Semeando Futuro RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Semeando Futuro RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL"

Transcrição

1 Semeando Futuro RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

2 Pilar da companhia Responsabilidade Socioambiental BRASIL

3 OBJETIVO: Promover o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua DIAGNÓSTICO: Identificar oportunidades de melhorias/agregar valor PLANEJAMENTO COMPARTILHADO: Definir ações

4 ABRANGÊNCIA: 09 municípios paranaenses. Mais de pessoas beneficiadas diretamente com as ações de O Programa Semear está em consonância com os 08 objetivos do milênio (ODM) estabelecidos pela ONU.

5 PROGRAMA SEMEAR EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE CAPACITAÇ ÇÃO E GERAÇÃO DE RENDA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

6 PLANTAS INDUSTRIAIS Curitiba Jaguariaíva Piên

7 EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE Disseminar conceitos de Educação Ambiental OBJETIVOS Proporcionar cursos de iniciação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade social Oportunizar aos moradores das comunidades o acesso à cultura e a arte Elevar a escolaridade básica dos trabalhadores florestais, próprios e terceiros, bem como das comunidades Reduzir o analfabetismo e aumentar o grau de instrução dos trabalhadores rurais

8 Programa de Incentivo à Educação IMPACTO GERADO PELO PROGRAMA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO Total de Demanda: concluintes em alguma fase o que perfaz 21% de elevação da escolaridade dos trabalhadores florestais Metodologia utilizada: análise comparativa entre a demanda (alunos inscritos e que demonstraram interesse em aderir ao programa) em relação aos alunos concluintes em alguma fase nos anos de 2009 e O indicador proposto é % de elevação da escolaridade dos trabalhadores florestais.

9 2009 Do total de alunos egressos (15), temos 06 empregados 40% de alunos inseridos no mercado de trabalho 2010 Dos 13 alunos participantes do projeto, 03 são menores aprendizes 24% de alunos como menor aprendiz Metodologia utilizada: análise comparativa entre os alunos egressos do programa em 2009 em relação aos alunos inseridos no mercado de trabalho (empregados). Referente ao ano de 2010, a comparação é feita entre os alunos participantes do programa de Curitiba em relação aos alunos inseridos no mercado de trabalho como menor aprendiz. Indicador avaliado % de alunos inseridos no mercado de trabalho.

10 Palestra Semana Pedagógica IMPACTOS GERADOS PELAS PALESTRAS Na média geral, os resultados são: 100% de contribuição da capacitação para o desenvolvimento profissional dos professores; 87% contribuição para prática pedagógica (dia a dia em sala de aula) Metodologia utilizada: pesquisa com 20% dos professores participantes (84 entrevistados). Indicadores analisados: % de contribuição para o desenvolvimento pessoal e % de contribuição para a prática pedagógica.

11 Programa Judô para Todos Oficina de Teatro Oficina de Teatro IMPACTOS GERADOS PELA OFICINA DE TEATRO Nota-se a melhora de: 12% no desempenho escolar; 75% na responsabilidade; 85% na disciplina; 90% na elevação da autoestima; 86% no relacionamento familiar. 8,0 é a média de desempenho na atividade. Metodologia utilizada: pesquisa com 73% dos pais de alunos concluintes, pesquisa no colégio sobre o desempenho e frequência escolar de 10 alunos que estavam estudando e avaliação do professor sobre 15 alunos concluintes. Indicadores definidos: % de melhora do desempenho escolar; % de melhora na frequência escolar, média de desempenho na atividade, % de mudança de comportamento e % de melhora no relacionamento familiar.

12 Projeto Judô para Todos IMPACTOS GERADOS PELO PROJETO DE JUDÔ 10% de melhora no desempenho escolar e 21% na frequência escolar; Para os pais: - os seus filhos se tornaram mais responsáveis (92%) e mais disciplinados (90%); - ocorreu à elevação da auto estima em 89% e melhora no relacionamento familiar em 90%. A média de desempenho na atividade é 8,6 e de evolução no esporte é 6,9. Metodologia utilizada: pesquisa com 37% dos pais, pesquisa nas escolas sobre o desempenho e frequência escolar de 94 alunos estudantes e avaliação do professor sobre 107 alunos concluintes. Indicadores avaliados: % de melhora do desempenho escolar; % de melhora na frequência escolar, média de desempenho na atividade; média de evolução no esporte, % de mudança de comportamento e % de melhora no relacionamento familiar.

13 IMPACTOS GERADOS PELAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Na média geral, houve redução de 98% de lixo na escola e 83% entorno da escola Principais mudanças comportamentais dos alunos: 71% destinam o lixo corretamente (lixo no lixo e/ou separação); 39% cuidam do meio ambiente (árvores e animais); 22% evitam o desperdício de água. Metodologia utilizada: abrangendo dois programas simultaneamente, a pesquisa foi realizada com 69 professores, o que representa 100% do número de turmas programadas para o Programa de Visitas e 70% do número de projetos inscritos do Prêmio Viva Meio Ambiente. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado a partir da definição dos seguintes indicadores: % de redução de lixo na escola, % de redução de lixo entorno da escola e principais mudanças comportamentais nos alunos observadas pelos professores.

14 CAPACITAÇÃO E GERAÇÃO DE RENDA Propiciar oportunidades de geração de renda Promover a Inclusão Digital de jovens e adultos OBJETIVOS Desenvolver Fornecedores locais Promover cursos de interesse do público alvo e da vocação local Capacitar jovens para as oportunidades no campo, qualificando-os profissionalmente Apoiar a implantação de coleta seletiva do lixo nos municípios

15 Coleta Seletiva C. T. Jovem Agricultor Aprendiz Inclusão Digital Oficinas de Artesanato Inclusão Digital IMPACTOS GERADOS PELO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL No geral, 37% dos alunos conseguiram emprego ou foram promovidos. 31% dos alunos aplicam o conhecimento na função que exerce. A média de aumento na renda familiar foi de 45%. Metodologia utilizada: pesquisa com 29% dos 412 alunos concluintes dos cursos entre os 2007 a 2010 das comunidades de Campo do Tenente, Ouro Verde, Sengés e Tunas do Paraná. Indicadores determinados: % de alunos inseridos no mercado de trabalho e/ou promovidos e % de elevação da renda familiar.

