REFLEXÕES SOBRE O LÉXICO E A MODA DO SÉCULO XIX Reflections on the lexicon and the fashion of the 19th century

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REFLEXÕES SOBRE O LÉXICO E A MODA DO SÉCULO XIX Reflections on the lexicon and the fashion of the 19th century"

Transcrição

1 REFLEXÕES SOBRE O LÉXICO E A MODA DO SÉCULO XIX Reflections on the lexicon and the fashion of the 19th century Vivian ORSI 1 (UNESP/IBILCE) vivian@ibilce.unesp.br Leonardo CARMO 2 (UNESP/IBILCE) leulopez@gmail.com Resumo: A moda tem o poder de moldar a mentalidade de uma sociedade fazendo uso de uma linguagem própria. E, por conseguinte, o léxico adotado dentro desse universo é representado de acordo com as particularidades de uma cultura. Nesta pesquisa, amparando-nos na ciência da Lexicologia, investigamos o léxico e a moda do século XIX, e recolhemos alguns neologismos frequentes provindos da língua francesa para ilustrar a força social que tiveram dentro do cenário brasileiro daquele período. Palavras-chave: Léxico; Neologismo; Moda. Abstract: Fashion has the power to shape the mentality of a society using its own language. Therefore, the lexicon adopted within this universe is represented according to the particularities of a culture. In this research, using as basis the Lexicology science, we have investigated the lexicon and the fashion of the 19 th century, and we have collected some frequent neologisms from French to illustrate the social force that they had in the Brazilian scenario of that period. Keywords: Lexicon; Neologism; Fashion. Considerações iniciais Sempre que falamos sobre moda é possível perceber ao longo dos séculos toda a mudança, transformação e/ou revolução porque esta passou e ainda tem passado, e as influências que ditou e também sofreu. A moda tem sido apresentada cada vez mais como um grande acontecimento e por meio disso passou a ter forte influência nas mais diversas áreas. Com a capacidade de se inventar e reinventar-se em períodos cada vez mais curtos e o dom de trazer a história para os dias atuais 1 Vivian Orsi é pós-doutora pela UNITO (Università degli Studi di Torino, Itália) e é Professor Assistente Doutor no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas IBILCE, Universidade Estadual Paulista UNESP, Departamento de Letras Modernas, câmpus de São José do Rio Preto, SP, Brasil. Atua nas áreas de Lexicologia, Lexicografia, Moda, Blogs de Moda e Língua Italiana. Mais detalhes em: 2 Leonardo Carmo é aluno-pesquisador (ISB/IBILCE/UNESP) do Curso de Licenciatura em Letras com habilitação Português/Italiano, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas IBILCE, Universidade Estadual Paulista UNESP, câmpus de São José do Rio Preto, SP, Brasil. Desenvolve projetos na área de Lexicologia estrangeira moderna e Letras, em especial no vocabulário de moda. Mais detalhes em:

2 num piscar de olhos, seja na inspiração de estilistas ou até mesmo em peças hits de outras épocas que retornam com uma cara nova, a moda é como um camaleão. Sua evolução no decorrer dos séculos é algo presente em nossas vidas e ainda mais forte nos dias de hoje, com a tecnologia. Graças a ela, criadores, grandes marcas, fashionista se todos ligados de certa maneira à moda, criaram um novo mundo, o mundo fashion, o que fez com que deixasse de ser restrita a pequenos grupos. E assim difundida, acabamos sujeitos a novas lexias. Isso não quer dizer que a moda dos séculos anteriores não tenha tido um léxico próprio, mas constantemente, somos surpreendidos e influenciados por um léxico que até então era utilizado pelos realizadores e consumidores da moda. Ao analisarmos o léxico corrente no século XXI, nos deparamos com novas palavras, sendo que, fashionista, übermodel, fashionblogger, make, stylist são só algumas delas. E antigamente, quando não dispúnhamos de tecnologia, como a moda se difundia? Como era formado o seu léxico? Como sofria influências? No intuito de refletir sobreas questões acima, apresentaremos um panorama da moda no do século XIX e a importância desse século tanto para a história da moda quanto para o seu léxico. O processo de construção do vestuário ao longo do século XIX A produção do vestuário ao fim do século XVIII mostra as dificuldades encontradas por alfaiates e costureiras, o progresso dos maquinários e sua contribuição para o mercado têxtil. Os franceses continuaram a ditar a moda na Europa até o início da Revolução Francesa, no final do século XVIII, quando a Inglaterra assumiu a dianteira, até o final da Revolução, a partir do qual a França retomou a liderança no cenário da moda europeia. Durante o século XVIII os alfaiates europeus tentavam usar formas geométricas e ideias de proporção e escalas, com a intenção de baratear o custo das peças. Já em meados do século XIX, o sistema de produção do vestuário mudou do feito sob medida para o pronto-para-vestir e estava disponível para a crescente massa da população urbana. O aumento da produção ocorreu devido ao desenvolvimento de máquinas de costuras, ferramentas e outros maquinários da indústria, mas outro fator teve uma grande participação nesse processo de desenvolvimento, a padronização das medidas do vestuário (ALDRICH, 2007). Ainda segundo Aldrich (2007, p.6), durante 30 anos de 1841 a 1871, o número de empregados no setor bancário, de seguros e administração pública subiu de para A crescente demanda por roupa pronta, consequentemente, aumentou o número de alfaiates

3 nesse período. Além disso, a construção de padrões de medidas pelos alfaiates foi marcada pela construção das primeiras tabelas de medidas do corpo. Não podemos deixar de mencionar que a Revolução Industrial, que começara no Reino Unido no século XIX, revolucionou totalmente os meios de fabricação de roupas. Até então, os tecidos e as roupas eram produzidos manualmente, e por meios artesanais. A criação das máquinas de fiar na década de 1760, por britânicos foi uma das bases da Revolução Industrial. Com elas passou a ser possível fabricar tecido usando pouca mão de obra. Na metade do século XIX, com a sociedade em mudança, a diferença entre as formas do vestuário feminino e masculino afetava o ritmo de produção de roupas prontas para usar. Com o avanço das tecnologias dos maquinários têxteis, foi possível uma grande redução nos preços dos produtos, aumentando suas vendas e desenvolvendo o mercado. Porém todo esse crescimento do processo foi facilmente aplicado para as roupas masculinas, assim se tornando industrializadas. Ainda no século XIX a produção em massa de roupas masculinas foi acelerada. Esse crescimento se deveu à exigência de uniformes militares pelo governo em função da Guerra da Criméia e a Guerra Civil Americana. Já as roupas femininas, bem ajustadas ao corpo, dificultavam a produção industrial e ficaram centradas no âmbito doméstico, pois apenas os alfaiates e costureiras pessoais conseguiam fazer os ajustes. Contudo, no final do século XIX, a produção em massa de roupa feminina na América, ultrapassou a produção de costureiras caseiras. O avanço foi mais acelerado na América e mais lento na conservadora Europa. A produção industrial cresceu neste período, houve a expansão de lojas de roupa, alfaiatarias e lojas de departamento, cabendo ressaltar que assim deu às mulheres acesso a inúmeras variedades de roupas (ALDRICH, 2007). Dessa forma, os alfaiates começaram a dedicar seções ou livros inteiros para o corte de roupas femininas, baseados nas medidas do peito e altura. Embora fossem obras desenvolvidas para alfaiates, forneciam informações para a produção em massa de vestuário. As costureiras pessoais começaram a publicar métodos de moldes, escalas de graduação e tabelas de medidas, entretanto, sem muita padronização. Com tantas divergências de tamanhos, houve a ideia de produzir um modelo básico de modelo para adaptação, que é a origem dos blocos de moldes usados pela indústria do vestuário atualmente. Ao longo do século XIX, a industrialização na produção de roupas e tecidos espalhou-se para outros cantos do mundo. A indústria têxtil ficou firmemente estabelecida nos Estados Unidos, França, e, posteriormente, na Alemanha e no Japão. No último, roupas ocidentais lentamente substituíam roupas tradicionais. Porém, muitas pessoas ainda preferiam usar roupas feitas por um

