TURISMO RURAL HISTÓRICO CULTURAL EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TURISMO RURAL HISTÓRICO CULTURAL EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR"

Transcrição

1 TURISMO RURAL HISTÓRICO CULTURAL EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR Léa Maria da Silva Mespaque Orientador: Prof. Dr. Leonardo Alvim Beroldt da Silva Coorientadora: Tutora Dra. Renata Gonçalves Rodrigues

2 INTRODUÇÃO -Turismo Rural : surgiu para diversificar as atividades no setor agropecuário. Funções do turismo em áreas rurais: agregar valores econômicos, intercâmbio cultura, aumento da autoestima da população rural, tornar o município conhecido. - Turismo histórico cultural: - Santa Vitória do Palmar RS. ecossistema rico em biodiversidade, porto a 6 km da cidade, lagoas Mangueira e Mirim, balneários Hermenegildo e Barra do Chuí. - Projeto da secretaria de Esportes Cultura e Turismo Semana dos Museus. Programa: visitações as estâncias antigas, próximas a lagoa Mirim, possuem potencial turismo histórico cultural.

3 Quais os entraves para o desenvolvimento do turismo rural cultural no município de Santa Vitória do Palmar? Objetivo Geral Identificar as potencialidades e dificuldades existentes para a realização da atividade de turismo Histórico Cultural, no município de Santa Vitória do Palmar - RS. Específico - Identificar as potencialidades para programar o turismo histórico-cultural em Santa Vitória do Palmar - RS. - Identificar e analisar as dificuldades para o desenvolvimento da atividade turística no município.

4 JUSTIFICATIVA Turismo Rural- É uma atividade com grande potencial para promover o desenvolvimento socioeconômico de uma região. Dados estatístico mostram a importância das estradas para a expansão da atividade turística. Turismo histórico cultural- Resgatar a história da origem do município sua formação do período das concessões de sesmarias, o patrimônio arquitetônico das estâncias, mobiliários, utensílios, meio de locomoção. Desse modo se justifica o estudo para identificar as potencialidades existente e os entraves para o desenvolvimento da atividade de turismo histórico cultural em Santa Vitória do Palmar.

5 REVISÃO DE LITERATURA TURISMO NO MEIO RURAL Para o Ministério do turismo Todas as atividades praticadas no meio não urbano, que consiste de atividade de lazer no meio rural em várias modalidades definidas com base na oferta de: turismo rural, agroturismo, turismo ecológico ou ecoturismo, turismo de aventura, turismo de negócios, turismo de saúde, turismo cultural, turismo esportivo, atividades estas que se complementam ou não. (BRASIL, 2010 p.17). Conforme Rodrigues(2000): O turismo rural estaria relacionado a atividades agrárias passadas e presentes que conferem á paisagem sua fisionomia nitidamente rural, diferenciando-se das áreas cuja marca persistente é o seu grau de naturalidade, relativo a ecossistemas ricos em biodiversidade. (Rodrigues, 2000, p. 54).

6 REVISÃO DE LITERATURA TURISMO HISTÓRICO CULTURAL Conforme ANDRADE (2000) considera-se patrimônio histórico e cultural os bens de natureza material e imaterial que expressam ou revelam a memória e a identidade das populações e comunidades. Tulik (2003 p.32) entende a mesma como o aproveitamento turístico no conjunto de componentes do espaço rural incluindo aqueles basicamente rurais e culturais (principalmente o patrimônio arquitetônico) e, também, elementos da natureza.

7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS. De acordo com os objetivos a pesquisa é exploratória, classificada como estudo de caso. do tipo A abordagem da pesquisa é de natureza descritiva do tipo qualitativa com análise indutiva. Dados coletados por meio de entrevista e questionários.

8 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS CAMPO DE ESTUDO Figura 1-Mapa de Santa Vitória do Palmar Fonte:UFRGS-SEAD,ACESSO;(2017)

9 POPULAÇÃO E AMOSTRA A pesquisa foi realizada em propriedades rurais históricas que atuaram na programação das atividades da Semana dos Museus no município de Santa Vitória do Palmar. Foram entrevistados três proprietários das estâncias históricas de Santa Vitória do Palmar, situadas entre a BR 471 e a Lagoa Mirim, e um representante da Secretaria de Esportes Cultura e Turismo, com a finalidade de identificar quais os entraves para o desenvolvimento do turismo rural cultural no município. Foram selecionadas as propriedades mais antigas por tratar-se de turismo histórico cultural, ou aquelas que houvesse melhor acesso aos proprietários.

10 Coleta de dados: Entrevistas previamente agendadas durante o período de setembro a outubro de Utilizaram-se dois roteiros: um para proprietários das estâncias com doze questões. Outro para o representante da Secretaria Municipal de Esporte cultura e Turismo, idealizador da semana dos museus com oito questões. Análises dos dados: a técnica de análise de conteúdo, visando serem fiéis às respostas dos entrevistados na busca de identificar as dificuldades para a realização da atividade de turismo histórico cultural no município de Santa Vitória do Palmar - RS. Aspectos éticos: Foram respeitados quanto ao acesso e análise de dados. Os entrevistados assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido.

11 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Objeto de Análise: Turismo no espaço rural e turismo histórico cultural. Apresentação dos resultados das entrevistas com representante da Secretaria Municipal Esporte Cultura e turismo,curador do Museu Coronel Tancredo Fernandes de Mello e os resultados e o resultado das entrevistas com os proprietários das estâncias históricas.

12 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS O entrevistado representante da Secretaria Municipal de esportes Cultura e Turismo, no período de 2008 a 2014 incluiu na programação da semana dos museus a atividade de visitações as estância históricas. Destaca a importância da diversificação da atividade rural, para o aumento de geração de renda, valorização da lida do campo e dos recursos naturais e desenvolvimento social. Citou outras potencialidades para o turismo cultural. Dificuldades para não estarem acontecendo os passeios as estâncias históricas: O entrevistado diz ser importante a implantação de um turismo histórico cultural no município, pois mesmo com falta de estrutura e investimento, pode estimular o crescimento com planejamento eficaz com os elementos culturais da região.