16 Oficinas de Artesanato IMPACTOS GERADOS PELAS OFICINAS DE ARTESANATOS Todas as participantes produzem e vendem tapetes de crochê, panos de prato e chinelos decorados. A média de contribuição no orçamento é 36%. 17% das mulheres são responsáveis pela renda da família. A renda média obtida com a venda dos produtos é de R$ 99,17 Metodologia utilizada: pesquisa com 26% das participantes concluintes dos cursos em 2009 e 2010 da comunidade de Campo do Tenente. Indicadores avaliados: % de participantes que produzem, geração de renda e % de contribuição no orçamento familiar.

17 Jovem Agricultor Aprendiz IMPACTOS GERADOS PELO PROGRAMA JOVEM AGRICULTOR APRENDIZ Na média geral: 53% dos jovens produzem sobre o que aprenderam; 34% produzem verduras; 27% conseguem gerar renda com a sua produção; 14% é o aumento da renda familiar; 14% estão estudando Curso Técnico Agrícola e/ou Florestal. Metodologia utilizada: pesquisa com 50% dos alunos concluintes do programa em 2008 de Campo do Tenente (24 alunos formados) e, ano 2010, da comunidade de Ouro Verde (34 alunos formados). Indicadores avaliados: % de jovens produtivos na agricultura/pinus, impacto na renda familiar e % de alunos que buscaram continuar a capacitação na atividade florestal/agrícola.

18 Coleta Seletiva Campo do Tenente IMPACTOS GERADOS PELA COLETA SELETIVA Em 2009, a redução do volume de lixo destinado ao aterro foi de 4%. Já em 2010 foi de 5%. Na comparação dos anos ( ), houve elevação da renda/orçamento familiar em 17%. Os 05 trabalhadores são responsáveis pela renda familiar. Metodologia utilizada: análise comparativa dos resultados dos anos de 2009 e A informação sobre o volume de material destinado ao aterro foi coletado junto ao Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Campo do Tenente. Indicadores definidos: % de redução do volume do lixo destinado ao aterro e % impacto no orçamento familiar dos trabalhadores do Centro de Material Reciclável. * Projeto Apicultura

19 SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA Apoiar o Programa de Saúde da Família Despertar nas crianças hábitos de Higiene Bucal OBJETIVOS Promover a saúde e melhoria da qualidade de vida das populações Levar informações de prevenção a saúde para a comunidade

20 Programa Saúde da Família IMPACTO GERADO NOS CASOS DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Em Campo do Tenente houve aumento em média de 29% ao ano de casos de adolescentes grávidas. Já em Ouro Verde, houve redução de 11% em média ao ano. A média geral de impacto foi de aumento de 9% entre as duas localidades. Metodologia utilizada: análise comparativa sobre os números de casos registrados de gravidez na adolescência, entre 2007 a 2010, pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo do Tenente e Posto de Saúde de Ouro Verde, locais que são desenvolvidas atividades desde Consideramos adolescentes aquelas entre 12 e 18 anos, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS) e Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Indicador avaliado: % de redução no índice de gravidez na adolescência.

21 Programa Saúde da Família IMPACTO GERADO NOS CASOS DE MORTALIDADE INFANTIL 28%éo aumento médio ano de casos de mortalidade infantil em Campo do Tenente. Em Ouro Verde, somente um caso registrado em 2008, o que manteve em 0% a média anual. A média geral de impacto foi de aumento de 14% entre as duas localidades. Metodologia utilizada: análise comparativa sobre os números de casos registrados de mortalidade infantil, entre 2007 a 2010, pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo do Tenente e Posto de Saúde de Ouro Verde, locais que são desenvolvidas atividades desde Para registro dos casos de mortalidade infantil consideram-se aquelas ocorridas em crianças entre 0 a 5 anos, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS). Indicador proposto: % de redução de casos de mortalidade infantil.

22 Programa Saúde da Família IMPACTO GERADO NOS CASOS DE MORTALIDADE MATERNA Durante o período analisado, houve somente um caso registrado em Campo do Tenente em 2008, o que resultou em 0% de média anual. Não houve registro em Ouro Verde. A média geral de impacto foi de 0% entre as duas localidades. Metodologia utilizada: análise comparativa sobre os números de casos registrados de mortalidade materna, entre 2007 a 2010, pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo do Tenente e Posto de Saúde de Ouro Verde, locais que são desenvolvidas atividades desde Para registro dos casos de morte materna consideram-se quando o óbito ocorre durante a gestação, no parto ou até 42 dias após o nascimento, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS). Indicador definido: % de redução de casos de mortalidade materna.

23 Programa Saúde da Família IMPACTO GERADO NOS CASOS DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS 21% é a média de aumento anual de registros de casos de DST s e AIDS em Campo do Tenente Metodologia utilizada: análise comparativa sobre os números de casos registrados de DST s e AIDS (HIV), entre 2006 a 2010, pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo do Tenente. Sobre as informações de Ouro Verde, os registros são efetuados pela Secretaria Municipal de Saúde de Sengés e não foram disponibilizados. Em ambos os locais são desenvolvidas atividades desde Indicador avaliado: % de redução de casos de DST s e AIDS.

24 Programa de Higiene Bucal IMPACTOS GERADOS PELO PROGRAMA DE HIGIENE BUCAL Em Ouro Verde houve aumento de 37% em média ao ano no índice de cáries; Já em Campo do Tenente, verificamos a redução de 44% média anual; 04% de redução é a média geral de impacto do programa nas duas localidades. Metodologia utilizada: estudo de caso com 10% da média dos alunos participantes do programa, entre os anos de 2007 a 2010, em Campo do Tenente e Ouro Verde. Os números apresentados no gráfico acima se referem ao número total de cáries abertas registradas por ano nas crianças estudadas. Os dados foram coletados com as equipes responsáveis pela execução do programa. Indicador analisado: % de redução do índice de cáries nas crianças participantes do programa.

25 Projeto Horta Escolar IMPACTOS GERADOS PELO PROJETO HORTA ESCOLAR Nota-se a contribuição valiosa do projeto no desenvolvimento das crianças, despertando nelas o interesse por uma alimentação mais saudável. Do ponto de vista da merendeira, 100% dos alunos estão comendo mais verduras e legumes. 95% é a contribuição com a diversificação de legumes e verdura na merenda escolar 100%de melhora da qualidade da alimentação servida na escola; Metodologia utilizada: entrevista com 75% dos professores envolvidos no projeto e com a merendeira, da escola (100%). Indicadores analisados: % de contribuição na merenda escolar e % de melhora na merenda escolar.