4 artesão, quando podiam pagar por ela. Outras pessoas, especialmente aquelas de lugares isolados e com menos acesso ao comércio, continuaram a fabricar tecidos e roupas em casa. A moda do século XIX O século XIX ( ) foi o primeiro século em que a moda teve grandes mudanças em curtos espaços de tempo, e uma das mais ricas esteticamente. Não podemos deixar de enfatizar que a França e a Inglaterra foram ícones da moda neste período, devido às suas conquistas econômico-militares e ao poder que exerciam em muitas das nações do mundo. Dentre os vários estilos adotados pela moda do século XIX, podemos destacar alguns: I. Primeiro Império (1804) A moda império ou neoclássica tem influência francesa e peças confortáveis inspiradas na antiguidade clássica; II. Romântico (aprox. 1820) Ainda com forte referência da França, traz as mangas bufantes e mãos cobertas; III. Vitoriano (1850) Inspirado na monarca da Inglaterra, a Rainha Vitória, era caracterizado por volumes e excessos; IV. Belle Époque (1895) - Influenciado pela Art Nouveau e formas curvilíneas, era caracterizado por saias em formato de sino; O primeiro grande estilo, a Moda Império ou Neoclássica, foi inspirado na Grécia antiga e teve seu ápice com a coroação de Napoleão Bonaparte. Bonaparte promovia a economia francesa por meio da moda. Sua esposa, a Imperatriz Josephine, era um ícone de estilo sempre copiado pelas mulheres. As principais características do estilo Império eram os vestidos que iam até os tornozelos, com a saia em formato A, cintura alta cortada sob o busto e mangas fofas e curtas. As roupas diurnas não podiam ter nenhum enfeite, já as para o período da noite ganhavam enfeites de renda, decote e um volume extra na parte de trás. As jovens usavam tons pastéis e as senhoras cores mais sérias como o preto, roxo, vermelho, amarelo e azul. A cor branca indicava certo status social. As mulheres usavam um tipo de calça pantalona em tom nude para disfarçar a transparência dos vestidos. O corset já estava presente nessa época para as que desejavam parecer mais magras, e também o divórcio uma espécie de sutiã que servia para separar os seios.

5 Estilo Império - Fonte: Google Imagens O Romantismo foi o segundo período mais marcante do século XIX. O vestuário das mulheres era composto de vestidos até as canelas, mais adornados, brilhantes e embelezados do que os que no Império, a forma cilíndrica passou para uma forma mais cônica, os ombros e os decotes eram mais altos e as mangas tornaram-se compridas e justas ao pulso. Ao contrário das senhoras, a moda masculina evoluiu bastante, processo iniciado desde o Império, tendo sua maior visibilidade na Inglaterra, que estabelecia as regras da moda masculina enquanto a França definia a moda feminina. Para os homens, a casimira tecido que pode ser bem esticado e bem moldado, tornouse febre entre os alfaiates ingleses. Esse tecido e as roupas ajustadas ao corpo tornaram essência para a elegância, dando origem aos dândis 3, em Paris e em Londres. Considerado o precursor desse estilo, George Bryan Brummel foi o responsável pela mudança de estilo do futuro Rei George IV da Inglaterra. Suas roupas eram compostas por camisa com golas altas e uma espécie de lenço com nós sofisticados, casaco, colete, calça comprida ou calção. Ademais, as vestes não podiam ter uma ruga, sendo seu usuário apresentado de forma exemplar. A favor de peças mais justas e sóbrias, os modismos como as perucas, pós e joias extravagantes saíram de cena: não se usava nada que fosse excessivo, apenas um acessório se tornou indispensável na moda masculina, a cartola. Esta tornou-se fundamental em todo o século XIX marcando o pertencimento, daqueles que a usavam, a um status social elevado. Assim, o dandismo que se tornou uma grande referência para a moda masculina, não era só uma forma de vestir, mas também uma forma de ser e de agir. 3 Homem que se veste com muito requinte. Referência ao indivíduo que se apresentava elegantemente, dando origem o dandismo (estilo de se vestir dos dândis).

6 Estilo Romântico - Fonte: Google Imagens Vestimenta inspirada no dandismo - Fonte: Google Imagens A era Vitoriana foi marcada pelo grande prestígio da burguesia e devido a uma grande prosperidade econômica e do comercio, a moda foi beneficiada. Para a moda feminina, por volta dos anos 1850, era usado um tecido rijo e flexível ao mesmo tempo, feito de crina de cavalo incorporado no algodão ou no linho que se chamava crinolina, empregado em saias com uma grande armação de metal dando um aspecto cônico e com volume (sinal de grande prestígio). As mulheres usavam várias camadas de corpetes, mais de quatro camadas de anáguas, a crinolina e vestidos que chegavam a ter 20 metros de tecido, reforçados com barbatanas. Ao sair de casa acrescentava-se um xale pesado e uma touca adornada, chegando a carregar sobre si, ao todo, até 15 quilos de roupas.

7 As cores das vestimentas eram claras. A silhueta tinha ombros mais estreitos, a cintura baixou alguns centímetros e os espartilhos ficaram pontudos comparados à Era Romântica. O corpete e a saia formavam uma só peça abotoada atrás, cobertos por uma jaqueta curta. As mangas dos vestidos diurnos desceram até a mão e eram bufantes no antebraço e justas até o pulso. Os vestidos de noite apresentavam grandes decotes até os ombros decorados com rendas, laços e babados. Os tecidos utilizados eram a seda, cetim, fina lã, tafetá, brocado, crepe. Já a moda masculina teve influência do Príncipe Albert, o consorte da Rainha Vitória da Inglaterra, que era jovem e vaidoso. Estilo bastante parecido com a do período romântico: ombros e peito cheios e cintura minúscula. A calça tornou-se levemente tubular e reta. Na época da Revolução Industrial, os homens necessitavam de roupas que facilitassem os movimentos, portanto, surgiram trajes sóbrios, sérios e impessoais. Tecidos de cores escuras, listradas ou em xadrez grande ou pequeno. Os únicos enfeites eram a gravata ou um lenço de seda branco em torno do pescoço, a cartola que cobria todo o cabelo e a corrente do relógio de bolso que ficava aparente sobre o colete. Usavam bigode com ou sem cavanhaque. Para uso à noite, ficou em voga o casaco trespassado com corte reto. O fraque com gravata branca também era traje formal para os cavalheiros. Estilo Vitoriano - Fonte: Google Imagens

