Município de Morro Grande SC Concurso Público 02/2017. Prova objetiva escrita para o cargo de: VIGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Município de Morro Grande SC Concurso Público 02/2017. Prova objetiva escrita para o cargo de: VIGIA"

Transcrição

1 Município de Morro Grande SC Concurso Público 02/2017 Prova objetiva escrita para o cargo de: VIGIA ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES 1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término as 12h00min. 2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova. 3. Esta prova contém 30 (TRINTA) questões objetivas, cada uma com 05 (CINCO) alternativas, sendo apenas uma a correta. 4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta. 5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso. 6. Juntamente com o caderno de prova encontra-se o seu Cartão resposta o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras. 7. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá assinalar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo: Questão Alternativa Correta 01 A B C D E 02 A C D E 03 A B D E - preenchimento correto. Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 8. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas. 9. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembrese que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova. 10. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Concurso Público 02/ Boa prova. 12. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.... Concurso Público Município de Morro Grande SC

2

3 Leia a notícia abaixo e responda a questão 01. Conhecimentos Gerais Conselho da Caixa pode avaliar todos os vice-presidentes, diz Meirelles Expectativa é que o novo estatuto do banco seja aprovado na sexta; segundo ministro da Fazenda, conselho analisará situação dos oito diretores que não foram afastados. (Folha de São Paulo, 17 jan. 2018). 01- Há no título da notícia um substantivo composto, no plural. Estão corretos dos plurais dos substantivos abaixo, EXCETO: a) Amores-perfeitos, quintas-feiras, alto-falantes, beija-flores. b) Bem-te-vis, guarda-roupas, couves-flores, pimentas-do-reino. c) Abaixo-assinados, tiques-taques, primeiras-damas, salva-vidas. d) Guarda-chuvas, más-formações, vira-latas, bel-prazeres. e) Guardas-noturnos, saca-rolhas, surdos-mudos, sempre-vivas. 02- No trecho em destaque... conselho analisará situação dos oito diretores que não foram afastados há uma: a) Oração Subordinada Adverbial Causal. b) Oração Subordinada Substantiva Predicativa. c) Oração Subordinada Adjetiva Explicativa. d) Oração Subordinada Substantiva Subjetiva. e) Oração Subordinada Adjetiva Restritiva. 03- Palavras homônimas e parônimas apresentam semelhanças na grafia e pronúncia embora sejam diferentes quanto ao significado. A opção que apresenta a sequência que completa corretamente as frases abaixo é: I- Fui ao banco pagar as de transferência do dinheiro. (taxas tachas) II- Ao final da partida o atleta estava. (soando suando) III- Sabonetes e desodorantes estão dispostos na de higiene pessoal. (sessão seção) IV- O do celular custaria muito caro, por isso a moça comprou um aparelho novo. (concerto conserto) a) Taxas, suando, sessão, concerto. b) Tachas, soando, seção, conserto. c) Tachas, suando, sessão, concerto. d) Taxas, suando, seção, conserto. e) Taxas, soando, sessão, concerto. 04- Levou para o quarto o livro e o violão. Este para trazer as melodias do sono e aquele para inspirar aventuras a serem vividas em seus sonhos. Os termos em destaque na frase referemse, respectivamente a: a) Livro, violão. b) Sono, sonhos. c) Quarto, sono. d) Violão, aventuras. e) Livro, sono. 05- Na frase A multidão aplaudiu os artistas no final do espetáculo o sujeito da frase é: a) Os artistas. b) A multidão. c) O espetáculo. d) Aplaudiu. e) Final.

4 06- De acordo com o Histórico do Município de Morro grande responda assinalando a alternativa correta. Hoje a maioria da população vive na zona rural e trabalha na agricultura. A economia é baseada na produção de: (Fonte: a) Arroz, hortaliça, milho, madeira e também se destaca na produção leiteira. b) Arroz, fumo, soja, madeira e também se destaca na produção de gado de corte. c) Arroz, feijão, milho, madeira e também se destaca na produção de gado de corte. d) Arroz, feijão, soja, madeira e também se destaca na produção de frango de corte. e) Arroz, fumo, milho, madeira e também se destaca na produção de frango de corte. 07- De acordo com o Histórico Político do Município, Morro Grande foi elevado à categoria de município em qual data? a) 30/03/1991. b) 30/03/1992. c) 30/03/1994. d) 30/03/1995. e) 30/03/ A Região Sul do Brasil é a menor das cinco regiões do país, com área territorial de ,31 km². Faz parte da Região Centro-Sul do Brasil e divide-se em três unidades federativas. Quais são as capitas dessas unidades federativas que compõem a região sul? a) Cascavel, Florianópolis, Porto Alegre. b) Cascavel, Florianópolis, Uruguaiana. c) Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre. d) Curitiba, Joinville, Porto Alegre. e) Maringá, Florianópolis, Passo Fundo. 09- Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, que localiza se no centro da região Sul do país. É o vigésimo estado brasileiro mais territorialmente extenso e o décimoprimeiro de maior população. Além disso, é o nono de maior povoamento. Quantos municípios compõem o estado de Santa Catarina? a) 292 municípios. b) 295 municípios. c) 296 municípios. d) 312 municípios. e) 325 municípios. 10- A Proclamação da República Brasileira foi um golpe de estado político-militar, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo e deportando o então chefe de estado, imperador D. Pedro II. Sendo assim em que data aconteceu a Proclamação da República Brasileira? a) 07 de setembro de b) 07 de setembro de c) 15 de novembro de d) 15 de novembro de e) 15 de novembro de 1989.

