Planejamento Anual

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Planejamento Anual"

Transcrição

1 Planejamento Anual GRUPO: HISTORIA ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) LUCIANA ROSAR FORNAZARI KLANOVICZ (28/02/2013) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição do (a) tutor (a) nas atividades e na formação dos petianos: definição das atividades e seus objetivos, acompanhamento e avaliação individual e coletiva. As atividades planejadas e desenvolvidas pelo PET-HISTÓRIA-UNICENTRO para o ano de 2016 contribuem para a construção e consolidação do programa PET em âmbito institucional, e, especificamente, para a permanência e melhoria das condições de aprendizagem dos bolsistas envolvidos com o programa, assim como a comunidade universitária do curso de História da UNICENTRO. Resultados Gerais do planejamento. O planejamento envolveu a tomada de decisão coletiva de tutora e petianos, com resultados positivos em termos de construção de ações para 2016.

2 Atividade - POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA: Participação do PET-HISTÓRIA em feiras e eventos diversos O PET-HISTÓRIA buscará fazer-se presente em inúmeras feiras e eventos diversos, para além do mundo acadêmico, especialmente feiras de ciências a serem desenvolvidas na região de Guarapuava. Esse processo de inserção deriva de uma maior atenção destinada à popularização da ciência na região. - Participar de feiras e eventos diversos de difusão e popularização da ciência e da tecnologia na região de Guarapuava/PR. A atividade será realizada a partir da solicitação de espaços destinados ao PET-HISTÓRIA em eventos diversos, ou mediante à participação individual de seus membros. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. Os resultados poderão ser percebidos socialmente, a partir da participação de estudantes da universidade em atividades da comunidade geral. Reuniões de avaliação a cada evento.

3 Atividade - PESQUISA: Orientação de pesquisas individuais Por meio da articulação entre possíveis orientadores e a tutoria do PET-HISTÓRIA, busca-se desenvolver mecanismos de acompanhamento e orientação das pesquisas individuais. - Desenvolvimento de estratégias de acompanhamento e orientação das pesquisas individuais, em comum acordo entre orientadores possíveis e tutora. - A atividade de orientação dar-se-á mediante acompanhamento das pesquisas via leitura de relatórios e de textos científicos difundidos. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Textos científicos a serem apresentados em eventos. - Relatórios de pesquisa. - Relatórios de pesquisa.

4 Atividade - PESQUISA: Apresentação de trabalhos de pesquisa em eventos - Uma das necessidades principais dos estudantes de história da UNICENTRO é a participação e a apresentação de textos científicos em eventos. Nesse sentido, incentiva-se o petiano a apresentar pesquisas nos mais variados eventos científicos. - Apresentação de textos científicos escritos por petianos em eventos. - A atividade será realizada por meio da submissão de trabalhos e posterior apresentação em eventos científicos. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Apresentação de textos científicos produzidos por petianos em eventos. - Incremento das possibilidades de discussão e de pesquisa no âmbito do departamento de História da UNICENTRO-Guarapuava. Reuniões de feedback da apresentação de trabalhos.

5 Atividade - EXTENSÃO: Entrevistas com pesquisadores Petianos realizarão entrevistas com pesquisadores na área de História que participarem de eventos na UNICENTRO no período. - Entrevistar pesquisadores em História. A atividade será realizada mediante contato prévio, a cargo do petiano, com o pesquisador que estiver em atividade na UNICENTRO. Cabe ao petiano organizar sua estratégia de ação. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Introduzir novas práticas pedagógicas na - Construção de um banco de dados de entrevistas com pesquisadores. Reuniões de avaliação.

6 Atividade - EXTENSÃO: Atividades Culturais Uma das dimensões abarcadas pelo PET-HISTÓRIA diz respeito à realização de atividades culturais diversas, tais como saraus culturais, espaços de declamação de poesias, e espaço para a música. - Desenvolvimento de saraus culturais com abertura para todas as manifestações artísticas que tenham relação com temas históricos. Desenvolvimento de saraus culturais e demais atividades artísticas como programação específica ou complementar a outros eventos científicos, oportunamente, e que tenham como eixo temas históricos. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Contribuir com a polí tica de diversidade na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero Produtos: registros sistemáticos dos eventos Resultados: melhoria das condições de acesso de estudantes do curso de História à cultura e manifestações artísticas no âmbito da UNICENTRO. Produção de relatos de difusão das atividades depois de reunião do grupo.

7 Atividade - POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA: Site/blog do PET-HISTÓRIA O PET-HISTÓRIA busca difundir e informar seus interessados e participantes a partir de seu site/blog. Nesse sentido, dar-se-á continuidade a esse espaço. - Proporcionar espaço de divulgação das atividades do PET-HISTÓRIA-UNICENTRO. - Oportunizar espaço virtual de experimentação da escrita por parte dos petianos. - Difundir a importância da história e da pesquisa, do ensino e da extensão criativas por parte de quem faz História. Atualização sistemática do site/blog do PET-HISTÓRIA-UNICENTRO. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Introduzir novas práticas pedagógicas na - Contribuir com a polí tica de diversidade na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero Produto: site/blog. Resultado esperado: melhoria da capacidade de escrita criativa e inserção de estudantes no uso de novas tecnologias de ensino, de pesquisa e de difusão do conhecimento. Avaliação dos textos lançados no site pelos petianos.

