LEGALE MBA DE DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEGALE MBA DE DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO"

Transcrição

1 LEGALE MBA DE DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO Aula Inaugural A Advocacia Trabalhista e a Reforma Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito do Trabalho, Professor Universitário, Pós Graduação e de Cursos Preparatórios Para Carreiras Jurídicas, Sócio da Martir Advogados Associados - Consultoria Jurídica Empresarial e para o Terceiro Setor, Consultor da Revista Filantropia e Autor de Diversas Obras Jurídicas. 1

2 Lei /17 - Vigência REFORMA TRABALHISTA Lei /17 VIGÊNCIA

3 Lei /17 - Vigência Nos termos do Art. 14 do CPC a norma processual entra em vigência e já atinge os processos em andamento. Ou seja, superados os 120 dias da vacation em 11 Novembro de 2017 a parte processual da CLT alterada pela Lei /17 (Reforma Trabalhista) entra em efetivo vigor.

4 Flexibilização / Adaptação / Aplicação FLEXIBILIZAÇÃO / ADAPTAÇÃO / APLICAÇÃO PRÁTICA

5 Flexibilização / Adaptação / Aplicação A grande questão recais sobre como serão aplicadas estas normas pelos Magistrados: Será possível flexibiliza-las? Será possível a jurisprudência adaptar estas regras processuais a realidade trabalhista? Será possível o reconhecimento de alguma inconstitucionalidade?

6 Flexibilização / Adaptação / Aplicação Veja o que diz os parágrafos do art. 8 o CLT com o novo texto da reforma: da Art. 8 o... 1 o O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho.

7 Flexibilização / Adaptação / Aplicação 2 o Súmulas e outros enunciados de jurisprudência editados pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelos Tribunais Regionais do Trabalho não poderão restringir direitos legalmente previstos nem criar obrigações que não estejam previstas em lei.

8 Flexibilização / Adaptação / Aplicação 3 o No exame de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, a Justiça do Trabalho analisará exclusivamente a conformidade dos elementos essenciais do negócio jurídico, respeitado o disposto no art. 104 da Lei n o , de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), e balizará sua atuação pelo princípio da intervenção mínima na autonomia da vontade coletiva.

9 Flexibilização / Adaptação / Aplicação ART CLT: Art Nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com as normas deste Título.

10 Flexibilização / Adaptação / Aplicação ART CLT: Art Aos trâmites e incidentes do processo da execução são aplicáveis, naquilo em que não contravierem ao presente Título, os preceitos que regem o processo dos executivos fiscais para a cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública Federal.

11 Flexibilização / Adaptação / Aplicação ART NCPC: Art. 15. Na ausência de normas que regulem processos eleitorais, trabalhistas ou administrativos, as disposições deste Código lhes serão aplicadas supletiva e subsidiariamente

12 Flexibilização / Adaptação / Aplicação Em resposta aos questionamentos temos que o momento é um momento de cautela e tudo pode acontecer. Precisamos acreditar que a Justiça do Trabalho será salva pela própria Justiça do Trabalho (técnica e bom senso). E os advogados deverão ser os atores deste equilíbrio processual.

13 Flexibilização / Adaptação / Aplicação TEORIA DA APLICAÇÃO DA NORMA MAIS EFETIVA Não podemos nos olvidar do entendimento moderno da doutrina que caminha no sentido de que mesmo que a CLT não seja omissa, não se pode recusar a incidência do CPC, quando este esteja mais avançado no aspecto específico em harmonia com os princípios.

14 Flexibilização / Adaptação / Aplicação Lembrando sempre que: UM PRINCÍPIO MUDA UMA NORMA, MAS UMA NORMA NÃO PODE MUDAR UM PRINCÍPIO.

15 HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA

16 Honorários de Sucumbência Um direito do Advogado: A Lei /17 adicionou à CLT o art. 791-A, contemplando um antigo anseio dos advogados trabalhistas, os honorários de sucumbência, antes exclusivo privilégio dos civilistas, no entanto, pode ter criado um monstro que deverá ser domesticado, pois nasce a figura do risco na propositura das Reclamações Trabalhistas:

17 Honorários de Sucumbência Art. 791-A. Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 5% (cinco por cento) e o máximo de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.

18 Honorários de Sucumbência 1 o Os honorários são devidos também nas ações contra a Fazenda Pública e nas ações em que a parte estiver assistida ou substituída pelo sindicato de sua categoria. 2 o Ao fixar os honorários, o juízo observará:

19 Honorários de Sucumbência I - o grau de zelo do profissional; II - o lugar de prestação do serviço; III - a natureza e a importância da causa; IV - o trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido para o seu serviço.

20 Honorários de Sucumbência NA PROCEDENCIA PARCIAL 3 o Na hipótese de procedência parcial, o juízo arbitrará honorários de sucumbência recíproca, vedada a compensação entre os honorários.

21 Honorários de Sucumbência PAGAMENTO DA SUCUMBÊNCIA PELO BENEFICIÁRIO DA JUSTIÇA GRATUITA 4 o Vencido o beneficiário da justiça gratuita, desde que não tenha obtido em juízo, ainda que em outro processo, créditos capazes de suportar a despesa, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade...