13 ANÁLISE DOS EMPREENDIMENTOS ESTUDADOS Estância do Cordão Primeira propriedade pesquisada: situada no 4 distrito de Santa Vitória do Palmar. Área:1ooo há de terras Atividade: Pecuária de corte e ¼ arrendada para lavoura de arroz. Origem da sesmaria doada por dom Diogo de Souza, construída em Figura 2 - Frente do sobrado da Estância do Cordão

14 Estância Querência Segunda propriedade pesquisada: Situada na zona rural Arroito. Fundada em 1939, mantêm as características originais. Área de 1600ha de terras. Atividade principal: pecuária de corte, mão de obra familiar. Figura 3: Estância Querência

15 Fazenda Dom Juan Terceira propriedade pesquisada: Situada na estrada Curral de Arroio a 30 km do município de Santa Vitória. Área ; 1700ha de terras. Atividade principal: Pecuária de corte. Atividade turística: O entrevistado relatou que somente recebe os visitantes na programação da semana dos museus. Figura 4: Fazenda Dom Juan

16 CONSIDERAÇÕES FINAIS Com a abertura das propriedades para o turismo histórico cultural estes passam a ter mais uma atividade produtiva, contribuindo com a permanência dos proprietários no meio rural, e com a preservação das suas origens. Quanto aos entraves para o desenvolvimento do turismo rural e a continuidade dos passeios às estâncias históricas programadas na semana dos museus conforme resultado deste estudo são vários os fatores negativos que impedem de acontecer. As más condições das estradas do interior e o falecimento de alguns proprietários, dificultando os contatos. Em alguns casos os proprietários não mostraram receptividade, possivelmente pelo receio de expor suas propriedades em razão da insegurança no campo.

17 CONSIDERAÇÕES FINAIS Como no momento não está se desenvolvendo o turismo rural, seria importante que no futuro o município investisse mais nessa nova atividade divulgando as potencialidades do município e proporcionando as condições de acesso em qualquer período do ano. Nesse estudo sobre turismo rural em Santa Vitória do Palmar conclui-se que com sua implementação, os proprietários rurais passarão a ter uma nova e significativa fonte de renda, sem ter que deixar sua atividade produtiva rural. Ao contrário passarão a agregar valores a ela contribuindo com a permanência no campo, e sendo reconhecido seu valor como patrimônio histórico. O turista terá a oportunidade de viver o desconhecido, oportunizando a contemplação da natureza. A nova experiência também promove uma mudança cultural e de comportamento, criando novos conceitos e valores.

18 REFERÊNCIAS ANDRADE, José Vicente de. Turismo: fundamentos e dimensões. 7 ed. Ed. Ática. p. 9. São Paulo, BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo rural: orientações básicas. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. Brasília: Ministério do Turismo, p.; 24 cm. RODRIGUES, A. B. Turismo Rural No Brasil: Ensaio De Uma Tipologia. In: Almeida, J.A. E Riedel, M. (Orgs.). Turismo Rural: Ecologia, Lazer E Desenvolvimento. Bauru, SP: Edusc, 2000: TULIK O; Turismo no espaço rural: Segmentação e tipologia. Turismo Rural: Patrimônio, cultura e legislação. Org. por Joaquim Anécio Almeida e Marcelino de Souza. Editora FACOS-UFSM, p.

TURISMO RURAL NO MUNICIPIO DE CARAÁ POTENCIALIDADES E DIFICULDADES

TURISMO RURAL NO MUNICIPIO DE CARAÁ POTENCIALIDADES E DIFICULDADES TURISMO RURAL NO MUNICIPIO DE CARAÁ POTENCIALIDADES E DIFICULDADES MARIZELDA SANTANA RIBEIRO: Orientador: Prof. Dr. Leonardo Alvim Beroldt da Silva Coorientadora: Tutora Dra. Renata Gonçalves Rodrigues

Leia mais

Turismo no meio rural em São Lourenço do Sul: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da atividade.

Turismo no meio rural em São Lourenço do Sul: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da atividade. Turismo no meio rural em São Lourenço do Sul: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da atividade. NOME DO ALUNO: ÂNGELA TOMASCHEWSKI Orientador: Prof. Dr. Leonardo Alvim Beroldt da Silva Coorientadora:

Leia mais

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO TURÍSTICO SABORES E CAFÉS DA COLÔNIA, EM PICADA CAFÉ RS

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO TURÍSTICO SABORES E CAFÉS DA COLÔNIA, EM PICADA CAFÉ RS FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO TURÍSTICO SABORES E CAFÉS DA COLÔNIA, EM PICADA CAFÉ RS ELISETE BEATRIZ BENKE Orientador: Prof. Dr. Marcelino de Souza Coorientadora: Tissiane Schmidt Dolci INTRODUÇÃO

Leia mais

IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS E NA QUALIDADE DE VIDA DO TURISMO PARA AS FAMÍLIAS QUE INTEGRAM O ROTEIRO CAMINHOS RURAIS NA ZONA SUL DE PORTO ALEGRE, RS.

IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS E NA QUALIDADE DE VIDA DO TURISMO PARA AS FAMÍLIAS QUE INTEGRAM O ROTEIRO CAMINHOS RURAIS NA ZONA SUL DE PORTO ALEGRE, RS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS BACHARELADO EM DESENVOLVIMENTO RURAL PLAGEDER IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS E NA

Leia mais

TURISMO RURAL. Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB)

TURISMO RURAL. Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB) TURISMO RURAL Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB) Plano de Curso Conceitos Caracterização do Turismo Rural Agroturismo Turismo Rural na

Leia mais

Quais práticas podem contribuir para o desenvolvimento do turismo de base local nas comunidades do entorno da Lagoa do Cajueiro?

Quais práticas podem contribuir para o desenvolvimento do turismo de base local nas comunidades do entorno da Lagoa do Cajueiro? 1 INTRODUÇÃO As exigências da demanda atual em relação à prática do turismo têm influenciado diretamente na maneira como os municípios piauienses apresentam a sua oferta turística. Alguns governos, agentes

Leia mais

RESUMOS DE PROJETOS ARTIGOS COMPLETOS (RESUMOS)

RESUMOS DE PROJETOS ARTIGOS COMPLETOS (RESUMOS) 1135 RESUMOS DE PROJETOS... 1136 ARTIGOS COMPLETOS (RESUMOS)... 1139 RESUMOS DE PROJETOS 1136 ANÁLISE DA QUALIDADE AMBIENTAL DO BALNEÁRIO MUNICIPAL DE TEODORO SAMPAIO (SP) 1137 PATRIMÓNIOS E LAZERES TURÍSTICOS

Leia mais

POTENCIALIDADES DE PERMANENCIA DE JOVEM RURAL EM COMUNIDADE QUILOMBOLA DO IBICUI D ARMADA. Rosemeri da Silva Madrid Margarete Leniza Lopes Gonçalves