8 Atividade - ENSINO: Grupos de Estudo O PET buscará desenvolver grupos de estudo, com bolsistas e demais interessados(as) no âmbito do Departamento, com vistas a discutir sistemática e particularmente diversas correntes historiográficas que, atualmente, impõem desafios diferentes para a História. - Aprimorar o conhecimento e trânsito dos petianos nas abordagens teórico-metodológico-conceituais recentes da História. - Leitura de textos e convites a palestrantes quando possível. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Introduzir novas práticas pedagógicas na - Contribuir com a polí tica de diversidade na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero - Incorporação de discussões recentes da historiografia nas práticas de ensino, na pesquisa e na extensão, realizadas pelos petianos. - Incremento das possibilidades de divulgação do conhecimento histórico para todos os estudantes de história da UNICENTRO. Rodas de conversa para feedback acerca dos textos e temas.

9 Atividade - ENSINO: Monitoria acadêmica A cada 12 meses, um(a) petiano(a) ficará responsável por adquirir leitura sobre uma área específica da História. Assim, teremos, pelo menos, no início, 8 áreas cobertas por leituras, que serão discutidas com o(a) tutor(a). Espera-se que, na medida em que o PET vá se estruturando, o número de áreas aumente. Esses(as) petianos(as) atenderão estudantes para a discussão temática. - Oportunizar tempo e espaço destinados ao reforço de atividades de ensino do Departamento de História a seus estudantes de. Cada petiano ficará responsável pelo atendimento de uma das disciplinas de seu interesse, que já tenha sido cursada por ele. A partir daí, poderá fazer plantões de atendimento para os estudantes do departamento, com vistas a sanar eventuais dúvidas e auxiliar em eventuais dificuldades. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Introduzir novas práticas pedagógicas na - Incorporação de conhecimentos e boas práticas acadêmicas por parte do público que recorra à monitoria do PET. Discussão dos resultados em reunião ao final do período.

10 Atividade - EXTENSÃO: Semana de Recepção de Calouros Data Início da atividade 04/04/2016 Data Fim da atividade 07/04/2016 O curso de licenciatura em História da UNICENTRO não tem uma atividade específica de recepção de calouros. Nesse sentido, o PET organizará uma semana de recepção, na qual o calouro será apresentado à vida acadêmica em sentido amplo, e à vida acadêmica no curso de História, especificamente. - Apresentar a UNICENTRO, o Departamento de História e o PET-HISTÓRIA aos calouros do curso; - Criar estratégias de transposição dos receios e da ansiedade com relação à passagem entre ensino médio e ensino superior; - Apresentar as pesquisas que tem sido realizadas no PET-HISTÓRIA à comunidade acadêmica; - Desenvolver estratégias de comunicação para que o calouro saiba o que é ensino, pesquisa e extensão na UNICENTRO. - Organização de um evento com duração de uma semana, na segunda semana de aula na qual calouros estão matriculados. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Contribuir com a polí tica de diversidade na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero - Organização de evento de congraçamento envolvendo calouros e petianos. Reunião de avaliação.

11 Atividade - PESQUISA: Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa Individuais/Iniciação Científica Voluntária Cada petiano(a) desenvolve pesquisa individual orientada pela tutora do pet ou por docente interessado em contribuir com o PET-HISTÓRIA. A pesquisa é de interesse comum do orientador do petiano e do petiano, com tema livre. A pesquisa individual poderá ser efetuada a partir da vinculação de petiano como estudante de iniciação científica em regime de voluntariado. - Inserir o petiano na prática de pesquisa em todas as suas etapas. - A atividade será realizada mediante apresentação de projeto individual de pesquisa, com devido orientador, a ser submetido, arquivado e acompanhado pela tutoria do PET-HISTÓRIA. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Introduzir novas práticas pedagógicas na - Melhoria das condições do curso de História da UNICENTRO no sentido de ampliar a gama de estudantes envolvidos em pesquisa. - Incremento de publicações de pesquisas individuais de estudantes de. Reuniões de avaliação de relatórios internos.

