Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa."

Transcrição

1 Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, Lisboa Telefone e Fax Site: Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação para o ano de 2013 Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa. Luis Pavão Limitada Rua Rafael de Andrade, Lisboa Metropolitano: Intendente Autocarros: 30; 723; 767; 790 Telefone: ; Fax: Horário: 9:30 às 13:00 e 14:30 a 17:00 Nota: Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Serão propostas segundas datas para as ações de formação com mais inscritos do que o número de vagas. O número mínimo de participantes é de 6 alunos; caso esse número não seja atingido, a ação de formação poderá será cancelada e o valor já pago devolvido na íntegra aos inscritos. Será emitido um certificado de participação para cada formando. No decorrer do ano 2013, um aluno que se inscreva num segundo curso terá um desconto de 15% sobre o preço do segundo curso.

2 1. Preservação de coleções de fotografia Ação de formação destinada a técnicos profissionais, estudantes e outros interessados nas áreas de arquivo, conservação, restauro, museologia, fotografia e ainda colecionadores de fotografia e fotógrafos. Objetivos: Identificação e caracterização genérica das várias tipologias de fotografia, reconhecimento das alterações e deteriorações inerentes a diferentes processos fotográficos, medidas a tomar para evitar a deterioração, respetivos tratamentos conservativos adequados e acondicionamentos recomendados. Serão ainda discutidas normas de manuseamento de espécies fotográficas e planos ideais para preservação e organização de coleções fotográficas. A ação de formação é composta por quatro módulos teóricos e quatro módulos práticos. Formadores: Carina Fonseca e Joana Silva Duração: 2 dias, total de 12 horas de formação. Número de formandos por ação de formação: 6 a 8. Preço: 120, 00 Euros + IVA. Inclui manual do curso e luvas de algodão. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Datas: - 18 e 19 de abril (quinta e sexta-feira) e 11 de outubro (quinta e sexta-feira).

3 2. Identificação de processos fotográficos Acção destinada a técnicos profissionais, estudantes ou interessados nas áreas de arquivo, conservação, restauro, museologia, fotografia, coleccionadores e fotógrafos. Objectivos: Apresentação dos processos e métodos usados na identificação das espécies fotográficas, tanto de provas fotográficas, fotomecânicas e digitais, como de negativos e diapositivos em vidro e película, a cores e a preto e branco. Reconhecimento das formas de deterioração mais vulgares, que são auxiliares na identificação das espécies fotográficas. Apresentação de testes químicos para identificação de suportes plásticos. Abrange os processos mais usados, ao longo da história da fotografia, desde os processos iniciais até às provas de impressora, da fotografia digital, referindo as suas características e o seu enquadramento histórico. A acção de formação é composta por seis módulos teóricos e seis módulos práticos. Formador: Carina Fonseca e Luís Pavão Duração: 3 dias, total de 18 horas de formação. Número de formandos por acção de formação: 6 a 8. Preço: 160, 00 Euros + IVA inclui pasta com manual do curso e luvas de algodão. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Data: 26, 27 e 28 de setembro (quinta, sexta-feira e sábado)

4 3. Descrição de coleções de fotografia Ação destinada a técnicos profissionais que trabalhem com documentação fotográfica em arquivos, museus, bibliotecas ou estudantes interessados na área. Requisitos de admissão: Frequência do Curso de Preservação de Coleções de Fotografia (da Luis Pavão Limitada) ou curriculum nesta área que justifique a admissão no curso. Objectivos: Definição de conceitos e apresentação de noções sobre a descrição de fotografia, incluindo a descrição individual e por conjuntos, tendo em conta as normas ISAD-G e Sepiades. Serão apresentados vários tipos de base de dados. A ação de formação é composta por quatro módulos teóricos e quatro módulos práticos. Formador: Sónia Casquiço. Duração: 2 dias, total de 12 horas de formação. Número de formandos por ação de formação: 6 a 8. Preço: 140, 00 Euros + IVA inclui manual do curso. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Data: 7 e 8 de novembro (quinta e sexta-feira).

5 4. Introdução à conservação de documentos gráficos Curso destinado a técnicos de conservação, estudantes de conservação e restauro, museologia, colecionadores, entre outros. Objetivos: A acção de formação tem como objectivos a introdução à conservação de documentos gráficos, identificação dos diferentes tipos de papel, reconhecimento de alterações e deteriorações inerentes, definição de condições ambientais de arquivo adequadas ao papel, tratamentos adequados e acondicionamentos específicos. São ainda discutidas normas de manuseamento e exposição, planos ideais para preservação de documentos gráficos. A ação de formação é composta por quatro módulos teóricos e quatro módulos práticos. Formador: Lúcia Alberto Duração: 2 dias, total de 12 horas de formação. Número de formandos por acção de formação: 8 a 10. Preço: 120, 00 Euros + IVA - Inclui manual do curso. Data: 28 e 29 de novembro (quinta e sexta-feira).

6 5. Conservação e restauro de fotografia Ação de formação destinada a técnicos de conservação e restauro, com experiência em conservação de fotografia; estudantes de conservação e restauro. Requisitos de admissão: Frequência do Curso de Preservação de Coleções de Fotografia (da Luís Pavão Limitada) ou curriculum nesta área que justifique a admissão no curso. Objetivos: A ação de formação é composta por módulos teóricos e módulos práticos, onde se pretende que os participantes identifiquem as deteriorações e formas de intervenção, reconhecendo os limites e ponderando sobre as vantagens e desvantagens do tratamento. Quando devemos intervir? Até onde devemos intervir? Conteúdos: Limpeza mecânica e/ou química em diferentes espécies fotográficas para remoção de sujidades e ou remoção elementos nocivos à preservação da espécie: remoção de adesivos; etiquetas; resíduos de cola e papel; resíduos de tinta; resíduos de oxidação metálica; excrementos de insetos; entre outros. Estabilização e planificação de suportes ondulados ou encurvados (películas e provas fotográficas). Remoção de provas coladas em cartão secundário, e recuperação de espécies em aderência a outros suportes (provas coladas a vidros de moldura). Consolidação de lacunas; reparação de rasgões; preenchimento de lacunas ao nível do suporte; reforço do suporte (lining). Preenchimento de lacunas em provas fotográficas, ao nível da camada de emulsão, com vista à reintegração pictórica. Breves noções de reintegração pictórica, em provas fotográficas. Estabilização de negativos em vidro: partidos; estilhaçados; com lacunas; com a emulsão levantada. Referencia a intervenções mais avançadas, como separação de emulsão de suporte em vidro e separação de emulsão de suporte de plástico acetato de celulose deteriorado. Data: 30 e 31 de maio (quinta e sexta-feira) Formadores: Ana Coelho e Margarida Rodrigues Duração: 2 dias, total de 12 horas de formação. Número de formandos por ação de formação: 6 a 8. Preço: 140, 00 Euros + IVA Inclui manual do curso. Todos os materiais necessários estão incluídos. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição.