22 Honorários de Sucumbência... e somente poderão ser executadas se, nos dois anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

23 Honorários de Sucumbência RECONVENÇÃO 5 o São devidos honorários de sucumbência na reconvenção.

24 Rascunho

25 JUSTIÇA GRATUITA

26 Justiça Gratuita Parâmetros e Regras para a Concessão A Lei /17, também alterou o que conhecíamos sobre a concessão da Justiça Gratuita ou ainda gratuidade processual, que agora é totalmente regida pela CLT em seu art. 790, 3 o tornando-se mais rígida:

27 Justiça Gratuita LIMITE SALARIAL / RENDIMENTO Art o É facultado aos juízes, órgãos julgadores e presidentes dos tribunais do trabalho de qualquer instância conceder, a requerimento ou de ofício, o benefício da justiça gratuita, inclusive quanto a traslados e instrumentos,...

28 Justiça Gratuita... àqueles que perceberem salário igual ou inferior a 40% (quarenta por cento) do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social. Obs. O referido teto (limite máximo previdenciário) é: R$ 5.531,31 / 40% representa R$ 2.212,52.

29 Justiça Gratuita ÔNUS PROBATÓRIO 4 o O benefício da justiça gratuita será concedido à parte que comprovar insuficiência de recursos para o pagamento das custas do processo. (NR)

30 Justiça Gratuita HONORÁRIOS PERICIAIS Art. 790-B. A responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, ainda que beneficiária da justiça gratuita.

31 Justiça Gratuita LIMITE PARA FIXAÇÃO 1 o Ao fixar o valor dos honorários periciais, o juízo deverá respeitar o limite máximo estabelecido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

32 Justiça Gratuita PARCELAMENTO / ADIANTAMENTO 2 o O juízo poderá deferir parcelamento dos honorários periciais. 3 o O juízo não poderá exigir adiantamento de valores para realização de perícias.

33 Justiça Gratuita RESPONSABILIDADE DA UNIÃO 4 o Somente no caso em que o beneficiário da justiça gratuita não tenha obtido em juízo créditos capazes de suportar a despesa referida no caput, ainda que em outro processo, a União responderá pelo encargo. (NR)

34 RESPONSABILIDADE POR DANO PROCESSUAL

35 Responsabilidade por Dano Processual INDENIZAÇÃO POR PERDAS E DANOS Art. 793-A. Responde por perdas e danos aquele que litigar de má-fé como reclamante, reclamado ou interveniente.

36 Responsabilidade por Dano Processual LITIGÂNCIA DE MÁ-FE Art. 793-B. Considera-se litigante de má-fé aquele que: I - deduzir pretensão ou defesa contra texto expresso de lei ou fato incontroverso; II - alterar a verdade dos fatos; III - usar do processo para conseguir objetivo ilegal;

37 Responsabilidade por Dano Processual IV - opuser resistência injustificada ao andamento do processo; V - proceder de modo temerário em qualquer incidente ou ato do processo; VI - provocar incidente manifestamente infundado; VII - interpuser recurso com intuito manifestamente protelatório.

38 Responsabilidade por Dano Processual MULTA / INDENIZAÇÃO / HONORÁRIOS Art. 793-C. De ofício ou a requerimento, o juízo condenará o litigante de má-fé a pagar multa, que deverá ser superior a 1% (um por cento) e inferior a 10% (dez por cento) do valor corrigido da causa, a indenizar a parte contrária pelos prejuízos que esta sofreu e a arcar com os honorários advocatícios e com todas as despesas que efetuou.

39 Responsabilidade por Dano Processual 1 o Quando forem dois ou mais os litigantes de má-fé, o juízo condenará cada um na proporção de seu respectivo interesse na causa ou solidariamente aqueles que se coligaram para lesar a parte contrária. 2 o Quando o valor da causa for irrisório ou inestimável, a multa poderá ser fixada em até duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.

40 Responsabilidade por Dano Processual 3 o O valor da indenização será fixado pelo juízo ou, caso não seja possível mensurá-lo, liquidado por arbitramento ou pelo procedimento comum, nos próprios autos.

41 Responsabilidade por Dano Processual LITIGANCIA DE MÁ FÉ DA TESTEMUNHA Art. 793-D. Aplica-se a multa prevista no art. 793-C desta Consolidação à testemunha que intencionalmente alterar a verdade dos fatos ou omitir fatos essenciais ao julgamento da causa. Parágrafo único. A execução da multa prevista neste artigo dar-se-á nos mesmos autos.

42 PETIÇÃO INICIAL DE RECLAMAÇÃO TRABALHISTA

43 (CLT) Art A reclamação poderá ser escrita ou verbal. 1 o Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do juízo, a qualificação das partes, a breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio, o pedido, que deverá ser certo, determinado e com indicação de seu valor, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante.

44 PREPOSTO A FIGURA DO PREPOSTO NA REFORMA TRABALHISTA

45 PREPOSTO Artigo não alterado: Art Na audiência de julgamento deverão estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes salvo, nos casos de Reclamatórias Plúrimas ou Ações de Cumprimento, quando os empregados poderão fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria.

46 PREPOSTO 1º É facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declarações obrigarão o proponente. 2º Se por doença ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, não for possível ao empregado comparecer pessoalmente, poderá fazer-se representar por outro empregado que pertença à mesma profissão, ou pelo seu sindicato.