12 Atividade - EXTENSÃO: Ações para a diminuição da evasão e da retensão de graduandos(as) em História na UNICENTRO-Guarapuava - O PET-HISTÓRIA buscará desenvolver ações oportunas visando o combate à evasão e retensão de graduandos(as) em História da UNICENTRO, por meio de reforço escolar de. - Desenvolvimento de estratégias de combate à evasão e retensão no curso de HISTÓRIA da UNICENTRO. - Elaboração de estratégias de reforço na em História. - As atividades de combate envolvem a articulação de eventos, sua divulgação, a estruturação de atividades criativas de História para o público da e o debate voltado à licenciatura em História. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Introduzir novas práticas pedagógicas na - As atividades de combate envolvem a articulação de eventos, sua divulgação, a estruturação de atividades criativas de História para o público da e o debate voltado à licenciatura em História. - Desenvolvimento da comunicação em História; - Ampliação das possibilidades de difusão do saber realizado por membros do grupo.

13 Atividade - PESQUISA: Projeto Coletivo \"Estudos de Arqueologia e Pré-História\" Considerando que o curso de História da Unicentro não oferece nenhum subsídio, nenhuma disciplina e nenhum conteúdo ligado à área fundamental de arqueologia e ao campo de conhecimento da pré-história, o PET-HISTÓRIA trabalhará ao longo de 2016 com o tema. - Desenvolver pesquisa sobre sobre Arqueologia e Pré-História. A atividade é coletiva, será desenvolvida por meio de diversas ações, desde pesquisa bibliográfica a saídas de campo e terminará com exposição ao final do ano. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Introduzir novas práticas pedagógicas na - Desenvolvimento de mecanismos alternativos de comunicação do conhecimento histórico. Reuniões periódicas ao longo do ano para avaliação das etapas do projeto.

14 Atividade - ENSINO: Biblioteca Virtual do PET-HISTÓRIA Levando em conta a carência de livros e artigos na área de História na UNICENTRO, bem como a oportunidade de construir bibliotecas virtuais a partir de repositórios de livre acesso na internet, o PET-HISTÓRIA construirá a partir deste ano uma biblioteca virtual, com artigos e livros a serem disponibilizados, na forma de um catálogo, pelo grupo ao público interessado. - Construir uma biblioteca virtual de textos de história no âmbito do PET-HISTÓRIA; - Possibilitar o amplo acesso a conhecimentos novos a partir de um repositório local digital. A atividade será realizada por todos os petianos, a partir de pesquisa em repositórios livres na internet, que permitam downloads de obras, que virão a ser arquivadas no PET-HISTÓRIA e disponibilizadas digitalmente a partir de um acervo local. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Introduzir novas práticas pedagógicas na - Ampliação da Biblioteca Virtual do PET-HISTÓRIA-UNICENTRO. Ampliação do catálogo de textos já disponibilizados.

15 Atividade - POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA: Experiências discursivas do PET-HISTÓRIA Dentro do site/blog do PET-HISTÓRIA, o grupo destinará um espaço específico para a construção e publicação de textos de história a partir de experiências dos próprios petianos, intitulado\\\"experiências discursivas do PET-HISTÓRIA\\\". Essa iniciativa permitirá a disseminação de experiências de ensino, pesquisa e extensão realizadas ou vivenciadas pelos petianos do grupo. - ampliação do espaço específico para a publicação de experiências e vivências de petianos e de estudantes de, no site/blog do PET-HISTÓRIA. A publicação desses textos acontecerá mediante avaliação da tutoria do PET-HISTÓRIA-UNICENTRO e de outros petianos. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Introduzir novas práticas pedagógicas na - Contribuir com a polí tica de diversidade na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero - Espaço de publicação de artigos realizados por petianos do grupo. - Construção de espaço de debate sobre vivências de estudantes de em termos de ensino, pesquisa e extensão em História. Reuniões de divulgação dos textos publicados e divulgação do blog.

16 Atividade - Publicação de livro eletrônico Esta atividade é resultante da edição do livro que aconteceu na etapa passada de planejamento. Publicar livro com entrevistas de historiadores e historiadoras de renome nacional. Por meio da publicação de uma obra eletrônica. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Introduzir novas práticas pedagógicas na Um livro publicado. O livro já foi avaliado.

17 Atividade - PET-HISTÓRIA NO COMBATE AO ASSÉDIO, À VIOLÊNCIA DE GÊNERO E À DISCRIMINAÇÃO ÉTNICO-RACIAL A proposta é estabelecer dinâmicas como mesas redondas e campanhas informativas a estudantes do curso de História instrumentando-os no combate ao assédio sexual, ao assédio moral, bem como no combate à violência de gênero e à discriminação étnico-racial. Além disso, a proposta remete à construção de estratégias de promoção da igualdade. - Desenvolver atividades de combate ao assédio sexual e moral no âmbito do curso de História da Unicentro. - Desenvolver ações de educação no que diz respeito ao combate à violência de gênero e discriminação étnico-racial. - Construção de estratégias de promoção da equidade. Por meio de ações pontuais que serão definidas ao longo do período pela equipe, com base nas oportunidades acadêmicas e não acadêmicas. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Contribuir com a polí tica de diversidade na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero - Ações pontuais ligadas à atividade prevista. por meio de reuniões ligadas ao tema.