7 6. Conservação e restauro de documentos gráficos Ação de formação destinada a técnicos de conservação e restauro, com experiência em conservação de fotografia; estudantes de conservação e restauro. Requisitos de admissão: A frequência deste curso pressupõe que os alunos tenham recebido alguma formação anterior, nomeadamente a nossa ação de formação básica em conservação de documentos gráficos. Objetivos: Tratamento de documentos bidimensionais em diferentes tipos de papel. Conteúdos: Serão realizadas intervenções de conservação e restauro em diversos documentos em suporte de papel, com diferentes proveniências e técnicas de produção, para proporcionar uma maior variedade de opções de intervenção por parte dos alunos. Esta variedade de opções irá permitir aos alunos obter um panorama mais abrangente do que são intervenções de conservação e intervenções de restauro, e de como seleccionar os materiais a utilizar nas respectivas intervenções. Serão desenvolvidas técnicas de limpeza por via seca, limpeza química e de limpeza por via húmida; técnicas destinadas à neutralização de agentes de deterioração biológicos; diferentes técnicas de humidificação, tendo em conta o tipo de papel e das matérias de registo; formas de planificação e secagem; consolidação e reforço de rasgos, e preenchimento de lacunas; construção de acondicionamento adequado ao documento em questão. Formadores: Lúcia Alberto Duração: 2 dias, total de 12 horas de formação. Número de formandos por acção de formação: 6 a 8. Preço: 140, 00 Euros + IVA Inclui manual. Todos os materiais necessários estão incluidos. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Data: 16 e 17 de maio (quinta e sexta-feira).

8 7. Digitalização de fotografia, documentos e livros Ação de formação destinada a técnicos de imagem, colaboradores de instituições que pretendem iniciar projetos de digitalização e estudantes de fotografia. Formação em digitalização de documentos de arquivo e biblioteca, incluindo fotografia (negativos e provas, cor e preto e branco) e outros originais planos. Requisitos de admissão: Alguma formação na área de fotografia digital, comprovada através de curriculum. Objectivos: A componente teórica refere a teoria da imagem digital, definição de parâmetros da imagem, calibração de monitor, programas e miras técnicas, utilização do cartão cinzento. A parte prática será constituída por exercícios de digitalização de originais de vários tipos em diversos equipamentos da LUPA. Originais a digitalizar nas aulas práticas: provas fotográficas em papel, a preto e branco e cor, diapositivos a cor e negativos em preto e branco e cor, originais em vidro, originais frágeis e com problemas de conservação, documentos em papel, livros álbuns e documentos encadernados, originais de grande dimensões, livros frágeis em risco físico, originais enrolados, dobrados e vincados, mapas, plantas e desenhos em suporte transparente e opaco, fotografias com brilhos ou superfície com textura, formas de reduzir o impacto visual da textura. Equipamento disponível para as aulas práticas e respetivos programas informáticos: Digitalizadoras planas (Microtek, Epson) digitalizadoras planas de arte gráficas (Creo), de transparências (Nikon 35 mm e 6x6), digitalizadora de tambor virtual (Hasselblad Imacom), planetário para livros e documentos (Copy Book), digitalizadora de originais em rolo, mapas e desenhos de grane dimensão (Colortrack), câmaras digitais para captura de originas planos (35 mm e médio formato), uso de diversas fontes de luz, caixa difusora com flash e luz polarizada. Data: 13 e 14 de maio (segunda e terça-feira). Formadores: Álvaro Teixeira e Daniel Cristo. Duração: 2 dias, total de 12 horas de formação, com possibilidade de práticas até 12 horas em horário livre. Número de formandos por ação de formação: 8 a 10. Preço: 140, 00 Euros + IVA. - Inclui manual do curso. Todos os materiais e ferramentas estão incluídos. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição.

9 8. Fotografia Digital de Coleções Museológicas Ação de formação dada em colaboração com o Palácio Nacional da Ajuda / Direção Geral do Património Cultural, destinada a funcionários de museus e instituições com bens culturais que precisam de usar a fotografia na sua vida profissional. Também é adequada para fotógrafos e estudantes de fotografia. Requisitos de admissão: Interesse por fotografia na perspetiva do fotógrafo. Os alunos devem ter e trazer a sua câmara digital (com possibilidade de exposição manual) e um tripé. Conteúdos: A câmara digital, partes constituintes, foco, diafragma, obturador e seu funcionamento, o que é uma imagem digital, como é constituída, noções de dimensão da imagem e profundidade de tom, formatos da imagem digital e sua utilização. Programas para o tratamento de imagem digital, revelação de ficheiros RAW, ferramentas para o controle básico da imagem. Prática de exercícios de fotografia, exposição em modo manual, foco manual e automático, situações diferentes tipos de luz. Duas sessões práticas (cada aluno escolhe apenas uma opção prática), sobre fotografia de arquitetura e mobiliário ou sobre fotografia de vidros e joalharia. Formadores: Luis Pavão e Rodrigo Tiago Duração: Sessão teórica: 4 dias, das 9:30 às 13:30. Sessões práticas: 2 dias. Número de formandos por ação de formação: 10 a 12. Preço: Sessão teórica: 100, 00 Euros + IVA. Sessões práticas: 50, 00 Euros + IVA cada módulo. Inclui manual do curso. Todos os equipamentos e programas necessários estão incluídos, exceto a câmara digital que os alunos devem trazer. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Datas: - Sessões teóricas: manhãs de 4, 11, 18 e 25 de junho (terça-feira) - Sessões práticas: Módulo 1 - sessão prática sobre fotografia de arquitetura e mobiliário, no Palácio Nacional da Ajuda no dia 9 de julho (a confirmar). Módulo 2 - sessão prática sobre fotografia de joalharia e cerâmica, na sede da LUPA, no dia 16 de julho (terça-feira).

10 Série workshop em conservação e fotografia Estes workshops são essencialmente práticos, mãos ao trabalho, acompanhados de introdução e explicação teórica. A sua frequência pressupõe que os alunos tenham recebido alguma formação anterior, nomeadamente a nossa ação de formação básica em conservação de fotografia. As ações de formação cruzam especialistas de várias áreas, (conservação de fotografia, conservação de papel, restauro de madeiras, acondicionamento, digitalização), podem arrastar-se ao longo de várias sessões, conforme as exigências dos materiais e compassos de espera (colagens, secagens). Todos os materiais didáticos e de intervenção serão fornecidos pela empresa, os alunos são estimulados para trazer os seus próprios materiais e problemas para resolver e intervir neles durante as aulas.