47 PREPOSTO Parágrafo incluído, revogando a Súmula 377 do TST: 3 o O preposto a que se refere o 1 o deste artigo não precisa ser empregado da parte reclamada. REFLEXÃO!!!

48 MOMENTO PARA APRESENTAR A CONTESTAÇÃO MOMENTO PARA APRESENTAR A CONTESTAÇÃO

49 MOMENTO PARA APRESENTAR A CONTESTAÇÃO Art Não havendo acordo, o reclamado terá vinte minutos para aduzir sua defesa, após a leitura da reclamação, quando esta não for dispensada por ambas as partes. Parágrafo único. A parte poderá apresentar defesa escrita pelo sistema de processo judicial eletrônico até a audiência.

50 MOMENTO PARA APRESENTAR A CONTESTAÇÃO Art o Oferecida a contestação, ainda que eletronicamente, o reclamante não poderá, sem o consentimento do reclamado, desistir da ação.

51 ARQUIVAMENTO, REVELIA E CONFISSÃO ARQUIVAMENTO, REVELIA E CONFISSÃO

52 ARQUIVAMENTO, REVELIA E CONFISSÃO Diante do que aprendemos no tocante ao momento para apresentar a contestação, veremos que a figura do arquivamento, revelia e confissão devem ser relativizados no processo do trabalho. O legislador criou nova legislação, mas esta poderá não ser aplicada. Vamos ao texto legal:

53 ARQUIVAMENTO, REVELIA E CONFISSÃO Art O não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não-comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato. 1 o Ocorrendo motivo relevante, poderá o juiz suspender o julgamento, designando nova audiência.

54 ARQUIVAMENTO, REVELIA E CONFISSÃO 2 o Na hipótese de ausência do reclamante, este será condenado ao pagamento das custas calculadas na forma do art. 789 desta Consolidação, ainda que beneficiário da justiça gratuita, salvo se comprovar, no prazo de quinze dias, que a ausência ocorreu por motivo legalmente justificável. 3 o O pagamento das custas a que se refere o 2 o é condição para a propositura de nova demanda.

55 ARQUIVAMENTO, REVELIA E CONFISSÃO Efeitos da Revelia 4 o A revelia não produz o efeito mencionado no caput deste artigo se: I - havendo pluralidade de reclamados, algum deles contestar a ação; II - o litígio versar sobre direitos indisponíveis;

56 ARQUIVAMENTO, REVELIA E CONFISSÃO III - a petição inicial não estiver acompanhada de instrumento que a lei considere indispensável à prova do ato; IV - as alegações de fato formuladas pelo reclamante forem inverossímeis ou estiverem em contradição com prova constante dos autos.

57 ARQUIVAMENTO, REVELIA E CONFISSÃO Alteração do entendimento 5 o Ainda que ausente o reclamado, presente o advogado na audiência, serão aceitos a contestação e os documentos eventualmente apresentados.

LEGALE REFORMA TABALHISTA INICIAÇÃO À ADVOCACIA

LEGALE REFORMA TABALHISTA INICIAÇÃO À ADVOCACIA LEGALE REFORMA TABALHISTA INICIAÇÃO À ADVOCACIA 1 Vigência / Aplicação Prática / Jus Postulandi / Honorários / Gratuidade / Dano Processual / Petição Inicial Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências

Leia mais

LEGALE O NOVO DIREITO DO TRABALHO APÓS A REFORMA

LEGALE O NOVO DIREITO DO TRABALHO APÓS A REFORMA LEGALE O NOVO DIREITO DO TRABALHO APÓS A REFORMA O momento para apresentar defesa, comparecimento em audiência (preposto - arquivamento - revelia - confissão) Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências

Leia mais

o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho, deve ser equilibrado!

o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho, deve ser equilibrado! Mini curriculum Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil, Professor em Pós Graduação e de Cursos Preparatórios para o Exame de Ordem dos Advogados do Brasil. Contatos: E mail:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 8 Prof(a). Bethania Senra Da responsabilidade das partes por dano processual: O litigante de má-fé tem o dever legal de indenizar as perdas

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Princípios Probatórios

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Princípios Probatórios DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Princípios Probatórios Prof ª. Eliane Conde Provas no Processo do Trabalho

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PROJETO DE LEI Nº B DE 2016 DANO EXTRAPATRIMONIAL LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ

REFORMA TRABALHISTA PROJETO DE LEI Nº B DE 2016 DANO EXTRAPATRIMONIAL LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ REFORMA TRABALHISTA PROJETO DE LEI Nº 6.787-B DE 2016 DANO EXTRAPATRIMONIAL LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. A Lei n , de 13 de julho de 2017, entrou em vigor no dia 11 de novembro de dias

REFORMA TRABALHISTA. A Lei n , de 13 de julho de 2017, entrou em vigor no dia 11 de novembro de dias REFORMA TRABALHISTA A Lei n 13.467, de 13 de julho de 2017, entrou em vigor no dia 11 de novembro de 2017-120 dias contados da sua publicação alterando substancialmente a Consolidação das Leis do Trabalho,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Revelia e seus efeitos Prof ª. Eliane Conde Revelia e seus efeitos Art. 844 da CLT - O não-comparecimento do reclamante à audiência

Leia mais

Reforma Trabalhista FENABRAVE - SC. Lei /2017 FLORIANÓPOLIS

Reforma Trabalhista FENABRAVE - SC. Lei /2017 FLORIANÓPOLIS Reforma Trabalhista FENABRAVE - SC Lei 13.467/2017 FLORIANÓPOLIS DESTAQUES CPC 2015 CRÍTICA JUIZ PRESIDENTE - JUNTAS APLICAÇÃO DIREITO PROCESSUAL Art. 792 - Os maiores de 18 (dezoito) e menores de 21 (vinte

Leia mais

4º O benefício da justiça gratuita será concedido à parte que comprovar insuficiência de recursos para o pagamento das custas do processo.

