DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO"

Transcrição

1

2

3 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª PRISCILA FERREIRA

4 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO Artigo 111 da CF: São órgãos da Justiça do Trabalho: I - o Tribunal Superior do Trabalho; II - os Tribunais Regionais do Trabalho; III - Juízes do Trabalho. TST - Tribunal Superior do Trabalho TRT - Tribunal Regional do Trabalho JUÍZES DO TRABALHO (Vara do Trabalho)

5 Competência da Justiça do Trabalho. Competência Material Artigo 114 da CF. Competência Territorial Artigo 651 da CF.

6 Competência Territorial Artigo 651 da CF. Art. 651 A competência das Juntas de Conciliação e Julgamento é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro. Propositura da ação no local da Prestação de serviço, ainda que outro seja o local da contratação ou do domicílio do empregado.

7 *EXCEÇÕES: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1- R.T - Agente ou Viajante Comercial. Nesta situação, a propositura da ação na localidade em que a empresa tenha agência ou filial, e a qual o empregado esteja subordinado. Na falta deste requisitos cumulativos, a ação deverá ser ajuizada no domicílio do empregado ou local mais próximo.

8 2 - Empregador promova a realização de suas atividades fora do local de contratação. Ex.: Circos, feiras, empresa de eventos etc. O empregado terá foro optativo para propositura da demanda, de forma que poderá ingressar com Reclamação Trabalhista no local da celebração do contrato de trabalho ou no último local da prestação de serviço.

9 3 - Dissídio em agência ou filial no estrangeiro. O empregado que for contratado para trabalhar no estrangeiro deverá propor a demanda trabalhista no Brasil, desde que seja brasileiro, e não haja convenção internacional em sentido contrário. Nesta situação, a legislação processual a ser aplicada será a brasileira, mas o direito material será o do país em que houve a prestação de serviço - Princípio da Territorialidade.

10 ( ) Se o empregado for contratado no Brasil, mas durante o pacto laboral houver sido transferido para prestação de serviço no estrangeiro, o ingresso da Reclamação Trabalhista deverá ser no Brasil, e se aplicará o direito material brasileiro, se mais favorável Artigo 2º e 3º da Lei n /82

11 Ação proposto no local equivocado Incompetência Relativa. A parte ré deveria apresentar EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA TERRITORIAL no prazo de cinco dias a contar da notificação, antes da audiência e em peça que sinalize a existência desta exceção, nos termos do artigo 847, 799 e 800 da CLT.

12 ATOS PROCESSUAIS Os ATOS PROCESSUAIS, em regra, são públicos e devem ser realizados em dias úteis, no período das 6h às 20h, inclusive aos sábados. REGRA ATOS PÚBLICOS Das 6h às 20h, em dias úteis. EXCEÇÕES SEGREDO DE JUSTIÇA Penhora Poderá ser realizada em domingos e feriados, desde que haja autorização judicial.

13 ATOS PROCESSUAIS - Artigo 770 da CLT. Art Os atos processuais serão públicos salvo quando o contrário determinar o interesse social, e realizar-se-ão nos dias úteis das 6 (seis) às 20 (vinte) horas. Parágrafo único - A penhora poderá realizar-se em domingo ou dia feriado, mediante autorização expressa do juiz ou presidente.

14 CONTAGEM DOS PRAZOS PROCESSUAIS. Com o advento da reforma trabalhista, os prazos processuais passam a não ser mais tidos como contínuos e irreveláveis; Contados em dias úteis - com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento; O sábado é dia útil para a prática de ato processual, mas não para fins de contagem de prazo.

15 Na contagem de prazo, deve-se excluir o dia em que parte toma ciência do ato, e incluir o dia do vencimento, sendo que o dia da ciência e término do prazo deve obrigatoriamente ser dia útil, sob pena de prorrogação para o próximo dia tido como útil.

16 PRAZOS PROCESSUAIS DIFERENCIADOS Artigo 1º do DL n. 779/69: Art. 1º Nos processos perante a Justiça do Trabalho, constituem privilégio da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das autarquias ou fundações de direito público federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica: (...) II - o quádruplo do prazo fixado no artigo 841, "in fine", da Consolidação das Leis do Trabalho; III - o prazo em dobro para recurso; (...)

17 Já o Ministério Público e Defensoria, nos termos do artigo 180 e 186 do CPC possuirão apenas prazo em dobro para as manifestações processuais nos autos.

18 PRAZOS PROCESSUAIS Prazo: 8 dias Recurso Ordinário Artigo 895 da CLT. Recurso de Revista Artigo 6º da Lei n. 5584/70. Recurso Adesivo (súmula 283 do TST) Embargos de Divergência Art. 894, II, CLT. Recurso Adesivo Agravo de Instrumento - Artigo 897 da CLT. Agravo de Petição Artigo 897 da CLT. Agravo Interno e Regimental IN n. 39/2016, art. 1º, 2º. Prazo: 5 dias Embargos de Declaração Artigo 897-A da CLT. Embargos à execução.

19 Prazo: 15 dias Recurso Extraordinário Artigo 1003, 5º do NCPC. Prazo: 48 horas Pedido de Revisão Artigo 2º, 1º da Lei n. 5584/70.

20 LISTISCONSORTES COM PROCURADORES DIFERENTES. *OJ nº 310 da SDI-1 do TST: Inaplicável ao processo do trabalho a norma contida no art. 229, caput e 1º e 2º, do CPC de 2015 (art. 191 do CPC de 1973), em razão de incompatibilidade com a celeridade que lhe é inerente. Logo, nestes termos, constata-se que inaplicável ao processo do trabalho a normatização contida no artigo 229 do CPC.

21 DESPESAS PROCESSUAIS As despesas processuais no Direito Processual do Trabalho compreendem todos os gastos das partes com o processo, em especial, custas processuais, emolumentos, honorários periciais e advocatícios etc. CUSTAS PROCESSUAIS - As custas processuais possuem natureza de taxa, e como tal, a sua finalidade é ressarcir o Estado pela sua atividade jurisdicional exercida no processo.

22 O valor a ser pago pela parte, não beneficiária da justiça gratuita, dependerá da fase em que se encontra o processo, fase de conhecimento ou de execução, no importe de 2%, sobre: valor da condenação; valor do acordo; valor da causa; valor arbitrado pelo juiz, quando o valor for indeterminado; valor arbitrado na decisão, ou pelo Presidente do Tribunal, quando tratar-se de dissídio coletivo.

23 Com o advento da Reforma Trabalhista, Lei nº /2017, o valor mínimo a ser recolhido a título de custas processuais continua a ser de R$10,64, mas se passou a estipular um valor máximo, este de até quatro vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral da Previdência Social, conforme artigo 789 da CLT.

24 RECOLHIMENTO INSUFICIENTE CUSTAS. - OJ nº 140 da SDI-I/TST: Em caso de recolhimento insuficiente das custas processuais ou do depósito recursal, somente haverá deserção do recurso se, concedido o prazo de 5 (cinco) dias previsto no 2º do art do CPC de 2015, o recorrente não complementar e comprovar o valor devido.