8 Estilo Vitoriano - Fonte: Google Imagens Por fim, a Belle Époque, em que a moda sofreu grande influência do estilo e gosto pessoal do Rei Eduardo VII da Inglaterra. A silhueta em forma de ampulheta ou S foi amplamente adotada pelas mulheres da época, que usavam o espartilho tão apertado que a medida da cintura chegava a 40 centímetros. As saias tinham menos volume e formato de sino, geralmente na parte traseira e possuíam uma leve cauda. O volume da parte superior do corpo era exagerado, com uso de decotes e babados. As mangas eram mais ajustadas ou curtas e o volume dos ombros exagerado. Durante o dia não se usavam decotes. O corpo ficava escondido dos pés até as orelhas. Usavam-se botas para cobrir as canelas, e as golas dos vestidos ou blusas eram muito altas, com babados. Os cabelos ficavam presos no alto da cabeça e os chapéus eram quase sempre adornados com plumas. À noite, nos sofisticados jantares ou nos grandes bailes, os decotes apareciam e os vestidos eram extravagantes e extremamente glamorosos. Luvas compridas podiam cobrir os braços e os cabelos eram presos em coques e adornados com pequenas joias. Aos poucos as mulheres conquistavam seu espaço, as mais ousadas já dirigiam e trabalhavam fora, o terno aos poucos foi introduzido ao vestuário feminino, sendo inicialmente usado o paletó com uma saia drapeada.

9 La Belle Époque - Fonte: Google Imagens O estilo brasileiro Como acenamos anteriormente, a Revolução Francesa e os conflitos napoleônicos fizeram com que ocorressem transformações por toda a Europa. No Brasil não foi diferente, após D. João transferir toda a corte portuguesa para cá, e decidir pela abertura dos portos para os países amigos, houve um aumento substancial de nosso comércio internacional, o que era somente restrito às trocas com Portugal. Apesar do lado positivo para o crescimento das atividades, a abertura dos portos contribuiu também para a indústria da pirataria, ou seja, cópias de originais trazidas por navios de diversas procedências. Em todas as áreas artística, cultural, científica, etc., começaram a surgir novos projetos, inaugurações, construções e importações das últimas novidades da moda europeia. Depois de alguns anos de aqui estabelecido, D. João muda o status de Brasil colônia para reino unido a Portugal e Algarves. E partir daí, observamos que as transformações mais expressivas que aqui ocorreram dizem respeito à moda (CHATAIGNIER, 2010). Como Paris lançava as tendências, o estilo Império marcou presença, com sua cintura alta cortada sob o busto, o decote profundo e mangas fofas e curtas. Derivado do Diretório, época que antecedeu à Revolução Francesa, tornou-se logo o modelo para os habitantes do Rio de Janeiro que utilizavam tanto para festas religiosas ou familiares como para saídas breves. Essa foi a primeira manifestação legítima de moda no Brasil, logo copiada por mulheres brancas de todas as idades e consequentemente mais tarde pelas escravas alforriadas ou aquelas que recebiam roupas de suas amas para que vestissem o traje do momento.

10 A influência francesa tornou-se tão forte na moda usada no Brasil que revistas de Paris eram vendidas numa rua específica do Rio de Janeiro, além de encartes nas mesmas publicações, que serviam de quadros nos ateliês de costura. Ainda, segundo Chataignier (2010), as mulheres oriundas de outros estados também tinham seu estilo próprio. As paulistas, por exemplo, elegeram o preto para a cor dos vestidos, tanto para o dia quanto para a noite, em tecido de seda. Quando saíam à rua usavam véu rendado e um longo manto sobre o vestido. No inverno preferiam casacos de lã ou pele e nos bailes o tafetá mostrava seu brilho e poder. Durante o ciclo do café, as ricas fazendeiras adotaram um look chique rural composto por saias e blusas nacionais ou europeias e a usavam chapéus de paglia d Italia. Com a falta de joalherias em São Paulo, muitas vezes, encomendava-se peças nas lojas cariocas. Já as mineiras preferiam os tecidos ingleses e influenciadas pela Rainha Vitória (que jamais deixou o luto após a morte do marido) na cor preta e o uso múltiplo de anéis em quase todos os dedos. Os xales eram usados por todas, mas os chapéus eram somente usados pelas idosas. As baianas por sua vez, usavam trajes brancos de tecido de algodão cheios de renda e fitas, tanto no dia a dia como em festas religiosas. Foram elas as primeiras brasileiras a usarem berloques e penduricalhos diversos, misturando imagens católicas e símbolos africanos, além de muitas pulseiras e os brincos de argola. As maranhenses, que tiveram parte do território colonizado pelos franceses, receberam suas influências e também das culturas indígena e africana. A paixão por rendas e leques veio de Paris, e os bordados do tipo richelieu provenientes do reino de Daomé. Outra figura maranhense foi a chamada preta mina, que durante a noite usava saia de linho branco bordado, blusa justa e decotada, lenço de cambraia bordada e muitas joias, como colares de várias voltas, argolas nas orelhas, pulseiras em ambos os braços e anéis. Sinhás e iaiás pernambucanas gostavam de cores muito vivas, era presente o roxo, rosa, vermelho, bordados em formas de arabescos e ramos flores feitos com linhas de ouro ou prata. Devido ao calor sempre intenso na região, os decotes eram profundos, mangas curtas e fofas, chapéu de seda em cores neutras, xales em seda estampados, lenços de cambraia brancos e bordados, e sempre muitas joias. E por fim, num estilo múltiplo, com a junção de várias peças e adereços, as paraenses elegeram a saia comprida com babado, corpete e, por cima uma blusa decotada com mangas curtas e fofas, xale estampado. No cabelo enfeites de flores (jasmins eram os preferidos) e também muitas joias, principalmente ouro e coral. O reflexo da industrialização no vestuário do século XIX

