Todas as acções de formação terão lugar na sede da empresa:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Todas as acções de formação terão lugar na sede da empresa:"

Transcrição

1 Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, Lisboa Telefone e Fax Site: Correio electrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Acções de Formação para o ano de 2010 Todas as acções de formação terão lugar na sede da empresa: Luis Pavão Limitada Rua Rafael de Andrade, Lisboa Metropolitano: Intendente Autocarros: 30;723;767; 790 Telefone: ; Fax: Horário: 9:30 às 13:00 e 14:30 a 17:00 Nota: Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Serão propostas segundas datas para as acções de formação em que os interessados sejam superiores ao número de inscrições. O número mínimo de participantes é de 6 alunos; caso esse número não seja atingido, a acção de formação poderá será cancelado. Será emitido um certificado de participação para cada acção de formação.

2 1. Preservação de Colecções de Fotografia (antigo Curso Elementar Conservação de Fotografia) Acção de formação destinada a técnicos profissionais, estudantes e outros interessados nas áreas de arquivo, conservação, restauro, museologia, fotografia e ainda coleccionadores de fotografia e fotógrafos. Objectivos: identificação das várias tipologias de fotografia, reconhecimento das alterações e deteriorações inerentes a cada processo fotográfico, tratamentos conservativos adequados e acondicionamentos recomendados para cada processo fotográfico. São ainda discutidas normas de manuseamento e exibição de espécies fotográficas e planos ideais para preservação de colecções fotográficas. A acção de formação é composta por módulos teóricos e módulos práticos. Duração: 2 dias, total de 12 horas de formação. Número de formandos por acção de formação: 8 a 10 Preço: 140 Euros + IVA. Inclui manual do curso, desdobrável, luvas de algodão. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Formadores: Élia Roldão Datas: 16 e 17 de Abril de Datas: 27 e 28 de Setembro de 2010.

3 2. Identificação de Processos Fotográficos Acção destinada a técnicos profissionais, estudantes ou interessados nas áreas de arquivo, conservação, restauro, museologia, fotografia, coleccionadores e fotógrafos. Objectivos: Apresentação dos processo e métodos usados na identificação das espécies fotográficas, tanto de provas fotográficas, fotomecânicas e digitais, como de negativos em vidro e película a cores e preto e branco e ainda de diapositivos. Reconhecimento das formas de deterioração mais vulgares, que são auxiliares na identificação das espécies fotográficas. Apresentação de testes químicos para identificação de suportes plásticos. Abrange os processos mais usados, ao longo da história da fotografia, desde os processos iniciais até à provas de impressora da fotografia digital, referindo as suas características e o seu enquadramento histórico. A acção de formação é composta por módulos teóricos e módulos práticos. Formadores: Catarina Mateus e Luís Pavão Duração: 3 dias, total de 18 horas de formação. Número de formandos por acção de formação: 8 a 10 Preço: 180, 00 Euros + IVA inclui pasta com manual do curso, desdobrável, luvas de algodão. Datas: 27, 28, 29 de Maio de 2010.

4 3. Avaliação de Qualidade da Imagem Digital Acção destinada a responsáveis de arquivos e bibliotecas, envolvidos em projectos de conversão digital dos seus acervos, fotógrafos, editores de imagem, técnicos profissionais de digitalização, estudantes e outros interessados nas áreas de ilustração, fotografia e arquivo. Objectivos: Introdução do conceito de qualidade da imagem digital. Apresentação de métodos e parâmetros para avaliação, com segurança, da qualidade da imagem digital. Apresentação e reconhecimento de defeitos, com origem na conversão digital ou no processamento digital da imagem. Apresentação de ferramentas dos programas de imagem, que são auxiliares na avaliação da qualidade. A acção de formação é composta por módulos teóricos e módulos práticos. Formadores: Maria Mantero Morais e Luis Pavão. Duração: 1 dia. Número de formandos por acção de formação: 8 a 10. Preço: 80, 00 Euros + IVA. O preço inclui pasta com manual do curso e desdobrável. Datas: 24 de Setembro de 2010.

5 4. Descrição de Colecções de Fotografia Acção destinada a técnicos profissionais que trabalhem com documentação fotográfica em arquivos, museus, bibliotecas ou estudantes interessados na área. Objectivos: introdução à área de organização e descrição de colecções de fotografia. O curso é constituído por quatro módulos, onde são definidos conceitos e apresentadas noções dobre a descrição de fotografia incluindo a descrição individual e por conjuntos tendo em conta as normas ISAD-G e Sepiades; serão apresentados vários tipos de base de dados. A acção de formação é composta por módulos teóricos e módulos práticos. Requisitos de admissão: frequência do Curso de Preservação de Colecções de Fotografia (da Luis Pavão Limitada) ou curriculum nesta área que justifique a admissão no curso. Formador: Sónia Casquiço Duração: 2 dias Número de formandos por acção de formação: 8 a 10. Preço: 140, 00 Euros + IVA inclui pasta com manual do curso e desdobrável. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Datas: 24 e 25 de Junho de Datas: 15 e 16 de Outubro de 2010.

6 5. Introdução à conservação de documentos gráficos Curso destinado a técnicos de conservação, estudantes de conservação e restauro, museologia, coleccionadores, entre outros. Objectivos: introdução à conservação de documentos gráficos, identificação dos diferentes tipos de papel, reconhecimento de alterações e deteriorações inerentes, definição de condições ambientais de arquivo adequadas ao papel, tratamentos adequados e acondicionamentos específicos. São ainda discutidas normas de manuseamento e exposição, planos ideais para preservação de documentos gráficos. A acção de formação é composta por quatro módulos teóricos e quatro módulos práticos. Formador: Lúcia Alberto Duração: 2 dias. Número de formandos por acção de formação: 8 a 10. Preço: 140, 00 Euros + IVA inclui pasta com manual do curso e desdobrável. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Datas: 22 e 23 de Abril de

7 6. Construção de Embalagens de Conservação de Fotografias Acção de formação teórica, destinada a técnicos de conservação, com experiência em conservação de fotografia, fotógrafos, estudantes de conservação e restauro e de fotografia. Requisitos de admissão: frequência do Curso de Preservação de Colecções de Fotografia (da Luis Pavão Limitada) ou curriculum nesta área que justifique a admissão no curso. Objectivos: Concepção teórica de embalagens para arquivo e exibição de fotografias, escolha dos materiais adequados para a construção das embalagens. Apresentação de diversos tipos de álbuns e explicação das formas de os construir; apresentação de soluções para armazenamento económico de grandes quantidades de fotografias. Número de formandos por acção de formação: 8 a 10. Formador: Luis Pavão. Duração: 1 dia. Preço: 80, 00 Euros + IVA Inclui pasta com manual do curso e desdobrável. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Data: 30 de Outubro de 2010.

