Orientações para a aprovação da renovação de Estágio não obrigatório pela Coordenação do Curso de Educação Física:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orientações para a aprovação da renovação de Estágio não obrigatório pela Coordenação do Curso de Educação Física:"

Transcrição

1 Orientações para a aprovação da renovação de Estágio não obrigatório pela Coordenação do Curso de Educação Física: 1º - O aluno deve cadastrar o Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório (caso o termo de compromisso seja emitido por um Agente de Integração ou Empresa que emite o próprio termo de compromisso) no site e aguardar a análise e aprovação do Unisinos Carreiras e do Professor Orientador de Estágio da Unisinos. IMPORTANTE: Para as empresas que possuem convênio direto com o Unisinos Carreiras, o cadastro da solicitação de estágio deve ser feito pela empresa. Não pode ser feito pelo aluno. 2º - O aluno receberá um da aprovação do seu estágio e deverá dirigir-se até a Coordenação do Curso de Educação Física com os documentos relacionados abaixo e as vias do Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório, faltando somente a assinatura da Instituição de Ensino: Projeto de renovação (modelo em anexo); Declaração do profissional (CREF, MEC) responsável pela supervisão do estágio (modelo em anexo), juntamente com a cópia do registro do CREF, MEC ou do diploma, frente e verso (modelo em anexo); Relatório de Atividades (modelo em anexo); Relatório Semestral (modelo em anexo); Termo de compromisso de estágio, já emitido, faltando somente a assinatura do Unisinos Carreiras. 3º - Estes documentos serão lidos, discutidos e avaliados pelo Professor Lino, com o objetivo de dar continuidade ao processo de formalização do estágio. 4º - Após a AUTORIZAÇÃO do estágio pela Coordenação do Curso de Educação Física, o aluno deverá trazer todas as vias do Termo de Compromisso de Estágio juntamente com a AUTORIZAÇÃO, no Atendimento Unisinos Carreiras, para ser assinado pela Instituição de Ensino.

2 1. Projeto de Renovação do Estágio (Deve ser entregue, obrigatoriamente, na Coordenação do Curso de Educação Física) 1. Identificação Nome Completo Número de Matrícula Endereço Particular Endereço eletrônico Telefones para contatos Área (s) que a (s) qual (is) versará o estágio Local do estágio Período do estágio Tempo de duração do estágio (total de horas) Número de horas semanais Assinatura do supervisor(a)de campo e do estagiário(a). 2. Justificativa Nesta seção você deverá discorrer acerca do motivo da continuação deste estágio. Obviamente, você não se matricularia na mesma disciplina outra vez se já tivesse sido aprovado. Portanto, ao fazer seu projeto visando a renovação procure explicitar a necessidade da continuação do mesmo. 3. Objetivos Pergunte-se o que faltou desenvolver e proponha-se a isto agora. Não se esqueça que os objetivos referem-se ao público alvo e não a você. 4. Metodologia Nesta seção você explicará, o mais detalhadamente possível e com a respectiva fundamentação teórica a maneira como pretende alcançar os objetivos estabelecidos. Não esqueça de caracterizar o público alvo e descrever as etapas do trabalho. 5. Avaliação Nesta seção você deverá explicitar os procedimentos para verificar se os objetivos foram alcançados. Cuide para que os procedimentos de avaliação sejam coerentes com os objetivos., de de.

3 2. DECLARAÇÃO Eu, sob o registro do CREF ou MEC nº (ou diploma profissional frente e verso) (xerox em anexo) declaro, sem qualquer ônus trabalhista, ser responsável direta(o) pelo estágio da(o) aluna(o) no período de / / a / / e desenvolvido na(o). Na oportunidade assumo o compromisso de remeter, semestralmente, para a Coordenação do Curso de Educação Física da UNISINOS o relatório descritivo do desempenho, bem como o preenchimento do formulário de avaliação da aluna(o) supra citada(o). Cordialmente, CARO SUPERVISOR FIQUE ATENTO AO SEGUINTE: De acordo com a Carta Recomendatória n o 01/05 do CREF2/RS, para caracterização da situação de estágio serão verificadas pelo agente de fiscalização e orientação do CREF2/RS as seguintes condições: a)identificação do Profissional de Educação Física devidamente habilitado, orientando e acompanhando a atividade que estiver sendo objeto do estágio. Entende o CREF2/RS, como orientação da atividade a determinação do conteúdo, intensidade, volume e forma de aplicação das atividades propostas, assumindo a responsabilidade ética por elas e como acompanhamento da atividade a observação direta da mesma, mantendo-a dentro de seu campo de visão, de forma a possibilitar condições de ação imediata em caso de conduta imprópria do estagiário ou algum incidente que ocorra durante a sessão de atividades que são desenvolvidas sob sua responsabilidade ética. O não atendimento às situações citadas neste item descaracteriza a situação de estágio (...). O Profissional de Educação Física que deveria estar orientando e acompanhando a atividade de estágio, bem como o Responsável Técnico pela entidade serão denunciados à Comissão de Ética do CREF2/RS pelo descumprimento de suas obrigações profissionais (...).