25 REGRA DE PAGAMENTO DAS CUSTAS PROCESSUAIS: A responsabilidade pelo pagamento das custas processuais será da parte sucumbente - artigo 789, 1º, da CLT; O empregado pagará as custas processuais quando houver sentença de total improcedência dos pedidos ou de extinção do processo sem resolução do mérito, e quando não beneficiário da Justiça Gratuita; Em se tratando de acordo celebrado entre as partes no processo trabalhista, as custas deverão ser divididas entre as partes, salvo se acordado de forma diversa entre as partes.

26 Na fase de execução, o responsável pelo pagamento das custas será sempre o executado, e deverão ser pagas ao final do processo;

27 MOMENTO PROCESSUAL DE RECOLHIMENTO CUSTAS PROCESSUAIS. MOMENTO - Depois do trânsito em julgado. - No prazo do recurso. HIPÓTESE - Quando não houver recurso pendente - Quando existir recurso, tratando-se de um pressuposto recursal o seu recolhimento. Em caso de insuficiência, se abrirá prazo de cinco dias para supressão, sob pena de deserção do recurso. - No fim do processo. - Custas a serem arcadas na fase de execução

28 Haverá isenção das custas processuais, nas seguintes hipóteses: Beneficiário da Justiça Gratuita; União, Estados, Distrito Federal, Municípios e suas respectivas autarquias e fundações públicas que não explorem atividade econômica; Ministério Público do Trabalho - MPT.

29 Artigo 844, 2º da CLT - Ausente o reclamante em audiência, ele deverá ser condenado ao pagamento das custas processuais decorrentes, ainda que beneficiários da justiça gratuita, salvo se comprovar no prazo de 15 dias que a ausência se deu por motivo justificável. Desta forma, o não comparecimento do reclamante importará no arquivamento da ação, bem como no pagamento das custas processuais, e o pagamento das custas torna-se condição sine qua non para a sua propositura, conforme artigo 844, 3º da CLT.

30 BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA. Art Nas Varas do Trabalho, nos Juízos de Direito, nos Tribunais e no Tribunal Superior do Trabalho, a forma de pagamento das custas e emolumentos obedecerá às instruções que serão expedidas pelo Tribunal Superior do Trabalho. (...) 3 o É facultado aos juízes, órgãos julgadores e presidentes dos tribunais do trabalho de qualquer instância conceder, a requerimento ou de ofício, o benefício da justiça gratuita, inclusive quanto a traslados e instrumentos, àqueles que perceberem salário igual ou inferior a 40% (quarenta por cento) do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social. 4 o O benefício da justiça gratuita será concedido à parte que comprovar insuficiência de recursos para o pagamento das custas do processo.

31 O benefício da justiça gratuita pode ser deferido a qualquer momento e grau de jurisdição, inclusive, de ofício pelo magistrado - OJ n. 269 da SDI-I/TST. *OJ n. 269 da SDI-I/TST: I - O benefício da justiça gratuita pode ser requerido em qualquer tempo ou grau de jurisdição, desde que, na fase recursal, seja o requerimento formulado no prazo alusivo ao recurso; II Indeferido o requerimento de justiça gratuita formulado na fase recursal, cumpre ao relator fixar prazo para que o recorrente efetue o preparo (art. 99, 7º, do CPC de 2015).

32 HONORÁRIOS PERICIAIS E ADVOCATÍCIOS. Honorários Periciais: Os honorários periciais são aqueles devidos ao perito indicado pelo juiz, quando da realização de determinada perícia, esta que se fez necessária ao caso. *Artigo 790-B da CLT: Art. 790-B. A responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, ainda que beneficiária da justiça gratuita. (...) 4 o Somente no caso em que o beneficiário da justiça gratuita não tenha obtido em juízo créditos capazes de suportar a despesa referida no caput, ainda que em outro processo, a União responderá pelo encargo.

33 A responsabilidade pelo pagamento é da parte sucumbente na pretensão, ainda que seja beneficiária da Justiça Gratuita, nos termos do artigo 790-B da CLT; A legislação admite o parcelamento dos honorários periciais; A parte sucumbente que pagará os honorários periciais, e assim o fará, inclusive, se beneficiária da Justiça Gratuita. No entanto, caso o beneficiário da justiça gratuita não tenha obtido em juízo créditos capazes de suportar as despesas periciais, ainda que em outro processo, a União responderá pelo encargo.

34 O magistrado não pode exigir adiantamento de valores, referentes aos honorários periciais. Neste sentido, prevê a OJ nº 98 da SDI-II do TST: É ilegal a exigência de depósito prévio para custeio dos honorários periciais, dada a incompatibilidade com o processo do trabalho, sendo cabível o mandado de segurança visando à realização da perícia, independentemente do depósito.

35 Assistente de Perito - Súmula nº 341 do TST: A indicação do perito assistente é faculdade da parte, a qual deve responder pelos respectivos honorários, ainda que vencedora no objeto da perícia.

36 HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS Art. 791-A da CLT - Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 5% (cinco por cento) e o máximo de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.

37 Ademais, o magistrado, ainda, para fins de fixação do percentual dos honorários advocatícios sucumbenciais, observará as regras de avaliação profissional contidas no artigo 791-A, 2 o da CLT, quais sejam: I - o grau de zelo do profissional; II - o lugar de prestação do serviço; III - a natureza e a importância da causa; IV - o trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido para o seu serviço.

38 *Artigo 791-A 3 o da CLT: Na hipótese de procedência parcial, o juízo arbitrará honorários de sucumbência recíproca, vedada a compensação entre os honorários.

39 Agora, quando a parte sucumbente for beneficiária da justiça gratuita, ainda, assim deverá arcar com os honorários advocatícios, nos termos do artigo 791-A 4 o da CLT: Vencido o beneficiário da justiça gratuita, desde que não tenha obtido em juízo, ainda que em outro processo, créditos capazes de suportar a despesa, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos dois anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

40 REPRESENTAÇÃO NA AUDIÊNCIA As partes sempre deverão estar presentes em audiência, tanto o reclamante, como a reclamada, sendo que a ausência deles deve ser tida como exceção. O empregado quando estiver impossibilitado de comparecer em audiência, poderá se fazer substituir por outro empregado que pertença a mesma profissão, ou ainda, pelo sindicato, em casos de doença, ou outro motivo tido como poderoso.

41 *Artigo 843, 2º da CLT: Se por doença ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, não for possível ao empregado comparecer pessoalmente, poderá fazer-se representar por outro empregado que pertença à mesma profissão, ou pelo seu sindicato.

42 Já o empregador também poderá se fazer representar em audiência por aquele denominado como preposto e, nesta situação, não implicará na remarcação da audiência, devendo esta ser realizada, de forma que todos os atos realizados pelo preposto vincularão ao preponente. Desta forma, o preposto poderá realizar acordo, prestar depoimento, apresentar defesa etc.