11 Como vimos anteriormente, já no século XIX, o conceito de moda é subsidiado pela produção de pequenas indústrias adjacentes que geram uma reformulação industrial e de mercado. Empresas de extração de metal, de produção de tintas para tecidos, fábricas de crinolinas, uma nova indústria de produção de mídia impressa especializada em revistas femininas, entre outras, geram um complexo de pequenas indústrias específicas, especializadas na produção de materiais para a confecção de vestes com expressão de moda. Com a cintura e as mangas dos vestidos femininos que se estreitavam, ao passo que as saias aumentavam ao máximo em diâmetro, a jovem consumidora de moda tornava-se oposta ao modelo de mulher dos anos Até 1861, crinolinas ainda eram feitas manualmente. A partir de 1862, a produção de crinolina de metal já era responsável por mais de um sétimo de extração de ferro na mina de Sheffield, na Inglaterra. Isso simbolizou a união entre aplicação de novas tecnologias e organização sistemática do processo industrial na reforma da natureza e do caráter da veste com expressão de moda e o design no século XIX. Em 1856, o químico William Pekin inventou a anilina de coloração púrpura, o que serviu ao aumento das extravagâncias na então emergente indústria da moda. Com os efeitos das novas cores e a adoção da crinolina pelas mulheres da época, o exibicionismo tornou-se a decorrência da relação modernidade/moda. O aparecimento das lojas de departamentos e das revistas femininas de costura alterou a rotina das mulheres, agora mais atuantes na esfera da vida pública. Se nos anos 1830 as mulheres comunicavam publicamente o status social e moral de suas famílias, adotando trajes de resignação em aparições públicas, a partir de elas foram disciplinadas pelo capitalismo agressivo do mundo masculino, tornando-se representações vivas da condição social de seus homens e daquilo que estes ofereciam a suas famílias. O exibicionismo público nos trajes da mulher tornou-se o medidor de forças do poder econômico e influência social masculinos. Já em 1864, ano em que as saias assumiram o máximo de circunferência e servia bem ao propósito de exposição de novos enfeites, adereços ou cores cuja produção aumentava vertiginosamente graças ao desenvolvimento tecnológico e industrial. Nos anos , as saias enviesadas com painéis pintados, em forma S, eram enaltecidas pela tecnologia. Enquanto, na Inglaterra e França, a forma S cedeu gradualmente lugar à versão feminina do terno de montaria, com saia mais justa e casaco. As últimas décadas do século XIX foram períodos de confusão estilística quando as imensas saias sustentadas pela crinolina de metal desfilavam pelas ruas ao lado de tailleurs que imitavam os sóbrios ternos masculinos.

12 Para Brandini (2009), o século XIX foi um momento de ruptura, transformação e adoção de novos valores e referências. A moda se uniu à industrialização, e esse avanço técnico fez com que ela fosse disseminada rapidamente. Segundo Breward (1995), as inovações tecnológicas, a reorganização do comércio e a industrialização, ocorridas na modernidade, geraram mudanças profundas na concepção e expressão de moda na segunda metade do século XIX. A ideia de modernidade simbolizando o futuro, o progresso, o novo motivou a disseminação do gosto pela moda, códigos sociais baseados na hierarquia do poder tradicional cederam lugar ao interesse de consumo da expressão de moda. O léxico Diante do preâmbulo que apresentamos percorrendo a moda do século XIX, é perceptível que houve um incremento do léxico. Vale lembrar que léxico é constituído pela soma de todos os vocabulários, que formam a massa das palavras existentes e atestadas nos textos e nos discursos realizados em uma língua. Segundo Biderman (1996), o léxico é, em vista disso, o acervo de todo o saber vocabular de um grupo sociolinguístico e cultural; é o lugar em que se deposita toda a informação sobre o mundo condensada em unidades, pois nele se encontram nomenclatura e a interpretação da realidade. O estudo do léxico fica a cargo da Lexicologia que procura definir a forma, a história, o significado e o uso dos lexemas que formam o sistema lexical de uma língua bem como o seu uso na comunidade dos falantes. Sendo construído socialmente, diversas áreas possuem seu próprio léxico e moda não poderia se diferente. Seu léxico nos familiariza com as lexias criadas para designar o que a moda nos proporciona, desde peças de vestuários e acessórios até modelos, idealizadores e estilos. O século XIX contribuiu com uma gama de itens lexicais estrangeiros e nacionais para o léxico da moda, como por exemplo: I. grelots- aviamento confeccionado com bolinhas presentes nas sombrinhas; II. châtelaines - espécie de cinto feito com correntes; III. manga presunto manga justa desde o pulso até o cotovelo, avoluma-se do cotovelo ao ombro, onde é franzida ou pregueadas e presa ao vestido ou blusa.

13 Não podemos deixar de enfatizar que o francês tem destaque maior quando se fala em influência no léxico da moda. Como dito anteriormente, Paris, juntamente com Londres, foi uma capital copiada em termos de vestimenta pelas mulheres brasileiras e por aquela que também vestia a corte trazida para o Brasil por D. João. O que ocorreu também na passagem do século XIX para o XX com o estilo da Belle Époque. Além de estarem registrados em obras históricas e em revistas de moda da época, os elementos lexicais em francês, os chamados galicismos, exercem grande influência na língua portuguesa brasileira, e se estende por todo o século XIX, até o final da Segunda Guerra Mundial, quando a França cede seu posto de expoente cultural, político e econômico para os Estados Unidos da América. Voltando nosso olhar à Lexicologia, dada a sua completude, o léxico é o elemento capaz de traduzir, dentro das línguas, as relações de ordem econômica, social e política que existem entre as diversas classes sociais. Concordamos com Carvalho (1989, p. 22) em relação ao fato de que (...) o léxico de uma língua é como uma galáxia, vive em expansão permanente por incorporar as experiências pessoais e sociais da comunidade que a fala. Assim, o léxico de um idioma, independente do momento histórico, não se amplia somente por meio do acervo já existente: os contatos entre as comunidades linguísticas se refletem em novas criações lexicais, os chamados neologismos, que resvalam no desenvolvimento do conjunto lexical de uma língua. Neologismo é uma nova unidade introduzida num idioma, podendo ser, para Carvalho (1989), uma nova forma (neologismo formal) ou um significado novo (neologismo semântico), que surge devido à necessidade de nomear novos conhecimentos e situações o que propicia que a língua se torne mais rica e expressiva. Dentre esses neologismos encontram-se os processos de adoção ou empréstimo (CARVALHO, 1989). Diante disso, concordamos com Fiorin (2001, p. 119) acerca do fato de que o léxico de uma língua é (...) um conglomerado de formas provindas de fontes diversas e não se pode evitar o empréstimo linguístico, um dos meios de renovação lexical. O léxico é resultado da história de um povo, de seus contatos, da divisão do trabalho num dado momento, da correlação de forças entre os diferentes países numa dada época. Para Fischer (2008, p. 4), o empréstimo lexical é um processo natural que acontece desde que há contato entre línguas. O léxico espelha o resultado da história de um povo, de seus contatos e da força de alguns países em uma determinada época.

14 O empréstimo acontece, então, quando novas formas são levadas a uma língua estrangeira. O empréstimo é uma unidade de origem estrangeira adotada em um contexto nacional. A isso dá-se o nome específico de estrangeirismo: a adoção, na língua de uma comunidade, de elementos provindos de outras línguas. Entre os empréstimos distinguem-se aqueles que não são adaptados e aqueles que são adaptados. Segundo Farias (2001), os empréstimos mais frequentes são os lexicais, com particular presença de substantivos e adjetivos. Vemos que no século XIX o mais comum eram empréstimos não adaptados, já que indicavam refinamento daquele que pronunciava o nome, por exemplo, da peça de vestuário em francês, demonstrando que havia o conhecimento da língua estrangeira em questão. O convívio com outras nações e línguas leva, então, ao empréstimo de novas unidades que podem ser adotadas com frequência e ser incorporadas ao uso geral, firmando seu espaço no sistema lexical da língua que as recebe. O simples empréstimo de um item, no entanto, não é condição necessária para que integre o acervo lexical de uma língua. O que vale a dizer que, após algum tempo, pode desaparecer. São os participantes da comunidade linguística que detêm o direito, por meio do uso, de incluir ou não a nova forma ao seu idioma. É possível notar que alguns dos galicismos adotados no período aqui sob análise ainda fazem parte do léxico da moda atual. Com o intuito de recolher e apresentar alguns dos galicismos mais usados na época em solo brasileiro, oferecemos abaixo uma listagem, com a respectiva definição, conforme Chataignier (2010, p. 98). Lescouleurs: as cores argenté: prateado; blanc:branco; bleu: azul; doré:dourado; écru: cru; gris: cinza; ivoire: marfim; jaune: amarelo; lilás: lilás; marron ou brun:marron; Lestissus: os tecidos coton: algodão; dentelle: renda; laine: lã; lin:linho; satin: cetim; soie: seda; velours: veludo.

