LEGALE O NOVO DIREITO DO TRABALHO APÓS A REFORMA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEGALE O NOVO DIREITO DO TRABALHO APÓS A REFORMA"

Transcrição

1 LEGALE O NOVO DIREITO DO TRABALHO APÓS A REFORMA O momento para apresentar defesa, comparecimento em audiência (preposto - arquivamento - revelia - confissão) Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito do Trabalho, Professor Universitário, Pós Graduação e de Cursos Preparatórios Para Carreiras Jurídicas, Sócio da Martir Advogados Associados - Consultoria Jurídica Empresarial e para o Terceiro Setor, Consultor da Revista Filantropia e Autor de Diversas Obras Jurídicas pela Editora Saraiva. 1

2 MOMENTO PARA APRESENTAR A CONTESTAÇÃO MOMENTO PARA APRESENTAR A CONTESTAÇÃO

3 MOMENTO PARA APRESENTAR A CONTESTAÇÃO Art Não havendo acordo, o reclamado terá vinte minutos para aduzir sua defesa, após a leitura da reclamação, quando esta não for dispensada por ambas as partes. Parágrafo único. A parte poderá apresentar defesa escrita pelo sistema de processo judicial eletrônico até a audiência.

4 MOMENTO PARA APRESENTAR A CONTESTAÇÃO Art o Oferecida a contestação, ainda que eletronicamente, o reclamante não poderá, sem o consentimento do reclamado, desistir da ação.

5 EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA EM RAZÃO DO LUGAR EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA EM RAZÃO DO LUGAR

6 EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA EM RAZÃO DO LUGAR Competência Territorial Art Apresentada exceção de incompetência territorial no prazo de cinco dias a contar da notificação, antes da audiência e em peça que sinalize a existência desta exceção, seguir-se-á o procedimento estabelecido neste artigo.

7 EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA EM RAZÃO DO LUGAR 1 o Protocolada a petição, será suspenso o processo e não se realizará a audiência a que se refere o art. 843 desta Consolidação até que se decida a exceção. 2 o Os autos serão imediatamente conclusos ao juiz, que intimará o reclamante e, se existentes, os litisconsortes, para manifestação no prazo comum de cinco dias.

8 EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA EM RAZÃO DO LUGAR 3 o Se entender necessária a produção de prova oral, o juízo designará audiência, garantindo o direito de o excipiente e de suas testemunhas serem ouvidos, por carta precatória, no juízo que este houver indicado como competente. 4 o Decidida a exceção de incompetência territorial, o processo retomará seu curso, com a designação de audiência, a apresentação de defesa e a instrução processual perante o juízo competente.

9 PREPOSTO A FIGURA DO PREPOSTO NA REFORMA TRABALHISTA

10 PREPOSTO Artigo não alterado: Art Na audiência de julgamento deverão estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes salvo, nos casos de Reclamatórias Plúrimas ou Ações de Cumprimento, quando os empregados poderão fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria.

11 PREPOSTO 1º É facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declarações obrigarão o proponente. 2º Se por doença ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, não for possível ao empregado comparecer pessoalmente, poderá fazer-se representar por outro empregado que pertença à mesma profissão, ou pelo seu sindicato.

12 PREPOSTO Parágrafo incluído, revogando a Súmula 377 do TST: 3 o O preposto a que se refere o 1 o deste artigo não precisa ser empregado da parte reclamada. REFLEXÃO!!!

13 ARQUIVAMENTO, REVELIA E CONFISSÃO ARQUIVAMENTO, REVELIA E CONFISSÃO

14 ARQUIVAMENTO, REVELIA E CONFISSÃO Diante do que aprendemos no tocante ao momento para apresentar a contestação, veremos que a figura do arquivamento, revelia e confissão devem ser relativizados no processo do trabalho. O legislador criou nova legislação, mas esta poderá não ser aplicada. Vamos ao texto legal:

15 ARQUIVAMENTO, REVELIA E CONFISSÃO Art O não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não-comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato. 1 o Ocorrendo motivo relevante, poderá o juiz suspender o julgamento, designando nova audiência.