4 3. RELATÓRIO DE ATIVIDADES O Relatório de Atividades (inciso IV do artigo 7º da Lei Nº /2008) deve ser preenchido pelo Estagiário e pelo Supervisor da Parte Concedente, em três vias, pois integra o processo de acompanhamento do estágio. Seu preenchimento é obrigatório, devendo ser entregue ao Unisinos Carreiras, a cada 6(seis) meses de atividades e ao término do estágio. DADOS DO ESTAGIÁRIO Nome: Curso: Nº de Matrícula: Telefone: DADOS DA PARTE CONCEDENTE Período do estágio (seis últimos meses): / / a / / Nome da Parte Concedente: Nome do Supervisor da Parte Concedente: Formação/Cargo do Supervisor da Parte Concedente: Setor onde o estágio é desenvolvido: Qualidade Facilidade de aprendizagem INFORMAÇÕES A SEREM PREENCHIDAS PELO SUPERVISOR DA PARTE CONCEDENTE: Nunca executa com qualidade as atividades que lhe são atribuídas. Aprende com muita dificuldade. Raramente executa com qualidade atividades que lhe são atribuídas. Aprende com alguma dificuldade. Frequentemente executa com qualidade as atividades que lhe são atribuídas. Aprende com relativa facilidade. Sempre executa com qualidade as atividades que lhe são atribuídas. Aprende com facilidade. É desinteressado. Demonstra algum Demonstra Demonstra grande Não faz perguntas. interesse pelo que lhe interesse pelo que lhe interesse pelo que lhe é Interesse é ensinado. é ensinado. Faz ensinado. Faz Raramente faz perguntas. perguntas necessárias perguntas. e pertinentes. Deixa de cumprir Seguidamente Dificilmente precisa Nunca precisa ser as atividades que lhe precisa ser lembrado ser lembrado de suas lembrado de suas Responsabilidade são atribuídas. de suas atividades. atividades. atividades. Raramente Geralmente Geralmente Sempre colabora colabora com os colabora com os colabora com os com os colegas. Cooperação colegas. colegas, mas nem colegas, quando sempre o faz com solicitado. boa vontade. Ignora as normas Costuma não Geralmente Sempre age de Disciplina cumprir as normas cumpre as normas acordo com as normas

5 Seguidamente Algumas vezes Raramente falta, Sempre cumpre o Assiduidade e falta, ou não cumpre o falta, ou não cumpre ou não cumpre o horário estabelecido. pontualidade horário estabelecido. o horário horário estabelecido. estabelecido. PARECER DO PROFESSOR ORIENTADOR DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: Assinatura do Estagiário Assinatura do Supervisor da Parte Concedente Assinatura do Professor Orientador da Unisinos

6 4. Relatório Semestral/Final (obs: No caso de rescisão, o Relatório Final deverá ser entregue para solicitar o TERMO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO) Sumário Introdução: Deverá apresentar o objetivo geral e os objetivos específicos que nortearam as atividades desenvolvidas no estágio; onde se desenvolveu, as características do local e da população e o período em que ocorreu. A introdução será finalizada com um breve comentários sobre a estrutura do relatório. Desenvolvimento: Deverá descrever as ações implementadas com o finalidade de alcançar os objetivos e discutir a adequação destas com base em referencial teórico. Avaliar seu desempenho em propor e implementar modificações na forma de desenvolver o trabalho. Procure, na medida do possível, representar os dados referentes à evolução do seu trabalho na forma de gráficos e tabelas e os analise com base em referenciais teóricos explicitados. É importante ressaltar que as atividades devem ser comentadas de forma crítica, havendo o estabelecimento da relação das mesmas com os conteúdos vistos no curso de Educação Física. Considerações Finais: Deverá conter um parecer geral sobre o estágio apontando claramente de que maneira esta experiência foi importante na sua formação profissional. Poderá, também, conter sugestões para o aperfeiçoamento do estágio.