POTENCIALIDADES DE PERMANENCIA DE JOVEM RURAL EM COMUNIDADE QUILOMBOLA DO IBICUI D ARMADA. Rosemeri da Silva Madrid Margarete Leniza Lopes Gonçalves POTENCIALIDADES DE PERMANENCIA DE JOVEM RURAL EM COMUNIDADE QUILOMBOLA DO IBICUI D ARMADA Rosemeri da Silva Madrid Margarete Leniza Lopes Gonçalves OBJETIVO GERAL O objetivo geral do estudo foi identificar

Leia mais

INVENTARIAÇÃO DOS BENS NATURAIS DO MUNICÍPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RS

INVENTARIAÇÃO DOS BENS NATURAIS DO MUNICÍPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RS INVENTARIAÇÃO DOS BENS NATURAIS DO MUNICÍPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RS Denize Teles Pires 1 Giane Nunes Teles 2 Maria Vitória Cabral Coutinho 3 RESUMO O presente trabalho trata-se de um levantamento

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO BUTIÁ EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR: DA HISTÓRIA A REALIDADE ATUAL LEOMAR IEPSEN

A IMPORTÂNCIA DO BUTIÁ EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR: DA HISTÓRIA A REALIDADE ATUAL LEOMAR IEPSEN A IMPORTÂNCIA DO BUTIÁ EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR: DA HISTÓRIA A REALIDADE ATUAL LEOMAR IEPSEN Orientadora:Dra Gabriela Coelho de Souza Co-orientadora: Tamara Raísa Bubanz Silva INTRODUÇÃO: - Palmeira

Leia mais

POSSIBILIDADES DE IMPLANTAÇÃO DE TURISMO RURAL EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE CANDELÁRIA/RS

POSSIBILIDADES DE IMPLANTAÇÃO DE TURISMO RURAL EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE CANDELÁRIA/RS POSSIBILIDADES DE IMPLANTAÇÃO DE TURISMO RURAL EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE CANDELÁRIA/RS FERNANDO RUI SCHEIDT FILHO Orientador: Prof. Dr. Marcelino Souza Coorientadora: Tissiane Schmidt

Leia mais

ANEXO D - Fotos do Núcleo Chapadão

ANEXO D - Fotos do Núcleo Chapadão 94 ANEXO D - Fotos do Núcleo Chapadão Grupo Despertar Fonte: Folder do Roteiro Nostra Colônia Agroindústria Dalla Valle Parreiral de uvas - Dalla Valle Queijos da Granja Santa Tereza Pesqueiro Chapadão

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. TURMA: 4º semestre. TURMA: Superior GestTur. EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. TURMA: 4º semestre. TURMA: Superior GestTur. EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: Gestão de Turismo FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura (X) tecnólogo

Leia mais

DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO TURÍSTICO MATERIAL DE APOIO

DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO TURÍSTICO MATERIAL DE APOIO DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO TURÍSTICO MATERIAL DE APOIO ANTONINA-PR 2017 Resumo Relatório do diagnóstico e prognóstico da atividade turística do município de Antonina-PR, acrescido da proposição de ações

Leia mais

Resenha do livro TURISMO RURAL (organizado por Adyr Balastreri Rodrigues)

Resenha do livro TURISMO RURAL (organizado por Adyr Balastreri Rodrigues) Resenha do livro TURISMO RURAL (organizado por Adyr Balastreri Rodrigues) por Cesar Pessôa Côrtes. Este livro, organizado por Adyr Balastreri Rodrigues, é fruto de um projeto de intercâmbio entre pesquisadores

Leia mais

OBSERVAÇÃO DE AVES: UMA OPORTUNIDADE PARA O EMPREENDEDOR

OBSERVAÇÃO DE AVES: UMA OPORTUNIDADE PARA O EMPREENDEDOR OBSERVAÇÃO DE AVES: UMA OPORTUNIDADE PARA O EMPREENDEDOR MAICON MOHR RESUMO Este trabalho apresenta a atividade de observação de aves como uma oportunidade para o turismo rural. O turismo no meio rural

Leia mais

ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA UTILIZADA PARA A REALIZAÇÃO DA OLIMPÍADA RURAL DE ARROIO DO TIGRE RS

ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA UTILIZADA PARA A REALIZAÇÃO DA OLIMPÍADA RURAL DE ARROIO DO TIGRE RS ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA UTILIZADA PARA A REALIZAÇÃO DA OLIMPÍADA RURAL DE ARROIO DO TIGRE RS Thamires Foletto Fiuza 1 Ligia Dalchiavon 2 RESUMO A Olimpíada Rural de Arroio do Tigre é o maior evento realizado

Leia mais

POTENCIALIDADES DO LOTE RECANTO CHICO MENDES: ESTUDO DE CASO SOBRE O TURISMO RURAL NO ASSENTAMENTO ITAMARATI MS RESUMO

POTENCIALIDADES DO LOTE RECANTO CHICO MENDES: ESTUDO DE CASO SOBRE O TURISMO RURAL NO ASSENTAMENTO ITAMARATI MS RESUMO POTENCIALIDADES DO LOTE RECANTO CHICO MENDES: ESTUDO DE CASO SOBRE O TURISMO RURAL NO ASSENTAMENTO ITAMARATI MS Silvana Piva 1 ; Daiane Alencar da Silva 2 UEMS/Turismo Caixa Postal 351, 79.804-970 Dourados

Leia mais

Regionalização e Segmentação do Turismo. Natal, 23 de março de 2010

Regionalização e Segmentação do Turismo. Natal, 23 de março de 2010 Regionalização e Segmentação do Turismo Natal, 23 de março de 2010 Núcleo Estratégico do Turismo Nacional Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo Ministério do Turismo MTur Conselho

Leia mais

Turismo Histórico-Cultural. diretrizes para o desenvolvimento Ministério do Turismo

Turismo Histórico-Cultural. diretrizes para o desenvolvimento Ministério do Turismo Turismo Histórico-Cultural diretrizes para o desenvolvimento Ministério do Turismo Proposta de Recorte para a Conceituação de Turismo Cultural l o MTur, em parceria com o Ministério da Cultura e o IPHAN,

Leia mais

PESQUISA IDENTIDADE GASTRONÔMICO-CULTURAL DE PERNAMBUCO: Metodologia de Pesquisa

PESQUISA IDENTIDADE GASTRONÔMICO-CULTURAL DE PERNAMBUCO: Metodologia de Pesquisa PESQUISA IDENTIDADE GASTRONÔMICO-CULTURAL DE PERNAMBUCO: Metodologia de Pesquisa Introdução O presente resumo tem por objetivo promover uma reflexão acerca da proposta metodológica adotada pela Pesquisa