11 1. Workshop - Restauro de negativos em acetato de celulose deteriorados Este workshop incide no restauro de negativos em acetato de celulose deteriorados (processo stripping), seguindo o método de Chicago Albume Works, apresentado por Douglas Severson. Esta intervenção aplica-se aos suportes plásticos deteriorados que apresentem canais, bolhas e fragilidade do suporte, permitindo recuperar a emulsão de um negativo inutilizado. O proccesso passa por várias etapas: remoção da emulsão do suporte deteriorado; relaxamento e planificação da gelatina; reprodução digital; secagem e instalação em arquivo. Os alunos terão oportunidade de acompanhar todo processo de recuperação das imagens, aparentemente inutilizadas, sendo encorajados a trazer os seus próprios negativos. Programa: Dia 1. 16:00 ~18:00. Apresentação teórica do problema; sua extensão em coleções de fotografia; tipos de acetato de celulose utilizados para negativos; observação de casos de deterioração; explicação do processo de restauro; inserção dos negativos nos solventes. Dia 2. 15:00 ~ 18:00. Remoção da emulsão dos suportes, passagem por outros solventes; introdução em banho de planificação das emulsões. Dia 3. 10:00 ~ 19:00. Planificação sobre vidro, recuperação de pedaços de emulsão rasgados, digitalização; remoção de solventes; secagem; avaliação dos resultados obtidos. Formadores: Joana Silva, Luis Pavão e Sónia Casquiço Duração: 3 dias, total de 14 horas de formação. Número de formandos por acção de formação: 6 a 10. Preço: 100, 00 Euros + IVA - inclui manual explicativo do processo e bibliografia. Todos os materiais necessários estão incluídos. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Data: 4, 5 e 6 de abril (quinta, sexta-feira e sábado)

12 2. Workshop - Produção de um ambrótipo e negativo de colódio húmido Venha gozar a experiência de produzir um ambrótipo na LUPA. O ambrótipo foi um dos primeiros processos fotográficos, uma fotografia em vidro, muito em voga na segunda metade do século XIX, que se tornou obsoleto pela fotografia de produção industrial. Este processo é hoje reconstituído num workshop da LUPA, que permite aos alunos realizar todo o processo desde o início, tal como foi produzido em 1860: cortar e polir o vidro, acertar a luz no estúdio, escolher o fundo adequado ao seu gosto, sensibilizar a chapa com colódio e nitrato de prata, expor alguns segundos levantando a tampa da câmara, revelar, fixar, secar e envernizar a chapa, seguindo o método dos grandes mestres do passado. Leve para casa o seu retrato, produzido por si, numa embalagem também construída no workshop, uma experiência única de fotografia do século XIX. Formadores: Joana Silva e Luis Pavão Duração: 2 dias, total de 14 horas. Número de formandos por acção de formação: 6 a 8. Preço: 120, 00 Euros + IVA - inclui as fotografias realizadas durante o workshop Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Data: 21 e 22 de junho (sexta-feira e sábado).

13 3. Workshop - Emulsão de gelatina e prata Neste workshop os alunos aprendem a preparar uma emulsão de gelatina e prata de escurecimento direto, tal como era fabricada e usada nos últimos anos do século XIX. Os papéis fotográficos de gelatina e prata para escurecimento direto (sem revelação), foram produzidos a partir de 1880 e muito usados nos últimos anos do século XIX e primeiros anos do século XX. Os estúdios de retrato imprimiam os seus trabalhos nestes papéis, sendo depois colados em cartão (formatos carte-de-visite, cabinet e outros) e bem decorados com letra e arabescos dourados, conseguindo uma óptima apresentação. Os retratos, nas suas cores castanho avermelhado ou castanho púrpura, resultante da viragem a ouro, distinguiam-se pela qualidade. Neste workshop vamos fabricar precisamente esta emulsão, seguindo a metodologia do início da industrialização da fotografia. No primeiro dia, vamos fabricar a emulsão a partir dos materiais elementares: gelatina, cloreto de sódio, nitrato de prata, ácido cítrico, água destilada e mais alguns químicos. Preparada no escuro, a emulsão é aplicada de imediato sobre papel, que se deixa secar durante a noite, para impressão no dia seguinte. Os alunos vão produzir, também no primeiro dia, alguns negativos em película, realizando retratos em estúdio, para imprimir as imagens nesta emulsão. No segundo dia de workshop, os alunos vão imprimir no papel fotográfico produzido no workshop, por exposição ao sol, em contacto com o negativo, imagens por escurecimento direto: a emulsão preparada vai reagir à luz, com formação gradual de uma imagem, que será depois processada, lavada e fixada, obtendo-se fotografias estáveis. Vamos praticar a viragem a ouro de algumas provas, criando assim imagens excelentes e estáveis, de cor castanha púrpura, seguindo a metodologia em uso nos últimos anos do século XIX. Os alunos levam para a casa as suas provas montadas em cartões de estúdio LUPA. Data: 7 e 8 de junho (sexta-feira e sábado). Formador: Luis Pavão Duração: 2 dias, total de 14 horas de formação. Número de formandos por acção de formação: 6 a 8. Preço: 120, 00 Euros + IVA - Todos os materiais e equipamentos necessários estão incluidos. Inclui também as fotografias realizadas durante o workshop Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Os alunos devem trazer uma bata ou avental

14 4. Workshop - Conservação e restauro de álbuns de fotografia Tratamento de restauro de um álbum de fotografia. Com a participação de formadores das áreas de restauro de fotografia, papel, encadernação e imagem digital. Serão realizadas intervenções de conservação e restauro em álbuns de fotografia do século XIX e XX, de vários tipos e com opções diferentes de intervenção, para permitir aos alunos uma visão abrangente das múltiplas opções de intervenção: desmanchar, remover fotografias de páginas de cartão, retirar colas e restos de cartão, seleção de materiais para as novas páginas, escolher e executar método de encadernação, (argolas, parafusos, carcelas), respeitando ou não o processo inicial, tratamento da capa (limpeza e hidratação), nova montagem das provas (papel ou poliéster ou barras de fixação), folhas de proteção (poliéster, tecido fino e ou papel japonês). Serão também abordados aspetos como o respeito pelas legendas e inscrições originais, a digitalização (individual e páginas), tratamento de imagem, forma de numeração, execução da montagem de páginas, acabamento (arredondar cantos, máscaras). Formadores: Lúcia Alberto Duração: 2 dias, total de 12 horas de formação. Número de formandos por acção de formação: 8 a 10. Preço: 140, 00 Euros + IVA Inclui manual. Todos os materiais necessários estão incluidos. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Data: 24 e 25 de outubro (quinta e sexta-feira).

15 Ações de Formação Ficha de Inscrição Luis Pavão Limitada. Rua Rafael de Andrade nº 29, Lisboa. Ação de formação Nome: Morada: Telemóvel Telefone fixo Instituição: Dados para a fatura: Entidade pagadora Morada Cód. Postal Número Contribuinte: Cheque nº Banco Valor Transferência bancária NIB: BCP. Data A todos os preços mencionados acresce o IVA, à taxa em vigor. O pagamento dever ser realizado no momento da inscrição e a confirmação da inscrição é feita após o pagamento. Caso a ação de formação seja cancelada, o valor pago será devolvido na íntegra.