15 noir: preto; orange: laranja; rose: rosa; rouge: vermelho; vert: verde; violet: roxo. Acessoires: acessórios bague: anel; bas: meia; bijou:joia; botte: bota; boucle d oreille: brinco; bracelet: pulseira; ceinture: cinto; chausurre: sapato; chapeau: chapéu; collier:colar; escarpin: sapato clássico de salto alto; éventail: leque; fleur: flor; gant: luva; lunettes: óculos; montre: relógio; ombrelle: sombrinha; parapluie: guarda-chuva; sac: bolsa. L habillementféminin: a vestimenta feminina blouse: blusa; chemise: camisa; chemise de nuit: camisola; corsage: qualquer roupa da cintura para cima, como o top; corset: espartilho; culotte, mutandine ou slip: calcinha; jupe:saia; jupon: anágua; lingerie: roupa íntima; pantalon: calça comprida; peignoir: quimono; robe: vestido; soutien-gorge: sutiã; tablier: avental. aigulle: agulha; bouton: botão; broderie: bordado; chace-col: echarpe; ciseaux: tesoura; col: gola; Lespetitsmotsimportants: palavrinhas importantes

16 carré: quadriculado; confecction: confecção; coudre: costurar; couper: cortar; couturière: costureira; décolleté: decote; épingle: alfinete; fil à coudre: linha para costurar; frou-frou: babadinho; griffe: assinatura de alguém importante; imprimé: estampado; manche: manga; manequin: modelo; ourlet: bainha; patron: molde; poche: bolso; pois: bolinhas; rayures: listras; styliste: estilista. Considerações finais Após todas as reflexões anteriormente descritas, percebemos que o século XIX foi muito importante para a indústria do vestuário. O desenvolvimento industrial, à ascensão do capitalismo e o reflexo dos costumes que a moda incorporou são elementos essenciais para a construção da história do vestuário do século XIX. A noção de progresso foi importante na constituição das transformações materiais e sociais ocorridas na época. O século XIX se incumbiu de inserir novas formas no processo de criação das roupas, criadores e também na composição do estilo dessa época. A figura feminina não só pode se espelhar no estilo das mulheres de outros países, como também pode viver como as outras, reproduzindo as roupas. Podemos dizer que, os homens tiveram esse momento com o dandismo.

17 Vemos, portanto, que a moda do século XIX acompanhou a inserção do indivíduo na vida industrial e fez com que ele se adaptasse às novas tecnologias e à moda tecnológica como uma extensão da sua própria vida. As roupas são símbolos de processos históricos e de cultura de uma sociedade. As roupas fazem parte da nossa identidade e refletem o momento em que vivemos. Por isso, conforme lembra Braga (2011, apud GUERREIRO, 2012, p. 28), as roupas têm a capacidade de decifrar códigos e mensagens que, ainda não verbalizadas, estão sendo passadas adiante. A ideia não é exatamente nova. Barthes no seu livro Sistema da Moda, publicado originalmente na França em 1967, faz análise semântica, a partir do estudo da imprensa da época, sobre como as pessoas atribuem sentido, a partir das palavras, àquilo que vestem. E mesmo com grandes referências, as fontes sobre a história da moda são escassas e qualquer livro, artigo ou resenha que trate do assunto está sujeito a omissões e as repetições são inevitáveis já que, a categorização e a classificação dos estilos é bastante complexa. Mas graças a esses poucos historiadores e sociológicos da moda, pudemos elucidar alguns aspectos das maneiras e influências do vestir no século XIX e relacioná-las como Brasil desta mesma época, onde a moda foi instrumento de identificação num país recém descolonizado. E devido à moda e sua história contamos com a criação de um léxico próprio, o léxico da moda. O universo lexical do campo da moda, muito receptivo à neologia, também passou por fases e formas de adaptação para integrar-se ao seu vocabulário. O léxico da moda não é somente um aglomerado de palavras, sejam elas empréstimos ou não, que se referem à área da moda, mas sim, um léxico que acompanha e compõe uma parcela considerável da história dessa indústria que é a moda. Por fim, podemos inferir que o léxico da moda é capítulo à parte nas relações entre linguagem e moda, e que se cresce a cada dia em um universo carente de proteção de influências. Referências bibliográficas: ALDRICH, Winifred. History of sizing systems and ready-to-wear garments. ASHDOWN, S.P. (Org.). Sizing in clothing. The Textile Institute, p BARTHES, Roland. Sistema da moda. São Paulo: Nacional, 1979 BRANDINI, Valéria. Cultura de Consumo e Modernidade no Século XIX. Signos do Consumo, v. 1, p , BREWARD, Christopher. The Culture of Fashion. Manchester, Manchester University Press, 1995.

18 CALANCA, Daniela. História Social da Moda. Traduzido por Renato Ambrosio. Ed. Senac. São Paulo, CHATAIGNIER, Gilda. História da Moda no Brasil. São Paulo: Estação das Letras e Cores, CARDOSO, Carmen. Mensagens de um sutiã. In: Revista Língua Portuguesa, São Paulo, n. 83, p , set FREYRE, Gilberto. Modos de Homem e Modas de Mulher. Rio de Janeiro, Editora Record, GIDDENS, Antony. As Consequências da Modernidade. São Paulo, Editora da UNESP, 1992 HOLLANDER, Anne. O Sexo e as Roupas, A evolução do traje moderno. Rio de Janeiro, Rocco KÖLER, Carl. História do Vestuário. Editado e atualizado por Emma Von Sichart; tradução Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras, LURIE, Alison. A Linguagem das Roupas. Rio de Janeiro, Rocco, 1997 SOUZA, Gilda de M. O Espírito das Roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, Fontes Eletrônicas: acesso em 02 fev acesso em 02 fev acesso em 02 fev acesso em 02 fev acesso em 02 fev acesso em 02 fev acesso em 02 fev acesso em fevereiro de 2015.

D i c a s e E s t i l o s p a r a N o i v o s O q u e u s a r?

