Planejamento Anual

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Planejamento Anual"

Transcrição

1 Planejamento Anual GRUPO: PET TURISMO ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) MELISE DE LIMA PEREIRA (02/07/2014) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição do (a) tutor (a) nas atividades e na formação dos petianos: definição das atividades e seus objetivos, acompanhamento e avaliação individual e coletiva. Visar a construção de uma formação ampla dos petianos, promovendo a aproximação das atividades desenvolvidas em sala de aula com as atividades de ensino, pesquisa e de extensão do Grupo, de modo a possibilitar aos alunos uma formação ética, crítica e comprometida com a realidade local. A tutora irá organizar e conduzir reuniões semanais com o grupo, organizar as saídas de campo, orientar e supervisionar os projetos e as atividades, acompanhar o grupo nos eventos do PET, realizar orientação metodológica e procedimentos operacionais de planejamento: produção, execução, avaliação e publicação de projetos, textos científicos, relatórios. Ainda, conduzir a gestão e administração de recursos humanos, financeiros, comunicacionais e logísticos. Resultados Gerais do planejamento. A contribuição da tutora junto ao Grupo PET/Turismo - FURG se dará nas ações deste na criação de um grupo de excelência acadêmica que viabilize a qualificação de estudantes e docentes do Curso de Bacharelado em Turismo Binacional, no Campus Santa Vitória do Palmar, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão proposta nas ações, atividades e publicações do PET/Turismo. O projeto, sob tutoria, pretende inovar os processos didático-pedagógicos realizados, promovendo a aproximação das atividades desenvolvidas em sala de aula com as atividades de ensino, pesquisa e de extensão. Ainda, desenvolver um acadêmico pautado na ética e na responsabilidade da condução das práticas da futura profissão. Bem como a realização na integra das atividades propostas visando o amplo cumprimento dos objetivos propostos na portaria nº 976.

2 Atividade - Participação do XVIII SULPET Data Início da atividade 02/03/2015 Data Fim da atividade 26/06/2015 O XVIII SULPET 2015 reune petianos e tutores da região sul e apresenta discussões a serem realizadas durante o encontro que serão encaminhadas para a pauta do Encontro Nacional dos grupos PET - ENAPET O XVIII SULPET tem como objetivo promover a integração entre os PETs e a discussão sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Confecção do resumo expandido para apresentação dos trabalhos do grupo PET- Turismo. Confecção do banner de ações do grupo PET-Turismo. - Apresentação dos trabalhos acadêmicos: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR, RS BRASIL e OFERTA TURÍSTICA: INVENTARIAÇÃO DO MUNICÍPIO DO CHUÍ RS, BRASIL - Confecção do banner PET- Turismo. - do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação - Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação - Contribuir com a polí tica de diversidade na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero Fortalecimento dos grupos PET, integração entre a comunidade petiana. reuniões entre os organizadores da atividade e os petianos

3 Atividade - DOCUMENTÁRIO INSTITUTO BALLAENA AUSTRALIS, O RESGATE DA HISTÓRIA E A IMAGEM DO MUSEU PARA A COMUNIDADE DA BARRA DO CHUÍ- RS Data Início da atividade 02/03/2015 Data Fim da atividade 15/12/2015 Este projeto é de grande relevância pois busca resgatar a história e a imagem do museu Instituto Ballaena Australis para a comunidade local. Realizar um documentário com propósito de resgate histórico cultural; Catalogar as obras;pesquisar com a comunidade, com foco na imagem que a mesma tem do Museu a fim de despertar o sentimento de pertencimento do local; Realizar uma Exposição fotográfica da catalogação das obras. Entrevista direta com o artista e com a comunidade local; levantamento de informações e catalogação das obras; realização de documentário; atividades de exposição e palestra para a comunidade acadêmica e local. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. Aproximação da comunidade acadêmica com a história do município, com o artista e com a comunidade local. Socializar os resultados através da promoção de uma exposição e apresentação do documentário, através de um evento, realizado no próprio museu. Através do acompanhamento do trabalho do grupo no museu e na comunidade local.