43 Quem poderá ser preposto? O preposto do empregador poderá ser um gerente ou qualquer outra pessoa que tenha conhecimento dos fatos, conforme artigo 843, 1º da CLT: É facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declarações obrigarão o proponente.

44 Jus Postulandi - Súmula n. 425 do TST: O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho.

45 Processos de jurisdição voluntária para homologação de acordos extrajudiciais - Não cabe Jus Postulandi. ACORDO EXTRAJUDICIAL Art. 855-B. O processo de homologação de acordo extrajudicial terá início por petição conjunta, sendo obrigatória a representação das partes por advogado. 1 o As partes não poderão ser representadas por advogado comum. 2 o Faculta-se ao trabalhador ser assistido pelo advogado do sindicato de sua categoria. Art. 855-C. O disposto neste Capítulo não prejudica o prazo estabelecido no 6 o do art. 477 desta Consolidação e não afasta a aplicação da multa prevista no 8 o art. 477 desta Consolidação.

46 Art. 855-D. No prazo de quinze dias a contar da distribuição da petição, o juiz analisará o acordo, designará audiência se entender necessário e proferirá sentença. Art. 855-E. A petição de homologação de acordo extrajudicial suspende o prazo prescricional da ação quanto aos direitos nela especificados. Parágrafo único. O prazo prescricional voltará a fluir no dia útil seguinte ao do trânsito em julgado da decisão que negar a homologação do acordo.

47 Petição Conjunto Distribuição. Analise Judicial do Acordo. Audiência Homologação Não Homologação.

48 A decisão que homologa ou não homologa o acordo terá natureza de sentença! Homologação do Acordo => Sentença Homologatória Nesta situação, extingue-se o processo com resolução de mérito, sendo atacável a coisa julgada, apenas mediante ação rescisória, o que se aplica também nos processos contenciosos. Não homologação do Acordo => Sentença não homologatória Quando se terá a extinção do processo sem resolução de mérito.

49 AUDIÊNCIA CARACTERÍSTICAS: Audiência deve ser realizada em dias úteis, e no horário das 08h00min às 18h00min; Duração da Audiência 5 horas seguidas;

50 ATRASO NA AUDIÊNCIA. Há uma tolerância de atraso tão somente relacionada a figura do magistrado, o qual poderá atrasar em no máximo 15 minutos para a primeira audiência da pauta. Ultrapassado este prazo, as partes poderão se retirar e constar o ocorrido no livro de registro de audiências. ATENÇÃO - No entanto, caso o atraso do magistrado seja em razão do excesso de pautas no dia, tal fato impede que as partes e advogados se retirem do fórum, sob pena de se aplicar os efeitos processuais decorrentes da ausência das partes em audiência.

51 PARTE AUSENTE RECLAMANTE RECLAMADA RECLAMANTE/ RECLAMADA AUDIÊNCIA INAUGURAL/ UNA Arquivamento e pagamento de custas processuais. Confissão e revelia quanto à matéria de fato. Arquivamento. AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO Confissão. Confissão. Confissão das duas partes, quando se julgará com base na prova dos autos e nas regras de ônus da prova. AUDIENCIA DE JULGAMENTO Inicia o prazo recursal. Inicia o prazo recursal. Inicia o prazo recursal.

52 RECLAMAÇÃO TRABALHISTA RECLAMAÇÃO TRABALHISTA VERBAL ESCRITA Artigo 840 da CLT e 319 do CPC.

53 RITO PROCESSUAL. Na Justiça do Trabalho, o valor da causa está diretamente relacionado ao rito processual, diferentemente do que ocorre no Processo Civil. RITO (PROCEDIMENTO) SUMÁRIO SUMARÍSSIMO ORDINÁRIO VALOR DA CAUSA ATÉ 2 SALÁRIOS MÍNIMOS DE 2 A 40 SALÁRIOS MÍNIMOS ACIMA DE 40 SALÁRIOS MÍNIMOS

54 TESTEMUNHAS RITO PROCESSUAL RITO ORDINÁRIO RITO SUMARÍSSIMO RITO SUMÁRIO INQUÉRITO JUDICIAL PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE 3 TESTEMUNHAS, para cada parte; 2 TESTEMUNHAS, para cada parte; 3 TESTEMUNHAS, para cada parte; 6 TESTEMUNHAS, para cada parte;

55 PROCEDIMENTO SUMÁRIO. - O processo tramitará perante o procedimento sumário, quando o valor da causa não exceder a dois salários mínimos; - O magistrado pode determinar o valor da causa de ofício, quando necessário; - Há uma limitação quando a possibilidade recursal, neste procedimento, em razão de sua especial celeridade. De forma que, majoritariamente, admite-se a interposição de recurso extraordinário ao STF por violação constitucional, tão somente.

56 PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO. - O procedimento sumaríssimo deve ser utilizado nas causas acima de 2 e no máximo 40 salários mínimos; - Tal procedimento poderá ser utilizado apenas nos dissídios individuais, ou seja, não cabível nos dissídios coletivos, ações civis públicas, ações civis coletivas e quando for parte a Administração Pública direta, autárquica e fundacional. (*Empresas públicas e sociedade de economia mista) - Os pedidos realizados na inicial por este rito devem ser certos ou determinados, devendo apontar, ainda, o valor da causa, conforme artigo 852-B, I da CLT.

57 - Artigo 852-H, 3º da CLT: Só será deferida intimação de testemunha que, comprovadamente convidada, deixar de comparecer. Não comparecendo a testemunha intimada, o juiz poderá determinar sua imediata condução coercitiva.

58 PROCEDIMENTO ORDINÁRIO. - O procedimento ordinário é tido como procedimento comum, sendo aplicáveis as diretrizes básicas da CLT, quando o valor da causa for superior a quarenta salários mínimos; - Como regra, não há rol de testemunhas no direito processual; - Na audiência poderá se fazer a oitiva de até três testemunhas por parte; - O não comparecimento da testemunha na audiência em que deveria depor, importa em adiamento, bem como em sua intimação, independente de prova de convite, sob pena de condução coercitiva.

59 DEFESA. Há quadro modalidades de defesa em que a reclamada (empresa) poderá apresentar frente à existência de uma ação proposta pelo empregado, quais sejam: Contestação; Exceção de Incompetência Territorial; Exceção de Impedimento ou Suspeição; Reconvenção.

60 Com o advento do novo CPC, houve um fortalecimento da Reconvenção como tese no bojo da própria Contestação (artigo 343 do CPC/2015). A Contestação tem sua matéria de defesa divida em três partes, quais sejam: - PRELIMINARES (Artigo 337 do CPC); - PREJUDICIAIS DE MÉRITO; Prescrição; Decadência; Compensação; Dedução; Retenção. - MÉRITO.