5 Conhecimentos Específicos 11- O ato do Servidor Público Municipal decorrente de ato missivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo à fazenda pública, inclusive autarquias ou fundações públicas ou a terceiros, é chamado de? a) Responsabilidade Penal. b) Responsabilidade Civil. c) Responsabilidade Criminal. d) Responsabilidade Administrativa. e) Responsabilidade Municipal. 12- São deveres do Servidor Público Municipal, exceto: a) Assiduidade. b) Pontualidade. c) Indiscrição. d) Lealdade. e) Urbanidade. 13- Assinale a alternativa abaixo, onde o objetivo das metas que devem ser contempladas no planejamento de um projeto de segurança e vigilância, não foi feito de maneira correta: a) Prevenir => (a perda de vidas e minimizar as perdas físicas). b) Controlar => (acessos, pessoas, materiais). c) Detectar => (vigilância). d) Economizar => (otimizar os custos com a segurança). e) Intervir => (responder a agressões). 14- No quadro abaixo, relacione a coluna 1 com a coluna 2 e em seguida assinale a alternativa com a sequência correta: COLUNA 1 COLUNA 2 ( 1 ) Ronda ( )É todo o fato que exige intervenção dos profissionais de segurança, por intermédio de ações ou operações. ( 2 ) Permanência ( )É a ação conjugada ou isolada realizada por profissionais, em indivíduos praticantes de atos suspeitos. ( 3 ) Ocorrência ( )É a atividade predominante estática desempenhada pelo vigia ou segurança em locais de risco ou em posto de serviço. ( 4 ) Abordagem ( )É a área que, por suas características, apresenta elevada probabilidade de ocorrência. ( 5 ) Posto Periculoso ( )Exercer atividade móvel de observação, de fiscalização, de proteção e de reconhecimento. a) ( 3 ); ( 4 ); ( 1 ) ; ( 5 ); ( 2 ). b) ( 4 ); ( 1 ); ( 2 ) ; ( 5 ); ( 3 ). c) ( 1 ); ( 4 ); ( 2 ) ; ( 5 ); ( 3 ). d) ( 4 ); ( 3 ); ( 2 ) ; ( 5 ); ( 1 ). e) ( 3 ); ( 4 ); ( 2 ) ; ( 5 ); ( 1 ).

6 15- São atribuições do Serviço de Vigilância e do Vigilante, exceto: a) Intolerância b) Controle de correspondência. c) Decisão. d) Inspeções em locais e itinerários diversos. e) Resistência à fadiga. 16- Leia as afirmações abaixo e assinale àquela que não é verdadeira: a) Dentro das normas aplicadas sobre segurança, temos que o vigia deve exercer suas atividades com urbanidade (civilidade, cortesia, boas relações públicas), probidade (honestidade) e denodo (coragem, bravura, mostrando seu valor). b) A atuação do vigia é de caráter corretivo, de modo a corrigir, reparar e impedir qualquer ação delituosa, mostrando-se dinâmico nas suas atitudes. c) A área de guarda sob a responsabilidade do vigia envolve todo o imóvel vigiado, tendo pontos fixos, como, por exemplo, controles de acessos e demais áreas cobertas através de serviço móvel de fiscalização e vigilância, com total controle das instalações físicas. d) Outro aspecto importante do perfil do vigia é o conhecimento técnico de sua área de atuação, que se observa pelo vasto conteúdo programático do seu curso de formação, que envolve assuntos gerais como a própria segurança, como também temas específicos, como primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, legislação aplicada, relações humanas no trabalho, entre outras. e) Além do aspecto moral, no que tange à conduta de retidão, o vigilante é uma pessoa que deve estar o tempo todo alerta a tudo e a todos, tendo total controle da situação local, através da própria inspeção visual em todo perímetro de segurança, como forma primordial de prevenção e demonstração de controle. 17- Nas afirmações abaixo, verifique-as se são verdadeiras, e em seguida assinale a alternativa correta: I- A segurança é satisfatória quando é capaz de retardar ao máximo uma possibilidade de agressão. II- A segurança é satisfatória quando é capaz de desencadear forças, no menor espaço de tempo possível, capazes de neutralizar a agressão verificada. III- A segurança é satisfatória quando é capaz de gerar um estado, no qual os interesses vitais de uma organização ou pessoa estejam repletos de interferências e perturbações. a) Somente as afirmações I e II são verdadeiras. b) As afirmações I, II e III são falsas. c) Somente a afirmação II é verdadeira. d) Somente a afirmação I é verdadeira. e) As afirmações I, II e III são verdadeiras. 18- Um ponto crítico em um estabelecimento quanto à segurança, é o acesso de veículos. Nas afirmações abaixo, assinale (V) para as afirmativas se forem verdadeiras e (F) se forem falsas, e em seguida assinale a alternativa com a sequência correta: ( )Não é conveniente que, caso seja autorizado o acesso, o veículo adentre apenas com o condutor, de modo que os demais ocupantes desembarquem e acessem pela entrada de pedestres. ( )O vigia deve fazer inspeção visual com atenção voltada às características do veículo e ocupantes, bem como o comportamento e atitude dos últimos.

7 ( )Caso o estabelecimento não disponha de clausura e, em se tratando de veículo com compartimento fechado (baú), é viável que se determine seu ingresso de ré, de modo que seja aberto o baú, antes da abertura do portão, a fim de que o vigia não se exponha ao vistoriar o veículo e, nem ocorra invasão. ( )Deve-se fazer a abordagem, bem próximo, procurando obter e confirmar todos os dados e, evitar de ligar para a empresa dos ocupantes do auto. a) ( V ); ( V ); ( F ); ( F ). b) ( F ); ( V ); ( F ); ( V ). c) ( V ); ( V ); ( V ); ( V ). d) ( F ); ( V ); ( V ); ( F ). e) ( V ); ( V ); ( V ); ( F ). 19- No controle do acesso de pessoas o vigia deve seguir determinados procedimentos que garantam a segurança das instalações e de todos que estejam envolvidos no sistema (colaboradores, visitantes, clientes, fornecedores etc.). Nas alternativas abaixo assinale àquele que não está correta quanto aos mandamentos indispensáveis para o controle de acesso de pessoas: a) Fazer a inspeção visual, procurando analisar e memorizar as características das pessoas, mostrando-se atento, pois tal comportamento garante a prevenção, uma vez que qualquer pessoa mal-intencionada perde o interesse de agir quando percebe que foi observada antes de se aproximar. b) Fazer a identificação pessoal, exigindo a apresentação de documento emitido por órgão oficial e que possua fotografia. c) Anunciar o visitante ao visitado e, sendo autorizado seu acesso certificar-se de quem partiu a autorização. d) Sempre julgar e avaliar as pessoas pelos seus trajes e aparência, pois criminosos procuram induzir o vigia ao erro. Levar sempre em consideração se é pessoa desconhecida, e mesmo sendo conhecida, caso esteja acompanhada de desconhecido, deve-se agir com maior critério. e) Fazer o devido registro dos dados e cumprir às normas estabelecidas internamente. 20- A comunicação é imprescindível para qualquer organização social. A atividade de vigilância e segurança sem comunicação seria inoperante e seus integrantes estariam isolados pela distância que separa um posto do outro, sem qualquer possibilidade de solicitar apoio da equipe. Sendo assim, assinale nas alternativas abaixo àquela que é considerado ruído na comunicação, e por isso, atrapalha o processo: a) Cortesia. b) Feedback. c) Barulhos Externos. d) Confiança. e) Eficiência. 21- Com relação à ética e à cidadania, assinale a alternativa no qual a afirmação não é verdadeira: a) A ética, apesar de indispensável ao profissional, é relativa. Na ação humana o fazer e o agir não necessariamente estão interligados, porque não se pode agir sem antes não saber como agir. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