4 Atividade - Projeto Educação Patrimonial nas Escolas de Santa Vitória do Palmar. Data Início da atividade 05/01/2015 Data Fim da atividade 15/12/2015 O projeto consiste em trabalhar a temática da educação patrimonial nas escolas da rede pública do município de Santa Vitória do Palmar. No ano de 2015, busca-se continuar e ampliar as escolas atendidas, bem como a organização e criação de material didático personalizado com imagens,símbolos e histórico de bens materiais e imateriais do município de Santa Vitória do Palmar. O projeto visa articular pesquisa, ensino e extensão através do fortalecimento do diálogo sobre a educação patrimonial nas escolas da rede pública do município de Santa Vitória do Palmar. Elaboração do material didático para as aulas ministradas nas escolas do Município: roteiro e plano de aula, apresentação em ppt, elaboração de cartilha e caderno de atividades a ser distribuída aos alunos. Criação de material gráfico para a elaboração de cadernetas, réguas e lápis a serem distribuídas aos alunos. Cada caderneta apresenta uma síntese de um patrimônio material do município. Execução das aulas aos alunos do 5º ano das escolas; Realização de visita guiada pelo centro histórico, para que os participantes possam conhecer e vivenciar empiricamente os patrimônios trabalhados em sala de aula; Reuniões com a secretaria de educação do município e com as escolas para apresentação do projeto. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação - Introduzir novas práticas pedagógicas na graduação - Contribuir com a polí tica de diversidade na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero Fortalecimento do diálogo sobre a educação patrimonial nas escolas da rede pública de Santa Vitória do Palmar. Contribuir para a construção de um olhar turístico sobre o município para as crianças e adolescentes. Através de reunião entre os petianos participantes e o tutor; através de entrevista com os

5 professores regentes das turmas participantes do projeto e com os alunos participantes das atividades.

6 Atividade - Aulas de reforço e oficinas temáticas Data Início da atividade 02/03/2015 Data Fim da atividade 15/12/2015 Realização de encontros pelos petianos aos acadêmicos do Curso de Turismo Binacional, de modo a auxiliá-los em seus estudos, buscando diminuir a evasão escolar, aumentar o rendimento acadêmico e estimular o aprofundamento dos estudos em turismo e hospitalidade. Contribuir para o aumento do rendimento escolar; Buscar diminuir a evasão escolar; Aprofundaros estudos em turismo por parte dos petianos e discente do curso de Turismo Binacional; promover oficinas temáticas para discussão da atividade profissional no turismo e demais temas relevantes para a área. Utilização de bibliografia básica de disciplinas do Curso de Turismo, uso de audiovisual e equipamento data-show e programas de seminário. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de ; Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação. Análise do índice de rendimento escolar e presença em sala de aula, após as aulas de reforço. Pesquisa de satisfação com os discentes que participaram das oficinas promovidas pelo PET Turismo.

7 Atividade - Informativo - Jornal \"Viajando\" Data Início da atividade 05/01/2015 Data Fim da atividade 15/12/2015 A ação caracteriza-se pela elaboração, redação, distribuição de pautas entre os petianos, edição, diagramação, publicação e distribuição do periódico/jornal Viajando. A ação justifica-se pela necessidade de um veículo de diálogo entre as ações e atividades realizadas pelo grupo PET turismo e a comunidade acadêmica e local. O jornal tem o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas pelo Grupo PET/Turismo FURG, incluindo entrevistas com pesquisadores e profissionais do turismo, informações nacionais e internacionais sobre o turismo, além de divulgar atividades realizada pelo curso de Turismo Binacional. Discussão e distribuição de pautas entre os petianos, com publicação de textos e entrevistas, incluindo imagens e outros dados escritos e planejados pelos petianos, com orientação do tutor. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação Formação do conhecimento para os petianos sobre comunicação social impressa no turismo, divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo PET e pelo Curso de Turismo Binacional, ampliando o reconhecimento institucional e social do Curso de Turismo Binacional e da Universidade Federal do Rio Grande como um todo; promoção do acesso a informação sobre turismo. Avaliação conjunta das pautas e resultados de repercussão pública do jornal, através de enquetes com leitores.

8 Atividade - Saídas de Campo e visitas técnicas Data Início da atividade 02/03/2015 Data Fim da atividade 15/12/2015 Saídas de campo e visitas técnicas para a realização de atividades práticas de ensino,pesquisa e extensão através da observação do fenômeno real e potencial do turismo em campo. Realização de visitas técnicas às instituições(representações, agências de desenvolvimento, conselhos, grupos gestores e outros) do turismo local e realização de incursões e visitas técnicas a comunidades regionais para aproximação e problematização da realidade a ser pesquisada e trabalhada. - Estimular a interpretação dos petianos sobre o desenvolvimento do turismo. - Diagnosticando pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças dos destinos visitados. - Analisar quais estratégias, diretrizes e métodos técnicos possam ser aplicadas no incentivo ao desenvolvimento do turismo em âmbito local e regional. - Promover a aproximação do discente a realidade profissional do ramos do turismo e da hospitalidade. Saída de campo, com uso do método de registro de campo, com relatório de observação, diagnóstico da estrutura, serviços e potencialidade turística, análise da potencialidades turísticas e planejamento dos locais visitados. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. Compreensão, na prática, o desenvolvimento e planejamento do turismo, com base no uso de ferramentas metodológicas de análise, interpretação e diagnóstico da realidade social, cultural, ambiental, estrutural e de serviços turísticos. Questionário sobre a realidade observada e solicitação de procedimentos técnicos que possam ser adotados na produção do turismo, sobretudo, após encontros para discussão da saída técnica.

