POSSIBILIDADES DE IMPLANTAÇÃO DE TURISMO RURAL EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE CANDELÁRIA/RS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POSSIBILIDADES DE IMPLANTAÇÃO DE TURISMO RURAL EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE CANDELÁRIA/RS"

Transcrição

1 POSSIBILIDADES DE IMPLANTAÇÃO DE TURISMO RURAL EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE CANDELÁRIA/RS FERNANDO RUI SCHEIDT FILHO Orientador: Prof. Dr. Marcelino Souza Coorientadora: Tissiane Schmidt Dolci 08 de dezembro de 2017

2 INTRODUÇÃO Este trabalho aborda as possibilidades de implantação do Turismo Rural numa pequena propriedade rural na localidade de Vila Fátima em Candelária/RS. Propriedade familiar com área aprox. de 8 hectares Principais atividades Figura 1: Croqui da área da propriedade Potenciais turísticos Prospectar a possível demanda turística das escolas Fonte: Adaptado Google Maps, 2017.

3 JUSTIFICATIVA Era conhecedor da vontade dos proprietários em desenvolver a atividade do Turismo Rural; Conhecia a propriedade; Forma de valorização do Rural; O Turismo Rural pode proporcionar ganhos para os proprietários e turistas;

4 Objetivo Geral OBJETIVOS Analisar as possibilidades de implantação do turismo numa propriedade rural na localidade de Vila Fátima no município de Candelária/RS. Específicos Identificar os motivos e objetivos dos proprietários quererem apostar no turismo rural. Realizar um inventário e um diagnóstico dos atrativos com potencial turístico dentro da propriedade. Prospectar a demanda para o turismo rural nesta propriedade.

5 REVISÃO DE LITERATURA O turismo rural relaciona-se às especificidades do rural, como paisagem rural, estilo de vida e cultural rural (SOUZA, KLEIN E RODRIGUES, 200-?, p. 4). Zimmermann (1996), destaca que para um bom desempenho do turismo rural é necessário que a propriedade possua algumas atividades produtivas, caso não haja alguma atividade rural pode tornar a atividade do turismo inviável, pois o público alvo quer observar e poderá se envolver na atividade produtiva rural, por este motivo, é importante proporcionar atividades no processo produtivo, já que para as pessoas da cidade é uma forma de lazer, além, de aproximar o turista da realidade que envolve a produção no meio rural.

6 Conforme Legan (2009), por meio da experiência direta com o ambiente, a educação ambiental acontece quando ela possibilita que possamos conhecer nossos impactos e ao mesmo tempo nosso potencial para mitigar os danos causados. Esse conhecimento deve ocorrer através da curiosidade natural das crianças, por meio de atividades que os coloquem em contato com a natureza e que possam relacionar o que foi observado com outras áreas de conhecimentos.

7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Estudo do caso. Visitas a propriedade com a realização das entrevistas e caminhada pela propriedade. Pesquisa bibliográfica. Aplicação de 30 questionários nas 5 maiores escolas do município de Candelária, entre essas escolas estão 3 estaduais e 2 particulares.

8 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CANDELÁRIA LOCALIZAÇÃO Figura 2: Localização do Município de Candelária. DIVISÃO POPULACIONAL ESTRUTURA SOCIOECONÔMICA Fonte: Wikipedia, 2017.

9 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS PERFIL E CARACTERIZAÇÃO DA PROPRIEDADE MOTIVAÇÕES E PLANEJAMENTO PARA IMPLEMENTAR O TURISMO RURAL NA PROPRIEDADE INÍCIO DA ATIVIDADE COM TURMAS ESCOLARES E é uma coisa que nós dois gostamos, assim de demonstrar, vem uma visita a gente gosta de mostrar os moranguinhos. Tem gente que vem pra ver como que é plantado. E isso é prazeroso pros dois a gente olha e vê que pode ser aproveitado nesse sentido. As pessoas virem seja pra ter um dia de descanso ou pra aproveitar a mata que tem, e aprender alguma coisa, ou pra degustar os moranguinhos ou as bolachinhas (2017).

10 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS ATRATIVOS TURÍSTICOS DA PROPRIEDADE RURAL Figura 3: Casa dos proprietários. Figura 4: Vista da varanda da casa. Fonte: Autor. Fonte: Autor.

11 Figura 5: Biscoitos produzidos pela proprietária Figura 6: Produção de morangos Fonte: Autor. Fonte: Autor.

12 Figura 7: Criação de animais Figura 8: Trilha na mata Fonte: Autor. Fonte: Autor.

13 Pesquisa da demanda turística Visto que os entrevistados expressaram a intenção de primeiramente desenvolver o turismo rural para grupos escolares, realizou-se uma pesquisa para observar o interesse que alguns educadores possuem em fazerem visitas à propriedade rural levando os alunos. Dos 30 questionários aplicados 27 foram respondidos.

14 Gráfico 1: Idade dos questionados para a pesquisa Idade dos Entrevistados 18% 26% 15% 41% 21 a 30 anos 31 a 40 anos 41 a 50 anos 51 a 60 anos Fonte: Questionário aplicado. Elaboração própria (2017).

15 Gráfico 2: Curso de formação dos questionados na pesquisa. Formação dos Entrevistados Ed. Física Ed. Artística História Pedagogia Biologia Letras Filosofia Magistério Zootecnia Tecnólogo em desenvolv. rural Fonte: Questionário aplicado. Elaboração própria (2017).