61 PRESCRIÇÃO NO PROCESSO DO TRABALHO BIENAL; QUINQUENAL.

62 COMPENSAÇÃO, DEDUÇÃO E RETENÇÃO. COMPENSAÇÃO DEDUÇÃO RETENÇÃO A dedução observa-se É o direito do credor em Quando as partes são em razão de verbas que conservar sob sua posse credoras e devedoras já foram pagas durante a a coisa legitimamente, simultaneamente. relação de trabalho, ou até que a obrigação seja seja, deve se operar ao adimplida. respectivo abatimento. - Deve ser arguida em contestação Art. 767 da CLT. - Pode ser alegada e conhecida em qualquer grau / tempo. - Deve ser arguida em defesa Art. 767 da CLT. - Não pode ser reconhecida de ofício. - Poderá se reconhecida de ofício. - Não pode ser reconhecida de ofício.

63 DEFESA EXCEÇÕES RITUAIS INCOMPETÊNCIA RELATIVA ART. 799 e 800 da CLT. INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA - Material, funcional e pessoal - Territorial INCOMPETÊNCIA RELATIVA - Matéria de ordem pública - Interesse das partes - Poderá ser reconhecida de ofício pelo juiz ou mediante requerimentos da parte em qualquer grau de jurisdição. - O juiz não poderá reconhecer de ofício, devendo ser alegada por meio de exceção a incompetência, e caso não alegada se terá a prorrogação da competência.

64 PROCEDIMENTO A sua apresentação deve ocorrer no prazo de cinco dias, a contar da notificação (citação), e uma vez não observado o referido prazo, próprio e peremptório, considera-se preclusa a oportunidade de sua alegação.

65 Reclamação Trabalhista Notificação Exceção de Incompetência Relativa - Prazo de 5 Dias. Suspensão Decisão

66 Caso, não seja acolhida a exceção de incompetência, o magistrado deve designar nova audiência, prosseguindose o feito para solução com apresentação de defesa e instrução processual. Em contrapartida, se acolhida à exceção, os autos deverão ser remetidos ao juízo competente para prosseguimento da lide.

67 RECURSOS PROCESSO DO TRABALHO

68 ***Preparo Recursal O preparo como pressuposto recursal extrínseco é composto por custas e depósito recursal. As CUSTAS PROCESSUAIS possuem natureza de taxa, e possuem a finalidade de suprir as despesas processuais, o que deverá ser arcado pela parte sucumbente, e no importe de 2% sobre: valor da condenação; valor do acordo; valor da causa; valor arbitrado pelo juiz, quando o valor for indeterminado; valor arbitrado na decisão, ou pelo Presidente do Tribunal, quando tratar-se de dissídio coletivo.

69 A exigência do DEPÓSITO RECURSAL terá por base uma condenação em pecúnia, de forma que se estivermos diante de uma sentença meramente declaratória, por exemplo, não haverá que realizar o devido depósito. Neste sentido, veja a Súmula n. 161 do TST: Se não há condenação a pagamento em pecúnia, descabe o depósito de que tratam os 1º e 2º do art. 899 da CLT.

70 A realização do depósito deve ser feita em conta vinculada ao juízo e corrigida com os mesmos índices da popança, sendo o seu recolhimento efetuado no prazo alusivo ao recurso, conforme artigo 899, parágrafo quarto da CLT: Os recursos serão interpostos por simples petição e terão efeito meramente devolutivo, salvo as exceções previstas neste Título, permitida a execução provisória até a penhora. (...) 4 o O depósito recursal será feito em conta vinculada ao juízo e corrigido com os mesmos índices da poupança.

71 O depósito recursal poderá ser substituído por fiança bancária ou seguro garantia judicial.

72 O agravo de instrumento por ter a finalidade de destrancar o recurso que não tenha sido conhecido pelo juízo a quo, deverá ter seu depósito recursal feito no importe de 50% do recurso, a qual se pretende destrancar. Tal recolhimento deverá ser feito no ato de interposição do agravo de instrumento, e não no prazo alusivo ao recurso, como ocorrem nos demais recursos trabalhistas.

73 O valor do depósito recursal deverá ter por base alguns parâmetros, quais sejam: Teto legal - O empregador apenas deverá cumprir o teto estabelecido a cada recurso pelo TST, quando o valor da condenação for superior ao limite estabelecido. Nesta situação, a cada novo recurso, se exigirá novo depósito recursal, até o limite da condenação, estipulado em juízo. Valor da condenação Caso, o valor da condenação não atinja o teto estabelecido para aquele recurso pelo TST, o depósito recursal deverá ser realizado no importe da condenação.

74 Ficam dispensados da realização do depósito recursal: Entes de direito público externo, Administração Pública direta, autárquica e fundacional que não explorem atividade econômica, Ministério Público do Trabalho, entidades filantrópicas e as empresas em recuperação judicial - artigo 899, 10 da CLT. O valor do depósito recursal será reduzido pela metade para entidades sem fins lucrativos, empregadores domésticos, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

75 Alguns recursos exigem depósito recursal, outros não, com intuito de ficar claro tal aspecto, vamos esquematizar: DEPÓSITO RECURSAL - EXIGIDO RECURSO ORDINÁRIO; RECURSO DE REVISTA; AGRAVO DE PETIÇÃO, quando o juízo não estiver garantido; AGRAVO DE INSTRUMENTO; EMBARGOS PARA SDI (Divergência); RECURSO EXTRAORDINÁRIO.

76 EXECUÇÃO NO PROCESSO DO TRABALHO Os títulos executivos podem ser judiciais ou extrajudiciais. Desta forma, são considerados primordialmente títulos executivos no processo do trabalho, entre outros: JUDICIAIS Decisões transitadas em julgado (artigo 876 da CLT); Decisões com recurso sem efeito suspensivo e; Acordos não cumpridos (artigo 876 da CLT). EXTRAJUDICIAIS TAC - Termo de Ajuste de Conduta firmados perante o Ministério Público - MP (artigo 876 da CLT); Termo De Conciliação firmado perante a Comissão de Conciliação Prévia (artigo 625-A a 625-H, CLT).

77 Sentença Liquidação de Sentença Apresentação de Cálculos Sentença de Liquidação - Homologaçao dos Cálculos. Manifestação das partes no prazo comum de oito dias

78 Uma vez proferida a sentença de liquidação pelo magistrado, em ato sequencial, se expedirá o Mandado de Citação, Penhora e Avaliação - MCPA. Artigo 880 da CLT: Requerida a execução, o juiz ou presidente do tribunal mandará expe dir mandado de citação do executado, a fim de que cumpra a decisão o u o acordo no prazo, pelo modo e sob as cominações estabelecidas ou, quando se tratar de pagamento em dinheiro, inclusive de contribuições sociais devidas à União, para que o faça em 48 (quarenta e oito) hora s ou garanta a execução, sob pena de penhora.