9 Atividade - Registro dos modos de fazer da colônia de pescadores Z-16, no Porto de Santa Vitória do Palmar, RS, Brasil. Data Início da atividade 02/03/2015 Data Fim da atividade 15/12/2015 Identificar e registrar em forma de vídeo e de artigo científico os modos de fazer das embarcações, da pesca, da gastronomia, do artesanato e das festividades da comunidade de pescadores da colônia Z-16, destacando e valorizando o patrimônio imaterial, preservando tradições para gerações futuras. Identificar e registrar, através de imagens e depoimentos dos moradores da colônia Z-16, os modos e fazeres desta comunidade, vinculados à pesca e às suas atividades cotidianas; Identificar a origem dos moradores e a sua relação com a pesca; registrar o modo de construção das embarcações utilizadas para a realização da pesca através do Porto de Santa Vitória do Palmar na Lagoa Mirim. Serão realizados de quatro a seis encontros previamente agendados com a Associação de Pescadores para que sejam identificados os pescadores e moradores mais antigos da colônia e estes possam se identificar para que sejam realizadas as entrevistas para o registro dos fazeres; se utilizará de gravações de vídeo e construção de um artigo científico com o resultado dos projetos. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Contribuir com a polí tica de diversidade na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero Salvaguardar os modos de fazer peculiares da comunidade de pescadores da colônia Z16 de pescadores do Porto de Santa Vitória do Palmar, identificar e registrar as peculiaridades de uma das comunidades locais, criar a interação entre os petianos e a comunidade de pescadores e dar retorno social proposto pela instituição para com a sociedade. Serão avaliados através da capacidade de desenvolver a atividade em grupo, do desempenho da

10 atividade em uma comunidade de pescadores locais e a capacidade de inserção e interação com esta comunidade, capacidade de aliar a teoria e a prática de pesquisa para a elaboração de um artigo científico dos registros feitos através das entrevistas.

11 Atividade - VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE TURISMO DO EXTREMO SUL Data Início da atividade 03/08/2015 Data Fim da atividade 15/12/2015 Realização da sexta edição do Congresso Internacional do Extremo Sul - CITES. Evento promovido pelo curso de Turismo Binacional, Laboratório de Pesquisa em Turismo - LATUR e PET Turismo. Espaço de discussão, reflexão e diálogo nos eixos da pesquisa, ensino e extensão na área do turismo e da hospitalidade. Realizar a sexta edição do CITES; Promover a divulgação de trabalhos científicos sobre turismo; Possibilitar ao corpo discente e docente a difusão de seus trabalhos e projetos de pesquisa, ensino e extensão entre a comunidade acadêmica e local; Ampliar a participação do grupo PET Turismo no contexto educacional do Turismo no ensino superior. Organização e planejamento do evento definição de datas, cronogramas de submissão de trabalhos, definição da programação, criação de comissões de trabalho; - Organização dos eixos e mesas temáticas; - Avaliação dos trabalhos submetidos ao corpo científico do evento; - Busca de patrocinadores e apoiadores do evento; - Recepção dos palestrantes e convidados; - Organização das atividades culturais e coffe break; - Realização de recepção e credenciamento; - Realização do pós-evento. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação - Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação - Contribuir com a polí tica de diversidade na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero Promover um espaço de diálogo e divulgação científica do turismo; Fortalecer e divulgar a produção acadêmica; Gerar publicações sobre turismo e hospitalidade; Fortalecer a imagem do curso de Turismo, LATUR e PET Turismo como promotores da pesquisa, extensão e ensino em turismo.

12 Reunião com os integrantes das comissões e questionário distribuído aos participantes do evento

13 Atividade - 13ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS. Data Início da atividade 02/03/2015 Data Fim da atividade 01/06/2015 A atividade consiste na participação do grupo PET Turismo como organizador e colaborados da 13ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS no município de Santa Vitória do Palmar através da organização e formatação das atividades da Semana; organização e realização da visita guiada ao centro Histórico do Município a ser ofertado para a comunidade escolar do município de Santa Vitória do Palmar. Realizar visitação guiada ao centro histórico de Santa Vitória do Palmar; Promover e preservar o patrimônio material e imaterial do município; Integrar a Universidade à comunidade escolar local; Fortalecer o trabalho de pesquisa, salvaguarda e proteção do patrimônio em Santa Vitória do Palmar e região; Estreitar os laços de cooperação e pesquisa entre o curso de Turismo Binacional e as instituições museológicas da região. Recepção aos visitantes do Museu Coronel Tancredo Fernandes de Mello; Criação e distribuição do material explicativo da praça e centro histórico aos visitantes; Formatação e condução dos participantes na visitação guiada ao centro Histórico de santa Vitória do Palmar; organização e treinamento dos discentes do curso de turismo colaboradores no processo de guiamento; Confecção dos crachás de identificação da equipe de trabalho; organização de cerimonial e protocolo nas palestras a serem realizadas no evento. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação Realização da atividade de visita guiada; - Fortalecer o trabalho de pesquisa, salvaguarda e proteção do patrimônio em Santa Vitória do Palmar e região; - Estreitar os laços de cooperação e pesquisa entre o curso de Turismo Binacional e as instituições museológicas da região. Reuniões entre os organizadores da atividade e os petianos