18 Atividade - EXTENSÃO - III Jornada do Grupo Pet-HISTÓRIA-UNICENTRO Data Início da atividade 25/04/2016 Data Fim da atividade 29/04/2016 Trata-se de uma semana de atividades de ensino, pesquisa e extensão organizadas e a cargo do PET-HISTÓRIA, com a participação da comunidade acadêmica de história e com a presença de pesquisadores da UNICENTRO e de fora da instituição. O tema determinado pelos/as petianos/as será \"Pré-História e Arqueologia no diálogo com a História\" - Realização de evento científico próprio do PET-HISTÓRIA. - Apresentação de trabalhos científicos dos petianos - Organização de debates que aproximem os petianos ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História da UNICENTRO. Todas as etapas de construção do projeto da Jornada são elaboradas pelos petianos em conjunto com a tutora. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta atividade. - Introduzir novas práticas pedagógicas na - Contribuir com a polí tica de diversidade na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero - Evento científico próprio do PET-HISTÓRIA. Reuniões de avaliação e de fechando do evento.

Relatório Anual

Relatório Anual Relatório Anual - 2016 GRUPO: HISTORIA ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) LUCIANA ROSAR FORNAZARI KLANOVICZ (28/02/2013) - Tutor(a) Atual Atividade Plenamente Desenvolvida Relate/avalie todos os aspectos que

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2017 GRUPO: QUÍMICA Curso específico PT UFPR 5711668 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) REGINA MARIA QUEIROZ DE MELLO (02/02/2015) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: FÍSICA Curso específico PT UNICENTRO 1126800 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) PEDRO PABLO GONZALEZ BORRERO (01/03/2015) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL PET / ENGENHARIA DE ALIMENTOS - PROGRAD Nº. 44/2013

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL PET / ENGENHARIA DE ALIMENTOS - PROGRAD Nº. 44/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL PET / ENGENHARIA DE ALIMENTOS - PROGRAD Nº. 44/2013 A Universidade Federal

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2015 GRUPO: PET TURISMO ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) MELISE DE LIMA PEREIRA (02/07/2014) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição

Leia mais

Caracterização e objetivos do PET

Caracterização e objetivos do PET UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÂO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) DO GRUPO PET CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL Nº 01/2017 A PROGRAD divulga,

Leia mais

Edital CLAA/UDESC 001/2016 Seleção de TUTOR(A) de Grupo PET/UDESC

Edital CLAA/UDESC 001/2016 Seleção de TUTOR(A) de Grupo PET/UDESC Edital CLAA/UDESC 001/2016 Seleção de TUTOR(A) de Grupo PET/UDESC O Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) dos grupos PET (Programa de Educação Tutorial) da Fundação Universidade do Estado de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÂO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) DO GRUPO PET BIOLOGIA EDITAL Nº 01/2017 A PROGRAD divulga, pelo presente

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: CONEXÕES DE SABERES - COMUNIDADES INDÍGENAS PET ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) CLELIA NERI CORTES (02/03/2013) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto

Leia mais

Informações do Planejamento

Informações do Planejamento Informações do Planejamento IES: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Grupo: LETRAS Curso específico PT UFSC 5851404 Tutor: DANIEL SERRAVALLE DE SA Ano: 2018 Somatório da carga horária das atividades:

Leia mais

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento,

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: PET Engenharia Ambiental/Florestal ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) HILARIO LEWANDOWSKI (01/09/2014) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição

Leia mais

Atividades Formativas

Atividades Formativas Atividades Formativas Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato 19 de setembro de 2016 Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato Atividades Formativas 19 de setembro de 2016 1 / 17 Atividades formativas Cesar

Leia mais

- monitoria do curso de extensão. - participação na reunião regular dos integrantes do projeto;

- monitoria do curso de extensão. - participação na reunião regular dos integrantes do projeto; Arte e currículo - percursos dialógicos Christiane De Faria Pereira Arcuri Unidade Acadêmica: Instituto de Aplicação - CAp / DEFA (Artes) Departamento: Instituto de Aplicação - CAp / DEFA (Artes) Resumo:

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2014 GRUPO: QUÍMICA Curso específico PT UFPR 5711668 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) ORLINEY MACIEL GUIMARAES (02/02/2015) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto

Leia mais

Edital nº 109/2016 PROEN

Edital nº 109/2016 PROEN Edital nº 109/2016 PROEN Processo Seletivo para Tutor do Programa de Educação Tutorial Grupo PET Física A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, com base na Lei Nº 11.180,

Leia mais

EDITAL Nº 023/2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) (GRUPO PET FÍSICA)

EDITAL Nº 023/2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) (GRUPO PET FÍSICA) EDITAL Nº 023/2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) (GRUPO PET FÍSICA) A PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, neste ato representada pelo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL INTERNO PROGRAD/DPE Nº 02 DE 16 DE JULHO DE 2014 SELEÇÃO DE DOCENTE TUTOR E PLANO DE TRABALHO PARA GRUPO DO PROGRAMA