16 Foi questionado aos educadores sobre o interesse em realizar atividades com seus alunos, ou pessoalmente, no ambiente rural. Os que responderam positivamente destacaram alguns pontos que consideram importantes, sendo que tais atividades poderiam propiciar momentos para: Valorizar o meio ambiente e o meio rural; Conhecer as realidades do campo; Relacionar com os conteúdos de sala de aula; Propiciar atividades diferenciadas; Destacar a potencial turístico do município de Candelária;

17 Quando questionados sobre um possível interesse em realizar atividades de turismo rural pedagógico em uma propriedade na localidade de Vila Fátima, em Candelária, 26 dos questionados responderam positivamente. Destacaram também alguns motivos para a realização do turismo pedagógico em ambiente rural, como: Mostrar aos estudantes aspectos sobre a vida no campo; Propiciar aos estudantes contato com animais; Propiciar ambiente de aprendizagem aos estudantes sobre a produção e consumo de alimentos saudáveis; Propiciar ambiente de aprendizagem aos estudantes de conhecimento e contato com a natureza; Trabalhar ou estabelecer relação entre os conteúdos ensinados na sala de aula de diversas disciplinas.

18 Gráfico 3: Atrativos interessantes para o Turismo Rural Atrativos interessantes para o Turismo Rural Esportes Radicais Produção de alimentos 3% 5% 8% Cavalgada Contato com a natureza Contato com animais Mata e nascente preservada 2% 15% 10% 26% Trilhas Pescaria Gastronomia 18% 13% Fonte: Questionário aplicado. Elaboração própria (2017).

19 Gráfico 4: Lanches que a propriedade pode oferecer aos visitantes estudantes Lanches que a propriedade pode oferecer 10% 8% 23% 59% Comida caseira Lanches produzidos na propriedade Sanduíches naturais Frutas e sucos Fonte: Questionário aplicado. Elaboração própria (2017).

20 Gráfico 5: Motivos para aquisição e consumo de produtos produzidos na propriedade rural Motivos para aquisição e consumo de produtos fabricados na propriedade rural 22% 29% 13% 15% 21% Saúde Preservação do meio ambiente Privilegiar o trabalho do agricultor Qualidade do produto Gosto por produtos tradicionais/regionais Fonte: Questionário aplicado. Elaboração própria (2017).

21 CONSIDERAÇÕES FINAIS Durante o desenvolvimento deste trabalho percebemos a importância que o turismo rural pode ter para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. A metodologia utilizada foi apropriada para esta pesquisa, pois permitiu identificar na propriedade as atrações que poderiam ser exploradas para o turismo rural, dentre os quais podemos destacar: produção familiar, cultura de alimentos sem agrotóxicos, espaço amplo, localização privilegiada (perto da cidade) e natureza exuberante. Os proprietários valorizam a vida no campo e pretendem repassar esses valores. Através das respostas dos questionários foi possível observar que há demanda para este tipo de turismo

22 Para um segundo momento, pode-se implementar algumas pesquisas que abrangem a capacidade de outras propriedades rurais do município de Candelária, com o propósito da pesquisa de verificar a possibilidade que o município tem de implementar uma rota turística, esse novo estudo pode somarse a esta pesquisa.

23 REFERÊNCIAS LEGAN, Lucia. Criando habitatos na escola sustentável: livro do educador. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Pirenópolis, GO: Ecocentro IPEC, SOUZA, Marcelino de; KLEIN, Ângela Luciane, RODRIGUES, Renata Gonçalves. Disciplina de Turismo rural (DERAD 025): manual didático, capítulo 2. Porto Alegre, RS: PLAGEDER/UFRGS, [200-?]. ZIMMERMANN, Adonis. Turismo rural: um modelo brasileiro. Florianópolis: do Autor, Disponível em: < 2010%20- %20ZIMMERMANN_Adonis_Turismo_Rural_um_Modelo_Brasileiro.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2017

24 Obrigado pela atenção!

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO TURÍSTICO SABORES E CAFÉS DA COLÔNIA, EM PICADA CAFÉ RS

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO TURÍSTICO SABORES E CAFÉS DA COLÔNIA, EM PICADA CAFÉ RS FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO TURÍSTICO SABORES E CAFÉS DA COLÔNIA, EM PICADA CAFÉ RS ELISETE BEATRIZ BENKE Orientador: Prof. Dr. Marcelino de Souza Coorientadora: Tissiane Schmidt Dolci INTRODUÇÃO

Leia mais

IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS E NA QUALIDADE DE VIDA DO TURISMO PARA AS FAMÍLIAS QUE INTEGRAM O ROTEIRO CAMINHOS RURAIS NA ZONA SUL DE PORTO ALEGRE, RS.

IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS E NA QUALIDADE DE VIDA DO TURISMO PARA AS FAMÍLIAS QUE INTEGRAM O ROTEIRO CAMINHOS RURAIS NA ZONA SUL DE PORTO ALEGRE, RS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS BACHARELADO EM DESENVOLVIMENTO RURAL PLAGEDER IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS E NA

Leia mais

Turismo no meio rural em São Lourenço do Sul: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da atividade.