14 Atividade - SEMANA DA ACOLHIDA CIDADÃ E SOLIDÁRIA DA FURG 2015 Data Início da atividade 05/01/2015 Data Fim da atividade 31/03/2015 Participação do grupo PET Turismo na organização da Semana de acolhida cidadão aos calouros e veteranos dos cursos de Turismo Binacional, Bacharelado em Hotelaria e Tecnologia em Eventos no Campus FURG de Santa Vitória do Palmar. Realizar a recepção dos discentes para o ano letivo de 2015; Apresentar o grupo PET turismo e as atividades desenvolvidas pelos petianos à comunidade acadêmica; Fortalecer a inserção do grupo PET Turismo junto as atividades do Campus de Santa Vitória do Palmar - Promover um espaço de integração universitária. Participação das reuniões da comissão central de organização da Semana de Acolhida, em Rio Grande; Organização do cronograma de atividades a serem desenvolvidas em Santa Vitória do Palmar; Realizar contato com os palestrantes; Organizar atividades culturais e coffee break; - Realizar apresentação do grupo PET Turismo; - Recepcionar os palestrantes; - Organizar e executar o cerimonial e protocolo necessário para as atividades da Semana de Acolhida. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação - Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação - Contribuir com a polí tica de diversidade na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero Realizar a recepção dos discentes para o ano letivo de 2015; - Apresentar o grupo PET turismo e as atividades desenvolvidas pelos petianos a comunidade acadêmica; - Fortalecer a inserção do grupo PET Turismo junto as atividades do Campus de Santa Vitória do Palmar Reuniões entre os organizadores da atividade e os petianos

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2017 GRUPO: QUÍMICA Curso específico PT UFPR 5711668 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) REGINA MARIA QUEIROZ DE MELLO (02/02/2015) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento

Leia mais

Caracterização e objetivos do PET

Caracterização e objetivos do PET UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÂO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) DO GRUPO PET CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL Nº 01/2017 A PROGRAD divulga,

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: FÍSICA Curso específico PT UNICENTRO 1126800 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) PEDRO PABLO GONZALEZ BORRERO (01/03/2015) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÂO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) DO GRUPO PET BIOLOGIA EDITAL Nº 01/2017 A PROGRAD divulga, pelo presente

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: HISTORIA ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) LUCIANA ROSAR FORNAZARI KLANOVICZ (28/02/2013) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET SAÚDE DA CRIANÇA

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET SAÚDE DA CRIANÇA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET SAÚDE DA CRIANÇA A Pró-Reitoria de Graduação, por meio do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA-PET) torna pública a abertura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG CAMPUS DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO CURSO DE TURISMO BINACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG CAMPUS DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO CURSO DE TURISMO BINACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG CAMPUS DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO CURSO DE TURISMO BINACIONAL AÇÕES DE EXTENSÃO DO GRUPO PET/TURISMO FURG: INTEGRAÇÃO

Leia mais

Caracterização e objetivos do PET

Caracterização e objetivos do PET UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÂO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) DO GRUPO PET ODONTOLOGIA (2016) A PROGRAD divulga, pelo presente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 29/2016/PRG/UFPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 29/2016/PRG/UFPB A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), torna pública a abertura do processo de seleção para TUTOR do Grupo PET Conexão de Saberes Acesso e Permanência

Leia mais

COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF

COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF Em atendimento à PORTARIA MEC 343, de 24 de abril de 2013, que altera dispositivos da Portaria

Leia mais

COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF

COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF Em atendimento à PORTARIA MEC 343, de 24 de abril de 2013, que altera dispositivos da Portaria

Leia mais

COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF

COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF Em atendimento à PORTARIA MEC 343, de 24 de abril de 2013, que altera dispositivos da Portaria

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL DE RETIFICAÇÃO PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET EDUCAÇÃO POPULAR A Pró-Reitoria de Graduação, por meio do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA-PET) torna

Leia mais

Caracterização e objetivos do PET

Caracterização e objetivos do PET UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÂO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) DO GRUPO PET CIVIL (2016) A PROGRAD divulga, pelo presente edital,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET Planejamento Anual de Atividades 2018 (01 de março de 2018 a 28 de fevereiro de 2019) 1. IDENTIFICAÇÃO Grupo: Filosofia