4º O benefício da justiça gratuita será concedido à parte que comprovar insuficiência de recursos para o pagamento das custas do processo. JUSTIÇA GRATUITA Art. 790. 3º É facultado aos juízes, órgãos julgadores e presidentes dos tribunais do trabalho de qualquer instância conceder, a requerimento ou de ofício, o benefício da justiça gratuita,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS Giseli Mozela do Amaral Alterações realizadas na CLT Lei 13.467/17 Lei da Reforma Trabalhista Entrou em vigência no dia 11/11/2017

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei /2017) PRINCIPAIS ASPECTOS. Prof. Antero Arantes Martins

REFORMA TRABALHISTA (Lei /2017) PRINCIPAIS ASPECTOS. Prof. Antero Arantes Martins REFORMA TRABALHISTA (Lei 13.467/2017) PRINCIPAIS ASPECTOS Prof. Antero Arantes Martins APLICAÇÃO DA LEI NO TEMPO Grande dúvida que está afligindo os operadores do direito refere-se à aplicação da Lei no

Leia mais

EAD 14 AULA 3. Reforma Trabalhista

EAD 14 AULA 3. Reforma Trabalhista EAD 14 AULA 3 Reforma Trabalhista REFORMA TRABALHISTA Processo do Trabalho 1ª parte Profa. Maria Vitoria Queija Alvar SUMÁRIO Ø Interpretação jurídica a ser realizada pela Justiça do Trabalho. Subsidiariedade.

Leia mais

COVAC SOCIEDADE DE ADVOGADOS REFORMA TRABALHISTA PROCESSUAL. Expositora: Dra. Márcia Adriana de Oliveira Silva

COVAC SOCIEDADE DE ADVOGADOS REFORMA TRABALHISTA PROCESSUAL. Expositora: Dra. Márcia Adriana de Oliveira Silva COVAC SOCIEDADE DE ADVOGADOS REFORMA TRABALHISTA PROCESSUAL Expositora: Dra. Márcia Adriana de Oliveira Silva DANO EXTRAPATRIMONIAL Ação ou omissão Ofensa à honra, a imagem, a intimidade, a liberdade de

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 15 1 EFICÁCIA TEMPORAL (ART. 1º)... 19 1. Eficácia no tempo... 19 2. Eficácia temporal da Lei nº 13.467/17 (Reforma Trabalhista)... 22 2 PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE (ART. 2º)... 27

Leia mais

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT.

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT. ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO DO VALOR DA CAUSA Art.291. Atodacausaserá atribuídovalorcerto,ainda que não tenha conteúdo econômico imediatamente aferível. IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde As custas são devidas ao Estado pelo exercício da jurisdição.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 4 Prof(a). Bethania Senra O polo passivo das ações que versem sobre direitos reais imobiliários: -No polo passivo, a lei determina que se o

Leia mais

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART.

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART. ACORDO EXTRAJUDICIAL Na CCP EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL. Art. 625-E DA CLT. Feito diretamente pelas partes com advogados diferentes homologação - art. 855-b da CLT. COMPETÊNCIA MATERIAL: ART. 114 CF Para

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Honorários, gratuidade e prazos. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Honorários, gratuidade e prazos. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Honorários, gratuidade e prazos Prof. Luiz Dellore 1. Honorários Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. 1 o São devidos honorários

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS Contrato de Prestação de Serviços Advocatícios, que entre si fazem de um lado, como contratado, o ESCRITÓRIO JARBAS VASCONCELOS - ADVOCACIA & CONSULTORIA

Leia mais

DICAS IMPORTANTES PARA A RE

DICAS IMPORTANTES PARA A RE DICAS IMPORTANTES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: 1. LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADO!! 2. NA PEÇA, quando for desenvolver as teses: lembre-se de que elas precisam contemplar a informação do enunciado, que você

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 1 1- COMPETÊNCIA 2 CF Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes

Leia mais

Excertos do Código de Processo Civil/2015

Excertos do Código de Processo Civil/2015 Excertos do Código de Processo Civil/2015 Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. 1º - São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de

Leia mais

Audiência Trabalhista

Audiência Trabalhista Direito Processual do Trabalho Audiência Trabalhista Oportunidade de ouvir das partes e instruir o processo. É o ato público no qual o réu pode apresentar sua resposta à petição inicial, o juiz procede

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 22 Prof(a). Bethania Senra - Ademais, cumpre ressaltar que o benefício será sempre pessoal, não se estendendo ao litisconsorte ou sucessor

Leia mais

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RESPOSTAS DO RÉU CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO (Incompetência relativa, suspeição

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Prof ª. Eliane Conde Benefício da Justiça Gratuita CLT, art. 790 (...) 3º Perceber salário igual