Turismo no meio rural em São Lourenço do Sul: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da atividade. Turismo no meio rural em São Lourenço do Sul: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da atividade. NOME DO ALUNO: ÂNGELA TOMASCHEWSKI Orientador: Prof. Dr. Leonardo Alvim Beroldt da Silva Coorientadora:

Leia mais

TURISMO RURAL HISTÓRICO CULTURAL EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR

TURISMO RURAL HISTÓRICO CULTURAL EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR TURISMO RURAL HISTÓRICO CULTURAL EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR Léa Maria da Silva Mespaque Orientador: Prof. Dr. Leonardo Alvim Beroldt da Silva Coorientadora: Tutora Dra. Renata Gonçalves Rodrigues INTRODUÇÃO

Leia mais

Turismo Rural - PROJETO DE LEI - ESTADO DE SÃO PAULO

Turismo Rural - PROJETO DE LEI - ESTADO DE SÃO PAULO Turismo Rural - PROJETO DE LEI - ESTADO DE SÃO PAULO Justificativa das alterações Pela oportunidade que se apresenta pelo nobre deputado Campos Machado, a Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 1 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RODRIGUES, Alda dos Santos 1 LOPES, Tatiana da Silva 2 INTRODUÇÃO A aula de campo aprimora os conhecimentos, principalmente na área

Leia mais

TURISMO RURAL NO MUNICIPIO DE CARAÁ POTENCIALIDADES E DIFICULDADES

TURISMO RURAL NO MUNICIPIO DE CARAÁ POTENCIALIDADES E DIFICULDADES TURISMO RURAL NO MUNICIPIO DE CARAÁ POTENCIALIDADES E DIFICULDADES MARIZELDA SANTANA RIBEIRO: Orientador: Prof. Dr. Leonardo Alvim Beroldt da Silva Coorientadora: Tutora Dra. Renata Gonçalves Rodrigues

Leia mais

ROTAS TURÍSTICAS SOBRE HISTÓRIA CULTURAL: O POTENCIAL DOS ATRATIVOS DA LOCALIDADE NA APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS

ROTAS TURÍSTICAS SOBRE HISTÓRIA CULTURAL: O POTENCIAL DOS ATRATIVOS DA LOCALIDADE NA APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS ROTAS TURÍSTICAS SOBRE HISTÓRIA CULTURAL: O POTENCIAL DOS ATRATIVOS DA LOCALIDADE NA APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS Autores : Beatriz Oliveira PINHEIRO; Janie Leandra NASCIMENTO; Jessica SALVADOR; Juan

Leia mais

INCLUSÃO DE SOFTWARES EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM TURMAS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 1

INCLUSÃO DE SOFTWARES EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM TURMAS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 1 INCLUSÃO DE SOFTWARES EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM TURMAS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 1 Tainá Gabriele Hameyer 2, Ana Caroline De Oliveira Da Silva 3, Vanessa Hamp Knebel Martins 4,

Leia mais

ANÁLISES DO ENTORNO. Figura 48- Vazios urbanos Fonte: Arquivos Faepesul. Figura 47- Mapa de uso do solo Fonte: Arquivos Faepesul

ANÁLISES DO ENTORNO. Figura 48- Vazios urbanos Fonte: Arquivos Faepesul. Figura 47- Mapa de uso do solo Fonte: Arquivos Faepesul 4.6 ANÁLISES DO ENTORNO O terreno está localizado próximo ao centro, ainda que pertencente à área rural do município. Dentro do imóvel encontram-se três residências e uma fábrica de embutidos. Uma das

Leia mais

O ECOTURISMO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTOS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO/PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

O ECOTURISMO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTOS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO/PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. O ECOTURISMO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTOS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO/PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Kelly Mayara Santos Araújo¹; Karina Rodrigues de Vasconcelos¹,

Leia mais

O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA BARAÚNA/PB.

O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA BARAÚNA/PB. O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA BARAÚNA/PB. Judcely Nytyesca de Macedo Oliveira Silva 1 - UFCG - ufcg.juudy@gmail.com;

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS.

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS. CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS. ADRIÉLI GEREVINI Orientador: Profa. Dra. Susana Cardoso Coorientadora:

Leia mais

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo. Entrevista com Jorge Cascardo

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo. Entrevista com Jorge Cascardo Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo Entrevista com Jorge Cascardo A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece as aprendizagens consideradas essenciais para os alunos brasileiros.

Leia mais

POTENCIALIDADES DO LOTE RECANTO CHICO MENDES: ESTUDO DE CASO SOBRE O TURISMO RURAL NO ASSENTAMENTO ITAMARATI MS RESUMO

POTENCIALIDADES DO LOTE RECANTO CHICO MENDES: ESTUDO DE CASO SOBRE O TURISMO RURAL NO ASSENTAMENTO ITAMARATI MS RESUMO POTENCIALIDADES DO LOTE RECANTO CHICO MENDES: ESTUDO DE CASO SOBRE O TURISMO RURAL NO ASSENTAMENTO ITAMARATI MS Silvana Piva 1 ; Daiane Alencar da Silva 2 UEMS/Turismo Caixa Postal 351, 79.804-970 Dourados

Leia mais

Quais práticas podem contribuir para o desenvolvimento do turismo de base local nas comunidades do entorno da Lagoa do Cajueiro?

Quais práticas podem contribuir para o desenvolvimento do turismo de base local nas comunidades do entorno da Lagoa do Cajueiro? 1 INTRODUÇÃO As exigências da demanda atual em relação à prática do turismo têm influenciado diretamente na maneira como os municípios piauienses apresentam a sua oferta turística. Alguns governos, agentes

Leia mais

7.1.6 Origem/Motivação: Valorizar a cultura dos estados brasileiros. A idéia foi do Departamento de Cultura

7.1.6 Origem/Motivação: Valorizar a cultura dos estados brasileiros. A idéia foi do Departamento de Cultura 7 Missões: Recursos de Interesse Patrimonial FESTAS E CELEBRAÇÕES Roque Gonzales 7.1 Aspectos Gerais 7.1.1 Identificação: Integração Interestadual da Cultura em Roque Gonzáles. 7.1.2 Denominação mais freqüente:

Leia mais

CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE

CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE Edmar Martins de Oliveira 1, Cleidson Reginaldo Ferreira Ribeiro 2, Renata de Melo Paulino 3, Divino Ordones 4. 1 Graduando no Curso de Licenciatura Plena