16 ARQUIVAMENTO, REVELIA E CONFISSÃO 2 o Na hipótese de ausência do reclamante, este será condenado ao pagamento das custas calculadas na forma do art. 789 desta Consolidação, ainda que beneficiário da justiça gratuita, salvo se comprovar, no prazo de quinze dias, que a ausência ocorreu por motivo legalmente justificável. 3 o O pagamento das custas a que se refere o 2 o é condição para a propositura de nova demanda.

17 ARQUIVAMENTO, REVELIA E CONFISSÃO Efeitos da Revelia 4 o A revelia não produz o efeito mencionado no caput deste artigo se: I - havendo pluralidade de reclamados, algum deles contestar a ação; II - o litígio versar sobre direitos indisponíveis;

18 ARQUIVAMENTO, REVELIA E CONFISSÃO III - a petição inicial não estiver acompanhada de instrumento que a lei considere indispensável à prova do ato; IV - as alegações de fato formuladas pelo reclamante forem inverossímeis ou estiverem em contradição com prova constante dos autos.

19 ARQUIVAMENTO, REVELIA E CONFISSÃO Alteração do entendimento 5 o Ainda que ausente o reclamado, presente o advogado na audiência, serão aceitos a contestação e os documentos eventualmente apresentados.

20 ADITAMENTO A INICIAL OU A CONTESTAÇÃO ADITAMENTO A INICIAL OU A CONTESTAÇÃO

21 ADITAMENTO A INICIAL OU A CONTESTAÇÃO Na nova regra processual trazida pela reforma trabalhista a contestação pode ser apresentada por escrito no sistema PJE até a audiência inaugural. Nestes moldes, a petição inicial poderá ser aditada até a defesa ser apresentada. Se a opção da Reclamada for pela defesa oral nos termos do art. 847 da CLT o aditamento será possível até antes de ser finalizada a fase de conciliação.

22 ADITAMENTO A INICIAL OU A CONTESTAÇÃO Se possível o aditamento da inicial, de tal fato será dado ciência a Reclamada que terá prazo para complementar sua tese de defesa e, ocorrendo o aditamento em audiência, a manifestação poderá ser realizada na própria audiência ou ainda mediante nova designação. Com a nova regra processual (reforma) o aditamento da contestação deve ser analisado por alguns ângulos, observe mais uma vez os dispositivos legais:

23 ADITAMENTO A INICIAL OU A CONTESTAÇÃO Art o Oferecida a contestação, ainda que eletronicamente, o reclamante não poderá, sem o consentimento do reclamado, desistir da ação. Dá a entender que os polos processuais estão fechados e todos os demais atos dependem de anuência das partes.

24 ADITAMENTO A INICIAL OU A CONTESTAÇÃO Art Parágrafo único. A parte poderá apresentar defesa escrita pelo sistema de processo judicial eletrônico até a audiência. Faculdade para apresentação na modalidade oral em audiência ou escrita até a audiência. Exercida a faculdade o polo processual está fechado, nascendo a preclusão.

25 ADITAMENTO A INICIAL OU A CONTESTAÇÃO POSSIBILIDADE / INTERPRETAÇÃO Como o texto legal fala até a audiência, poderíamos interpretar que até este momento a defesa poderia ser aditada. Mas é uma interpretação extensiva que parece muito injusta com o Reclamante, que poderá ser surpreendido dentro do processo.

26 RÉPLICA RÉPLICA

27 RÉPLICA Com apresentação da Defesa (aberta, sem sigilo) e diante de todo o estudado até aqui, seria possível inclusive a apresentação de Réplica por conta do Reclamante. Isso mesmo antes da audiência inaugural. O que representa para o Reclamante uma ferramenta interessante quando a defesa for complexa ou mesmo com muitos documentos. Maior clareza até para o acordo!!

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Competência em Razão do Lugar / Territorial Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE Funcional / Competência Territorial / Conflito Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Revelia e seus efeitos Prof ª. Eliane Conde Revelia e seus efeitos Art. 844 da CLT - O não-comparecimento do reclamante à audiência

Leia mais

Audiência Trabalhista

Audiência Trabalhista Direito Processual do Trabalho Audiência Trabalhista Oportunidade de ouvir das partes e instruir o processo. É o ato público no qual o réu pode apresentar sua resposta à petição inicial, o juiz procede

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Defesa Trabalhista Pregão - Conciliação Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

LEGALE MBA DE DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO

LEGALE MBA DE DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO LEGALE MBA DE DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO Aula Inaugural A Advocacia Trabalhista e a Reforma Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 4

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 4 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 4 Prof ª. Eliane Conde D Das Exceções As exceções processuais constituem-se

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO AUDIÊNCIA TRABALHISTA (ATÉ DEFESA DO RÉU) Prof. Antero Arantes Martins AUDIÊNCIA UNA. Introdução. a própria Secretaria da Vara, independentemente de despacho do Juiz, procede

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 1 1- COMPETÊNCIA 2 CF Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 2

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 2 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 2 Prof ª. Eliane Conde Abertura Presença das Partes à Audiência: Art.