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET. Edital PET - Seleção de Discente

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET. Edital PET - Seleção de Discente Reitoria PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET Edital PET - Seleção de Discente - 2019 O Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Agronômica do (a) Câmpus Experimental de Regsitro da Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET. Edital PET - Seleção de Discente

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET. Edital PET - Seleção de Discente R e ito ria PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET Edital PET - Seleção de Discente - 2018 O Programa de Educação Tutorial do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Leia mais

Caracterização e objetivos do PET

Caracterização e objetivos do PET UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÂO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) DO GRUPO PET CIVIL (2016) A PROGRAD divulga, pelo presente edital,

Leia mais

Ligia Cristina Ferreira Machado Pró-Reitora de Graduação

Ligia Cristina Ferreira Machado Pró-Reitora de Graduação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL N 33/ PROGRAD /2016 SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017

RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017 RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017 Aprova o Regulamento Interno do Núcleo de Apoio aos Direitos Humanos NUADH, do Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI. O Reitor do Centro Universitário Leonardo da Vinci

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: BACHARELADO INTERDISCIPLINAR Curso específico PT UFBA 578855 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) RITA DE CASSIA ARAGAO MATOS (01/05/2012) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento

Leia mais

Informações do Planejamento

Informações do Planejamento Informações do Planejamento IES: UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA Grupo: Literatura e Cultura como espaços dae integração da Universidade no projeto latino-americano Tutor: FRANCIELI

Leia mais

Edital nº 166/2018 PROEN

Edital nº 166/2018 PROEN Edital nº 166/2018 PROEN Processo Seletivo para Tutor do Programa de Educação Tutorial Grupo PET Ciências Sociais A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, com base na Lei

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PET CONEXÕES: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PET CONEXÕES: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PET CONEXÕES: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS Nº01/2019 A PROGRAD divulga

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: LETRAS Curso específico PT UNICENTRO 1126801 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) NINCIA CECILIA RIBAS BORGES TEIXEIRA (01/05/2012) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET. Edital PET - Seleção de Discente

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET. Edital PET - Seleção de Discente Reitoria PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET Edital PET - Seleção de Discente - 2018 O Programa de Educação Tutorial do Curso de Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da

Leia mais

COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF

COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF Em atendimento à PORTARIA MEC 343, de 24 de abril de 2013, que altera dispositivos da Portaria

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação Escola de Engenharia PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET - Engenharia Civil Edital nº 01/2019 EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES Aos alunos

Leia mais

EDITAL CLAA 05/2017 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET EDUCOMUNICAÇÃO

EDITAL CLAA 05/2017 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET EDUCOMUNICAÇÃO EDITAL CLAA 05/2017 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET EDUCOMUNICAÇÃO A Comissão do Processo Seletivo de Tutor dos Cursos de Graduação em Pedagogia e Comunicação Social - Jornalismo da Universidade

Leia mais

I - DA CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS DO PET

I - DA CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS DO PET UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDUCAÇÃO FÍSICA Edital 01/2018 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do

Leia mais

EDITAL CLAA 03/2018 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

EDITAL CLAA 03/2018 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO EDITAL CLAA 03/2018 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO A Comissão do Processo Seletivo de Tutor (a) do Grupo PET Ciência da Computação da Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

Caracterização e objetivos do PET

Caracterização e objetivos do PET UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÂO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) DO GRUPO PET ODONTOLOGIA (2016) A PROGRAD divulga, pelo presente

Leia mais

COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF

COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF Em atendimento à PORTARIA MEC 343, de 24 de abril de 2013, que altera dispositivos da Portaria

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ACADÊMICO-INSTITUCIONAL

ORGANIZAÇÃO ACADÊMICO-INSTITUCIONAL 1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional 1.1. Finalidades, objetivos e compromissos da instituição, explicitados claramente nos documentos oficiais da IES. 1.2. Concretização das práticas

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2013 Tutor Email ALEXANDRE SANTOS DE LA VEGA delavega@telecom.uff.br Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição do (a) tutor (a) nas atividades e na

Leia mais

II- Das Atribuições do(a) Tutor(a)

II- Das Atribuições do(a) Tutor(a) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) GRUPO PET PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE Nº05/2018 A Pró-Reitoria

Leia mais

COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF

COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS GRUPOS PET NORMAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE TUTORES DOS GRUPOS PET-UFJF Em atendimento à PORTARIA MEC 343, de 24 de abril de 2013, que altera dispositivos da Portaria

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL Planejamento Anual de Atividades 2010/2011 (01 de março de