Leia mais

Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda

Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda 1 E N O T U R I S M O - A N O V A B U Z Z W O R D D O T U R I S M O D E N I C H O S Guarda, 25 de novembro de 2011 Adriano Costa

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

CARDÁPIO TURÍSTICO EUFRASINA

CARDÁPIO TURÍSTICO EUFRASINA CARDÁPIO TURÍSTICO EUFRASINA www.facebook.com/redecaicara Página 1 Bem vindo à comunidade de EUFRASINA Localizada na porção mais oeste da Baía de Paranaguá, tem uma riqueza natural única. Sua orla é em

Leia mais

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL Matheus Marques de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), marquesmatheusaraujo@gmail.com Gardênia Pereira Brito, Universidade

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento Economia Agrícola

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento Economia Agrícola Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento Economia Agrícola PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA Ano/Semestre 2015.1 1. Identificação 1.1. Unidade Acadêmica: Centro de Ciências Agrárias

Leia mais

Bandeirantes FÉ, NATUREZA E TRADIÇÕES. Categoria Cidades Publicado em 13/03/2019. Parque do Povo - Foto: Prefeitura de Bandeirantes

Bandeirantes FÉ, NATUREZA E TRADIÇÕES. Categoria Cidades Publicado em 13/03/2019. Parque do Povo - Foto: Prefeitura de Bandeirantes Bandeirantes Categoria Cidades Publicado em 13/03/2019 Parque do Povo - FÉ, NATUREZA E TRADIÇÕES Localizada no Norte Pioneiro do Paraná, Bandeirantes se distingue por sua terra fértil e por pessoas dispostas

Leia mais

MATEMÁTICA E ANOS INICIAIS: VIVÊNCIAS E ANGÚSTIAS DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PANAMBI

MATEMÁTICA E ANOS INICIAIS: VIVÊNCIAS E ANGÚSTIAS DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PANAMBI MATEMÁTICA E ANOS INICIAIS: VIVÊNCIAS E ANGÚSTIAS DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PANAMBI GT 01 Educação Matemática no Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais Juliana Michels Pottker, michels.juliana@yahoo.com.br

Leia mais

As festas religiosas e os folguedos folclóricos com potenciais turísticos percebidos pelos jovens alunos da baixada campista

As festas religiosas e os folguedos folclóricos com potenciais turísticos percebidos pelos jovens alunos da baixada campista As festas religiosas e os folguedos folclóricos com potenciais turísticos percebidos pelos jovens alunos da baixada campista Gisele da S. Gonçalves Roberta de S. Ramalho Palavras-chave: Percepção ambiental.

Leia mais

7- Missões: Recursos de Interesse Patrimonial. FESTAS e CELEBRAÇÕES CAIBATÉ

7- Missões: Recursos de Interesse Patrimonial. FESTAS e CELEBRAÇÕES CAIBATÉ 7- Missões: Recursos de Interesse Patrimonial FESTAS e CELEBRAÇÕES CAIBATÉ 7.1 Aspectos Gerais: 7.1.1 Identificação: ROMARIA de CAARÓ 7.1.2 Denominação mais freqüente: Não tem 7.1.3 Localização: Interior

Leia mais

Turismo Rural em Mato Grosso. Camila Fernanda Freire de AMORIM¹ Professor orientador: Débora Cristina Tavares² Universidade Federal de Mato Grosso

Turismo Rural em Mato Grosso. Camila Fernanda Freire de AMORIM¹ Professor orientador: Débora Cristina Tavares² Universidade Federal de Mato Grosso Turismo Rural em Mato Grosso Camila Fernanda Freire de AMORIM¹ Professor orientador: Débora Cristina Tavares² Universidade Federal de Mato Grosso RESUMO Este artigo propõe conceituar o turismo no meio

Leia mais

OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL Vivian Timbó Magalhães Martins, Universidade Federal do Ceará (UFC); RESUMO Esse artigo expõe sobre os hábitos de uso das

Leia mais

AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Maria de Lourdes do Nascimento Marques Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: lourdesmarques1327@gmail.com

Leia mais

EEB SÃO JOÃO BATISTA

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Acadêmicos: Bruna Ramos da Luz Dener Laurindo

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA GESTALT NO ENSINO DE FÍSICA

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA GESTALT NO ENSINO DE FÍSICA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA GESTALT NO ENSINO DE FÍSICA Marina Nunes de Oliveira¹; Ericleiton Rodrigues de Macedo² (Orientador) 1. Estudante do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal

Leia mais

MATEMÁTICA + VIDA + SAÚDE = IMC 1

MATEMÁTICA + VIDA + SAÚDE = IMC 1 MATEMÁTICA + VIDA + SAÚDE = IMC 1 SILVA, João Pedro de Moura da 2 ; ALENCAR, Mariane Da Rosa 3 ; ROLIM, Cristiane Sonego 4 RESUMO: Levando em consideração os elevados índices de obesidade entre crianças

Leia mais

7 Missões: Recursos de Interesse Patrimonial FESTAS E CELEBRAÇÕES

7 Missões: Recursos de Interesse Patrimonial FESTAS E CELEBRAÇÕES São Luiz Gonzaga 7.1 Aspectos Gerais 7.1.1 Identificação: Feirarte 7 Missões: Recursos de Interesse Patrimonial FESTAS E CELEBRAÇÕES 7.1.2 Denominação mais freqüente: Feirarte 7.1.3 Localização: A ser

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

CONHECIMENTO E PREFERÊNCIA DOS ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MUZAMBINHO- MG EM RELAÇÃO AS MODALIDADES ESPORTIVAS.