8 b) No campo do trabalho, a ética tem sido cada vez mais exigida, provavelmente porque a humanidade evoluiu em tecnologia, mas não conseguiu se desenvolver na mesma proporção naquilo que se refere à elevação de espírito. c) Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no transito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. d) A importância da ética hoje se dá pela necessidade, por uma questão de sobrevivência; considerando que a humanidade passa por um momento de anseio por uma vida melhor e acima de tudo digna e feliz. e) Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressa-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. É poder processar um médico que age de negligencia. É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta. É o direito de ser negro, índio, homossexual, mulher sem ser descriminado. De praticar uma religião sem ser perseguido. 22- Assinale a alternativa que corresponde à depredação do patrimônio publico: a) O pneu da patrola furou. b) Quebraram os vidros da escola. c) A estrada está esburacada. d) A Rodovia está mal sinalizada. e) A Escola está com infiltrações de água. 23- Em seu local de trabalho o vigilante constata a presença de um veículo estranho. Assinale a alternativa que corresponde com a conduta do vigilante nesse caso: a) Comunicar seu Chefe imediato. b) Atirar em direção ao Veículo. c) Dirigir-se ao condutor e solicitar esclarecimentos. d) Chamar a Polícia. e) Ligar para outro vigilante vir dar apoio. 24- Na maioria das vezes o vigilante uniformizado pode inibir um futuro crime e também evitar ações de: a) Guardas Municipais. b) Policiais. c) Trabalhadores. d) Cidadãos. e) Pessoas mal intencionadas. 25- Assinale abaixo a alternativa que corresponde a uma arma letal: a) Taser. b) Revólver. c) Cassetete. d) Algemas. e) Spray de pimenta.

9 26- Marque a alternativa incorreta. a) O vigia antes de assumir o serviço não deve fazer a leitura do livro de ocorrências. b) O vigia antes de entrar no posto de serviço deverá ter o cuidado de verificar se não está sendo seguido. c) O vigia deve comunicar, ao seu superior hierárquico irregularidades relativas ao equipamento que utiliza. d) O vigia deve ser discreto observador e acima de tudo saber manter o sigilo dos assuntos que ouve em seu local de trabalho. e) O vigia deve manter o corpo reto, os ombros e braços para trás e a cabeça erguida. 27- Sobre aspectos gerais da segurança, marque a alternativa incorreta: a) As regras de segurança devem ser cumpridas de maneira rígida. Desobedecê-las pode colocar a vida das pessoas em risco. b) Ficar atento ás movimentações externas. c) Não aborde pessoas estranhas, ninguém gosta de ser abordado por profissionais da segurança. d) Os portões de segurança não devem ser ignorados. Devem ser usados de acordo com as regras de segurança estabelecidas. e) Qualquer abordagem deve ser feita com delicadeza e educação. 28- Sobre comportamento e atitude em ambiente de trabalho, marque a alternativa incorreta: a) Cumprimente sempre seus colegas de trabalho. b) Sempre que cometer um erro, não tenha medo de comunicá-lo e discutir o que levou a ele com seu supervisor. c) Ser cortês somente com os conhecidos. d) Ter informações objetivas. e) Usar uma linguagem adequada ao ambiente de trabalho. 29- No controle do acesso de pessoas o vigilante deve seguir determinados procedimentos que garantam a segurança das instalações e de todos que estejam envolvidos no sistema. Marque a alternativa incorreta: a) Cumprir às normas estabelecidas internamente. b) Deve-se fazer a inspeção visual, procurando analisar e memorizar as características das pessoas, mostrando-se atento. c) Fazer a abordagem, preferencialmente bem próximo, procurando obter e confirmar todos os dados necessários ao efetivo controle do acesso. d) Fazer a identificação pessoal, exigindo a apresentação de documento emitido por órgão oficial e que possua fotografia. e) Nunca julgar as pessoas pela aparência, pois as quadrilhas de criminosos procuram induzir o vigilante a erro. 30- São atitudes que o vigilante deve ter diante de uma situação de assalto, EXCETO: a) Encarar o assaltante, na tentativa de intimidá-lo. b) Manter a calma, evitar o pânico e fazer a comunicação a Polícia na primeira oportunidade. c) Observar atentamente tudo que se passa. d) Preservar o local para permitir à Polícia a análise e levantamentos devidos. e) Reagir somente se houver oportunidade total de sucesso, lembrando-se que a atuação do vigilante é preventiva, de modo a evitar o fator surpresa.

MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL. A prevenção é importante dentro e fora do campus

MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL. A prevenção é importante dentro e fora do campus MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL A prevenção é importante dentro e fora do campus MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL Considerando que a prevenção e atenção aos pequenos detalhes de segurança podem evitar grandes problemas,

Leia mais

Antes de iniciar a prova leia com atenção as orientações

Antes de iniciar a prova leia com atenção as orientações CONCURSO PÚBLICO MUNICÍPIO DE VIDEIRA - SC CARGO: OPERADOR DE TRATOR PNEUS, MÁQUINAS DE VARRIÇÃO E CAPINA MECÂNICA NÍVEL: ALFABETIZADO CADERNO DE PROVAS Nome: Assinatura: Nº da inscrição Antes de iniciar

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO nº 15/2016 DEPARTAMENTO DE CONTRATOS DO IFSC

BOLETIM INFORMATIVO nº 15/2016 DEPARTAMENTO DE CONTRATOS DO IFSC BOLETIM INFORMATIVO nº 15/2016 DEPARTAMENTO DE CONTRATOS DO IFSC FISCALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE VIGILÂNCIA PARTE II A PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012, da Direção Geral do Departamento

Leia mais

CONVENÇÃO SECOVI / Proteja sua família e seu patrimônio

CONVENÇÃO SECOVI / Proteja sua família e seu patrimônio CONVENÇÃO SECOVI / 2013 Proteja sua família e seu patrimônio Apresentação do Palestrante: Coronel da Polícia Militar GLAUCO SILVA DE CARVALHO glaucocarvalho@policiamilitar.sp.gov.br Diretor de Polícia

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014 51. "José da Silva, Senador da República, discursa na tribuna do Senado defendendo a legalização do aborto para mulheres grávidas que não tenham constituído

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA GUARDA MUNICIPAL DE GARANHUNS-2016

CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA GUARDA MUNICIPAL DE GARANHUNS-2016 CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA GUARDA MUNICIPAL DE GARANHUNS-2016 Provimento de cargos da Guarda Municipal de Garanhuns. Nome do candidato: Número de inscrição: Assinatura do candidato: PROVA MÓDULO

Leia mais

CARTILHA DE SEGURANÇA

CARTILHA DE SEGURANÇA CARTILHA DE SEGURANÇA uf CARTILHA DE SEGURANÇA Sen r-se seguro é um desejo de todos nós. Em se tratando de segurança, a prevenção é sempre a melhor a tude. Por isso, a Universidade Federal de São João

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA QUADRO

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA QUADRO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BODOQUENA-MS INSTRUÇÕES 01. Leia atentamente as instruções. Não manuseie este caderno de provas até receber

Leia mais

MUNICÍPIO DE PARAMIRIM

MUNICÍPIO DE PARAMIRIM PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 03, DE 06 DE JANEIRO DE 2017. Cria a Guarda Municipal do município de Paramirim, Estado da Bahia, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PARAMIRIM, Estado da Bahia,

Leia mais

UNIDADE 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO CONTROLE

UNIDADE 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO CONTROLE UNIDADE 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO CONTROLE ESTATAL Conceito de controle: O controle consiste em verificar se tudo ocorre de acordo com o programa adotado, as ordens dadas e os princípios admitidos. Tem

Leia mais

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I Questão: Todas : As provas são diferente uma da outra, sendo assim, considero o recurso indeferido. QUESTÃO: 13 QUESTÃO: 14 RESULTADO: CANCELAMENTO da referida questão,

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA NA ESCOLA. procedimentos

PLANO DE SEGURANÇA NA ESCOLA. procedimentos PLANO DE SEGURANÇA NA ESCOLA procedimentos SEGURANÇA NA ESCOLA A na escola deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa. Deverá haver uma cultura de, interiorizando procedimentos

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA CADERNO DE QUESTÕES Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA TESTE ESPECÍFICO PROVA ESCRITA Processo

Leia mais

CADERNO DE Q U E S T Õ E S

CADERNO DE Q U E S T Õ E S DEFENSORIA PÚBLICA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA CARREIRA DE DEFENSOR PÚBLICO DE 3ª CATEGORIA DO ESTADO DE GOIÁS Edital 001/2014 CADERNO DE Q U E S T Õ E S 1º DIA GRUPO 1 Direito Constitucional 14/07/2014

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres - Anexo XI Regulamento dos procedimentos de Segurança Artigo 1.º Medidas de autoproteção 1. São consideradas medidas de autoproteção: a) Registos de segurança (relatórios

Leia mais

Processo Seletivo UFAL 2013 Curso

Processo Seletivo UFAL 2013 Curso CADERNO DE QUESTÕES Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes ICHCA TESTE ESPECÍFICO PROVA ESCRITA Processo

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA Dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe

CÓDIGO DE ÉTICA Dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe 1 Resolução nº /2012 do Tribunal de Justiça de Sergipe, regulamenta o Estatuto do Servidores Públicos do Estado de Sergipe no que tange a conduta ética dos servidores do Judiciário Estadual. CÓDIGO DE

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS EDITAL DE PREGÃO DAA N 3/2008 ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS EDITAL DE PREGÃO DAA N 3/2008 ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS 1 MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS EDITAL DE PREGÃO N 3/2008 ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (REVISÃO 2) 2 ÍNDICE 1 - DEFINIÇÃO E QUANTIFICAÇÃO...3 1.1

Leia mais

ESPETÁCULOS: REGRAS DE SEGURANÇA NOS RECINTOS. Bruno Pinto. II Feira de Proteção Civil de Albufeira

ESPETÁCULOS: REGRAS DE SEGURANÇA NOS RECINTOS. Bruno Pinto. II Feira de Proteção Civil de Albufeira ESPETÁCULOS: REGRAS DE SEGURANÇA NOS RECINTOS Bruno Pinto Regime Jurídico de Segurança Privada Lei34/2013,de16demaio,estabeleceoregimejurídicoda atividade de segurança privada e as medidas de segurança

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO AGENTE MUNICIPAL DE TRÂNSITO LEIA ATENTAMENTE AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO.