79 SENTENÇA - V.T Não há recurso pendente Transito em julgado Execução Definitiva Liquidação da sentença Sentença de Liquidação MCPA - Mandado de Citação, penhora e avaliação. Indicação de Bens / Pagamento *Executado: Embargos à execução *Exequente: Impugnação a sentença de liquidação. Sentença Agravo de Petição

80 Sentença - Execução Agravo de Petição - TRT Rec. de Revista - TST Embargos ao TST Rext. - STF

81 FASE DE EXPROPRIAÇÃO DE BENS Depois de solucionado os embargos / impugnação, proferindose a sentença, se iniciará paralelamente à possibilidade de recurso, a expropriação do bem penhorado, ou seja, a sua venda, a qual poderá se concretizar através de três figuras jurídicas, quais sejam:

82 ADJUDICAÇÃO- O exequente fica com o bem penhorado, abatendo do seu crédito; ARREMATAÇÃO - Um terceiro arremata o bem penhorado, adquirindo-o em hasta pública através do maior lance, o que não se admitirá a aquisição por preço vil (artigo 891, único, CPC). Em tal situação, nos termos do artigo 888, CLT, o arrematante deve pagar de imediato 20% do valor devido e, o saldo restante em 24 horas. REMIÇÃO Em tal hipótese, o executado paga o valor integral da execução, evitando a alienação do seu bem já penhorado.

83 PROTESTO Art. 883-A da CLT - A decisão judicial transitada em julgado somente poderá ser levada a protesto, gerar inscrição do nome do executado em órgãos de proteção ao crédito ou no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT), nos termos da lei, depois de transcorrido o prazo de quarenta e cinco dias a contar da citação do executado, se não houver garantia do juízo.

84 DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E RESPONSABILIDADE DO EX SÓCIO. Art. 10-A, CLT - O sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, observada a seguinte ordem de preferência: I - a empresa devedora; II - os sócios atuais; e III - os sócios retirantes. Parágrafo único. O sócio retirante responderá solidariamente com os demais quando ficar comprovada fraude na alteração societária decorrente da modificação do contrato.

85 RESPONSABILIDADE DO EX SÓCIO. Art. 10-A, CLT - O sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, observada a seguinte ordem de preferência: I - a empresa devedora; II - os sócios atuais; e III - os sócios retirantes. Parágrafo único. O sócio retirante responderá solidariamente com os demais quando ficar comprovada fraude na alteração societária decorrente da modificação do contrato.

86 PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE Art. 11-A. Ocorre a prescrição intercorrente no processo do trabalho no prazo de dois anos. 1 o A fluência do prazo prescricional intercorrente inicia-se quando o exequente deixa de cumprir determinação judicial no curso da execução 2 o A declaração da prescrição intercorrente pode ser requerida ou declarada de ofício em qualquer grau de jurisdição.

87 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª PRISCILA FERREIRA

Para quem recebe até 40% do Teto da Previdência ou comprova insuficiência de recursos (art. 790, 3º e 4º, da CLT)

Para quem recebe até 40% do Teto da Previdência ou comprova insuficiência de recursos (art. 790, 3º e 4º, da CLT) RECLAMAÇÃO TRABALHISTA - Jus postulandi: possibilidade de a parte estar em juízo sem necessidade de constituir advogado (S. 425 do TST) - Competência material: relação de trabalho, greve, representação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Parte 2 Prof ª. Eliane Conde NCPC, art. 76, 2 : descumprida a determinac a o, caso o processo esteja em grau de recurso perante o tribunal, o

Leia mais

o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho, deve ser equilibrado!

o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho, deve ser equilibrado! Mini curriculum Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil, Professor em Pós Graduação e de Cursos Preparatórios para o Exame de Ordem dos Advogados do Brasil. Contatos: E mail:

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Dicas para a Prova Direito Processual do Trabalho Prof. Rogério Renzetti Direito Processual do Trabalho DICAS FINAIS PROCESSO DO TRABALHO TRT 7ª REGIÃO DICA 1 Princípio

Leia mais

Reforma Trabalhista FENABRAVE - SC. Lei /2017 FLORIANÓPOLIS

Reforma Trabalhista FENABRAVE - SC. Lei /2017 FLORIANÓPOLIS Reforma Trabalhista FENABRAVE - SC Lei 13.467/2017 FLORIANÓPOLIS DESTAQUES CPC 2015 CRÍTICA JUIZ PRESIDENTE - JUNTAS APLICAÇÃO DIREITO PROCESSUAL Art. 792 - Os maiores de 18 (dezoito) e menores de 21 (vinte

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde As custas são devidas ao Estado pelo exercício da jurisdição.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Prof ª. Eliane Conde Benefício da Justiça Gratuita CLT, art. 790 (...) 3º Perceber salário igual

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Honorários, gratuidade e prazos. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Honorários, gratuidade e prazos. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Honorários, gratuidade e prazos Prof. Luiz Dellore 1. Honorários Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. 1 o São devidos honorários

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 15 1 EFICÁCIA TEMPORAL (ART. 1º)... 19 1. Eficácia no tempo... 19 2. Eficácia temporal da Lei nº 13.467/17 (Reforma Trabalhista)... 22 2 PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE (ART. 2º)... 27

Leia mais

DICAS IMPORTANTES PARA A RE

DICAS IMPORTANTES PARA A RE DICAS IMPORTANTES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: 1. LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADO!! 2. NA PEÇA, quando for desenvolver as teses: lembre-se de que elas precisam contemplar a informação do enunciado, que você

Leia mais

Capítulo 7 Da Responsabilidade por Dano Processual 7.1 Multa sobre testemunha que Mentir Inconstitucionalidade do Art.

Capítulo 7 Da Responsabilidade por Dano Processual 7.1 Multa sobre testemunha que Mentir Inconstitucionalidade do Art. Sumário Capítulo 1 Procedimentos 1.1. Rito Ordinário 1.2. Rito Sumaríssimo 1.3. Rito Sumário (ou Rito de Alçada ) 1.3.1. Impugnação ao Valor da Causa Capítulo 2 Ajuizamento da Reclamação Trabalhista 2.1.

Leia mais

Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA

Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA SUMÁRIO Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA Capítulo 1 Procedimentos... 3 1.1. Rito Ordinário... 3 1.2. Rito Sumaríssimo... 6 1.3. Rito Sumário (ou Rito de Alçada )... 9 1.3.1. Impugnação ao Valor da Causa...

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 1 1- COMPETÊNCIA 2 CF Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35 INTRODUÇÃO... 21 FLEXIBILIZAÇÃO... 25 1.1. Definição... 25 1.2. Flexibilização da norma... 27 1.3. Flexibilizar a interpretação e A aplicação da norma... 32 1.4. Flexibilização legal imposta pela via legislativa...

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA

Leia mais

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS Professor Leandro Antunes É o conjunto de princípios, regras e instituições destinado a regular a atividade dos órgãos jurisdicionais na solução

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Atos acontecimentos voluntários praticados no curso do processo e dependem de manifestação dos sujeitos do processo Termo redução escrita, ou gráfica, de certos atos processuais

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 21 1.2 Direito estrangeiro... 24 1.3 Denominação... 27 1.4 Conceito... 27 1.5 Abrangência... 27 1.6 Autonomia...

