais uma guerra de facções entre comunidades com UPP assusta moradores do Rio. É a terceira delas em um mês, agora na Zona Sul. Aplicativo Fogo Cruzado ultrapassa 52 mil downloads. Mapa

Leia mais

DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS

DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS DISCUTINDO VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS Eliene dos Santos Costa 1 Universidade Federal de Campina Grande, eliene.costa@hotmail.com.br Lucivania da Silva Costa ¹ INTRODUÇÃO Universidade

Leia mais

Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto

Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto Coordenação: Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase); os questionários foram aplicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Objetivos:

Leia mais

ARTIGO 26, III, DA LEI N /2006 E

ARTIGO 26, III, DA LEI N /2006 E TABELA DE TAXONOMIA DO CADASTRO NACIONAL DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER ARTIGO 26, III, DA LEI N. 11.340/2006 E RESOLUÇÃO N. 135/2016 CNMP (VERSÃO APROVADA NA REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR,

Leia mais

BULLYING ESCOLAR: O OUTRO LADO DA ESCOLA

BULLYING ESCOLAR: O OUTRO LADO DA ESCOLA SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 5 / 5 / ª ETAPA - AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 9º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

InfoReggae - Edição 10 Denúncias de abuso sexial contra crianças e adolescentes no estado do Rio de Janeiro 13 de setembro de 2013

InfoReggae - Edição 10 Denúncias de abuso sexial contra crianças e adolescentes no estado do Rio de Janeiro 13 de setembro de 2013 O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

DIVERSIDADE IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL

DIVERSIDADE IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL DIVERSIDADE IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL PME por uma educação que respeite a diversidade O Plano Municipal de Educação foi construído por meio de discussões e conferência abertas a toda a comunidade

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE ATORES DA REDE DE ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE ATORES DA REDE DE ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PAIR/MG SECRETARIA ESPECIAL DE DIREITOS HUMANOS UFMG/UFTM CURSO DE CAPACITAÇÃO DE ATORES DA REDE DE ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO

Leia mais

ESTUDO DA MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS RELACIONADAS AO TRABALHO ATRAVÉS DA DECLARAÇÃO DE ÓBITO

ESTUDO DA MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS RELACIONADAS AO TRABALHO ATRAVÉS DA DECLARAÇÃO DE ÓBITO ESTUDO DA MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS RELACIONADAS AO TRABALHO ATRAVÉS DA DECLARAÇÃO DE ÓBITO Danielle de Azevedo Levino¹, Gessi Carvalho de Araújo Santos² 1 Aluna do Curso de Medicina; Campus de Palmas;

Leia mais

Traumatic Experiences Checklist TEC

Traumatic Experiences Checklist TEC Questionário nº: Traumatic Experiences Checklist TEC (Nijenhuis, Van der Hart, & Vanderlinden, 1999; Versão Portuguesa: Espírito-Santo, Chambel, & Rocha, 2008) No decurso das suas vidas, as pessoas podem

Leia mais

EXERCÍCIOS. I - anistia, graça e indulto; II - fiança.

EXERCÍCIOS. I - anistia, graça e indulto; II - fiança. Legislação Especial Wallace França EXERCÍCIOS Lei dos Crimes hediondos Art. 1 o São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei n o 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código

Leia mais

Assassinadas e não assassinas

Assassinadas e não assassinas Assassinadas e não assassinas Eva A. Blay É lamentavelmente corriqueiro ver noticiado o assassinato de mulheres, o tema não causa mais surpresa. O "inusitado", a aparente inversão de papeis - de vítimas

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO. Acidentes no local de trabalho devido à negligencia e descumprimento das Normas Regulamentadoras

ACIDENTES DE TRABALHO. Acidentes no local de trabalho devido à negligencia e descumprimento das Normas Regulamentadoras ACIDENTES DE TRABALHO Acidentes no local de trabalho devido à negligencia e descumprimento das Normas Regulamentadoras Agressão a jornalista no exercício da profissão é AT Os jornalistas agredidos, atingidos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE S ÃO PAULO Núcleo de Estudos da Violência NEV -C EPID/USP

UNIVERSIDADE DE S ÃO PAULO Núcleo de Estudos da Violência NEV -C EPID/USP UNIVERSIDADE DE S ÃO PAULO Núcleo de Estudos da Violência NEV -C EPID/USP Pesquisa, Inovação, Difusão DISCIPLINA FSL0608 SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA Item 1 1. A violência brasileira e suas implicações SÉRGIO

Leia mais

UNIÃO DE MULHERES ALTERNATIVA E RESPOSTA. umarfeminismos.org. Observatório de Mulheres Assassinadas

UNIÃO DE MULHERES ALTERNATIVA E RESPOSTA. umarfeminismos.org. Observatório de Mulheres Assassinadas UNIÃO DE MULHERES ALTERNATIVA E RESPOSTA umarfeminismos.org Observatório de Mulheres Assassinadas OMA Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR Dados do 1.º Semestre de 014 (01 de Janeiro a 30 de Junho

Leia mais

RJ: 13 comunidades com UPPs registram tiroteios na última semana.

RJ: 13 comunidades com UPPs registram tiroteios na última semana. Violência Armada RJ: 13 comunidades com UPPs registram tiroteios na última semana. Aplicativo Fogo Cruzado ultrapassa 50 mil downloads. Mapa colaborativo já registra mais de 1400 notificações de tiroteios

Leia mais

Proposta de redação: Em pauta, a homofobia. A omissão pode ser sinal de violência.