CONHECIMENTO E PREFERÊNCIA DOS ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MUZAMBINHO- MG EM RELAÇÃO AS MODALIDADES ESPORTIVAS. 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG CONHECIMENTO E PREFERÊNCIA DOS ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA

Leia mais

Aplicação de jogos virtuais como temática de educação entre as matérias

Aplicação de jogos virtuais como temática de educação entre as matérias Aplicação de jogos virtuais como temática de educação entre as matérias Autor: Bianca de Lima Co-autores: Danielle Costa Fernanda Jesus Orientador: José Vicente Robaina Co-Orientador: Ana Lúcia Bastos

Leia mais

Parque Estadual dos Três Picos

Parque Estadual dos Três Picos Parque Estadual dos Três Picos O começo Criado pelo Decreto Estadual 31.343 de 05 de junho de 2002. -Garantir a manutenção de nascentes e dos corpos hídricos. -Assegurar a preservação dos remanescentes

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E JOGOS NO ENSINO DO SND - SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E JOGOS NO ENSINO DO SND - SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E JOGOS NO ENSINO DO SND - SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL Maria Betânia de Castro Nunes Santos Escola Municipal Itália Cautiero Franco CAIC/Rede Municipal de Lavras, mbetaniacns@gmail.com

Leia mais

O NÚCLEO AUDIOVISUAL DE GEOGRAFIA (NAVG) TRABALHANDO A GEOGRAFIA COM CURTAS: EXPERIÊNCIA DO PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA.

O NÚCLEO AUDIOVISUAL DE GEOGRAFIA (NAVG) TRABALHANDO A GEOGRAFIA COM CURTAS: EXPERIÊNCIA DO PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA. O NÚCLEO AUDIOVISUAL DE GEOGRAFIA (NAVG) TRABALHANDO A GEOGRAFIA COM CURTAS: EXPERIÊNCIA DO PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA. Rodrigo Siqueira da Silva Luciana Lima Barbosa Leydiane Paula da Silva 1 Orientadores:

Leia mais

PARQUE DO ALAMBARI ANA PAULA BARBOSA DOS SANTOS CENTRO UNIVERSITÁRIO TOLEDO ARAÇATUBA 2017

PARQUE DO ALAMBARI ANA PAULA BARBOSA DOS SANTOS CENTRO UNIVERSITÁRIO TOLEDO ARAÇATUBA 2017 PARQUE DO ALAMBARI ANA PAULA BARBOSA DOS SANTOS CENTRO UNIVERSITÁRIO TOLEDO ARAÇATUBA 2017 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como proposta a intervenção das márgens do córrego Alambari na cidade de Avanhandava,

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. TURMA: 4º semestre. TURMA: Superior GestTur. EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. TURMA: 4º semestre. TURMA: Superior GestTur. EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: Gestão de Turismo FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura (X) tecnólogo

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL BUENA VISTA. Goiânia, 14 de agosto de Orientador-formador: Marilurdes Santos de Oliveira

ESCOLA MUNICIPAL BUENA VISTA. Goiânia, 14 de agosto de Orientador-formador: Marilurdes Santos de Oliveira ESCOLA MUNICIPAL BUENA VISTA Goiânia, 4 de agosto de 203. Orientador-formador: Marilurdes Santos de Oliveira PESQUISA DIAGNÓSTICA Em 203 a nossa escola está organizada de forma diferente. Passou a oferecer

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Melissa Carla Streck Bundt Silandra Badch Rosa Pedagogia/ULBRA Cachoeira do Sul melissa.streck@hotmail.com RESUMO Este

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ELIANE CALHEIROS

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ELIANE CALHEIROS SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ELIANE CALHEIROS OLIVIA EVANGELISTA BENEVIDES THIANE ARAUJO COSTA TRABALHANDO A MATEMÁTICA DE FORMA DIFERENCIADA A

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO A MERENDA ESCOLAR COM PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA NUTRICIONAL EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE REDENÇÃO

EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO A MERENDA ESCOLAR COM PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA NUTRICIONAL EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE REDENÇÃO EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO A MERENDA ESCOLAR COM PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA NUTRICIONAL EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE REDENÇÃO Jossiane de Oliveira Lima, Nailda Moraes Dantas, Márcia Barbosa de

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ANOMALIAS CROMOSSOMICAS

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ANOMALIAS CROMOSSOMICAS DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ANOMALIAS CROMOSSOMICAS Magno José dos Santos Silva 1 ; Gilson Antônio Evaristo Júnior 1 ; Lucas Rafael Tavares

Leia mais

Formas de Venda. - Própria - Compartilhada - Terceirizada

Formas de Venda. - Própria - Compartilhada - Terceirizada Formas de Venda O departamento de reservas é o coração da propriedade; ele consegue entender a voz do cliente, identificando também as necessidades do proprietário. - Própria - Compartilhada - Terceirizada

Leia mais

TURISMO RURAL. Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB)

TURISMO RURAL. Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB) TURISMO RURAL Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB) Plano de Curso Conceitos Caracterização do Turismo Rural Agroturismo Turismo Rural na

Leia mais

JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico

JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico Simone Nóbrega Catão (1); Kátia Fabiana Pereira de Ataíde ; Eduardo Gomes Onofre (Orientador) Universidade Estadual

Leia mais

Materiais e métodos:

Materiais e métodos: PIBID BIOLOGIA: A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DE CARÁTER INOVADOR Lucas Rodrigo Neves Alvaristo (bolsista PIBID/CAPES)

Leia mais

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA Ramon Lima Silva, Hélio Félix dos Santos Neto; Getúlio José de Carvalho Júnior; Marcela Bernardes Portela. Universidade Federal

Leia mais

Projeto: Sala ambiente e Grafite. Cajado Temático

Projeto: Sala ambiente e Grafite. Cajado Temático Projeto: Sala ambiente e Grafite Cajado Temático Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção.( Paulo Freire) JUSTIFICATIVA: A ideia das salas ambiente

Leia mais

ATIVIDADE LÚDICA "CRUZADA DOS PROTOZOÁRIOS": UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA.