CONCURSO PÚBLICO AGENTE MUNICIPAL DE TRÂNSITO LEIA ATENTAMENTE AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO. CONCURSO PÚBLICO GNR - 11 AGENTE MUNICIPAL DE TRÂNSITO LEIA ATENTAMENTE AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO. 01. Você recebeu do fiscal o seguinte material: a) Este CADERNO DE QUESTÕES, com 0 (vinte ( vinte) ) questões

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO DA UTFPR CAMPUS LONDRINA CAPÍTULO 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO DA UTFPR CAMPUS LONDRINA CAPÍTULO 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO DA UTFPR CAMPUS LONDRINA CAPÍTULO 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 Objeto O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas de acesso de veículos ao

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA FAÇOPAC Sociedade de Previdência Privada

CÓDIGO DE ÉTICA FAÇOPAC Sociedade de Previdência Privada INTRODUÇÃO Está entre os objetivos da mais representativos, manter a imagem de Entidade sólida e confiável. Nossa ação deve ser sempre marcada pela integridade, confiança e lealdade, bem como pelo respeito

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 191/X. Exposição de Motivos

PROPOSTA DE LEI N.º 191/X. Exposição de Motivos PROPOSTA DE LEI N.º 191/X Exposição de Motivos O exercício ilícito da actividade de segurança privada põe em causa bens jurídicos pessoais da maior dignidade, como a vida, a integridade física e a liberdade,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2016 EDITAL DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL Nº 001/2016- CARGO DE GUARDA MUNICIPAL E OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2016 EDITAL DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL Nº 001/2016- CARGO DE GUARDA MUNICIPAL E OUTRAS PROVIDÊNCIAS. CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2016 EDITAL DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL Nº 001/2016- CARGO DE GUARDA MUNICIPAL E OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CORAÇÃO

Leia mais

Coordenação Integrada de Combate aos Crimes Ambientais

Coordenação Integrada de Combate aos Crimes Ambientais Coordenação Integrada de Combate aos Crimes Ambientais Secretaria de Estado do Ambiente Coordenador da CICCA José Maurício Padrone DECRETO N 43.641 DE 15 DE JUNHO DE 2012 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO, IMPLANTAÇÃO,

Leia mais

EM HONRA A SÃO BENEDITO

EM HONRA A SÃO BENEDITO 2 CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA LEIA O TEXTO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 05, ASSINALANDO A ALTERNATIVA CORRETA. EM HONRA A SÃO BENEDITO Desde o mês de junho, a comissão de devotos

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de Caxias do Sul DECRETO Nº 10.565, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2001. Aprova o Regulamento do Estágio Probatório a que estão sujeitos os servidores públicos municipais. GILBERTO JOSÉ SPIER VARGAS, Prefeito Municipal de Caxias

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA AGENTE PENITENCIÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ (Edital N o 029/2011-SEPLAG/SEJUS, Diário Oficial do Estado do Ceará de 06/09/2011)

CONCURSO PÚBLICO PARA AGENTE PENITENCIÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ (Edital N o 029/2011-SEPLAG/SEJUS, Diário Oficial do Estado do Ceará de 06/09/2011) CONCURSO PÚBLICO PARA AGENTE PENITENCIÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ (Edital N o 029/2011-SEPLAG/SEJUS, Diário Oficial do Estado do Ceará de 06/09/2011) Coordenação Geral SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO SECRETARIA

Leia mais

Caderno de Prova. i02. Agente Operacional de Vigilância. Prefeitura Municipal de Videira. Concurso Público Edital 002/2014

Caderno de Prova. i02. Agente Operacional de Vigilância. Prefeitura Municipal de Videira. Concurso Público Edital 002/2014 Concurso Público Edital 002/2014 http://videira.fepese.org.br Caderno de Prova novembro 16 16 de novembro das 8h30 às 12h30 4 h de duração* 20 questões i02 Agente Operacional de Vigilância Confira o número

Leia mais

Cuidados com a segurança pessoal

Cuidados com a segurança pessoal DICAS DE SEGURANÇA Apresentação A UFG apresenta a Cartilha de Segurança com orientações sobre cuidados a serem adotados por toda a comunidade universitária no interior dos Câmpus ou nas suas proximidades,

Leia mais

Licitações e Gestão de Contratos Administrativos

Licitações e Gestão de Contratos Administrativos Licitações e Gestão de Contratos Administrativos Por: José Luiz Lima Abreu 1 A RESPONSABILIDADE DO GESTOR NA EXECUÇÃO CONTRATUAL LEI 8.666 Art. 67 A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada

Leia mais

- CPF: AULA INAUGURAL 1. APRESENTAÇÃO INICIAL ORIENTAÇÕES GERAIS CONSIDERAÇÕES FINAIS... 6

- CPF: AULA INAUGURAL 1. APRESENTAÇÃO INICIAL ORIENTAÇÕES GERAIS CONSIDERAÇÕES FINAIS... 6 AULA INAUGURAL 1. APRESENTAÇÃO INICIAL... 2 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 4 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS... 6 Concurso: Cargo: Agente da Polícia Federal Matéria: Redação Professor: Del Lima Este curso é protegido

Leia mais

ÉTICA. Se fundamenta em três pré-requisitos: requisitos: Consciência; Autonomia; Coerência;

ÉTICA. Se fundamenta em três pré-requisitos: requisitos: Consciência; Autonomia; Coerência; ÉTICA Se fundamenta em três pré-requisitos: requisitos: Consciência; Autonomia; Coerência; ÉTICA Ética e tudo aquilo que você não quer que façam com você Ética e individualismo O valor ético do esforço

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA TACARATU 001/2017 CARGO: MOTORISTA

SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA TACARATU 001/2017 CARGO: MOTORISTA SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA TACARATU 001/2017 CARGO: MOTORISTA Preencha com seu nome e número de seu CPF os espaços indicados na capa e na última folha deste caderno. Esta prova contém 15 questões. A

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 001/2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 001/2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 001/2015 Regulamenta a solicitação de portaria para dirigir veículos oficiais do âmbito do Centro de Educação Superior do Oeste CEO/UDESC. A DIRETORA GERAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DOS CONSELHEIROS TUTELARES PROVA ESCRITA. Instruções para realização da prova

PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DOS CONSELHEIROS TUTELARES PROVA ESCRITA. Instruções para realização da prova CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE RIO DO SUL SC PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DOS CONSELHEIROS TUTELARES PROVA ESCRITA Instruções para realização da prova 1. Esta prova contem:

Leia mais

TESTE SELETIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUÍS CORREIA-PI CRESCER CONSULTORIAS

TESTE SELETIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUÍS CORREIA-PI CRESCER CONSULTORIAS RESPOSTA AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS 1ª PARTE - SOMENTE PARA OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL A Crescer Consultorias, no uso de suas atribuições legais, TORNA

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Atualizado em 04/11/2015 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A exigência de uma atuação moral se relaciona com o dever de probidade, ética e honestidade da Administração

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 388, DE 30 DE JUNHO DE 2009.