Leia mais

Sonhar sozinho poder ser apenas um sonho; quando sonhamos juntos é mais fácil tornar uma realidade." Dom Helder

Sonhar sozinho poder ser apenas um sonho; quando sonhamos juntos é mais fácil tornar uma realidade. Dom Helder Turismo Rural e Natural Sonhar sozinho poder ser apenas um sonho; quando sonhamos juntos é mais fácil tornar uma realidade." Dom Helder O Associativismo como Indutor do Crescimento Empresarial Caso ACETER

Leia mais

PROJETO DE LEI N /2006

PROJETO DE LEI N /2006 PROJETO DE LEI N /2006 Dispõe sobre os fundamentos e a Política do Agroturismo ou Turismo Rural no Estado da Paraíba e dá outras providências. A Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba Decreta: Art.1º

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito 1º Semestre 08970030 - GESTÃO DE SERVIÇOS 08980002 - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS DO TURISMO 2 2 10760033 - ECONOMIA DO TURISMO 10910002 - ANTROPOLOGIA 20000033 - INGLÊS PARA TURISMO I 2º Semestre

Leia mais

COMO O SENAR PODE ME AJUDAR?

COMO O SENAR PODE ME AJUDAR? COMO O SENAR PODE ME AJUDAR? ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE anaedwiges@terra.com.br AQUI NINGUÉM SABE TUDO TODOS SABEMOS ALGO E JUNTOS SABEMOS MAIS...

Leia mais

SECISA. RÊIS, Josemara Marques 1 TEIXEIRA, Juliana Carolina 2

SECISA. RÊIS, Josemara Marques 1 TEIXEIRA, Juliana Carolina 2 ÁREA: TURISMO E MEIO AMBIENTE AS COMUNIDADES E SUAS FESTAS TRADICIONAIS COMO POTENCIAL PARA ROTEIRO DE TURISMO RURAL: O CASO DO ENTORNO DA ESTRADA BOIADEIRA NO INTERIOR DO PARANÁ. RÊIS, Josemara Marques

Leia mais

ÁREA: TURISMO E MEIO AMBIENTE. Palavras-chave: Madre Leônia Milito; Casa da Memória; Turismo cultural; Turismo Religioso

ÁREA: TURISMO E MEIO AMBIENTE. Palavras-chave: Madre Leônia Milito; Casa da Memória; Turismo cultural; Turismo Religioso ÁREA: TURISMO E MEIO AMBIENTE CASA DA MEMÓRIA E A HISTÓRIA DA MADRE PAULINA NA CIDADE DE LONDRINA STURION, Leonardo 1 ; REIS Márcia Cristina 2 ; MONTEIRO, Simone Vassalo 3, MAEDA, Tamae 4 ; STURION, Luiz

Leia mais

Cachoeira do Sul, 30 de novembro de 2017

Cachoeira do Sul, 30 de novembro de 2017 Cachoeira do Sul, 30 de novembro de 2017 ACADÊMICA: Cleudia Mara Ribeiro Camargo ORIENTADORA: Prof.ª Dra. Flávia Charão Marques COORIENTADOR: Me Tutor Lucas Oliveira do Amorim 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho

Leia mais

Turismo Rural em Mato Grosso. Camila Fernanda Freire de AMORIM¹ Professor orientador: Débora Cristina Tavares² Universidade Federal de Mato Grosso

Turismo Rural em Mato Grosso. Camila Fernanda Freire de AMORIM¹ Professor orientador: Débora Cristina Tavares² Universidade Federal de Mato Grosso Turismo Rural em Mato Grosso Camila Fernanda Freire de AMORIM¹ Professor orientador: Débora Cristina Tavares² Universidade Federal de Mato Grosso RESUMO Este artigo propõe conceituar o turismo no meio

Leia mais

TURISMO RURAL: PRODUTOS E SERVIÇOS. Ubiratam de Nazareth Costa Pereira

TURISMO RURAL: PRODUTOS E SERVIÇOS. Ubiratam de Nazareth Costa Pereira TURISMO RURAL: PRODUTOS E SERVIÇOS Ubiratam de Nazareth Costa Pereira Centro Universitário Senac Campos do Jordão, upereira@sp.senac.br Resumo - O turismo se constitui em uma importante atividade econômica

Leia mais

O objetivo do programa DEL. Aumentar a competitividade e capacidade de transformação dos municípios de pequeno e médio porte.

O objetivo do programa DEL. Aumentar a competitividade e capacidade de transformação dos municípios de pequeno e médio porte. CENÁRIO O objetivo do programa DEL Aumentar a competitividade e capacidade de transformação dos municípios de pequeno e médio porte. 3 Princípios do DEL Protagonismo dos Atores Política de Produto Desenvolviment

Leia mais

GUARANI. TIPO DE PATRIMÔNIO Patrimônio natural. IDENTIFICAÇÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO POSSIBILIDADE TURÍSTICA Cascata Rio FOTO

GUARANI. TIPO DE PATRIMÔNIO Patrimônio natural. IDENTIFICAÇÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO POSSIBILIDADE TURÍSTICA Cascata Rio FOTO GUARANI IDENTIFICAÇÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO POSSIBILIDADE TURÍSTICA Cascata Rio Rua 3 irmãos Espaço público Comandaí- empresa destinado à Gioveli agroindústria, onde fornece energia a Empresa Gioveli.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E IMPORTÂNCIA DO TURISMO RURAL NAS PROPRIEDADES AGRÍCOLAS E NA REGIÃO

DESENVOLVIMENTO E IMPORTÂNCIA DO TURISMO RURAL NAS PROPRIEDADES AGRÍCOLAS E NA REGIÃO DESENVOLVIMENTO E IMPORTÂNCIA DO TURISMO RURAL NAS PROPRIEDADES AGRÍCOLAS E NA REGIÃO Vanessa dos Santos Alves 1, Osmar Delmanto Junior 2 1 Graduada do Curso de Tecnologia em Agronegócio Faculdade de Tecnologia

Leia mais

PRODUTOS TURÍSTICOS COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE IVORÁ-RS (2011) 1

PRODUTOS TURÍSTICOS COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE IVORÁ-RS (2011) 1 PRODUTOS TURÍSTICOS COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE IVORÁ-RS (2011) 1 PUPIM, Viviane Marcello 2 ; SANTOS, Leila M. A. 3 ; SHOENHALS, Valmi 4 ; LOPES, Vicente