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 25 1.6 Autonomia...

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

Excertos do Código de Processo Civil/2015

Excertos do Código de Processo Civil/2015 Excertos do Código de Processo Civil/2015 Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. 1º - São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO Professor Ismar Júnior Honorários Honorários advocatícios Honorários Periciais Honorários Advocatícios Art. 791-A. Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Dissídio individual e procedimentos aplicáveis Prof. Cláudio Freitas - Procedimentos (i) Ordinário: artigos 843 e seguintes da CLT

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT.

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT. ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO DO VALOR DA CAUSA Art.291. Atodacausaserá atribuídovalorcerto,ainda que não tenha conteúdo econômico imediatamente aferível. IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO

Leia mais

STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Conteúdo Programático Anal Jud. Área Jud. Formas de solução de conflitos trabalhistas. Fontes do Direito Processual do Trabalho; Justiça do Trabalho: organização

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS Giseli Mozela do Amaral Alterações realizadas na CLT Lei 13.467/17 Lei da Reforma Trabalhista Entrou em vigência no dia 11/11/2017

Leia mais

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19 Sumário AGRADECIMENTOS... 17 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 23 1. Conceito... 23 2. Autonomia do direito processual do trabalho... 23 3. Fontes do direito processual do trabalho...

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME 2011.2 PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO 1ª SEMANA Princípios 1. Princípios 1.1 Princípio protecionista 1.2 Princípio conciliatório

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Sumário Capítulo 1 A Situação Concreta... 1 1.1. Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Capítulo 2 Petições Cíveis: Procedimento Comum... 7 2.1. Petição Inicial...7

Leia mais

LEGALE MBA DE DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO

LEGALE MBA DE DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO LEGALE MBA DE DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO Aula Inaugural A Advocacia Trabalhista e a Reforma Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei /2017) PRINCIPAIS ASPECTOS. Prof. Antero Arantes Martins

REFORMA TRABALHISTA (Lei /2017) PRINCIPAIS ASPECTOS. Prof. Antero Arantes Martins REFORMA TRABALHISTA (Lei 13.467/2017) PRINCIPAIS ASPECTOS Prof. Antero Arantes Martins APLICAÇÃO DA LEI NO TEMPO Grande dúvida que está afligindo os operadores do direito refere-se à aplicação da Lei no

Leia mais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais Sumário Introdução Parte Geral 1 Normas fundamentais do processo civil 2 Aplicação das normas processuais 3 Institutos fundamentais do direito processual 3.1 Processo 3.2 Jurisdição 3.3 Ação 4 Limites

Leia mais

Capítulo I TEORIA DOS PRECEDENTES JUDICIAIS E SUA INCIDÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO

Capítulo I TEORIA DOS PRECEDENTES JUDICIAIS E SUA INCIDÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO SUMÁRIO Capítulo I TEORIA DOS PRECEDENTES JUDICIAIS E SUA INCIDÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO 1. Introdução... 17 2. Famílias jurídicas... 18 2.1. Civil law (família romano-germânica)... 18 2.2. Common

Leia mais

RAIO X 1ª FASE DO EXAME DE ORDEM PROCESSO DO TRABALHO

RAIO X 1ª FASE DO EXAME DE ORDEM PROCESSO DO TRABALHO RAIO X 1ª FASE DO EXAME DE ORDEM PROCESSO DO TRABALHO Olá, pessoal! Em menos de duas semanas ocorrerá a primeira fase do Exame de Ordem XXVIII. Correria, cansaço, questões, revisões... Tudo está um caos

Leia mais

SUMÁRIo. 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PROCESSO DO TRABALHO, Introdução, Brasil, 21

SUMÁRIo. 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO PROCESSO DO TRABALHO, Introdução, Brasil, 21 STJ00043434 SUMÁRIo Nota do coordenador, 15 1 FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS, 17 1.1 AutDdefesa, 17 1.2 Autocomposição, 17 1.3 Heterocomposição, 17 1.3.1 Mediação, 18 1.3.1.1 Comissões de

Leia mais

Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal Cabimento Espécies de ritos do processo do

Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal Cabimento Espécies de ritos do processo do Sumário Manual de Prática Trabalhista Título I PETIÇÃO INICIAL PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal... 19 Cabimento... 19 Espécies de ritos do processo do trabalho... 19 Rito sumário...

Leia mais

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36 SUMÁRIO Introdução... 1 PARTE GERAL... 5 1 Normas fundamentais do processo civil... 7 2 Aplicação das normas processuais... 21 3 Institutos fundamentais do direito processual... 25 3.1 Processo... 25 3.2

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. A Lei n , de 13 de julho de 2017, entrou em vigor no dia 11 de novembro de dias

REFORMA TRABALHISTA. A Lei n , de 13 de julho de 2017, entrou em vigor no dia 11 de novembro de dias REFORMA TRABALHISTA A Lei n 13.467, de 13 de julho de 2017, entrou em vigor no dia 11 de novembro de 2017-120 dias contados da sua publicação alterando substancialmente a Consolidação das Leis do Trabalho,

Leia mais

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem).

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem). PARTE II TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito: Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro prejudicado possui de, uma vez atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter a matéria contida

Leia mais

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS Prof. Renato Gama Classificação: Atos processuais Atos processuais postulatórios, de desenvolvimento, de instrução e de provimento. Atos da parte (art. 200

Leia mais

LEGALE O NOVO DIREITO DO TRABALHO APÓS A REFORMA

LEGALE O NOVO DIREITO DO TRABALHO APÓS A REFORMA LEGALE O NOVO DIREITO DO TRABALHO APÓS A REFORMA O momento para apresentar defesa, comparecimento em audiência (preposto - arquivamento - revelia - confissão) Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências

Leia mais

Prefácio..., Nota do Autor Voto de Louvor do Tribunal Superior do Trabalho Livro I A JUSTIÇA DO TRABALHO

Prefácio..., Nota do Autor Voto de Louvor do Tribunal Superior do Trabalho Livro I A JUSTIÇA DO TRABALHO ÍNDICE GERAL Prefácio...,............ 19 Nota do Autor... 21 Voto de Louvor do Tribunal Superior do Trabalho... 23 Livro I A JUSTIÇA DO TRABALHO Capítulo 1 Introdução 27 1. O trabalho e sua proteção legal.

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 13

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 13 Súmario 5 Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 11 CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 13 QUESTÕES... 13 1. Histórico, Fontes e Integração... 13 2. Princípios... 19 DICAS... 29 1. Fontes

Leia mais

Ritos sumário e sumaríssimo. Paula Freire Direito Unimonte 2015

Ritos sumário e sumaríssimo. Paula Freire Direito Unimonte 2015 Ritos sumário e sumaríssimo Paula Freire Direito Unimonte 2015 Processo do trabalho Busca sempre maior celeridade. Procedimentos mais céleres. Deturpação da celeridade. Critério: Valor da causa. Introduzido

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 25 1.1.1. Introdução... 25 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 26 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59 CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA... 21 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 21 1.1.1. Introdução... 21 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 21 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO...