8 7. Conservação e Restauro de Fotografia Acção de formação destinada a técnicos de conservação, com experiência em conservação de fotografia; estudantes de conservação e restauro. Requisitos de admissão: frequência do Curso de Preservação de Colecções de Fotografia (da Luis Pavão Limitada) ou curriculum nesta área que justifique a admissão no curso. Conteúdos: limpeza química e mecânica das diferentes espécies fotográficas, estabilização de negativos em vidro quebrados ou com emulsão levantada, reparação de rasgos em provas, reintegração de lacunas no suporte de papel (lacunas no suporte em papel). A acção de formação é composta por módulos teóricos e módulos práticos. Duração: 2 dias. Número de formandos por acção de formação: 8 a 10. Preço: 140, 00 Euros + IVA inclui pasta com manual do curso e desdobrável, todos os materiais estão incluídos. Formador: Élia Roldão e Catarina Mateus Datas: 8 e 9 de Julho de 2010.

9 8. Preenchimento de Lacunas e Retoque em Fotografia Acção de formação destinada a Conservadores - Restauradores e estudantes de conservação e restauro. Requisitos de admissão: formação na área de Conservação e Restauro. Conteúdos: Preenchimento de lacunas ao nível do suporte, do meio ligante e do material formador da imagem e reintegração cromática, em provas de papel de revelação e provas de albumina e papéis de escurecimento directo industrial. Duração: 1 dia Número de formandos: 8 a 10. Preço: 80, 00 Euros + IVA. inclui pasta com manual do curso e desdobrável, todos os materiais estão incluídos. Formadores: Ana Coelho e Élia Roldão Data: 31 de Maio de 2010.

10 9. Identificação de Componentes do Papel Curso destinado a técnicos de conservação, estudantes de conservação e restauro, museologia, coleccionadores, entre outros. Objectivos: O papel, material compósito composto por um entrançado de fibras celulósicas e por materiais aditivos, tem sofrido alterações na sua composição ao longo do tempo. Os diferentes materiais empregues atribuem características específicas ao papel produzido. Tendo como apoio a História do Papel e as suas técnicas de produção, é possível caracterizar um papel e balizá-lo num determinado período de tempo através da identificação dos seus componentes. Esta identificação pode ser feita através de Testes Microquímicos e de Identificação das Fibras do Papel. Neste curso teórico pretende-se fazer a caracterização de diferentes tipos de papel através da observação de amostras recolhidas, preparadas e submetidas aos diversos testes. Formador: Lúcia Alberto Duração: 1 dia. Número de formandos por acção de formação: 8 a 10. Preço: 80, 00 Euros + IVA inclui pasta com manual do curso e desdobrável. Data: 28 de Junho de 2010.

11 Série workshop em conservação Estes workshops são essencialmente práticos, do estilo mãos à obra, com alguma explicação teórica. A sua frequência pressupõe alguma formação anterior, nomeadamente a nossa acção de formação básica em conservação de fotografia. As acções de formação cruzam especialistas de várias áreas, (conservação de fotografia, conservação de papel, restauro de madeiras, acondicionamento, digitalização), podem arrastar-se ao longo de várias sessões, conforme as exigências dos materiais e compassos de espera (colagens, secagens). Todos os materiais didácticos e de intervenção serão fornecidos pela empresa, os alunos são estimulados para trazer os seus próprios materiais e problemas para resolver e intervir neles durante as aulas.

12 Workshop 1 Tratamento de restauro de um álbum de fotografia Este workshop terá a participação de formadores das áreas de restauro de fotografia, papel, e encadernação e imagem digital. Pretende-se realizar uma intervenção de conservação e restauro num álbum de fotografia em mau estado, que consistirá nas acções habituais: desmanchar, remover fotografias de páginas de cartão, retirar colas e restos de cartão, selecção de materiais para as novas páginas, escolher e executar método de encadernação, (argolas, parafusios, carcelas), respeitando ou não o processo inicial, tratamento da capa (limpeza e hidratação), nova montagem das provas (papel ou poliéster ou barras de fixação), folhas de protecção (poliester, tecido fino e ou papel japonês). Serão também abordados aspectos como o respeito pelas legendas e inscrições originais, a digitalização (individual e páginas), tratamento de imagem, forma de numeração, execução da montagem de páginas, acabamento (arredondar cantos, máscaras). Formador: Lúcia Alberto + Élia Roldão + Daniel Cristo. Duração: 3 dia espaçados de uma semana. Número de formandos por acção de formação: 6 a 8. Preço: 180, 00 Euros + IVA inclui pasta com manual do curso e desdobrável. Data: 1, 8, 15 de Outubro de 2010

13 Workshop 2 Intervenção numa prova fotográfica em moldura Este workshop terá a participação de vários formadores das áreas de restauro, fotografia, papel e madeira. Trabalho de conservação de fotografias em molduras deterioradas, apresentando todas as habituais formas de deterioração, ataque xilófago, lacunas ao nível da camada de tinta ou verniz da moldura, cartões originais acidificados, deteriorações da prova fotográfica. Serão discutidas diferentes opções de tratamento: acondicionamento, remoção de suporte, substituição de moldura, construção de um passepartout adequado a cada situação, selecção de método para fixação da prova ao passepartout, substituição do vidro, re-instalação da prova na moldura, fecho da moldura e sistema de suspensão adequado ao método expositivo. Pretende-se tratar tudo o que for possível: abrir a moldura, remover a fotografia e cartões ácidos, separar a prova dos cartões originais em mau estado, descolar e remover e colas e fibras de papel, consolidar a emulsão e a camada de barita da prova fotográfica, preenchimento de lacunas e retoque da imagem com aguarela, reparação da moldura, remoção de elementos metálicos oxidados, desinfestação em expurgo, retoque da madeira ou metal da moldura, retoque de cor, definição do tipo de passepartout mais adequado a cada prova. Trabalho terminado em três dias. Serão intervencionadas duas ou mais molduras, cobrindo situações diferentes de restauro. Formador: Ana Coelho + Élia Roldão. Duração: 3 dias espaçados de uma semana. Número de formandos por acção de formação: 6 a 8. Preço: 180, 00 Euros + IVA inclui todos os materiais e ferramentas. Datas: 6, 13 e 20 de Novembro de 2010

14 Workshop 3 Indexação de imagens fotográficas Definição do conceito de indexação. Apresentação de regras na criação de uma lista de termos de indexação, a importância das relações semânticas (hierarquização, equivalência e associação) e das suas problemáticas, sinonímia, redundância, etc. Apresentação de diversos tipos de termos de indexação, tais como por assuntos, topográficos e/ou onomásticos. Observação de imagens, atribuição de descritores ou palavras-chave a cada imagem apresentada, construção de uma lista coerente de descritores que possa ser usada para consulta. Acção destinada a técnicos profissionais que trabalhem com documentação fotográfica em arquivos, museus, bibliotecas ou estudantes interessados na área. O curso é essencialmente prático, grande parte do tempo é passado a ver imagens projectadas, atribuindo palavras-chave para a sua indexação, trocando pontos de vista entre aluno - aluno e aluno professor. Objectivos: dotar os formandos de conhecimentos elementares na área da indexação, através da aquisição de conhecimentos teóricos e da sua aplicação prática em sala Requisitos de admissão: frequência do Curso de Descrição de Colecções de Fotografia (da Luis Pavão Limitada) ou curriculum nesta área que justifique a admissão no curso. Formador: Sónia Casquiço, Maria Mantero Morais Duração: 1 dia. Número de formandos por acção de formação: 8 a 10. Inclui pasta com manual do curso e desdobrável. Preço: 80, 00 Euros + IVA inclui todos os materiais e ferramentas. Datas: 13 de Novembro de 2010.