7 TERMO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO O Termo de Realização de Estágio (inciso V do artigo 9.º da Lei N.º /2008) deve ser preenchido e assinado pelo Supervisor da Parte Concedente, em TRÊS VIAS, e entregue ao Unisinos Carreiras por ocasião do desligamento/término do estágio do aluno. Nele, deverão constar as informações de todo o período de estágio realizado na Parte Concedente. Mediante o correto preenchimento e a entrega deste documento haverá aproveitamento automático destas horas como atividade complementar para o aluno. Nome: Curso: DADOS DO ESTAGIÁRIO N.º de Matrícula: Telefone: DADOS DO ESTÁGIO Período de estágio: (período total que o aluno estagiou na Parte Concedente) Carga horária total cumprida no período descrito acima: (Informe a carga horária total. O documento não será aceito com informação de carga horária diária, semanal ou mensal) Nome da Parte Concedente: Nome do Supervisor da Parte Concedente: Formação/Cargo do Supervisor da Parte Concedente: Setor onde o estágio foi desenvolvido: Indique resumidamente as atividades desempenhadas pelo estagiário. Assinale na grade a avaliação correspondente ao nível de desempenho do estagiário. DESEMPENHO ITEM Fraco Regular Bom Assiduidade e pontualidade Cumprimento das atividades propostas Disposição e interesse em aprender Preparo técnico-científico para as atividades Capacidade para apresentar sugestões/iniciativa Integração com os colegas e superiores Capacidade de adaptação às normas da Parte Concedente Avaliação final do Supervisor da Parte Concedente: Satisfatório Não satisfatório Avaliação final do Prof. Orientador da Instituição de Ensino: Assinatura do Supervisor e carimbo da Parte Concedente Assinatura do Prof. Orientador da Inst. de Ensino Satisfatório Não satisfatório

Orientações para a aprovação do início do estágio não obrigatório pela Coordenação do Curso de Educação Física:

Orientações para a aprovação do início do estágio não obrigatório pela Coordenação do Curso de Educação Física: Orientações para a aprovação do início do estágio não obrigatório pela Coordenação do Curso de Educação Física: 1º - O aluno deve cadastrar o Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório (caso o termo

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/ TGP

RESOLUÇÃO 01/ TGP UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - SEPT COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO - CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 056/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 056/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 056/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Fotografia O Diretor da, no uso de suas atribuições previstas no

Leia mais

Informações que você precisa saber para avaliar o seu estágio:

Informações que você precisa saber para avaliar o seu estágio: Para Alunos 2 Informações que você precisa saber para avaliar o seu estágio: A avaliação do estágio é obrigatória a cada seis meses, conforme previsto na Lei 11.788/2008 (inciso IV do artigo 7º) e/ou quando

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS CENTRO UNIVERSITÁRIO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS CENTRO UNIVERSITÁRIO FEDERAL REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE INTERESSE CURRICULAR DO CURSO DE QUÍMICA DA Efoa/Ceufe Resolução Nº 007/2005 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) O presente regulamento foi elaborado tendo

Leia mais

ESTÁGIO. O que é necessário para iniciar um estágio?

ESTÁGIO. O que é necessário para iniciar um estágio? ESTÁGIO Estágio é uma atividade acadêmica, definido como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação do educando para o trabalho profissional. O

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Bacharelado em Moda.

Art. 1º Aprovar o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Bacharelado em Moda. INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 029/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Bacharelado em Moda O Diretor da, no uso de suas atribuições previstas

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Farmácia.

Art. 1º Aprovar o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Farmácia. INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 025/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Farmácia O Diretor da, no uso de suas atribuições previstas no Estatuto

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1. O Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura é uma disciplina obrigatória, com carga horária de 180 horas, que pode ser realizada junto a uma

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. TÍTULO I Da definição do Estágio Supervisionado e suas finalidades

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. TÍTULO I Da definição do Estágio Supervisionado e suas finalidades REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO I Da definição do Estágio Supervisionado e suas finalidades Art. 1 - Nos termos da lei 11.788 de Vinte e Cinco de Setembro de Dois Mil e Oito, considera-se

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO Regulamenta a realização de estágio no âmbito do curso de Bacharelado em Ciências da Computação do Instituto