LEI COMPLEMENTAR Nº 388, DE 30 DE JUNHO DE 2009. Governo do Estado do Rio Grande do Norte Gabinete Civil Coordenadoria de Controle dos Atos Governamentais LEI COMPLEMENTAR Nº 388, DE 30 DE JUNHO DE 2009. Dispõe sobre cargos públicos de provimento efetivo

Leia mais

SOMOS DA MARÉ. TEMOS DIREITOS! EXIGIMOS RESPEITO! SOMOS CIDADÃOS E CIDADÃS. DO RIO DE

SOMOS DA MARÉ. TEMOS DIREITOS! EXIGIMOS RESPEITO! SOMOS CIDADÃOS E CIDADÃS. DO RIO DE SOMOS DA MARÉ. SOMOS DO RIO DE JANEIRO. SOMOS CIDADÃOS E CIDADÃS. TEMOS DIREITOS! EXIGIMOS RESPEITO! Na Maré, vivem 130 mil pessoas, distribuídas por 16 comunidades. Aqui, vivem mais habitantes que em

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SUMÁRIO O que é Código de Ética e Conduta?...04 Condutas esperadas...06 Condutas intoleráveis sujeitas a medidas disciplinares...10 Suas responsabilidades...12 Código de Ética

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2013 EDITAL N. 023/2012 CURSO DE NÍVEL SUPERIOR RETIFICAÇÃO Nº 01

PROCESSO SELETIVO 2013 EDITAL N. 023/2012 CURSO DE NÍVEL SUPERIOR RETIFICAÇÃO Nº 01 PROCESSO SELETIVO 2013 EDITAL N. 023/2012 CURSO DE NÍVEL SUPERIOR RETIFICAÇÃO Nº 01 O DIRETOR GERAL SUBSTITUTO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO) - Campus Gurupi,

Leia mais

12/08/2010. Joneval Barbosa de Almeida

12/08/2010. Joneval Barbosa de Almeida 1 SEGURANÇA DE CONDOMÍNIOS. EXPO CONDOMÍNIOS - 2010 2 SEU CONDOMÍNIO É SEGURO? 3 Só a sensação de segurança não basta. Câmeras espalhadas por todos os lados, guardas armados, portões altos e com cerca

Leia mais

Instrução Normativa AGRODEFESA nº 8 DE 06/11/2014

Instrução Normativa AGRODEFESA nº 8 DE 06/11/2014 Instrução Normativa AGRODEFESA nº 8 DE 06/11/2014 Norma Estadual - Goiás Publicado no DOE em 11 nov 2014 Dispõe sobre ações e medidas fitossanitárias que visem à prevenção e controle da Ferrugem Asiática

Leia mais

TRABALHADOR. Relações profissionais Com investimentos. Empresa Lucro. Relação de domínio. Perda do Cliente Processos trabalhistas Gastos

TRABALHADOR. Relações profissionais Com investimentos. Empresa Lucro. Relação de domínio. Perda do Cliente Processos trabalhistas Gastos TRABALHADOR Relações profissionais Com investimentos Empresa Lucro Relação de domínio Perda do Cliente Processos trabalhistas Gastos RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E TREINAMENTO ETAPAS: Recrutamento Divulgue a

Leia mais

CARREIRAS POLICIAIS RODOVIÁRIA FEDERAL CIVIL POLÍCIA VOLUME.

CARREIRAS POLICIAIS RODOVIÁRIA FEDERAL CIVIL POLÍCIA VOLUME. CARREIRAS POLICIAIS POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL CIVIL VOLUME 1 www.alfaconcursos.com.br Língua Portuguesa...13 1. Interpretação e Compreensão de Texto... 17 2. Reescritura de Frases e Parágrafos do Texto...

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO FINALIDADE DA INSCRIÇÃO (DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES NO EDITAL)

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO FINALIDADE DA INSCRIÇÃO (DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES NO EDITAL) Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO Câmpus Itapetininga PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO FINALIDADE DA

Leia mais

FERNANDO HADDAD, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei,

FERNANDO HADDAD, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, DECRETO Nº 56.796, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2016 Dispõe sobre a definição das atribuições dos cargos de provimento efetivo que compõem a carreira do Quadro Técnico dos Profissionais da Guarda Civil Metropolitana

Leia mais

Unidade de Recursos Humanos

Unidade de Recursos Humanos 2016 1 CODIGO DE ÉTICA E CONDUTA 2016 INTRODUÇÃO O presente tem como objectivo, não só estar em consonância com a alínea a) do ponto 3 da Recomendação do Conselho de Prevenção da Corrupção de 7 de Novembro

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego/correlação de tempos

Leia mais

Estado de Santa Catarina Município de Palma Sola SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 001/2017

Estado de Santa Catarina Município de Palma Sola SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 001/2017 1 Estado de Santa Catarina Município de Palma Sola SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 001/2017 Prova para provimento do cargo de MOTORISTA CAT. C Prova: Conhecimento Especifico Língua

Leia mais

INSTITUI O PROGRAMA DE TRANSPORTE COLETIVO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PONTE SERRADA SC.

INSTITUI O PROGRAMA DE TRANSPORTE COLETIVO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PONTE SERRADA SC. INSTITUI O PROGRAMA DE TRANSPORTE COLETIVO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PONTE SERRADA SC. PREFEITO MUNICIPAL DE PONTE SERRADA, Estado do Santa Catarina, Senhor Alceu Alberto Wrubel FAZ SABER, no uso das atribuições

Leia mais

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins aprovou e eu, seu Presidente, promulgo a seguinte Resolução:

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins aprovou e eu, seu Presidente, promulgo a seguinte Resolução: RESOLUÇÃO Nº 312, DE 1º DE ABRIL DE 2014. Publicada no Diário da Assembleia nº 2.095 Dispõe sobre a organização da Diretoria da Polícia Legislativa da Assembleia Legislativa do Tocantins e dá outras providências.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR PROCESSO SELETIVO SERIADO - 2008 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém

Leia mais

MÚSICA PROVA DE PERCEPÇÃO MUSICAL. 1 a Etapa CADERNO

MÚSICA PROVA DE PERCEPÇÃO MUSICAL. 1 a Etapa CADERNO MÚSICA PROVA DE PERCEPÇÃO MUSICAL 1 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. CADERNO 1 Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Antes de começar a fazer esta prova, Verifique se este Caderno de Prova

Leia mais

ANEXO III FICHA DE INSCRIÇÃO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO PARA ALUNOS EAD

ANEXO III FICHA DE INSCRIÇÃO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO PARA ALUNOS EAD ANEXO III FICHA DE INSCRIÇÃO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO PARA ALUNOS EAD (Esta ficha de inscrição apenas deve ser preenchida pelos alunos de cursos na modalidade de ENSINO

Leia mais

Obtendo a Nacionalidade brasileira

Obtendo a Nacionalidade brasileira Direito Constitucional Da Nacionalidade A nacionalidade é o vínculo jurídico-político que liga um indivíduo a um certo e determinado Estado, fazendo deste indivíduo um componente do povo, da dimensão pessoal

Leia mais

Definir e padronizar os procedimentos para a padronização da informação e do atendimento prestado ao público do TJAC.

Definir e padronizar os procedimentos para a padronização da informação e do atendimento prestado ao público do TJAC. Código: MAP-DILOG-009 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaboração: Gerência de Instalações Aprovação: Diretoria de Logística 1 OBJETIVO Definir e padronizar os procedimentos para a padronização da

Leia mais

NORMAS DE ATENDIMENTO NA PORTARIA E VIGILANCIA INTERNA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA-MG

NORMAS DE ATENDIMENTO NA PORTARIA E VIGILANCIA INTERNA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA-MG NORMAS DE ATENDIMENTO NA PORTARIA E VIGILANCIA INTERNA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS -MG 1º - NORMAS PARA ENTRADA E SAÍDA DE TERCEIROS NO CAMPUS. -(DIAS ÚTEIS) 7 ÀS 20 HORAS -(SABADO, DOMINGO E

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO MUNICIPAL O desporto e a actividade física são elementos que contribuem para o bem-estar, para a saúde e para a qualidade de vida dos cidadãos. Assim,

Leia mais

Introdução à Engenharia

Introdução à Engenharia Introdução à Engenharia gandhiferrari@gmail.com http://www.facebook.com/profgandhiferrari http://www.twitter.com/gandhiferrari http://profgandhiferrari.wordpress.com O que é o Sistema CONFEA / CREA / MÚTUA

Leia mais

EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012

EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012 Códigode Conduta EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012 2 Manual de conduta lamil Códigode Conduta Manual de conduta lamil 3 APRESENTAÇÃO O presente manual deve servir como orientação aos colaboradores da Lamil quanto

Leia mais

Atribuições de competência específica na estrutura da administração pública

Atribuições de competência específica na estrutura da administração pública 1 Direito Administrativo Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes Direito Administrativo XXIV - 31 de outubro Agentes Públicos. 1)Definição *Função Pública *Art. 317 - CP Atribuições de competência

Leia mais

PROGRAMA VIVER SEM LIMITES VESTIBULAR/EaD/LIBRAS. PROVA DE LIBRAS E DE LÍNGUA PORTUGUESA (LICENCIATURA E BACHARELADO) Candidatos Surdos

PROGRAMA VIVER SEM LIMITES VESTIBULAR/EaD/LIBRAS. PROVA DE LIBRAS E DE LÍNGUA PORTUGUESA (LICENCIATURA E BACHARELADO) Candidatos Surdos PROGRAMA VIVER SEM LIMITES VESTIBULAR/EaD/LIBRAS PROVA DE LIBRAS E DE LÍNGUA PORTUGUESA (LICENCIATURA E BACHARELADO) Candidatos Surdos O tempo total concedido para a resolução das provas (LIBRAS e Língua

Leia mais

PROPOSTAS DO RELATÓRIO FINAL

PROPOSTAS DO RELATÓRIO FINAL PROPOSTAS DO RELATÓRIO FINAL 1. Construção de unidades prisionais com capacidade máxima entre 300 e 500 presos e em modelo de operação e administração idêntico à Penitenciária Estadual de Canoas I; 2.

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA EM MÍDIAS SOCIAIS

MANUAL DE CONDUTA EM MÍDIAS SOCIAIS MANUAL DE CONDUTA EM MÍDIAS SOCIAIS 1- Introdução Este manual expõe condutas, comportamentos e atitudes que a Empresa espera de seus empregados e prestadores de serviços no ambiente digital. Essas diretrizes

Leia mais

MUNICÍPIO DE FERREIRA DO ZÊZERE CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

MUNICÍPIO DE FERREIRA DO ZÊZERE CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA MUNICÍPIO DE FERREIRA DO ZÊZERE CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA 1 DO MUNICÍPIO DE FERREIRA DO ZÊZERE O presente Código de Ética e Conduta, a seguir designado abreviadamente por Código, estabelece o conjunto

Leia mais

Política de Prevenção à. Corrupção

Política de Prevenção à. Corrupção Política de Prevenção à Corrupção Versão atualizada 22.04.2015 Page 1 of 5 1. OBJETIVOS A Política de Prevenção à Corrupção ( Política ) tem o objetivo de estabelecer as diretrizes para detectar e sanar

Leia mais

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale Maratona TJ-PR Direito Constitucional Prof. Ricardo Vale (1) Igualdade Material - Ações Afirmativas - Súmula Vinculante nº 37: Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos

Leia mais

Orientações para a aprovação da renovação de Estágio não obrigatório pela Coordenação do Curso de Educação Física:

Orientações para a aprovação da renovação de Estágio não obrigatório pela Coordenação do Curso de Educação Física: Orientações para a aprovação da renovação de Estágio não obrigatório pela Coordenação do Curso de Educação Física: 1º - O aluno deve cadastrar o Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório (caso o

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVA ESCRITA PROCESSO

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128, DE 2005

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128, DE 2005 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128, DE 2005 Estabelece normas para o funcionamento de empresas privadas que exploram os serviços de vigilância comunitária de áreas residenciais. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Leia mais

PROCEDIMENTO DO SGI. SEGURANÇA PATRIMONIAL GRI (Sede)

PROCEDIMENTO DO SGI. SEGURANÇA PATRIMONIAL GRI (Sede) 1 de 10 ELABORAÇÃO REVISÃO APROVAÇÃO Coordenador de M. Amb. e Qualidade Márcio A. Oliveira Gerente Off Site Samuel Gubitosi Superintendente Valter Alvares DATA: 09/10/13 DATA: 20/10/14 DATA: 20/10/14 Rev.