Leia mais

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RESPOSTAS DO RÉU CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO (Incompetência relativa, suspeição

Leia mais

LEGALE MBA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO

LEGALE MBA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO LEGALE MBA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO Audiência / Técnicas de Atuação - I Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

Reforma Trabalhista FENABRAVE - SC. Lei /2017 FLORIANÓPOLIS

Reforma Trabalhista FENABRAVE - SC. Lei /2017 FLORIANÓPOLIS Reforma Trabalhista FENABRAVE - SC Lei 13.467/2017 FLORIANÓPOLIS DESTAQUES CPC 2015 CRÍTICA JUIZ PRESIDENTE - JUNTAS APLICAÇÃO DIREITO PROCESSUAL Art. 792 - Os maiores de 18 (dezoito) e menores de 21 (vinte

Leia mais

AULA 11 AUDIÊNCIAS TRABALHSITAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 11 AUDIÊNCIAS TRABALHSITAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 11 AUDIÊNCIAS TRABALHSITAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AUDIÊNCIAS Públicas; Realizadas em dias úteis; Das 8 às 18h; Duração de no máximo 5 horas seguidas,

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Atos acontecimentos voluntários praticados no curso do processo e dependem de manifestação dos sujeitos do processo Termo redução escrita, ou gráfica, de certos atos processuais

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA A PROVA

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 22ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 22ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 22ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP. Processo nº 0000692-29.2015.5.02.0022 NEIDE DE SOUZA OLIVEIRA FREITAS, qualificada nos autos da Reclamação Trabalhista proposta

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA A PROVA

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS Giseli Mozela do Amaral Alterações realizadas na CLT Lei 13.467/17 Lei da Reforma Trabalhista Entrou em vigência no dia 11/11/2017

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Audiência / Pregão / Conciliação / Defesa do Réu Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Ônus da Prova na Prática Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

LEGALE DIREITO DO TRABALHO EMPRESARIAL

LEGALE DIREITO DO TRABALHO EMPRESARIAL LEGALE DIREITO DO TRABALHO EMPRESARIAL Estratégias na Defesa e Audiência Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

DICAS IMPORTANTES PARA A RE

DICAS IMPORTANTES PARA A RE DICAS IMPORTANTES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: 1. LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADO!! 2. NA PEÇA, quando for desenvolver as teses: lembre-se de que elas precisam contemplar a informação do enunciado, que você

Leia mais

Audiência: Pregão / Conciliação / Defesa

Audiência: Pregão / Conciliação / Defesa LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Audiência: Pregão / Conciliação / Defesa Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO

PROCESSO DO TRABALHO PROCESSO DO TRABALHO TEMA: PRINCÍPIOS APLICADOS AO PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO PROCESSUAL O QUE É? EXEMPLOS: Art. 844 - O não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento

Leia mais

Bichara Advogados. É proibida duplicação ou reprodução sem a permissão expressa do Escritório.

Bichara Advogados. É proibida duplicação ou reprodução sem a permissão expressa do Escritório. www.bicharalaw.com.br 2015 Bichara Advogados. É proibida duplicação ou reprodução sem a permissão expressa do Escritório. A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO PREPOSTO NAS RECLAMAÇÕES TRABALHISTAS O que é a figura

Leia mais

REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL DO EMPREGADOR DOMÉSTICO EM AUDIENCIA TRABALHISTA

REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL DO EMPREGADOR DOMÉSTICO EM AUDIENCIA TRABALHISTA REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL DO EMPREGADOR DOMÉSTICO EM AUDIENCIA TRABALHISTA Este trabalho tem por finalidade estudar os aspectos da representação processual trabalhista em foco da representação do empregador

Leia mais

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART.