26 O futuro semeado com responsabilidade social e ambiental. Maristela A. da Silva Coordenadora de Sustentabilidade e Relações Institucionais Arauco do Brasil masilva@arauco.com.br Fone:

PALAVRAS-CHAVE: Programa Saúde na Escola. Educação em Saúde. Qualidade de Vida. Sustentabilidade.

PALAVRAS-CHAVE: Programa Saúde na Escola. Educação em Saúde. Qualidade de Vida. Sustentabilidade. EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE: os desafios do Programa Saúde na Escola Adriana Tarlá Lorenzi * Aroldo Vieira de Moraes Filho * Andrielle de Castilho Fernandes * Marislei de Sousa Espíndula Brasileiro *

Leia mais

PROMOVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO (BOM JESUS-PIAUÍ)

PROMOVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO (BOM JESUS-PIAUÍ) PROMOVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO (BOM JESUS-PIAUÍ) Camila Vieira Santos 1 Wennes Moreira Saraiva 2 Francisco Cleiton da Rocha 3 1 Bolsista PIBID do Curso de Licenciatura

Leia mais

Classificação: Interno RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015

Classificação: Interno RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015 Missão do Instituto Lojas Renner Promover a inserção da mulher no mercado de trabalho, apoiando ações sociais empreendedoras, desenvolvidas por organizações da sociedade civil,

Leia mais

Copyright 2017 Editora Amigos da Natureza Ltda. Todos os direitos reservados ISBN

Copyright 2017 Editora Amigos da Natureza Ltda. Todos os direitos reservados ISBN I N TR O DU Esta Coletânea tem como objetivos: contribuir para a divulgação e fortalecimento dos pilares e conceitos do Programa Cultivando Água Boa (CAB), programa socioambiental da Itaipu Binacional

Leia mais

SENAR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL

SENAR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL BOAS VINDAS SENAR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) - Administração Central, foi criado pela Lei Federal nº 8315, de 23 de dezembro de 1991 e regulamentado

Leia mais

Programa SEMEAR Responsabilidade Socioambiental

Programa SEMEAR Responsabilidade Socioambiental Programa SEMEAR Responsabilidade Socioambiental Mostra Local de: Bocaiúva do Sul (Municípios de Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Colombo e Tunas de Paraná) Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos

Leia mais

Atleta do Futuro em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) PLANO DE AÇÃO Grupo de Trabalho nº 05

Atleta do Futuro em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) PLANO DE AÇÃO Grupo de Trabalho nº 05 PLANO DE AÇÃO 2011 Grupo de Trabalho nº 05 Nome Unidade Tel. E-mail Projeto SESI/SENAI Alvin Alexandro Ferreira da Silva Rio Branco do Sul 3652-8116 alvin.silva@sesipr.org.br Melhoria da Saúde Leandro

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO 2017/2020

PROGRAMA DE GOVERNO 2017/2020 PROGRAMA DE GOVERNO EDUCAÇÃO A EDUCAÇÃO É PRIORIDADE EM NOSSO PLANO DE GOVERNO, ONDE SERÃO DESENVOLVIDAS AÇÕES DE APERFEIÇOAMENTO NA QUALIDADE DE ENSINO EM TODAS AS SUAS MODADLIDADES, CUMPRINDO TODAS AS

Leia mais

PSE. Programa de Saúde nas Escolas. 68 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011 e 2012 (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS)

PSE. Programa de Saúde nas Escolas. 68 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011 e 2012 (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS) PSE 68 Relatório de Gestão 200, 2010, 2011 e 2012 (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS) b lanço soci l (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS) Relatório

Leia mais

Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola/2017

Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola/2017 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO DE APUCARANA Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola/2017 Nome do Estabelecimento: Município: Endereço: CEP: Estado: Telefone:

Leia mais

Avaliação da Pesquisa Criança É Vida Relatório de Pesquisa. Fevereiro de 2016

Avaliação da Pesquisa Criança É Vida Relatório de Pesquisa. Fevereiro de 2016 Avaliação da Pesquisa Criança É Vida 2015 Relatório de Pesquisa Fevereiro de 2016 Introdução As equipes do Instituto Criança É Vida capacitam educadores e outros funcionários de instituições, além de voluntários

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Alimentação Escolar Saudável

Alimentação Escolar Saudável Alimentação Escolar Saudável A obesidade infantil é considerada um grave problema de saúde em todo o mundo. A obesidade infantil cresceu cinco vezes nos últimos 10 anos no mundo. Três milhões de pessoas

Leia mais

OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Comissão de Educação da Câmara dos Deputados VII Seminário Regional - MA Coordenador: Dep. Pinto da Itamaraty

OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Comissão de Educação da Câmara dos Deputados VII Seminário Regional - MA Coordenador: Dep. Pinto da Itamaraty OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Comissão de Educação da Câmara dos Deputados VII Seminário Regional - MA Coordenador: Dep. Pinto da Itamaraty PARTE 1 IDENTIFICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NOME DA INSTITUIÇÃO/ESCOLA/REDE:

Leia mais

MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU 1 INTRODUÇÃO

MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU 1 INTRODUÇÃO MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU Leandro Tadeu da Silva 1, José Benedito Leandro 2 1 Graduando em Tecnologia em Logística pela Fatec

Leia mais

Congresso de. Atuação Responsável 15/08/2018

Congresso de. Atuação Responsável 15/08/2018 Congresso de Atuação Responsável 15/08/2018 Visão Empresas e comunidades evoluindo em sinergia. Missão Qualificar a atuação social das empresas, contribuindo para a competividade dos negócios e o desenvolvimento

Leia mais

PSE. Programa de saúde nas escolas. PSE - Programa de Saúde nas Escolas. 34 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013

PSE. Programa de saúde nas escolas. PSE - Programa de Saúde nas Escolas. 34 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013 PSE - Programa de Saúde nas Escolas PSE Programa de saúde nas escolas 34 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013 B lanço Soci l PSE - Programa de Saúde nas Escolas Relatório de Gestão 2009, 2010,

Leia mais

SIPATMIM /09/2017 Educação no Trânsito e Direção Defensiva; 27/09/ Água Do Desperdício à Escassez;