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO... Capítulo 1 CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO... 15 1. Introdução...15 2. Conceito de Direito Processual do Trabalho...15 3. Fontes do Direito Processual

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE Funcional / Competência Territorial / Conflito Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito

Leia mais

Manual de Prática Trabalhista - 6ª Edição - Cinthia Machado de Oliveira. Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL

Manual de Prática Trabalhista - 6ª Edição - Cinthia Machado de Oliveira. Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL SUMÁRIO Título I PETIÇÃO INICIAL PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal... 15 Cabimento... 15 Espécies de ritos do processo do trabalho... 16 Rito sumário... 16 Rito sumaríssimo... 16

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças Sumário Capítulo 1 Prazos 1.1. Forma de contagem: somente em dias úteis 1.2. Prática do ato processual antes da publicação 1.3. Uniformização dos prazos para recursos 1.4. Prazos para os pronunciamentos

Leia mais

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RESPOSTAS DO RÉU CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO (Incompetência relativa, suspeição

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido Prof ª. Eliane Conde Fase postulatória do processo A petição apta deve observar os requisitos previstos no

Leia mais

PROCEDIMENTO COMUM - O procedimento comum no direito processual do trabalho subdivide-se se em sumário, sumaríssimo e ordinário. A) PROCEDIMENTO SUMÁR

PROCEDIMENTO COMUM - O procedimento comum no direito processual do trabalho subdivide-se se em sumário, sumaríssimo e ordinário. A) PROCEDIMENTO SUMÁR AULA DE PROCESSO DO TRABALHO Prof. Maria Cláudia Felten PROCEDIMENTO COMUM - O procedimento comum no direito processual do trabalho subdivide-se se em sumário, sumaríssimo e ordinário. A) PROCEDIMENTO

Leia mais

PartE I PrÁtICa ProCEssuaL

PartE I PrÁtICa ProCEssuaL sumário PartE I PrÁtICa ProCEssuaL capítulo 1 evolução Histórica... 3 capítulo 2 PrincíPios... 5 2.1. Celeridade... 5 2.2. Informalidade... 5 2.3. oralidade... 6 2.4. Concentração... 6 2.5. Jus Postulandi...

Leia mais

AÇÕES PROPOSTAS PELO BANDES

AÇÕES PROPOSTAS PELO BANDES TABELA DE HONORÁRIOS CONTRATUAIS Atualizada conforme reunião da Diretoria Executiva de 11/01/2018 - Voto PRESI nº 005/2018 AÇÕES PROPOSTAS PELO BANDES 1. Processo de Execução de títulos extrajudiciais:

Leia mais

Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA

Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA SIMULADO 1: 1a Questão: A Consolidação das Leis do Trabalho autoriza que o Direito Processual Comum seja aplicado subsidiariamente ao Direito Processual

Leia mais

Módulo Direito e Processo do Trabalho

Módulo Direito e Processo do Trabalho Material Teórico Carreiras Militares Módulo Direito e Processo do Trabalho Aula 5 Parte II A execução e a finalização do Processo do Trabalho Conteudista Responsável: Profª Marlene Lessa cod DPTrabCDSG1108_MilitarPII_a05

Leia mais

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 SUMÁRIO PARTE 1 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PARTE 2 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 2.1. Gratuidade de justiça...23 2.2. Honorários advocatícios...24 2.3. Homologação

Leia mais

Sumário. 1 Capítulo 1. 1 Capítulo 2. 1 Capítulo 3 VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO CPC NORMAS PROCESSUAIS NO CPC/

Sumário. 1 Capítulo 1. 1 Capítulo 2. 1 Capítulo 3 VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO CPC NORMAS PROCESSUAIS NO CPC/ Sumário 1 Capítulo 1 VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO CPC....2 3 1 Capítulo 2 NORMAS PROCESSUAIS NO CPC/2015....2 7 2.1. Neoconstitucionalismo... 27 2.2. Sistema multiportas... 28 2.3. Modelo cooperativo...

Leia mais

COVAC SOCIEDADE DE ADVOGADOS REFORMA TRABALHISTA PROCESSUAL. Expositora: Dra. Márcia Adriana de Oliveira Silva

COVAC SOCIEDADE DE ADVOGADOS REFORMA TRABALHISTA PROCESSUAL. Expositora: Dra. Márcia Adriana de Oliveira Silva COVAC SOCIEDADE DE ADVOGADOS REFORMA TRABALHISTA PROCESSUAL Expositora: Dra. Márcia Adriana de Oliveira Silva DANO EXTRAPATRIMONIAL Ação ou omissão Ofensa à honra, a imagem, a intimidade, a liberdade de

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL CNTC ENUNCIADOS. GRUPO 4 - Acesso à Justiça do Trabalho e barreiras processuais

SEMINÁRIO NACIONAL CNTC ENUNCIADOS. GRUPO 4 - Acesso à Justiça do Trabalho e barreiras processuais SEMINÁRIO NACIONAL CNTC 05.10.2017 ENUNCIADOS GRUPO 4 - Acesso à Justiça do Trabalho e barreiras processuais 1) ARTIGO 790, 3º, CLT. DEFERIMENTO DA JUSTIÇA GRATUITA ÀQUELES QUE PERCEBEREM SALÁRIO IGUAL

Leia mais

IMPACTOS CORPORATIVOS SOBRE AS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Carolina Sayuri Nagai Calaf

IMPACTOS CORPORATIVOS SOBRE AS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Carolina Sayuri Nagai Calaf IMPACTOS CORPORATIVOS SOBRE AS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Carolina Sayuri Nagai Calaf O QUE MUDOU EM LINHAS GERAIS Parágrafo 5º, no art. 46: Execução Fiscal sempre será proposta no domicílio

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Organização da Justiça do Trabalho, competência

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Organização da Justiça do Trabalho, competência SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Organização da Justiça do Trabalho, competência... 27 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 27 1.1.1. Introdução... 27 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 28 1.1.3. Tribunais

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 27 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 27 1.1.1. Introdução... 27 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 28 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Das partes e dos procuradores Parte 9 Prof(a). Bethania Senra Despesas e multas: A prestação jurisdicional é serviço público remunerado, salvo se

Leia mais

Sumário CAPÍTULO III MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 17

Sumário CAPÍTULO III MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 17 Sumário TABELA DE INCIDÊNCIA DE QUESTÕES... 15 CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 17 QUESTÕES... 17 1. HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 17 2. PRINCÍPIOS... 24 DICAS... 33 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA...