Leia mais

Programa de Educação Tutorial PET 2012 Edital nº 11/2012

Programa de Educação Tutorial PET 2012 Edital nº 11/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA Programa de Educação Tutorial PET 2012 Edital nº 11/2012 Preâmbulo - Desenvolver atividades acadêmicas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Pró-Reitoria de Graduação Programa de Educação Tutorial PET Educação Física Edital 03/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Pró-Reitoria de Graduação Programa de Educação Tutorial PET Educação Física Edital 03/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação Programa de Educação Tutorial PET Educação Física Edital 03/2017 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PET EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA TUTORA ANDREA KRUGER GONÇALVES Edital Nº.003/2016 O

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Pró-Reitoria de Graduação Programa de Educação Tutorial PET Educação Física Edital 03/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Pró-Reitoria de Graduação Programa de Educação Tutorial PET Educação Física Edital 03/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação Programa de Educação Tutorial PET Educação Física Edital 03/2017 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do

Leia mais

Informações do Planejamento. Atividade - Café acadêmico. Quais os resultados que se espera da atividade?

Informações do Planejamento. Atividade - Café acadêmico. Quais os resultados que se espera da atividade? Informações do Planejamento IES: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Grupo: HISTORIA Tutor: MARCIA TEREZINHA TEMBIL Ano: 2019 Somatório da carga horária das atividades: 726 Situação do Planejamento:

Leia mais

EDITAL DAC N 02/2018 PROJETO SEGURANÇA CIDADÃ BOLSAS DE PESQUISA PARA ATUAÇÃO NA SEGUNDA COLETA DE DADOS na UnB

EDITAL DAC N 02/2018 PROJETO SEGURANÇA CIDADÃ BOLSAS DE PESQUISA PARA ATUAÇÃO NA SEGUNDA COLETA DE DADOS na UnB EDITAL DAC N 02/2018 PROJETO SEGURANÇA CIDADÃ BOLSAS DE PESQUISA PARA ATUAÇÃO NA SEGUNDA COLETA DE DADOS na UnB O Decanato de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília (UnB) torna público o presente

Leia mais

CHAMADA ABERTA PETbol

CHAMADA ABERTA PETbol CHAMADA ABERTA PETbol O grupo PET BICE da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL MG, campus Varginha, usando de suas atribuições legais, comunica aos interessados a abertura das inscrições para o processo

Leia mais

(REPUBLICADA EM RAZÃO DE ALTERAÇÃO DO PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 14, CONSOANTE TEOR DO PARECER N 28/CUN/2008 E RESOLUÇÃO Nº 024/CUn/2008)

(REPUBLICADA EM RAZÃO DE ALTERAÇÃO DO PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 14, CONSOANTE TEOR DO PARECER N 28/CUN/2008 E RESOLUÇÃO Nº 024/CUn/2008) (REPUBLICADA EM RAZÃO DE ALTERAÇÃO DO PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 14, CONSOANTE TEOR DO PARECER N 28/CUN/2008 E RESOLUÇÃO Nº 024/CUn/2008) RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 008/CUN/2007, de 10 de julho de 2007. CRIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 29/2016/PRG/UFPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 29/2016/PRG/UFPB A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), torna pública a abertura do processo de seleção para TUTOR do Grupo PET Conexão de Saberes Acesso e Permanência

Leia mais

Edital nº 238/2017 PROEN

Edital nº 238/2017 PROEN Edital nº 238/2017 PROEN Processo Seletivo para Tutor do Programa de Educação Tutorial Grupo PET Conexões de Saberes: Educação do Campo (Campus Bacabal) A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET Planejamento Anual de Atividades 2018 (01 de março de 2018 a 28 de fevereiro de 2019) 1. IDENTIFICAÇÃO Grupo: Filosofia

Leia mais

Condição Quantidade de vagas Bolsistas 5 Não bolsistas 5

Condição Quantidade de vagas Bolsistas 5 Não bolsistas 5 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro comunica que se encontram abertas as inscrições para o Programa de Educação Tutorial no Curso de Graduação em Matemática do campus

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FOMENTO À EXTENSÃO (PROEX)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FOMENTO À EXTENSÃO (PROEX) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FOMENTO À EXTENSÃO () DOS CONCEITOS E OBJETIVOS Art. 1º - A extensão universitária é compreendida pela Faculdade de Balsas como sendo o processo educativo, cultural e científico

Leia mais

Acompanhamento dos estágios curriculares no Programa de Formação de Professores da FEUSP

Acompanhamento dos estágios curriculares no Programa de Formação de Professores da FEUSP Acompanhamento dos estágios curriculares no Programa de Formação de Professores da FEUSP Gislaine Cristina de Oliveira, Jany Elizabeth Pereira, Marina Capusso, Sandra Torquato Bronzate, Marcos Neira e

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2017 GRUPO: LETRAS Curso específico PT UFSC 5851404 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) CRISTINE GORSKI SEVERO (01/08/2016) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto

Leia mais

ELABORADO PELO(S) TUTOR (ES)