16 Quadro resumo das ações de formação LUPA Nº Ação de formação nível básico Data Preço sem o IVA Formadores 1 Preservação de coleções de fotografia 18 e 19 de abril (quinta e sexta-feira) 10 e 11 de outubro (quinta e sexta-feira) 2 Identificação de processos fotográficos 26, 27 e 28 de setembro (quinta, sexta-feira e sábado) 3 Descrição de coleções de fotografia 7 e 8 de novembro (quinta e sexta-feira) 4 Introdução à conservação de 28 e 29 de novembro documentos gráficos Nº Ação de formação nível avançado (quinta e sexta-feira) Data 120, 00 Euros CF + JS 160, 00 Euros CF + LP 140, 00 Euros SC 120, 00 Euros LA Preço sem o IVA Formadores 5 Conservação e restauro de fotografia 30 e 31 de maio 140, 00 Euros AC + MR (quinta e sexta-feira) 6 Conservação e restauro de documentos 16 e 17 de maio 140, 00 Euros LA gráficos (quinta e sexta-feira) 7 Digitalização de fotografia, documentos e 13 e 14 de maio 140, 00 Euros AT + DC livros (segunda e terça-feira) 8 Teórica 4, 11, 18 e 25 de junho 100, 00 Euros Fotografia Digital de Coleções (terça-feira) LP + RT Museológicas Prática 9 julho, 16 julho (terça-feira) 50,00 Euros cada Nº Workshop Data Preço sem o Formadores IVA 1 Restauro de negativos em acetato de 4, 5 e 6 de abril 100, 00 Euros JS + LP + SC celulose deteriorados (stripping) (quinta, sexta-feira e sábado) 2 Produção de um ambrótipo e negativo de 21 e 22 de junho 120, 00 Euros JS + LP colódio húmido (sexta-feira e sábado) 3 Emulsão de gelatina e prata 7 e 8 de junho 120, 00 Euros LP (sexta-feira e sábado) 4 Conservação e restauro de álbuns de fotografia 24 e 25 de outubro (quinta e sexta-feira) 140, 00 Euros LA Formadores: AT Álvaro Teixeira AC Ana Coelho CF Carina Fonseca DC Daniel Cristo JS Joana Silva LA - Lúcia Alberto LP - Luis Pavão MR Margarida Rodrigues SC - Sónia Casquiço

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa.

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa. Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação para o ano

Leia mais

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa.

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa. Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação Todas as

Leia mais

MINDFULNESS - - TERAPIA COGNITIVO- -COMPORTAMENTAL - 3ª GERAÇÃO

MINDFULNESS - - TERAPIA COGNITIVO- -COMPORTAMENTAL - 3ª GERAÇÃO MINDFULNESS - - TERAPIA COGNITIVO- -COMPORTAMENTAL - 3ª GERAÇÃO WORKSHOP DESTINATÁRIOS Psicólogos, Psicoterapeutas, Psiquiatras e Internos de Psiquiatria, Estudantes de Psicologia e Psiquiatria. OBJECTIVOS

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL 2015-2017 DE FOTOGRAFIA A RECRIAR O ENSINO DA FOTOGRAFIA DESDE 1968. ipf.lisboa@ipf.pt ipf.porto@ipf.pt www.ipf.pt.

CURSO PROFISSIONAL 2015-2017 DE FOTOGRAFIA A RECRIAR O ENSINO DA FOTOGRAFIA DESDE 1968. ipf.lisboa@ipf.pt ipf.porto@ipf.pt www.ipf.pt. CURSO PROFISSIONAL DE FOTOGRAFIA 2015-2017 Carlos Guiomar A RECRIAR O ENSINO DA FOTOGRAFIA DESDE 1968 ipf.lisboa@ipf.pt ipf.porto@ipf.pt www.ipf.pt CURSO PROFISSIONAL DE FOTOGRAFIA 2015-2017 O Curso Profissional

Leia mais

Regulamento Interno Férias Desportivas Verão 15

Regulamento Interno Férias Desportivas Verão 15 2015 Regulamento Interno Férias Desportivas Verão 15 Junta de Freguesia de Fermentelos Índice NOTA JUSTIFICATIVA... 2 CAPÍTULO I... 3 Missão... 3 Artigo 1º... 3 CAPÍTULO II... 3 Objeto... 3 Artigo 2º...

Leia mais

Ação de formação Excel Avançado

Ação de formação Excel Avançado Ação de formação Excel Avançado - Identificar as potencialidades do MS Excel - Aprofundamento dos recursos básicos e conhecimento de recursos avançados do software - Desenvolver capacidades de apresentar

Leia mais

Normas e regulamentos

Normas e regulamentos Normas e regulamentos Captação de imagens na Mata Nacional do Buçaco Condições gerais em que poderão ser captadas imagens (sem tripé), sem autorização prévia, e unicamente para utilização amadora pessoal

Leia mais

1. Ao realizar o 3º Concurso de Fotografia, a Ajustes objetiva promover o gosto pela fotografia.

1. Ao realizar o 3º Concurso de Fotografia, a Ajustes objetiva promover o gosto pela fotografia. 3º Concurso de Fotografia Ajustes Água REGULAMENTO: 1. Ao realizar o 3º Concurso de Fotografia, a Ajustes objetiva promover o gosto pela fotografia. 2. O 3º Concurso de Fotografia da Ajustes tem por tema:

Leia mais

Fundada em 1982, a Luis Pavão Limitada é hoje a empresa de referência em Portugal na conservação e digitalização de coleções de fotografia.

Fundada em 1982, a Luis Pavão Limitada é hoje a empresa de referência em Portugal na conservação e digitalização de coleções de fotografia. Luis Pavão Limitada Rua Rafael de Andrade nº 29, 1150 274 Lisboa Telefone e Fax: 218 126 845 Site: www.lupa.com.pt Fundada em 1982, a Luis Pavão Limitada é hoje a empresa de referência em Portugal na conservação

Leia mais

GTMMI, Lda. Condições Gerais de Venda

GTMMI, Lda. Condições Gerais de Venda GTMMI, Lda. Condições Gerais de Venda Estas Condições Gerais de Venda anulam automaticamente todas as anteriores. EXCEPTO QUANDO EXPRESSAMENTE ACORDADO EM CONTRÁRIO POR ESCRITO, TODAS AS VENDAS ESTÃO SUJEITAS

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA (ESAS)

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA (ESAS) INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA (ESAS) Informação sobre os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) O Curso de Especialização Tecnológica (CET) é uma formação pós-secundária

Leia mais

Planeamento. Avaliação

Planeamento. Avaliação Planeamento e Avaliação Planeamento e Avaliação Definição de Planeamento Fases de Planeamento Plano vs Projecto Relatório O quê? PLANEAMENTO Planear uma actividade, evento ou projecto, significa responder

Leia mais

TECNOLOGIAS APLICADAS

TECNOLOGIAS APLICADAS ESCOLA SECUNDÁRIA DE VALONGO Ano Lectivo: 2009/2010 CURSO PROFISSIONAL DE ELECTRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMPUTADORES TECNOLOGIAS APLICADAS 12 ANO - Turma TE Professor: Ana Lisa Rodrigues Grupo: 0 Tecnologias

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2016

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2016 REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2016 Este concurso visa reforçar a cooperação existente entre a Universidade de Coimbra (UC) e as instituições suas parceiras,

Leia mais

ÁGUAS DO CENTRO ALENTEJO, S.A. PROGRAMA DE PROCEDIMENTO

ÁGUAS DO CENTRO ALENTEJO, S.A. PROGRAMA DE PROCEDIMENTO ÁGUAS DO CENTRO ALENTEJO, S.A. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA E DESOBSTRUÇÃO DE INFRAESTRUTURAS DA AdCA PROGRAMA DE PROCEDIMENTO Página 1 de 11 ÁGUAS DO CENTRO ALENTEJO, S.A. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE

Leia mais

- Comprovante de conclusão do curso de graduação nas seguintes áreas: Medicina, Psicologia, Psiquiatria ou Carteira profissional (CRP /CRM)

- Comprovante de conclusão do curso de graduação nas seguintes áreas: Medicina, Psicologia, Psiquiatria ou Carteira profissional (CRP /CRM) PÓS-GRADUAÇÃO EM TCC-TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL- A Diretora do ITCC- Instituto de Terapia Cognitivo-Comportamental, informa que será realizado nesta cidade Campo Grande, o Curso de Especialização

Leia mais

1º CONCURSO FOTOGRÁFICO IFG LUZIÂNIA

1º CONCURSO FOTOGRÁFICO IFG LUZIÂNIA 1º CONCURSO FOTOGRÁFICO IFG LUZIÂNIA Urbano Fotografia Organizado (por): Marise Takano, Heloiza Bonilla Proposto (por): Curso Técnico Integrado de Edificações Regulamento 1 I CONCURSO DE FOTOGRAFIA IFG

Leia mais

EXPOSERRA REGULAMENTO 2012. Município de Gouveia

EXPOSERRA REGULAMENTO 2012. Município de Gouveia EXPOSERRA REGULAMENTO 2012 Município de Gouveia REGULAMENTO EXPOSERRA - 17 a 21 de Fevereiro de 2012 - DISPOSIÇÕES GERAIS Objetivo A ExpoSerra tem como objetivo promover o tecido económico, artesanal e

Leia mais

Questão 5: A característica de uma obra de arte é determinada principalmente por:

Questão 5: A característica de uma obra de arte é determinada principalmente por: Questão 1: Para Brandi, restaurar obras de arte é: a) valorizar o meio ambiente. b) substituir por cópias os originais. c) dar prioridade à matéria da obra de arte. d) dar prioridade à historia da obra

Leia mais

CURSO DECORAÇÃO DE INTERIORES

CURSO DECORAÇÃO DE INTERIORES CURSO DECORAÇÃO DE INTERIORES ONDE Sábados 2 Semanas Intensivo 2 Dias por Semana 2 Semanas Intensivo 2 Dias por Semana Livre PRINCIPAIS VANTAGENS > 75 horas presenciais > Predominantemente prático > Várias

Leia mais

Proposta Wizard Nova Veneza

Proposta Wizard Nova Veneza Proposta Wizard Nova Veneza Sobre a Wizard Com uma metodologia totalmente diferenciada, a Wizard aposta em cursos que acompanham as características particulares de cada aluno, preparando-o para aproveitar

Leia mais

1º Concurso de Bandas de Garagem da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Viseu

1º Concurso de Bandas de Garagem da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Viseu 1º Concurso de Bandas de Garagem da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Viseu Ficha de inscrição *Nome do projecto musical: Idade do projecto: anos e meses *Cidade de origem: *Género

Leia mais

Regulamento do Concurso de FOTOGRAFIA

Regulamento do Concurso de FOTOGRAFIA Évora 2005 Regulamento do Concurso de FOTOGRAFIA ENQUADRAMENTO O concurso AS PROFISSÕES DA MINHA COMUNIDADE é um concurso integrado no evento a decorrer de 13 a 15 de Abril de 2005, em Évora, organizado

Leia mais

Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEL dos

Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEL dos Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEL dos maiores de 23 anos e do Concurso Especial dos Estudantes

Leia mais

I MOSTRA ARTE E SUSTENTABILIDADE

I MOSTRA ARTE E SUSTENTABILIDADE EDITAL nº 01/2015 1. ORGANIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO I MOSTRA ARTE E SUSTENTABILIDADE A I Mostra Arte e Sustentabilidade é uma exposição de trabalhos artísticos, sem fins lucrativos, produzida e dirigida

Leia mais

Workshops de Conservação. e Restauro: a Colecção de Joshua Benoliel Margarida Duarte

Workshops de Conservação. e Restauro: a Colecção de Joshua Benoliel Margarida Duarte Workshops de Conservação e Restauro: a Colecção de Joshua Benoliel Margarida Duarte Margarida Duarte, técnica de conservação e restauro do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, coordenou, em finais

Leia mais

Mini-MBA de Especialização de Marketing Coordenador/Formador: José Guimarães

Mini-MBA de Especialização de Marketing Coordenador/Formador: José Guimarães Mini-MBA de Especialização de Marketing Coordenador/Formador: José Guimarães Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 3 Objetivo Geral... 3 Objetivos Específicos...

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO CULTURA NA ESCOLA

EDITAL SELEÇÃO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO CULTURA NA ESCOLA EDITAL SELEÇÃO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO CULTURA NA ESCOLA A FUNDAÇÃO ANDRÉ E LUCIA MAGGI - FALM, por meio do projeto Cultura na Escola, deseja possibilitar aos alunos das

Leia mais

CURSO INTENSIVO DE BANCA PARA RECÉM-LICENCIADOS

CURSO INTENSIVO DE BANCA PARA RECÉM-LICENCIADOS CURSO INTENSIVO DE BANCA PARA RECÉM-LICENCIADOS Formação a Distância e-learning Base Papel 2015 PORQUÊ ESTE CURSO? Conhecer os fundamentos da atividade bancária constitui uma importante mais-valia para

Leia mais

Regulamento Geral. Fátima Portugal. Clássicos a Fátima 2016. 24 de Abril 2016. Termos e condições do evento

Regulamento Geral. Fátima Portugal. Clássicos a Fátima 2016. 24 de Abril 2016. Termos e condições do evento Regulamento Geral Clássicos a Fátima 2016 Fátima Portugal 24 de Abril 2016 Termos e condições do evento O presente regulamento poderá sofrer alterações a qualquer momento. Índice 01 - Breve descrição 02

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Arquivo, transferência e eliminação de documentação

PROCEDIMENTO OPERATIVO Arquivo, transferência e eliminação de documentação eliminação de Página 1 de 6 I ÂMBITO Aplicável na identificação e controlo dos documentos enviados ao para fins de arquivo, na atividade de transferência de documentos, na solicitação de acesso para consulta

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ORIENTAÇÕES GERAIS Cada aluno deve elaborar seu relatório, mesmo que o trabalho esteja sendo desenvolvido em grupo. Os relatórios devem

Leia mais

PROPOSTA DE FORNECIMENTO DE SERVIÇOS APOIO REMOTO À EXECUÇÃO DA CONTABILIDADE POC-EDUCAÇÃO

PROPOSTA DE FORNECIMENTO DE SERVIÇOS APOIO REMOTO À EXECUÇÃO DA CONTABILIDADE POC-EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FORNECIMENTO DE SERVIÇOS (DESIGNAÇÃO DA ESCOLA) dia de mês de ano SNN SERVIÇOS DE GESTÃO APLICADA, LDA ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS... 3 METODOLOGIA E CRONOGRAMA... 5 Metodologia...