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART. ACORDO EXTRAJUDICIAL Na CCP EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL. Art. 625-E DA CLT. Feito diretamente pelas partes com advogados diferentes homologação - art. 855-b da CLT. COMPETÊNCIA MATERIAL: ART. 114 CF Para

Leia mais

Para quem recebe até 40% do Teto da Previdência ou comprova insuficiência de recursos (art. 790, 3º e 4º, da CLT)

Para quem recebe até 40% do Teto da Previdência ou comprova insuficiência de recursos (art. 790, 3º e 4º, da CLT) RECLAMAÇÃO TRABALHISTA - Jus postulandi: possibilidade de a parte estar em juízo sem necessidade de constituir advogado (S. 425 do TST) - Competência material: relação de trabalho, greve, representação

Leia mais

PARTES, REPRESENTAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO PROCESSUAL

PARTES, REPRESENTAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO PROCESSUAL PARTES, REPRESENTAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO PROCESSUAL Art. 791 - Os empregados e os empregadores poderão reclamar pessoalmente perante a Justiça do Trabalho e acompanhar as suas reclamações até o final. 1º -

Leia mais

AUDIÊNCIA TRABALHISTA 1. O jus postulandi... 5

AUDIÊNCIA TRABALHISTA 1. O jus postulandi... 5 Introdução... 2 Conteúdo... 3 Audiência contínua... 3 Presença das partes à audiência... 3 Do não comparecimento das partes e suas consequências... 4 O jus postulandi... 5 Atividade proposta... 6 Referências...

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido Prof ª. Eliane Conde Fase postulatória do processo A petição apta deve observar os requisitos previstos no

Leia mais

LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA RECLAMADA PRESENCIAL

LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA RECLAMADA PRESENCIAL LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA RECLAMADA PRESENCIAL Estratégias de Atuação pela Reclamada Aulas 01, 02, 03 e 04 Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e

Leia mais

Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA

Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA SIMULADO 1: 1a Questão: A Consolidação das Leis do Trabalho autoriza que o Direito Processual Comum seja aplicado subsidiariamente ao Direito Processual

Leia mais

LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA RECLMADA ON-LINE

LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA RECLMADA ON-LINE LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA RECLMADA ON-LINE Estratégias de Atuação pela Reclamada Aulas 01, 02 e 03 Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado

Leia mais

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS Prof. Renato Gama Classificação: Atos processuais Atos processuais postulatórios, de desenvolvimento, de instrução e de provimento. Atos da parte (art. 200

Leia mais

REGULAMENTO E NORMAS DE FUNCIONAMENTO. Meios Alternativos para Soluções de Conflitos MASC

REGULAMENTO E NORMAS DE FUNCIONAMENTO. Meios Alternativos para Soluções de Conflitos MASC REGULAMENTO E NORMAS DE FUNCIONAMENTO LEI 9.307/96 Meios Alternativos para Soluções de Conflitos MASC PROCEDIMENTO ARBITRAL NA ÁREA TRABALHISTA Revisão nº 01 A ARBICAMP - CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM,

Leia mais

Capítulo 7 Da Responsabilidade por Dano Processual 7.1 Multa sobre testemunha que Mentir Inconstitucionalidade do Art.

Capítulo 7 Da Responsabilidade por Dano Processual 7.1 Multa sobre testemunha que Mentir Inconstitucionalidade do Art. Sumário Capítulo 1 Procedimentos 1.1. Rito Ordinário 1.2. Rito Sumaríssimo 1.3. Rito Sumário (ou Rito de Alçada ) 1.3.1. Impugnação ao Valor da Causa Capítulo 2 Ajuizamento da Reclamação Trabalhista 2.1.