ELABORADO PELO(S) TUTOR (ES) Planejamento Anual - 2017 GRUPO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS Curso específico PT UFG 584991 ELABORADO PELO(S) TUTOR (ES) ADRIANA RÉGIA MARQUES DE SOUZA (01/08/2016) Tutor (a) Atual Informações do Planejamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO PÚBLICA - DGP

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO PÚBLICA - DGP UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO PÚBLICA - DGP EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO

Leia mais

EDITAL CLAA 02/2017 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET AGRONOMIA DE UBERLÂNDIA

EDITAL CLAA 02/2017 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET AGRONOMIA DE UBERLÂNDIA EDITAL CLAA 02/2017 PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR DO GRUPO PET AGRONOMIA DE UBERLÂNDIA A Comissão do Processo Seletivo de Tutor do Curso de Graduação em Agronomia de Uberlândia da Universidade Federal de

Leia mais

FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 22/2019

FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 22/2019 RESOLUÇÃO Nº 22/2019 Visa estabelecer normas para o funcionamento do Programa de Educação Tutorial (PET) na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

EDITAL 01/2018 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET SELEÇÃO DE BOLSISTAS

EDITAL 01/2018 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET SELEÇÃO DE BOLSISTAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO Pró-Reitoria de Ensino Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Uberaba EDITAL 01/2018 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET

Leia mais

Ingresso no Curso. Etapas da Formação do Licenciando

Ingresso no Curso. Etapas da Formação do Licenciando UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO CURSO DE FÍSICA LICENCIATURA PLENA (DIURNO E NOTURNO) ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS O Projeto Político Pedagógico

Leia mais

EDITAL Nº 111/2018 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EDITAL Nº 111/2018 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EDITAL Nº 111/218 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a abertura

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são parte importante do curso de Nutrição, regidas pela resolução 01/2003 do Conselho de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário Autônomo do Brasil

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação PET COMPUTAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES Edital nº 01/2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação PET COMPUTAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES Edital nº 01/2019 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação PET COMPUTAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES Edital nº 01/2019 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

PORTARIA Nº 07, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2014

PORTARIA Nº 07, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2014 PORTARIA Nº 07, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2014 A DIRETORA GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO Campus Cuiabá - Bela Vista, Prof. Suzana Aparecida da Silva, no uso de

Leia mais

EDITAL GAB/DAC N 01/2017 PROJETO SEGURANÇA CIDADÃ BOLSAS DE PESQUISA PARA ATUAÇÃO EM COLETA DE DADOS na UnB

EDITAL GAB/DAC N 01/2017 PROJETO SEGURANÇA CIDADÃ BOLSAS DE PESQUISA PARA ATUAÇÃO EM COLETA DE DADOS na UnB 1 EDITAL GAB/DAC N 01/2017 PROJETO SEGURANÇA CIDADÃ BOLSAS DE PESQUISA PARA ATUAÇÃO EM COLETA DE DADOS na UnB O da Universidade de Brasília (UnB) torna público o presente Edital, que regulamenta as normas

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO Diretoria de Educação a Distância REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS Art. 1º. As atividades acadêmico-científico-culturais

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE EDUCAÇÃO PET/CONEXÕES DE SABERES NA UFF

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE EDUCAÇÃO PET/CONEXÕES DE SABERES NA UFF SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE EDUCAÇÃO PET/CONEXÕES DE SABERES NA UFF EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA E NÃO-BOLSISTA 01/2017 PARA GRUPO DO

Leia mais

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016 Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Obrigatórias Ementas 2016 Disciplina: Divulgação científica: história, conceitos e modelos O objetivo da disciplina é fazer uma introdução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 39/2018/PRG/UFPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 39/2018/PRG/UFPB A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), torna pública a abertura do processo de seleção para TUTOR do Grupo PET Física, de acordo com as diretrizes

Leia mais

PROGRAMA DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP (PRÉ-IC) EDITAL 2012

PROGRAMA DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP (PRÉ-IC) EDITAL 2012 EDITAL 2012 A Universidade de São Paulo, autarquia estadual, doravante denominada simplesmente USP, torna pública a presente CHAMADA DE PROPOSTA e convida as Unidades (Unidades, Órgãos Complementares,

Leia mais

AGENDA EDITAL Nº 01/2015/PIB/PRG/UFLA, de 13 de julho de 2015

AGENDA EDITAL Nº 01/2015/PIB/PRG/UFLA, de 13 de julho de 2015 AGENDA 13/7/2015 Publicação do Edital 14/7/2015 à 7/8/2015 (das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às Período de Inscrição 18h00) 10/8/2015 à 13/8/2015 Análise das inscrições pelo Colegiado do Curso de Administração

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR DO GRUPO PET PSICOLOGIA /2014

EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR DO GRUPO PET PSICOLOGIA /2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR DO GRUPO PET PSICOLOGIA /2014 A PROGRAD divulga que estão abertas as

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PET COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL Nº. 01/2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PET COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL Nº. 01/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PET COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL Nº. 01/2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) - COMUNICAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017/PROCULT SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE CULTURA NO ÂMBITO DA PRÓ-REITORIA DE CULTURA