Proposta de redação: Em pauta, a homofobia. A omissão pode ser sinal de violência. Homofobia Proposta de redação: Em pauta, a homofobia. A omissão pode ser sinal de violência. Homofobia: Ao completo descaso da Constituição Federal, que assegura a todos os brasileiros o exercício dos

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 16 TÍTULO: CONSEQUÊNCIAS DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS AUTOR(ES):

Leia mais

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012 Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012 Rio de Janeiro, 19 / 06 / 2013 1 - Introdução 2 - Objetivos 3 - Coleta dos Dados 4 - Instrumentos de Coleta 5 - Temas abordados 6 - Universo da Pesquisa 7 - Análise

Leia mais

A VIOLÊNCIA SEXUAL COMO ACIDENTE DE TRAJETO. ANÁLISE A PARTIR DE CASOS ATENDIDOS E NOTIFICADOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR EM 2016

A VIOLÊNCIA SEXUAL COMO ACIDENTE DE TRAJETO. ANÁLISE A PARTIR DE CASOS ATENDIDOS E NOTIFICADOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR EM 2016 A VIOLÊNCIA SEXUAL COMO ACIDENTE DE TRAJETO. ANÁLISE A PARTIR DE CASOS ATENDIDOS E NOTIFICADOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR EM 2016 HELEN F. M. ZANCANARO BRUNO L. DA SILVA MARCELO B. DA SILVA RODRIGO

Leia mais

Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola

Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola Gorda, feio, esquisito, cabelo ruim, sardenta. Você já zombou um colega repetidamente? Ou teve prazer em ver aquele menino no colégio andar

Leia mais

Vitimização e Violência

Vitimização e Violência Vitimização e Violência Violência contra o jovem Tempo previsto: duas aulas Críticas 1. Os argumentos expostos são, no máximo, exposições do código penal, ou então uma interpretação biológica acerca da

Leia mais

Red. Bernardo Soares. Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por

Red. Bernardo Soares. Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por Aula 2 Bernardo Soares Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por Foca na Redação 23 mar A sociedade no século XXI: definições e problemas

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURANÇA DIAGNOSTICO DE SEGURANÇA

COMISSÃO DE SEGURANÇA DIAGNOSTICO DE SEGURANÇA COMISSÃO DE SEGURANÇA DIAGNOSTICO DE SEGURANÇA Ana Cerilza S. Mélo - ADUFS Douglas - SINTEST Maristela - CONSU Paula Timbell - DCE Saulo GESTÃO Residência Universitária - CONVIDADO PLANO DE SEGURANÇA DIRETRIZES

Leia mais

2 Ansiedade / Insegurança Comportamento de busca de atenção, medo / ansiedade, roer unhas, fala excessiva

2 Ansiedade / Insegurança Comportamento de busca de atenção, medo / ansiedade, roer unhas, fala excessiva Caracterização das demandas de psicodiagnóstico infantil em uma clínica-escola de São Paulo Characterization of the demands of child psychodiagnosis in a school clinic in São Paulo Tabela 1. Distribuição

Leia mais

RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS

RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS Luciana Ghidetti de Oliveira Notícias veiculadas na mídia a respeito de casos de violência envolvendo pais e filhos escandalizam a sociedade e levantam questões sobre

Leia mais

RESOLUÇÃO DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS 1 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015 MEDIDAS PROVISÓRIAS A RESPEITO DO BRASIL

RESOLUÇÃO DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS 1 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015 MEDIDAS PROVISÓRIAS A RESPEITO DO BRASIL RESOLUÇÃO DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS 1 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015 MEDIDAS PROVISÓRIAS A RESPEITO DO BRASIL ASSUNTO DO COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE CURADO VISTO: 1. As Resoluções emitidas pela

Leia mais

NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA - PORTARIA Nº 204 DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016 Prof.ª Natale Souza

NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA - PORTARIA Nº 204 DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016 Prof.ª Natale Souza NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA - PORTARIA Nº 204 DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016 Prof.ª Natale Souza Falaremos hoje sobre um dos temas mais importantes dentro da operacionalização da Vigilância Epidemiológica A Notificação

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X PERFIL PSICOSSOCIAL DE SUICIDAS A PARTIR DE INQUÉRITOS POLICIAIS: CASOS DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ Introdução Aline Cristina Antonechen* Lucia Cecília da Silva A palavra suicídio deriva-se do latim sui (próprio)

Leia mais

BULLYING X ESCOLA: UM ESTUDO COM ESCOLARES DO 5º AO 8º ANO DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DO MUNICIPIO DE SANTA CRUZ DO SUL RS

BULLYING X ESCOLA: UM ESTUDO COM ESCOLARES DO 5º AO 8º ANO DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DO MUNICIPIO DE SANTA CRUZ DO SUL RS BULLYING X ESCOLA: UM ESTUDO COM ESCOLARES DO 5º AO 8º ANO DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DO MUNICIPIO DE SANTA CRUZ DO SUL RS DANIELLE DE AVELLAR RIECK SANDRA MARA MAYER UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Leia mais

GABINETE DE APOIO AO ALUNO E À FAMÍLIA

GABINETE DE APOIO AO ALUNO E À FAMÍLIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DE APOIO AO ALUNO E À FAMÍLIA Relatório de Actividades do 1º Período Técnica Superior de Educação: Catarina Miranda Oliveira 2010/2011 E S C O L A S E C U N D Á R I A D

Leia mais

Ferramenta desenvolvida pela Anistia Internacional teve cerca de 36 mil downloads.

Ferramenta desenvolvida pela Anistia Internacional teve cerca de 36 mil downloads. Aplicativo Fogo Cruzado: Mapa colaborativo registra quase 1000 notificações de tiroteios e disparos de armas de fogo no Rio de Janeiro em sete semanas. Ferramenta desenvolvida pela Anistia Internacional

Leia mais