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. O Direito Trabalhista e o Acidente do Trabalho. Professor: Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. O Direito Trabalhista e o Acidente do Trabalho. Professor: Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO O Direito Trabalhista e o Acidente do Trabalho Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

TEMA I A PREPARAÇÃO PARA A AUDIÊNCIA. 1) Preparação para o advogado em audiência. 2) Perguntas. 3) Cálculos

TEMA I A PREPARAÇÃO PARA A AUDIÊNCIA. 1) Preparação para o advogado em audiência. 2) Perguntas. 3) Cálculos A AUDIÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO 1 TEMA I A PREPARAÇÃO PARA A AUDIÊNCIA 2 1) Preparação para o advogado em audiência 2) Perguntas 3) Cálculos 3 1 TEMA 2 AS PECULIARIDADES NA REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REVELIA. Artigos 344 a 346 do Código de Processo Civil. Curso de Pós-Graduação de Direito do Consumidor - Aula 35

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REVELIA. Artigos 344 a 346 do Código de Processo Civil. Curso de Pós-Graduação de Direito do Consumidor - Aula 35 REVELIA Artigos 344 a 346 do Código de Processo Civil Curso de Pós-Graduação de Direito do Consumidor - Aula 35 1. Conceito A revelia ou contumácia ocorre no instante em que o réu, regularmente citado,

Leia mais

LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA E O NOVO CPC - I

LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA E O NOVO CPC - I LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA E O NOVO CPC - I Aplicação do Novo CPC e a Petição Inicial Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Forma de solução pela heterocomposição denominado dissídio coletivo, que nada mais é do que uma ação que vai

Leia mais

o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho, deve ser equilibrado!

o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho, deve ser equilibrado! Mini curriculum Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil, Professor em Pós Graduação e de Cursos Preparatórios para o Exame de Ordem dos Advogados do Brasil. Contatos: E mail:

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL CNTC ENUNCIADOS. GRUPO 4 - Acesso à Justiça do Trabalho e barreiras processuais

SEMINÁRIO NACIONAL CNTC ENUNCIADOS. GRUPO 4 - Acesso à Justiça do Trabalho e barreiras processuais SEMINÁRIO NACIONAL CNTC 05.10.2017 ENUNCIADOS GRUPO 4 - Acesso à Justiça do Trabalho e barreiras processuais 1) ARTIGO 790, 3º, CLT. DEFERIMENTO DA JUSTIÇA GRATUITA ÀQUELES QUE PERCEBEREM SALÁRIO IGUAL

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 7 PETIÇÃO INICIAL. RESPOSTA DO RÉU. REVELIA. Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos

Leia mais

AUDIÊNCIA TRABALHISTA

AUDIÊNCIA TRABALHISTA Mini curriculum Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil, Professor em Pós Graduação e Cursos Preparatórios para o Exame de Ordem dos Advogados do Brasil 1ª e 2ª Fases da OAB/FGV.

Leia mais

Ritos sumário e sumaríssimo. Paula Freire Direito Unimonte 2015

Ritos sumário e sumaríssimo. Paula Freire Direito Unimonte 2015 Ritos sumário e sumaríssimo Paula Freire Direito Unimonte 2015 Processo do trabalho Busca sempre maior celeridade. Procedimentos mais céleres. Deturpação da celeridade. Critério: Valor da causa. Introduzido

Leia mais

Direito Processual do Trabalho

Direito Processual do Trabalho Direito Processual do Trabalho Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual do Trabalho REVISÃO PRINCIPAIS PONTOS PRINCÍPIOS Jus Postulandi Súmula 425 JUS POSTULANDI NA JUSTIÇA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1. PRINCÍPIOS 1.1 Princípio da Conciliação Art. 846 - Aberta a audiência, o juiz ou presidente proporá a conciliação. Art. 850 - Terminada a instrução, poderão as partes

Leia mais

LEGALE MBA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO

LEGALE MBA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO LEGALE MBA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO Recurso Adesivo Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

Sumário. Tema Controverso 2. A nova teoria geral do direito processual do trabalho

Sumário. Tema Controverso 2. A nova teoria geral do direito processual do trabalho Sumário Tema Controverso 1 O código de processo civil de 2015 e a sua aplicação no processo do trabalho Tema Controverso 2 A nova teoria geral do direito processual do trabalho 2.1. Origem e formação dos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. Prof ª. Eliane Conde Atos processuais O processo representa um complexo ordenado

Leia mais

PREPOSTOS E GERENTES PREPOSTOS E GERENTES PREPOSTOS E GERENTES PREPOSTOS E GERENTES PREPOSTOS E GERENTES 13/03/2011. Dos Prepostos

PREPOSTOS E GERENTES PREPOSTOS E GERENTES PREPOSTOS E GERENTES PREPOSTOS E GERENTES PREPOSTOS E GERENTES 13/03/2011. Dos Prepostos Lei 10.406/2002 Código Civil Dos Prepostos Art. 1.169. O preposto não pode, sem autorização escrita, fazer-se substituir no desempenho da preposição, sob pena de responder pessoalmente pelos atos do substituto

Leia mais

4º O benefício da justiça gratuita será concedido à parte que comprovar insuficiência de recursos para o pagamento das custas do processo.