SIPATMIM /09/2017 Educação no Trânsito e Direção Defensiva; 27/09/ Água Do Desperdício à Escassez; SIPATMIM 2017 A SIPATMIM é uma semana voltada á prevenção de acidentes do trabalho, valorização da saúde e meio ambiente. O objetivo é orientar os trabalhadores sobre a importância na prevenção de acidentes

Leia mais

Regulamento do Fundo Social. Sicredi Ouro Verde MT

Regulamento do Fundo Social. Sicredi Ouro Verde MT Regulamento do Fundo Social Área Responsável Gerência de Relacionamento / Diretoria Executiva Substitui e revoga Versão: 1.0 Abrangência Externo Período de Vigência De: 2017 Sumário 1 INTRODUÇÃO... 3 2

Leia mais

Educação ambiental: processo participativo para melhora

Educação ambiental: processo participativo para melhora Educação Ambiental Educação ambiental A CESP promoveu a partir de 1998, o Programa de Educação Ambiental com o objetivo de atuar efetivamente para melhorar a qualidade ambiental e de vida. O programa é

Leia mais

20o. Prêmio Expressão de Ecologia

20o. Prêmio Expressão de Ecologia 20o. Prêmio Expressão de Ecologia 2012-2013 CONFECÇÃO DE BOLSAS NO PARANA EM AÇÃO PARANA EM AÇÃO DE CLEVELÂNDIA VISITA DE FLÁVIO ARNS AO STAND DA INSTITUIÇÃO NO PARANA EM AÇÃO EM COMEMORAÇÃO A SEMANA DA

Leia mais

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA RESPONSABILIDADE SOCIAL

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA RESPONSABILIDADE SOCIAL PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA RESPONSABILIDADE SOCIAL Outubro/2011 Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as práticas empresariais que contribuem desenvolvimento social no Estado de São Paulo.

Leia mais

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA Saúde da Mulher Profa. Dra. Ana Luiza Vilela Borges Como é o perfil epidemiológico das mulheres brasileiras? Do que adoecem e morrem? Expectativa média de vida das mulheres:

Leia mais

Case da empresa : Fundação Alphaville. Dados do CASE

Case da empresa : Fundação Alphaville. Dados do CASE Case da empresa : Fundação Alphaville Dados do CASE Título do Case: Dilema comum ação compartilhada Perfil Institucional: A Fundação Alphaville é uma OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público

Leia mais

GRUPOS. Das ações listadas na questão anterior, selecione aquelas que o grupo considera prioritárias.

GRUPOS. Das ações listadas na questão anterior, selecione aquelas que o grupo considera prioritárias. CÍRCULO DE DIÁLOGO 2008 ODMs PELA EDUCAÇÃO Rio Negro 09/ Maio Local: Colégio Sesi Rio Negro Endereço: Av. General Plíneo Tourinho, 2850, Bairro Bom Jesus GRUPOS Grupo 1 Inicialmente deve-se gerar renda,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS SECRETARIA DE SAÚDE REGIÃO DE SAÚDE FERNÃO DIAS DUTRA DISTRITO VILA GALVÃO & PASTORAL DA CRIANÇA PROJETO

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS SECRETARIA DE SAÚDE REGIÃO DE SAÚDE FERNÃO DIAS DUTRA DISTRITO VILA GALVÃO & PASTORAL DA CRIANÇA PROJETO PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS SECRETARIA DE SAÚDE REGIÃO DE SAÚDE FERNÃO DIAS DUTRA DISTRITO VILA GALVÃO & PASTORAL DA CRIANÇA PROJETO COZINHA ENRIQUECIDA GUARULHOS/SP 2009 I APRESENTAÇÃO Em setembro

Leia mais

CtP Informações Gerais

CtP Informações Gerais Diesel Systems América Latina CtP Informações Gerais Colaboradores 2.690 Fundação 1978 Área Total - 587.232 m² Construída - 84.176 m² Outubro 2013 Fonte: CtP/HRL Fundação Robert Bosch Por decisão testamentária

Leia mais

Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança

Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional Maputo, 25 de Abril de 2013 Constituição

Leia mais

Engajamento de stakeholders e gerenciamento de riscos: estudo de caso com a Fazenda da Quina Campo Formoso/BA

Engajamento de stakeholders e gerenciamento de riscos: estudo de caso com a Fazenda da Quina Campo Formoso/BA Engajamento de stakeholders e gerenciamento de riscos: estudo de caso com a Fazenda da Quina Campo Formoso/BA 1 2 Histórico do Monitoramento do Complexo Eólico Morrinhos CEMO Primeiro RAS Setembro /2011

Leia mais

Programa Prefeito Amigo da Criança

Programa Prefeito Amigo da Criança Programa Prefeito Amigo da Criança Gestão 2017-2020 2.346 adesões e 1.519 articuladores nomeados em 2017; 223 Prefeitas(os) da Região Norte, sendo 49 do Estado do Pará UF Adesões % Articulador % CMDCA

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER 1 OBJETIVOS Conceitos de epidemiologia e Indicadores epidemiológicos; Entender o senário em saúde da mulher; Conhecer e identificar os principais indicadores; Identificar medidas

Leia mais

Premiação 2017 as 25 melhores Boas Práticas da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar

Premiação 2017 as 25 melhores Boas Práticas da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar Agricultores orgânicos Agricultores orgânicos Agricultores orgânicos Visita das merendeiras aos agricultores familiares D. Dalvacir e Claudino Premiação 2017 as 25 melhores Boas Práticas da Agricultura

Leia mais

O Fundador Robert Bosch

O Fundador Robert Bosch O Fundador Robert Bosch Robert Bosch (1861 1942) Meu objetivo é, além do alívio da necessidade, atuar, acima de tudo, na elevação das forças morais, sanitárias e mentais... Serão promovidas: saúde, educação,

Leia mais

INFLUÊNCIA NO CONSUMO DE HORTALIÇAS EM ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE AREIA-PB

INFLUÊNCIA NO CONSUMO DE HORTALIÇAS EM ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE AREIA-PB UFPB-PRAC XIV Encontro de INFLUÊNCIA NO CONSUMO DE HORTALIÇAS EM ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE AREIA-PB SILVA, André Raimundo 1 GOMES, Mayara Germana dos Santos 2 SANTOS, Fábio Araujo 2 SOARES, Francisco Jeane

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2016-207 São Luís 2016 1 INTRODUÇÃO O plano de ações da CPA define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela

Leia mais

O Projeto Presidente Amigo da Criança tem como objetivo apoiar a implementação e monitorar as