Leia mais

EDITAL CLAA 03/2018 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

EDITAL CLAA 03/2018 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO EDITAL CLAA 03/2018 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO A Comissão do Processo Seletivo de Tutor (a) do Grupo PET Ciência da Computação da Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

II- Das Atribuições do(a) Tutor(a)

II- Das Atribuições do(a) Tutor(a) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) GRUPO PET PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE Nº05/2018 A Pró-Reitoria

Leia mais

Edital nº 109/2016 PROEN

Edital nº 109/2016 PROEN Edital nº 109/2016 PROEN Processo Seletivo para Tutor do Programa de Educação Tutorial Grupo PET Física A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, com base na Lei Nº 11.180,

Leia mais

Informações do Planejamento

Informações do Planejamento Informações do Planejamento IES: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Grupo: LETRAS Curso específico PT UFSC 5851404 Tutor: DANIEL SERRAVALLE DE SA Ano: 2018 Somatório da carga horária das atividades:

Leia mais

Edital CLAA/UDESC 001/2016 Seleção de TUTOR(A) de Grupo PET/UDESC

Edital CLAA/UDESC 001/2016 Seleção de TUTOR(A) de Grupo PET/UDESC Edital CLAA/UDESC 001/2016 Seleção de TUTOR(A) de Grupo PET/UDESC O Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) dos grupos PET (Programa de Educação Tutorial) da Fundação Universidade do Estado de

Leia mais

Edital nº 166/2018 PROEN

Edital nº 166/2018 PROEN Edital nº 166/2018 PROEN Processo Seletivo para Tutor do Programa de Educação Tutorial Grupo PET Ciências Sociais A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, com base na Lei

Leia mais

EDITAL CLAA 05/2017 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET EDUCOMUNICAÇÃO

EDITAL CLAA 05/2017 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET EDUCOMUNICAÇÃO EDITAL CLAA 05/2017 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET EDUCOMUNICAÇÃO A Comissão do Processo Seletivo de Tutor dos Cursos de Graduação em Pedagogia e Comunicação Social - Jornalismo da Universidade

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2014 GRUPO: QUÍMICA Curso específico PT UFPR 5711668 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) ORLINEY MACIEL GUIMARAES (02/02/2015) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET EDITAL PROGRAD/PET Nº 04, de 16 de fevereiro de 2018. Dispõe sobre o processo seletivo de tutor para o Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Geológica, PET Farmácia e PET Matemática A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR DO GRUPO PET PSICOLOGIA /2014

EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR DO GRUPO PET PSICOLOGIA /2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR DO GRUPO PET PSICOLOGIA /2014 A PROGRAD divulga que estão abertas as

Leia mais

EDITAL CLAA 02/2017 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET AGRONOMIA DE UBERLÂNDIA

EDITAL CLAA 02/2017 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET AGRONOMIA DE UBERLÂNDIA EDITAL CLAA 02/2017 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET AGRONOMIA DE UBERLÂNDIA A Comissão do Processo Seletivo de Tutor do Curso de Graduação em Agronomia de Uberlândia da Universidade Federal de

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: BACHARELADO INTERDISCIPLINAR Curso específico PT UFBA 578855 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) RITA DE CASSIA ARAGAO MATOS (01/05/2012) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2013 Tutor Email ALEXANDRE SANTOS DE LA VEGA delavega@telecom.uff.br Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição do (a) tutor (a) nas atividades e na

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação Escola de Engenharia PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET - Engenharia Civil Edital nº 01/2019 EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES Aos alunos

Leia mais

EDITAL Nº 023/2017. II - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;

EDITAL Nº 023/2017. II - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 023/2017 O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG, no uso de

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET UNESP. Edital PET - Seleção de Tutor

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET UNESP. Edital PET - Seleção de Tutor Reitoria PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET UNESP Edital PET - Seleção de Tutor - 2017 A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, por meio do Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento

Leia mais

Edital nº 238/2017 PROEN

Edital nº 238/2017 PROEN Edital nº 238/2017 PROEN Processo Seletivo para Tutor do Programa de Educação Tutorial Grupo PET Conexões de Saberes: Educação do Campo (Campus Bacabal) A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: PET Engenharia Ambiental/Florestal ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) HILARIO LEWANDOWSKI (01/09/2014) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 26/2016/PRG/UFPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 26/2016/PRG/UFPB A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), torna pública a abertura do processo de seleção para TUTOR do Grupo PET Ciência da Computação - PET.COM, de

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET MEC/SESu. Edital PET Seleção de Tutor 2018

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET MEC/SESu. Edital PET Seleção de Tutor 2018 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET MEC/SESu Edital PET Seleção de Tutor 2018 A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, por meio do Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento dos