D i c a s e E s t i l o s p a r a N o i v o s O q u e u s a r? O q u e u s a r? Smoking Black Tie: Para um casamento moderno, luxuoso e realizado durante à noite. Composição: As lapelas com detalhes em cetim, camisa branca, podendo ser plissada no peito. A gravata

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias. Trabalho de pesquisa realizado por: Jéssica Brissos. Curso técnico de vitrinismo. Disciplina: TIC

Escola Secundária Ferreira Dias. Trabalho de pesquisa realizado por: Jéssica Brissos. Curso técnico de vitrinismo. Disciplina: TIC Escola Secundária Ferreira Dias Trabalho de pesquisa realizado por: Jéssica Brissos Curso técnico de vitrinismo Disciplina: TIC Professora: Vanda Pereira Novembro de 2013 Índice Introdução... 1 Moda dos

Leia mais

Usos e Costumes. Nos Dias Atuais TIAGO SANTOS

Usos e Costumes. Nos Dias Atuais TIAGO SANTOS Usos e Costumes Nos Dias Atuais TIAGO SANTOS [ 2 ] Prefácio Nos dias atuais temos visto muitas mudanças de paradigmas nos regulamentos internos de nossas instituições. Isso tem ocorrido pela demanda de

Leia mais

Feminino. Tipos de corpo. Ampulheta

Feminino. Tipos de corpo. Ampulheta O guia de tamanho será desenvolvido para auxiliar os e-consumidores, no momento da compra. O e-consumidor terá disponível um guia de auxilio a medidas, de forma que permitirá que o mesmo obtenha informações

Leia mais

Roupas e acessórios mais seguros. 1. Introdução

Roupas e acessórios mais seguros. 1. Introdução Roupas e acessórios mais seguros 1. Introdução Há um número muito grande de criminosos que atuam em vias públicas e locais de aglomeração de pessoas, como lojas, shoppings, ou mesmo nas ruas mais movimentadas,

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo:

Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo: Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo: A família patriarcal no Brasil e seus desdobramentos. 2 Habilidade: Reconhecer que a ideologia patriarcal influenciou a configuração

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

Premiação por Produtividade

Premiação por Produtividade Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Configurações... 3 Definição das Metas... 5 Mês Referência... 5 Cotas por Funcionário... 8 Resultados... 9 Acompanhamento

Leia mais

A Revolução Industrial, as descobertas e as contribuições de Taylor, Ford e Fayol para a evolução da APO

A Revolução Industrial, as descobertas e as contribuições de Taylor, Ford e Fayol para a evolução da APO http://www.administradores.com.br/artigos/ A Revolução Industrial, as descobertas e as contribuições de Taylor, Ford e Fayol para a evolução da APO DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS),

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA Que dimensões sociológicas existem numa passeio ao supermercado? A variedade de produtos importados que costumamos ver nos supermercados depende de laços econômicos

Leia mais

GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP)

GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP) GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP) RESUMO A língua sofre constantemente uma invasão de novos vocábulos que

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Indicadores Anefac dos países do G-20

Indicadores Anefac dos países do G-20 Indicadores Anefac dos países do G-20 O Indicador Anefac dos países do G-20 é um conjunto de resultantes de indicadores da ONU publicados pelos países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina,

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo ( Ásia, África,

Leia mais

Formada em Design Gráfico pela instituição FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas

Formada em Design Gráfico pela instituição FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas Portfólio Lilian Campos Formada em Design gráfico desde 2014 e ilustradora desde... sempre. Tenho como objeto difundir a comunicação, de forma que ela de fato se comunique, passe a sua mensagem, seja por

Leia mais

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje 25-11-2010 A evolução da espécie humana até aos dias de hoje Trabalho elaborado por: Patrícia da Conceição O aparecimento da espécie humana não aconteceu de um momento para o outro. Desde as mais antigas

Leia mais

O BRILHO DE PARIS HAUTE COUTURE VERÃO 2014

O BRILHO DE PARIS HAUTE COUTURE VERÃO 2014 HAUTE COUTURE VERÃO 2014 O BRILHO DE PARIS Terminou ontem em Paris os desfiles da temporada Verão 2014 da alta costura. Grandes marcas e estilistas reuniram um seleto grupo de convidados para apresentarem

Leia mais

POLÍTICA DE F E M I N I N O

POLÍTICA DE F E M I N I N O POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO UNIFORME F E M I N I N O PROPOSTA O Grupo Villela já conta com mais de 160 profissionais em seu quadro funcional, por isso estamos trabalhando pela padronização e pela profissionalização

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Página 1 de 5 1 O número concreto Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Como surgiu o número? Alguma vez você parou para pensar nisso? Certamente você

Leia mais

CÓDIGO DE INDUMENTÁRIA

CÓDIGO DE INDUMENTÁRIA CÓDIGO DE INDUMENTÁRIA Estas regras são válidas para todos os eventos autorizados ou sob a tutela da APPDSI A APPDSI reserva-se o direito de impor regras adicionais ou permitir exceções em eventos específicos.

Leia mais

Horário 11h00- ABERTURA DO EVENTO. Horário 11h00- JAPÃO Apresentação dos alunos do nível I A - profª Sheila

Horário 11h00- ABERTURA DO EVENTO. Horário 11h00- JAPÃO Apresentação dos alunos do nível I A - profª Sheila Senhores Responsáveis; A festa de encerramento do Projeto ESTRELINHA ALEGRE NO MUNDO DOS ESPORTES E DA CULTURA acontecerá no dia 7 de Dezembro na Casa de Nassau, onde os alunos receberão seus convidados

Leia mais

Demoiselle. Papel. Série: Formato... A4 Dificuldade... 03 Papel...120g/m² Por:

Demoiselle. Papel. Série: Formato... A4 Dificuldade... 03 Papel...120g/m² Por: Papel MOD Nº A02 - Mar.2007 - Papel Modelismo - 1/25 Série: Aviões do Brasil Modelo Grátis Formato... A4 Dificuldade... 03 Papel...0g/m² Por: ano 1908 0 1 2 3 4 5 cm Modelo de Papel: Série: Tipo: Alberto

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE TÂNIA REGINA CAMPOS DA CONCEIÇÃO

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE TÂNIA REGINA CAMPOS DA CONCEIÇÃO SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE TÂNIA REGINA CAMPOS DA CONCEIÇÃO A VINDA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA AO BRASIL Projeto apresentado e desenvolvido na

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, por isso deve se analisar cada caso para decidir qual o mais apropriado.

Ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, por isso deve se analisar cada caso para decidir qual o mais apropriado. Módulo 4 Como Organizar a Pesquisa O questionário e a observação são dois métodos básicos de coleta de dados. No questionário os dados são coletados através de perguntas, enquanto que no outro método apenas

Leia mais

Fundamentos da Matemática

Fundamentos da Matemática Fundamentos da Matemática Aula 10 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

PÚBLICO ALVO DO PROJETO ESTRUTURA E GÊNERO DRAMÁTICO

PÚBLICO ALVO DO PROJETO ESTRUTURA E GÊNERO DRAMÁTICO APRESENTAÇÃO A aparência é um manifesto de nossa personalidade. Através das roupas, penteados, acessórios, tatuagens etc. comunicamos ao resto do mundo uma infinidade de informações: do lugar social até

Leia mais

MATÉRIA DE CONTEÚDO (semioticamente amorfa) SUBSTÂNCIA DE CONTEÚDO (semioticamente formada) FORMA DE CONTEÚDO FORMA DE EXPRESSÃO

MATÉRIA DE CONTEÚDO (semioticamente amorfa) SUBSTÂNCIA DE CONTEÚDO (semioticamente formada) FORMA DE CONTEÚDO FORMA DE EXPRESSÃO MATÉRIA DE CONTEÚDO (semioticamente amorfa) SUBSTÂNCIA DE CONTEÚDO (semioticamente formada) SIGNO FORMA DE CONTEÚDO FORMA DE EXPRESSÃO SUBSTÂNCIA DE EXPRESSÃO (semioticamente formada) MATÉRIA DE EXPRESSÃO

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

O Indivíduo em Sociedade

O Indivíduo em Sociedade O Indivíduo em Sociedade A Sociologia não trata o indivíduo como um dado da natureza isolado, livre e absoluto, mas como produto social. A individualidade é construída historicamente. Os indivíduos são

Leia mais

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL O que é Tecnologia? O que é Tecnologia Educacional? Tecnologia e Tecnologia Educacional Histórico da Evolução da Tecnologia O homem foi utilizando

Leia mais

MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI. MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI

MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI. MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI Chapéu de palha encapado com veludo preto, decorado com renda branca franzida na borda arabescos e acabamento feito com galão dourado,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA

Leia mais

Profissionalismo, organização, asseio, segurança, confiança. Muitas são as mensagens que uma equipe uniformizada passa para clientes e fornecedores e

Profissionalismo, organização, asseio, segurança, confiança. Muitas são as mensagens que uma equipe uniformizada passa para clientes e fornecedores e Manual de Uniformes Profissionalismo, organização, asseio, segurança, confiança. Muitas são as mensagens que uma equipe uniformizada passa para clientes e fornecedores e que justificam o investimento no

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

APÊNDICE V. Modelos de Uniforme e Crachá

APÊNDICE V. Modelos de Uniforme e Crachá APÊNDICE V Modelos de Uniforme e Crachá MARÇO DE 2016 1 23 ÍNDICE 1.1. Apresentação...3 1.2. Tecidos...3 2.1. Gerente Feminino...5 2.2. Atendente Feminino...7 2.3. Gestante...9 2.4. Orientador Feminino...

Leia mais

Comentário ao Documentário Portugal Um Retrato Social

Comentário ao Documentário Portugal Um Retrato Social Módulo: Cidadania e Profissionalidade Formadora: Vitória Rita Comentário ao Documentário Portugal Um Retrato Social IMSI 16 Introdução Antes de dar início a minha reflexão, ou seja dar a minha opinião

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar HISTÓRIA

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar HISTÓRIA Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar HISTÓRIA A proposta A proposta do material didático para a área de História privilegia as novas tendências do estudo da História dando mais

Leia mais

Delicadesa. Deves tratar as pessoas com delicadeza, de contrário elas afastar-se-ão de ti. Um pequeno gesto afectuoso pode ter um grande significado.

Delicadesa. Deves tratar as pessoas com delicadeza, de contrário elas afastar-se-ão de ti. Um pequeno gesto afectuoso pode ter um grande significado. Delicadeza 1 Delicadesa Deves tratar as pessoas com delicadeza, de contrário elas afastar-se-ão de ti. Um pequeno gesto afectuoso pode ter um grande significado. As Janelas Douradas O menino trabalhava

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR Letícia Tadra do Carmo 105 Universidade

Leia mais

Apresentação. Oque é Marca. Multimedia Branding Designer

Apresentação. Oque é Marca. Multimedia Branding Designer Oque é Marca Marca é toda representação simbólica de uma entidade, individuo ou elemento. Uma pegada, uma impressão digital, ou mesmo o meu ou seu nome podem ser caracterizados como marca. Quando nos referimos

Leia mais

O COMPUTADOR APLICADO NO MUNDO DA MODA.

O COMPUTADOR APLICADO NO MUNDO DA MODA. O COMPUTADOR APLICADO NO MUNDO DA MODA. Na atualidade não basta ter talento e saber transmiti-lo as nossas criações. Também é preciso conhecer as ferramentas digitais ao nosso alcance, os programas de

Leia mais

DICAS DE UTILIZAÇÃO PARA SEU UNIFORME.

DICAS DE UTILIZAÇÃO PARA SEU UNIFORME. DICAS DE UTILIZAÇÃO PARA SEU UNIFORME. A PROPOSTA Usar uniforme pro ssional às vezes não é uma prática vista com bons olhos pelos funcionários de uma empresa. As pessoas nem sempre gostam de se sentir

Leia mais

Os princípios da composição do vestuário levam em conta os seguintes aspectos:

Os princípios da composição do vestuário levam em conta os seguintes aspectos: Princípios de Composição do Vestuário Para trabalhar com roupas mais elaboradas é importante conhecer os princípios de composição do vestuário. Neste nicho de mercado, este tipo de peça é desenvolvido

Leia mais

Capítulo 62 Vestuário e seus acessórios, exceto de malha

Capítulo 62 Vestuário e seus acessórios, exceto de malha Capítulo 62 Vestuário e seus acessórios, exceto de malha Notas. 1.- O presente Capítulo compreende apenas os artefatos confeccionados de qualquer matéria têxtil, com exclusão das pastas ("ouates") e dos

Leia mais

9 - Pai Italiano Quantidade: 1. Execução de 1 chapéu de feltro com fita de veludo e pena; 1 casaco de camurça e lã forrado de oxford com debrum em

9 - Pai Italiano Quantidade: 1. Execução de 1 chapéu de feltro com fita de veludo e pena; 1 casaco de camurça e lã forrado de oxford com debrum em 9 - Pai Italiano Quantidade: 1. Execução de 1 chapéu de feltro com fita de veludo e pena; 1 casaco de camurça e lã forrado de oxford com debrum em couro; 1 colete de veludo com galões metalizados e gregas;

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Exercícios Resolvidos sobre Parâmetros e tabelas de frequência

Exercícios Resolvidos sobre Parâmetros e tabelas de frequência Exercícios Resolvidos sobre Parâmetros e tabelas de frequência Apresentamos aqui uma série de exercícios nos quais destacamos o uso de parâmetros e tabelas de frequência. O conhecimento desses parâmetros

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações Mariane Frascareli Lelis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Bauru/SP e-mail: mariane_lelis@yahoo.com.br;

Leia mais

CATÁLOGO WISE GENERATION VESTUÁRIO FACILITADOR

CATÁLOGO WISE GENERATION VESTUÁRIO FACILITADOR CATÁLOGO WISE GENERATION VESTUÁRIO FACILITADOR PERFIL DO IDOSO NO SÉCULO XXI. Maior qualidade de vida e bem-estar;. Necessidades especiais em caso de limitações motoras e/ou psíquicas;. Menos conservadores;.