Leia mais

PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO

PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO Alline Lemos Lira ¹; Rosane Balsan² ¹Aluna do Curso de Geografia Bacharelado; Campus de Porto Nacional-TO; alline.l@hotmail.com; ²Orientadora

Leia mais

O PERFIL DO VISITANTE DA 83ª EXPOFEIRA AGROPECUÁRIA, COMERCIAL, INDUSTRIAL E ARTESANAL DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR E CHUÍ, RS, BRASIL

O PERFIL DO VISITANTE DA 83ª EXPOFEIRA AGROPECUÁRIA, COMERCIAL, INDUSTRIAL E ARTESANAL DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR E CHUÍ, RS, BRASIL O PERFIL DO VISITANTE DA 83ª EXPOFEIRA AGROPECUÁRIA, COMERCIAL, INDUSTRIAL E ARTESANAL DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR E CHUÍ, RS, BRASIL Luciana Pinto Ferreira Melise de Lima Pereira RESUMO: O presente trabalho

Leia mais

TÍTULO: A ATUAÇÃO DO ANIMADOR NOS EMPREENDIMENTOS DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA NA CIDADE DE BROTAS

TÍTULO: A ATUAÇÃO DO ANIMADOR NOS EMPREENDIMENTOS DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA NA CIDADE DE BROTAS TÍTULO: A ATUAÇÃO DO ANIMADOR NOS EMPREENDIMENTOS DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA NA CIDADE DE BROTAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: TURISMO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

MISSÃO E OBJETIVOS DO PLANO DE TURISMO

MISSÃO E OBJETIVOS DO PLANO DE TURISMO MISSÃO E OBJETIVOS DO PLANO DE TURISMO MISSÃO Desenvolvimento do turismo pautado na qualificação e competitividade da oferta, impulsionado pela excelência da gestão ambiental e urbanística, na formação

Leia mais

Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop 7ª Reunião da Comissão de Monitoramento Socioeconômico 06 de abril de 2016

Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop 7ª Reunião da Comissão de Monitoramento Socioeconômico 06 de abril de 2016 Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop 7ª Reunião da Comissão de Monitoramento Socioeconômico 06 de abril de 2016 AGENDA 08:30 Boas vindas / Apresentação 08:45 Pauta da Reunião: Apresentação do Vídeo Institucional;

Leia mais

Síglia Regina Souza / Embrapa. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Sustentabilidade do agronegócio com preservação ambiental

Síglia Regina Souza / Embrapa. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Sustentabilidade do agronegócio com preservação ambiental Síglia Regina Souza / Embrapa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Sustentabilidade do agronegócio com preservação ambiental 1 Síglia Regina Souza / Embrapa O que é Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. EMENTA Planejamento. Metodologias de apoio ao planejamento. Inventário. Diagnóstico. Prognóstico. Diretrizes de ação.

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. EMENTA Planejamento. Metodologias de apoio ao planejamento. Inventário. Diagnóstico. Prognóstico. Diretrizes de ação. Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: Gestão do Turismo FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( X) tecnólogo

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2015 GRUPO: PET TURISMO ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) MELISE DE LIMA PEREIRA (02/07/2014) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição

Leia mais

Venda Nova do Imigrante-ES

Venda Nova do Imigrante-ES Venda Nova do Imigrante-ES Capital Nacional do Agroturismo Turismo Rural - Agroturismo ENCONTRO NACIONAL COM OS NOVOS PREFEITOS E PREFEITAS Localização ENCONTRO NACIONAL COM OS NOVOS PREFEITOS E PREFEITAS

Leia mais

O PERFIL DOS TURISTAS E AS MOTIVAÇÕES QUE OS LEVAM AO BALNEÁRIO DO HERMENEGILDO EM SANTA VITORIA DO PALMAR-RS, BRASIL

O PERFIL DOS TURISTAS E AS MOTIVAÇÕES QUE OS LEVAM AO BALNEÁRIO DO HERMENEGILDO EM SANTA VITORIA DO PALMAR-RS, BRASIL O PERFIL DOS TURISTAS E AS MOTIVAÇÕES QUE OS LEVAM AO BALNEÁRIO DO HERMENEGILDO EM SANTA VITORIA DO PALMAR-RS, BRASIL Jeferson dos S. C. de Aguiar Maicon Goulart de Vargas Melise de Lima Pereira Sandro

Leia mais

MOTIVAÇÕES E DIFICULDADES RELACIONADAS A ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOS.

MOTIVAÇÕES E DIFICULDADES RELACIONADAS A ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOS. MOTIVAÇÕES E DIFICULDADES RELACIONADAS A ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOS. Autores : Giovana BATISTA 1, Michele Catherin AREND 2 Identificação autores: 1 Aluna IFC-Campus Camboriú ; 2 Orientador IFC-Campus

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE TURISMO AMBIENTAL E RURAL

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE TURISMO AMBIENTAL E RURAL CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE TURISMO AMBIENTAL E RURAL O Técnico de Turismo Ambiental e Rural é o profissional que participa na aplicação de medidas de valorização do turismo em espaço rural, executando

Leia mais

A dinâmica agrária no espaço fronteira Brasil/Uruguai

A dinâmica agrária no espaço fronteira Brasil/Uruguai A dinâmica agrária no espaço fronteira Brasil/Uruguai Tatiane Almeida Netto Doutoranda PPGGEO-UFSM Orientadora- Ana Domínguez (UDELAR-UFSM) Introdução O pampa é historicamente utilizado para a atividade

Leia mais

Escola E.B 2,3/ S de Oliveira de frades

Escola E.B 2,3/ S de Oliveira de frades Escola E.B 2,3/ S de Oliveira de frades O Que é o turismo? O turismo é uma atividade económica do setor terciario, relacionada às condições geográficas. Depende das características da paisagem natural

Leia mais

TURIMOS NO MEIO RURAL - ITAGUAÍ

TURIMOS NO MEIO RURAL - ITAGUAÍ TURISMO NO MEIO RURAL - ITAGUAÍ Shirley Ritta de Macedo Souza 1 Resumo O trabalho que desenvolvemos tem como suporte a elaboração do Inventário Turístico do município de Itaguaí, localizado no estado do

Leia mais

Ana Maria Vieira Fernandes

Ana Maria Vieira Fernandes POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO DISTRITO DE JOAQUIM EGÍDIO-CAMPINAS/SP: CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO GESTORA DO TURISMO (AGETUR) COM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE RECEPTORA. Ana Maria Vieira