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2017 GRUPO: Sistemas de Informação ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) PATRICIA PITTHAN DE ARAUJO BARCELOS (01/05/2016) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL PET / ENGENHARIA DE ALIMENTOS - PROGRAD Nº. 44/2013

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL PET / ENGENHARIA DE ALIMENTOS - PROGRAD Nº. 44/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL PET / ENGENHARIA DE ALIMENTOS - PROGRAD Nº. 44/2013 A Universidade Federal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL INTERNO PROGRAD/DPE Nº 02 DE 16 DE JULHO DE 2014 SELEÇÃO DE DOCENTE TUTOR E PLANO DE TRABALHO PARA GRUPO DO PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 39/2018/PRG/UFPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 39/2018/PRG/UFPB A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), torna pública a abertura do processo de seleção para TUTOR do Grupo PET Física, de acordo com as diretrizes

Leia mais

CHAMADA ABERTA PETbol

CHAMADA ABERTA PETbol CHAMADA ABERTA PETbol O grupo PET BICE da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL MG, campus Varginha, usando de suas atribuições legais, comunica aos interessados a abertura das inscrições para o processo

Leia mais

Shanna Duarte Lima Estagiária do Curso de Bacharelado em Turismo. Equipe: Ivone Maio Gerente Roque Lemanski Guia de Turismo

Shanna Duarte Lima Estagiária do Curso de Bacharelado em Turismo. Equipe: Ivone Maio Gerente Roque Lemanski Guia de Turismo A Escola Social de Turismo de Porto Alegre atua desde 2011 para a qualificação profissional e a sensibilização turística de residentes. As atividades são desenvolvidas por meio de palestras, encontros

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Pró-Reitoria de Graduação Programa de Educação Tutorial PET Educação Física Edital 03/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Pró-Reitoria de Graduação Programa de Educação Tutorial PET Educação Física Edital 03/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação Programa de Educação Tutorial PET Educação Física Edital 03/2017 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do

Leia mais

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR. ATUALIZAÇÃO DOS PPC s

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR. ATUALIZAÇÃO DOS PPC s PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR ATUALIZAÇÃO DOS PPC s O PAPEL DOS DEPARTAMENTOS E DEMAIS AGENTES ENVOLVIDOS... ATUALIZAÇÃO DOS PPC s Contribuições da Comissão Central (DDE, DEP, DAEST,

Leia mais

I - DA CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS DO PET

I - DA CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS DO PET UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDUCAÇÃO FÍSICA Edital 01/2018 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 027/2004-CONSEPE, de 21/07/2004

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 027/2004-CONSEPE, de 21/07/2004 ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 027/2004-CONSEPE, de 21/07/2004 NORMAS PARA A ATIVIDADE CURRICULAR EM COMUNIDADE ACC COMO COMPONENTE CURRICULAR OPTATIVO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Pró-Reitoria de Graduação Programa de Educação Tutorial PET Educação Física Edital 03/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Pró-Reitoria de Graduação Programa de Educação Tutorial PET Educação Física Edital 03/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação Programa de Educação Tutorial PET Educação Física Edital 03/2017 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do

Leia mais

Rua Glicério P. de Carvalho, nº 81 Bairro Coxilha - Cep Fone (53)

Rua Glicério P. de Carvalho, nº 81 Bairro Coxilha - Cep Fone (53) EDITAL 03/2017 SELEÇÃO DE PROJETOS A SEREM VINCULADOS E DESENVOLVIDOS NO LATUR A Coordenação do Laboratório de Pesquisa em Turismo - LATUR - do Campus de Santa Vitória do Palmar, da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL Nº 134/2018 PROEN SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL GRUPO PET BIOLOGIA I. DO PROGRAMA E SEUS OBJETIVOS

EDITAL Nº 134/2018 PROEN SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL GRUPO PET BIOLOGIA I. DO PROGRAMA E SEUS OBJETIVOS EDITAL Nº 134/2018 PROEN SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL GRUPO PET BIOLOGIA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, com base na

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÕES DE SABERES

EDITAL Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÕES DE SABERES EDITAL Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÕES DE SABERES A Diretora-Geral Substituta do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

EDITAL Nº 365/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET FISIOTERAPIA

EDITAL Nº 365/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET FISIOTERAPIA EDITAL Nº 365/216 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET FISIOTERAPIA O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a abertura

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

ELABORADO PELO(S) TUTOR (ES)

ELABORADO PELO(S) TUTOR (ES) Planejamento Anual - 2017 GRUPO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS Curso específico PT UFG 584991 ELABORADO PELO(S) TUTOR (ES) ADRIANA RÉGIA MARQUES DE SOUZA (01/08/2016) Tutor (a) Atual Informações do Planejamento

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET UNESP. Edital PET - Seleção de Tutor

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET UNESP. Edital PET - Seleção de Tutor PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET UNESP Edital PET - Seleção de Tutor - 2018 A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, por meio do Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento dos