4º O benefício da justiça gratuita será concedido à parte que comprovar insuficiência de recursos para o pagamento das custas do processo. JUSTIÇA GRATUITA Art. 790. 3º É facultado aos juízes, órgãos julgadores e presidentes dos tribunais do trabalho de qualquer instância conceder, a requerimento ou de ofício, o benefício da justiça gratuita,

Leia mais

Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA

Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA SUMÁRIO Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA Capítulo 1 Procedimentos... 3 1.1. Rito Ordinário... 3 1.2. Rito Sumaríssimo... 6 1.3. Rito Sumário (ou Rito de Alçada )... 9 1.3.1. Impugnação ao Valor da Causa...

Leia mais

LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA E O NOVO CPC - II

LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA E O NOVO CPC - II LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA E O NOVO CPC - II As Defesas Trabalhistas e o Novo CPC Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3 Prof ª. Eliane Conde Razões Finais (art. 850 da CLT): Terminada a instrução,

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Fundamentos e Evolução Fase de institucionalização Conselhos permanentes de conciliação e arbitragem Patronato agrícola-tribunais Rurais de São Paulo Comissões Mistas de Conciliação-Juntas

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde s no Processo do Trabalho Depoimento pessoal; Documental;

Leia mais

AULA 8 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Reclamação Trabalhista DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 8 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Reclamação Trabalhista DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 8 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Reclamação Trabalhista DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AÇÕES TRABALHISTAS DISSÍDIOS INDIVIDUAIS; COLETIVAS CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Teoria Geral dos Recursos / Embargos de Declaração Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

Aula 98. Revelia (Parte II): Lembre-se que qualquer procedimento é composto por: demanda citação resposta instrução decisão final (sentença).

Aula 98. Revelia (Parte II): Lembre-se que qualquer procedimento é composto por: demanda citação resposta instrução decisão final (sentença). Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Art. 345 - Revelia sem o efeito material / 98 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 98 Revelia (Parte II): Lembre-se

Leia mais

AUDIÊNCIA INAUGURAL CONCILIAÇÃO OU DEFESA

AUDIÊNCIA INAUGURAL CONCILIAÇÃO OU DEFESA 1 ESQUEMATIZAÇÃO AUDIÊNCIA: I.- PROCEDIMENTO ORDINÁRIO/SUMARÍSSIMO AUDIÊNCIA INAUGURAL CONCILIAÇÃO OU DEFESA 1) DISTRIBUIÇÃO - Os feitos serão distribuídos, de regra, de forma aleatória e por sistema eletrônico

Leia mais

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO Professor Ismar Júnior Petição Inicial Art. 840 - A reclamação poderá ser escrita ou verbal. 1 o Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do juízo, a qualificação

Leia mais

Direito Trabalhista 1

Direito Trabalhista 1 Direito Trabalhista 1 O processo do trabalho As principais características do processo do trabalho são: Informalismo O Direito Processual do trabalho tem caráter eminentemente social, uma vez que objetiva

Leia mais

CONTESTAÇÃO 16/03/2018. Unip - CEP - DIREITO MATERIAL LEI /17. Publicação 14/07/2017 Início de vigência: 11 de novembro de 2017

CONTESTAÇÃO 16/03/2018. Unip - CEP - DIREITO MATERIAL LEI /17. Publicação 14/07/2017 Início de vigência: 11 de novembro de 2017 CONTESTAÇÃO Unip - CEP A promoveu reclamação trabalhista em face de B em 10/01/17, pleiteando equiparação salarial com o paradigma C. A Alegou ter sido o paradigma admitido em 25/07/2000, promovido a ajudante

Leia mais

LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB

LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB Petição Inicial de Reclamação Trabalhista Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 15 1 EFICÁCIA TEMPORAL (ART. 1º)... 19 1. Eficácia no tempo... 19 2. Eficácia temporal da Lei nº 13.467/17 (Reforma Trabalhista)... 22 2 PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE (ART. 2º)... 27