15 Workshop 4 Elaboração de inventário e plano de tratamento de uma colecção de fotografia Execução do inventário de uma pequena colecção, observação das unidades de instalação e do seu conteúdo, elaboração de uma ficha de descrição ao nível da unidade de instalação, recolha de informação das espécies fotográficas, contagem, formatos e processos fotográficos existentes na colecção, levantamento de formas de deterioração encontrada e das carências da colecção, discussão das opções de intervenção e elaboração de plano de intervenção, lista de materiais e tratamentos necessários para o tratamento da colecção, prazo de execução e custos. Objectivos: dotar os formandos de conhecimentos inventariação, descrição e planeamento de intervenção, que possam ser a primeira intervenção sobre uma colecção de fotografia. Requisitos de admissão: frequência do Curso de Conservação Descrição de Colecções de Fotografia (da Luis Pavão Limitada) ou curriculum nesta área que justifique a admissão no curso. Formador: Luís Pavão, Margarida Rodrigues Duração: 2 dias. Número de formandos por acção de formação: 8 a 10. Inclui pasta com manual do curso e desdobrável. Datas: 5, 6 de Novembro de Preço: 140, 00 Euros + IVA inclui todos os materiais e ferramentas.

16 Acções de Formação em Ficha de Inscrição Luis Pavão Limitada, Rua Rafael Andrade, Lisboa. Mail: mariamm@lupa.com.pt Nome: Morada: Telemóvel Telefone fixo Instituição: Dados para a factura: Entidade pagadora Morada Cód. Postal Numero Contribuinte: A todas os preços mencionados acresce o IVA, à taxa de 20%. O pagamento dever ser realizado no momento da inscrição, a confirmação da inscrição é feita após o pagamento. Caso a acção de formação seja cancelado, o pagamento será ao aluno devolvido na íntegra. Cheque nº Banco Valor Transferência bancária: NIB: BCP. Data

17 Quadro resumo das acções de formação LUPA Nº Acção de formação nível básico Data Preço Formado res 1 Preservação de Colecções de 16 e 17 Abril 140, 00 ER Fotografia (Sexta e Sába) Euros 5 Conservação de Documentos 22 e 23 Abril 140, 00 LA Gráficos (quinta e sexta) Euros 2 Identificação de Processos 27, 28, 29 Maio 180, 00 LP + CM Fotográficos Quinta-Sábado Euros 4 Descrição de Colecções 24, 25 Junho 140, 00 SC Fotografia Segunda Terça Euros 1 Preservação de Colecções de 27, 28, Setemb 140, 00 ER Fotografia Segunda Terça Euros 4 Descrição de Colecções 15, 16 Outubro 140, 00 SC Fotografia Sexta Sábado Euros Nº Acção de formação nível Data Preço Formado avançado res 8 Preenchimento de lacunas e 31 Maio 80, 00 ER + AC Retoque em Fotografia (Segunda) Euros 7 Conservação e Restauro de 8 e 9 Julho 140, 00 CM + ER Fotografia Quinta Sexta Euros 9 Identificação de Componentes 28 Junho 80, 00 LA do Papel (segunda) Euros 3 Avaliação de Qualidade da 24 Setembro 80, 00 LP + MM Imagem Digital (Sexta) Euros 6 Construção de Embalagens 30 Outubro 80, 00 LP Conservação de Fotografia (Sábado) Euros Nº Workshop Data Preço Formado res 1 Restauro de álbum 1, 8 e 15 de 180, 00 ER + LA Outubro Euros + DC 2 Restauro de prova emoldurada 6,13 e 20 de 180, 00 AC + ER Novembro Euros 3 Atribuição de palavras-chave a 13 Novembro 80, 00 SC + MM fotografias (Sábado) Euros 4 Inventário e plano de 5, 6 Novembro 140, 00 LP + MR tratamento Sexta, Sábado Euros Inscrição Inscrição Inscrição Formadores: AC - Ana Coelho. CM - Catarina Mateus DC Daniel Cristo ER - Elia Roldão. LA - Lucia Alberto. LP - Luis Pavão. MM - Maria Mantero Morais MR Margarida Rodrigues SC - Sonia Casquiço.

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa.

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa. Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação para o ano

Leia mais

Ações de Formação LUPA externas, ano de 2011 Centro Português de Fotografia no Porto. Todas as ações de formação terão lugar na sede do CPF:

Ações de Formação LUPA externas, ano de 2011 Centro Português de Fotografia no Porto. Todas as ações de formação terão lugar na sede do CPF: Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Ações de Formação LUPA externas, ano

Leia mais

Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, Lisboa Telefone e Fax Correio electrónico - Site:

Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, Lisboa Telefone e Fax Correio electrónico - Site: Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Correio electrónico lupa@lupa.com.pt - Site: www.lupa.com.pt Plano de Acções de Formação para o ano de 2008 Local

Leia mais

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa:

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa: Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação para o ano

Leia mais

Plano de Ações de Formação para o ano de 2012

Plano de Ações de Formação para o ano de 2012 Luis Pavão Limitada Rua Rafael de Andrade nº 29, 1150 274 Lisboa Telefone e Fax: 218 126 845 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação para

Leia mais

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa.

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa. Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação para o ano

Leia mais

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa.

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa. Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação Todas as

Leia mais

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa.

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa. Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação para o ano

Leia mais

CURSO MICROSOFT WORD AVANÇADO

CURSO MICROSOFT WORD AVANÇADO CURSO MICROSOFT WORD AVANÇADO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy Microsoft

Leia mais

PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEEVALE

PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEEVALE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEEVALE Francine Silveira Tavares 1 Analícia Couto Linden 2 Palavras-chave: Preservação. Conservação. Documento fotográfico.

Leia mais

CURSO MICROSOFT EXCEL APERFEIÇOAMENTO

CURSO MICROSOFT EXCEL APERFEIÇOAMENTO CURSO MICROSOFT EXCEL APERFEIÇOAMENTO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy

Leia mais

CURSO ELABORAÇÃO DO PLANO DE FORMAÇÃO E A GESTÃO DA FORMAÇÃO

CURSO ELABORAÇÃO DO PLANO DE FORMAÇÃO E A GESTÃO DA FORMAÇÃO CURSO ELABORAÇÃO DO PLANO DE FORMAÇÃO E A GESTÃO DA FORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO

Leia mais

CURSO LEITURA E ANÁLISE DE MAPAS CONTABILÍSTICOS E FINANCEIROS

CURSO LEITURA E ANÁLISE DE MAPAS CONTABILÍSTICOS E FINANCEIROS CURSO LEITURA E ANÁLISE DE MAPAS CONTABILÍSTICOS E FINANCEIROS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO

Leia mais

CURSO RH SELECIONAR COM SUCESSO

CURSO RH SELECIONAR COM SUCESSO CURSO RH SELECIONAR COM SUCESSO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy RH

Leia mais

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO. A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 3. FICHA DE INSCRIÇÃO

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO. A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 3. FICHA DE INSCRIÇÃO CURSO NEGOCIAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy Negociação 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Local. Lisboa - Parque das Nações. Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa Av. D. João II, Lote LISBOA.

Local. Lisboa - Parque das Nações. Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa Av. D. João II, Lote LISBOA. Processamento Auditivo Avaliação e Intervenção Local Lisboa - Parque das Nações Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa Av. D. João II, Lote 4.69.01 1990-096 LISBOA O Processamento Auditivo (Central),

Leia mais

Curso de Preparação para o Concurso Externo de Ingresso. Inspetores Estagiários da Polícia Judiciária. Data Limite de Inscrição: 06 de maio

Curso de Preparação para o Concurso Externo de Ingresso. Inspetores Estagiários da Polícia Judiciária. Data Limite de Inscrição: 06 de maio Curso de Preparação para o Concurso Externo de Ingresso Inspetores Estagiários da Polícia Judiciária Data Limite de Inscrição: 06 de maio Enquadramento: Na sequência da abertura do Concurso Externo de

Leia mais

BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO

BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO CURSO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO REPORTE FINANCEIRO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris

Leia mais

Avenida Luís Bívar, Lisboa, Portugal. Tel: Regulamento Geral. Formação

Avenida Luís Bívar, Lisboa, Portugal. Tel: Regulamento Geral. Formação Avenida Luís Bívar, 85 1050-143 Lisboa, Portugal Tel: +351 21 781 62 82 Regulamento Geral Formação Última revisão Fevereiro 2011 Índice Índice 2 Introdução 3 Inscrições e Condições de Acesso 3 Funcionamento

Leia mais

CURTAS SADINAS. Análise de Imagem

CURTAS SADINAS. Análise de Imagem CURTAS SADINAS INTRODUÇÃO Pretende-se com este leque de iniciativas dinamizar sessões que permitam aos formandos reflectir sobre os media, a imagem estática e em movimento, numa perspectiva crítica e cultural.

Leia mais

CURSO NEGOCIAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM CLIENTES DIFÍCEIS

CURSO NEGOCIAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM CLIENTES DIFÍCEIS CURSO NEGOCIAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM CLIENTES DIFÍCEIS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05

Leia mais

Projecto de tratamento documental e divulgação do Arquivo Fotográfico do Campo Arqueológico de Mértola Bruno Almeida e Paula Rosa

Projecto de tratamento documental e divulgação do Arquivo Fotográfico do Campo Arqueológico de Mértola Bruno Almeida e Paula Rosa Projecto de tratamento documental e divulgação do Arquivo Fotográfico do Campo Arqueológico de Mértola Bruno Almeida e Paula Rosa Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património/Campo

Leia mais

Praznik Formação Monitores 2017

Praznik Formação Monitores 2017 Praznik Formação Monitores 2017 Índice: 1 Programa 1.1 Objectivos 1.2 A quem se destina 2 O Formando 2.1 Direitos e deveres 2.2 Assiduidade 2.3 Avaliação 3 Plano de Formação 3.1 Áreas de formação e formador

Leia mais

WORKSHOP. Think, Create and Share

WORKSHOP. Think, Create and Share PERTURBAÇÃO DE PERSONALIDADE BORDERLINE - ABORDAGEM INTEGRATIVA (terapia comportamental dialética, terapia de aceitação e WORKSHOP DESTINATÁRIOS Psicólogos, Psicoterapeutas, Psiquiatras e Internos de Psiquiatria,

Leia mais

CURSO CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS

CURSO CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS CURSO CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy Consolidação

Leia mais

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Conservação e Preservação de Documentos

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Conservação e Preservação de Documentos Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Conservação e Preservação

Leia mais

Praznik Formação Monitores 2016

Praznik Formação Monitores 2016 Praznik Formação Monitores 2016 Índice: 1 Programa 1.1 Objectivos 1.2 A quem se destina 2 O Formando 2.1 Direitos e deveres 2.2 Assiduidade 2.3 Avaliação 3 Plano de Formação 3.1 Áreas de formação e formador

Leia mais

CURSO ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

CURSO ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE CURSO ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris

Leia mais

TECNICA AVANÇADA DE STYLING E DESIGN DE ROSTO

TECNICA AVANÇADA DE STYLING E DESIGN DE ROSTO STYLING E DESIGN DE ROSTO INTRODUÇÃO Especialize-se na área mais inovadora da estética. Aumente o seu portfolio de negócio com todas as técnicas de modelagem do olhar e rosto. Estão incluídos nesta formação

Leia mais

V - S. Francisco de Assis

V - S. Francisco de Assis V - S. Francisco de Assis 1. Identificação Designação: S. Francisco de Assis Categoria: Escultura Proprietário: Igreja Proveniência: Igreja de Nossa Senhora do Pranto; Matriz de Dornes Datação: séc. XIII

Leia mais

Regulamento. Preâmbulo

Regulamento. Preâmbulo Regulamento Preâmbulo Com o presente Regulamento, a Aero Fénix pretende definir as regras do concurso de fotografia Boeing Stearman, organizado a propósito do 77º aniversário do primeiro voo do protótipo

Leia mais

VILA NOVA DE FOZ COA CALENDÁRIO

VILA NOVA DE FOZ COA CALENDÁRIO VILA NOVA DE FOZ COA CALENDÁRIO (Módulo I a IV): 16 de janeiro a 27 de fevereiro de 2016 HORÁRIO REFERÊNCIA: terça a sexta feira, das 18h30 às 21h30; sábados das 09h30 às 17h30 LOCAL: Museu do Coa, Rua

Leia mais

Regulamento de Formação

Regulamento de Formação Regulamento de Formação A Vitabasic Unipessoal Lda promove iniciativas de índole formativa para Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala e outros Técnicos de Saúde e Bem-Estar. Âmbito O presente regulamento

Leia mais

Auditorias Energéticas

Auditorias Energéticas Auditorias Energéticas Formação Profissional DATAS A definir (assim que seja atingido o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Pós-Laboral, à 2ª, 3ª e 5ª, das 19h00 às 23h00 ou Sábado, das 9h30 às 13h00

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL 2015-2017 DE FOTOGRAFIA A RECRIAR O ENSINO DA FOTOGRAFIA DESDE 1968. ipf.lisboa@ipf.pt ipf.porto@ipf.pt www.ipf.pt.

CURSO PROFISSIONAL 2015-2017 DE FOTOGRAFIA A RECRIAR O ENSINO DA FOTOGRAFIA DESDE 1968. ipf.lisboa@ipf.pt ipf.porto@ipf.pt www.ipf.pt. CURSO PROFISSIONAL DE FOTOGRAFIA 2015-2017 Carlos Guiomar A RECRIAR O ENSINO DA FOTOGRAFIA DESDE 1968 ipf.lisboa@ipf.pt ipf.porto@ipf.pt www.ipf.pt CURSO PROFISSIONAL DE FOTOGRAFIA 2015-2017 O Curso Profissional

Leia mais

MBA - RECRUTAMENTO & SELEÇÃO MELHORES PRÁTICAS

MBA - RECRUTAMENTO & SELEÇÃO MELHORES PRÁTICAS MBA - RECRUTAMENTO & SELEÇÃO MELHORES PRÁTICAS DESCRIÇÃO Ter equipas qualificados e motivadas desempenha um papel crucial para garantir o sucesso futuro de uma organização. Recrutar o pessoal errado tem

Leia mais

:: EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

:: EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS agenda de setembro :: EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS Chapéus há muitos Hoje em dia, menos do que há 30 anos atrás, cruzamo-nos com gentes, conhecidas e anónimas, que em comum têm apenas o incomum, trazerem consigo

Leia mais

CURSO GESTÃO DO TEMPO E COMUNICAÇÃO

CURSO GESTÃO DO TEMPO E COMUNICAÇÃO CURSO GESTÃO DO TEMPO E COMUNICAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy

Leia mais

CURSO DE DERMOCOSMÉTICA 68 HORAS (AULAS TEÓRICAS E TEÓRICO PRÁTICAS)

CURSO DE DERMOCOSMÉTICA 68 HORAS (AULAS TEÓRICAS E TEÓRICO PRÁTICAS) CURSO DE DERMOCOSMÉTICA 68 HORAS (AULAS TEÓRICAS E TEÓRICO PRÁTICAS) INTRODUÇÃO A Empower-Up, Lda. assume a formação como uma ferramenta estratégica. Acreditamos que a formação é fundamental para a valorização

Leia mais

IPT ESTT laboratório de conservação e restauro de madeiras LCRM

IPT ESTT laboratório de conservação e restauro de madeiras LCRM VIII - Sacrário 1. Identificação Designação: Sacrário Categoria: Escultura Proprietário: Igreja Proveniência: Igreja de S. Miguel, Matriz de Ferreira do Zêzere Datação: séc. XIX (?) Dimensões: 63 cm x

Leia mais

FICHA DE INSCRIÇÃO Exclusivo para Técnicos Oficiais de Contas que pretendam usufruir dos créditos da CTOC

FICHA DE INSCRIÇÃO Exclusivo para Técnicos Oficiais de Contas que pretendam usufruir dos créditos da CTOC Associado nº FICHA DE INSCRIÇÃO Exclusivo para Técnicos Oficiais de Contas que pretendam usufruir dos créditos da CTOC 1º MÓDULO O CÓDIGO DO TRABALHO 2º MÓDULO - SEGURANÇA SOCIAL e CÓDIGO DO TRABALHO Estas

Leia mais

PORTO7 Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto Edição 2013

PORTO7 Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto Edição 2013 PORTO7 Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto Edição 2013 - REGULAMENTO Artigo 1º Organização é um evento organizado pela FICP Associação para a promoção da cultura, cinema, artes e meios

Leia mais

Regulamento da Biblioteca do Museu Quinta das Cruzes

Regulamento da Biblioteca do Museu Quinta das Cruzes Museu Quinta das Cruzes Regulamento da Biblioteca do Museu Quinta das Cruzes Natureza e Finalidade 1. A Biblioteca do MQC, surgiu da necessidade dos serviços técnicos do Museu de estudar as colecções que

Leia mais

Relatório de Tratamento de Conservação e Restauro. VESTIDO DE IMAGEM do Menino Jesus

Relatório de Tratamento de Conservação e Restauro. VESTIDO DE IMAGEM do Menino Jesus Relatório de Tratamento de Conservação e Restauro VESTIDO DE IMAGEM do Menino Jesus Eva Armindo Janeiro 2012 Resumo Foi efectuado o tratamento de conservação e restauro de um vestido de imagem de Menino

Leia mais

Restauro do Jornal Abolicionista A Redempção : Desafios da Recuperação de um Periódico do Séc. XIX

Restauro do Jornal Abolicionista A Redempção : Desafios da Recuperação de um Periódico do Séc. XIX Restauro do Jornal Abolicionista A Redempção : Desafios da Recuperação de um Periódico do Séc. XIX Dados da obra Edições : O total de exemplares editados na época soma 156 edições publicadas duas vezes

Leia mais

BENS MÓVEIS E INTEGRADOS. Ituiutaba-MG. 01. Município. 02. Distrito Ituiutaba-MG. 03. Acervo Fundação Cultural de Ituiutaba

BENS MÓVEIS E INTEGRADOS. Ituiutaba-MG. 01. Município. 02. Distrito Ituiutaba-MG. 03. Acervo Fundação Cultural de Ituiutaba BENS MÓVEIS E INTEGRADOS 01. Município Ituiutaba-MG 02. Distrito Ituiutaba-MG 03. Acervo Fundação Cultural de Ituiutaba 04. Propriedade Direito de Propriedade Fundação Cultural de Ituiutaba 05. Endereço

Leia mais

2º ANÚNCIO. I Conferência Internacional sobre a Água e o seu Património A Água em Contexto Urbano (Séculos XVIII-XX) Coimbra/Lisboa Março 2007

2º ANÚNCIO. I Conferência Internacional sobre a Água e o seu Património A Água em Contexto Urbano (Séculos XVIII-XX) Coimbra/Lisboa Março 2007 2º ANÚNCIO I Conferência Internacional sobre a Água e o seu Património A Água em Contexto Urbano (Séculos XVIII-XX) Coimbra/Lisboa 22-23 Março 2007 O International Committee for the Conservation of the

Leia mais

Alvará(s) 13/DRA/2009

Alvará(s) 13/DRA/2009 Governo dos Açores Direção Regional do Ambiente Operador de Gestão de Resíduos Varela e Cª, Lda. NIF 512004854 E-Mail ana.malcata@bensaude.pt Sede Edifício Varela, Rua de Lisboa 9500-216 São José Ponta

Leia mais

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO NA FEIRA

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO NA FEIRA REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO NA FEIRA 1 ORGANIZAÇÃO E OBJETIVO Nos dias 10 e 11 de outubro, a Herdade da Mourisca recebe, pela sexta vez, a feira Observanatura, dedicada ao tema do Turismo de Natureza,

Leia mais

Questão 5: A característica de uma obra de arte é determinada principalmente por:

Questão 5: A característica de uma obra de arte é determinada principalmente por: Questão 1: Para Brandi, restaurar obras de arte é: a) valorizar o meio ambiente. b) substituir por cópias os originais. c) dar prioridade à matéria da obra de arte. d) dar prioridade à historia da obra

Leia mais

Formulário de Candidatura

Formulário de Candidatura SECRETARIA REGIONAL DA INCLUSÃO E ASSUNTOS SOCIAIS INSTITUTO DE EMPREGO DA MADEIRA, IP-RAM DIRECÇÃO DE PLANEAMENTO E PROMOÇÃO DE EMPREGO Formulário de Candidatura EMPRESAS DE INSERÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

CURSOS DE INFORMÁTICA.

CURSOS DE INFORMÁTICA. CURSOS DE INFORMÁTICA E S P A Ç O I N T E R N E T www.carregal-digital.pt W I N D O W S I N T E R N E T W O R D E X C E L P O W E R P O I N T A C C E S S D C B E C D L F I C H A D E I N S C R I Ç Ã O Dados

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA REVISORES OFICIAIS DE CONTAS

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA REVISORES OFICIAIS DE CONTAS CURSO DE PREPARAÇÃO PARA REVISORES OFICIAIS DE CONTAS ESTRUTURA O Curso tem a duração de 4 trimestres, compreendendo a frequência da componente letiva. Os candidatos poderão inscrever-se em todos os grupos

Leia mais

IV CONCURSO FOTOGRÁFICO DO V SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA:

IV CONCURSO FOTOGRÁFICO DO V SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA: IV CONCURSO FOTOGRÁFICO DO V SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA: Conservação da Mata Atlântica: Pesquisa, educação e políticas públicas Sumário 1. Como participar... 3 2. O que é permitido...

Leia mais

Intervenções. O órgão de tubos da Igreja de Nossa Senhora da Graça, da Santa Casa da Misericórdia de Tomar

Intervenções. O órgão de tubos da Igreja de Nossa Senhora da Graça, da Santa Casa da Misericórdia de Tomar O órgão de tubos da Igreja de Nossa Senhora da Graça, da Santa Casa da Misericórdia de Tomar Entre as obras que nos últimos anos foram intervencionadas no Laboratório de Conservação e Restauro de Madeiras

Leia mais

Data: Dimensões: tímpano de 150 cm

Data: Dimensões: tímpano de 150 cm PRÉ-INVENTÁRIO DE PATRIMÔNIO ARTÍSTICO Província dos Capuchinhos - SP Nº G6 Título: Rei Davi Localização: Parede acima do côro Tipologia: Pintura atribuído: Rei Davi nº de partes: 1 Edifício abrigo: Basilica

Leia mais

Formação. Os módulos são: - Técnicas de Passerelle e casting; - Expressão Dramática; - Nutrição; - Fotografia;

Formação. Os módulos são: - Técnicas de Passerelle e casting; - Expressão Dramática; - Nutrição; - Fotografia; Formação O curso de modelo infantil da 4Affection foi concebido e estruturado de forma a tornar estes jovens modelos aptos para trabalhos de fotografia e passarelle que tenham no futuro de executar. Esta

Leia mais

Caros Irmãos Escutas,

Caros Irmãos Escutas, Circular 10-1-048 de 06 de Abril De: Para: Assunto: Data: Secretário Nacional Pedagógico JJRR, JJNN, Agrupamentos, Mesas dos Conselhos Nacional, Regionais e Núcleo, Formadores Acções de Formação Membros

Leia mais

Margarida Rodrigues Brito de Azevedo

Margarida Rodrigues Brito de Azevedo Curriculum vitae INFORMAÇÃO PESSOAL Rua Pedro Bandeira, nº6 7ºD, 1750-212 Lisboa (Portugal) (+351) 911 784 683 marga.rba@hotmail.com EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 12/11/2016 Voluntariado Museu da Lourinhã Museu

Leia mais

Índice. MSOA004 PT: AO: MZ:

Índice. MSOA004  PT: AO: MZ: Índice Duração Total... 3 Datas... Erro! Marcador não definido. Destinatários... 3 Perfil de Saída... 3 Pré-Requisitos... 3 Objetivo Geral... 3 Objetivos Específicos... 3 Conteúdos Programáticos... 4 Metodologia...

Leia mais

IADE - Escola Superior de Design Mestrado e Ensino das Artes Visuais Workshop de Artes Visuais

IADE - Escola Superior de Design Mestrado e Ensino das Artes Visuais Workshop de Artes Visuais Workshop de papel marmoreado e encadernação japonesa 7º ano Educação Visual Unidade Didáctica Aquisições básicas:.cor.estrutura/forma e função 4 aulas (4X90 minutos) Competências específicas Avaliação.Conceber

Leia mais

Socorrismo (com Suporte Básico de Vida)

Socorrismo (com Suporte Básico de Vida) Socorrismo (com Suporte Básico de Vida) DATAS A definir (assim que seja atingido o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Pós-Laboral, à 2ª, 3ª e 5ª, das 19h00 às 23h00, mais um Sábado das 10h00 às 13h00

Leia mais

DA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA

DA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA DA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA CICLO DE WORKSHOPS DE FUNÇÃO RESPIRATÓRIA Hospital CUF Descobertas FUNDAMENTAÇÃO A avaliação funcional respiratória tornou-se, nas últimas décadas, parte da rotina que, juntamente

Leia mais

REGULAMENTO. A Bienal na Escola 3ª EDIÇÃO. Novembro de 2011 a Maio de PROVIVER EEM

REGULAMENTO. A Bienal na Escola 3ª EDIÇÃO. Novembro de 2011 a Maio de PROVIVER EEM REGULAMENTO A Bienal na Escola 3ª EDIÇÃO Novembro de 2011 a Maio de 2012 1 A BIENAL NA ESCOLA Artº 1 (Âmbito da iniciativa) 1.A 3.ª edição de A Bienal na Escola de Vila Verde é uma iniciativa da Câmara

Leia mais

Processo de Inscrição 50 cc

Processo de Inscrição 50 cc Processo de Inscrição 50 cc Estrada da Luz, nº90, 1º - 1600-160 Lisboa Portugal Tel.+351 210 036 600 Fax. +351 210 036 649 www.prp.pt e-mail: prp@prp.pt Instruções para inscrição no curso de formação de

Leia mais

Curso de Formação Para. Animadores Científicos

Curso de Formação Para. Animadores Científicos Curso de Formação Para Animadores Científicos AEFCUP - Porto Ficha Informativa Curso de Formação para Cientistas 1. A Empresa A Science4you é uma empresa 100% Nacional que teve origem em Janeiro de 2008.