Leia mais

EDITAL Nº 111/2018 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EDITAL Nº 111/2018 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EDITAL Nº 111/218 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL Nº 271/2017 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: REABERTURA DA SELEÇÃO PARA TUTOR PET AGRONOMIA

EDITAL Nº 271/2017 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: REABERTURA DA SELEÇÃO PARA TUTOR PET AGRONOMIA EDITAL Nº 271/217 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: REABERTURA DA SELEÇÃO PARA TUTOR PET AGRONOMIA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública

Leia mais

Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Edital PROEN/FURB 002/2016. Seleção de TUTOR de Grupo PET/BIOLOGIA

Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Edital PROEN/FURB 002/2016. Seleção de TUTOR de Grupo PET/BIOLOGIA Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB Edital PROEN/FURB 002/2016 Seleção de TUTOR de Grupo PET/BIOLOGIA A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante PROEN, em conjunto

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: Conexão de Saberes: Educação ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) VALDETE COCO (08/12/2010) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: LETRAS Curso específico PT UNICENTRO 1126801 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) NINCIA CECILIA RIBAS BORGES TEIXEIRA (01/05/2012) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: CONEXÕES DE SABERES - COMUNIDADES INDÍGENAS PET ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) CLELIA NERI CORTES (02/03/2013) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PET CONEXÕES: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PET CONEXÕES: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PET CONEXÕES: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS Nº01/2019 A PROGRAD divulga

Leia mais

Regimento do Projeto Interdisciplinar. Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda

Regimento do Projeto Interdisciplinar. Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda Regimento do Projeto Interdisciplinar Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda Regimento do Projeto Interdisciplinar 1. Elementos introdutórios

Leia mais

EDITAL Nº 130, DE 20 DE AGOSTO DE 2014 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÕES DE SABERES

EDITAL Nº 130, DE 20 DE AGOSTO DE 2014 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÕES DE SABERES Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 130, DE 20 DE AGOSTO DE 2014

Leia mais

Programa de Educação Tutorial PET 2012 Edital nº 11/2012

Programa de Educação Tutorial PET 2012 Edital nº 11/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA Programa de Educação Tutorial PET 2012 Edital nº 11/2012 Preâmbulo - Desenvolver atividades acadêmicas

Leia mais

EDITAL Nº 023/2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) (GRUPO PET FÍSICA)

EDITAL Nº 023/2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) (GRUPO PET FÍSICA) EDITAL Nº 023/2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) (GRUPO PET FÍSICA) A PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, neste ato representada pelo

Leia mais

EDITAL Nº 182/2018 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET PEDAGOGIA O Programa de Educação Tutorial tem como objetivos:

EDITAL Nº 182/2018 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET PEDAGOGIA O Programa de Educação Tutorial tem como objetivos: EDITAL Nº 182/218 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET PEDAGOGIA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a abertura do

Leia mais

Ligia Cristina Ferreira Machado Pró-Reitora de Graduação

Ligia Cristina Ferreira Machado Pró-Reitora de Graduação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL N 33/ PROGRAD /2016 SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

Informações do Planejamento

Informações do Planejamento Informações do Planejamento IES: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Grupo: QUÍMICA Curso específico PT UFPR 5711668 Tutor: FRANCISCO DE ASSIS MARQUES Ano: 2018 Somatório da carga horária das atividades: 1066

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. PRÓ-REITORIA DE ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO (PROEN) DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO DA GRADUAÇÃO (DEDEG) PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET/SESu/MEC EDITAL N 01/2018 PET BIOLOGIA A PRÓ-REITORIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PET EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA TUTORA ANDREA KRUGER GONÇALVES Edital Nº.003/2016 O

Leia mais

NETUR A QUALIFICAÇÃO DO TURISMO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ: ANÁLISE DOS 10 ANOS DE ATIVIDADES.

NETUR A QUALIFICAÇÃO DO TURISMO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ: ANÁLISE DOS 10 ANOS DE ATIVIDADES. 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( x ) TRABALHO NETUR A QUALIFICAÇÃO

Leia mais

EDITAL 01/2018 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET SELEÇÃO DE BOLSISTAS

EDITAL 01/2018 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET SELEÇÃO DE BOLSISTAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO Pró-Reitoria de Ensino Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Uberaba EDITAL 01/2018 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET

Leia mais

Informativo PET Pedagogia Abril 2016

Informativo PET Pedagogia Abril 2016 Informativo PET Pedagogia Abril 2016 Informativo mensal PET Pedagogia A partir do mês de abril/2016 o grupo PET Pedagogia MEC da FCLAr- UNESP- Araraquara enviará aos alunos do Curso de Pedagogia um informativo

Leia mais

Relatório de Metas da Unidade IMEF - Instituto de Matemática, Estatística e Física Unidade é responsável pela meta