Leia mais

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Sumário PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.1. Gratuidade de Justiça... 17 1.2. Honorários Advocatícios... 18 1.3. Homologação de Verbas Rescisórias e Multa do art. 477, 8o, da

Leia mais

Sumário. 2 Conceito e princípios, Conceito, Princípios, 3

Sumário. 2 Conceito e princípios, Conceito, Princípios, 3 Sumário Nota do coordenador, xiii 1 Evolução histórica do processo do trabalho, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Brasil, 1 2 Conceito e princípios, 3 2.1 Conceito, 3 2.2 Princípios, 3 3 Formas de solução dos conflitos

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Juizado Especial Cível Professor: Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal Juizado Especial Cível Fundamento: Lei nº 9.099/1995. Objetivo é conciliar,

Leia mais

A FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO

A FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO A FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO 1. Conceito Fazenda Pública em Juízo 2. Prerrogativas Processuais 3. Casos Repetitivos e a Fazenda Pública 4. Mandado de Segurança em matéria tributária Poder Público em Juízo

Leia mais

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA 1.1. Organização da Justiça do Trabalho 1.1.1. Introdução 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho 1.1.3. Tribunais Regionais do Trabalho 1.1.4. Juízes

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA

A REFORMA TRABALHISTA A REFORMA TRABALHISTA Fernando Baumgarten OAB/SC 30.627-B fernandob.adv@gmail.com (47) 99131-6611 NECESSIDADE DE REFORMA DAS REGRAS TRABALHISTAS A CLT não acompanha a evolução e os novos métodos de trabalho;

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Trata-se de reclamação trabalhista sob o rito ordinário visto que a empresa foi fechada e seus representantes se encontram em local incerto e não sabido, à medida que o art. 825-B, II,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Execução Provisória e Definitiva Prof ª. Eliane Conde Execução Provisória cabível quando a decisão está pendente de recurso, pode ser utilizada quando

Leia mais

I - Objetivos Gerais:- Ensino do Direito Processual do Trabalho, enfocando a formação humanística com o

I - Objetivos Gerais:- Ensino do Direito Processual do Trabalho, enfocando a formação humanística com o Plano de Ensino Disciplina: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Curso: DIREITO Código: Série: 4ª Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: 34 CH Prática: 34 CH Total:68 I - Objetivos Gerais:- Ensino do Direito

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC)

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995. Características do Juizado Especial Cível 1. Oralidade 2. Simplicidade 3. Informalidade 4. Economia processual 5. Celeridade 6. Conciliação

Leia mais

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 11/11)

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 11/11) NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO - Direito Individual do Trabalho - (aula 11/11) CUSTÓDIO NOGUEIRA Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil; Sócio da Tardem e Nogueira Assessoria

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 11 EXECUÇÃO Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo.

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS PELO NOVO CPC Prof. Juliano Colombo A Busca da Conciliação Art. 3º - 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde RECURSO ORDINÁRIO Classificação: recurso ordinário (reexame de fatos e provas) Cabimento: (CLT, art. 895)

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Justiça gratuita e Defensoria Pública na Lei nº 13.105/2015 Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica JUSTIÇA GRATUITA E DEFENSORIA PÚBLICA NA LEI

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Revelia e seus efeitos Prof ª. Eliane Conde Revelia e seus efeitos Art. 844 da CLT - O não-comparecimento do reclamante à audiência

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL...

SUMÁRIO INTRODUÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL... SUMÁRIO 17 SUMÁRIO INTRODUÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL... 27 1. A Execução Fiscal como instrumento arrecadatório... 27 2. Caráter social da execução fiscal. Princípios da igualdade e da livre concorrência...

Leia mais

Sumário. Tema Controverso 2. A nova teoria geral do direito processual do trabalho

Sumário. Tema Controverso 2. A nova teoria geral do direito processual do trabalho Sumário Tema Controverso 1 O código de processo civil de 2015 e a sua aplicação no processo do trabalho Tema Controverso 2 A nova teoria geral do direito processual do trabalho 2.1. Origem e formação dos

Leia mais

4º O benefício da justiça gratuita será concedido à parte que comprovar insuficiência de recursos para o pagamento das custas do processo.

4º O benefício da justiça gratuita será concedido à parte que comprovar insuficiência de recursos para o pagamento das custas do processo. JUSTIÇA GRATUITA Art. 790. 3º É facultado aos juízes, órgãos julgadores e presidentes dos tribunais do trabalho de qualquer instância conceder, a requerimento ou de ofício, o benefício da justiça gratuita,

Leia mais

PLANO DE CURSO : DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO (CÓD. ENEX 60148) ETAPA: 9ª TOTAL DE ENCONTROS:

PLANO DE CURSO : DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO (CÓD. ENEX 60148) ETAPA: 9ª TOTAL DE ENCONTROS: PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO (CÓD. ENEX 60148) ETAPA: 9ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: PASSOS PARA SUA FORMAÇÃO COMO PERITO JUDICIAL;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: PASSOS PARA SUA FORMAÇÃO COMO PERITO JUDICIAL; CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. 10 PASSOS PARA SUA FORMAÇÃO COMO PERITO JUDICIAL; - Vídeo explicativo, passo à passo, de todo treinamento e da ordem lógica e didática dos cursos; 2. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

Leia mais

SUMÁRIO. 2 CARACTERIZAÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 2.1 Denominação 2.2 Conceito 2.3 Abrangência da matéria

SUMÁRIO. 2 CARACTERIZAÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 2.1 Denominação 2.2 Conceito 2.3 Abrangência da matéria SUMÁRIO 1 HISTÓRIA DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Introdução 1.2 Direito estrangeiro 1.2.1 França 1.2.2 Alemanha 1.2.3 Itália 1.2.4 Reino Unido da Grã-Bretanha 1.2.5 Espanha 1.2.6 Portugal 1.2.7

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL. ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Valor da causa!!!!!

PETIÇÃO INICIAL. ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Valor da causa!!!!! PETIÇÃO INICIAL ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Valor da causa!!!!! ENDEREÇAMENTO EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE... art. 651 do CPC QUALIFICAÇÃO

Leia mais

TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos)

TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos) TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos) 1 - Princípio protetor visa proteção ao empregado, parte hipossuficiente da relação jurídica laboral.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Parte 2 Prof ª. Eliane Conde - Forma de comparecimento Independente de notificação

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Antecipação dos Efeitos da Tutela Teoria Geral da Execução Execução

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. ALIMENTOS

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. ALIMENTOS Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 06/12/2017. ALIMENTOS Observe a Lei 5.478/1968 que dispõe sobre ação de alimentos. 1 Da sentença de alimentos

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO ARTIGO 895, I, CLT

RECURSO ORDINÁRIO ARTIGO 895, I, CLT RECURSO ORDINÁRIO ARTIGO 895, I, CLT Art. 895. Cabe recurso ordinário para a instância superior: I das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos, no prazo de 8 (oito) dias;... RECURSO ORDINÁRIO

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015 Sumário CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS CAPÍTULO I DAS NORMAS

Leia mais