EDITAL Nº 02/2017/PROCULT SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE CULTURA NO ÂMBITO DA PRÓ-REITORIA DE CULTURA EDITAL Nº 02/2017/PROCULT SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE CULTURA NO ÂMBITO DA - 2017 A Universidade Federal do Cariri UFCA, por intermédio da Pró-Reitoria de Cultura PROCULT, torna pública

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: Conexão de Saberes: Educação ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) VALDETE COCO (08/12/2010) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DETALHAMENTO

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET. Edital PET - Seleção de Discente

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET. Edital PET - Seleção de Discente Reitoria PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET Edital PET - Seleção de Discente - 2019 O Programa de Educação Tutorial do Curso de MEDICINA VETERINÁRIA da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias FCAV,

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 22/CUn/2012, DE 29 DE JUNHO DE 2012

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 22/CUn/2012, DE 29 DE JUNHO DE 2012 RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 22/CUn/2012, DE 29 DE JUNHO DE 2012 Reedita o Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Santa Catarina. A PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL Nº 365/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET FISIOTERAPIA

EDITAL Nº 365/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET FISIOTERAPIA EDITAL Nº 365/216 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET FISIOTERAPIA O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL Nº 182/2018 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET PEDAGOGIA O Programa de Educação Tutorial tem como objetivos:

EDITAL Nº 182/2018 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET PEDAGOGIA O Programa de Educação Tutorial tem como objetivos: EDITAL Nº 182/218 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET PEDAGOGIA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a abertura do

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017

FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017 FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017 A Coordenação de Pesquisa da Faculdade Sumaré torna público o presente Edital para abertura

Leia mais

Informações do Planejamento

Informações do Planejamento Informações do Planejamento IES: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Grupo: FÍSICA Curso específico PT UNICENTRO 1126800 Tutor: PEDRO PABLO GONZALEZ BORRERO Ano: 2017 Somatório da carga horária das atividades:

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local ProDeL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local ProDeL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local ProDeL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

Tecnologias digitais e diversidade musical no ensino de música curricular na cidade de Feira de Santana: uma proposta de investigação.

Tecnologias digitais e diversidade musical no ensino de música curricular na cidade de Feira de Santana: uma proposta de investigação. Tecnologias digitais e diversidade musical no ensino de música curricular na cidade de Feira de Santana: uma proposta de investigação Robson Cardoso UEFS robsoncardosos@gmail.com Pôster Andeson Cleomar

Leia mais

EDITAL PROEX n 18/2018, de 13 de setembro de ENCONTRO DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO DA UFS

EDITAL PROEX n 18/2018, de 13 de setembro de ENCONTRO DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO DA UFS EDITAL PROEX n 18/2018, de 13 de setembro de 2018 6 ENCONTRO DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO DA UFS A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) informa o prazo e procedimentos para as inscrições no 6 Encontro de Iniciação

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET SAÚDE DA CRIANÇA

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET SAÚDE DA CRIANÇA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET SAÚDE DA CRIANÇA A Pró-Reitoria de Graduação, por meio do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA-PET) torna pública a abertura

Leia mais

Ligia Cristina Ferreira Machado Pró-Reitora de Graduação

Ligia Cristina Ferreira Machado Pró-Reitora de Graduação A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro comunica que se encontram abertas as inscrições para o Programa de Educação Tutorial no Curso de Graduação de Licenciatura em

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET UNESP. Edital PET - Seleção de Tutor

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET UNESP. Edital PET - Seleção de Tutor Reitoria PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET UNESP Edital PET - Seleção de Tutor - 2017 A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, por meio do Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento

Leia mais

EDITAL Nº 271/2017 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: REABERTURA DA SELEÇÃO PARA TUTOR PET AGRONOMIA

EDITAL Nº 271/2017 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: REABERTURA DA SELEÇÃO PARA TUTOR PET AGRONOMIA EDITAL Nº 271/217 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: REABERTURA DA SELEÇÃO PARA TUTOR PET AGRONOMIA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET Edital para seleção de Tutor(a) para o Grupo PET Engenharia de Produção

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET Edital para seleção de Tutor(a) para o Grupo PET Engenharia de Produção UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET Edital para seleção de Tutor(a) para o Grupo PET Engenharia de Produção Edital nº 004/2019 - ProGrad A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL Nº 101/2019 PROEN

EDITAL Nº 101/2019 PROEN EDITAL Nº 101/2019 PROEN SELEÇÃO DE NÃO BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL GRUPO PET CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, com base na

Leia mais

Fonoaudiologia. Avaliação Acadêmica Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador

Fonoaudiologia. Avaliação Acadêmica Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador geral: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas Associadas (Quiosques e Cantinas) 7.76 16 6.4 15 8.75 1 5 1 15 2 por item: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas

Leia mais