O Projeto Presidente Amigo da Criança tem como objetivo apoiar a implementação e monitorar as Objetivo do projeto: O Projeto Presidente Amigo da Criança tem como objetivo apoiar a implementação e monitorar as políticas públicas do governo federal em prol da melhoria das condições de vida de crianças

Leia mais

INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO

INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO O Instituto Bola Pra Frente, iniciativa do tetracampeão mundial de futebol Jorginho, foi inaugurado em 29 de junho de 2000. Situado em uma área de

Leia mais

. O PREFEITO DO MUNICIPIO DE VERA CRUZ/RN, Faço saber que a CÂMARA MUNICIPAL aprova e eu sanciono a seguinte Lei:

. O PREFEITO DO MUNICIPIO DE VERA CRUZ/RN, Faço saber que a CÂMARA MUNICIPAL aprova e eu sanciono a seguinte Lei: RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE VERA CRUZ Av. Monsenhor Paiva, 494 CEP 59184-000 - CNPJ: 08.362.915/0001-59 E-mail:veracruzrn@hotmail.com Fone: (84) 275-0112 Fax: (84) 275-0241 Lei Municipal

Leia mais

Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios.

Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios. Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios. Objetivo Contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva brasileira de alimentos e produtos orgânicos por meio da integração e difusão de informação

Leia mais

Inclusão social por meio da qualificação profissional. Educação para um mundo sustentável

Inclusão social por meio da qualificação profissional. Educação para um mundo sustentável Educação para um mundo sustentável O Instituto Acqua desenvolve projetos de educação com atividades complementares em contraturno escolar. São ações que contribuem no desenvolvimento motor, pedagógico,

Leia mais

Prof. Jefferson Monteiro

Prof. Jefferson Monteiro Prof. Jefferson Monteiro Histórico O Programa Segundo Tempo é uma política pública de esporte educacional idealizado e criado em 2003 pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática

Leia mais

PROGRAMA DAS ATIVIDADES PROJETO DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA CRM-PR

PROGRAMA DAS ATIVIDADES PROJETO DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA CRM-PR PROGRAMA DAS ATIVIDADES PROJETO DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA CRM-PR - 2016 1. Apresentação Estão programadas atividades técnico-científicas médicas e atividades éticas, dirigidas a todos os médicos e

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA VERACEL- PEAV

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA VERACEL- PEAV PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA VERACEL- PEAV Objetivo do PEAV: Educação Ambiental voltada para a cidadania e resgate do sentimento de pertencimento da Terra. Educação Ambiental nas comunidades Visitas

Leia mais

ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE: INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO EMPÍRICO NO COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCO

ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE: INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO EMPÍRICO NO COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCO ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE: INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO EMPÍRICO NO COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCO SOUZA, L.P.G.; ARROXELAS-SILVA, C. L.; MOURA, G. M ; CASTRO, O.W lillynepatricia@hotmail.com; carmemarroxelas@hotmail.com;

Leia mais

PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis. Lidio Moreira

PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis. Lidio Moreira PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis Lidio Moreira 1. Estrutura Organizacional SBIBAE SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA ALBERT EINSTEIN Dept. de Voluntários I I R S INSTITUTO ISRAELITA

Leia mais

FLO. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

FLO. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) FLO Mostra Local de: Maringá Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Instituto Constâncio pereira dias de responsabilidade socioambiental

Leia mais

O PIBID/BIOLOGIA UNIEVANGÉLICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: ABORDANDO O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL

O PIBID/BIOLOGIA UNIEVANGÉLICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: ABORDANDO O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL O PIBID/BIOLOGIA UNIEVANGÉLICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: ABORDANDO O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL Márcia Ap. Nunes A. Granja 1 Andréia Assis Rodrigues de Oliveira 1 Josana de Castro Peixoto 2 Marcos

Leia mais

UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL N 0 018/2016-PROEX

UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL N 0 018/2016-PROEX UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL N 0 018/2016-PROEX SELEÇÃO DE DOCENTES OPERAÇÃO TOCANTINS/ PROJETO RONDON A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade

Leia mais

Distribuição dos Trabalhos para Apresentação Oral. Quarta-feira, 21 de outubro de 2009.

Distribuição dos Trabalhos para Apresentação Oral. Quarta-feira, 21 de outubro de 2009. Distribuição dos Trabalhos para Apresentação Oral Todas as Apresentações acontecerão no Prédio II do Campus I, com as respectivas salas indicadas nos Grupos de Trabalho. Cada apresentação terá duração

Leia mais

PLANO DE ERRADICAÇÃO DA EXTREMA POBREZA NO ÂMBITO DO DISTRITO FEDERAL

PLANO DE ERRADICAÇÃO DA EXTREMA POBREZA NO ÂMBITO DO DISTRITO FEDERAL PLANO DE ERRADICAÇÃO DA EXTREMA POBREZA NO ÂMBITO DO DISTRITO FEDERAL ÓRGÃO/ENTIDADE: Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (EMATER/CEASA) SEGURANÇA ALIMENTAR Qualificar/ampliar

Leia mais

RESULTADO SISTÊMICO 7

RESULTADO SISTÊMICO 7 Guia de Dicas de Políticas Públicas 83 RESULTADO SISTÊMICO 7 Ações de promoção de direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das IST/aids voltadas para adolescentes e jovens implementadas As ações propostas

Leia mais

Avaliação de Impacto das Tecnologias da Embrapa: uma medida de desempenho institucional

Avaliação de Impacto das Tecnologias da Embrapa: uma medida de desempenho institucional Resumos Expandidos: XII Mostra de Estagiários e Bolsistas... 27 Avaliação de Impacto das Tecnologias da Embrapa: uma medida de desempenho institucional Miguel Sardenha Francisco¹ Junia Rodrigues de Alencar²

Leia mais

Conselho Federal de Administração. Câmara de Formação Profissional

Conselho Federal de Administração. Câmara de Formação Profissional Conselho Federal de Administração Câmara de Formação Profissional Adm. Mauro Kreuz Diretor Adm. Tânia M. C. Dias Vice-Diretora Adm. Sônia F. Ferraz - Membro Principais projetos da Câmara de Formação Profissional

Leia mais

PROGRAMAS DE EXTENSÃO IESol E MUSEU DA COMPUTAÇÃO DA UEPG: TARDE DE CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E RECICLAGEM