Leia mais

ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO

ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO 2019 ESTÁGIOS Manual do Aluno Apresentação Este manual visa esclarecer e orientar sobre as normas dos Estágios Curriculares Obrigatórios e Não Obrigatórios. A leitura deste material

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 021/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 021/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 021/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Educação Física Bacharelado e Licenciatura O Diretor da, no uso

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 047/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 047/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 047/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Engenharia Biomédica O Diretor da, no uso de suas atribuições previstas

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 058/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 058/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 058/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Gestão da Produção Industrial O Diretor da, no uso de suas atribuições

Leia mais

Informações que você precisa saber para finalizar o seu estágio:

Informações que você precisa saber para finalizar o seu estágio: Para Alunos 2 Informações que você precisa saber para finalizar o seu estágio: A avaliação do estágio é obrigatória a cada seis meses, conforme previsto na Lei 11.788/2008 (inciso IV do artigo 7º) e quando

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Resolução 010/2011 Regulamenta os Estágios Obrigatórios e não Obrigatórios dos Cursos de Graduação da Faculdade Meridional / IMED REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

CADASTRO DA SOLICITAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO. Acessar o portal Aba Para Empresas Faça Login

CADASTRO DA SOLICITAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO. Acessar o portal   Aba Para Empresas Faça Login CADASTRO DA SOLICITAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO Acessar o portal www.unisinos.br/carreiras Aba Para Empresas Faça Login Já tenho cadastro digite o login e senha - Entrar Página da empresa irá visualizar:

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO. Supervisão: Coordenação do Núcleo de Práticas Jurídicas Prof.ª. Thais Teixeira Rodrigues

PLANO DE ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO. Supervisão: Coordenação do Núcleo de Práticas Jurídicas Prof.ª. Thais Teixeira Rodrigues PLANO DE ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Supervisão: Coordenação do Núcleo de Práticas Jurídicas Prof.ª. Thais Teixeira Rodrigues LOCAL DO ESTÁGIO: Pessoa Jurídica de Direito, inscrita

Leia mais

ANEXO III - Estágio Obrigatório

ANEXO III - Estágio Obrigatório ANEXO III - Estágio Obrigatório O Estágio Supervisionado inicia- se, de acordo com a legislação vigente, na segunda metade do curso e tem como objetivo possibilitar ao acadêmico de Engenharia de Energias

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR Câmpus Londrina Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR Câmpus Londrina Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR Câmpus Londrina Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção NORMAS E PROCEDIMENTOS COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar os estágios do curso de Engenharia da Computação,

Leia mais

Normas complementares do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet - Câmpus Toledo para as atividades do Estágio Supervisionado

Normas complementares do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet - Câmpus Toledo para as atividades do Estágio Supervisionado Normas complementares do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas - Câmpus Toledo para as atividades do Estágio Supervisionado Toledo, 2016 Estágio Supervisionado - Normas Complementares. O colegiado

Leia mais

Resolução 025/2012 da Pró-Reitoria de Graduação

Resolução 025/2012 da Pró-Reitoria de Graduação REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E URBANA Resolução 025/2012 da Pró-Reitoria de Graduação Capitulo I Da definição Art. 1º - O estágio não obrigatório, de caráter

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Engenharia da Computação.

Art. 1º Aprovar o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Engenharia da Computação. INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 038/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Engenharia da Computação. O Diretor da, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Bacharelado em Sistemas de Informação Campus Quixadá

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Bacharelado em Sistemas de Informação Campus Quixadá REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Bacharelado em Sistemas de Informação Campus Quixadá A COORDENAÇÃO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÂO da UFC em Quixadá, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO DE INTERESSE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Resolução nº 001./2007 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS E FINALIDADES

Leia mais

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve:

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Regulamento Interno de Estágio O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Art. 1º Aprovar o Regulamento Interno de Estágio dos alunos

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS 1/14 Escola Mario Amato Faculdade de Tecnologia Ambiental SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 3 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 5 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 6 CONCLUSÃO

Leia mais

ESTÁGIO. O que é necessário para iniciar um estágio?