Leia mais

Fase Probatória II - Ônus da Prova

Fase Probatória II - Ônus da Prova LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Fase Probatória II - Ônus da Prova Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA

Leia mais

Art Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: I - quando o juiz indeferir a petição inicial; II - quando ficar parado durante mais de 1

Art Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: I - quando o juiz indeferir a petição inicial; II - quando ficar parado durante mais de 1 CONTESTAÇÃO PRELIMINARES - requerer extinção sem resolução do mérito (ver se é ação toda ou se apenas alguns pedidos...), nos termos do art.267 do CPC. É a denominada defesa processual. Art. 267. Extingue-se

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Partes e Procuradores / Prescrição Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

Contestação. Professor Zulmar Duarte

Contestação. Professor Zulmar Duarte Contestação Professor Zulmar Duarte Defesa do Réu Art. 336. Contestação Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 2 1- (Exame XIII 2014) Paulo ajuizou ação em face de sua exempregadora, a empresa Peças ABC Ltda. Na audiência, o Juiz propôs a conciliação, que

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 1

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 1 Prof ª. Eliane Conde Dissídio Individual Audiência. Conciliação. Resposta

Leia mais

REVELIA (ART. 319 A 322)

REVELIA (ART. 319 A 322) REVELIA (ART. 319 A 322) Ocorre quando o réu, regularmente citado, deixa de responder à demanda. O CPC regulou esse instituto, considerando revel o réu que deixa de oferecer contestação após regularmente

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Contestação e da Reconvenção Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DA CONTESTAÇÃO E DA RECONVENÇÃO DA CONTESTAÇÃO Art. 335. O réu

Leia mais

A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMCB/ean PREPOSTO. ADVOGADO. ATUAÇÃO SIMULTÂNEA. REVELIA.

A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMCB/ean PREPOSTO. ADVOGADO. ATUAÇÃO SIMULTÂNEA. REVELIA. A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMCB/ean RECURSO DE REVISTA. PREPOSTO. ADVOGADO. ATUAÇÃO SIMULTÂNEA. REVELIA. Este Tribunal tem se orientado no sentido de que é possível a atuação simultânea nas funções de advogado

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Dicas para a Prova Direito Processual do Trabalho Prof. Rogério Renzetti Direito Processual do Trabalho DICAS FINAIS PROCESSO DO TRABALHO TRT 7ª REGIÃO DICA 1 Princípio

Leia mais

STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Conteúdo Programático Anal Jud. Área Jud. Formas de solução de conflitos trabalhistas. Fontes do Direito Processual do Trabalho; Justiça do Trabalho: organização

Leia mais

Direito Processual. do Trabalho. Petição Inicial

Direito Processual. do Trabalho. Petição Inicial Direito Processual do Trabalho Petição Inicial Forma de Reclamação Nos dissídios individuais a forma de reclamação se dá pela Ação Trabalhista: Se caracteriza pela prevalência de interesses pessoais. Petição

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Decisões Judiciais / Trânsito em Julgado Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

DISSÍDIO INDIVIDUAL. Direito Unimonte 2015

DISSÍDIO INDIVIDUAL. Direito Unimonte 2015 DISSÍDIO INDIVIDUAL Paula Freire Direito Unimonte 2015 INÍCIO DO PROCEDIMENTO É feito por meio de um termo de reclamação ou de uma petição inicial. DISTRIBUIÇÃO: será feita entre as Varas, DISTRIBUIÇÃO:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 22 Prof(a). Bethania Senra - Ademais, cumpre ressaltar que o benefício será sempre pessoal, não se estendendo ao litisconsorte ou sucessor

Leia mais

QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES TRT8- CESPE 2016 - CEBRASPE TRT 01 - Carlo, cidadão brasileiro domiciliado em Minas Gerais, veterinário e advogado, exempregado público de autarquia federal

Leia mais

LEGALE CURSO DE EXECUÇÃO TRABALHISTA. Sujeito Passivo / Grupo de Empresas / Sucessão

LEGALE CURSO DE EXECUÇÃO TRABALHISTA. Sujeito Passivo / Grupo de Empresas / Sucessão LEGALE CURSO DE EXECUÇÃO TRABALHISTA Sujeito Passivo / Grupo de Empresas / Sucessão Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Advogado

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL O(A) examinando(a) deverá apresentar uma ação de consignação em pagamento endereçada ao juiz do trabalho. Como fundamento, deverá argumentar a rescisão por abandono de emprego, invocando

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO ÁREA TRABALHISTA

BOLETIM INFORMATIVO ÁREA TRABALHISTA BOLETIM INFORMATIVO ÁREA TRABALHISTA EDIÇÃO Nº 19 MARÇO DE 2018 TRIBUNAIS Condenação às partes que oferecem recompensa à testemunha (p.2) TST reconhece nulidade processual por indeferimento de prova oral.