Leia mais

CARTA CONVITE Nº 012/2014. Confecção, aplicação e instalação de comunicação visual da nova exposição de média duração.

CARTA CONVITE Nº 012/2014. Confecção, aplicação e instalação de comunicação visual da nova exposição de média duração. Santos, 17 de outubro de 2014. CARTA CONVITE Nº 012/2014 Confecção, aplicação e instalação de comunicação visual da nova exposição de média duração Museu do Café O Instituto de Preservação e Difusão da

Leia mais

1. CONTAS DE DEPÓSITO (PARTICULARES) (ÍNDICE)

1. CONTAS DE DEPÓSITO (PARTICULARES) (ÍNDICE) 1.1. Depósitos à ordem 1. Comissão de gestão/manutenção de conta Conta NB 100% (clientes particulares residentes e não residentes, maiores de 18 anos). Conta NB 100% 55+ (clientes particulares residentes

Leia mais

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Magda Cercan Garcia Tecnôloga Mecânica em Processos de Produção e Projetos de Máquinas pela Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Treinamento IMPERGEL PU

Treinamento IMPERGEL PU Treinamento IMPERGEL PU Posicionamento do Produto (Versões) Os Produtos do sistema IMPERGEL O que é tinta??? O que é um substrato??? Sistemas de pintura Tratamento de superfície ou substrato Principais

Leia mais

CONTRATO DE COMPRA DE ENERGIA ELÉTRICA UNIDADES DE MICROPRODUÇÃO

CONTRATO DE COMPRA DE ENERGIA ELÉTRICA UNIDADES DE MICROPRODUÇÃO CONTRATO DE COMPRA DE ENERGIA ELÉTRICA UNIDADES DE MICROPRODUÇÃO Entre, residente em com o número de contribuinte, adiante designado(a) abreviadamente por Produtor; e EDP Serviço Universal, S.A., com sede

Leia mais

Concurso de fotografia Somos todos peões REGULAMENTO 1. ENQUADRAMENTO

Concurso de fotografia Somos todos peões REGULAMENTO 1. ENQUADRAMENTO Concurso de fotografia Somos todos peões REGULAMENTO 1. ENQUADRAMENTO O concurso de fotografia Somos todos peões decorre por ocasião da Segunda Semana Mundial de Segurança Rodoviária, promovida pelas Nações

Leia mais

Portaria n.º 1098/2008

Portaria n.º 1098/2008 Portaria n.º 1098/2008 (Com as alterações introduzidas pela Portaria n.º 1254/2009 e pela Portaria n.º 479/2010) SUMÁRIO Aprova as taxas relativas a actos e serviços prestados no âmbito da propriedade

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE POLITICAS SOBRE DROGAS - COMAD REGULAMENTO

CONSELHO MUNICIPAL DE POLITICAS SOBRE DROGAS - COMAD REGULAMENTO EDITAL Nº 01 / 2014 - DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO CONCURSO PARA ESCOLHA DA LOGOMARCA DO. REGULAMENTO O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas do município de Santos convida os universitários

Leia mais

CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROJETO DE MUSEU DE ARTES VISUAIS 1

CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROJETO DE MUSEU DE ARTES VISUAIS 1 CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROJETO DE MUSEU DE ARTES VISUAIS 1 PONTOS- CHAVE Possibilidade de expansão Circulações (atender as normas/ser espaço de transição/exposição) Armazenamento/Depósito Controle

Leia mais

ARQUIVO FOTOGRÁFICO MUNICIPAL

ARQUIVO FOTOGRÁFICO MUNICIPAL ARQUIVO FOTOGRÁFICO MUNICIPAL REGULAMENTO INTERNO CÂMARA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ DIVISÃO DE CULTURA, MUSEU, BIBLIOTECA E ARQUIVOS ÍNDICE CAPÍTULO I Âmbito, Estrutura e Objectivos CAPÍTULO II Da Conservação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTOR DE FORMAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTOR DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTOR DE FORMAÇÃO.Certificado pela ANEF-Associação Nacional de Entidade Formadoras.Certificação CEPESE-DGERT-CNAEF-Área 345 Gestão e Administração Nível 6 ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS DO

Leia mais

GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Ingresso agosto de 2016 Informações: (51) 3218-1355 ernani.neto@espm.br O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização de práticas contemporâneas

Leia mais

Embalagem & Sustentabilidade MANUAL DO CANDIDATO. Publicado em 19/01/2010. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen

Embalagem & Sustentabilidade MANUAL DO CANDIDATO. Publicado em 19/01/2010. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Embalagem & Sustentabilidade MANUAL DO CANDIDATO Publicado em 19/01/2010 ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações: Central de Candidatos: (11)

Leia mais

Despacho n.º /2015. Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)

Despacho n.º /2015. Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) Despacho n.º /2015 Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto (IPLeiria) Preâmbulo Nos termos do n.º 1 do artigo 15.º da Lei n.º 46/86, de 14.10 1,

Leia mais

Cursos em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas e Projetos Sociais

Cursos em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas e Projetos Sociais 2º semestre 2012 São Paulo Cursos em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas e Projetos Sociais Cursos em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas e Projetos Sociais 1 Introdução à avaliação:

Leia mais

Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 7.0 Auxílio estatal

Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 7.0 Auxílio estatal Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 7.0 Auxílio estatal 2 Ficha 7.0 Auxílio estatal Índice 1 Princípio... 5 2 Definição do conceito de auxílios estatais... 6 3 Quem

Leia mais

MODELO DE DECLARAÇÃO DE RECEITAS E DESPESAS

MODELO DE DECLARAÇÃO DE RECEITAS E DESPESAS APÊNDICE 2 MODELO DE DECLARAÇÃO DE RECEITAS E DESPESAS (nota de primeira página) Projecto n :... Título do projecto:...... Nome completo do Beneficiário:... Morada:...... Formulário financeiro apresentado

Leia mais

AJUDA PREENCHIMENTO DA FICHA DE REGISTO DE FERTILIZAÇÃO

AJUDA PREENCHIMENTO DA FICHA DE REGISTO DE FERTILIZAÇÃO ÍNDICE 1. NOTA PRÉVIA... 2 2. ABERTURA DA FICHA DE REGISTO PELA PRIMEIRA VEZ... 2 2.1. No Excel 2003... 3 2.2. No Excel 2007... 4 3. ESTRUTURA GERAL... 4 4. FOLHAS CULTURA... 5 4.1. Identificação (produtor

Leia mais

CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UFSCar

CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UFSCar CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UFSCar PROCESSO SELETIVO 2013/2014 MANUAL DO CANDIDATO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO: ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO DATAS/INFORMAÇÕES 13 DE MAIO A 9 DE JUNHO, pelo site: www.cursinho.ufscar.br

Leia mais

Ficha de Actividade. Conteúdos: Os diferentes processos e serviços do Arquivo Municipal.