ESTÁGIO. O que é necessário para iniciar um estágio? ESTÁGIO Estágio é uma atividade acadêmica, definido como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação do educando para o trabalho profissional. O

Leia mais

APÊNDICE C Normas para Estágio Obrigatório

APÊNDICE C Normas para Estágio Obrigatório 159 APÊNDICE C Normas para Estágio Obrigatório Capítulo I - Requisitos de acesso Art. 1 - Será permitida a realização de Estágio Obrigatório em Engenharia de Software ao aluno que já tenha concluído, no

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DA UTFPR TD

NORMAS COMPLEMENTARES DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DA UTFPR TD NORMAS COMPLEMENTARES DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DA UTFPR TD Aprovado pelo colegiado do da UTFPR-TD em 11 de Abril de 2017 TOLEDO Abril 2017 NORMAS COMPLEMENTARES

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO. Jataí - GO 2018

DOCUMENTAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO. Jataí - GO 2018 DOCUMENTAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO Jataí - GO 2018 DOCUMENTAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO O Estágio Obrigatório e Não Obrigatório são atividades

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO II CARACTERÍSTICAS GERAIS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO II CARACTERÍSTICAS GERAIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia de Energia é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos:

Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos: 11/05/18 1- FLUXO DE ESTÁGIO Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos: A) ENCAMINHAMENTO PARA OS ESTÁGIOS. A.1- A busca pelo estágio é de responsabilidade do aluno. Caso seja

Leia mais

ESTÁGIO. O que é necessário para iniciar um estágio?

ESTÁGIO. O que é necessário para iniciar um estágio? ESTÁGIO Estágio é uma atividade acadêmica, definido como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação do educando para o trabalho profissional. O

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NA UFERSA PARA ESTUDANTES DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NA UFERSA PARA ESTUDANTES DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO UFERSA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS PROGEPE DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL DDP SEÇÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO

Leia mais

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL Joinville, 13 de julho de 2017. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar

Leia mais

Como cadastrar a solicitação de estágio?

Como cadastrar a solicitação de estágio? Início do Como cadastrar a solicitação de estágio? - Para iniciar o cadastro tenha em mãos o Termo de Compromisso de (TCE). - O cadastro da solicitação de estágio não pode ultrapassar 10 dias a partir

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO (LEI , DE 25 DE SETEMBRO DE 2008)

ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO (LEI , DE 25 DE SETEMBRO DE 2008) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Av. Ministro Olavo Drummond, n. 25, bairro Amazonas Araxá-MG CEP: 38180-510 Fone: (34) 3669-4507 -

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTA: Estabelece normas para o funcionamento do Estágio do Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais. O Colegiado

Leia mais

O Presidente do CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ CRCCE, no uso de suas atribuições legais e regimentais;

O Presidente do CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ CRCCE, no uso de suas atribuições legais e regimentais; 1 PORTARIA Nº CRC-CE 092/2018 FIXA REGRAS DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO NO ÂMBITO DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ-CRCCE. O Presidente do CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ CRCCE,

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO O curso de Bacharelado em Engenharia Civil tem a obrigatoriedade do estágio supervisionado, tendo a carga horária total de 160 (cento

Leia mais

RELATÓRIO DE VISITA A UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO

RELATÓRIO DE VISITA A UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO Relatório de Visita a Unidade Concedente de Estágio Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ RELATÓRIO DE VISITA A

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO Dispõe sobre o Acompanhamento e Orientação do Estágio do Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO E DE TECNOLOGIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS, CARGA HORÁRIA E CAMPO DE ATUAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO E DE TECNOLOGIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS, CARGA HORÁRIA E CAMPO DE ATUAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO E DE TECNOLOGIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS, CARGA HORÁRIA E CAMPO DE ATUAÇÃO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO NESPE Art. 1 O Estágio Supervisionado

Leia mais

INSTRUÇÕES NORMATIVAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

INSTRUÇÕES NORMATIVAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO INSTRUÇÕES NORMATIVAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO RESOLUÇÃO Nº 02, de 14 de agosto de 2018 Dispõe sobre a execução e avaliação do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) dos alunos do Curso de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Coordenação do Curso de Bacharelado em Ecologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Coordenação do Curso de Bacharelado em Ecologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Coordenação do Curso de Bacharelado em Ecologia RESOLUÇÃO N 01, 01 de novembro de 2016. Define o Estágio Supervisionado Obrigatório do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE DIREITO Estabelece normas e procedimentos que regulamentam a organização e funcionamento do estágio curricular do Curso de Direito, em conformidade com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO DECISÃO 03/2015 - Altera: Decisão n o 03/2013 ESTÁGIO SUPERVISIONADO A, reunida em 18 de novembro de 2015, no uso de suas atribuições, DECIDE Regulamentar a atividade de Ensino de Estágio Supervisionado,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 100, DE 13 DE DEZEMBRO DE CAPÍTULO I Da Definição