ATIVIDADE LÚDICA CRUZADA DOS PROTOZOÁRIOS: UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA. ATIVIDADE LÚDICA "CRUZADA DOS PROTOZOÁRIOS": UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA. Maykon Rodrigues de Barros Moura¹; Ana Valéria Costa da Cruz²; Patrícia da Silva Sousa³; Renata Silva Santos

Leia mais

FICHA PROJETO - nº022-ma

FICHA PROJETO - nº022-ma FICHA PROJETO - nº022-ma Mata Atlântica Grande Projeto 1) TÍTULO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO ECOTURÍSTICO DE MAQUINÉ 2) MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO DO PROJETO: Maquiné - RS 3) LINHA TEMÁTICA: USO SUSTENTÁVEL

Leia mais

Autor: Alessandro Giulliano Chagas Silva Geógrafo e Guia de Turismo

Autor: Alessandro Giulliano Chagas Silva Geógrafo e Guia de Turismo Autor: Alessandro Giulliano Chagas Silva Geógrafo e Guia de Turismo INTRODUÇÃO Este projeto nasceu do interesse pessoal pela arqueologia em especial a arte rupestre. O primeiro trabalho foi desenvolvido

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO: HISTÓRIA E LITERATURA: COMPREENDENDO O CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR ATRAVÉS DAS OBRAS DE JOSÉ LINS DO REGO ANDREZA RODRIGUES DOS SANTOS

PROJETO PEDAGÓGICO: HISTÓRIA E LITERATURA: COMPREENDENDO O CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR ATRAVÉS DAS OBRAS DE JOSÉ LINS DO REGO ANDREZA RODRIGUES DOS SANTOS PROJETO PEDAGÓGICO: HISTÓRIA E LITERATURA: COMPREENDENDO O CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR ATRAVÉS DAS OBRAS DE JOSÉ LINS DO REGO ANDREZA RODRIGUES DOS SANTOS Andreza Rodrigues Dos Santos Projeto Pedagógico História

Leia mais

JARDIM DIDÁTICO COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL FLORIANO PEIXOTO ANO V

JARDIM DIDÁTICO COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL FLORIANO PEIXOTO ANO V JARDIM DIDÁTICO COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL FLORIANO PEIXOTO ANO V - 2011 Preparar jovens para uma vida sustentável e formar educadores pioneiros em práticas eco educadoras. Trabalhar o conceito de ESCOLA

Leia mais

OBSERVAÇÃO DE AVES: UMA OPORTUNIDADE PARA O EMPREENDEDOR

OBSERVAÇÃO DE AVES: UMA OPORTUNIDADE PARA O EMPREENDEDOR OBSERVAÇÃO DE AVES: UMA OPORTUNIDADE PARA O EMPREENDEDOR MAICON MOHR RESUMO Este trabalho apresenta a atividade de observação de aves como uma oportunidade para o turismo rural. O turismo no meio rural

Leia mais

Letícia da Silva¹; Jéssica Oliveira Chaves¹; Marirlan dos Reis Santos¹; Régia Maria Reis Gualter¹; ¹Waldirene Pereira Araújo

Letícia da Silva¹; Jéssica Oliveira Chaves¹; Marirlan dos Reis Santos¹; Régia Maria Reis Gualter¹; ¹Waldirene Pereira Araújo AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO CORPO DOCENTE DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS-MA SOBRE A UTILIZAÇÃO DO TEATRO COMO METODOLOGIA DE ENSINO EAPRENDIZAGEM DE INVERTEBRADOS TERRESTRES Letícia

Leia mais

UTILIZAÇÃO ÁREAS RURAIS PARA TURISMO RURAL E EQUESTRE INSTITUTO ESTRADA REAL

UTILIZAÇÃO ÁREAS RURAIS PARA TURISMO RURAL E EQUESTRE INSTITUTO ESTRADA REAL UTILIZAÇÃO ÁREAS RURAIS PARA TURISMO RURAL E EQUESTRE INSTITUTO ESTRADA REAL www.idestur.org.br Um novo olhar sobre o Universo Rural NO TURISMO DE EXPERIÊNCIA EM ÁREAS RURAIS E NATURAIS VENDEMOS SONHOS

Leia mais

Semeando Futuro RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Semeando Futuro RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Semeando Futuro RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Pilar da companhia Responsabilidade Socioambiental BRASIL OBJETIVO: Promover o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua DIAGNÓSTICO: Identificar

Leia mais

Enduro a pé no MHNJB/UFMG: Trilhando o conhecimento

Enduro a pé no MHNJB/UFMG: Trilhando o conhecimento Enduro a pé no MHNJB/UFMG: Trilhando o conhecimento Marília de Fátima Siqueira de Oliveira 1 Maria Luiza Bocc 1 Alessandra Abrão Resende 1 Danilo Souza Marcelo 2 Nayara Aparecida Lino Tavares 2 João Paulo

Leia mais

Pode integrar roteiros de ecoturismo

Pode integrar roteiros de ecoturismo SÃO LUIZ GONZAGA IDENTIFICAÇÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO POSSIBILIDADE TURÍSTICA Paisagem do Sítio São Luiz Gonzaga Espaço público?? Arqueológico São federal destinado ao Lourenço Mártir turismo, onde

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES NO ENSINO FUNDAMENTAL

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES NO ENSINO FUNDAMENTAL ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES NO ENSINO FUNDAMENTAL Rita Maria Luz Freitas Soares (1) ; Laura Almeida de Oliveira (2) ; Bruno Kaik Alves (2) ;

Leia mais

CONCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE O PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE BAURU COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM

CONCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE O PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE BAURU COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM CONCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE O PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE BAURU COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM Thamires Keila Silva Ferrari¹; Thais Adrianne Silva Reinaldo² ¹Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1 Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: Gestão de Turismo FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( x ) tecnólogo

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. EMENTA Planejamento. Metodologias de apoio ao planejamento. Inventário. Diagnóstico. Prognóstico. Diretrizes de ação.