Ficha de Actividade. Conteúdos: Os diferentes processos e serviços do Arquivo Municipal. Ficha de Actividade Tipo: Visitas de Estudo Tema: Faz de conta que somos de papel Público-alvo: Alunos Pré-escolar e 1º ciclo Equipa: Serviço Educativo Arquivo Municipal Calendarização: Todo o ano. Agendadas

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO

PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO Normas regulamentares Artigo 1.º Grau A Escola Superior Artística do Porto confere a Pós-Graduação em Arte em Espaço Público. Artigo 2.º Objectivos do curso 1. A

Leia mais

Serra de Gredos AVENTURA NA MONTANHA

Serra de Gredos AVENTURA NA MONTANHA A foi o cenário escolhido por Ernest Hemingway para o seu livro Por Quem os Sinos Dobram. Serra espanhola, fazendo parte integrante do Sistema Central, tem o seu ponto mais alto no Pico Almanzor com 2592m

Leia mais

Objectivos Específicos Acções Principais Resultados a Atingir

Objectivos Específicos Acções Principais Resultados a Atingir Núcleo Executivo / Secretariado Técnico Rede Social Loures Aprovado na reunião de CLAS de 19.Fevereiro.2009 Objectivo Superior Objectivos Específicos Acções Principais Resultados a Atingir Monitorização

Leia mais

REGULAMENTO OFICINAS CRIATIVAS CASA DA CULTURA SANTA CRUZ QUINTA DO REVOREDO

REGULAMENTO OFICINAS CRIATIVAS CASA DA CULTURA SANTA CRUZ QUINTA DO REVOREDO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ CÂMARA MUNICIPAL REGULAMENTO Nº 527/2015 REGULAMENTO OFICINAS CRIATIVAS CASA DA CULTURA SANTA CRUZ QUINTA DO REVOREDO Uma porta aberta à cultura Aprovação: Câmara Municipal: 07-05-2015

Leia mais

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I MÉDIO PRAZO 1 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA OBJECTIVOS CONTEÚDOS DATA Conceitos Introdutórios Conhecer os conceitos básicos relacionados

Leia mais

Contabilidade Analítica 4º semestre. Conceição Gomes, Nuno Arroteia

Contabilidade Analítica 4º semestre. Conceição Gomes, Nuno Arroteia Contabilidade Analítica 4º semestre Conceição Gomes, Nuno Arroteia 3. COMPONENTES DO CUSTO DE PRODUÇÃO 2 Custos industriais Materiais directos Mão-de-obra directa Gastos gerais de fabrico Produto 3 Materiais

Leia mais

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa. Curso Tecnológico de Desporto. Estágio 12º G

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa. Curso Tecnológico de Desporto. Estágio 12º G 12º G Realizado por: Priscila Domingos nº 17 Professor responsável: André Ramos 2010/2011 Índice 1) Introdução... 4 2) Objectivos do... 5 2.1) Objectivos Gerais... 5 2.2) Objectivos Específicos... 5 3)

Leia mais

PERÍODO: 2016/02 ANEXO II - EDITAL PROACOM N.º 09/2016 CURSOS ICHLA

PERÍODO: 2016/02 ANEXO II - EDITAL PROACOM N.º 09/2016 CURSOS ICHLA PERÍODO: 2016/02 ANEXO II - EDITAL PROACOM N.º 09/2016 ICHLA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DISCIPLINA Computação Gráfica Aplicada I Computação Gráfica Aplicada II VAGAS CARGA HORÁRIA

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 22 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

Assunto: Consulta Prévia para Prestação de Serviços de Consultoria-formativa e formação no âmbito do Programa CONVITE. Exmos. Senhores.

Assunto: Consulta Prévia para Prestação de Serviços de Consultoria-formativa e formação no âmbito do Programa CONVITE. Exmos. Senhores. Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção Assunto: Consulta Prévia para Prestação de Serviços de Consultoria-formativa e formação no âmbito do Programa Formação PME - Norte e Centro

Leia mais

FUNCTIONAL TRAINING COACH I (JAN 2016) - PORTO

FUNCTIONAL TRAINING COACH I (JAN 2016) - PORTO FUNCTIONAL TRAINING COACH I (JAN 2016) - PORTO Functional Training (FT) Coach traduz uma nova abordagem ao treino funcional, sendo reconhecido internacionalmente por unir os mundos do desporto e fitness

Leia mais

22 a 24 de Setembro 2015 Expo Center Norte - Pavilhão Azul - São Paulo (SP) Garanta seu lugar no MAIOR CONGRESSO E MOSTRA DO SETOR DA MOBILIDADE

22 a 24 de Setembro 2015 Expo Center Norte - Pavilhão Azul - São Paulo (SP) Garanta seu lugar no MAIOR CONGRESSO E MOSTRA DO SETOR DA MOBILIDADE 22 a 24 de Setembro 2015 Expo Center Norte - Pavilhão Azul - São Paulo (SP) Garanta seu lugar no MAIOR CONGRESSO E MOSTRA DO SETOR DA MOBILIDADE DO HEMISFÉRIO SUL Informações Preliminares de Patrocínio

Leia mais

Software PHC com MapPoint 2007

Software PHC com MapPoint 2007 Software PHC com MapPoint 2007 Descritivo completo A integração entre o Software PHC e o Microsoft MapPoint permite a análise de informação geográfica (mapas, rotas e análise de dispersão), baseada em

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ4012 EDITAL Nº 005/2010 1. Perfil: TR 007/2010-CGS - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICÁVEIS 3. Qualificação educacional: Graduação na área de CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

REGULAMENTO 2ª EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA COLETIVA DE IMBITUBA

REGULAMENTO 2ª EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA COLETIVA DE IMBITUBA REGULAMENTO 2ª EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA COLETIVA DE IMBITUBA A Superintendência de Cultura (SECULT), no uso de suas atribuições, torna público o Regulamento da 2ª Exposição Fotográfica Coletiva de Imbituba,

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 810

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 810 Directriz de Revisão/Auditoria 810 CERTIFICAÇÃO DE CRÉDITOS INCOBRÁVEIS E DE DEDUÇÃO DE IVA Nos termos do n.ºs 9 e 10 do art.º 71.º do Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (CIVA) Introdução Julho

Leia mais

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (Hospital Regional do Mato Grosso do Sul- HRMS) Campo Grande MS MÊS /ANO TÍTULO/SUBTÍTULO DO PROJETO NOME DO (s) ALUNO

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Recomendação Técnica n.º 5

Manual do Revisor Oficial de Contas. Recomendação Técnica n.º 5 Recomendação Técnica n.º 5 Revisão de Demonstrações Financeiras Intercalares Janeiro de 1988 Índice Julho de 1993 (1ª Revisão) Parágrafos Introdução 1-3 Justificação 4-5 Objectivos 6-8 Recomendações 9-17

Leia mais

Recensão digital Dezembro de 2013

Recensão digital Dezembro de 2013 Educação, Formação & Tecnologias (julho dezembro, 2013), 6 (2), 105 109 Recensão digital Dezembro de 2013 As ferramentas digitais do Mundo Visual http://nlstore.leya.com/asa/newsletters/ev/imagens/html/vfinal.html

Leia mais

Edital do Processo Seletivo de 2015

Edital do Processo Seletivo de 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA EEAAC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE Edital do

Leia mais

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico.