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 100, DE 13 DE DEZEMBRO DE CAPÍTULO I Da Definição MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-001 Fone: (35) 3701-9152 grad@unifal-mg.edu.br UNIVERSIDADE

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO Conforme Resolução da UNIPAMPA, nº 20, de 26 de novembro de 2010, Art.19, é necessária a existência de convênio entre a UNIPAMPA e a parte concedente do estágio.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 047, DE 12 DE SETEMBRO DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 047, DE 12 DE SETEMBRO DE 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 047, DE 12 DE SETEMBRO DE 2018 Aprova a Regulamentação do Estágio Obrigatório do Curso de Ciência da Computação

Leia mais

Manual do Estágio Supervisionado. Sistemas de Informação 4º. ano Estágio Supervisionado. Sumário

Manual do Estágio Supervisionado. Sistemas de Informação 4º. ano Estágio Supervisionado. Sumário Manual do Estágio Supervisionado Sistemas de Informação 4º. ano Estágio Supervisionado Sumário SUMÁRIO 1. Introdução 3 2. O que é o Estágio Supervisionado 3 2.1 Fundamentação legal do Estágio Supervisionado

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE QUÍMICA E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COMISSÃO DE ESTÁGIO E MONOGRAFIA NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Pelotas, maio de 2009. NORMAS DOS ESTÁGIOS

Leia mais

a partir do dia 19 de março Aluno On-line.

a partir do dia 19 de março Aluno On-line. MANUAL DO ALUNO A Central de Carreiras da Universidade Positivo, pensando na comodidade e modernização de seus processos de regularização de estágio, implementará, a partir do dia 19 de março, a solicitação

Leia mais

ANEXO I REQUERIMENTO DE APROVEITANDO DE HORAS TRABALHADAS COMO ESTÁGIO

ANEXO I REQUERIMENTO DE APROVEITANDO DE HORAS TRABALHADAS COMO ESTÁGIO ANEXO I REQUERIMENTO DE APROVEITANDO DE HORAS TRABALHADAS COMO ESTÁGIO À Ssupervisão de Estágio Eu,, regularmente matriculado (a) no Curso de do IFAP, Matrícula, venho solicitar que as horas trabalhadas

Leia mais

Instrução Normativa Conjunta 02/2014 PROGRAD/PROREC

Instrução Normativa Conjunta 02/2014 PROGRAD/PROREC Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA

Leia mais

Orientações Kit do Estudante

Orientações Kit do Estudante Orientações Kit do Estudante O Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes. Ele integra o itinerário

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001/2017 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001/2017 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001/2017 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de Estágio Obrigatório do Curso de Gastronomia Campus Porto Alegre currículo 1e Campus São Leopoldo currículo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO Nº 04/2011 Dispõe sobre as normas para Estágio Curricular Supervisionado e Extracurricular do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca.

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFAL-MG

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFAL-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL Curso de Graduação Bacharelado

ENGENHARIA CIVIL Curso de Graduação Bacharelado FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida ENGENHARIA CIVIL Curso de Graduação Bacharelado REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sinop - MT REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Dispõe

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE BIOTECNOLOGIA. Instrução normativa Nº 01/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE BIOTECNOLOGIA. Instrução normativa Nº 01/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE BIOTECNOLOGIA Instrução normativa Nº 01/2016 Revoga a IN Nº 02/2013 e estabelece as normas referentes à orientação e à avaliação

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NA UFERSA PARA ESTUDANTES DA UFERSA

ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NA UFERSA PARA ESTUDANTES DA UFERSA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO UFERSA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS PROGEPE DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL DDP SEÇÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Leia mais

Regulamento de Estágio. Apresentação

Regulamento de Estágio. Apresentação Apresentação Caro aluno, o período de estágio é o seu primeiro contato com a vida profissional. Você encontrará na indústria condições às vezes bem diferentes do que a escola lhe oferece. O ambiente lhe

Leia mais

ANEXO III MINUTA DO TERMO DE COMPROMISSO

ANEXO III MINUTA DO TERMO DE COMPROMISSO ANEXO III MINUTA DO TERMO DE COMPROMISSO MODELO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (para alunos externos estagiarem no como órgão da Administração Federal) Estágio nº 001/ 2019 TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E INFORMÁTICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E INFORMÁTICA Universidade da Região da Campanha Centro de Ciências da Economia e Informática REGULAMENTO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E INFORMÁTICA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