Leia mais

Acadêmica de Graduação do curso de Agronomia da Unijuí. 3

Acadêmica de Graduação do curso de Agronomia da Unijuí. 3 ANÁLISE DE PROJETO COLHE E PAGUE PARA O DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO NA REGIÃO SERRA DO SUDESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1 "PICK AND PAY" PROJECT ANALYSIS FOR AGRARIAN DEVELOPMENT IN THE SERRA REGION OF SOUTHEAST

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO DISTRITO DE ITAÚNAS COMO SUBSÍDIO À IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE ESTADUAL DE ITAÚNAS Moura, Johnson Pontes de

Leia mais

Divulgação preliminar

Divulgação preliminar Divulgação preliminar Questões fundiárias Têm a ver com o imóvel rural e sua propriedade Questões agrárias Têm a ver com o acesso à terra e sua utilização em atividades agropecuárias WWW.incra.gov.br/tamanho-propriedades-rurais

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE ATER PARA DIVERSIFICAÇÃO DO TABACO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO RURAL NO MUNICÍPIO DE SENTINELA DO SUL/RS.

CHAMADA PÚBLICA DE ATER PARA DIVERSIFICAÇÃO DO TABACO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO RURAL NO MUNICÍPIO DE SENTINELA DO SUL/RS. CHAMADA PÚBLICA DE ATER PARA DIVERSIFICAÇÃO DO TABACO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO RURAL NO MUNICÍPIO DE SENTINELA DO SUL/RS. NOME DO ALUNO: NÁSTIA DUARTE GARCIA Orientador: Prof. Dr. Alberto Bracagioli

Leia mais

Programa Embrapa & Escola para Estudantes do Semiárido

Programa Embrapa & Escola para Estudantes do Semiárido 312 Programa Embrapa & Escola para Estudantes do Semiárido Programa Embrapa & Escola para Estudantes do Semiárido School and Embrapa Program: From Students of Semiarid Josiel Bezerra dos Santos 1 ; Lícia

Leia mais

UTILIZAÇÃO ÁREAS RURAIS PARA TURISMO RURAL E EQUESTRE INSTITUTO ESTRADA REAL

UTILIZAÇÃO ÁREAS RURAIS PARA TURISMO RURAL E EQUESTRE INSTITUTO ESTRADA REAL UTILIZAÇÃO ÁREAS RURAIS PARA TURISMO RURAL E EQUESTRE INSTITUTO ESTRADA REAL www.idestur.org.br Um novo olhar sobre o Universo Rural NO TURISMO DE EXPERIÊNCIA EM ÁREAS RURAIS E NATURAIS VENDEMOS SONHOS

Leia mais

Reconhecendo a consolidação da Região Metropolitana de Fortaleza como um espaço integrado;

Reconhecendo a consolidação da Região Metropolitana de Fortaleza como um espaço integrado; CARTA VERDE DE FORTALEZA A vida de uma cidade, antes de tudo, é consolidada pela prática da política no seu seio. A política é a grande protagonista do desenvolvimento e é concretizada através dos políticos.

Leia mais

ARTIGO A Elaboração de um Plano de Desenvolvimento Turístico para a Região Administrativa do Lago Sul (DF). Por Antonio Sérgio da Gama Gomes

ARTIGO A Elaboração de um Plano de Desenvolvimento Turístico para a Região Administrativa do Lago Sul (DF). Por Antonio Sérgio da Gama Gomes ARTIGO A Elaboração de um Plano de Desenvolvimento Turístico para a Região Administrativa do Lago Sul (DF). Por Antonio Sérgio da Gama Gomes 1 - INTRODUÇÃO O projeto em questão teve como finalidade à elaboração

Leia mais

Programa Rede Leite no desenvolvimento das pequenas propriedades Carlos Roberto Bartz

Programa Rede Leite no desenvolvimento das pequenas propriedades Carlos Roberto Bartz Programa Rede Leite no desenvolvimento das pequenas propriedades Carlos Roberto Bartz Orientador: Prof. Dr. Marcelo A. Conterato Coorientadora: Tutora MSc. Doutoranda Sarita M. Fernandez INTRODUÇÃO - Segundo

Leia mais

Estratégia para a Aplicação de Planos de Intervenção em Espaço Rural em Espaço Periurbano. O caso de Setúbal.

Estratégia para a Aplicação de Planos de Intervenção em Espaço Rural em Espaço Periurbano. O caso de Setúbal. Estratégia para a Aplicação de Planos de Intervenção em Espaço Rural em Espaço Periurbano. O caso de Setúbal. Discussão para obtenção do grau de Mestre em Urbanismo e Ordenamento do Território Patrícia

Leia mais

Estâncias do Rosário Fazenda Harmonia

Estâncias do Rosário Fazenda Harmonia BOSSOROCA 2 BOSSOROCA Bossoroca era conhecido antigamente como 4 distrito de São Borja, foi chamado também de Igrejinha, Capão da União, Vila dos Cata-Ventos e Vila Boçoroca que se originou em 30 ha de

Leia mais

Completo modal de cargas, localização estratégica e privilegiada, com acesso ao Porto de Santos e a grandes centros de consumo

Completo modal de cargas, localização estratégica e privilegiada, com acesso ao Porto de Santos e a grandes centros de consumo Completo modal de cargas, localização estratégica e privilegiada, com acesso ao Porto de Santos e a grandes centros de consumo Aeroporto de Viracopos, maior terminal aeroportuário de cargas da América

Leia mais

Turismo Rural - PROJETO DE LEI - ESTADO DE SÃO PAULO

Turismo Rural - PROJETO DE LEI - ESTADO DE SÃO PAULO Turismo Rural - PROJETO DE LEI - ESTADO DE SÃO PAULO Justificativa das alterações Pela oportunidade que se apresenta pelo nobre deputado Campos Machado, a Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural

Leia mais

DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA E QUALIDADE DE VIDA EM SÃO LOURENÇO DO SUL: O CASO DOS PRODUTORES DE FUMO

DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA E QUALIDADE DE VIDA EM SÃO LOURENÇO DO SUL: O CASO DOS PRODUTORES DE FUMO DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA E QUALIDADE DE VIDA EM SÃO LOURENÇO DO SUL: O CASO DOS PRODUTORES DE FUMO ALUNA: Pâmela de Paula Orientador: Prof. Dr. Leonardo Xavier da Silva Coorientador: Tutor Ms. Eduardo

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 Dispõe sobre o turismo rural e seu tratamento tributário, previdenciário e trabalhista, altera as Leis nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, nº 8.870, de 15 de abril