PROGRAMAS DE EXTENSÃO IESol E MUSEU DA COMPUTAÇÃO DA UEPG: TARDE DE CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E RECICLAGEM 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Eixo 1: Política de Atenção à Saúde: Gestão, Acesso, Qualidade e

Eixo 1: Política de Atenção à Saúde: Gestão, Acesso, Qualidade e Corina Bontempo Duca de Freitas/ Coordenação de Pesquisa e Comunicação Científica ESCS/FEPECS/SESDF Eixo 1: Política de Atenção à Saúde: Gestão, Acesso, Qualidade e Financiamento Avaliação de processos

Leia mais

DIMENSÃO SOCIAL DIMENSÃO SOCIAL CRITÉRIO I - POLÍTICAS INDICADOR 1. RELAÇÕES DE TRABALHO E COMPROMISSO COM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

DIMENSÃO SOCIAL DIMENSÃO SOCIAL CRITÉRIO I - POLÍTICAS INDICADOR 1. RELAÇÕES DE TRABALHO E COMPROMISSO COM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS CRITÉRIO I - POLÍTICAS INDICADOR 1. RELAÇÕES DE TRABALHO E COMPROMISSO COM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PERGUNTA 1 - A companhia possui uma ou mais políticas corporativas em relação à erradicação do trabalho

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REGIÃO DE SAÚDE DUTRA TRABALHADORES DISTRITO LAVRAS & EDUCRIANÇA PROJETO

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REGIÃO DE SAÚDE DUTRA TRABALHADORES DISTRITO LAVRAS & EDUCRIANÇA PROJETO PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REGIÃO DE SAÚDE DUTRA TRABALHADORES DISTRITO LAVRAS & EDUCRIANÇA PROJETO FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM SAÚDE GUARULHOS/SP 2009

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESIGN DE PRODUTOS: UMA EXPERIENCIA TEORICA E PRATICA NA ESCOLA ESTADUAL LUIZ GONZAGA BURITI RIO TINTO PARAÍBA.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESIGN DE PRODUTOS: UMA EXPERIENCIA TEORICA E PRATICA NA ESCOLA ESTADUAL LUIZ GONZAGA BURITI RIO TINTO PARAÍBA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESIGN DE PRODUTOS: UMA EXPERIENCIA TEORICA E PRATICA NA ESCOLA ESTADUAL LUIZ GONZAGA BURITI RIO TINTO PARAÍBA. Resumo Este projeto tem por finalidade apresentar aos jovens estudantes

Leia mais

Relatório Anual. Associaçao Crista de Osasco-Centro Social Carisma

Relatório Anual. Associaçao Crista de Osasco-Centro Social Carisma Resumo da ONG Os projetos do Centro Social têm como fundamento e importância o desenvolvimento de ações no campo da prevenção. Nossa atuação é orientada no sentido de promover a articulação entre as famílias

Leia mais

Todos dos dias construindo um futuro melhor PLANO DE GOVERNO DONIZETEOLIVEIRA COSTA VICE - PREFEITO

Todos dos dias construindo um futuro melhor PLANO DE GOVERNO DONIZETEOLIVEIRA COSTA VICE - PREFEITO 15 Todos dos dias construindo um futuro melhor PLANO DE GOVERNO FRANCISCO COELHO FILHO PREFEITO DONIZETEOLIVEIRA COSTA VICE - PREFEITO ELEIÇÕES 2012 Educação Reforma e ampliação das escolas municipais.

Leia mais

I ISEES PÔSTER. Data Hora SALA Tema linha de Pesquisa 08/10 15:00 16:00 BIBLIOTECA CCR SUSTENTABILIDADE

I ISEES PÔSTER. Data Hora SALA Tema linha de Pesquisa 08/10 15:00 16:00 BIBLIOTECA CCR SUSTENTABILIDADE I ISEES PÔSTER 08/10 15:00 16:00 BIBLIOTECA CCR SUSTENTABILIDADE 01 PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS PRESTADOS:... 1419 02 Abordagem sobre a produção de biogás oriundo da Biom... 1098 03 SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS

Leia mais

Sustentabilidade nos hospitais do Estado do Pará: onde estamos e onde queremos chegar? Paulo Czrnhak

Sustentabilidade nos hospitais do Estado do Pará: onde estamos e onde queremos chegar? Paulo Czrnhak Sustentabilidade nos hospitais do Estado do Pará: onde estamos e onde queremos chegar? Paulo Czrnhak Hoje Sustentabilidade tratada como principio em três hospitais gerenciados pela Pró-Saúde no Pará: Os

Leia mais

CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR DA UNIFESP Promovendo a Alimentação Saudável na Escola

CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR DA UNIFESP Promovendo a Alimentação Saudável na Escola CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR DA UNIFESP Promovendo a Alimentação Saudável na Escola Paula Morcelli de Castro Assessora técnico t administrativa CECANE UNIFESP Campus Baixada Santista

Leia mais

ANEXO IV ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DO PORTFÓLIO DO COORDENADOR MUNICIPAL ANO 2018

ANEXO IV ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DO PORTFÓLIO DO COORDENADOR MUNICIPAL ANO 2018 ANEXO IV ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DO PORTFÓLIO DO COORDENADOR MUNICIPAL ANO 2018 Apresentação: Nome do município, Equipe Gestora 1.Contexto Histórico e caracterização 1.1. Origem do nome. 1.2. Aspectos

Leia mais

Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional

Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional Histórico 2004 O Projeto Social Saci Colorado, surgiu como meio de viabilizar o cumprimento de obrigação judicial de forma alternativa, em substituição

Leia mais

COORDENADORIA DE EXTENSÃO 1ª EDIÇÃO DOS ENCONTROS ACADÊMICOS IX ENCONTRO DE EXTENSÃO

COORDENADORIA DE EXTENSÃO 1ª EDIÇÃO DOS ENCONTROS ACADÊMICOS IX ENCONTRO DE EXTENSÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO 1ª EDIÇÃO DOS ENCONTROS ACADÊMICOS IX ENCONTRO DE EXTENSÃO PROJETO INTERDISCIPLINAR: Psicologia x Administração x Direito Desenvolvimento Regional e Local: análise e estruturação

Leia mais

Desenvolvimento Humano e Social

Desenvolvimento Humano e Social Programa de Desenvolvimento Humano e Social APRESENTAÇÃO A Brasil Ecodiesel apresenta sua proposta para a área social, que parte de uma experiência de mais de 3 anos de implantação de um projeto de produção