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. EMENTA Planejamento. Metodologias de apoio ao planejamento. Inventário. Diagnóstico. Prognóstico. Diretrizes de ação. Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: Gestão do Turismo FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( X) tecnólogo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA VOLTADA PARA O BASQUETEBOL RESUMO

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA VOLTADA PARA O BASQUETEBOL RESUMO A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA VOLTADA PARA O BASQUETEBOL Acadêmica: Dara Claudia de Oliveira Ferrasso Professoras Orientadoras:

Leia mais

PIBID QUÍMICA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS COM ÊNFASE NA QUALIDADE E TRATAMENTO DE ÁGUA

PIBID QUÍMICA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS COM ÊNFASE NA QUALIDADE E TRATAMENTO DE ÁGUA PIBID QUÍMICA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS COM ÊNFASE NA QUALIDADE E TRATAMENTO DE ÁGUA Kágila Batista Alves 1 ; João Paulo Ferreira Lima 2 ; Camila Marcelino de Oliveira 3 ; Liliane Pinheiro de Sousa

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Produto Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SOMBRIO

A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SOMBRIO A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SOMBRIO 1 BASSANI, Joel de Oliveira; 2 ANDRADE, Elisiane Cardoso de; 3 ROCHO, Valdirene da Rosa; 4 BRASIL, Carla Sofia

Leia mais

TÍTULO: UM RELATO DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SINDROME DE DAWN NA REDE REGULAR DE ENSINO CORAÇÃO DE JESUS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

TÍTULO: UM RELATO DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SINDROME DE DAWN NA REDE REGULAR DE ENSINO CORAÇÃO DE JESUS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 16 TÍTULO: UM RELATO DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SINDROME DE DAWN NA REDE REGULAR DE ENSINO CORAÇÃO DE JESUS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA-CAMPUS FLORESTAL MANUELA MEDEIROS METZKER

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA-CAMPUS FLORESTAL MANUELA MEDEIROS METZKER UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA-CAMPUS FLORESTAL MANUELA MEDEIROS METZKER PROJETO TRILHAS ECOLÓGICAS INTERPRETATIVAS: UM ESPAÇO PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPUS UFV- FLORESTAL, MG. FLORESTAL-MINAS

Leia mais

O PERFIL DO VISITANTE DA 83ª EXPOFEIRA AGROPECUÁRIA, COMERCIAL, INDUSTRIAL E ARTESANAL DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR E CHUÍ, RS, BRASIL

O PERFIL DO VISITANTE DA 83ª EXPOFEIRA AGROPECUÁRIA, COMERCIAL, INDUSTRIAL E ARTESANAL DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR E CHUÍ, RS, BRASIL O PERFIL DO VISITANTE DA 83ª EXPOFEIRA AGROPECUÁRIA, COMERCIAL, INDUSTRIAL E ARTESANAL DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR E CHUÍ, RS, BRASIL Luciana Pinto Ferreira Melise de Lima Pereira RESUMO: O presente trabalho

Leia mais

O caso do CTeSP de Gestão Aplicada ao Desenvolvimento de Produtos Turísticos

O caso do CTeSP de Gestão Aplicada ao Desenvolvimento de Produtos Turísticos Estratégias interdisciplinares de investigação e aplicação prática: O caso do CTeSP de Gestão Aplicada ao Desenvolvimento de Produtos Turísticos Sandra Filipe Sofia Coelho (ISCA-UA/GOVCOPP) Problema:?

Leia mais

O TURISMO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA

O TURISMO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA O TURISMO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA Matheus Gomes da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana, matheus19gomes@hotmail.com Edson

Leia mais

PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DISCENTES COM RELAÇÃO A INFRAESTUTURA DA ESCOLA

PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DISCENTES COM RELAÇÃO A INFRAESTUTURA DA ESCOLA PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DISCENTES COM RELAÇÃO A INFRAESTUTURA DA ESCOLA Eduardo Gomes da Silva Filho 1 ; Fátima dos Santos Silva 2 ; Rodrigo Rafael Maia 3 ; Nayze de Almeida Marreiros 4 ; Mário Luiz

Leia mais

ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA

ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA Renally Gonçalves da Silva Universidade Estadual da Paraíba Renally.gs@gmail.com Alessandro Frederico da Silveira

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA PARA AS COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE LIBERATO SALZANO/RS

IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA PARA AS COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE LIBERATO SALZANO/RS IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA PARA AS COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE LIBERATO SALZANO/RS DIANEFER ZILLES Orientador: Prof. Dr. Dr. Paulo André Niederle Co-orientador: Me. Etho Robeiro Medeiros Nascimento

Leia mais

Contribuições do Pibid na construção dos conhecimentos específicos na formação inicial de professores de Ciências

Contribuições do Pibid na construção dos conhecimentos específicos na formação inicial de professores de Ciências Contribuições do Pibid na construção dos conhecimentos específicos na formação inicial de professores de Ciências Tatiane Skeika 1, Ana Lúcia Pereira Baccon 2 & Fabio Antonio Gabriel 3 Categoría: Trabajos