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL CNTC ENUNCIADOS. GRUPO 4 - Acesso à Justiça do Trabalho e barreiras processuais

SEMINÁRIO NACIONAL CNTC ENUNCIADOS. GRUPO 4 - Acesso à Justiça do Trabalho e barreiras processuais SEMINÁRIO NACIONAL CNTC 05.10.2017 ENUNCIADOS GRUPO 4 - Acesso à Justiça do Trabalho e barreiras processuais 1) ARTIGO 790, 3º, CLT. DEFERIMENTO DA JUSTIÇA GRATUITA ÀQUELES QUE PERCEBEREM SALÁRIO IGUAL

Leia mais

O DANO PROCESSUAL - A CONCESSÃO DA JUSTIÇA GRATUITA - A PETIÇÃO INICIAL

O DANO PROCESSUAL - A CONCESSÃO DA JUSTIÇA GRATUITA - A PETIÇÃO INICIAL O DANO PROCESSUAL - A CONCESSÃO DA JUSTIÇA GRATUITA - A PETIÇÃO INICIAL Thiago Abreu Menegaldo @thiago_menegaldo DR. THIAGO TRINDADE ABREU DA SILVA MENEGALDO Advogado Trabalhista, sócio no escritório Geromes

Leia mais

CONTESTAÇÃO 16/03/2018. Unip - CEP - DIREITO MATERIAL LEI /17. Publicação 14/07/2017 Início de vigência: 11 de novembro de 2017

CONTESTAÇÃO 16/03/2018. Unip - CEP - DIREITO MATERIAL LEI /17. Publicação 14/07/2017 Início de vigência: 11 de novembro de 2017 CONTESTAÇÃO Unip - CEP A promoveu reclamação trabalhista em face de B em 10/01/17, pleiteando equiparação salarial com o paradigma C. A Alegou ter sido o paradigma admitido em 25/07/2000, promovido a ajudante

Leia mais

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA CONTESTAÇÃO)

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA CONTESTAÇÃO) NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA CONTESTAÇÃO) I DA CONTESTAÇÃO OS DISPOSITIVOS CLASSICOS DA CLT: O artigo 769 da CLT (SUBSIDIÁRIA), será aplicada no processo de fase conhecimento observando todas

Leia mais

A FIXAÇÃO DOS HONORÁRIOS NO NOVO CPC

A FIXAÇÃO DOS HONORÁRIOS NO NOVO CPC A FIXAÇÃO DOS HONORÁRIOS NO NOVO CPC Desembargador Arnoldo Camanho de Assis XIII Congresso Nacional de Direito Previdenciário - IAPE São Paulo, 3 de agosto de 2017 15/08/2017 2 A prestação jurisdicional

Leia mais

Dos Sujeitos do Processo

Dos Sujeitos do Processo Direito Processual Civil Dos Sujeitos do Processo Da Capacidade Processual - Pessoa: capacidade para estar em juízo. - Incapaz: representado ou assistido. - Curador Especial Defensoria Pública: a) Incapazes

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO QUESTÕES COMENTADAS TRT-6 AJOJ

PROCESSO DO TRABALHO QUESTÕES COMENTADAS TRT-6 AJOJ PROCESSO DO TRABALHO QUESTÕES COMENTADAS TRT-6 Processo do Trabalho questões Questões comentadas......2 Questões sem comentários.........15 Gabarito........21 www.estrategiaconcursos.com.br Página 1 Questões

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO AULA 10 ACESSO AO PODER JUDICIÁRIO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO AULA 10 ACESSO AO PODER JUDICIÁRIO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO AULA 10 ACESSO AO PODER JUDICIÁRIO (Gratuidade da justiça. Custo da ação. Honorários advocatícios). Prof. Antero Arantes Martins INTRODUÇÃO Acesso ao Poder Judiciário. Introdução.

Leia mais

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS Professor Leandro Antunes É o conjunto de princípios, regras e instituições destinado a regular a atividade dos órgãos jurisdicionais na solução

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pelo Prof. Antero Arantes Martins (Aulas 39 25/02/2019)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pelo Prof. Antero Arantes Martins (Aulas 39 25/02/2019) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pelo Prof. Antero Arantes Martins (Aulas 39 25/02/2019) ACESSO AO PODER JUDICIÁRIO (GRATUIDADE DA JUSTIÇA, CUSTO DA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO MANDADO DE SEGURANÇA - SDI-1 PROCESSO nº 1001155-83.2016.5.02.0000 (MS) IMPETRANTE: L. E. IMPETRADO: JUIZO DA 84 VARA DO

Leia mais

Para quem recebe até 40% do Teto da Previdência ou comprova insuficiência de recursos (art. 790, 3º e 4º, da CLT)

Para quem recebe até 40% do Teto da Previdência ou comprova insuficiência de recursos (art. 790, 3º e 4º, da CLT) RECLAMAÇÃO TRABALHISTA - Jus postulandi: possibilidade de a parte estar em juízo sem necessidade de constituir advogado (S. 425 do TST) - Competência material: relação de trabalho, greve, representação