Leia mais

Componente de Formação Técnica

Componente de Formação Técnica CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE TURISMO 3º ANO-Ano Letivo:2014/2015 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: TURISMO-INFORMAÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICA Componente de Formação Técnica 1- Elenco Modular Duração de referência

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS Disciplinas obrigatórias Memória Social 45 Cultura 45

Leia mais

Estratégias Estratégias de de ação ação para o o fortalecimento fortalecimento da Gestão Territorial: ativid ida id des e pesqu pesqu sa e

Estratégias Estratégias de de ação ação para o o fortalecimento fortalecimento da Gestão Territorial: ativid ida id des e pesqu pesqu sa e Estratégias de ação para o fortalecimento da Gestão Territorial: atividades de pesquisa e ações territoriais do projeto DTS-IC na Zona Costeira de SC, Brasil Claire Cerdan (Cirad/UFSC), Sergio L. G. Pinheiro

Leia mais

POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO AGROTURISMO POR AGRICULTORES FAMILIARES EM URÂNIA - SP

POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO AGROTURISMO POR AGRICULTORES FAMILIARES EM URÂNIA - SP POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO AGROTURISMO POR AGRICULTORES FAMILIARES EM URÂNIA - SP Arthur Henrique Pigari Cruz 1, João Vitor Ferrari 2, Antônio Augusto Fracaro³ 1 Graduando do Curso de Agronegócio,

Leia mais

CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 155 DE 28 DE JUNHO DE 2018.

CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 155 DE 28 DE JUNHO DE 2018. Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado do Ambiente SEA Instituto Estadual do Ambiente INEA CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 155 DE 28 DE JUNHO DE 2018. CRIA

Leia mais

SALÃO DO TURISMO - ROTEIROS DO BRASIL

SALÃO DO TURISMO - ROTEIROS DO BRASIL SALÃO DO TURISMO - ROTEIROS DO BRASIL Estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do

Leia mais

MU - MACROZONA URBANA CONSOLIDADA

MU - MACROZONA URBANA CONSOLIDADA MACROZONEAMENTO MUNICIPAL MU - MACROZONA URBANA CONSOLIDADA PERMEABILIDA - - - - - - - - - - Tem por objetivo incrementar a capacidade do Sistema Viário e da Infra-Estrutura e incentivar a ocupação de

Leia mais

Treinamento: Gestão Ambiental da Propriedade Rural Cód. 294

Treinamento: Gestão Ambiental da Propriedade Rural Cód. 294 Código Ambiental Atualizado Santa Catarina Santa Catarina é o primeiro estado brasileiro em aprovar e fazer virar lei um código ambiental independente da legislação federal (é importante salientar que

Leia mais

CBCN Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável

CBCN Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável CBCN Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável ÁREAS DE ATUAÇÃO MEIO AMBIENTE ORDENAMENTO TERRITORIAL CBCN 50 anos Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento

Leia mais

Modelagem de cenários de uso e cobertura da terra no litoral sul de Santa Catarina

Modelagem de cenários de uso e cobertura da terra no litoral sul de Santa Catarina Modelagem de cenários de uso e cobertura da terra no litoral sul de Santa Catarina Um potencial no apoio à identificação de áreas para conservação DANIEL COHENCA A N A L I S TA A M B I E N TA L I B A M

Leia mais

VERIFICANDO A VIVÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA DE AVENTURA NA NATUREZA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PELOS ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MUZAMBINHO/MG

VERIFICANDO A VIVÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA DE AVENTURA NA NATUREZA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PELOS ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MUZAMBINHO/MG 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG VERIFICANDO A VIVÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA DE AVENTURA NA NATUREZA NAS AULAS

Leia mais

PROMOÇÃO DA VIA VERDE RIO MINHO CROSS-BORDER

PROMOÇÃO DA VIA VERDE RIO MINHO CROSS-BORDER PROJETO VISIT RIO MINHO: PERSPETIVAS DE PROMOÇÃO DA VIA VERDE RIO MINHO CROSS-BORDER GREENWAYS Bruno Caldas CIM Alto Minho ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO PROJETO VISIT RIO MINHO: PERSPETIVAS DE PROMOÇÃO DA

Leia mais

ESTUDO SOBRE O INTERESSE DA IMPLANTAÇÃO DO TURISMO RURAL NO MUNICÍPIO DE RODEIO BONITO/RS.

ESTUDO SOBRE O INTERESSE DA IMPLANTAÇÃO DO TURISMO RURAL NO MUNICÍPIO DE RODEIO BONITO/RS. ESTUDO SOBRE O INTERESSE DA IMPLANTAÇÃO DO TURISMO RURAL NO MUNICÍPIO DE RODEIO BONITO/RS. Ariane Raymundo Silva 1 Laura Rudzewicz 2 RESUMO Apresenta-se um estudo exploratório descritivo sobre a opinião

Leia mais

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos Localização: às margens da Estrada Rio Claro Mangaratiba; Natureza do acervo: ruínas arqueológicas da cidade antiga de São João Marcos; Conservação: em

Leia mais

DECRETO Nº 7.251, DE 16 DE JUNHO DE Dispõe sobre a Instituição de Reserva Particular do Patrimônio Natural e dá outras providências.

DECRETO Nº 7.251, DE 16 DE JUNHO DE Dispõe sobre a Instituição de Reserva Particular do Patrimônio Natural e dá outras providências. DECRETO Nº 7.251, DE 16 DE JUNHO DE 1993. Dispõe sobre a Instituição de Reserva Particular do Patrimônio Natural e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL, no uso das atribuições

Leia mais

TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+

TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+ TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+ 1 EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS São considerados Empreendimentos Turísticos os estabelecimentos que se destinam a prestar serviços de alojamento turístico,

Leia mais

5.11. Projeto de Registro do Patrimônio Histórico e Edificado. Revisão 00 NOV/2013

5.11. Projeto de Registro do Patrimônio Histórico e Edificado. Revisão 00 NOV/2013 PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.11 Projeto de Registro do Patrimônio Histórico e Edificado CAPA 5.11 - Projeto de Registro do Patrimônio Histórico e Edificado ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas...