Leia mais

Indústrias e os ODS o setor industrial brasileiro face às metas globais para o desenvolvimento sustentável

Indústrias e os ODS o setor industrial brasileiro face às metas globais para o desenvolvimento sustentável Indústrias e os ODS o setor industrial brasileiro face às metas globais para o desenvolvimento sustentável Haruo Ishikawa Vice-presidente de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social Comitê de

Leia mais

Prêmio Crianças Mais Saudáveis. Formulário de Inscrição do projeto

Prêmio Crianças Mais Saudáveis. Formulário de Inscrição do projeto Prêmio Crianças Mais Saudáveis Formulário de Inscrição do projeto Inscreva-se *Nome: *Telefone fixo com DDD [Box de formulário]: *Telefone celular com DDD [Box de formulário]: *E-mail [Box de formulário]:

Leia mais

INSTITUIÇÃO RECANTO INFANTIL TIA CÉLIA CNPJ: 05.028.042/0001-54 Rua Eucalipto N 34 Jardim - Ypê - Mauá SP Fone: 4546-9704/ 3481-6788

INSTITUIÇÃO RECANTO INFANTIL TIA CÉLIA CNPJ: 05.028.042/0001-54 Rua Eucalipto N 34 Jardim - Ypê - Mauá SP Fone: 4546-9704/ 3481-6788 Relatório de Atividades Mensal Esse relatório tem como objetivo apresentar as principais atividades desenvolvidas pela Instituição Recanto Infantil Tia, de acordo com o Projeto Biblioteca e Cidadania Ativa.

Leia mais

CEADEC 16 anos de história e de luta

CEADEC 16 anos de história e de luta CEADEC 16 anos de história e de luta O CEADEC é uma organização não governamental, qualificada como Oscip Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua na assessoria à formação de cooperativas

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Banrisul Sumário: 1. Introdução... 1 2. Objetivo... 1 3. Princípios e Diretrizes... 1 4. Governança...

Leia mais

PREVENÇÃO E REDUÇÃO DA GRAVIDEZ NÃO INTENCIONAL NA ADOLESCÊNCIA

PREVENÇÃO E REDUÇÃO DA GRAVIDEZ NÃO INTENCIONAL NA ADOLESCÊNCIA PREVENÇÃO E REDUÇÃO DA GRAVIDEZ NÃO INTENCIONAL NA ADOLESCÊNCIA Iniciativa da ITAIPU Binacional e do Fundo de População das Nações Unidas para os municípios do Oeste do Paraná IMPACTOS DA GRAVIDEZ NÃO

Leia mais

Educação básica de qualidade envolve grande número de ações, procedimentos e programas, como mostramos a seguir:

Educação básica de qualidade envolve grande número de ações, procedimentos e programas, como mostramos a seguir: Plano de Governo 1 Educação de qualidade em tempo integral 2 Saúde humanizada, ágil e resoluta 3 Respeito ao cidadão e democratização do poder 4 Gestão administrativa eficiente, honesta e transparente

Leia mais

INSERIR O TÍTULO DO DO EVENTO

INSERIR O TÍTULO DO DO EVENTO Panorama regional dos serviços de saúde do adolescente INSERIR O TÍTULO DO DO EVENTO Carla Magda Allan Santos Domingues Coordenadora Geral do Programa Nacional de Imunizações X a X de XXXXXX de 2018 Brasília/DF

Leia mais

PROPOSTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CAFEICULTURA DO PARANÁ

PROPOSTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CAFEICULTURA DO PARANÁ PROPOSTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CAFEICULTURA DO PARANÁ INTRODUÇÃO A cafeicultura do Paraná tem um histórico de sucesso com participação efetiva no desenvolvimento sócio-econômico do Estado. O café

Leia mais

5.2. Programa de Mobilização e Desmobilização da Mão de Obra. Revisão 00 NOV/2013

5.2. Programa de Mobilização e Desmobilização da Mão de Obra. Revisão 00 NOV/2013 PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.2 Programa de Mobilização e Desmobilização da Mão de NOV/2013 CAPA ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já realizadas... 2 2. Justificativa... 4 3. Objetivos... 4 4. Área

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA Resumo das ações realizadas em Maraú - BA Maio a Junho de 2015 Coordenação: Priscilla Valentim Educadora Ambiental: Manuelita Stucchi Atividades

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS PROJETO DE EXTENSÃO Saúde na Escola Unisul: gamificação e novas

Leia mais

1º ANO DO INSTITUTO PLANET

1º ANO DO INSTITUTO PLANET 1º ANO DO INSTITUTO PLANET Há um ano nasceu o Instituto PLANET, uma entidade de caráter filantrópico sem fins lucrativos, que considera o desenvolvimento das pessoas o elemento mais importante na formação

Leia mais

Projeto: Monitorando os rios pela educação ambiental na bacia do rio cachoeira Organização: Döhler S.A. Página: 1/1

Projeto: Monitorando os rios pela educação ambiental na bacia do rio cachoeira Organização: Döhler S.A. Página: 1/1 Projeto: Monitorando os rios pela educação ambiental na bacia do rio cachoeira Organização: Döhler S.A. Página: 1/1 nº 83 COMPLETAS Coletor: Web Link 1 (Link) Iniciado em: sexta-feira, 22 de março de 2019

Leia mais

21º Prêmio Expressão de Ecologia

21º Prêmio Expressão de Ecologia 21º Prêmio Expressão de Ecologia Edição 2013-2014 Feira Feira Projeto: Projeto Lixo que Vale - Faça sua parte. Faça a diferença. Organização: Prefeitura Municipal de Umuarama Página: 1/1 PÁGINA 1: Inform

Leia mais

ADUBAÇÃO VERDE E BANCO DE SEMENTES Uma alternativa para o agricultor familiar

ADUBAÇÃO VERDE E BANCO DE SEMENTES Uma alternativa para o agricultor familiar ADUBAÇÃO VERDE E BANCO DE SEMENTES Uma alternativa para o agricultor familiar Lucas Alves Jural¹; Thais Monteiro de Souza²; Isabelle Sá e Silva Rangel³; Sandra Barros Sanchez 4 RESUMO O trabalho aqui apresentado