Leia mais

SUJEITOS DO PROCESO Prof. Paulo Henrique de Oliveira

SUJEITOS DO PROCESO Prof. Paulo Henrique de Oliveira SUJEITOS DO PROCESO Prof. Paulo Henrique de Oliveira (Instagram: @profphdoliveira Twitter: @profphdoliveira) Conceito importância Definição das partes PARTES Denominam-se partes os chamados sujeitos parciais

Leia mais

HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS PAULO HENRIQUE DOS SANTOS LUCON

HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS PAULO HENRIQUE DOS SANTOS LUCON PAULO HENRIQUE DOS SANTOS LUCON Prof. Associado da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco USP 10 de agosto de 2016 São Paulo Diretivas do Código de Processo Civil de 2015 Prestígio (I) à advocacia

Leia mais

LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA E O NOVO CPC - I

LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA E O NOVO CPC - I LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA E O NOVO CPC - I Aplicação do Novo CPC e a Petição Inicial Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Defesa Trabalhista Pregão - Conciliação Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DO PEDIDO) O artigo 14 do Novo Código de Processo Civil, dispõe:

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DO PEDIDO) O artigo 14 do Novo Código de Processo Civil, dispõe: I DO PEDIDO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DO PEDIDO) O artigo 14 do Novo Código de Processo Civil, dispõe: A norma processual não retroagira e será aplicável imediatamente aos processos em curso,

Leia mais

CURSO O NOVO CPC ESA/MT

CURSO O NOVO CPC ESA/MT CURSO O NOVO CPC ESA/MT LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ, DESPESAS PROCESSUAIS, HONORÁRIOS, GRATUIDADE DA JUSTIÇA, ATOS PROCESSUAIS E NEGÓCIOS PROCESSUAIS Aula 02 Prof. Welder Queiroz do Santos LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Das Despesas dos Honorários Advocatícios e das Multas Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DAS DESPESAS, DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS

Leia mais

Quitação (pagamento);

Quitação (pagamento); https://www.trtsp.jus.br/institucional/convenios-trt-segunda-regiao Do Parcelamento: Quitação (pagamento); Art. 3 IN 39 TST - Sem prejuízo de outros, APLICAM-SE AO PROCESSO DO TRABALHO, em face de omissão

Leia mais

LEGALE PROCESSO DO TRABALHO E O NOVO CPC

LEGALE PROCESSO DO TRABALHO E O NOVO CPC LEGALE PROCESSO DO TRABALHO E O NOVO CPC Defesa Trabalhista - II Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Recursos Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 26 RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Art. 897-A da CLT.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO AULA 6 ACESSO AO PODER JUDICIÁRIO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO AULA 6 ACESSO AO PODER JUDICIÁRIO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO AULA 6 ACESSO AO PODER JUDICIÁRIO (Gratuidade da justiça. Custo da ação. Honorários advocatícios). Prof. Antero Arantes Martins INTRODUÇÃO Acesso ao Poder Judiciário. Introdução.

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 2 1- (Exame XIII 2014) Paulo ajuizou ação em face de sua exempregadora, a empresa Peças ABC Ltda. Na audiência, o Juiz propôs a conciliação, que

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1. PRINCÍPIOS 1.1 Princípio da Conciliação Art. 846 - Aberta a audiência, o juiz ou presidente proporá a conciliação. Art. 850 - Terminada a instrução, poderão as partes

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Ônus da Prova na Prática Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

Das despesas, dos Honorários Advocatícios e das Multas. Paulo Vestim Grande prof-paulo.grande.adv.br

Das despesas, dos Honorários Advocatícios e das Multas. Paulo Vestim Grande prof-paulo.grande.adv.br Das despesas, dos Honorários Advocatícios e das Multas Paulo Vestim Grande prof-paulo.grande.adv.br Das Despesas Ônus do pagamento Salvo a justiça gratuita é dever das partes antecipar o pagamento, até

Leia mais

FÓRUM DE ASSUNTOS TRABALHISTA

FÓRUM DE ASSUNTOS TRABALHISTA FÓRUM DE ASSUNTOS TRABALHISTA ASPECTOS PROCESSUAIS DA REFORMA TRABALHISTA ART. 8 O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho; As Súmulas e Enunciados, OJs não poderão restringir direitos

Leia mais

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO Professor Ismar Júnior Petição Inicial Art. 840 - A reclamação poderá ser escrita ou verbal. 1 o Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do juízo, a qualificação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 17 Prof(a). Bethania Senra CPC, art. 85, 19. Os advogados públicos perceberão honorários de sucumbência, nos termos da lei. O CPC/15 reconhece

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Justiça gratuita e Defensoria Pública na Lei nº 13.105/2015 Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica JUSTIÇA GRATUITA E DEFENSORIA PÚBLICA NA LEI

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS PELO NOVO CPC Prof. Juliano Colombo A Busca da Conciliação Art. 3º - 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão

Leia mais

PROCESSO Nº TST-AIRR A C Ó R D Ã O (3ª Turma) GMALB/pat/abn/AB/ri

PROCESSO Nº TST-AIRR A C Ó R D Ã O (3ª Turma) GMALB/pat/abn/AB/ri Justiça do Trabalho Tribunal A C Ó R D Ã O (3ª Turma) GMALB/pat/abn/AB/ri PROCESSO Nº TST-AIRR-2054-06.2017.5.11.0003 AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO SOB A ÉGIDE DAS LEIS N os 13.015/2014,