Leia mais

PROC. DO TRABALHO PEDRO HASS PONTO 1: AUDIÊNCIA PONTO 2: DEFESA - CONTESTAÇÃO PONTO 3: ----

PROC. DO TRABALHO PEDRO HASS PONTO 1: AUDIÊNCIA PONTO 2: DEFESA - CONTESTAÇÃO PONTO 3: ---- PROC. TRABALHO DO PROC. DO TRABALHO PONTO 1: AUDIÊNCIA PONTO 2: DEFESA - CONTESTAÇÃO PONTO 3: ---- AUDIÊNCIA: é um dos atos mais importantes do processo do trabalho. É ato solene. As partes, representadas

Leia mais

ASPECTOS DO DIREITO MATERIAL E PROCESUAL COM A REFORMA TRABALHISTA. REFORMA TRABALHISTA, LEI Nº , de 13 de julho de 2.017

ASPECTOS DO DIREITO MATERIAL E PROCESUAL COM A REFORMA TRABALHISTA. REFORMA TRABALHISTA, LEI Nº , de 13 de julho de 2.017 ASPECTOS DO DIREITO MATERIAL E PROCESUAL COM A REFORMA TRABALHISTA REFORMA TRABALHISTA, LEI Nº 13.467, de 13 de julho de 2.017 VIGÊNCIA 120 DIAS A PARTIR DE SUA PUBLICAÇÃO (13 de Novembro de 2.017) HORAS

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 11

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 11 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 11 CAPÍTULO I - ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO 1. Breve reconstrução histórica... 13 1.1 Fase colonial e imperial... 13 1.2 Fase republicana... 14 1.3 Constituição Federal de 1988...

Leia mais

Aula 107. Instrução do processo: Momento de produção das provas.

Aula 107. Instrução do processo: Momento de produção das provas. Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Teoria Geral da Prova: conceito, natureza jurídica, objeto / 107 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 107 Fase instrutória:

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Execução Trabalhista : Desconsideração da Personalidade Jurídica / Responsabilidade dos Sócios e Ex-Sócios Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi Prof ª. Eliane Conde Procuradores No âmbito laboral empregado

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO AUDIÊNCIA TRABALHISTA (ATÉ DEFESA DO RÉU) Prof. Antero Arantes Martins (20/03) AUDIÊNCIA UNA. Introdução. a própria Secretaria da Vara, independentemente de despacho do Juiz,

Leia mais

16/05/2017 PATRICIA DREYER PROCESSO CIVIL

16/05/2017 PATRICIA DREYER PROCESSO CIVIL PATRICIA DREYER PROCESSO CIVIL 1. (VUNESP/2017/ TJM-SP/Escrevente Técnico Judiciário) Assinale a alternativa correta no que diz respeito à mudança de lei que rege prazos e formas recursais no curso de

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Razões Finais / Decisões Judiciais / Sentença Coisa Julgada Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado especializado em

Leia mais

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e Turma e Ano: Master A (2015) 08/06/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 18 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 18 CONTEÚDO DA AULA: Procedimento, contestação 10)

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical A APLICAÇÃO DA REVELIA PARA O EMPREGADOR EM PROCESSO TRABALHISTA NA ÓTICA DO PROJETO DE LEI (PL) Nº 1.

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical A APLICAÇÃO DA REVELIA PARA O EMPREGADOR EM PROCESSO TRABALHISTA NA ÓTICA DO PROJETO DE LEI (PL) Nº 1. TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical A APLICAÇÃO DA REVELIA PARA O EMPREGADOR EM PROCESSO TRABALHISTA NA ÓTICA DO PROJETO DE LEI (PL) Nº 1.502/2007 Roberto Lopes Advogado O Projeto de Lei (PL) nº 1.502/2007,

Leia mais