Leia mais

Chamada Interna 09/2018 Operação Parnaíba do Projeto Rondon - COEX/PROEC

Chamada Interna 09/2018 Operação Parnaíba do Projeto Rondon - COEX/PROEC Operação Parnaíba do Projeto Rondon - COEX/PROEC A Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no uso de suas atribuições torna pública a Chamada para Seleção de

Leia mais

PADRE MARCOS PI. Coligação. Plano de Governo 2017 a 2020

PADRE MARCOS PI. Coligação. Plano de Governo 2017 a 2020 PADRE MARCOS PI Coligação "PARA PADRE MARCOS VOLTAR A SORRIR" Plano de Governo 2017 a 2020 APRESENTAÇÃO O candidato a Prefeito de Padre Marcos através da coligação PARA PADRE MARCOS VOLTAR A SORRIR, Waldemar

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICOS, TECNOLÓGICOS E SOCIAIS DOS PRODUTORES FAMILIARES DA COMUNIDADE DE CAXEIRO, EM JUAREZ TÁVORA, PB

INDICADORES ECONÔMICOS, TECNOLÓGICOS E SOCIAIS DOS PRODUTORES FAMILIARES DA COMUNIDADE DE CAXEIRO, EM JUAREZ TÁVORA, PB INDICADORES ECONÔMICOS, TECNOLÓGICOS E SOCIAIS DOS PRODUTORES FAMILIARES DA COMUNIDADE DE CAXEIRO, EM JUAREZ TÁVORA, PB Maria Auxiliadora Lemos Barros 1, Robério Ferreira dos Santos 2, Paulo de Tarso Firmino

Leia mais

PROGRAMA: DST/AIDS/UENF PROJETO: TRANSFORMANDO VIDAS: Formação de multiplicadores para a prevenção das IST/AIDS

PROGRAMA: DST/AIDS/UENF PROJETO: TRANSFORMANDO VIDAS: Formação de multiplicadores para a prevenção das IST/AIDS PROGRAMA: DST/AIDS/UENF PROJETO: TRANSFORMANDO VIDAS: Formação de multiplicadores para a prevenção das IST/AIDS Instituições Envolvidas: Fundação Municipal da Infância e da Juventude;CDIP/Programa Municipal

Leia mais

EDUCAÇÃO CONTINUADA. Portfólio 2019 MODALIDADE PRESENCIAL

EDUCAÇÃO CONTINUADA. Portfólio 2019 MODALIDADE PRESENCIAL EDUCAÇÃO CONTINUADA Portfólio 2019 MODALIDADE PRESENCIAL Cursos que ampliam as habilidades dos trabalhadores, abordam temas da educação, saúde e segurança no trabalho. Cursos na ÁREA DA EDUCAÇÃO CURSOS

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS PROJETO DE EXTENSÃO Saúde na Escola Unisul: gamificação e novas

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ourolândia publica:

Prefeitura Municipal de Ourolândia publica: 1 Ano VII Nº 1623 Prefeitura Municipal de publica: Decreto n. 42/2019 - Altera o Orçamento Analítico (QDD) do exercício financeiro de 2019 e dá outras Providências Calendário Escolar 2019 Gestor - João

Leia mais

ANEXO A Orientações específicas para estágio em Pedagogia

ANEXO A Orientações específicas para estágio em Pedagogia ANEXO A Orientações específicas para estágio em Pedagogia Etapas do Estágio Supervisionado O Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia tem a carga horária estabelecida na matriz curricular de acordo

Leia mais

Verde. Projeto Praça Verde. Horta Comunitária

Verde. Projeto Praça Verde. Horta Comunitária Verde Projeto Praça Verde Horta Comunitária Projeto Praça Verde Horta Comunitária Nome: José Tércio Machado Bezerra E-mail: joseterciomachado@hotmail.com Titulo: Praça Verde: horta comunitária Área de

Leia mais

A Graduação de Angola da Categoria de Países Menos Avançados (PMAs): Desafios e Oportunidades

A Graduação de Angola da Categoria de Países Menos Avançados (PMAs): Desafios e Oportunidades Workshop: A Graduação de Angola da Categoria de Países Menos Avançados (PMAs): Desafios e Oportunidades Luanda, 27 de Outubro de 2016 Graduação de Angola de PMA e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

Leia mais

Finalidade do Programa

Finalidade do Programa Novo Mais Educação Novo Mais Educação O Programa Novo Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no ensino

Leia mais

AMPASUL participa do 2º Workshop de Projetos do IBA.

AMPASUL participa do 2º Workshop de Projetos do IBA. INFORMATIVO Nº 35 MAIO/2018 AMPASUL participa do 2º Workshop de Projetos do IBA. SUSTENTABILIDADE PARA O ALGODÃO BRASILEIRO RESPONSÁVEL www.ampasul.org.br ABR/BCI Após a certificação das propriedades os

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE BOLSISTAS

CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE BOLSISTAS CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE BOLSISTAS TÍTULO DO PROJETO: O ambiente escolar como promotor de segurança alimentar PROF. ORIENTADOR: Erika da Justa Teixeira Rocha CAMPUS: IFCE Maracanaú PERÍODO DA BOLSA:

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES C C A

RELATÓRIO DE ATIVIDADES C C A RELATÓRIO DE ATIVIDADES C C A 2017 RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES O relatório de atividades do CCA 2017 traz um balanço com os resultados e realizações durante o ano. Os dados apresentados incluem a participação

Leia mais

DIAGNÓSTICO DE SAÚDE JOÃO PESSOA E LONDRINA

DIAGNÓSTICO DE SAÚDE JOÃO PESSOA E LONDRINA DIAGNÓSTICO DE SAÚDE JOÃO PESSOA E LONDRINA HISTÓRIA João Pessoa Londrina Índios e pobres x proprietários de terras 1925 criação da Companhia de Terras Norte do Paraná Início da colonização pelos ingleses

Leia mais

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007 SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007 ORGANIZAÇÃO: DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; DEPARTAMENTO MUNICIPAL

Leia mais

Lucas Adiel Escher 2, Claudiomiro Reis 3.

Lucas Adiel Escher 2, Claudiomiro Reis 3. PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE GESTÃO DO COMÉRCIO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DO PROJETO TERRITÓRIO DA CIDADANIA NOROESTE COLONIAL SEBRAE UNIDADE DE SANTA ROSA 1 Lucas Adiel Escher 2, Claudiomiro Reis 3. 1 Estudo

Leia mais