Leia mais

ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA UTILIZADA PARA A REALIZAÇÃO DA OLIMPÍADA RURAL DE ARROIO DO TIGRE RS

ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA UTILIZADA PARA A REALIZAÇÃO DA OLIMPÍADA RURAL DE ARROIO DO TIGRE RS ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA UTILIZADA PARA A REALIZAÇÃO DA OLIMPÍADA RURAL DE ARROIO DO TIGRE RS Thamires Foletto Fiuza 1 Ligia Dalchiavon 2 RESUMO A Olimpíada Rural de Arroio do Tigre é o maior evento realizado

Leia mais

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS VISITANTES SOBRE O PARQUE ESTADUAL DOM NIVALDO MONTE EM NATAL/RN

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS VISITANTES SOBRE O PARQUE ESTADUAL DOM NIVALDO MONTE EM NATAL/RN PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS VISITANTES SOBRE O PARQUE ESTADUAL DOM NIVALDO MONTE EM NATAL/RN Anna Luiza Araújo Medeiros; Adriana Figueredo da Silva; Amanda Brito da Silva; Malcon do Prado Costa (Universidade

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

TURIMOS NO MEIO RURAL - ITAGUAÍ

TURIMOS NO MEIO RURAL - ITAGUAÍ TURISMO NO MEIO RURAL - ITAGUAÍ Shirley Ritta de Macedo Souza 1 Resumo O trabalho que desenvolvemos tem como suporte a elaboração do Inventário Turístico do município de Itaguaí, localizado no estado do

Leia mais

A VISÃO DA ESCOLA SEGUNDO OS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO E PIBID

A VISÃO DA ESCOLA SEGUNDO OS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO E PIBID A VISÃO DA ESCOLA SEGUNDO OS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO E PIBID Autor: Franciéli Pinheiro 1, Orientador: Carla de Moura Martins 2 (IF Goiano Campus Morrinhos) francieli.pinheiro@hotmail.com

Leia mais

Eixo Temático 3-Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Eixo Temático 3-Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação Eixo Temático 3-Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação CONCEPÇÕES DOS EDUCANDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA Leandra Tamiris de Oliveira Lira-UFRPE Leonardo Barbosa

Leia mais

O ENSINO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ATENDIDA PELO PIBID BIOLOGIA

O ENSINO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ATENDIDA PELO PIBID BIOLOGIA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ATENDIDA PELO PIBID BIOLOGIA Thamyres Cavalcante Rodrigues (1); Jonatas Pereira de Lima (2);

Leia mais

O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NA VISÃO DOS GESTORES CONVÊNIO Nº281/2007

O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NA VISÃO DOS GESTORES CONVÊNIO Nº281/2007 O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NA VISÃO DOS GESTORES CONVÊNIO Nº281/2007 Encontro Anual das Equipes Colaboradoras do Programa Segundo Tempo São Paulo Dezembro de 2010 ESTRUTURA NÚCLEOS: 200 MUNICÍPIOS: 192 PÚBLICO:

Leia mais

JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA

JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Profº Marcos Uchôas dos Santos Penchel Classe Descentralizada: Silveiras - EMEIEF Dom Edmund Benedict Nugent Código: 044 Município: Silveiras Eixo

Leia mais

O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores

O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores 13/12/2005 O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, ao se aproximar o final do ano e o verão, gostaria de trazer a este plenário uma

Leia mais

Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo Cézar Pereira Ramos 2 ; Maria Aparecida dos Santos Ferreira 3 INTRODUÇÃO

Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo Cézar Pereira Ramos 2 ; Maria Aparecida dos Santos Ferreira 3 INTRODUÇÃO O PIBID - SUBPROJETO DE BIOLOGIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DE LOURDES BEZERRA SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo

Leia mais

A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: PERSPECTIVAS DA UNIDADE ESCOLAR E O PAPEL DO CUIDADOR

A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: PERSPECTIVAS DA UNIDADE ESCOLAR E O PAPEL DO CUIDADOR A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: PERSPECTIVAS DA UNIDADE ESCOLAR E O PAPEL DO CUIDADOR Soares, R. A. 1 Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba. raissaalcantara19@gmail.com

Leia mais

O Inverno em Santa Catarina é Show!

O Inverno em Santa Catarina é Show! O inverno catarinense atrai milhões de turistas todos os anos pela diversidade de atrações que oferece. Repleto de atrativos naturais, as paisagens ficam ainda mais encantadoras nesse período do ano, quando

Leia mais

O Uso do WhatsApp na Aprendizagem: Uma Experiência no Ensino Superior

O Uso do WhatsApp na Aprendizagem: Uma Experiência no Ensino Superior O Uso do WhatsApp na Aprendizagem: Uma Experiência no Ensino Superior CAPSI 2018 18ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação Ernane Rosa Martins, IFG, Brasil, ernane.martins@ifg.edu.br

Leia mais

PIBID - UM DESAFIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

PIBID - UM DESAFIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PIBID - UM DESAFIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA Andressa Miranda Esteves Martinez, bolsista Bruno Moreira Teixeira Luiz, bolsista João Volmar Machado da Silva, bolsista Lidiane Schimitz Lopes, bolsista Maria

Leia mais

A PRÁTICA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA

A PRÁTICA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA A PRÁTICA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA Gabrielle Glayssa Lopes de Oliveira 1 ; Camylla Alves do Nascimento Pessoa 2. 1 Graduanda na Universidade Estadual do Ceará em licenciatura plena em

Leia mais

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA TURMA MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO

Leia mais