Leia mais

Recredenciamento Portaria MEC 347, de D.O.U ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE OS ESTÁGIOS BÁSICOS EM PSICOLOGIA (2017)

Recredenciamento Portaria MEC 347, de D.O.U ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE OS ESTÁGIOS BÁSICOS EM PSICOLOGIA (2017) Recredenciamento Portaria MEC 347, de 05.04.2012 - D.O.U. 10.04.2012 ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE OS ESTÁGIOS BÁSICOS EM PSICOLOGIA (2017) Tendo em vista a realização dos Estágios Básicos do Curso de Psicologia,

Leia mais

Para Conveniados. O cadastro da solicitação do estágio deve ser realizado pela Empresa/Profissional Liberal/Agente de Integração e não pelo aluno.

Para Conveniados. O cadastro da solicitação do estágio deve ser realizado pela Empresa/Profissional Liberal/Agente de Integração e não pelo aluno. Para Conveniados O convênio entre a Empresa/Profissional Liberal/Agente de Integração deve estar firmado e aprovado pelo Unisinos Carreiras antes do cadastro da solicitação do estágio. O cadastro da solicitação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Ementa: Dispõe a respeito do Estágio Obrigatório e Não- Obrigatório no âmbito do Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

EDITAL Nº 07/2011 NPJ

EDITAL Nº 07/2011 NPJ EDITAL Nº 07/2011 NPJ A Coordenação do Núcleo de Prática Jurídica, no uso de suas atribuições regimentais, torna público aos interessados a regulamentação da disciplina de ESTÁGIO SUPERVISIONADO para o

Leia mais

O cadastro da solicitação de estágio no portal do Unisinos Carreiras SOMENTE é feito pelo ALUNO quando o estágio é realizado nos seguintes LOCAIS:

O cadastro da solicitação de estágio no portal do Unisinos Carreiras SOMENTE é feito pelo ALUNO quando o estágio é realizado nos seguintes LOCAIS: Para Alunos O cadastro da solicitação de estágio no portal do Unisinos Carreiras SOMENTE é feito pelo ALUNO quando o estágio é realizado nos seguintes LOCAIS: Tribunal de Justiça CNPJ: 89.522.064/0001-66

Leia mais

Instruções para o início do Estágio Obrigatório Bacharelado - EAD

Instruções para o início do Estágio Obrigatório Bacharelado - EAD Instruções para o início do Estágio Obrigatório Bacharelado - EAD Clique em Estágios Obrigatórios e siga o passo a passo para a formalização do Estágio Bacharelado EAD. Acesse as orientações do Curso de

Leia mais

Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos:

Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos: 31/07/17 1- ESTÁGIOS Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos: A) ENCAMINHAMENTO PARA OS ESTÁGIOS. A.1- A busca pelo estágio é de responsabilidade do aluno. Caso seja solicitado,

Leia mais

Manual de Orientações do Estágio Curricular Supervisionado

Manual de Orientações do Estágio Curricular Supervisionado Manual de Orientações do Estágio Curricular Supervisionado Curso de Ciências Econômicas Manual de Estágio Supervisionado 1 Sumário Pág. INFORMAÇÕES BÁSICAS... 03 1. Premissa Básica do Estágio Curricular

Leia mais

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM JORNALISMO

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM JORNALISMO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO COLEGIADO DO CURSO JORNALISMO NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 Documentos base: (A) Resolução Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno 2/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de

Leia mais

Orientações Sobre Estágio Supervisionado Obrigatório

Orientações Sobre Estágio Supervisionado Obrigatório Orientações Sobre Estágio Supervisionado Obrigatório 1- O estágio Supervisionado Obrigatório dos Cursos Técnicos de Edi cações, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Transações Imobiliárias, terão carga

Leia mais

INSTRUÇÃO DE PREENCHIMENTO

INSTRUÇÃO DE PREENCHIMENTO INSTRUÇÃO DE PREENCHIMENTO O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) é um documento firmado pela Instituição Concedente, o Estagiário e a Faculdade Dinâmica, para formalização do Estágio, que deverá atender

Leia mais

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DAGA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Telefone: (41) 3360-4360 Fax: (41) 3360-4360 REGULAMENTO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 006, DE 22 DE JANEIRO DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 006, DE 22 DE JANEIRO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-001 Fone: (35) 3701-9152 grad@unifal-mg.edu.br UNIVERSIDADE

Leia mais

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018.

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. DISPÕE SOBRE AS NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E EXTRACURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, DA UNIVERSIDADE

Leia mais

REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EAD

REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EAD REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EAD O presente Regulamento tem o intuito de estabelecer normas gerais para cumprimento da Lei nº.

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA 1. O Estágio Supervisionado O Estágio supervisionado está previsto na Nova LDB (9394/96) no artigo 82: Os sistemas de ensino

Leia mais

Sumário. Cadastro da Solicitação de Início do Estágio Cadastro da Solicitação de Renovação do Estágio...07

Sumário. Cadastro da Solicitação de Início do Estágio Cadastro da Solicitação de Renovação do Estágio...07 Sumário Cadastro da Solicitação de Início do Estágio...02 Cadastro da Solicitação de Renovação do Estágio...07 Cadastro da Solicitação de Alteração do Estágio...11 Cadastro da Solicitação de Rescisão do

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO. Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO. Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN Este Regulamento foi aprovado pelo CONSEPE e entrou em vigor em abril de 2017 Regulamento do Estágio Curricular Obrigatório e Não

Leia mais

Elaboração de Convênios Controle e acompanhamento Publicação Instrução Divulgação de vagas de estágio

Elaboração de Convênios Controle e acompanhamento Publicação Instrução Divulgação de vagas de estágio Elaboração de Convênios Controle e acompanhamento Publicação Instrução Divulgação de vagas de estágio Art. 1 o Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS ANEXO 1 REGULAMENTO DE ESTÁGIOS ENGENHARIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO 49 REGULAMENTO DE ESTÁGIOS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO Estabelece normas para a realização de estágios

Leia mais

Instituto Superior de Tecnologia de Petrópolis - ISTCC-P. Índice

Instituto Superior de Tecnologia de Petrópolis - ISTCC-P. Índice Índice I. Apresentação... 2 II. Caracterização do Estágio... 2 II.1. O que é o Estágio Supervisionado... 2 II.2. Quem pode contratar o Estagiário... 2 II.3. Quais os pré-requisitos para o Estágio Supervisionado...

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Junho - 2014 SUMÁRIO 1 DIRETRIZES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2 DISPENSA DE ESTÁGIO 3 ATRIBUIÇÕES DO RESPONSÁVEL PELA ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO 4 PERFIL

Leia mais

Perguntas e respostas mais frequentes sobre ESTÁGIOS 1. POR QUAL ÓRGÃO DEVO INICIAR A FORMALIZAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO?

Perguntas e respostas mais frequentes sobre ESTÁGIOS 1. POR QUAL ÓRGÃO DEVO INICIAR A FORMALIZAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO? Perguntas e respostas mais frequentes sobre ESTÁGIOS 1. POR QUAL ÓRGÃO DEVO INICIAR A FORMALIZAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO? O Setor de Estágio (SESTA) da Diretoria de Ensino da Pró -Reitoria de Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 1º DE JUNHO DE 2012

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 1º DE JUNHO DE 2012 RESOLUÇÃO Nº 1, DE 1º DE JUNHO DE 2012 Estabelece normas para realização, execução e avaliação do Estágio Obrigatório e Optativo no Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-rei.

Leia mais

Orientações para iniciar o estágio obrigatório. Licenciatura Presencial

Orientações para iniciar o estágio obrigatório. Licenciatura Presencial Orientações para iniciar o estágio obrigatório Licenciatura Presencial Acesse o site www.unisinos.br/carreiras Instruções para o início do Estágio Obrigatório de Licenciatura - Presencial e faça login

Leia mais

DECRETO EXECUTIVO Nº 040/2005 1º de agosto de 2005

DECRETO EXECUTIVO Nº 040/2005 1º de agosto de 2005 DECRETO EXECUTIVO Nº 00/005 º de agosto de 005 ALTERA O DECRETO EXECUTIVO Nº 0/00 DE 05.06.00 QUE REGULAMENTA A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO DOS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS TIPOS DE ESTÁGIO O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIO - PE

PROGRAMA DE ESTÁGIO - PE PROGRAMA DE ESTÁGIO - PE PERÍODO PROPOSTO: Nº DA ETAPA: Supervisor de estágio do curso: OBJETIVOS DA ETAPA: RESUMO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO PERÍODO PROPOSTO CRONOGRAMA Item 1 2 3 4 5 6 7

Leia mais