Relatório de Metas da Unidade IMEF - Instituto de Matemática, Estatística e Física Unidade é responsável pela meta UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2015-2018 Relatório de Metas da Unidade IMEF - Instituto de Matemática, Estatística e Física Unidade é responsável pela

Leia mais

FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 22/2019

FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 22/2019 RESOLUÇÃO Nº 22/2019 Visa estabelecer normas para o funcionamento do Programa de Educação Tutorial (PET) na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

EDITAL Nº 07/2019/PROGRAD/UFSC SELEÇÃO DE TUTOR(A) DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) PEDAGOGIA

EDITAL Nº 07/2019/PROGRAD/UFSC SELEÇÃO DE TUTOR(A) DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) PEDAGOGIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC E-mail: prograd@contato.ufsc.br

Leia mais

QUALIFICAÇÃO DE EVENTOS

QUALIFICAÇÃO DE EVENTOS Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06 CEP 70040-020 - Brasília, DF 41.letr@capes.gov.br QUALIFICAÇÃO DE EVENTOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS EDITAL XX/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS EDITAL XX/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS EDITAL /2016 SELEÇÃO DE TUTOR PET ENGENHARIA DE ALIMENTOS PROPOSTA DE PROJETO Prof. Dra. Adriana Régia Marques de Souza 1 PARTE A: Justificativa Por que quer ser tutor do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação PET COMPUTAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES Edital nº 01/2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação PET COMPUTAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES Edital nº 01/2019 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação PET COMPUTAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES Edital nº 01/2019 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Considerações sobre Classificação de Eventos

Considerações sobre Classificação de Eventos [32.ssoc@capes.gov.br] Considerações sobre Classificação de Eventos Serviço Social Coordenador(a) da Área: Maria Lúcia T. Garcia (UFES) Coordenador(a) Adjunto(a): Vera M. R. Nogueira (UCPel) Coordenador(a)

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2017 GRUPO: LETRAS Curso específico PT UFSC 5851404 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) CRISTINE GORSKI SEVERO (01/08/2016) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto

Leia mais

EDITAL Nº 4/2017/PROGRAD/UFSC SELEÇÃO DE TUTOR(A) DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) HISTÓRIA

EDITAL Nº 4/2017/PROGRAD/UFSC SELEÇÃO DE TUTOR(A) DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) HISTÓRIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC E-mail: prograd@contato.ufsc.br

Leia mais

EDITAL Nº 059/2017 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR TUTOR GRUPO PET ECONOMIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET

EDITAL Nº 059/2017 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR TUTOR GRUPO PET ECONOMIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL Nº 059/2017 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR TUTOR GRUPO PET ECONOMIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET O Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

EDITAL N.º 241/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET HISTÓRIA DA ÁFRICA

EDITAL N.º 241/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET HISTÓRIA DA ÁFRICA EDITAL N.º 241/216 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET HISTÓRIA DA ÁFRICA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a abertura

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA - REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS COSTA RICA/MS 2009 I. IDENTIFICAÇÃO Entende-se por Atividades Complementares as atividades extracurriculares

Leia mais

PLANEJAMENTO CÂMPUS ITAPURANGA PARA Diagnóstico Socializado

PLANEJAMENTO CÂMPUS ITAPURANGA PARA Diagnóstico Socializado PLANEJAMENTO CÂMPUS ITAPURANGA PARA 2016 Diagnóstico Socializado Pontos fortes 1. Capacidade de trabalho em conjunto e decisões colegiadas; 2. Trabalhos acadêmicos em cada curso; 3. Projetos de pesquisa

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS UEMG PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX EDITAL 02/2012

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS UEMG PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX EDITAL 02/2012 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS UEMG PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX EDITAL 02/2012 SEMANA UEMG 2012: 50 anos pós Guignard A Pró-reitoria de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais torna

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO Plano de Ensino EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, hospitalidade e Lazer CURSO: Tecnologia em Gestão de Turismo FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

CHAMADA INTERNA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

CHAMADA INTERNA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CHAMADA INTERNA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FaE/CBH) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 Documentos base: (A) Resolução Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno 2/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de

Leia mais

AÇÕES SOLIDÁRIAS E DE ACOLHIDA CCV

AÇÕES SOLIDÁRIAS E DE ACOLHIDA CCV AÇÕES SOLIDÁRIAS E DE ACOLHIDA CCV CURSO DATA HORÁRIO LOCAL ATIVIDADE RESPONSÁVEL Bloco B Sala B-41 - Apresentação e boas vindas; - Apresentação PET; -Concurso de Fotografia; - Apresentação sobre o plantio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PET COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL Nº. 01/2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PET COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL Nº. 01/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PET COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL Nº. 01/2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) - COMUNICAÇÃO

Leia mais