Leia mais

Estado de Santa Catarina Município de Descanso SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 001/2017

Estado de Santa Catarina Município de Descanso SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 001/2017 1 Estado de Santa Catarina Município de Descanso SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 001/2017 Prova para provimento do cargo de OPERADOR DE EQUIPAMENTOS RODOVIÁRIOS Prova: Conhecimento

Leia mais

SEGURANÇA PÚBLICA: TERCEIRIZAÇÃO E IGUALDADE. ADILSON ABREU DALLARI Prof. Titular da PUC/SP

SEGURANÇA PÚBLICA: TERCEIRIZAÇÃO E IGUALDADE. ADILSON ABREU DALLARI Prof. Titular da PUC/SP SEGURANÇA PÚBLICA: TERCEIRIZAÇÃO E IGUALDADE ADILSON ABREU DALLARI Prof. Titular da PUC/SP I Introdução Estado de Direito: contenção do poder e garantia de direitos vida humana e segurança urbanização,

Leia mais

Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde Processo Seletivo (Edital 002/2006) Caderno de Prova Nível Fundamental Motorista (40) Motorista (40) Dia: 3 de dezembro de 2006 Horário: das 9 às 11 h Duração: 2 (duas) horas, incluído o tempo para o

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE 1. O objeto do presente termo é a requisição para uso privativo do Salão de Festa do Clube de Campo da ASPMI, situado na Rua Gabriele Jean Catharine, N 610, Colinas

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional Polícia Legislativa Senado Federal Período: 2008-2017 Sumário Direito Constitucional... 3 Estado Democrático de Direito... 3 Direitos e deveres individuais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO FUNDAMENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO FUNDAMENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO FUNDAMENTAL Regulamento do Laboratório de Análise Sensorial (LASEN)

Leia mais

Exercício Extra 31. Nome: Turma:

Exercício Extra 31. Nome: Turma: Exercício Extra 31 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data: 10/10/2016 Data de devolução: 17/10/2016 História meio ao contrário [...] Foi um alívio geral. Então, o rei completou,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COMISSÃO ESPECIAL COORDENADORA DO CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2014-CECCP

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COMISSÃO ESPECIAL COORDENADORA DO CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2014-CECCP EDITAL DE SELEÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇO EVENTUAL, SEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO, PARA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO ADMINISTRATIVO DA UFES A UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR 1 Projeto Básico da Contratação de Serviços: 1.1 O presente Projeto Básico consiste na contratação de empresa para realizar serviços de brigadista, incluindo prevenção a incêndio,

Leia mais

Simulado. Simulado Código de Ética de Enfermagem

Simulado. Simulado Código de Ética de Enfermagem Simulado Simulado Código de Ética de Enfermagem Simulado Código de Ética de Enfermagem 01) De acordo com o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, sobre as proibições citadas neste, podemos afirmar:

Leia mais

Teresina (PI), 11/07/2016. Comissão Organizadora do concurso público CARGO: TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL PROVA: PORTUGUÊS QUESTÃO: 03

Teresina (PI), 11/07/2016. Comissão Organizadora do concurso público CARGO: TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL PROVA: PORTUGUÊS QUESTÃO: 03 INSTITUTO MACHADO DE ASSIS CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA DOCE DO MARANHÃO-MA RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS RESPOSTAS DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 333, DE 19 DE SETEMBRO DE 2013

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 333, DE 19 DE SETEMBRO DE 2013 PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 333, DE 19 DE SETEMBRO DE 2013 A MINISTRA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO E O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO, no uso das atribuições

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE A presente Política de Controle de Registros e Contabilidade compõe a regulamentação pertinente ao Programa de Integridade da Fundação Instituto de Pesquisa

Leia mais

Carta do Presidente da Crown

Carta do Presidente da Crown Código de Conduta Carta do Presidente da Crown A reputação de integridade da Crown não é apenas construída com base na qualidade de seus produtos e serviços, mas também conta com um histórico de honestidade,

Leia mais

Controles Internos POLÍTICA DE SIGILO E CONFIDENCIALIDADE

Controles Internos POLÍTICA DE SIGILO E CONFIDENCIALIDADE Controles Internos POLÍTICA DE SIGILO E CONFIDENCIALIDADE 1. O presente Código de Conduta tem também como objetivo estabelecer a política de sigilo e confidencialidade e de proteção propriedade intelectual

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO nº 14/2016 DEPARTAMENTO DE CONTRATOS DO IFSC

BOLETIM INFORMATIVO nº 14/2016 DEPARTAMENTO DE CONTRATOS DO IFSC BOLETIM INFORMATIVO nº 14/2016 DEPARTAMENTO DE CONTRATOS DO IFSC FISCALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE VIGILÂNCIA PARTE I I. A diferença entre VIGIA e VIGILANTE Vigilantes e/ou guardas de segurança são profissionais

Leia mais

MATEMÁTICA (Licenciatura) Noturno

MATEMÁTICA (Licenciatura) Noturno assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 MATEMÁTICA (Licenciatura) Noturno Segunda Etapa Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego/correlação de tempos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Sumário Introdução Regras de Conduta da MIP Gestão do Código de Ética e Conduta da MIP Glossário Termo de Compromisso 03 05 10 12 15 3 Introdução O propósito da MIP Engenharia

Leia mais

Este ciclo refere-se ao período do 1º ao 10º mês de estágio probatório

Este ciclo refere-se ao período do 1º ao 10º mês de estágio probatório SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL 1º CICLO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO SERVIDOR DOCENTE EM ESTÁGIO PROBATÓRIO Este ciclo refere-se

Leia mais