Leia mais

TENDÊNCIAS VERÃO 2015

TENDÊNCIAS VERÃO 2015 TENDÊNCIAS VERÃO 2015 Interpretação das Semanas de Moda Internacionais para o Consumidor Brasileiro Por Cristina Marinho www.nmarinho.com.br CRISTINA MARINHO É uma profissional de marketing, atendimento

Leia mais

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Dirigida a: crianças do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. Duração: 50 minutos. Relevância /interesse do estudo: Quase todas as crianças

Leia mais

Weber e o estudo da sociedade

Weber e o estudo da sociedade Max Weber o homem Maximilian Karl Emil Weber; Nasceu em Erfurt, 1864; Iniciou seus estudos na cidade de Heidelberg Alemanha; Intelectual alemão, jurista, economista e sociólogo; Casado com Marianne Weber,

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Portfólio fotográfico com o tema Unicamp Caroline Maria Manabe Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes

Portfólio fotográfico com o tema Unicamp Caroline Maria Manabe Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes Portfólio fotográfico com o tema Unicamp Caroline Maria Manabe Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes Introdução Como foi explicitado no Projeto de Desenvolvimento de Produto, a minha intenção

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Como fazer uma página WEB

Como fazer uma página WEB Como fazer uma página WEB Pontos a ter em conta na criação de uma página web. 1. O posicionamento 2. O crescimento 3. O ponto de vista do cliente 4. As operações mais frequentes 5. A análise da concorrência

Leia mais

Dicas para orientar a cliente na escolha de biquínis e da roupa mais adequada para cada tipo de corpo.

Dicas para orientar a cliente na escolha de biquínis e da roupa mais adequada para cada tipo de corpo. Dicas para orientar a cliente na escolha de biquínis e da roupa mais adequada para cada tipo de corpo. Biquíni Ideal Aquelas que têm seios grandes precisam antes de tudo de sustentação. Tops com alças

Leia mais

O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H.

O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H. O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H. Resumo O tema das formigas foi escolhido de maneira espontânea devido ao grande número das mesmas em nossa escola,

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Marx, Durkheim e Weber Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Problemas sociais no século XIX Problemas sociais injustiças do capitalismo; O capitalismo nasceu da decadência

Leia mais

RENOVAÇÃO DA MARCA. Manual Expresso

RENOVAÇÃO DA MARCA. Manual Expresso RENOVAÇÃO DA MARCA Manual Expresso Índice Introdução Conhecendo a Marca 03 Registros Históricos 04 Estudo de Caso Evolução da Marca 05 Apresentação do Novo Escudo 06 Regras de aplicação 07 Usos indevidos

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Nome: João Victor Cardoso Alves Projeto: Altas Habilidades Tema: Gatos APRENDENDO SOBRE GATOS Primeiramente escolhi os felinos de uma forma geral, mas era

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

O TIGRE E A DEMOCRACIA: O CONTRATO SOCIAL HISTÓRICO

O TIGRE E A DEMOCRACIA: O CONTRATO SOCIAL HISTÓRICO 5.11.05 O TIGRE E A DEMOCRACIA: O CONTRATO SOCIAL HISTÓRICO Luiz Carlos Bresser-Pereira Primeira versão, 5.11.2005; segunda, 27.2.2008. No século dezessete, Hobbes fundou uma nova teoria do Estado que

Leia mais

O APOSTILISMO: 50 anos de Brasil

O APOSTILISMO: 50 anos de Brasil O APOSTILISMO: 50 anos de Brasil Cassiano Zeferino de Carvalho Neto A partir da década de 60, do século XX, o aumento da demanda por vagas nas universidades públicas gerou o início de uma vigorosa ação

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

Século XVIII e XIX / Europa

Século XVIII e XIX / Europa 1 I REVOLUÇÃO AGRÍCOLA Século XVIII e XIX / Europa! O crescimento populacional e a queda da fertilidade dos solos utilizados após anos de sucessivas culturas no continente europeu, causaram, entre outros

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

A desigualdade de renda parou de cair? (Parte I)

A desigualdade de renda parou de cair? (Parte I) www.brasil-economia-governo.org.br A desigualdade de renda parou de cair? (Parte I) Marcos Mendes 1 O governo tem comemorado, ano após ano, a redução da desigualdade de renda no país. O Índice de Gini,

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

UFRN PS 2015.2 Letras Libras/Língua Portuguesa THE 1

UFRN PS 2015.2 Letras Libras/Língua Portuguesa THE 1 UFRN PS 2015.2 Letras Libras/Língua Portuguesa THE 1 QUESTÃO 1 Os classificadores são recursos da Libras representados por configurações de mãos usadas para expressar formas de objetos, pessoas e animais,

Leia mais

Lista de exercícios Sociologia- 1 ano- 1 trimestre

Lista de exercícios Sociologia- 1 ano- 1 trimestre Lista de exercícios Sociologia- 1 ano- 1 trimestre 01-O homo sapiens moderno espécie que pertencemos se constitui por meio do grupo, ou seja, sociedade. Qual das características abaixo é essencial para

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE IMAGEM PESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO. Amanda Medeiros Cecília Aragão

CONSTRUÇÃO DE IMAGEM PESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO. Amanda Medeiros Cecília Aragão CONSTRUÇÃO DE IMAGEM PESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO Amanda Medeiros Cecília Aragão Mais importante do que a roupa é a vida que se vive dentro da roupa. A gente é mais bonita quando está feliz. Quem se

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Presidência da República

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Presidência da República REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Presidência da República Discurso de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República por ocasião do Almoço dos 20 Anos da Cervejas de Moçambique Maputo, 18 de Setembro

Leia mais

PADRÕES DE BELEZA E SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA EDUAÇAO FÍSICA 2015

PADRÕES DE BELEZA E SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA EDUAÇAO FÍSICA 2015 PADRÕES DE BELEZA E SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA EDUAÇAO FÍSICA 2015 A existência de um padrão de beleza não é algo novo e sofreu modificações ao longo do tempo, de acordo com fatores históricos e culturais.

Leia mais

DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE

DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE Por Sérgio Cohn Sergio Cohn: Como foram as suas experiências na criação de cédulas ao lado do Aloísio Magalhães? João de Souza Leite: Eu tive duas experiências

Leia mais

REGISTROS PROJETO REVELANDO MIRANTE. OFICINA DE PATCHWORK. MIRANTE DO PARANAPANEMA- SP

REGISTROS PROJETO REVELANDO MIRANTE. OFICINA DE PATCHWORK. MIRANTE DO PARANAPANEMA- SP 1 REGISTROS PROJETO REVELANDO MIRANTE. OFICINA DE PATCHWORK. MIRANTE DO PARANAPANEMA- SP Data: 28/02/2013 Horário: 14h às 17:30h. Município: Mirante do Paranapanema Gonçalves Número de participantes: 14

Leia mais

Avaliação dos Equívocos Descritos por Nielsen em Páginas Web

Avaliação dos Equívocos Descritos por Nielsen em Páginas Web Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Departamento de Informática Aplicada Interação Homem-Computador INF01043 Aluno: Leonardo Garcia Fischer Cartão UFRGS: 116627 Matrícula:

Leia mais

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural Marcos Santos Figueiredo* Introdução A presença dos sindicatos de trabalhadores

Leia mais

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico.

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. Introdução Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. A confecção do experimento permitirá também a observação da dispersão

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais