Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa."

Transcrição

1 Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, Lisboa Telefone e Fax Site: Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação para o ano de 2013 Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa. Luis Pavão Limitada Rua Rafael de Andrade, Lisboa Metropolitano: Intendente Autocarros: 30; 723; 767; 790 Telefone: ; Fax: Horário: 9:30 às 13:00 e 14:30 a 17:00 Nota: Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Serão propostas segundas datas para as ações de formação com mais inscritos do que o número de vagas. O número mínimo de participantes é de 6 alunos; caso esse número não seja atingido, a ação de formação poderá será cancelada e o valor já pago devolvido na íntegra aos inscritos. Será emitido um certificado de participação para cada formando. No decorrer do ano 2013, um aluno que se inscreva num segundo curso terá um desconto de 15% sobre o preço do segundo curso.

2 1. Preservação de coleções de fotografia Ação de formação destinada a técnicos profissionais, estudantes e outros interessados nas áreas de arquivo, conservação, restauro, museologia, fotografia e ainda colecionadores de fotografia e fotógrafos. Objetivos: Identificação e caracterização genérica das várias tipologias de fotografia, reconhecimento das alterações e deteriorações inerentes a diferentes processos fotográficos, medidas a tomar para evitar a deterioração, respetivos tratamentos conservativos adequados e acondicionamentos recomendados. Serão ainda discutidas normas de manuseamento de espécies fotográficas e planos ideais para preservação e organização de coleções fotográficas. A ação de formação é composta por quatro módulos teóricos e quatro módulos práticos. Formadores: Carina Fonseca e Joana Silva Duração: 2 dias, total de 12 horas de formação. Número de formandos por ação de formação: 6 a 8. Preço: 120, 00 Euros + IVA. Inclui manual do curso e luvas de algodão. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Datas: - 10 e 11 de outubro (quinta e sexta-feira).

3 2. Identificação de processos fotográficos Acção destinada a técnicos profissionais, estudantes ou interessados nas áreas de arquivo, conservação, restauro, museologia, fotografia, coleccionadores e fotógrafos. Objectivos: Apresentação dos processos e métodos usados na identificação das espécies fotográficas, tanto de provas fotográficas, fotomecânicas e digitais, como de negativos e diapositivos em vidro e película, a cores e a preto e branco. Reconhecimento das formas de deterioração mais vulgares, que são auxiliares na identificação das espécies fotográficas. Apresentação de testes químicos para identificação de suportes plásticos. Abrange os processos mais usados, ao longo da história da fotografia, desde os processos iniciais até às provas de impressora, da fotografia digital, referindo as suas características e o seu enquadramento histórico. A acção de formação é composta por seis módulos teóricos e seis módulos práticos. Formador: Carina Fonseca e Luís Pavão Duração: 3 dias, total de 18 horas de formação. Número de formandos por acção de formação: 6 a 8. Preço: 160, 00 Euros + IVA inclui pasta com manual do curso e luvas de algodão. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Data: 26, 27 e 28 de setembro (quinta, sexta-feira e sábado)

4 3. Descrição de coleções de fotografia Ação destinada a técnicos profissionais que trabalhem com documentação fotográfica em arquivos, museus, bibliotecas ou estudantes interessados na área. Requisitos de admissão: Frequência do Curso de Preservação de Coleções de Fotografia (da Luis Pavão Limitada) ou curriculum nesta área que justifique a admissão no curso. Objectivos: Definição de conceitos e apresentação de noções sobre a descrição de fotografia, incluindo a descrição individual e por conjuntos, tendo em conta as normas ISAD-G e Sepiades. Serão apresentados vários tipos de base de dados. A ação de formação é composta por quatro módulos teóricos e quatro módulos práticos. Formador: Sónia Casquiço. Duração: 2 dias, total de 12 horas de formação. Número de formandos por ação de formação: 6 a 8. Preço: 140, 00 Euros + IVA inclui manual do curso. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Data: 7 e 8 de novembro (quinta e sexta-feira).

5 4. Introdução à conservação de documentos gráficos Curso destinado a técnicos de conservação, estudantes de conservação e restauro, museologia, colecionadores, entre outros. Objetivos: A acção de formação tem como objectivos a introdução à conservação de documentos gráficos, identificação dos diferentes tipos de papel, reconhecimento de alterações e deteriorações inerentes, definição de condições ambientais de arquivo adequadas ao papel, tratamentos adequados e acondicionamentos específicos. São ainda discutidas normas de manuseamento e exposição, planos ideais para preservação de documentos gráficos. A ação de formação é composta por quatro módulos teóricos e quatro módulos práticos. Formador: Lúcia Alberto Duração: 2 dias, total de 12 horas de formação. Número de formandos por acção de formação: 8 a 10. Preço: 120, 00 Euros + IVA - Inclui manual do curso. Data: 28 e 29 de novembro (quinta e sexta-feira). Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição.

6 Série workshop em conservação e fotografia Estes workshops são essencialmente práticos, mãos ao trabalho, acompanhados de introdução e explicação teórica. A sua frequência pressupõe que os alunos tenham recebido alguma formação anterior, nomeadamente a nossa ação de formação básica em conservação de fotografia. As ações de formação cruzam especialistas de várias áreas, (conservação de fotografia, conservação de papel, restauro de madeiras, acondicionamento, digitalização), podem arrastar-se ao longo de várias sessões, conforme as exigências dos materiais e compassos de espera (colagens, secagens). Todos os materiais didáticos e de intervenção serão fornecidos pela empresa, os alunos são estimulados para trazer os seus próprios materiais e problemas para resolver e intervir neles durante as aulas.

7 1. Workshop - Produção de um ambrótipo e negativo de colódio húmido Venha gozar a experiência de produzir um ambrótipo na LUPA. O ambrótipo foi um dos primeiros processos fotográficos, uma fotografia em vidro, muito em voga na segunda metade do século XIX, que se tornou obsoleto pela fotografia de produção industrial. Este processo é hoje reconstituído num workshop da LUPA, que permite aos alunos realizar todo o processo desde o início, tal como foi produzido em 1860: cortar e polir o vidro, acertar a luz no estúdio, escolher o fundo adequado ao seu gosto, sensibilizar a chapa com colódio e nitrato de prata, expor alguns segundos levantando a tampa da câmara, revelar, fixar, secar e envernizar a chapa, seguindo o método dos grandes mestres do passado. Leve para casa o seu retrato, produzido por si, numa embalagem também construída no workshop, uma experiência única de fotografia do século XIX. Formadores: Joana Silva e Luis Pavão Duração: 2 dias, total de 14 horas. Número de formandos por acção de formação: 6 a 8. Preço: 120, 00 Euros + IVA - inclui as fotografias realizadas durante o workshop Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Data: 21 e 22 de junho (sexta-feira e sábado).

8 2. Workshop - Emulsão de gelatina e prata Neste workshop os alunos aprendem a preparar uma emulsão de gelatina e prata de escurecimento direto, tal como era fabricada e usada nos últimos anos do século XIX. Os papéis fotográficos de gelatina e prata para escurecimento direto (sem revelação), foram produzidos a partir de 1880 e muito usados nos últimos anos do século XIX e primeiros anos do século XX. Os estúdios de retrato imprimiam os seus trabalhos nestes papéis, sendo depois colados em cartão (formatos carte-de-visite, cabinet e outros) e bem decorados com letra e arabescos dourados, conseguindo uma óptima apresentação. Os retratos, nas suas cores castanho avermelhado ou castanho púrpura, resultante da viragem a ouro, distinguiam-se pela qualidade. Neste workshop vamos fabricar precisamente esta emulsão, seguindo a metodologia do início da industrialização da fotografia. No primeiro dia, vamos fabricar a emulsão a partir dos materiais elementares: gelatina, cloreto de sódio, nitrato de prata, ácido cítrico, água destilada e mais alguns químicos. Preparada no escuro, a emulsão é aplicada de imediato sobre papel, que se deixa secar durante a noite, para impressão no dia seguinte. Os alunos vão produzir, também no primeiro dia, alguns negativos em película, realizando retratos em estúdio, para imprimir as imagens nesta emulsão. No segundo dia de workshop, os alunos vão imprimir no papel fotográfico produzido no workshop, por exposição ao sol, em contacto com o negativo, imagens por escurecimento direto: a emulsão preparada vai reagir à luz, com formação gradual de uma imagem, que será depois processada, lavada e fixada, obtendo-se fotografias estáveis. Vamos praticar a viragem a ouro de algumas provas, criando assim imagens excelentes e estáveis, de cor castanha púrpura, seguindo a metodologia em uso nos últimos anos do século XIX. Os alunos levam para a casa as suas provas montadas em cartões de estúdio LUPA. Data: 5 e 6 de julho (sexta-feira e sábado). Formador: Luis Pavão Duração: 2 dias, total de 14 horas de formação. Número de formandos por acção de formação: 6 a 8. Preço: 120, 00 Euros + IVA - Todos os materiais e equipamentos necessários estão incluidos. Inclui também as fotografias realizadas durante o workshop Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Os alunos devem trazer uma bata ou avental

9 3. Workshop - Conservação e restauro de álbuns de fotografia Tratamento de restauro de um álbum de fotografia. Com a participação de formadores das áreas de restauro de fotografia, papel, encadernação e imagem digital. Serão realizadas intervenções de conservação e restauro em álbuns de fotografia do século XIX e XX, de vários tipos e com opções diferentes de intervenção, para permitir aos alunos uma visão abrangente das múltiplas opções de intervenção: desmanchar, remover fotografias de páginas de cartão, retirar colas e restos de cartão, seleção de materiais para as novas páginas, escolher e executar método de encadernação, (argolas, parafusos, carcelas), respeitando ou não o processo inicial, tratamento da capa (limpeza e hidratação), nova montagem das provas (papel ou poliéster ou barras de fixação), folhas de proteção (poliéster, tecido fino e ou papel japonês). Serão também abordados aspetos como o respeito pelas legendas e inscrições originais, a digitalização (individual e páginas), tratamento de imagem, forma de numeração, execução da montagem de páginas, acabamento (arredondar cantos, máscaras). Formadores: Lúcia Alberto Duração: 2 dias, total de 12 horas de formação. Número de formandos por acção de formação: 8 a 10. Preço: 140, 00 Euros + IVA Inclui manual. Todos os materiais necessários estão incluidos. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Data: 24 e 25 de outubro (quinta e sexta-feira).

10 Ações de Formação Ficha de Inscrição Luis Pavão Limitada. Rua Rafael de Andrade nº 29, Lisboa. Ação de formação Nome: Morada: Telemóvel Telefone fixo Instituição: Dados para a fatura: Entidade pagadora Morada Cód. Postal Número Contribuinte: Cheque nº Banco Valor Transferência bancária NIB: BCP. Data A todos os preços mencionados acresce o IVA, à taxa em vigor. O pagamento dever ser realizado no momento da inscrição e a confirmação da inscrição é feita após o pagamento. Caso a ação de formação seja cancelada, o valor pago será devolvido na íntegra.

11 Quadro resumo das ações de formação LUPA Nº Ação de formação Data Preço sem o Formadores IVA 1 Preservação de coleções de fotografia 10 e 11 de outubro (quinta e sexta-feira) 120, 00 Euros CF + JS 2 Identificação de processos fotográficos 26, 27 e 28 de setembro (quinta, sexta-feira e sábado) 3 Descrição de coleções de fotografia 7 e 8 de novembro (quinta e sexta-feira) 4 Introdução à conservação de documentos gráficos 28 e 29 de novembro (quinta e sexta-feira) 160, 00 Euros CF + LP 140, 00 Euros SC 120, 00 Euros LA Nº Workshop Data Preço sem o IVA Formadores 1 Produção de um ambrótipo e negativo de colódio húmido 21 e 22 de junho (sexta-feira e sábado) 120, 00 Euros JS + LP 2 Emulsão de gelatina e prata 5 e 6 de julho (sexta-feira e sábado) 3 Conservação e restauro de álbuns de fotografia 24 e 25 de outubro (quinta e sexta-feira) 120, 00 Euros LP 140, 00 Euros LA Formadores: CF Carina Fonseca JS Joana Silva LA - Lúcia Alberto LP - Luis Pavão SC - Sónia Casquiço

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa.

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa. Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação Todas as

Leia mais

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa.

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa. Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação para o ano

Leia mais

Workshops de Conservação. e Restauro: a Colecção de Joshua Benoliel Margarida Duarte

Workshops de Conservação. e Restauro: a Colecção de Joshua Benoliel Margarida Duarte Workshops de Conservação e Restauro: a Colecção de Joshua Benoliel Margarida Duarte Margarida Duarte, técnica de conservação e restauro do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, coordenou, em finais

Leia mais

Ações de Formação LUPA externas, ano de 2011 Centro Português de Fotografia no Porto. Todas as ações de formação terão lugar na sede do CPF:

Ações de Formação LUPA externas, ano de 2011 Centro Português de Fotografia no Porto. Todas as ações de formação terão lugar na sede do CPF: Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Ações de Formação LUPA externas, ano

Leia mais

Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, Lisboa Telefone e Fax Correio electrónico - Site:

Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, Lisboa Telefone e Fax Correio electrónico - Site: Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Correio electrónico lupa@lupa.com.pt - Site: www.lupa.com.pt Plano de Acções de Formação para o ano de 2008 Local

Leia mais

CURSO FINANÇAS PARA NÃO FINANCEIROS

CURSO FINANÇAS PARA NÃO FINANCEIROS CURSO FINANÇAS PARA NÃO FINANCEIROS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy

Leia mais

CURSO COMO FAZER UM BUSINESS PLAN?

CURSO COMO FAZER UM BUSINESS PLAN? CURSO COMO FAZER UM BUSINESS PLAN? ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy

Leia mais

Fundada em 1982, a Luis Pavão Limitada é hoje a empresa de referência em Portugal na conservação e digitalização de coleções de fotografia.

Fundada em 1982, a Luis Pavão Limitada é hoje a empresa de referência em Portugal na conservação e digitalização de coleções de fotografia. Luis Pavão Limitada Rua Rafael de Andrade nº 29, 1150 274 Lisboa Telefone e Fax: 218 126 845 Site: www.lupa.com.pt Fundada em 1982, a Luis Pavão Limitada é hoje a empresa de referência em Portugal na conservação

Leia mais

CURSO MICROSOFT OUTLOOK

CURSO MICROSOFT OUTLOOK CURSO MICROSOFT OUTLOOK ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy Microsoft

Leia mais

CURSO RH SELECIONAR COM SUCESSO

CURSO RH SELECIONAR COM SUCESSO CURSO RH SELECIONAR COM SUCESSO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy RH

Leia mais

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO CURSO MICROSOFT EXCEL AVANÇADO MACROS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy

Leia mais

CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL

CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL formação em imagem www.100iso.pt Módulos 1. Câmaras e Imagens Digitais. 2. Controlar a Exposição. 3. Controlar a Nitidez. 4. Captar Luz e Cor. 5. Compreender as Objectivas.

Leia mais

CURSO DESENVOLVER A RELAÇÃO COM O CLIENTE

CURSO DESENVOLVER A RELAÇÃO COM O CLIENTE CURSO DESENVOLVER A RELAÇÃO COM O CLIENTE ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris

Leia mais

Auditorias a Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 : 2008

Auditorias a Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 : 2008 Auditorias a Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 : 2008 DATAS A definir (assim que seja atingido o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Pós-Laboral, à 2ª, 3ª e 5ª, das 19h00 às 23h00 ou Sábado, das

Leia mais

Dia 21 (sábado de manhã, das 10 às 13h00) Saida para exterior Aula práctica de Fotografia num local a escolher)

Dia 21 (sábado de manhã, das 10 às 13h00) Saida para exterior Aula práctica de Fotografia num local a escolher) Local: Évora Hotel Av. Tulio Espanca, Apartado 93 Évora Tel: 266 403 315 Inscrições e Informações: Contactar Pedro Vilhena Site: Pedro Vilhena Fotografia Tm: 96 807 61 81 email: pedrovilhena.fotografo@gmail.com

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE FORMATIVA DOS ENCONTROS DE SABEDORIA DA AMUT

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE FORMATIVA DOS ENCONTROS DE SABEDORIA DA AMUT REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE FORMATIVA DOS ENCONTROS DE SABEDORIA DA AMUT Conteúdo Artigo 1º... 3 OBJECTIVO... 3 Artigo 2º... 3 CONCEITO DE ENCONTRO DE SABEDORIA... 3 Artigo 3º... 3 ÂMBITO

Leia mais

CURSO LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS

CURSO LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS CURSO LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy

Leia mais

Avaliação de desempenho

Avaliação de desempenho de 1.) Introdução A gestão e avaliação do desempenho é uma das ferramentas fundamentais da gestão de recursos humanos e a base para se reter, desenvolver e potenciar o talento em qualquer organização.

Leia mais

Competências Básicas em Informática

Competências Básicas em Informática Competências Básicas em Informática DATAS A definir (assim que seja atingido o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Pós-Laboral, à 2ª, 3ª e 5ª, das 19h00 às 23h00 ou Sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00

Leia mais

Certificação da Qualidade ISO 9001 : 2003

Certificação da Qualidade ISO 9001 : 2003 Certificação da Qualidade ISO 9001 : 2003 DATAS A definir (assim que seja atingido o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Pós-Laboral, à 3ª, 4ª e 5ª, das 19h00 às 23h00 ou Sábado, das 9h00 às 13h00 e das

Leia mais

CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL COMPLETO

CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL COMPLETO CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL COMPLETO Módulos 1. Câmaras e Imagens Digitais. 2. Controlar a Exposição. 3. Controlar a Nitidez. 4. Captar Luz e Cor. 5. Compreender as Objectivas. 6. Fotografia com o Flash

Leia mais

MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas, Protocolo Empresarial e Eventos

MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas, Protocolo Empresarial e Eventos MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas, Protocolo Empresarial e Eventos Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos...

Leia mais

Regras de Filiação 2009/10

Regras de Filiação 2009/10 As Regras de Filiação, válidas para a época de 2009/2010 são as seguintes: 1) De acordo com o artigo 5º do Regulamento de Filiações da FPX, poderão filiar-se na FPX todos os indivíduos, independentemente

Leia mais

Liderança e Gestão de Equipas

Liderança e Gestão de Equipas Liderança e Gestão de Equipas de 1.) Introdução O líder, no contexto atual, assume um papel ativo e determinante para o sucesso da equipa, por isso esta formação está orientada para a partir da perceção

Leia mais

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa:

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa: Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação para o ano

Leia mais

Criação e Desenvolvimento de Novos Negócios no Sector Agro-Alimentar

Criação e Desenvolvimento de Novos Negócios no Sector Agro-Alimentar Curso de Formação Avançada Criação e Desenvolvimento de Novos Negócios no Sector Agro-Alimentar Em colaboração com 9 de Maio a 21 de Junho de 2008 Instituto Superior de Agronomia / Universidade Técnica

Leia mais

AutoCAD 2D. Pós-Laboral, à 2ª, 3ª e 5ª, das 19h00 às 22h30 (duas das sessões terminam às 22h00)

AutoCAD 2D. Pós-Laboral, à 2ª, 3ª e 5ª, das 19h00 às 22h30 (duas das sessões terminam às 22h00) AutoCAD 2D DATAS A definir (assim que seja atingido o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Pós-Laboral, à 2ª, 3ª e 5ª, das 19h00 às 22h30 (duas das sessões terminam às 22h00) ou Sábado, das 9h30 às 13h00

Leia mais

FICSAM - WORKSHOP INTENSIVO DE CINEMA DIGITAL (com rodagem de curta-metragem) Dias 8, 9 e 10 OUTUBRO de 2015 (três dias de formação)

FICSAM - WORKSHOP INTENSIVO DE CINEMA DIGITAL (com rodagem de curta-metragem) Dias 8, 9 e 10 OUTUBRO de 2015 (três dias de formação) FICSAM - WORKSHOP INTENSIVO DE CINEMA DIGITAL (com rodagem de curta-metragem) Dias 8, 9 e 10 OUTUBRO de 2015 (três dias de formação) Horário: Dias 8 e 9 das 18h às 22h Dia 10 das 10:30 às 13:30 e das 14:30

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt

www.highskills.pt geral@highskills.pt www.highskills.pt geral@highskills.pt Índice Designação do Curso... 2 Duração Total do Curso de Formação... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos...

Leia mais

Prática 3 Impressão em Papel Salgado 29 de Setembro de 2007 Cadeira Processos de Impressão com Prata

Prática 3 Impressão em Papel Salgado 29 de Setembro de 2007 Cadeira Processos de Impressão com Prata Prática 3 Impressão em Papel Salgado 29 de Setembro de 2007 Cadeira Processos de Impressão com Prata Licenciatura em Fotografia, 2º ano, 2008-2009 Departamento de Fotografia Luis Pavão Escola Superior

Leia mais

A literacia em Saúde e Alimentação e a Comunicação de Marketing

A literacia em Saúde e Alimentação e a Comunicação de Marketing A literacia em Saúde e Alimentação e a Comunicação de Marketing de 1.) Introdução Na sociedade atual toda a envolvente de comunicação de marketing inerente a um produto alimentar tem um papel determinante

Leia mais

Sistemas Solar Fotovoltaicos (Projectista)

Sistemas Solar Fotovoltaicos (Projectista) Sistemas Solar Fotovoltaicos (Projectista) DATAS A definir (assim que seja atingido o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Pós-Laboral, à 2ª e 4ª, das 19h00 às 23h00 ou Sábado, das 9h00 às 13h00 e das

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO FOTOGRAFIA DIGITAL E PÓS-PRODUÇÃO DE IMAGEM EDIÇÃO Nº 01/2012

FICHA TÉCNICA DO CURSO FOTOGRAFIA DIGITAL E PÓS-PRODUÇÃO DE IMAGEM EDIÇÃO Nº 01/2012 FICHA TÉCNICA DO CURSO FOTOGRAFIA DIGITAL E PÓS-PRODUÇÃO DE IMAGEM EDIÇÃO Nº 01/2012 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Fotografia Digital e Pós-produção de imagem. 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER O "Curso de Fotografia

Leia mais

Avaliação de desempenho

Avaliação de desempenho de 1.) Introdução A gestão e avaliação do desempenho é uma das ferramentas fundamentais da gestão de recursos humanos e a base para se reter, desenvolver e potenciar o talento em qualquer organização.

Leia mais

SERVIÇOS DE FOTO E IMAGEM

SERVIÇOS DE FOTO E IMAGEM SERVIÇOS DE FOTO E IMAGEM LABORATÓRIO CENTRAL - ATENDIMENTO FONE: 3255 5550 Válida após 15/12/2003 página Serviços convencionais página Imagem Digital Introdução e observações principais 10 Arquivo digital

Leia mais

Visual Basic 2010. Formação Profissional DATAS HORÁRIO DURAÇÃO LOCALIZAÇÃO OBJECTIVOS

Visual Basic 2010. Formação Profissional DATAS HORÁRIO DURAÇÃO LOCALIZAÇÃO OBJECTIVOS Visual Basic 2010 DATAS A definir (assim que seja atingido o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Pós-Laboral, à 2ª, 3ª e 5ª, das 19h00 às 23h00 ou Sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 DURAÇÃO

Leia mais

ISPA Instituto Universitário

ISPA Instituto Universitário ISPA Instituto Universitário Marketing na Saúde Uma ferramenta para todos os profissionais de saúde. "Está na altura de dominar melhor o mercado" 18 e 25 de Outubro 2014, ISPA (12 horas intensivas) Destinatários

Leia mais

MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas e Protocolo Empresarial

MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas e Protocolo Empresarial MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas e Protocolo Empresarial www.highskills.pt geral@highskills.pt Índice Designação do Curso... 2 Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2

Leia mais

CURSO SOCIAL MEDIA MARKETING

CURSO SOCIAL MEDIA MARKETING CURSO SOCIAL MEDIA MARKETING ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy Social

Leia mais

PowerPoint. Sábado, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00 (no último dia termina às 17h00)

PowerPoint. Sábado, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00 (no último dia termina às 17h00) PowerPoint DATAS A definir (assim que seja atingido o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Pós-Laboral, à 2ª, 3ª e 5ª, das 19h00 às 23h00 ou Sábado, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00 (no último dia

Leia mais

CURSO PLANEAMENTO FISCAL

CURSO PLANEAMENTO FISCAL CURSO PLANEAMENTO FISCAL ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy Planeamento

Leia mais

Assumir funções para gerir com excelência Investir

Assumir funções para gerir com excelência Investir Assumir funções para gerir com excelência Investir de 1.) Introdução Conseguir que o Executivo domine os seus pontos fracos e reforce os seus pontos fortes / trunfos no desenvolvimento da Empresa proporcionando

Leia mais

CURSO PREVISÃO, GESTÃO E CONTROLO DE TESOURARIA

CURSO PREVISÃO, GESTÃO E CONTROLO DE TESOURARIA CURSO PREVISÃO, GESTÃO E CONTROLO DE TESOURARIA ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris

Leia mais

CURSO SECTOR NÃO LUCRATIVO REGIME FISCAL E CONTABILÍSTICO (ESFL)

CURSO SECTOR NÃO LUCRATIVO REGIME FISCAL E CONTABILÍSTICO (ESFL) CURSO SECTOR NÃO LUCRATIVO REGIME FISCAL E CONTABILÍSTICO (ESFL) ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO

Leia mais

CURSO CONTABILIDADE E FINANÇAS PARA JURISTAS

CURSO CONTABILIDADE E FINANÇAS PARA JURISTAS CURSO CONTABILIDADE E FINANÇAS PARA JURISTAS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris

Leia mais

Curso Livre Online. 3.ª edição. Gestão e Valorização de Coleções Paleontológicas e Arqueológicas em Museus PLANO MODULAR

Curso Livre Online. 3.ª edição. Gestão e Valorização de Coleções Paleontológicas e Arqueológicas em Museus PLANO MODULAR Curso Livre Online 3.ª edição Gestão e Valorização de Coleções Paleontológicas e Arqueológicas em Museus PLANO MODULAR Apresentação da entidade organizadora Centro Português de Geo História e Pré-História

Leia mais

Técnicas de Passerelle e Casting:

Técnicas de Passerelle e Casting: Formação O curso de modelo da 4Affection foi concebido e estruturado de forma a tornar estes jovens modelos aptos para trabalhos de fotografia e passarelle que tenham no futuro de executar. Esta formação

Leia mais

Duração: 16 Horas Data Início: Lisboa 12/06/2013 Porto 13/06/2013. 450 Euros* 520 Euros* Prazo para Inscrições: 24/05/2013

Duração: 16 Horas Data Início: Lisboa 12/06/2013 Porto 13/06/2013. 450 Euros* 520 Euros* Prazo para Inscrições: 24/05/2013 2013 Acções de Formação AGEPOR Código IMDG 1ª Edição Início: Lisboa: 12 Junho 2013 Porto: 13 Junho 2013 AGEPOR Associação dos Agentes de Navegação de Portugal Tipo de Acção: Formação Tema: Código IMDG

Leia mais

CAMPUS DE JUDO 2014. Organização da Turma dos Judokinhas

CAMPUS DE JUDO 2014. Organização da Turma dos Judokinhas CAMPUS DE JUDO 2014 Organização da Turma dos Judokinhas 1 CAMPUS DE JUDO - TURMA DOS JUDOKINHAS (1ºTurno) 29/06/2014 a 04/07/2014 (2ºTurno) 06/07/2014 a 11/07/2014 (3ºTurno) 13/07/2014 a 18/07/2014 Quem

Leia mais

Métodos de Avaliação Imobiliária

Métodos de Avaliação Imobiliária Métodos de Avaliação Imobiliária DATAS Ver cronograma (sujeitas a eventuais alterações). HORÁRIO Pós-Laboral, das 19h00 às 23h00 DURAÇÃO 30 Horas LOCALIZAÇÃO Instalações da AS Formação Urbanização CHAVE,

Leia mais

#25. CRIDI / UFBa - Fotográfico Institucional - 2005-2007 COMPLETA 1 / 9 PÁGINA 2

#25. CRIDI / UFBa - Fotográfico Institucional - 2005-2007 COMPLETA 1 / 9 PÁGINA 2 #25 COMPLETA Coletor: Web Link (Link da Web) Iniciado: sexta-feira 10 de outubro de 2014 14:59:20 Última modificação: segunda-feira 27 de outubro de 2014 08:50:20 Tempo gasto: Mais de uma semana Endereço

Leia mais

Contabilidade Introdução ao SNC

Contabilidade Introdução ao SNC Contabilidade Introdução ao SNC DATAS A definir (assim que seja atingido o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Pós-Laboral, à 2ª, 3ª e 5ª, das 19h00 às 23h00 ou Sábado, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às

Leia mais

1ª Liga de Futsal 2014/2015

1ª Liga de Futsal 2014/2015 1ª Liga de Futsal 2014/2015 Patrono RICARDINHO 1 I Liga Futsal 2014/2015 Regulamento Equipas Artigo 1º Esta liga de futsal encontra-se aberta a equipas de empresas devidamente certificadas, podendo ser

Leia mais

Manual para inscrição on-line dos alunos que se inscrevem pela 1ª vez

Manual para inscrição on-line dos alunos que se inscrevem pela 1ª vez Manual para inscrição on-line dos alunos que se inscrevem pela 1ª vez Processo de Matricula - Alunos 1º Ano 1ª Vez O processo de matrícula consiste em 3 passos: 1. Pagamento e entrega de documentos (nos

Leia mais

Aula Prática 06 Preparação de Emulsão de Escurecimento Directo Emulsões - 27 de Outubro de 2008

Aula Prática 06 Preparação de Emulsão de Escurecimento Directo Emulsões - 27 de Outubro de 2008 Aula Prática 06 Preparação de Emulsão de Escurecimento Directo Emulsões - 27 de Outubro de 2008 1. Objectivos: Compreensão de uma emulsão de escurecimento directo. Melhorar a técnica de espalhar uniformemente

Leia mais

Etiqueta e Protocolo

Etiqueta e Protocolo Etiqueta e Protocolo DATAS A definir (assim que seja atingido o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30 DURAÇÃO 6 horas LOCALIZAÇÃO Aveiro ENQUADRAMENTO Os

Leia mais

Plano de Ações de Formação para o ano de 2012

Plano de Ações de Formação para o ano de 2012 Luis Pavão Limitada Rua Rafael de Andrade nº 29, 1150 274 Lisboa Telefone e Fax: 218 126 845 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação para

Leia mais

MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA

MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA Pág.: 1/10 HISTÓRICO DO DOCUMENTO / EMISSÃO Data Ver. Objeto da Revisão Elab. / Verif. (Função / Nome / Assinatura(*)) C. Técnicocientífica/ S. Iglésias Aprovação (Função / Nome / Assinatura(*)) Diretora/

Leia mais

Informações gerais. Formação Inicial de Instrutores de Condução

Informações gerais. Formação Inicial de Instrutores de Condução Informações gerais Formação Inicial de Instrutores de Condução Condições de Acesso 12º Ano completo, equivalente ou superior 2 anos de Carta de Condução Não possuir doença contagiosa ou deficiência física

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa Curso de Pós-Graduação em Qualidade na Saúde 3.

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa Curso de Pós-Graduação em Qualidade na Saúde 3. Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa Curso de Pós-Graduação em Qualidade na Saúde 3.ª Edição 2014/2015 EDITAL A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de

Leia mais

Gestão de Crises na Indústria Alimentar

Gestão de Crises na Indústria Alimentar Gestão de Crises na Indústria Alimentar de 1.) Introdução Crise significa lidar com uma situação, muitas vezes, inesperada que pode representar uma ameaça não só para o negócio como para os colaboradores

Leia mais

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, 1455 - Bairro Jardim (11) 4433-6161 Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13) 2127-0003

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, 1455 - Bairro Jardim (11) 4433-6161 Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13) 2127-0003 FOTOGRAFIA PARA INICIANTES APRESENTAÇÃO: A fotografia atinge vários segmentos da vida e do cotidiano humano, pois é o instrumento que permite registrar um momento, o eternizando. A imagem fotográfica contribui

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA REGULAMENTO ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS

CONCURSO DE FOTOGRAFIA REGULAMENTO ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS CONCURSO DE FOTOGRAFIA ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS REGULAMENTO INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES ÁREA DE AÇÃO SOCIAL E SAÚDE RUA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE Nº 7, 1º ANDAR 2070-104 CARTAXO ORGANIZAÇÃO APOIO

Leia mais

Agendamento de Produtos de Uso Contínuo

Agendamento de Produtos de Uso Contínuo Agendamento de Produtos de Uso Contínuo Os usuários do Call Center do ASAsys agora podem agendar ligações para os clientes de produtos de uso contínuo para oferecer o produto do cliente antes que ele acabe.

Leia mais

Curso de Especialização em Análise do Credito - Gestão e Recuperação

Curso de Especialização em Análise do Credito - Gestão e Recuperação Curso de Especialização em Análise do Credito - Gestão e Recuperação Índice Curso de Especialização em Análise do Credito Gestão e Recuperação... 2 Descrição do Curso... 2 Duração Total... 2 Destinatários...

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt Telf: Lisboa +351 217 931 365 Luanda: +244 94 112 60 90 Maputo: +258 82 019 0748

www.highskills.pt geral@highskills.pt Telf: Lisboa +351 217 931 365 Luanda: +244 94 112 60 90 Maputo: +258 82 019 0748 Índice Designação do Curso... 3 Apresentação do Curso... 3 Carga horária:... 4 Perfil de saída... 4 Pré-Requisitos... 4 Objetivos gerais... 4 Objetivos específicos... 4 Conteúdos Programáticos... 5 Metodologia...

Leia mais

Índice: Objetivo Geral... 3. Objetivos Específicos... 3. Destinatários... 3. Duração Total... 3. Pré-requisitos... 3. Perfil de Saída...

Índice: Objetivo Geral... 3. Objetivos Específicos... 3. Destinatários... 3. Duração Total... 3. Pré-requisitos... 3. Perfil de Saída... Índice: Objetivo Geral... 3 Objetivos Específicos... 3 Destinatários... 3 Duração Total... 3 Pré-requisitos... 3 Perfil de Saída... 4 Estrutura modular e respetiva carga horária... 4 Metodologia... 4 Condições

Leia mais

B O L E T I M O F I C I A L

B O L E T I M O F I C I A L diploma OS emitido por CA data 2012-04-26 número 7,2012 código OS00072012CA ent. em vigor Imediata assunto meuselo descritores Correspondências Serviço postal 30-20 2012 Enquadramento: De forma a adequar

Leia mais

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA com Giancarlo Mecarelli, José Roberto Pedroza e Carlos Nascimento Paraty dias 27, 28 e 29 de novembro

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA com Giancarlo Mecarelli, José Roberto Pedroza e Carlos Nascimento Paraty dias 27, 28 e 29 de novembro WORKSHOP DE FOTOGRAFIA com Giancarlo Mecarelli, José Roberto Pedroza e Carlos Nascimento Paraty dias 27, 28 e 29 de novembro Nunca se fotografou tanto na história, porém grande parte dessas imagens ficam

Leia mais

Gestão de Equipas no Ramo Imobiliário

Gestão de Equipas no Ramo Imobiliário Gestão de Equipas no Ramo Imobiliário DATAS A definir (após atingirmos o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Pós-Laboral, à 2ª, 3ª e 5ª, das 19h00 às 23h00 ou Sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às

Leia mais

MBA Master Business Administration

MBA Master Business Administration MBA Master Business Administration Objectivos O Master pretende complementar os conhecimentos teóricos e práticos de gestão em geral, proporcionando informação sobre as técnicas de gestão e de apoio à

Leia mais

Portal Fornecedores 1

Portal Fornecedores 1 Portal Fornecedores 1 o endereço Internet: http://www.jumbo.pt/pfornecedores 2 3 O Fluxo da Informação Inscrição no Portal Atualizar Dados / Gerir Utilizadores Aprovar Inscrição Manutenção de Artigos Aprovar

Leia mais

MUNICÍPIO DE CELORICO DA BEIRA. I CONCURSO DE FOTOGRAFIA ALFREDO CUNHA Encantos da Natureza REGULAMENTO PREÂMBULO.

MUNICÍPIO DE CELORICO DA BEIRA. I CONCURSO DE FOTOGRAFIA ALFREDO CUNHA Encantos da Natureza REGULAMENTO PREÂMBULO. MUNICÍPIO DE CELORICO DA BEIRA I CONCURSO DE FOTOGRAFIA ALFREDO CUNHA Encantos da Natureza REGULAMENTO PREÂMBULO Com o presente Regulamento o Município pretende definir as regras do I Concurso de Fotografia

Leia mais

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa.

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa. Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação para o ano

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO

FICHA TÉCNICA DO CURSO FICHA TÉCNICA DO CURSO PROJECTAR COM REVIT ARCHITECTURE 2014 EDIÇÃO Nº03/2014 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Projectar com Revit Architecture 2014 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER O Revit Architecture é uma plataforma

Leia mais

PHOTOSHOP Básico MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2011. ESPM Unidade Porto Alegre. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

PHOTOSHOP Básico MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2011. ESPM Unidade Porto Alegre. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. PHOTOSHOP Básico MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Julho 2011 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda a

Leia mais

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa.

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa. Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação para o ano

Leia mais

FÉRIAS DE VERÃO 2014

FÉRIAS DE VERÃO 2014 FÉRIAS DE VERÃO 2014 O Museu da Carris oferece ateliers didáticos, interdisciplinares e criativos, que vão motivar as suas crianças durante o período de férias de Verão! Há muito para aprender, descobrir

Leia mais

UNIVERSIDADE POPULAR DO PORTO

UNIVERSIDADE POPULAR DO PORTO ACÇÃO DE FORMAÇÃO OS ARQUIVOS DO MUNDO DO TRABALHO TRATAMENTO TÉCNICO ARQUIVÍSTICO RELATÓRIO FINAL Enquadramento A acção de formação Os arquivos do mundo do trabalho tratamento técnico arquivístico realizou-se

Leia mais

Folha de Cálculo (Excel)

Folha de Cálculo (Excel) Folha de Cálculo (Excel) DATAS A definir (assim que seja atingido o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Pós-Laboral, à 2ª, 3ª e 5ª, das 19h00 às 23h00 ou Sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALDEVEZ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALDEVEZ AVISO DE ABERTURA Nº 01-2013/2014 CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS ESPECIALIZADOS Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal especializado,

Leia mais

Gestão de Crises na Indústria Alimentar

Gestão de Crises na Indústria Alimentar Gestão de Crises na Indústria Alimentar de 1.) Introdução Crise significa lidar com uma situação, muitas vezes, inesperada que pode representar uma ameaça não só para o negócio como para os colaboradores

Leia mais

curso_atualização em Biossegurança em laboratório de nível 2 e 3 (b-learning)

curso_atualização em Biossegurança em laboratório de nível 2 e 3 (b-learning) curso_atualização em Biossegurança em laboratório de nível 2 e 3 (b-learning) 13 de abril a 4 de maio de 2015 Enquadramento: A Unidade de Resposta a Emergência e Biopreparação (UREB) do Instituto Nacional

Leia mais

CURSO GESTÃO DO CRÉDITO A CLIENTES E COBRANÇAS

CURSO GESTÃO DO CRÉDITO A CLIENTES E COBRANÇAS CURSO GESTÃO DO CRÉDITO A CLIENTES E COBRANÇAS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris

Leia mais

Coordenador Dr. Pedro Pires

Coordenador Dr. Pedro Pires Curso de Especialização de Logística -Supply Chain Coordenador Dr. Pedro Pires Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos...

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO ADOBE MUSE: CRIE E PUBLIQUE O SEU SITE EDIÇÃO Nº 01/2012

FICHA TÉCNICA DO CURSO ADOBE MUSE: CRIE E PUBLIQUE O SEU SITE EDIÇÃO Nº 01/2012 FICHA TÉCNICA DO CURSO ADOBE MUSE: CRIE E PUBLIQUE O SEU SITE EDIÇÃO Nº 01/2012 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Adobe Muse: crie e publique o seu site 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER Acesso a novas oportunidades:

Leia mais

Aulas expositivas, interativas, e práticas.

Aulas expositivas, interativas, e práticas. Muito mais difícil do que aprender a manejar uma câmera é aprender a ver. Saber porque ideias e imagens não existem em separado, e como podemos produzir resultados expressivos e significativos através

Leia mais

Coordenador da área - Engº Pedro Marques

Coordenador da área - Engº Pedro Marques Requisitos e implementação da ISO 9001 gestão da qualidade, ISO 14001 gestão ambiental e OHSAS 18001 gestão de segurança e saúde no trabalho Coordenador da área - Engº Pedro Marques Índice Duração Total...

Leia mais

Banco. Tendo tomado conhecimento do Regulamento Geral de Feiras e Aditamento da Ecorex, Lda., declaramos aceitar todas as condições aí descritas.

Banco. Tendo tomado conhecimento do Regulamento Geral de Feiras e Aditamento da Ecorex, Lda., declaramos aceitar todas as condições aí descritas. BOLETIM DE INSCRIÇÃO N.º LISBOA NORTE 008 Empresa: CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO Assinalar a opção pretendida Direitos de Inscrição - 150 por expositor Contribuinte N.º: Morada: A - Espaço Livre (Mínimo 9

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO O presente Regulamento pretende enquadrar as principais regras e linhas de orientação pelas quais se rege a atividade formativa da LEXSEGUR, de forma a garantir

Leia mais

Não é possível apresentar a imagem ligada. O ficheiro pode ter sido movido, mudado de nome ou eliminado. Verifique se a ligação

Não é possível apresentar a imagem ligada. O ficheiro pode ter sido movido, mudado de nome ou eliminado. Verifique se a ligação Não é Tiago Caravana - Vinhos do Alentejo De: ViniPortugal Enviado: sexta-feira, 14 de Agosto de 2015 13:35 Para: tiagocaravana@vinhosdoalentejo.pt Assunto: ViniPortugal

Leia mais

Regulamento do Concurso de Ideias

Regulamento do Concurso de Ideias Regulamento do Concurso de Ideias 1. Apresentação O Concurso de Ideias e a Conferência Internacional sobre Prevenção e Controlo do Tabagismo, que vai ter lugar em Lisboa, de 14 a 15 de novembro de 2013,

Leia mais

Uma vez feito o pagamento você poderá enviar um e-mail ou fax com o comprovante para o seguinte:

Uma vez feito o pagamento você poderá enviar um e-mail ou fax com o comprovante para o seguinte: DEPARTAMENTO FINANCEIRO DA CORPORATE GIFTS O departamento financeiro da Corporate Gifts orgulha-se pela nossa capacidade de fornecer aos nossos clientes um serviço seguro, preciso e imediato. Será um prazer

Leia mais

FUNDAÇÃO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA ENERGIA E SANEAMENTO MUSEU DA ENERGIA DE ITU EDITAL DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS PARA VISITAÇÃO AO MUSEU DA ENERGIA DE ITU

FUNDAÇÃO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA ENERGIA E SANEAMENTO MUSEU DA ENERGIA DE ITU EDITAL DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS PARA VISITAÇÃO AO MUSEU DA ENERGIA DE ITU FUNDAÇÃO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA ENERGIA E SANEAMENTO MUSEU DA ENERGIA DE ITU EDITAL DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS PARA VISITAÇÃO AO MUSEU DA ENERGIA DE ITU Ano: 2015 Edital nº 01/2015 Temas: energia elétrica;

Leia mais

Curso de Formação para Dinamização de workshops

Curso de Formação para Dinamização de workshops Curso de Formação para Dinamização de workshops Ficha Informativa Curso de Formação para Cientistas 1. A Empresa A Science4you é uma empresa 100% Nacional que nasceu em Janeiro de 2008. É considerada uma

Leia mais

CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PONTA DELGADA. Rua Ernesto do Canto, 13/15 9504-531 PONTA DELGADA AÇORES

CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PONTA DELGADA. Rua Ernesto do Canto, 13/15 9504-531 PONTA DELGADA AÇORES CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PONTA DELGADA Rua Ernesto do Canto, 13/15 9504-531 PONTA DELGADA AÇORES E-MAIL: ccipd@ccipd.pt TEL. 296 30 50 00 FAX 296 30 50 50/30 50 40 ASSUNTO: CHEQUE PRENDA Exmo(s).

Leia mais

O COACHING NÃO SERVE! OS 5 MITOS SOBRE A APLICAÇÃO DO COACHING AOS COLABORADORES DE ELEVADO POTENCIAL (HP) WORKSHOP. Think, Create and Share

O COACHING NÃO SERVE! OS 5 MITOS SOBRE A APLICAÇÃO DO COACHING AOS COLABORADORES DE ELEVADO POTENCIAL (HP) WORKSHOP. Think, Create and Share O COACHING NÃO SERVE! OS 5 MITOS SOBRE A APLICAÇÃO DO COACHING AOS COLABORADORES DE ELEVADO POTENCIAL (HP) WORKSHOP DESTINATÁRIOS Gestores de Pessoas/ Líderes no âmbito de equipas e projetos. OBJETIVOS

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA "ENFERMAGEM É CULTURA"

CONCURSO DE FOTOGRAFIA ENFERMAGEM É CULTURA CONCURSO DE FOTOGRAFIA "ENFERMAGEM É CULTURA" A Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias encontra-se a desenvolver um projecto relacionado com o tema Enfermagem É Cultura, inserido

Leia mais