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico. PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 001639 - ARTES VISUAIS-BACHARELADO EM DESIGN GRAFICO Nivel: Superior Area Profissional: 0009 - DESIGN Area de Atuacao: 0240 - ARTE PROJ.DESENHO/DESIGN

Leia mais

Consulta - Serviços Especializados de Produção Fotográfica para imprensa para promoção do PORTUGAL SOU EU

Consulta - Serviços Especializados de Produção Fotográfica para imprensa para promoção do PORTUGAL SOU EU Consulta - Serviços Especializados de Produção Fotográfica para imprensa para promoção do PORTUGAL SOU EU Dezembro 2013 Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Enquadramento... 2 3. Objetivos de Comunicação...

Leia mais

Condições de Filiação 2016 (Anexo ao Regulamento Administrativo)

Condições de Filiação 2016 (Anexo ao Regulamento Administrativo) Condições de Filiação 2016 (Anexo ao Regulamento Administrativo) DOS ESTATUTOS: Artigo 15º, Nº1 Adquirem a qualidade de Associados as Entidades referidas nos artigos 11º e 12º destes Estatutos, através

Leia mais

SUSPENSÃO ISENÇÃO RESTITUIÇÃO

SUSPENSÃO ISENÇÃO RESTITUIÇÃO SUSPENSÃO ISENÇÃO RESTITUIÇÃO DRAWBACK 1. CONCEITO Drawback é o regime especial que consiste na importação com suspensão, isenção ou restituição dos tributos, de insumos destinados a integrar produtos

Leia mais

Como Vender em Marrocos Uma acção à medida dos seus interesses

Como Vender em Marrocos Uma acção à medida dos seus interesses Como Vender em Marrocos Uma acção à medida dos seus interesses Ficha de Inscrição Encontre a resposta às suas dúvidas! Identifique a sessão pretendida: Lisboa AICEP (Av. 5 de Outubro, n.º 101) 21 (tarde)

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE -NDE. Procedimentos para o Trabalho de Conclusão de Curso

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE -NDE. Procedimentos para o Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Campus Arapiraca CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE -NDE Arapiraca-AL, 15 de Dezembro de 2011 Procedimentos para o Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior. 2.º Ciclo. Regulamento

PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior. 2.º Ciclo. Regulamento PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior 2.º Ciclo Regulamento I. INDICAÇÕES GERAIS 1.1. A mobilidade Erasmus oferece aos alunos de mestrado a

Leia mais

EIXO 3 CONECTIVIDADE E ARTICULAÇÃO TERRITORIAL AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS CONDICIONADO N.

EIXO 3 CONECTIVIDADE E ARTICULAÇÃO TERRITORIAL AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS CONDICIONADO N. EIXO 3 CONECTIVIDADE E ARTICULAÇÃO TERRITORIAL REGULAMENTO ESPECÍFICO: Aviso n.º 1/REB/AC REQUALIFICAÇÃO DA REDE ESCOLAR DE 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DA EDUCAÇÃO PRÉ- ESCOLAR AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO

Leia mais

Manual de Instalação e Manutenção. Torniquete Hexa. revisão: 6 data de atualização:16/01/09

Manual de Instalação e Manutenção. Torniquete Hexa. revisão: 6 data de atualização:16/01/09 Manual de Instalação e Manutenção Torniquete Hexa revisão: 6 data de atualização:16/01/09 Índice 1 - Apresentação pg.03 2 - Dimensões principais e vão livre para manutenção pg.04 3.1. Identificação dos

Leia mais

REGULAMENTO. Campanha Pré-Compra do Galaxy S7 edge S7. 1. Definições

REGULAMENTO. Campanha Pré-Compra do Galaxy S7 edge S7. 1. Definições REGULAMENTO Campanha Pré-Compra do Galaxy S7 edge S7 1. Definições 1.1. Campanha : Iniciativa da Promotora sob a denominação Pré-Compra do Galaxy S7 edge S7 que visa promover os Smartphones Samsung Galaxy

Leia mais

1. Introdução... 3. 2. Principais pontos de impacto da certificação... 3. 3. Entrada na Aplicação... 4. 3.1. Aplicação Não certificada...

1. Introdução... 3. 2. Principais pontos de impacto da certificação... 3. 3. Entrada na Aplicação... 4. 3.1. Aplicação Não certificada... 1. Introdução... 3 2. Principais pontos de impacto da certificação... 3 3. Entrada na Aplicação... 4 3.1. Aplicação Não certificada... 4 3.2. Aplicação Certificada... 5 3.3. Devoluções a Fornecedores e

Leia mais

Formas de Pagamento Resumida... 34 Vendas Vendedor... 34 Vendas Vendedor Resumido... 35 Vendas Vendedor Caixa... 35 Vendas por Artigos...

Formas de Pagamento Resumida... 34 Vendas Vendedor... 34 Vendas Vendedor Resumido... 35 Vendas Vendedor Caixa... 35 Vendas por Artigos... Manual POS Conteúdo Configuração no Servidor... 3 Gestão de Stocks... 3 Manutenção de Artigos... 3 Gestão de Clientes... 4 Gestão de Fornecedores... 5 Sistema POS... 6 Manutenção de Series de Armazéns...

Leia mais

Aula Prática 1 - Gerador Van de Graaff e interação entre corpos carregados

Aula Prática 1 - Gerador Van de Graaff e interação entre corpos carregados Aula Prática 1 - Gerador Van de Graaff e interação entre corpos carregados Disciplinas: Física III (DQF 06034) Fundamentos de Física III (DQF 10079) Departamento de Química e Física- CCA/UFES Objetivo:

Leia mais

CAMPANHA SPOLETO JORNAL EXTRA REGULAMENTO

CAMPANHA SPOLETO JORNAL EXTRA REGULAMENTO CAMPANHA SPOLETO JORNAL EXTRA REGULAMENTO 1. Esta campanha é uma promoção realizada em parceria pela INFOGLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A. (Infoglobo), empresa sediada na capital do estado do Rio

Leia mais

MASTER UNIVERSITÁRIO DE IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL (60 ECTS)

MASTER UNIVERSITÁRIO DE IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL (60 ECTS) MASTER UNIVERSITÁRIO DE IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL (60 ECTS) Objetivos do curso: O objetivo do curso de Master Universitário de Implantologia e Reabilitação Oral é transmitir competências avançadas

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA Da natureza, nada se tira a não ser fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de lembranças. REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA Enquadramento O Concurso fotografia Natureza em Destaque

Leia mais

O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO Hadassa Carolinny Soares de Oliveira (UFPE/CAV) Gabriel Henrique de Lima (UFPE/CAV) Josely Alves

Leia mais

Manual de preenchimento da planilha de cálculo do índice de nacionalização

Manual de preenchimento da planilha de cálculo do índice de nacionalização Manual de preenchimento da planilha de cálculo do índice de nacionalização Atualizado em 02/07/15 Pág.: 1/9 SUMÁRIO Introdução... 3 1. Índice de nacionalização... 3 2. Objetivo da planilha... 4 3. O preenchimento

Leia mais