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Razões Finais / Decisões Judiciais / Sentença Coisa Julgada Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado especializado em

Leia mais

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO Professor Ismar Júnior Honorários Honorários advocatícios Honorários Periciais Honorários Advocatícios Art. 791-A. Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido Prof ª. Eliane Conde Fase postulatória do processo A petição apta deve observar os requisitos previstos no

Leia mais

Aula 172. Sucumbência Recursal. Continuando no tema da sucumbência recursal, vamos a análise do 11 do art. 85 do CPC:

Aula 172. Sucumbência Recursal. Continuando no tema da sucumbência recursal, vamos a análise do 11 do art. 85 do CPC: Curso/Disciplina: Direito Processual Civil Aula: Direito Processual Civil- 172 Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Jacqueline Vieira Aula 172 Sucumbência Recursal Continuando no tema da sucumbência

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I VÓLIA BOMFIM CASSAR. CAPÍTULO 1 DIREITO INTERTEMPORAL Direito intertemporal no direito material do trabalho...

SUMÁRIO PARTE I VÓLIA BOMFIM CASSAR. CAPÍTULO 1 DIREITO INTERTEMPORAL Direito intertemporal no direito material do trabalho... SUMÁRIO PARTE I VÓLIA BOMFIM CASSAR CAPÍTULO 1 DIREITO INTERTEMPORAL... 3 1.1. Direito intertemporal no direito material do trabalho... 3 CAPÍTULO 2 A REFORMA TRABALHISTA E AS NORMAS INTERNA- CIONAIS...

Leia mais

Conflitos entre o Processo do

Conflitos entre o Processo do Conflitos entre o Processo do Trabalho e o Novo CPC Jordão Medeiros Jurídico Ambev AmBev Conflito x Impactos CLT Art. 769 - Nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito

Leia mais

STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Conteúdo Programático Anal Jud. Área Jud. Formas de solução de conflitos trabalhistas. Fontes do Direito Processual do Trabalho; Justiça do Trabalho: organização

Leia mais

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Direito Processual Civil Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Embargos de Declaração Art. 1.022: Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Dicas para a Prova Direito Processual do Trabalho Prof. Rogério Renzetti Direito Processual do Trabalho DICAS FINAIS PROCESSO DO TRABALHO TRT 7ª REGIÃO DICA 1 Princípio

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO ASPECTOS PROCESSUAIS DA REFORMA TRABALHISTA (Lei 13.467/2017) Prof. Antero Arantes Martins ACESSO AO PODER JUDICIÁRIO INTRODUÇÃO Acesso ao Poder Judiciário. Introdução. Art.

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Execução Trabalhista : Desconsideração da Personalidade Jurídica / Responsabilidade dos Sócios e Ex-Sócios Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências

Leia mais

LEGALE MBA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO

LEGALE MBA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO LEGALE MBA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO Recurso Adesivo Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Parte 2 Prof ª. Eliane Conde - Forma de comparecimento Independente de notificação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde s no Processo do Trabalho Depoimento pessoal; Documental;

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Formas de Execução Prof ª. Eliane Conde Em função da legislação vigente a execução trabalhista encontra-se disciplinada por quatro normas legais a serem

Leia mais

É o relatório do essencial.

É o relatório do essencial. 08ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP Processo nº00009712820135020008 TERMO DE AUDIÊNCIA Na Sala de Audiências desta MM. Vara, sob a Presidência da Exma. Juíza do Trabalho Auxiliar, Dra. Márcia Vasconcellos

Leia mais

Regulamento da Assistência Jurídica Individual do Sindicato Nacional dos Aeronautas. CAPÍTULO I Objetivos e beneficiários

Regulamento da Assistência Jurídica Individual do Sindicato Nacional dos Aeronautas. CAPÍTULO I Objetivos e beneficiários Regulamento da Assistência Jurídica Individual do Sindicato Nacional dos Aeronautas CAPÍTULO I Objetivos e beneficiários Art. 1º O programa de Assistência Jurídica Individual (AJI) é instituído com base

Leia mais

Na avaliação preliminar dos referidos magistrados, o trabalho é de excelente nível.

Na avaliação preliminar dos referidos magistrados, o trabalho é de excelente nível. Os membros da Comissão da AMB para o novo CPC, Thiago Brandão e Paulo Henrique Moritz, participaram da sessão de leitura do Relatório Geral do PLS 166/2010, pelo Senador Valter Pereira. Na avaliação preliminar

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof.ª. Custódio Nogueira (Aulas 52 01/10/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof.ª. Custódio Nogueira (Aulas 52 01/10/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pela Prof.ª. Custódio Nogueira (Aulas 52 01/10/2018) DA ENTREVISTA DO RECLAMANTE E RECLAMADA Cuidado com a litigância

Leia mais

AULA 11 AUDIÊNCIAS TRABALHSITAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 11 AUDIÊNCIAS TRABALHSITAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 11 AUDIÊNCIAS TRABALHSITAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AUDIÊNCIAS Públicas; Realizadas em dias úteis; Das 8 às 18h; Duração de no máximo 5 horas seguidas,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. 3) A prescrição será total, ainda que se trate de pedido de prestações sucessivas. Art. 11, 2º.