Leia mais

Serviço Florestal Brasileiro. Gerência de Informações Florestais. Setembro de 2011

Serviço Florestal Brasileiro. Gerência de Informações Florestais. Setembro de 2011 Serviço Florestal Brasileiro Gerência de Informações Florestais Setembro de 2011 AGENDA 1. INVENTÁRIO FLORESTAL NACIONAL IFN-BR 2. O COMPONENTE SOCIOAMBIENTAL NO IFN-BR 3. SELEÇÃO DOS DOMICÍLIOS PARA A

Leia mais

Currículo nº 9 Currículo nº 10

Currículo nº 9 Currículo nº 10 CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO Turno: MATUTINO Currículo nº 9 Currículo nº 10 Reconhecido pelo Decreto Estadual n. o 5.497, de 21.03.02, D.O.E. nº 6195 de 22.03.02. Renovação de Reconhecimento Decreto

Leia mais

P 3 - Plano urbanístico de uso e ocupação da Esplanada Ferroviária

P 3 - Plano urbanístico de uso e ocupação da Esplanada Ferroviária P 3 - Plano urbanístico de uso e ocupação da Esplanada Ferroviária 2ªOficina de Consulta Popular APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA Objetivo geral Elevar os níveis da qualidade de vida social, cultural, urbanística

Leia mais

O TURISMO RURAL NAS FAZENDAS CADASTRADAS NA PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANDA: O HOMEM PANTANEIRO E A INFLUENCIA DAS ATIVIDADES TURÍSTICAS NESTA REGIÃO.

O TURISMO RURAL NAS FAZENDAS CADASTRADAS NA PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANDA: O HOMEM PANTANEIRO E A INFLUENCIA DAS ATIVIDADES TURÍSTICAS NESTA REGIÃO. O TURISMO RURAL NAS FAZENDAS CADASTRADAS NA PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANDA: O HOMEM PANTANEIRO E A INFLUENCIA DAS ATIVIDADES TURÍSTICAS NESTA REGIÃO. Gustavo Flor de Lima bolsista UEMS¹; Débora Fittipaldi

Leia mais

TURISMO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL: UM PERCURSO TURÍSTICO NO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO NACIONAL-TO

TURISMO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL: UM PERCURSO TURÍSTICO NO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO NACIONAL-TO TURISMO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL: UM PERCURSO TURÍSTICO NO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO NACIONAL-TO Thalyta de Cássia da Silva Feitosa 1 ; Rosane Balsan 2 1 Aluna do Curso de Geografia; Campus de Porto

Leia mais

11.3 O turismo no mundo 11.4 Impactos da atividade turística

11.3 O turismo no mundo 11.4 Impactos da atividade turística 11.4 Impactos da atividade turística Na segunda metade do séc. XX, a melhoria do poder de compra das populações dos países desenvolvidos O e, turismo mais recentemente, são as atividades dos países que

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO, TURISMO E LAZER

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO, TURISMO E LAZER UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO, TURISMO E LAZER PESQUISA DA OFERTA DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM NO MUNICÍPIO DE PENHA Janeiro 13 UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Leia mais

COMO TRANSFORMAR MINHA PROPRIEDADE RURAL EM UM EMPREENDIMENTO TURÍSTICO

COMO TRANSFORMAR MINHA PROPRIEDADE RURAL EM UM EMPREENDIMENTO TURÍSTICO COMO TRANSFORMAR MINHA PROPRIEDADE RURAL EM UM EMPREENDIMENTO TURÍSTICO Turismo no Mundo Empregos Diretos 120 Milhões Empregos Indiretos 125 Milhões Visão Geral da Competitividade Internacional Competitividade

Leia mais

Projeto: Aprendendo com o Turismo

Projeto: Aprendendo com o Turismo Projeto: Aprendendo com o Turismo Integrantes: Carina Benetti, Elisabete Pistorello Dalanhol, Neiva Giacometti, Márcia Baretta, Haide Borges, Rosa Giacometti Escola : EMEF Dr Carlos Nelz- CAIC Gramado

Leia mais

CIRCULAÇÃO DA ÁGUA NOS ESTABELECIMENTOS DE PECUARISTAS FAMILIARES EM QUARAÍ/RS

CIRCULAÇÃO DA ÁGUA NOS ESTABELECIMENTOS DE PECUARISTAS FAMILIARES EM QUARAÍ/RS CIRCULAÇÃO DA ÁGUA NOS ESTABELECIMENTOS DE PECUARISTAS FAMILIARES EM QUARAÍ/RS Acadêmica: Caroline Saldanha Campos Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Binkowski Coorientadora: Tutora Pâmela Marconatto Marques

Leia mais

TURISMO RURAL E ORDENAMENTO TERRITORIAL: O CASO DE ANALÂNDIA/SP

TURISMO RURAL E ORDENAMENTO TERRITORIAL: O CASO DE ANALÂNDIA/SP TURISMO RURAL E ORDENAMENTO TERRITORIAL: O CASO DE ANALÂNDIA/SP Kleber Andolfato de Oliveira 1 RESUMO: Atualmente ocorre um processo chamado por alguns autores como um processo de revalorização do rural,

Leia mais

Política de Gestão da Paisagem e Diversidade Cultural

Política de Gestão da Paisagem e Diversidade Cultural Política de Gestão da Paisagem e Diversidade Cultural PDDI-RMBH Dezembro de 2010 A Política e seus Programas Programa 1- Conformação de Complexos Ambientais Culturais na RMBH Programa 2- Valorização e

Leia mais

RESERVA ESPECIAL DE MAPUTO

RESERVA ESPECIAL DE MAPUTO RESERVA ESPECIAL DE MAPUTO 1 Estrutura do trabalho Capítulo 1- Introdução Capítulo 2- Revisão da literatura Capítulo 3- Metodologia Capítulo 4- Caraterização da área de estudo Capítulo 5- Análise e discussão

Leia mais

Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique

Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique Conferência Comemorativa de 20 anos da Lei de Terras. Maputo, 19 de Outubro de 2017 Contextualização

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO, TURISMO E LAZER

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO, TURISMO E LAZER UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO, TURISMO E LAZER PESQUISA DA OFERTA DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM NO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ Janeiro UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Leia mais

Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis e atividades desenvolvidas

Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis e atividades desenvolvidas Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis e atividades desenvolvidas 1.Contexto Operacional : O Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental _NEMA, é uma associação civil de direito privado, sem fins

Leia mais

Visitar Santo Antonio de Leverger é mais do que uma viagem é pura satisfação!

Visitar Santo Antonio de Leverger é mais do que uma viagem é pura satisfação! ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO DE LEVERGER SECRETARIA MUNICPAL DE CULTURA E TURISMO - (SECTUR) BEM-VINDO A SANTO ANTONIO DE LEVERGER - MT Claudete Ferreira de Castro Santos

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1 Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: Gestão de Turismo FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( x ) tecnólogo

Leia mais