Leia mais

Fundada em 1982, a Luis Pavão Limitada é hoje a empresa de referência em Portugal na conservação e digitalização de coleções de fotografia.

Fundada em 1982, a Luis Pavão Limitada é hoje a empresa de referência em Portugal na conservação e digitalização de coleções de fotografia. Luis Pavão Limitada Rua Rafael de Andrade nº 29, 1150 274 Lisboa Telefone e Fax: 218 126 845 Site: www.lupa.com.pt Fundada em 1982, a Luis Pavão Limitada é hoje a empresa de referência em Portugal na conservação

Leia mais

CEUDISEG. Direção de Segurança. Regulamento

CEUDISEG. Direção de Segurança. Regulamento CEUDISEG Direção de Segurança Curso de Extensão Universitária Regulamento Artigo 1.º Criação 1. É criado, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL), através do CEDIS Centro de Investigação

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO

CURSO BÁSICO DE INSTRUMENTO 2013 / 2014 CURSO DE NÍVEL II, COM EQUIVALÊNCIA AO 9ºANO DURAÇÃO DO CURSO Elaborado respeitando integralmente na Portaria nº1112/95 de 12 de Setembro de 1995, o Curso Básico de Instrumento tem a duração

Leia mais

Processador de Texto (Word)

Processador de Texto (Word) Processador de Texto (Word) DATAS A definir (assim que seja atingido o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Pós-Laboral, à 2ª, 3ª e 5ª, das 19h00 às 23h00 ou Sábado, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00

Leia mais

O Regulamento de Inscrição prevê que o candidato a inscrição na OA, no âmbito do processo de admissão por estágio, frequente obrigatoriamente:

O Regulamento de Inscrição prevê que o candidato a inscrição na OA, no âmbito do processo de admissão por estágio, frequente obrigatoriamente: REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO O actual modelo da formação de apoio ao estágio de admissão à Ordem dos Arquitectos (OA) resulta da implementação do REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO (RI), aprovado em 12 de Setembro de

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA 150 Anos de Caminhos de Ferro no Barreiro NORMAS

CONCURSO DE FOTOGRAFIA 150 Anos de Caminhos de Ferro no Barreiro NORMAS CONCURSO DE FOTOGRAFIA 150 Anos de Caminhos de Ferro no Barreiro NORMAS 1 ENTIDADE PROMOTORA a) Em busca de novos valores, incentivando a produção da fotografia e proporcionando a sua apresentação pública,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS ARQUEÓLOGOS PORTUGUESES, AAP

ASSOCIAÇÃO DOS ARQUEÓLOGOS PORTUGUESES, AAP ASSOCIAÇÃO DOS ARQUEÓLOGOS PORTUGUESES, AAP REGULAMENTO DO ARQUIVO Arquivista: Sónia Tavares 19-Novembro-2016 INTRODUÇÃO A Associação dos Arqueólogos Portugueses, AAP, fundou-se a 22/11/1863, denominando-se

Leia mais

CONCURSO ARTÍSTICO ARTES PLÁSTICAS EXPRESSÕES. Até ao dia 21 de dezembro 2012

CONCURSO ARTÍSTICO ARTES PLÁSTICAS EXPRESSÕES. Até ao dia 21 de dezembro 2012 CONCURSO ARTÍSTICO ARTES PLÁSTICAS EXPRESSÕES - Criação do NÚCLEO JOVEM DA ASSOCIAÇÃO Até ao dia 21 de dezembro 2012 E-mail: imargem.arte@gmail.com / imargem@yahoo.com.br Morada: Rua Torcato José Clavine

Leia mais

PROGRAMA 1. A Fotografia e o Direito de Autor + Conceitos e Origens + Direito de Autor: Evolução Histórica Princípios Orientadores Direito de Autor vs

PROGRAMA 1. A Fotografia e o Direito de Autor + Conceitos e Origens + Direito de Autor: Evolução Histórica Princípios Orientadores Direito de Autor vs seminário FOTOGRAFIA Proteção Legal do Autor, da Imagem, da Comunicação e da Acessibilidade PROGRAMA 1. A Fotografia e o Direito de Autor + Conceitos e Origens + Direito de Autor: Evolução Histórica Princípios

Leia mais

Workshops de Conservação. e Restauro: a Colecção de Joshua Benoliel Margarida Duarte

Workshops de Conservação. e Restauro: a Colecção de Joshua Benoliel Margarida Duarte Workshops de Conservação e Restauro: a Colecção de Joshua Benoliel Margarida Duarte Margarida Duarte, técnica de conservação e restauro do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, coordenou, em finais

Leia mais

VOU SER MAMÃ CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A MATERNIDADE E PATERNIDADE

VOU SER MAMÃ CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A MATERNIDADE E PATERNIDADE VOU SER MAMÃ CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A MATERNIDADE E PATERNIDADE VOU SER MAMÃ CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A MATERNIDADE E PATERNIDADE A gravidez e o momento do nascimento de um filho podem ser momentos da

Leia mais

2012 VIA VITI Edição 2_2012

2012 VIA VITI Edição 2_2012 2012 VIA VITI Edição 2_2012 PLANO DE FORMAÇÃO 2012 0 [PLANO DE FORMAÇÃO 2012] Edição nº 2 do plano de formação para o ano de 2012 Índice PLANO DE FORMAÇÃO 2012... 2 CURSO DE VINHOS NÍVEL I... 3 INTRODUÇÃO

Leia mais

Espaço de Exposição 3 módulos (3x2m) 2 módulos (3x2m) Inscrições no Congresso 4 3. Site do Congresso Logotipo e Link para site Logotipo no site

Espaço de Exposição 3 módulos (3x2m) 2 módulos (3x2m) Inscrições no Congresso 4 3. Site do Congresso Logotipo e Link para site Logotipo no site Patrocínios A Comissão Organizadora do 10º Congresso Nacional de Educação Física coloca à disposição da das empresas/organizações e outras instituições, diferentes formas de apoio à realização do Congresso.