REFORMA TRABALHISTA. 3) A prescrição será total, ainda que se trate de pedido de prestações sucessivas. Art. 11, 2º. REFORMA TRABALHISTA Pontos Importantes 1) A caracterização de grupo econômico não se dará pela mera coincidência de sócios, mas deve haver demonstração do interesse integrado, a efetiva comunhão de interesses

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA Lei , de 13 de julho de Marcelo Porto Juiz do Trabalho Titular da 6a Vara do Trabalho de Caxias do Sul

A REFORMA TRABALHISTA Lei , de 13 de julho de Marcelo Porto Juiz do Trabalho Titular da 6a Vara do Trabalho de Caxias do Sul A REFORMA TRABALHISTA Lei 13.467, de 13 de julho de 2017 Marcelo Porto Juiz do Trabalho Titular da 6a Vara do Trabalho de Caxias do Sul 1. TRANSPORTE DO EMPREGADO Súmula 90 do TST Horas in itinere. Tempo

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Defesa no Acidente de Trabalho - 01/02 Fundamentos e Estratégia Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado

Leia mais

QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES TRT8- CESPE 2016 - CEBRASPE TRT 01 - Carlo, cidadão brasileiro domiciliado em Minas Gerais, veterinário e advogado, exempregado público de autarquia federal

Leia mais

AUDIÊNCIA TRABALHISTA 1. O jus postulandi... 5

AUDIÊNCIA TRABALHISTA 1. O jus postulandi... 5 Introdução... 2 Conteúdo... 3 Audiência contínua... 3 Presença das partes à audiência... 3 Do não comparecimento das partes e suas consequências... 4 O jus postulandi... 5 Atividade proposta... 6 Referências...

Leia mais

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73.

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. AÇÃO MONITÓRIA Observações iniciais Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts. 1102-A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. No NCPC tal matéria é tratada nos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Justiça do Trabalho - 15ª Região 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba

Leia mais

PROCEDIMENTO COMUM - O procedimento comum no direito processual do trabalho subdivide-se se em sumário, sumaríssimo e ordinário. A) PROCEDIMENTO SUMÁR

PROCEDIMENTO COMUM - O procedimento comum no direito processual do trabalho subdivide-se se em sumário, sumaríssimo e ordinário. A) PROCEDIMENTO SUMÁR AULA DE PROCESSO DO TRABALHO Prof. Maria Cláudia Felten PROCEDIMENTO COMUM - O procedimento comum no direito processual do trabalho subdivide-se se em sumário, sumaríssimo e ordinário. A) PROCEDIMENTO

Leia mais

PRECEDENTE JUDICIAL. Luiz Henrique Volpe Camargo

PRECEDENTE JUDICIAL. Luiz Henrique Volpe Camargo PRECEDENTE JUDICIAL Luiz Henrique Volpe Camargo ESTÁCIO-CERS 1. Qual é o problema que temos hoje que tem conexão com os precedentes judicias? 2. A distinção entre acórdão, jurisprudência, enunciado de

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A condenação por litigância de má-fé exclui a concessão do benefício da assistência judiciária gratuita no processo do trabalho? Flávia Moreira Guimarães Pessoa* 1 - INTRODUÇÃO O

Leia mais

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO OBJETIVOS: O curso de Pós-graduação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Dissídio individual e procedimentos aplicáveis Prof. Cláudio Freitas - Procedimentos (i) Ordinário: artigos 843 e seguintes da CLT

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Gratuidade da Justiça Filomena Oliveira

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Gratuidade da Justiça Filomena Oliveira DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Gratuidade da Justiça Filomena Oliveira O acesso à justiça deve ser pautado e tem seu respaldo garantido na Constituição da República de 1988, ao qual em seu artigo 5º, inciso

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3 Prof ª. Eliane Conde Razões Finais (art. 850 da CLT): Terminada a instrução,

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 5 RESPONSABILIDADE DO SÓCIO RETIRANTE Capítulo 6 PRESCRIÇÃO... 41

SUMÁRIO. Capítulo 5 RESPONSABILIDADE DO SÓCIO RETIRANTE Capítulo 6 PRESCRIÇÃO... 41 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 17 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 21 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 31 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais

APLICABILIDADE DA REFORMA TRABALHISTA NOS CONTRATOS DE TRABALHO

APLICABILIDADE DA REFORMA TRABALHISTA NOS CONTRATOS DE TRABALHO 1 APLICABILIDADE DA REFORMA TRABALHISTA NOS CONTRATOS DE TRABALHO 2 INTRODUÇÃO Desde a entrada em vigor da chamada Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017) em 11.11.2017, muito se vem debatendo em relação

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA e o IMPACTO na PERÍCIA MÉDICA

REFORMA TRABALHISTA e o IMPACTO na PERÍCIA MÉDICA REFORMA TRABALHISTA e o IMPACTO na PERÍCIA MÉDICA Elôa Nolasco Porto Médica do trabalho e advogada Lei n 13.467, de 13 de julho de 2017 MAIS DE 100 MUDANÇAS Retrocesso Social Modernização Relações de Trabalho

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PROJETO DE LEI Nº B DE 2016 PROCESSUAL

REFORMA TRABALHISTA PROJETO DE LEI Nº B DE 2016 PROCESSUAL REFORMA TRABALHISTA PROJETO DE LEI Nº 6.787-B DE 2016 PROCESSUAL Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis nºs 6.019, de 3 de

Leia mais