Leia mais

GTMMI, Lda. Regulamento Geral de Formações

GTMMI, Lda. Regulamento Geral de Formações GTMMI, Lda. Regulamento Geral de Formações Objectivo Para além da prática clínica como actividade principal, o GTMMI desenvolve também actividades no âmbito da formação contínua e pós-graduada. Este presente

Leia mais

Intervenções. Estudo e conservação da imagem de Nossa Senhora de Fátima

Intervenções. Estudo e conservação da imagem de Nossa Senhora de Fátima Estudo e conservação da imagem de Nossa Senhora de Fátima Está em curso um estudo da escultura de Nossa Senhora de Fátima, realizada em 1920 por José Ferreira Thedim, que é, actualmente, um dos mais importantes

Leia mais

PRODUÇÃO GRÁFICA EXPRESS: Aprendendo a produzir materiais gráficos

PRODUÇÃO GRÁFICA EXPRESS: Aprendendo a produzir materiais gráficos PRODUÇÃO GRÁFICA EXPRESS: Aprendendo a produzir materiais gráficos Ingresso Janeiro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Produção Gráfica Express - Aprendendo a produzir materiais

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( x) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais. PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais.  PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL PLANO DE CURSO PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL Formação para Profissionais + 2.000 Cursos Disponíveis A Melhor e Maior Oferta de Formação em Portugal + 1.300 Cursos na

Leia mais

REGULAMENTO TREINADORES DE NATAÇÃO - GRAU I

REGULAMENTO TREINADORES DE NATAÇÃO - GRAU I REGULAMENTO TREINADORES DE NATAÇÃO - GRAU I I. ORGANIZAÇÃO O curso de treinadores de Natação de Grau I é composto por duas fases: a) Curricular (Geral e Específica) b) Estágio A organização da fase Curricular

Leia mais

Plano de Curso CURSO PREPARAÇÃO OTOC

Plano de Curso CURSO PREPARAÇÃO OTOC Plano de Curso CURSO PREPARAÇÃO OTOC INTRODUÇÃO O Curso de preparação para os exames de avaliação profissional da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, promovido pela Associação para a Extensão Universitária

Leia mais

Vem por este meio a FPTA informar os eventuais interessados na realização do Curso de Treinadores de Tiro com Arco de Grau I.

Vem por este meio a FPTA informar os eventuais interessados na realização do Curso de Treinadores de Tiro com Arco de Grau I. A TODOS OS SÓCIOS COMUNICADO 04/2016 Cruz Quebrada, 17 de fevereiro de 2016 Assunto: Curso de Treinadores de Tiro com Arco de Grau I Vem por este meio a FPTA informar os eventuais interessados na realização

Leia mais

NORMAS DO CONCURSO NOVOS ARTISTAS 2018

NORMAS DO CONCURSO NOVOS ARTISTAS 2018 NORMAS DO CONCURSO NOVOS ARTISTAS 2018 Fundação Bienal de Arte de Cerveira, F. P. PREÂMBULO A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), no âmbito das comemorações dos 40 anos da Bienal Internacional

Leia mais

Pós-graduação Tecnologia Aeronáutica. Edital 2013/2014

Pós-graduação Tecnologia Aeronáutica. Edital 2013/2014 Pós-graduação Tecnologia Aeronáutica Edital 2013/2014 Setúbal, dezembro de 2012 ENQUADRAMENTO E OBJECTIVOS O curso de Pós-Graduação em Tecnologia Aeronáutica (PGTA) é uma realização da Escola Superior

Leia mais

Ação de Formação: Projeto de Reabilitação de Edifícios Antigos

Ação de Formação: Projeto de Reabilitação de Edifícios Antigos Ação de Formação: Projeto de Reabilitação de Edifícios Antigos INTRODUÇÃO OBJETIVOS DESTINATÁRIOS A intervenção da engenharia civil tem sofrido alterações ao longo do tempo em função da necessidade de

Leia mais

TRABALHAR EM EQUIPAS VIRTUAIS

TRABALHAR EM EQUIPAS VIRTUAIS EM EQUIPAS VIRTUAIS PROGRAMA AVANÇADO DESTINATÁRIOS Quadros intermédios e superiores em organizações dos setores privado e público; profissionais da formação; consultores de liderança; técnicos e outros

Leia mais

Edifícios a reabilitar Situação do edificado Processos de reabilitação. Estruturas Fogo Higrotérmica e Ventilação Acústica Térmica

Edifícios a reabilitar Situação do edificado Processos de reabilitação. Estruturas Fogo Higrotérmica e Ventilação Acústica Térmica INTRODUÇÃO OBJETIVOS DESTINATÁRIOS A intervenção da engenharia civil tem sofrido alterações ao longo do tempo em função da necessidade de resposta aos problemas concretos da sociedade. Hoje, em Portugal,

Leia mais

DESENHO E MONTAGEM DE EXPOSIÇ ÕE

DESENHO E MONTAGEM DE EXPOSIÇ ÕE Fundamentos de DESENHO E MONTAGEM DE EXPOSIÇ ÕE S Formador Bruno Filipe Soares Cabede Pág. 1 de 9 0 INDÍCE DIAGNÓSTICO PÁG. 03 JUSTIFICAÇÃO PÁG. 04 ÁREA TEMÁTICA PÁG. 04 MODALIDADES PÁG. 04 PÚBLICOS-ALVO

Leia mais

IPT ESTT laboratório de conservação e restauro de madeiras LCRM

IPT ESTT laboratório de conservação e restauro de madeiras LCRM VI - Píxide 1. Identificação Designação: Píxide Categoria: Alfaia litúrgica Proprietário: Igreja Proveniência: Igreja de S. Miguel, Matriz de Ferreira do Zêzere Datação: séc. XIII Dimensões: 26 cm x 10,5

Leia mais

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2009

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2009 1. A Fundação Serrão Martins é uma instituição de direito privado e utilidade pública com sede na Mina de S. Domingos, concelho de Mértola. Tem como membros fundadores a Câmara Municipal de Mértola e La

Leia mais

CURSO LIVRE ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA & DESENHO DE NATUREZA 3ª Edição

CURSO LIVRE ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA & DESENHO DE NATUREZA 3ª Edição MARCO NUNES CORREIA designer de comunicação ilustrador científico CURSO LIVRE ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA & DESENHO DE NATUREZA 3ª Edição CURSO DE LONGA DURAÇÃO: 1 ano letivo 3 MÓDULOS TRIMESTRAIS 1 dia por

Leia mais

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO Departamento de Formação Permanente Desenvolvemos Competências Humanizadas

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO Departamento de Formação Permanente Desenvolvemos Competências Humanizadas REGULAMENTO DA FORMAÇÃO Departamento de Formação Permanente Desenvolvemos Competências Humanizadas REGULAMENTO DA FORMAÇÃO 1 - MISSÃO, OBJECTIVOS, ESTRATÉGIA 1.1 - Missão O Departamento de Formação Permanente

Leia mais

Carlos Guadix. Programa. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto 2009/Maio

Carlos Guadix. Programa. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto 2009/Maio re-produzir : fotolitografia e fotogravura prof. Bethania Souza e prof Carlos Guadix Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto 2009/Maio Programa re-produzir- ciclo de 5 workshops de edição em

Leia mais

MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas, Protocolo Empresarial e Eventos

MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas, Protocolo Empresarial e Eventos MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas, Protocolo Empresarial e Eventos Coordenador: Dra. Fátima Fernandes Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2

Leia mais

FUTURAMB Especialistas em Vermicompostagem

FUTURAMB Especialistas em Vermicompostagem 2 FUTURAMB Especialistas em Vermicompostagem VERMICOMPOSTAGEM & VERMICULTURA (NÍVEL I - DOMÉSTICO) Conteúdos programáticos 1. Definições, conceitos e objetivos. 2. Onde e como fazer. 3. Minhocas utilizadas.

Leia mais